.
Um guia prático
Vila Real Dois docentes da UTAD publicam livro Com o título «Métodos de Aprendizagem Cooperativa para o Jardim de Infância», dois docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), José Lopes e Helena Santos Silva, acabam de publicar um livro que se apresenta como um valioso guia prático para educadores de infância e pais.
Para estes dois professores, ambos do Departamento de Educação e Psicologia, ele especializado em Psicologia da Educação e ela em Metodologia do Ensino das Ciências, “cooperar é a palavra-chave nas relações pais e escola”.
Este livro integra uma fundamentação teórica dos aspectos que caracterizam a aprendizagem cooperativa. São apresentados doze métodos cooperativos adequados às crianças do pré-escolar. Para cada um dos métodos são propostas actividades de aprendizagem para as áreas de expressão e comunicação, formação pessoal e social e conhecimento do mundo, tendo sido, a maioria delas, já implementadas por educadores(as) de infância.
A obra, que publicada pela Areal Editores, inclui ainda um conjunto de actividades a desenvolver em casa pelos pais, para dar continuidade às aprendizagens realizadas pelos filhos. Estas actividades dirigidas aos pais permitem que estes se envolvam nas aprendizagens que os filhos fazem no jardim-de-infância e que as crianças percebam a utilidade do que aprendem.
É também objectivo deste livro desmistificar a ideia de que a aprendizagem cooperativa é sinónimo de trabalho de grupo e proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre a adopção de práticas coerentes com o perfil de competências para a Educação Pré-escolar.
Espigueiro, 2009-01-21
In DTM