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 Linhas do Tua, Corgo e Tâmega

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MensagemAssunto: Linhas do Tua, Corgo e Tâmega   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQui Ago 28, 2008 11:39 am

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Acidente/Tua: Verdes exigem presença de Mário Lino na AR

O Partido Ecologista «Os Verdes» exigiu hoje a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações no Parlamento para prestar esclarecimentos aos deputados relativamente ao acidente que ocorreu sexta-feira na Linha do Tua.

«Após mais um acidente, com duas vítimas mortais, e numa fase em que o estudo de impacte ambiental para a construção da barragem na Foz do Tua está prestes a entrar em consulta pública», os eleitos do PEV «consideram que o Governo deve explicações claras e convincentes aos portugueses, o que não aconteceu com as declarações de terça-feira».

Em comunicado hoje divulgado, o PEV pede ao presidente da Assembleia da República que na próxima conferência de líderes seja feito o agendamento da presença do ministro Mário Lino para a reunião da Comissão Permanente, a realizar no dia 9 de Setembro.

O acidente de sexta-feira na Linha do Tua provocou um morto e 43 feridos, entre os 47 ocupantes da carruagem, a maioria turistas, que seguia de Mirandela para o Tua.

A carruagem descarrilou próximo da estação da Brunheda, numa zona onde já ocorreram quatro acidentes num ano e meio, que provocaram quatro mortos.

O mais grave ocorreu em Fevereiro de 2007, tendo morrido três ferroviários.

Diário Digital / Lusa

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Última edição por Admin em Qua Abr 15, 2009 11:57 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Linhas do Tua, Corgo e Tâmega   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeSex Set 05, 2008 11:07 pm

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Viagens são feitas sem passageiros
Mirandela


Táxis que substituem o metro circulam às moscas

A circulação na linha está suspensa entre o Tua e o Cachão. A funcionar continua a ligação ferroviária de 14 quilómetros entre aquela aldeia e Mirandela. Como solução para as restantes ligações estão no terreno quatro táxis.

Desde 23 de Agosto, dia seguinte ao descarrilamento da composição do Metro que causou um morto e 39 feridos que a viagem se faz no táxi. Suspensa entre o Tua e o Cachão, continua a ligação ferroviária de 14 quilómetros entre aquela aldeia e Mirandela. Para as restantes ligações, a CP contratou uma frota de quatro táxis, com oito ligações diárias, com dois percursos diferentes para cobrir todas as estações até ao Tua.

Na bilheteira, o funcionário antecipava a viagem: \"Não vendi nenhum bilhete até agora\". Perante o cenário não restava alternativa senão arriscar fazer a viagem e esperar que algum passageiro estivesse numa das estações com paragem obrigatória até ao Tua. O preço é de 9,20 euros, precisamente a mesma quantia que o Metro de Mirandela cobraria.

Trinta e sete minutos depois das nove, lá estava o táxi pronto para uma viagem de mais de 60 quilómetros até à estação do Tua. \"Parece que vamos fazer a viagem sozinhos\", afirmou o condutor. Depois de uma dezena de quilómetros, o desvio para Lamas de Orelhão, com destino à primeira paragem, em Abreiro.

Começa o percurso de estrada em mau estado de conservação e fico a saber que o número de passageiros tem sido muito reduzido, de tal forma que algumas viagens são feitas em solidão. \"Principalmente a primeira que sai às 5.30 da manhã de Mirandela\", diz o condutor. Quinze minutos depois das dez, chegamos à estação de Abreiro. Expectativas goradas, a viagem segue com destino à próxima paragem que haveria de ser Brunheda, a escassos 500 metros do acidente.

Mais à frente, finalmente os primeiros passageiros. Ana da Conceição e o filho vieram de Codeçais para apanhar o táxi com destino ao Tua e posterior ligação à linha do Douro para viajar até Ovar. \"É por lá que tenho os meus filhos e estou constantemente a viajar\", conta esta mulher de 61 anos, confessando que andar de táxi \"não é tão cómodo como o comboio. Em tantos anos que tem, nunca houve tantos acidentes como agora e curiosamente só acontecem de Brunheda para cima\", afirma.

Vinte minutos depois das onze, chegamos à estação do Tua, seis minutos antes da hora. No percurso inverso, a saída aconteceu às 12h05. À espera, um revisor da CP, que tinha acabado o seu dia de trabalho e regressava a casa, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Na chegada a Brunheda, três minutos antes da hora, paragem obrigatória, mas sem passageiros à vista. Seguimos viagem rumo à próxima paragem, Abreiro. O taxista vaticinava que deveria estar por lá uma idosa que vai para Mirandela fazer sessões de fisioterapia. Maria Olímpia anseia pela reabertura da linha e não tem receio de andar de Metro. \"Também há muitos acidentes de viação e as pessoas continuam a andar de carro\".

Fernando Pires in JN, 2008-09-04
In Diário de Trás-os-Montes

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MensagemAssunto: Re: Linhas do Tua, Corgo e Tâmega   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeTer Set 09, 2008 5:21 pm

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Sinal rádio em todas as estradas
Alijó


Linha do Tua finalmente com sinal rádio

O vale do Tua já tem melhores comunicações. Foi instalado no alto do Freixo, em Alijó, um repetidor de sinal rádio. Em caso de sinistro na linha ferroviária ou no próprio rio, os meios de socorro têm as operações facilitadas.

O equipamento foi instalado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil numa torre supostamente abandonada no monte do Freixo e que era propriedade da Rádio Capital. O vice-presidente da Câmara de Alijó e responsável municipal da Protecção Civil, Adérito Figueira, justifica o repetidor rádio com a \"ausência de qualquer sinal deste meio de comunicação abaixo dos 800 metros de altitude\".

Nos últimos dias, o comandante dos Bombeiros de Alijó, António Fontinha, percorreu vários locais do vale do Tua, tanto no seu concelho como no de Carrazeda, para testar as comunicações nos pontos que entendeu serem o mais críticos. \"Conseguimos sinal rádio em todas as estradas nacionais e municipais, no vale do Tua, e mesmo no vale do Douro, até à Régua\", resumiu o responsável.

Quer isto dizer que se o repetidor tivesse sido instalado há dois anos, teria havido a possibilidade de \"envolver os meios necessários e não os que se achava que deveriam ir para o local\", em todos os acidentes registados na linha do Tua desde Fevereiro de 2007. De resto, em todos eles houve sempre problemas de comunicação, tanto via rádio como por telemóvel. A melhoria das condições de socorro acontece numa altura em que o Metro de Mirandela não circula entre o Cachão e o Tua, devido ao acidente do passado dia 22, perto da Brunheda, que provocou um morto e mais de 40 feridos. Fontinha admite que o aparelho já podia estar a funcionar há mais tempo, mas suaviza a questão referindo que \"não se sabia que o local pudesse ser tão bom\" para este efeito.

Adérito Figueira admite que a ocupação das instalações e da antena que pertenceram à Rádio Capital até poderá levantar alguns problemas à Câmara, mas, alega, \"foi feito por uma boa causa\" e por \"não saber a quem se dirigir\", uma vez que as estruturas estavam abandonadas. O autarca ressalva, porém, que a autarquia está \"aberta à negociação para legalizar a situação\" desde que apareçam os proprietários.

Eduardo Pinto in JN, 2008-09-09
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MensagemAssunto: Acidente no Tua   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQui Set 25, 2008 11:57 pm

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Acidente no Tua
Distrito de Bragança


Pouco trabalho no terreno adia relatório final sobre acidente

O relatório final sobre as causas do acidente na linha ferroviária do Tua, ocorrido no dia 22 de Agosto, que causou um morto e 35 feridos, só vai ser conhecido dentro de um mês.

O prazo de trinta dias estipulado pelo Ministro das Obras Públicas à Comissão Técnica de Inquérito (CTI) já foi ultrapassado e agora, esta equipa, nomeada por Mário Lino, solicitou a prorrogação do prazo até dia 22 de Outubro, alegando que \"os estudos especializados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e de outras entidades ainda decorrem e que os mesmos são determinantes para apurar as causas do acidente\". Uma fundamentação aceite pelo Ministro.

Recorde-se que Mário Lino determinou que a CTI devia socorrer-se de todos os meios e apoios especializados, incluindo a intervenção especializada do departamento competente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), nomeadamente para a avaliação do estado da via férrea. Uma das razões para esta demora terá a ver com o facto dos elementos daquela Faculdade só terem estado no local do acidente, em duas ocasiões - a última das quais na passada segunda-feira - para fazer o levantamento e efectuar alguns testes para averiguar as condições em que se encontra a via.

O relatório preliminar desta CTI, entregue 48 horas após o acidente, não apurou causas para o acidente. As primeiras conclusões afastavam a existência de qualquer problema com a automotora e a linha e constava uma possível explicação para o acidente que podia estar na abertura de uma vala que a Refer fez junto à linha para a instalação de um cabo de fibra óptica.

Fernando Pires in JN, 2008-09-25
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MensagemAssunto: Risco de falência   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeSex Set 26, 2008 2:26 pm

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Risco de falência
Mirandela


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Autarca teme pelo futuro do Metro de Mirandela

O autarca de Mirandela, José Silvano, teme pelo futuro do Metro local e avisa que a empresa «pode ficar em risco de falência».

O presidente do Metro de Mirandela revelou ontem que a empresa pode vir a falir devido à indefinição em torno da linha do Tua que permanecerá encerrada pelo menos durante mais um mês, provocando uma redução do turismo.

Esta reacção de José Silvano, surge depois do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações ter prorrogado por mais um mês - até 22 de Outubro - o prazo de entrega do relatório final ao acidente de 22 de Agosto, uma vez que a Comissão Técnica de Inquérito ainda não encontrou explicações para o descarrilamento da automotora que matou um dos 47 passageiros a bordo.

O autarca de Mirandela, José Silvano, «fica satisfeito que se faça tudo, mesmo que demore mais tempo, para se apurar as verdadeiras causas do acidente», mas mostra-se agora preocupado com as consequências do adiamento.

«Esta situação traz custos acrescidos à empresa Metro de Mirandela, que já por si é extremamente deficitária», referiu à Lusa o autarca, que acrescenta que «a empresa pode ficar em risco de falência com as consequências que isso traz para os nove funcionários», José Silvano entende ainda que «pode também prejudicar fortemente o turismo na região com os operadores turísticos a procurarem destinos alternativos», Tua.

O encerramento da linha depois do acidente de 22 de Agosto, pode levar à falência da empresa Metro de Mirandela

PJ, 2008-09-25
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MensagemAssunto: Relatório final só dentro de 2 meses   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeDom Set 28, 2008 2:45 pm

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Linha do Tua
Mirandela


Relatório final do acidente só dentro de dois meses

O deputado municipal independente, José António Ferreira, apresenta, hoje, na Assembleia Municipal de Mirandela uma proposta à Câmara para avaliar da relevância e da defesa dos interesses locais em submeter a referendo local a manutenção e exploração da Linha do Tua, «como matéria essencial para o nosso desenvolvimento local e defesa da população, na decisão do seus interesses colectivos».

O deputado municipal e mestre em História Contemporânea considera que se trata de um assunto \"actual e pertinente \"para que o Executivo discuta no seu seio o alcance político e que com o seu quadro de jurista, enquadre a legalidade do objecto de consulta - previsto na Lei do referendo Local - que devem ser decididas pelos órgãos autárquicos municipais, integrando-se nas suas competências, quer exclusivas quer partilhadas com o Estado\". O autor a questão: \"Concorda com a manutenção da Linha Ferroviária do Tua e a sua exploração pela Empresa Metro de Mirandela\".

Já numa perspectiva de algum optimismo, dentro de um mês a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto poderá vir a apresentar apenas um relatório preliminar sobre as conclusões das causas do acidente.

O relatório final do acidente na Linha do Tua, elaborado pela Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), só deverá estar pronto em Novembro, depois de o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações ter aceite prolongar por mais um mês a data para receber o relatório final sobre o descarrilamento da automotora do Metro de Mirandela, do dia 22 de Agosto, que vitimou uma pessoa das 47 que transportava.

A convicção foi manifestada, ao JN, por Raimundo Delgado, coordenador do estudo da FEUP solicitado pela comissão técnica de inquérito. \"Em 30 dias é impossível apresentar conclusões científicas sobre o que esteve na génese deste acidente\", diz este professor catedrático, especialista em estruturas ferroviárias.

Raimundo Delgado confirma que foi criada uma equipa multidisciplinar que já esteve no local do acidente onde foram recolhidos dados que estão a ser transformados numa espécie de modelo matemático. \"Para simular o que se passou é preciso traduzir o melhor possível a realidade\", avança o coordenador da FEUP, que ainda pretende realizar ensaios para perceber qual terá sido o comportamento da automotora e avaliar o estado da via férrea, de acordo com os padrões de segurança exigíveis, e a adequação do material circulante às condições físicas da via.

A maior parte destes testes serão produzidos em laboratório, que implica uma complexidade na análise dos parâmetros, pelo que Delgado confessa que, \"na melhor das hipóteses só dentro de dois meses podemos apresentar um relatório que possa explicar os contornos de acidente\", conclui.

Fernando Pires in JN, 2008-09-26
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MensagemAssunto: Já estamos habituados   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeSex Out 17, 2008 4:04 pm

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«Já estamos habituados»
Mirandela


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Autarca estranha demora na retirada da carruagem

O presidente do Metro de Mirandela não acredita que o relatório final sobre as causas do último acidente na Linha do Tua esteja pronto no próximo dia 22, data estipulada pelo Ministo dos Transportes.

\"Já estamos habituados. Nesta região, o tempo corre mais devagar do que em qualquer outro ponto do país\". É desta forma que José Silvano, presidente da Câmara e do Metro de Mirandela, reage ao facto de ter demorado 52 dias para retirarem a composição do Metro acidentada.

\"Não me lembro de nenhum acidente grave em que as autoridades tenham demorado tanto tempo para remover um veículo acidentado\", acrescenta o também presidente do Município de Mirandela, confirmando que os trabalhos foram concluídos na passada segunda-feira, depois de alguns dias de estudos e simulações por parte de elementos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e de outras equipas de Espanha e Suiça especializadas em caminhos de ferro, bem como dos elementos que fazem parte da Comissão Técnica do Inquérito (CTI).

Para a remoção da automotora foi construída uma linha férrea paralela para poder fazer circular a composição até ser colocada de novo na via férrea, sendo rebocada até à estação de Foz-Tua por outra automotora do Metro e daí até aos estaleiros da Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário (EMEF), em Matosinhos, para posterior reparação.

No entanto, fonte da CTI informou o JN que ainda vão ser realizados algumas verificações na composição, nos próximos dias. A acrescentar a esta situação, Raimundo Delgado, coordenador do estudo da FEUP, no dia seguinte ao Ministro dos Transportes ter aceite prorrogar o prazo de apresentação do relatório final, afirmou, ao JN, que em 30 dias \"é impossível apresentar conclusões científicas sobre o que esteve na génese deste acidente\", dizia o especialista, tendo em conta que a maior parte dos testes serão produzidos em laboratório, o que implica uma enorme complexidade.

Por tudo isto, Silvano não acredita que na próxima semana esteja concluído o relatório final pedido por Mário Lino. No entanto, ressalva que não se importa de esperar um pouco mais, desde que sejam encontradas as causas que têm levado a estes sucessivos acidentes. Caso contrário, \"a desilusão será grande e os responsáveis pelas instituições envolvidas no inquérito vão ficar sem credibilidade na praça pública\".

Mas, o edil avisa que o arrastar deste processo poderá por em causa a empresa do Metro, provocando a sua falência, por se tratar de uma pequena empresa com dez trabalhadores e que durante este período tem mais de 500 euros diários de despesas acrescidas com o transporte rodoviário alternativo. O autarca teme que os operadores turisticos comecem a escolher percursos alternativos e deixem de visitar o vale do Tua.

Fernando Pires in JN, 2008-10-16
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MensagemAssunto: Abatimento da via provocou acidente no Tua   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeSex Out 24, 2008 10:24 am

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Relatório que hoje vai ser entregue
Distrito de Bragança


Abatimento da via provocou acidente no Tua

A Comissão Técnica de Inquérito ao acidente na Linha do Tua, que provocou um morto e 37 feridos, admite que possa ter havido um abatimento da via, mas diz não ter elementos suficientes para concluir o que esteve na sua origem.

Dois meses depois do acidente ferroviário, ocorrido a 22 de Agosto, entre as estações de Brunheda e Tralhão, que causou a quarta morte na linha do Tua, no último ano e meio, a Comissão Técnica de Inquérito (CTI) entrega, hoje, o relatório final ao Ministro dos Transportes e Obras Públicas, depois de Mário Lino ter aceite prorrogar o prazo inicial, que terminou no final do mês de Setembro, alegando que os estudos especializados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e de outras entidades ainda decorriam e que os mesmos eram determinantes para apurar as causas do acidente.

Segundo apurou o JN, a CTI teve muita dificuldade em elaborar um relatório suficientemente conclusivo, tendo em conta que os pareceres solicitados a diversas entidades são muito ambíguos, apesar de se inclinarem para que o problema esteja na infra-estrutura.

Uma ligeira inclinação da via, no local onde aconteceu o descarrilamento, alegadamente provocada por um abatimento da linha, é a causa mais provável para que tenha ocorrido o acidente. No entanto, a CTI não encontra explicações para esta situação ter acontecido, admitindo-se vários cenários, que passam pela abertura de uma vala que a Refer fez junto à linha para a instalação de um cabo de fibra óptica, dois meses antes do acidente.

A falta de investimento na via-férrea pode ter levado a uma estado de degradação tal que se foi acumulando com a passagem constante das máquinas de manutenção da linha e até das composições do Metro. Isto porque, embora seja verdade que tem havido investimentos na linha do Tua, por parte da REFER, também é certo que têm sido direccionados para a eliminação de passagens de nível, introdução de fibra óptica, consolidação de aterros e trincheiras, sendo que há mais de 15 anos o troço onde aconteceram os últimos acidentes não tem sido renovado.

A CP assegura que automotora acidentada estava em perfeitas condições, tendo sido vistoriada no dia anterior ao descarrilamento.

Já a REFER aponta mais para que o material circulante não seja o mais adequado.

Perante estas conclusões tão distintas entre os elementos da CTI - composta por elementos da CP, REFER e Metro de Mirandela - vai ser proposto a Mário Lino que sejam aprofundadas as causas, nomeadamente após a FEUP apresentar o seu relatório final, dado que apenas apresentou resultados preliminares.

Uma situação já prevista pelo coordenador desta equipa, Raimundo Delgado, quando afirmou ao JN que, em 30 dias seria impossível apresentar conclusões científicas sobre o que esteve na génese deste acidente.

Fernando Pires in JN, 2008-10-22
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MensagemAssunto: Comissão de Inquérito precisa de mais um mês   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeSex Out 24, 2008 10:33 am

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Acidente Tua
Distrito de Bragança


Comissão de Inquérito precisa de mais um mês

A Comissão de Inquérito ao último acidente ferroviário na Linha do Tua anunciou, esta quarta-feira, que vai precisar de mais um mês, relativamente ao prazo dado pelo ministro das Obras Públicas, que terminava hoje, para poder apresentar conclusões definitivas.

Em declarações à TSF, o professor da Faculdade de Engenharia do Porto presente na comissão de inquérito, Raimundo Delgado, revelou que «consideramos que o nosso trabalho não está concluído, porque algumas das conclusões que extraímos precisam de ser melhor fundamentadas ou validadas. Algumas delas levantam uma questão subsequente que precisa agora de ser analisada com maior profundidade».

Como tal, este responsável pede mais um mês para além do prazo inicialmente dado pelo ministro Mário Lino, esperando ter o relatório concluído «no prazo de mais um mês».


, 2008-10-22
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MensagemAssunto: Metro recusa inquérito inconclusivo   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeSex Out 24, 2008 10:38 am

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José Silvano quer garantias
Mirandela


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Líder da Metro recusa inquérito inconclusivo

Apesar de não conclusivo, o relatório sobre o acidente da linha do Tua indica que o problema está na infra-estrutura ferroviária. O presidente da Metro exige saber quanto custa reabilitar a linha e se o Governo tem vontade política.

\"Se for essa a única causa, tenho de saber urgentemente quantos milhões custa uma intervenção para ter segurança total na linha, pois falamos de mais de 60 quilómetros\", refere José Silvano, presidente da Metro e da Câmara de Mirandela, depois de saber que o relatório da comissão de inquérito (CTI) ao acidente na linha do Tua, em 22 de Agosto, indica que pode ter havido um abatimento da via, no local onde se deu o descarrilamento, provocando um morto e 37 feridos. Silvano quer ter, também, certezas quanto \"à vontade política do Governo para fazer esse investimento\".

No entanto, tal como o JN avançou ontem, a CTI diz não ter ainda elementos suficientes para concluir o que esteve na sua origem. Uma situação que deixa o autarca agastado, \"temos assistido a um passar de culpas, em que cada entidade defende a sua jurisdição e tudo se processo a passo de caracol\". José Silvano diz que não vai facilitar: \"Tenho de ter certeza absoluta, através de um relatório conclusivo, de que não há perigo nenhum para as pessoas, sob pena de não deixar arrancar até ao Tua o metro de Mirandela, ainda que a empresa continue a ter um prejuízo enorme\".

O autarca reitera que esta indefinição está a causar constrangimentos financeiros à empresa, que tem feito apenas o percurso entre aquela cidade e o Cachão, já que a maior extensão da linha - entre o Cachão e o Tua - está encerrada desde o acidente. \"Estamos a ter cerca de dez mil euros de prejuízo mensal, tendo em conta a despesa acrescida com o serviço alternativo prestado por quatro táxis, que fica em cerca de 500 euros por dia\", afirma o edil.

Também \"Os Verdes\" já reagiram. Manuela Cunha, dirigente do partido ecologista, diz que vai reiterar o pedido da presença do Ministro na Assembleia da República para prestar esclarecimentos.

Entretanto, até ao final da tarde de ontem, o gabinete de Imprensa do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações apenas confirmava que não recebeu o relatório da Comissão de Inquérito. \"Logo que isso aconteça, o Ministério divulgará, no modo e no momento que entender mais oportunos, a decisão do ministro\", dizia a missiva em resposta ao pedido do JN.

Este atraso nas conclusões do inquérito já não é original. O caso ainda foi pior aquando do acidente do dia 12 de Fevereiro do ano passado, próximo do apeadeiro de Castanheiro do Norte, que causou três vítimas mortais.

Um mês e mês e meio depois, o Ministério recebeu o relatório do inquérito que dava conta de que o acidente ficou a dever-se ao desabamento de pedras que se terão desprendido da trincheira. No entanto, estas conclusões foram enviadas para o LNEC para apreciação e para se pronunciar sobre as condições da infra-estrutura e intervenções necessárias à sua reabertura.

Depois de terminados os trabalhos na linha, em Novembro, o LNEC tornou público que as automotoras só podiam andar em regime de \"marcha à vista\", ou seja, não podiam circular a mais de 30 quilómetros hora. Uma restrição que apanhou de surpresa a Refer, que contava reabrir a linha, nove meses após o acidente, obrigando-a a efectuar mais trabalhos na estrutura. A 28 de Janeiro deste ano, quase um ano depois, é que a linha reabriu, nos cerca de 55 quilómetros, entre Mirandela e o Tua, mas com as condicionantes já referidas.

As famílias das três vítimas mortais já foram indemnizadas, com valores desconhecidos, após acordo com as seguradoras.


Fernando Pires in JN, 2008-10-23
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MensagemAssunto: «Responsabilidades devem ser apuradas   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQua Out 29, 2008 12:28 pm

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«Responsabilidades devem ser apuradas
Mirandela


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Estudos feitos a tempo e horas no Tua «poderiam ter poupado uma vida»

O presidente do Metro de Mirandela, José Silvano, considerou hoje que podia ter-se «poupado um ano e uma vida» se os estudos agora realizados tivessem sido feitos depois do primeiro acidente na linha do Tua.

\"Podia-se ter poupado um ano e mais uma morte, se tivessem logo recorrido a entidades externas, como fizeram agora, e não ficassem pelos relatórios da CP e da REFER\", disse à Lusa José Silvano, que é também presidente da Câmara de Mirandela.

Para o responsável pelas automotoras que fazem o percurso ao serviço da CP, se este material circulante não é o adequado também já podia ter sido mudado.

Diz o autarca que \"bastaria terem aproveitado os onze meses em que a linha esteve encerrada para fazer os estudos necessários\".

Depois do primeiro acidente e o mais grave, a 12 de Fevereiro de 2007, a linha manteve-se encerrada durante quase um ano para a realização de estudos e implementação de medidas de segurança.

José Silvano não percebe como é que \"com a manutenção que dizem que havia não se detectaram esses erros grosseiros\".

O autarca já tinha dito que não se importava que as automotoras do Metro deixem de circular na linha desde que o comboio se mantenha na região.

Mas afirma não entender também como \"é que passados dez anos de circulação das automotoras é que se considera que não são adequadas\".

O relatório final ao acidente de 22 de Agosto, em que morreu uma pessoa, concluiu existirem \"defeitos grosseiros\" na via\"e que as automotoras não são adequadas.

O presidente do Metro de Mirandela lembrou que o ministro dos Transportes, Mário Lino, ordenou sexta-feira a abertura de inquéritos à CP e REFER para apurar responsabilidades.

\"Se existem responsabilidades devem ser apuradas\", considerou o autarca.

JN, 2008-10-28
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MensagemAssunto: Min. Transportes determinou à CP e REFER que façam inquéritos internos   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQua Out 29, 2008 12:38 pm

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Acidente no Tua
Distrito de Bragança


Ministério dos Transportes determinou à CP e REFER que façam inquéritos internos

A realização de averiguações internas pela CP e REFER para o apuramento das causas que conduziram às anomalias identificadas pelo relatório ao acidente no Tua, foi uma das recomendações do Ministério dos Transportes numa reunião sexta-feira.

Nessa reunião, quatro dias antes da divulgação pública do relatório ao acidente de 22 de Agosto, participaram o titular da pasta, Mário Lino, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, os presidentes do Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres, Crisóstomo Teixeira, da CP, Cardoso dos Reis, e da REFER, Luís Pardal, assim como todos os membros das Comissões de Inquérito.

Na reunião, o MOPTC aprovou as recomendações expressas nos relatórios quanto à necessidade de estabelecer medidas correctivas que melhorem as condições de segurança da via, do material circulante e da prestação do serviço de transporte.

Fonte do ministério disse à Lusa que foram apreciados os relatórios da Comissão de Inquérito e do Gabinete de Investigação de Segurança e de Acidentes Ferroviários (GISAF) relativos ao último acidente ferroviário na Linha do Tua, que causou um morto, quatro feridos graves e 39 ligeiros.

Além das averiguações internas, a CP (Comboios de Portugal) e a REFER (Rede Ferroviária Nacional) ficaram de verificar imediatamente a existência de outras linhas ferroviárias onde possam existir indícios de não estarem cumpridos os requisitos de segurança ferroviária.

De acordo com uma nota disponível na página do ministério na Internet, a implementação das recomendações será coordenada pelo IMTT - Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, com o apoio institucional, técnico e financeiro da REFER e da CP bem como da assessoria técnica de entidades externas.

As recomendações envolvem a elaboração de especificações para o material circulante, com identificação das alterações a introduzir no existente ou de alterações nas características da frota.

\"Definição da regulamentação e normativos técnicos a aplicar nas infra-estruturas de via estreita, o plano de intervenção na infra-estrutura ferroviária, tendo em conta os parâmetros técnicos aplicáveis e o plano integrado de manutenção e monitorização na Linha do Tua, abrangendo material circulante, infra-estrutura e o binómio infra-estrutura/material circulante\", lê-se na nota.

O IMTT ficou de apresentar, no prazo de 15 dias, um cronograma detalhado para a concepção e concretização das recomendações referidas.

A implementação das medidas correctivas deve, de acordo com o MOPTC, ter em consideração as conclusões do estudo geotécnico relativo à linha do Tua que ainda está em curso.

Ficou ainda decidido na reunião manter a suspensão da circulação na Linha do Tua enquanto não forem concretizadas as recomendações definidas, sendo que a reabertura da linha só acontecerá quando o IMTT garantir que estão reunidas as condições de segurança para os utentes.

\"Manter os serviços alternativos de transporte rodoviário, assegurados pela CP, enquanto se mantiver a interdição da circulação na Linha do Tua\", é outra das recomendações.

O relatório final do inquérito ao último acidente na Linha do Tua, disponível desde segunda-feira à noite na página do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC), aponta \"defeitos grosseiros\" na via férrea e anomalias na automotora que, conjugados, terão originado o acidente ocorrido a 22 de Agosto que causou um morto, quatro feridos graves e 39 feridos ligeiros.

Diferentes pareceres recolhidos pela Comissão de Inquérito (CI) apontam no mesmo sentido, em que ressaltam problemas ao longo da Linha, especialmente no local do acidente, e as \"deficiências que dificultam o contacto entre a roda e o carril\".

\"A via no local do acidente apresenta defeitos grosseiros e facilmente identificáveis e suficientes para justificar a ocorrência do descarrilamento\", lê-se nas conclusões.

Um curva com medidas desadequadas, defeitos de alinhamento, de empeno, travessas que \"necessitam de substituição imediata\" são alguma das falhas apontadas.

Do relatório concluiu-se que há 18 anos que não são substituídas e algumas têm já 40 anos, já que, segundo o documento, \"a sua idade varia entre 1968 e 1990\".

Os pareceres apontam também falhas às automotoras do Metropolitano de Superfície de Mirandela, que fazem o percurso ao serviço da CP, há uma década, referindo-se \"às desadequadas características do material circulante\".

Dos estudos técnicos feitos à automotora acidentada, conhecida como LRV, ressaltam problemas nas rodas, falta de lubrificação e pouco amortecimento.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), uma das entidades que estudou o caso, deixa claro que todos estes factores conjugados são motivo para a ocorrência de um acidente desta natureza.

O relatório final surge três dias depois de o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, ter anunciado medidas correctivas e de segurança, sem adiantar pormenores da investigação, garantindo que a linha não vai fechar.


JN, 2008-10-28
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MensagemAssunto: Traumas difíceis de superar   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQui Out 30, 2008 4:39 pm

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Traumas difíceis de superar
Distrito de Bragança


A família de Olema queixa-se de falta de apoio

A família de Olema, a mulher que perdeu a vida no último acidente na Linha do Tua, queixa-se de falta de apoio.

A família da vítima mortal do acidente de 22 de Agosto ainda não recebeu qualquer indemnização nem foi contactada por ninguém nos últimos dois meses Rosa Barros perdeu a única irmã, Olema, neste acidente e os resultados do relatório final do inquérito não vieram apaziguar a «dor e revolta».

Rosa Barros só tem perguntas sem respostas e ainda não conseguiu colocá-las a quem de direito porque, segundo disse à Lusa, depois do acidente ninguém mais contactou a família. «Nem sequer querem saber se o filho tem de comer», desabafou referindo-se ao único filho que Olema deixou, de 23 anos, que continua em Mira Daire, onde sempre viveu com a mãe. «O pai abandonou-os tinha 14 anos, e depois de tanto trabalho e sacrifícios para que o filho pudesse tirar o curso, tinha que lhe acontecer isto», contou.

A família é natural de uma aldeia do concelho transmontano de Vimioso, mas há muitos anos que Olema estava fora e nunca tinha viajado na linha do Tua.
A primeira viagem que fez, por proposta de uma amiga, que tinha vindo passar férias à região, foi fatal para Olema, de 47 anos, a única vítima mortal do descarrilamento da automotora, que provocou ainda quatro feridos graves e 39 ligeiros.

O pai de Rosa e Olema tem 76 anos e vive sozinho na aldeia com a perda da mulher e da filha num espaço de quatro anos. Rosa deixou de andar com telemóvel desde a morte da mãe.

PJ, 2008-10-30
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MensagemAssunto: Linha do Tua cheia de «defeitos grosseiros»   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQui Out 30, 2008 4:46 pm

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Relatório final do inquérito
Distrito de Bragança


Linha do Tua cheia de «defeitos grosseiros»

O relatório final do inquérito ao último acidente na Linha do Tua aponta uma série de defeitos grosseiros na via férrea e anomalias na automotora, sendo que estes factos conjugados terão originado o descarrilamento a 22 de Agosto.

Tanto a automotora LRV2000, como a própria linha apresentam uma série de deficiências que explicam quatro acidentes em ano e meio.

O relatório final está disponível desde segunda-feira à noite na página do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, três dias após o ministro Mário Lino ter anunciado medidas correctivas e de segurança, sem adiantar pormenores da investigação.
Os fiferentes pareceres recolhidos pela Comissão de Inquérito apontam no mesmo sentido: problemas ao longo da linha, especialmente no local do acidente e deficiências que dificultam o contacto entre a roda e o carril. «A via no local do acidente apresenta defeitos grosseiros e facilmente identificáveis e suficientes para justificar a ocorrência do descarrilamento», lê-se nas conclusões.

Um curva com medidas desadequadas, defeitos de alinhamento, de empeno, travessas que necessitam de substituição imediata são alguma das falhas apontadas. O relatório explicita mesmo que há algumas traves que há 18 anos que não são substituídas, sendo que algumas têm mesmo 40 anos de vida; de um modo geral, as traves foram colocadas entre 1968 e 1990.

Os pareceres apontam também falhas às automotoras do Metropolitano de Superfície de Mirandela, responsável pelo serviço de transporte de passageiros há cerca de uma década, referindo-se «às desadequadas características do material circulante»,
Dos estudos técnicos feitos à automotora acidentada, conhecida como LRV, ressaltam problemas nas rodas, falta de lubrificação e amortecimento insuficiente.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), uma das entidades que estudou o caso, deixa claro que todos estes factores conjugados são motivo para a ocorrência de um acidente desta natureza: «Valores elevados de empeno da via dão lugar fundamentalmente a um movimento de balanço dos veículos e, quando combinados com irregularidades do alinhamento da via e anomalias na suspensão dos veículos, são a causa mais frequente de descarrilamento especialmente a baixas velocidades»,
A 22 de Agosto, a LRV transportava 47 pessoas e seguia a uma velocidade de 38 quilómetros por hora na altura do descarrilamento, segundo apurou a Comissão de Inquérito, nomeadamente através do disco de tacógrafo.

Esta automotora do Metro de Mirandela era a mesma que tinha descarrilado dois meses antes, a 6 de Junho, nas mesmas condições, ferindo dois passageiros.
Afastado ficou qualquer «indício de actos de intervenção dolosa ou negligente produzidos por intervenção humana», segundo concluiu a Policia Judiciária, que também participou nas investigações.

A Linha do Tua mantém-se encerrada desde o acidente de 22 de Agosto, que fez um morto, quatro feridos graves e 39 feridos ligeiros. Este foi o quarto acidente no espaço de ano e meio, sendo que, ao todo, quatro pessoas perderam a vida em descarrilamentos na mesma zona da linha.

O relatório final faz também referência aos 17 minutos que um passageiro teve de percorrer a pé até encontrar rede no seu telemóvel para pedir socorro, numa zona onde não há comunicações; o único telefone existente na automotora ficou inoperacional no acidente.

O relatório final faz ainda várias recomendações que levaram o ministro Mário Lino a determinar a concepção e concretização de um plano com as «necessárias medidas correctivas», A implementação destas recomendações será coordenada pelo Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT), com o apoio da REFER e CP, com a assessoria técnica de entidades externas.

A LRV2000 (Light Rail Vehicle) é a automotora utilizada na Linha do Tua, à qual foram apontadas diversas lacunas.

PJ, 2008-10-30
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MensagemAssunto: Mário Lino vai ao Parlamento explicar acidente no Tua   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeSex Nov 14, 2008 7:04 pm

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Acidente de 22 de Agosto
Distrito de Bragança


Mário Lino vai ao Parlamento explicar acidente no Tua

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, vai ao Parlamento, esta sexta-feira, prestar esclarecimentos sobre o acidente ferroviário na Linha do Tua que vitimou uma pessoa e feriu outras 23.

O ministro vai hoje prestar esclarecimentos aos deputados na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações da Assembleia da República.

O Gabinete de Investigação de Segurança e Acidentes Ferroviários (GISAF) relacionou o acidente de 22 de Agosto na Linha do Tua com o que ocorreu dois meses antes em circunstâncias idênticas, num relatório divulgado a 28 de Outubro.

O GISAF conduziu uma investigação própria ao acidente de 22 de Agosto e concluiu que o descarrilamento desse dia \"não pode ser dissociado\" do verificado em 06 de Junho, dois meses antes, na mesma linha.

A comissão de Obras Públicas aprovou no mês passado a audição do ministro no Parlamento, a pedido do PCP, PEV e BE, sobre as conclusões do relatório do acidente ferroviário na linha do Tua ocorrido em Agosto.

A abertura de uma vala ao longo da Linha do Tua que levantou suspeitas no acidente de 22 de Agosto foi analisada em sede de inquérito, sem que tenha sido encontrada relação directa com o descarrilamento.

Dois pareceres técnicos fazem referência à vala aberta e fechada no dia 16 de Agosto pela ReferTelecom, uma semana antes do acidente, para instalação de fibra óptica ao longo da linha do Tua.

JN, 2008-11-14
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MensagemAssunto: Tribunal rejeita recurso   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQua Dez 10, 2008 4:11 pm

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Tribunal rejeita recurso
Distrito de Bragança


Relação do Porto nega pretensão da mulher do revisor morto em 2007 no descarrilamento do Tua

O Tribunal da Relação do Porto indeferiu o recurso da mulher de uma das vítimas do primeiro acidente ocorrido na linha do Tua, inviabilizando a pretensão de levar a julgamento eventuais responsáveis. Os juízes consideram \"totalmente improcedente o recurso\", mantendo a recusa de abertura de instrução e o arquivamento do processo pelo Ministério Público (MP).

Carla Rodrigues, a mulher do revisor do comboio que descarrilou a 12 de Fevereiro de 2007, - acidente que fez três mortos e dois feridos -, foi a única a avançar com o processo judicial. Não se conformou com o arquivamento do processo por parte do MP de Carrazeda de Ansiães e pediu a abertura da instrução, que lhe foi negada. Recorreu para a Relação do Porto, que agora rejeitou a sua pretensão de levar a julgamento o presidente da Refer e os técnicos especialistas, supervisores e encarregados pelas inspecções da linha.

Os juízes da Relação consideraram \"totalmente improcedente\" o pedido de pronúncia dos visados pele prática do crime de infracção de regras de construção, por negligência, dando razão ao despacho do Tribunal de Carrazeda de Ansiães, que assenta na \"insuficiência\" de elementos para acusação. \"Efectivamente, não se descreve, de forma rigorosa, precisa e concreta, a conduta dos arguidos, quer ao nível das condutas por si praticadas ou omitidas, quer das consequências exactas dos seus comportamentos para a produção do resultado que a norma proíbe\", lê-se no acórdão.

Os inquéritos realizados atribuem o acidente a um desprendimento de pedras da encosta em zona não incluída no domínio ferroviário.

Depois deste acidente ocorreram mais três, o último a 22 de Agosto, que provocou mais um morto.

Lusa, 2008-12-10
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MensagemAssunto: Debater a linha do Tua   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeSex Dez 26, 2008 12:27 pm

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Debater a linha do Tua
Mirandela


Referendo sobre Linha do Tua vai a votos

O referendo local sobre a manutenção ou encerramento da Linha do Tua vai a votos na Assembleia Municipal de Mirandela. No entanto, será o Tribunal Constitucional, em última instância, quem decide se o processo pode avançar.

Depois da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) ter dado parecer jurídico favorável à realização de um referendo local sobre a manutenção ou encerramento da Linha do Tua, proposto, há três meses atrás, pelo deputado municipal independente, José Ferreira, agora o presidente do Município de Mirandela vai levar o assunto à reunião do executivo, em Janeiro, e posteriormente será assunto para discussão e votação na primeira reunião da Assembleia Municipal de 2009, que deve acontecer em Fevereiro.

No entanto, será o tribunal constitucional, em última instância, \"que decidirá se o referendo pode avançar\", ressalva José Silvano. Mesmo que o referendo não venha a realizar-se, o edil considera positivo mais esta iniciativa porque \"serve para debater a linha do Tua, numa altura em que já começou o período de discussão pública sobre o estudo de impacte ambiental da construção da barragem de Foz-Tua\", acrescenta.

O parecer favorável da CCDRN tem em conta o facto desta questão estar relacionada com a manutenção, exploração ou encerramento da linha-férrea e ao seu enquadramento como questão de relevante interesse local que deva ser decidido pelos órgãos autárquicos municipais ou de freguesia e que se integre nas suas competências. Para o efeito, \"deve ter-se em conta o contrato celebrado pela câmara municipal e a CP, pelo qual foi constituída a sociedade de capitais exclusivamente públicos denominada por metropolitano Ligeiro de Mirandela SA\", acrescenta o parecer.

José Ferreira diz estar na altura dos cidadãos serem chamados a pronunciar-se sobre este assunto, se bem que defenda precocemente a promoção de um amplo debate, envolvendo as estruturas políticas, associações e movimentos, bem como a sociedade civil, \"acerca das vantagens e inconvenientes, assim como das soluções alternativas possíveis, da continuidade da exploração da Linha do Tua, ou do seu desmantelamento pela construção da barragem, que não se esgota num processo administrativo\".

Fernando Pires in JN, 2008-12-26
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MensagemAssunto: Linha do Tua   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeSáb Fev 14, 2009 12:49 am

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Linha do Tua dois anos depois
Mirandela

Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Linhatua_lt

«Não se engana o povo com pequenas obras»

Faz esta quinta-feira dois anos, morreram três pessoas naquele que seria o primeiro de quatro acidentes ferroviários na linha do Tua. Após o acidente de Agosto, a linha não abriu mais. A reabertura ou fecho definitivo decide-se em Março.

Doze de Fevereiro de 2007, uma automotora da Metro de Mirandela cai ao rio Tua, na zona das Fragas Más, perto do apeadeiro de Castanheiro do Norte, em Carrazeda de Ansiães, provocando a morte a três pessoas (maquinista, chefe de comboio e revisor) e ferindo outras duas (passageiros).

Depois de praticamente um ano encerrada, os acidentes voltaram, em 2008. Primeiro, com uma Dresin (Abril), depois com outra automotora da Metro de Mirandela (Junho). Finalmente, em Agosto, nova tragédia com a queda de uma composição que transportava 47 passageiros. A automotora descarrilou entre a estação de Brunheda e Tralhão, provocando a morte a uma mulher de 47 anos e dezenas de feridos.

Perante este cenário, o presidente da Metro Ligeiro de Mirandela (MLM) considera que Março será decisivo para saber a verdadeira intenção do Governo. \"Já não vale a pena ter ilusões\", confessa José Silvano. O presidente da MLM afirma que \"já não se pode continuar a enganar o povo com pequenas intervenções na linha\". Para o autarca, é preciso que o Governo \"assuma de uma vez se quer a linha ou pela barragem\".

Para o autarca, não há dúvidas. Se optar pela linha, \"não acredito que gaste milhões e depois faça a barragem\". Por outro lado, se a opção for a barragem, então \"é evidente que fecha a linha\", conclui.

Recorde-se ainda que, no dia 22 de Agosto, o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres encerrou a linha entre o Tua e o Cachão, nomeou uma Comissão de Inquérito que apresentou um relatório onde admite que pode ter havido \"um ligeiro abatimento da via\", no local do descarrilamento.

Em Novembro, a secretária de Estado dos Transportes admitiu a existência de falhas humanas na detecção ou correcção dos erros da linha, onde aconteceu o acidente de Agosto, tendo sido ordenadas averiguações internas na CP e na Refer. Entretanto, decorre, até terça-feira, a consulta pública do Estudo de Impacto Ambiental da construção da barragem de Foz-Tua que, caso avance, irá submergir a linha.

Fernando Pires in JN, 2009-02-13
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MensagemAssunto: Assembleia aprova referendo à linha do Tua   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeTer Fev 17, 2009 5:10 pm

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Tribunal Constitucional tem a palavra
Mirandela


Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Silvano_2008

Assembleia aprova referendo à linha do Tua

A maioria dos deputados municipais de Mirandela (57) votou, esta segunda-feira, favoravelmente a realização de um referendo local sobre a manutenção da linha ferroviária do Tua, ratificando a decisão do executivo da autarquia, há um mês.

Agora, a proposta será entregue ao Tribunal Constitucional (TC) que deve tomar uma posição definitiva sobre este processo, no prazo de 25 dias. O presidente do Município acredita que este processo ainda vai a tempo de influenciar o Governo de recuar na sua intenção de construir a barragem de Foz-Tua.

\"É a altura ideal\", diz José Silvano, tendo em conta que desta forma o referendo pode ser viabilizado ainda antes de se conhecer a decisão do Ministro dos Transportes sobre a reabertura da linha e os resultados da consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental da barragem. O autarca acredita que a consulta à população do concelho de Mirandela \"irá manifestar claramente a vontade de manter a linha\" em detrimento daquele empreendimento hidroeléctrico.

O edil até sugere, caso o TC dê luz verde, que o referendo possa acontecer em Junho, em simultâneo com as eleições europeias.

A bancada do PS votou contra a proposta de referendo por considerar que se trata de um processo de \"consumo eleitoralista\", tendo em conta que durante anos a autarquia \"não se importou em dinamizar o Metro e o vale do Tua\" e não pode \"substituir-se ao que pensam as populações dos restantes quatro concelhos\" servidos pela linha, afirma Baltasar Aguiar. Os socialistas viram ser aprovada uma proposta para que o referendo também acontece nesses concelhos.

Satisfeito com a aprovação está José António Ferreira. O deputado municipal independente foi o impulsionador desta proposta porque entende que se trata de um tema \"actual e pertinente\", sobre este dilema de um futuro incerto da linha do Tua e a hipótese de construção da barragem.

\"Está na altura dos cidadãos serem chamados a pronunciar-se sobre este assunto\", afirma, defendendo a promoção de um amplo debate sobre as vantagens e inconvenientes, \"que não se esgota num processo administrativo de discussão pública em datas fechadas e procedimentos formais\", conclui.

Fernando Pires in JN, 2009-02-17
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MensagemAssunto: José Silvano decepcionado   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeTer Mar 10, 2009 5:15 pm

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José Silvano decepcionado
Distrito de Bragança


Silvano critica deputados do PSD

José Silvano diz estar decepcionado com os deputados do PSD, eleitos por Bragança, por não terem defendido a proposta dos Verdes de classificar a linha do Tua como património de interesse nacional, no debate de ontem, na Assembleia da República.

O autarca social-democrata também critica as declarações de Mota Andrade, do PS, que defendeu claramente a construção da barragem do Tua e o encerramento da linha.“Do PS nacional já esperava essa decisão, mas a nível distrital pensei que o deputado que falou sobre a matéria não fosse tão radicalmente contra a linha do Tua” refere José Silvano.“Em relação aos deputados do PSD fiquei decepcionado por pensei que um deles defendesse a posição dos verdes” acrescenta o autarca.

O autarca social-democrata a criticar a os deputados eleitos pelo distrito de Bragança, no debate da Assembleia da República, sobre a proposta do partido ecologista de classificar a linha do Tua como património de interesse nacional.
Esta sexta-feira, a maioria PS chumbou a proposta.


in Rádio Brigantia, 2009-03-10
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MensagemAssunto: Chumbado referendo do Tua   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQui Mar 12, 2009 5:05 pm

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Chumbado referendo do Tua
Mirandela


Linhas do Tua, Corgo e Tâmega 8003_jn

Autarca de Mirandela admite que a barragem condenará o que resta da ferrovia

A proposta para a realização de um referendo em Mirandela sobre a manutenção da linha do Tua deverá cair por terra, uma vez que foi considerado de “ilegal” pelo Tribunal Constitucional, por coincidir com os prazos de eleições gerais nacionais.

O presidente da Câmara Municipal de Mirandela, José Silvano, admitiu que se prevê o encerramento da linha do Tua e a criação da albufeira que ditará o final daquela ferrovia, pelo que o processo do referendo será suspenso.
O autarca acredita que a sua “luta” em defender a manutenção da linha do Tua não será tida em conta, uma vez que o próprio primeiro-ministro diz que as barragens poderão ser ajudar a ultrapassar a crise. Posição governamental que é “agravada” pelo elevado investimento que seria necessário fazer na segurança da estrutura ferroviária.

Assim sendo, José Silvano critica o facto do Governo gastar dinheiro na manutenção da linha, encerrada desde o último acidente ocorrido naquela infra-estrutura, em Agosto de 2008, uma vez que mantém a indecisão sobre a barragem e a ferrovia.

A proposta do partido ecologista “Os Verdes” para a classificação da linha do Tua como património de interesse nacional foi chumbada pela maioria socialista. O projecto contou, ainda, com os votos favoráveis do PEV, PCP e BE e com a abstenção do PSD e CDS-PP.

Recorde-se que, caso a declaração de Impacte Ambiental, que deverá ser dada a conhecer até Maio, seja favorável, os últimos quatro quilómetros da linha do Tua serão desactivados imediatamente, extinguindo, assim, a ligação à linha do Douro e ao litoral.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2009-03-12
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MensagemAssunto: Linha do Corgo   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQua Mar 25, 2009 4:56 pm

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Não se sabe quando a abrir
Distrito de Vila Real


Falta de segurança fecha Linha do Corgo

É já hoje que a Linha do Corgo fecha, por falta de segurança, segundo a Refer. O anúncio foi feito esta terça-feira, ao final da tarde, ao governador civil de Vila Real. Não se sabe quando é que a linha do comboio volta a abrir.

O único troço activo da linha do Corgo, entre Vila Real e o Peso da Régua, vai encerrar a partir de hoje por questões de segurança. A decisão, que teve por base um relatório da Refer, foi comunicada, ao final da tarde de ontem, ao governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, pela própria secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino.

\" A secretária de Estado pediu-me que avisasse os presidentes de Câmara de Santa Marta e de Vila Real sobre a iminência do encerramento da linha, a partir de amanhã (hoje), por questões de segurança\", explicou Alexandre Chaves, acrescentando que a decisão foi tomada com base num relatório da Refer entregue à governante na mesma tarde.

\"Ao longo do percurso, a inspecção de qualidade que a Refer fez detectou que a linha não estava nas melhores condições e de imediato mandou fechar a circulação rodoviária\", revelou o governador civil, garantindo que a ligação entre as duas cidades transmontanas irá agora ser assegurada por via rodoviária. Alexandre Chaves revelou também que, \"de imediato\", e em colaboração com as autarquias, irão ser elaborados os projectos necessários para devolver a segurança a linha.

O governador civil, que participava na visita de Cavaco Silva, ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, não soube, no entanto, precisar durante quanto tempo a linha estará encerrada.

A linha do Corgo, que comemorou cem anos em 2006, tem 26 quilómetros e é, sobretudo, utilizada por estudantes que vivem em localidades limítrofes dos concelhos de Vila Real ou do Peso da Régua, para onde se deslocam para estudar. Para a localidade de Alvações do Corgo, por exemplo, o comboio era o único transporte público existente, uma vez que os autocarros não conseguem aceder à povoação por causa da estrada ser demasiado estreita.

Margarida Luzio in JN, 2009-03-25
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MensagemAssunto: Linha ferroviária do Corgo   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQui Mar 26, 2009 4:42 pm

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Linha ferroviária do Corgo
Vila Real


Presidente da Junta de Ermida quer conhecer razões do encerramento da Linha do Corgo

O presidente da Junta de Ermida, José Borges, vai pedir uma audiência ao governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves, para apurar as razões do encerramento da linha ferroviária do Corgo, por decisão da REFER e da CP.

José Borges insurge-se contra esta decisão \"por a população não ter sido informada e ninguém ter conhecimento dos transportes alternativos\".

\"Esta medida afecta dezena e meia de alunos na freguesia da Ermida (Vila Real), sendo também muito afectada a freguesia de Alvações do Corgo (Santa Marta de Penaguião)\", frisou o autarca.

Em declarações à Lusa, o presidente da Junta de Ermida disse que vai convocar as populações afectadas pelo encerramento daquela linha ferroviária para uma manifestação a realizar na \"próxima semana\" em frente ao Governo Civil de Vila Real.

\"Irei pedir autorização ao Governo Civil para promover esse protesto\", acrescentou.

Na sequência da decisão de encerrar a Linha do Corgo, a população das freguesias situadas nas margens da linha-férrea do Corgo impediram, terça-feira à noite, em Carrazedo, a circulação do último comboio.

A CP e a REFER anunciaram terça-feira que as linhas ferroviárias do Corgo e Tâmega serão encerradas provisoriamente por razões de segurança até que sejam realizadas intervenções, previstas para se iniciarem dentro de quatro meses, e que a Linha do Tua continuará suspensa.

Em comunicado conjunto, a CP e a Refer explicaram que esta decisão surge por terem sido \"identificados factos negativos relacionados com a condição técnica das linhas de bitola métrica do Tâmega, Corgo e Tua\", após o inquérito aos acidentes na Linha do Tua, determinados pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de 24 de Outubro de 2008.

No seguimento do inquérito, \"a REFER e a CP concluíram pela necessidade de suspender a operação do serviço ferroviário nas linhas do Tâmega e do Corgo, e manter a suspensão do serviço na Linha do Tua entre o Cachão e a Foz do Tua, até se executarem as intervenções necessárias ao cumprimento do normativo técnico estabelecido\".

JN, 2009-03-26
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MensagemAssunto: Autocarro já substituiu comboio na Linha do Corgo   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQui Mar 26, 2009 4:48 pm

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Entre Régua e Vila Real
Distrito de Vila Real


Autocarro já substituiu comboio na Linha do Corgo

A ligação entre as estações da Régua e de Vila Real já se fez, esta manhã, de autocarro, depois do encerramento da linha ferroviária por razões de segurança.

O comboio que devia ter partido da estação do Peso da Régua às 07:06 deu lugar a um autocarro, que teve que passar pelas localidades de Alvações do Corgo, Povoação, Carrazedo e Vila Real. Este trajecto, agora rodoviário, vai cumprir os cinco horários entre a Régua e Vila Real e os outros cinco de Vila Real à Régua.

O encerramento da Linha Ferroviária do Corgo foi anunciado terça-feira à noite, e surgiu de depois de uma inspecção a qual, segundo o governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, \"detectou que o percurso não estava nas melhores condições de segurança\".

Sem adiantar mais pormenores sobre as questões de insegurança apontadas no relatório, Alexandre Chaves garantiu que serão efectuados de imediato os projectos necessários para a realização das obras de beneficiação.

Por causa deste encerramento, que apanhou de supresa as populações servidas pelo comboio, cerca de 40 pessoas saíram à rua terça-feira à noite, em Carrazedo, em protesto, tendo, inclusive, impedido a passagem da última locomotiva que fazia a viagem de regresso à Régua.

Segundo a GNR, o protesto durou pouco tempo e decorreu sem incidentes.

A Linha do Corgo liga o Peso da Régua a Vila Real ao longo de 26 quilómetros. No concelho de Vila Real, o comboio é maioritariamente utilizado por estudantes e é considerado um importante meio de transporte para as localidades mais isoladas do concelho.

O comboio chegou a Vila Real pela primeira vez a 01 de Abril de 1906, permitindo que uma viagem que antes se fazia em oito horas de diligência passasse a demorar apenas uma hora e meia.

Esta linha chegou a ligar o Peso da Régua, Vila Real e Chaves a partir de 1921, mas, em 1990, foi suspenso o troço de ligação ao Alto Tâmega.


JN, 2009-03-26
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MensagemAssunto: "Não é da competência do Presidente»   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitimeQui Mar 26, 2009 4:53 pm

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«Não é da competência do Presidente»
Distrito de Vila Real


Cavaco escusa-se a comentar encerramento da Linha do Corgo

Presidente da República escusou-se hoje a comentar o encerramento da Linha do Corgo, que une Régua e Vila Real, durante uma visita a Chaves, onde inaugurou um centro cultural junto à antiga estação de caminhos de ferro.

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Cavaco Silva disse que não é da competência do Presidente da República comentar medidas concretas do executivo, porque pode parecer estar a tomar posição em relação aos combates políticos que se travam, e acrescentou ainda que não gosta de abordar assuntos sobre os quais não tem informações suficientes.

Em tom de brincadeira, o Chefe de Estado confessou gostar muito de comboios. No entanto, referiu que a decisão de fechar ou manter linhas deve ser objecto de análise.

\"Encerrar ou manter. Também vale a pena fazer uma análise custo-benefício do ponto de vista social. Ver o que custa para as populações encerrar, quais os benefícios que resultam para as populações de manter aberto\", frisou.

Cavaco Silva inaugurou esta manhã o Centro Cultural de Chaves, que representou um investimento de cinco milhões de euros e está instalado junto à antiga estação de caminho de ferro de Chaves, onde já terminou a Linha do Corgo.

O troço de ligação de Vila Real ao Alto Tâmega foi suspenso em 1990.

Actualmente a Linha do Corgo liga o Peso da Régua a Vila Real e foi encerrada hoje por motivos de segurança.

Mas, porque foi um dia de festa para a cidade de Chaves, Cavaco Silva quis salientar o investimento feito na cultura, esperando que seja feita uma \"boa utilização\" do Centro Cultural, dado que, insistiu, o \"benefício destes investimentos, como acontece com todos os investimentos, está associado aos utentes, àqueles que utilizam\".

Neste espaço está já a funcionar uma escola de música, onde o Chefe de Estado foi brindado com uma actuação de João Mendes, um menino de seis anos que toca xilofone e bateria.

Cavaco Silva recebeu ainda um busto em barro feito por um autodidacta local, Mário Valpaços, que se assumiu como admirador do Presidente da República.

Ao início da manhã, o Chefe de Estado associou-se às comemorações do bicentenário da libertação de Chaves da segunda invasão francesa.

Nas lutas contra as forças napoleónica, Cavaco Silva diz que \"a reconquista de Chaves ocupa um lugar de destaque na medida em que foi o princípio da derrota da segunda invasão francesa\".

Cavaco Silva aproveitou para aconselhar os portugueses a seguirem o exemplo \"dos antepassados na luta contra as adversidades\".

\"Quando olhamos o passado não pode ser de uma forma nostálgica, mas deve ser acima de tudo como uma inspiração para o futuro, para vencermos os desafios que temos à nossa frente\", referiu.

E se, segundo o Presidente da República, \"há períodos da nossa história em que nós temos grandes desafios a enfrentar é precisamente agora\".

Cavaco lembrou os números do desemprego \"a crescerem de forma preocupante\", os \"dramas pessoais\" e as \"angústias de pessoas\", o \"declínios das exportações\".

\"Nessas ocasiões vale a pena recuarmos um pouco e verificarmos como os nossos antepassadas enfrentaram tempos talvez mais difíceis do que esses\", sublinhou.

Por isso mesmo, defender ser necessário \"tomar hoje as decisões correctas para que os nossos filhos não tenham eventualmente de suportar hipotecas que sejam demasiado pesadas\".

Lusa, 2009-03-26
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MensagemAssunto: Re: Linhas do Tua, Corgo e Tâmega   Linhas do Tua, Corgo e Tâmega Icon_minitime

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