Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Espanha

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Trabalhadores nus contra encerramento de fábrica   Espanha - Página 5 Icon_minitimeQui Jun 16, 2011 3:34 pm

.
Trabalhadores nus contra encerramento de fábrica

por DN.pt
Hoje

Espanha - Página 5 Ng1554408



É ao som de YMCA, dos Village People, que os trabalhadores da ABB se manifestaram devido ao encerramento da empresa, como conta o El Mundo.

A forma de protesto escolhida foi a realização de um vídeo, onde se mostram a trabalhar completamente nus, apenas com ferramentas a taparem os órgãos genitais.

Apesar de o vídeo ser uma espécie de sátira cómica ao fecho da fábrica, os trabalhadores alertam para o facto de ser uma situação séria, onde 160 pessoas vão ficar sem trabalho.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Dezenas de milhares gritaram "não pagamos a crise"   Espanha - Página 5 Icon_minitimeDom Jun 19, 2011 11:26 pm

.
Dezenas de milhares gritaram "não pagamos a crise"

por Lusa
Ontem

Espanha - Página 5 Ng1556763

Contra a crise e o desemprego, dezenas de milhares de espanhóis de todas as idades invadiram hoje as ruas de Madrid a gritar palavras de ordem como: "não pagamos a crise".

A multidão formou-se quando seis cortejos de todos os bairros de Madrid se juntaram frente ao Parlamento, no centro.

"Contra o desemprego. Organiza-te e luta. Vamos marchar juntos contra o desemprego", lia-se num grande cartaz que liderava o caminho da "coluna sudoeste", que partiu de manhã de Leganes, uma comunidade-dormitório a cerca de quinze quilómetros a sul de Madrid.

"Nós não somos mercadoria nas mãos de políticos e banqueiros", estava escrito a letras vermelhas num outro cartaz.

Ao microfone, um manifestante gritava: "Vamos preparar uma greve geral. Nós vamos parar o país".

"Os bancos e os governos que provocaram esta situação devem estar cientes de que não estamos de acordo com as medidas e os cortes nos orçamentos. Temos a intenção de ser ouvidos e vamos conseguir", assegurou a plataforma que organizou a manifestação por toda a Espanha.

Cinco semanas depois de ter surgido o movimento dos "indignados", que se espalhou por todo o país, os espanhóis não desmobilizaram e continuam a lutar.

O jornal "El Mundo", que cita a polícia, avança com 35 a 40 mil manifestantes.

O movimento dos "indignados", que apareceu em Espanha a 15 de maio, junta jovens e cidadãos de todos os setores da sociedade, que protestam contra o desemprego (21,29 da população ativa), a precariedade social e os políticos, que acusam de não os representarem.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Indignados de Valência em marcha a pé até Madrid   Espanha - Página 5 Icon_minitimeSeg Jun 20, 2011 9:36 am

.
Indignados de Valência em marcha a pé até Madrid

por DN.pt
Hoje

O movimento Valência Acampada partiu esta segunda-feira para uma marcha de 34 dias, entre aquela cidade e Madrid, de modo a explicar, às populações por onde passar, as causas que defende e atrair mais pessoas para a grande manifestação marcada para 23 de Julho, na capital espanhola.

O trajecto terá 500 quilómetros e o grupo visitará 29 povoações, onde realizarão assembleias para recolher exigências das populações aos políticos, revela o El Mundo. A primeira fase passará por Xàvita, a segunda por Albacete e, por fim, Madrid, onde o movimento se juntará às marchas de outras regiões autónomas de Espanha, para apresentar as exigências do povo.

"Saímos dos nossos lares, com meios escassos, para levar a indignação ao interior da península como soma à expansão do movimento a nível internacional", afirmou o colectivo Valência Acampanda, convidando todas as pessoas "que desejem trocar o sistema político e económico por uma democracia verdadeira, participativa e por um mundo mais justo", sem distinção de "ideologia, cor de pele, género ou situação económicas".

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Zapatero defende conclusão da legislatura   Espanha - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 21, 2011 11:28 pm

.
Zapatero defende conclusão da legislatura

por Lusa
Ontem

Espanha - Página 5 Ng1558692

O primeiro-ministro espanhol assegurou hoje que há "razões bastantes objectivas" e de "interesse geral" para concluir a legislatura, por ser necessário concretizar reformas em curso para assentar a recuperação económica.

No debate na sessão de controlo ao Governo no Senado, José Luis Rodríguez Zapatero respondeu a uma interpelação do porta-voz do Partido Popular (PP, oposição), Pio Garcia Escudero, que considerou que o Executivo "está sem pulso e em fase terminal".

Espanha está a viver um panorama de "decomposição política, económica e democrática" necessitando "urgentemente" de uma antecipação do calendário eleitoral, afirmou.

Garcia Escudero instou Zapatero a ser consciente "da imagem tão imprópria e tão lamentável que Espanha está a dar ao mundo".

"Se não tem sabido estar, então que saiba ir-se em boa hora, deixe de ser um obstáculo", disse, citando depois um verso de Pablo Neruda para analisar o legado de Zapatero: "tudo em ti foi naufrágio".

Zapatero acusou o PP de gerar alarme e desconfiança, insistindo que concluirá as reformas previstas porque o compromisso com o país está acima de qualquer interesse pessoal ou partidário.

Um partido, disse, que "sofre" quando se adoptam medidas duras e difíceis mas que aceita pelo interesse geral.

"Só quem sabe sofrer coloca o interesse geral acima do interesse eleitoral, de partido e do interesse a curto prazo, que é o que vocês têm representado. Assim não servem Espanha. E espero que nem se sirvam a vós próprios", afirmou.

Para Zapatero, as razões que aconselham a continuar com a legislatura são "bastante objectivas, bastante razoáveis e têm que ver com o interesse geral".

Em resposta às críticas, Zapatero destacou as reformas iniciadas pelo seu Governo em 2009, que têm dado credibilidade à solvência das contas espanholas num marco de intensas turbulências.

"Deveria agradar-lhe e deveria dizer que estamos a aguentar a capacidade de nos financiarmos porque é vital para o país e porque dá confiança aos mercados não transmitir alarme, dramatismo e dificuldades", disse ao porta-voz do PP.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Espanhóis da Frota da Liberdade aceitam não ir a Gaza   Espanha - Página 5 Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 11:04 am

.
Espanhóis da Frota da Liberdade aceitam não ir a Gaza

por dn.PT
Hoje

Os activistas espanhóis que se juntaram à Frota da Liberdade e que ocuparam a embaixada de Espanha na Grécia aceitaram não ir à Faixa de Gaza desde que as autoridades gregas autorizem o seu barco a deixar o porto de Kolymbari,em Creta.

A Frota da Liberdade pretendia levar ajuda humanitária a Gaza e furar o bloqueio naval imposto por Israel. Mas o governo grego considerou que os barcos da frota atracados nos seus portos são um "perigo" para a segurança do Mediterrâneo Oriental. Vários barcos tentaram fugir, mas a guarda costeira de Atenas conseguiu impedi-los. O objectivo das tripulações cujos barcos estão atracados em Creta passou a ser "salvar as embarcações a todo o custo".

Após o acordo entre a tripulação do 'Alakrana', de 45 pessoas, o Ministério dos Exteriores de Espanha vai contactar a Grécia para que o barco possa deixar Creta, onde se encontra sob forte vigilância do corpo de operações especiais da Guarda Costeira grega, escreve o El Mundo.

A única condição para este acordo, imposta tanto por Espanha como pela Grécia, é que barco regresse a águas espanholas e não siga para Gaza, o que foi aceite pelos activistas para evitar que os gregos confisquem a embarcação.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Quatro feridos no primeiro dia do festival de San Fermin   Espanha - Página 5 Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 3:31 pm

.
Quatro feridos no primeiro dia do festival de San Fermin

por DN.pt e Lusa
Hoje

Espanha - Página 5 Ng1571859

Pamplona, em Espanha, recebe todos os anos centenas de pessoas que procuram a emoção das corridas de Touros do Festival de San Fermin. A primeira largada deste ano conta já com quatro feridos confirmados. A notícia é avançada pela CNN.


O primeiro dia das corridas anuais de touros em Pamplona, que percorrem a parte velha da cidade, contou com a participação de centenas de "corredores", que tentavam ir "um passo à frente" dos animais. Segundo fonte oficial da Cruz Vermelha 4 pessoas tiveram de ser assistidas no hospital local. Fontes dos serviços de emergência confirmaram que os quatro feridos, que receberam assistência hospitalar, registavam traumatismos de vários tipos.

Os comentadores da estação televisiva espanhola TVE consideraram que a corrida teve um começo seguro, relativamente à perigosa tradição, que regista 15 mortos desde que as corridas tiveram início, em 1924. A corrida é transmitida pela TVE, que paga à cidade de Pamplona pelos direitos exclusivos e posiciona 20 câmaras ao longo do percurso. A maior parte dos corredores são homens, que vestem um fato tradicional, branco, e, envergam lenços vermelhos. As mulheres que participam na corrida são muito poucas.

Os seis touros chegaram do rancho de Torrestrella e pesavam entre 470 e 635 quilogramas. Os touros são mortos ao fim do dia, quando se realiza a tourada.

As corridas continuam por mais sete dias, até 14 de Julho e são a principal atracção do festival em Pamplona, que atrai centenas de pessoas por ano.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: N.º 2 do Governo demite-se para preparar candidatura   Espanha - Página 5 Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 4:16 pm

.
N.º 2 do Governo demite-se para preparar candidatura

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 5 Ng1573116

O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, anunciou hoje que abandona de imediato o executivo para assumir a candidatura a presidente do Governo, pelo PSOE, nas próximas eleições legislativas, marcadas para Março de 2012.

Espanha: Rubalcaba deixa executivo para assumir candidatura à chefia do Governo

"Informei o primeiro-ministro, hoje, da minha decisão de abandonar o Governo de forma imediata", explicou Alfredo Pérez Rubalcaba, actual número dois do executivo liderado por José Luis Rodríguez Zapatero.

"Se continuasse [no Governo] não poderia realizar como quero as minhas tarefas como ministro. A partir de amanhã [sábado], estarei plenamente comprometido com o meu partido", explicou.

Rubalcaba anunciou a sua decisão na conferência de imprensa semanal depois do Conselho de Ministros, explicando que decidiu esperar até hoje para o anunciar, por "respeitar as formas e os tempos".

O anúncio foi feito na véspera de Rubalcaba assumir formalmente o cargo de candidato do PSOE às próximas eleições legislativas, o que ocorrerá no sábado, na reunião do Comité Federal do partido.

O até aqui porta-voz do Governo recordou que desde que foi designado candidato do PSOE, se comprometeu a abandonar o Governo quando o seu papel como candidato dificultasse as suas tarefas no executivo.

"Sou maníaco das formas e dos tempos. Este é o momento e o lugar de o dizer", referiu, afirmando que tinha dito ao chefe do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, que abandonaria os cargos no executivo assim que fosse formalmente nomeado candidato socialista.

"Não vou estar em condições de dedicar ao Governo todo o esforço que o Governo exige. Não é compatível com o cargo que amanhã [sábado] vou aceitar", disse, ainda que insistindo "não haver nenhuma incompatibilidade política entre o Governo e a candidatura de um partido".

A oposição espanhola tem criticado nas últimas semanas o que considera ser a incompatibilidade entre ser membro do Governo e candidato do PSOE às próximas eleições, argumento que o próprio Rubalcaba rejeitou.

In DN

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Rubalcaba nomeado candidato socialista a primeiro-ministro   Espanha - Página 5 Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 5:09 pm

.
Rubalcaba nomeado candidato socialista a primeiro-ministro

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 5 Ng1574198

O Comité Federal do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), ratificou hoje o nome do ex-ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, como candidato socialista às próximas eleições gerais espanholas.

Alfredo Rubalcaba, número dois do actual primeiro-ministro espanhol, anunciou esta sexta-feira que deixará de imediato o Governo para se dedicar em exclusivo a preparar as próximas eleições gerais à frente dos socialistas espanhóis.

A nomeação do ex-ministro do Interior espanhol e porta-voz do Governo surge depois de José Luis Zapatero ter anunciado em Abril que não se iria recandidatar a primeiro-ministro nas próximas eleições gerais, previstas para o início de Março do próximo ano.

O Comité Federal do PSOE reuniu-se este sábado em Madrid para confirmar oficialmente Rubalcaba como o candidato do partido, pouco antes de este pronunciar o seu discurso como aspirante a líder do Governo espanhol perante 1.200 militantes e convidados.

A sua saída do Governo obrigará Zapatero a proceder a uma remodelação governamental apenas oito meses antes das próximas eleições.

Nas próximas eleições, Alfredo Rubalcaba irá defrontar o líder do Partido Popular (PP) espanhol, Mariano Rajoy, que foi derrotado em 2004 e 2008 por Zapatero.

In DN

Idea
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Ladrões do 'Códice' terão dormido na catedral   Espanha - Página 5 Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 2:30 pm

.
Ladrões do 'Códice' terão dormido na catedral

Hoje

Espanha - Página 5 Ng1574748

A catedral de Santiago de Compostela continua a ser objecto de investigações policiais. Autores do "roubo do século" incorrem em penas até cinco anos de prisão, mas o valor da obra pode atingir cem milhões de euros

Quatro dias após ter sido dado o alarme, a polícia espanhola continua a desenvolver o máximo de esforços para tentar encontrar o Códice Calixtino. A obra, que data do século XII e cujo valor, segundo um perito, pode atingir os cem milhões de euros foi roubada da Catedral de Santiago de Compostela não se sabe bem quando.

O diário Correo Gallego revelava, na sua edição de ontem, que a polícia suspeita que os ladrões - "duas ou três pessoas" - terão "dormido" na catedral, tendo em conta que não existem quaisquer sinais de arrombamento.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Roubo do 'Códice' afecta política galega   Espanha - Página 5 Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 2:51 pm

.
Roubo do 'Códice' afecta política galega

Hoje

Espanha - Página 5 Ng1575509

As autoridades continuam sem pistas sobre o paradeiro do Códice Calixtino, roubado da Catedral de Santiago de Compostela, mas a polícia teme que a obra seja vendida no Norte da Europa. Isto numa altura em que o caso começa a assumir dimensão política.

O chefe do Executivo galego, Alberto Núñez Feijóo, disse que "a prioridade é determinar o que aconteceu" e clarificar "quando desapareceu" o Códice, não deixando porém de salientar que a obra pertence à Igreja e, como tal, a responsabilidade pela sua segurança também.

Socialistas e nacionalistas, na oposição, não se mostram convencidos com as explicações de Feijóo e consideram que o Governo galego deve velar pela protecção do património da Galiza. Ambos os partidos já pediram esclarecimentos no Parlamento local.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Zapatero remodela e PSOE estuda antecipar eleições   Espanha - Página 5 Icon_minitimeTer Jul 12, 2011 11:32 am

.
Zapatero remodela e PSOE estuda antecipar eleições

Hoje

Espanha - Página 5 Ng1576528

O primeiro-ministro espanhol anunciou ontem a sua nona remodelação governamental desde que chegou ao poder, em 2004. O jornal 'El País' aponta já o dia 27 de Novembro como data possível das legislativas

Em apenas dez minutos, José Luis Rodríguez Zapatero anunciou ontem em La Moncloa a sua nona remodelação governamental no espaço de seis anos: Antonio Camacho é o novo ministro do Interior, José Blanco é o novo porta-voz do Executivo de Espanha, Elena Salgado e Manuel Chaves tornam-se a primeira e o segundo vice-primeiros-ministros do país.

In DN

Espanha - Página 5 00020681
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Espanha sobe valor do salário que não pode ser penhorado   Espanha - Página 5 Icon_minitimeQui Jul 14, 2011 10:24 am

.
Espanha sobe valor do salário que não pode ser penhorado

por DN.pt
Hoje

O Congresso espanhola vota hoje uma proposta do PSOE que visa ajudar as famílias que não podem pagar as hipotecas das suas casas. O decreto, que deverá ter apoio dos outros grupos parlamentares, aumenta a percentagem mínima de um salário que não pode ser penhorado por dívidas à banca.

A proposta já foi acordada entre o PSOE, o PP e a CIU durante o último debate do estado da nação. "A norma sobe para 961 euros - 641 euros do salário mínimo inter profissional, mais 50% - o valor do salário que não pode ser embargado pelo não pagamento de uma hipoteca e limita os abusos nos leilões de imóveis. Neste sentido, aumenta-se de 50 para 60% o valor da avaliação como preço mínimo de um imóvel leiloado, ao mesmo tempo que se reduz o depósito prévio necessário para participar num leilão e obrigada a deixar por escrito o compromisso de estabelecer leilões pela Internet", escreve hoje o El Mundo.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: 'Indignados' conquistam Madrid   Espanha - Página 5 Icon_minitimeDom Jul 24, 2011 10:24 am

.
'Indignados' conquistam Madrid

Hoje

Espanha - Página 5 Ng1588091

Seis "colunas" de indignados convergiram ontem ao final da tarde para as Portas do Sol, no centro de Madrid, onde há pouco mais de quatro meses sucederam as primeiras manifestações do movimento do 15 de Março (15-M).

Hoje o dia é dedicado à discussão de temas e vias de acção para os próximos meses, de forma a evidenciar a actualidade do 15-M, que surgiu como movimento de protesto contra a situação económica e política em Espanha, e a "paralisia do sistema", como sustentam os seus promotores.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: "Indignados" voltam a marchar pelas ruas de Madrid   Espanha - Página 5 Icon_minitimeDom Jul 24, 2011 10:18 pm

.
"Indignados" voltam a marchar pelas ruas de Madrid

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 5 Ng1588624

Alguns milhares de "indignados", do movimento de protesto 15-M, marcharam hoje nas ruas de Madrid reivindicando uma mudança política e social em Espanha.

A manifestação teve início na estação de Atocha e seguiu até à praça central Puerta del Sol, palco principal das manifestações de há dois meses, com os participantes a exibirem cartazes onde se podia ler, por exemplo, "O capitalismo é o genocida mais respeitado do mundo".

No caminho, ainda tentaram passar perto do Parlamento espanhol, mas foram barrados pela polícia.

Na praça emblemática Puerta del Sol, concentraram-se "indignados" que viajaram de vários pontos de Espanha, das regiões da Galiza, País Basco, Catalunha ou Valência, referiu a agência espanhola Efe.

Em comunicado, os criadores do Movimento 15-M explicaram que a manifestação de hoje, a "Marcha Popular Indignada", é uma nova proposta de mobilização "social, pacífica e não violenta" e junta-se ao "espírito construtivo, democrático e inclusivo" daquele movimento.

O movimento de protesto conhecido como 15-M surgiu após uma manifestação realizada no passado dia 15 de maio, quando milhares de pessoas se concentraram de forma pacífica para pedir uma mudança política e social face à "inoperância do modelo actual".

No dia seguinte, centenas de jovens instalaram-se na Puerta del Sol, em Madrid, e noutras praças por toda a Espanha e só levantaram os acampamentos um mês depois.

Desde então, o movimento continua a realizar debates populares e assembleias e também já protestou nas imediações do parlamento e de outras instituições governamentais regionais.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: 20 feridos em confrontos entre polícia e manifestantes   Espanha - Página 5 Icon_minitimeSex Ago 05, 2011 4:29 pm

.
20 feridos em confrontos entre polícia e manifestantes

por DN.pt
Hoje

Espanha - Página 5 Ng1600043

Confrontos em Madrid, onde a polícia tenta barrar o acesso dos manifestantes à Puerta del Sol, já causaram 20 feridos, entre eles sete agentes das forças de segurança.


Pelo quarto dia consecutivo, a Puerta de Sol de Madrid é cenário de confrontos entre polícias e manifestantes que integram o "movimento 15M". Segundo o diário espanhol "El Pais", os incidentes mais graves estão a ser registados hoje, sexta-feira. Os distúrbios deram origem a 20 feridos, sete deles polícias. Houve cinco detenções.

As forças de segurança espanholas foram forçadas a passar da mera vigilância do local, barrando o acesso ao local pelos manifestantes e encerrando as principais praças da capital espanhola, com especial atenção ao acesso à Puerta de Sol.

Os mais de 800 manifestantes do movimento protestam contra as medidas governamentais face à economia e o elevado nível de desemprego do país. Com a Puerta del Sol fechada pelo terceiro dia consecutivo, os manifestantes decidiram marchar pela Gran Via, onde interromperam o trânsito, e pela Praça Cibeles.

O Ministério do interior, no Paseo de la Castellana foi também palco de manifesto. Os principais confrontos aconteceram neste ultimo local, depois da chegada da polícia, que segundo testemunhas começou a carregar sobre a multidão.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Juan Carlos operado com êxito a tendão de Aquiles   Espanha - Página 5 Icon_minitimeSeg Set 05, 2011 2:36 pm

.
Juan Carlos operado com êxito a tendão de Aquiles

por DN.pt
Hoje

Espanha - Página 5 Ng1632762

O Rei de Espanha foi operado com sucesso ao tendão de Aquiles do pé esquerdo, anunciou a Casa Real espanhola, adiantando que Juan Carlos "encontra-se em bom estado, no Palácio de La Zarzuela, onde continuará a sua recuperação".

De acordo com o El Mundo, o comunicado indica que a operação foi feita sob "anastesia epidural" e consistiu "na reparação do dito tendão mediante cirurgia aberta de reconstrução e reforço com auto-enxerto e plasma rico em factores de crescimento".

A operação realizou-se ontem à noite, na clínica San José de Madrid.

In DN

Espanha - Página 5 00020681
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Medidas de austeridade não serão suficientes em Espanha   Espanha - Página 5 Icon_minitimeSeg Set 05, 2011 2:38 pm

.
Medidas de austeridade não serão suficientes em Espanha

por Lusa
Hoje

As medidas de austeridade não são suficientes para combater a desaceleração de crescimento em países como Espanha, pelo que se continuam a exigir mais reformas, afirmou a Comissão Europeia (CE).

"A austeridade, por si só, não vai solucionar os desafios de economias que estão submetidas a maior pressão, como é o caso da economia espanhola", disse hoje aos jornalistas o porta-voz económico da CE, Amadeu Altafaj. Para que as medidas funcionem "terão que ser acompanhadas necessariamente de reformas económicas", para que desta forma "haja mais crescimento e, portanto, mais emprego".

Em termos gerais, Altafaj destacou a necessidade de apostar em "reformas dos modelos económicos, para melhorar a produtividade, a competitividade e o potencial de crescimento", num momento de "incertezas e riscos, alguns dos quais se continuam a materializar" com "nervosismo importante nos mercados". Isso, sublinha, comprova a necessidade de reforçar o sistema de Governo da Zona Euro, ter regras mais claras, mais restritas e implementadas e realizar reformas económicas que apostem no crescimento.

"Sem crescimento é difícil imaginar uma maior estabilidade da Zona Euro", afirmou. O mesmo porta-voz disse que a CE numa defendeu um défice zero "mas sim orçamentos equilibrados", sendo que "os objectivos aceites pelos países é de 3 por cento do PIB em 2013".

In DN

Rolling Eyes Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Localidade de Maiorca proíbe uso de burca e niqab   Espanha - Página 5 Icon_minitimeTer Set 06, 2011 1:04 pm

.
Localidade de Maiorca proíbe uso de burca e niqab

por DN.pt
Hoje

A autarquia de Sa Pobla, em Maiorca, Espanha, aprovou ontem a proibição ao uso de burca e niqab em espaços públicos e edifícios estatais, reagindo à polémica levantada por um casal cujo marido, depois de ter voltado de Meca, começou a obrigar a mulher a usar niqab, e por uma muçulmana mais velha que esporadicamente veste uma burca.

Quem não cumprir a ordem da autarquia e aparecer em espaços públicos ou em edifícios estatais vestido de forma a que não possa ser identificado pelos funcionários sujeita-se a multas entre os 50 e 200 euros e até 3000 euros em caso de reincidência extrema. O Ajuntamento com maioria absoluta do PP garantiu que esta lei proíbe o uso de burca na rua. A burca é uma indumentária que cobre todo o corpo, inclusive os olhos; o niqab é um véu integral que só mostra os olhos das mulheres.

De acordo com o El País, a localidade tem 12700 habitantes, quase dois mil de origem magrebina, mas na sua maioria de origem bebere, não árabe. Esta polémica surgiu quando um muçulmano cumpriu a peregrinação a Meca e regressou a Maiorca com uma oferta para a mulher, que na prática era uma obrigação: um niqab. A mulher, educada numa escola local e que fala catalão com sotaque da região, viu-se obrigada a usar a indumentária. Foi a reuniões com mediadores sociais, onde lhe propuseram que não usasse o niqab, mas não foi possível demover o marido.

"É uma medida política, de prevenção da segurança dos cidadãos que não pretende abrir um debate cultural nem a segregação religiosa. Queremos fomentar a integração e a convivência e o respeito pelos direitos e a dignidade das mulheres", afirmou Biel Serra, alcaide de as Pobla, que tem o apoio dos partidos da esquerda, ainda que considerem a medida como "oportunismo eleitoral".

In DN

Espanha - Página 5 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Espanha obriga Ryanair a indemnizar passageiro   Espanha - Página 5 Icon_minitimeQua Set 07, 2011 1:10 pm

.
Espanha obriga Ryanair a indemnizar passageiro

por DN.pt
Hoje

Ryanair tem de indemnizar em 250 euros, mais o preço do bilhete, uma criança que foi impedida de embarcar para um voo interno em Espanha, por não ter documento nacional de identificação (DNI), apesar de o adulto que a acompanhava ter apresentado o livro de família. A lei espanhola não obriga os menores a apresentarem DNI em viagens internas, mas a companhia 'low cost' sobrepôs as suas regras internas à legislação espanhola.

De acordo com o El Mundo, a Agência Estatal de Segurança Aérea considerou "injustificada" a recusa de embarque já que o adulto que acompanhava a criança de quatro anos apresentou o livro de família original. Os funcionários da companhia aérea irlandesa alegaram que as suas normas internas obrigam os menores de 16 anos que viajam dentro do Espaço Económico Europeu (EEE) a disporem de DNI. O adulto e a criança perderam assim os bilhetes de ida e volta entre Valência e Palma de Maiorca.

A Ryanair obriga à apresentação de DNI, equivalente ao bilhete de identidade português, ou outro documento de identificação com fotografia, para se viajar dentro do EEE. Mas os regulamentos da Comissão Europeia sobre normas comuns para a segurança da aviação civil determinam que cada país pode decidir, no seu plano nacional de segurança para a aviação, como quer aplicar no seu território as normas básicas comuns na União Europeia, normas estas que as companhias aéreas que frequentam os seus aeroportos são obrigadas a cumprir.

Perante as queixas sucessivas e a polémica na imprensa, a Ryanair tem-se defendido argumentando que é uma companhia irlandesa e que por isso as suas normas seguem as leis irlandesas, mesmo que estejam a operar noutro país europeu. Na queixa que apresentou, a União de Consumidores da Comunidade Valenciana argumentou que as regras internas da companhia não podem violar as normas obrigatórias da Agência Espanhola de Segurança Aérea. E a lei espanhola diz que os menores de 14 anos estão isentos de apresentar documentos de identificação, em voos internos, desde que a pessoa adulta que os acompanha se faça responsável pelos menores. Os consumidores venceram.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Património detalhado de deputados e senadores divulgado   Espanha - Página 5 Icon_minitimeQua Set 07, 2011 2:12 pm

.
Património detalhado de deputados e senadores divulgado

por Lusa
Hoje

Os detalhes do património, bens e rendimentos dos deputados e senadores espanhóis estarão disponíveis para consulta pública nas páginas na Internet das duas câmaras das cortes espanholas a partir de quinta-feira.

A decisão de publicação da riqueza dos parlamentares espanhóis foi tomada em Julho, pelas Mesas Conjuntas do Congresso de Deputados e do Senado.

Até agora, apenas se apresentavam declarações patrimoniais gerais, que não se tornavam públicas.

Depois de um debate sobre a necessidade de transparência no sector público, responsáveis parlamentares, incluindo o presidente do Congresso, José Bono, defenderam que os deputados tinham de dar o exemplo.

Entre os dados divulgados estarão salários, rendimentos, dividendos, lucros obtidos de participações em empresas e até planos de pensões.

Devem ao mesmo tempo divulgar o valor de todo o tipo de bens, excepto imobiliários - neste caso, não é necessário divulgar o valor cadastral.

Os grupos parlamentares optaram por uma descrição das propriedades imobiliárias por considerarem que o valor cadastral pode não ser muito significativo relativamente ao preço real do imóvel no mercado.

Por motivos de segurança não será revelada a localização exacta das casas, com os detalhes a limitarem-se à província - no caso de Espanha - ou o país - se forem no estrangeiro - onde se localizam.

Serão detalhadas as formas como foram adquiridas as propriedades, nomeadamente se foi uma compra, uma doação ou uma herança.

Dados de carros particulares e de outros veículos, incluindo barcos e aviões, serão também divulgados.

A lista de bens incluirá informação sobre dívidas.

In DN

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Sindicatos de professores convocam jornadas de luta   Espanha - Página 5 Icon_minitimeQui Set 08, 2011 4:39 pm

.
Sindicatos de professores convocam jornadas de luta

por Lusa
Hoje

Os sindicatos de professores das escolas públicas espanholas anunciaram hoje acções de protesto este mês e em Outubro, em protesto contra o que consideram "profundos cortes educativos em algumas regiões".

As acções, que incluem uma concentração a 14 de Setembro, uma jornada de luta a 20 de Setembro e uma "grande manifestação" em Madrid a 22 de Outubro, foram anunciadas depois de cortes no sector, aprovadas por vários governos regionais. Medidas que incluem a ampliação do horário lectivo dos professores e reduções em actividades extra-curriculares, no âmbito de um processo de contenção orçamental em curso em várias regiões autónomas espanholas.

Em Espanha, o regime em vigor remete para os Governos regionais todas as competências no sector educativo. Em conferência de imprensa, o secretário geral da Federação de Ensino das Comissões Operárias (CCOO), José Campos, explicou que as medidas pretendem dar conta da insatisfação dos professores com as medidas anunciadas. Os sindicatos consideram que o sistema educativo será penalizado pelas medidas que continuam, em muitos casos, a penalizar os professores.

As acções de protesto foram acordadas pela CCOO e pelos sindicatos do sector, ANPE, FETE-UGT, STE e CSI-F.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Zapatero despede-se do parlamento confiante no futuro   Espanha - Página 5 Icon_minitimeQua Set 21, 2011 5:15 pm

.
Zapatero despede-se do parlamento confiante no futuro

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 5 Ng1648990

O chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, despediu-se hoje do Congresso de Deputados, assumindo responsabilidade pelo elevado desemprego mas mostrando confiança no futuro de Espanha.

"Tenho plena confiança no futuro deste país. Essa confiança vem pelo que se passou nos 30 anos de democracia, pela capacidade que estamos a demonstrar de lutar contra a crise e porque a maioria dos cidadãos quer líderes que ofereçam algo e não apenas ataques", afirmou.

Zapatero falava na sua última sessão de controlo ao Governo antes do fim da legislatura e da dissolução das cortes.

O último plenário do Congresso de Deputados decorre na quinta-feira, e a dissolução oficial das cortes será no dia 26, segunda-feira, quando Zapatero assinar formalmente o decreto de convocatória das eleições que será publicado, no dia seguinte, no Boletim Oficial de Estado.

Zapatero respondia a perguntas do líder do Partido Popular (PP), Mariano Rajoy, que voltou a atacar o chefe do Governo pela "herança envenenada" que deixa aos espanhóis e ao próximo executivo, que sairá das eleições de 20 de novembro.

"Vão deixar uma herança de quase 5 milhões sem emprego, de 45 por cento de jovens desempregados, de uma economia estagnada, de 700 milhões de euros de dívida, com os rendimentos dos espanhóis aos níveis de 2004, cortes sociais e desconfiança na economia espanhola", afirmou Rajoy.

"Deixa uma herança envenenada. Mas também algumas lições. De que não se pode enganar, de que não se deve gastar o que não se tem e de que, em economia, temos que fazer reformas, e não continuar a viver constantemente da herança e da inércia", disse.

Em resposta, Zapatero afirmou sentir-se "responsável" pelo elevado nível de desemprego, mas recordou a Rajoy que "o mundo e a zona euro viveram a maior crise em 80 anos, obrigando três países a pedir ajuda financeira".

"Tivemos que fazer um combate duríssimo contra uma crise económica, com a consequência mais elevada do elevado desemprego, que não me deixa de todo satisfeito", disse.

"Mas apesar dessa gravíssima crise económica, o governo enfrentou a sua responsabilidade para garantir a consolidação fiscal, fazer reformas necessárias que terão efeitos positivos na economia, e para preservar ao máximo a coesão social", afirmou.

In DN

Espanha - Página 5 Wave
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Risco de erupção na ilha de El Hierro   Espanha - Página 5 Icon_minitimeQui Set 29, 2011 2:27 pm

.
Risco de erupção na ilha de El Hierro

Hoje

Espanha - Página 5 Ng1657152

Actividade sísmica aumentou e alguns residentes foram evacuados por risco de deslizamentos.

Uma erupção vulcânica na ilha El Hierro, nas Canárias, situada a 545 quilómetros a sul da Madeira, tornou-se uma possibilidade mais próxima com a intensificação da actividade sísmica nos últimos dias. Os especialistas espanhóis não consideram que uma erupção esteja iminente, e ela pode até nem acontecer. Mas, se vier a ocorrer, "à partida, não haverá qualquer problema para a Madeira", diz Teresa Ferreira, vulcanóloga e presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). "Do que se conhece, as erupções vulcânicas em El Hierro são pouco explosivas", sublinha a especialista.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Governo espanhol adia a privatização das lotarias   Espanha - Página 5 Icon_minitimeQui Set 29, 2011 3:22 pm

.
Governo espanhol adia a privatização das lotarias

por Lusa
Hoje

O Governo espanhol decidiu adiar, por prazo indefinido, a entrada em bolsa de 30 por cento da empresa Lotarias do Estado, pelas más condições oferecidas pelos investidores institucionais e apesar do elevado interesse dos pequenos investidores.

A ministra da Economia, Elena Salgado, explicou hoje à RNE que a operação foi suspensa porque não estava garantido que se pudesse obter o valor que o Executivo considerava adequado para a privatização parcial da empresa pública.

O objectivo do Governo, anunciado no inicio deste ano, era de privatizar parte da Lotarias e Apostas de Estado (LAE), a empresa que gere, entre outros, o euromilhões, o El Gordo e outras lotarias.

Salgado garantiu hoje que o processo será retomado quando as condições dos mercados mudarem, permitindo a concretização da oferta pública de venda (OPV) destinada tanto a investidores institucionais como particulares.

"Por parte dos investidores particulares havia e continua a haver um extraordinário interesse e por parte dos institucionais também mas, neste caso, a preços que não quisemos aceitar", afirmou.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Autoridades detêm autores de assédio a deputados   Espanha - Página 5 Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 1:13 pm

.
Autoridades detêm autores de assédio a deputados

por Lusa
Hoje

Os Mossos d'Esquadra (polícia autonómica catalã) começaram hoje a deter os alegados responsáveis de actos de assédio a deputados do parlamento da Catalunha, em Barcelona, durante protestos no passado dia 15 de Julho.

Os protestos, inicialmente relacionados com o "movimento 15M", acabaram em actos de violência e assédio contra alguns deputados que pretendiam participar num plenário de debate e aprovação de ajustes orçamentais.

Segundo informa hoje a polícia autonómica, as detenções dos 22 suspeitos estão a realizar-se com base em mandados da Audiência Nacional, que investiga se os actos em frente ao parlamento podem constituir um delito "contra altos organismos da nação".

Os detidos serão identificados, ouvidos e depois recebem uma citação para que compareçam na Audiência Nacional, sendo posteriormente libertados, explica a polícia regional em comunicado.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Espanha - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Espanha   Espanha - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Espanha
Ir para o topo 
Página 5 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» As 100 mais famosas receitas do mundo
» Karting
» Mundial de Futebol 2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Europa-
Ir para: