Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 A Segurança/Criminalidade

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQui Ago 28, 2008 10:50 am

*

Segurança: CDS/PP quer debater «onda de violência» na AR

O CDS/PP quer uma reunião extraordinária da Comissão Permanente da Assembleia da República para debater a «onda de criminalidade violenta» dos últimos tempos em Portugal, disse hoje à agência Lusa o líder parlamentar dos centristas, Diogo Feio.

O dirigente do CDS/PP referiu que nesse sentido, comunicou terça-feira ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, essa pretensão, uma vez que o Parlamento não pode ficar «de braços cruzados a assistir todos os dias a um aumento da criminalidade sem fazer o que quer que seja».

«O país está a assistir todos os dias a um conjunto de actos que demonstram um clima e uma onda de violência que preocupa bastante as pessoas, gera situações de insegurança e o Parlamento não pode ficar a assistir de braços cruzados», justificou.

«O Governo também tem que ser confrontado com o que se está a passar», disse, sublinhando que o CDS/PP não pretende discutir o desempenho do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, uma vez que o que está em causa «são políticas e não pessoas».


Diogo Feio defendeu que a Assembleia da República tem que dar o exemplo e «dar voz» ao sentimento e preocupações dos portugueses.Acrescentou que o CDS/PP pretende uma «clarificação de posições e de propostas e um claro sentido de assunção de responsabilidades».

Por isso, concluiu, o CDS/PP tem avançado com várias propostas na área da segurança, nomeadamente o aumento de efectivos e de concursos para as forças de segurança, medidas preventivas e repressivas para o crime de «carjacking», a necessidade de reestruturação da segurança nas áreas metropolitanas e a dignificação das forças de segurança, entre outras medidas

DD/Lusa

A Segurança/Criminalidade Smilie31


Última edição por Admin em Ter Jan 26, 2010 10:24 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQui Ago 28, 2008 10:57 am

*
AR/Segurança: PS vai inviabilizar comissão pedida pelo CDS

O grupo parlamentar do PS vai inviabilizar o pedido do CDS-PP para realizar uma comissão permanente extraordinária sobre segurança, mas garante que está disponível para discutir o tema dentro do «calendário estabelecido pelo Parlamento».

«Não entendemos que a situação que se vive no país seja de tal forma extraordinária que fundamente a convocação extraordinária da comissão permanente», disse hoje à Lusa o vice-presidente da bancada socialista Ricardo Rodrigues, em nome do grupo parlamentar do PS.

No entanto, sublinhou, «o PS entende que a audição de ministros é normal em democracia» e está disponível para viabilizar a audição do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, «dentro do calendário estabelecido pela Assembleia», lembrando que está marcada uma reunião ordinária da comissão permanente para 9 de Setembro.

«Teremos muito gosto, e o ministro da Administração Interna com certeza também, em viabilizar essa audição ou na comissão permanente ou na primeira comissão parlamentar [de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias]», garantiu.

O CDS-PP pediu hoje uma reunião extraordinária da Comissão Permanente da Assembleia da República para debater a «onda de criminalidade violenta» dos últimos tempos em Portugal, disse hoje à agência Lusa o líder parlamentar dos centristas, Diogo Feio.

DD/ Lusa

A Segurança/Criminalidade Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQui Ago 28, 2008 11:17 am

*
PCP responsabiliza governo por aumento criminalidade violenta


O PCP responsabilizou hoje o executivo de José Sócrates pelo «aumento da criminalidade violenta» ao afirmar que este é «consequência da degradação da situação social e económica» provocada pelo governo e de «erradas concepções e opções de segurança».

«O aumento da criminalidade violenta é consequência da degradação da situação social e económica que a política do governo tem vindo a provocar e é potenciada pela ruptura dos programas de proximidade», afirmou em conferência de imprensa José Neto, da comissão política do PCP.

Segundo o comunista, «a subida da criminalidade organizada constitui um forte libelo acusatório à política global do governo e às suas erradas concepções e opções de segurança, que criam vulnerabilidades, potenciam mais actuações criminosas e geram sentimentos de insegurança».

«Para o PCP, os problemas da criminalidade e da segurança dos cidadãos não são resolúveis exclusivamente com medidas de natureza policial«, acrescentou.

«São necessárias políticas de desenvolvimento integrado de justiça social e de melhoria da qualidade de vida: no plano económico e cultural, no da melhoria do espaço urbano, da criação de estruturas de apoio às famílias, da defesa dos direitos dos imigrantes e das minorias étnicas, da prevenção e tratamento da toxicodependência», sustentou José Neto.

Relativamente «à crescente sofisticação dos meios e métodos utilizados», o membro da comissão política do partido defendeu «a melhoria da preparação e da operacionalização dos meios».

Questionado pelos jornalistas sobre eventuais propostas dos comunistas sobre segurança interna, no início da nova sessão legislativa, em Setembro, Neto garantiu que o PCP vai «considerar iniciativas legislativas e políticas no sentido de aprofundar as questões da segurança».

O PCP definiu ainda a lei de segurança interna, promulgada pelo Presidente da República, como «portadora de concepções autoritárias de controlo absoluto pelo governo do aparelho policial e da investigação criminal».

Já na terça-feira o secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, tinha considerado que a lei «corresponde ao bloco central de interesses» e que dá «poder discricionário ao secretário-geral de Segurança Interna, com a governamentalização de áreas do Ministério Público».

A propósito da comunicação sobre criminalidade violenta anunciada pela Procuradoria Geral da República para a próxima quinta-feira, José Neto espera «um contributo» das palavras de Pinto Monteiro.

«Vamos ouvir o Sr. Procurador-Geral da República com muita atenção e esperamos que seja um contributo para que a política de segurança ganhe mais relevância e seja mais discutida«, disse.

Sobre o pedido feito hoje pelo CDS para uma reunião extraordinária da comissão permanente da Assembleia da República sobre segurança, o PCP disse estar »disponível para todas as reuniões«, mas defendeu que »quem deve dar explicações é primeiro-ministro«.

O líder da bancada parlamentar do CDS, Diogo Feio, pediu hoje uma reunião extraordinária da comissão permanente, que reúne apenas a 9 de Setembro, para debater a »onda de criminalidade violenta« dos últimos tempos em Portugal.

Entretanto, o grupo parlamentar do PS já recusou o pedido, mas garantiu que está disponível para discutir o tema dentro do »calendário estabelecido pelo Parlamento«.

«Não entendemos que a situação que se vive no país seja de tal forma extraordinária que fundamente a convocação extraordinária da comissão permanente», disse o vice-presidente da bancada socialista Ricardo Rodrigues, em nome do grupo parlamentar do PS.

DD/Lusa


bom
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQui Ago 28, 2008 11:28 am

*
PR pede «estratégia adequada» para combater crimes violentos

O Presidente da República, considerou hoje «uma coisa muito séria» a «onda de assaltos e crimes violentos» que se tem verificado, sublinhando a necessidade de «uma concentração de meios e esforços e uma estratégia adequada» para o seu combate.

«A onda de assaltos e crimes violentos é uma coisa muito séria», afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração do Unidade de Cuidados Continuados de Odemira.

Sublinhando que cabe ao Estado garantir a segurança de pessoas e bens, o chefe de Estado alertou para a necessidade dos cidadãos confiarem nas forças policiais.

Questionado sobre o que pode ser feito para combater a «onda de assaltos e crimes violentos», Cavaco Silva disse ser necessário «uma concentração de meios e esforços e uma estratégia adequada».

«É preciso uma estratégia muito adequada para que a imagem de país seguro não seja alterada«, declarou.

Interrogado se considera que a estratégia que está a ser seguida não é a adequada, o chefe de Estado admitiu que »a onda de crimes aumentou significativamente« e que »não há dias sem assaltos«, o que poderá implicar uma »adaptação da estratégia«.

DD/Lusa

A Segurança/Criminalidade Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQui Ago 28, 2008 11:53 am

*
Ministério Justiça nega possível alteração ao Código Penal

O Ministério da Justiça garante não estar prevista qualquer alteração às normas constantes nos códigos Penal e de Processo Penal, disse hoje à Lusa fonte oficial.

«Não está prevista qualquer alteração às normas constantes nos códigos», garantiu fonte oficial, admitindo que as afirmações do secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, ontem à noite á SIC-Notícias, terão sido mal interpretadas.

José Magalhães admitiu a possibilidade de alteração dos códigos, que têm estado debaixo de crítica pelos operadores judiciais por, alegadamente, criar no país uma sensação de impunidade.

Os novos códigos, em vigor desde 15 de Setembro de 2007, encurtaram os prazos de investigação (oito meses) e de aplicação da prisão preventiva (quatro meses sem que tenha sido deduzida acusação, ou oito meses sem que haja lugar a instrução do processo).

A lei de Segurança Interna foi aprovada pela Assembleia da República a 11 de Julho, com os votos do PS, mas dois deputados socialistas - Manuel Alegre e Teresa Alegre Portugal - juntaram-se à oposição no voto contra.

DD/Lusa


A Segurança/Criminalidade Smilie30
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Segurança (Geral)   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSeg Set 08, 2008 3:33 pm

.
Prédio ruiu no centro de Braga, há 3 ou 4 soterrados

A Segurança/Criminalidade Obras080908

Um edifício antigo no centro de Braga ruiu hoje ao início da tarde, existindo «três ou quatro» pessoas soterradas, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O acidente ocorreu às 13:54 quando estavam a decorrer obras de recuperação do edifício, na Rua dos Chãos, no centro de Braga, de acordo com fonte dos bombeiros da cidade.

A página oficial da ANPC adianta que o desabamento do prédio causou «três ou quatro soterrados», aguardando ainda confirmação desta informação.

Segundo os bombeiros, entre os soterrados estarão operários que estavam a trabalhar nas obras de reabilitação do edifício.

De acordo com a ANPC, no local encontram-se 28 bombeiros, apoiados por oito veículos, além de duas viaturas médicas.

No local estão ainda o governador civil de Braga e o segundo Comandante Operacional Distrital.

Diário Digital / Lusa

Twisted Evil Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSeg Set 08, 2008 4:32 pm

.
Um morto após desabamento de edifício em Braga

A Segurança/Criminalidade Ng1039875

Hoje às 16:45

Pelo menos uma pessoa morreu na sequência do desabamento de um prédio em reconstrução no centro de Braga. As autoridades dizem agora estar à procura de mais dois soterrados e não três, já vez que o encarregado da obra conseguiu escapar.

Pelo menos uma pessoa morreu e duas estão ainda por localizar na sequência do desabamento de um prédio no centro de Braga, segundo forças de socorro que se encontram no local.


O operário que foi recuperado pelas equipas de socorro cerca das 15:30 desta segunda-feira foi encontrado já sem vida, estando-se agora à procura de outros dois operários e não de três como inicialmente tinha sido anunciado pela Protecção Civil.


O Governador Civil de Braga, Fernando Moniz, explicou que se chegou a pensar que o encarregado da obra tinha sido atingido pela derrocada deste prédio que estava a ser reconstruído.


Este encarregado afinal conseguiu escapar, contudo, acabou por se deslocar ao hospital não por ter sentido qualquer ferimento, mas por se ter sentido indisposto.


O presidente da câmara de Braga, Mesquita Machado, já confirmou que a obra tinha licença e já anunciou que vai realizar um «inquérito rigoroso» para apurar as causas deste acidente para avaliar se houve negligência no escoramento das paredes.


In TSF

Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQua Set 10, 2008 2:27 pm

.
Aeródromos sem vigilância à noite
Trás-os-Montes


A Segurança/Criminalidade Aerodromo_bgc_avi

Carreira aérea para Lisboa corre risco de sabotagem

A grande maioria dos aeródromos Municipaisde Trás-os-Montes e Alto Douro não é vigiado durante a noite e alguns também não contam com qualquer serviço de segurança das instalações durante o dia. Mirandela, Mogadouro,Chaves, Minhéu, Chã, Alijó, e Lamego não têm qualquer vigilância.

Mas os casos mais graves são os de Bragança e Vila Real, que têm carreiras públicas e contam apenas com um homem a guardar a pista de noite, contratado pelos Aeroclubes.

Em Vila Real, nas carreiras aéreas que ligam Trás-os-Montes a Lisboa, a entrada e saída de passageiros não tem qualquer vigilância, nem é feito o controlo de volumes. Dizem mesmo que, entre Vila Real e Bragança, até pode levar-se uma arma ou uma bomba para o avião.

\"Temos um homem que trabalha das 20h00 às 08h00 e é ele que faz toda a ronda\", contou ao CM uma fonte do Aeroclube de Vila Real. Este dirigente acrescentou que \"na época de incêndios nem há elementos de segurança a vigiar a pista\".

Apesar da presença do guarda, os espaços envolventes do aeródromo são, por vezes, alvo de actos de vandalismo.

Confrontado com esta insuficiência de meios, Fernando Nogueira, antigo Presidente do Aeroclube de Chaves, sublinhou ao CM, \"que a manutenção e a gestão do espaço é da responsabilidade dos municípios\". Porém, adiantou que \"os sistemas de alarme suportados pelas colectividades são por vezes os únicos guardas-nocturnos das pistas e das instalações\".

Um dirigente de um aeroclube do Nordeste Transmontano salientou que \"mesmo os aeródromos secundários deveriam ser vigiados, já que ninguém sabe o que arremessam para a pista\".


Almeida Cardoso in CM, 2008-09-09
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSeg Set 15, 2008 5:15 pm

.
MAI assina protocolos com empresas de segurança para combater criminalidade

Hoje às 08:59

O Ministério da Administração Interna assina, esta segunda-feira, protocolos com as associações

MAI assina protocolos com empresas de segurança para combater criminalidades e empresas de segurança privada que permitem juntar forças policiais e empresas de segurança privada no combate à criminalidade contra postos de combustíveis.

A cooperação entre as forças policiais e empresas de segurança privada insere-se no âmbito do programa «Abastecimento Seguro», iniciativa que vai permitir, segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), a adesão de mais 1.000 postos de combustíveis.


De acordo com o MAI, o objectivo será «criar sinergias entre a capacidade de intervenção rápida das forças de segurança e a larga experiência das empresas de segurança privada».


A iniciativa assegura uma articulação «de sofisticados meios tecnológicos de vigilância» já em utilização pelas empresas que aderiram ao programa, que inclui videovigilância, circuitos fechados de televisão com transmissão de imagem em tempo real, sistemas de detecção de intrusão e monitorização de outros sistemas de telemetria, circulação de informação.

In TSF

A Segurança/Criminalidade Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSeg Set 15, 2008 5:16 pm

.
MAI assina protocolos com empresas de segurança para combater criminalidade

Hoje às 08:59

O Ministério da Administração Interna assina, esta segunda-feira, protocolos com as associações

MAI assina protocolos com empresas de segurança para combater criminalidades e empresas de segurança privada que permitem juntar forças policiais e empresas de segurança privada no combate à criminalidade contra postos de combustíveis.

A cooperação entre as forças policiais e empresas de segurança privada insere-se no âmbito do programa «Abastecimento Seguro», iniciativa que vai permitir, segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), a adesão de mais 1.000 postos de combustíveis.


De acordo com o MAI, o objectivo será «criar sinergias entre a capacidade de intervenção rápida das forças de segurança e a larga experiência das empresas de segurança privada».


A iniciativa assegura uma articulação «de sofisticados meios tecnológicos de vigilância» já em utilização pelas empresas que aderiram ao programa, que inclui videovigilância, circuitos fechados de televisão com transmissão de imagem em tempo real, sistemas de detecção de intrusão e monitorização de outros sistemas de telemetria, circulação de informação.

In TSF

A Segurança/Criminalidade Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: PJ ataca criminalidade no Porto   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQua Set 17, 2008 10:51 am

.
Mega-operação da PJ ataca criminalidade no Porto

A Segurança/Criminalidade 58A2BB2D51D9198A9B8881FBC02A

Criminalidade

Começou hoje uma mega-operação da Polícia Judiciária com o objectivo de combater a criminalidade em vários concelhos do Grande Porto, que envolve efectivos de todas as suas secções. Acredita-se que já foram detidas 15 pessoas, mas a polícia ainda não avançou com um balanço da operação que se prolongará por esta noite.

Segundo dados avançados pela Lusa, mas ainda não confirmados oficialmente, a operação permitiu a detenção de 15 pessoas, alegadamente membros do denominado Grupo de Valbom. Este grupo, que tem o nome de uma freguesia do concelho de Gondomar, tem sido várias vezes referenciado como estando ligado a várias actividades criminosas.


Os indivíduos alegadamente detidos estão indiciados por vários crimes, entre os quais tentativas de homicídio, nomeadamente de um inspector da Judiciária, assaltos a ourivesarias, associação criminosa e “carjacking”. Os detidos são ainda suspeitos de tráfico de droga e de agressões ocorridas na discoteca Via Rápida, no Porto.


A operação estará a decorrer em vários concelhos do Grande Porto, especialmente em bairros considerados problemáticos, onde já terão sido realizadas cerca de três dezenas de buscas.

In Msn Notícias

A Segurança/Criminalidade Smile21A Segurança/Criminalidade Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSáb Set 20, 2008 5:23 pm

Reunião de governadores civis
Vila Real



A Segurança/Criminalidade Rui_pereira

Ministro da Administração Interna anuncia alargamento dos contratos locais de segurança a todo o país

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou hoje, em Vila Real, o alargamento dos contratos locais de segurança a todos os concelhos portugueses, revelando que serão assinados em breve contratos com Odivelas, Sintra, Faro e Viseu.

Rui Pereira, que falava à margem de uma reunião com todos os governadores civis do país, referiu que depois do Porto e Loures, serão assinados contratos locais de segurança \"com todas as câmaras que se mostrarem disponíveis\".

O responsável adiantou que já estão a ser negociados contratos com Odivelas, Sintra, Faro e Viseu.

Estes contratos surgem integrados na Estratégia de Segurança para 2008, definida pelo Governo, que tem vindo a ser concretizada, entre outras, pelo reforço das políticas de policiamento de proximidade.

Para o ministro, \"segurança é polícias na rua, mas é também o recurso às novas tecnologias, à videovigilância, à georeferenciação e a um programa de proximidade em relação às populações envolvendo representantes das comunidades e mediadores\".

\"Nós estamos atentos a todas essas vertentes para dar mais segurança e prevenir a criminalidade\", frisou Rui Pereira.

Os contratos visam, segundo frisou Rui Pereira, reduzir os índices de criminalidade, a violência doméstica, comportamentos anti-sociais e o sentimento de insegurança, garantindo parcerias entre o Governo, o Ministério da Administração Interna, forças de segurança, as autarquias, organizações não governamentais ou outras associações que possam dar um contributo decisivo para a segurança.

Rui Pereira recordou o contrato celebrado com a Associação Nacional de Municípios Portugueses organismo que, segundo referiu, se mostrou disponível para dinamizar junto aos seus associados a celebração destes contratos.

O ministro salientou ainda que, na próxima semana, será apresentada na Assembleia da República a nova proposta da Lei das Armas, que pretende garantir que, em todos os casos em que haja detenção ilegal de armas ou crimes cometidos com armas passa a ser aplicada, de forma \"ainda mais clara do que hoje\", a prisão preventiva.

\"Para prevenirmos a criminalidade e darmos mais segurança aos portugueses, trabalhamos a vários níveis, inclusive no plano legal. Faremos qualquer acerto e alteração legal que se mostre necessário para dar mais segurança e, por isso mesmo, é que vamos rever a lei das armas\", frisou.

Questionado pelos jornalistas sobre a manchete de hoje do Correio da Manhã, que refere que se instalou em Portugal uma máfia das favelas brasileiras - com um grupo de jovens brasileiros a criar uma cópia do Primeiro Comando da Capital, a que deram o nome de Primeiro Comando de Portugal - o ministro salientou que a \"criminalidade organizada é, em geral, competência da Polícia Judiciária\".

O jornal diz ainda que o grupo, que se instalou na margem sul de Lisboa, \"é composto por jovens provenientes das favelas brasileiras, para quem a violência é um modo de vida. Têm hino no YouTube e agregam-se na Internet, onde mostram alguns dos produtos do crime. Desafiam as autoridades e congregam o gosto pelas armas\".

Rui Pereira referiu que em relação a essa criminalidade organizada existem \"processos crimes em curso, que estão segredo de justiça\" e sobre os quais não fala.

Recordou a presença policial massiva nas ruas, que considerou ser muito reconfortante para a população, as acções preventivas com vista a apreensão de armas, detenção suspeitos e apreensão droga que circule ilicitamente, e o \"grande esforço desenvolvido no domínio da investigação criminal\".

\"Para além da PSP e GNR, a PJ tem desenvolvido um esforço coroado de êxito para capturar justamente pessoas que estão envolvidas nesse crimes mais graves\", afirmou.

Lusa, 2008-09-20
In DTM

A Segurança/Criminalidade 000202B3
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Alarmes nas escolas   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQui Set 25, 2008 12:33 am

.
Prevista a instalação de alarmes
Distrito de Bragança


A Segurança/Criminalidade EscolaFrieira

Escolas não têm sistema de segurança

Em 20 estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Bragança, apenas um tem instalado um sistema de alarme, os restantes aguardam que a Câmara, responsável pelo parque escolar, faça o mesmo investimento na segurança.

A autarquia está a fazer um levantamento da situação e uma análise do investimento necessário para avançar com a colocação de alarmes em todos os estabelecimentos de ensino. «Ainda não há uma calendarização, mas queremos resolver essa questão», admitiu Fátima Fernandes, vereadora responsável pelo Pelouro da Educação.

Nos últimos anos os assaltos a edifícios escolares têm aumentado, sobretudo nas escolas da cidade, os edifícios do Campo Redondo, Beatas e Loreto já foram assaltados mais do que uma vez, quase sempre é furtado material de informática, televisões e vídeos.

Na noite da passada quarta-feira a PSP apanhou em flagrante dois jovens de cerca de 20 anos que estavam a assaltar a escola primária das Beatas, depois de uma chamada dos vizinhos.

O presidente do agrupamento de escolas Paulo Quintela, Germano Lima, ao qual pertence esta instituição de ensino, explicou que desta vez os larápios não tiveram tempo de concretizar o roubo, mas nem sempre assim acontece.

Nos últimos anos têm ocorrido diversos assaltos a escolas primárias da cidade de Bragança, a única que dispõe de alarme, é a do Campo Redondo, porque já foi assaltada mais de cinco vezes, o que levou a autarquia a instalar o sistema de segurança. «O alarme funcionaria também como um dissuasor e os assaltantes teriam mais receio», diz germano Lima.

JN, 2008-09-23
In DTM

A Segurança/Criminalidade Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Romenos detidos por furto   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQui Set 25, 2008 11:45 pm

.
Suspeitos já tinham antecedentes
Bragança


Cinco romenos detidos por furto em Bragança

A Brigada de Trânsito da GNR de Bragança deteve, próximo da fronteira com Espanha, cinco romenos suspeitos de vários furtos.

O grupo foi interceptado e detido, ontem, no troço do IP4 entre Bragança e Quintanilha, quando se dirigia em direcção à fronteira numa viatura furtada, no mesmo dia, na zona do Porto.

Segundo disse o sargento-chefe Francisco Afonso, o proprietário do veículo só se apercebeu do seu desaparecimento quando contactado pelas autoridades.
Os indivíduos, com idades entre os 20 e os 30 anos, transportavam vário material furtado, cuja origem as autoridades ainda desconhecem.

Segundo o sargento-chefe, todo o material estava etiquetado, embalado, e em preço, pelo que se suspeita que tenha sido furtado das respectivas lojas.
Um dos elementos detidos tem um mandado de captura em Espanha, por motivos que as autoridades portuguesas desconhecem.

O mandado em causa é, segundo explicou, apenas válido em Espanha, e só teria implicações noutros países se se tratasse de um mandado internacional.
Outro dos elementos já cumpriu pena de prisão em Espanha por furto e um terceiro, por agressão, na Roménia.
As autoridades suspeitam ainda que o indivíduo que conduzia a viatura furtado não tem carta de condução.

Furto. Os cinco romenos tinham na sua posse diverso material roubado, supostamente, em lojas

Ricardo Rodrigues in PJ, 2008-09-25
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Em liberdade!   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSex Set 26, 2008 2:42 pm

.
Grupo de cinco romenos
Bragança


Grupo detido por suspeita de furtos em liberdade

O Tribunal de Bragança mandou em liberdade o grupo de cinco romenos detidos terça-feira pela Brigada de Trânsito da GNR junto à fronteira por suspeita de vários furtos, divulgou hoje fonte ligada ao processo.
De acordo com a fonte, os indivíduos ficam a aguardar julgamento em liberdade, indiciados pelo crime de furto e mediante as medidas de coacção mais leves.

O tribunal determinou o Termo de Identidade e Residência e apresentações semanais às autoridades, no caso do Porto, cidade onde têm residência.

Os suspeitos foram interceptados no IP4, entre Bragança e Quintanilha, quando seguiram em direcção à fronteira com Espanha, numa viatura roubada no mesmo dia no Porto.

Os indivíduos com idades entre os 20 e os 30 anos transportavam vário material furtado, cuja origem as autoridades ainda não conseguiram apurar.

Entre os artigos encontram-se três telemóveis, um GPS, seis blusões de cabedal, 47 pares de calças de várias marcas, 68 polos, 21 camisolas, 80 t-shirts e 33 camisas.

Todo o material estava etiquetado, embalado, e em preço, pelo que suspeita-se que tenha sido furtado das respectivas lojas, não se sabendo quais ou quando.

Um dos elementos tem um mandado de captura em Espanha, por motivos que as autoridades portuguesas desconhecem.

Outro elemento já cumpriu pena de prisão em Espanha por furto e um terceiro, por agressão, na Roménia.

Lusa, 2008-09-25
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Portugueses sentem-se cada vez menos seguros   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSex Out 03, 2008 2:11 pm

.
Portugueses sentem-se cada vez menos seguros

A Segurança/Criminalidade 9194ADA4D35B4D867FA7CE188C5C1

Relatório revela que o número de pessoas que manifesta falta de confiança na segurança do país duplicou em seis meses.

O número de pessoas que manifestam falta de confiança na segurança do país duplicou em seis meses, revelou esta sexta-feira Garcia Leandro, com base num relatório do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) a que preside, informa a agência Lusa.

O relatório do OSCOT – que está em fase final de redacção e deverá ser tornado público ainda em Outubro – inclui um capítulo relacionado com a percepção de segurança dos portugueses, sustentado em 1.500 entrevistas realizadas pela organização não-governamental, em Março, no continente e ilhas, e repetidas em Setembro.

À pergunta “acha que Portugal é um país seguro?”, cerca de 50% dos entrevistados em Setembro respondeu afirmativamente, percentagem que em Março, seis meses antes, se situava “nos 70 e tal por cento”, referiu Garcia Leandro.

“Há duas leituras possíveis: uma é dizer que a confiança dos portugueses na segurança nunca desce dos 50%, outra que aumentaram duas vezes os que não têm confiança”, observou.

In Msn Notícias

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Mário Machado condenado a 4 anos e 10 meses   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSex Out 03, 2008 11:56 pm

.
Mário Machado condenado a quatro anos e dez meses de prisão

A Segurança/Criminalidade Skins031008

O Tribunal de Monsanto, Lisboa, condenou hoje o líder nacionalista Mário Machado a quatro anos e dez meses de prisão efectiva, nomeadamente pelo crime de discriminação racial.

O acórdão do julgamento de Mário Machado refere que este activista conotado com a extrema-direita foi também condenado pelos crimes de coacção agravada, detenção de arma ilegal, ameaça, dano e ofensa à integridade física qualificada.

A leitura do acórdão do julgamento do líder nacionalista e de outros 35 arguidos acusados de discriminação racial está a decorrer no Tribunal de Monsanto.

Os 36 arguidos, conotados com o movimento «skinhead», foram pronunciados a 29 de Novembro de 2007 pelo crime de discriminação racial e outras infracções conexas, incluindo agressões, sequestro e posse ilegal de armas, após uma investigação da Direcção Central de Combate ao Bandistismo (DCCB) da Polícia Judiciária, sob a direcção do Ministério Público.

Durante as buscas realizadas pela DCCB, na fase de investigação, foram apreendidas diversas armas de fogo, munições, armas brancas, soqueiras, mocas, batões, tacos de basebol e diversa propaganada de carácter racista, xenófobo e anti-semita.
Mário Machado é apontado como líder do grupo Hammerskins em Portugal, conotado como de extrema-direita.

Diário Digital / Lusa

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Romena suspeita de assaltos em Trás-os-Montes   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSeg Out 13, 2008 3:08 pm

.
Suspeita de vários assaltos
Trás-os-Montes


PSP investiga queixas de moradores de Lamego, Vila real e Bragança

Uma mulher de nacionalidade romena, aparentando cerca de 30 anos, é suspeita de vários assaltos a residências em Lamego, Vila Real e Bragança. Actua na companhia de uma criança e aproveita a ausência dos moradores para levar bens de grande valor.

Segundo o subcomissário da PSP de Lamego, Velho Martins, o «modus operandis» é simples. Para se certificar da presença ou não de moradores, a suspeita toca a todas as campainhas e, caso seja atendida, vende pensos e rifas. Em caso de ausência de habitantes, utiliza uma radiografia para abrir a porta e levar os mais diversos objectos de valor. Entretanto, a menor, que se suspeita ser filha, com cerca de cinco anos, fica à porta, de sentinela.

Em Lamego, a PSP já recebeu cinco queixas, com especial incidência na Urbanização da Quinta da Vista Alegre, onde a cidadã romena foi vista por vários moradores a tocar desenfreadamente às campainhas, sempre com a criança pela mão. Nesse dia, foi assaltada a casa de um emigrante na Suíça.

\"Os objectos favoritos são peças em ouro, prata e tudo o que possa ser vendido no mercado negro\", conta Velho Martins, estimando \"o prejuízo\" em vários milhares de euros .

As autoridades investigam ainda o envolvimento da mulher romena em casos semelhantes ocorridos nas últimas semanas em Vila Real, Bragança e Viseu.

CM, 2008-10-13
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: "Apoio 65, idosos em segurança"   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeTer Nov 18, 2008 3:38 pm

.
«Apoio 65, idosos em segurança»
Mirandela


Segurança de idosos é programa da PSP

Dois agentes da PSP de Mirandela começaram o trabalho de sensibilização para a implementação do programa «Apoio 65, idosos em segurança», no âmbito do policiamento de proximidade dedicado aos mais idosos.

O Bairro do Pinheiro foi a zona escolhida para o início deste trabalho com as devidas explicações, a entrega de cartões personalizados dos agentes e do número geral da esquadra.

Este é mais um dos programas do Ministério da Administração Interna, integrados no policiamento de proximidade que ainda engloba a escola segura e o comércio seguro. O Programa Apoio 65 \"pretende criar as condições de segurança a que têm direito as pessoas idosas, em casa, na rua, ou no jardim\", explica o Chefe Martins, da PSP de Mirandela, acrescentando que é assegurado por equipas de agentes policiais que estão especialmente preparados para lhe dar o apoio e os conselhos úteis para melhorar a segurança. Vai ainda existir a colaboração de instituições que prestam ajuda domiciliária, como a Santa Casa da Misericórdia local, através da troca de informações úteis para a prevenção de problemas e pela formação às profissionais dessas instituições.

\"Dessa forma será possível resolver outro tipo de problemas que os idosos enfrentam e encaminhar as situações para as respectivas entidades\", diz aquele graduado da PSP, para quem este novo programa é um claro exemplo do policiamento de proximidade, tendo em conta que estamos a falar do \"desenvolvimento da actividade policial tão perto quanto possível das populações, a visibilidade das forças de segurança e a sua efectiva capacidade para resolver os problemas concretos dos mais idosos\".

Tal como em todo o país, também a PSP de Mirandela tem falta de recursos humanos e os cerca de 50 agentes não chegam para fazer face às exigências de segurança. Por essa razão, estão agregados apenas dois agentes a este programa.


JN, 2008-11-17
In DTM

[imghttp://content.sweetim.com/sim/cpie/emoticons/0002025D.gif[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Pai, mãe e filho presos com armas   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSex Dez 19, 2008 10:58 pm

.
Sairam em liberdade
Vila Real


Pai, mãe e filho presos com armas

A Brigada de Investigação Criminal da PSP de Vila Real deteve no bairro da Laverqueira, em Lordelo, Vila Real, três pessoas – pai, mãe e filho – por posse ilegal de arma. O jovem foi ainda acusado de ameaçar crianças com armas.

Na operação foi apreendida uma caçadeira de canos serrados (shot gun), uma pistola de calibre 6,35 mm, uma pistola de 9 milímetros, uma navalha, quatro carregadores para pistola e cerca de 150 munições.

A investigação começou com denúncias de alguns residentes da zona onde vivia a família detida, que acusavam o filho de 17 anos de andar com uma pistola de 9 mm a encostar à cabeça das crianças, ameaçando-as que as ia matar. Actos que causaram alguma preocupação no bairro. \"Ele mostrava a pistola e dizia que até estoirava os miolos aos jovens\", contou ao CM Manuel Costa, um dos moradores.

A PSP interceptou o filho do casal pelas 22h00 de anteontem, quando aquele conduzia sem carta. Depois fizeram uma busca domiciliária à casa.

A shot gun e a pistola 6,35 mm tinham os números de registo raspados, mas as autoridades acreditam que foram furtadas em 2002, numa aldeia de Bragança.

De referir que as autoridades apuraram ainda que as quatro viaturas conduzidas pela família não tinham seguro e nem a vistoria em dia. O trio foi ontem presente no Tribunal Judicial de Vila Real, acabando por sair em liberdade, apenas com prestação do TIR.


Almeida Cardoso in CM, 2008-12-19
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Comprou um 'Ice Tea' e ficou sem o 'Mercedes'   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQui Jan 01, 2009 5:56 pm

.
Comprou um 'Ice Tea' e ficou sem o 'Mercedes'

ROBERTO DORES, Setúbal

Seixal. Atacaram e roubaram cliente da gasolineira BP

Ao estacionar o seu Mercedes em frente à loja do posto de abastecimento de combustível da BP da Flor da Mata (Seixal), Mário (nome fictício) queria apenas comprar uma lata de Ice Tea. Era perto da 01.00 de ontem, pelo que o estabelecimento já estava fechado e foi atendido no guichet do pré-pagamento pelo único funcionário que se encontrava nas instalações. Mas nem chegou a abrir a lata. Quando se preparava para regressar ao carro foi atacado por dois indivíduos encapuzados e armados de pistola, que o deitaram ao chão, roubando-lhe as chaves do carro do bolso direito. Deixaram-no de mãos no ar e de calças rasgadas, enquanto fugiam com mais quatro cúmplices.

Foi um violento exemplo de carjacking filmado pelas câmaras de videovigilância da BP na Estrada Nacional 10, no sentido Seixal/Sesimbra. À hora do roubo, Mário, que vestia um fato escuro e regressava a casa depois de um dia de trabalho, era o único cliente da gasolineira, até ao momento em que chegou um Seat Ibiza comercial, que tinha sido roubado 15 minutos antes na Quinta do Conde e que já era procurado pelas autoridades.

À frente do Ibiza seguiam dois indivíduos, enquanto outros quatro elementos saíram da mala do carro. Dois deles encarregaram-se de roubar a chave a Mário, depois de o atirarem com violência contra a montra, para o fazerem cair ao chão, enquanto um terceiro homem ficou a apontar com uma caçadeira para a vítima. Mário acabou por se ir levantando lentamente do chão, com as mãos no ar. Isto porque o Mercedes demorou a pegar.

Foi o funcionário de serviço que chamou a Polícia de Segurança Pública (PSP), depois de se ter refugiado no escritório, sendo que 15 minutos antes uma patrulha tinha estado no posto de combustível a perguntar se estava tudo bem.

O episódio foi presenciado de muito perto por funcionários da BP que tinham terminado o turno e que estavam no interior de um carro estacionado no parque contíguo, passando despercebidos aos ladrões. "Aquilo não demorou dez segundos", assegurou um dos empregados, impressionado com "o tremendo puxão no bolso" que rasgou as calças à vítima. A Polícia Judiciária (PJ) está no terreno a investigar o assalto.

In DN

A Segurança/Criminalidade Smile14A Segurança/Criminalidade Smile14
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Desavenças familiares   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQui Jan 22, 2009 12:03 am

.
Desavenças familiares
Montalegre


Detido suspeito de crime de homicídio

A Polícia Judiciária, através da Extensão de Vila Real da Directoria do Porto, deteve um indivíduo acusado de um crime qualificado na zona de Montalegre.

A vítima foi um septuagenário cujo corpo foi localizado, em finais de Novembro último, num caminho de terra batida.

O crime ocorreu num quadro de desavenças familiares, tendo o detido disparado um tiro de caçadeira contra a vítima que foi atingida nas costas.

O detido, de 44 anos de idade, vai ser sujeito a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

, 2009-01-21
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Homem armado sequestra pessoas em escritório de advogados   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeSex Fev 06, 2009 11:29 pm

.
Homem armado sequestra pessoas em escritório de advogados

Hoje às 22:21

A Segurança/Criminalidade Ng1117622

Um homem armado sequestrou, esta sexta-feira à tarde, algumas pessoas num escritório de advogados em Constance, em Marco de Canaveses, disse à agência Lusa o presidente da Junta de freguesia Abílio Ribeiro.

O escritório encontra-se cercado por forças de autoridade, que aguardam a chegada de reforços e de negociadores.

Segundo o autarca, que não tem ainda muitos pormenores do caso, o sequestro terá começado durante a tarde mas ele não sabe precisar o número de pessoas que estão fechadas no escritório.

In TSF

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Apanhado ladrão de agências bancárias   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeTer Mar 17, 2009 12:17 pm

.
Apanhado ladrão de agências bancárias

A Segurança/Criminalidade 6DF320134268228C436DDB8395507A

Destaque .....Suspeito terá efectuado, entre Agosto de 2007 e este mês, onze assaltos.

A Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de 11 crimes de roubo em agências bancárias nas zonas de Guimarães e Vizela (o primeiro no dia 09 de Agosto de 2007 e o último no dia 11 do corrente mês de Março).

Para a prática dos crimes, o arguido ameaçava os funcionários, fazendo crer que era portador de uma arma de fogo escondida que afinal não possuía e constrangendo-os, desse modo, a fazerem-lhe entregas de quantias em dinheiro em montantes variados.

O detido, de 30 anos de idade, sem actividade profissional, foi sujeito a primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

In TSF

A Segurança/Criminalidade Smile21A Segurança/Criminalidade Smile21A Segurança/Criminalidade Smile21A Segurança/Criminalidade Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: VNG com menos nove ladrões à mão armada   A Segurança/Criminalidade Icon_minitimeQua Mar 18, 2009 6:42 pm

.
Vila Nova de Gaia com menos nove ladrões à mão armada

A Segurança/Criminalidade C6D2513C1FFB6E841611FFD6FF3B7

Polícia judiciária apreendeu armas, estupefacientes, automóveis, telemóveis e dinheiro

A Policia Judiciária, através da Directoria do Norte, identificou e deteve oito homens e uma mulher como presumíveis autores de uma série de crimes de roubo à mão armada a viaturas de transporte de tabaco, posse de armas proibidas e tráfico de estupefacientes na zona de Vila Nova de Gaia.

Durante as investigações foi feita a apreensão de uma pistola-metralhadora, uma caçadeira de canos serrados, duas pistolas, dois revólveres, uma arma eléctrica, uma pistola de pressão de ar, uma pistola de paint-ball, uma réplica de arma de fogo, uma faca, uma matraca, luvas e gorros, cerca de 13 quilos e meio de produto estupefaciente (haxixe), oito automóveis, uma moto, um computador, telemóveis e a quantia de 9.400 euros em dinheiro.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 19 e os 48 anos, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

In Msn Notícias

A Segurança/Criminalidade 000202C1
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





A Segurança/Criminalidade Empty
MensagemAssunto: Re: A Segurança/Criminalidade   A Segurança/Criminalidade Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A Segurança/Criminalidade
Ir para o topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Criminalidade 2
» CDS-PP
» Criminalidade violenta passa a ser julgada em 30 dias
» Chaves

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: