Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Espanha

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Rei Juan Carlos está "bem" e "desperto"   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 08, 2010 9:15 pm

.
Rei Juan Carlos está "bem" e "desperto"

por MARIA DE LURDES VALE, em Madrid
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1290356

O Rei Juan Carlos, que acaba de ser operado a um nódulo no pulmão direito, encontra-se "bem" e "desperto" e o "tumor que lhe foi extirpado é benigno", conforme acabam de revelar os médicos do Hospital Clínico de Barcelona onde o monarca foi internado esta manhã. A intervenção durou cerca de três horas e, segundo a equipa médica, o monarca deverá ter alta na próxima quarta-feira.

O Presidente do Governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, e o líder do PP, Mariano Rajoy, comunicaram esta manhã à Imprensa que estão a acompanhar o estado de saúde do Rei e que, tal como tudo indica, não há motivo para preocupações.

Juan Carlos de Espanha, 72 anos, fez o último exame médico no final do mês de Abril e nessa ocasião os médicos detectaram que o nódulo no pulmão, que lhe foi descoberto há alguns anos (o Rei é fumador), sofrera alterações morfológicas. A intervenção cirúrgica foi de imediato marcada para este sábado, em Barcelona, no Hospital Clínico, um centro público de reputação internacional, mas não foi divulgada por óbvias razões de segurança.

O Rei encontra-se ainda nos cuidados intensivos, a Rainha Sofia acompanha o seu estado numa das salas do hospital e vai falando com os filhos, Felipe, Elena e Cristina por telefone.

In DN

Espanha - Página 2 000202C3
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Médicos recomendam ao Rei que abandone o tabaco   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 10, 2010 5:38 pm

.
Médicos recomendam ao Rei que abandone o tabaco

Hoje

Espanha - Página 2 Ng1291165

O Rei de Espanha foi aconselhado pelos médicos que o operaram a um nódulo no pulmão direito a abandonar por completo o tabaco. Apesar de o tumor que lhe foi extraído ser benigno, o monarca recebeu um sério aviso: deverá pôr de lado os puros que tanto aprecia desde a juventude.

Juan Carlos, de 72 anos, recebeu ontem o chefe do Governo, Rodríguez Zapatero, no hospital de Barcelona onde foi operado na manhã de sexta-feira, durante duas horas e meia, com anestesia geral. A operação, revelou ontem o diário El País, foi rodeada do maior segredo: além da família real, apenas estavam informados Zapatero, o líder da oposição, Mariano Rajoy, e o presidente do Governo da Catalunha, José Montilla.

"O Rei está muito bem", disse Zapatero em breves declarações aos jornalistas, adiantando que este encontro no hospital "durou mais" do que as reuniões de trabalho que mantém com o monarca no Palácio da Zarzuela. O balanço da visita a Madrid do vice-presidente norte-americano Joe Biden e o balanço da crise dos mercados financeiros foram temas abordados neste encontro. O primeiro- -ministro espera que Juan Carlos participe na sessão de abertura da cimeira de chefes de Estado e de Governo dos países da Europa, América Latina e Caraíbas, a decorrer em Madrid nos dias 17 e 18.

O Rei passou "perfeitamente" a noite seguinte à operação, "iniciou dieta líquida bem tolerada e a fisioterapia respiratória habitual" nestes casos, e "apresenta uma evolução geral e cardiorrespiratória favorável", segundo um boletim difundido pelo Hospital Clínico de Barcelona, onde o monarca permanecerá até quarta-feira.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Garzón deixa Audiência Nacional a chorar após suspe   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSex maio 14, 2010 9:59 pm

.
Garzón deixa Audiência Nacional a chorar após suspensão

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1293661

O juiz espanhol Baltasar Garzón abandonou hoje, a chorar e perante aplausos e gritos de apoio de colegas e advogados, o edifício da Audiência Nacional, pouco tempo depois de ser suspenso cautelarmente de funções.

Vários juízes, como Santiago Pedraz e Fernando Andreu, e funcionários saudaram Garzón, que os abraçou, visivelmente emocionado, antes de sair, a chorar para ser aplaudido por dezenas de pessoas que se concentraram à porta do edifício.

O magistrado foi fortemente aplaudido e ouviu gritos de apoio, como "Garzón, amigo, o povo está contigo".

Minutos antes, Garzón conheceu a decisão do pleno do Conselho Geral do Poder Judicial (CGPJ) que acordou suspender cautelarmente o juiz das funções que ocupava na Audiência Nacional.

Gabriela Bravo, porta-voz do CGPJ, disse aos jornalistas que a decisão foi adoptada por unanimidade pelos 18 membros da entidade reguladora dos juízes em Espanha.

A suspensão surge depois de o Tribunal Supremo ter ordenado esta semana a abertura de um julgamento oral contra Garzón, acusado de prevaricação por se ter declarado competente para investigar os crimes do franquismo.

Antes desta suspensão, Garzón tinha solicitado ao CGPJ a sua transferência para o Tribunal Penal Internacional (TPI), depois de ser convidado a ocupar o cargo de assessor do procurador chefe da instituição durante sete meses.

O CGPJ deverá deliberar ainda hoje sobre o pedido de Garzón, depois de ter solicitado já pareceres ao Governo, ao TPI e à Audiência Nacional sobre o pedido.

A notícia da suspensão foi comunicada a Garzón no momento em que presidia a uma audiência e ouvia o testemunha de um empresário acusado no âmbito da operação denominada "Pretória".

Garzón interrompeu para atender o telefonema urgente, em que a decisão do CGPJ lhe foi comunicada, tendo voltado à sessão para finalizar o testemunho.

Vários juízes e magistrados juntaram-se depois a Garzón, já no seu escritório, onde manifestaram a sua solidariedade ao juiz.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: PP duplica vantagem sobre PSOE   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 17, 2010 1:40 pm

.
PP duplica vantagem sobre PSOE

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1294488

O plano de austeridade socialista fez disparar as intenções de voto no maior partido da oposição.

O plano de austeridade anunciado na quarta-feira pelo primeiro- -ministro socialista espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, duplicou a vantagem eleitoral do PP, a principal formação da oposição.

A sondagem Metroscopia, realizada pouco tempo depois de serem conhecidas as novas medidas de combate ao défice e de redução da despesa em Espanha, deu 42,8% das intenções de voto ao PP, 33,7% apenas para o PSOE, noticiou ontem o El País.

O partido de Mariano Rajoy surge, assim, com vantagem de 9,1%, quando há duas semanas ficava pelos quatro pontos e meio a mais. E até estava a ser um pouco penalizado pelo chamado caso Gürtel, escândalo de corrupção que envolvia vários políticos de direita.

67% dos espanhóis considera que as medidas de austeridade, que ainda têm de ser aprovadas pelo Parlamento espanhol foram impostas a partir do exterior e não fruto de uma grande reflexão. Isto porque, após a crise grega, os líderes dos grandes países da UE, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, ajudados também pelo líder norte- -americano Barack Obama, pressionaram os espanhóis a fazerem um maior esforço para equilibrar as contas públicas.

46% dos inquiridos discordam das medidas de austeridade, 34% estão a favor das mesmas. A mais impopular é o congelamento das pensões no próximo ano. 66% estão contra esta ideia, 31% dizem estar dispostos a aceitá-la. A eliminação do cheque-bebé, que tinha o valor de 2500 euros, recolhe tantos aplausos como críticas. 49% são a favor deste corte, 48% são contra o fim deste incentivo à natalidade numa altura em que a UE está em plena crise demográfica.

O problema maior? É que para os eleitores espanhóis já não serve nem Zapatero nem Rajoy. Os líderes dos dois maiores partidos do país registam níveis historicamente baixos de popularidade, segundo a evolução dos estudos do Centro de Investigação Sociológica: 3,71% acham popular Zapatero, 3,09% preferem Rajoy.

Estes números mostram que a popularidade do actual chefe do Governo socialista consegue ser ainda inferior à que registou José María Aznar, em 2003, quando decidiu envolver os espanhóis na Guerra do Iraque. O então primeiro-ministro, do PP, era popular entre 3,99% dos espanhóis, lembrou a edição de ontem do ABC.

Zapatero chegou ao poder a 14 de Março de 2004, três dias depois dos atentados de Madrid. Estes foram reivindicados por terroristas inspirados na Al-Qaeda, que diziam tratar-se de um acto de vingança pela participação espanhola na Guerra do Iraque. Tirar as tropas daquele teatro de operações foi uma das primeiras medidas tomadas pelo novo líder.

A tentativa de Aznar, em associar aos atentados a ETA, enquanto as provas que surgiam apontavam precisamente na direcção dos islamitas, terá ditado a derrota eleitoral dos populares face aos socialistas. O candidato do PP era então Rajoy, como foi também nas eleições de 2008. Nas duas vezes foi derrotado, precisamente por Zapatero.

Este foi reeleito com base nas promessas que fez, tendo em conta a situação excepcional de superavit de que gozava Espanha. Mas o início da crise financeira internacional e a explosão da bolha imobiliária no país fez com que o excedente depressa se transformasse em défice e o desemprego subisse em flecha sem mais parar.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Rei de Espanha já regressou ao Palácio da Zarzuela   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSex maio 21, 2010 9:41 pm

.
Rei de Espanha já regressou ao Palácio da Zarzuela

por Maria de Lurdes Vale
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1296325

O Rei Juan Carlos está praticamente recuperado da operação a que foi submetido há 15 dias e regressou hoje de Barcelona ao Palácio da Zarzuela em Madrid.

O monarca recebeu a visita do Presidente do Governo, José Luís Rodriguez Zapatero, com quem teve oportunidade de colocar em dia os assuntos que dominaram a agenda nas duas últimas semanas.

Esta manhã, por volta do meio-dia, o Rei Juan Carlos abandonou pelo seu próprio pé a Clínica Planas de Barcelona para onde foi conduzido quatro dias depois de ter sido operado, no hospital Clínico de Barcelona, a um nódulo no pulmão direito que as análises demonstraram ser um tumor benigno.

A convalescença do monarca numa clínica privada na capital da Catalunha foi aconselhada pelos médicos da Casa Real e do Hospital Clínico de Barcelona para evitar o risco de complicações derivadas de uma viagem imediata para Madrid.

Nos próximos dias, o Rei de Espanha não deverá sair da Zarzuela, sendo esperada a sua presença, da rainha Sofia e dos Príncipes das Astúrias, nas cerimónias do Dia das Forças Armadas, no dia 30, na cidade de Badajoz.

In DN

Espanha - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: O Rei voltou mas Sofia é que deu nas vistas   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 31, 2010 10:08 pm

.
O Rei voltou mas Sofia é que deu nas vistas

por LINA SANTOS, com 'ABC', 'El País' e 'Hola'
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1300130

A rainha sofreu um percalço quando acompanhava o marido num acto oficial em Badajoz

O momento era solene: o Rei Juan Carlos de Espanha saía à rua, pe-la primeira vez depois de ter si- do operado, para assinalar o dia das Forças Armadas, em Badajoz. E voltou a não ser o centro das atenções. Não por causa da princesa das Astúrias, Letizia, alvo habitual das objectivas do fotógrafos, mas por causa de um tropeção da prória mulher, a Rainha Sofia.

Recebido com vivas e aplausos, segundo a imprensa espanhola, Juan Carlos passou revista às tropas e, já no palanque, rodeado da família e de altas individualidades do Estado (como o presidente da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, e a ministra da defesa, Carme Chacón), momentos antes de ouvir o hino de Espanha, a Rainha Sofia tropeça no tapete do palanque enquanto acenava à multidão.

A queda só não aconteceu efectivamente porque o Rei, ao seu lado, a impediu, segurando- -lhe vigorosamente no braço direito. Ou, como escrevem vários orgãos de comunicação social espanhola, provando com este gesto que se encontra de perfeita saúde (El País) e que mantém muito bons reflexos (Hola).

Juan Carlos foi operado no dia 8 de Maio no Hospital Clínic de Barcelona para extirpar um nódulo no pulmão, que se soube depois que era benigno. Teve alta no dia 11 de Maio da unidade hospital pública mas manteve-se internado a Clínica Planas durante dez dias durante a recuperação.

Felipe, ao lado do Rei também tentou ajudar a mãe, como mostram as fotografias.

Segundos depois do (embaraçoso) momento, Sofia, recomposta, acenou às centenas de pessoas que esperavam a família real em Badajoz.

Se a comitiva real foi recebida com aplausos e manifestações de carinho, o mesmo não se pode dizer dos representantes da Junta da Extremadura e do Governo espanhol. Segundo o diário El País, houve gritos e apupos para o presidente da região, Guillermo Fernández Vara, e também (mesmo que em menor escala) para a ministra Carme Chacón.

Quanto ao rei, depois do banho de multidão, regressa progressivamente ao trabalho. Dentro e fora da Zarzuela. Para esta semana já tem marcadas várias reuniões

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Homens escravos para as vinhas de La Rioja   Espanha - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 03, 2010 11:10 am

.
Homens escravos para as vinhas de La Rioja

Hoje

Espanha - Página 2 Ng1301145

Autoridades continuam a investigar outras ramificações do crime de sequestro e tráfico de pessoas entre Portugal e Espanha.

Um jovem viseense de 20 anos viveu o horror. Habituado a ser recrutado para ir às "campanhas" agrícolas a Espanha, viu-se, de repente, refém. Aliciado a trabalhar nas vinhas de La Rioja, ficou sem documentos e quando quis regressar a Portugal viu-se em apuros. Conseguiu fugir desta armadilha de exploração laboral.

Com esta denúncia de tráfico de pessoas entre Portugal e Espanha, as autoridades iniciaram uma investigação que culminou, agora, na detenção de um suspeito de sequestro e tráfico humano.

O homem, de 40 anos, residente na zona de Sátão (Viseu), depois de ter sido presente a primeiro interrogatório judicial, ficou com obrigação de se apresentar bissemanalmente à polícia local. Ao suspeito, que passa longas temporadas fora do nosso país, foram apreendidas, pela Directoria do Centro da PJ, algumas armas de fogo e munições de vários calibres. A polícia está no encalço de uma suposta rede que pratica este tipo de crime. "O alvo são pessoas influenciáveis", diz fonte da PJ. Para os trabalhos forçados são aliciados homens de todas as idades, obrigados a viver em Espanha em condições muito precárias.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Aznar quer eleições antecipadas em Espanha   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 05, 2010 8:31 pm

.
Aznar quer eleições antecipadas em Espanha

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1302034

O antigo primeiro-ministro espanhol José María Aznar disse hoje que o país vive "a crise mais grave" dos últimos 60 anos e pede eleições antecipadas para não prolongar "a agonia".

"O tempo deste Governo está terminado e cada dia que passe sem que os espanhóis possam expressar a sua opinião claramente e apostar numa mudança em eleições gerais é um prolongamento inútil da agonia do país", disse Aznar, na conferência das "Novas Gerações" do Partido Popular, no município espanhol de Lorca.

O presidente honorário do Partido Popular, a principal oposição ao Governo socialista de José Luis Zapatero, disse que o actual executivo "levou o país para a crise mais grave dos últimos 60 anos".

Para Aznar, "reformar o Estado" é urgente, porque "nas actuais circunstâncias não é politicamente viável nem é financeiramente sustentável", assim como é indispensável lutar contra o défice e a dívida e fazer a reforma dos sectores fiscal e laboral em Espanha.

O antigo primeiro-ministro espanhol criticou ainda a presidência espanhola da União Europeia que, em sua opinião, ficou marcada pela "insignificância".

Na próxima segunda-feira, o Presidente da República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, recebe José María Aznar no Palácio de Belém, em Lisboa.

Aznar, que chefiou o Executivo espanhol entre 1996 e 2004, preside atualmente à Fundação para a Análise e Estudos Sociais de Espanha e dá aulas na universidade norte-americana de Georgetown.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Letizia a banhos em praia algarvia   Espanha - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 10, 2010 9:50 pm

.
Letizia a banhos em praia algarvia

Hoje

Espanha - Página 2 Ng1303718

A princesa e as duas filhas fizeram uns dias de praia num castelo no Algarve.

A tradição já não é o que era e a independência feminina há muito que tem os seu momentos mais apoteóticos entre os casais reais. O último exemplo de uma vida conjugal independente vem de Espanha. Enquanto o príncipe Felipe se reunia com a família para comemorar o aniversário do tio Constantino da Grécia, Letizia, 37 anos, banhava-se nas cálidas águas algarvias em companhia das filhas, Leonor e Sofia.

A propriedade da família Pereira Coutinho em Ferrgudo, Lagoa, da qual faz parte o castelo de São João de Arade, terá sido,durante alguns dias, o refugio da princesa espanhola e das duas infantas.

A pergunta "onde está Letizia?" tornou-se já um lugar comum em Espanha. A resposta é normalmente dada pela revista Hola! e os seus paparazzi.

Desta vez foi de novo a revista cor-de -rosa que descobriu Letizia nas praias portuguesas, das quais a princesa já disse ser "fã".Como é sabido, a ex-jornalista já frequentava a costa portuguesa antes mesmo de namorar com o príncipe das Astúrias.

As escapadelas solitárias da mulher do herdeiro do trono espanhol decorrem, segundo o El País, sempre que há compromissos que envolvem a família do marido. Recentemente, outra festa familiar foi evitada com a necessidade de Letizia cuidar das filhas. Há uns meses, em idêntica situação a princesa e ela foi fotografada a esquiar no Alpes.

Desta vez a escolha recaiu em Portugal. A relação de proximidade que o casal real espanhol tem com a família Pereira Coutinho já remonta a há vários anos, sendo que é frequente João e Catarina Pereira Coutinho serem anfitriões de Letizia e Felipe. Foram inclusive convidados do casamento real.

Os dias quentes que se fizeram sentir no final da semana passada terão então sido aproveitados pela princesa para mergulhar nas águas algarvias. Esta autonomia da Letizia alimenta nos media espanhóis a ideia de que o casamento pode estar em perigo.

In DN

Espanha - Página 2 0002047C
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ruas de Olivença voltam a ter nomes portugueses   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 11, 2010 9:34 pm

.
Ruas de Olivença voltam a ter nomes portugueses

por LUÍS MANETA, Évora
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1304277

No centro histórico da cidade, 73 ruas, calçadas e becos recuperam a toponímia original, mantendo também o nome espanhol. Proposta partiu da associação Além Guadiana.

As ruas de Olivença voltam a partir deste fim-de-semana a ostentar os nomes originais portugueses. "Era uma velha aspiração", diz ao DN o presidente da associação Além Guadiana, Joaquín Fuentes Becerra, de quem partiu a proposta de recuperar os velhos nomes das ruas oliventinas. "É uma maneira de desvendar parte do nosso passado português, de os oliventinos descobrirem aspectos pouco conhecidos da sua história."

A toponímia original das ruas, que nalguns casos remonta à Idade Média, é inspirada nos antigos grémios de artesãos (como as ruas dos Oleiros e dos Saboeiros), em pessoas notáveis da vila (becos de Rui Lobo e João da Gama, faceira de Afonso Mouro, rua de Maria da Cruz) ou em santos de devoção popular (entre os quais São Bartolomeu, São Bento e Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal).

"Alguns dos antigos nomes ainda são utilizados pela população", garante Joaquín Fuentes Becerra. "Muitos outros já se perderam na memória colectiva, sobretudo nos mais jovens. Achamos que recuperar os velhos nomes é reconciliarmo-nos com a história, abrir a porta de um velho armário que leva muitos anos fechado."

A proposta da Além Guadiana, associação criada em Olivença há mais de dois anos para promover a cultura portuguesa, foi apresentada a todas as forças políticas da cidade, acabando por ser aceite pelas autoridades espanholas, que decidiram recolocar os nomes originais sem no entanto alterar a actual denominação das ruas e mantendo a mesma tipologia das placas toponímicas.

Fonte da Câmara de Olivença explica que o projecto inclui 73 ruas, becos e calçadas ao longo de todo o centro histórico, sendo editado um folheto turístico, bilingue, com as duas denominações das diversas artérias. "A maior parte da toponímia urbana de Olivença foi substituída ou modificada na primeira metade do século XX, se bem que alguns nomes originais continuem sendo utilizados pela população, como os casos das ruas da Rala, da Pedra e da Carreira."

Segundo Joaquín Fuentes Becerra, os antigos nomes das ruas são uma "janela ao passado português da vila, mas também uma ferramenta de futuro com muitas implicações". "Ao nível cultural achamos que vai despertar o interesse dos oliventinos por conhecer mais da sua história: por exemplo, poucos sabem que os Gamas mais velhos eram daqui e que o próprio navegador Vasco da Gama tinha ligações familiares com Olivença."

O projecto permitirá ainda dar visibilidade à judiaria quinhentista da povoação (a "rua da Esnoga", por exemplo, remete para a localização da antiga sinagoga). "A toponímia é também um importante recurso turístico para o crescente número de visitantes portugueses e espanhóis, mais um atractivo para uma localidade que já constitui um importante destino turístico."

O presidente da Além Guadiana destaca também o "aspecto simbólico" da apresentação dos nomes em castelhano e português, considerando ser uma "maneira de compatibilizar duas culturas, de recuperar a história e de outorgar vigência à língua de Camões".

A recuperação da toponímia original "é algo que já tínhamos proposto há bastante tempo", diz, por sua vez, o professor universitário Gonçalo Couceiro Feio, presidente do Grupo dos Amigos de Olivença, associação com sede em Lisboa e que tem como principal objectivo "pugnar, por meios não violentos, pela reintegração de Olivença em Portugal".

"É uma forma bastante relevante de preservação de uma memória colectiva que vai ao encontro do património cultural, edificado e espiritual que é português de raiz", acrescenta Gonçalo Couceiro Feio, lembrando que muitos dos cerca de 30 mil habitantes da região de Olivença "são descendentes directos de portugueses, apesar de terem visto os seus apelidos castelhanizados".

In DN

Espanha - Página 2 00020454
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Franco entregou seis mil judeus ao regime nazi   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 21, 2010 10:56 am

.
Franco entregou seis mil judeus ao regime nazi

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1308370

Fascistas terão manifestado a sua disponibilidade para contribuir para o Holocausto.

Intelectuais e políticos israelitas têm por vezes enaltecido o papel protector que o regime franquista teve para com os judeus que buscaram em solo espanhol refúgio da perseguição nazi. Mas documentos agora revelados mostram que o regime do general Franco elaborou uma lista com os nomes de seis mil judeus que estavam na altura da guerra em Espanha, tendo esta sido presumivelmente entregue a Heinrich Himmler, líder da polícia alemã Gestapo.

"No final da II Guerra Mundial o regime de Franco tentou iludir com relativo êxito a opinião pública mundial com a fábula de que tinha contribuído para a salvação de milhares de judeus do desejo de extermínio nazi. Não só era falso o que a propaganda franquista pretendia demonstrar como na Espanha do ditador houve a tentação de contribuir para acabar com o problema judeu na Europa", escreveu Jorge M. Reverte, no suplemento de ontem do El País.

O jornalista toma como ponto de partida para a sua investigação um documento descoberto por Jacobo Israel Garzón, um jornalista judeu da revista Raíces. Trata-se de uma circular emitida pela Direcção-Geral de Segurança, que os governadores civis espanhóis receberam a 13 de Maio de 1941. A missiva ordenava que enviassem à central relatórios individuais "de israelitas nacionais e estrangeiros estabelecidos na província, indicando a filiação político-social, forma de vida e actividades comerciais, situação actual, grau de perigosidade e perfil policial".

A ordem foi assinada por José María Finat y Escrivá de Romaní, que era conde de Mayalde e algum tempo depois tornou-se embaixador de Espanha em Berlim. Aí terá feito chegar a lista dos seis mil judeus a Heinrich Himmler. Tivesse a Espanha entrado na guerra e esses nomes figurariam hoje na lista dos mortos em Auschwitz, lembra Jorge M. Reverte. O conde foi galardoado várias vezes e há dez anos ganhou uma avenida com o seu nome em Hortaleza, na comunidade de Madrid. Finat chegou também a ser presidente da câmara da capital espanhola.

Quando terminou a guerra, os arquivos dos ministérios da Governação e Assuntos Exteriores foram limpos para que não houvesse provas do desejo do regime franquista em colaborar no Holocausto, refere o artigo publicado no El País.

Francisco Franco, que saiu vencedor da Guerra Civil de Espanha, que terminou a 1 de Abril de 1939 - cinco meses depois começava a II Guerra Mundial. O generalíssimo esteve no poder até 1975. O país passou depois por uma transição suave para a democracia, ao contrário de Portugal, onde houve uma revolução para acabar com a ditadura fascista de Salazar.

A monarquia manteve-se e a Espanha é hoje uma democracia que tem como sistema político a monarquia parlamentar. O Chefe do Estado é o Rei Juan Carlos, escolhido por Franco para lhe suceder, o primeiro-ministro é o socialista José Luis Rodríguez Zapatero. Apesar da transição suave, a crispação política mantém-se a um nível bastante elevado.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Aprovada proibição de véu integral em espaços públicos   Espanha - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 23, 2010 4:53 pm

.
Aprovada proibição de véu integral em espaços públicos

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1309406

O Senado espanhol aprovou hoje, com os votos dos partidos de direita, uma moção em que pede ao Governo para realizar as "reformas legais e regulamentares necessárias" para proibir o uso de véus integrais em espaços públicos.

A iniciativa, defendida pela senadora Alicia Sánchez Camacho, foi aprovada com 131 votos a favor (do Partido Popular, Convergência e União e da senadora María del Mar Caballero, do grupo misto).

Os votos contra - 129 - foram dos socialistas, do Partido Nacionalista Basco e da Entesa Catalana del Progress.

Com esta votação, o plenário rejeitou uma proposta de emenda de substituição, apresentada pelo PSOE (no poder), que propunha utilizar as medidas já existentes nas leis vigentes para dar uma resposta social ao uso da "burqa".

Depois do debate de terça feira sobre a moção, chegou a antecipar-se que poderia ser rejeitada, com indicações de que a CiU (Convergência e União) iria votar contra o PP.

Os argumentos iniciais, que o PSOE tentou expressar na sua proposta de emenda, eram de que as leis actuais permitem combater qualquer problema de segurança ou discriminação provocado pelo uso da "burqa" e que as acções deveriam incidir no sector educativo para prevenir o fenómeno.

A ausência de quatro senadores que poderiam ter dado a maioria ao grupo socialista e a mudança de opinião, à última hora, por parte dos catalães da CiU, reverteram a tendência inicial de voto.

"Uma democracia exige a luta contra todo o tipo de violência de género ou contra práticas que atentem contra a dignidade da mulher ou que signifiquem algum tipo de discriminação", refere a moção do PP.

A proposta do PP surge depois de vários municípios espanhóis, especialmente na Catalunha, terem avançado com medidas para proibir os véus integrais em espaços públicos.

O texto final da moção aprovada hoje inclui elementos da proposta do PSOE, insistindo, por exemplo, na educação para ajudar a combater o uso dos véus integrais.

As proibições adoptadas em várias autarquias espanholas incluem o apoio de várias forças políticas.

Lleida foi o primeiro município a aprovar a proibição, com os votos da CiU, do Partido Socialista da Catalunha (PSC) e do PP, tendo o mesmo ocorrido no município de El Vendrell (Tarragona), onde é mais comum ver mulheres com "burqa" e onde a proibição contou com o apoio do PSC, PP, Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) e Plataforma pela Catalunha (grupo considerado xenófobo).

Medidas idênticas foram já aprovadas em Tarragona, Barcelona, Manresa e L'Hospitalet.

Coín é o primeiro município da Andaluzia a debater a proibição, estando previstos votos adicionais em várias outras zonas.

In DN

Espanha - Página 2 10806
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Maioria das 12 vítimas mortais era jovem   Espanha - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 24, 2010 12:42 pm

.
Maioria das 12 vítimas mortais era jovem

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1309783

As 12 vítimas mortais do atropelamento por um comboio no apeadeiro da praia de Castelldefels, arredores de Barcelona, tinham entre 16 e 50 anos, segundos fontes da protecção civil e dos serviços de emergência espanhóis.

O acidente, ocorrido na quinta feira à noite, provocou ainda 14 feridos, dos quais dez continuavam hoje de manhã hospitalizados, três deles em estado crítico, distribuídos por vários hospitais da zona de Barcelona.

Equipas especializadas continuavam hoje de manhã o processo de identificação dos cadáveres das vítimas.

O acidente ocorreu quando um grupo de cerca de 30 pessoas, que acabava de chegar num comboio transurbano procedente de Barcelona(e com destino a Vilanova i la Geltru), atravessou a linha e foi colhido por outro comboio que viajava a alta velocidade.

"O comboio ia cheio de gente que ia, como eu, para a praia celebrar o SãoJoão", disse um dos testemunhos, explicando que muitos jovens começaram aatravessar a linha mal saíram do comboio.
"O último comboio vinha a alta velocidade porque não era para parar aqui",explicou.

Ignorando a passagem inferior para peões, o grupo que atravessava a linha acabou por ser surpreendido pela passagem do comboio Alaris, que ligava Valência e Barcelona.

Desde a madrugada que as autoridades instalaram no centro cívico Frederic Mompou, na praça João XXIII, um espaço para apoio aos familiares e amigos das vítimas, alguns dos quais estiveram entre os primeiros a socorrer o grupo colhido pelo comboio.

A circulação de comboios continua cortada e a zona do apeadeiro está rodeada por um perímetro de segurança.

Testemunhos descreveram, horas depois do acidente, uma situação "dantesca"com restos de corpos na via e uma grande multidão a rodear as dezenas de veículos dos serviços de emergência.

Este foi o maior acidente ferroviário em Espanha desde 2003, quando 19
pessoas morreram em Albacete no choque de dois comboios.

A Renfe, entidade que gere os comboios em Espanha, anunciou já uma
investigação mas responsáveis da empresa explicaram que as informações iniciais apontam para que todas as normas estavam a ser cumpridas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Investigação ao acidente aponta culpa à "imprudência" dos jovens    Espanha - Página 2 Icon_minitimeDom Jun 27, 2010 10:59 am

.
Investigação ao acidente aponta culpa à "imprudência" dos jovens

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1311020

Autoridades catalãs voltaram a pôr o número de vítimas mortais em 12, depois das análises de ADN aos restos dos corpos. Dois dos feridos continuam em estado grave.

"Foi uma imprudência que causou a tragédia que nos desolou a todos", disse o ministro do Fomento espanhol, José Blanco, citando os primeiros resultados da investigação ao acidente na estação de Castelldefels, na noite de São João. Doze pessoas - e não 13, como se chegou a temer - morreram colhidas por um comboio, quando atravessavam a linha férrea numa área proibida.

O ministro responsável pela pasta dos Transportes voltou a deixar um apelo: "Nunca, em caso algum, se deve cruzar a linha", indicou, "por muito seguros que estejam". Isto depois de os órgãos de comunicação social revelarem que há pessoas que o continuam a fazer, mesmo no local do acidente, em vez de usarem a passagem subterrânea da estação da localidade próxima de Barcelona.

Blanco espera que os resultados das investigações - são quatro no total - sejam revelados em breve para poder explicar o que aconteceu na noite do acidente. As famílias das vítimas criticaram as declarações sobre a "imprudência" dos jovens, havendo testemunhas que continuam a afirmar que o comboio não tinha as luzes ligadas e que por isso não era visível.

"Não havia luz nem vigilantes. Não se via nada. Se tivesse visto a luz do comboio não tinha atravessado. Dizem-se muitas mentiras e não é justo. Quero uma resposta. Sinto-me culpada porque não pude fazer nada para ajudar os outros. É muito traumático", disse ao El País em lágrimas Carolina Simbaña, que teve a sorte de escapar mas era prima de uma das vítimas mortais.

O juiz de instrução de Gavà, que investiga a tragédia, recebeu ontem a confirmação oficial dos médicos legistas que há apenas 12 vítimas - e não 13 como chegou a ser anunciado. Destas, nove já foram identificadas: seis equatorianos, dois bolivianos e dois colombianos. Mas os restos mortais não devem ser entregues às famílias nos próximos tempos, visto que é preciso identificar todos os restos biológicos encontrados.

Nos hospitais, há ainda 10 feridos, dois dos quais num estado considerado grave: uma jovem de 18 anos e uma mulher de 45 anos, ambas com fracturas na tíbia e no perónio. A situação clínica de todos está a evoluir favoravelmente.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Várias regiões espanholas resistem à lei do aborto   Espanha - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 07, 2010 2:49 pm

.
Várias regiões espanholas resistem à lei do aborto

por PEDRO CORREIA
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1315195

Navarra e Múrcia anunciam que não cumprirão diploma. Galiza levanta dúvidas.

Mesmo depois de entrar em vigor, a lei espanhola que liberaliza o aborto até às 14 semanas está a suscitar polémica. Duas comunidades autónomas, Navarra e Múrcia, anunciaram a intenção de não cumprir o diploma, que está a suscitar reservas em várias comunidades governadas pelo Partido Popular, a principal força política de oposição em Espanha. O PP dirigiu entretanto um requerimento ao Tribunal Constitucional, solicitando a apreciação da constitucionalidade dos aspectos mais controversos da lei, uma das mais emblemáticas do Partido Socialista Operário Espanhol, de José Luis Rodríguez Zapatero.

De Navarra, uma das regiões mais conservadoras de Espanha, surgiu uma recusa categórica: ali não se praticarão abortos legais. De acordo com o porta-voz do Executivo navarro, as interrupções da gravidez, nos termos previstos pela lei, serão feitas fora das fronteiras daquela comunidade. Igualmente drástica foi a reacção do presidente da região de Múrcia: Ramón Valcárcel. Segundo este dirigente do PP, "não há razões para acatar" a nova lei que regulamenta a prática do aborto em Espanha, que vigora desde segunda-feira. Navarra é governada pela UPN (União do Povo Navarro), em coligação com o Partido Socialista.

Na Galiza, o Executivo conservador está a levantar dificuldades para o fornecimento de informações às mulheres que pretendam praticar o aborto, um dos requisitos do novo diploma. E em Madrid, praça-forte do Partido Popular, o responsável pela Saúde do Executivo comunitário, Javier Jernández Lasquetty, não deixou lugar a dúvidas: "Nenhum médico irá para a prisão por recusar praticar um aborto." O direito à objecção de consciência, por parte dos profissionais da classe médica, é uma das bandeiras do PP.

A Igreja Católica e associações representativas de médicos têm estado igualmente na primeira linha da oposição à nova lei. Ginecólogos pelo Direito à Vida e a Organização Médica Colegial são duas destas associações, que criticam diversos aspectos do diploma, designadamente - como ontem sublinhava o El Mundo, na sua versão digital - a possibilidade de uma menor poder interromper a gravidez num hospital público sem os pais serem informados.

Já o presidente da câmara de Madrid, o também conservador Alberto Ruiz-Gallardón, sugeriu que a lei deve ser suspensa até o Tribunal Constitucional se pronunciar sobre o recurso do PP.

Mas o Governo socialista, que fez da ampliação dos prazos da interrupção voluntária da gravidez uma das suas principais bandeiras, pensa de maneira muito diferente. "Nem a Constituição nem a lei orgânica do Tribunal Constitucional atribuem qualquer efeito suspensivo quando o recurso se dirige contra as leis do Estado", considera o representante do Governo nas suas alegações ao Tribunal Constitucional, recordando o princípio basilar da "presunção de legitimidade do Parlamento".

O Executivo de Zapatero diz ainda esperar que a lei se cumpra em todas as parcelas de Espanha.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Espanha aumenta idade de reforma de 65 para 67 anos   Espanha - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 14, 2010 9:37 pm

.
Espanha aumenta idade de reforma de 65 para 67 anos

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1318366

O primeiro-ministro espanhol anunciou hoje que o Governo vai aumentar a idade de reforma, de 65 para 67 anos, tal como o período de cálculo das pensões, cuja reforma está actualmente a ser debatida.

As duas alterações foram confirmadas por José Luis Rodríguez Zapatero na fase final do seu discurso do estado da Nação, no parlamento em Madrid, no qual insistiu que a reforma do sistema de pensões "não está relacionada com a crise".

"Nem é um problema do presente, mas sim do futuro, devido às alterações demográficas que estamos a viver em toda a UE", disse. Em 2050 e devido ao envelhecimento da população espanhola, "haverá 1,7 pessoas a trabalhar por cada pensionista", acrescentou.

O Governo apresentou já na comissão do Pacto de Toledo (que analisa temas como o sistema de pensões) propostas de reformas que pretendem "proteger o sistema de pensões a médio e a longo prazo".

"Esperamos alcançar o máximo consenso possível", disse, explicando que o Governo quer "alargar dos 65 para os 67 (anos) a idade de reforma daqui a 12 anos" como já aconteceu noutros países europeus.

Outra alteração -- tal como aconteceu em Portugal -- será o aumento do período de cálculo das pensões. Para esta mudança, Zapatero não definiu pormenores.

Objectivo: duplicar empresas inovadoras

Zapatero aludiu ainda à aposta necessária na inovação -- "para que nos próximos cinco anos se dupliquem as empresas inovadoras em Espanha" e sejam criados meio milhão de empregos em sectores de média e alta tecnologia.

Para isso, o Governo aplicará a Lei da Ciência e o Plano Avanza 2, continuará a apostar na internacionalização da economia, na busca de um pacto energético, num plano integral para a indústria e na educação.

Ao contrário de anteriores discursos do estado da nação, Zapatero não apresentou novas medidas, limitando-se a defender as reformas já anunciadas e as medidas de resposta à crise e a reformular o modelo produtivo espanhol.

O discurso tem sido marcado por momentos muito pontuais de aplausos da bancada socialista e por algumas exclamações da oposição, nomeadamente sobre alguns dados de previsões económicas.

Ainda assim a intervenção foi muito calma e o presidente do parlamento, José Bono, apenas teve que pedir silêncio uma única vez.

"Espanha está num momento crucial para o seu bem-estar futuro. Temos que terminar esta transição o quanto antes, porque disso vai depender o nosso bem-estar, o de agora e o das próximas décadas".

O debate da nação recomeça às 16:00 com a intervenção de Mariano Rajoy, líder do Partido Popular (PP, oposição).

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Três portugueses morrem na estrada em Salamanca   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSeg Ago 23, 2010 3:58 pm

.
Três portugueses morrem na estrada em Salamanca

por DN.pt/Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1333661

Três homens de nacionalidade portuguesa e uma mulher belga morreram hoje na sequência de um choque frontal entre dois ligeiros na zona de Carrascal de Barrega (Salamanca).

Três das vítimas mortais do acidente de hoje em Salamanca (Espanha) eram portuguesas e residiam na zona de Arcos de Valdevez e a quarta vítima era de nacionalidade belga, confirmaram fontes oficiais em Espanha e Portugal.

Os três homens portugueses que morreram no acidente de viação nos arredores de Salamanca (Espanha) eram todos naturais da localidade de Águia, em Arcos de Valdevez, residindo actualmente na localidade de Vila Fonche.

A informação mais recente, que segundo a Lusa confirmou foi já fornecida às autoridades consulares portuguesas, indica que uma quarta vítima do acidente é uma mulher de nacionalidade belga e não portuguesa, como tinha sido noticiado anteriormente.


Fonte do gabinete do secretária de Estado das Comunidades, em Lisboa, confirmou que três das vítimas eram portuguesas e uma quarta é de nacionalidade belga.

Fonte policial confirmou à Lusa que as vítimas portuguesas são um homem de 43 anos, casado, que conduzia a viatura, e dois passageiros, um de 44 anos, também casado e outro de 47 divorciado.

Todos residiam na mesma localidade e viajavam num veículo ligeiro de marca Peugeot 207 que seguia em direcção a Burgos.

Esse veículo, por motivos ainda desconhecidos, atravessou o separador da autoestrada A62, próximo do quilómetro 347, e embateu num veículo de marca Chrysler Voyager e matrícula belga.

A passageira do veículo de matrícula belga morreu na sequência do embate e, como ocorreu com os passageiros do veículo de matrícula portuguesa, teve que ser desencarcerada pelos bombeiros.

Informações contraditórias surgiram inicialmente relativamente à identidade da vítima mortal do segundo veículo, de matrícula belga.

Fontes do governo local e da polícia tinham inicialmente dito à Lusa que se tratava de uma cidadã portuguesa, informação desmentida depois por um alto responsável policial e remetida para as autoridades consulares portuguesas em Lisboa.

Um terceiro veículo foi atingido por uma peça do carro de matrícula portuguesa sem que se tenham registado, neste caso, vítimas.



In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Libertação de reféns espanhóis embaraça Zapatero   Espanha - Página 2 Icon_minitimeQua Ago 25, 2010 4:35 pm

.
Libertação de reféns espanhóis embaraça Zapatero

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1334405

A libertação de dois espanhóis pelo braço magrebino da Al Qaeda causou enorme alegria em Espanha, mas também algum embaraço ao governo, obrigado a satisfazer, ainda que parcialmente, as exigências dos sequestradores, segundo os "media" e peritos espanhóis.

O governo de José Luis Rodriguez Zapatero "nunca poderá admitir de maneira formal" ter pago aos sequestradores pela libertação dos trabalhadores humanitários "simplesmente porque é ilegal", escreveu na terça feira o jornal conservador ABC.

Segundo o diário El Mundo, foi pago um montante global de 07 milhões de euros pela libertação dos três voluntários da organização não governamental (ONG) de Barcelona Accio Solidária (Acção Solidária) - Roque Pascual e Albert Vilalta, libertados na segunda feira, aos quais se junta Alicia Gamez, já libertada em Março.

A célula da Aqmi que sequestrou os espanhóis terá recebido o montante reivindicado -- 3,8 milhões de dólares -- tendo o restante ido para intermediários, adianta o jornal sem precisar as suas fontes.

De acordo com um mediador maliano envolvido no caso de reféns europeus na região do Sahel e questionado pela AFP, a Al Qaeda do Magrebe Islâmico (Aqmi) recebeu "ao todo 08 milhões de euros" da parte de Madrid.

Para o perito em Relações Internacionais Carlos Echeverria Jesus "é evidente" que foi pago um resgate "mesmo se os Estados neguem terminantemente" a transacção.

O governo espanhol não mencionou qualquer resgate quando na segunda feira oficializou a libertação dos dois cooperantes, sequestrados desde Novembro no Sahel, limitando-se Zapatero a agradecer a colaboração dos serviços espanhóis e dos governos africanos.

No entanto, numa declaração áudio, fonte do Aqmi disse que o grupo tinha aceite libertar os dois reféns espanhóis depois das suas exigências terem sido satisfeitas.

Os dois reféns foram libertados "a troco da aceitação de algumas das nossas exigências", disse a fonte, adiantando que "a opinião pública deve ser esclarecida que somos nós as vítimas, somos nós os agredidos".

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Espanha aconselha: Se conduzir, não fume   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 27, 2010 3:41 pm

.
Espanha aconselha: Se conduzir, não fume

por DN.pt
Hoje

"Fumar enquanto conduz pode matar em dois segundos". É este o mote da campanha de prevenção rodoviária que as autoridades espanholas lançaram este Verão, visando reduzir a sinistralidade rodoviária numa altura de regresso de férias.

A ideia surge suportada na estatística deste Verão: segundo os dados da Direcção Geral de Tráfego (DGT) espanhola, 40 por centos dos acidentes mortais nas estradas foram provocados por distracções. Faltas de atenção que, diz a DGT não se resumem a actos como falar ao telemóvel.

"Há distracções de que os condutores não têm consciência", explica fonte da DGT à edição de hoje do jornal El Pais. "Nem todos temos assumido que fumar também distrai", lembra.

"Procuras o maço, acendes um cigarro e fumas... são demasiados segundos se estás ao volante". É esta a ideia da DGT.

A mesma fonte afirma ao El Pais que, no período de férias de Verão, a velocidade média dos veículos nas estradas aumenta em 3 quilómetros/hora. E lembra: "A 120 quilómetros por hora é preciso um espaço superior a um campo de futebol para imobilizar o veículo".

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Desarticulada rede de exploração sexual de homens   Espanha - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 1:05 pm

.
Desarticulada rede de exploração sexual de homens

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1336512

A polícia espanhola desarticulou, pela primeira vez em Espanha, uma rede dedicada à exploração sexual de homens que aliciava no Brasil e a quem dava droga "para se prostituírem 24 horas por dia".

Aos homens era dada cocaína, "popper" (uma droga para a estimulação sexual) e Viagra.

A investigação policial, que começou em Fevereiro, levou à detenção de 14 pessoas em diferentes províncias espanholas, disse hoje a Direcção Geral da Polícia e Guarda Civil, em comunicado.

Depois de serem aliciados no Brasil, a organização facilitava às vítimas uma "bolsa de viagem" e o bilhete de avião que era comprado com cartões falsificados.

As vítimas viajavam enganadas quanto às condições de trabalho e, sobretudo, quanto ao montante que deviam devolver à organização para pagarem os gastos da viagem.

De início, a rede afirmava que só deveriam pagar o custo do bilhete, mas mais tarde exigia quantidades que chegavam a superar os quatro mil euros.

Chegados a Espanha, o cabecilha da organização, que vivia em Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares, dividia os homens por várias províncias espanholas, conforme as necessidades dos bordéis para onde iam trabalhar.

Os homens deviam entregar 50 por cento dos ganhos aos donos dos bordéis, acrescidos de 200 euros pelo alojamento e alimentação.

Se se negassem ou causassem algum tipo de problema, os responsáveis da rede ameaçavam matá-los.

A organização atraía os clientes através de anúncios na secção de classificados dos jornais e também na Internet, onde punham as fotografias dos homens disponíveis.

Além do crime contra os direitos dos cidadãos estrangeiros, relativos à prostituição, contra os direitos dos trabalhadores e associação ilícita, os responsáveis pela rede estão também acusados de proporcionar drogas e outras substâncias ilegais, tanto a clientes, como às próprias vítimas.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Arranca julgamento do maior caso de corrupção espanhol   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 1:01 pm

.
Arranca julgamento do maior caso de corrupção espanhol

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1346952

Uma centena de arguidos senta-se hoje no banco dos réus num tribunal da localidade espanhola de Marbella, no arranque do maior julgamento por corrupção numa autarquia da história de Espanha.

Juan Antonio Roca é o principal arguido, sendo acusado de vários crimes de corrupção como líder da rede que levou à detenção de vários autarcas e provocou eleições antecipadas na região.

Roca arrisca uma pena de 30 anos de cadeia e multas de até 810 milhões de euros por crimes de corrupção que alegadamente envolveram o desvio de mais de 670 milhões de euros.

A rede de corrupção passou por três alcaides de Marbella, o falecido Jesus Gil, o seu sucessor Julian Muñoz -- um dos nomes que ainda hoje marca o jet-set espanhol - e a sucessora deste, Marisol Yague.

Durante 14 anos, Roca controlou tudo no urbanismo de Marbella e com a sua queda arrastou 99 outras pessoas, incluindo dois alcaides e 19 vereadores, além de empresários e nomes sonantes da sociedade de Marbella.

Prevê-se que o julgamento que hoje arranca dure pelo menos um ano.

O caso tornou-se um dos que mais interesse suscitou em Espanha nos últimos anos com as investigações a demonstrar a riqueza que os elementos da rede e, especialmente Roca, acumularam ao longo dos anos.

A investigação baseia-se, numa primeira fase, em documentos do próprio Roca, obtidos pela polícia, e em que este detalhava todas as operações da complexa rede de empresas que geriu todo o esquema de corrupção.

Os documentos chegam a detalhar os subornos a membros da autarquia, os pagamentos a empresários e as acções levadas a cabo para branquear o capital, envolvendo uma rede de 71 empresas.

Estima-se que ao longo da sua operação a rede desviou e branqueou pelo menos 670 milhões de euros.

Por isso Roca chegou a ser um dos homens mais ricos de Espanha, com avião privado, helicóptero e heliporto particular, casas e palácios em todo o país, quintas, hotéis e um picadeiro, além de obras de arte de primeira qualidade.

Um património que incluía 273 quadros assegurados por oito milhões de euros quando o rendimento declarado de Roca e da sua mulher -- entre 1994 e 2007 -- ascendeu a menos de um milhão de euros.

A rede funcionava, essencialmente, através de negócios com os principais empresários da zona, que compravam terrenos a preços muito abaixo do de mercado ou obtinham licenças em zonas não definidas para construção de habitação.

O resultado foi a construção de mais de 18 mil casas que são, formalmente, ilegais

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Caminhos de Santiago começam em Lisboa e com pastéis de nata   Espanha - Página 2 Icon_minitimeQua Set 29, 2010 11:10 am

.
Caminhos de Santiago começam em Lisboa e com pastéis de nata

por CÉU NEVES
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1347644

São católicos, mas não praticantes. São desportistas, mas ficam-se pelas caminhadas. Apreciam a cultura, mas querem ser mais do que espectadores. Vivem em Espanha e queriam conhecer Portugal. Juntaram tudo isto e resolveram fazer um dos Caminhos de Santiago de Compostela, com início, ontem, na Sé de Lisboa. E, pelo caminho, fazem intercâmbio com os produtos da sua ilha, Ibiza. São o Juan, o Kiko e o Jaime e têm o apoio de empresas e de câmaras dos dois países. Ontem trocaram pastéis de nata com buñuelos.

Juan Miguel Guash, 31 anos, técnico de ar condicionado, e Kiko Vega, com a mesma idade, monitor, são os caminheiros desta viagem de 28 dias. Esperam chegar no dia 24 de Outubro a Santiago de Compostela, com uma media diária de 30 quilómetros. A distância entre a capital portuguesa e a cidade espanhola ronda os 600 Km. Jaime Mari Costa, 43 anos, agente imobiliário é o ?estafeta? que transporta artesanato, gastronomia e música. Viaja de carro e vai recebendo os produtos ao longo da caminhada. Já na Galiza, em Tui, juntam-se as esposas, a noiva, a mãe e os amigos, num total de dez pessoas a completar o percurso. Trajam camisolas verdes com as iniciais da organização a que pertencem, a Associação Desportiva Pitiusa (ilhas Ibiza e Formentera) para o Intercâmbio Cultural e alimentam um diário em www.adpic.es.

“Os Caminhos de Santiago de Compostela faziam-se, no início, por uma questão religiosa, mas isso mudou. Na actualidade, há quem faça os caminhos por uma questão religiosa, cultural ou desportiva...”, explica Kiko Vega. E acrescenta: “Não quisemos ficar pela caminhada e resolvemos fazer intercâmbio com os produtos das ilhas. Queremos a dar a conhecer a nossa e a vossa cultura”. Tudo ofertas. E, para a sua própria viagem, dizem não precisar de mais de 30 euros por dia.

Ontem, no primeiro dia e com um percurso curto, entre a Sé de Lisboa e o Parque das Nações, trouxeram buñuelos (uma espécie de sonhos) e levaram pastéis de nata. Hoje, em que os quilómetros começam a doer, entre Lisboa e Alverca do Ribatejo, vão substituir garrafas de Isleña por Sagres, marcas de cerveja de ambos os países. Em Barcelos, trocam cerâmica de Ibiza com o famoso galo e as trocas sucedem-se até chegar a Santiago de Compostela. O ponto de encontro está previsto para um domingo, porque é um dia festivo, sobretudo em 2010, ano Jacobeu (o 25 de Julho, dia de Santiago, coincide com o Domingo).


http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1673775&seccao=Sul

In DN

Espanha - Página 2 Amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: EDP investe 600 milhões em Espanha até 2013   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 02, 2010 8:47 pm

.
EDP investe 600 milhões em Espanha até 2013

por ILÍDIA PINTO
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1348862

Eléctrica portuguesa é o terceiro produtor de renováveis e o segundo distribuidor de gás natural no país vizinho, além de ser o quarto produtor eléctrico, e quer reforçar a posição.

Em plena crise, a EDP vai investir cerca de 600 milhões de euros "nos próximos dois a três anos", para reforçar a sua presença em Espanha nos sectores das energias renováveis e na expansão da rede de electricidade e gás. O montante a investir atesta a importância "qualitativa e quantitativa" que a eléctrica portuguesa atribui ao mercado espanhol.

"É um investimento em renováveis e em redes de gás e electricidade, de acordo com o plano de negócios", afirmou à Lusa João Manso Neto, administrador da EDP, salientando que o mercado ibérico continua a ser o mercado core da EDP.

"Espanha, do ponto de vista das renováveis, tem uma regulação relativamente estável e isso é importante. E somos já o segundo distribuidor de gás, o que permite uma expansão rentável e segura dos activos de gás", sublinhou.

Manso Neto recordou a compra das redes de gás na Cantábria e Múrcia - num total de 2394 quilómetros de rede de distribuição de baixa pressão e de 248 mil postos de abastecimento, adquiridos à Gas Natural por 330 milhões de euros -, operação realizada já "no sentido de potenciar esse crescimento".

Recorde-se que esta aquisição permitiu à EDP consolidar a sua posição como um dos principais distribuidores de gás natural em Espanha, com uma carteira de 1,4 milhões de clientes. Aumentou, ainda, a sua quota de mercado de 10 para 14% em pontos de abastecimento. No total da Península Ibérica, são mais de um milhão os clientes de gás natural da EDP, sendo que a empresa possui mais de 270 mil serviços de manutenção, com redes próprias de distribuição elétricas e/ou de gás em Aragão, Astúrias, Cantábria, Castela-Leão, Catalunha, Comunidade Valenciana, Estremadura, Madri, Múrcia, Navarra e País Basco.

Manso Neto falava à Lusa em Madrid, onde recebeu, em nome da empresa, o prémio de "Mérito Empresarial - Empresa Portuguesa em Espanha", atribuído pela Câmara Hispano-Portuguesa.

"Mais de metade das receitas líquidas da EDP são de fora de Portugal, mas Espanha é o nosso grande mercado depois de Portugal. Somos aqui o quarto produtor eléctrico, terceiro em renováveis e segundo distribuidor de gás. Mais de 20% do EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da EDP vem de Espanha", lembrou o gestor.

Manso Neto admite que Espanha continua a ser um mercado difícil, mas diz que a EDP "nunca foi discriminada por ser de capital português", apostando sempre na sua política de gestão em questões como a flexibilidade, na importação e exportação de práticas.

Sobre as empresas que compram, o gestor salientou: "Queremos manter, mais do que as marcas, a identidade das empresas que existam para que as pessoas no terreno mantenham a autonomia."

In DN

Espanha - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: 95 arguidos no maior caso de corrupção em Espanha   Espanha - Página 2 Icon_minitimeDom Out 03, 2010 3:09 pm

.
95 arguidos no maior caso de corrupção em Espanha

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1349137

Quatro anos depois de o escândalo Malaya ter rebentado, começou o julgamento de Juan Antonio Roca e dos seus cúmplices.

Dois ex-presidentes da câmara de Marbelha, duas dezenas de vereadores e funcionários, mais de 30 empresários e um homem por detrás do maior escândalo de corrupção municipal e urbanístico alguma vez julgado em Espanha: o caso Malaya. O julgamento começou na semana passada na sala 4 da Cidade da Justiça de Málaga, que teve de sofrer obras de meio milhão de euros para poder acolher os 95 arguidos e respectivos advogados, assim como os 300 jornalistas que vão seguir de perto o caso com mais de 200 mil páginas.

O escândalo rebentou em 2006, com a detenção daquele que é considerado o cérebro da operação: Juan Antonio Roca. Era pelo assessor de Urbanismo da câmara de Marbelha, antigo braço direito do ex-presidente Jesús Gil (já falecido), que passavam todos os negócios sujos. Pelo menos 33 empresários são suspeitos de pagar para obterem licenças de construção. O dinheiro era repartido pelos colaboradores de Roca, incluindo os presidentes da câmara. Um grupo de advogados estava encarregado de fazer a lavagem de dinheiro.

Segundo a acusação, liderada pelo procurador Juan Carlos López Caballero, nenhuma operação urbanística em Marbelha era aprovada sem o aval de Roca - o único dos arguidos que continua detido. Durante os anos em que o GIL (Grupo Independente Liberal, de Jesús Gil) governou a cidade, terão sido construídas mais de 30 mil casas ilegais. Roca, que é suspeito de ter branqueado cerca de 240 milhões de euros durante dez anos, arrisca uma pena de prisão de 30 anos e o pagamento de uma multa de até 810 milhões de euros.

O julgamento do caso Malaya deverá durar um ano, mas há outros processos relacionados que ainda estão a ser investigados. Um deles envolve Julián Muñoz, ex- -presidente da câmara, a ex-mulher Maite Zaldívar e a ex-companheira, a cantora Isabel Pantoja. As duas são suspeitas de lavagem de dinheiro e devem sentar-se também no banco dos réus.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Tomás derrota Trinidad nas primárias madrilenas   Espanha - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 04, 2010 12:39 pm

.
Tomás derrota Trinidad nas primárias madrilenas

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1349419

Líder dos socialistas madrilenos bate favorita de Zapatero. Em Maio vai disputar a presidência da comunidade com Aguirre.

Está eleito o candidato socialista que vai enfrentar a poderosa presidente da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre, nas eleições autonómicas de 22 de Maio: Tomás Gómez, de 42 anos, líder do Partido Socialista de Madrid, derrotou nas primárias de ontem a candidata favorita dos socialistas nacionais e do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, a ministra Trinidad Jiménez.

Naquelas que foram as primeiras primárias do PSOE para escolher o candidato às eleições autonómicas na capital espanhola, 18 mil militantes socialistas eram ontem chamados a votar. 73% deles exerceram esse direito. 7500 optaram por votar em Gómez e 7019 preferiram apoiar Trinidad, que no Executivo de Zapatero é responsável pela pasta da Saúde. No mesmo dia houve primárias noutras 13 comunidades, como Canárias ou Murcia.

Este resultado permite tirar desde já algumas consequências para o primeiro-ministro espanhol, que fez da candidatura da ministra quase uma aposta pessoal. Esta derrota de Trini, diminutivo pelo qual é conhecida, fragiliza o chefe do Governo.

Isto numa altura em que Zapatero e o seu partido continuam em queda nos inquéritos de opinião em relação ao Partido Popular. A maior formação da oposição em Espanha, a que pertence Aguirre, surge na última sondagem da Metroscopia para o El País com 43% das intenções de voto. E o PSOE aparece apenas com 28,5%. O estudo de opinião, ontem divulgado, foi realizado quinta-feira, um dia após a greve geral em Espanha.

Zapatero é alvo de forte contestação pelas duras medidas de austeridade que o seu Governo tem vindo a aprovar e tenciona pôr em prática para conseguir reduzir o défice e controlar a dívida.

Tomás Gómez e Trinidad Jiménez travaram uma campanha marcada por acusações mútuas. O campo apoiante da ministra chegou a acusar o rival de reprogramar os seus eventos para visitar exactamente os mesmos locais do que ela e o campo do líder dos socialistas madrilenos assegurava precisamente o contrário. Ao longo de vários dias, contou o El País, os dois candidatos estiveram nos mesmos sítios separados por pouquíssimas horas.

Os partidários de Trinidad tentaram colar Gómez a à imagem de que era um candidato de direita. A coisa foi de tal ordem que obrigou a secretária da organização do PSOE, Leire Pajín, a intervir para acalmar os ânimos. No final da campanha os dois rivais evitaram atingir-se directamente. E ontem, numa jornada sem incidentes, mobilizaram ao máximo os militantes socialistas.

Ao tomar conhecimento da sua vitória, ontem à noite, por uma margem de 481 votos, Gómez, que contava com o apoio dos socialistas regionais madrilenos e alguns históricos do PSOE, declarou que considerava a ministra da Saúde uma "rival formidável".

O ex-autarca da cidade de Parla aproveitou para agradecer aos que o apoiaram, numa altura em que, segundo os media espanhóis, já choviam no Twitter críticas ao primeiro-ministro e também secretário-geral do PSOE por ter deixado transparecer a sua preferência por Trinidad e também por ter tentado intervir nos assuntos ligados à Comunidade de Madrid.

In DN

Espanha - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Espanha - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Espanha   Espanha - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Espanha
Ir para o topo 
Página 2 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» As 100 mais famosas receitas do mundo
» Karting
» Mundial de Futebol 2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Europa-
Ir para: