Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 UTAD...

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: UTAD...   UTAD... Icon_minitimeQui Set 25, 2008 4:33 pm

.
Dias 24, 25 e 26 de Setembro
Vila Real


UTAD realiza Curso de Formação para peritos em energia de edifícios

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através do seu Observatório da Construção, vai iniciar dia 24 de Setembro, no auditório de Geociências, um Curso de Formação para Peritos Qualificados em comportamento térmico de edifícios.

Este curso, que decorre nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, tem por objectivo a difusão de conhecimentos teóricos e práticos necessários para o exercício da actividade de Peritos Qualificados responsáveis pelo processo de certificação energética de edifícios abrangidos pelo Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE).

Refira-se que as qualificações mínimas exigidas aos Peritos Qualificados de edifícios abrangidos pelo RCCTE serão, entre outros aspectos, ter cinco anos de experiência reconhecida, receber formação específica acerca do RCCTE (obtida com a frequência deste curso), frequentar ainda o módulo de certificação e submeter-se à respectiva avaliação.

, 2008-09-24
In DTM

UTAD... Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Uma delas é a UTAD   UTAD... Icon_minitimeDom Out 05, 2008 12:47 pm

.
Uma delas é a UTAD
Vila Real


Sete universidades estão sem dinheiro para pagar salários

Sete universidades públicos estão sem verbas para pagar os salários do mês de Dezembro e as despesas fixas previstas até ao final do ano. As projecções do Conselho de Reitores indicam que o número de instituições em ruptura financeira vai duplicar até ao final do ano, caso não haja reforços do Ministério da Ciência e Ensino Superior.

“Sabemos que há universidades que não têm orçamento suficiente para fazer face às suas despesas até ao final do ano ” alerta o presidente do Conselho de Reitores em declarações ao Diário Económico. Um cenário de ruptura financeira que terá já sido comunicado pelo Ministério da Ciência ao ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

“Se se tivesse mantido o nível de financiamento em percentagem do PIB registada em 2005, não teríamos nenhuma universidade pública em falência financeira em 2007 e 2008” diz Seabra Santos.

O facto de, há dois anos, as instituições terem começado a pagar uma contribuição de 11% para a Caixa- Geral de Aposentações implicou o pagamento de 100 milhões de euros, não reembolsados pelo Estado que obrigou quase todas as instituições a esgotar os saldos de gerência.

As universidades da Madeira, Beira Interior e Minho são as três instituições que entram, este ano, no vermelho. Juntam-se ao grupo das quatro - Açores, Évora, Algarve e Trás-os-Montes - que já entraram em falência técnica no ano passado. Seabra Santos prevê que o número de instituições deverá crescer em 2009, porque a proposta de Orçamento do Estado para 2009 não garante o funcionamento até ao final do ano.

“Estamos na margem e vamos precisar de apoio para garantir o pagamento de salários e de dívidas a fornecedores em Dezembro” revelou ao Diário Económico Pedro Telhado Pereira, reitor da Universidade da Madeira. “Em Dezembro esperamos receber uma segunda tranche de propinas, mas se houver atrasos nos pagamentos teremos problemas”, acrescenta. No mesmo cenário encontram-se as universidades da Beira Interior e do Minho. Já o ISCTE também enfrentará dificuldades até ao final do ano. Mas Luís Reto, presidente do instituto, diz que vai recorrer a verbas inscritas em projectos de investigação para pagar salários. O Ministério da Ciência e Ensino Superior estimava que as quatro universidades e três institutos politécnicos que declararam situação de falência técnica precisavam de um reforço de 15,8 milhões de euros para contratos de recuperação económica. Mas o Governo acabou por transferir apenas 9,5 milhões.

Na nota enviada às instituições o ministro anuncia um reforço de 90,3 milhões de euros no OE 2009:

- Cerca de 10 milhões serão destinados à Acção Social Escolar e os restantes 80 milhões à criação de um Fundo Específico de desenvolvimento de ensino superior.

- Cerca de 43,8 milhões deste pacote estão reservados para acções de recuperação institucional das instituições.

- Para acudir a eventuais apertos orçamentais o ministério inscreve ainda 19 milhões de euros na proposta de OE 2009.

Diário Económico, 2008-10-03
In DTM

Twisted Evil Embarassed Rolling Eyes
"
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Referendo à praxe   UTAD... Icon_minitimeQua Out 08, 2008 2:08 pm

.
Dia 11 de Novembro
Vila Real



UTAD... Utad_ass_estudantes

Alunos da UTAD vão referendar a praxe

»Concordam com a praxe nos moldes em que está regulamentada no código de praxe do Conselho de Veteranos?». No próximo dia 11 de Novembro, a praxe vai ser alvo de referendo por parte dos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A decisão foi tomada na última Assembleia Geral de Alunos, por proposta do Conselho de Veteranos, que não concorda com a inclusão de alguns pontos sobre o tema nos Estatutos da UTAD.

Os alunos da UTAD vão responder a um referendo relativo às praxes. A decisão surgiu na última Assembleia Geral de Alunos, que teve como tema de discussão as praxes e a sua regulamentação. E a proposta foi apresentada pelo Conselho de Veteranos.

Recorde-se que, recentemente, os estatutos da UTAD incluíram uma cláusula relativa às praxes que desagradou ao Conselho de Veteranos. Em causa estavam, por exemplo, os pontos em que se instituía apenas duas semanas para a praxe e que esta não se poderia realizar fora dos espaços da universidade nem dentro dos pavilhões onde os alunos têm aulas. Estas duas polémicas determinações acabaram, no entanto, por ser removidas dos estatutos pela Assembleia Estatuária da UTAD. Contudo, mantêm-se ainda outros dois pontos que desagradam ao Conselho de Veteranos, relacionados com aquilo que nos estatutos é considerado praxe.

De resto, foi esta “intromissão” da universidade num assunto que, até agora, era apenas regulamentado pelo Conselho de Veteranos, que acabou por levar à marcação de uma reunião de alunos extraordinária para debater a situação.

Segundo um comunicado enviado pelo Conselho de Veteranos da UTAD, o objectivo desta RGA (Reunião Geral de Alunos), na qual participaram 700 alunos, foi “debater as Praxes Académicas e o ataque que as tradições académicas e os estudantes da UTAD têm sofrido nos últimos tempos”.

Além da proposta de referendar a questão das praxes, na reunião foi aprovada uma moção de apoio às praxes. Ambas as propostas foram aprovadas por uma esmagadora maioria e “com total liberdade de expressão e de voto”. No comunicado, pode-se ler ainda que “as praxes foram proibidas pelo Conselho de Veteranos durante a Assembleia Geral de modo a garantir a total liberdade de expressão dos caloiros na reunião”. Na Assembleia, apenas quatro caloiros se mostraram contra as praxes.

O referendo vai decorrer no dia 11 de Novembro e Paulo Rosas, venerável Ansião da UTAD, espera uma “participação massiva” dos estudantes, que vão responder se “concordam com a praxe nos moldes em que está regulamentada no código de praxe do Conselho de Veteranos”.

Sónia Domingues, Semanário Transmontano, 2008-10-08
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Pólo da UTAD em Miranda do Douro   UTAD... Icon_minitimeSeg Out 13, 2008 3:22 pm

.
Pólo da UTAD em Miranda
Miranda do Douro


UTAD... Utad_mrd

Coordenador da UTAD garante professores para a semana

O coordenador do pólo da UTAD em Miranda do Douro, Humberto Martins, garante que o problema da falta de professores «já está resolvido» e que na próxima semana todas as disciplinas estarão asseguradas por três docentes.

Explica que a professora responsável pelas unidades curriculares entrou num \\"processo de gravidez mais precoce e teve de ser substituída\\", o que obrigou a fazer uma selecção \\"apurada e criteriosa\\" de um novo docente.

Humberto Martins admite que possa haver alguma associação entre o futuro reservado ao pólo e o facto de não haver aulas. Mas adianta que se sente \\"triste e revoltado\\", pois numa turma em que há 40 alunas \\"não se percebe a situação de maternidade de uma mulher\\". \\"Isto chega a ser ridículo\\", critica.

O delegado do reitor da UTAD revela ainda que as aulas perdidas nas primeiras quatro semanas do ano vão ser compensadas com um \\"acréscimo de 20 minutos a cada uma das aulas normais das restantes 12 semanas\\". Sobre a transferência do curso garante que \\"existe igualdade opinião entre os que querem que vá para Vila Real e os que querem que fique em Miranda\\".

JN, 2008-10-13
In DTM

UTAD... Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Semana do caloiro   UTAD... Icon_minitimeSeg Out 27, 2008 1:28 am

.
Orçamento de 70 mil euros
Vila Real


UTAD... Utad_semana_caloiro2008

Semana do Caloiro da UTAD entre os dias 30 e 4 de Novembro

A Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) decorre entre os dias 30 e 04 de Novembro, em Vila Real, e tem como cabeças de cartaz Tiago Bettencourt, Souls of Fires, Sidin e Doca e Quim Barreiros.

O cartaz proposto pela Associação Académica da UTAD tem um orçamento de cerca de 70 mil euros, verba inferior à da anterior edição.
A festa dos estudantes começa com a tradicional Serenata junto à Câmara de Vila Real e termina, a 04 de Novembro, com a actuação do já usual Quim Barreiros.

Pelo palco da tenda passam ainda os Slimmy e os Souls of Fires, Tiago Bettencourt e Mantha e dos Classificados, Sidin e Doca, conhecidos pelo seu \"Rap das Armas\".
No dia 02 realiza-se a Maratona Laços Pra Vida, cuja receita reverte a favor desta associação de solidariedade social.

, 2008-10-25
In DTM


UTAD... 000201DC
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: UTAD quer implementar «boleia universitária» no próximo ano   UTAD... Icon_minitimeDom Nov 02, 2008 1:04 am

.
A ideia foi anunciada Luís Ramos
Vila Real


UTAD quer implementar «boleia universitária» no próximo ano

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, está a estudar a implementação da «boleia universitária» ou «carpooling» entre os estudantes, professores e funcionários, com vista à redução dos gastos e da poluição.

A ideia foi anunciada hoje pelo professor da UTAD, Luís Ramos, no Dia Mundial da Poupança e no decorrer do seminário «Mobilidade Sustentável e Transportes Públicos».

As boleias partilhadas começam a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal e têm como objectivo a redução de gastos e a poluição.

Luís Ramos referiu que o Grupo de Estudos Territoriais da UTAD vai estudar o movimento diário pessoas no campus da universidade, em Vila Real, que rondará entre as 2000 e as 2500, ainda o número de viaturas que ali circulam e a disponibilidade dos docentes, alunos e funcionários para aderirem à iniciativa.

«A nossa ideia era implementarmos a boleia universitária a partir do próximo ano lectivo», salientou Luís Ramos.

Segundo explicou, para a sua implementação será criada uma plataforma na Internet onde os interessados se poderão inscrever, colocando dados relativos à residência, datas em que precisam ou disponibilizam boleia e contactos.

«O objectivo é reduzir em 10 por cento o número de viaturas que diariamente entram na UTAD», frisou.

A ideia de introduzir o «carpooling» na universidade transmontana surgiu de um trabalho de mestrado que Luís Ramos está a orientar para o Instituto Politécnico de Leiria.

Com base nos estudos efectuados para Leiria, os investigadores chegaram à conclusão que 80 por cento das pessoas, do universo de alunos, professores e funcionários, vão para aquele estabelecimento de ensino em viatura própria e, desses, 50 por cento viajam sozinhos.

«Em Leiria chegámos à conclusão que cada elemento da comunidade gasta uma média de 600 euros por ano em combustível e, para compensar as emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes dessas viaturas, seriam precisas cerca 10.600 árvores», salientou o responsável.

Luís Ramos referiu que o Plano Nacional de Eficiência Energética obriga as empresas com mais de 500 funcionários a fazerem um plano de mobilidade e lamentou que essa obrigatoriedade não abranja as universidades, onde estudam e trabalham milhares de pessoas.

O número de alunos na UTAD ronda os 6000 e no Politécnico de Leiria é de cerca de 5500.

Também hoje, em que se assinala o Dia Mundial da Poupança, a Câmara de Vila Real associou-se à Agência Nacional para a Energia (ADENE) e à EDP - Serviço Universal, para a distribuição de lâmpadas economizadoras nos bairros históricos da cidade.

A autarquia deu início a uma abordagem porta a porta às 780 famílias residentes na Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística (ACRRU), que compreende o Centro Histórico, o Bairro dos Ferreiros e a Vila Velha. Cada agregado familiar vai receber em sua casa, gratuitamente, quatro lâmpadas fluorescentes compactas e alguns conselhos de eficiência energética.



Lusa, 2008-11-01
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Aluno da UTAD vai colaborar com uma ONG de Israel   UTAD... Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 4:38 pm

.
Tecnologia aplicada aos Direitos Humanos
Vila Real


Aluno da UTAD vai colaborar com uma ONG de Israel

No âmbito do Mestrado em Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), está a ser ultimada uma plataforma tecnológica que vai ser aplicada numa Organização Não Governamental (ONG) de Israel, especializada em Direitos Humanos, plataforma essa que ficará em condições de poder ser visionada em qualquer parte do planeta.

Escolhida como cenário de aplicação desta tecnologia, onde irão ser ainda no mês de Outubro realizados os respectivos testes, a ONG israelita Machsom Watch irá assim poder fazer a monitorização dos postos de controlo militares e elaborar relatórios acerca de possíveis violações dos direitos humanos que possam ocorrer nos postos.

No final do mês de Outubro e durante oito dias, o aluno de mestrado Luis Filipe Gens, irá deslocar-se a Israel, para ser feita uma apresentação oficial da adaptação da plataforma à organização Machsom Watch, dar formação na sua utilização e por último, fazer testes no terreno, ou seja, acompanhar alguns dos membros da organização nas suas rondas de monitorização dos postos, para poder observar e anotar todos os procedimentos, dificuldades, etc. que estes possam vir a ter na utilização da plataforma como apoio à sua actividade.

Após este período e tendo em conta os comentários dos membros acerca da sua experiência na utilização da plataforma, esta irá ser melhorada e adaptada, consoante as necessidades, para que possa passar a ser utilizada como apoio às actividades diárias dos membros da Machsom Watch na monitorização dos postos de controlo.

Espigueiro, 2008-11-03
In DTM

UTAD... 000201E5
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Medicina Veterinária   UTAD... Icon_minitimeTer Nov 04, 2008 4:22 pm

.
Medicina Veterinária
Vila Rea
l


UTAD... Utad

UTAD abre 25 vagas para curso de Mestrado Integrado

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através dos seus Departamentos de Ciências Veterinárias e Zootecnia, ministra o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.

A estrutura curricular dos ciclos de estudo está elaborada de forma a cumprir com as Directivas Comunitárias e com os critérios da Avaliação Europeia aplicáveis ao ensino da Medicina Veterinária (Directivas Comunitárias 78/1026/EEC, 78/1027/EEC, 81/1057/EEC, 2005/36/CE e Decisão 78/1028/EEC).

O estudo em Medicina Veterinária compreende 11 semestres distribuídos por 2 ciclos. Ao 1º Ciclo de Estudos, designado por Estudos Básicos em Ciências Veterinárias, correspondem 6 semestres lectivos com a atribuição de um total de 180 créditos (ECTS). O 2º Ciclo de Estudos designado por Mestrado em Medicina Veterinária corresponde a 5 semestres lectivos com um total de 150 créditos (ECTS), estando incluída uma Dissertação de Mestrado.

Para este 2º Ciclo a UTAD colocou 25 vagas a concurso para candidatos, nacionais ou estrangeiros, titulares de Licenciatura em Medicina Veterinária, Licenciatura de 1º Ciclo em Estudos Básicos em Ciências da Saúde Animal e Licenciatura em Ciências Veterinárias Básicas.

O prazo das candidaturas decorre, nos Serviços Académicos da UTAD, até 5 de Novembro de 2008, prevendo-se que as actividades tenham início a 17 de Novembro.

Espigueiro, 2008-11-04
In DTM

UTAD... 000201F6
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Criar um «plano de boleias»   UTAD... Icon_minitimeSex Nov 07, 2008 8:18 pm

.
Criar um «plano de boleias»
Vila Real


UTAD... Luisramos_utad

UTAD quer população académica a andar mais de boleia

A UTAD quer implementar o sistema de «carpooling» entre alunos, funcionários e docentes da academia. A ideia é criar um «plano de boleias», para que se usem menos carros e se diminua a poluição ambiental.

O sistema será criado a partir de uma plataforma informática, onde as pessoas poderão colocar informações relacio-nadas com o horário a que viajam para a UTAD, de que ponto da cidade e se têm lugares disponíveis no automóvel. No entanto, para já, vai ser realizado um inquérito para saber de que forma é que as pessoas viajam para a universidade. O projecto está a ser delineado por Luís Ramos, investigador do departamento de engenharias da UTAD, que já teve o aval da reitoria da UTAD. Segundo o investigador, esta experiência já foi feita em Leiria e o resultado da investigação provou que a poluição e gasto de combustível provocada pelo número elevado de pessoas, 81 por cento, que utilizavam carro próprio nas deslocações à universidade eram muito significativas. Aliás, no mesmo inquérito, ficou provado que o gasto financeiro e ecológico era muito significativo, isto num universo de cerca de 6 mil alunos. De acordo com Luís Ramos, para “absorver o dióxido de carbono produzido por essas viaturas nas deslocações à universidade” seria necessário plantar cerca de 10.600 árvores. Ao que tudo indica, o em Vila Real, o projecto deverá ser implementado no próximo ano e em colaboração com a Associação Académica da UTAD.

Sónia Domingues, Semanário Transmontano, 2008-11-07
In DTM

UTAD... 00020069
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Maioria dos alunos da UTAD a favor da praxe   UTAD... Icon_minitimeQua Nov 12, 2008 11:59 pm

.
Resultado do referendo interno
Vila Real


UTAD... Utad_autad

Maioria dos alunos da UTAD a favor da praxe


Cerca de noventa por cento dos 1.667 alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que votaram no referendo interno que decorreu hoje, estão a favor da praxe nos moldes como ela se faz actualmente.

O Conselho de Veteranos da UTAD chamou os alunos a responder à questão «Concordas com a existência, regulamentação e fiscalização da praxe académica na forma em que se encontra no código de praxe?».

Paulo Rosa Santos, o «venerável ancião» do Conselho de Veteranos, disse à Lusa que votaram no referendo interno 1.667 dos cerca de 6.000 alunos que estudam na academia transmontana.

Noventa por cento votaram sim, 9,84 por cento responderam não e menos de um por cento de votos foram brancos ou considerados nulos.

Paulo Rosa Santos explicou que, com esta iniciativa, se pretendeu mostrar a posição dos estudantes universitários relativamente a uma delimitação ao tempo e locais onde decorre a praxe.

O responsável critica a diminuição do «período de praxe», salientando que «não haverá tempo para a realização de todas as tradicionais actividades que servem para a integração dos novos estudantes».

Referiu ainda que, para além do «campus», os actos de praxe também decorrem na cidade o que, na sua opinião, também serve para integrar e dar a conhecer a mesma aos caloiros.

Os resultados do referendo serão entregues à Reitoria e ao Conselho Geral da UTAD.

Lusa, 2008-11-11
In DTM

Razz
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Jantar às escuras   UTAD... Icon_minitimeQui Nov 13, 2008 11:57 pm

.
«Jantar às escuras»
Vila Real


Jantar às escuras em Vila Real para alertar para dificuldades

O Núcleo de Alunos de Engenharia de Reabilitação (NAERA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promove quinta-feira, em Vila Real, um jantar «às escuras» para alertar para as dificuldades sentidas pelas pessoas cegas.

O NAERA convida os alunos e professores da academia transmontana a jantar sem saberem onde estão os talheres e sem sequer terem conhecimento do que vão comer.

O «jantar às escuras» pretende ser uma acção de sensibilização para as dificuldades do dia-a-dia das pessoas cegas.

A UTAD começou a leccionar, em 2007, a primeira licenciatura da Europa em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas.

A iniciativa dos estudantes está integrada no Fórum sobre Acessibilidade nos Transportes, através do qual a UTAD se associa ao Dia Mundial da Usabilidade que este ano tem como tema os transportes.

A usabilidade está relacionada com a facilidade de utilização dos produtos e serviços e, nesse sentido, agrega ainda a temática da acessibilidade às tecnologias de informação por parte das pessoas com necessidades especiais.

O fórum vai discutir temas como o transporte especial porta-a-porta, adaptação de veículos para transporte individual, demonstração, avaliação e treino de condução adaptada.

Paralelamente decorre ainda uma exposição de veículos adaptados e uma actividade lúdica de condução adaptada.

O evento é organizado pelo Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CERTIC), da UTAD, que desenvolve a sua actividade orientada para a aplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida das populações com necessidades especiais.

Francisco Godinho, responsável pelo CERTIC, disse à agência Lusa que o fórum pretende ser um momento de reflexão e de debate sobre as dificuldades sentidas pelas pessoas com deficiência, nomeadamente para conseguirem tirar a carta de condução.

Para contar a sua experiência e dificuldades, vai estar em Vila Real Carlos Silva, que reside no Algarve, uma das únicas pessoas com paralisia cerebral que este ano conseguiu tirar a carta de condução em Portugal.

Francisco Godinho defendeu ainda a criação de incentivos para os taxistas que pretendam adaptar os seus veículos às pessoas que se deslocam em cadeira de rodas.

O responsável disse que, em Portugal, existem apenas táxis adaptados em Famalicão e Maia e que, apesar da Câmara de Lisboa ter aberto concurso para atribuir 50 licenças a táxis adaptados, já foram várias as queixas dos taxistas que alegam que não é rentável.

A questão dos transportes públicos em Vila Real também vai estar em discussão já que, segundo Francisco Godinho, depois de ultrapassado o problema dos dois autocarros que não tinham rampa de acesso, coloca-se agora o problema da segurança devido «à inexistência de cintos que segurem as cadeiras de rodas».

«É um problema fácil de resolver e para o qual queremos alertar a autarquia e a empresa responsável pelos transportes públicos», salientou.

O CERTIC já desenvolveu um sistema para comunicação pela íris com doentes que apenas conseguem movimentar os olhos e ainda o MECBraille - Marco Electrónico de Correio Braille, que disponibiliza gratuitamente um serviço de conversão e envio de textos e cartas em braille.

Lusa, 2008-11-13
In DIM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Alunos exigiam o direito de voto   UTAD... Icon_minitimeQui Dez 18, 2008 12:39 am

.
Alunos exigiam o direito de voto
Vila Real


Estudantes enfermagem protestam frente AAUTAD

Os alunos da Escola Superior de Enfermagem lamentam a decisão da Comissão eleitoral de não poderem votar nem serem eleitos para a AAUTAD.

Os alunos exigiam o direito de voto, que lhes foi negado pela Comissão Eleitoral das eleições para a Associação Académica da UTAD, que decorreram ontem. Os estudantes dizem que pagam as cotas de sócios da Associação Académica, pagam propinas e são alunos da UTAD desde 2004 considerando ilegal que tenham sido impedidos de votar para os órgãos sociais da Associação Académica.

Francisco Fortes, que presidia a Lista A, que foi impedida de participar nas eleições, por falta de documentos e por integrar nas suas listas elementos de enfermagem, foi um dos organizadores da manifestação diz que os alunos de enfermagem estão “indignados”.
Gonçalo Marques, presidente da Comissão Eleitoral mostra-se “solidário” com a posição dos alunos de enfermagem, mas reafirma que aquando da decisão de excluir os estudantes de enfermagem, os novos estatutos da UTAD ainda não tinham sido publicados, e portanto, entende que até essa data, Enfermagem não fazia parte da UTAD:

Cerca de cem alunos de enfermagem manifestaram-se ontem à porta da Associação Académica, exigindo os seus direitos de voto nas eleições para os órgãos sociais da Associação, que decorreram ontem. Recorde-se que entretanto, a lista A, que tinha sido excluída do escrutínio eleitoral, entregou duas providências cautelares no tribunal de Vila real, para exigir a repetição do acto eleitoral.

Entretanto em comunicado a Comissão Eleitoral da AAUTAD dá conta que a lista de Luís de Matos, única a sufrágio de ontem obteve 85% dos votos. Nesta informação o presidente da Mesa da Assembleia e também da Comissão Eleitoral diz que durante este processo eleitoral existiram “faltas de respeito” à sua pessoa bem como aos órgãos que representa, acrescentando que foram verificadas “alterações da realidade, omissões de factos e difamações”.
A Comissão eleitoral refere que a anulação da Lista A teve “somente e com o único fundamento a falta de documentação necessária”.

Espigueiro/UFM, 2008-12-17
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Projecto inovador   UTAD... Icon_minitimeQua Fev 18, 2009 10:11 pm

.
Projecto inovador
Vila Real


Quatro alunos da UTAD apresentados pela Microsoft como modelos de qualidade e de sucesso

Quatro alunos da UTAD (André Sousa, Marco Barbosa e José Faria, do Curso de Informática) e Martinha Rocha (do Curso de Engenharia Ambiental e de Recursos Naturais) estão a ser apresentados pela Microsoft como modelos de qualidade e de sucesso, não só em Portugal como a nível internacional, razão por que ocupam a contracapa da última edição da Revista “VISÃO” e semanas antes a da Revista “ÚNICA” do Expresso.

Estes quatro jovens foram vencedores em 2008 do Imagine Cup da Microsoft em Portugal e, posteriormente, alcançaram o 4º lugar a nível mundial na edição de 2008 do Microsoft Imagine Cup Worldide, “a maior competição internacional que premeia jovens inovadores, colocando-os no caminho para desenvolver o seu potencial como inventores, empreendedores e à imagem dos nossos grandes líderes”.

Recorde-se que esta equipa de alunos, coordenada pelo Prof. João Barroso, docente do Departamento de Engenharias da UTAD, é autora do Projecto “Smart Containers”, o qual apresenta soluções para o problema da recolha de óleos alimentares usados, passando pela criação de um recipiente inteligente de baixo custo que permite às empresas de recolha saber quando o recipiente está pronto a ser recolhido e, ao mesmo tempo, permite que o software de gestão central faça automaticamente a monitorização dos recipientes e elabore as rotas de recolha, com a visualização automática dos mesmos num mapa.

Espigueiro/UFM, 2009-02-18
In DTM

UTAD... 00020367
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: UTAD na associação que vai gerir pólo de competitividade   UTAD... Icon_minitimeSeg Mar 02, 2009 3:50 pm

.
Alimentos seguros e saudáveis
Vila Real


UTAD na associação que vai gerir pólo de competitividade

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) faz parte da dos corpos sociais da Associação «Integralar– Intervenção de Excelência no Sector Agro-Alimentar», que irá gerir o Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar. agora aprovado pelo Governo. Alimentos seguros e saudáveis; alimentos amigos do ambiente e dieta atlântica serão a três áreas de actuação do recém-criado organismo.

De resto, o plano de acção do Pólo para os próximos três anos já está definido e centra-se : no desenvolvimento e comercialização de novos produtos alimentares, baseados em sistemas de produção inovadores e sustentáveis; na oferta de uma estratégia selectiva e integrada para a internacionalização dos produtos alimentares; no lançamento de novos conceitos de alimentação portuguesa mais saudável, original e conveniente; no desenvolvimento de novas tecnologias de produção; processamento e conservação dos alimentos destinados a mercados mais distantes; na valorização e reutilização de resíduos provenientes do processamento alimentar e nas empresas mais eco-eficientes e nos sistemas de produção com maior potencial para obtenção de alimentos seguros, saudáveis e amigos do ambiente.


ST, 2009-03-01
In DTM

UTAD... Smilie34UTAD... Smilie34UTAD... Smilie34UTAD... Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Os cientistas de palmo e meio…   UTAD... Icon_minitimeSeg Mar 09, 2009 4:50 pm

.
Os cientistas de palmo e meio…
Vila Real


UTAD anda a descobri-los nas escolas

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º CEB, 1.º e 2.º Anos (PFEEC), tem vindo a entusiasmar centenas de crianças, despertando-as para os mistérios da ciência.

Este programa é coordenado na UTAD pela Prof.ª Manuela Jorge, do Departamento de Educação e Psicologia, e tem o com apoio de três professores do 1.º CEB (Olga Alves, Adelina Pires e Luís Guedes).

A actividade de Formação vem-se desenvolvendo em 20 Agrupamentos de Escolas espalhados por todo o distrito de Vila Real ao longo de todo o ano lectivo, num total de 63 horas presenciais e 63 de trabalho individual. As horas presenciais dizem respeito a: Sessões Plenárias (na UTAD), Sessões de Grupo (nos Agrupamentos) e Sessões de Acompanhamento em Sala de Aula (nas Escolas, com as crianças). Focando-se na formação de Professores, tem, todavia, como finalidade última a melhoria das aprendizagens em Ciências Físico - Naturais dos alunos do 1.º CEB.

Nestes cinco meses, os três Formadores dinamizaram 96 Sessões de Grupo e 240 Sessões de Acompanhamento em sala de aula distribuídas pelos 20 Agrupamentos que, este ano, candidataram professores ao Programa de Formação. Realizaram-se três Sessões Plenárias na UTAD, em Vila Real e as mesmas repetidas no Pólo da UTAD de Chaves, devido a um grande número de Professores Formandos residir na zona do Alto Tâmega.

Até ao momento, abordaram-se as seguintes temáticas: “Explorando a Luz…”, “Sombras e Imagens” e “Explorando a Electricidade… Lâmpadas, Pilhas e Circuitos”. Em todas as elas, sobressaíram, com manifesto entusiasmo, os pequenos e (quem sabe?) futuros cientistas.

Espigueiro, 2009-03-09
In DTM


UTAD... 0002011B
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Seminário de Gestão Cultural   UTAD... Icon_minitimeTer Mar 10, 2009 4:47 pm

.
Seminário de Gestão Cultural
Vila Real


Organizado pelos mestrandos em Ciências da Cultura / UTAD

O seminário Gestão Cultural e Desenvolvimento, organizado pelos alunos do primeiro curso de Mestrado em Ciências da Cultura, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), revelou-se um sucesso.

No passado dia 3 de Março, o auditório do Teatro de Vila Real foi pequeno para acolher todos os interessados em ouvir exemplos bem sucedidos de gestão da cultura nos sectores público e privado, exemplos efectivos de como é possível gerir com sucesso estruturas culturais em Portugal.
Com uma média de público que rondou as 150 pessoas, o seminário arrancou logo ao início da manhã com uma breve sessão de abertura e com um primeiro painel dedicado às Políticas Culturais na Região Norte e aos Financiamentos à cultura.
Coube à Directora Regional da Cultura do Norte, Helena Gil, apresentar as principais directrizes das políticas culturais, lembrando que “é ainda impossível pensar a cultura sem o apoio do Estado para o seu desenvolvimento” e que, embora a autonomização do sector seja o futuro, “existe ainda um longo caminho a percorrer”. Daí os financiamentos terem constituído um tema transversal a todo o seminário. Praticamente todos os projectos de gestão cultural apresentados haviam recorrido, de uma ou de outra forma, aos fundos comunitários como forma de impulsionar os seus projectos.
Foi o caso da dinamização do Centro Histórico de Guimarães, que arrancou na década de 80 do século passado, um caso de sucesso que faz da cidade, em 2012, Capital Europeia da Cultura. Com um caminho iniciado em 1992, também a Villa Romana de Sendim (Felgueiras) é hoje um projecto visível, constituindo-se como um pólo de desenvolvimento local, regional e de atracção turística. Os trabalhos da manhã terminaram com o Teatro de Vila Real, que este ano assinala cinco anos de existência e que caminha a passos largos para o milhão e meio de espectadores.
Reconhecida por todos como um caso incontornável de sucesso, a Fundação Serralves, que deu início aos trabalhos da tarde, comemora este ano vinte anos de Fundação e dez de museu, números que provam a gestão eficaz de recursos e que faz da instituição uma marca de sucesso em Portugal e no estrangeiro.
Tempo ainda para o público ser brindado com o bom humor do director cénico da Viv’Arte, uma companhia com 20 anos de actividade e que alia o teatro à recriação histórica.
Por fim, e porque nem sempre as instituições culturais conseguem fazer face a todas a necessidades, começa a surgir com mais regularidade uma nova dinâmica que passa pelo voluntariado cultural. No seminário o público ficou a conhecer o caso bem sucedido do Douro, protagonizado por alunos e docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, e o de Bragança, ainda a dar os primeiros passos, da responsabilidade do Município.
No final do dia, e depois de ouvidos todos os testemunhos, provou-se que, de facto, Gestão Cultural e Desenvolvimento caminham de mãos dadas, atestando que é possível gerir com sucesso instituições culturais em Portugal, ficando ainda a ideia de que a era do betão terminou, e que o futuro da cultura passará pelo trabalho dos factores identitários de cada região, através da promoção das suas singularidades.
Por fim, e porque esta foi uma iniciativa organizada pelos mestrandos, em colaboração com os docentes, no espírito de Bolonha, grande parte do sucesso deste seminário, constituiu, também ele, um bom exemplo de gestão cultural.


, 2009-03-10
In DTM

UTAD... 000201F6
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Figuras notáveis vão integrar o Conselho Geral da UTAD   UTAD... Icon_minitimeQua Mar 25, 2009 4:10 pm

.
Seis figuras notáveis
Vila Real


Figuras notáveis vão integrar o Conselho Geral da UTAD

Seis figuras notáveis da vida empresarial, política e académica do País vão integrar o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), juntando-se aos 17 membros eleitos no seio da Academia.

As seis personalidades, António Amorim, Carlos Lage, Emídio Gomes, Francisco Seixas da Costa, Jorge Dias e Júlio Pedrosa, figuras de reconhecido mérito, não pertencentes à Universidade e com conhecimentos e experiência relevantes para esta, foram cooptadas pelo conjunto dos membros eleitos do Conselho Geral, por maioria absoluta, com base em propostas fundamentadas.

António Rios Amorim é presidente do Conselho de Administração da CORTICEIRA AMORIM, S.G.P.S., S.A. a maior empresa mundial de produtos de cortiça e uma das mais internacionais de todas as empresas portuguesas, com operações em dezenas de países, de todos os continentes. Remontando a sua origem a 1870, o Grupo Amorim é hoje uma das maiores, mais empreendedoras e dinâmicas multinacionais de origem portuguesa. Líder mundial da indústria da cortiça, o Grupo tem investido em áreas como a imobiliária, a energia, o turismo, o sector financeiro e o desenvolvimento de produtos naturais de excelência, mantendo-se atento e interessado em oportunidades de investimento

Carlos Lage, actualmente presidente da CCDR-N, intelectual atento, foi deputado na Assembleia Constituinte, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu.
O Professor Doutor Emídio Gomes, ex-aluno da UTAD, é Professor Catedrático do ICBAS, Presidente do Conselho de Administração da Associação dos Parques de Ciência a Tecnologia do Porto/Portus Park e Administrador Executivo da Junta Metropolitana do Porto.

Francisco Seixas da Costa, ilustre vila-realense e diplomata brilhante, desempenhou, entre muitos outros, o cargo de Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, nos XIII e XIV Governos Constitucionais, o de Presidente do Comité de Ministros do Acordo de Schengen (1997) e o de Presidente do Conselho de Ministros do Mercado Interno da União Europeia (2000). Foi o Representante Permanente de Portugal na Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque (2001-2002), tendo desempenhado, enquanto nessas funções, o cargo de Vice-Presidente do Conselho Económico e Social (ECOSOC) e de Presidente da Comissão de Economia e Finanças da 56ª Assembleia Geral. Foi Embaixador de Portugal no Brasil entre 2005 e 2008 e é, actualmente, Embaixador de Portugal em França.

Jorge Dias, ex-aluno da UTAD e com um percurso que, indelevelmente, o liga à Região do Douro e à sua mais importante actividade económica, a fileira do Vinho e da Vinha, é hoje Director-Geral da Gran Cruz, uma das maiores empresas do sector de produção e comercialização do Vinho do Porto. É também Membro da Comissão Consultiva de “Viticultura e Bebidas Espirituosas”, da Comissão Europeia, e da Direcção da Rota do Vinho do Porto, tendo desempenhado os cargos de assessor da Direcção do Instituto do Vinho do Porto e, posteriormente, Membro da Direcção e Assessor da Presidência do IVDP.

Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus, que, tendo sido Reitor da Universidade de Aveiro e presidente do CRUP, exerceu também as funções de Ministro da Educação, é Presidente do Conselho Executivo da Fundação das Universidades Portuguesas e ainda preside ao Conselho Nacional de Educação.

Espigueiro, 2009-03-24
In DTM

UTAD... 00020399
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Ariana Ferreira Loff   UTAD... Icon_minitimeQua Mar 25, 2009 4:25 pm

.
Ariana Ferreira Loff
Vila Real


UTAD... Analoff

Docente da UTAD ganhou prémio da Fundação Marie Curie

A investigadora e reeducadora da Unidade de Dislexia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Ariana Ferreira Loff, venceu o concurso internacional «Marie Curie Early Stage Researcher», que reuniu centenas de concorrentes de todo o mundo.

Atribuído pela Fundação Marie Curie, em Clermond-Ferrand, Franca, este prémio traduz-se na atribuição de uma bolsa para doutoramento, num posto de investigação da Universidade de York, sob a direcção da professora Margaret Snowling, prestigiada internacionalmente na investigação da dislexia.

O centro de investigação daquela Universidade inglesa é considerado um dos melhores centros do mundo no estudo dos processos cognitivo-linguísticos envolvidos na dislexia.

Ariana Loff, 26 anos, natural do Funchal, Madeira, parte sábado para Inglaterra, onde vai permanecer durante os próximos três anos.

Para a investigadora a atribuição deste prémio é um \"orgulho\" e representa o reconhecimento do trabalho de investigação que está a promover desde que terminou o curso na UTAD, há três anos.

Ariana Loff apresentou ao concurso um projecto de investigação integrado numa rede de estudo científico sobre desenvolvimento da literacia (\"ELDEL - enhancing literacy development in european languages\").

A jovem portuguesa foi seleccionada entre centenas de concorrentes de todo o mundo.

\"É a concretização de um sonho. O trabalho na área dislexia tem sido uma paixão crescente à qual tenho dedicado a maior parte do meu tempo e energia\", frisou.

Aliciante, para Ariana, vai ser também trabalhar com pessoas \"sobre as quais leu nos livros\" e conhecer investigadores de outros países.

O projecto vai ser desenvolvido em simultâneo em cinco países - Espanha, França, Inglaterra, Eslováquia e República Checa.

A Unidade de Dislexia da UTAD, criada em 2005, funciona no Departamento de Educação e Psicologia, sob a direcção científica e técnica da professora Ana Paula Vale.

Trata-se de um serviço de extensão da universidade, cujo objectivo principal é realizar diagnóstico e reeducação de dificuldades de aprendizagem da leitura/escrita e dislexia, assim como outras condições associadas, tais como, perturbações da linguagem, discalculia e défice de atenção.

O serviço, que está ainda articulado com outras actividades, como uma linha de investigação sobre aprendizagem da leitura e dislexia - que em 2002 e 2006 viu financiados dois projectos de investigação pela FCT (valor total de mais de 101 mil euros) - inclui a leccionação de uma unidade curricular optativa (Psicologia da Leitura e da Escrita) no 1º Ciclo do Curso de Psicologia e, por fim, estágios, particularmente de alunos de psicologia.

Lusa, 2009-03-24
In DTM

UTAD... Smilie34UTAD... Smilie34UTAD... Smilie34UTAD... Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Universitários lançam debate sobre impacto económico   UTAD... Icon_minitimeSex Abr 24, 2009 10:20 pm

.
Obras Públicas
Vila Real


Universitários lançam debate sobre impacto económico

Os alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão promover um debate sobre o impacto das novas obras públicas no desenvolvimento desta região, para onde está previsto um investimento de 3,8 mil milhões de euros nos próximos anos.

O fórum \"O Futuro é hoje\", que vai decorrer entre 19 e 21 de Maio, é organizado pelos alunos do Núcleo de Engenharia Civil da UTAD.

O objectivo é, segundo um dos responsáveis pelo NEC, Rui Guedes, lançar o debate sobre as oportunidades e desafios que as novas obras públicas podem criar para as empresas e recursos humanos da região transmontana.


Lusa, 2009-04-24
In DTM

UTAD... 0002011B
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Educação especial   UTAD... Icon_minitimeSex maio 01, 2009 2:07 pm

.
Educação especial
Distrito de Vila Rea
l

CERTIC acusou o Ministério da Educação de «ter esvaziado» o protocolo

O Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, acusou hoje o Ministério da Educação de «ter esvaziado» o protocolo estabelecido há oito anos no âmbito das necessidades educativas especiais das escolas do distrito.

O coordenador do CERTIC, Francisco Godinho, disse à Lusa que o ministério criou uma rede de 25 Centros de Recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a Educação Especial (CRTIC), que - sustenta - \"excluiu o CERTIC do papel que vinha desempenhando desde 2000\".

As zonas de intervenção dos CRTIC, definidas centralmente pelo Ministério da Educação (ME), repartem o atendimento dos concelhos do distrito de Vila Real pelos Centros de Chaves (distrito de Vila Real), Mirandela (distrito de Bragança), Cinfães (distrito de Viseu) e Guimarães (distrito de Braga).


Lusa, 2009-04-29
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Festa dos estudantes será em Maio   UTAD... Icon_minitimeSex maio 01, 2009 10:05 pm

.
Á espera do tribunal
Vila Real


Festa dos estudantes será em Maio

Direcção em auto-gestão disponível para realizar a Semana Académica
A actual direcção da Associação académica da UTAD, que se encontra em auto-gestão, disponibilizou-se para organizar a Semana Académica da UTAD 2009, que espera poder realizar em meados do mês de Maio.

Uma vez que o Tribunal está a demorar mais do que o esperado em avaliar e ajuizar o diferendo entre a comissão eleitoral da AAUTAD e um grupo de alunos, a direcção, presidida por Tiago Sá Carneiro, disponibiliza-se a “tudo fazer” para que se realize a festa mais aguardada pelos estudantes da maior academia transmontana.

“Não quisemos fazer nada até agora, porque esperávamos que fosse uma nova direcção, que realizasse a semana académica, mas o tempo escasseia e temos de fazer alguma coisa”, referiu Tiago Sá Carneiro.

O dirigente pretende convocar uma Assembleia Geral de Alunos, logo que acabem as férias da Páscoa, para que os estudantes dêem permissão à direcção, que se encontra em auto-gestão, para organizar a festa.
Tiago Sá Carneiro esclarece que, seja qual for a decisão do tribunal, de confirmar o acto eleitoral que decorreu em Dezembro, autorizando a direcção que foi eleita a tomar posse, ou, por outro lado, decidir pela repetição das eleições, uma nova direcção não poderá tomar posse “a tempo” de organizar uma festa da dimensão da Semana Académica.

“Não se trata apenas de agendar os concertos. É necessário reunir com os núcleos de cursos, contratar empresas de segurança, distribuição de bebidas e montagem da própria tenda de espectáculos, e depois ainda há o cortejo, a missão de benção das pastas, entre muitas outras coisas”, esclareceu.

A Assembleia Geral de alunos irá ser convocada logo na primeira semana de aulas, após a pausa para férias, de modo a que os estudantes possam dar autorização à direcção para organizar a Semana Académica da UTAD 2009.


, 2009-05-01
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Semana Académica da UTAD de 14 a 20 de Maio   UTAD... Icon_minitimeSex maio 01, 2009 10:11 pm

.
Legitimada em RGA
Vila Real


UTAD... Utad_autad

Semana Académica da UTAD de 14 a 20 de Maio

A organização caberá à Associação Académica, que foi legitimada em Reunião Geral de Alunos (RGA), com 400 votos a favor e 10 contra.

A Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar-se de 14 a 20 de Maio. A organização caberá à Associação Académica, que, apesar de estar em auto-gestão, foi legitimada em Reunião Geral de Alunos (RGA), com 400 votos a favor e 10 contra.

O evento chegou a estar em risco, pelo menos nos moldes habituais, uma vez que as eleições realizadas no dia 15 de Dezembro de 2008, e que elegeram a nova direcção da Associação Académica, continuam em tribunal devido a uma providência cautelar interposta por uma das listas.

Satisfeito com o resultado alcançado na RGA de segunda-feira, o presidente da Associação Académica em auto-gestão, Tiago Sá Carneiro, considerou que a proposta apresentada “era a que todos os estudantes desejavam” e prometeu elaborar o programa de actividades “o mais rápido possível”.

Sá Carneiro reconhece que restam apenas três semanas de “trabalho árduo” para conseguir que o evento comece na data prevista, mas confia no “dinamismo e experiência” da sua equipa para não defraudar as expectativas dos alunos.


, 2009-05-01
In DTM

UTAD... Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Governo adia inauguração de hospital veterinário   UTAD... Icon_minitimeTer maio 05, 2009 2:55 pm

.
Sem revelar as razões
Vila Real


Governo adia inauguração de hospital veterinário

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior adiou hoje a inauguração do remodelado Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (HV UTAD) que estava agendada para sexta-feira, em Vila Real.

O vice-reitor Carlos Sequeira tinha anunciado hoje de manhã, à Agência Lusa, a inauguração do HV UTAD, pelo ministro Mariano Gago mas, à tarde, o governante adiou sine die o evento, sem revelar as razões.

Carlos Sequeira referiu que obras do HV UTAD representaram um investimento de 3,3 milhões de euros e as da cantina 968 mil euros.

Com espaço ampliado para o dobro, a unidade hospitalar fez uma forte aposta na espécie equina, com a construção de um picadeiro e de uma piscina aquecida para os tratamentos de fisioterapia dos cavalos.

O HV UTAD concentra serviços para tratamento desde os animais de companhia aos de grande porte, passando ainda pelas espécies exóticas e a recuperação de animais selvagens.

Lusa, 2009-05-05
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Semana académica   UTAD... Icon_minitimeQua maio 06, 2009 10:14 am

.
Semana académica
Vila Real


UTAD... 3507285422_582593ed00_o

Música, prevenção contra o álcool e drogas e sexo seguro

Rita Red Shoes, Blasted Mechanism e Deolinda são os «cabeças de cartaz» da Semana Académica de Vila Real, que decorre entre os dias 14 e 20 e inclui acções de sensibilização contra o excesso de álcool e para o sexo seguro.

O presidente da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Tiago Sá Carneiro, anunciou hoje, em conferência de imprensa, o cartaz do evento que vai dar um especial destaque à prevenção, para «reduzir os riscos típicos das festas académicas», como o excesso de álcool e de drogas e o sexo desprotegido.

Nesse sentido, várias equipas compostas por alunos da licenciatura de Serviço Social e da Escola de Enfermagem, irão distribuir folhetos, rebuçados, chupa-chupas e preservativos aos estudantes, que poderão também fazer o teste de alcoolémia, antes de saírem do recinto.


Já está definido o cartaz da Semana Académica da UTAD, que decorre de 14 a 20 deste mês.
Num ano “atípico” para a realização desta festa, a direcção da AAUTAD teve de trabalhar com afinco para conseguir apresentar o cartaz a tempo.

A nível de espectáculos, destaca-se a presença de Rita Red Shoes, Blasted Mechanism, que lançaram um novo álbum recentemente, e ainda o já habitual mas essencial na queima de Vila Real e muitas outras, Quim Barreiros.
A novidade está também na presença de um grupo que tem feito muito sucesso com estilo de música que vai desde o fado à musica popular portuguesa, mas com um ritmo mais fresco e actualizado, os Deolinda.

Para além dos espectáculos, irá realizar-se, como sempre, a Monumental Serenata, nos paços do concelho, a Missa de Benção de Pastas, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Rally das Tascas e o cortejo académico.

Quanto à Garraiada, ainda não se sabe se irá poder realizar-se, uma vez que um grupo de alunos requereu em Assembleia Geral, a marcação de uma reunião extraordinária para definir a realização ou não desta actividade, uma vez que eles consideram que fere o direito dos animais. A RGA deverá realizar-se nos próximos dias para efectuar a votação.
Mas a AAUTAD quer encarar esta semana sob a perspectiva da “prevenção” no sentido de “reduzir os riscos típicos das festas académicas”.

Tiago Sá Carneiro, presidente da direcção da AAUTAD, afirmou ser muito importante que os estudantes tenham “atenção aos riscos que podem correr, caso não sejam prevenidos”.

Por essa razão, e com a colaboração de várias entidades, como o Instituto da Droga e da Dependência, a GNR e a câmara municipal de Vila Real, entre outras, várias equipas compostas por alunos de Serviço Social e da Escola de Enfermagem, irão distribuir rebuçados, chupa-chupas e preservativos aos estudantes, que também terão oportunidade de fazer o teste de alcoolémia, antes de saírem do recinto.

Mas, caso optem por beber, alunos e populares poderão seguir para casa nos autocarros da Corgobus, que acedeu ao pedido da Associação Académica, e irá disponibilizar viaturas das 22H às 6H, que irão fazer a viagem entre o recinto dos concertos e vários pontos da cidade. De referir que no domingo, dia do baile Académico no pavilhão da Nervir, os autocarros não estarão disponíveis.

O recinto dos concertos irá ter lotação limitada, de forma a assegurar a segurança dos presentes.
O preço dos bilhetes vai de 5 euros a 10 euros para estudante e os 8 euros a 13 euros para não estudante. O bilhete geral para sócios da AAUTAD e bolseiros é de 35 euros, para os não sócios será de 41 euros.


, 2009-05-06
In DTM

UTAD... 000203CE
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... Empty
MensagemAssunto: Hospital veterinário da UTAD   UTAD... Icon_minitimeQua maio 06, 2009 11:58 am

.
Hospital veterinário da UTAD
Vila Real


Mariano Gago inaugura sexta-feira o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior inaugura sexta-feira o remodelado Hospital Veterinário da Universidade de Vila Real, onde foi instalada uma piscina de hidroterapia aquecida para cavalos, infraestrutura «única» na Península Ibérica, anunciou hoje fonte da instituição.

O primeiro-ministro, José Sócrates, foi também convidado a visitar a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) onde, no mesmo dia, vai ser inaugurada a ampliação do restaurante da cantina da Quinta dos Prados.

O vice-reitor Carlos Sequeira disse à Agência Lusa que as obras do Hospital Veterinário representaram um investimento de 3,3 milhões de euros e as da cantina de 968 mil euros.

De acordo com o responsável, a unidade hospitalar foi ampliada para o dobro do espaço, apostando \"fortemente na espécie equina\".

O vice-reitor destacou como novidades o picadeiro e a piscina para os tratamentos de fisioterapia dos cavalos.

Mário Cotovio, responsável pelo serviço de animais de produção e equinos do hospital, afirmou à Lusa que a piscina de forma circular, com um corredor para entrada dos animais, possui água aquecida e está inserida num pavilhão climatizado.

Estas características e dimensões, segundo frisou, \"tornam este espaço único na Península Ibérica\".

Para além do tratamento das lesões dos cavalos, o espaço poderá ainda ser usado para os cavalos de corrida fazerem musculação.

Também o picadeiro, com 260 metros quadrados e um piso de areia misturada com aparas de madeira pode servir, segundo Mário Cotovio, para observar o animal em movimento de forma a serem detectadas lesões e servir como local de treino para os cavalos atletas.

No pavilhão climatizado foi também instalada uma outra piscina para recuperação de cães e vai ser colocada uma passadeira rolante para cavalos.

O hospital veterinário da UTAD concentra serviços para tratamento, desde os animais de companhia aos de grande porte, passando ainda pelas espécies exóticas e a recuperação de animais selvagens.

Com salas de cuidados intensivos e de internamento para cães, gatos ou cavalos, a unidade possui ainda blocos operatórios preparados para os diferentes animais, uma sala de necrópsias e um forno crematório que, para responder às exigências legais, orçou em cerca de 250 mil euros.

A estrutura possui ainda um depósito de medicamentos, uma sala de Raio-X e outros exames de imagiologia, mas aguarda financiamento para a aquisição de equipamento para TAC e Ressonância Magnética, que deverão representar um investimento de mais três milhões de euros.

A candidatura da UTAD a fundos comunitários para a aquisição deste equipamento foi rejeitada mas, segundo Carlos Sequeira, a instituição aguarda a abertura de uma \"segunda chamada\" ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para insistir com a candidatura.

Se não houver possibilidade de aceder aos fundos comunitários, o responsável anunciou que a universidade vai solicitar à tutela a sua inclusão no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).

\"Se não conseguirmos através do FEDER terá que ser através da componente nacional\", frisou.

Integrado no hospital da UTAD, será ainda inaugurado o edifício octogonal, que possui um pequeno hospital para tratamento de animais selvagens e é rodeado por um túnel de voo, com cinco metros de largura e oito de altura.

Este túnel de voo pertence ao Centro de Recepção e Acolhimento de Animais Selvagens (CRATAS).

O director do serviço de animais selvagens e exóticos, Filipe Silva, explicou que o edifício octogonal conjuga um túnel onde as aves selvagens podem voar ininterruptamente, sem encontrar obstáculos, e um conjunto de salas de cuidados continuados, de tratamento e de internamento, com um equipamento de Raio-X.

Para além do octógono, o centro possui ainda um outro túnel de voo horizontal, com seis metros de altura e 25 de cumprimento, e 11 salas de muda, espaço intermédio de tratamento antes dos animais poderem ir para os túneis de voo.


in DN, 2009-05-06
In DTM

UTAD... Smile21UTAD... Smile21UTAD... Smile21UTAD... Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





UTAD... Empty
MensagemAssunto: Re: UTAD...   UTAD... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
UTAD...
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» UTAD 2
» Universidades
» Vila Real

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: