Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Bragança

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... , 10, 11, 12  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Produção de energia no Fervença   Bragança - Página 11 Icon_minitimeQui Set 29, 2011 10:39 am

.
Investimento de 178 mil euros
Bragança


Produção de energia no Fervença

A Câmara Municipal de Bragança vai avançar com a construção de uma microcentral hidroeléctrica no rio Fervença, um projecto previsto no âmbito da construção do Centro de Ciência Viva.

A obra representa um investimento de cerca de 178 mil euros e já foi entregue a uma empresa por ajuste directo.
A microcentral, com uma potência de 50 KW, vai funcionar em autoconsumo e produzirá energia em baixa tensão, sendo o excedente vendido à EDP.

Segundo as informações avançadas na acta da reunião de Câmara de 8 de Agosto, a particularidade desde projecto é a combinação da produção de energia com a vertente didáctica. Neste sentido, está prevista a montagem de um quadro sinóptico demonstrativo da instalação em funcionamento, com ligação a “interface gráfica” para compreensão de todo o processo, desde a tomada de água da albufeira até à produção e utilização da energia eléctrica.

Será, ainda, possível a visualização da produção autoconsumida e enviada à rede em tempo real, bem como a observação da percentagem de produção face aos consumos do edifício, dos totais de energia produzida e consumida na instalação. Está também previsto a possibilidade de comandar manualmente a central, tendo em vista as funções didácticas da instalação.

Para avançar com o projecto, a Câmara abriu dois concursos públicos para a adjudicação, mas não recebeu qualquer proposta. Perante esta situação, a autarquia procedeu ao ajuste directo da empreitada, que vai custar 178.350 euros.

A microcentral hidroeléctrica do Fervença deverá estar concluída até ao final do ano.

Jornal Nordeste, 2011-09-29
In DTM

Bragança - Página 11 Light
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Ordenação do mais novo bispo de Portugal é este domingo   Bragança - Página 11 Icon_minitimeQui Set 29, 2011 10:50 am

.
Bragança-Miranda
Distrito de Bragança


Bragança - Página 11 Bispo_jose_cordeiro

Ordenação do mais novo bispo de Portugal é este domingo

Faltam quatro dias para a ordenação do mais novo bispo português, o 44º da diocese de Bragança-Miranda. A ordenação está marcada para o dia 2 de Outubro, domingo, pelas 15h, na catedral de Bragança

No dia 7 de Outubro, José Cordeiro preside ao 10º aniversário da dedicação da catedral de Bragança. O pontifical de acção de graças, está marcado para as 18h. No domingo seguinte, 9 de Outubro, celebrará na concatedral de Miranda do Douro, às 16h, concluindo assim a semana do início do ministério pastoral na diocese de Bragança-Miranda.


, 2011-09-29
In DTM

Bragança - Página 11 10143
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Eduardo Malhão vai substituir Rui Vaz no NERBA    Bragança - Página 11 Icon_minitimeQui Set 29, 2011 10:55 am

.
Lista única a sufrágio
Bragança


Bragança - Página 11 Eduardo_malhao

Eduardo Malhão vai substituir Rui Vaz no NERBA

O NERBA (Núcleo Empresarial da Região de Bragança) vai ter nova direcção. As eleições decorrem na próxima sexta-feira e a única lista presente a sufrágio é liderada por Eduardo Malhão, que vai assim substituir Rui Vaz.

O empresário no ramo da construção civil adianta que o objectivo “é credibilizar o sector empresarial, a instituição e estimular os empresários a não terem medo de investir pois é em época de dificuldades que se vêem os grandes empresários” afirma. “Nós temos de dar essa mensagem de confiança, de credibilidade e de forte solidariedade com os nossos companheiros” acrescenta.

Um acto eleitoral que decorre numa altura parcialmente difícil para as empresas.

Eduardo Malhão salienta que o NERBA tem aqui um papel importante.

“Atendendo à actual situação mesmo em termos de reorganização do país e mesmo com a extinção de algumas entidades de âmbito distrital, o NERBA tem uma missão fundamental de conseguir unir e somar as partes em matéria de captar investimentos para a região, promovendo produtos regionais” afirma.

“É a única instituição que consegue fazer pontes para estimular o diálogo e para haver uma cooperação efectiva entre a comunidade académica, empresarial, política e sociedade civil em geral”.

O candidato acredita que a diversidade de sectores que compõe a lista poderá servir de estímulo aos empresários.

“A equipa que represento e que vai a votos é uma equipa com grande abrangência e de consenso criando uma nova oportunidade para o NERBA” refere, salientando que “os actuais órgãos sociais têm desenvolvido um bom trabalho, no entanto atravessamos um ciclo novo e as instituições precisam de ser regenerar”. “A diversidade da nossa equipa vai permitir criar uma nova auto-estima aos empresários e fazer perceber que só pela via do estímulo à economia é que conseguimos ajudar a região e o país a sair desta situação que atravessamos” conclui.

Brigantia, 2011-09-29
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Novo bispo herda factura de 5 ME da nova Catedral   Bragança - Página 11 Icon_minitimeSáb Out 01, 2011 3:39 pm

.
Novo bispo no domingo
Bragança


Bragança - Página 11 Se-catedral-braganca

Novo bispo herda factura de 5 ME da nova Catedral

A Catedral de Bragança será o local da ordenação e um dos desafios do novo bispo que herda uma factura de cinco milhões de euros de uma obra inacabada, que já custou quase três vezes mais que o inicialmente previsto.

A única catedral do século XX começou a ser construída há 20 anos com um orçamento de 750 mil contos (3,750 milhões de euros), já absorveu quase 10 milhões de euros e ainda necessita de 800 mil euros para ficar concluída.

Dos dois milhões de euros já gastos foram liquidados à volta de seis milhões e o que falta pagar corresponde essencialmente a empréstimos bancários, segundo contou à Lusa o presidente da Comissão Fabriqueira, João Gomes.

A este valor acrescem ainda os 800 mil euros para a última fase da obra, a conclusão das alas norte e sul, onde será instalado o arquivo diocesano e construídas três capelas mortuárias e a casa do guarda.

Os cerca de seis milhões de euros já liquidados foram realizados com donativos dos fiéis e compartições estatais ou fundos comunitários.

\"A manutenção deste edifício vai ficar muito cara à diocese\", constatou o cónego João Gomes, que tem acompanhado a obra desde o início e tem sido confrontado com gastos adicionais num projeto de arquitetura moderna em que sobressaem materiais nobres como granitos, madeiras e cobre.

Em apenas uma década já foi necessário substituir portas em madeira e corrigir uma parede exterior de 60 metros com blocos de granito que ameaçavam cair, consequência da \"pressa com que a obra foi feita\" para o bispo António Rafael fazer a cerimónia da dedicação a Nossa Senhora Rainha, uma semana antes de ser substituído, em outubro de 2001, segundo contou.

Acrescem ainda os prejuízos dos furtos de placas de cobre do telhado. Só este ano, o cónego João Gomes já contabiliza 22 mil euros para reposição do material levado em três assaltos.

Considerada por alguns como \"um sorvedouro de dinheiro\" e \"uma obra megalómana e desnecessária\", esta obra foi o desígnio dos 30 anos de episcopado do bispo António Rafael, que ficou conhecido como \"o bispo da catedral\".

Pouco depois de ser nomeado, lançou simbolicamente, em 1982, a primeira pedra, mas só uma década depois é que a obra arrancou.

Concluído o esqueleto, fez a inauguração funcional, em 1995, por altura dos 450 anos da Diocese de Bragança-Miranda.

Em 2001, a diocese foi entregue ao bispo António Montes Moreira que agora vai passar o testemunho a José Cordeiro, e destaca, no balanço de uma década de episcopado, \"o avanço que se deu às obras da catedral\".

O presidente da Comissão Fabriqueira acredita que o novo bispo, com 44 anos, terá tempo de concluir a catedral com a contribuição de todos.

Quando lançou a obra, o antecessor António Rafael percorreu todos os 711 lugares da diocese a pedir que cada fiel contribuísse com a sua pedra para a nova catedral.

António Rafael enfrentou a fúria das gentes de Miranda, o berço da diocese, que se sentiram relegadas para segundo plano quando o prelado fixou o nome da diocese Bragança-Miranda e atribuiu à velha Sé de Miranda o estatuto de concatedral da nova de Bragança.

O cónego João Gomes dedicou \"o melhor da vida de padre\" a esta obra e \"algumas migalhas que tinha enterrou-as ali\", mas disse não estar \"arrependido\".

\"Apesar de todos os trabalhos, de todos os sofrimentos e das lágrimas que se derramaram, valeu a pena, porque Bragança não tinha uma igreja-mãe com condições para cerimónias com alguma solenidade\", considerou.

Lusa, 2011-09-30
In DTM

Bragança - Página 11 Haloslip
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Novo bispo de Bragança-Miranda vai reestruturar a Diocese    Bragança - Página 11 Icon_minitimeSáb Out 01, 2011 3:46 pm

.
Funcionamento das paróquias.
Distrito de Bragança


Bragança - Página 11 Jose_cordeiro_bispo_rosto

Novo bispo de Bragança-Miranda vai reestruturar a Diocese

Em entrevista à Agência Lusa, José Cordeiro não fala em extinguir paróquias, mas num «novo modelo» e na necessidade de fazer essa reestruturação.

«A nossa realidade, ela própria, pede-nos isso: são 326 paróquias, são 67 párocos, são 136 mil pessoas, embora [a diocese] seja uma área muito extensa, tudo isto está a reclamar uma conversão de todos, a começar pelo bispo», afirmou.

O novo bispo, que toma posse domingo, não adianta o modo como vai ser feita esta reestruturação, porque quer ouvir primeiro aqueles que estão diretamente no terreno, que são os párocos.

\"Depois dessa escuta e de tudo repensado à luz do que são os ensinamentos da Igreja, nomeadamente o Concílio Vaticano II, e aquilo que a Conferência Episcopal também tem proposto como repensar a pastoral em Portugal, podemos chegar a algumas conclusões para começar a concretizar no próximo ano\", declarou.

Para José Cordeiro, a nova evangelização, de que tanto se fala ultimamente, \"tem que ser nova na linguagem\" e implicar \"uma mudança de mentalidade, de postura, uma mudança de ação\".


, 2011-10-01
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Ordenado no Domingo    Bragança - Página 11 Icon_minitimeDom Out 02, 2011 10:43 am

.
Ordenado no Domingo
Bragança


Bragança - Página 11 Se-catedral-de-braganca

Recomendações a ter em conta no 2 de Outubro

Aos que se deslocam de fora de Bragança, a organização recorda que as obras no IP4 podem aumentar o tempo previsto para a viagem, pelo que recomenda que se desloquem com a devida antecedência.

Para os autocarro existirá um estacionamento reservado no parque da Câmara Municipal, onde devem deixar os passageiros que serão encaminhados pelos escuteiros para a Catedral. Os parques de estacionamento atrás da catedral estão reservados ao Clero e Autoridades. Pede-se que se identifiquem, quando solicitado, pelos escuteiros ou forças de segurança.

Os lugares de Estacionamento, ao fundo das escadas da Catedral, estão reservados à Ministra da Agricultura, Secretário de Estado da Cultura e carros da PSP e GNR. Na rua entre a Escola Secundária Abade Baçal e a Catedral não será permitido estacionar. As pessoas que vierem de carro poderão estacionar no campo da feira, parque do mercado e nas ruas adjacentes.

Não será permitido estacionar ou parar junto da Catedral, a não ser para deixar passageiros com mobilidade reduzida. Os clérigos deverão levar Túnica e Estola branca e dirigirem-se para sacristia reservada à paramentação. O Cabido e o Colégio dos Consultores paramentam-se na sala do Cabido.

Para uma melhor organização da Celebração, devem chegar entre as 13h30 e as 14h15. Às 14h30 organiza-se a entrada dos sacerdotes e diáconos para a Catedral e celebração.

Se sublinhar que as Paróquias, movimentos e famílias religiosas não devem levar bandeiras, cruzes e/ou outros elementos identificativos, a não ser lenços, fardas ou outros no género. Do lado esquerdo de quem olha para a entrada da Catedral, no pátio inferior, haverá cinco casas de banho móveis. Recomenda-se que os fiéis leigos que chegarem mais tarde levem bancos de campanha ou campismo para se poderem sentar no exterior da catedral.

A entrada na Catedral é livre. Contudo, o número de pessoas que poderá entrar está condicionado pela própria lotação deste espaço de culto. Haverá lugares específicos, e que estarão assinalados, para o Coro e instrumentos, Clero, Religiosas, Família de D. José Cordeiro, Autoridades e Convidados. No final da celebração D. José Cordeiro poderá saudar alguns dos fiéis presentes

. Para que esse momento não seja muito demorado e cansativo, solicita-se a todas as pessoas, que pensam encontrá-lo em futuras ocasiões que não o façam no final da Celebração. A organização pede a todos os fiéis que acatem as indicações das Forças de Segurança (PSP e GNR) e dos Escuteiros, enquanto encarregados da organização do espaço envolvente e da catedral.

mdb, 2011-10-02
In DTM

Bragança - Página 11 000203AD
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Catedral de Bragança encheu para acolher novo bispo   Bragança - Página 11 Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 11:42 am

.
Diocese de Bragança-Miranda
Distrito de Bragança


Bragança - Página 11 Don_jose_maos

Catedral de Bragança encheu para acolher novo bispo

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, comparou a missão do novo bispo de Bragança-Miranda a uma vinha que necessita de trabalho e da conjugação de esforços para dar frutos fecundos.

D. José Policarpo foi o principal ordenante do novo bispo e na sua homilia dirigiu-se a José Cordeiro, socorrendo-se da alegoria bíblica que compara o povo de Deus a uma vinha cuidada com ternura pelo seu dono, que dela espera frutos dignos desse cuidado.

O bispo é um dom de Deus, o proprietário da \"vinha\", continuou o cardeal patriarca, frisando que \"ele garante a plenitude do sacerdócio apostólico, expressão sacramental de Cristo, fonte da redenção\" e que \"sem esta fonte permanente, a jorrar rios de água viva... ela transformar-se-á naquela vinha que desilude o seu proprietário, incapaz de produzir os frutos que ele esperava\".

Perante o mar de gente que encheu a catedral de Bragança, entre fiéis, amigos, 35 bispos e 150 padres, D. José Policarpo lembrou que desde os primeiro séculos, quando era ordenado um novo bispo, a presença do maior número possível de bispos na sua ordenação era garantia de que aquele (...) \"não era nem herege, nem cismático; professava a mesma fé e guardava no seu coração o desejo ardente de comunhão com toda a Igreja\".

O cardeal patriarca concluiu reafirmando ao novo bispo: \"o Senhor diz-te hoje: vai, toma conta da minha vinha. Não estás sozinho, nunca o queiras fazer sozinho. Ama os teus presbíteros de modo a fazeres com eles a comunhão que vos levará, em uníssono, a ter a mesma solicitude\".

O jovem prelado, com 44 anos, deixou claro no seu discurso que conta com a colaboração de todo o clero da diocese para a nova missão, afirmando: \"Eu não sou pensável sem vós, sois os primeiros e indispensáveis colaboradores\".

Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.

O mais novo bispo de Portugal agendou já para o dia 17 um encontro com o clero da diocese, naquela que será a primeira actividade do seu episcopado e que se insere na intenção de José Cordeiro de, ao longo deste ano, \"escutar a Diocese\".

Dirigindo-se ainda ao clero, pediu ajuda para a \"realidade desafiante\" que é a Diocese de Bragança-Miranda, considerando que esta \"realidade pastoral exige a coragem, a confiança e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do Evangelho\".

O novo bispo citou ainda Fernando Pessoa, para afirmar: \"A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias\".

José Cordeiro disse depois aos jornalistas que durante os momentos em que esteve prostrado no chão, durante o ritual da ordenação, pediu a \"ajuda do Alto para que possa ser esse coração que escuta os sinais dos tempos e que possa ser uma resposta de esperança ao hoje histórico e cultural do Nordeste Transmontano\".


JN, 2011-10-03
In DTM

Bragança - Página 11 Haloslip
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Novo bispo pede «coragem»    Bragança - Página 11 Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 11:51 am

.
Novo bispo pede «coragem» Distrito de Bragança

Bragança - Página 11 Don_jose_02102011

D. José Cordeiro ordenado em cerimónia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, que alertou contra a tentação de «fazer sozinho»

D. José Cordeiro, de 44 anos, foi hoje ordenado bispo em Bragança, após ter sido nomeado como novo responsável pela diocese do nordeste português, pedindo «coragem» a todos os católicos para ir ao encontro da sociedade local.

«A nossa realidade pastoral exige a coragem, a confiança e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do Evangelho», disse o prelado, na saudação proferida no final desta cerimónia, na catedral de Bragança.

Numa intervenção em que citou, entre outros, Fernando Pessoa e Miguel Torga, o novo bispo falou da diocese como uma “realidade desafiante” e disse aos padres que são os seus “primeiros e indispensáveis colaboradores”, anunciando uma assembleia do clero no próximo dia 17.

“Somos chamados a uma conversão pastoral para abraçar este desafio do futuro, da cultura e da fé. Por isso, convoco-vos para a missão do essencial ao serviço de todo o povo de Deus a nós confiado”, assinalou ainda.

D. José Cordeiro manifestou o seu desejo de se encontrar, “logo que seja possível”, com os “movimentos e organismos eclesiais, com as diferentes autoridades, meios de comunicação social e instituições de solidariedade” da diocese.

“Peço a Deus um coração que escute os sinais dos tempos e os desafios que neles se manifestam, para ser um humilde servidor da Beleza, da Verdade, do Amor e da Alegria para vós e convosco”, concluiu.

Numa cerimónia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal, D. José Policarpo, o mais recente e mais jovem membro do episcopado português quis agradecer a todos os que o acompanharam neste momento, destacando que “até as novas linguagens da internet e suas redes sociais quiseram preparar este dia”.

Já o patriarca de Lisboa disse na sua homilia que ser bispo de uma diocese não é um trabalho a “fazer sozinho” e que os padres não são “um conjunto de indivíduos”, mas um corpo.

“D. José Cordeiro, a tua vida ganha hoje um sentido novo e definitivo. Não estás sozinho, nunca o queiras fazer sozinho”, referiu.

“Os presbíteros de uma diocese não são um conjunto de indivíduos, porventura dedicados, cada um a fazer o melhor que pode, como acha”, indicou D. José Policarpo.

Numa cerimónia que teve como outros consagrantes os dois bispos eméritos da diocese, D. António Montes Moreira e D. António Rafael, o cardeal-patriarca pediu ao novo prelado comunhão “com os irmãos bispos” e amor para com os seus presbíteros.

“Zelo, preocupação contínua, atenção a cada pessoa, discernimento dos caminhos do Reino de Deus em cada circunstância da história” devem transformar-se em “denúncia” e “sentinela”, salientou D. José Policarpo.

Na celebração foi lida a bula de nomeação de Bento XVI, de 18 de julho, em que o “dileto filho José Manuel Garcia Cordeiro, do clero da diocese de Bragança-Miranda”, é eleito bispo para a mesma comunidade eclesial, como sucessor de D. António Montes, que renunciou ao cargo por ter atingido o limite de idade determinado pelo direito canónico.

Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, marcaram presença 35 bispos, o núncio apostólico, D. Rino Passigato, e o secretário da Congregação dos Bispos (Santa Sé), D. Manuel Monteiro Castro, para além entre 150 sacerdotes e milhares de pessoas.


Agência Ecclesia , 2011-10-03
In DTM

Bragança - Página 11 000203AD
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: NERBA tem novo presidente    Bragança - Página 11 Icon_minitimeTer Out 04, 2011 4:50 pm

.
NERBA tem novo presidente
Distrito de Bragança


»Queremos que todas as empresas percebam que o NERBA é a casa dos empresários»

Eduardo Malhão sucede a Rui Vaz na presidência do NERBA. A lista liderada pelo empresário do ramo da construção civil foi eleita, na passada sexta-feira, com os votos de 40 dos cerca de 350 associados do NERBA.

Eduardo Malhão reconhece que não foi uma votação massiva, mas afirma que superou o número de votantes de anteriores actos eleitorais. A mobilização dos sócios em torno do projecto do Nerba é um dos projectos que o novo presidente quer concretizar a curto prazo.

“A adesão a esta eleição superou a do último ano eleitoral. Não vou dizer que foi uma adesão massiva, mas atendendo à actual situação da economia em geral e das empresas pode-se considerar que foi um bom momento de valorização do associativismo empresarial. No entanto, também revela a situação do associativismo a nível geral”, afirma Eduardo Malhão.

Entre os projectos para desenvolver a curto prazo, Eduardo Malhão realça a aproximação aos associados. “Vamos focar-nos na ampliação do número de associados. Queremos que todas as empresas percebam que o NERBA é a casa dos empresários e não dos dirigentes.

Só com o envolvimento de todos os associados é possível concretizarmos o nosso plano de acção”, acrescenta o novo presidente do NERBA.
Eduardo Malhão conta com uma equipa composta por empresários de diversos ramos da actividade para os próximos dois anos.

“O NERBA tem um papel importante para o desenvolvimento da região e em colaboração com as demais instituições ao nível local vamos fazer um trabalho de afirmação positiva da nossa região”, remata Eduardo Malhão.

Jornal Nordeste, 2011-10-04
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Bragança está a ficar sem água    Bragança - Página 11 Icon_minitimeSáb Out 15, 2011 4:23 pm

.
Montesinho aguenta mais 45 dias
Bragança


Bragança - Página 11 Barragemmontesinho

Bragança está a ficar sem água

As reservas da única barragem que abastece a cidade rondam os 15% e o tempo seco só tem piorado a situação. A autarquia informa a população que só existe água para mais 45 dias.

A solução passaria pela construção de uma nova barragem no Parque de Montesinho. Um projecto com décadas, sempre chumbado pelo Ministério do Ambiente.

Agora, o presidente da autarquia, Jorge Nunes, fala numa situação muito preocupante.

«Já não se domina muito bem a quantidade de água com condições de poder ser utilizada, portanto estamos a aproximarmo-nos de uma situação crítica. Estamos numa zona de montanha, todas as linhas de água estão secas, não há água armazenada e os meios para montar uma operação de abastecimento público não existem», justificou.

A Câmara Municipal de Bragança está a informar a população desta situação através de uma carta, onde pode ler-se que a continuar este tempo seco, a reserva de água apenas durará um mês e meio.

A população está preocupada mas acredita que o este «Outono ainda traga chuva». Esta pode ser uma solução, mas aquela que leva décadas em cima da mesa é a construção da barragem das Veiguinhas, no Parque Natural de Montesinho.

, 2011-10-12
In DTM

Rolling Eyes Twisted Evil Question
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: A cidade de Bragança acolhe este ano, entre 21 e 23 de Outubro    Bragança - Página 11 Icon_minitimeSáb Out 15, 2011 4:47 pm

.
Dia do Exército
Bragança


Bragança - Página 11 Ueo7

A cidade de Bragança acolhe este ano, entre 21 e 23 de Outubro

A cidade de Bragança acolhe este ano, entre 21 e 23 de Outubro, as comemorações do Dia do Exército marcadas pelas restrições orçamentais que levaram ao cancelamento do habitual desfile de viaturas militares, anunciou hoje aquela instituição.

O desfile de viaturas na parada militar “viria a onerar significativamente” o orçamento do evento, pelo que, atendendo à contenção de custos, a hierarquia militar decidiu excluí-lo do programa, segundo explicou o chefe de gabinete do Chefe de Estado Maior do Exército.

Rovisco Duarte falava na apresentação, em Bragança, do programa das comemorações e recusou revelar o orçamento do evento, considerando que “não é relevante”.

Indicou apenas que “está dentro do planeamento anual de custos do exército”.

O dia principal das comemorações é domingo, 23 de Outubro, com uma missa na Catedral de Bragança, seguida da parada militar com mil elementos, que será presidida pelo ministro da Defesa Nacional.

Além do Chefe de Estado-maior do Exército e de toda a hierarquia das forças armadas estará também presente o general Ramalho Eanes, antigo presidente da República, segundo adiantou o porta-voz do Exército, Jorge Pedro.

Uma das razões apontadas para a escolha de Bragança para assinalar o Dia do Exército é o facto de “muito do recrutamento para as forças armadas ser oriundo desta região”.

O evento será motivo de curiosidade para a população local que há quase 40 anos não tem proximidade com as lides militares, desde que foi extinto, em 1975, o batalhão de caçadores 3.

Estas comemorações descentralizadas são também “um apelo para recrutar jovens, já que um dos objectivos é a divulgação da imagem do Exército, nomeadamente junto das camadas jovens”, como disse aquele responsável.

O apelo será feito através de exposições de material e equipamento, demonstrações de para-quedistas, mas também acções direccionadas para toda a população como uma tenda de campanha para rastreios de saúde ou a padaria de campanha que vai oferecer, durante os dias das comemorações, pão e outros derivados gratuitos.

O programa inclui ainda as jornadas académicas em que vão ser discutidos temas como a presença e a importância do Exército para Bragança e a função social das forças armadas, nomeadamente nas crises nacionais.

Para o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, “trata-se de uma iniciativa positiva para a região”.

“É para nós uma satisfação e orgulho poder acolher uma iniciativa de nível nacional”, afirmou.

Estas comemorações incluem ainda uma homenagem ao patrono do Exército, o Rei D. Afonso Henriques, que terá lugar a 24 de Outubro, mas em Coimbra, com a deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo do primeiro monarca português.

Lusa, 2011-10-12
In DTM

Bragança - Página 11 Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: «O bispo, servidor da Esperança» é o título do mais recente livro de D. José Cordeiro   Bragança - Página 11 Icon_minitimeSáb Out 15, 2011 10:24 pm

.
Novo bispo lança quarto livro
Distrito de Bragança


Bragança - Página 11 Don_jose_bgc

«O bispo, servidor da Esperança» é o título do mais recente livro de D. José Cordeiro

«O bispo, servidor da Esperança» é o título do mais recente livro de D. José Cordeiro.É já a quarta obra escrita pelo novo bispo transmontano e propõe temas de reflexão aos bispos de Angola e S. Tomé sobre a vocação e missão do bispo.

“Este livro está centrado sobretudo na figura do bispo como servidor da esperança tal como o título indica e a proposta de viver a missão como profecia” refere, explicando que “a partir de toda a grande tradição da igreja e no seu grande depósito da fé e da sucessão apostólica o objectivo é traçar um novo rosto para a figura do bispo”.

“Não é uma invenção minha mas antes a partir de todos os documentos da igreja e de toda a reflexão teológica a intenção é esboçar a figura do bispo para o hoje” afirma, salientando que “embora tenha sido pensado para os bispos de Angola e S. Tomé e Príncipe serve para todos os bispos do mundo e também a mim”.

Uma obra que foi escrita antes de ser nomeado bispo da diocese Bragança-Miranda e que acaba também por lhe ser útil.“Escrevi-o com o rigor próprio de um livro científico.

São dez temas propostos à reflexão dos bispos sobre a vocação e a missão do bispo” afirma. Por isso “é um desafio também para mim porque não pensava que poderia cair sobre mim, mas são os desígnios de Deus e depois tornou-se mais fácil para aceitar o convite que me foi feito para este ministério episcopal” salienta.

D. José Cordeiro confessou, durante a sessão de apresentação da obra, que nunca quis uma cerimónia destas mas acabou por aceder.

Brigantia, 2011-10-14
In DTM

Bragança - Página 11 SHa_reading
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Bailado inspirado na música tradicional portuguesa   Bragança - Página 11 Icon_minitimeTer Out 18, 2011 2:28 pm

.
Sexta dia 21
Bragança


Bragança - Página 11 Companhia_danca

Bailado inspirado na música tradicional portuguesa

Inspirado na música tradicional portuguesa, este bailado tem por base a diversidade da cultura nacional. Sobre a criação diz o coreógrafo \"... precisava dançar também as minhas raízes lusas. E aqui nasce «Casa do Rio»... do desejo de estilizar as danças tradicionais portuguesas. Há influências dos pauliteiros, da chula, do corridinho do Algarve, do fandango, das danças do Minho.\"

Benvindo Fonseca ganhou vários prémios, dos quais se destacam: \"Jovens na Criatividade\" da ONU\" (1993), tornando-se Embaixador da Boa Vontade da organização; prémio de carreira atribuído pela Associação Primo-Canto (2002); prémio de carreira atribuído pela Câmara Municipal de Oeiras e Revista Dança (2009)

, 2011-10-18
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: «É urgente aprender a cultura do dar» diz bispo   Bragança - Página 11 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 2:44 pm

.
«Restituir – todos os dias»
Distrito de Bragança


Bragança - Página 11 Bispo_jose_cordeiro

«É urgente aprender a cultura do dar» diz bispo

O bispo de Bragança-Miranda preside hoje, no Seminário de São José, à primeira Assembleia do Clero desde que tomou posse da diocese, no início do mês, e um dia depois de ter celebrado missa na sua terra natal.

“A nossa vida é um rosário de dádivas gratuitas. E há tanto amor a restituir, tanta amizade, esperança a devolver! É urgente aprender a cultura do dar”, sublinhou D. José Manuel Cordeiro em Alfândega da Fé, na eucaristia deste domingo, na qual recordou a importância de Deus, da família e de toda a comunidade na sua própria formação humana e espiritual.

Segundo um comunicado do gabinete de imprensa diocesano, enviado à Agência ECCLESIA, o prelado aproveitou a celebração para chamar a atenção dos sacerdotes para a importância de uma “Igreja de serviço, que não impõe a fé, mas solicita a coragem pela verdade”.

Aos fiéis salientou que a melhor forma de se relacionarem com Deus não é através do “tributo”, como os judeus faziam com César, no tempo do Império Romano.

“Alguns creem que Deus se contenta com exterioridades, pias devoções, esmolas e velas. Mas ele deseja uma relação filial, como com o seu filho Jesus, num diálogo, numa presença e numa partilha de vida”, sustentou.

As palavras utilizadas por Jesus, no Evangelho deste domingo, quando confrontado pelos fariseus sobre se era “lícito ou não pagar o imposto a Roma”, são para o bispo de Bragança-Miranda sinal de uma comunhão entre Deus e os homens que não se pode ficar pelos gestos materiais.

“Jesus não usa o verbo pagar e emprega um verbo que não quer dizer apenas «dai» mas «restitui», «redai de volta». Porque de nada és proprietário, a não ser do teu coração”, explicou.

De acordo com D. José Manuel Cordeiro, cada cristão é “um talento de ouro” que traz cunhada não a imagem de um “poder” deste mundo, como César, mas “a imagem de Deus”, que deve por em prática – “restituir” – todos os dias.

A Assembleia do Clero de Bragança está a decorrer à porta fechada, adianta o gabinete de imprensa da diocese

, 2011-10-19
In DTM

Bragança - Página 11 000203AD
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Foragido apanhado com arma, BI falso e 7 mil euros   Bragança - Página 11 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 2:47 pm

.
Evadiu-se da cadeia de Izeda
Bragança


Foragido apanhado com arma, BI falso e 7 mil euros

Um recluso que se evadiu há seis anos da cadeia de Izeda, Bragança, e que alegadamente estava envolvido em extorsões, foi capturado em Paredes na posse de um arma de fogo, um bilhete de identidade falso e 7.000 euros.

Fonte da GNR revelou hoje que o homem foi capturado na segunda-feira, no âmbito de uma investigação do Núcleo de Investigação Criminal daquela força policial relativa a ameaças com armas de fogo e extorsão.

Segundo os indícios recolhidos, o evadido e pessoas do seu núcleo familiar estariam envolvidas num esquema que consistia em criar mau ambiente nos apartamentos que compravam para levar o construtor ou mediador imobiliário a propor-lhes a cessão do contrato a troco do dobro do sinal.

Os indícios apurados indicam ainda que, depois de receberem esses montantes, continuariam a extorquir quantias elevadas às vítimas.

Antes de fugir da prisão, após uma saída precária, em 2006, o homem cumpria seis anos de prisão por tráfico de estupefacientes e condução ilegal.

Lusa, 2011-10-19
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Comemorações do Dia do Exército    Bragança - Página 11 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 2:51 pm

.
Comemorações do Dia do Exército
Bragança


Bragança - Página 11 12766_jn

Bragança vai encher-se de militares nos próximos dias 21, 22 e 23 de Outubro.

Bragança vai encher-se de militares nos próximos dias 21, 22 e 23 de Outubro.
A capital de distrito foi o local escolhido para a realização das comemorações oficiais do Dia do Exército, que, este ano, têm o orçamento reduzido devido à crise.

No entanto, o porta-voz do Exército, tenente-coronel Jorge Pedro, afirma que apesar da contenção as comemorações vão manter a “dignidade que merecem”.
Sem querer adiantar números, o responsável garante que o investimento nesta iniciativa representa uma redução de 50 por cento face à despesa do ano passado nas comemorações realizadas em Castelo Branco.

Durante os três dias de festa do Exército são inúmeras as iniciativas espalhadas pelos pontos mais emblemáticos da cidade. Desde exposições dos equipamentos e materiais militares a demonstrações feitas pelas diferentes estruturas do Exército, ao contacto mais directo com a população, através de um hospital de campanha que vai fazer rastreios à tensão arterial e glicemia e da padaria do Exército que vai oferecer produtos às pessoas.

Comemorações do Exército vão projectar a cidade de Bragança a nível nacional

Destaque ainda para as Jornadas Académicas, no dia 21, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, e para o concerto da Banda Sinfónica do Exército, no dia 22, no Teatro Municipal.

O ponto alto das comemorações é no dia 23, com os militares a invadir a avenida Sá Carneiro. As cerimónias têm início com uma missa na catedral de Bragança, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Januário Torgal Ferreira, seguindo-se o grande desfile com mais de mil militares a partir do meio-dia.

A Avenida Sá Carneiro vai estar condicionada ao trânsito para a realização do evento, que vai contar com a presença do ministro da Defesa Nacional, General Ramalho Eanes e General Chefe do Estado-Maior do Exército, entre outras figuras da hierarquia do Exército.

Recorde-se que as comemorações do Exército já estavam previstas para Bragança no ano passado, mas só este ano as Forças Armadas conseguiram cumprir a promessa. Esta iniciativa é uma forma de homenagear os militares que integram o Exército oriundos da região.

Jornal Nordeste, 2011-10-20
In DTM

Idea
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Enfermeiros protestam contra dispensa de contratados   Bragança - Página 11 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 3:19 pm

.
Quinta-feira, protesto «espontâneo»
Distrito de Bragança


Enfermeiros protestam contra dispensa de contratados

Os enfermeiros contratados nos três hospitais do distrito de Bragança marcaram, para quinta-feira, um protesto «espontâneo» contra a alegada dispensa de todos os 39 profissionais com contrato a termo.

A administração do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), que agrega os três hospitais (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela), nega a não renovação de todos os contratos e interpreta a posição dos enfermeiros como um meio de pressão.

Em declarações à Lusa, António Marcôa, do conselho de administração, garantiu que, «objetivamente, apenas cinco enfermeiros receberam cartas a informar da não renovação dos contratos», enquanto que os enfermeiros afirmam que «já foram informados de que vão ser todos dispensados até ao final do ano».


Lusa, 2011-10-20
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Burlão de políticos foge da prisão de Izeda com o euromilhões   Bragança - Página 11 Icon_minitimeTer Out 25, 2011 9:47 am

.
Burlão em fuga recusa entregar-se
Bragança


Burlão de políticos foge da prisão de Izeda com o euromilhões

Um indivíduo conhecido por um longo historial de burlas a políticos e outras figuras públicas fugiu da cadeia onde cumpria uma pena de mais de 10 anos de prisão. Hoje com 56 anos, foi «padre», «agente de futebolistas», «político» e «advogado».

Rui Humberto Oliveira e Silva estava no estabelecimento prisional de Izeda, próximo de Bragança, onde, apesar do seu longo cadastro, lhe têm sido atribuídas tarefas de responsabilidade, gozando da confiança da Direcção. Ultimamente, era o responsável pelas \\"cantinas\\" e inclusivamente pernoitava numa zona afastada do edifício nuclear da prisão, sujeito a normas de segurança menos apertadas.

Dotado de raras habilidades de comunicação e persuasão, Rui Humberto consegue ainda imitar a voz de quem quer e, assim, enganar as suas vítimas. Era uma figura a quem muitos dos demais reclusos recorriam, se precisavam de algo. Com o extremo à vontade na cadeia, só lhe faltava estar em liberdade, mas desde há algum tempo o indivíduo, natural de Paredes e com mulher e filhas em Chaves, já gozava de saídas precárias.

Rui Humberto Silva, de 56 anos, está foragido há uma semana da cadeia de Izeda, em Bragança, e não tenciona entregar-se para cumprir o resto da pena a que foi condenado pelos crimes de burla. As filhas e o advogado de Rui Humberto tentam convencê-lo, mas este alega que está revoltado por ter ainda dois processos em recursos há muito tempo.

\"Diz que já cumpriu seis anos de cadeia e que há homicidas que cumprem menos tempo de prisão. Assume ser burlão compulsivo, mas diz que não matou ninguém\", disse ao CM Gil Brandão, advogado de Rui Humberto. \"Estou a tentar que ele se entregue. Tem momentos em que concorda, mas depois desiste\", explica o advogado, salientando não saber onde o seu cliente se encontra. \"É ele que me contacta, sempre com números anónimos\", ressalva. Os mesmos cuidados tem tido com as filhas, residentes em Chaves, que também já foram contactadas pela PSP. Filhas e advogado afirmam não saber do paradeiro de Rui Humberto. Sabem apenas que estará em Portugal.

Nos contactos com o advogado, Rui assumiu ter planeado não regressar a Izeda durante uma saída precária concedida pelo juiz, para não prejudicar o director do estabelecimento prisional, que já lhe tinha concedido outras saídas. Rui Humberto terá dinheiro, uma vez que, há cerca de um ano, recebeu um prémio de 55 mil euros no Euromilhões.

ASSUMIU IDENTIDADE DE VÁRIOS POLÍTICOS

Rui Humberto da Silva tinha uma enorme imaginação quando se tratava de colocar em prática uma burla. Durante os vários anos em que andou no mundo do crime assumiu a identidade de vários políticos. Fingiu ser Marques Mendes, Salgado Zenha e até disse ser cunhado de Cavaco Silva. O burlão chegou também a fazer--se passar por padre, por advogado e até director de um banco. Numa entrevista ao jornal ‘Comércio do Porto’ disse que queria candidatar-se à presidência da República. Também burlou Ferreira Torres.


Nuno Maia in JN/ CM, 2011-10-25
In DTM

Embarassed Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Pobreza na região transmontana aumentou cerca de 30 por cento   Bragança - Página 11 Icon_minitimeTer Out 25, 2011 9:52 am

.
Pobreza dispara
Distrito de Bragança


Pobreza na região transmontana aumentou cerca de 30 por cento

O número de casos de pobreza n a região transmontana aumentou cerca de 30 por cento.

Apesar deste acréscimo, o presidente da delegação de Bragança da Rede Europeia Anti-Pobreza, Pedro Guerra, diz que «é pouco, comparando com distritos do litoral onde há muitas empresas».

Por exemplo, “se fechar uma fábrica, em Guimarães, ficam mil famílias a precisar de apoio imediato e poderá não haver resposta. Aqui o impacto não é tão severo mas é claro que a situação é grave e ainda vai piorar em 2012”, refere o responsável.

As pessoas com carências procuram, sobretudo, ajuda para satisfazer as necessidades básicas. Para além do Rendimento Social de Inserção, o Estado contribuiu ainda com outro tipo de apoios. “Ainda que com escassos recursos financeiros nós continuamos a atribuir subsídios eventuais a situações de grande precariedade, no âmbito do acompanhamento da acção social”, salienta a directora do Centro Distrital de Segurança Social, Teresa Barreira.

A delegação de Bragança da Rede Europeia Anti-Pobreza organizou um seminário sobre pobreza e exclusão social. Um dos oradores convidados, Sérgio Aires, director do observatório de luta contra a pobreza de Lisboa, defende que a actual situação económica do país obriga a encontrar outras formas combater contra este flagelo. “Prevejo muitas dificuldades para o próximo ano e provavelmente teremos de encontrar outras formas de trabalhos em termos institucionais mas também em termos de cooperação entre as organizações e as pessoas”, afirma.

Segundo o responsável, “todos vamos ter de ter outro tipo de postura face à situação da crise e da pobreza, pois vão-nos faltar apoios e subsídios que tínhamos como garantidos e vamos ter de encontrar outras formas de encontrar esse problema”.

Brigantia, 2011-10-25
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Dia do Exército serviu para promover Bragança    Bragança - Página 11 Icon_minitimeTer Out 25, 2011 10:02 am

.
«É um balanço positivo»
Bragança


Bragança - Página 11 Diadoexercito

Dia do Exército serviu para promover Bragança

Uma boa oportunidade de promoção para a cidade de Bragança. Foi isso que as comemorações do Dia do Exército fizeram por Bragança, que este ano foi o palco escolhido para comemorar o dia em que D. Afonso Henriques conquistou Lisboa aos Mouros. Para o presidente da câmara de Bragança foi uma boa promoção.

“É um balanço positivo, tudo correu bem e com entusiasmo”, referiu Jorge Nunes, garantindo que “a parada este ano foi bastante mais pequenas e os custos reduzidos. Se não fosse em Bragança, era noutro sítio qualquer.”
Jorge Nunes garante que o apoio do município a estas comemorações se ficou pela logística.

Mas quem não olha muito a custos é o povo, satisfeito com o desfile militar.

“Correu muito bem, era muito bonito”, dizia Virgínia Pinto, que admitia que “sai-nos do bolso a todos”. Mas Carminda Afonso diz que “trouxe gente e movimento à cidade e sempre deixou cá algum dinheiro”. Quando a Luís Morais, serviu “para divulgar o que temos e há outras restrições que podem ser feitas”. Já António Faria lembra que foi apenas “a repetição do exercício que fazem habitualmente nos quartéis”.

E durante os discursos oficiais, os militares lembraram que a crise não pode pôr em causa as condições com que o exército participa em missões lá fora, no âmbito da NATO.

Nada que tire o sono ao ministro da Defesa. Aliás, Aguiar Branco aproveitou a passagem por Bragança para lembrar que vão ser necessários mais sacrifícios mas que prefere cortar na tecnologia porque confia na astúcia dos soldados portugueses.
E garantiu que a cerimónia nem pesou muito no orçamento.

“Os gastos nesta cerimónia foram bastante reduzidos e adequados à situação que o país atravessa.”Quanto à reestruturação militar, que pode levar ao encerramento de estruturas em Trás-os-Montes, nomeadamente de um dos quartéis, situados em Chaves e Vila Real, Aguiar Branco limitou-se a responder assim.
“Não comento.”

Este ano, e devido à crise, a parada militar ficou-se pelo desfile de cerca de mil homens, sem qualquer viatura.
E a crise não vai pôr em causa o museu da memória militar, cuja adjudicação ficará hoje decidida.

Brigantia, 2011-10-25
In DTM

Bragança - Página 11 Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Bragança quer bater recorde da maior concentração de carros antigos    Bragança - Página 11 Icon_minitimeQui Out 27, 2011 2:39 pm

.
Entre 06 e 10 de junho de 2012
Bragança


Bragança - Página 11 Carro_antigo

Bragança quer bater recorde da maior concentração de carros antigos

A cidade de Bragança vai acolher, em 2012, um evento ibérico que quer entrar para o Guinness World Records como a maior concentração de carros antigos do mundo, anunciou hoje a organização.

O Iberian Classis Cars decorrerá entre 06 e 10 de junho e pretende juntar cerca de 600 veículos de Portugal, Espanha, mas também de outros países, segundo disse à Lusa Rodrigues da Silva, o responsável pela organização do evento no Nordeste Automóvel Clube (NAC).

O clube de Bragança tem tradição nos passeios e outros eventos de carros antigos com os vizinhos espanhóis e no Douro e aceitou um desafio lançado por operadores turísticos da região Património da Humanidade para organizar este evento.

Lusa, 2011-10-26
In DTM

Bragança - Página 11 10773
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Escola Augusto Moreno assinala Mês Internacional das Bibliotecas    Bragança - Página 11 Icon_minitimeSáb Out 29, 2011 2:45 pm

.
Jovens incentivados a ler
Bragança


Escola Augusto Moreno assinala Mês Internacional das Bibliotecas

Incentivar os alunos a ler é o principal objectivo das actividades que têm sido levadas a cabo pela Escola Augusto Moreno, para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Ontem, o professor de Português Albino Falcão lançou um livro de contos infanto-juvenis, intitulado “Helena e os Lobos” e, para ir de encontro aos gostos dos jovens, a biblioteca da Escola Augusto Moreno já disponibiliza material em formato digital.

A coordenadora da biblioteca, Elisa Ramos, afirma que a escola tem 12 computadores disponíveis para os alunos.
Entre os alunos as opiniões dividem-se, mas muitos dizem que conseguem conciliar os jogos de computador com a leitura.

Jornal Nordeste, 2011-10-28
In DTM

Bragança - Página 11 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Eduardo Malhão tomou posse    Bragança - Página 11 Icon_minitimeSáb Out 29, 2011 4:44 pm

.
color=darkred]Eduardo Malhão tomou posse
Distrito de Bragança
[/color]

Bragança - Página 11 Eduardo_malhao

«Há capacidade e sinergias para podermos organizar um evento de referência por mês no NERBA»

O novo presidente do Núcleo Empresarial de Bragança (NERBA) quer percorrer o distrito de Bragança para conhecer de perto a estrutura e as necessidades das empresas. Eduardo Malhão tomou posse ontem, juntamente com a equipa que o vai acompanhar nos próximos três anos. Aproximar o NERBA dos empresários para os ajudar a resolver os problemas em época de crise é uma das prioridades de Eduardo Malhão.

“Iremos ao terreno. Iremos dialogar com os nossos companheiros, empresários de todo o distrito, no sentido de percebermos quais são as dificuldades que eles sentem, no sentido de haver uma conexão e uma interactividade com a economia real. É fundamental que as associações sejam exemplares em matéria de diálogo para com as empresas e os empresários da região”, salientou o empresário.

Trabalhar para que o NERBA seja uma estrutura mais autónoma também faz parte dos projectos da nova direcção. Eduardo Malhão pretende concretizar este objectivo com o aumento do número de sócios e através da realização de mais eventos no centro de exposições.

“Pretendemos pela via do aumento do número de empresas associadas e também pela via da rentabilização do centro de exposições. Há capacidade e sinergias para podermos organizar um evento de referência por mês no NERBA. Seriam 12 eventos por ano e neste momento temos, apenas, cinco. Temos uma taxa de ocupação muito diminuta para o espaço que temos”, realça o novo presidente do Nerba.

Durante este mandato Eduardo Malhão também quer fazer obras nas instalações do Nerba.

“Sentimos também necessidade de reestruturar o edifício que está a precisar neste momento de algumas obras de conservação e manutenção importantes. Iremos também apresentar um projecto para podermos melhorar o edifício também em termos estruturais e em termos de funcionalidade”, acrescenta Eduardo Malhão.

A requalificação do Nerba deverá custar cerca de um milhão de euros. Para concretizar o projecto deverá ser apresentada uma candidatura a fundos comunitários. Eduardo Malhão espera reunir as condições para avançar com as obras dentro de um ano.


Brigantia, 2011-10-28
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: No repouso de S. Pedro dos Sarracenos   Bragança - Página 11 Icon_minitimeQua Nov 02, 2011 11:55 am

.
Viver 100 anos
Bragança


Bragança - Página 11 12801_jn

No repouso de S. Pedro dos Sarracenos

Quando Aurora da Conceição Canadas nasceu, fez 100 anos, ainda não havia troika mas a crise era uma realidade profunda e entranhada na sociedade pós-implantação da República, pouco antes de estourar a Primeira Grande Guerra.

Nascida em S. Paulo, no Brasil, veio para Portugal aos quatro anos, depois da separação dos seus pais. Viveu os 82 anos seguintes na Cardanha, Torre de Moncorvo. Agora, com cinco filhos, 13 netos e outros tantos bisnetos, mantém a mesma alegria de sempre na casa de repouso de S. Pedro dos Sarracenos.

No sábado, a família juntou-se aos outros utentes do lar e 13 técnicas para festejar. Afinal, não é todos os dias que se comemora um século de existência. Parabéns.


, 2011-10-31
In DTM

Bragança - Página 11 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Quinze mil pessoas passaram pela Norcaça de Bragança    Bragança - Página 11 Icon_minitimeQua Nov 02, 2011 12:00 pm

.
«Balanço muito positivo»
Distrito de Bragança


Bragança - Página 11 Norcaca_2011_abertura

Quinze mil pessoas passaram pela Norcaça de Bragança

A crise também se faz sentir nas feiras de produtos da terra do Nordeste Transmontano. Apesar de o número de visitantes até ter estabilizado, o volume de compras dos clientes é que baixou cerca de 20 por cento, pelo menos na décima edição da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que ontem terminou em Bragança.

Entre os expositores, a resignação começa a instalar-se.
“Foi um pouco abaixo das nossas expectativas mas, de qualquer maneira, conseguimos vender o nosso produto [castanhas]. Estávamos à espera de maior afluência mas, mediante o panorama actual, já era de esperar, até por causa das obras do IP4”, diz Ana Tomás. Rui Simão diz que não se pode “queixar” porque o stock “escoou-se praticamente todo”, apesar de as vendas terem baixado cerca de “20 por cento”.

Mas outros expositores ficaram desagradados com a distribuição do espaço dos stands dentro da feira.
“Tem mesmo a ver com a disposição dos stands. As pessoas vêm à procura de produtos tradicionais, grandes quantidades e variedades e muito do espaço está desperdiçado com stands de informação”, critica Carla Reis. “As pessoas dispersaram-se um bocado. Há muitos stands de informação e os expositores que vendem realmente alguma coisa estão muito para o fundo”, diz Anabela Fernandes.”

Este ano, a contenção obrigou a menos expositores, eram cerca de 75, e menos orçamento. Dos 105 mil do ano passado, gastaram-se este ano 80 mil.

Nada que interfira com o sucesso do certame, segundo o vice-presidente da câmara de Bragança, Rui Caseiro.
“Faço um balanço muito positivo. A feira correu da maneia que pretendíamos. As actividades correram como planeado e muitas superaram as expectativas na afliência de participantes. Em termos de distribuição de espaço foi das melhores”, disse, explicando que a feira já está “consolidada”.

Rui Caseiro considerou também a aposta nas exibições de cozinha, com alguns chefes de renome, um sucesso.
Ao todo, terão passado pela Norcaça, Norpesca e Norcastanha durante quatro dias, cerca de 15 mil pessoas.

Brigantia, 2011-11-01
In DTM

Idea Arrow Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bragança - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Bragança   Bragança - Página 11 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bragança
Ir para o topo 
Página 11 de 12Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... , 10, 11, 12  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Autarquias e Autarcas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: