Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 UTAD...

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: TV alemã Doutshe Welle na semana Académica da UTAD   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeSeg Abr 11, 2011 10:24 am

.
A geração à rasca na tv
Vila Real


TV alemã Doutshe Welle na semana Académica da UTAD

O canal de televisão informativo alemão Deutshe Welle, vai marcar presença com uma equipa de reportagem na Semana Académica da UTAD.

O motivo da reportagem prende-se com as consequências da crise financeira que o país atravessa, e, mais particularmente com a situação dos jovens.

Por essa razão, a reportagem alemã vai centrar-se no concerto dos Deolinda, presentes na semana Académica da UTAD, no próximo sábado, uma vez que o tema desta banda, “Que parva que eu sou”, está ligado directamente ao surgimento do Movimento “geração à rasca”.

O canal de televisão Deutsche Welle pretende ouvir a opinião dos estudantes em relação à falta de emprego e à situação financeira do país.
O canal de televisão alemão Deutsche Welle é considerado o equivalente alemão a canais como a CNN americana ou a BBC world.

A Deutsche Welle- World está disponível em trinta línguas incluindo o português.

, 2011-04-11
In DTM

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Observatório do Percurso Profissional dos Diplomados da UTAD   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeSeg Abr 11, 2011 11:17 am

.
Trabalho de síntese
Vila Real


UTAD... - Página 5 Observatorio_utad

Observatório do Percurso Profissional dos Diplomados da UTAD

A UTAD criou o Observatório do Percurso Profissional dos seus Diplomados, vocacionado para acompanhar a atividade profissional dos antigos estudantes da instituição, tendo publicado um relatório com os resultados sobre a sua inserção no mercado de trabalho no período de 2003-2007.

Este período de análise está a ser ampliado aos anos mais recentes, numa estratégia articulada com o gabinete Alumni UTAD, visando reunir informação adicional para apoiar a definição de futuras políticas e estratégias educativas.
O universo de inquiridos incluiu os diplomados na UTAD no período compreendido de 2003 a 2007, num total de 4293. O inquérito agrupou os inquiridos em oito áreas científicas, designadamente: Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Sociais e Serviços, Ciências Empresariais, Ciências da Educação, Ciências da Vida, Ciências do Ambiente, Ciências do Desporto e Ciências e Tecnologia, tendo sido validadas 25%. Quanto à área geográfica de residência, 69% dos diplomados inquiridos reside na Região Norte do País, sendo que 25% em Vila Real, 22% no Porto e 13% em Braga.
Em termos médios, a taxa de empregabilidade dos diplomados continua a ser elevada (87%), embora se tenha registado um decréscimo de 4% em relação ao anterior quadriénio. Os valores mais elevados (superiores a 90%) registam-se nas Ciências e Tecnologia e Ciências Empresariais. O estudo comprova que a maioria dos diplomados desenvolve a sua atividade profissional na Região Norte, exercendo funções na atual empresa há mais de um ano 65% dos inquiridos, predominantemente no setor privado. Contudo, o exercício de funções em órgãos de administração pública central e regional predomina nas Ciências da Educação, Ciências da Vida e Ciências do Desporto.
Quanto ao tipo de vínculo estabelecido com as entidades empregadoras predomina contrato permanente nas Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Empresarias e Ciências e Tecnologias, embora se registe um aumento de 13 % dos contratos a prazo em relação ao anterior quadriénio de 1997-2002. Nas Ciências Agrárias e Veterinárias a criação do próprio emprego assume maior relevância em relação às outras áreas.
Os resultados mostram que continua a existir uma relação estreita entre as funções desempenhadas no emprego e a formação adquirida no curso em todas as áreas em estudo, sendo que em certos casos as funções que exercem actualmente poderiam ser desempenhadas por diplomados com formação noutras áreas e mesmo com formação académica inferior.
Quanto ao grau de satisfação com o atual emprego, os diplomados apontam como fatores de maior grau de satisfação, o ambiente socioprofissional (88%), a realização profissional (82%) e o horário laboral (81%), sendo a estabilidade (41%), as perspetivas de progressão na carreira profissional (51%) e de melhoria salarial (53%) os fatores que apresentam maior grau de insatisfação. Os resultados mostram que 20% dos inquiridos mantém outras actividades profissionais paralelas ao seu actual emprego, em particular, na área das Ciências do Desporto, fato que não ocorria no anterior relatório.
No caso dos desempregados, regista-se que a situação se verifica há menos de um ano em 79% dos inquiridos, sendo que 17% estão em situação de procura do primeiro emprego. Os inquiridos expressam a reduzida oferta de emprego (60%) e o excesso de diplomados na área (58%) como fatores que dificultam a obtenção de emprego.
Quanto ao primeiro emprego, 85% dos inquiridos referem que a inserção no mercado de trabalho se concretizou até um ano após a conclusão do curso e 18% iniciou a atividade profissional antes da conclusão do curso. O conhecimento da possibilidade de emprego surgiu através do recurso a conhecimentos pessoais, concursos públicos, resposta a anúncios e de candidaturas espontâneas.
A atividade do Gabinete de Inserção na Vida Ativa (GAIVA) começa a ter alguma expressão, em particular nas Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências da Educação e Ciências Tecnologias. Cerca de 45% dos inquiridos manifesta não sentir grande dificuldade na obtenção do seu emprego, apontando a falta de experiência profissional e de emprego em geral como fatores desfavoráveis. Relativamente aos fatores favoráveis, os inquiridos referem o bom relacionamento social e a sua boa preparação, continuando os estágios e a nota final de curso a assumir particular relevância neste domínio.
Do total de inquiridos 9% criou a sua própria empresa,31% dos quais em Vila Real e 28% no Porto na área dos serviços (59%), sendo empresas com menos de 10 trabalhadores. Como fatores que levaram à criação da própria empresa, os inquiridos apontam a realização profissional (56%) ou a concretização de uma ideia inovadora (35%), a independência pessoal (35%) e as perspetivas de melhoria salarial (37%) como determinante na sua opção. Na generalidade, os inquiridos encontram-se recetivos à criação do próprio emprego, mas mostram receio pelo clima económico desfavorável da atualidade e referem que o maior obstáculo para um empreendedor é o investimento inicial.
A maioria dos diplomados ingressou no curso por gosto pessoal (83%), sendo fatores relevantes a localização da UTAD, em particular, nas Ciências Empresariais, Ciências da Educação e Ciências da Vida. As saídas profissionais são fatores que influenciam a escolha do curso nas Ciências Sociais e Serviços, Ciências do Desporto e Ciências e Tecnologia, bem como a média de entrada nas Ciências Ambientais e o prestígio da Universidade nas Ciências Agrárias e Veterinárias.
Mereceram avaliação positiva a formação teórica (92%) e a qualidade pedagógica (90%) e científica (88%) dos cursos. Em contraste, registam-se valores insatisfatórios nos casos do contacto com a realidade exterior (56%) e da divulgação do curso no mercado de trabalho (62%). Metade dos diplomados terminou o Curso no tempo previsto no plano curricular e o contacto com a UTAD após a conclusão do Curso tem sido estabelecido, através do contato com o corpo docente, embora seja de realçar a participação em cursos de formação. O GAIVA continua a ser uma ponte de contato para 8% dos inquiridos. Em matéria de projetos profissionais futuros, 53% dos diplomados encontra-se numa situação estável e pretende manter a situação profissional que possui, sendo a criação da própria empresa o objectivo principal no futuro para 21% dos diplomados.


FF, 2011-04-11
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Equipa da UTAD venceu Concurso Nacional de Robótica   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeQua Abr 13, 2011 3:22 pm

.
Carro produzido por alunos
Vila Real


UTAD... - Página 5 Robotica-001-equipa-da-UTAD-282x300

Equipa da UTAD venceu Concurso Nacional de Robótica

Dando seguimento aos bons resultados obtidos em concursos nacionais de robótica, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), com a equipa, constituída por Jonas Teixeira e os professores António Valente e Vítor Filipe com o carro \"UTAD McQueen\", obteve o primeiro lugar na prova Condução Autónoma - Rookie do Concurso Nacional de Robótica, que decorreu durante os dias 7 a 10 de Abril, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Depois do projecto vencedor dedicado ao concurso Micro Rato (http://microrato.ua.pt/), com quatro participações lideradas por alunos de EEC nos anos 2006, 2008 e 2009.

Logo no primeiro ano, a UTAD obteve o quarto lugar e uma menção honrosa (Samuel Matos e Ricardo Carvalho), na sua segunda participação com três robôs a UTAD levou para casa os três primeiros lugares (Samuel Matos, 1º lugar, Ricardo Carvalho, 2º lugar e Artur Meireles e Wilson Silva em 3º lugar).

Este projecto teve a sua última participação em 2009 onde a UTAD obteve o terceiro lugar (Samuel Matos). Nos anos seguintes, o concurso organizado pela Universidade de Aveiro não se voltou a realizar, estando a UTAD-ECT-EEC preparada para entrar na competição assim que se realize o concurso.

Com o êxito obtido em 2008 a coordenação de EEC com a contribuição do Grupo de Robótica (grupo de alunos de actividades extra-curricular do Núcleo de Estudantes de EEC - NEUTAD) decidiu abraçar um novo projecto a quatro anos para participar num concurso mais exigente, a condução autónoma. Esta prova é a segunda prova em termos de exigência, só superada pela prova rainha a liga Infaimon Futebol Robótico Médio.

O projecto previa, desde o seu início em 2008, a participação na prova condução autónoma do concurso nacional de robótica no terceiro ano do projecto, de modo a aferir o estado de desenvolvimento do projecto. Com a introdução este ano de uma classe para principiantes dentro da prova de condução autónoma foi decidido participar nessa classe devido à fase actual do projecto.

E os resultados foram bastantes animadores com a obtenção do primeiro lugar nessa classe e do melhor tempo na primeira manga de entre todas as equipas participantes, incluindo as equipas da competição Challange.

Esta manga, que consistia em duas voltas à pista no menor tempo possível e com o menor número de penalizações, era comum às duas classes. Na segunda manga, a eliminar à melhor de três e no modo perseguição, a equipa da UTAD venceu a semi-final e a final ambas por 2-0, conseguindo sempre apanhar o adversário antes da conclusão da prova (duas voltas à pista).

Espigueiro, 2011-04-13
In DTM

UTAD... - Página 5 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Semana Académica de Bragança com Homens da Luta e Pedro Abrunhosa   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeSex Abr 15, 2011 4:26 pm

.
10 a 16 de Maio
Bragança


Semana Académica de Bragança com Homens da Luta e Pedro Abrunhosa

Uma maior aposta no dia do desfile e bilhetes pagos a prestações são as grandes novidades da Queima das Fitas do Instituto Politécnico de Bragança, que ontem foi apresentada.Pedro Abrunhosa, José Cid e os Homens da Luta são os cabeças de cartaz e juntam-se a nomes como Quim Barreiros e Expensive Soul.

“A nossa vontade era, não só trazer bandas portuguesas, mas trazer uma banda internacional. Mas, mais uma vez, temos de usar a desculpa da crise e da falta de apoios para não o conseguirmos”, disse Rui Sousa, o presidente da Associação Académica. “Trazemos Pedro Abrunhosa, José Cid, Expensive Soul, um contraste entre o mais jovem e o menos jovem”, sublinha.

Rui Sousa garante que esta foi a semana académica mais difícil de montar. Mas apesar de se queixar de falta de apoio dos empresários da cidade, sublinha o investimento feito na segunda-feira, dia do desfile de estudantes.“Vamos trazer os Homens da Luta para o desfile e Quim Barreiros.

Antigamente não gastávamos dinheiro com o desfile e agora gastamos dez mil euros. Queremos fazer uma grande festa”, realça. Este ano, os estudantes mais afectados pela crise não terão bilhetes oferecidos como aconteceu em 2010, mas poderão pagar a entrada a prestações.“Sabemos da dificuldade das pessoas. Decidimos dividir em três tranches os pagamentos das pulseiras.

É muito mais fácil para os estudantes”, considera. O bilhete diário mais barato custa cinco euros. O mais caro ascende aos 13 euros.Quem optar pelo bilhete geral, prepare-se para desembolsar 40 euros se for estudante ou 50 se já tiver arrumado os livros. A Semana Académica de Bragança decorre de 10 a 16 de Maio.
Este ano tem um orçamento de 185 mil euros.

Dia 10-Serenata, tunas e dj moda
Dia 11-Os golpes, dj mastiksoul
Dia 12-tributo ornatos violeta, expensive soul, dj level c
Dia 13-the happy mess, jose cid,dj carl d
Dia 14-Bençao das pastas, Queima das fitas, pedro abrunhosa, dj mercado
Dia 15- garraiada, banda red, dj DSD
Dia 16- Desfile, Quim Barreiros, Homens da Luta, dj roman

Brigantia, 2011-04-15
In DTM

UTAD... - Página 5 Tango02
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: UTAD recebe Prémio Prestígio no sector dos vinhos   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeSeg maio 09, 2011 10:49 am

.
Prémio Prestígio 2010
Vila Real


UTAD recebe Prémio Prestígio no sector dos vinhos

Reconhecido nacional e internacionalmente o peso da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) nos domínios da viticultura e da enologia, esta Instituição acaba de ser agraciada com o Prémio Prestígio 2010 pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMVP) no âmbito das celebrações do seu 4º aniversário.

A cerimónia teve lugar no passado dia 30 de Abril, na Quinta das Pratas, no Cartaxo, integrada na XXIII Festa do Vinho do Cartaxo, com a presença do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano. A receber o Prémio da UTAD esteve presente o Reitor, Carlos Sequeira.

A celebração contou ainda com as presenças do Presidente do Conselho Directivo da AMPV e da Câmara do Cartaxo, Paulo Caldas, do Secretário-geral da AMPV, José Arruda, de representantes dos municípios associados, das entidades e organismos regionais e nacionais, bem como de individualidades ligadas ao meio empresarial, académico e vitivinícola.

Refira-se que, os Prémios Prestígio 2010 contemplaram a UTAD (Prémio da Entidade do Vinho 2010) e o Director da Revista de Vinhos, Luís Lopes (Prémio Personalidade do Vinho 2010).

Com quatro anos de actividade, a AVPV tem tido como principal objectivo o desenvolvimento das actividades dos Municípios Associados e a sua promoção na área da actividade vitivinícola. A Associação conta com 73 municípios e tem crescido quer em número de associados quer na diversidade de actividades promovidas.


, 2011-05-09
In DTM

UTAD... - Página 5 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Eleitas na UTAD as melhores «promessas» para o futuro da Química   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeQua maio 18, 2011 4:36 pm

.
Representar Portugal na Lituânia
Vila Real


Eleitas na UTAD as melhores «promessas» para o futuro da Química

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi palco da 4ª Final Nacional da Olimpíadas de Química Júnior que reuniu 19 equipas dos 8º e 9 anos de escolas de norte a sul do país que tinham sido apuradas nas semifinais previamente realizadas em 10 Universidades portuguesas.

Esta iniciativa, que decorre sob a égide da Sociedade Portuguesa de Química, tem como principais objectivos a dinamização do estudo e do ensino da Química no Ensino Básico, a aproximação com as Instituições de Ensino Superior, bem como despertar o interesse pela Química e cativar vocações entre os estudantes. A final aconteceu no passado dia 7 de Maio e foi disputada com enorme boa disposição e espírito competitivo saudável por parte dos alunos, enfim, uma verdadeira “Festa da Química”. As provas realizadas pelos alunos consistiram não só na resolução de questões teóricas, charadas e adivinhas, como também na resolução de questões baseadas na realização de experiências, o que muito entusiasmou os alunos participantes.

O primeiro lugar foi conquistado pela equipa \"Salesianos A\", constituída pelos alunos Afonso Tinoco, Bruno Oliveira e Diogo Dias, da Escola Técnica e Liceal Salesiana de Sto. António, Estoril, orientada pela Prof. Rita Silva. Nos 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, a equipa \"Os Isótopos\", constituída pelos alunos Jorge Ribeiro, Marcelo Oliveira e Joana Queirós, da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos D. Manuel de Faria e Sousa, Felgueiras, orientada pelo Prof. Luís Miguel Martins, e a equipa “Triatómica”, constituída pelos alunos Ana Ferreira, Ana Martinho e Nuno Silva, da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Caldas das Taipas, orientada pela Prof. Isabel Monteiro.

A equipa vencedora irá no próximo ano à Lituânia representar Portugal nas Olimpíadas Europeias de Ciência.

Paralelamente às provas, decorreu o 2º Workshop de Gastronomia Molecular, intitulado “Os cinco sabores da Química,” no qual participaram os professores acompanhantes das equipas participantes das Olimpíadas e no decorrer do qual tiveram a oportunidade de degustar diversas iguarias que resultam da combinação do know how dos cozinheiros com o know why dos cientistas. A tarde também foi animada com a palestra experimental “O Gelado Químico”.

Esta iniciativa, que envolveu todo o Departamento de Química, contou com o apoio da Reitoria da UTAD, da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente e do Centro de Química- Vila Real e, ainda, com o patrocínio de diversas empresas da Região.

Espigueiro, 2011-05-17
In DTM

UTAD... - Página 5 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: UTAD tem único centro museológico científico do distrito   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeQui maio 19, 2011 10:27 am

.
Museu de Geologia
Vila Real


UTAD... - Página 5 Pedra_museu_utad

UTAD tem único centro museológico científico do distrito

O Museu de Geologia, instalado na Universidade de Vila Real, juntou ao longo de 25 anos milhares de minerais, rochas e fósseis recolhidos um pouco por todo o mundo que são visitados anualmente por muitos estudantes e professores.

Fundado pelo antigo ministro e reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Fernando Real, o Museu de Geologia é um dos mais antigos de Vila Real e o único com carácter científico do distrito.

De portas abertas de segunda a sexta-feira, esta unidade museológica conta com o apoio de alunos da academia, a maior parte dos quais do curso de Biologia e Geologia, que de forma voluntária servem de guias aos visitantes.
Paulo Favas, responsável pelo museu, disse hoje à Agência Lusa que a maior parte dos seus quatro mil visitantes anuais é composta por “professores e alunos que frequentam o ensino básico e secundário da região”. A estes juntam-se ainda estudantes universitários e alguns investigadores.

O museu começou com amostras de colecções pessoais do seu fundador e de outros responsáveis pelo departamento de geologia, mas hoje conta já com milhares de peças, provenientes de todo o mundo, que foram adquiridas pela UTAD, doadas por beneméritos ou colhidas em trabalhos de campo por investigadores e estudantes da academia. Esta viagem pela ciência e história do planeta Terra, está organizada de forma didática, podendo ser observados três módulos: os minerais, as rochas e os fósseis.

A colecção de minerais ilustra algumas das propriedades físicas usadas como meio de diagnóstico na sua identificação (cor, risca, brilho, dureza ou radioactividade), enquanto que na ala dos fósseis estão representados os principais períodos da história da Terra e no módulo das rochas, os visitantes podem ficar a conhecer as suas diversas categorias (ígneas, sedimentares e metamórficas).

Estão patentes rochas e minérios das principais minas portuguesasPodem ainda ser vistos rochas e minérios das principais minas portugueses e um conjunto de maquetas que explica os momentos marcantes da evolução da Terra.

E, no ano em que assinala 25 anos de existência, a UTAD atribuiu o nome de Fernando Real ao Museu de Geologia, que foi ampliado com um nova sala de 200 metros quadrados que passa a acolher as exposições temporárias.
As comemorações arrancaram no final de 2010, com a exposição “Silício, da Pré-História ao Futuro” que pretende explicar este elemento químico e o seu aproveitamento, desde a fabricação das primeiras ferramentas feitas em sílex até às tecnologias mais recentes como o chip do computador.

“O silício é um elemento químico extremamente importante. Ele é a base da formação da maior parte dos minerais que existem à superfície do planeta e devido a essa abundância de materiais naturais ricos em silício, ele foi, ao longo da história do homem, aproveitado para uma série de aplicações, nomeadamente tecnológicas”, salientou Paulo Favas.

Até Junho, o museu promove ainda um ciclo de conferências. Hoje mesmo, em que se assinala o Dia Internacional dos Museus, decorreu a conferência “O silício na medicina”.

, 2011-05-19
In DTM

UTAD... - Página 5 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: I Encontro Internacional de Bioética na UTAD   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 4:34 pm

.
Dia 6 de Julho
Vila Real


I Encontro Internacional de Bioética na UTAD


Vai decorrer no dia 6 de Julho, com início às 9h30, na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o I Encontro Internacional de Bioética com o tema «Universidade, Ciência e (Bio)Ética».

Este encontro, organizado pela Escola Superior de Enfermagem de Vila Real / UTAD e pelo Centro de Estudos de Bioética, tem como finalidade contribuir para a reflexão sobre a necessidade de a investigação e o desenvolvimento científico assentarem numa base de princípios éticos que garantam o estabelecimento de um verdadeiro progresso.

A reflexão e a partilha de saberes contam com a participação de personalidades de reconhecido valor científico e ético, sendo de realçar as presenças de Daniel Serrão (Professor Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Walter Osswald (Professor Catedrático aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Fernando Lolas Stepke (Professor Titular da Universidade do Chile e Director do Centro Interdisciplinar de Estudos em Bioética da mesma Universidade), Ana Sofia Carvalho (Directora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa) e José Geraldo Drumond (Professor de Bioética e Ética da Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil).

, 2011-06-28
In DTM

UTAD... - Página 5 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Sistema de registo de Alunos com reconhecimento internacional   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeDom Jul 03, 2011 10:27 pm

.
UTAD recebe Prémio Europeu
Vila Real


UTAD... - Página 5 Arsenio_reis


Sistema de registo de Alunos com reconhecimento internacional

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi distinguida no passado dia 22 de Junho com o prémio “Eurocloud Award 2011” na categoria de Best Case Study Example of Cloud Services for Public Sector.

A UTAD foi vencedora entre 25 concorrentes, apresentando um caso de estudo referente a um sistema de registo de alunos, desenvolvido pelos Serviços de Informática e Comunicações da UTAD, com o apoio da Microsoft, sob a plataforma de cloud computing Microsoft Azure.

O sistema permite o registo on-line anual dos alunos da UTAD, estando integrado com o sistema de autenticação local da universidade e com o sistema de validação de alunos estrangeiros do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Para além de resolver o problema imediato de criar uma aplicação para registo on-line de alunos, pretendeu-se também testar e validar a utilização do paradigma de cloud computing e da plataforma Azure como suportes para o desenvolvimento de futuras funcionalidades e sistemas para apoio aos alunos.

O vídeo sobre o projecto pode ser visto em:
https://www.youtube.com/watch?v=Sgyf7kTU1FU
Refira-se que a Eurocloud é um consórcio de cerca de 200 empresas multinacionais com interesses na área de Cloud Computing. Lista de membros: http://www.eurocloud.org/member-directory/

Espigueiro, 2011-06-30
In DTM

UTAD... - Página 5 Light
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Universidades começam a captar alunos cada vez mais cedo   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 12:27 pm

.
«Universidade de Verão» da UTAD
Vila Real


UTAD... - Página 5 Utad_lab

Universidades começam a captar alunos cada vez mais cedo

Em Vila Real, a «Universidade de Verão» da UTAD, como tal, funciona pela primeira vez este ano e pretende abrir-se à comunidade, dirigindo-se a dois públicos: jovens no ensino secundário e adultos e profissionais no ativo.

A experiência da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem, no entanto, antecedentes, com cerca de 30 participantes em iniciativas desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia, no ano passado, e outros 30 na Escola de Matemática, em 2009.

A “Universidade de Verão” disponibiliza 18 cursos para jovens, inteiramente novos e eminentemente práticos, distribuídos pelas áreas de Ciências da Vida e do Ambiente, Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências e Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais e Enfermagem.

Estão previstas outras atividades, como visitas ao Alvão e ao Jardim Botânico, sessões de astronomia ao fim da tarde e concursos de robótica.

São também disponibilizados, pela primeira vez, cinco cursos para adultos nas mesmas áreas.

A sul do país, o estudo de amostras de osso ou de outros tecidos para identificar a sua origem e a construção de diversos tipos de robots são dois dos temas a abordar em cursos de verão preparados pela Universidade de Évora.

Intitulada UÉ-Verão, a oferta formativa nos meses de julho e setembro integra cursos ministrados nas escolas de Ciências e Tecnologia, de Artes e de Ciências Sociais.

É a primeira vez que estas escolas fazem um programa próprio para atividades de verão, em que podem inscrever-se portugueses e estrangeiros, de acordo com fonte da universidade.

Os cursos podem ser frequentados por alunos desde o 12.º ano até universitários, mas também por licenciados e profissionais com interesse e competência nos temas propostos.

Entre julho e agosto, a Universidade do Algarve propõe mais de uma dezena de cursos de verão para públicos variados.

As propostas passam por cursos livres sobre “História do Algarve”, “Inglês Académico para Principiantes”, “Sobrevivência na Cozinha” e “Genética Humana”.

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais propõe um curso cujo objetivo é proporcionar aos estudantes e à população em geral uma compreensão alargada de fatores relacionados com a guerra e com a manutenção da paz.


Lusa, 2011-07-04
In DTM

UTAD... - Página 5 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: AAUTAD fecha ano com nota positiva e anuncia novas actividades   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 9:41 am

.
Dinamismo da instituição
Vila Real


UTAD... - Página 5 Aautad_logo

AAUTAD fecha ano com nota positiva e anuncia novas actividades

Nova imagem da AAUTAD, renovação da Certificação da Qualidade SGS e Candidaturas a Torneios de Apuramento, são algumas das iniciativas levadas a cabo pela Associação Académica da UTAD, no primeiro semestre de 2011, demonstrando o dinamismo da instituição apesar do complexo contexto económico actual.

Para os próximo meses de Outubro e Novembro, a AAUTAD já tem preparado um conjunto de novas actividades, tais como a candidatura para realizar, nas instalações da universidade, os Torneios de Apuramento da Federação Académica do Desporto Universitário (F.A.D.U), designadamente nas modalidades de basquetebol, voleibol, andebol (em masculinos e femininos) e ainda râguebi masculino.

A AAUTAD acaba também de anunciar a renovação do certificado de qualidade SGS, que atesta a qualidade e as boas práticas do trabalho.

De acordo com Filipe Magalhães, vice-presidente para a área financeira da AAUTAD, “esta certificação representa o reconhecimento da qualidade dos serviços externos e internos desenvolvidos em prol da comunidade estudantil. Apesar dos vários cortes financeiros que tem afectado a instituição, é de salientar a solidez financeira e administrativa da AAUTAD, o que permite que a associação mantenha os padrões de qualidade, assim como a aposta na diversificação de serviços que permitam proporcionar as melhores condições para os estudantes”.

Uma das novidades apresentadas foi a alteração da imagem corporativa da AAUTAD, que contou com a aprovação da assembleia-geral de alunos, e que tem por objectivo renovar a imagem, de modo a melhor representar a missão e visão da associação. Filipe Magalhães espera “incorporar a nova imagem em pleno, em todos os artigos relacionados com a AAUTAD, já no início do próximo ano lectivo”.

Neste último semestre, a AAUTAD participou igualmente no Encontro Nacional de Dirigentes Associativos, que decorreu em Aveiro, tendo-se debatido a avaliação das instituições do ensino superior, o ensino/aprendizagem e ainda a acção social escolar. No entanto, as decisões foram adiadas para o próximo encontro do ENDA, que se irá realizar em Lisboa, no mês de Setembro, devido às eleições legislativas, que decorreram naquele período.

O vice-presidente da AAUTAD para a área financeira destaca ainda a inauguração do novo Bar Académico, localizado numa zona mais central da cidade.

“O novo B.A. dá maior visibilidade à AAUTAD e à própria academia, e tem melhores condições para os alunos”, referiu, frisando ainda a “grande adesão” que o novo espaço obteve, desde a sua abertura.

A AAUTAD espera apresentar mais iniciativas dentro em breve, estando já a preparar algumas actividades para o início do próximo ano lectivo, que serão apresentadas dentro em breve.


Espigueiro, 2011-07-07
In DTM

UTAD... - Página 5 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Exército e Universidade de Trás-os-Montes assinam protocolo   UTAD... - Página 5 Icon_minitimeSeg Jul 18, 2011 11:11 pm

.
«Efeito sinérgico»
Vila Real


UTAD... - Página 5 Quartel_vilareal

Exército e Universidade de Trás-os-Montes assinam protocolo

O Exército Português e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão assinar na sexta-feira, em Vila Real, um protocolo de cooperação nas áreas do ensino, investigação e na realização de exercícios mútuos.

A assinatura do protocolo vai ter lugar no Regimento de Infantaria 13 (RI13) e vai contar com as presenças do chefe de Estado-Maior do Exército, general José Luís Pinto Ramalho, e do reitor da UTAD, Carlos Sequeira.

O reitor da universidade referiu que se trata de uma \"cooperação em sentido lato\" que vem formalizar uma colaboração que tem sido feita de forma \"informal\" entre as duas instituições.

A UTAD e o Exército comprometem-se a colaborar através da implementação de programas de cooperação ao nível da docência nos aspectos científicos, pedagógicos e de investigação, na realização de exercícios mútuos de actividades docentes e discentes, bem como na realização de acções formativas de interesse conjunto.

\"Hoje, o que se impõe é termos um efeito sinérgico entre as nossas valências e as valências do exército português. O objectivo é potenciar o conhecimento já existente\", sublinhou o reitor da UTAD.


CM, 2011-07-18
In DTM

UTAD... - Página 5 Noidea
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: «Reabilitação e Acessibilidade Humanas»    UTAD... - Página 5 Icon_minitimeSex Jul 22, 2011 10:29 pm

.
«Reabilitação e Acessibilidade Humanas»
Vila Real


Universidade avança com mestrado em Engenharia da Reabilitação único na Europa

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, implementa no próximo ano lectivo o mestrado em Engenharia da Reabilitação e Acessibilidade Humanas, único em funcionamento na Europa, anunciou hoje a academia transmontana.

A UTAD foi pioneira ao abrir há quatro anos a primeira licenciatura de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas. O segundo curso do género foi criado em 2009 na Universidade de Coventry (Reino Unido).

Segundo a instituição, em comunicado, o plano de estudos do mestrado foi concebido para dois perfis de estudantes distintos, nomeadamente licenciados neste curso e licenciados ou com grau académico superior em outros cursos de engenharia ou áreas afins.


, 2011-07-22
In DTM

UTAD... - Página 5 Reader
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





UTAD... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: UTAD...   UTAD... - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
UTAD...
Ir para o topo 
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Tópicos semelhantes
-
» UTAD 2
» Universidades
» Vila Real

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: