Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Educação e ensino

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Criança parodia Ministra da Educação em vídeo   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQua Set 22, 2010 3:50 pm

.
Criança parodia Ministra da Educação em vídeo

por DN.pt
Hoje

Educação e ensino - Página 5 Ng1344944

Um rapaz inspirou-se na mensagem da Ministra da Educação de boas-vindas a propósito do novo ano lectivo, e lançou um vídeo no YouTube e no canal de vídeos do Sapo, parodiando o estilo e o discurso de Isabel Alçada.

A mensagem de Isabel Alçada a propósito do novo ano lectivo, em que a ministra fala do estudo como um "desporto para o cérebro" e relembra que o dia tem 24 horas, criou polémica sobre o estilo e a forma de falar da ministra - que diz "memo" em vez de "mesmo", entre outras incorrecções (vídeo abaixo). Figuras como a deputada do PCP Rita Rato e o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, chegaram a classificar o vídeo, amplamente transmitido pela comunicação social, como um documento "ridículo".

Agora, um rapaz português - que no site de partilha de vídeos YouTube se identifica como Rodrigo Tomás - decidiu parodiar o vídeo, imitando o estilo, os gestos e os conselhos da ministra para o novo ano lectivo.

Na página de vídeos do Sapo, o vídeo já chegou às 16 mil visualizações.

Rodrigo parodia ministra da Educação






In DN

Embarassed Laughing


Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Criança parodia Ministra da Educação em vídeo   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQua Set 22, 2010 3:52 pm

.
Criança parodia Ministra da Educação em vídeo

por DN.pt
Hoje

Educação e ensino - Página 5 Ng1344944

Um rapaz inspirou-se na mensagem da Ministra da Educação de boas-vindas a propósito do novo ano lectivo, e lançou um vídeo no YouTube e no canal de vídeos do Sapo, parodiando o estilo e o discurso de Isabel Alçada.

A mensagem de Isabel Alçada a propósito do novo ano lectivo, em que a ministra fala do estudo como um "desporto para o cérebro" e relembra que o dia tem 24 horas, criou polémica sobre o estilo e a forma de falar da ministra - que diz "memo" em vez de "mesmo", entre outras incorrecções (vídeo abaixo). Figuras como a deputada do PCP Rita Rato e o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, chegaram a classificar o vídeo, amplamente transmitido pela comunicação social, como um documento "ridículo".

Agora, um rapaz português - que no site de partilha de vídeos YouTube se identifica como Rodrigo Tomás - decidiu parodiar o vídeo, imitando o estilo, os gestos e os conselhos da ministra para o novo ano lectivo.

Na página de vídeos do Sapo, o vídeo já chegou às 16 mil visualizações.

Rodrigo parodia ministra da Educação





In DN

Embarassed Laughing



Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Dicionário com palavrões foi "lapso"   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQui Set 23, 2010 9:34 am

.
Dicionário com palavrões foi "lapso"

por ROBERTO DORES
Hoje

Educação e ensino - Página 5 Ng1345332

Agrupamento justifica que houve engano na recomendação da cor da capa. Crianças vão manter material

As escolas que recomendaram a compra de um dicionário com palavrões aos alunos do 1.º ciclo admitem ter-se tratado de um "lapso" na indicação da cor da capa da obra da Porto Editora. Escolheram a capa azul, com a designação de Dicionário de Língua Portuguesa, mas deveriam antes ter sugerido o Dicionário Básico de Língua Portuguesa cor de laranja, que a editora garante ter elaborado "especificamente" para o 1.° e 2.º ciclos do básico. Apesar disso, as crianças dos seis aos dez anos vão continuar a usá-lo.

"Admitimos que tenha havido algum equívoco na cor, mas institucionalmente não houve qualquer indicação oficial", afirma ao DN Maria Fernanda Oliveira, directora do Agrupamento Vertical de Cetóbriga, em Setúbal, que agrega algumas das escolas onde as listas de material aos alunos incluem a sugestão do dicionário com palavrões.

"A língua portuguesa é dinâmica e as coisas são utilizadas noutros contextos. Isso é o mais importante", adianta.

Em causa está a consulta por crianças de palavras como "fo..." (acto sexual), "ca..." (órgão sexual masculino) ou "co..." (órgão sexual feminino). Este dicionário é recomendado pela editora apenas a partir do 3.º ciclo.

A responsável adianta que os dicionários com palavrões não vão ser retirados às crianças, alertando tratar-se de um meio complementar de estudo aos manuais escolhidos pelos agrupamentos, pelo que a prioridade, diz a directora, recai antes sobre "a orientação pedagógica".

Ainda assim, Maria Fernanda Oliveira ressalva que "os professores deixam sempre a indicação de que se os pais tiverem outro dicionário, mesmo que sejam edições antigas, então os filhos que o utilizem". Isto apesar de o novo exemplar "estar já adequado ao novo acordo ortográfico".

A adaptação deste dicionário ao novo acordo ortográfico terá feito disparar a procura nas livrarias da Grande Lisboa, embora a Porto Editora não confirme oficialmente este cenário apurado pelo DN entre os concelhos de Setúbal, Lisboa, Almada e Barreiro.

A escolha desta obra para crianças pequenas foi contudo aplaudida pela Associação dos Professores de Português (APP).

Edviges Antunes Ferreira lembra que "uma das regras básicas de um dicionário é incluir palavras desde que estejam consagradas na língua portuguesa", tendo ainda garantido que "os miúdos deverão aprender todos os termos, para os saberem aplicar nos devidos contextos".

In DN
Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Centenas de escolas arrancam sem psicólogos    Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQui Set 23, 2010 9:50 am

.
Centenas de escolas arrancam sem psicólogos

por ANA BELA FERREIRA
Hoje

Educação e ensino - Página 5 Ng1345249

Ministério não abriu o concurso, deixando alunos sem apoio. Sindicato fala em contenção de custos. Tutela não comenta

Centenas de escolas começaram o ano lectivo sem um psicólogo colocado, para apoiar os alunos. A estimativa é da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), que explica que estes profissionais são normalmente colocados através de um concurso especial autorizado pelo Ministério da Educação (ME), ao abrigo do combate ao insucesso e abandono escolar.

Mas o concurso está atrasado, uma situação "particularmente grave", depois de o ME ter anunciado, na terça--feira, as metas da Educação para 2015 em que se pretende reduzir o insucesso e o abandono, aponta Albino Almeida, presidente da Confap.

"A ministra fala do aumento do trabalho com as famílias, na redução do insucesso e abandono escolar, que são tarefas feitas pelos psicólogos e depois o concurso para a sua colocação está atrasado", critica o dirigente. De acordo com alguns psicólogos ouvidos pelo DN e com a Confap, o atraso na colocação destes profissionais deve-se à falta de verbas. "É mais uma consequência da contenção de custos", refere o representante dos pais.

As famílias têm denunciado esta falha à Confap. "Recebemos vários pedidos de pais de Braga para que pelo menos os psicólogos que tinham projectos no ano passado continuem este ano", confirma Albino Almeida.

Uma das psicólogas que ainda não sabe se ficará na escola onde deu apoio aos alunos nos últimos três anos é Inês Faria. A responsável pela comissão de educação do Sindicato Nacional dos Psicólogos era a única psicóloga no agrupamento onde estava a trabalhar.

A ausência de um especialista na escola, que tem alunos do jardim-de-infância até ao 12.º ano, faz com que Inês Faria continue a receber telefonemas a pedir a sua intervenção. "Mas não posso ajudar porque oficialmente não estou a trabalhar."

Até que a situação se resolva, os professores não podem referenciar novos casos ou pedir a continuidade do acompanhamento dos alunos, explica Inês Faria. "Até a psicóloga do centro de saúde já me ligou para acompanhar um caso, mas não posso porque não estou a trabalhar", acrescenta.

Maria (nome fictício) também trabalha em escolas há quatro anos. "Sempre concorri em Agosto e em Setembro já estava colocada na escola", conta ao DN. "Esta já era uma situação precária: não temos carreira e não somos aumentados e agora o concurso não abriu e ninguém explicou porquê", aponta. Na escola onde estava a dar apoio na zona de Lisboa, Maria fazia "avaliação psicológica, programas de educação sexual e de prevenção de bullying". "Estava envolvida em muitos projectos e agora a escola já me estava a bater à porta", explica.

Alguns psicólogos da zona de Lisboa admitem enviar uma carta aos partidos políticos para discutir os atrasos na sua colocação e a precariedade da carreira. "Desde 1997 que não entram psicólogos para os quadros das escolas", diz Inês Faria. O sindicato não tem ainda nenhuma acção prevista.

O DN tentou sem êxito obter uma justificação para o atraso no concurso junto do Ministério da Educação.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Ministra da Cultura elogia Esproarte    Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeSex Set 24, 2010 3:22 pm

.
20 anos de escola
Mirandela


Ministra da Cultura elogia Esproarte

A Esproarte (Escola Profissional de Arte de Mirandela) é um exemplo nacional do que é um bom trabalho no campo da educação musical.

A afirmação é da ministra da Cultura, durante uma visita àquela escola.

Gabriela Canavilhas chegou mesmo a dizer que a Esproarte é respeitada e até invejada pelo sucesso obtido.

A titular da pasta da cultura deixou ainda porta aberta para um possível apoio na construção de um novo edifício para a escola.

A ministra da cultura confessa ter ficado impressionada com a qualidade manifestada pela orquestra da Esproarte na sessão de boas vindas à titular da pasta da cultura.

Gabriela Canavilhas teceu rasgados elogios à escola profissional de arte de Mirandela que diz ser um exemplo nacional de sucesso neste sector e que vem provar que a interioridade não é só sinónimo de dificuldades mas também de uma região onde existe muito talento.

“É um exemplo de eficácia na concretização dos objectivos que é a educação pela música no sentido em que é uma escola que congrega não só o ensino geral como o ensino específico da música que tem dado resultados extraordinários” pois “é uma escola respeitada e invejada por muitas outras do resto do país, como um exemplo de sucesso”.

Por outro lado, “é um sinal de como a interioridade não tem de ser sinónimo de dificuldade e desintegração” salienta.

Desafiada pelo presidente da câmara de Mirandela a apoiar à construção de um novo edifício para a Esproarte, dado que as actuais instalações são exíguas, Gabriela Canavilhas deixou a garantia que o Governo não vai ficar alheio ao sucesso da escola.

“Os bons exemplos são para serem acarinhados e portanto esta escola merece ser acarinhada e certamente que o Governo não estará alheio ao sucesso que esta escola tem conseguido concretizar”.

Apesar de não avançar que tipo de apoio poderá conceder, o autarca de Mirandela e também presidente da entidade proprietária da Esproarte (ARTEMIR), diz ter ficado muito satisfeito com as declarações da ministra da Cultura que deixou uma porta aberta para ajudar na construção de um novo edifício que passará por uma parceria público-privada.

“Nós vamos construir as instalações numa parceria público-privada quando tivermos crédito bancário para estabelecer essa parceria e o que queremos do Ministério da Cultura é que depois nos dê o parecer favorável à ao programa comunitário ON2 que tem verbas para instalações” explica José Silvano.
Esproarte de Mirandela, uma escola com 20 anos de vida.

Brigantia, 2010-09-23
In DTM

Educação e ensino - Página 5 Bookread
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: OCDE alerta para alunos repetentes no País   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeTer Set 28, 2010 3:44 pm


OCDE alerta para alunos repetentes no País

por ELISABETE SILVA
Hoje

Educação e ensino - Página 5 Ng1347271

Organização avisa que Portugal tem de reduzir taxa de retenção e que o programa Novas Oportunidades deve ser actualizado.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta que Portugal deve reduzir as elevadas taxas de retenção de estudantes no seu sistema de ensino, assim como reforçar os mecanismos que apoiam os alunos que têm maior risco de abandonar mais cedo os estudos, não cumprindo o ensino obrigatório.

Em causa estão taxas de retenção de 20,1% dos alunos nacionais no secundário ou de 15% dos estudantes no 3.º Ciclo.

Apesar de alguns elogios ao que tem estado a ser feito pelo Governo português, a organização aconselha que a educação tem de permanecer no topo das prioridades nas medidas políticas dos governantes, para que, dessa forma, se possa continuar a impulsionar a produtividade nacional.

Um dos pontos positivos referidos no relatório da OCDE são as reformas no sistema de educação, especialmente no que diz respeito ao aumento da escolaridade obrigatória do 9.º para o 12.º ano. Porém, o grande problema mantém--se: as taxas de repetência continuam a ser das mais altas dos países europeus que pertencem à OCDE, situação que preocupa os responsáveis desta organização.

O problema dos "chumbos" nas escolas é um dos que está a merecer forte atenção dos responsáveis, com o Ministério da Educação a ter traçado recentemente novas metas para o ensino no País. Até 2015, o objectivo é diminuir as retenções de ano, de 20,1% para 12% no secundário, de 3,7% para 2% no 1.º ciclo, de 8,1% para 5% no 2.º, e de 14,9% para 10% no 3.º.

Com a OCDE a alertar para o abandono escolar em Portugal, também o Programa Educação 2015 pretende que até esse ano a taxa de alunos de 16 anos baixe de 13,8% para 4%.

A OCDE destaca ainda no relatório que as despesas por estudante estão igualmente abaixo da média. "Os benefícios económicos da educação são grandes", pode-se ler no documento. A OCDE diz, também, que há necessidade de adequar o programa Novas Oportunidades às necessidades do actual mercado de trabalho.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Extinção do Agrupamento de Escolas de Vidago considerado «ilegal»   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeSex Out 15, 2010 2:04 pm

.
Tribunal suspendeu despacho
Chaves


Educação e ensino - Página 5 6520_st

Extinção do Agrupamento de Escolas de Vidago considerado «ilegal»

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela considerou «ilegal» o despacho do secretário de Estado da Educação que extinguiu o Agrupamento de Escolas de Vidago, deferindo, assim, a providência cautelar interposta pela Associação de pais que pedia a suspensão da extinção do Agrupamento.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vidago ganhou a primeira batalha jurídica na guerra que iniciou em Julho passado para travar a fusão com uma escola da cidade de Chaves (mega-agrupamento), perdendo, assim, autonomia administrativa.

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela deferiu a providência cautelar interposta pela Associação para suspender o despacho do secretário de Estado da Educação que extinguiu o Agrupamento de Escolas de Vidago (AEV). A Associação questionava a legalidade do acto do governante por ter extinguido o AEV sem antes estar definido e regulamentado o agrupamento onde iria ser integrado. “…pela análise da proposta e do despacho impugnado não se consegue alcançar onde é que as escolas que constituem o AEV se integram depois deste ser extinto.

O que sabemos é que o AE de Vidago se extingue”, lê-se no despacho do Tribunal a que o Semanário TRANSMONTANO teve acesso. Mais à frente, o tribunal conclui que o despacho de extinção do secretário de Estado é “manifestamente ilegal porque inexiste a regulamentação prevista que o Conselho de Ministros, no nº 12 da sua Resolução 44/2010, fez depender para que se proceda à extinção dos agrupamentos”. A Associação de pais mostra-se satisfeita.

“Agora vamos ver se a decisão vai ser acatada”, disse o vice-presidente da Associação, Luís Xavier, garantindo que a “fusão” só tem trazido prejuízos. “Tal como nós prevíamos, em vez de melhorar, a gestão piorou. Uma pessoa precisa de qualquer coisa tem de pedir à adjunta de Vidago, que tem de enviar um documento a pedir autorização a Chaves, que tem de voltar a en-viar outro documento… Andamos nisto”, explica Luís Xavier, lembrando ainda que os funcionários já foram transferidos para Chaves e que é ali que reuniões têm sido feitas.

O efeito da providência cautelar é provisório. A decisão final sobre o processo, ou seja, sobre a legalidade ou não da extinção do Agrupamento de Escolas de Vidago, que posteriormente levou à fusão com a Escola Júlio Martins, só será conhecido quando chegar ao fim a acção judicial principal. No entanto, até lá, a extinção fica suspensa, pelo que o AEV deverá funcionar nos mesmos moldes que funcionava até à sua extinção.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2010-10-15
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Já são 15 obras do autor transmontano recomendadas pelo Plano Nacional   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQui Out 21, 2010 2:53 pm

.
PNL escolhe Alexandre Parafita
Livros


Educação e ensino - Página 5 10819_jn

Já são 15 obras do autor transmontano recomendadas pelo Plano Nacional

Os livros «Lobos, raposas, leões e outros figurões», da Texto Editores, e «Contos ao vento com demónios dentro», da Plátano Editora, escritos pelo transmontano Alexandre Parafita, foram adoptados pelo Plano de Nacional de Leitura (PNL). O autor conta já com um total de 15 obras nas listas recomendadas pelo PNL.

“Lobos, raposas, leões e outros figurões”, ilustrado por Alberto Faria, é um livro cómico, destinado a crianças entre dos 6 aos 7 anos de idade, podendo as narrações ser teatralizadas facilmente no seu ambiente escolar e tirar partido do seu elevado alcance pedagógico das histórias.

Os animais ali descritos são personagens carregadas de simbolismo, onde se cruzam os traços temperamentais do seres humanos: os seus vícios, as suas virtudes, a sua moral.

Já o livro “Contos ao vento com demónios dentro”, ilustrado por Miguel Gabriel, reúne um conjunto de histórias fantásticas, mágicas e brincalhonas, “histórias de diabruras”, re­fere o autor numa nota de imprensa, “onde o chefe supremo do Mal, o promotor de todos os medos, acaba sempre derrotado”.

Os livros do escritor transmontano são ensinados nos vários níveis de ensino, “uma vez que abordam temáticas que estão intimamente ligadas às estratégias e preocupações dos projectos educativos da actualidade, o que permitirá às escolas de todo o país continuarem a debruçar-se sobre a obra deste autor”.

, 2010-10-20
In DTM

Educação e ensino - Página 5 Reader
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Turma multinacional é caso exemplar    Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQui Out 21, 2010 3:08 pm

.
Turma multinacional é caso exemplar
Bragança


Educação e ensino - Página 5 10805_jn


Aula de 49 alunos de 16 nacionalidades diferentes é considerada um caso exemplar de integração

A Escola Secundária Abade Baçal, em Bragança, está a desenvolver, há dois anos, um projecto de ensino da língua portuguesa para cidadãos estrangeiros a residir na região.
Actualmente, duas docentes ensinam Português a uma turma de 49 alunos, provenientes de 16 nacionalidades, de países tão diferentes como a China, Costa Rica, Roménia e Bósnia, entre outras.

Trata-se de um projecto possível graças a uma candidatura feita pelo estabelecimento de ensino, que mereceu luz verde do Ministério da Educação. As aulas funcionam todos os dias da semana, incluindo o domingo, em dois horários, e são consideradas “um bom exemplo de integração e multiculturalismo”, por Dalila Araújo, secretária de Estado da Administração Interna, que visitou a turma na passada quarta-feira.

“Alguns dos alunos são casais e trazem os filhos porque não têm a quem os deixar. As aulas funcionam essencialmente à noite, embora haja um grupo que vem à tarde”, explicou Teresa Sá Pires, directora da Escola Abade Baçal. Muitas vezes, as professoras acabam por ajudar as crianças a fazer os trabalhos de casa, uma vez que algumas já frequentam o 1º Ciclo.

O objectivo do curso é ensinar a ler e a escrever em Português para que os imigrantes se integrem com mais facilidade. “Damos os conhecimentos básicos, alguns até têm habilitações académicas nos seus países, e depois conseguem equivalências”, acrescentou a responsável pelo estabelecimento de ensino.
Normalmente os imigrantes que se radicam em Bragança acabam por prosseguir estudos, ingressando nas Novas Oportunidades.

A visita da secretária de Estado da Administração Interna à Escola Abade de Baçal realizou-se no âmbito da sua tutela sobre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). “Tive curiosidade de ver uma situação em concreto no ensino da língua, uma vez que essa é uma das medidas implementadas pelo Governo em várias escolas”, explicou. O ensino do Português é considerado “uma medida básica” da integração dos imigrantes. “Dominar a língua do país de acolhimento é essencial. Essa é a razão de eu vir a esta escola porque ela representa um bom exemplo da integração numa escola com 16 nacionalidades, onde vêm os pais e os filhos”, acrescentou a governante.

Conhecer a língua é essencial para obter visto e conseguir emprego

Os alunos não têm encargos para frequentar o curso de Português, mas existem programas que financiam o funcionamento destas iniciativas. “Têm custos associados, mas não são significativos, os professores recebem as suas horas extraordinárias”, frisou Dalila Araújo.

O conhecimento da língua é um dos requisitos para os estrangeiros conseguirem a obtenção da nacionalidade, o que passa pela realização de um exame, onde têm sido detectadas algumas tentativas de fraude. No ano passado foram detectados dois casos, em Bragança, em que os candidatos a exame tentara usar a identidade de outra pessoa. “As situação tende a diminuir, mas vão acontecendo”, recorda a responsável.

O SEF está a desenvolver uma acção nas escolas para atribuir documentos de residência às crianças filhas de estrangeiros e, por essa via, também aos pais, uma vez que este é um dos mecanismos de obtenção de visto de residência em Portugal. “Muitas vezes os imigrantes têm algum constrangimento em irem ao SEF. São aconselhados por outros a não irem porque isso faz com que o SEF os expulse, daí que ainda existam crianças a frequentar o ensino sem documentos”, referiu Dalila Araújo. Com o ‘SEF vai à escola’ pretende-se quebrar esta barreira e fazer uma aproximação aos estrangeiros através dos filhos.


Glória Lopes, Jornal Nordeste, 2010-10-20
In DTM

Educação e ensino - Página 5 Bookread
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Cortes acabam com 30 mil professores   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQui Nov 04, 2010 1:07 pm

.
Cortes acabam com 30 mil professores

Hoje

Educação e ensino - Página 5 Ng1365709

Os cortes previstos no Orçamento do Estado (OE) vão deixar de fora mais de 30 mil professores. As contas são da Fenprof (Federação Nacional dos Professores), que critica esta redução de docentes, garantindo que eles fazem "falta às escolas". Por isso, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, considera que o impacto deste OE poderá ser "catastrófico" para a Educação.

Além da redução do número de professores, Mário Nogueira refere, citado pela Lusa, que a Fenprof conhece escolas que "neste momento já andam a desligar lâmpadas dos corredores, porque desde que se veja minimamente é menos uma forma de gastar". Prevendo que a meio do ano lectivo as escolas entrem em "ruptura" por não terem as "mínimas condições de funcionamento".

O sindicato já tinha denunciado que o fim de duas disciplinas (Área de Projecto e Estudo Acompanhado) iria colocar no desemprego cerca de cinco mil professores. Agora que o Orçamento foi aprovado na generalidade, a Fenprof somou todos os cortes na Educação e garante, em comunicado, que "serão mais de 30 mil horários que poderão ser eliminados, correspondendo a outros tantos docentes".

Para este ano lectivo está já prevista a redução de professores. Estando as direcções regionais de Educação "a recusar a contratação de docentes para substituições de longa duração, sendo as escolas obrigadas a recorrer a docentes dos apoios educativos, deixando os alunos de ser apoiados", diz o sindicato. Só aqui ficam de fora mil professores, acrescenta.

Aos quais se juntam os 200 que perdem o lugar com a obrigatoriedade dos professores bibliotecários passarem a dar aulas a pelo menos uma turma. Mais os cerca de cinco mil que podem ficar sem horários com a redução do crédito de horas das escolas. O reordenamento da rede escolar com a fusão e o encerramento de escolas pode deixar livres 10 mil horários, assegura a Fenprof.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Murça cria «pólo de desenvolvimento educativo e social»   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeSáb Nov 13, 2010 10:39 pm

.
Orgulho e satisfação
Murça


Murça cria «pólo de desenvolvimento educativo e social»

Com o ambiente a «transpirar» cheiro a tinta fresca, pontuado por algumas obras que ainda faltam executar para concluir a empreitada, o Centro Escolar de Murça recebeu, na semana passada, a visita da direcção do Agrupamento Vertical de Escolas de Murça, que, acompanhados pelo vereador da Educação e por técnicos da divisão de obras do município, foram conduzidos pelo presidente da Câmara Municipal, João Teixeira, a conhecer «a nova escola do concelho».

Durante a visita guiada às novas instalações, João Teixeira sustentou que «esta é mais uma prova de que a área da Educação é a nossa grande aposta».

O autarca não esconde o orgulho e a satisfação com o resultado das três grandes obras projectadas naquela zona da vila murcense. Depois do desafio que foi a construção do Estádio Municipal que recebe anualmente dezenas de jovens para a prática desportiva, agora, em fase de conclusão está também o Pavilhão Desportivo, uma obra que contou com um investimento de 1,3 milhões de euros, financiados pelo Programa Operacional de Valorização do Território, que entrará em actividade no ano 2011. “Tendo em conta a proximidade com o novo Centro Escolar, o Pavilhão vai também servir a comunidade estudantil”, revelou o autarca.

Segundo o presidente da Câmara de Murça, “as três infra-estruturas vão contribuir para a criação de um pólo de desenvolvimento educativo e social. Sei que ainda falta executar algumas pequenas obras, para que a empreitada fique finalizada, mas não iríamos deixar de aproveitar o momento para mostrar à direcção do Agrupamento de Escolas de Murça este excelente espaço escolar, uma escola inovadora”.

O Centro Escolar de Murça é uma obra orçada em 2,5 milhões de euros, e tal como o previsto deverá dar as boas-vindas aos estudantes, professores, funcionários e pais já na festa de Natal deste ano, ou seja, dentro de aproximadamente um mês.

A autarquia prevê que em Janeiro os 214 alunos digam o “adeus” definitivo às escolas primárias e passem para a nova infra-estrutura, à excepção das crianças do pré-escolar, que apenas serão transferidas no início do próximo ano lectivo.

Confiante de que a autarquia tem “um bom plano” no âmbito da reestruturação da rede escolar, e garantindo que esta está atenta “à adaptação dos alunos”, o autarca confirmou ainda que, “à semelhança do que acontece com outros concelhos”, já foi estabelecido um “pré-acordo” com o Ministério da Educação para que seja este a suportar o custo dos transportes associados ao processo de transferência”.


, 2010-11-12
In DTM

Educação e ensino - Página 5 Reader
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Um equipamento moderno e grandioso   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQui Dez 23, 2010 12:16 pm

.
Centro Escolar de Murça
Murça


Um equipamento moderno e grandioso

O Município de Murça definiu há muito os objectivos ao nível da educação aplicando a normativa legal, que objectiva a solidificação da escola pública e aberta à comunidade.

A construção do Centro Escolar de Murça é prova da eficácia do plano de reunir num só espaço as dezenas de crianças das aldeias do concelho.
Um investimento de mais de três milhões de euros, originou a edificação de um espaço escolar invulgar na região, com óptimas condições de forte aplauso pedagógico.

O presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, ele que foi Professor na década de setenta, mais tarde bibliotecário e homem da educação e da cultura é hoje um político inovador e consequentemente um pedagogo e politico completo ao manifestar o transbordar de um enorme contentamento pela obra feita.

Uma obra de todos os munícipes. Pequenos, jovens e mais velhos foram à Festa de Natal que a autarquia organizou este ano, já no novo equipamento. Este encheu e transbordou e foi um pretexto para uma apresentação prévia às crianças que o vão utilizar a partir do próximo dia 4 de Janeiro de 2011.

Mas o astuto autarca, João Teixeira, apresentou o Centro Escolar aos avós no passado domingo, a pretexto da realização de um convívio de Natal para cerca de cinco centenas de pessoas do concelho. E que alegria a desta gente percorrerem corredores e admirar as salas novas. Quase não acreditavam no que viram. E houve quem desabafasse:”Ainda dizem que a Câmara não tem dinheiro!... Afinal temos aqui uma rica obra que mostra a grandeza da nossa terra. “É para os nossos netos. Mas fomos nós que a estreamos e vamos cá trazê-los”, diziam outros.

O Município de Murça apostou em 2004 com a construção da Biblioteca Municipal, em 2005 a inauguração do Estádio Municipal e agora em 2010 a construção do Centro Escolar de Murça e para 2011 a inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo de Murça.
Não esquecendo as aldeias, foram construídas redes de abastecimento de água e de saneamento, caminhos rurais, a Associação Cultural e social de Jou, Casas Mortuárias e alargamento de cemitérios e recuperação de capelas e igrejas e a construção do grande Santuário arqueológico, que é o Centro Interpretativo do Crasto de Palheiros.

A Câmara de Murça apoia a natalidade, contra a desertificação e a evolução do tecido económico do concelho, que é o comércio local, a Adega Cooperativa de Murça, a Cooperativa dos Olivicultores e está sempre presente e junto dos emigrantes do concelho, que também eles são elementos importantes para o desenvolvimento económico do município.

, 2010-12-22
In DTM

Educação e ensino - Página 5 000203CE
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Centro Escolar de Murça já está em funcionamento   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQua Jan 05, 2011 3:56 pm

.
Ensino de qualidade
Murça


Educação e ensino - Página 5 Centroescolarmurca

Centro Escolar de Murça já está em funcionamento

O Centro Escolar de Murça abriu as portas a todos os alunos do 1º Ciclo na passada terça-feira, dia 4 de Janeiro, data que coincidiu com o início do 2º período do ano lectivo de 2010/2011.

O novo Centro Escolar é um edifício moderno, com óptimas condições para o ensino e acolhimento de mais de três centenas de alunos, que vão experimentar nesta nova unidade de ensino novas tecnologias ao serviço da educação.

Este equipamento foi construído através de verbas governamentais, no âmbito do programa de construção de novos equipamentos escolares. O Centro Escolar de Murça foi um investimento de aproximadamente três milhões de euros e acolhe já os alunos do ensino do 1ª Ciclo, sendo que no início do próximo ano escolar os alunos do ensino pré-escolar do concelho vão também para a nova escola.

No primeiro dia de actividade escolar, o Presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, não escondeu a sua satisfação referindo que “este é um sonho agora concretizado em projecto”, considerando que o encerramento das sete escolas que ainda estavam em funcionamento nas aldeias, não vão provocar impacto negativo nos alunos, já que os próprios e os pais estão cientes que é a melhor opção para o futuro destas crianças.

O autarca salientou o facto da autarquia ter preparado meticulosamente a transferência e transporte das crianças através de viaturas especialmente alugadas para que nada falhe.

Para o novo Centro Escolar foi ainda destacado pessoal especializado para apoio aos professores e até a confecção das refeições que já acontecem desde esta data no próprio Centro Escolar que tem cozinha e Cantina equipadas para o efeito.

Com esta mudança também as escolas da vila encerraram para as actividades pedagógicas e os alunos transferidos para o novo equipamento. Os pais sentem-se felizes com a nova comodidade que a Câmara Municipal está a proporcionar aos seus filhos, remata o Presidente João Teixeira.

A concentração de equipamentos sociais para a população em geral e para os jovens em especial, num terreno adquirido em 2004, e próximo da Unidade de Saúde de Murça, não longe do Centro Histórico e nas imediações do Centro Cultural, fazem com que a vila de Murça seja inovadora e se projecte para um futuro promissor.

No início do seu mandato autárquico, o Presidente, João Teixeira, construiu e inaugurou o Centro Cultural, que integra a Biblioteca Municipal e o Auditório Municipal, construiu e abriu às colectividades desportivas o Estádio Municipal e consequentemente transferiu para espaços circundantes a Feira Municipal.
Agora foi a abertura do Centro Escolar de Murça e para a primavera o Pavilhão Gimnodesportivo, uma obra apoiada pelo POVT/QREN-Desporto, de cerca de um milhão e trezentos mil euros.

Em 2011 e 2012 vai a obra do Parque Urbano, ser espaço com visibilidade urbanística, porventura a “sala de visitas” que Murça merece, num amplo espaço de interligação entre o Complexo Desportivo e Escolar e o Centro Cultural de Murça, mesmo à entrada da vila no acesso à futura Auto-Estrada Transmontana, actual IP4.
O Parque Urbano de Murça é uma obra integrada no PRU - Programa de Regeneração Urbana.

Murça acolhe ainda desde Maio de 2009, a única Loja do Cidadão de 2ª-Geração, existente no Distrito de Vila Real, que tem sido um exemplar sucesso no âmbito da Modernização Administrativa


, 2011-01-05
In DTM

Educação e ensino - Página 5 SHa_reading
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Centenas de alunos com cobertores para protestar contra frio   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeDom Jan 30, 2011 5:14 pm

.
Escola Camilo Castelo Branco
Vila Real


Educação e ensino - Página 5 Escola_camilo_vrl

Centenas de alunos com cobertores para protestar contra frio


Centenas de alunos da Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Real, cobriram-se de cobertores, luvas e gorros e manifestaram-se hoje de manhã contra a falta de aquecimento naquele estabelecimento de ensino.

No dia em que começou a nevar no distrito de Vila Real, os estudantes saíram à rua para se queixarem do frio intenso que dizem sentir dentro das salas de aula.

Aos cartazes “uma aventura nos calotes polares”, “queremos aquecimento e água quente para toda a nossa gente”, “nas aulas a congelar nem conseguimos pensar” ou “liceu um iceberg em Vila Real”, os alunos juntaram os cânticos “aquecedores ligados, aquecedores ligados” e “queremos aquecimento”.

Depois de se concentrarem em frente ao edifício da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, o antigo liceu de Vila Real, os estudantes marcharam ainda até ao Governo Civil, onde durante alguns minutos repetiram os cânticos.


Lusa, 2011-01-28
In DTM

Educação e ensino - Página 5 00020486
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Guerra Junqueiro apresentado aos estudantes    Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeSex Fev 04, 2011 3:33 pm

.
Acções para divulgar a obra
Freixo de Espada à Cinta


Guerra Junqueiro apresentado aos estudantes

O departamento de Português da Escola Superior de Educação (ESE) associou-se à Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, para organizar uma Exposição Biobibliográfica intitulada «Guerra Junqueiro, de
Freixo para o Mundo», com a chancela científica de Henrique Manuel S.Pereira (UCP-Porto).

A mostra esteve patente naquela instituição de ensino, entre os dias 13 e 23 de Janeiro. A ideia é não deixar cair no esquecimento o escritor, para o efeito foram realizadas várias acções, uma vez que o seu trabalho não está devidamente divulgado.

“Tem sido um escritor preterido em prol de outros. Já não faz parte dos currículos do ensino nem consta dos manuais escolares ”, lamentou Carla
Guerreiro, docente do Departamento de Português da ESE.
No dia 21 de Janeiro decorreu ainda apresentação da edição de A Lágrima, de Guerra Junqueiro, pela Lello Editores, na ESE. Trata-se de um poema “marcante”, referiu Pedro Mora, vice-presidente da Câmara de
Freixo de Espada à Cinta. A obra foi editada em cinco idiomas, nomeadamente Português, Espanhol, Francês, Inglês e o Italiano. “Algumas das traduções são de época outras foram feitas agora”, acrescentou o responsável. A publicação original foi importante na altura do seu lançamento, porque os valores apurados na sua venda reverteram a favor das vítimas de um incêndio que ocorreu no Porto naquela altura.

Câmara de Freixo está a divulgar a obra de Guerra Junqueiro

Nas escolas daquele concelho os alunos estudam a obra de Guerra Junqueiro, apesar de esta não fazer parte dos currículos escolares do ensino oficial. “Os professores, por sua iniciativa, têm falado no pensamento, na obra e na vida do poeta, sobretudo por causa do seu aniversário”, referiu.

A exposição tem andado em périplo pelo país, por várias terras onde Guerra Junqueiro viveu. Já esteve em Lisboa, Porto, e vai continuar para outras cidades como Ermesinde, Viana do Castelo e Vila do Conde.
“Sendo um poeta de Trás-os-Montes porque não trazê-lo ao local onde se preparam os alunos para seguirem ramos de Educação. Eram um local onde teríamos de estar de certeza”, justificou o autarca.

Mostra circula por várias cidades O poeta não foi um homem consensual e o facto de ser anti-clerical granjeou-lhe vários inimigos. “Guerra Junqueiro teve uma dimensão humana em vida muito maior do que na morte, foi considerado de cariz mundial, viajou por vários países, como Brasil, Europa, América Latina. Grandes pensadores da sua época tinham-no como referência”, recordou Pedro Mora.

Na biblioteca da ESE-IPB, encontram-se obras de Guerra Junqueiro que podem ser adquiridas pelo público. Carla Guerreiro destacou que a exposição é “uma homenagem” aos grandes pensadores da República.

“Fazemos uma reflexão sobre a ambiência política e cultural do século XIX, e homenageamos Guerra Junqueiro como uma grande figura intelectual que foi, que marcou uma época e a nossa história literária”, frisou a professora.

, 2011-02-04
In DTM

Educação e ensino - Página 5 000203CE
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Nenhuma escola do agrupamento vai encerrar   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQua Fev 09, 2011 1:20 pm

.
Agrupamento queixa-se de boatos
Bragança


Nenhuma escola do agrupamento vai encerrar

Alguém anda a espalhar boatos para prejudicar o agrupamento Paulo Quintela, em Bragança. A denúncia parte do próprio presidente do agrupamento.

Luís Freitas contou à Brigantia que tem havido pais a queixarem-se que a escola onde pretendiam matricular os seus filhos estará para encerrar e optam por matriculá-los noutras escolas, mais longe de casa.

“Temo-nos deparado com uma informação de alguns pais que se dirigem aqui à escola e nos dizem que ouviram dizer que a escola das Cantarias vai encerrar. É uma informação informal mas que não tem qualquer fundamento. Aliás, as inscrições para receber alunos nessa escola já estão abertas.”

Luís Freitas reafirma que nada indica que a escola das Cantarias vá encerrar, até porque tem alunos suficientes para se manter em funcionamento.

“Da informação que eu tenho, a reorganização da rede escolar está como no ano passado. Nenhuma escola do agrupamento vai encerrar. Temos Rossas, Rebordãos, Cantarias, Formarigos, Espinhosela, Beatas, Mão d’Água e o pólo da Sé. Com vagas em todas elas”, adianta Luís Freitas.

O presidente do agrupamento Paulo Quintela, um dos três do concelho de Bragança, diz que foi apanhado de surpresa e não sabe de onde possa ter surgido o boato do encerramento da escola.

“Não sei de onde surgiu nem quem possa estar a deturpar dados que não são verdadeiros, nem com que objectivo”, sublinha.

O agrupamento Paulo Quintela tem este ano 1374 alunos matriculados e viu abrir no início do ano lectivo um dos dois centros escolares da cidade.

Brigantia, 2011-02-09
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Professores bibliotecários terão dar aulas ou apoio   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeTer Fev 15, 2011 5:13 pm

.
Professores bibliotecários terão dar aulas ou apoio

por Lusa
Hoje

A obrigatoriedade de os professores bibliotecários darem aulas a uma turma foi hoje publicada em Diário da República e estabelece apoio individual a alunos para os casos em que não seja possível aplicar a regra.

A portaria de 2009 sobre esta matéria previa que os docentes em tais funções pudessem optar por manter uma turma, ficando dispensados da componente lectiva, excepto se o número de alunos matriculados no agrupamento ou escola fosse inferior a 400. Teriam, neste caso, uma redução de 13 horas na componente lectiva.

Agora, o Governo vem adequar este preceito legal à resolução do Conselho de Ministros de Dezembro de 2010, "salvaguardando a diversidade das situações em que se encontram os docentes actualmente a exercer funções como professores bibliotecários".

A nova portaria (76/2011) diz que quando não for possível ao professor bibliotecário leccionar uma turma, por se tratar de professor de carreira sem serviço lectivo atribuído ou da educação pré-escolar ou do 1.º Ciclo do Ensino Básico, "deverá o docente utilizar 35 por cento da componente lectiva a que está obrigado para apoio individual a alunos".

A alteração produz efeitos a 01 de Setembro, "sendo tida em conta na elaboração do horário semanal do pessoal docente, bem como na distribuição do serviço correspondente", lê-se no texto hoje publicado.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Milhares de alunos notificados para devolverem bolsas   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQua Mar 02, 2011 11:20 am

.
Momento de desespero
Vila Real


Educação e ensino - Página 5 Alunos_livros

Milhares de alunos notificados para devolverem bolsas

Apesar de o ministro da Tecnologia e Ensino Superior ter assegurado que, após as notificações do Instituto Politécnico de Coimbra, nenhum aluno teria de devolver dinheiro, milhares de alunos das Universidades do Algarve e de Trás-os-Montes estão a ser notificados para devolver os apoios recebidos.

Segundo a edição impressa do Jornal de Notícias, a Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) «voltou a publicar listas de alunos que têm de devolver bolsas na Universidade do Algarve e na de Trás-os-Montes e Alto Douro».

Entretanto, os administradores dos serviços de Acção Social das universidades e politécnicos reúnem-se, esta sexta-feira, na Universidade de Lisboa, para analisar a aplicação do regulamento e normas técnicas de atribuição de bolsas, determinado num despacho assinado por Mariano Gago.

Este novo despacho permitirá, segundo as federações académicas, «repescar» centenas de alunos que estão agora excluídos da atribuição de bolsas.

, 2011-03-01
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Escolas premiadas    Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQua Mar 23, 2011 11:49 am

.
Escolas premiadas
Trás-os-Montes


Público na Escola distingue 35 projectos em escolas todo o país, destaque para Trás-os-Montes

Já estão apurados os vencedores da edição deste ano do Concurso Nacional de Jornais Escolares, uma iniciativa promovida pelo jornal Público, e que se insere no projecto Público na Escola.

No total, o jornal Público distinguiu 35 projectos (lista de premiados abaixo) subordinados ao tema “O que é uma República”, destacando-se os projectos que conquistaram os primeiros lugares:

· Plátano - Agrupamento de Escolas de Alijó;

· Outra Presença - Escola Secundária com 3º ciclo Abade de Baçal, Bragança;

· Legenda - Escola Secundária Miguel Torga, Bragança;

· Escrita Irrequieta - Agrupamento de Escolas da Branca, Albergaria-a-Velha.

Adicionalmente, foram ainda atribuídos três prémios por reportagens vídeo realizadas pela Escola EB 2,3 Viso, Porto, Escola Secundária Leal da Câmara, Rio de Mouro, e pela Escola Secundária Abade de Baçal, Bragança.

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se na quarta-feira, dia 23 de Março, no Salão Medieval da Universidade do Minho, situado no Largo do Paço em Braga pelas 14.30 horas.

Este concurso contou com o alto patrocínio da Assembleia da República e do Ministério da Educação, e com o apoio da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção; Centro Português de Design; Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica; Museu Nacional da Imprensa; Porto Editora; e Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

A cerimónia de entrega de prémios contará ainda com a apresentação do tema do Concurso Nacional de Jornais Escolares para 2010/11 – “As redes sociais”.

O Público na Escola é um projecto com mais de 20 anos, que promove a educação para os media. Em Portugal, o Público foi pioneiro na promoção desta área, sendo o Projecto Público na Escola, cuja criação foi decidida no momento da fundação do jornal, uma experiência única no universo mediático português.

Lista de Premiados

Prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares 2009/2010

1.º Escalão - Jornais de Jardins-de-Infância e Ensino Básico

1º Prémio
Plátano - Agrupamento de Escolas de Alijó.

2ºPrémio (ex aequo)
Etc... - Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, Porto.
Janela Aberta - Agrupamento de Escolas do Ave.

3º Prémio (ex aequo)
Despertar, Agrupamento de Escolas Vale d’Este, Barcelos.
Pau de Giz, Agrupamento de Escolas de Infias, Vizela.

Menções Honrosas
Abancatilê - Escola EB 2,3 Nuno Gonçalves, Lisboa.
Diário do Lagarteiro - Escola EB 1 e Jardim-de-Infância do Lagarteiro, Porto.
Mensagem da Escolinha - Jardim-de-Infância, Forjães, Esposende.
No Pico da Informação- Agrupamento de Escolas Pico de Regalados, Vila Verde.
Nosso Mundo - Agrupamento de Escolas Júlio-Saúl Dias, Vila do Conde.
Sande Letras - Agrupamento de Escolas de Sande.
Tiquetaque - Estabelecimento Prisional de Coimbra, Escola Básica de Eugénio de Castro, Coimbra.

Prémio para os jornais que melhor trataram o Centenário da República
Etc... - Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, Porto.


2.º Escalão - Jornais do ensino secundário

1º Prémio
Outra Presença - Escola Secundária com 3.º ciclo Abade de Baçal, Bragança.

2º Prémio
Mar da Palha - Escola Secundária Emídio Navarro, Almada.

3º Prémio (ex aequo)
Com Pias e Cabeça - Escola Secundária de Lousada.
Ponto de Encontro - Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, Joane, Vila Nova de Famalicão.

Menções Honrosas
Broas - Escola Secundária com 3.º ciclo de S. Pedro, Vila Real.
Logos - Escola Secundária de Penafiel.

Prémio para os jornais que melhor trataram o Centenário da República
Outra Presença - Escola Secundária com 3º ciclo Abade de Baçal, Bragança.


3.º Escalão - Jornais on-line

1º Prémio
Legenda - Escola Secundária Miguel Torga, Bragança.

2º Prémio
Ponto & Vírgula - Escola Secundária Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande.

3º Prémio
Viso em Movimento - Agrupamento de Escolas do Viso, Porto.


Prémios Design

1º Prémio
Escrita Irrequieta - Agrupamento de Escolas da Branca, Albergaria-a-Velha.

Distinção Especial
Janela Aberta - Agrupamento de Escolas do Ave.

Menções Honrosas:

Grafismo geral (ex aequo)
Etc... - Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, Porto.
Infor Escolas - Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas.
Sande Letras - Agrupamento de Escolas de Sande.

Capa (ex aequo)
O Plátano - Agrupamento de Escolas de Alijó.
Outra Presença - Escola Secundária com 3.º ciclo Abade de Baçal, Bragança.

Ilustração
Arauto - Escola Secundária Manuel Arriaga.

Prémio Cartoon/Ilustração
Encontro - Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães.

Prémio Ciência (ex aequo)
Escola EB 2,3 Viso, Porto.
Escola Secundária Leal da Câmara, Rio de Mouro.

Menção Honrosa
Escola Secundária Abade de Baçal, Bragança.


, 2011-03-22
In DTM

Educação e ensino - Página 5 10806
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Oposição tenta financiamento para os colégios   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeSeg Abr 04, 2011 3:37 pm

.
Oposição tenta financiamento para os colégios

por Lusa
Hoje

A oposição parlamentar ainda quer aprovar alterações ao decreto-lei do Governo sobre o financiamento dos colégios com contrato de associação com o Estado antes de o Presidente da República, Cavaco Silva, assinar a dissolução do Parlamento.

A Comissão de Educação e Ciência reúne-se na terça-feira para discutir e aprovar propostas de alteração do PSD, CDS-PP e PCP, que podem ainda subir a plenário para votação na quarta-feira, sob a forma de um documento único se for alcançado consenso em sede de especialidade.

O deputado do CDS-PP José Manuel Rodrigues vê "boas perspetivas" de haver um acordo entre os três partidos, o social-democrata Emídio Guerreiro assume que a discussão na especialidade visa consensos, mas diz que tem de ser convencido de que existem outras propostas melhores e o comunista Manuel Tiago mostra-se mais cético, já que o PCP quer basicamente repor o regime anterior, com mais fiscalização.

"Ao nível dos custos, propomos que o financiamento seja como nas escolas do Estado e em função dos quadros de escola", disse à agência Lusa José Manuel Rodrigues, precisando que deve ser tida em conta a antiguidade do corpo docente e o valor dos vencimentos que acarreta, em vez de ser igual para todos os colégios.

O custo real por aluno e por turma deve ser encontrado pelo Tribunal de Contas, através de uma auditoria. "Até lá, deve manter-se o valor anterior", defendeu.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: IPB aposta nas Parcerias Internacionais    Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 4:18 pm

.
Estimular a mobilidade
Bragança


IPB aposta nas Parcerias Internacionais

No período de 23 a 26 de Março realizou-se o II Workshop de Parcerias Internacionais, que envolveu o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Brasil), a Universidad León (Espanha) e a Universidad Autónoma do Chapingo (México).

Estes eventos visam estimular a mobilidade discente e docente entre instituições e múltiplas outras formas de parceria institucional, incluído a colaboração na leccionação e a oferta de graus académicos na forma de titulação conjunta (está em estudo a preparação de uma proposta de um curso de Mestrado em Agroecologia na forma de titulação conjunta entre estas quatro instituições).

Das múltiplas actividades da referida semana, destaque para a apresentação das instituições participantes, uma vez que esta vai ser focalizada nas pós-graduações e actividades de investigação; e para o Workshop sobre Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável.

Jornal Nordeste, 2011-04-06
In DTM

Educação e ensino - Página 5 Bookread
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: DREN suspendeu reorganização da rede escolar de Mirandela    Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 4:37 pm

.
Governo suspendeu processo
Mirandela


DREN suspendeu reorganização da rede escolar de Mirandela

Está suspensa a reorganização da rede escolar no concelho de Mirandela. A garantia é deixada pelo próprio director regional de educação do Norte, António Leite.

Esta reorganização previa a extinção de dois agrupamentos horizontais: a escola secundária de Mirandela e a EB1,2 de Torre de Dona Chama, para formar um mega agrupamento vertical que incluía aqueles dois estabelecimentos de ensino e também o agrupamento Luciano Cordeiro.

“Temos hoje, no país, uma situação diferente da que tínhamos há três semanas. Tínhamos uma proposta de reorganização da rede de Mirandela tal como no ano passado houve em Bragança. Mas agora já não será no próximo ano lectivo.”

Refira-se que já o ano passado, a DREN tinha proposto esta reorganização, mas não avançou.

Este ano, estava prevista que pudesse ser implementada no início do próximo ano lectivo, mas a queda do Governo suspendeu este processo.

Brigantia, 2011-04-06
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Sócrates critica todos em defesa da escola pública   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeDom maio 08, 2011 10:11 pm

.
Sócrates critica todos em defesa da escola pública

por Lusa
Hoje

Educação e ensino - Página 5 Ng1522651

O secretário-geral do PS, José Sócrates, distribuiu hoje no Porto críticas ao "radicalismo ideológico" da direita e à postura "passadista e imobilista" da esquerda "radical", num discurso centrado na defesa da escola pública.

Considerando que a escola pública será um dos temas-chave das eleições de 05 de Junho, José Sócrates criticou os que, a pretexto da situação económica, insistem na aposta no privado. Mas essa é, disse, "uma ideia aventureira, perigosa e radical, que vai estar em causa também nestas eleições". Para o líder socialista, que falava no Porto durante um fórum sobre Educação, a proposta do PSD, "disfarçada", é a de que se "pode e deve transferir recursos do sistema público de educação também para financiar privados". "E dizem isto com aquele ar cândido de quem está apenas a propor liberdade de escolha", ironizou, lembrando que os países que fizeram essa opção passaram a ter boas escolas privadas "para ricos" e uma escola pública "degradada e decadente".

O secretário-geral socialista criticou também os que defendem a "escola parada no tempo", numa alusão a uma "esquerda radical, que a única coisa que fez [em seis anos de governação do PS] foi defender que tudo devia ficar na mesma" É uma esquerda "passadista e imobilista", classificou. Noutro ponto da sua intervenção, Sócrates disse que os socialistas apostam na educação pública, "não por serem pelo igualitarismo", mas porque defendem a igualdade de oportunidades. O secretário-geral socialista sublinhou o "sucesso" da política educativa do governo cessante -- que "muitos pretendem esconder" - e assinalou que 81 por cento dos jovens dos 15 aos 19 anos estão na escola, "atingindo pela primeira vez a média dos países desenvolvidos". Acrescentou que o país reduziu, durante a vigência dos governos socialistas, o insucesso escolar em 11 pontos percentuais, e assinalou que 35 por cento dos jovens com 20 anos estudam no Ensino Superior.

"Criou-se um movimento à volta do saber e não há melhor do que ver um país empenhado em melhorar as suas qualificações", disse também o líder socialista, numa alusão à adesão ao programa Novas Oportunidades. José Sócrates encerrou hoje o "Fórum Educação - Educação Para Todos + Escola Pública" que contou também com a presença de signatários do manifesto "Defesa da Escola Pública", como Lucília Salgado (Escola Superior de Educação da Universidade de Coimbra), Luís Capucha (Agência Nacional para a Qualificação), Nuno Portas e Carlos Prata (ambos da (Faculdade de Arquitetura do Porto). "Só a escola pública garante a gratuitidade e universalidade no acesso à educação, a generalização dos padrões de qualidade de ensino em todas as escolas e a equidade escolar", defendem os subscritores do documento.

In DN

Educação e ensino - Página 5 Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Livros vão custar entre 7 e 33 euros   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeSeg maio 23, 2011 9:50 am

.
Livros vão custar entre 7 e 33 euros

Hoje

O Manual escolar mais caro no próximo ano lectivo será o de Matemática do 11.º ano. Só os livros adoptados este ano terão palavras do novo acordo ortográfico.

O"Jornal de Notícias"faz manchete com o custo dos manuais escolares. No próximo ano lectivo, os professores vão leccionar de acordo com as novas regras ortográficas, mas os alunos vão estudar por manuais escritos com e sem acordo ortográfico. É que só os novos livros adoptados este ano serão impressos com a nova grafia.

In DN

Educação e ensino - Página 5 Bookread
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Tecnologia educativa em debate   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitimeTer maio 24, 2011 1:44 pm

.
Dia 4 de Junho
Vila Real


Tecnologia educativa em debate

A Câmara Municipal de Vila Real vai organizar no próximo dia 4 de Junho as VI Jornadas «Ensinar e Aprender com a Tecnologia Educativa».

O evento vai decorrer no Auditório de Ciências Florestais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem como objectivo promover o debate em torno da utilização das novas tecnologias em contexto educativo.

O tema em destaque na sexta edição das jornas é «Internet e Cyberbullying» e vai estar centrado na utilização das redes sociais por parte dos mais novos e o relacionamento com outras pessoas através destas plataformas.

, 2011-05-24
In DTM

Educação e ensino - Página 5 Super
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Educação e ensino - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Educação e ensino   Educação e ensino - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Educação e ensino
Ir para o topo 
Página 5 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» UTAD 2
» Universidades
» Novo Governo... vida nova?!?!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: