Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 A Segurança/Criminalidade

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Desmantelada rede de crimes graves e violentos   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 20, 2009 12:00 pm

.
Desmantelada rede de crimes graves e violentos

A Segurança/Criminalidade - Página 2 C151563827A1EECCFDDD978AAF2E

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Contra-Terrorismo, em estreita articulação com o DCIAP, desencadeou ontem uma acção na zona de Lisboa e no Algarve, no âmbito da qual foram detidos seis indivíduos, a quem é indiciada a prática de diversos crimes violentos, designadamente: associação criminosa, roubos, raptos, uma tentativa de homicídio com utilização de arma de fogo proibida e usurpação de funções.

A associação criminosa ora desmantelada, composta por indivíduos possuidores de registos criminais e policiais, vinha a exercer a sua actividade desde finais de 2008, data em que a maioria dos seus membros foi colocada em liberdade, após o cumprimento de medidas processuais restritivas da liberdade, alguns pela prática de crimes graves.

No decurso da acção ontem desencadeada foram realizadas diversas buscas domiciliárias das quais resultou a apreensão de inúmeros bens que indiciam a actividade desenvolvida, nomeadamente, armas, documentação e viaturas.

A investigação, extremamente complexa, prossegue com a actividade de recolha e produção de prova com vista à total determinação do alcance e extensão das actividades delituosas desenvolvidas.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

In Msn Notícias

A Segurança/Criminalidade - Página 2 00020263
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Apanhados a furtar esmolas   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeQua Abr 01, 2009 2:37 pm

.
Apanhados a furtar esmolas
Bragança


Detidos em flagrante suspeitos de furtos em igrejas e capelas

A GNR anunciou a detenção em flagrante de três homens e uma mulher suspeitos de sete furtos em igrejas e capelas no concelho de Chaves.

A detenção foi efectuada por elementos do Núcleo de Investigação Criminal de Chaves da corporação.

Os detidos, com idades entre os 16 e os 33 anos, foram apanhados em flagrante a furtar esmolas e objectos na capela de Santa Cruz da Trindade.

Segundo a fonte da GNR, os detidos estão indiciados \"em pelo menos sete furtos\" em igrejas e capelas do concelho de Chaves.

No decorrer da operação, a GNR apreendeu o veículo em que se faziam transportar, assim como alguns objectos, dinheiro e material de arrombamento.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Espigueiro, 2009-03-31
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Surpreendidos a roubar caixa de esmolas numa capela   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeQua Abr 08, 2009 11:39 am

.
Suspeitos de sete assaltos
Chaves


Surpreendidos a roubar caixa de esmolas numa capela

Aproveitando a calada da noite, na madrugada da passada segunda-feira, quatro jovens, três homens e uma mulher, rebentaram a porta da capela da freguesia de Santa Cruz/Trindade, em Chaves, e, no interior, roubaram a caixa de esmolas.

À saída do templo, foram surpreendidos pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Chaves. Os jovens foram traídos pela viatura em que se deslocaram para o local. Tinha sido furtada na madrugada do dia anterior ao proprietário de um café na cidade de Chaves e foi reconhecida por um militar que, por acaso, passava pelo local. Na noite em que foi furtado, os jovens já teriam usado o mesmo carro noutro assalto na localidade de Faiões, também no concelho de Chaves.

Depois do flagrante delito, os jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 33, foram detidos, interrogados e constituídos arguidos. Ao que tudo indica, os jovens em causa farão parte de um grupo mais extenso que será responsável por, pelo menos, sete assaltos a capelas do concelho. Além disso, estão também referenciados por assaltos a residências e estabelecimentos comerciais e por furto de automóveis. Na altura da detenção, teriam, aliás, em sua posse várias chaves de residências e de veículos que terão furtado. Também lhes foram apreendidos objectos, pés de cabra, por exemplo, que utilizariam para rebentar as portas e janelas do locais que roubavam.

Ao que foi possível apurar, os jovens procuravam apenas dinheiro. Em nenhuma das capelas visitadas, Santa Cruz/ Trindade, Vilarelho da Raia, São Caetano, Outeiro Seco e Faiões terão furtado objectos de arte sacra. A investigação do NIC já durava há algum tempo e os jovens em causa, naturais de Chaves, estariam já referenciados. Estão associados ao consumo de estupefacientes e a motivação dos roubos estará precisamente relacionada com este facto.


Paulo Reis, Semanario Transmontano, 2009-04-08
In DTM

A Segurança/Criminalidade - Página 2 000202FA
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Simularam acidente para roubar ourives   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 17, 2009 10:55 am

.
Na estrada de Zoio
Distrito de Bragança


Simularam acidente para roubar ourives

Um ourives, com estabelecimentos em Macedo de Cavaleiros e Bragança, foi assaltado, na segunda-feira passada na estrada do Zoio, quando regressava a casa, depois de ter feito a feira de Torre de D. Chama. O roubo aconteceu no cruzamento de Edrosa e Zoio quando dois indivíduos, propositadamente, terão provocado um acidente contra o comerciante.

Mas a trama foi tão bem urdida que o ourives “embarcou” no simulacro engendrado pelos assaltantes. Durante as negociações para tentar resolver as alegadas responsabilidades sobre o acidente, os meliantes conseguiram convencer o ourives a aproximar-se da berma da estrada ao fundo da qual existia uma ravina coberta de silvas.

Entretanto, quando o apanharam desprevenido, os assaltantes conseguiram empurrar o ourives para o meio do silvedo. Quando o comerciante se libertou do precipício e voltou à estrada para pedir ajuda, já os ladrões se tinham escapado na carrinha onde encontrava o ouro.

No lugar do alegado acidente ficou apenas o carro que os assaltantes tinham utilizado para simular o acidentes. A carrinha foi posteriormente abandonada, sem o ouro, a cerca de dois quilómetros do cruzamento.

Aí, os assaltantes terão, alegadamente, contado com a colaboração de um cúmplice que, supostamente, ali os esperava num automóvel de alta cilindrada para fugirem com o ouro furtado.

João Branco, Semanário Transmontano, 2009-04-17
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Agredido, esfaqueado, regado com álcool e incendiado   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 30, 2009 5:38 pm

.
Agredido, esfaqueado, regado com álcool e incendiado

A Segurança/Criminalidade - Página 2 CEBB02258A980C0264C177E21416

A vítima tinha 27 anos e conhecia o homicida, detido hoje pela polícia

A Directoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária procedeu hoje à identificação e detenção de um homem de 23 anos de idade, indiciado pela prática de um crime de homicídio.

Os factos que fundamentaram a detenção, ocorreram na zona de Sintra, na passada quarta-feira, tendo a vítima, sido agredida, de forma bastante violenta, com uma arma branca em diversas partes do corpo.

Já na madrugada de quinta-feira, o arguido regou-a com um álcool etílico e pegou-lhe fogo, vindo esta a morrer em consequências das lesões provocadas pelo incêndio.

A vítima era um homem de 27 anos de idade e era conhecida do arguido que entretanto se pôs em fuga para parte incerta.

A Polícia Judiciária, iniciou de imediato diligências que culminaram com a localização e detenção do arguido que se escondera no interior de um casebre na zona do Cacém.

O detido irá ser presente amanhã às autoridades judiciárias a fim de lhe ser aplicadas as medidas de coacção tidas por adequadas.

In MSN Notícias

Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: PJ desmantela grupo que se dedicava ao roubo e falsificação   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 3:17 pm

.
PJ desmantela grupo que se dedicava ao roubo e falsificação de carros

A Segurança/Criminalidade - Página 2 554FF9F3C3AE8B69153DADA3ED5DF

No âmbito da operação “Quadrante Norte”, a Policia Judiciária (PJ) desmantelou um grupo criminoso de cidadãos nacionais que furtava e falsificava veículos automóveis, que eram adquiridos e alienados através de um esquema fraudulento, com utilização de documentação falsificada.

Foram efectuadas várias buscas domiciliárias e quatro detenções, nos distritos de Lisboa, Setúbal e Porto, tendo sido já recuperados e apreendidos diversos bens, entre os quais seis viaturas, elevada quantidade de documentação utilizada nas fraudes, telemóveis e computadores.

Os quatro detidos, três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 32 e os 40 anos de idade, foram entretanto presentes às competentes autoridades judiciárias para efeitos de primeiro interrogatório judicial de arguido detido e submissão a adequadas medidas de coacção.

In Msn Notícias

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: MAI controla 'google' da informação criminal   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 06, 2009 11:14 pm

.
MAI controla 'google' da informação criminal

por VALENTINA MARCELINO
Ontem

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Ng1156159

O Governo criou um 'google' da informação criminal, que permite, por via informática, a um polícia saber o 'cadastro' que todas as forças de segurança têm sobre um suspeito. Informação em segredo de justiça também vai estar no sistema e o facto do acesso à rede ser gerido pelo MAI está a levantar acesa polémica.

Foi ontem aprovada, na generalidade, apenas com os votos favoráveis do PS, a proposta de lei do Governo para a criação de um autêntico "google" da informação criminal. A "plataforma para o intercâmbio" vai permitir ligar as bases de dados policiais das principais forças de segurança - PJ, PSP, GNR e SEF - e que cada uma tenha acesso, à velocidade de um motor de busca da Net, à informação que as outras têm sobre um suspeito que estejam a investigar.

A importância desta partilha de dados, que constitui o Sistema Integrado de Informação Criminal (SIIC), é indiscutível para o combate à criminalidade, mas o facto de a rede informática por onde vai passar toda esta informação (a Rede Nacional de Segurança Interna), que inclui dados em segredo de justiça, ser gerida no Ministério da Administração Interna (MAI) alarmou os deputados da oposição e a Polícia Judiciária.

"O MAI está a ocupar o espaço da investigação criminal e da Justiça", alerta Carlos Anjos, da Associação Sindical de Investigação Criminal da PJ. Este investigador entende que "a gestão do SIIC a partir do MAI é uma clara tentativa de subjugar o Ministério Público, que fica a depender do MAI para ter acesso à informação". Fernando Negrão, do PSD, e ex-director da PJ, sublinha que "o Governo nem sequer apresentou os pareceres, que propunha no seu diploma, dos Conselhos Superiores de Magistratura e do Ministério Público".

Carlos Anjos duvida da "legalidade" da localização em instalações do MAI deste sistema. "Em tese", explica, "passa a ser possível um utilizador saber quem são as pessoas referenciadas em determinadas investigações. Mesmo ficando registado quem acedeu abusivamente, quando isso for descoberto já a investigação pode estar comprometida".

Apesar de estarem previstos na lei mecanismos de controlo dos acesso à rede (ver P&R ao lado), a segurança do sistema e a fiscalização dos acessos é matéria de grande preocupação.

O Governo propõe que esta fiscalização seja feita pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPC), mas os deputados duvidam da sua capacidade. "A Comissão tem três inspectores para fiscalizar todas as bases de dados do país e se eu quisesse que um sistema deste tipo não fosse fiscalizado era mesmo a CNPD que eu escolhia, pela falta de meios", destaca Nuno Magalhães do CDS-PP.

O CDS propõe que a inspecção à utilização do SIIC seja feito por uma comissão com representantes parlamentares e que apresente à Assembleia um relatório anual. O PCP pede que seja uma "autoridade judiciária" a fazê-lo. Paulo Pereira de Almeida, professor de Segurança Interna do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, considera que "uma fiscalização eficaz é absolutamente fundamental no actual quadro de partilha de informações" e que "seria uma boa oportunidade para, tal como acontece noutros países, criar uma agência independente, com competências técnicas e operacionais, para auditar esta bases de dados".

In Msn Notícias

A Segurança/Criminalidade - Página 2 000202F7
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Polícias vão controlar as casas dos criminosos   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 22, 2009 10:45 pm

.
Polícias vão controlar as casas dos criminosos

por VALENTINA MARCELINO

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Ng1160063

Com a vaga de violência do último Verão ainda bem presente, as polícias montaram uma estratégia sem precedentes para conter a criminalidade.

Em vésperas de eleições, os próximos meses podem ser fatais ao Governo, que terá o primeiro grande teste à sua política de segurança. Nunca como antes as polícias trabalharam tanto em conjunto. No gabinete e na rua

Um controlo apertado às residências dos criminosos, para limitar a sua mobilidade e impedir que cometam crimes, é uma das apostas das polícias para conter a criminalidade e impedir uma vaga de violência idêntica à de 2008.

No Gabinete Coordenador de Segurança (GCS), dirigido pelo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, os chefes máximos da PJ, PSP, SEF, GNR e SIS apresentaram e trocaram todas as informações que tinham sobre suspeitos que ainda não conseguiram prender. Identificaram as suas ligações, modus operandi, sistematizaram a composição dos gangues e, num mapa detalhado, circunscreveram as suas moradas habituais.

Estão essencialmente localizadas nas áreas dos bairros problemáticos. "São cerca de uma dezena aquelas a que designámos 'zonas- -problema'", disse ao DN uma fonte do GCS. O "cerco" tem a participação activa das unidades especiais da PSP e da GNR, designadamente as equipas de reacção táctica encoberta (ERTE), treinadas com apoio das "secretas" . Criadas há dois anos, têm vindo a crescer na PSP (onde existem cerca de 50) e na GNR. São uma espécie de "espiões" que podem estar a desempenhar o papel de qualquer cidadão numa actividade de rotina, mas que têm à rectaguarda um aparato bélico que lhes permite, em poucos segundos, reagir de forma musculada a qualquer ameaça (foto em baixo).

"Temos conhecimento das zonas, dos tipos de crime em causa e as unidades encobertas são enviadas para esses locais", explica Meireles de Carvalho, comandante nacional de Operações da GNR.

Só numa zona da área de Lisboa, cuja localização o DN entende não divulgar, foram identificados 300 suspeitos que vão estar debaixo de olho destes homens. Do levantamento exaustivo feito em conjunto pelas polícias foram também apontados cerca de duas dezenas de estrangeiros ilegais que tinham cometido crimes e que estavam a aguardar julgamento em liberdade. No mês passado foram expulsos do País. Discretamente.

"Tem sido decisiva a colaboração e articulação entre todas as forças de segurança e serviços de informação", salienta o general Meireles de Carvalho. Os resultados começam a ser visíveis.

A PJ, que investiga os crimes mais graves e violentos, aumentou em 30% as detenções nos primeiros cinco meses do ano. Segundo o director nacional adjunto, Pedro Carmo, "perto de metade dos criminosos ficou em prisão preventiva".

A PSP aumentou 18,62% as detenções e 31% as relacionadas com posse ilegal e tráfico de armas. As polícias acreditam que, para já, a criminalidade está controlada. O Verão será o teste à estratégia montada e à política de segurança do Governo

In DN

A Segurança/Criminalidade - Página 2 0002005F
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 23, 2009 9:51 am

Aparato não falta!

Verermos a eficiência!



http://ecodanoticia.net/phpBB3/images/smilies/smilie31.gif
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Burla de 6 milhões de euros na área dos congelados   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 26, 2009 4:49 pm

.
Burla de 6 milhões de euros na área dos congelados

A Segurança/Criminalidade - Página 2 85B2E51CB5C0BCD5E41EE1D778DB85

A Polícia Judiciária concluiu um Inquérito, no âmbito do qual foram constituídos seis arguidos, membros de um núcleo familiar estabelecido no distrito de Viana do Castelo, dedicado ao comércio de peixe e marisco congelados.

A investigação incidiu na prática de crimes de fraude e abuso de confiança fiscal, reportada ao período compreendido entre 2000 e 2007 e que se traduziu na importação e posterior revenda em território nacional dos produtos congelados, sem que fossem declaradas à Administração Fiscal as transacções realizadas e sem que fossem pagos os respectivos e devidos tributos.

Os arguidos conseguiram avultado enriquecimento ilegítimo, não só em sede de imposto sobre o valor acrescentado (IVA), por via das deduções e reembolsos, mas também em sede de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) e colectivas (IRC).

Foi apurado um prejuízo para o Estado de cerca de seis milhões de euros.

Os factos foram inicialmente detectados pela Direcção de Finanças de Viana do Castelo e a investigação foi realizada em conjunto pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da Polícia Judiciária e por aquela Direcção de Finanças.

In Msn Notícias

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Matou encapuzado à entrada da horta   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSex Jul 03, 2009 3:43 pm

.
Vale de Prados
Macedo de Cavaleiros


Matou encapuzado à entrada da horta

Um homem, de 75 anos,matou um encapuzado que viu entrar na sua horta, em Vale de Prados (Macedo de Cavaleiros), pouco depois da meia-noite desta terça-feira. Apurou-se que o morto era um ex-militar da GNR, de 58 anos.

O caso foi participado à Polícia Judiciária (PJ), que está a investigar as circunstâncias em que ocorreu a morte do ex-militar da GNR. O septuagenário autor dos disparos entregou-se de imediato à GNR de Macedo de Cavaleiros.

Segundo uma fonte da GNR, o idoso estava a guardar uma propriedade agrícola de onde eram furtados, com frequência, legumes e onde se julga que a vítima tenha entrado por outros motivos que não o furto de produtos agrícolas, quando deparou com um homem, que baleou.

Fonte policial explica que a vítima estava na horta, encapuzada, com uma arma de fogo e material que se supõe que seria utilizado nalgum arrombamento. Segundo o que o JN apurou, ontem, em Vale de Prados, a vítima, um ex-reformado da GNR, com residência em Pinhal Novo, no concelho de Setúbal, e não era conhecida na localidade, onde a sua morte é o principal tema de conversa.

Os vizinhos do autor dos disparos, que preferiram manter o anonimato, garantem que, há cerca de dois anos, que ouvem aquele agricultor queixar-se de roubos e estragos frequentes na horta, onde a família cultiva os legumes que posteriormente vende no mercado, em Macedo de Cavaleiros, e que será a principal fonte do seu rendimento familiar.

O idoso é tido como um homem honesto e trabalhador, razões que levam a população estar do seu lado.

\"Ele não é culpado de nada, porque o outro indivíduo não podia andar a fazer boa coisa aquela hora, encapuzado e armado\", comenta uma mulher, sexagenária, que se alonga na conversa para dizer que \"não era justo que um homem, com mais de 70 anos, ande a trabalhar tanto, para virem outros roubá-lo\".

Um familiar do septuanegário disse, ao JN, que era frequente ele passar a noite a vigiar a horta \"porque os roubos eram muitos\".

Ao que dizem também os vizinhos, os assaltantes entravam na horta por vários sítios, apesar de a propriedade estar vedada. Cortavam o arame farpado, roubavam e estragavam tudo\".

Segundo um familiar do autor dos disparos, ele \"não conhecia a vítima de lado nenhum\".

JN, 2009-07-02
In DTM

A Segurança/Criminalidade - Página 2 0002014F
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Um agente já teve alta, outro está com prognóstico reservado   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSeg Jul 06, 2009 9:54 am

.
Um agente já teve alta, outro está com prognóstico reservado

Hoje às 09:55

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Ng1164077

Um dos agentes da PSP baleados, este domingo, num bairro da Amadora já teve alta hospitalar, enquanto o outro foi submetido a uma cirurgia, encontrando-se com prognóstico reservado, adiantou à TSF o gabinete de comunicação do Centro Hospitalar de Lisboa.

Os dois agentes foram atingidos com tiros de caçadeira na face quando seguiam num carro de patrulha, no bairro de Santa Filomena, tendo sido transportados para o Hospital de São José, em Lisboa.

Contactada pela TSF, o gabinete de comunicação do Centro Hospitalar de Lisboa revelou que um dos agentes foi submetido a «uma intervenção cirúrgica com sucesso, mas encontra-se ainda com prognóstico reservado».

Segundo a direcção nacional da PSP, já foram referenciados cinco suspeitos de terem participado no tiroteio, que são «perigosos e com antecedentes criminais».

Ainda este domingo, o porta-voz da direcção nacional da PSP, Paulo Flor, referiu que os agentes «foram atingidos na face», havendo um que oferece «mais reticências porque foi atingido no globo ocular».

In TSF

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Roubava usando uma caçadeira de canos serrados   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2009 10:30 am

.
Roubava usando uma caçadeira de canos serrados

A Segurança/Criminalidade - Página 2 FCD212AC8E56F589A48BD42745C51B

Investigação da PJ permitiu deter três indivíduos, dois estrangeiros e um português, acusados de criminalidade violenta.

A Polícia Judiciária, através da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, deteve no Algarve e em Lisboa, respectivamente, dois estrangeiros, que se encontravam irregularmente em território nacional, bem como um português, relativamente ao qual há fortes indícios da prática de dois crimes de roubo qualificado e de dois crimes de ofensa à integridade física.

Os crimes de roubo de um carro e de uma elevada quantia em dinheiro, ocorreram em Janeiro deste ano, com recurso a uma caçadeira de canos serrados e a uma pistola.

No decurso das diligências probatórias, realizadas no Algarve e na zona de Lisboa, foram apreendidos diversos artigos electrónicos que serão resultantes da prática de outros crimes, bem como produtos e artefactos usados como produto de “corte” de substâncias estupefacientes.

Apreenderam-se, ainda, divisas estrangeiras, bem como réplicas perfeitas de armas de fogo, nomeadamente, uma imitação de uma caçadeira de canos serrados e de uma metralhadora mod. M 83, suspeitando-se que fossem utilizadas na prática dos crimes que lhe são imputados.

O detido, que já cumpriu pena de prisão por roubo e tráfico de estupefacientes, vai ser sujeito a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

In Msn Noticias

A Segurança/Criminalidade - Página 2 00020077
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Casal abusava sexualmente dos próprios filhos   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2009 10:40 am

.
Casal abusava sexualmente dos próprios filhos

A Segurança/Criminalidade - Página 2 E93552BD9D3484B988B718B6D596D

O crime terá perdurado por vários meses.

A Polícia Judiciária, através da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, procedeu à detenção de um homem de 38 anos de idade e de uma mulher de 30 anos, que vivem maritalmente, indiciados pela prática de crimes de abuso sexual de crianças.

As vítimas, actualmente de 10 e 13 anos, são filhos da mulher detida e os abusos, praticados pelos dois, terão perdurado por largos meses.

Detidos na zona da Grande Lisboa, vão ser presentes sujeitos a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

In Msn Notícias

Embarassed Twisted Evil Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Polícia apanha homicida   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2009 10:46 am

.
Polícia apanha homicida

A Segurança/Criminalidade - Página 2 26F629B8D3DA1FCD58475A4225915

Detido, de 24 anos, terá matado, com uma catana, um familiar de 56 anos.

Depois de vários meses de investigação a Policia Judiciária, através da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, deteve, ontem, um homem de 24 anos de idade, pela autoria material de um crime de homicídio perpetrado contra um familiar, de 56 anos de idade.

Os factos ocorridos em Março do corrente ano, desenrolaram-se no interior da residência da própria vitima, sita na Quinta da Fonte em Loures, sendo a vingança o único móbil do crime, tendo na ocasião chocado a comunidade e familiares da vítima, dada a barbaridade com que foram cometidos, recorrendo o detido, como instrumento do crime, a uma catana de consideráveis dimensões.

O arguido será presente às autoridades judiciais da Comarca de Loures, para interrogatório e aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

In Msn Motícias

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Homem tinha plantação de cannabis no quintal   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2009 3:03 pm

.
Homem tinha plantação de cannabis no quintal

A Segurança/Criminalidade - Página 2 077E1292784E0FD616CF5331B67F

Um homem foi detido pela presumível autoria de um crime de tráfico de substâncias estupefacientes.

Na sequência das diligências efectuadas pela Polícia Judiciária, foi localizada uma plantação de “cannabis sativa L” no quintal do suspeito com 12 pés que ultrapassavam os dois metros de altura, bem como outras já secas e, ainda, uma pequena porção de haxixe.

O detido, de 34 anos de idade, residente na Figueira da Foz e ligado ao consumo de estupefacientes, foi sujeito a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de apresentações semanais.

In Msn Notícias

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Detido homem que roubou 70 mil euros   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2009 3:26 pm

.
Detido homem que roubou 70 mil euros

A Segurança/Criminalidade - Página 2 CD8A7C5183DAE2F45A61C9186F2E5

A Polícia Judiciária deteve em Lisboa, durante a tarde de ontem, um homem indiciado pela prática no Barlavento Algarvio de um assalto à mão armada, no âmbito do qual roubou 70 mil euros em dinheiro.

O suspeito no momento da detenção preparava-se para transferir para o exterior cerca de 20 mil euros do dinheiro que obtivera no roubo, após o que iria abandonar o país.

O detido, de 37 anos de idade, vai ser presente às autoridades judiciárias para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

In Msn Notícias

A Segurança/Criminalidade - Página 2 0002005F
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Indivíduo tenta assassinar com arma branca   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 14, 2009 3:41 pm

.
Indivíduo tenta assassinar com arma branca

A Segurança/Criminalidade - Página 2 5A482213CCD0FD14C259F9987D81

Um homem, em Coimbra, tentou assassinar outro, utilizando uma arma branca.

A Polícia Judiciária deteve um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio tentado, praticado com uma arma branca, em Coimbra, na sequência de desentendimentos resultantes de negócios ilícitos.

A vítima foi atingida nas costas, na zona dos rins, necessitando, por isso, de assistência hospitalar.

O detido, com 30 anos de idade e com antecedentes criminais por crime da mesma natureza, vai ser sujeito a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

In Msn Notícias

Twisted Evil Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Casas devolutas usadas como esconderijos   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeQui Ago 27, 2009 10:58 am

.
Casas devolutas usadas como esconderijos

por ROBERTO DORES
Hoje

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Ng1183780

Vários apartamentos devolutos foram ontem entaipados pela PSP na Quinta da Princesa. Os imóveis eram, alegadamente, utilizados por grupos de jovens para se esconderem e aí prepararem as suas acções de violência

Pelo menos dois apartamentos devolutos foram ontem de manhã entaipados na Praceta do Lobito, na Quinta da Princesa (Seixal), por decisão da PSP. O objectivo da força de segurança, apurou o DN, é reduzir ao máximo as zonas estratégicas de esconderijo do grupo de jovens que na madrugada de terça-feira atacou as autoridades com tiros, pedras e cocktail molotov, justamente a partir dos edifícios 2 e 3, cujas casas são todas propriedade de privados.

Para proceder ao entaipamento, a polícia teve de pedir ajuda à câmara do Seixal, que ontem disponibilizou vários funcionários, uma betoneira, cimento e tijolos. As paredes foram erguidas nas portas e nas marquises (mesmo por detrás da vidraça), enquanto algumas mobílias velhas foram também retiradas. Estes móveis têm sido utilizados nos últimos tempos pelos jovens que ali passavam largas horas do dia e da noite, segundo testemunharam os vizinhos, para quem o entaipamento das casas até poderá contribuir para reduzir a criminalidade.

"Talvez ajude a afastar do bairro quem se dedica ao tráfico de droga e a outros negócios, porque muita coisa se passava ali", assegurou uma moradora.

De resto, já na terça-feira a PSP tinha procurado entaipar os edifícios. Só não o fez por desconhecer quem era o proprietário. O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) - que gere um terço do bairro - foi contactado pela força de segurança e, segundo a vogal Maria João Freitas, já os serviços estavam preparados para seguirem para o Seixal quando apuraram que os edifícios 2 e 3 não são propriedade daquele organismo, o que provocou o adiamento da intervenção, só possível após o acordo com o município.

Curiosamente, um dos apartamentos situado no terceiro andar, que passou a ter o acesso vedado, foi durante a madrugada de ontem utilizado por cerca de 20 elementos do Corpo de Intervenção para reavaliar o perímetro de segurança. Esta acção foi desencadeada num momento de calmaria, ao contrário do que tem acontecido nas últimas semanas, em que, de acordo com os moradores da Praceta do Lobito, se tem ouvido barulho até bem perto das 07.00, provocado pelos jovens de férias de Verão.

"Gritam, cantam, dançam, partem garrafas e há noites em que é mais difícil dormir. Mas hoje [ontem] não se ouviu uma mosca", testemunhava João Mocinha, que até nem gosta de ver tanta polícia no bairro (estiveram dez elementos do Corpo de Intervenção ao longo do dia), mas percebe que "agora tem de ser assim".

Ricardo Pereira, um jovem que recolheu vários invólucros das balas de nove milímetros disparados na noite de domingo, justifica o ruído até altas horas com o facto de "o pessoal estar de férias. É assim em todo o lado, mas parece que só aqui é que tudo faz mal!", disse.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Pânico no comboio com rixa entre grupos   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 29, 2009 2:45 pm

.
Pânico no comboio com rixa entre grupos

por DANIEL LAM
Hoje

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Ng1184744

Quatro dezenas de africanos envolveram-se à pancada dentro da carruagem. Agrediram-se a murro e pontapé, à paulada e com armas brancas, incluindo catanas. No mesmo dia, um jovem foi esfaqueado noutro comboio.

O pânico instalou-se entre os passageiros do comboio, quando parou na estação de Queluz e entrou um grupo de cerca de 20 indivíduos que se envolveu em confrontos com outro grupo que já seguia naquela carruagem, na noite de quinta-feira. Dois deles ficaram feridos com facadas e outros dez foram identificados pela PSP. Nenhum passageiro foi atingido, mas a comissão de utentes exige mais presença policial a bordo.

As versões dos acontecimentos são ainda pouco consistentes, porque quase todos os indivíduos envolvidos nos confrontos fugiram quando se aperceberam da chegada dos polícias. Fala-se de dois grupos rivais de guineenses e cabo-verdianos, residentes no Cacém e em Monte Abraão (Queluz), que se agrediram a murro e pontapé, à paulada e com armas brancas, incluindo catanas.

O comboio que serviu de palco aos confrontos partiu às 21.21 do Rossio com destino a Sintra. Já com um grupo de cerca de 20 indivíduos a bordo, o comboio parou às 21.39 na estação Queluz/Belas, onde entraram mais cerca de 20 elementos de outro grupo. Envolveram-se logo à pancada, gerando o pânico entre os passageiros.

Na sequência dos confrontos, o comboio ficou ali imobilizado durante cerca de 15 minutos até se restabelecer a ordem. Quando ali chegaram elementos da PSP da esquadra da estação de Queluz e uma equipa de intervenção rápida da Divisão de Sintra, os indivíduos dos dois grupos fugiram todos.

Nas imediações da estação de Queluz, os polícias detectaram dois feridos ligeiros com facadas, com 17 e 26 anos, que foram transportados numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Queluz para o Hospital Amadora-Sintra.

Mais à frente, os agentes interceptaram e identificaram mais três elementos (com 17, 19 e 25 anos) do grupo dos dois feridos , soube o DN junto de fonte da PSP.

Os membros do outro grupo fugiram a pé pela linha férrea em direcção à estação de Monte Abraão, tendo ali perto sido interceptados sete deles pelos polícias, mas nenhum ficou detido.

Os incidentes ocorreram na terceira carruagem a contar da frente e terão ficado registados no sistema de videovigilância. As gravações deverão ser visionadas pelos elementos que investigam o caso.

Na manhã do mesmo dia já tinha ocorrido outro caso de agressão a bordo de um comboio (ver caixa), o que leva o porta-voz da Comissão de Utentes da Linha de Sintra, Rui Ramos, a exigir "medidas para travar essas situações".

"Têm-se verificado casos preocupantes", frisou ao DN, salientando que "o policiamento tem de ser de proximidade e de visibilidade".

Rui Ramos considera que "o número de efectivos da polícia ferroviária na linha de Sintra é insuficiente para fazer face à agudização destas situações".

Na sua opinião, "o desemprego disparou e tem consequências no aumento da criminalidade. Isto causa intranquilidade nas pessoas, que se sentem inseguras e deixam de utilizar o comboio".

O DN contactou a CP para se pronunciar sobre a situação, mas fonte da empresa referiu que a PSP é que terá de o fazer por se tratar de segurança pública

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: PJ liberta idosa e filho sequestrados 14 meses   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeTer Set 01, 2009 2:34 pm

.
PJ liberta idosa e filho sequestrados 14 meses

por DN
Hoje

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Ng1186035

A Unidade Nacional de Contra Terrorismo (UNTC) da Polícia Judiciária (PJ) libertou uma idosa de 66 anos e o seu filho, deficiente profundo, que foram mantidos sob sequestro durante 14 meses, em Coruche. Foram detidos dois homens que mensalmente extorquíam as pensões dos sequestrados.

De acordo com a PJ, as vítimas estavam em cativeiro na sua própria casa desde Julho de 2008, "mantidas num compartimento sem janelas, trancadas a correntes e cadeado, sendo as necessidades fisiológicas realizadas no chão ou em baldes".

"A acção dos autores agora detidos, visava extorquir mensalmente o valor da reforma e pensão de invalidez das vítimas, o que lograram fazer durante catorze meses, submetendo-as a constantes maus-tratos físicos e psíquicos e mantidas em estado de carência absoluta de cuidados higiénicos ou médicos, e de profunda subnutrição", adiantou ainda a Polícia Judiciária, que classificou a situação como "profunda e chocante miséria humana".

Esta força de investigação acabou com o sequestro ontem às 17:00, agindo "logo que lhe formam comunicadas as suspeitas de que as vítimas poderiam encontrar-se manietadas na sua liberdade".


Os dois detidos serão presentes ainda hoje a tribunal, sob a acusação de rapto, extorsão e violência doméstica.

in DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Vítima de disparo altera depoimento sobre Bruno "Pidá"   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeTer Set 15, 2009 5:15 pm

.
Vítima de disparo altera depoimento sobre Bruno "Pidá"

por Lusa
Hoje

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Ng1191853

A vítima de uma tentativa de homicídio no âmbito da Noite Branca, que na altura dos factos atribuiu os disparos de que foi alvo a Bruno P. "Pidá", diz agora que a pessoa que o atingiu tinha outras características.

O depoimento foi prestado hoje por Fernando Pereira, no Palácio da Justiça do Porto, no âmbito do julgamento centrado no homicídio consumado do segurança Ilídio Correia, mas que engloba vários homicídios na forma tentada, incluindo o daquela testemunha.

O carro de Fernando Pereira foi barrado na tarde de 03 de Maio de 2007, na zona da Alfândega do Porto e a testemunha foi atingida a tiro numa perna.

Na queixa policial que apresentou pouco depois, Fernando Pereira atribuiu os disparos a Bruno P. "Pidá", mas hoje, perante um colectivo de juízes presidido por Manuela Paupério, disse outra coisa.

"Era mais alto", afirmou, comparando o agressor a Pidá. Acrescentou que na sua queixa tinha referido o nome daquele arguido "pelas características que lhe deram" várias pessoas a quem contou o incidente, incluindo um sobrinho.

A alteração de depoimento levou um dos juízes do colectivo a perguntar a Fernando Pereira se fora ameaçado para apresentar esta versão, o que a testemunha negou.

Fernando Pereira reiterou a nova versão pouco depois, quando a própria juíza-presidente lhe perguntou se tinha a consciência de que depunha sob juramento e que incorria em crime caso mentisse.

Ainda na sessão da manhã, vários agentes da PSP confirmaram que, logo após os factos, Fernando Pereira indicou Bruno P. "Pidá" como autor dos disparos.

A audiência, que prossegue à tarde, começou com um depoimento de Maria Fernanda Sousa, mãe de Ilídio Correia, o segurança abatido a tiro na madrugada de 29 de Novembro de 2007, o caso central deste processo.

Maria Fernanda Sousa, que se constituiu assistente no processo, contou, chorosa, que o filho recebera três ameaças de morte através de mensagens de telemóvel.

Já depois da morte de Ilídio Correia, os irmãos terão recebido mensagens similares, uma delas com este teor: "Vais morrer com um tiro na cabeça como morreu o boi do teu irmão".

Neste processo estão em julgamento nove arguidos, cinco dos quais (Bruno P. "Pidá", Mauro S., Fernando M. "Beckam", Ângelo F. "Tine" e Fábio B. "Suca") terão tido implicação directa no homicídio do segurança de origem cabo-verdiana Ilídio Correia, de 33 anos.

Embora seja da responsabilidade de um colectivo das Varas Criminais do Porto, o julgamento realizar-se no Palácio da Justiça sob fortes medidas de segurança.

Por outro lado, as testemunhas-chave no caso passam a beneficiar de protecção especial, na sequência de um requerimento do Ministério Público.

Ilídio Correia foi terceira vítima da vaga de homicídios de 2007, ligada à noite do Porto, sendo abatido a tiro na madrugada de 29 de Novembro daquele ano.

A audiência está marcada para as 10:00 na sala de conferências do Palácio da Justiça do Porto.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Portas desafia PS e PSD a esclarecerem segurança   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeTer Set 15, 2009 5:35 pm

.
Portas desafia PS e PSD a esclarecerem segurança

por Susete Francisco
Hoje

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Ng1191906

No dia em que passam dois anos sobre a entrada em vigor da reforma das leis penais, aprovada no Parlamento por PS e PSD, Paulo Portas desafiou hoje os dois partidos a esclarecerem que políticas propõem para a área da segurança.

Falando em Santa Catarina, no Porto, após uma arruada onde se juntou ao ex-líder do partido e agora cabeça-de-lista pela Invicta, José Ribeiro e Castro, Portas instou socialistas e sociais-democratas a deixarem-se de “banalidades” e serem “claros” nesta matéria.

E ser claro, acrescentou o líder democrata-cristão, é dar resposta a algumas perguntas: “Estão dispostos a alterar as leis penais aprovadas há dois anos? Estão dispostos a aprovar o julgamento rápido em 48 horas em caso de flagrante delito? Aceitam alterar o regime de liberdade condicional? O que fazem à reincidência?”.

“Não é preciso fazer uma sociedade policial, mas uma sociedade segura”, defendeu Portas, afirmando que o PS foi “incompetente” na segurança e o PSD “tímido e hesitante”. Já a extrema-esquerda “é extraterreste: parece que não há criminalidade e que o criminoso é coitadinho”.

In DN

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Combate ao crime com tropa gera guerra na GNR   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 05, 2009 10:53 am

.
Combate ao crime com tropa gera guerra na GNR

por VALENTINA MARCELINO
Hoje

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Ng1200177

O comandante da GNR veio defender a entrada das Forças Armadas (FA) no combate ao crime. Mas a possível intromissão nas funções da Guarda está a levantar forte polémica dentro da instituição. Numa reunião de chefias, o homem-forte da GNR viu contestada a sua tese. E acabou por mandar um comunicado para todos a explicar o que defende.

As palavras do comandante-geral da GNR, em defesa da utilização do efectivo das Forças Armadas na luta contra a criminalidade, foram alvo de violentas críticas de oficiais superiores e dirigentes associativos da guarda. O general Nelson Santos viu-se mesmo obrigado a enviar uma nota a todo o dispositivo da guarda, para esclarecer a opinião que tinha defendido num encontro promovido pela revista Segurança e Defesa, na passada semana.

Enquanto a polémica se disseminou nos quartéis, porém, um outro alto dirigente da GNR, o general Carlos Henrique Chaves, comandante de Doutrina e Formação, voltou ao assunto, alertando para a necessidade de "consubstanciar, em termos legais, a colaboração" entre militares e polícias - o que, em termos práticos, implica uma alteração da Constituição da República.

A polémica, aliás, nasceu precisamente com o apelo de Nelson Santos aos responsáveis políticos, para que mudassem a Constituição de forma a permitir que os militares pudesse travar a criminalidade ao lado das forças de segurança. "A criminalidade não é um problema exclusivo das polícias e no seu combate devem ser empregues todos os meios que permitam ir vencendo as batalhas diárias, de forma a que a guerra global contra o crime nunca se perca, como infelizmente acontece noutras partes do mundo", declarou este alto responsável, que é também oficial do Exército.

O comandante-geral da GNR defendeu, na mesma conferência, que "terminaram os "tempos" em que a "criminalidade violenta" era uma "excepção". "Hoje, encontra-se claramente no topo das preocupações da sociedade" portuguesa, asseverou. "Importa que no nosso país olhemos o futuro com prudência e cautela, porque o crime e a violência continuarão a fazer parte do nosso quotidiano em dimensão, grau de incidência e configuração que são imprevisíveis", concluiu.

Críticas ao mais alto nível

Na GNR, esta intervenção, publicada no DN, causou controvérsia. Numa reunião, realizada poucos dias depois, com todos os comandantes do País, generais e coronéis, alguns dos oficiais superiores manifestaram-se contra a posição assumida por Nelson Santos. Este alegou que as suas palavras estavam inseridas num determinado contexto - e distribuiu aos seus oficiais cópias de todo o discurso que proferiu. Percebendo que a polémica podia alastrar, o general emitiu ainda um comunicado interno para todo o dispositivo da guarda, com um link remetendo para o site da GNR, onde está um ficheiro com o seu discurso.

A Associação de Profissionais da Guarda (APG), a mais representativa desta força, viu com muito maus olhos o que leu. O presidente José Manageiro considera "muito graves" as declarações do comandante. A APG considera que "responsabilizar as Forças Armadas pela actividade policial seria, no mínimo, militarizar a segurança interna do País, o que seguramente os militares não desejariam, por estarem vocacionados, como estão, para a defesa e contra a agressão de inimigo exterior. A missão das Forças Armadas é bem distinta da exercida contra prevaricadores de ordem e tranquilidades públicas", diz José Manageiro ao DN.

Em defesa do comandante-geral vem o responsável máximo da Doutrina e Formação da GNR, general Carlos Chaves, igualmente oficial do exército. Num artigo que vai ser publicado na revista do Instituto de Defesa Nacional, diz que é "por demais evidente a necessidade de, em termos legais, se consubstanciar a cooperação entre as Forças e Serviços de Segurança e as Forças Armadas, visando o "combate conjunto e/ou combinado nas respectivas missões, às designadas ameaças ou agressões de natureza transnacional".

Este oficial dá como exemplo o caso de França, onde existe "um Conselho de Defesa e Segurança Nacional, presidido pelo Presidente da República", no qual militares e polícias definem estratégias conjuntas. Do seu ponto de vista "é desejável que a Assembleia da República dedique a este assunto a maior atenção e cuidado.

Mas a polémica da participação das FA em missões de Segurança Interna também é política. Com a nova legislatura, prestes a abrir, mandatada para rever a Constituição da República, até o actual ministro da Defesa, Severiano Teixeira, veio já sugerir que a entrega às Forças Armadas de missões de segurança fosse discutida na Assembleia. Os programas dos partidos ignoram a matéria, pelo que só nos próximos meses se descobrirá o final da história.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Testemunha identifica autores de homicídio   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitimeQua Out 07, 2009 4:04 pm

.
Testemunha identifica autores de homicídio

Hoje

A Segurança/Criminalidade - Página 2 Ng1201017

Irmão mais novo de Ilídio Correia, assassinado a tiro, diz que viu Bruno Pidá, Mauro e Beckham a disparar.

O irmão mais novo do segurança Ilídio Correia, abatido a tiro no Porto em Novembro de 2007, testemunhou ontem que após os disparos identificou os arguidos Bruno Pidá, Mauro Santos e Fernando 'Beckham' junto ao local do crime.

"Ouvi os disparos e comecei a correr. Quando olho para cima vejo o Bruno, o Mauro e o Beckham", afirmou ao tribunal Hélder Correia, acrescentando ter visto "Bruno com uma arma na mão" e "a disparar". "Bruno, estou-te a ver. E a ti também Mauro", terá dito então.

O mais novo dos irmãos Correia, associados ao grupo de seguranças de Miragaia, lembrou episódios que estarão na origem da divergência entre este grupo e o da Ribeira, liderado por Bruno 'Pidá', e que terminaram na morte de Ilídio Correia. Antes dos conflitos, disse Hélder, "éramos amigos".

Porém, a 25 de Agosto de 2007, Pidá (acompanhado de dois indivíduos) terá ido ao estabelecimento de diversão nocturna La Movida Beach onde estava "proibido de entrar" e no qual Ilídio Correia exercia as funções de segurança.

Nos dias seguintes continuaram os confrontos. A 29 de Novembro, data da morte de Ilídio, a testemunha lembrou que o irmão tinha acabado de estacionar o veículo, quando ouviu os disparos e começou a correr. Foi então que identificou Pidá, Mauro e Beckham.

In DN

Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





A Segurança/Criminalidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A Segurança/Criminalidade
Ir para o topo 
Página 2 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Criminalidade 2
» CDS-PP
» Criminalidade violenta passa a ser julgada em 30 dias
» Chaves

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: