Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Saúde 2

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Recolha de sangue promovida em Santa Marta de Penaguião   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeQui Jan 17, 2013 5:47 pm

.
Dia 19 (sábado) de Janeiro
St.ª Marta de Penaguião


Recolha de sangue promovida em Santa Marta de Penaguião

Será promovido, no dia 19 (sábado) de Janeiro, no Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, das 9 às 12 horas, uma recolha de sangue organizada pelos Golfinhos da Paz, que desde 2009 têm colaborado na dinamização de recolhas com o Instituto Português do Sangue.

Numa altura em a crise económica bate à porta das famílias, é importante que as pessoas colaborem nesta recolha, pois a crise de valores não poderá ser posta em causa.

As dádivas de sangue têm diminuído por todo o país, por isso, existe a necessidade de todos colaborarmos, a fim de ajudar os outros, porque salvar vidas, poderá depender da nossa dádiva, de um simples at

, 2013-01-15
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Procuram-se médicos especialistas para Trás-os-Montes   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeDom Fev 03, 2013 5:16 pm

.
estão abertas 13 vagas
Trás-os-Montes


Saúde 2 - Página 8 Hospitalvilareal

Procuram-se médicos especialistas para Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes, faltam médicos especialistas. Todos os anos são abertos novos concursos para a contratação de profissionais de saúde, mas as vagas ficam por preencher, avança a Rádio Renascença.

Neste momento, estão abertas 13 vagas para médicos especialistas na Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE). O último concurso aberto pelo Ministério da Saúde, em Junho, previa 39 vagas para médicos especialistas e foram preenchidas apenas seis.

“Temos falta de médicos de diversas especialidades, tanto na área dos cuidados hospitalares como nos cuidados de saúde primário”, descreve Domingos Fernandes, o director clínico da ULSNE.

Domingos Fernandes lamenta a falta de profissionais, reconhecendo que ainda há mitos em relação à vida no interior do país.

“As pessoas pensam que nestes locais não é possível desenvolver um projecto, quando a verdade é que conseguem”, garante acrescentando ainda que muitas vezes não é reconhecida a qualidade de vida que estas cidades podem proporcionar a estes profissionais”. Apesar da falta de médicos especialistas, nem tudo é mau no panorama da saúde em Trás-os-Montes. “A grande maioria da nossa população tem médico de família, facto que não se verifica no litoral e que, sem dúvida, é um bom índice em termos de qualidade dos cuidados que se prestam neste momento”, descreve.

A Renascença ouviu a opinião dos utentes. Queixam-se, sobretudo, da demora das consultas e lamentam que, quando têm de fazer exames, tenham que se deslocar ao litoral.

A ULSNE foi criada há um ano, agregando numa única entidade três hospitais do distrito de Bragança e 15 centros de saúde da região, além do de Foz Côa, no município da Guarda.


, 2013-02-01
In DTM

Saúde 2 - Página 8 000204E1
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Utentes do SNS gastaram menos com medicamentos   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSeg Fev 11, 2013 6:16 pm

.
Utentes do SNS gastaram menos com medicamentos

por Lusa
Hoje

Saúde 2 - Página 8 Ng2376198
Fotografia © Lisa Soares/ Global Imagens

O Ministério da Saúde anunciou que em 2012 os gastos com medicamentos, suportados pelos utentes e o Serviço Nacional de Saúde (SNS), foram os mais baixos dos últimos cinco anos.

Com base na Análise do Mercado de Medicamentos (em ambulatório) do observatório da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), o ministério de Paulo Macedo concluiu que os portugueses adquiriram mais fármacos (mais 5,8 milhões de embalagens) e pouparam mais de 190 milhões de euros, em 2012.

O relatório indica que o preço médio dos medicamentos em ambulatório desceu de 13,01 euros em 2007 para 10,71 euros no ano passado.

O SNS registou, ao nível das comparticipações de medicamentos, uma poupança de 151 milhões de euros, em 2012, de acordo com o mesmo documento.

Em valor, os medicamentos para a hipertensão (anti-hipertensores da classe modificadores do eixo renina angiotensina), a diabetes (antidiabéticos orais) e o colesterol (antidislipidémicos) lideram o mercado, com 23,6 por cento do total das vendas (cerca de 614 milhões de euros).

De acordo com o mesmo documento, a substância ativa que lidera o mercado é a rosuvastatina (colesterol), seguida de duas substâncias ativas da classe dos antidiabéticos orais.

As três substâncias ativas representam 6,2 por cento do mercado.

Em volume, "o mercado é liderado pelo grupo dos medicamentos ansiolíticos, sedativos e hipnóticos", enquanto a substância com maior número de embalagens vendidas é o paracetamol, seguida do ácido acetilsalicílico.

Em relação aos medicamentos genéricos, o relatório refere que o seu valor desceu 19,4 por cento em 2012, enquanto o volume de vendas aumentou 18,4 por cento, face a 2011.

Em média, um medicamento genérico custou no ano de 2012 menos 3,33 euros do que em 2011 e menos 12,79 euros do que em 2007.

Em valor, registou-se um crescimento da quota de mercado de 21,6 por cento em 2011 para 25 por cento em 2012.

No mercado do SNS, a quota de medicamentos genéricos apresenta níveis superiores aos observados no mercado total, sendo que a quota em valor ascendeu aos 35,1 por cento (em embalagens) e a 20,9 por cento (em valor), no período entre janeiro e novembro de 2012.

A sinvastatina (contra o colesterol) é a substância ativa mais vendida em volume e em valor, existindo 173 diferentes apresentações disponíveis no mercado em 2012.

O Infarmed ressalva que "existe um grande potencial para a evolução deste mercado, uma vez que a quota de genéricos no seu mercado total concorrencial (conjunto de substâncias ativas que têm medicamentos genéricos comercializados) é 41,43 por cento".

In DN

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcTEkhRA72qA2teYn8c3JQ3gYZG55_woKVTM3N3td8DPBUmPdyfeYqbzQQ
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Na saúde "há limites" que não são ultrapassados   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSeg Fev 11, 2013 6:24 pm

.
Na saúde "há limites" que não são ultrapassados

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato
Hoje

Saúde 2 - Página 8 Ng2377101
Fotografia © Nuno Pinto Fernandes

A saúde terá uma discriminação positiva na redução da despesa a realizar pelo Governo, afirmou hoje o ministro Paulo Macedo, garantindo que "há limites" que não serão ultrapassados.

Questionado pelos jornalistas sobre de que forma a saúde seria afetada pelo plano de poupanças de quatro mil milhões de euros, o ministro da Saúde declarou que há áreas onde não haverá cortes.

"Pela prioridade que este Governo dá, a saúde continuará a ter uma discriminação positiva", disse Paulo Macedo no final de uma visita à pediatria do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

"A saúde está dentro do contexto do país. De certeza que se o país tiver menos recursos a saúde terá de se adaptar. Mas claramente há limites que não ultrapassamos e isso quer dizer que há áreas onde não iremos cortar nada", acrescentou, lembrando que há outras áreas com várias situações de "desperdício concreto".

Pouca coordenação entre cuidados primários e hospitalares, a área dos dispositivos médicos e horas extraordinárias desnecessárias são alguns dos exemplos que Paulo Macedo aponta como desperdícios na área da saúde.

Para este Dia Mundial do Doente, o ministro salientou a "presença do Serviço Nacional de Saúde, de uma forma eficaz," junto dos portugueses, indicando que continuam a ser prestadas cerca de 40 milhões de consultas anuais, mais de cinco milhões de urgências e de 500 mil cirurgias.

Macedo destacou ainda o que considera ser a "melhoria no acesso a medicamentos", frisando que os portugueses pouparam em 2012 quase 200 milhões de euros em remédios, consumindo mais embalagens.

Segundo o Ministério da Saúde, os gastos com medicamentos suportados pelos utentes e pelo Serviço Nacional de Saúde foram os mais baixos dos últimos cinco anos.

O serviço de pediatria do Hospital São Francisco Xavier foi a escolha de Paulo Macedo para assinalar o Dia Mundial do Doente, onde o governante visitou as crianças internadas, sempre acompanhado por uma equipa de três "Doutores Palhaços" da Operação Nariz Vermelho, que deram uma animação especial àquela ala hospitalar.

In DN

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcSmtryy0EoLCOnyj49bBNkuBviyUWAD-PWFBR52fvbM_uW2WLffTvcRkg
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: ULS contrata mais 20 enfermeiros    Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 5:11 pm

.
Até ao próximo mês de Junho
Distrito de Bragança


Saúde 2 - Página 8 Hdb_obras3

ULS contrata mais 20 enfermeiros

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste quer contratar mais 20 enfermeiros até ao próximo mês de Junho.

Depois de o Bastonário das Ordem dos Enfermeiros ter constatado que havia falta de profissionais de saúde na região, em Dezembro passado, a ULS abriu uma bolsa para contratar enfermeiros, que contou com mais de mil candidatos.

A directora de Enfermagem da ULS do Nordeste, Ângela Prior, garante que já foram identificadas as necessidades em todos os serviços, mas diz que a contratação de enfermeiros depende agora da autorização da tutela.“Temos efectivamente alguma falha de enfermeiros nalguns serviços, pelo que foi enviado um mapa das necessidades à tutela, para, posteriormente, apresentarmos proposta para contratar enfermeiros”, salienta a responsável.

Ângela Prior garante, no entanto, que todos os utentes têm acesso aos cuidados de enfermagem.

“Essas necessidades estão a ser supridas através de outros mecanismos, como compensação e acréscimo de horas”, sublinha a directora de enfermagem.Numa primeira fase, a ULS do Nordeste espera poder contratar cerca de 20 enfermeiros, mas Ângela Prior diz que é necessário fazer contratações sucessivas. “Temos de ir substituindo os enfermeiros que neste momento pediram aposentação. E só conforme forem saindo é que vamos colmatar essas necessidades”, acrescenta a responsável.

A ULS do Nordeste a pedir ao Governo para contratar mais enfermeiros. O conselho de administração quer reforçar o quadro de pessoal com 20 profissionais até ao próximo mês de Junho.


Brigantia, 2013-02-20
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcSHKVeAMSYG7Sf64jHLZj3re8ezTL-BlBqbex_cVCQ-YXIi4e6DOzk0uw
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Homem foi operado a cancro da próstata que nunca teve   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeTer Fev 26, 2013 12:21 pm

.
Vai agora a julgamento
Mirandela


Homem foi operado a cancro da próstata que nunca teve

O caso aconteceu há sete anos, mas só agora vai a julgamento no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela.

A vítima entrou com uma acção administrativa comum e pede uma indemnização de 205 mil euros a um laboratório, ao hospital de Mirandela e ao Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, por danos causados, entre os quais, ter ficado com impotência sexual.

Em Outubro de 2005, o homem (na altura com 68 anos), a pedido do serviço de Urologia da Unidade Hospitalar de Mirandela, que na altura integrava o Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), foi submetido a um exame (biopsia prostática).

Alguns dias depois, o Laboratório de Anatomia Patológica do Porto, enviou o resultado que revelava que o utente tinha uma doença vulgarmente conhecida como cancro da próstata.

Posteriormente, o IPO, “baseando-se apenas nos dados clínicos que lhe foram fornecidos pelo CHNE e pelo laboratório, submeteu o utente a tratamentos médicos, entre Janeiro e Junho de 2006.

Em resultado destes tratamentos, a vítima, para além do peso psicológico que esta situação lhe causou, sofreu alterações físicas, “nomeadamente alterações hormonais com o crescimento do peito, acrescidas da impotência sexual com a qual se deparou e que se arrasta até agora”.

Por isso, este utente pede agora que se faça justiça.

Jornal Nordeste, 2013-02-22
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcRN84FyBnZjIR7AQqSAAW51g6lCJ-1MjbZTvQbRBo0Nv71NoIt3TBOsyA
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Estudantes de Enfermagem de Macau fazem estágios em Bragança   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeQui Mar 07, 2013 12:03 pm

.
Mobilidade internacional de estudantes
Bragança


Saúde 2 - Página 8 Ipb_logo

Estudantes de Enfermagem de Macau fazem estágios em Bragança

Com o protocolo realizado entre o Instituto Politécnico de Bragança, a Unidade Local de Saúde do Nordeste e a Universidade de Macau, duas estudantes de enfermagem estão há três semanas em Bragança a estagiar no Hospital da cidade.

Sendo um memorando elaborado entre todos os politécnicos com a universidade de Macau, Luís Pais, vice-presidente do IPB, distingue a importância do mesmo. “Estes estágios enquadram-se numa colaboração de longa data com o Instituto Politécnico de Macau. Trata-se de um projecto que não é só do IPB, mas sim de todos os politécnicos de Portugal. Existe um memorando entre os politécnicos e o politécnico de Macau que visa a colaboração e a mobilidade internacional de estudantes”.

Helena Pimentel, directora da Escola Superior de Saúde de Bragança, sublinha a importância destes estágios. “Os estágios são muito importantes. Desde logo os nossos estudantes têm a oportunidade de contactar com estudantes de outros continentes, neste caso, e exercerem uma função e um objectivo que é colaborar na aprendizagem destes tudantes, através de uma orientação tutorial, através de um acompanhamento de maior proximidade. É uma mais-valia para a escola enviar e receber estudantes”.

Ângela Prior, enfermeira directora ad ULS Nordeste, sabe que existem dificuldades, mas diz ser bom para as estudantes a experiência em Bragança. “Este estágio tem características muito peculiares e são diferentes dos outros. O estágio já está a decorrer. Desenvolveram três semanas no contexto de prática clinica de medicina onde tiveram oportunidade de, sobretudo, observar mais do que actuar. Permitiu-lhes uma relação de proximidade com os utentes, sempre supervisionadas pelo professor da escola e acompanhadas pelos profissionais dos serviços”.

Hanne e Pemily, as jovens macaenses, estão a gostar da experiência, tendo apenas problemas a nível de comunicação. “Esta mos a gostar muito do hospital. Os colegas e os pacientes são muito amáveis para nós. Os colegas tentam ajudar-nos a comunicar com os pacientes. Temos dificuldades em comunicar, mas tentamos vários métodos, como a linguagem corporal, a tradutora, mas temos algumas dificuldades. No entanto, estamos muito felizes. Na cidade não há muita gente que fale inglês. Nós não falamos muito bem português, estamos a tentar aprender, mas é muito difícil”.

É a quarta semana das futuras enfermeiras de Macau em Bragança e, num futuro próximo, poderá haver ainda mais intercâmbios entre estudantes de Macau e brigantinos.

Brigantia, 2013-03-06
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcT49j_yPo_5LLY8BtzykRkhZthQcO4k_Kbg9R3-JQScxmTYIhLq-gr9nA
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Administrador hospitalar quer salários mais altos para atrair médicos ao interior    Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeQui Mar 07, 2013 4:42 pm

.
«Subsídio de interioridade
Distrito de Bragança


Saúde 2 - Página 8 Antonio_marcoa_jn

Administrador hospitalar quer salários mais altos para atrair médicos ao interior

O presidente da Unidade Local de Saúde do Nordeste defendeu hoje uma diferenciação nos salários para especialidades médicas em falta no interior do país como medida para combater as carências clínicas em hospitais como os do distrito de Bragança.

António Marçôa não quer chamar-lhe «subsídio de interioridade», mas entende que salários mais altos que os praticados nos hospitais do Litoral seriam um incentivo para a fixação de médicos nas especialidades onde se verificam maiores dificuldades.

Outra medida defendida pelo administrador é a obrigatoriedade de os novos especialistas integrarem os quadros dos hospitais onde lhes é garantida a formação, o chamado internato.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, responsável pelos hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, abriu nos últimos meses dois concursos com vagas para várias especialidades.

No primeiro foram preenchidas seis das 39 vagas e o segundo está ainda a decorrer com 13.

Uma das vagas do primeiro concurso destinava-se a radiologia, mas não teve candidatos.

A ULS do Nordeste pagou, em 2012, sete mil euros mensais a uma especialista em regime de prestação de serviços, um caso noticiado na imprensa regional pelo custo e por a profissional ser filha do deputado do PSD por Bragança, na Assembleia da República, Adão Silva.

O presidente do Conselho de Administração da ULS reconhece que nestas condições \"a remuneração é bastante superior e isso só poderá ser evitado com a colocação no mercado de trabalho de mais médicos nessas especialidades\".

A falta de profissionais desta especialidade foi um dos entraves à pretensão de internalizar a imagiologia, passando a realizar todos os exames (radiografias, ecografias) do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais públicos.

A medida foi adotada nas análises clínicas, com mais de metade dos exames agora a serem realizados no serviço público depois de, no início de 2012, retirar aos laboratórios privados serviços convencionados nas três cidades onde existem hospitais.

A administração assegurou que vai manter e celebrar novos acordos com privados sempre que não tenha capacidade interna de resposta e esteja em causa a proximidade de serviços com os utentes, devido à dispersão geográfica da população da região.

A ULS procedeu à reorganização da fisioterapia que deixará de funcionar, a partir de quinta-feira, na Quinta da Trajinha e passa a estar integrado no edifício do hospital de Bragança.

O administrador adiantou que \"no prazo de três meses\" será instalado no hospital de Mirandela um serviço idêntico.

Com o aproveitamento dos recursos existentes, António Marçôa adiantou que estão a ser respostas as valências suspensas nos centros de saúde como fisioterapia, podologia, estomatologia, terapia de fala, entre outras.

O administrador disse que \"é possível atender os mesmos doentes, mas em vez de um técnico em cada centro de saúde, um profissional faz, por exemplo, em rotação dois ou três\" unidades.

Lusa, 2013-03-07
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Médica suspensa na ULS do Nordeste    Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSáb Mar 09, 2013 4:34 pm

.
«Suspensão preventiva»
Bragança


Médica suspensa na ULS do Nordeste

A Unidade Local de Saúde do Nordeste abriu um processo de inquérito à nefrologista que prestava serviço na Hemodiálise da Unidade Hospitalar de Bragança, por alegado erro médico.

A especialista está suspensa, desde a passada segunda-feira, depois de estar ausente durante cerca de um mês, com baixa médica.O director clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, confirma a suspensão da profissional de saúde, mas recusa avançar os motivos que levaram à abertura do processo de inquérito.

«Esta especialista neste momento não está a exercer funções, porque temos neste momento um processo de averiguações na sequência de um caso que ocorreu, mas neste momento não me posso pronunciar a cerca dela, tendo em conta que ainda está em investigação», afirma o director clínico.

Domingos Fernandes garante que durante a ausência da médica os utentes tiveram o acompanhamento necessário por parte de outros profissionais de saúde. Entretanto, a ULS do Nordeste já conseguiu contratar outro Nefrologista, que vem de Espanha e entra hoje ao serviço.

«Houve uma suspensão preventiva, que vai durar durante algum tempo, enquanto se averigua as circunstâncias deste incidente, mas mais do que tudo é importante salvaguardar o superior interesse do doente, e nesse sentido a partir de amanhã temos um novo nefrologista a prestar serviço na ULS do Nordeste», salienta o director clínico.

Na unidade de Hemodiálise do Hospital de Bragança são acompanhados, actualmente, cerca de 65 utentes.

Brigantia, 2013-03-08
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcR8Jyq71ehaaRCAlLFoN6nf_2OQZWjnU1lDKIVQG9zzoWFxadgBFXIB_A
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Portagens em Trás-os-Montes farão disparar custos da Saúde   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSáb Mar 09, 2013 4:41 pm

.
Autoestrada sem alternativa
Distrito de Bragança


Saúde 2 - Página 8 A100hora

Portagens em Trás-os-Montes farão disparar custos da Saúde

A introdução de portagens na Auto-estrada Transmontana fará disparar os custos da Saúde no distrito de Bragança, alertou esta quarta-feira António Marçôa, o presidente da USL do Nordeste, que transporta diariamente dezenas de doentes no percurso da nova via.

A dispersão das unidades hospitalares da região e a falta de especialidades obriga a deslocações diárias a nível interno, mas também de doentes a cargo da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, responsável pelos três hospitais e 15 centros de saúde da região.

Os hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela ficam todos no eixo da auto-estrada e o percurso é obrigatoriamente o mesmo para recorrer a outras unidades de saúde, nomeadamente de Vila Real e do Porto.

O contrato de concessão da Auto-estrada Transmontana ainda não prevê portagens, mas na região teme-se que a via venha a ser abrangida pelo pagamento, à semelhança do que está a acontecer em todo o País, concretamente com as antigas Scut (auto-estradas sem custos para o utilizador).

\"Obviamente que me preocupa, porque isso vai subir os custos significativamente\", afirmou, em declarações à Lusa António Marçôa.

PUB
O administrador hospitalar realçou que Bragança dista de Mirandela 60 quilómetros e as deslocações mais frequentes são entre os hospitais destas duas cidades.

\"Para além dos que nos custa em gasóleo e toda a manutenção, a nível das portagens isso é preocupante. São custos que significativos\", acrescentou.

O presidente do Conselho de Administração da ULS ainda está \"optimista\" de que a nova via não venha a ter portagens porque não vê alternativa.

\"Que alternativa é que existe aqui à auto-estrada? A auto-estrada foi construída em cima do IP4, não estou a ver que haja alternativa, a não ser a auto-estrada. Penso que, não havendo alternativa, não deve haver portagens\", defendeu.

Lusa, 2013-03-08
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcR-PDVxIZnmwuoMs4LxvnD7XoizXSS__E2hLbpaK6f3YQW2A29Vc4nuSA
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Bebés da maternidade de Bragança podem ser acompanhados pelos pais através da Internet   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSáb Mar 09, 2013 4:48 pm

,
Serviço BabyCare
Bragança


Saúde 2 - Página 8 Bebe_3

Bebés da maternidade de Bragança podem ser acompanhados pelos pais através da Internet

A maternidade de Bragança fica a mais de cem quilómetros de muitos pais que nem sempre podem levar de imediato para casa os filhos recém-nascidos, mas podem acompanhá-los à distância pela Internet através do Babycare, avança a agência Lusa.

Câmaras instaladas no serviço de Neonatologia permitem a Ana Monteiro ver permanente de casa como está sua menina, que necessita permanecer mais alguns dias na maternidade.

“É muito bom e útil para as famílias porque sempre que estamos em casa estamos com o receio: “como é que está a minha menina”. Assim temos a oportunidade de os ver e uma pessoa sente-se mais segura, fica maia descansada”, contou.

Cerca de 50 famílias beneficiaram, nos últimos dois anos, deste serviço na Neonatologia da maternidade de Bragança, que foi apresentado esta quinta-feira à Comunicação Social pelos parceiros: a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e a Portugal Telecom (PT).

A empresa de telecomunicações fornece a tecnologia e os meios financeiros para a instalação das câmaras nos hospitais.

Aos pais é dada uma senha que lhes permite ver, através da Internet, em casa ou no trabalho, e a todo o momento, o bebe no hospital.

Para o presidente do concelho de Administração da UPS do Nordeste, António Marços, a vantagem deste serviço “é óbvia” num distrito extenso, do Interior, com distâncias de mais de 100 quilómetros relativamente à maternidade.

O administrador defendeu que “é deste tipo de soluções” que a saúde precisa na região e vê “com muito garrado” esta parceria com a PT.

O serviço BabyCare foi criado há 12 anos e já beneficiou 500 famílias nos quatro hospitais onde está instalado: a Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, o Hospital Júlio Dinis, no Porto, o Hospital do Divino Espírito Santo, nos Açores, e de Bragança.

Os dados foram avançados pelo administrador, Rui Pereira, que adiantou ainda que o próximo hospital onde o serviço vai ser estar a funcionar é o de Loures.

“Este serviço é a comprovação, é um sinal claro como ao utilizar a tecnologia nós podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas, neste caso quer das crianças, quer dos pais, quer do próprio hospital”, afirmou.

Lusa, 2013-03-08
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcTxnSgokBYTBJzPAfDiqXCI7jXdvxBEOxhI-oYYxT_zmh5vNFvR1g
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Doentes oncológicos de Bragança vão ter apoio especializado   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSeg Mar 11, 2013 4:56 pm

.
Vencer o cancer
Distrito de Bragança


Doentes oncológicos de Bragança vão ter apoio especializado

Os doentes oncológicos do distrito de Bragança vão ter pela primeira nesta região apoio especializado até agora apenas disponível nos principais hospitais dedicados à doença, foi na passada sexta-feira anunciado, avança a agência Lusa.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e o núcleo regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro oficializaram na passada sexta-feira um protocolo que vai permitir abrir em Bragança dentro de um mês um gabinete com apoio de voluntários, mas também de especialistas da área da psico-oncologia.

A principal vantagem e mais-valia desta parceria apontada pelo director clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, é a de que os doentes oncológicos vão passar a ter, em Bragança, o apoio de técnicos especificamente vocacionados para a doença.

O apoio será dado num gabinete que deverá estará funcionar dentro de um mês, segundo as previsões avançadas, nas instalações do Centro de Saúde da Sé.

Além dos especialistas, que serão disponibilizados pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, os doentes terão também o apoio dos voluntários do movimento “Viver é Vencer” mais vocacionado para as mulheres com cancro da mama.

Os doentes serão “acompanhados em todas as fases da doença e do tratamento” e de “uma forma integral”, sublinhou o director clínico, reiterando a importância desta valência numa região onde muitos doentes oncológicos são obrigados a longas deslocações para consultas e tratamentos e vão passar a dispor de um apoio até agora inexistente na região.

O presidente do núcleo regional do norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Veloso, explicou que a instituição vai dar formação e que equipas internas vão deslocar-se à Bragança para “trabalhar em conjunto com as pessoas locais”.

Vítor Veloso lembrou que o Distrito de Bragança foi o primeiro a fazer, em Portugal, o rastreio do cancro da mama, há 15 anos, com uma adesão de 90 por cento das mulheres e que continua a destacar-se com uma percentagem maior a nível nacional.

“Bragança é sempre um distrito que é fácil, onde a adesão é muito grande aos rastreios do cancro da mama. As mulheres já estão habituadas, passam a palavra umas às outras e, portanto, continuam a ter uma adesão muito grande”, declarou.

Lusa, 2013-03-11
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Seguro promete bater-se por helicóptero do INEM   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 9:36 pm

.
«Fica em Macedo de Cavaleiros»
Trás-os-Montes


Saúde 2 - Página 8 Seguro_heli

Seguro promete bater-se por helicóptero do INEM


O secretário geral do PS, António José Seguro, promete bater-se pela manutenção do helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros.

Recorde-se que o INEM pretende transferir este meio aéreo para Vila Real, mas uma providência cautelar dos 12 presidentes de Câmara do distrito de Bragança impediu a saída do helicóptero.

“Eu quero dar conhecimento, em particular aos transmontanos que, se depender de mim, o helicóptero não sai daqui e que tudo farei para que as populações desta zona, designadamente deste Distrito de Bragança, tenham acesso, em caso de urgência a cuidados de saúde”, declarou ontem o responsável à agência Lusa, durante uma visita ao heliporto de Macedo de Cavaleiros.

Para António José Seguro “é vital que as pessoas compreendam que este helicóptero salvou muitas vidas e as vidas não têm preço e como não têm preço é necessário que este helicóptero continue aqui porque presta um serviço inestimável às populações que vivem mais longe de cuidados de saúde”.

O líder rosa também passou pelo município de Alfândega da Fé, manifestando-se preocupado “com as condições de vida e as dificuldades crescentes que as pessoas têm no acesso aos cuidados de saúde”.

Jornal Nordeste, 2013-03-19
In DTM

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSOnFG5lbUKVX6j047ThR1GUUab1PqJHU5YabjOLEVeEfuJ8KV4DWCZeQ" border="0" alt=""/>
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: 1º Encontro de Enfermagem em Estomaterapia de Trás-os-Montes e Alto Douro   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 9:41 pm

.
Próximo dia 23 de Março
Chaves


1º Encontro de Enfermagem em Estomaterapia de Trás-os-Montes e Alto Douro

No próximo dia 23 de Março, realizar-se-á no Centro Cultural de Chaves o 1º Encontro de Enfermagem em Estomaterapia de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O evento é organizado pela Consulta de Estomaterapia da Unidade Hospitalar de Chaves, que pretende a clarificação de conceitos através da divulgação de mais informação, ensino e aconselhamento, bem como a partilha de experiências vividas naquela área de cuidados de saúde, quer no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro E.P.E, quer noutras unidades de saúde do país.

A obtenção de uma resposta mais adequada na pessoa com ostomia, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida e tendo em conta a sua globalidade física, psíquica e social são razões apontadas para a realização do evento.

Para mais informações: (92) 5484077 ou encontroestomaterapia@gmail.com.

, 2013-03-21
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Centros hospitalares do Tâmega e Sousa e de Trás-os-Montes com novas administrações   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 9:56 pm

.
Carlos Cadavez em Vila Real
Distrito de Vila Real


Saúde 2 - Página 8 Hd_vrl

Centros hospitalares do Tâmega e Sousa e de Trás-os-Montes com novas administrações

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a nomeação da nova administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), com sede em Penafiel, que será presidida por Carlos Vaz, avança a agência Lusa.

Carlos Vaz, que presidia ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, vai suceder a José Luís Catarino, que liderava o CHTS desde 20 de Abril de 2010.

A nomeação da nova administração ocorre dias depois de Miguel Gouveia, vogal da actual gestão, ter divulgado, em declarações à Lusa, alegadas irregularidade na aquisição de bens e contratação de pessoal, que terão sido detectadas numa auditoria da Inspecção-geral das Actividades em Saúde.

Na terça-feira, o Ministério da Saúde tinha adiantado à Lusa que estaria para breve a nomeação de uma novo conselho de administração, mas não comentava a denúncia de alegadas irregularidades.
A administração liderada por José Luís Catarino negou que a auditoria tenha encontrado quaisquer irregularidades, admitindo, porém, a detecção de “questões de desadequação em termos processuais em algumas compras”.

A nomeação de Carlos Vaz para a nova administração do CHTS significa o regresso à região, uma vez que, antes de assumir funções em Vila Real, tinha estado à frente da administração do hospital de S. Gonçalo, em Amarante, no período anterior à fusão com Penafiel.

Manuel José Magalhães de Barros, José Gaspar Pinto de Andrade Pais, José Luis Barros da Silva (director clínico) e Jorge Luciano Leite Monteiro (enfermeiro director) serão os vogais da equipa liderada por Carlos Vaz, disse à Lusa fonte do Conselho de Ministros.

O Conselho de Ministros também aprovou esta quinta-feira a nomeação do novo conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que será presidido por Carlos José Cadavez.

Carlos Cadavez irá suceder a Carlos Vaz, que liderava a unidade hospitalar desde 2005.

Foram ainda nomeados Fernando Miguel Pereira, José Joaquim Costa (director clínico) e José dos Santos Lameirão (enfermeiro director).

O CHTMAD é constituído por quatro unidades hospitalares (Vila Real, onde se situa a sede social, Chaves, Lamego e Peso da Régua) e uma unidade de cuidados continuados (Vila Pouca de Aguiar).

DTM, 2013-03-22

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: CHTMAD assinala dia Mundial da Saúde com rastreio à hipertensão arterial   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 10:06 pm

.
O rastreio é gratuito
Distrito de Vila Real


CHTMAD assinala dia Mundial da Saúde com rastreio à hipertensão arterial

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vai comemorar, no próximo dia 5 de Abril, entre as 14h e as 18h, o Dia Mundial da Saúde, sendo em especial um ano dedicado à hipertensão arterial.

Nas Unidades de Vila Real, Lamego e Chaves a população poderá contar com um conjunto de profissionais de saúde que estarão à disposição para todos aqueles que queiram aproveitar a oportunidade e realizarem um rastreio da hipertensão arterial.

O rastreio consiste na medição da tensão arterial e posteriormente na avaliação dos resultados e dos eventuais riscos em consulta com os nossos profissionais. Para além disto, poderá, também, ficar a saber mais sobre as causas e formas de prevenção da doença.

A hipertensão arterial é uma epidemia mundial e o principal factor de risco no que toca à ocorrência de AVC e doenças cardíacas e renais.

O rastreio é gratuito.

, 2013-04-04
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcRZH7OTuigZVKWtgg9qRkf3WdIW2_RcKL-jKxs0ARMVowxfSvAxMRA_aQ
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Visitas a doentes acamados são «aulas» para estudantes   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 10:10 pm

.
Unidade Móvel de Saúde
Carrazeda de Ansiães


Visitas a doentes acamados são «aulas» para estudantes

A Unidade Móvel de Saúde de Carrazeda de Ansiães chega a casa de Sérgio Pascoal, em Pombal. Ele foi vítima de AVC, em agosto de 2012.

Desde que regressou a casa recebe apoio da Equipa de Cuidados Continuados Integrados de Carrazeda, que conta com a ajuda de formandos da Escola Profissional de Ansiães (EPA).

A mulher de Sérgio, Normanda Cardoso, vem à porta receber a enfermeira Sónia Casado e a formanda Fátima Cabral. Esta última - é uma dos 18 alunos envolvidos - está ali para ajudar no que for preciso, enquanto contacta a realidade de pessoas acamadas e passa à prática aquilo que aprende nos livros do curso de Técnico de Auxiliar de Saúde.

Fátima reconhece que as visitas a doentes são uma mais-valia pois permitem-lhe \"conhecer novas realidades\".

O utente ouve mas não fala. O AVC afetou-o gravemente. Mas sorri quando vê a enfermeira. \"Esta senhora dá-me uma grande ajuda. Foi como se aparecesse Deus na terra\", chora Normanda, ciente que sozinha não conseguiria tratar do marido da mesma forma.

As visitas aos idosos e doentes são feitas duas vezes por semana e em cada deslocação da enfermeira há sempre um aluno a acompanhá-la. No final de cada visita têm de fazer um relatório sobre o estado de saúde das pessoas que visitam, que depois submetem à apreciação da professora responsável.

Eduardo Pinto, JN, 2013-04-08
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcR-PDVxIZnmwuoMs4LxvnD7XoizXSS__E2hLbpaK6f3YQW2A29Vc4nuSA
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Serviço de Ortopedia da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros foi distinguido com o nível máximo   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSeg maio 13, 2013 12:07 pm

.
Excelência clínica
Macedo de Cavaleiros


Saúde 2 - Página 8 Hd_macedo

Serviço de Ortopedia da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros foi distinguido com o nível máximo

O Serviço de Ortopedia da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros foi distinguido pela Entidade Reguladora da Saúde com o nível máximo de excelência clínica.

A avaliação aos cuidados hospitalares prestados aos utentes pela Unidade Local de Saúde do Nordeste é feita no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS).
O Serviço de Ortopedia, na especialidade de Artroplastias totais da anca e do joelho recebeu o galardão de nível máximo, ou seja, a atribuição de três estrelas.
Um facto que merece o regozijo do coordenador da Comissão de Saúde.

José Madalena classifica o serviço de Ortopedia como a âncora do Hospital de Macedo de Cavaleiros.

José Madalena revela que há jovens médicos a receber formação em Ortopedia na Unidade Hospitalar, o que no futuro poderá significar um reforço do corpo clinico.

O coordenador da Comissão de Saúde diz que o Hospital de Macedo presta cuidados diferenciados e reúne condições de excelência para se afirmar na região Norte.

Com o nível intermédio, o Hospital de Macedo de Cavaleiros arrecadou ainda a distinção com duas estrelas em Cirurgia de Ambulatório e na área de Acidente Vascular Cerebral, em Neurologia.

OL, 2013-05-03
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcRqoAZbb0Hsg7I3Qdfd_UIrDlywt4jn6VSMRRJlw79aWezVZrxtFCsckg
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Agrupamento de Escolas Diogo Cão promove alimentação saudável   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSeg maio 13, 2013 5:02 pm

.
Problemas de saúde escolar
Vila Real


Agrupamento de Escolas Diogo Cão promove alimentação saudável

A alimentação saudável é um dos fatores primordiais da saúde cuja promoção é considerada prioritária nos programas de Promoção da Saúde dos Ministérios da Saúde e da Educação e Ciência.

O grupo alvo deste programa são os alunos e o objectivo principal é que estes desenvolvam atitudes e hábitos de modo a fazerem opções corretas e responsáveis, nomeadamente no que se refere às escolhas alimentares.

Atento aos problemas de saúde escolar, o Agrupamento de Escolas Diogo Cão tem promovido diferentes iniciativas no âmbito do Programa de Educação para a Saúde nas várias escolas do 1º ciclo, Jardins de Infância e EB 2,3 Diogo Cão.

Na escola sede, a par de algumas ações de sensibilização junto de alunos e docentes, previstas na Ação (+) Intervir do Projeto Educativo do Agrupamento Excelência (+) Cidadania (+), foram implementadas novas orientações, por indicação do Ministério da Educação e Ciência – Direção geral da Educação, nomeadamente no que respeita ao Bufete Escolar.

Entendido como um serviço complementar ao refeitório, de fornecimento de refeições ligeiras e intercalares, o Bufete Escolar visa cumprir os princípios de uma alimentação equilibrada e promotora de saúde. Neste sentido, para além de respeitar a proporcionalidade de 3 para 1 entre géneros a promover e géneros a limitar, o Bufete Escolar da EB 2,3 Diogo Cão oferece, agora, à comunidade escolar um leque de sumos naturais de seis frutos diferentes bem como sandes macrobióticas de atum, alface, tomate e ovo. Estas iniciativas, da responsabilidade do ASE (Ação Social Escolar) têm recebido a melhor recetividade junto de alunos, docentes, pessoal não docente e de quem nos visita.

O AEDC está já a preparar novas iniciativas para assinalar o Dia Mundial contra a Obesidade que se comemora este mês.

A alimentação é um dos fatores externos que mais determina a qualidade de vida do ser humano. Fazer uma alimentação saudável não é fácil quando a pressão da publicidade e do consumismo adquire grandes proporções, como acontece atualmente.

Alertar a comunidade educativa para temas-chave na área da saúde e desenvolver atividades com vista à promoção de hábitos de vida saudáveis é, sem dúvida, uma responsabilidade que cada vez mais se pede às escolas.


NVR, 2013-05-08
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcQoIrOcIoMJv0nkI-sOPvPNojeo68Kq0kvi9a725m8VXlgyfDARifgD
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Helicóptero do INEM mantém-se em Macedo de Cavaleiros   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSeg maio 13, 2013 5:08 pm

.
Decisão proferida pelo Tribunal
Trás-os-Montes


Saúde 2 - Página 8 Heli_noite_bgc

Helicóptero do INEM mantém-se em Macedo de Cavaleiros

O Tribunal Central Administrativo do Norte indeferiu o recurso do Ministério Público da decisão proferida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela relativa ao decretamento provisório que garante a manutenção do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros, divulgou, esta terça-feira, a Câmara de Torre de Moncorvo.

Isto, pelo menos, até haver uma decisão da ação principal com que os municípios avançaram, em Outubro, contra o Ministério da Saúde pelo incumprimento dos protocolos de 2008, relativos ao encerramento do Serviço de Atendimento Permanente em oito centros de saúde do distrito de Bragança.

Não tendo sido admitido o recurso mantém-se o decretamento provisório que garante a manutenção do helicóptero no distrito.

Os autarcas avançaram com a providência cautelar quando foi anunciado que o meio aéreo ia ser deslocalizado para Vila Real, no ano passado.

A decisão conhecida esta terça-feira é do agrado dos autarcas. Para já o presidente da câmara de Moncorvo, Aires Ferreira, que tem liderado o processo, não faz comentários, apesar de o município \"se congratular\" com esta decisão \"que defende os interesses da população\". Berta Nunes, autarca de Alfândega da Fé, considerou que esta decisão \"permite que o helicóptero fique por agora no distrito\".

Em Agosto de 2012, os municípios interpuseram uma providência cautelar contra a retirada do helicóptero. No âmbito da qual foi interposto um decretamento provisório da sua manutenção, que mereceu uma decisão favorável por parte do TAFM, em Setembro.

Em Janeiro deste ano, proferida a decisão da providência cautelar veio reconhecer o direito de permanência daquele meio aéreo até trânsito em julgado da ação principal, da qual se aguarda decisão final.

Gloria Lopes in JN, 2013-05-09
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcR7yDtnskuOdOR78Z7CCkpOFtKPSjq1TUTN1BY5nCd-cczfWwdsaA44[center]
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Doentes oncológicos com mais apoio no distrito de Bragança   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSáb maio 18, 2013 6:22 pm

.
Apoio especializado
Distrito de Bragança


Saúde 2 - Página 8 Hospitalbgc

Doentes oncológicos com mais apoio no distrito de Bragança

Consultas gratuitas pretendem ajudar doentes desde o diagnóstico até ao fim dos tratamentos. Apoio especializado vai evitar deslocações aos grandes centros.

Os doentes oncológicos do distrito de Bragança, assim como os seus familiares, têm agora apoio na área Psi-Oncológica, um apoio especializado que apenas estava disponível nos principais hospitais dedicados à doença, o que obrigava os transmontanos a grandes deslocações.

A medida resulta de um protocolo assinado entre a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e a Liga Portuguesa contra o Cancro.

As consultas são gratuitas e já estão a funcionar no centro de saúde da Sé de Bragança. Pretendem ser uma ajuda aos utentes, desde que lhes é diagnosticada a doença e durante os tratamentos.

Os doentes vão ser “acompanhados em todas as fases da doença e do tratamento” e de “uma forma integral”, sublinha o director clínico, Domingos Fernandes, salientando a importância desta valência numa região onde muitos doentes oncológicos são obrigados a longas deslocações para consultas e tratamentos.

Outra das vertentes da parceria foi a criação do Movimento Vencer e Viver, constituído por um grupo de voluntárias que já venceram o cancro e destinado a apoiar mulheres que sofrem do mesmo.

“Este movimento é um partilhar de experiências de voluntárias que já sofreram desta patologia oncológica mamária ou dos seus familiares”, explica Domingos Fernandes, que considera tratar-se de um apoio fundamental para quem luta contra a doença.

Olímpia Mairos in RR, 2013-05-15
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcTAeXQ7IA6EdCdMblop5fZRMsuXViA6ebRIg7ngWty4X_aoeA2S
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Distrito de Bragança com 6.000 hipertensos diagnosticados sem acompanhamento   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeSáb maio 25, 2013 3:07 pm

.
O isolamento e a dificuldade
Distrito de Bragança


Saúde 2 - Página 8 Centro_saude_bgc

Distrito de Bragança com 6.000 hipertensos diagnosticados sem acompanhamento

Cerca de 6.000 pessoas do distrito de Bragança são hipertensas diagnosticadas sem acompanhamento clínico, divulgaram na passada sexta-feira responsáveis locais pela Saúde, que reconhecem a necessidade de reforçar o trabalho no terreno para chegar a estes doentes, avança a agência Lusa.

O isolamento e a dificuldade de acesso às unidades de saúde, devido às distâncias, podem ser em parte responsáveis por este afastamento do tratamento, como admitiu na passada sexta-feira Sílvia Costa da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que defende a necessidade de “ir á procura destes doentes”.

A responsável garantiu que existem meios na região para este trabalho e que o que é necessário é os respectivos centros de saúde “trabalharem, envolverem as instituições, ir à procura deles [doentes]”.

“Nós temos unidades móveis que podem ir à procura de toda a gente porque realmente é preciso pensar e fazer uma estratégia de actuação que chegue até todos”, reforçou, durante uma acção, em Bragança para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão.

A ULS do Nordeste promoveu por toda a região nas unidades de saúde e também em outros espaços como supermercados, onde há maior aglomeração de pessoas, rastreios, aconselhamento e distribuição de “Pãovida”, um pão “promotor da saúde” sem os índices de sal que caracteriza este alimento português.

A realidade da hipertensão no Distrito de Bragança acompanha, segundo Sílvia Costa, as estatísticas nacionais.

A ULS do Nordeste tem cerca de 160 mil utentes, quase 38 mil dos quais com a doença diagnosticada e, destes menos de 32 mil acompanhados.

Os estudos sobre a doença indicam que 40% da população portuguesa é hipertensa, o que, aplicando-se ao Distrito de Bragança deveria apontar para a existência de 64 mil hipertensos.

“Quase um em dois são hipertensos, mas depois sabemos que 38 por cento estão diagnosticados e tratados são só 22% e controlados só são 11%”, concretizou.

Lusa, 2013-05-20
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcTpD5EztbOTD3AxTarmYMHoh88CnU3JYZyJjjZWGlPTxYACJHXImzbh
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Doentes crónicos acusam hospital de Vila Real   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeDom Jun 02, 2013 1:39 pm

.
Taxas moderadoras
Vila Real


Doentes crónicos acusam hospital de Vila Real

A Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM) acusou hoje o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), com sede em Vila Real, de estar a cobrar indevidamente taxas moderadoras a alguns utentes.

De acordo com Paulo Alexandre Pereira, presidente da direção da TEM, o novo regime de taxas moderadoras, em particular, no que concerne às doenças crónicas, para além da isenção concedida por via da incapacidade igual ou superior a 60% ou do reconhecimento da condição de insuficiência económica, criou um mecanismo adicional de dispensa do pagamento de taxas moderadoras.

, 2013-05-27
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcROjY2Tqc6igzpEqghr7jI7YIO53EzH-RWqXXdcHKG4OoQeb6xe_mPDrw
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Autarcas de Bragança recorreram da decisão judicial sobre helicóptero do INEM    Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeDom Jun 02, 2013 1:48 pm

.
Últimos desenvolvimentos
Distrito de Bragança


Saúde 2 - Página 8 Inem_macedo

Autarcas de Bragança recorreram da decisão judicial sobre helicóptero do INEM

O advogado dos autarcas do distrito de Bragança garantiu hoje à Lusa que já recorreu da decisão judicial que rejeita a providência cautelar para a manutenção do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros.

Paulo Moura Marques explicou que \"há mais de uma semana\" deu entrada no tribunal o recurso \"com pedido de efeito suspensivo\", o que significa que o meio aéreo de socorro fica na região até decisão do Supremo Tribunal Administrativo.

Até lá, \"vale a decisão da primeira instância\", assegurou o advogado, explicando que prevalece a medida cautelar decretada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Mirandela, que impede a retirada do helicóptero.

O Tribunal Central Administrativo (TCA) do Norte rejeitou a providência cautelar dos autarcas do distrito de Bragança contra a retirada do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros e entende que o meio aéreo pode ser deslocalizado.

O acórdão dá razão aos recursos do Ministério Público, Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e INEM da decisão do TAF de Mirandela, que aceitou a providência cautelar apresentada em agosto de 2012.

Com esta ação, os autarcas conseguiram impedir o INEM de deslocar o meio de socorro aéreo de Macedo de Cavaleiros para Vila Real, como estava previsto a 01 de outubro de 2012.

A providência cautelar foi fundamentada com o incumprimento por parte do Ministério da Saúde dos protocolos celebrados com os municípios da região, em 2007, que garantiam o helicóptero do INEM como contrapartida do encerramento noturno dos centros de saúde.

O TCA do Norte entendeu que existe realmente um \"contrato\", mas com a ARSN e não com o Estado ou com o INEM que é o dono dos helicópteros e, segundo a decisão judicial, pode \"fazer a racionalização dos meios de transporte\" e \"avaliar e definir os meios de emergência médica, designadamente, onde devem existir e quantos helicópteros\".

Este tribunal não vislumbrou os prejuízos invocados que a retirada do helicóptero poderia causar até à decisão da ação principal no TAF de Mirandela, que ditará o desfecho final deste processo.

Os juízes concordaram com a argumentação do INEM de que \"não é pelo facto de o helicóptero não estar sediado em Macedo de Cavaleiros que serão, sem mais, perdidas vidas humanas\".

\"A deslocação para outro local, só por si, não retira o acesso aos meios de emergência adequados e em tempo útil. Em termos de logística até pode ser mais eficiente\", argumenta-se no acórdão, citando um estudo que o INEM juntou ao processo que \"diz exatamente que em termos logísticos não se justifica o helicóptero sediado em Macedo de Cavaleiros\".

A aeronave é, de entre a frota aérea nacional do INEM, a que mais ocorrências assiste em Portugal.

Os autarcas locais lembram que \"o distrito de Bragança é o que está mais afastado dos hospitais\" de referência.

Lusa, 2013-06-01
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcR7DdAPd4YiP96xpZPj0yENzhCa51VnyqIGJARYAYDq5MB_gQDmnv_TUA
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Médicos especialistas para Trás-os-Montes procuram-se   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 10:58 am

.
Estão abertas 13 vagas
Distrito de Bragança


Saúde 2 - Página 8 Medico_tensao

Médicos especialistas para Trás-os-Montes procuram-se

Estão abertas 13 vagas na Unidade Local de Saúde do Nordeste. O director clínico reconhece que há dificuldade em encontrar quem queira ir para o interior, apesar da qualidade de vida que as cidades oferecem.

Em Trás-os-Montes, faltam médicos especialistas. Todos os anos são abertos novos concursos para a contratação de profissionais de saúde, mas as vagas ficam por preencher.

Neste momento, estão abertas 13 vagas para médicos especialistas na Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE). O último concurso aberto pelo Ministério da Saúde, em Junho, previa 39 vagas para médicos especialistas e foram preenchidas apenas seis.

“Temos falta de médicos de diversas especialidades, tanto na área dos cuidados hospitalares como nos cuidados de saúde primário”, descreve Domingos Fernandes, o director clinico da ULSNE.

Domingos Fernandes lamenta a falta de profissionais, reconhecendo que ainda há mitos em relação à vida no interior do país.

“As pessoas pensam que nestes locais não é possível desenvolver um projecto, quando a verdade é que conseguem”, garante acrescentando ainda que muitas vezes não é reconhecida a qualidade de vida que estas cidades podem proporcionar a estes profissionais”.

Apesar da falta de médicos especialistas, nem tudo é mau no panorama da saúde em Trás-os-Montes. “A grande maioria da nossa população tem médico de família, facto que não se verifica no litoral e que, sem dúvida, é um bom índice em termos de qualidade dos cuidados que se prestam neste momento”, descreve.

A Renascença ouviu a opinião dos utentes. Queixam-se, sobretudo, da demora das consultas e lamentam que, quando têm de fazer exames, tenham que se deslocar ao litoral.

A ULSNE foi criada há um ano, agregando numa única entidade três hospitais do distrito de Bragança e 15 centros de saúde da região, além do de Foz Côa, no município da Guarda.


Olímpia Mairos in RR, 2013-06-06
In DTM

Saúde 2 - Página 8 Images?q=tbn:ANd9GcSHKVeAMSYG7Sf64jHLZj3re8ezTL-BlBqbex_cVCQ-YXIi4e6DOzk0uw
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Saúde 2 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde 2   Saúde 2 - Página 8 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Saúde 2
Ir para o topo 
Página 8 de 9Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» UTAD...
» CPLP/Lusofonia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: