Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Turismo do Douro

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Primeiro Festival Internacional de Cinema no Douro   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 26, 2009 4:15 pm

.
«Douro Film Harvest®»
Douro


Turismo do Douro - Página 2 Dourofilm

Primeiro Festival Internacional de Cinema no Douro

O primeiro festival internacional de cinema «Douro Film Harvest®» decorre de 10 a 13 de Setembro com o objectivo de dirigir os holofotes para os cenários do Douro Património Mundial da Humanidade e atrair mais turistas à região, anunciou hoje a organização.

Organizado pela Entidade Regional Turismo do Douro, o evento tem entre os seus fundadores o suíço Moritz de Halden, organizador de festivais como Veneza, Toronto e Berlim.

O \\"Douro Film Harvest®\\", segundo um comunicado enviado hoje à imprensa, pretende ser o \\"festival internacional de prestígio do Vale do Douro e surge com o objectivo de universalizar esta paisagem única\\".

O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, salientou que, \\"além de colocar o Douro no mapa dos eventos de cinema a nível mundial, vem projectar a região como palco idílico para a realização de filmes\\".

\\"Quem não gostaria de filmar num quadro que é Património Mundial, tão denso, colorido e envolvente, a fusão perfeita entre o trabalho do homem e as maravilhas da natureza?\\", questionou o responsável.

A organização referiu ainda que se trata do primeiro festival \\"descentralizado do mundo\\", por decorrer em simultâneo em várias localidades do vale.

Todos os dias, há uma programação variada no Teatro de Vila Real, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, e no Cine-Teatro de Torre de Moncorvo.

O festival arranca a 09 de Setembro em Vila Real, as exibições começam no dia seguinte e, a 12, actua pela primeira vez em Portugal o compositor Kyle Eastwood (filho de Clint Eastwood), que é responsável por bandas sonoras como Million Dollar Baby ou Grand Torino.

O festival encerra no dia 13, em Lamego.

O filme vencedor recebe o galardão \\"Vintage Port\\", promovendo internacionalmente, e em simultâneo, o vinho do Porto, produto de grande impacto na economia portuguesa.

Salvato Telles de Menezes é o responsável pela Direcção de Programação.

Para a organização do festival, a Turismo do Douro apresentou uma candidatura na tipologia Imaterial do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte) no valor de 450 euros, à qual ainda não houve resposta.

O evento conta com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e da Estrutura de Missão do Douro (EMD) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Lusa, 2009-06-26
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 000200A1
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Quinta Nova lança 1º percurso pedestre privado português   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 15, 2009 3:31 pm

.
17 Km entre a vinha e o rio do Douro
Sabrosa


Turismo do Douro - Página 2 Dourovistas

Quinta Nova lança 1º percurso pedestre privado português

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo disponibiliza o primeiro percurso pedestre privado homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que se estende ao longo de 17 quilómetros entre a vinha e o rio do Douro Património Mundial.

Podendo ser utilizado como actividade complementar de um hóspede do hotel rural ou gratuitamente por um qualquer visitante, o circuito está distribuído por três rotas que passam pelos locais mais emblemáticos da propriedade da Família Amorim.

Luísa Amorim gere a quinta e disse à Agência Lusa que o percurso representa uma nova aposta para a diversificação da oferta turística da Quinta Nova.

\"Nada mais fizemos do que aproveitar aquilo que a natureza nos dá e, para o turista, é uma forma de se entreter sem pagar mais por isso\", salientou.

Além de contar com a homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, o circuito foi ainda reconhecido pela \"Fédération Européenne de la Randonée Pedestre\".

A Quinta Nova possui 120 hectares e estende-se ao longo de 1,5 quilómetros pela margem norte do rio Douro, no concelho de Sabrosa e em pleno coração do Património Mundial da UNESCO.

O circuito pedestre possibilita ao visitante conhecer ao pormenor a história e os costumes de uma quinta vitivinícola, que está integrada na Região Demarcada do Douro desde a sua instituição em 1756.

Com diversos graus de dificuldade, os três percursos orientam o visitante pela adega da Quinta, pelas duas capelas, por caminhos de árvores, passando pelos três pomares da propriedade (o Pomar de África, o Pomar do Romano ou o Pomar do Laranjal), passando ainda pela azenha (onde era feito o azeite) pelo marco pombalino ou pelo miradouro.

Podem ser observadas as actividades na vinha, instaladas em socalcos ou ao alto, onde nesta altura do ano se procede à desponta (cortar ramos das videiras para não ensombrar os cachos) e à trituração das infestantes nos valados.

\"Os nossos visitantes podem andar a pé ou de bicicleta, tirar fotos ou observar aves, e até fazer um piquenique nos vários recantos da quinta\", sublinhou Luísa Amorim.

Para quem gosta de caçar tesouros, pode participar no \"winecaching\", um jogo que leva os participantes aos lugares mais emblemáticos da propriedade orientando-se com a ajuda de tecnologia de localização por satélite (GPS).

O Enoturismo representa uma das fortes aposta da Quinta Nova, que reclama ter aberto o primeiro hotel do vinho em Portugal, em 2005, que resultou da reconstrução da antiga casa senhorial oitocentista.

Os seus 11 quartos possuem vista panorâmica para a vinha e para o rio e estão decorados ao estilo da época.

No ano passado, a quinta abriu a Wine House, na Estação de Caminho de ferro do Pinhão, concelho de Alijó, que complementa uma loja de venda de vinhos e outros produtos da propriedade como compotas, tisanas ou azeite, com um museu que integra objectos que contemplam todo o ciclo do vinho, desde a viticultura à enologia, passando pela tanoaria, armazém e laboratório, exemplificando rotinas de trabalho.

Trata-se de um acervo de cerca de 500 peças datadas entre 1850 e 1970, reunido ao longo de mais de 13 anos por um dos membros da família Amorim e catalogadas pelo Museu do Douro.


Lusa, 2009-07-15
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 00020069
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: 40 embaixadores visitam o Douro no fim-de-semana   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeQui Jul 16, 2009 2:33 pm

.
Inédita de promoção do turismo
Douro


40 embaixadores visitam o Douro no fim-de-semana

Embaixadores em Portugal de 40 países dos cinco continentes vão visitar no fim-de-semana a região do Douro, numa iniciativa inédita de promoção do turismo, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

«Que se saiba, nunca 40 embaixadores foram ao mesmo tempo visitar uma região turística portuguesa», salientou a fonte, afirmando que a iniciativa «O Mundo no Douro» se integra nos objectivos de promoção internacional da região do Vinho do Porto como destino turístico.

A visita é promovida pela Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro, Museu do Douro e Turismo do Douro, e organizada pela empresa Douro Azul, contando ainda com a participação do Turismo de Portugal, Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.


Lusa, 2009-07-16
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 000201C4
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Acessibilidades no Douro são uma dor de cabe   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeQui Jul 16, 2009 2:38 pm

.
Factor limitante
Douro


Turismo do Douro - Página 2 Ip4_carro

Acessibilidades no Douro são uma dor de cabeça

As acessibilidades, tirando a A24, continuam a ser um dos calcanhares-de-aquiles da região. Viajar de carro é um verdadeiro suplício.

O grande drama das autarquias continua a ser ver passar os turistas nos barcos e não os poder tirar de lá, para que também deixem mais-valias no território. Os operadores têm-se defendido alegando que os atractivos são poucos e que nem sequer há postos de turismo, enquanto os autarcas contrapõem com falta de vontade de quebrar os pacotes de viagem fluvial que funcionam numa espécie de circuito fechado.

Daí que a Turismo do Douro tenha entre mãos um projecto de criação de uma rede de postos de turismo em todos os concelhos e, tão importante como ter a infra-estrutura, fazer com que funcionem. O turista precisa de atractivos que o consigam manter na região para além de uma noite e meia - média de permanência actual. A Estrutura de Missão do Douro espera que a lacuna venha a ser atenuada até ao final do ano, graças a um programa de incentivos que apoia a realização de eventos de animação. A Turismo do Douro quer contribuir para este objectivo com um festival internacional de cinema na região.

Falta ainda revitalizar o troço da Linha do Douro, entre o Pocinho e Barca de Alva, bem como aproveitar melhor os ramais do Corgo e Tua, não obstante esta última esteja em risco por causa da construção de uma barragem.


Eduardo Pinto in JN, 2009-07-16
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Diplomatas reconhecem paisagem do Douro como «única e especial»   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 19, 2009 4:08 pm

.
]Ainda desconhecida
Douro


Diplomatas reconhecem paisagem do Douro como «única e especial»

Turquia, Colômbia e Índia são alguns dos países cujos embaixadores em Portugal reconhecem à região do Douro o potencial para se afirmar como um destino turístico internacional.

Embaixadores de 35 países estão hoje e domingo de visita à região no âmbito da Missão Douro, uma estrutura criada pelo governo português para potenciar o desenvolvimento integrado do vale duriense, e o objectivo é atrair investimentos que permitam afirmar esse território como destino internacional.

Para o embaixador da Turquia, Kaya Türkmen, esta é a segunda visita à região do Douro, de que ouvia falar desde a sua chegada a Portugal, há dois anos e meio: \"Todos os portugueses com quem nos encontrávamos falavam do Douro e decidimos que tínhamos que vir cá\".

A primeira visita foi em carro próprio e a segunda integra agora a iniciativa \"O Mundo no Douro\", que reúne os 35 embaixadores num navio-hotel da empresa Douro Azul.

\"Vir de barco é uma experiência diferente, que impressiona muito mais\", garante Kaya Türkmen, reconhecendo à região o potencial para atrair turistas turcos.

\"Na Turquia temos sol e montanha, mas não temos esta paisagem\", afirma o embaixador. \"Isso é único e tem a vantagem de ser num país que é muito parecido com a Turquia em termos de clima e da personalidade das pessoas\".

Para Arturo Sarabia, embaixador da Colômbia, \"o Douro está cheio de possibilidades devido à beleza da sua paisagem, à sua história e ao mundo do vinho\".

\"Uma potencialidade a explorar é um intercâmbio turístico entre a Colômbia e Portugal\", adianta o embaixador.

Aos portugueses, Arturo Sarabia recomenda viagens à Colômbia durante o Inverno, quando na América Latina é Verão. A visita incluiria Cartagena das Índias e Bogotá, e poderia alargar-se ao turismo de negócios, que em território colombiano \"tem registado um crescimento muito grande e é agora a jóia da coroa dos investidores estrangeiros\".

Para os colombianos, Portugal será um destino interessante sobretudo num pacote turístico \"que combine Douro, Lisboa e Fátima\".

\"A Colômbia é um país muito católico e tem muito turismo religioso\", observa Arturo Sarabia, \"mas as pessoas também procuram outras coisas, como história e paisagem, e não tanto o mar, que também temos lá\".

Primrose Sharma, embaixadora da Índia, considera que \"Portugal tem sido muito modesto acerca do que tem\".

\"Os indianos têm uma ligação muito forte a Portugal graças a Goa\", recorda a diplomata, \"mas sinto que não conhecemos suficientemente o país\".

\"Todos os que cá vêm acabam por dizer «não fazia ideia que Portugal era assim»\", declara Primrose Sharma, \"mas faz falta uma publicidade mais agressiva, mais inteligente, que dê a conhecer melhor o país e a região do Douro, que é particularmente especial\".

\"O Douro não será um destino para pessoas jovens\", continua, \"mas é perfeito para gente mais madura, que saberá apreciar a qualidade desta oferta e a irá compreendê-la melhor\".

Para as gerações mais novas, o interesse do Douro centrar-se-á sobretudo no vinho: \"Pela sua história colonial britânica, os indianos sempre foram tradicionalmente apreciadores de whisky, mas a população mais jovem começa agora a ter muita curiosidade em relação ao vinho\".

\"Beber vinho é visto como um acto de sofisticação\", conclui a embaixadora. \"Está na moda e fica sempre bem\".

Lusa, 2009-07-19
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 000201B9
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Douro será referência em seis cidades do Mundo   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeSeg Jul 20, 2009 12:14 pm

.
«I Douro You»
Douro


Turismo do Douro - Página 2 Douro_vinha_rio3

Douro será referência em seis cidades do Mundo

Região promovida em Madrid, Paris, Londres, Berna, Berlim e Washington.

Madrid, Paris, Londres, Berna, Berlim e Washington - eis as seis cidades onde vão desenvolver-se acções de promoção do Douro. O anúncio foi feito ontem pela Estrutura de Missão do Douro, durante a visita de 35 embaixadores à região.

A Estrutura de Missão do Douro, em parceria com o Turismo do Douro, o Museu do Douro e a Rota do Vinho do Porto, adoptou para fins de promoção turística da região a marca \"I Douro You\". \"A adopção da lovebrand pressupôs uma mensagem simultaneamente universal, emocional e diferenciadora\", referiu a organização.

Da mesma forma, vários \"embaixadouros\" (embaixadores da região do Douro) serão nomeados para \"vender a região além fronteiras\". Ontem, o primeiro a ser anunciado foi o empresário Mário Ferreira, da Douro Azul (ler texto em baixo).

Para o efeito, até 2010 será levada a cabo uma acção inédita de internacionalização da região do Douro - onde está incluída igualmente a capital dos Estados Unidos da América - que tem um investimento previsto até Julho do próximo ano de 870 mil euros, dos quais 70% deverão ser cofinanciados através dos fundos estruturais, ao abrigo de uma candidatura já apresentada ao programa Operacional Regional do Norte.

Desta forma, o projecto Douro Vivo \"tem como objectivos projectar nacional e internacionalmente o potencial turístico da região do Douro, nas vertentes de procura turística e atracção de investimentos, e contribuir para a fixação temporal dos visitantes, combatendo a sazonalidade\", sublinhou a Estrutura de Missão do Douro.

Para Ricardo Magalhães, chefe do projecto, \"só desta forma se consegue abrir o Douro ao mundo\". Na opinião do mesmo responsável, \"desde que foi atribuído o título de Património da Humanidade ao Alto Douro Vinhateiro (a 14 de Dezembro de 2001) a região esteve muito tempo fechada sobre si própria\".

\"Entretanto passaram-se oito anos. Tempo mais que suficiente para começarmos a tirar melhor partido desse estatuto\", acrescentou.

Além do \"trabalho concertado com as embaixadas\", na perspectiva de divulgação internacional da região, Ricardo Magalhães chamou a atenção para a necessidade se melhorarem os acessos ao Douro, nomeadamente em zonas como a de Tabuaço e de S. João da Pesqueira.

\"A capacidade de oferta da região tem de aumentar em qualidade e quantidade\", afirmou o chefe da Estrutura de Missão do Douro, que especificou que \"as 2500 camas é claramente insuficiente, havendo o objectivo claro de, em 2013, a região do Douro poder oferecer 4500 camas\". A iniciativa \"O mundo no Douro\", que no fim-de-semana levou 35 embaixadores dos cinco continentes a conhecerem a região vinhateira do Douro, foi o arranque de outros projectos que se estenderão até ao próximo ano.

Neste contexto, há a realçar a programação e realização de 40 concertos, organizados pelo Museu do Douro, como factor de animação turística e diversificação da oferta cultural, ou a actividade de responsabilidade social, que levará, ainda no decorrer deste ano, um conjunto de jovens da região a ver o mar pela primeira vez, a partir de um cruzeiro fluvial.


Marta Neves in JN, 2009-07-20
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 00020189
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Propostas para dias bem passados com desporto à mistura   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeTer Jul 21, 2009 2:02 pm

.
Carpe Diem no Douro
Douro


Propostas para dias bem passados com desporto à mistura

Como ferramenta interactiva e de pesquisa, a Internet permite também preparar com muita facilidade uma visita a um dos destinos turísticos da moda: O Alto Douro Vinhateiro, que é Património Mundial da Unesco desde De-zembro de 2001 e que tem registado uma evolução interessante ao nível da oferta, embora a margem de crescimento ainda seja grande.

Nos últimos anos, têm desabrochado diversos projectos de pequenas empresas que desenvolvem actividades diversas na região, sempre com o objectivo de cativar e entreter os visitantes durante a sua estadia. Um exemplo é a empresa TRAT-Tomé e Rebelo, Actividades Turísticas, Ldª, que pode ser consultada em trat.pt, onde apresenta o que disponibiliza a quem a procurar, com destaque para os mini-cruzeiros no rio Douro, que permitem apreciar a paisagem entre a barragem da Valeira e a foz do rio Sabor. Há quatro alternativas de passeios fluviais. Promove ainda visitas a quintas, passeios em moto-quatro, provas de vinhos e almoços regionais. Na época baixa também há passeios pedestres e outras actividades radicais. Actualmente, a TRAT explora o restaurante em que foi transformado a antiga estação ferroviária da Ferradosa, em São João da Pesqueira.

Outra pequena empresa que viu no turismo do Douro uma oportunidade para desenvolver um negócio é a Arisdouro, em arisdouro.com, que tem barcos rabelos - o típico barco do Douro que outrora transportou as pipas de Vinho do Porto até Vila Nova de Gaia - atracados no cais do Pinhão, concelho de Alijó. Realiza passeios ao longo de todo o ano no rio Douro, com a particularidade de o turista poder optar por qualquer tipo de viagem e de horário. A única condição é fazer a reserva antecipada. A Arisdouro possibilita a degustação de vinhos da região e fazer uma refeição a bordo do barco, confeccionada pelo chefe Rui Paula do restaurante DOC, na Folgosa do Douro.

Com sede na Régua, a Novas Etapas, Animação Turística, Lda, mostra no seu site, novasetapas. com, um variado leque de possibilidades. Para além de cruzeiros no rio Douro, organiza passeios em todo-o-terreno, raids fotográficos, percursos pedestres, passeios a cavalo, piqueniques, visitas a quintas e aos parques naturais, entre outros. Com uma acção mais direccionada para os concelhos do Douro Superior (Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa) a Sabor Douro, sabordouro.com, promove canoagem, passeios de barco, passeios pedestres e de todo-o-terreno, raids fluviais.

trat.pt / arisdouro.com / novasetapas.com / sabordouro.com


JN, 2009-07-21
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 0002005F
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Só Madeira e Algarve batem região   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 22, 2009 4:35 pm

.
Douro como destino turistico
Douro


Turismo do Douro - Página 2 Dourobarco

Só Madeira e Algarve batem região

O Douro está a ser mais procurado. Nos meses de Maio e Junho registaram-se taxas elevadas de ocupação hoteleira. Entre as entidades regionais de Turismo nacionais, só ficou atrás do Algarve e da Madeira.

A Turismo do Douro revelou, ontem, que a região que tutela foi mais visitada por turistas nacionais e estrangeiros no passado mês de Maio, tendo registado taxas de ocupação de camas na ordem dos \"40% nos dias úteis e dos 60% nos fins-de-semana\". A contabilidade mostra que naquele mês ficou à frente dos pólos turísticos da Serra da Estrela, Leiria-Fátima, Oeste, Litoral Alentejano, Porto Santo e Alqueva. Este último foi o que mais se aproximou do Douro, com taxas de ocupação de 37%. Ao fim-de-semana, a região duriense conseguiu mesmo ficar à frente das áreas regionais de turismo do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e a Região Autónoma dos Açores. Em Junho, a procura caiu ligeiramente por causa do apelo pelo sol e praia, mas subiu nos fins-de-semana, comparativamente a Maio, tendo-se registado ocupações de 63,6%. Desta vez, a Madeira conseguiu melhor resultado, com 66% em idênticos dias.

Os números de Maio e Junho levam o presidente da Turismo do Douro, António Martinho, a concluir que \"a região está a ser cada vez mais procurada\" e que tal facto \"é bom para os empresários de hotelaria e restauração que investiram no Douro\".

Este sucesso é \"gratificante\", diz Martinho, dado a aposta feita na promoção do Douro como destino alternativo ao sol e praia. É o caso da candidatura à lista mundial das Maravilhas da Natureza, o que deu mais visibilidade internacional. O medo de viajar para o estrangeiro, por causa da Gripe A, também terá contribuído para a opção de alguns turistas nacionais.


Eduardo Pinto in JN, 2009-08-20
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 00020097
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Fim-de-semana prolongado registou recorde de turistas   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeQui Out 08, 2009 10:08 am

.
Maior enchente de sempre
Douro


Turismo do Douro - Página 2 Douro_vinha_rio3

Fim-de-semana prolongado registou recorde de turistas

O fim-de-semana prolongado registou a maior enchente de sempre no Douro. As 2500 camas disponíveis esgotaram por completo e houve quem dormisse no carro. Um sinal de que a região é cada vez mais atractiva.

A entusiasmada revelação foi feita, ao JN, por António José Teixeira, presidente da Rota do Vinho do Porto, à margem da festa de domingo à noite, em que foram apresentados 23 novos associados. \"Este fim-de-semana não houve uma única cama livre em toda a região, os restaurantes estiveram completamente esgotados, a Régua esteve cheia de gente e até assisti, nesta cidade, a pessoas que dormiram dentro dos carros e na estação de comboios\", disse.

Os operadores confirmam a enchente do fim-de-semana. O restaurante DOC, na Folgosa do Douro, Armamar, foi pequeníssimo para a procura. \"De sexta a segunda-feira recebemos uma média de 200 clientes por dia\", contabilizou o chefe Rui Paula, lamentando ter deixado de atender \"cerca de 900 pessoas\". E houve quem não tendo conseguido marcar uma refeição de autor para o fim-de-semana tenha \"prolongado a estadia por mais um dia\". \"Já tenho sala cheia para amanhã [hoje]\", salientou.

Na unidade de turismo de habitação do Casal de Tralhariz, em Carrazeda de Ansiães, Pedro Coelho, teve mais uma casa cheia. \"Correu muito bem, na segunda-feira da semana passada já tinha as marcações feitas\", sublinhou, satisfeito. Mas a placa \"lotação esgotada\" foi colocada muito mais cedo no hotel rural da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Sabrosa. \"Já tínhamos este fim-de-semana completo há mais de um mês\", avançou uma fonte ligada à unidade hoteleira. Celeste Pereira, da empresa de animação turística \"Green Grape\", apercebeu-se de gente que no fim-de-semana andou \"desesperadamente à procura de quarto\". Ela própria foi requisitada por três grupos mas não conseguiu alojar nenhum.

As vindimas são o maior atractivo do Douro. Os visitantes procuram participar nos trabalhos da recolha das uvas, lagaradas, provas de vinhos e passeios pelas quintas. O momento alto deste fim-de-semana foi o baile de gala das vindimas que decorreu na Casa do Douro juntando figuras do jet-set nacional.

A grande procura do fim-de-semana \"é a resposta de uma região que está a acordar\", sublinhou António José Teixeira, admitindo que \"a única forma de o Douro se tornar um destino turístico - que ainda não é - passará pelo funcionamento em rede dos operadores\". E na opinião do chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, o reforço da Rota do Vinho do Porto, só beneficia uma região que precisa de \"parceiros cada vez mais fortes\" para a projectar em todo o Mundo.

O próximo passo da Rota é lutar, primeiro, por manter a ocupação das unidades turísticas durante todos os fins-de-semana do ano, e, segundo, por ocupá-las também durante os dias úteis. \"Para isso temos de ser inovadores e conseguir chamar pessoas em alturas absolutamente improváveis, do ponto de vista do turismo\", disse António José Teixeira, que também ambiciona aumentar o interesse por zonas do Douro mais afastadas do eixo Lamego-Régua-Vila Real, onde se concentra a maior procura.


JN, 2009-10-07
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 Auto
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Sopas e Merendas em Freixo de Espada à Cinta até ao próximo domingo   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeQua Out 21, 2009 1:11 pm

.
De 22 a 25 de Outubro
Freixo de Espada à Cinta


Sopas e Merendas em Freixo de Espada à Cinta até ao próximo domingo

Apanhar os turistas pelo estômago.
É isso que a câmara de Freixo de Espada à Cinta pretende fazer, organizando pelo terceiro ano consecutivo a festa das Sopas e das Merendas. O certame começa já na quinta-feira e dura até ao próximo domingo.

O vice-presidente da autarquia e vereador da cultura acredita que esta edição será de consolidação do evento, até porque foram introduzidas algumas melhorias.

“Vamos ter um novo local, o espaço multiusos, que tem todas as condições para receber os visitantes. Vamos ter ainda uma tenda com 1200 m2, seis restaurantes, dez expositores com produtos regionais, como o azeite, o mel e a sede. Associados a todos os dias da festa, de 22 a 25 (domingo), vamos ter uma série de actividades musicais e lúdicas e um passeio TT”, explica.

Ainda assim, Pedro Mora diz que a grande aposta são mesmo as sopas.
“As sopas com a base de pão, água, azeite e alho, e ainda outros ingredientes, como os espargos. Depois, as sopas sem recurso ao pão, que é a sopa normal. Temos ainda os petiscos, como as diversas bolas de carne, os enchidos, as tortas de ovo, de batata, de espargos, de cebola, aliados a pratos mais elaborados que vão desde os peixes do rio a outros que possam fazer a fusão entre a comida do Douro e a de Trás-os-Montes, como o cabrito assado ou as casulas com o butelo.”

O vice-presidente da câmara de Freixo acredita que os turistas já têm a ganhar após duas edições já realizadas.
“A restauração em Freixo começou a ter mais oferta nas suas ementas mais ligadas à tradição gastronómica local. Vamos tendo alguns casos de sopas de espargo, de alho, de feijão… os enchidos estão sempre nas ementas dos restaurantes locais. Estou convicto que nos últimos dois anos, a festa das Sopas e Merendas contribuiu para que os empresários da restauração melhorassem e apostassem mais nas tradições da nossa gastronomia.”

Mesmo assim, a organização queixa-se de falta de participação dos empresários locais.

Os restaurantes, na sua maioria, não se fizeram representar numa reunião que fizemos, não dando hipótese de criar um circuito paralelo à festa, sem que precisassem de estar lá representados. Por isso é que eu digo que é importante que este seja um ano de consolidação, para que possamos criar um novo modelo no futuro que se possa expandir aos restaurantes do concelho.”

Com um orçamento de 30 mil euros, Pedro Mora aponta para a presença de cerca de dez mil visitantes.

A organização tem apostado na divulgação junto dos vizinhos espanhóis, especialmente nas comunidades de Valladolid, Salamanca e Madrid.

Na sexta-feira, será a vez da Praça da Alegria, da RTP, ser transmitida em directo do recinto da feira.


Brigantia, 2009-10-21
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 Smilie34Turismo do Douro - Página 2 Smilie34Turismo do Douro - Página 2 Smilie34Turismo do Douro - Página 2 Smilie34Turismo do Douro - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Angelina e Brad refugiam-se no Douro   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeSex Out 23, 2009 2:58 pm

.
Na Quinta da Romaneira
Douro


Turismo do Douro - Página 2 Roman3

Angelina e Brad refugiam-se no Douro

Angelina Jolie e Brad Pitt escolheram Portugal para se refugiarem dos paparazzi, revela a imprensa diária nomeando o hotel exclusivo da Quinta da Romaneira, em Vila Real, como o local escolhido pelo casal Jolie-Pitt para conseguirem descansar longe dos olhares indiscretos, na Primavera passada.

O facto de se tratar de uma propriedade isolada, onde não há televisões ou telefones e onde só se consegue chegar de helicóptero ou de jipe todo-o-terreno, terá cativado as estrelas de Hollywood, que encontraram em Portugal a privacidade que desejavam.

O site da lux contactou a Quinta da Romaneira que não quis aprofundar a matéria nem confirmar se esta foi a primeira ou única vez que Angelina Jolie e Brad Pitt lá estiveram.

«Sigilo profissional» foi o argumento apresentado, não tendo havido, no entanto, qualquer desmentido sobre o acolhimento das celebridades.

De acordo com notícias que circularam na Internet na Primavera passada, Angelina Jolie foi vista à procura de casa em Portugal, na zona de Lagos, numa altura em que disparavam rumores sobre um possível mal-estar com o marido, Brad Pitt.

O site «Showbiz Spy» chegou a adiantar: «Ela ama Portugal e quer criar os seus filhos lá».


, 2009-10-23
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 Wave
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Os encantos das Arribas do Douro   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeSex Out 30, 2009 3:27 pm

.
Os encantos das Arribas do Douro
Miranda do Douro


Cerca de 350 participantes de diversas nacionalidades descobriram os recantos das encostas do rio Douro

Conhecer a beleza das paisagens do Parque Natural das Arribas do Douro foi o mote para um passeio Eco – turístico, que decorreu, anteontem, nas margens do rio Tormes, junto à localidade raina de Trabanca (Espanha).

A iniciativa juntou cerca de 350 participantes de várias nacionalidades, na sua maioria espanhóis, mas também marcaram presença alguns portugueses, ingleses, japoneses, brasileiros e alemães.
Segundo o presidente do Ayuntamiento de Trabanca, José Luís Pascoal, estes passeios teve como objectivo dar a conhecer a beleza natural desta região transfronteiriça.

“No Outono, esta zona das Arribas do Douro assume uma encanto natural, devido às cores da paisagem. Desta forma, organizámos uma iniciativa diferente, guiada por especialista em meio ambiente, para dar a conhecer as diferentes espécies da fauna e flora desta região”, enalteceu o autarca.
A sensibilização das populações para a protecção dos ecossistemas é, ao mesmo tempo, é outra das preocupações.

Para os participantes, esta região transfronteiriça é única um termos ibéricos ao nível da paisagem e do património, trunfos que terão de ser utilizados na promoção turística desta região, já que do outro lado do rio Douro se encontra outra área protegida de reconhecido valor ambiental: o Parque Natural do Douro Internacional.

“ Os encantos desta estação do ano é desconhecida dos turistas, já que a maior afluência de turistas à esta região é a Primavera e o Verão. No entanto, esta altura do ano assume-se como espectacular, dado o colorido da paisagem”, afiança José Luís Pascoal.
A arquitectura popular das arribas do Douro é outro dos pormenores a observar, já que tem elementos ricos e variados.

Durante o passeio, cada grupo de 50 caminhantes foi apoiado por um ou dois guias, que chamaram a atenção dos participantes para pormenores importantes.

A região raiana quer tornar-se um conjunto, fruto da constituição do Agrupamento Europeu do Cooperação Territorial Douro/Duero.


Francisco Pinto, Jornal Nordeste, 2009-10-28
In DTM


Turismo do Douro - Página 2 14578
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Espanha quer teleférico no Penedo Durão   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 05, 2009 5:42 pm

.
Investimentos e projectos
Freixo de Espada à Cinta


Turismo do Douro - Página 2 9306_jn

Espanha quer teleférico no Penedo Durão

Construir um teleférico entre as margens durienses de Penedo Durão, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, e Peña la Vela, em Hinojosa de Duero (Espanha) é um dos projectos previstos no «Cúpulas del Duero».

Este programa castelhano propõe, ainda, a criação de uma nova ligação entre Espanha e Portugal, através da construção de uma ponte em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, bem como a recuperação do troço ferroviário entre La Fuente de San Esteban e Barca d Alva, para fins turísticos.

Estas são, apenas, algumas das propostas integradas no projecto «Cúpulas del Duero» que defende, ainda, a aquisição de um barco, que ficaria sedeado em Vega Terrón, para a realização de cruzeiros ao longo do rio Douro e a dinamização dos que já existem. A partir desta proposta, os turistas poderão, também, visitar as barragens e respectivas centrais eléctricas de Saucelle, Aldadávila e Almendra: esta última é a maior bacia do Douro e faz o aproveitamento do rio Tormes (Espanha), tendo criado um imenso espelho de água.

Com a implementação das várias medidas do programa «Cúpulas del Duero» pretende-se fomentar a criação de diversos postos de trabalho e combater a desertificação das regiões durienses, bem como impulsionar a recuperação do centro histórico de algumas localidades.

A valorização de recursos únicos da raia, como a linha ferroviária Fuente de S. Esteban – Barca d Alva, o rio Douro, monumentos históricos e o Parque Natural das Arribas são outras medidas integradas no projecto espanhol.

Em Portugal já foi assinado um protocolo de intenções para reabilitar a linha do Douro, entre Pocinho e Barca dAlva

Integrado por Toro, Valbuena e as arribas durienses (Espanha), o projecto «Cúpulas del Duero», com abrangência transnacional, mas de cariz regional, visa promover actividades de desenvolvimento e promoção associadas ao rio Douro em diversas localidades.

O «Cúpulas del Duero» baseia-se, assim, na análise das potencialidades durienses, como recursos hídricos e ambiental, potencial energético, riqueza patrimonial e cultural, bem como a qualidade de determinados produtos.

Este é, por isso, o primeiro passo para a posterior elaboração de um programa transfronteiriço implementado em parceria com o Norte de Portugal, com vista à angariação de fundos comunitários.

O conjunto de projectos em que se inclui o teleférico entre Hinojosa de Duero e o Penedo Durão foram apresentados à Junta de Castilla y León pelas seguintes entidades: Associación de Empresarios de El Abadengo, Associación de Empresarios de Ciudad Rodrigo, Associación de Empresarios de Vitigudino e Cámara de Comercio de Salamanca.
Recorde-se que do lado português também está a ser estudada a reabertura da linha do Douro entre o Pocinho e a fronteira.

25 milhões de euros é o investimento prometido pelo Governo, caso o acordo celebrado a REFER, CP, CCDRN, Estrutura de Missão do Douro e Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos passe à prática.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa é uma das entidades que acredita no protocolo de intenções, mas lembra que é necessário dar continuidade à linha até Salamanca, tal como defende, há vários anos, o alcalde de Hinojosa de Duero.

A par do investimento público, o futuro da ferrovia pode passar por parcerias com as autarquias locais e com investidores privados, para rentabilizar a linha em pleno.

A revitalização do troço ferroviário até Barca dAlva está associada ao projecto Douro Navegável. Nesta fase Vão ser investidos 2,5 milhões de euros na requalificação do cais do Pocinho para melhorar as acessibilidades e facilitar a venda da marca “Douro”, cativando os turistas a visitar esta zona, que é Património da Humanidade.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2009-11-05
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Turismo no rio Douro registra aumento de 9% até setembro   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 15, 2009 12:28 pm

.
Navegação marítimo-turística
Douro


Turismo do Douro - Página 2 DouroAzul_barco

Turismo no rio Douro registra aumento de 9% até setembro

Até o final de setembro, cerca de 165 mil pessoas visitaram, de barco, o rio Douro, patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o que representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados revelados nesta terça-feira.

A Delegação do Douro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) informou que, até o final de setembro, navegou pelo rio em embarcações turísticas um total de 165.635 pessoas, enquanto, no mesmo período de 2008, o número foi de 152.070.

A navegação marítimo-turística e de recreação no Douro sofreu um aumento de 9% em comparação com o ano passado.

Atualmente, 14 empresas operam na via navegável do rio. Uma delas é a Douro Azul, cujo proprietário, Mário Ferreira, já afirmou que \"este foi o melhor ano de sempre\" para a companhia.

Até o final do ano, o responsável prevê \"trazer no mínimo 100 mil pessoas à região duriense\". Segundo ele, o crescimento foi \"superior a 11%\".

Em 2009 e até a primeira semana de outubro, a firma transportou um total de 116.882 passageiros, o que rendeu um volume de negócios de 12,392 bilhões de euros (R$ 31,6 bilhões).

No ano passado, a empresa de Mário Ferreira transportou 90.610 passageiros, que geraram um faturamento de 11,501 bilhões de euros (R$ 29,3 bilhões).

\"Já sabíamos que este ia ser um ano difícil por causa da crise. O mercado inglês teve uma quebra superior a 25% e era o nosso maior mercado estrangeiro. Por isso, desde o início do ano, procuramos arranjar alternativas para cobrir o que seriam o buraco do mercado inglês\", afirmou o responsável.

Investimento em outros mercados

A Douro Azul investiu em mercados alternativos, que, segundo Mário Ferreira, \"não estavam em crise\", como Suíça, Israel, Austrália e Nova Zelândia. \"O mercado português também subiu muito em relação ao ano passado\", destacou.

Há 20 anos, Maria Jesus Leitão passa todos os dias em frente à estação do Peso da Régua com um cesto em uma mão e as tradicionais balas na outra, tentando chamar a atenção dos turistas.

\"Este ano pareciam formiguinhas a irem em carreirinhos do trem para os barcos e vice-versa\", afirmou à Agência Lusa.

Só que, para a comerciante, mais turistas não significaram mais clientes.

\"Os estrangeiros não compram nem um pacote de bala. Para pagarem um tostão é um Deus nos livre. Mas também, a verdade é que nem tempo lhes dão para parar, quase correm para irem apanhar os barcos ou o trem\", disse.

Os residentes da região também fazem muitas queixas de que os turistas quase não saem dos barcos ou pouco visitam o resto do território.

Mas, segundo António Martinho, presidente da Entidade Regional Turismo do Douro, \"este ano já se deram passos muito significativos para mudar esse fato\".

O responsável disse que, por exemplo, algumas empresas de turismo fluvial fecharam contratos com casas de enoturismo, aonde levaram os passageiros para fazerem refeições tradicionais ou provas de vinhos.

Para Martinho, é indiscutível que o Douro recebeu mais turistas neste Verão.

\"É um fato que o Douro tem vindo a aumentar a sua taxa de ocupação, seja no alojamento tradicional, seja no turismo no Espaço Rural\", reforçou.

Lusa, 2009-11-11
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Turismo é a aposta de Américo Pereira   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 15, 2009 12:39 pm

.
Desenvolvimento rural do concelho
Vinhais



Turismo do Douro - Página 2 9337_jn

Turismo é a aposta de Américo Pereira

Continuar o trabalho iniciado há quatro anos com a colaboração da oposição. Foi com estas palavras que o socialista Américo Pereira tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Vinhais.

Eleito com 68,4 por cento dos votos, o autarca adiantou que o turismo é o vector central para o próximo mandato como ferramenta para desenvolver o concelho. Assim sendo, o objectivo é melhorar as aldeias e a própria vila, dotando a região com equipamentos que cativem pessoas.

“Queremos continuar a criar melhores condições de vida nas aldeias para as pessoas que lá vivem e as visitam, de modo a que não fiquem desertificadas”, explicou o edil.

Já na vila, Américo Pereira pretende apostar na criação de infra-estruturas e equipamentos, com vista à modernização e melhoria do aspecto urbano de Vinhais. “Queremos que a localidade seja muito atraente para quem passe pelo Nordeste Transmontano”, justificou o responsável.

Continuar a apoiar as fileiras do fumeiro e da castanha, como fontes de riqueza local são outras das medidas previstas pelo autarca, bem como a concluir o saneamento rural e reforçar o abastecimento de água. Construir o Centro de Interpretação do Fumeiro, estacão de camionagem, centro cultural, ciclovia, Circular Interna de Vinhais e arranjo urbanístico do lado sul, entre muitos outros, são outras das prioridades.

“Temos uma série de obras para executar neste mandato que já estão aprovadas”, avançou Américo Pereira, que avança para o segundo mandato à frente da CMV.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2009-11-14
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ponte de Quintanilha só dá prejuízo   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 15, 2009 12:49 pm

.
Ponte de Quintanilha só dá prejuízo
Distrito de Bragança


Turismo do Douro - Página 2 Ponte_quintanilha_fim

Empresários dos dois lados da fronteira dizem que novo acesso leva forasteiros para longe

A ponte Internacional de Quintanilha não foi um maná para o negócio da fronteira ,como se esperava. O comércio definha, os empresários lastimam. As acessibilidades tornam a viagem mais rápida. Quem viaja pára menos.

Aberta ao tráfego há quatro meses, a ponte internacional de Quintanilha aproximou os dois lados da fronteira, mas está ainda longe de ter operado a revolução esperada há 30 anos, quando se iniciou a construção do IP4.

A zona de fronteira não desencrava. Definha. Está cada vez mais deprimida economicamente. A travessia não trouxe ainda benefícios à maior parte dos estabelecimentos comerciais entre Bragança e Alcanices, os lojistas queixam-se que até agora a ponte nada mais trouxe do que cortar as inconvenientes curvas da velha estrada portuguesa, da Senhora da Ribeira, cuja ponte não permitia a passagem em simultâneo de um ligeiro e um pesado.

Os empresários estão desalentados. A maioria já dobrou os 50 anos e não tem esperança no futuro. \"Nem que construíssem três pontes esta zona desencravava\", lamentou Santiago Perez, proprietário de um pronto-a-vestir do lado de lá da fronteira. Alcanices tem dias que mais parece uma terra fantasma, mesmo ao fim-de-semana. \"Poucos portugueses vêm de propósito fazer compras, aqui também não chegam turistas, os que passam, ou vão directos para o litoral português, ou ficam em Miranda do Douro\", acrescentou.

Santiago Perez ainda não atravessou a ponte nem tem grande curiosidade. \"Não é ela que nos vai resolver a vida. A fronteira está estagnada, a tendência será para piorar com a construção de estradas melhores\", vaticinou.

Também os comerciantes da N122, em Trabazos e Sejas de Aliste, carpem as mesmas mágoas. Ao contrário do que esperavam, a ponte não trouxe mais gente, ajudou a levar os que antigamente faziam paragens durante viagens de longo curso e descansavam, para fazer uma refeição e pernoitar. \"A carretera está melhor, isso é bom, mas houve tempos em que antes de chegarem a Quintanilha paravam, agora já não\", explicou, Manuela Carneiro, natural de Sejas de Aliste. \"Já nem os camionistas param. Agora, daqui a Bragança são cinco minutos, para quê parar?\", acrescentou.

A crise é total, atestam os comerciantes, que elogiam as acessibilidades, mas não há mais gente nas localidades por causa disso. Pelo mesmo diapasão afinam os empresários de Bragança. Óscar Geadas, do Restaurante \"O Geadas\", aplaude a facilidade de circulação, mas o reverso da moeda é doloroso, tem contribuído para perder clientes. \"Havia pessoas que vinham com regularidade, quando iam para Espanha, mas agora não param em Bragança\", resumiu. Também o dono de \"O Silva\" deu conta de que os clientes espanhóis, \"são os mesmos que vinham antes\".

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança, António Carvalho, considera que desde que a ponte abriu há mais turistas espanhóis em Bragança, sobretudo aos fins-de-semana e feriados. No entanto, não nega que o comércio não está direccionado para a clientela espanhola. \"Além disso fecha ao sábado à tarde\", criticou.

O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, diz que a melhoria das acessibilidades ainda não deu frutos porque \"falta a auto-estrada. A ponte surgiu com muitos anos de atraso, o mesmo vai suceder com a auto-estrada. A delonga contribuiu para a depressão da região fronteiriça, realçou o edil, para quem se \"impõem políticas de ruptura para esta zona e medidas fiscais diferenciadoras\". \"O que falta é ver o interior como uma oportunidade\", defende.

Glória Lopes in JN, 2009-11-11
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Feira Gastronómica do Porco já tem data   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 15, 2009 1:33 pm

.
15, 16 e 17 de Janeiro de 2010
Boticas


Feira Gastronómica do Porco já tem data

A XII edição da Feira Gastronómica do Porco, em Boticas, tem data marcada para os dias 15, 16 e 17 de Janeiro de 2010.

Este certame, organizado pela Câmara Municipal de Boticas, alcançou grande sucesso nas anteriores edições, pelo que continuará a manter intactos os seus objectivos.

Contribuir de forma marcante e decisiva para a defesa dos interesses do mundo rural barrosão, valorizando os produtos da agricultura e da pecuária locais e procurando tirar partido do turismo gastronómico, cada vez mais exigente e em considerável expansão no nosso país, são as prioridades.

A dimensão que atingiu ao longo dos anos transformou a Feira Gastronómica do Porco num evento de grande significado para a economia local, em especial para aqueles que continuam a criar o porco e a fazer os enchidos da forma tradicional e que encontram nesta feira oportunidades de negócio únicas e o reconhecimento da qualidade dos seus produtos.

Dado que o modelo seguido em edições anteriores é considerado uma “receita de sucesso”, manter-se-á na edição 2010, razão pela qual a Feira Gastronómica do Porco continuará a apostar na promoção da gastronomia do concelho e dos seus pratos tradicionais, neste caso concreto confeccionados à base da carne de porco e do fumeiro.

Jornal Nordeste, 2009-11-14
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Prémio «Douro Ensaio» atribuído pela primeira vez   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeSex Dez 11, 2009 5:42 pm

.
Atribuído bienalmente
Peso da Régua


Prémio «Douro Ensaio» atribuído pela primeira vez

O prémio «Douro Ensaio», com um valor de 5000 euros, é entregue pela primeira vez a 14 de Dezembro, no Peso da Régua, no dia em que se assinala o oitavo aniversário da elevação do Douro a Património Mundial da Humanidade.

Instituído pela Direcção Regional da Cultura do Norte (DRCN) e pela Fundação EDP, o prémio é entregue pela primeira vez este ano e visa distinguir o melhor ensaio sobre obras do património literário relacionado com a região duriense ou sobre os seus escritores.

Segundo fonte da DRCN, o «Douro Ensaio» será atribuído bienalmente e terá um valor pecuniário de 5000 euros, havendo a possibilidade de serem consideradas duas menções honrosas.

Lusa, 2009-12-09
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: National Geographic divulga Douro   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeTer Dez 15, 2009 5:07 pm

.
«Destino Douro - Turismo»
Douro


Turismo do Douro - Página 2 Ricardo_magalhaes

National Geographic divulga Douro

A National Geographic Society vai ajudar a internacionalizar o Alto Douro Vinhateiro como destino turístico sustentável. A parceria com as entidades regionais vai ser assinada segunda-feira, em Vila Real.

É no dia em que a região comemora oito anos sobre a atribuição pela Unesco do galardão de Património da Humanidade que se vai dar mais este passo para o seu desenvolvimento. A cerimónia vai fechar a conferência \"Destino Douro - Turismo, Sustentabilidade e Património Mundial\", que vai decorrer no Teatro de Vila Real, a partir das dez horas da manhã, e que reunirá representantes de diversas organizações nacionais e internacionais.

Um dos desafios que, neste momento, se colocam ao Douro é o modelo de desenvolvimento turístico a seguir. O chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, explica que mais importante que querer assumir a região como um destino, é que este \"se desenvolva mediante elevados padrões de qualidade e sustentabilidade\". Outro, não menos importante, é a sua internacionalização. \"A parceria com a National Geographic Society persegue, precisamente, esses desafios\", já que se trata de \"uma das maiores organizações mundiais da natureza científica. Não é só a revista que todos conhecem, é muito mais que isso\".

Aquele organismo também estimula e apoia o processo de valorização dos destinos turísticos sustentáveis, o que, diz Ricardo Magalhães, \"só por si já justifica a parceria\". De recordar que na avaliação deste ano, a National Geographic Society colocou o Alto Douro Vinhateiro no sétimo lugar de uma lista de 133 regiões de todo o Mundo, o que na altura foi considerado \"excepcional\".

O chefe da Missão do Douro explica que, na prática, a promoção internacional da região poderá passar por \"integrar informação sobre o destino Douro na revista mensal que aquele organismo publica\". Tal representaria \"um passo enorme\" na concretização dos objectivos que a estrutura duriense persegue, já que a publicação \"tem uma tiragem de uns milhões de exemplares, em vários idiomas\".

Ricardo Magalhães deseja ainda que a parceria que vai ser formalizada segunda-feira seja alargada a outras entidades. No mesmo dia vai ser assinada uma declaração de compromisso entre instituições durienses para apresentar uma candidatura à rede mundial de destinos Património da Humanidade.


Eduardo Pinto in JN, 2009-12-14
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 Smilie34Turismo do Douro - Página 2 Smilie34Turismo do Douro - Página 2 Smilie34Turismo do Douro - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Parque ecológico vai custar 10 milhões de euros   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 27, 2009 4:43 pm

.
«Natur Water Park»
Vila Real


Parque ecológico vai custar 10 milhões de euros

O primeiro parque ecológico de Portugal está a ser construído em Vila Real, reunindo parques de campismo, aquático, aventura, pistas de gelo e quinta pedagógica, num investimento de 10 milhões de euros que criará 100 postos de emprego directos.

O «Natur Water Park» – Parque de Diversões do Douro é uma ideia do casal Ana Fátima Anjo, 34 anos, e Eduardo Rodrigues, 37 anos, que se arrasta há já seis anos mas que só agora reuniu as condições para começar a ser construído, na zona de Andrães, mesmo às portas da cidade de Vila Real.

O empresário Eduardo Rodrigues disse hoje à agência Lusa que o «primeiro parque ecológico do país» vai ocupar uma área de 150 mil metros, ao longo dos quais vão ficar dispersos um parque de campismo de quatro estrelas com uma capacidade para 150 lugares.

Haverá ainda um parque aquático com diversas piscinas e capacidade para 2.000 pessoas para o Verão e uma pista de gelo para o Inverno.

Estas estruturas estarão concluídas na primeira fase do projecto que, segundo o empresário, tem abertura prevista para Junho de 2011.

Um ano depois, deverá estar pronto o parque aventura, com as mais diversas actividades, e uma quinta pedagógica, uma espécie de zoológico com animais de quinta.

A tudo isto juntam-se ainda campos de golfe e de ténis, sala de jogos, supermercado ou a venda de produtos regionais.

A parte ecológica vai ser consolidada com o recurso à produção de energias renováveis, como a solar, e a reciclagem das águas para rega e autoclismos dos sanitários.

Durante a construção serão ainda utilizados materiais biodegradáveis.

Quando estiver em pleno funcionamento, o «Natur Water Park» vai dar emprego a 100 pessoas diariamente, mas, segundo o responsável, o projecto vai criar 500 postos de trabalho indirectos.

Eduardo Rodrigues salientou ainda que está a ser dada prioridade às empresas da região para a construção do projecto, recorrendo apenas a uma empresa espanhola para o fornecimento dos equipamentos.

A aposta vai ser feita nos mercados espanhol, francês, inglês, italiana e alemão, precisamente as línguas em que o site na Internet (www.naturwaterpark.pt) do parque vai estar traduzido.

Eduardo Rodrigues referiu que projecto vai custar 10 milhões de euros e possui uma comparticipação de fundos comunitários na ordem dos 50 por cento.

Referiu ainda que a ideia nasceu da constatação de que «não há nenhum equipamento do género ao longo de uma área que vai desde o Porto até à Galiza, em Espanha».

Lusa, 2009-12-27
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 000202C6
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Sabe se Lisboa é perto de Lisbon?   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 07, 2010 10:01 pm

.
Sabe se Lisboa é perto de Lisbon?

Hoje

Turismo do Douro - Página 2 Ng1238953

Pensar que o Algarve é uma cidade portuguesa, que Lisboa e Lisbon são coisas diferentes e que os sinais de trânsito em Portugal não são iguais aos dos outros países, são erros que os turistas fazem quando nos visitam.

E, ainda, há quem pense que há uma vidente em cada esquina ou que pode esconder a mulher num qualquer cantinho português. A recolha destas e outras "perguntas estranhas", um eufemismo para "disparates" dos visitantes, foi feita pelo site de reservas hotel.com, em postos de turismo de várias cidades europeias. E conclui que, "quando somos turistas, não temos medo de perguntar nada, como se o espírito das férias nos tornasse imunes à vergonha!"

O que os turistas não tiveram vergonha de perguntar…

ITÁLIA
- Desculpe, a que horas são as corridas de carroças no Coliseu?
- Quando é que os gladiadores começam a lutar no Coliseu?
- Posso dormir nas catacumbas?
- (numa exposição do Museu Egípcio) Esta múmia é uma pessoa morta?
- (num resort montanhoso) Que montanhas lindas! A neve é real ou artificial?
- (num resort montanhoso) Olá, onde é que fica a praia?

PORTUGAL
- Importa-se que eu me esconda aqui até a minha mulher se ir embora?
- Disseram-me que a vidente era aqui…
- As pegadas de dinossauros são verdadeiras?
- Quem foi o homem que fez estas pedras? (referindo-se às grutas)
- É aqui a casa de banho pública?
- (no Algarve) Onde é que fica aquela cidade bonita chamada Algarve?
- (no Algarve, perguntado por uma idosa com bengala) É possível ir a pé até Espanha?
- Sabe se Lisboa é perto de Lisbon?
- Os sinais de trânsito em Portugal são iguais aos de Inglaterra?

REINO UNIDO
- Pode dizer-me por onde passa a ”Tour Mistério”?
- Onde é que encontramos casas com chapéus de palha?

PAÍSES BAIXOS
- Onde é que encontro esta vila de vacas? (apontando para uma foto de uma vaca num mapa)
- Onde é que posso ir para ver a maratona de patinagem no gelo? (durante o Verão)
- Onde é que posso encontrar o centro histórico de Roterdão? (perguntado por alemães, sendo que o Exército Alemão destruiu a cidade durante a II Guerra Mundial)
- Onde é que encontro um soutien, tamanho de copa G?
- Qual é a razão para tantas caixas de pássaros à beira da estrada? (referindo-se às caixas de correio)

IRLANDA
- Onde é a floresta de duendes?
- Não acredito que vocês também têm telemóveis cá!
- Porque é que não aceitam dólares?
- Todas as pessoas falam inglês neste Posto de Turismo?

FRANÇA
- Qual é a diferença entre Paris e o resto da França?
- Os barcos do Sena mexem-se mesmo ou ficam só atracados?
- Onde é que encontro a senhora com o sorriso? (referindo-se à Mona Lisa)
- Os esgotos de Paris são debaixo de terra?
- O Hotel Gay Lussac é só para homossexuais?

ESPANHA
- A que horas fecha a Puerta del Sol?
- Onde é a praia? (em Madrid)

SUÉCIA
- Podemos levar o nosso porquinho-da-índia de férias para a Suécia?
- Até que distância de Estocolmo é que temos que viajar para ver ursos, alces e lobos na floresta? Há autocarros para lá?

In DN

Embarassed Rolling Eyes Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Agentes da PSP e GNR vão receber formação em inglês   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 04, 2010 11:21 am

.
Para informarem melhor os turistas
Douro


Agentes da PSP e GNR vão receber formação em inglês

Agentes da PSP e da GNR do Douro vão receber formação em inglês e conhecimentos gerais sobre o património paisagístico ou patrimonial para informarem melhor os turistas que visitam o território, anunciou hoje o presidente da Turismo do Douro.

A iniciativa foi lançada pela Entidade Regional Turismo do Douro e pretende formar, até ao verão, dezenas de guardas e polícias dos distritos com área inserida na Região Demarcada do Douro: Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu.

O presidente do organismo, António Martinho, disse à Agência Lusa que o objetivo é \"preparar a região para servir melhor o turista\".

Ou seja, segundo explicou, os agentes da autoridade devem estar preparados para fornecer informações em inglês solicitadas pelos visitantes estrangeiros que a eles recorram.

Informações sobre como ir para, por exemplo, o Palácio de Mateus em Vila Real, o miradouro de São Leonardo da Galafura no Peso da Régua, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego ou o miradouro de São Salvador do Mundo em São João da Pesqueira, e que, para quem não tem conhecimentos de inglês, são mais complicadas de fornecer.

\"Isto é um serviço público. Sentimento de segurança é também quando um agente fardado nos pode ajudar a chegar a um local\", frisou.

António Martinho referiu que a ideia foi muito bem acolhida pelos comandos distritais das forças de segurança e que, até ao momento, já conta com uma adesão significativa de agentes.

A formação será efetuada pelo Centro de Formação Profissional de Vila Real, cujos formadores se deslocarão aos locais onde forem criadas as turmas.

\"Queremos que quem visita o vale do Douro tenha a possibilidade de o conhecer bem, independentemente da vertente de turismo que escolha\", afirmou o presidente.

E é por isso, que ao longo de 2010, vai ser desenvolvido também um projeto de sinalização turística para identificar o património natural, turístico, histórico e cultural.

É também no sentido de \"dar um maior apoio ao turista\" que vão ser reformulados os postos de turismo da região, com uma imagem única, de forma a uniformizar todas as plataformas de apoio à informação com a identidade corporativa da Turismo do Douro.

\"Também com este objetivo estamos a preparar o guia turístico do Douro, onde estará reunida informação sobre os locais de interesse a visitar nesta região\", sublinhou António Martinho.

O responsável classificou 2009 como um \"ano vintage para o Douro\", considerando que este território é visto cada vez mais com uma alternativa ao conceito de \"sol e praia\".

No último verão, o Douro registou uma taxa de ocupação de 63,6 por cento, só ultrapassada pela Região Autónoma da Madeira (66 por cento).

Agora, segundo frisou, o Douro \"quer mais anos vintage\" e, por isso, o grande desafio é duplicar o número de dormidas até 2013, passando das atuais 250 mil para 500 mil.


Lusa, 2010-02-04
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 Rolleye
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Quinta quer partilhar estudo de aves raras   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 22, 2010 11:39 am

.
Turismo ornitológico
Freixo de Espada à Cinta


Quinta quer partilhar estudo de aves raras

Após a frequente observação de aves que nidifica na Quinta do Zom, em Freixo de Espada à Cinta, Álvaro Van Zeller, um dos proprietários do espaço agrícola, candidatou a propriedade a um programa fomentado pela Sociedade Portuguesa do Estado das Aves (SPEA) denominado \"Conheça as Aves da sua propriedade.\"

O projecto da SPEA, financiado pelo Espaço Económico Europeu, através de uma organização não governamental, tem como objectivo principal divulgar junto dos agricultores práticas mais favoráveis à conservação das aves e da biodiversidade.

Na visita à Quinta do Zom, os técnicos observaram espécies como o britango, cegonha negra, águia e bonelli, grifo, gavião, águia perdigueira ou falcão peregrino, entre as aves de rapina. Nas espécies mais comuns, viram a poupa, cuco, cotovia, perdiz ou o pombo das rochas.

A ser contemplado, o projecto pode ser uma mais-valia económica para a Quinta do Zom, já que estão ser pensadas formas de dar a conhecer todo o potencial natural, promovendo a biodiversidade de uma região única em toda a Península Ibérica. Segundo os técnicos da SPEA a biodiversidade (aves e não só) poderá servir de imagem de qualidade dos produtos agrícolas e florestais e serviços turísticos.

Em relação à Quinta do Zom, e dadas a características do habitat e a diversidade de aves da propriedade e região, há potencialidades únicas para a prestação de serviços de turismo ornitológico e turismo da natureza em geral.

Segundo Álvaro Van Zeller, em 2009 houve 22 propriedades candidatas, a nível nacional, e a Quinta do Zom ficou em primeiro lugar.

JN, 2010-02-22
In DTM

Turismo do Douro - Página 2 10792
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Rotas do azeite e do vinho do Douro aliam-se para conquistar o mundo   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 25, 2010 12:25 pm

.
Com objetivo da internacionalização
Trás-os-Montes


Rotas do azeite e do vinho do Douro aliam-se para conquistar o mundo

Levar o Douro e o património de Trás-os-Montes e Alto Douro além fronteiras é o propósito de um projeto apresentado hoje que junta rotas turísticas do vinho e do azeite numa estratégia comum de promoção.

Na região transmontana e duriense têm surgido várias rotas turísticas em torno dos mais conhecidos produtos, nomeadamente o vinho e o azeite, que decidiram agora unir sinergias com o objetivo da internacionalização.

O projeto conjunto de posicionamento, promoção e internacionalização das rotas do Douro foi hoje apresentado em Freixo de Espada à Cinta, o município raiano que é também parceiro na nova estratégia.

A iniciativa arranca com as rotas do azeite, do vinho do Porto e das vinhas de Cister, num total de 28 concelhos e 170 aderentes, entre instituições e outros parceiros.

Segundo explicou à Lusa Jorge Morais, da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, os promotores deste projeto entendem que depois da promoção individual feita no território nacional chegou a altura de avançar para uma estratégia de cooperação.

\"O objetivo é a internacionalização das rotas do Douro, levar o Douro e o património de Trás-os-Montes e Alto Douro além fronteiras\", disse.

O projeto com o lema \"O Douro, as Rotas e Mundo\" conta com o apoio institucional da Estrutura de Missão do Douro e recebeu um apoio financeiro de 70 por cento do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para os 400 mil euros de investimento necessário.

O resto do momento fica a carga dos aderentes que, em breve, deverão estender-se à vizinha Espanha com a adesão já proposta da Rota Internacional do Vinho formada por entidades das zonas espanholas de Salamanca e Zamora e do lado português da fronteira.

De acordo com Jorge morais, os diferentes parceiros vão agora elaborar um plano de marketing e comunicação que passará por vídeos promocionais e deslocações a mercados externos, nomeadamente junto de operadores turísticos internacionais.

Os promotores pretendem também que as rotas do Douro marquem presença na imprensa internacional e têm programados convites a jornalistas estrangeiros para visitarem a região e os diferentes atrativos.


Lusa, 2010-02-24
In DTM


Turismo do Douro - Página 2 10792
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Milhões em fuga por causa da burocracia   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 10, 2010 12:53 pm

.
Projectos turísticos para o Douro
Douro


Milhões em fuga por causa da burocracia


Apanhados nas teias da burocracia, há projectos turísticos para o Douro, no valor de milhões de euros, a ficar pelo caminho. Outros não tiveram esse fim por uma unha negra. As entidades da região exigem maior agilização. Para bem do Turismo no Património Mundial.

O presidente da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes, António José Teixeira, dá o mote: \"Sei de muitos casos de empresários que queriam investir forte na região, mas que acabaram por mudar o rumo\". Reserva-se o direito de não os nomear, mas sabe as razões. \"Constataram que a região ainda não oferecia as condições necessárias para poderem fazer investimentos rentáveis\". Culpa? \"Da montanha de dificuldades. As instituições da região ainda vivem em alguma apatia\". E daí, \"abrir a porta de uma unidade de turismo rural, de um restaurante ou mesmo de um bar é desesperante\".

Desespero foi coisa que António Saraiva, administrador da Quinta do Pêgo, em Tabuaço, sentiu em doses abundantes quando tratou da papelada para a transformação da casa da quinta, que estava a cair, numa unidade de Turismo de Habitação. \"O processo foi muito complicado\", frisa, lembrando os \"seis anos enredados nas teias da burocracia\". Valeu-lhe o empenho no processo e que o investidor dinamarquês, que gastou 3,7 milhões de euros na quinta, passasse pouco tempo em Portugal. Ficou insatisfeito com a demora, mas não teve a real noção da pesada burocracia. \"Caso contrário, tinha desistido\", acredita.

Condicionantes vários

O chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, conhece outros casos de quintas que têm projectos de recuperação e expansão, nomeadamente lagares e adegas, mas que esbarram em condicionantes vários, impostos, não só mas também, pelo estatuto de Património Mundial. O responsável diz que é preciso encontrar fórmulas para que, \"não se violentando o valor cénico da paisagem, não se ponha em causa a actividade económica na região\".

Após um ano a conduzir os destinos da Turismo do Douro, António Martinho também se queixa do \"excesso de burocracia\" nos processos de aprovação de projectos turísticos para o Douro e que \"não tem permitido que se concretizem com a rapidez que os promotores querem e que a região necessita\". Por isso, defende o recurso à \"mesa decisória\". Trata-se, no fundo, de uma reunião onde têm lugar todos os responsáveis pelas instituições com responsabilidades no licenciamento dos projectos e que ali decidem com o promotor os vários passos a dar até à conclusão do processo com êxito. \"Já foi experimentada em algumas situações e resultou. Era bom que pudesse ser utilizada sempre que há algum problema\", nota Martinho.

\"Incompreensível\"

Tendo o Douro um plano de de-senvolvimento turístico com verbas disponíveis, Martinho acha \"incompreensível que ainda haja tanta burocracia que não permite que os projectos sejam aprovados\". Refere-se, sobretudo, a projectos de hotelaria, restauração e mesmo imateriais (promoção, divulgação e animação).

As complicações de que os diferentes promotores se queixam são geralmente as mesmas: a necessidade de inúmeros pareceres, empurrões entre ministérios e organismos da Administração Central, bem como gavetas fundas de onde os processos tardam meses a sair.

Eduardo Pinto in JN, 2010-03-10
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Turismo do Douro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Turismo do Douro   Turismo do Douro - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Turismo do Douro
Ir para o topo 
Página 2 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Douro Alliance

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: