Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 UTAD...

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Universitários de Vila Real excluem tradicional garraiada   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQui maio 14, 2009 11:20 pm

.
A pedido de um grupo de alunos
Vila Real


UTAD... - Página 2 3507285422_582593ed00_o

Universitários de Vila Real excluem tradicional garraiada

A tradicional garraiada vai ser excluída do programa, deste ano, da Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, a pedido de um grupo de alunos que considera que esta iniciativa viola o direito dos animais.

Fonte da Associação Académica da UTAD (AAUTAD) disse hoje que a maioria dos alunos que participaram na Reunião Geral de Alunos votou a favor da exclusão da garraiada das festividades da Semana Académica, que decorre entre quinta-feira e dia 20.

Com esta decisão, a UTAD torna-se na «primeira instância do ensino superior a abolir a garraiada do quadro festivo da sua semana académica», acrescentou a fonte.

Lusa, 2009-05-13
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Funcionária investigada por cobrar propinas a mais   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeTer maio 19, 2009 3:58 pm

.
Suspeita de desviar dinheiro
Vila Real


Funcionária investigada por cobrar propinas a mais

Uma funcionária que trabalha há mais de dez anos nos serviços da Secretaria de Alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, é suspeita de desviar dinheiro do pagamento das propinas. Cobrava mais aos universitários do que o valor estabelecido.

Segundo um aluno lesado contou ao CM, a burla acontecia quando a funcionária preenchia o recibo. O esquema era simples: exigia um valor superior aos alunos e no recibo original, entregue aos estudantes, escrevia o valor que acabara de cobrar; no duplicado, que fica nos registos contabilísticos, registava o valor que tinham de pagar, de facto.

A burla foi denunciada por um aluno. Ao CM, o reitor Mascarenhas Ferreira confirmou estar a averiguar o caso. \"Estamos atentos. Só depois de concluído agiremos em conformidade.\"


CM, 2009-05-19
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Fórum "O Futuro é hoje"   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeTer maio 26, 2009 2:08 pm

.
Fórum «O Futuro é hoje»
Vila Real


Universitários lançam debate sobre impacto da novas barragens e estradas em Trás-os-Montes

Os alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão promover, entre terça e quinta-feira, um debate sobre o impacto das novas obras públicas no desenvolvimento desta região, para onde está previsto um investimento de 3,8 mil milhões de euros nos próximos anos.

O fórum «O Futuro é hoje», organizado pelos alunos do Núcleo de Engenharia Civil da UTAD, traz a Vila Real, entre outros, António Castro da EDP, Pina Moura da Iberdrola, Pedro Gonçalves, da Soares da Costa, Francisco Silva da Somague e Corte Real Magalhães da Mota-Engil.

Estas empresas vão construir, globalmente, o Túnel do Marão e a Auto-Estrada Transmontana, que vão ligar Amarante, Vila Real e Bragança, o Itinerário Complementar 5 (IC5), o Itinerário Principal 2 (IP2), e ainda as barragens do Alto Tâmega, Sabor e Tua.

\"Se todas as obras previstas forem construídas, serão investidos 3,8 mil milhões de euros em Trás-os-Montes e Alto Douro num período de cinco a 10 anos\", salientou hoje um dos responsáveis pelo NEC, Rui Guedes.

Os universitários querem debater as oportunidades e desafios que as novas obras públicas podem criar para as empresas e recursos humanos da região transmontana.

\"Queremos também determinar qual a nossa posição no meio disto tudo e o que poderemos fazer para aproveitarmos esta oportunidade\", afirmou Rui Guedes.

No debate deverão também participar representantes de municípios e empresas transmontanas dos mais diversos sectores, porque, como sustentou o director do Departamento de Engenharias da UTAD, Luís Ramos, estes investimentos vão criar um movimento capaz de reactivar várias áreas de negócios, nomeadamente oficinas de automóveis, empresas de marketing, publicidade, transportes, alojamento e restauração.

Referiu, a título de exemplo, que algumas das aldeias da serra do Marão começam já a ser procuradas para alojar alguns dos engenheiros e operários que vão construir o Túnel do Marão.

Luís Ramos considera importante que os centros de formação profissional da região direccionem os seus cursos para qualificar a mão-de-obra local de forma a poder dar resposta à procura que vai surgir.

\"Só para construir a auto-estrada 24, no troço entre Lamego e Chaves, foram precisos 200 operadores de máquina\", salientou.

Luís Ramos referiu que a \"maior parte das obras\" são feitas por subempreitadas, o que, na sua opinião, \"se poderá transformar numa oportunidade para as empresas da região, caso estas se preparem a tempo para obedecer aos requisitos exigidos\".

A própria UTAD poderá, segundo Rui Guedes, adaptar os programas extracurriculares dos mais variados cursos e o perfil do licenciado às necessidades do mercado que vão ser geradas com a construção destas infraestruturas rodoviárias e empreendimentos hidroeléctricos.

A ideia é também criar ligações com os consórcios para a realização de estágios e disponibilizar os laboratórios universitários.

Lusa, 2009-05-26
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Balanço positivo da Semana Académica da UTAD   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQua maio 27, 2009 10:14 pm

.
Criar um espaço condigno
Vila Real


UTAD... - Página 2 Semana_academica_vr

Balanço positivo da Semana Académica da UTAD

A Associação Académica da UTAD faz um balanço extremamente positivo da Semana Académica da UTAD, que terminou no passado dia 20.
Todas as noites tiveram a adesão do público estudantil e vilarealense e as bandas cumpriram as expectativas criadas.

Há que salientar o fantástico concerto dos Blasted Mechanism e dos Makongo, uma banda que, apesar de ainda não ser muito conhecida, ofereceu ao público um excelente espectáculo.

Tiago Sá Carneiro, presidente da direcção da AAUTAD, agradece a todos os estudantes pelo “apoio e deliberação positiva” dos estudantes, que permitiram assim à direcção em auto-gestão, a possibilidade de realizar esta semana académica.

De salientar que os prazos apertados para a realização da Semana Académica, obrigaram a um “esforço e sacrifício acrescido de toda a equipa”, para conseguir cumprir todas as obrigações, desde os eventos cerimoniais até às noites na tenda.

A AAUTAD lamenta, no entanto, que o espaço não tenha sido o adequado para acolher todas as pessoas que quiseram assistir aos concertos.
Apelamos mais uma vez à câmara municipal de Vila Real, para que crie um espaço condigno e apropriado para a realização deste tipo de eventos.

Considerámos que seria um bom investimento para a capital de distrito, que poderia rentabilizar o espaço, realizando outro tipo de actividades, como feiras e outros espectáculos.


, 2009-05-27
In DTM

UTAD... - Página 2 00020293
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Polo UTAD de Miranda do Douro encerra no final do ano lectiv   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 30, 2009 4:38 pm

.
«Não há estudantes»
Miranda do Douro


UTAD... - Página 2 Mascarenhas-Ferreira-utad

Pólo da UTAD de Miranda do Douro encerra no final do ano lectivo

O pólo de Miranda do Douro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai encerrar a 31 de Julho, no final do ano lectivo, por falta de alunos, revelou hoje à Lusa o reitor Mascaranhas Ferreira.

\\"Não há estudantes, não há possibilidade de se manter aberto\\", disse o reitor da universidade transmontana que abriu o pólo na cidade fronteiriça de Miranda do Douro há onze anos.

Numa fase inicial, Miranda do Douro chegou a acolher trezentos alunos nos cursos de Antropologia e Serviço Social, um número que foi diminuindo aos longos dos anos, e que se traduz agora, no momento do encerramento, em pouco mais de meia centena de estudantes. \\"Por Miranda do Douro ser longe, houve demasiados anos seguidos com poucos alunos a entrar\\", adiantou o reitor.

Mascarenhas Ferreira disse à Lusa que o senado da universidade transmontana, sedeada em Vila Real, tomou em Julho de 2007 a decisão de no ano seguinte transferir para Vila Real os alunos que entrassem para estes dois cursos. Permaneceram em Miranda do Douro apenas os estudantes dos segundo e terceiro anos, alguns dos quais não vão conseguir acabar o curso antes do encerramento. Estão nesta situação vários finalistas de Serviço Social, que já fizeram sentir à reitoria as dificuldades em conseguirem terminar o curso, se tiverem de deslocar-se para Vila Real.

Mascarenhas Ferreira confirmou à Lusa ter recebido pedidos, por escrito, de 12 estudantes para os quais admite \\"poderá haver uma excepção\\". A UTAD pondera concentrar as aulas todas no mesmo dia para garantir que todos acabam o curso.

O reitor disse ainda que vai comunicar à Câmara Municipal de Miranda do Douro a decisão de encerramento do pólo que funcionava em instalações cedidas pela autarquia. \\"Tanto a UTAD como a Câmara Municipal fizeram tudo o que puderam para a manutenção do pólo, mas a realidade é incontornável\\", frisou.

A Lusa não conseguiu contactar nenhum responsável autárquico, mas o executivo camarário de Miranda do Douro já fez saber publicamente que pretende procurar alternativas na mesma área académica para a saída da UTAD.

Lusa, 2009-05-30
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Nova direcção da AAUTAD toma posse dia nove de Junho   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 04, 2009 3:06 pm

.
Luís de Matos novo presidente
Vila Real


UTAD... - Página 2 Aautad_pres2009

Nova direcção da AAUTAD toma posse dia nove de Junho

A nova direcção da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro irá tomar posse no próximo dia nove de Junho, terça-feira, às 18 horas, na Aula Magna da UTAD.

Luís de Matos, aluno do curso de engenharia electrotécnica, será o novo presidente da direcção.
A acompanha-lo estará Pedro Pinheiro, vice-presidente para a área financeira, Patrick Freitas, vice-presidente para Vila Real, Samuel Oliveira, vice-presidente para o Pólo de Chaves, Marco Almeida, vice-presidente para o Pólo de Mirando do Douro e André Pereira, vice-presidente para as secções e núcleos de curso.

Recorde-se que as eleições decorreram em Dezembro de 2008, mas um grupo de alunos interpôs uma providencia cautelar para impedir a tomada de posse.
Entretanto o tribunal deliberou que nada de ilegal tinha ocorrido no acto eleitoral, permitindo assim a tomada de posse da lista vencedora.

Tiago Sá Carneiro irá ser substituído por Luís de Matos no cargo de presidente da direcção da maior associação cultural, desportiva e recreativa da região transmontana.
O presidente ainda em funções, acredita que a nova equipa irá fazer “um grande trabalho”. Sendo uma lista que representa a continuidade, muitos dos projectos representam um seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.
Sá Carneiro acredita que a nova direcção irá continuar a trabalhar “na defesa dos estudantes, da instituição UTAD e de toda a região”.

Por seu lado, Luís de Matos afirma que esta tomada de posse é “muito importante”, uma vez que irá dar seguimento ao trabalho da instituição, que esteve estagnada durante alguns meses, posto que a anterior direcção estava em auto-gestão.
“Vamos poder dar uma nova vida às actividades que estavam pendentes desta tomada de posse”, afirmou Luís de Matos, que adiantou ainda duas das grandes prioridades da sua equipa.

Uma das questões mais importantes será a alteração dos estatutos da AAUTAD, no sentido de os actualizar para irem de encontro às alterações impostas pelo novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior e aos próprios estatutos da universidade e toda a nova orgânica que gere a academia transmontana.
A nova direcção terá também uma preocupação especial para a recepção aos caloiros, no próximo semestre, de forma a integrar e receber da melhor maneira os novos alunos da UTAD.


, 2009-06-04
In DTM


UTAD... - Página 2 000202F7
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Desviados milhares de euros em universidade   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 24, 2009 10:03 pm

.
Auditorias mostram irregularidade
Vila Real


UTAD... - Página 2 Utad_viatageral

Desviados milhares de euros em universidade

Auditorias sectoriais mostram irregularidade das contas e já levaram à abertura de seis processos disciplinares e à suspensão de duas funcionárias. Administração vai fazer auditoria geral à instituição.

Vária dezenas de milhares de euros foram desviados na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, revelam as auditorias sectoriais realizadas na Academia desde o início do ano. Foram já suspensas duas funcionárias, sobre as quais pendem seis processos disciplinares e contra as quais foi apresentada queixa na semana passada ao Ministério Público.

Em declarações ao DN, a administradora executiva da Universidade, Elsa Justino, anunciou que vai realizar uma auditoria geral a toda a Academia, depois de várias auditorias sectoriais realizadas desde o início do ano terem detectado irregularidades nas contas.

Uma delas na Secretaria de Alunos, onde uma funcionária com catorze anos de casa é acusada de ter lesado a Universidade através de um esquema de recibos falsos.

Segundo o DN apurou, no pagamento pelos alunos de certidões, diplomas e outros documentos, o recibo original entregue ao estudante tinha a importância cobrada. Mas a cópia para os serviços seria de valor inferior, ficando a funcionária com a diferença.

A funcionária foi suspensa em Abril por 90 dias por \"conduta menos própria\", pendendo sobre ela outros processos disciplinares ainda em investigação.

Para saber qual é exactamente o valor em falta, Elsa Justino dirigiu, em Maio, a todos os alunos da Academia, um e-mail a que o DN teve acesso, onde informa que os auditores da Deloitte & Associados estão a proceder a um trabalho de revisão de procedimentos de controlo interno. Nesse e-mail é-lhes pedido que enviem \"os vossos recibos originais relativos a qualquer serviço solicitado nos serviços académicos da universidade, que vos tenham sido entregues entre os anos de 2005 e 2009\".

A administradora confirmou também ao DN que a auditoria realizada ao Hospital Veterinário da Universidade revelou mais irregularidades que levaram à suspensão, há cerca de um mês, de uma funcionária com mais de dez anos de casa.

Neste caso, a desconfiança recai na subtracção de verbas aos cofres da Universidade por serviços prestados naquele Hospital. Neste caso, seriam desviadas sobretudo as importâncias pagas em dinheiro, mas nas quais não era solicitada factura.

Segundo a administradora da UTAD foi a não concordância dos inúmeros serviços prestados pelos vários sectores da Universidade e as receitas obtidas que desencadeou o processo.

A investigação \"vai prosseguir, pois queremos total transparência\", assegurou a responsável. A administração vai também modificar o sistema de controlo e contabilidade \"que durante muitos anos foi feito manualmente\".

Um dos sectores também em investigação é o avícola, onde a comercialização, principalmente dos ovos das galinhas, não terá ao longo dos anos rendido aos cofres da Universidade aquilo que deveria. A auditoria está ainda no início.

O DN apurou que são vários os sectores onde se torna necessário agir. Neste momento está a decorrer um concurso público para aquisição de um sistema de controlo da assiduidade através da inserção da impressão digital, que deverá entrar em funcionamento até ao fim do ano, para realmente se verificar quais os funcionários que cumprem o horário, pois chegou-se à conclusão que muitos deles apenas ali compareciam na Universidade de vez em quando.

Ainda segundo Elsa Justino, todos os sectores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vão ser passados a pente fino. A Universidade terá de funcionar como uma Academia Moderna, sendo necessário para isso um controlo absoluto sobre todos os sectores, defendeu.


José Cardoso in DN, 2009-06-24
In DTM

Embarassed Twisted Evil Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: UTAD realiza Curso de Verão sobre Animação de Redes e Parcerias   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 25, 2009 2:17 pm

.
Curso de Verão
Vila Real


UTAD realiza Curso de Verão sobre Animação de Redes e Parcerias

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai iniciar na sexta-feira, um Curso de Verão sobre «Animação de Redes e Parcerias: teoria e prática», organizado pelo Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD).

Este Curso de Verão, que decorrerá até ao próximo dia 11 de Julho, tem como destinatários técnicos com conhecimentos básicos e alguma experiência de criação e/ou animação de redes e parcerias, ligados a serviços públicos ou a organizações da sociedade civil, bem como investigadores juniores ligados à mesma temática. Os participantes irão partilhar experiências de trabalho em rede e parceria, fazer a análise crítica de casos e sucesso e insucesso e reflectir sobre os seus alcances na governação colectiva local, quer ao nível da protecção social integrada, quer ao nível mais alargado do desenvolvimento local e da democracia participativa. No final do Curso será possível, entre outros avanços, contribuir para a criação de um observatório de redes que se traduza num sistema de produção e difusão de conhecimentos e de informação sobre redes sociais.

Serão prelectores docentes da UTAD ligados ao CETRAD, mas também representantes de instituições da comunidade ligadas à temática do Curso, tais como a Federação Minha Terra, a Associação Empresarial de Portugal, a Associação Cultural e Recreativa de Tondela, a Rede Social de Macedo de Cavaleiros e Rede Europeia Anti-Pobreza.

Espigueiro, 2009-06-25
In DTM

UTAD... - Página 2 000200BB
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: «Problemas circunscritos»   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 25, 2009 3:42 pm

.
«Problemas circunscritos»
Vila Real


UTAD... - Página 2 Utad_225

Auditorias financeiras à Universidade já levaram à suspensão de duas funcionárias

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) conclui até ao final de Julho duas auditorias financeiras sectoriais, no âmbito das quais já foram detectadas irregularidades que levaram à suspensão de duas funcionárias, informou hoje a instituição.

A administradora da instituição de Vila Real, Elsa Justino, referiu ainda que um dos processos foi remetido ao Ministério Público por se suspeitar de um crime público que poderá estar relacionado com a falsificação de documentos.

A responsável explicou que as irregularidades foram detectadas na sequência de auditorias internas realizadas aos Serviços Académicos e Hospital Veterinário (HV) da UTAD, para se proceder à implementação de um novo sistema de facturação.

Elsa Justino garantiu que as auditorias decorrem de processos \"normais\" e \"obrigatórios\" nas instituições de ensino superior.

De acordo com a administradora, as auditorias estarão concluídas até ao final do mês de Julho e, até ao momento, revelaram \"algumas irregularidades nas contas\", de que resultaram dois processos disciplinares.

Em causa estarão problemas relacionados com o sistema e alegadamente também actos dolosos no sentido de subtrair dinheiro à universidade, já que se registou uma discordância entre os vários serviços prestados pelos diferentes sectores da UTAD e as receitas obtidas.

\"Se o sistema permitiu que houvesse supressão de dinheiro por parte de alguns funcionários é porque ele não estava a funcionar, porque não estava a ser auditado, porque não estava a ser vigiado a cem por cento\", sublinhou.

Elsa Justino garantiu que as irregularidades não afectaram os alunos ou utentes do HV UTAD e que tudo o que foi cobrado está de acordo com as tabelas de preços fixados pela instituição.

\"Estamos a falar de coisas pontuais na nossa universidade, de problemas circunscritos a determinadas áreas restritas de cobrança que nunca poderiam ter uma dimensão muito grande\", frisou a responsável.

A academia transmontana possui 431 funcionários e 531 docentes.

Para ajudar nas investigações, a universidade enviou um e-mail a todos os alunos, pedindo os recibos originais relativos a certificados ou qualquer outro tipo de serviço solicitado nos Serviços Académicos da UTAD e que tenham sido passados entre 2005 e 2009.

Segundo a responsável, de acordo com os resultados das auditorias serão corrigidos os problemas detectados.

Elsa Justino referiu ainda que serão efectuadas outras auditorias a outros sectores da instituição e que, no decorrer deste ano, será ainda efectuada uma auditoria geral que é exigida regularmente às instituições de ensino superior e obrigatória um ano antes da mudança de reitor.

O mandato do actual reitor, Armando Mascarenhas Ferreira, termina no próximo ano.

Lusa, 2009-06-25
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: AAUTAD actualiza site da Habitabilidade para novo ano lectivo   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 3:16 pm

.
Casas e quartos para arrendar
Vila Real


UTAD... - Página 2 Aautad_aloj

AAUTAD actualiza site da Habitabilidade para novo ano lectivo

A Associação Académica da UTAD está a proceder a uma completa actualização do site da habitabilidade, para ajudar os alunos no arrendamento de habitações.
Este portal da Internet apresenta uma série de casas e quartos para arrendar, e inclui uma série de informações úteis, incluindo fotos da habitação e até mapas da cidade.

Agora que se prepara o inicio do ano lectivo, a direcção da AAUTAD vem relembrar aos proprietários que esta página tem sido muito utilizada pelos estudantes, sendo, por isso, um óptimo veículo de divulgação a quem queira arrendar quartos ou habitações.

Para colocar ofertas na página, os proprietários devem deslocar-se à Associação Académica da UTAD, para saber mais detalhes sobre este serviço e dar as informações sobre o local a arrendar.
A Associação Académica faz visitas às habitações a arrendar, para confirmar as condições das mesmas.
A informação é depois rapidamente colocada na página, onde os alunos poderão procurar a habitação que mais lhes convém.

A Associação Académica da UTAD também ajuda os caloiros no acto da matrícula. Vários elementos da AAUTAD indicam o site da habitabilidade aos novos alunos e acompanha-os pela cidade a visitar as habitações.

De referir que o portal de alojamento da AAUTAD foi criado em 2006 e tem tido um grande sucesso entre os estudantes da academia transmontana.


http://home.utad.pt/~aautad/

, 2009-07-01
In DTM

UTAD... - Página 2 00020069
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Universidade Trás-os-Montes testa 50 idosos no uso do computador   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 08, 2009 11:28 am

.
Idosos testam Magalhães
Vila Real


UTAD... - Página 2 Idosos_magalhaes

Universidade Trás-os-Montes testa 50 idosos no uso do computador

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) pediu a 50 idosos que testassem o Magalhães. O objectivo era avaliar as potencialidades do uso do computador, no acesso ao email, por parte desta população.

Ao que a análise apurou, este tipo de equipamento poderá ser uma opção para alguns idosos, se dotado de software adequado e bem configurado no que respeita às opções de visualização.

Os testes também permitiram perceber dificuldades e críticas, \"já esperadas\", associadas ao tamanho reduzido do Magalhães e à inexistência de \"software amigável\", disse ao TeK Francisco Godinho, da UTAD.

Assim, os responsáveis pelo estudo agora publicado consideram \"sensato não fazer generalizações no sentido de afirmar que o computador Magalhães é ideal para idosos ou o contrário\".

A satisfação por parte dos idosos em ficarem \"mais esclarecidos sobre o famoso Magalhães\" e o pesar por não existirem mais iniciativas como esta, mas com meios informáticos \"mais apropriados\" foram as opiniões mais consensuais entre os participantes, comunicou o responsável.

O estudo decorreu durante o mês de Junho, na universidade e em locais frequentados pelos idosos, e contou com a participação de 50 observadores - alunos finalistas na área da comunicação e tecnologias da informação - que relataram as experiências.

Nos testes foram utlizadas versões standard dos computadores Magalhães, com o software Magic Desktop.

A avaliação será remetida juntamente com um conjunto de recomendações à J.P. Sá Couto, fabricante do netbook, que solicitou a colaboração da UTAD e CERTIC - Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade - na avaliação do potencial do computador para pessoas com necessidades especiais.

Tek Sapo, 2009-07-08
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: UTAD coordena «Viver o Verão com Ciência»   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQui Jul 23, 2009 1:13 pm

.
Dezenas de iniciativas
Vila Real


UTAD coordena «Viver o Verão com Ciência»

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) iniciou no fim-de-semana as suas actividades de Ciência no Verão, no âmbito do Programa Nacional «Ciência Viva», com iniciativas que contemplaram, por um lado, o conhecimento e aproveitamento do potencial granítico da zona de Vila Pouca de Aguiar e, por outro, com observações astronómicas por telescópio, identificação de planetas, estrelas, constelações e galáxias, a partir da Serra do Alvão.

Estas acções, sempre com a participação de especialistas num ambiente descontraído e informal e com acesso gratuito, vão prolongar-se até 15 de Setembro. Os interessados apenas terão de fazer a respectiva inscrição (Linha azul: 808 200 205; ou pela internet em: http://www.cienciaviva.pt/veraocv).

Na região transmontana, com a coordenação da UTAD, vão continuar a ter lugar dezenas de iniciativas, sendo de realçar acções como a Geologia a par e passo com o rio; o Vale do Douro Vinhateiro, de Vila Real a Foz Côa; caminhada geológica no Alvão; a Serra do Marão, das praias do passado às montanhas de hoje; o Douro Internacional enquanto Geologia singular numa Natureza selvagem; o passado mineiro e o presente na região de Rebordelo, Ervedosa e Murços; as Arribas do Douro como compêndio geológico; as histórias do Gondwana à Pangea no Geoparque de Arouca; entre outras.

Por outro lado, no domínio da astronomia, são de realçar as Observação de Corpos Celestes no Céu Nocturno em locais estratégicos da região, como sendo a Vila velha (Vila Real), a Anta da Fonte Coberta (Alijó), as zonas de Vila Verde da Raia, Mairos e Paradela (Chaves), o Alto da Senhora da Graça (Armamar).

Para mais informação visite o site:
http://www.cienciaviva.pt/veraocv


Espigueiro, 2009-07-22
In DTM

UTAD... - Página 2 000201B9
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: CESPU e UTAD querem autorização para leccionar Medicina   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeDom Ago 02, 2009 9:52 am

.


UTAD... - Página 2 Cespu
.
Prevê criação de 60 vagas
Vila Real


CESPU e UTAD querem autorização para leccionar Medicina

A CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) apresentaram uma candidatura ao Ministério do Ensino Superior para leccionarem, numa parceria público-privada, o Mestrado Integrado em Medicina.

O projecto, apresentado hoje, está estruturado para a frequência de 60 alunos por ano, envolve três grandes hospitais públicos e o maior hospital privado da Península Ibérica, o qual está integrado na rede pública da Galiza. Um projecto «inovador» que, para as duas instituições, deverá ser aprovado pela tutela.

Num momento em que se continua a assistir ao sucessivo ingresso de estudantes portugueses em instituições estrangeiras para obtenção da licenciatura em Medicina, a CESPU e a UTAD uniram-se para propor a criação de um novo Mestrado Integrado em Medicina em Portugal, adoptando um modelo inédito no nosso país: uma parceria público-privada na área do ensino. «Não estamos aqui a pedir uma nova Faculdade de Medicina. Queremos, apenas, que se autorize a atribuição de um novo curso, o Mestrado Integrado em Medicina», defendeu hoje o presidente do Grupo CESPU, António Almeida Dias. Os recursos humanos e as infra-estruturas para o ensino e investigação estão, assim, asseguradas nos campus universitários de Gandra (onde está localizado uma das instituições de ensino da CESPU) e de Vila Real (UTAD). «Não vai ser necessário investir em recursos humanos e em infra-estruturas porque elas já existem», sublinhou António Almeida Dias.

Por outro lado, o projecto para atribuição do Mestrado Integrado em Medicina contempla ainda diversos estabelecimentos da CESPU – Serviços de Saúde, bem como unidades hospitalares, como o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o Centro Hospitalar do Tâmega e do Vale do Sousa e o Hospital POVISA, em Vigo. Todos com experiência em ensino médico pré e pós-graduado, sendo este último o maior hospital privado da Península Ibérica.

PROJECTO PRETENDE INOVAR E VALORIZAR REGIÕES SUB-DESENVOLVIDAS

Um dos argumentos do projecto CESPU/UTAD prende-se com o actual cenário que se vive em termos da Licenciatura em Medicina. «Queremos contribuir para a diminuição do ingresso de estudantes portugueses em instituições além-fronteiras, bem como para a redução do número de médicos estrangeiros em Portugal, actualmente cerca de 4500 profissionais», referiu António Almeida Dias, acrescentando: «Este projecto prevê, como consequência directa, a fixação de quadros médicos altamente diferenciados nas Regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Tâmega e Sousa».

O Vale do Douro é um eixo dorsal comum para o desenvolvimento do território diversificado da euro-região Norte de Portugal e Castela Leão. Entre estas duas regiões situa-se o espaço mais periférico e subdesenvolvido (Trás-os-Montes, Douro, Salamanca e Zamora), em torno do qual «é crucial delinear e arquitectar estratégias de integração, de valorização de recursos humanos e de desenvolvimento sustentável», defendeu, por seu turno, o reitor da UTAD, Armando Mascarenhas Ferreira.


A Inovação é uma das mais-valias desta candidatura público-privada. A parceria entre a CESPU e a UTAD garante a concentração de meios de resposta às necessidades do sistema de inovação no Norte Interior, quer no que se refere à oferta de formação universitária, quer no respeitante à prestação de serviços científicos e tecnologicamente diferenciados na área da Saúde. Por isso, as duas instituições estão convencidas do sucesso deste projecto.

CESPU JÁ GARANTE FORMAÇÃO MÉDICA PÓS-GRADUADA

É a maior cooperativa de Ensino na área das Ciências e Tecnologias da Saúde em Portugal, com 26 licenciaturas, nove cursos de pós-licenciaturas conferentes de especialidade, dois mestrados integrados e 22 mestrados. A CESPU tem sido uma das instituições do Ensino Superior a lutar pela existência de um Curso de Medicina no sector privado.

A CESPU apresenta já uma experiência na formação médica pós-graduada, reforçada recentemente com a contratualização, por parte da Administração Regional de Saúde (ARS) Norte, de cursos na área das Emergências Médicas/Suporte Avançado de vida. Paralelamente, está a desenvolver a rede Nova Saúde que integra Unidades Hospitalares, Unidades Clínicas, Unidades de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, Unidades de Geriatria, Saúde e Lazer, Unidades em parceria com o SNS.

Um dos projectos em curso do Grupo CESPU, apresentado no início do ano, é a criação de um Cluster de Saúde de Bragança, um projecto que contempla a construção de um hospital particular, a Escola Superior de Saúde e Gestão, uma Residencial Erasmus e uma Unidade de Cuidados Continuados.

Esta também não é a primeira vez que a UTAD apresenta um projecto para a criação de uma Licenciatura em Medicina. Já em 1998, a Universidade elaborou uma candidatura que permitiu, agora, perspectivar as estratégias conducentes a um currículo médico inovador: oferta educativa, investigação e investimentos direccionados para a área da Saúde.

DTOM, 2009-07-30
In DTM

UTAD... - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Universidade de Vila Real cria método para cálculo da idade das árvores   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeSex Set 25, 2009 11:17 pm

.
Método «único no mundo»
Vila Real


UTAD... - Página 2 Utad_st

Universidade de Vila Real cria método para cálculo da idade das árvores

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, desenvolveram um método, que classificam como «único no mundo», para datar árvores até aos três mil anos, anunciou hoje fonte da instituição.

A patente deste novo método já foi registada em nome da academia transmontana e do empresário André Soares dos Reis, proprietário do Grupo \"Oliveiras Milenares\".

José Lousada, coordenador do estudo e docente do departamento Florestal da UTAD, disse à Agência Lusa que a investigação começou em 2007, depois de terem sido contactados pela empresa que comercializa árvores \"Oliveiras Milenares\" com o objectivo de desenvolverem um sistema de datar árvores antigas.

De acordo com o docente, a datação de árvores relativamente jovens é, de um modo geral, fácil, sendo neste caso normalmente utilizados métodos ópticos para a avaliação da sua idade, como a contagem dos anéis de crescimento.

No entanto, acrescentou, a utilização deste sistema em árvores muito antigas tem sido \"impraticável\" pois, na maioria dos casos, a parte central das árvores e que corresponde à sua zona mais velha, entra em biodegradação.

Ou seja, \"fica oca no seu interior\" o que \"impossibilita a sua datação\".

Na prática, o cálculo é feito através de um modelo matemático que relaciona a idade com uma característica dendrométrica do tronco, como seja o raio, diâmetro ou perímetro do tronco.

O investigador referiu ainda se recorre ao estudo de outras árvores, com características idênticas, para depois, de forma comparativa se ir preenchendo a parte interior como se fosse um puzzle.

José Lousada garantiu que a nova metodologia não provoca a destruição da árvore, pois não obrigando ao seu abate, e permite a sua utilização em árvores ocas, nem provoca lesões que comprometam a sua sanidade.

É ainda, segundo frisou, \"um sistema extremamente rápido, comparativamente aos métodos tradicionais\", como a contagem dos anéis de crescimento ou a análise de radiocarbono da madeira.

O investigador referiu que as árvores portuguesas mais antigas são as oliveiras.

Para assinalar este invento, o empresário Soares dos Reis fez a oferta simbólica ao seu concelho, Oliveira de Azeméis, de uma oliveira com 460 anos, e que já foi datada com o novo método.

Esta oliveira foi colocada em frente aos Paços do Concelho, onde decorrerá, a 29 de Outubro, uma cerimónia de certificação e de apresentação oficial da patente.

Lusa, 2009-09-22
In DTM

UTAD... - Página 2 Smilie34UTAD... - Página 2 Smilie34UTAD... - Página 2 Smilie34UTAD... - Página 2 Smilie34UTAD... - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Semana do Caloiro da UTAD 2009 com cartaz variado   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQua Out 21, 2009 2:17 pm

.
Semana do Caloiro da UTAD 2009
Vila Real


UTAD... - Página 2 Semanacaloiro_utad2009

Semana do Caloiro da UTAD 2009 com cartaz variado

Música para todos os gostos. É assim o cartaz da Semana do Caloiro da UTAD 2009, que foi apresentado hoje, pela AAUTAD, no B.A., Bar Académico.

A Semana do Caloiro começa no dia 5 de Novembro, quinta-feira, com um nome já conhecido das festas académicas, Leonel Nunes é o primeiro artista a subir ao palco, montado ao lado da Biblioteca Municipal de Vila Real.

Na sexta-feira, o ritmo deixa de ser popular para dar lugar ao reggae, com a banda “Quem é o Bob?” e os “Flow 212”, reconhecidos pelo seu tema “ritmo do meu flow”.
Sábado é a vez do rock, com os nortenhos Blind Zero a apresentarem o seu novo álbum, “Luna Park”. Mas antes deles, sobem ao palco os “Line 6”, que venceram o concurso de bandas de garagem, que decorreu durante a Semana de Recepção ao Caloiro. Formados por elementos da escola profissional do Nervir, a banda encantou o público e o júri, e ganhou por mérito a presença na Semana do Caloiro. A noite termina com a DJ Kika Lewis, muito apreciada pelos estudantes da UTAD.

No domingo irá realizar-se o Baile do Caloiro, que pede traje de gala.
Na segunda-feira, Makongo é cabeça de cartaz. Uma banda que se apresentou na Semana Académica e que arrebatou a audiência com um estilo musical que mistura o Kuduro com outros sons mais techno.

Já na terça-feira, último dia desta semana de festa, realiza-se, durante a tarde, a latada e à noite, a Semana do Caloiro termina em grande com o artista mais requisitado pelos Estudantes: Quim Barreiros.
Os preços dos bilhetes variam entre os cinco e nove euros para estudante, e sete a doze euros para não estudante. O bilhete geral para sócio da AAUTAD custa 29 euros e o de não sócio custa 34 euros.

Durante a Semana do Caloiro, a direcção da AAUTAD solicitou à Corgobus, a criação de uma linha especial, para que os estudantes possam deslocar-se da tenda para casa, sem usarem viatura própria. Aliás, a prevenção de comportamentos de risco é uma das prioridades da AAUTAD, que em colaboração com o Instituto da Drogas e Toxicodependência, irá ter, no local dos concertos, uma tenda com profissionais de saúde, para sensibilizar os alunos a evitarem os excessos de álcool e outras substâncias.

Luís de Matos, presidente da direcção da AAUTAD, deixa ainda um apelo a todos os habitantes da cidade de Vila Real para “compreenderem” estes dias de festa e mais animação.

“Não se podem esquecer que os estudantes da UTAD trazem um grande benefício económico, além de serem fonte de animação a toda a cidade de Vila Real, e por isso, merecem a compreensão dos habitantes, uma vez que, festas desta natureza só ocorrem duas vezes por ano”, salientou Luís de Matos.

A AAUTAD deixa um convite a toda a gente, e em particular aos estudantes, não só desta academia mas de todas as outras, para participarem nesta Semana do Caloiro da UTAD 2009 e conhecerem in loco o verdadeiro espírito académico da UTAD.

, 2009-10-21
In DTM

UTAD... - Página 2 Character21
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Novos aglomerados de madeira   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 26, 2009 10:27 am

.
Novos aglomerados de madeira
Vila Real


UTAD em destaque no Falar Global

A produção de aglomerados de madeira é o tema de mais uma rúbrica Universidades Tecnológicas do Programa da Sic Notícias, Falar Global.

Um grupo de investigadores da UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está a levar a cabo um novo processo de aglomeração de madeira, isento de formaldeído, dando origem a novas composições de partículas. Esta iniciativa surge como processo alternativo aos actuais aglomerados permitindo acumular partículas de baixa granulometria.

Esta técnica tem a vantagem de ser amiga do ambiente e ao mesmo tempo ajudar a dar uma maior ênfase nos subprodutos e resíduos dos sectores da cortiça e da madeira.

O processo utiliza um pré-polimero como sistema de aglomeração; um agente de reticulação e caso ser necessário um catalizador, que tem como objectivo deixar os produtos sólidos, bem aglomerados, com resistência mecânica e flexibilidade.

O processo de aglomeração em separado pode ser aplicado em granulados de cortiça e/ou pó de cortiça e/ou terras e em aglomerados de estilha de madeira, serradura, pó de fibras e pó de polimento.

O processo de aglomeração conjunta pode ser aplicado em aglomerados de madeira e cortiça homogéneos e em aglomerados de madeira e cortiça heterogéneos.

Os estudos indicam que os novos aglomerados apresentam boas características macroscópicas e os seus componentes físicos e mecânicos têm grande rendimento na indústria.

Conclui-se que a investigação aperfeiçoa as propriedades mecânicas e a impermeabilidade dos aglomerados, ao contrário do que se verificava com os actuais aglomerandos que reduzem a sua eficácia com a estilha de folhosas e com a estilha com casca.

Verifica-se também uma elevada valorização e optimização industrial de produtos, subprodutos e resíduos dos sectores da madeira e cortiça.

Universia, 2009-10-26
In DTM

UTAD... - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: II Feira da Saúde da UTAD   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 25, 2009 11:44 am

.
2 e 3 de Dezembro de 2009
Vila Real


II Feira da Saúde da UTAD

No âmbito do Plano de Actividades do Departamento da Acção Social da Associação Académica da UTAD, irá ser realizada nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2009, a II Feira da Saúde, na Biblioteca Central da UTAD.
As palestras decorrerão no dia 3, na Aula Magna da UTAD (Edifício das Geociências).

Este evento tem como principal objectivo esclarecer e alertar a comunidade estudantil para a importância de alguns aspectos determinantes de saúde, fomentar a qualidade de vida dos estudantes, através da promoção dos bons hábitos, da prevenção da doença, e da sensibilização para o risco do consumo de drogas, álcool e outras substâncias.

Realizar-se-ão vários tipos de rastreios, nomeadamente, auditivos e optométricos, à tensão arterial, glicemia, colesterol e índice de massa corporal.
As inscrições nas palestras são gratuitas e efectuadas em www.aautad.pt até dia 30 de Novembro ás 23h00.

, 2009-11-25
In DTM

UTAD... - Página 2 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: UTAD abre em Vila Real gabinete para ajudar jovens a criarem o próprio emprego   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 11, 2009 6:04 pm

.
Gabinete de Pré-Incubação
Vila Real


UTAD abre em Vila Real gabinete para ajudar jovens a criarem o próprio emprego

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) abre sexta-feira, em Vila Real, um Gabinete de Pré-Incubação para ajudar os jovens a criarem a sua própria empresa.

O gabinete, hoje anunciado, resulta de uma parceria com o Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD) e vai ficar sedeado nas instalações da universidade.

André Pimentel Barbosa, 26 anos, está a tirar o curso de Enologia na UTAD e vai ser um dos primeiros a recorrer ao novo gabinete para pedir ajuda na criação da sua empresa de prestação de serviços na área vitivinícola.


Lusa, 2009-12-10
In DYM

UTAD... - Página 2 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Espécie rara encontrada no Rio Beça, em Boticas   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeTer Dez 15, 2009 4:56 pm

.
Barragem destrói mexilhão
Boticas


Espécie rara encontrada no Rio Beça, em Boticas

A sobrevivência do mexilhão-de-rio do norte, uma espécie rara descoberta no rio Beça, em Boticas, «é praticamente impossível» de conciliar com a construção da barragem de Padroselos, defendeu Rui Cortes, investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O mexilhão-de-rio do norte é uma espécie rara que chegou a ser dado como extinto em Portugal. Actualmente, esta espécie vive nos rios Rabaçal, Tuela, Mente, Paiva, Neiva e Cávado.

No âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da barragem do Padroselo, o mexilhão foi também descoberto no rio Beça.

CM, 2009-12-14
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Luís de Matos reconduzido ao cargo de presidente da AAUTAD   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 20, 2009 4:06 pm

.
«Comunicação com os estudantes»
Vila Real


UTAD... - Página 2 Luis_matos_aautad_rosto

Luís de Matos reconduzido ao cargo de presidente da AAUTAD

Luís de Matos foi reeleito, pelo segundo mandato consecutivo, como presidente da direcção da Associação Académica da UTAD.
O sufrágio decorreu na terça-feira, dia 15, e registou um aumento significativo de votantes, uma vez que há já cinco anos que não existiam listas concorrentes.
Este ano, apresentaram-se três listas, a T, liderada por Luís de Matos, a lista I, dirigida por Ernesto Lucas, e a lista M, encabeçada por Joni Ledo.

2538 alunos votaram para a direcção, sendo que 1486 votos foram para a lista T, 820 para a lista I e 159 votos foram para a lista M. 30 votos foram considerados nulos e 43 foram entregues em branco.

Luís de Matos agradeceu a toda a sua equipa pelo “empenho e trabalho que tem vindo a desenvolver em prol de todos os estudantes “ e que valeu o reforço da confiança dos alunos da UTAD nesta equipa.
O facto de três listas se terem candidatado a estas eleições são demonstrativas do “interesse dos estudantes na vida académica e no associativismo”, uma situação vista por Luís de Matos como “muito positiva”, para além de trazer uma “motivação extra” da direcção eleita para “trabalhar cada vez mais e melhor”.

“O facto de termos sido eleitos de entre três listas candidatas, mostra que os alunos olham para nós não como a escolha possível, como aconteceu noutros anos por não haver mais candidatos, mas sim como a melhor opção, o que nos atribui ainda mais responsabilidade. Temos que desempenhar um papel ainda melhor, para executar todos os objectivos a que nos propusemos e também para cumprir com as expectativas de todos os que votaram em nós”, afirmou Luís de Matos.

Aumentar a “comunicação com os estudantes”, contribuir de forma activa para a integração dos alunos recém-licenciados na vida profissional e “reforçar e melhorar” a imagem da AAUTAD dentro da academia e em toda a região como a maior associação cultural, recreativa e desportiva de Trás-os-Montes e Alto Douro, são alguns dos objectivos do segundo mandato de Luís de Matos, como presidente da direcção da AAUTAD.

A restante direcção da AAUTAD é composta por Patrick Freitas, vice-presidente para a área financeira, Luís Coelho, vice-presidente para Vila Real e Samuel Oliveira, vice-presidente para o Pólo de Chaves.

O conselho fiscal será composto por três elementos da Lista T e dois elementos da Lista I, o presidente será Pedro Pinheiro. A mesa de assembleia será presidida por André Barbosa.


, 2009-12-20
In DTM

UTAD... - Página 2 00020488
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: 5,4 % das crianças portuguesas têm dislexia   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 20, 2010 3:17 pm

.
Estudo realizado pela UTAD
Vila Real


5,4 % das crianças portuguesas têm dislexia

O primeiro estudo sobre a prevalência da dislexia em crianças portuguesas revelou que 5,4 por cento desta faixa etária apresentam este distúrbio patológico de aprendizagem nas áreas da leitura, escrita ou soletração.

Este estudo pioneiro foi realizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), sob a coordenação científica de Ana Paula Vale e será apresentado no próximo dia 21 de Janeiro, às 18h00, no auditório do Instituto da Juventude de Vila Real.

Ana Paula Vale, investigadora do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD, explicou ao Ciência Hoje que “era necessário ter informação sobre as crianças portuguesas com dislexia e agora podemos afirmar com um grau de certeza confortável que 5,4 por cento é um número que corresponde à realidade.” Trata-se de “uma percentagem equivalente a outras já conhecidas de países com características semelhantes a Portugal”, acrescentou a docente.

A investigadora destacou ainda a esperança de que este estudo traga informação útil a vários níveis, referindo que “há questões que devem ser respondidas nas escolas e não o são. Os professores devem ter noção desta realidade e de que numa turma com 20 alunos, há probabilidade de um deles ser disléxico, pelo que têm de saber lidar com isso”.

Por se tratar de um estudo pioneiro em Portugal, foram adoptados critérios muito específicos para classificar uma criança como tendo dislexia, de forma a não incluir erroneamente neste grupo aquelas que não têm esta patologia. “Em vez de usarmos apenas um ou dois critérios, utilizamos três ou quatro mais restritos”, exemplificou Ana Paula Vale.

Amostra socialmente representativa poderia aumentar valores de dislexia

Neste âmbito, de Maio a Julho de 2008, foram avaliadas 1460 crianças do segundo ao quarto ano de escolaridade, num conjunto de 81 turmas de 23 escolas localizadas nos concelhos de Vila Real e de Braga. Estas crianças foram assim testadas, em salas sossegadas, com rastreios de leitura, consciência fonológica e capacidades cognitivas gerais.

Os investigadores não recolheram informação suficiente para estabelecer percentagens relativas a cada tipo de ambiente sociocultural, ainda que saibam que foram abordados todos os estatutos sociais e que a maioria era oriunda de meios com estatuto sociocultural intermédio.

Contudo, tendo em conta que os grupos sociais mais desfavorecidos representam 49 por cento da população portuguesa e são associados a prevalências mais elevadas de défices na aprendizagem da leitura, os investigadores acreditam que numa amostra socialmente representativa as taxas apresentadas sofreriam um aumento.

Esta investigação foi financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e engloba-se num estudo mais amplo sobre dislexia realizado por uma equipa de investigadores coordenada por Ana Paula Vale.

Carla Flores in Ciencia Viva, 2010-01-20

In DN


UTAD... - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: 2010 é decisivo para a UTAD   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 20, 2010 4:16 pm

.
2010 é decisivo para a UTAD
Vila Real


UTAD... - Página 2 Mascarenhas-Ferreira-utad-1

Parque de Ciência e Curso de Medicina são dois projectos «muito importantes»

A Universidade de Vila Real quer avançar com dois projectos «estruturantes» em 2010: o Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro e o curso de Mestrado Integrado de Medicina. Na recta final do seu último mandato, Armando Mascarenhas Ferreira diz que está a trabalhar em dois projectos que classifica de \"muito importantes\" para a academia e toda a região.

Depois de ter sido reprovada uma primeira candidatura aos fundos comunitários, os promotores estão a preparar uma nova candidatura conjunta do Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro para entregar ao segundo aviso que irá ser aberto pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Além da UTAD, o projecto envolve o Instituto Politécnico de Bragança, as autarquias de Vila Real e Bragança e a PortusPark - Rede de Parques de Ciência e Tecnologia e consiste na criação dos Regia Douro Park, centrado na área agro-alimentar centrada no vinho e na vinha, e do Brigantia Eco Park, ligado ao ambiente e energias renováveis.

Mascarenhas Ferreira referiu, em entrevista à Lusa, que a UTAD, em parceria com um dos maiores grupos privado portugueses ligados ao ensino e saúde, o CESPU, quer criar o primeiro curso de Medicina fora de uma faculdade. A candidatura foi entregue no final de Dezembro à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), e propõe a criação de um mestrado de seis anos, com todos os ciclos dos tradicionais cursos de Medicina, destinando-se a alunos que terminam o 12ºano e se candidatam ao Ensino Superior.

Eleições

As eleições para a reitoria da UTAD vão decorrer no primeiro semestre deste ano. Antes de terminar o seu segundo mandato, Mascarenhas Ferreira quer ainda homologar os estatutos da Escola de Enfermagem, que vão efectivar a integração deste estabelecimento de ensino na academia, resolvendo um problema que se arrasta desde 2004.

O mestrado está programado para a frequência de 60 alunos a ideia dos promotores é aproveitar os recursos já existentes, através de parcerias público-privadas.

A universidade de Vila Real conta com um orçamento de cerca de 35 milhões de euros, reforçado em quatro milhões através do contrato de confiança assinado entre o Governo e as instituições de ensino superior.


, 2010-01-20
In DTM

UTAD... - Página 2 Bookread
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: AAUTAD empenhada em conseguir mais apoios para desporto   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 04, 2010 11:08 am

.
Acredita que há solução
Vila Real


AAUTAD empenhada em conseguir mais apoios para desporto

Luís de Matos acredita que há solução para resolver as restrições financeiras que atingem a associação que representa e que, por inerência, afectam as secções desportivas que militam nos campeonatos nacionais, como o futsal, râguebi, basquetebol, ténis e voleibol, entre outras.

O presidente da AAUTAD sublinhou o “peso regional” que tem estas equipas, realçando ainda que são poucas as universidades do país que têm tantas modalidades federadas como a AAUTAD.

Ao longo dos anos, os subsídios estatais, e outros, foram sofrendo cortes, devido às restrições económicas do próprio país, o que obrigou a uma adaptação da AAUTAD perante a diminuição das receitas. Enquanto que a nível de algumas equipas e secções, como basquetebol, futsal, natação e ginástica, foi possível criar protocolos de colaboração com outros clubes do concelho, o facto é que para outras equipas, como o râguebi, essa solução não é viável, uma vez que não existe mais nenhuma equipa de râguebi na região. Por isso, torna-se essencial procurar outras formas de financiamento.

“Queremos mudar a imagem da AAUTAD, criando uma maior dinâmica, para que a região se aperceba do nosso valor”, referiu Luís de Matos, acreditando que desta forma poderá conseguir mais apoios para todas as secções da maior associação cultural, recreativa e desportiva de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Outro dos objectivos da AAUTAD passa por conseguir apoios de grandes empresas nacionais, mas as dificuldades são muitas, uma vez que “o público-alvo é menor do que em cidades do litoral, que têm mais habitantes”. No entanto, Luís de Matos pretende criar novas formas de promover empresas ou entidades que apoiem a AAUTAD, no sentido de que estas sintam que tiram “benefícios” desta colaboração.

O presidente da AAUTAD realçou ainda o grande valor das equipas desportivas da AAUTAD, tanto a nível federado como académico, mas sublinha que por serem muitas, as dificuldades são uma constante. Apelou ainda ao empenho dos atletas e dirigentes, para que “todos juntos” consigam trabalhar para encontrar “soluções de financiamento adequadas”.


Espigueiro, 2010-02-04
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Associação Académica procura apoios para o desporto federado   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 4:41 pm

.
«Restrições financeiras»
Vila Real


UTAD... - Página 2 Luis_matos_aautad_rosto

Associação Académica procura apoios para o desporto federado

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), em Vila Real, está à procura de patrocínios para resolver as restrições financeiras que afectam as suas secções desportivas que participam nos campeonatos nacionais.

O presidente da AAUTAD, Luís Matos, disse esta sexta-feira à Agência Lusa que esta é a \"maior associação desportiva, cultural e recreativa de Trás-os-Montes e Alto Douro\", possuindo 188 atletas federados espalhados pelo basquetebol, futsal, voleibol, râguebi, natação, ginástica e ténis.

Para manter as actividades desportivas, a AAUTAD gasta cerca de 100 mil euros por ano, só que, segundo referiu, os subsídios do Estado e outros apoios decresceram \"para metade\" na última década.

Luís Matos fala em \"restrições financeiras\" que atingem a associação e que, por inerência, afectam as secções desportivas que, por isso mesmo, procura outras formas de financiamento.

O objectivo da AAUTAD passa por conseguir \"apoios de grandes empresas nacionais\", no entanto, o estudante realça as \"grandes dificuldades\", uma vez que \"o público-alvo é menor do que em cidades do litoral, que têm mais habitantes\".

Luís de Matos pretende criar novas formas de promover as empresas que apoiem a associação académica, mas quer também \"mudar a imagem da AAUTAD\".

\"Somos muito mais do que organizadores das festas da semana académica e do caloiro. Promovemos o desporto, a cultura e a acção social e queremos que a região se aperceba do nosso valor\", afirmou.

O presidente sublinhou o \"peso regional\" que as equipas de desporto possuem, realçando ainda que \"são poucas\" as universidades do país que têm tantas modalidades federadas como a AAUTAD.

Também nas secções universitárias, a UTAD tem neste momento 109 atletas inscritos nas mais diversas modalidades.

O desporto funciona mesmo como um ponto de atracção de alguns estudantes pela universidade de Vila Real.

Cláudio Martins tinha várias propostas de equipas da primeira divisão, mas acabou por optar pela UTAD onde pode conciliar o curso de Educação Física e Desporto com a equipa de futsal, onde ocupa o lugar de guarda-redes.

\"Treinamos cinco vezes por semana, o que por vezes por complicamos, mas tenho conseguido conciliar com o curso e neste momento estou já no terceiro ano\", referiu o estudante, natural de Gondomar.


O Jogo, 2010-02-07
In DTM

Idea Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Investigadores da UTAD desenvolvem novas tecnologias para a vinha   UTAD... - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 09, 2010 11:46 am

.
Mais informática, melhor vinho
Vila Real


Investigadores da UTAD desenvolvem novas tecnologias para a vinha

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estão a desenvolver aplicações informáticas para a vinha que permitam, através da imagem, identificar castas, determinar o vigor da videira ou o potencial qualitativo da uva, escreve a Lusa.

O objectivo do projecto, que junta docentes dos departamentos de agronomia e das engenharias da Universidade de Vila Real, é melhorar a qualidade e a produção vitícola, aplicando tecnologia nos processos e metodologias da vitivinicultura.

Ana Oliveira, docente do sector de viticultura, explicou à Lusa que os investigadores estão a desenvolver tecnologias de processamento de imagens e de sinais para avaliação do sistema de condução da videira e do potencial qualitativo da uva.

Lusa, 2010-02-08
In DTM

UTAD... - Página 2 00020069
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





UTAD... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: UTAD...   UTAD... - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
UTAD...
Ir para o topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» UTAD 2
» Universidades
» Vila Real

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: