Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Bragança

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12
AutorMensagem
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Escolas evitam ligar aquecimento para poupar na factura    Bragança - Página 12 Icon_minitimeSáb Nov 12, 2011 11:05 pm

.
Redução do financiamento
Distrito de Bragança


Bragança - Página 12 Energy_saving

Escolas evitam ligar aquecimento para poupar na factura

Há escolas no distrito de Bragança que apesar do frio ainda não ligaram o aquecimento para reduzirem as despesas. A constatação foi feita pelo secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE) à margem da conferência «Portugal: Educação com Futuro», organizada pelos Trabalhadores Social Democratas (TSD) de Bragança.

João Dias da Silva mostrou-se preocupado com os cortes que o Ministério se prepara para fazer na Educação e justifica a poupança na energia eléctrica como uma consequência da redução doo financiamento das escolas.

“Os equipamentos despendem muita energia eléctrica e então a opção foi até agora não ligar os aparelhos de aquecimento. Essa é uma realidade que eu sei que existe, neste momento, no distrito de Bragança”, realça o secretário-geral da FNE.

O aumento da taxa de IVA da electricidade de seis para 23 por cento vai inflacionar a factura das escolas e constituir um peso excessivo no seu orçamento. João Dias das Silva afirma que esta situação pode mesmo comprometer as condições de ensino oferecidas aos alunos. “O Ministério de Educação não pode deixar de responder à obrigação de dotar as escolas do financiamento que lhes permita trabalhar com qualidade com os seus alunos”, defende o responsável.

O secretário geral da Federação Nacional de Educação alerta para o facto dos cortes no financiamento e o aumento da taxa do IVA da electricidade estrangularem o orçamento dos estabelecimentos de ensino.

Brigantia, 2011-11-10
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Paulo Futre no Congresso de Economia e Gestão   Bragança - Página 12 Icon_minitimeTer Nov 15, 2011 4:25 pm

.
17 a 20 de Novembro
Bragança


Paulo Futre no Congresso de Economia e Gestão

Bragança recebe, de 17 a 20 de Novembro, o XIII Congresso Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (CNEEG), que decorre pela primeira vez na região de Trás-os-Montes.

O tema central do evento é “À Procura de Soluções... Atitude para o Amanhã\". A iniciativa não é restrita, apenas, a estudantes de todo o País, mas também está aberta à comunidade em geral.

No CNEEG vão ser abordadas temáticas económicas e empresariais e vão estar presentes diversos especialistas e personalidades mediáticas dos mais variantes quadrantes, como o futebolista Paulo Futre, o coach de alta performance Ricardo Peixe, ou o especialista em negócios internacionais Manuel Portugal.

Apoiado pelo Instituto Politécnico de Bragança, pelo Núcleo de Estudantes de Gestão de Bragança e pela Comissão do Curso de Gestão, o congresso vai decorrer no auditório da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail da organização xiiicneegbraganca2011@hotmail.com, estando disponíveis mais informações no sítio do congresso em http://xiiicneegbraganca2011.wordpress.com.

, 2011-11-15
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Presidente do NERBA contra fim de benefícios fiscais das empresas do Interior   Bragança - Página 12 Icon_minitimeTer Nov 22, 2011 6:07 pm

.
«Conjuntura adversa e desigual»
Distrito de Bragança


Bragança - Página 12 Eduardo_malhao

Presidente do NERBA contra fim de benefícios fiscais das empresas do Interior

Acabar com os benefícios fiscais para as empresas instaladas no interior do País dificulta a cooperação entre empresas do distrito de Bragança e da vizinha Espanha. Quem o diz é o presidente do NERBA, que lembra que os empresários portugueses e espanhóis competem num mercado desigual. Por isso, Eduardo Malhão pede ao governo que crie igualdade de oportunidades para os empresários da região conseguirem ser competitivos no mercado espanhol.

“De facto competimos numa realidade e numa conjuntura adversa e desigual comparativamente com os nossos parceiros espanhóis. Há da parte deles também essa solidariedade e esse sentimento de que a cooperação só será fortalecida se se criarem igualdade de oportunidades. Parece-me que o caminho das nossas empresas deverá centrar-se precisamente na cooperação e na mobilidade dos seus mercados. Não é possível que as empresas se mantenham acantonadas no nosso espaço, sem uma visão estratégica de crescimento e de conquista de novos mercados. Isso só é possível fazê-lo ganhando massa crítica e ganhando escala e dimensão e percebendo também a realidade dos nossos parceiros espanhóis”, salienta o presidente do NERBA.

Eduardo Malhão não acredita que haja empresas do distrito a mudarem-se para a vizinha Espanha, mas realça que perante a actual conjuntura económica as empresas têm que operar a uma escala global para ganharem força no mercado e conseguirem sobreviver em tempo de crise.

“A dimensão das nossas empresas é essencialmente familiar. 95 por cento das nossas empresas são de carácter e de matriz familiar, logo obviamente que a família não se vai deslocar na totalidade para o País vizinho. E hoje é possível as empresas terem as suas sedes físicas e os seus centros de decisão numa região e interagirem e estabelecerem trocas comerciais à escala global. Há bons exemplos de empresários nossos que têm o seu centro de decisão localizado na região e operam à escala global”, enaltece Eduardo Malhão.


O representante dos empresários do distrito disse ainda que o NERBA vai continuar a lutar contra a introdução de portagens na Auto-estrada Transmontana. Eduardo Malhão considera que a cobrança de portagens irá contribuir para o enfraquecimento do tecido empresarial da região.

Entretanto a Câmara de Bragança enviou ao primeiro-ministro uma comunicação a contestar o fim dos benefícios fiscais para as empresas instaladas no interior do País. O executivo liderado por Jorge Nunes reclama também um reforço das políticas de apoio a novos investimentos, como taxas de IRC de valor zero para as empresas que se fixem no Interior.

Recorde-se que a proposta do Governo prevê que estas empresas passem a ser abrangidas pelo regime geral, com uma taxa de IRC de 25 por cento, enquanto até agora pagavam apenas 15 por cento. Os novos investimentos beneficiavam de uma redução de 10 por cento durante os primeiros cinco anos de actividade, um apoio que também vai acabar.


Brigantia, 2011-11-22
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Galandum na Gala da Brigantia    Bragança - Página 12 Icon_minitimeSex Nov 25, 2011 4:42 pm

.
Galandum na Gala da Brigantia
Distrito de Bragança


Bragança - Página 12 12889

Teatro Municipal recebe a festa dos 25 anos da primeira rádio da cidade de Bragança

Os Galandum Galundaina vão estar em destaque na Gala do 25.º Aniversário da Rádio Brigantia, juntamente com o grupo de professores do Conservatório de Música de Bragança.

O encontro está marcado para a próxima sexta-feira, 25 de Novembro, no Teatro Municipal de Bragança, que vai reviver duas décadas e meia de rádio e homenagear algumas das figuras incontornáveis da vida da estação.
Recorde-se que a Rádio Brigantia é um dos órgãos que faz parte do grupo Pressnordeste, juntamente com a Mirandum FM, Alfândega FM, Jornal Nordeste, revista Voz do Nordeste e Informativo Desporto.

A união destes veículos de informação, que na área da Imprensa estão integrados no Jornal Nordeste, resulta no maior grupo de Comunicação Social Regional de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Durante a gala comemorativa, a Pressnordeste também vai divulgar os projectos que começarão a ser desenvolvidos durante o próximo ano, especialmente na área Multimédia.

Antes da festa, a Rádio Brigantia convida autarcas, empresários, estudantes e todos os interessados a debaterem o tema «Energias Renováveis em Trás-os-Montes: Presente e Futuro?», numa conferência marcada para as 17:00 horas, no Auditório Paulo Quintela.

O painel de oradores integra Albino Marques (director de Exploração da Rede Eléctrica Nacional), Jorge Nunes (presidente da Câmara Municipal de Bragança), Luis Frollen (Instituto Politécnico de Bragança) e Aires Ferreira (presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo).

Festa é antecedida por uma conferência sobre «Energias Renováveis em Trás-os-Montes: Presente e Futuro?»

O debate será moderado pelo subdirector do Jornal de Notícias, Paulo Ferreira, sendo certo que estarão em cima da mesa temas quentes como o aproveitamento da energia eólica no Parque Natural de Montesinho e na Serra da Nogueira e as consequências da reactivação das minas de ferro de Moncorvo no parque eólico da Serra do Reboredo.

As iniciativas agendadas no âmbito do 25º aniversário da Rádio Brigantia contam o patrocínio da REN e o apoio do Município de Bragança, Fepronor, Mecapisa, Habinordeste e Moneris – Trás-os-Montes.

, 2011-11-25
In DTM

Embarassed Rolling Eyes Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Rádio Brigantia faz 25 anos sem crise   Bragança - Página 12 Icon_minitimeQua Nov 30, 2011 11:36 am

.
Grupo Pressanordeste
Trás-os-Montes


Bragança - Página 12 Pressnordeste_gala

Rádio Brigantia faz 25 anos sem crise

A primeira rádio local de Bragança, a Brigantia, comemorou hoje 25 anos com «otimismo no futuro» inserida no primeiro grupo de comunicação social de Trás-os-Montes que continua a aumentar a faturação em tempos de crise.

A perspetiva foi avançada à Lusa pelo sócio maioritário, o jornalista João Campos, que no início de 2010 criou o primeiro grupo de Comunicação Social na região, fundindo na Pressanordeste a rádio mais antiga da cidade, três jornais e uma revista.

A operações de aquisição de outros órgãos locais «fizeram aumentar a faturação em 2010, segundo contou, adiantando que a tendência mantém-se também em 2011, ano em que espera «uma aumento na ordem dos 30 a 40 mil euros».

Lusa, 2011-11-28
In DTM

Bragança - Página 12 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Usar o nome de uma rainha para promover a região de Bragança    Bragança - Página 12 Icon_minitimeTer Dez 06, 2011 2:33 pm

.
D. Bárbara de Bragança
Bragança


Bragança - Página 12 Barbara_de_Braganza

Usar o nome de uma rainha para promover a região de Bragança

Usar o nome de uma rainha que nasceu há 300 anos para promover a região de Bragança. A ideia é da Real Associação Nordestina, que ontem participou numa jornada comemorativa do III centenário do nascimento de D. Bárbara de Bragança, que chegou a ser rainha de Espanha.

O evento aconteceu no Instituto Politécnico.

D. Bárbara é descendente da Casa de Bragança, mas nunca terá passado pela região. Mas a presidente da Real Associação Nordestina, Maria da Graça Beça, acredita que a sua figura pode ser importante para promover a cidade.

Dignifica porque foi uma princesa íntegra e depois porque leva o nome de Bragança. Eu penso que é um assunto em que às vezes em Bragança não se repara. É que o Ducado de Bragança espalha o nome de Bragança pelo mundo inteiro e estes reis que eram os Bragançãs espalharam o nome da nossa cidade pelo mundo inteiro. Ainda hoje a actual família real quando vai a um casamento de família à Europa, quando vai ao Japão leva o nome de Bragança atrás. São os Braganças”, realça Maria da Graça de Beça.

D. Bárbara de Bragança era uma rainha culta e muito querida do povo espanhol, devido à obra que deixou.
O Conselheiro da Educação da Embaixada de Espanha em Portugal, Francisco Fontan, lembra que a rainha com o nome de Bragança criou o Convento das Salésias Reais e deixou marcas no país vizinho.

“D. Bárbara de Bragança foi uma rainha muito querida em Espanha, porque foi uma mulher fiel ao seu marido, D. Fernando VI. Além disso, foi uma grande protectora das artes e construiu um grande edifício conhecido pelas Salésias, onde habitam freiras. É uma mulher muito interessante”, realça o embaixador.

D. Bárbara de Bragança também contribui para a construção do convento de Mafra, na sequência da promessa de seu pai rei João V, de Portugal, que queria uma herdeira.

Brigantia, 2011-12-06
In DTM

Bragança - Página 12 Icon_queen
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: GNR recuperou 600 quilos de castanhas furtadas   Bragança - Página 12 Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 4:30 pm

.
«Petróleo» transmontano
Bragança


GNR recuperou 600 quilos de castanhas furtadas

A GNR de Bragança recuperou mais de 600 quilos de castanha furtados de um armazém de comercialização daquele que é considerada o «petróleo» transmontano pelo seu valor económico, anunciou hoje aquela força de segurança.

A castanha, embalada em 21 sacas, estava na posse de dois indivíduos naturais e residentes em Espanha e que estão a residir temporariamente com familiares na aldeia de Paredes, no concelho de Bragança.

De acordo com a fonte, os indivíduos são suspeitos de terem furtado a castanha na noite de domingo para segunda-feira, de um armazém de comercialização deste produto, situado nas proximidades da cidade de Bragança.

Lusa, 2011-12-07
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Caloiro sucumbe em circunstâncias desconhecidas    Bragança - Página 12 Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 4:35 pm

.
Consternação na academia brigantina
Bragança


Bragança - Página 12 Ipb0203

Caloiro sucumbe em circunstâncias desconhecidas

Um caloiro do Instituto Politécnico de Bragança morreu ontem, ao início da manhã, em circunstâncias ainda não esclarecidas.Os bombeiros de Bragança foram chamados a casa da namorada do estudante, natural de Vagos, Aveiro, por volta das sete da manhã, para acudir a uma vítima de tosse.

Quando chegaram ao local, o estudante, do curso de engenharia mecânica, de 20 anos, já estava cadáver.No local esteve também a VMER e a PSP de Bragança, a recolher vestígios que ajudem a explicar esta morte, que está a consternar a academia brigantina.

O corpo seguiu para autópsia, para apurar as causas da morte. O funeral deve realizar-se amanhã.

Brigantia, 2011-12-09
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Orçamento de 41 milhões de euros em Bragança para 2012    Bragança - Página 12 Icon_minitimeQui Dez 22, 2011 12:23 am

.
Endividamento cai mais de 14%
Bragança


Bragança - Página 12 Cmb_edificio2

Orçamento de 41 milhões de euros em Bragança para 2012

O concelho de Bragança vai ter mais cinco milhões de euros para investir em 2012, ao mesmo tempo que viu o município reduzir a despesa em quase três por cento. É o resultado do Orçamento e Plano de Investimentos, aprovados na última Assembleia Municipal.

Serão mais de 41 milhões de euros, o que representa um crescimento de mais de dez por cento face ao do último ano. Ao todo são mais 3,9 milhões de euros do que no orçamento do ano anterior. O documento apresentado pela autarquia este ano traça quatro linhas mestras.

A redução de despesa corrente, a concentração de investimentos em projectos que possam beneficiar de fundos comunitários, a parte social e a redução do endividamento a médio e longo prazo da autarquia, que cai mais de 14 por cento. “Registamos o mais baixo nível de endividamento do município desde há 14 anos. Temos apoios assegurados para viabilizar os investimentos.”Jorge Nunes, o presidente da autarquia, frisa ainda que quase metade dos 18 milhões de euros previstos para investimento estão apontados ao projecto de requalificação da câmara.

“A câmara faz muito investimento no dia-a-dia. Temos de fazer um exercício de contenção. Saliento a recuperação de imóveis no centro históricos para estudantes Erasmus e a requalificação de toda a zona do forte de S. João de Deus. Representa dez milhões de euros, cerca de metade da verba para investimento.” Apesar de tudo, serão mais cinco milhões de euros previstos para investimento do que no ano passado.

Por outro lado, a autarquia admite uma revisão das taxas de tratamento de saneamento, limpeza urbana, recolha e tratamento de resíduos sólidos e do serviço de transportes urbanos. Será revisto o valor das rendas sociais, e o cartão de cidadão será mais abrangente, chegando a mais famílias carenciadas.

No mapa de pessoal prevê-se, ainda, uma redução de 388 para 375 trabalhadores, fruto de passagens à reforma.Quem não concorda com o plano apresentado é a oposição, que votou contra.Luís Pires, do PS, acha “essencial dar apoio aos mais necessitados” e este orçamento “não prevê medidas de futuro para a cidade de Bragança”. José Brinquete, da CDU, faz uma apreciação “negativa”, pois considera “que não serve nem a população nem os trabalhadores”.

Guedes de Almeida, do CDS, diz que é “completamente demagógico e prevê aumento de taxas”. Luís Vale, do Bloco de Esquerda, não reconhece “qualquer alteração face aos exercícios anteriores e está em contra-ciclo com a realidade do país”. João Lourenço, do Movimento Independente Sempre Presente considera que este projecto de requalificação da Câmara “é megalómano e vai cativar recursos financeiros muito avultados, que fariam falta sobretudo às freguesias”.

O documento foi aprovado com 60 votos a favor, 21 votos contra e uma abstenção.

Brigantia, 2011-12-20
In DTM

Bragança - Página 12 Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Nova acusação de homicídio    Bragança - Página 12 Icon_minitimeTer Jan 03, 2012 11:53 pm

Maria de Portugal escreveu:
.
Nova acusação de homicídio
Bragança


Condenado por atentado à bomba acusado de tentar matar a ex-mulher numa saída precária

O homem condenado à pena máxima pelo atentado bombista que matou duas mulheres, em 1999, numa aldeia de Bragança, enfrenta nova acusação de tentativa de homicídio por agressão à ex-mulher durante uma saída precária, divulgou hoje a Polícia Judiciária.

O crime está a ser investigado pela unidade de Vila Real daquela polícia, que deteve o suspeito de 62 anos pela prática de um crime de homicídio qualificado na forma tentada contra a pessoa da ex-mulher, que terá agredido com uma faca de cozinha.

O crime ocorreu na véspera da passagem de ano, na aldeia de Paradela, no concelho de Mirandela, onde reside a família do indivíduo que beneficiou, por altura do Natal, de uma saída precária do estabelecimento prisional de Santa Cruz do Bispo.

, 2012-01-03
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Governo retira apoios à Faurecia de Bragança    Bragança - Página 12 Icon_minitimeDom Jan 08, 2012 12:13 am

.
Preocupante
Bragança


Bragança - Página 12 Faurencia_casa

Governo retira apoios à Faurecia de Bragança

O Governo cessou os benefícios fiscais à fábrica de Bragança da Faurecia. O conselho de Ministros aprovou ontem o cancelamento de seis contratos de investimento e de concessão de benefícios fiscais, entre os quais está a fábrica de produção de componentes para automóveis de Bragança.

Segundo a agência Lusa, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, justificou esta medida com o facto das empresas não terem cumprido os contratos.

Paulo Portas afirmou, ainda, que estas empresas “tinham recebido créditos fiscais em função de objectivos que não foram atingidos”, o que leva agora o Governo a cessar os benefícios fiscais e a reaver os cerca de 2 milhões de euros transferidos para essas empresas.À Lusa fonte da Faurecia contraria a justificação de Paulo Portas e garante que o contrato foi cessado na sequência da sua conclusão e não por incumprimento.

Recorde-se que a Faurecia tinha um contrato com o Governo desde 2001, o ano de início da actividade da Fábrica de Bragança.


Lusa, 2012-01-07
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Concurso para privatizar matadouro ficou deserto   Bragança - Página 12 Icon_minitimeQui Jan 12, 2012 11:17 am

.
Brevemente novo concurso
Bragança


Bragança - Página 12 Matadourobraganca

Concurso para privatizar matadouro ficou deserto

O concurso aberto pela Câmara Municipal de Bragança (CMB) para concessionar a exploração da empresa Terra Fria Carnes, da qual faz parte o Matadouro da capital de distrito, ficou deserto.
Apesar do caderno de encargos ter sido consultado por 15 entidades, nenhum privado apresentou proposta para ficar com a gestão daquele equipamento.

O concurso internacional esteve aberto durante 45 dias e terminou no início de Novembro. Agora, a autarquia brigantina vai abrir um novo concurso, mas pretende alargar o prazo, para que as empresas tenham tempo de analisar o caderno de encargos e apresentar as suas propostas.

O vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, afirma que a autarquia continua a entender que para além do abate de animais, esta empresa pode apostar noutras áreas de negócio, como por exemplo a comercialização de carnes, que devem ser desenvolvidas por um operador privado.

Por isso, o executivo da autarquia pretende aprovar a abertura de um novo concurso ainda este mês, para que possa ser aberto no próximo mês de Fevereiro, por um prazo de cerca de cerca de três meses.

Jornal Nordeste, 2012-01-12
In DTM

Bragança - Página 12 Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: NAC vai a votos    Bragança - Página 12 Icon_minitimeDom Jan 22, 2012 11:20 am

.
NAC vai a votos
Bragança


Bragança - Página 12 Nac_logo

Após pedido de demissão colectivo

Com o pedido de demissão colectivo apresentado pela actual Direcção do clube, outra solução não restou a Vitor Gomes, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que não a de marcação de eleições, agendadas para 04 de Fevereiro próximo, a partir das 15h00 e a terem lugar na sede do NAC, de acordo Convocatória, para o efeito entretanto publicada e conforme com os Estatutos e Regulamento Geral Interno.

Imperativos pessoais e profissionais dos dirigentes que agora se demitem e o ano difícil que se avizinha para o País em geral e muito mais preocupante para associações como o Nordeste Automóvel Clube, dependentes em muito da participação maciça de associados nos eventos da chamada vertente lúdica e com quebras em publicidade previstas na ordem dos 35% / 40%, foi sentida a necessidade de procurar em acto eleitoral, que mais associados venham a dar novo e maior contributo e ainda mais disponibilidade ao acompanhamento diário das actividades previstas para 2012 e que todos querem ver realizadas.

Ao finalizar funções, actual Direcção quer agradecer às entidades oficiais e privadas, empresas, forças da ordem e autoridades locais, colaboradores anónimos, associados e Comunicação Social, todo o apoio, colaboração e divulgação que têm feito, quer na vertente desportiva quer na lúdica ligada aos automóveis.

A Direcção agradece ainda aos restantes elementos dos outros Órgãos Sociais do NAC a colaboração prestada durante este período desde a tomada de posse.

Nesta hora de mudança o clube apela aos associados, já ultrapassadas as 4 centenas nesta data, para que se mobilizem no sentido de participarem na vida do clube, quer disponibilizando-se para integrar os Órgãos Sociais, quer como intervenientes no acto eleitoral e restantes assembleias realizadas, quer ainda como participantes nos vários eventos previstos actualmente.

O Nordeste Automóvel Clube, será sempre aquilo que os seus associados desejarem e pretenderem, desde que cumpridos os Estatutos e Regulamento Geral Interno, se procurem o desenvolvimento e engrandecimento da associação.

, 2012-01-20
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: GIPS podem ser retirados do distrito de Bragança   Bragança - Página 12 Icon_minitimeDom Jan 22, 2012 11:23 am

.
Bornes e na serra da Nogueira
Distrito de Bragança


Bragança - Página 12 Gips

GIPS podem ser retirados do distrito de Bragança

O Distrito de Bragança pode vir q perder os dois centros dos GIPS (Grupo de Intervenção Protecção e socorro) sediados em Bragança mas com centros na serra de Bornes, em Alfândega da Fé, e na serra da Nogueira, em Bragança, durante o Verão. Apesar de ainda não haver uma decisão oficial, tudo indica que o Governo prepara a extinção das companhias de Bragança e de Faro, numa reorganização que estará a ser preparada.

Aliás, os rumores já chegaram à autarca de Alfândega da Fé que confessa estar muito preocupada com essa possibilidade. Berta Nunes considera mesmo que, a verificar-se essa extinção, será mais uma machadada na segurança e até na economia da região.

Pode vir a sair do distrito de Bragança uma força de intervenção que durante todos os dias do ano tem equipas prontas a intervir na área da Segurança e do Socorro. O GIPS foi criado pelo conselho de Ministros, em 2005, com um total de sete companhias em todo o País e surgiu para responder à necessidade da existência de um corpo profissional para actuar em situações de emergência de protecção e socorro, designadamente em ocorrências de incêndios florestais ou de matérias perigosas, catástrofes ou acidentes graves.

A sétima companhia de Bragança tem dois centros, em Bornes e na serra da Nogueira e correm rumores de que podem vir a ser extintos. A presidente do município de Alfândega da Fé está muito preocupada porque entende que o GIPS seria uma perda significativa para a região, dado que Berta Nunes considera que este grupo tem efectuado um trabalho de prevenção em termos de protecção civil singular no distrito, e tem especial relevo na redução clara do número de ignições que têm flagelado o distrito. Para além de que a autarquia já fez um investimento importante para instalar os elementos numa antiga escola primária.

“Estamos contra porque trata-se de encerrar mais um serviço importante. Aqui no concelho temos 20 homens e já investimos em instalações condignas. E tem havido bons resultados”, sublinha.

Berta Nunes ressalva ainda que, em termos económicos, não menos importante, o GIPS garante no distrito a presença de pelo menos cerca de 5 dezenas de militares que consomem e começam a instalar-se na zona, trazendo para o distrito outras pessoas contribuindo de forma positiva para a economia local. A autarca diz que não faz sentido, uma região com uma área florestal tão vasta venha a perder um serviço tão importante.

“Essa reformulação pode fazer sentido, o que não faz sentido é a retirada do serviço do distrito, mantendo-o no litoral. Ainda por cima somos um distrito com área grande com muita floresta.
Berta Nunes promete ficar atenta a este processo para não ser apanhada desprevenida e até já solicitou ao deputado Mota Andrade para questionar o Governo sobre esta questão, estando a aguardar uma resposta.
Apesar de ser apenas um rumor, a autarca de Alfândega da Fé está muito preocupada com a possibilidade de ser extinta a sétima companhia do GIPS, instalada em Bornes e na serra da Nogueira.

Uma hipótese que, para já, nem o novo comandante do GIPS de Bragança nem sequer o Ministério da Administração Interna se mostraram disponíveis para confirmar ou desmentir.

Brigantia, 2012-01-21
In DTM

Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Bragança sem água das barragens   Bragança - Página 12 Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 11:44 am

.
A seca já se faz sentir
Bragança


Bragança - Página 12 Barragem_montesinho_paredao

Bragança sem água das barragens

«Tivemos de mandar vir, em Outubro, camiões com cisternas de água do concelho mais próximo para abastecer as populações» – revela ao SOL o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes. Foi a solução encontrada para evitar que, com a falta de água existente na Barragem de Serra Serrada, no Alto Sabor, os habitantes ficassem sem água para consumo.

«O nível da água na represa é muito inferior à sua capacidade», lamenta o autarca, acrescentando que é preciso «assegurar o armazenamento da albufeira para o Verão, sobretudo se não chover em breve».

Em causa estão os níveis das chuvas, «quatro vezes inferiores aos do ano passado», naquele que se arrisca, a par de 2005 e 2007, a ser «o pior dos últimos 50 anos», diz ainda Jorge Nunes, garantindo que a situação está perto de se tornar «catastrófica».

Entretanto, para não estar sempre a ir buscar águra a outros concelhos, a autarquia resolveu recuperar a técnica já usada durante a seca de 2005. «Tivemos de encontrar outras linhas de água subterrâneas», explica Jorge Nunes, lembrando que «Bragança tem um problema estrutural de falta de albufeiras». Para abastecimento do concelho, garante, «é fundamental a construção de uma nova barragem no Alto Sabor» – um projecto antigo que tem esbarrado em problemas ambientais. «Agora, temos um novo projecto que está em discussão pública», conclui.

É que, além do abastecimento da população, estão em causa os campos agrícolas do distrito. Em Fevereiro, a autarquia vai avaliar a situação e definir as medidas a tomar. Também em Fevereiro uma comissão do Instituto da Água (IA) e de outras entidades vai reunir para avaliar a situação do país, adiantou ao SOL o presidente daquele organismo, Orlando Borges.

Com o país ainda em situação de seca ligeira, o responsável reconhece que «Bragança e a margem esquerda do Guadiana são as duas situações» que apresentam os maiores cuidados. No primeiro caso, explica, o problema deve-se sobretudo ao facto de o distrito ter «uma só albufeira com uma capacidade de armazenamento muito limitada».

No Alentejo, também a Barragem de Odivelas desperta alguma apreensão. «Admitimos, se houver necessidade, recorrer à Barragem do Alvito » – diz o presidente do IA, acrescentando que, apesar de a situação merecer «acompanhamento», por enquanto «não é necessário tomar medidas adicionais» (como restringir o usos da água nas barragens).

Este cenário de um «país vulnerável a períodos de seca» justifica o investimento («muitas vezes criticado») em infra-estruturas hidráulicas, defende Orlando Borges, garantindo que as albufeiras do país «têm capacidade para abastecer as populações durante dois a três anos», sem chuvas.

Sónia Balasteiro in SOL, 2012-01-31
In DTM

Bragança - Página 12 Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Falta de chuva leva Bragança a recorrer a sistemas alternativos   Bragança - Página 12 Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 6:46 pm

.
Grande preocupação
Bragança


Bragança - Página 12 Caseiro-rosto

Falta de chuva leva Bragança a recorrer a sistemas alternativos

Face à falta de chuva neste inverno, a Câmara de Bragança já recorreu a sistemas alternativos de abastecimento de água à cidade, aos quais só recorre habitualmente no final da Primavera.

A Câmara Municipal de Bragança acionou, esta sexta-feira, o primeiro de três sistemas alternativos de abastecimento de água à cidade, sendo que nas aldeias são os bombeiros que abastecem as populações com camiões-cisterna.

«O período que estamos a atravessar de seca é extremamente preocupante. Bragança é a cidade do país com o sistema de abastecimento mais precário desde há muitos anos a esta parte», alertou Rui Caseiro.

Em declarações à TSF, o vice-presidente da autarquia disse que está a ser iniciado «um processo de abastecimento com sistemas complementares» que em anos anteriores só costuma ser activado no final de maio ou no princípio de junho.

Esta situação deixa Rui Caseiro muito «preocupado», sobretudo quando não há previsões de chuva. Se continuar sem chover, «teremos uma situação como nunca vimos até hoje», alertou.

, 2012-02-13
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Factura da àgua vai sofrer alterações no concelho de Bragança    Bragança - Página 12 Icon_minitimeTer Fev 28, 2012 12:15 pm

.
«Pagar pelo que consome»
Bragança


Bragança - Página 12 Agua-torneira

Factura da àgua vai sofrer alterações no concelho de Bragança

Vai haver mudanças no tarifário da água no concelho de Bragança que vão mexer na factura. A tarifa fixa de cinco euros para as aldeias desaparece. A partir de agora, a população vai pagar pelo que consome, ainda que com um desconto de 50 por cento no meio rural.

A novidade foi explicada na última Assembleia Municipal pelo presidente da câmara.“Em vez de cinco euros, fixámos dois e a pessoa que consome paga pelo tarifário corrente, com a dedução de 50 por cento no custo.

Assim, resolveram-se os problemas das pessoas que têm uma segunda casa na aldeia e, estando fora, se queixavam de pagar pelo que não consumiam”, explicou Jorge Nunes. Para além do desconto de 50 por cento na factura da água nas aldeias, Jorge Nunes explicou que foi ainda criada uma tarifa ainda mais baixa, sem a componente fixa do tratamento de esgotos e recolha de lixo, para uso agrícola, “disponibilizando a água a um preço mais baixo para que os agricultores, em período de escassez, disponham de água da rede, tratada, a preços acessíveis, para que a pecuária não pare”. Na cidade, as tarifas vão manter-se inalteráveis, mas não para todos.

A autarquia promete maior atenção com os mais carenciados. “Decidimos também uma redução de 50 por cento para as famílias carenciadas, com rendimento per capita inferior a 195 euros, e mantivemos uma diferenciação positiva para as famílias numerosas, permitindo que paguem o primeiro escalão, o mais baixo, até 18 metros cúbicos, que corresponde quase ao terceiro.

Também se clarificou o tarifário para quem disponha de captação própria e usufruía da recolha de lixos sem pagar nada”, adiantou ainda. Novidades apresentadas na última Assembleia Municipal, na sexta-feira, uma das mais rápidas de sempre, apenas com este ponto agendado para discussão.

A iniciativa tinha sido do CDS/PP, que ficou satisfeito com as alterações.

Brigantia, 2012-02-28
In DTM

Bragança - Página 12 Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Prisão preventiva para os quatro homens que sequestraram comerciante em Bragança   Bragança - Página 12 Icon_minitimeSex Mar 23, 2012 4:29 pm

.
Idades entre os 20 e os 27 anos
Bragança


Prisão preventiva para os quatro homens que sequestraram comerciante em Bragança

Ficaram em prisão preventiva os quatro suspeitos de terem assaltado, agredido e sequestrado o proprietário de um armazém em Bragança, na madrugada de segunda-feira.

Os quatro suspeitos, com idades entre os 20 e os 27 anos, foram ouvidos no tribunal de Bragança ao longo dos últimos dois dias e o juiz decretou a prisão preventiva para os quatro suspeitos, que foram presos em flagrante pela PSP.

Recorde-se que o alarme foi dado por um vizinho por volta das duas da manhã de segunda-feira. Quando chegou ao local, na zona do Toural, a PSP cercou o armazém.

Pouco depois das quatro da manhã, dois dos suspeitos acabaram por se entregar às autoridades enquanto os outros dois foram capturados dentro das instalações do armazém.

O proprietário, que sofreu diversas agressões, foi assistido no hospital de Bragança mas já teve alta.
Ao longo dos últimos dois dias, em frente ao tribunal de Bragança, estiveram de plantão dezenas de familiares e amigos dos quatro detidos, residentes em Vila Verde da Raia, no concelho de Chaves.

Brigantia, 2012-03-22
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Escola Miguel Torga admite ter segundo ciclo no próximo ano    Bragança - Página 12 Icon_minitimeSex Mar 23, 2012 4:34 pm

.
Carrapatoso acredita
Bragança


Bragança - Página 12 Carrapatoso_presid

Escola Miguel Torga admite ter segundo ciclo no próximo ano

A escola Secundária Miguel Torga, de Bragança, pode estar prestes a cumprir um velho sonho: ter ensino preparatório. A convicção é do director da escola. José Carrapatoso acredita que, já no próximo ano lectivo, a oferta formativa pode ficar completa.

“Nós defendemos publicamente e temos esse projecto que a oferta de ensino deve ser harmoniosa nas duas zonas da cidade. Há nesta altura dois pólos fundamentais, que é a Secundária Miguel Torga e o pólo escolar de Santa Maria. Falta sermos autorizados para darmos também o segundo ciclo”, explicou.

A proposta está agora a ser discutida nas reuniões que irão redefinir a rede escolar do concelho.
José Carrapatoso acredita numa decisão favorável ainda este ano.

“Pelas informações que temos é que durante 2012 vai ser decidida a proposta final da rede”, diz.
A Escola Secundária Miguel Torga pretende a junção com o pólo escolar de Santa Maria, que pertence ao agrupamento Augusto Moreno, criando, assim, um novo agrupamento na cidade, que já tem o Paulo Quintela e o de Abade de Baçal.

No início do ano a Escola Secundária Miguel Torga tinha cerca de 500 alunos.

Brigantia, 2012-03-22
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bragança - Página 12 Empty
MensagemAssunto: Re: Bragança   Bragança - Página 12 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bragança
Ir para o topo 
Página 12 de 12Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12
 Tópicos semelhantes
-
» Autarquias e Autarcas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: