Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Legislativas 2011

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte
AutorMensagem
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Legislativas 2011   Legislativas 2011 Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 11:01 am

.
Presidente prepara comunicação ao país

Legislativas 2011 Ng1489932

por David Dinis
Hoje

Cavaco Silva deve falar ao país depois da reunião do Conselho de Estado, prevista para as 15 horas.

A comunicação do chefe de Estado é quase imperativa, face à dissolução já pré-anunciada da Assembleia - mas que só hoje será oficicializada.

No encontro do Conselho de Estado, mas também na comunicação do Presidente, há pelo menos duas questões importantes a reter: a primeira se Cavaco Silva fala já, ou não, da necessidade de haver um Governo maioritário após as eleições, que assegure a governabilidade do país num tempo de crise financeira e económica - e por pelo menos quatro anos. E, ao nível das formalidades, se convocando para 29 de Maio ou 5 de Junho (mais possivelmente esta última) deixa a assinatura da demissão de José Sócrates para o último dia possível, 55 dias antes da data da eleição, de modo a assegurar que o Governo fica até lá com plenos poderes. Mais importante em tempos de absoluta necessidade.

In DN

Question Exclamation Question Exclamation
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Eleições legislativas marcadas para 5 de Junho   Legislativas 2011 Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 10:12 pm

.
Eleições legislativas marcadas para 5 de Junho

por Paula Sá
Hoje

cheers
Legislativas 2011 Ng1490576

O Presidente da República anunciou que as eleições legislativas serão no próximo dia 5 de Junho.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1820007

Num discurso muito duro, Cavaco Silva frisou que o Conselho de Estado, com quem esteve reunido durante três horas, votou "por unanimidade" a dissolução da Assembleia da República.

O chefe do Estado justificou a convocação das eleições antecipadas, após a demissão do primeiro-ministro, dada a "degradação da situação política nacional". Frisou que só a ida às urnas permitirá gerar condições de "governabilidade".

Neste sentido frisou aos partidos que no "momento mais crítico da vida nacional" após o 25 de Abril se exigem entendimentos alargados de governo após as legislativas. "Vivemos uma situação extremamente grave nas contas públicas, nas contas externas, no endividamento externo e no financiamento do Estado".

O Presidente da República para falar directamente para o Governo que, no dia da reunião do Conselho de Estado, tornou pública a ideia de que, estando em gestão, não tem capacidade para pedir ajuda financeira externa. O Executivo, disse Cavaco, "não está impedido de tomar as medidas necessárias para salvaguardar o interesse nacional e o financiamento do nosso País".

Cavaco pediu ainda uma "campanha sóbria", "construtiva" e "esclarecedora. "Ninguém deve prometer o que não poderá cumprir. Não é tempo de ilusões ou falsas utopias".

iN dn

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Portas recusa entrar em "querela" sobre FMI   Legislativas 2011 Icon_minitimeSáb Abr 02, 2011 5:46 pm

.
Portas recusa entrar em "querela" sobre FMI

por Lusa
Hoje

Legislativas 2011 Ng1491861

O presidente do CDS/PP disse hoje que os políticos "não devem entrar em afirmações especulativas sobre questões muito sensíveis".

Paulo Portas, que hoje almoçou na Feira das Tasquinhas em Rio Maior, reagia à manchete do semanário Expresso, segundo a qual o Presidente da República estaria a analisar, com o acordo de PSD e CDS/PP, a possibilidade de Portugal recorrer ao FMI sem pedir ajuda ao Fundo de Estabilização europeu.

"Nunca caí nessa querela relativamente ao FMI. Não faço parte dos que diabolizam o FMI, pela simples razão de que Portugal é membro e não é suposto dizermos mal das organizações a que pertencemos. Mas também nunca fiz parte dos que chamam o FMI, porque vejo Portugal como um Estado Nação e não como um protectorado", afirmou.

Portas disse que, "como político responsável", o que lhe compete fazer é "ter preparadas tecnicamente todas as soluções para as circunstâncias, que são difíceis, em que Portugal se encontra". "Não quero em nenhuma circunstância que haja uma rutura de financiamento nem uma rutura de pagamentos no nosso país, lá fora ou cá dentro", acrescentou.

O líder do CDS/PP advertiu que as "afirmações especulativas" sobre questões como o financiamento da economia e do país "são lidas cá dentro e lá fora" e que o interesse do país tem que ser colocado "acima de tudo".

Questionado sobre as sondagens que hoje colocam o seu partido na fasquia dos 10 por cento, Portas garantiu manter "a mesma humildade" com que reagiu quando no passado davam ao CDS/PP três ou quatro por cento, garantindo que "só se consegue um bom resultado trabalhando muito".

In DN

Embarassed Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Cavaco Silva apela à união dos portugueses   Legislativas 2011 Icon_minitimeSáb Abr 02, 2011 5:57 pm

.
Cavaco Silva apela à união dos portugueses

por Lusa
Hoje

Legislativas 2011 Ng1491797

O Presidente da República apelou hoje à união dos portugueses, considerando que só em conjunto se consegue ultrapassar "os graves problemas" que o país tem pela frente.

"Este é um tempo em que nos precisamos de olhar o futuro com coesão de forma unida, afastar divisões, afastar querelas menores, para em conjunto conseguirmos ultrapassar os graves problemas que temos à nossa frente", disse Cavaco Silva na sessão solene que antecedeu a inauguração do Museu da comunidade concelhia da Batalha.

Nos paços do concelho, de onde avistava o Mosteiro de Santa Maria da Vitória que assinala a vitória dos portugueses na batalha de Aljubarrota, Cavaco Silva, associou os tempos actuais às vitórias do passado. "É com vitórias como esta que nós esperamos ganhar o ânimo para conseguir ultrapassar as adversidades do presente", sublinhou Cavaco Silva.

O Chefe de Estado lembrou a história de Portugal e, mais uma vez, a vitória na batalha de Aljubarrota, para acrescentar: "Este magnífico mosteiro, que é uma das sete maravilhas de Portugal, mostra bem como nós somos fortes quando estamos unidos".

"Vale a pena lembrar isso mesmo nestes tempos difíceis que nós atravessamos", insistiu o Presidente da República, que hoje realiza a primeira visita a um concelho depois de tomar posse para o seu segundo mandato.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Passos não hesitará 'um segundo' em pedir ajuda externa   Legislativas 2011 Icon_minitimeSáb Abr 02, 2011 6:05 pm

.
Passos não hesitará 'um segundo' em pedir ajuda externa

por Lusa
Hoje

Legislativas 2011 Ng1491902

O presidente do PSD garantiu hoje que, sendo eleito primeiro-ministro, caso o país precise de ajuda externa não hesitará "um segundo", considerando que "não se deixa um país a correr riscos que são desnecessários".

À entrada para a conferência do movimento "Mais Sociedade", no Porto, questionado pelos jornalistas se eleito primeiro-ministro recorreria a ajuda externa, o líder social-democrata afirmou que "se o país precisar" não hesitará um segundo.

"Não se deixa um país a correr riscos que são desnecessários e a suportar custos que demorariam muitos anos a ser reabsorvidos apenas por uma questão de orgulho político", declarou.

Em declarações aos jornalistas, Passos Coelho defendeu que "não estar numa situação fácil e deixar cair o país são coisas completamente diferentes", realçando que "só o Governo está em condições de dizer se o país está ou não em condições de honrar os compromissos com o exterior".

O líder social-democrata defendeu que daqui até às eleições [a 5 de Junho], cabe ao Governo "assegurar que as condições para garantir os compromissos externos serão cumpridas", realçando que os partidos da oposição não têm essa possibilidade.

"Não me oferece nenhuma dúvida sobre a responsabilidade que só ao Governo cabe de tomar alguma iniciativa que vise assegurar meios de pagamento ao exterior", defendeu, reiterando que "o facto de ser um Governo de gestão não quer dizer que não tenha condições".

Para Passos Coelho, "se o Governo entender remover qualquer risco do horizonte, que pudesse implicar o não pagamento de uma qualquer obrigação do país, o PSD não deixaria de apoiar alguma iniciativa que visasse oferecer essa segurança, nomeadamente a contração de um empréstimo intercalar para garantir que não deixamos que Portugal entre em incumprimento".

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil Laughing

Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: "Prometer o impossível seria tentar enganar os portugueses"   Legislativas 2011 Icon_minitimeDom Abr 03, 2011 5:51 pm

.
"Prometer o impossível seria tentar enganar os portugueses"

[por Lusa
Hoje

Legislativas 2011 Ng1492161

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, alertou hoje para a necessidade de uma campanha eleitoral "de verdade e de rigor", na mais recente mensagem colocada na sua página pessoal da rede social Facebook.

"Na campanha eleitoral que se irá iniciar em breve todos os partidos deverão ter bem presente a situação em que nos encontramos. A campanha eleitoral deve ser uma campanha de verdade e de rigor. Ninguém deve prometer aquilo que não poderá ser cumprido. Prometer o impossível - ou esconder o inadiável - seria tentar enganar os portugueses e explorar o seu descontentamento", refere o chefe de Estado.

Na sua breve mensagem, Cavaco Silva começa por considerar que o próximo governo "tem pela frente uma crise económica e financeira sem precedentes", e sublinha que as dificuldades do país são tão profundas que ninguém pode ter a ilusão que elas irão desaparecer de um dia para o outro".

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Partido "preserva sempre sua autonomia política"   Legislativas 2011 Icon_minitimeSeg Abr 04, 2011 3:50 pm

.
Partido "preserva sempre sua autonomia política"

por Lusa
Hoje

Legislativas 2011 Ng1493471

O líder do grupo parlamentar do PSD, Miguel Macedo, afirmou hoje que "o PSD preserva sempre a sua autonomia política e estratégica"reagindo assim a críticas de José Sócrates sobre a actuação do principal partido da oposição.

"Era o que mais faltava que não pudéssemos dizer sim a umas coisas e não a outras", declarou.

O secretário-geral do PS, José Sócrates, acusou sábado, no Porto, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, de "notável cinismo" ao declarar que apoia o Governo na decisão de pedir ajuda externa.

Miguel Macedo afirmou aos jornalistas, na Guarda, durante uma visita do Grupo Parlamentar, que os sociais-democratas não têm "a mesma atração do abismo que ele [primeiro-ministro] demonstrou ao longo dos últimos anos, em relação ao país e aos portugueses".

Sobre a entrevista de Francisco Assis ao Diário Económico, em que o líder parlamentar reconhece que o PS "devia ter insistido mais numa coligação", Miguel Macedo, referiu que a actual legislatura "foi diferente da anterior" porque "o Governo e o PS não tiveram maioria absoluta na Assembleia da República e exigia-se dos principais responsáveis do PS (...) uma capacidade de diálogo e de entendimento".

"Se me pergunta, objetivamente qual foi o maior erro que cometemos foi o de não ter, no início da legislatura, insistido mais em promover uma coligação",afirmou Francisco Assis em entrevista publicada hoje no Diário Económico.

Essa situação - da possível coligação - "na maior parte dos casos" não foi vista pelo PSD "nem da parte do Governo nem da parte do primeiro-ministro, que foi um fator permanente de crispação na luta política como é visível para todos", explicou o líder parlamentar do PSD.

"Com toda a franqueza do mundo, julgo que essa crítica não pode ser dirigida ao PSD. Nós pagamos hoje uma factura por ter viabilizado vários documentos essenciais para o país", disse, referindo-se aos "PEC"s sucessivos" e aos dois Orçamentos de Estado.

Admitiu que o PSD é, porventura, "o único partido a quem não pode ser dirigida essa acusação".

Já quanto às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, na TVI, de que a suspensão da avaliação dos professores foi "mero eleitoralismo", Miguel Macedo discorda do reparo e lembrou que o PSD foi "insistentemente contra o modelo de avaliação que foi apresentado pelo Governo".

"Dissemo-lo na última campanha eleitoral que promoveríamos a revogação dessa avaliação", lembrou.

Disse que o segundo modelo de avaliação "é muito mais burocrático e porventura inútil" do que aquele que existia anteriormente.

"Não tenho dúvidas que esta inutilidade que estava a acontecer nas escolas, pode ser revista e ponderada em outras circunstâncias, para um partido como nós, que defende a avaliação dos professores mas uma avaliação que tenha sentido útil", afirmou.

Miguel Macedo regista a acusação mas admite que "não cabe ao PSD acolher o bem fundado dessa crítica", por entender que "esta não é a avaliação que interessa às escolas portuguesas".

"Deve haver avaliação dos professores mas esta não é a avaliação que interessa às escolas portuguesas", concluiu Miguel Macedo.

In DN

Embarassed Rolling Eyes


Última edição por Admin em Seg Abr 04, 2011 4:07 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Paulo Portas promete uma "campanha pela positiva"   Legislativas 2011 Icon_minitimeSeg Abr 04, 2011 3:57 pm

.
Paulo Portas promete uma "campanha pela positiva"

por Lusa
Hoje

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, prometeu hoje que os democratas-cristãos farão uma "campanha pela positiva" e evitarão entrar "no pingue-pongue entre PS e PSD sobre quem é que tem a culpa de quê".

Em Mafra, Paulo Portas recusou entrar numa campanha para as próximas legislativas baseada em críticas aos adversários e prometeu uma campanha mais centrada nas soluções para o país.

"Farei uma campanha pela positiva, eu não entro no pingue-pongue entre PS e PSD sobre quem é que tem a culpa de quê", afirmou aos jornalistas.

"Estamos num atoleiro e como nação vamos sair juntos da crise, por isso interessa-me apontar soluções, apontar caminhos", esclareceu, a dois meses das próximas eleições legislativas.

O líder do CDS-PP falava à entrada para uma conferência onde iria falar aos alunos da escola secundária José Saramago, de Mafra, sobre "A Europa, os jovens e o Futuro e a Educação", um dia depois de o Presidente da República ter apelado aos partidos para fazerem uma campanha "de verdade e rigor".

Neste sentido, Paulo Portas apelou também ao eleitorado para, por via do voto, distinguirem pela "competência" os candidatos.

"Aquilo que peço é para fazerem uma avaliação dos partidos em função do mérito. Isto de dizer que 'eu voto no PS porque sempre votei' ou "eu voto no PSD porque toda a vida votei' não leva o país a lado nenhum", afirmou, acrescentando que "o eleitorado deve ser mais exigente e dar-lhes [aos partidos] uma lição de humildade].

É que para Portas "se as pessoas derem os votos aos partidos, independentemente do mérito, da capacidade, da liderança e dos projetos então esses partidos já têm os votos e dispensam-se de ser competentes e de fazer um esforço", esclareceu.

Neste ponto, o líder dos populares acusou PS e PSD de seguirem aquilo a que chamou "a lei do menor esforço".

Com os olhos postos na campanha, Portas reafirmou que os eleitores "não verão um cêntimo do CDS gasto em cartazes", ao defender que com os "sacrifícios" pedidos aos portugueses "seria escandaloso gastar milhões de euros não em austeridade mas em publicidade".

In DN

Embarassed Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: PS/Porto: PSD "quer uma coligação com o FMI"   Legislativas 2011 Icon_minitimeSeg Abr 04, 2011 4:03 pm

.
PS/Porto: PSD "quer uma coligação com o FMI"

Hoje

O líder do PS/Porto, Renato Sampaio, acusou hoje o PSD de querer "uma coligação com o Fundo Monetário Internacional" para "conseguir impor" no país a sua "agenda neoliberal escondida".

"O PSD tem uma agenda escondida que não é capaz de apresentar aos portugueses e quer uma coligação com o FMI para a conseguir impor em Portugal", afirmou hoje o presidente da federação distrital do Porto à margem de uma visita de deputados socialistas ao lar e Creche do Centro Social e Paroquial de Oliveira do Douro, Gaia.

Para Renato Sampaio, "o PSD tinha como objectivo derrubar o governo e agora procurar introduzir em Portugal o FMI para conseguir responsabilizá-lo pela agenda neo-liberal que tem".

"Temos de ter consciência de que as oposições criaram uma crise política para nada na medida em que o próprio líder do maior partido da oposição já veio dizer que apoia o governo para recorrer a ajuda externa. Isto significa introduzir em Portugal o FMI. Nós recusamos qualquer coligação entre o PSD e o FMI", salientando.

Antecipando os resultados das eleições de 05 de junto, o socialista acredita que "o PS tem todas as condições para ganhar" e disse esperar que a campanha eleitoral "esteja ao nível de uma democracia madura, uma democracia representativa em que todos assumam as suas responsabilidades".

In DN

Embarassed Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: PSD aprova hoje perfil dos candidatos a deputado   Legislativas 2011 Icon_minitimeTer Abr 05, 2011 4:46 pm

.
Passos Coelho por Vila Real
Distrito de Vila Real


PSD aprova hoje perfil dos candidatos a deputado

No caso dos presidentes de câmara serão avaliados caso a caso para integrarem a lista a deputados.

Pedro Passos Coelho reúne hoje a comissão política do PSD para aprovar os princípios que vão reger a escolha dos candidatos a deputado nas eleições legislativas de 5 de Junho.

Ao que o Diário Económico apurou em cima da mesa está a avaliação dos actuais presidentes de câmara, muitos deles em final de mandato dado que estão, desde 2001, no poder local, virem a integrar as listas do partido.

Quanto aos cabeças de lista já estão escolhidos mas apenas dois são conhecidos: Miguel Relvas, actual secretário geral e porta-voz do PSD, que deverá liderar o partido em Santarém e Pedro Passos Coelho que será candidato por Vila Real, o seu distrito «político»

. É, aliás, em Vila Real que exerce a presidência da Assembleia Municipal. Os restantes deverão ser anunciados nas próximas semanas.

Do PSD têm saído sinais de que não será repetida a estratégia levada a cabo por Ferreira Leite, em 2009, e que tantas críticas mereceu de Passos Coelho e Miguel Relvas. Os actuais número um e número dois do PSD foram excluídos das últimas listas e actualmente não são deputados o que criou um profundo mal-estar. Passos e Relvas acusaram mesmo Ferreira Leite de ter levado a cabo uma exclusão por delito de opinião.

DE, 2011-04-05
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Passos diz preferir mexer no IVA do que cortar reformas   Legislativas 2011 Icon_minitimeTer Abr 05, 2011 5:34 pm

.
Passos diz preferir mexer no IVA do que cortar reformas

Hoje

Legislativas 2011 Ng1493882

O presidente social democrata, Pedro Passos Coelho, garantiu hoje que fará tudo para evitar subidas de impostos mas que prefere, caso tudo o resto falhe, "mexer na estrutura do IVA a ter que cortar pensões e reformas".

O líder do PSD esteve segunda-feira no Clube dos Pensadores, em Gaia, tendo, após as questões do público, voltado a falar da situação fiscal do país. "A resposta dos impostos torna-se inevitável quando mais nada resulta - não foi por acaso que um dia tive que condescender em dar ao Governo essa possibilidade - mas ela não pode transformar-se, como resposta emergente, na resposta normal e contínua", criticou. Para Passos Coelho quando esta se transforma numa resposta normal e contínua "significa que os governos não fazem aquilo que é necessário e portanto estão sempre na última instância de ter que fazer o que não deviam".

"Eu preferiria mil vezes - é que nem tenho nenhuma hesitação - em mexer na estrutura do IVA a ter que cortar pensões e reformas. O Governo tomou uma opção inversa", afirmou. O líder do PSD explicou que "estando a falar de pensões tão baixas, de pessoas que já vivem de rendimentos tão baixos" preferiria "se tudo mais falhasse e a ter que fazer qualquer coisa", poupar as pensões e as reformas e mexer na estrutura do IVA, realçando que não alteraria o IVA nos bens essenciais.

"Vai ser necessário ou não? Eu espero que não. Mas para não me fazerem a critica - que têm feito aos outros, de dizer que não e chegar lá e ver que isto afinal está muito pior, portanto vamos ter fazer - prefiro dizer hoje, com todo o inconveniente que isto possa representar, prefiro ser hoje honesto e dizer não sei, não sei", realçou. Passos Coelho garantiu ainda que fará "tudo para o evitar".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Menezes garante que há razões para não votar Sócrates   Legislativas 2011 Icon_minitimeTer Abr 05, 2011 5:38 pm

.
Menezes garante que há razões para não votar Sócrates

por Lusa
Hoje

Legislativas 2011 Ng1494056

O ex-líder do PSD Luís Filipe Menezes afirmou segunda-feira que "o PS escusa de procurar situações de divisão dentro do PSD porque não as vai encontrar", garantindo que "são fáceis de identificar" centenas de razões para não votar José Sócrates.

Luís Filipe Menezes esteve na plateia do quinto aniversário do Clube dos Pensadores, que segunda-feira decorreu em Gaia, onde o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, foi a figura principal.

Num intervenção com pouco mais de cinco minutos, o presidente da câmara de Gaia disse que "olhando para a realidade do PSD" é possível verificar que "a esmagadora maioria dos militantes do PSD estão de uma forma muito coesa atrás do líder do partido, suportando-o e apoiando-o".

"Porventura, até não terá havido um sinal de unidade tão grande alguma vez num partido político português em vésperas de eleições", defendeu.

Na opinião de Menezes, Passos Coelho "oferece hoje ao país uma imagem de tranquilidade que confronta muito com aquela imagem crispada, turbulenta, de falar grosso, de ralhar a toda a gente do atual primeiro-ministro".

In DN

Embarassed Rolling Eyes Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Oposição bloqueará o país se mantiver ódio a Sócrates   Legislativas 2011 Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 11:00 am

.
Oposição bloqueará o país se mantiver ódio a Sócrates

por Lusa
Hoje

Legislativas 2011 Ng1494716

O presidente do PS adverte a oposição que bloqueará o país se rejeitar entender-se com o primeiro-ministro demissionário após as eleições, dizendo que isso significará colocar o ódio a José Sócrates acima do interesse nacional.

Confrontado com sondagens que apontam para a derrota do PS nas próximas eleições, Almeida Santos disse em entrevista à Lusa não ser "daqueles que julgam que os dados estão lançados, porque está tudo em aberto".

Já sobre as condições políticas para que José Sócrates forme de novo um Governo minoritário, ou um Governo de coligação com outros partidos, o presidente do PS lamentou que as forças da oposição estejam a afirmar que, para coligações com o PS, exigem a saída de Sócrates.

"Eles não têm o direito de escolher quem é que lidera o PS. Se não quiserem fazer coligações com o PS por ser liderado por José Sócrates, quem bloqueará o país será a oposição. Quem bloquear assumirá as responsabilidades", advertiu.

A seguir, o presidente do PS colocou dois possíveis cenários sobre o que acontecerá a seguir às eleições: "Se ganharmos as eleições, compete-nos a nós convidar os outros partidos para se fazer um Governo de maioria. Isto, se não ganharmos com maioria, como provavelmente não ganharemos".

"Se forem os outros a ganhar, a eles compete dirigirem-se a nós. Começaram por antecipação a afirmar que nunca fariam uma coligação com o PS dirigido por José Sócrates, mas quem manda na nossa direção somos nós e não os outros. Mal iriam eles se pusessem em segundo lugar o interesse nacional e em primeiro lugar o ódio que possam ter a José Sócrates", respondeu.

Interrogado se José Sócrates deve abandonar o lugar de secretário-geral do PS se perder as eleições legislativas, Almeida Santos não considerou essa possibilidade. "José Sócrates será secretário-geral antes das eleições, porque vai ser confirmado no congresso deste fim-de-semana. Portanto, quando as eleições ocorrerem, ele já é secretário-geral do PS [com mandato de dois anos]", disse.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Passos reafirma governo de "convergência alargada"   Legislativas 2011 Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 3:53 pm

.
Passos reafirma governo de "convergência alargada"

por Paula Sá
Hoje

Legislativas 2011 Ng1494954

O líder do PSD reafirmou hoje, na última reunião com a bancada parlamentar social-democrata, que, caso ganhe as eleições de 5 de Junho, irá constituir um "governo de convergência alargada".

Na despedida aos deputados, já que muitos não voltarão a integrar as listas do partido às próximas legislativas, Pedro Passos Coelho admitiu que rejeitou uma "frente eleitoral", no caso com o CDS, pré-eleitoral. Mas manifestou-se convicto de que "no dia seguinte às eleições haverá uma "convergência alargada" para a formação de um novo Executivo.

Passos, que só esteve no início da reunião da bancada, veio mobilizar os ainda deputados para a campanha eleitoral. "As eleições não estão ganhas", advertiu, apesar de reconhecer que o PSD "está bem posicionado". O presidente social-democrata pediu ainda que a gestão destes dois meses seja feita "com habilidade".

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: PS arranca dia 15 com processo de escolha dos deputados   Legislativas 2011 Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 4:03 pm

.
PS arranca dia 15 com processo de escolha dos deputados

por Lusa
Hoje

A direcção do PS marcou hoje para o próximo dia 15 o arranque do processo de escolha dos candidatos a deputados, com a realização em todo o país das comissões políticas de federação deste partido.

De acordo com os estatutos do PS, as comissões políticas de federação têm direito a escolher dois terços do total de candidatos a deputados, sendo o restante terço reservado à quota do secretário-geral do PS, José Sócrates.

Após estas reuniões das comissões de federação, até dia 26 de Abril - prazo limite para a entregas de candidatos às próximas eleições legislativas -, terá de reunir a Comissão Política Nacional do PS, que procederá então à aprovação final das listas de candidatos a deputados.

Nos últimos dias, elementos da direcção do PS têm avançado com a hipótese de os nomes dos cabeças de lista socialistas por cada distrito serem anunciados durante o congresso nacional deste partido, que se realiza entre sexta-feira e domingo, em Matosinhos. No que respeita a cabeças de listas do PS, parecem certos os nomes de José Sócrates em Castelo Branco, Jaime Gama em Lisboa, Francisco Assis no Porto e António José Seguro em Braga.

In DN

Embarassed Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Indefinição nas listas dos grandes partidos no distrito de Bragança    Legislativas 2011 Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 4:34 pm

.
Guerra das listas
Distrito de Bragança


Legislativas 2011 Silvano_b

Indefinição nas listas dos grandes partidos no distrito de Bragança

Se Bloco de Esquerda e CDU já definiram os seus candidatos às eleições legislativas pelo distrito de Bragança, PS, PSD e CDS/PP ainda têm alguma indefinição. No PS só ontem começou a ser discutida essa questão.

Fontes do partido adiantam que a lista poderia ser a mesma que concorreu há dois anos, encabeçada por Mota Andrade e com Luís Vaz em segundo e Ana Margarida Dias em terceiro.

Um cenário que o presidente da Federação Distrital socialista não confirma nem desmente.
Mas apesar de sublinhar que o processo de escolha de candidatos só agora começou, Mota Andrade admite encabeçar a lista do PS.

“No que concerne ao cabeça de lista, é por tradição uma escolha da direcção nacional. Mas se for convidado, penso que serei o cabeça de lista”, admite.

Se no PS o cenário é praticamente pacífico, no PSD muita água vai ainda correr até dia 26, data limite de entrega das candidaturas.

Nas últimas eleições para a comissão política distrital, José Silvano, o presidente da câmara de Mirandela, e Jorge Nunes, autarca de Bragança, assumiram a intenção de integrarem as listas nas próximas legislativas.

No entanto, mais tarde viriam a apoiar Paulo Rangel nas eleições para a liderança nacional do partido, que acabou derrotado por Pedro Passos Coelho, na altura apoiado pelo anterior líder distrital, Adão Silva.

No entanto, José Silvano diz que apenas na próxima semana deverá haver decisões. Mas a discussão começa hoje, em assembleia distrital.

“Aí vai definir o perfil que acha que deve ter os candidatos, a que normas devem obedecer, quem devem ser, se devem ser do distrito ou não. A Assembleia Distrital é soberana e transmitiremos à Comissão Política Nacional o perfil. As concelhias vão reunir na semana seguinte e escolher nomes com base nesse perfil e depois à distrital competirá indicar nomes. Só nessa altura analisarei quem é que o partido quer para cabeça-de-lista e só nessa altura direi que posição vou tomar se não for seguida a posição da comissão distrital.”

Um dos dados que baralham as contas no distrito de Bragança é o facto de o PSD impedir presidentes de câmara de se candidatarem a deputados, pois o mandato para o qual foram eleitos ainda nem vai a meio.
Mas José Silvano admite excepções.

“Os presidentes de câmara não devem estar disponíveis para ser candidatos porque devem cumprir os mandatos até ao fim. Esse princípio pode ter excepções, desde que se justifiquem”, realça o líder distrital do PSD.
Com o cabeça de lista indicado, por tradição, pela comissão nacional, habitualmente cabe à comissão política distrital indicar os restantes.

Na sua tomada de posse como líder distrital, em Janeiro de 2010, José Silvano garantiu que se iria opor a um candidato de fora do distrito.

Mas, apesar das divergências políticas que mantém com Adão Silva, admite que o actual deputado seria um bom candidato para encabeçar a lista social-democrata.

“O distrito tem personalidades já com provas dadas e com exercício de funções a nível nacional que podem ser cabeças-de-lista sem ter de ser qualquer presidente de câmara. Não tenho qualquer dúvidas que Adão Silva é uma dessas personalidades e possibilidades. Se eu aceitaria concorrer numa lista encabeçada por ele? Para já não se põe a questão em relação a mim porque os presidentes de câmara têm um princípio que ninguém sabe se será ou não ultrapassado. Mas se se pusesse a questão, porque não? Sentir-me-ia muito honrado com isso”, conclui.

Indefinido está também o nome do terceiro elemento, que terá de ser uma mulher. Nesse caso, a concelhia de Macedo de Cavaleiros quererá ter uma palavra a dizer.

Quanto ao CDS/PP, o líder distrital e candidato nas últimas eleições, Nuno Sousa, recusou fazer comentários, pois a lista será anunciada pelo próprio líder do partido na próxima segunda-feira.

Mas fontes ligadas ao processo de escolha garantem que a lista ainda não está fechada, devido a alguma contestação que se gerou na última reunião.

Em causa, a posição na lista de alguns candidatos.
Mesmo assim, Nuno Sousa e Egídio Frias são dois dos nomes mais fortes.

Brigantia, 2011-04-08
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Um milhão de eleitores notificados nos próximos dias   Legislativas 2011 Icon_minitimeSáb Abr 09, 2011 11:00 am

.
Um milhão de eleitores notificados nos próximos dias

por Lusa
Ontem

Legislativas 2011 Ng1497231

A direcção-geral da Administração Interna vai notificar nos próximos dias um milhão de eleitores que, desde 2009, viu alterada a sua situação eleitoral, anunciou hoje o ministério da Administração Interna, em comunicado.

"Ao longo dos próximos dias, cerca de um milhão de notificações serão entregues no endereço postal dos cidadãos que, por via da obtenção do cartão do cidadão, viram alterado o respectivo número de eleitor", refere o comunicado.

As cartas de notificação começaram a ser enviadas hoje. Este processo abrange ainda os jovens que votam pela primeira vez e os militares que viram alterada a sua situação eleitoral.

As notificações que vão ser enviadas incluem campos com a freguesia de recenseamento, concelho, distrito ou região autónoma e número de eleitor.

O MAI volta a disponibilizar os meios electrónicos e telefónicos para os eleitores que quiserem saber o número e a freguesia onde votam, o serviço de mensagens de texto SMS 3838 e o portal do recenseamento www.recenseamento.mai.gov.pt.

Já para saber qual a assembleia de voto em concreto, os eleitores podem informar-se nas respectivas Juntas de Freguesia, a partir de 21 de Maio, acrescenta o comunicado do MAI.

As eleições legislativas realizam-se no próximo dia 5 de Junho.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Prazo para responder ao Censos na Net foi alargado   Legislativas 2011 Icon_minitimeSáb Abr 09, 2011 11:05 am

.
Prazo para responder ao Censos na Net foi alargado

por Dn.pt
Ontem

Legislativas 2011 Ng1497297

O Instituto Nacional de Estatística prolongou o prazo de resposta ao questionário do Censos 2011 na Internet até 12 de Abril.

Num comunicado, o INE explica que decidiu prolongar por mais 48 horas a possibilidade de os cidadãos responderem aos Censos 2011 pela Internet devido à grande adesão que se tem verificado.

O INE apela ainda à celeridade dos portugueses que ainda não responderam, de forma a evitar concentração e picos de resposta no último dia, facto que poderá dar origem a congestionamentos.

Respostas em papel até 6 de Abril:

N.º Alojamentos Familiares recenseados - 1.813.187

N.º Pessoas recenseadas - 2.061.923


Respostas pela Internet até às 17h30 de hoje:

N.º Alojamentos Familiares recenseados - 1 639 296

N º Pessoas recenseadas - 4 426 734

In DN

Idea
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Marques Mendes diz que Passos Coelho está "preparadíssimo"   Legislativas 2011 Icon_minitimeSáb Abr 09, 2011 12:51 pm

.
Marques Mendes diz que Passos Coelho está "preparadíssimo"

por Lusa
Hoje

Legislativas 2011 Ng1497676

O ex-presidente do PSD Luís Marques Mendes considera que Pedro Passos Coelho está "preparadíssimo" para liderar Portugal, num momento que descreve como "muito difícil" mas que pode marcar a "oportunidade para regenerar o país".

Marques Mendes falava esta sexta-feira à Lusa, à margem da apresentação, em Arcos de Valdevez, do seu livro "O estado em que estamos", e sublinhou que antes de mais "é uma urgência" o PSD regressar ao poder.

"O PSD está preparadíssimo para chegar ao poder e julgo que é uma necessidade e uma urgência do país mudar de vida e começar por mudar de Governo", afirmou o ex-presidente, acrescentando: "o PSD e Pedro Passos Coelho estão preparadíssimos para, num momento muito difícil, dirigir os destinos do país".

Aludindo ao título do livro que apresentou em Arcos de Valdevez, e que vai já na sua segunda edição, Marques Mendes explicou: "o estado em que estamos não é brilhante", tal como antevia.

"Publiquei este livro antes da crise política que ocorreu, mas acho que da sua leitura se nota que ele está perfeitamente actual", disse ainda.

Além de uma "crise política que temos que resolver", Portugal atravessa - explicou durante a apresentação - "uma crise financeira gravíssima" e uma "crise económica estrutural".

"Por último temos uma crise social, a mais grave a que assistimos desde o 25 de Abril", defendeu.

Depois de apontar alguns números, como os oito mil milhões que o Estado gastou a mais, anualmente, nos últimos seis anos, "apenas no seu funcionamento, sem gerar produtividade", Marques Mendes sustentou a urgência da "mudança".

"Precisamos de mudar de vida. Aproveitar esta oportunidade para regenerar o país e aprender com os erros do passado. Tirar ilações para não voltar a repetir esses erros", afirmou.

Perante algumas dezenas de pessoas que assistiam ao lançamento do seu livro, Marques Mendes concluiu: "Tudo isto tem que ser pago e há o momento em que chega a factura. Ela aí está".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Nobre admite ser alvo de desprezo por aceitar convite   Legislativas 2011 Icon_minitimeDom Abr 10, 2011 4:48 pm

.
Nobre admite ser alvo de desprezo por aceitar convite

Hoje

Legislativas 2011 Ng1498584

Fernando Nobre considerou hoje que aceitar o convite do PSD para ser candidato independente do partido a presidente da Assembleia da República foi uma decisão muito difícil de tomar porque pode ser uma decisão incompreendida.

"Foi uma decisão muito difícil. O país vive uma situação dramática, os tempos que nos aguardam são espinhosos e duros, estamos carecidos de rumo e é preciso encontrar plataformas de entendimento que nos permitam abrir os caminhos do futuro", refere o cabeça de lista por Lisboa do PSD na sua página da rede social Facebook.

Fernando Nobre considera que o facto de se manter como independente não o "livra da responsabilidade de contribuir para o futuro colectivo", adiantando que poderá ser alvo de "muitas incompreensões", de críticas "e até de desprezo de muitos".

No entanto o antigo candidato independente à Presidência da República, que recolheu cerca de meio milhão de votos, adianta que vai manter a sua "autonomia e independência".

O candidato pelo circulo de Lisboa anunciado hoje por Passos Coelho na sua página do facebook adiantou estar já a preparar um programa que submeterá aos futuros líderes parlamentares, "para gerar mais consensos, para reforçar o regime e a Democracia, para abrir novas oportunidades de auscultação e diálogo com os cidadãos".

In DN

Embarassed Rolling Eyes Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Soares tem reservas quanto a Nobre vir a presidir AR   Legislativas 2011 Icon_minitimeSeg Abr 11, 2011 10:23 pm

.
Soares tem reservas quanto a Nobre vir a presidir AR

por Lusa
Hoje

Legislativas 2011 Ng1499805

O antigo Presidente da República Mário Soares manifestou hoje, segunda-feira, reservas à escolha de Fernando Nobre como candidato a presidente da Assembleia da República pelo PSD, afirmando que o ex-candidato presidencial independente não tem experiência parlamentar.

"Nunca foi parlamentar (...). Só vendo", disse à RTP Mário Soares, sustentando que o cargo de presidente da Assembleia da República, o segundo mais importante na hierarquia do Estado, depois do de Presidente da República, "é muito difícil" de desempenhar.

De acordo com o ex-Chefe de Estado, para quem o deputado social-democrata Mota Amaral foi "um bom presidente da Assembleia da República", a opção de Fernando Nobre não é benéfica para o PSD, uma vez que "levanta muitas vozes" críticas.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou no domingo, através da rede social Facebook, que o presidente da Assistência Médica Internacional, Fernando Nobre, tinha aceite o seu convite para "integrar, como independente, as listas de candidatos a deputados do PSD, encabeçando a lista pelo distrito de Lisboa" e ser "o candidato do PSD a presidente da Assembleia da República".

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Marques Mendes recusou ser candidato a deputado   Legislativas 2011 Icon_minitimeSeg Abr 11, 2011 10:29 pm

.
[size=150]Marques Mendes recusou ser candidato a deputado[/size]

Hoje

O ex-líder do PSD Luís Marques Mendes afirmou hoje, segunda-feira, em Almada, que foi convidado pelo partido para ser candidato a deputado, mas recusou o convite porque está "fora da vida política" e "é assim que deseja continuar".

Luís Marques Mendes está esta noite em Almada, num jantar organizado pela concelhia do partido, para apresentar o seu segundo livro, "O Estado em que Estamos".

Em declarações aos jornalistas, o social-democrata confirmou que foi convidado para integrar as listas do partido para as eleições legislativas de 05 de junho, mas esclareceu que recusou o convite.

"Fui convidado mas não vou ser deputado. Julgo que não é novidade para ninguém porque, como tenho dito há muito tempo a esta parte, estou fora da vida política ativa, e assim desejo continuar", afirmou.

O ex-líder acrescentou estar "disponível para ajudar o partido", mas sem assumir cargos: "Não quero nenhum cargo, não quero nenhum lugar. É uma posição de coerência. Digo isto há três anos e vou continuar a dizer", afirmou.

In DN

Embarassed Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: CDS já tem cabeça de lista às legislativas    Legislativas 2011 Icon_minitimeTer Abr 12, 2011 11:34 am

.
Nuno Sousa vai encabeçar
Distrito de Bragança


CDS já tem cabeça de lista às legislativas

Tal como em 2009, Nuno Sousa vai encabeçar novamente a lista do CDS/PP para candidatos a deputados pelo distrito de Bragança.O presidente da comissão política distrital do partido aceitou o convite feito por Paulo Portas para liderar esta corrida eleitoral.

“Na sequência de um convite endereçado pelo presidente do partido para mais uma vez assumir a candidatura do CDS aqui no distrito e que se deve ao bom resultado que o CDS teve há dois anos, naturalmente que nos sentimos motivados e fazer uma campanha pela positiva” refere.

Nuno Sousa avança desde já que o objectivo para esta campanha é conquistar um lugar na Assembleia da República.“Estou em crer que nós temos uma boa plataforma de arranque contrariamente do que era há dois anos atrás e o resultado que tivemos de quase 13% vai permitir-nos galvanizar mais forças” afirma, salientando que “eu estou em crer que os transmontanos estão cansados desta bipolarização de votos entre PS e PSD e se concordarem com as nossas políticas e posições, poderão disponibilizar-nos essa conquista de um lugar entre os três mandatos”.

O número dois da lista é Manuel Cardoso, de Macedo de Cavaleiros, e a número três é Maria do Céu Angélico, de Bragança.

Brigantia, 2011-04-12
In DTM

Legislativas 2011 Reader
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Polícia à porta de quem não responder aos Censos   Legislativas 2011 Icon_minitimeTer Abr 12, 2011 12:26 pm

.
Polícia à porta de quem não responder aos Censos

Hoje

Legislativas 2011 Ng1499766

Quem recusar responder aos Censos pode mesmo acabar com a polícia à porta. É que essa é uma das opções dos delegados municipais, depois de esgotarem todas as vias diplomáticas. Mesmo assim, a polícia limita-se a identificar os infractores e enviar essa informação para o INE.

É que apesar dos Censos serem de resposta obrigatória, segundo a lei, e de os que recusarem colaborar poderem ser multados, o INE nunca aplicou uma coima e diz que não tenciona começar a fazê-lo agora. "Muitas vezes só o facto do recenseador chamar o supervisor já ajuda a desbloquear a situação", explica um coordenador

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Morais Sarmento: Nobre sem perfil para presidir    Legislativas 2011 Icon_minitimeTer Abr 12, 2011 12:32 pm

.
Morais Sarmento: Nobre sem perfil para presidir AR

por DN.pt
Hoje

Legislativas 2011 Ng1499990

O social democrata diz que Fernando Nobre "é um activista" e que serviria melhor os interesses do partido no Governo ou num lugar executivo.

Morais Sarmento, antigo ministro de Durão Barroso, defendeu no programa "Falar Claro", da Rádio Renascença, que Fernando Nobre não tem perfil para ser presidente da Assembleia da República.

"O lugar de presidente da Assembleia da República, como segunda figura do Estado, levanta-me duas questões. Uma é que Fernando Nobre foi mandatário de Francisco Louça há poucos anos, portanto se me perguntar se me revejo nele como segunda figura do Estado, vejo-o com dificuldade. Por outro lado, arriscamo-nos a ter um menos bom presidente da AR e a perder aquele que poderia ser um óptimo protagonista político na linha da frente", referiu.

"O lugar de presidente da Assembleia da República é um lugar de intervenção passiva, ora Fernando Nobre é, contrariamente ao perfil para presidente da Assembleia da República, alguém que tem um percurso de acção activa, no terreno, de trabalho, de execução, mais do que de conceptualização política", acrescentou.

Clique aquipara ver o vídeo da entrevista de Morais Sarmento ao programa "Falar Claro" da Rádio Renascença.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Legislativas 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Legislativas 2011   Legislativas 2011 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Legislativas 2011
Ir para o topo 
Página 1 de 12Ir à página : 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Legislativas 2015?
» Legislativas 2009
» Legislativas em 2013?
» No rescaldo das Legislativas 2009

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: