Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Douro vinhateiro

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: 5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro a 23 de Maio   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSex maio 21, 2010 2:44 pm

.
É um acontecimento mágico
Peso da Régua


Douro vinhateiro - Página 4 Meiamaratona3

5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro a 23 de Maio

A 5ª Meia-Maratona do Douro Vinhateiro é um acontecimento mágico que terá lugar na Região Demarcada mais Antiga do Mundo, o Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial da Humanidade, terra do Vinho do Porto, de Miguel Torga e de Fernão de Magalhães.

Com um percurso totalmente plano, acessível a todos, sempre junto ao deslumbrante Rio Douro, com as gigantescas encostas pintadas de verde vivo, este será um acontecimento único a nível mundial, com participantes vindos dos cinco continentes, para participara numa envolvente festa do desporto, da saúde e do Douro Vinhateiro.

5ª Meia-Maratona do Douro Vinhateiro é a união de toda uma região, com várias autarquias em simultaneidade, com o objectivo de presentear o mundo com tudo o que a região tem de melhor: história, cultura, monumentos, paisagens, gastronomia, vinhos Douro, vinhos do Porto, Espumantes, Quintas, Solares e, claro, as nossas gentes, que recebem como ninguém nesta terra que é o Douro.

Com a envolvência da Comunidade Intermunicipal do Douro e do Turismo do Porto e Norte de Portugal, este evento projecta-se como um projecto de dimensão internacional, desafiando o mundo a viajar até a este pedaço de terra que Miguel Torga descreveu como ninguém e a UNESCO classificou como Paisagem da Humanidade.

Com mais de 20.000 euros em prémios para a Meia-Maratona, com sorteio de viagens aos melhores destinos mundiais e muitos mais prémios para a Mini Maratona, torna-se também um evento único quanto aos prémios e recompensas.

Assim, a Global Sport, a Comunidade Intermunicipal do Douro, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Confraria dos Enófilos da Região Demarcada do Douro, convidam o mundo a participar neste acontecimento memorável e a conhecer a Região Demarcada mais antiga do Mundo.

http://www.meiamaratonadouro.com

, 2010-05-21
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 00020210
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Adega de Favaios aumenta facturação em 33,2% no 1º trimestre   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSex maio 21, 2010 2:52 pm

.
Os vários prémios ajudaram
Alijó


Douro vinhateiro - Página 4 Favaios_rotulo

Adega de Favaios aumenta facturação em 33,2% no 1º trimestre

A Adega Cooperativa de Favaios, Alijó, facturou no primeiro trimestre deste ano 2,3 milhões de euros, mais 33,2% do que em igual período do ano passado, disse hoje à Agência Lusa o director comercial da cooperativa.
José Alberto Gradim referiu que, nos primeiros três meses de 2009, a facturação foi de 1,7 milhões de euros.

Criada em 1952, em pleno coração da Região Demarcada do Douro, a cooperativa de Favaios é mais conhecida pelo seu moscatel e foi precisamente este produto que registou o maior aumento, de mais 50% comparativamente com o primeiro trimestre do ano passado.

Nos moscatéis o volume de negócios atingiu os 1,9 milhões de euros.

Em 2009, a Adega de Favaios fechou o ano com uma facturação de 10 milhões de euros e 4,6 mil milhões de litros vendidos, dos quais 2,1 mil milhões são moscatel.

A qualidade dos vinhos de Favaios tem sido consecutivamente reconhecida através da conquista de vários prémios nacionais e internacionais.

Mais recentemente, no Concurso Mundial de Bruxelas, a adega duriense ganhou duas medalhas de prata com os vinhos \"Foral da Vila Doc Branco\" e o \"Encostas de Favaios Regional Branco\".

Este prémio chega um ano após o relançamento da nova imagem o \"Encostas de Favaios\", um vinho Regional Terras Durienses, uma das marcas mais fortes nesta categoria e que possui um volume de vendas superior a um milhão de litros.

O enólogo Miguel Ferreira explicou que este é o \"vinho entrada de gama\" que possui uma óptima \"relação preço qualidade\" e resulta de uma mistura grande de castas do planalto de Favaios, entre as quais o moscatel.

A sua distribuição concentra-se, sobretudo, no canal armazenista e nos canais de distribuição directos da adega.

O \"Foral da Vila DOC Branco\", vinho com uma selecção mais cuidada de uvas e com um trabalho de estágio mais prolongado, foi recentemente relançado pela adega de Favaios e é uma das principais apostas da cooperativa

Com cerca de quatro dezenas de funcionários, a Adega Cooperativa de Favaios tem mais de 550 produtores associados, distribuídos por cerca de 1.200 hectares de área produtiva.

Lusa, 2010-05-21
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Inês Monteiro destacou-se numa prova marcada pelo intenso calor   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSeg maio 24, 2010 12:25 pm

.
Inês Monteiro triunfa no Douro
Peso da Régua


Douro vinhateiro - Página 4 Meiamaratona15

Inês Monteiro destacou-se numa prova marcada pelo intenso calor

A portuguesa Inês Monteiro, no sector feminino, e o queniano Agnos Kaptich, no masculino, ganharam este domingo a quinta edição da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, na zona da Régua.

O sector feminino foi dominado pelas atletas nacionais, com Inês Monteiro a ultrapassar Fernanda Ribeiro na segunda metade da prova, terminando em 1:12.55 horas, com 29 segundos de vantagem sobre a antiga campeã olímpica.

Anália Rosa completou o pódio, ao terminar na terceira posição, com 1:14.55 horas.

Na prova masculina, o atleta africano cedo se destacou para ganhar em 1:04.24 horas, seguido de Rui Pedro Silva, com 1:05.00, e de outro queniano, David Brown. Paulo Gomes, na sexta posição, foi o segundo melhor e entres os portugueses.

A prova, em que 1223 concorrentes terminaram a meia maratona e alguns milhares a mini maratona, de seis quilómetros, foi disputada debaixo de bastante calor e os abastecimentos líquidos foram manifestamente insuficientes, o que levou mesmo a que seis concorrentes tivessem que receber assistência hospitalar.


DN, 2010-05-24
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 000202D1
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Participantes indignados   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSeg maio 24, 2010 12:32 pm

.
Participantes indignados
Peso da Régua


Douro vinhateiro - Página 4 Meiamara456

Seis participantes na Meia-Maratona do Douro Vinhateiro foram para o hospital desidratados

A falta de água e o calor levaram, ontem, domingo, seis participantes da V Meia-Maratona do Douro ao hospital. A organização admite a «falha» na distribuição da água, mas diz que desidratações são naturais neste tipo de prova.

A recta final da V Meia-Maratona do Douro Vinhateiro, uma prova internacional que, ontem, levou à região duriense 10 mil participantes de 22 países, ficou marcada por alguns momentos de pânico. Sem água, no posto de abastecimento do 15º quilómetro da prova, foram vários os participantes que se sentiram mal, sendo que pelo menos seis tiveram mesmo de ser levados ao Centro de Saúde do Peso da Régua e ao hospital de Vila Real. Ao final da tarde, só uma pessoa se encontrava em observações. As restantes cinco já tinham recebido alta.

«Estava muito calor e, por isso, as pessoas desidratavam muito rapidamente, além disso, um momento faltou a água e as pessoas começaram a entrar em pânico, só diziam: «queremos água, queremos água…», contou, ao JN, o comandante do Bombeiros do Peso da Régua, António Fonseca.

Face ao número de atletas que evidenciavam sinais de desidratação e de desfalecimento, a corporação foi obrigada a reforçar as equipas que tinha no terreno. «Nós estávamos no local apenas de prevenção, para refrescar as pessoas, mas não contávamos com uma situação daquelas de um momento para o outro», revelou António Fonseca, defendendo que a falta de água teve a ver com «a falta de civismo» de alguns participantes.

«Houve pessoas que brincaram com a água, que a deitavam fora e outras que levavam às quatro e cinco garrafas», anotou o comandante. Ao que tudo indica, o «assalto» à água terá sido levado a cabo pelos participantes da mini-maratona - uma prova com carácter lúdico realizada em paralelo - que terão passado em primeiro lugar por aquele posto de abastecimento.

Recorde de participações

Um dos responsáveis pela organização da prova, Paulo Costa, da Global Sport, admite que houve «uma falha no abastecimento dos 15 quilómetros», mas desvaloriza o sucedido e defende que o incidente não apaga «o peso» da iniciativa na região, que este ano «bateu recordes de participação». «As pessoas que passaram primeiro encheram as mochilas e, por isso, a descoordenação, mas o número de casos de desidratação é igual ao do ano passado e é natural neste tipo de provas», avançou Paulo Costa, justificando também a situação com as «altas temperaturas». »Estavam mais quatro graus que o ano passado», frisou.

Classificada como a «mais bela corrida do mundo», a Meia-Maratona do Douro Vinhateiro, desenvolve-se ao longo de cerca de 21 quilómetros da EN222, sobranceira ao rio Douro. Este ano, teve várias figuras do atletismo nacional a apadrinhá-la. Entre as quais Fernanda Ribeira, Jéssica Augusto e Rui Silva.

Margarida Luzio in JN, 2010-05-24
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: «Agressões paisagísticas e ambientais»   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSex maio 28, 2010 2:40 pm

.
«Agressões paisagísticas e ambientais»
Douro


Douro vinhateiro - Página 4 Ricardo_magalhaes

Ricardo Magalhães defende regras «mais claras» para evitar «agressões»

O chefe da Estrutura de Missão do Douro (EMD) defendeu hoje, em Vila Real, regras «mais claras» para a reconversão das vinhas de forma a evitar as «agressões paisagísticas e ambientais» que têm ocorrido na região demarcada.

Ricardo Magalhães, que falava à margem do Infowine.forum, que entre decorre entre hoje e quinta feira, denunciou alguns projetos de reconversão da vinha que \\"não traduzem boas práticas\\".

\\"Há exemplos de projetos concretizados no terreno que são agressões ambientais e paisagísticas e nós, a Estrutura de Missão ou a administração central, não podemos fazer de avestruz\\", afirmou.


Lusa, 2010-05-28
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: BB King deixou o nome gravado em Sabrosa   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeDom maio 30, 2010 3:58 pm

.
BB King arrasou Sabrosa
Sabrosa


Douro vinhateiro - Página 4 Bbking_rosto

BB King deixou o nome gravado em Sabrosa

Lenda dos blues terá chamado cerca de 20 mil pessoas ao recinto que baptizou. Relvado da Quinta das Almeidas começou a compor-se logo ao princípio da tarde.

Expectativas mais do que superadas. BB King arrasou Sabrosa. Em concerto e em assistência. «Cerca de 20 mil pessoas», nas contas por alto da Rota do Vinho do Porto, que organizou o evento.

O rei dos blues ainda emprestou o seu nome ao recinto onde actuou, que desde ontem se chama «BB King Parque». Se um dia voltar, entrará com a chave do concelho que a Câmara lhe ofereceu. Da Rota levou uma boca doce com um Vinho do Porto produzido no seu ano de nascença, 1925. A estrela agradeceu e voltando-se para os milhares à sua frente:«Thank you for coming». Sentou-se. E deu show.

O relvado da Quinta das Almeidas, na zona das piscinas cobertas, começou a compor-se cedo. Cerca das 16 horas já havia centenas de pessoas espraiadas na relva, defronte do palco. Aqui namorava-se, ali dormia-se, mais além conversava-se e ainda mais além afogava-se a sede nas tasquinhas que a organização montou para a promoção dos produtos locais e dos vinhos da região.

Por volta das 18.30, as ruas que ligam ao parque do concerto pareciam acesso a estádio de futebol em dia de clássico. Provavelmente, nunca a pacata vila de Sabrosa terá visto tanta gente junta e de uma heterogeneidade totalmente improvável. Às 22.30, com o concerto a decorrer, continuavam a chegar às centenas.

Entre as que chegaram cedo contavam-se Luís Costa, Francisco Gomes, Miguel Maia e Flávio Moura, com 16 e 17 de idade. Vivem todos na zona do Porto. Compraram uma bola por um euro e foi com ela que se entretiveram na relva a dar uns toques. Sempre à espera que a noite caísse para se cumprir uma «oportunidade única e de graça». Apesar das tenras idades, vêem BB King como «uma lenda viva». Porque vivem «num mundo em que a música tem cada vez menos originalidade» e, apesar dos 84 anos, «BB King é um rei, um mestre».

A refrescar-se da noite mal dormida, Carina Castro e Cláudia Rabaçal, naturais de Carrazeda de Ansiães, encostaram-se à barraca dos finos. Óculos enormes para esconder qualquer olheira, justificada pela enorme viagem. «Fizemos voo directo entre Portimão e o Porto, e viemos de carro para Sabrosa», justificou Carina. «BB King é um rei. É inédito em Trás-os-Montes e ainda por cima grátis!» Cláudia aduziu que «é bonito ver uma pessoa com 84 anos continuar a dar concertos». Mas mais contente ficou quando viu chegar a multidão. «É uma grande iniciativa para promover o nosso Douro Património Mundial». Manuel Neves viajou de Vizela propositadamente. «Nem que fosse a pagar vinha igual».

Não é estreante em concertos do guitarrista americano mas de Sabrosa levou, além do concerto, «os bons vinhos brancos e tintos. Muito bons». Tal como ele, também José Carlos Rodrigues, viajou de propósito de Oliveira de Azeméis, para «matar saudades». «Sou apaixonado pela música de BB King. Este homem é espectacular!» O mesmo pensa Geraldo Lopes, que vive em Guimarães. Ele e mais dois amigos não quiseram perder um concerto de «um homem cujo percurso fala por si».

O primeiro concerto da noite pertenceu à banda lisboeta de blues, os The Ramblers e o fecho coube aos Spinning, de Vila Real. Antes de BB King, espaço para uma procissão religiosa, que é tradição na terra e que se destaca por percorrer ruas totalmente atapetadas a flores. Nunca antes terá tido tanta assistência.

Os The Ramblers são cinco rapazes e uma rapariga com média de idades a rondar os 20 anos. Não admirou o «nervoso miudinho» destes jovens, com a responsabilidade de fazer a primeira parte do concerto de BB King. «Uma das nossas grandes influências. O nosso ídolo», sublinhou o baixista Luís Nunes. A tal ponto veneram o guitarrista americano que se ofereceram à organização para tocar de borla. A Câmara apenas lhes garantiu algumas recompensas mas não há cachet...

Eduardo Pinto in JN, 2010-05-30
In DTM


Douro vinhateiro - Página 4 Fruits-17
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Vitivinicultores do Douro concentram-se em Lisboa   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSeg Jun 07, 2010 12:22 pm

.
Problemas sociais da região
Douro


Vitivinicultores do Douro concentram-se em Lisboa

Dirigentes associativos e vitivinicultores do Douro concentram-se segunda feira, em Lisboa, para alertar para os problemas sociais da região que temem que se agrave, caso se concretize a redução de produção de vinho do Porto na próxima vindima.

A delegação da Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO) vai juntar-se a outras associações de agricultores de todo o país e à Confederação Nacional de Agricultura (CNA), em frente ao ministério da Agricultura.

A dirigente da AVIDOURO, Berta Santos, disse à agência Lusa que o Douro “não aceita mais uma redução nos quantitativos do benefício ou novas baixas do preço do vinho na produção”.

Lusa, 2010-06-07
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Vendas de vinho do Porto aumentam 5,6% no primeiro semestre   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 23, 2010 11:23 am

.
Evolução positiva
Douro


Vendas de vinho do Porto aumentam 5,6% no primeiro semestre

As vendas de vinho do Porto aumentaram 5,6 por cento no primeiro semestre de 2010 comparativamente com o período homólogo do ano passado, uma evolução positiva que deixa «satisfeito» o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Nos primeiros seis meses do ano foram vendidas cerca de quatro milhões de caixas de nove litros de vinho do Porto, mais 5,6 por cento do que em 2009.

No entanto, o IVDP adverte que uma parte deste crescimento se fica a dever à reposição de stocks por parte da distribuição, já que os mesmos se terão situado em níveis bastante baixos no final de 2009 em alguns mercados.

Lusa, 2010-07-23
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Doh
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Vitivinicultores derramaram vinho pelas ruas da Régua   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSex Ago 06, 2010 12:06 pm

.
Simbolizar o desespero
Peso da Régua


Vitivinicultores derramaram vinho pelas ruas da Régua

Os vitivinicultores do Douro derramaram esta quinta-feira vinho pelas ruas da Régua, num acto que quis simbolizar o desespero por causa da falta de escoamento deste produto e dos baixos preços a que ele é comprado à produção.

Cerca de duas centenas de pequenos produtores responderam hoje à chamada da Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO) e concentraram-se numa vigília em frente à sede do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Os manifestantes muniram-se de velas, garrafões e pipos de vinhos e empunharam faixas onde se podia ler «Nós, durienses, não vamos deixar que levem o cadastro para o IVDP», «Assalto aos poderes da CD [Casa do Douro] e aos lavradores» ou o «Douro exige do Governo a aprovação de todos os VITIS».

O objectivo foi chamar a atenção para a «grave situação» que afecta a lavoura duriense. Pelas ruas da Régua foi ainda derramado vinho, de um pipo e de garrafões.

A dirigente da AVIDOURO Berta Santos explicou que se tratou de um «acto simbólico», para chamar a atenção para a lavoura duriense. «Os agricultores não vendem o vinho, o que vendem é a preços baixos e com a agravante de que entregam as uvas sem preço estabelecido e ainda demoram anos a receber. Há vinicultores que não recebem o vinho desde 2004. Isto não pode continuar assim», afirmou.

Manuel Mota Ribeiro, vitivinicultor em Guiães, diz-se com a «corda na garganta» e cansado de lutar. É que, segundo as contas deste agricultor, há uns anos vendia a pipa de vinho tratado a mil euros, enquanto que agora é vendida a 950.
«Só que, entretanto, o custo dos factores de produção aumentou muito, como os adubos, enxofres ou pesticidas», acrescentou.

Manuel Mota Ribeiro fez questão de marcar presença nesta vigília, porque diz que «é preciso dar o recado ao senhor ministro da Agricultura para que tenha juízo». «Tem que olhar para os que têm menos pipas de vinho» e não para os «grandes grupos económicos».


TVi24, 2010-08-06
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Fruits-17
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Vindouro - Festa Pombalina   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeTer Ago 10, 2010 11:00 am

.
Dias 2, 3, 4 e 5 de Setembro
São João da Pesqueira


Vindouro - Festa Pombalina

O município maior produtor de Vinho do Porto e do Douro e concelho que detém a maior área classificada como Património Mundial da UNESCO, acolhe nos dias 2 | 3 | 4 e 5 de Setembro, nova edição da VINDOURO | FESTA POMBALINA |S. JOÃO DA PESQUEIRA 2010.

Durante quatro dias, com entrada livre, dezenas de produtores de Vinho do Porto e DOC Douro estarão reunidos no Parque de Exposições de S. João da Pesqueira, dando à prova os seus vinhos.

Venha participar e debater o futuro do Douro, no Cineteatro João Costa assista ao colóquio “Vitivinicultura Duriense – Novos Rumos”.

No centro histórico, os visitantes poderão encontrar expositores de produtos tradicionais durienses e divertir-se com animação de rua que recupera a época (século XVIII) de uma das figuras mais proeminentes da região: o Marquês de Pombal.

No Palácio de Cidrô terá lugar o jantar pombalino, servido com todo o cerimonial e glamour da época, enquanto assistirá a momentos de entretenimento.

Durante o evento haverá ainda concertos e outras actividades que irão elevar S. João da Pesqueira a capital do Douro Vinhateiro.

SITE OFICIAL | www.vindouro.com

, 2010-08-10
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Character21

Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Vindima com 300 mil pipas    Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 11:16 am

.
Vindima com 300 mil pipas
Douro


Douro vinhateiro - Página 4 Vindimas300903

Douro espera colheita 40% acima da de 2009

A Região Demarcada do Douro estima um aumento da colheita para as cerca de 300 mil pipas nesta vindima, mas as atenções estão muito concentradas nas condições meteorológicas que poderão condicionar a produção.

Já se vindima no Douro. Algumas propriedades começaram a cortar as uvas brancas, enquanto as tintas estão um pouco mais atrasadas em termos de amadurecimento. Dentro de duas semanas, a Região Demarcada estará em plena vindima.

Segundo dados da Associação de Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), a expectativa de colheita possui um intervalo entre as 303 e as 366 mil pipas. O responsável, Fernando Alves, disse à agência Lusa que se prevê uma "boa" colheita, mas "não extraordinária". Quanto à qualidade, o responsável espera um "resultado final muito bom".

A confirmarem-se as previsões, o aumento da produção será de cerca de 40% comparativamente com a declarada no ano passado (211 mil pipas) e cerca de 20% a 25% superior à média de produção do Douro (265 mil pipas).

Produção regular no Dão...

Uma "produção regular" é esperada este ano na Região Demarcada do Dão, ainda que existam alguns receios quanto à possibilidade de vir a registar-se uma vaga de calor que leve as uvas a entrar em "stresse hídrico".

O enólogo Carlos Silva explicou à agência Lusa que, neste momento, "a relação fruto/vegetação está equilibrada, sendo esperada uma produção regular", e, no que respeita à qualidade, "as condições climatéricas até agora são favoráveis". No entanto, até à vindima, que deverá começar em força por volta do dia 15, "há muita coisa que pode acontecer".

... divisão em Lisboa...

Os produtores da região de Lisboa consideram que é cedo para saber como será o vinho deste ano e dizem que a maturação da uva está atrasada, embora em Carcavelos a vindima seja mais cedo, devido ao calor. Já no Bombarral, se se mantiver o tempo seco, é esperada "uma cultura fantástica (...) porque tudo indica que vamos ter uma colheita muito boa", disse Carlos João Pereira da Fonseca, da quinta do Sanguinhal.

... e aumento no Alentejo

"O andamento das vindimas está dentro do ritmo normal. Nós até já enchemos a nossa capacidade e estamos em período de fermentação", afirmou Joaquim Carvalho, presidente da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito.

Também a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz perspectiva "inverter a tendência dos últimos três anos", em que "se registaram quebras na produção", disse o enólogo da "casa", Rui Veladas. Borba espera manter a produção ao "nível do ano transacto". Portalegre acredita que a maior percentagem colhida será de uvas tintas.


JN, 2010-08-31
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Fruits-17
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Começaram as vindimas.   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSáb Set 11, 2010 3:06 pm

.
Pelo caminho das vindimas
Douro


Douro vinhateiro - Página 4 Vindima

Começaram as vindimas. A época alta para o turismo na Região Demarcada do Douro.

Começaram as vindimas. A época alta para o turismo na Região Demarcada do Douro. A azáfama da colheita das uvas, o seu transporte para as adegas, a pisa a pé (que ainda se faz em algumas quintas), a prova do primeiro mosto, são rituais que têm cada vez mais procura de turistas.

Não admira que a capacidade hoteleira da região esgote durante os meses de Setembro e Outubro. As 2500 camas disponíveis são cada vez mais insuficientes e por isso convém reservar com bastante antecedência. E este ano espera-se uma enchente de turistas nacionais, que começam já a ganhar terreno aos estrangeiros.

Por estes dias já se vindima na região que também é Património Mundial da Humanidade, graças à sua paisagem cultural, evolutiva e viva. Mas é a partir da próxima semana que a actividade vai ganhar força.

A Rota do Vinho do Porto vai lançar nos próximos dias a Festa das Vindimas 2010, que promete muitas iniciativas para aliar a animação e o lazer ao trabalho árduo que a colheita das uvas representa e a responsabilidade que a produção de vinho exige. Isto apesar de às vezes se dar a ideia de que tudo é brincadeira.

António José Teixeira, presidente da Rota, promete semanas de animação, com concertos, lagaradas, provas de vinhos e gastronomia, passeios, entre outras iniciativas “para pôr o Douro a mexer”.

Luís Barros, da Enoteca Douro, em Favaios (Alijó), é um dos operadores que inicia já amanhã o seu programa de vindimas. Todos os dias, durante um mês, vai levar os turistas por uma viagem que se inicia no tempo de Dona Antónia Ferreira (Ferreirinha) e vai até ao do Marques de Pombal. “Com concertinas, grupos de folclore e de teatro vamos dar um ambiente propício à festa das vindimas”, explica, salientando que o programa contempla “colheita de uvas na vinha, transporte para o lagar, pisa a pé, provas de vinhos e merenda”.

Nos dias 25 e 26 deste mês, Celeirós do Douro, em Sabrosa, voltará a acolher uma lagarada tradicional que, ano após ano, tem vindo a assumir-se como um dos pontos altos do cartaz de animação da época. As quintas voltarão a abrir as portas proporcionando provas explicadas dos seus néctares e visitas guiadas pelos centros de vinificação.

Eduardo Pinto in JN, 2010-09-10
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Tango02
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Quintas do Douro produzem mais 20% este ano   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSeg Set 13, 2010 12:27 pm

.
As perspectivas são boas
Douro


Douro vinhateiro - Página 4 Uva_preta

Quintas do Douro produzem mais 20% este ano

As vindimas no Douro começaram em força nesta última semana. Os produtores perspectivam uma colheita com boa qualidade.

O Douro começou as vindimas mais tarde do que o habitual mas, nesta altura, já os cestos se enchem de uvas nas quintas do Douro. E as perspectivas são boas: mais quantidade e boa qualidade. O presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Vilhena Pereira, estima que a produção aumente 10 a 20% face a 2009, ano em que a produção declarada atingiu as 211.400 pipas.

Luís Sottomayor, enólogo da Sogrape - o maior grupo vitivinícola português -, adianta que "este ano há bastante mais produção, com uma quantidade ligeiramente acima da média". E, em qualidade, avança que "nesta fase estamos com boas expectativas", embora ainda seja "cedo" para aferir a colheita. A empresa iniciou na quarta-feira a vindima na Quinta da Leda (Douro Superior) e só na próxima segunda-feira arrancará nas terras do Cima Corgo.

Já o grupo Symington começou as vindimas no início da semana. Segundo Charles Symington, enólogo e director de produção, o "arranque é um pouco mais tarde do que as datas habituais", o que se deve ao atraso na maturação das uvas. Charles Symington reconhece que "o ano está acima da média em termos de volume e a qualidade nesta fase promete ser muito boa". Para o enólogo do grupo que detém mais propriedades de vinhas no Douro, a colheita deste ano deve "dar lugar a vinhos muito elegantes, com boa acidez e cor".

Sonia Pereira in DE, 2010-09-12
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Bouteilles-09
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: «Lagarada Tradicional» tem Rosa Mota e Fernando Mendes como padrinhos   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeQui Set 16, 2010 4:17 pm

.
Celeirós do Douro
Sabrosa


Douro vinhateiro - Página 4 Lagarada_celeiros

«Lagarada Tradicional» tem Rosa Mota e Fernando Mendes como padrinhos

A quinta edição da «Lagarada Tradicional» vai decorrer a 25 e 26 de Setembro, em Celeirós do Douro, e é este ano apadrinhada pelo apresentador de televisão Fernando Mendes e pela atleta Rosa Mota, que vão participar na pisa das uvas.

A iniciativa é organizada pela Associação Sabrosa Douro XXI, em colaboração com a Câmara Municipal de Sabrosa e a Junta de Freguesia de Celeirós do Douro, e conta com o apoio da Turismo do Douro.

Ao longo de dois dias, centenas de habitantes e visitantes reúnem-se num complexo com mais de dois séculos e oito lagares em granito, para carregar as uvas e pisá-las. Num misto de odores vínicos e cantares à desgarrada para motivar os participantes, destacam-se duas prensas no centro, e o vinho vai escorrendo para cubas de madeira, através de uns sulcos cavados na rocha.

A complementar esta dinâmica, há uma oferta variada de iguarias gastronómicas tradicionais das vindimas e animação de rua, nomeadamente com grupos de cantares, concertinas e bombos.

A “Lagarada Tradicional” recupera assim um ritual marcante durante largas gerações na região: as tradições e o ambiente que sempre caracterizaram a época de vindimas, e a pisa da uva no culminar de um ano de trabalho dos vinicultores durienses.

A freguesia de Celeirós do Douro pertence ao município de Sabrosa e tem uma vasta história. Prova disso são as várias casas brasonadas, muitas delas ligadas ao Vinho Generoso, e a Capela de S. Francisco, entre outras atracções.

Saber mais : http://brunomiguelqueiros.blogs.sapo.pt/1288.html

, 2010-09-16
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Fruits-17
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Vinhos do Douro representam Portugal na Expo Shanghai   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeDom Set 19, 2010 11:10 am

.
Potenciar contactos comerciais
Douro


Vinhos do Douro representam Portugal na Expo Shanghai

Proporcionar oportunidades para o escoamento dos principais produtos estratégicos da região de Trás-os-Montes e Alto Douro é o principal objectivo de uma acção inédita de promoção, que vai decorrer de 17 a 22 de Setembro, na Expo Shanghai, na China.

Com um investimento que ronda os 80 mil euros, esta acção de promoção inclui a participação na feira “Cheers, 2010 Shanghai World EXPO International Wine Exposition”, a decorrer entre 19 e 21 de Setembro, no Pavilhão dos Temas da Expo Shanghai, onde o stand de Portugal terá em exclusivo Vinhos do Douro. No total, vão estar em exposição cerca de 30 marcas de vinho e azeite, representando mais de uma dezena de adegas, quintas e produtores.

Durante a cerimónia de abertura da feira, irá ser oferecida ao presidente da Expo Shanghai uma garrafa de Vinho do Porto datada de 1949, ano da fundação da República Popular da China. Posteriormente, esta garrafa irá estar em exposição no Pavilhão da China.

À margem deste certame, os autarcas e agentes económicos, que vão acompanhar esta missão na China, terão ainda a oportunidade de reunir com os maiores grupos de distribuição chineses para apresentar a Região de Trás-os-Montes e Alto Douro e seus produtos estratégicos, o que irá permitir potenciar mais contactos comerciais.

Esta acção conta com o envolvimento activo dos Municípios de Mirandela, Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães e de Vila Flor, da Comunidade Intermunicipal do Douro, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Associação de Empresas de Vinho do Porto, da Associação de Produtores Engarrafadores de Vinhos do Douro e da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro.

, 2010-09-17
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Character21
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Calendário das vindimas no Douro teve de ser corrigido   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 11:08 am

.
Vindima no Douro
Douro


Douro vinhateiro - Página 4 Vindima

Calendário das vindimas no Douro teve de ser corrigido

A vindima no Douro veio confirmar um aumento da produção, mas as variações climáticas provocaram atrasos nas maturações e problemas de acidez em alguns locais da região demarcada, obrigando a um maior trabalho por parte do enólogo.

A vitivinicultura é uma actividade que está completamente dependente dos humores do clima. A consulta aos sites de meteorologia tornou-se numa importante ferramenta de trabalho para enólogos e produtores.

E o ano de 2010 não foi fácil. A chuva que se caiu até ao verão e depois as altas temperaturas entre julho e agosto, às vezes ultrapassando os 40 graus, provocaram um atraso na maturação da uva.

Lusa, 2010-10-07
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Fruits-17
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Vindima de «miséria» deixa viticultores em dificuldades   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeDom Out 17, 2010 10:21 am

.
16 e 17 cêntimos o quilograma
Douro


Douro vinhateiro - Página 4 Uvas

Vindima de «miséria» deixa viticultores em dificuldades


Com as vindimas praticamente terminadas, é tempo de deitar contas à vida. E para muitos viticultores portugueses, o balanço é tudo menos sorridente. Que o digam os produtores do Douro e do Dão, por exemplo, que estão a vender as uvas a 16 e 17 cêntimos o quilograma.

Um valor que «não dá nem para pagar o preço da mão de obra na vindima», garantem. Mas também há quem entregue as uvas sem saber sequer quanto vai receber por elas.

Num ano em que Portugal deverá produzir mais 13% de vinho do que na campanha anterior, a pressão sobre os preços é maior. E quem sofre é o viticultor. «O meu pai entregou as uvas por 16 cêntimos o quilo. É isso que está a se r pago no Douro e não há quem faça barulho», afirmou ao DN Luís Sampaio Arnaldo. «Eu bem tentei convencê-lo que mais valia deixar as uvas na videira, mas há sempre a parte emotiva que impede o viticultor de deixar o fruto do seu trabalho apodrecer na videira».

Com custos de produção na região a rondar os 2500 euros por hectare ao ano, numa vinha mecanizada, «os 16 cêntimos por quilo não pagam, sequer, o custo da mão de obra para vindimar». Para Luís Sampaio, o problema reside na falta de escoamento das uvas para vinhos de mesa, devido ao desaparecimento de dezenas de adegas cooperativas. «Há um excesso de oferta nos vinhos do Douro e nós [viticultores]é que estamos a sentir as consequências na pele», salienta.

Em contrapartida, Aurélio Cardoso Barros entregou as uvas aos compradores habituais, mas desconhece quanto vai receber. «Não as devo ter vendido muito bem, mas não sei, não fazem preço. Normalmente só sabemos quanto vamos receber quando nos pagarem lá para Janeiro, se as uvas forem para «Porto», ou lá para Junho ou Julho, ou quando eles quiserem, se forem uvas de consumo [para vinhos de mesa]», explica o viticultor da zona do Pinhão.

Questionado sobre a opção de deixar as uvas na videira, Aurélio Barros contrapõe: \"Se já mal sobrevivo, como é que fazia? Vivo disto, não tenho outro rendimento\". E aponta também o dedo ao excesso de oferta. \"O problema é que há muitas uvas e poucas firmas a comprar. E eles também são produtores e continuam sempre a plantar. Claro que depois pagam mal as nossas\", diz.

Vilhena Pereira, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, garante \"desconhecer\" a existência de preços tão baixos e assegura que, em média, o preço no Douro \"é muito superior\". Mas não avança números.

Já no Dão, a Cruz & Companhia, o maior produtor de vinhos da região, pagou as uvas brancas a 17 cêntimos o quilo e as tintas a 18. As castas eram pagas a 20 cêntimos as brancas e a 22 as tintas. A Touriga Nacional a 26 cêntimos. \"Temos de produzir vinhos competitivos quando temos custos de produção elevadíssimos, porque não há emparcelamento nem terrenos onde as máquinas possam entrar\", afirmou ao DN fonte da empresa, ripostando que \"se não se tivesse recebido, as uvas ficavam todas nas videiras\".

No Alentejo, com propriedades maiores e mais mecanizadas, os custos de produção são mais baixos. Mas nem por isso os preços caíram tanto. Bernardo Carpinteiro Albino é viticultor em Elvas e tem um acordo plurianual \"justo\" com um comprador. E justo, no Alentejo, é tudo o que oscile entre os 33 e os 43 cêntimos o quilo, consoante as castas e a qualidade. \"Não tenho ouvido queixas. A única questão prende-se com as dificuldades financeiras das cooperativas, que levam a que paguem só no ano seguinte. É mau no primeiro ano, mas depois a cadência mantém-se e tudo normaliza\", diz.

Ilída Pinto in DN, 2010-10-17
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Fruits-17
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: «Este país não gosta de calçar galochas»   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeTer Out 19, 2010 10:32 am

.
Vinho e o turismo ligado ao vinho
Douro



«Este país não gosta de calçar galochas»

Quinta do Douro resiste à crise fruto de uma política de investimento controlado aplicada durante 15 anos. Sócio explica como, num sector tão competititvo, equilibrou a qualidade de um vinho premiado e os recursos.

"Não é preciso ser economista: podemos viver durante algum tempo a ganhar 500 euros, gastando 510. Podemos viver assim durante um período transitório, mas nunca podemos fazer disto lógica de funcionamento. Como fizemos, e fizemos durante muito tempo, esta crise era só uma questão de tempo."

O diagnóstico é de Frederico Meireles, enólogo responsável pelo vinho duriense Grambeira, marca produzida numa adega de Carrazeda de Ansiães, no mercado há 15 anos, várias vezes premiada, e para quem a austeridade anunciada não será perniciosa ao negócio. Porquê? Porque, desde o início, em 1995, esta sociedade de três irmãos optou por fazer aquilo que quem governa o país não teve capacidade para fazer: controlar a dívida.

"Fomos investindo todos os anos, mas sempre de forma moderada, nunca tivemos ideias megalómanas, megaprojectos baseados nos fundos europeus que então abundavam. As nossas contas foram sempre feitas com base na nossa capacidade de financiamento e nunca com base naqueles 40% a fundo perdido. A nossa principal preocupação era apurar a qualidade e controlar o custo do dinheiro que pedíamos emprestado".

Este raciocínio, que parece elementar, é de tal forma fora do que foi comum na última década, que Frederico Meireles teve dificuldade em ver aprovado o projecto que candidatou aos tais fundos. "Optei por viver aqui contra ventos e marés. O Alto Douro Vinhateiro, onde estamos, tem dois segmentos de mercado: o vinho e o turismo ligado ao vinho. Atendendo à minha formação, decidi pegar na agricultura tradicional desenvolvida pelos meus pais (de onde resultavam vinhos aceitáveis, mas apenas para o mercado local) e reestruturá-la, melhorar as castas, adequá-las ao que o mercado pedia, instalar mecanismos de controlo de qualidade para ombrear com o que de melhor se faz no Mundo".

Não se trata de teoria que soará bem, mas "de trabalho, muito, e humilde, de meter a mão na massa, coisa que não é muito portuguesa, porque o português gosta mais de gabinetes do que que de calçar galochas", critica. O projecto passava, portanto, por "começar de dentro para fora, quando a maioria começa de fora para dentro. Queria investir tudo em equipamento, na essência do produto e nada no edifício". Conseguiu aprovar o projecto, mas não sem dificuldade em explicar o seu ponto de vista. "Para fazer vinho, preciso de excelentes uvas e de tecnologia que potencie essa qualidade e não de um edifício bonito".

No edifício bonito vai investir só agora - no edifício e na internacionalização -, 15 anos depois de ter começado e com muitos prémios já ganhos. Tantos que, diz, "deixei de concorrer". Também porque concorrer é caro. "Uma feira em Bordéus não se faz por menos de 13 mil euros. Candidatar uma referência a concurso custa 200 euros". E ele já não precisa disso, "o passa-a-palavra basta para conseguir escoar as cerca de 100 mil garrafas de marca única, branco e tinto, que produz por ano."

Mesmo assim, Frederico não é indiferente à crise. "Psicologicamente abala sempre, faz-nos ter mais conversas com o travesseiro. Será arriscado investir? É sempre esta a pergunta. Mas não podemos parar", diz. E volta ao início, ao seguro que fez contra um momento que sabia que haveria de chegar. "Era demasiado evidente que íamos chegar aqui. Nenhum de nós está satisfeito, mas se esta crise não acontecesse, teríamos de reciclar não só os manuais de economia, mas também os da ética. Só os políticos não viram isto."

O Grambeira está a caminho do Canadá. E já recebe encomendas do Mundo todo. "Cortar nas despesas? Sempre cortei."


Helena Silva in JN, 2010-10-18
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Bouteilles-09
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Uma explosão de tons e de sabor do douro inpsiriram nova matca de vinho   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSex Out 29, 2010 9:01 pm

.
Quinta de Castelo Melhor
Douro


Uma explosão de tons e de sabor do douro inpsiriram nova matca de vinho

José Maria Soares Franco apresenta ao mercado um novo vinho nascido no coração do Douro Superior: Tons de Duorum.

O vinho Tons de Duorum 2009 é produzido com uvas localizadas a uma cota mais elevada o que lhe confere um estilo muito próprio, caracterizado pela sua frescura e elegância tornando-o atractivo e de consumo jovem.

Este vinho possui um aroma dominado pelos frutos como o morango, framboesa, amora e ameixa, onde se notam também os aromas provenientes do estágio em barrica como as especiarias e os frutos secos. Com taninos muito suaves e maduros, o Tons de Duorum é um vinho dominado pela elegância.

Esta nova marca vem completar a gama Duorum, lançada em 2008, que tem sido aclamada pela crítica nacional e internacional e que possui vinhos emblemáticos como o Duorum Porto Vintage , o Duorum Reserva Vinhas Velhas e o Duorum Colheita.

Os vinhos Duorum são o resultado da parceria entre José Maria Soares Franco e João Portugal Ramos que se uniram para produzir vinhos na Região Duriense. Ao longo dos últimos 3 anos realizaram diversos investimentos, nomeadamente na Quinta de Castelo Melhor, onde têm cerca de 50 hectares plantados.

, 2010-10-28
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 000204AE
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Rota dos Vinhos deve ser alargada   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 3:52 pm

.
Vitivinícultura
Douro


Rota dos Vinhos deve ser alargada

A Rota dos Vinhos do Douro - uma iniciativa que pretende estabelecer uma ligação entre a produção de vinhos da região vitivinícola mais velha do mundo e o turismo - pretende atingir a curto/médio prazos um universo de 100 associados - disse, durante a conferência, o vice-presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Paulo Osório.

Neste momento, o número de aderentes é de 80 - sendo que, no seu início (na década passada), a rota contava com 50 associados - e o balanço da sua actividade é, para Paulo Osório, claramente positivo.

É que, disse, apesar da existência de algumas dificuldades - nomeadamente em termos legislativos - a iniciativa tem sido de facto um esteio ao desenvolvimento da ligação ente vinho e turismo, permitindo, por um lado, a divulgação da principal actividade económica da região; e, por outro, abrindo portas a uma diversificação que, apesar de tudo, faz todo o sentido.

Sónia Pereira in DN, 2010-11-02
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Happynoscopos
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Rota dos Vinhos deve ser alargada   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeQui Nov 04, 2010 2:28 pm

.
Universo de 100 associados

Rota dos Vinhos deve ser alargada

Iniciativa pretende estabelecer uma ligação entre a produção de vinhos da região vitivinícola mais velha do mundo e o turismo.

A Rota dos Vinhos do Douro - uma iniciativa que pretende estabelecer uma ligação entre a produção de vinhos da região vitivinícola mais velha do mundo e o turismo - pretende atingir a curto/médio prazos um universo de 100 associados - disse, durante a conferência, o vice-presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Paulo Osório.

Neste momento, o número de aderentes é de 80 - sendo que, no seu início (na década passada), a rota contava com 50 associados - e o balanço da sua actividade é, para Paulo Osório, claramente positivo.

É que, disse, apesar da existência de algumas dificuldades - nomeadamente em termos legislativos - a iniciativa tem sido de facto um esteio ao desenvolvimento da ligação ente vinho e turismo, permitindo, por um lado, a divulgação da principal actividade económica da região; e, por outro, abrindo portas a uma diversificação que, apesar de tudo, faz todo o sentido.


DN, 2010-11-04
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Fruits-17
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Néctares portugueses conquistam medalhas de ouro em concurso internacional    Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSeg Nov 29, 2010 11:21 am

.
Exportação de vinhos em alta
Douro


Douro vinhateiro - Página 4 Vinho_mirandes

Néctares portugueses conquistam medalhas de ouro em concurso internacional

A produção de vinhos de qualidade na região transfronteiriça do Douro poderá ser um factor de aproximação entre Portugal e Espanha em termos económicos e sociais, o que poderá ajudar a contornar a «crise» que afecta os dois países.

A prova conta com um número crescente de produtores nacionais, que procuram o certame internacional do vinho que se realiza, há seis anos, em Trabanca (Salamanca). Esta iniciativa é cada vez mais procurada peles produtores portugueses para conseguirem aumentar as suas exportações para Espanha ou para outros países da América Latina.
A Rota Internacional do Vinho Vindouro-Vinduero (RIV) agrega cerca de 70 parceiros portugueses e espanhóis, oriundos de sectores que vão desde a restauração, produtos endógenos, produção de vinho e azeite ou turismo em espaço rural e meio ambiente.
O coordenador da RIV, José Luís Pascual, afirma que os dois países unidos são capazes de organizar eventos que projectam a região transfronteiriça para os mercados internacionais, já que os produtos começam a ser conhecidos e procurados pelos mercados externos.
“Temos que colocar no panorama internacional a conjugação de esforços entre a região de fronteira. Não se pode ter uma atitude isolada, porque os mercados externos são mais difíceis de conquistar”, realçou o responsável.
Os empresários que integram a RIV consideram que esta estrutura tem projecção internacional e que vale a pena juntarem-se a esta formação de cooperação transfronteiriça.

Vinhos portugueses galardoados em Trabanca (Espanha) pela qualidade de excelência

“Esta iniciativa pode ser uma porta de entrada dos nossos produtos em Espanha, visto que há uma boa divulgação do evento e acabamos por ser mais reconhecidos”, justificou Sérgio Gonçalves, um empresário ligado ao sector da tanoaria

Num concurso internacional de vinho que decorreu, recentemente, em Trabanca (Espanha), dos mais de 200 vinhos apresentados a concurso cerca de 40 por cento eram de origem portuguesa. Estes néctares arrecadaram uma percentagem considerável de medalhas de ouro e prata em várias categorias.

Para os apreciadores dos “bons vinhos”, as iniciativas promovidas pela RIV podem ser encaradas como uma forma de potenciar o eno-turismo, numa região com história e potencial ambiental.
“O projecto da RIV é interessante, porque junta produtores portugueses e espanhóis, havendo projectos comuns aos dois países na área do vinho”, observou Rui Sá, um dos turistas presentes na Gala Internacional do Vinho.

Por seu lado, a enóloga da RIV, Vanessa Guerrero, avançou que se tem assistido a um aumento crescente na qualidade dos vinhos apresentados nos concursos, que são oriundos de todas as regiões com Denominação de Origem Protegida.

“A maioria de vencedores de medalhas de ouro foram para vinhos portugueses, realçando-se a qualidade na classe de vinhos tintos. O júri internacional é muito exigente na seleção de vinhos”, concluiu a enóloga.


Francisco Pinto, Jornal Nordeste, 2010-11-29
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 000202D1
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Churchills investe quatro milhões no Douro    Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSáb Dez 04, 2010 4:35 pm

.
Adega para produzir vinhos
Douro


Douro vinhateiro - Página 4 Gricha

Churchills investe quatro milhões no Douro

A Churchill Graham vai construir uma adega para produzir vinhos de mesa do Douro.

A Churchill Graham, empresa vitivínicola que detém a marca chapéu Churchills, está a iniciar um investimento de quatro milhões de euros no Douro, que integra a construção de uma adega para a produção de vinho de mesa. Segundo John Graham, presidente da Churchill Graham, o projecto está ainda na sua fase inicial, estando a ser negociada a compra de terrenos junto à Quinta da Gricha, propriedade da empresa.

O investimento contempla a construção da adega, caves de maturação, laboratório e armazém, além da recuperação da casa da Quinta da Gricha. O projecto será financiado por capitais próprios e recurso à banca, além de estar prevista a sua candidatura a fundos europeus. John Graham prevê que o investimento esteja concluído no final de 2012.


, 2010-12-03
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Aumentam as exportações de Vinho do Porto para o Brasil    Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeTer Dez 07, 2010 5:05 pm

.
Primeiros dez meses do ano
Douro


Aumentam as exportações de Vinho do Porto para o Brasil

Na análise do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) dos primeiros dez meses do ano, o Brasil posicionou-se no top 10 dos países consumidores de Vinho do Porto.

As exportações para esse mercado mostram uma evolução em alta, apontando as melhores estatísticas dos últimos cinco anos. De Janeiro a Outubro de 2010, as exportações de Vinho do Porto para o Brasil atingiram os 4,47 milhões de euros. Na mesma análise, mas para os nove primeiros meses do ano, o crescimento do DOC Douro neste mercado também tem sido muito positivo para a Região: o Brasil mantém-se como terceiro mercado (posição adquirida em 2009), com um volume de negócios de 2,8 milhões de euros, registando um crescimento de 18%.

O Brasil é um mercado com grande importância para o IVDP no ambito do Plano de Promoção dos Vinhos da Região Demarcada do Douro. A afinididade da língua, a dimensão do país e o aumento de consumidores informados e apreciadores associados a uma economia em ascenção fazem do Brasil uma aposta a manter. Entre Abril e Maio de 2010, os vinhos do Douro e Porto estiveram em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília, numa série de oito acções de charme em espaços de requinte, incidindo em grandes provas e seminários, dando continuidade ao investimento do IVDP em Marketing num mercado desde sempre considerado estratégico para os estes vinhos e que apresenta agora números de sucesso.

De Janeiro a Outubro de 2010, o volume de negócios das exportações de Vinho do Porto para o Brasil cresceu 43% face a igual período do ano passado, uma evolução bem acima da subida geral do valor das vendas de Vinho do Porto de 6,2%, segundo os dados do IVDP. Em Portugal, por exemplo, a facturação do vinho do Porto não foi além de um crescimento de 6,5%, para 37,5 milhões de euros.

Ainda em termos de volume de negócios, os dez mercados que este ano têm maior quota nas vendas de Vinho do Porto são: França (24,4% do valor total), Portugal (13,3%), Holanda e Bélgica (10,9% cada), Reino Unido (10,6%), Estados Unidos da América (7,2%), Canadá (4,9%), Alemanha (3,7%), Dinamarca (3,2%) e Brasil (1,6%).

Entre os 25 principais mercados para o Vinho do Porto, aqueles para onde as vendas mais estão a crescer este ano são: a Rússia (mais 105%), seguida da Dinamarca (98%) e Nova Zelândia (80%).

Os dados do IVDP para os Vinhos do Douro também denotam maior procura do consumidor brasileiro. No terceiro trimestre o Brasil mantinha o seu lugar de terceiro maior mercado para o DOC Douro.

No final de Setembro o Brasil apenas perdia para Portugal (vendas de 36 milhões de euros) e Canadá (3,4 milhões de euros).

, 2010-12-07
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Bouteilles-09
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Symington compra Cockburns ao grupo Beam Global   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitimeSex Dez 17, 2010 2:41 pm

.
Marca líder no Reino Unido
Douro


Symington compra Cockburns ao grupo Beam Global

A família Symington anunciou hoje a compra à multinacional norte-americana de bebidas alcoólicas Beam Global a marca de vinho do Porto Cockburn s, cujo produto os Symington já fabricavam.

Os dois grupos fecharam a compra da marca na quarta-feira, disse a Symington, em comunicado, acrescentando que o objetivo é «desenvolver as vendas da A Cockburn s (...) que tem feito parte das grandes tradições do vinho do Porto durante quase dois séculos» e é a marca líder no Reino Unido.

A 07 de outubro, a Beam Global tinha anunciado a intenção de venda da marca, sendo que a Symington, que produz todos os vinhos do Porto Cockburn s, já tinha comprado em 2006 as vinhas e adegas da marca e assinado um acordo de produção com a Beam Global, que manteve até agora a propriedade e distribuição mundial

LUsa, 2010-12-17
In DTM

Douro vinhateiro - Página 4 Happynoscopos
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Douro vinhateiro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Douro vinhateiro   Douro vinhateiro - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Douro vinhateiro
Ir para o topo 
Página 4 de 9Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Atletismo 2012 - 2013
» Atletismo 2010 - 2011
» Atletismo
» Atletismo 2009-2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: