Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vila Flor

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vila Flor Empty
MensagemAssunto: Vila Flor   Vila Flor Icon_minitimeTer Abr 12, 2011 11:01 am

.
350 coelhos bravos
Vila Flor


GNR apreendeu coelhos importados ilegalmente

A GNR apreendeu na zona de Vila Flor, Bragança, 350 coelhos bravos provenientes ilegalmente de Espanha para repovoamento de zonas de caça naquele concelho transmontano, divulgou hoje aquela força de segurança.

Segundo informação disponibilizada pelas relações públicas, a apreensão foi efetuada, na sexta-feira, pela GNR de Mirandela, por os animais «circularem de modo irregular no território nacional», ou seja, sem documentos sanitários.

Os coelhos eram transportados numa viatura de matrícula espanhola que foi igualmente apreendida.


Lusa, 2011-04-12
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
QaaQenymin

QaaQenymin


Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/04/2011

Vila Flor Empty
MensagemAssunto: Re: Vila Flor   Vila Flor Icon_minitimeQua Abr 27, 2011 7:01 am

Vila Flor, a terra da minha mãe.
Sempre houve coelhos bravos nesta zona. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vila Flor Empty
MensagemAssunto: Orçamento da Terra Flor reduzido a metade   Vila Flor Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 2:20 pm

.
De 22 a 26 de Agosto

Orçamento da Terra Flor reduzido a metade

A Terra Flor vai sofrer este ano um corte de 50% no orçamento para a organização do certame.A abertura oficial da Feira de Produtos e Sabores é já no próximo dia 22 de Agosto e conta com a presença de cerca de 100 expositores.

108 mil euros é quanto a câmara de Vila Flor vai gastar este ano para realizar o evento que anualmente atrai milhares de pessoas àquela vila.Com um orçamento mais reduzido, a organização decidiu juntar as festas do concelho à feira.

“Porque temos uma grande infra-estrutura concluída aqui no centro da vila, entendemos que devíamos juntar o útil ao agradável” refere o vice-presidente da câmara, acrescentando que “nós propomo-nos diminuir o orçamento em 50%.

É um esforço enorme mas é conseguido à custa de um excelente espaço que ficou disponível e por isso vamos usá-lo”.Este espaço é um parque de estacionamento na zona central da vila que vai agregar os cerca de 100 expositores, onde o azeite da região será rei.

“O azeite é o nosso produto âncora, o vinho, os queijos e a fruta do vale da Vilariça” refere Fernando Barros.Ao contrário das últimas edições, este ano, a feira foi, também, pensada para as dezenas de emigrantes que, por agora, regressam às aldeias de Vila Flor.“Nós nunca fizemos a feira a pensar nos emigrantes, mas este ano achámos que devíamos fazer porque temos muitos emigrantes, muita gente de férias” salienta.

A animação também está garantida com o cabeça de cartaz oriundo da própria terra.Lucenzo actua na noite da abertura.
De 22 a 26 de Agosto, o que de melhor se produz na região estará por terras de Vila Flor.

Brigantia, 2011-08-16

In DTM

Vila Flor Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Vila Flor Empty
MensagemAssunto: Festival «Som das Musas» de Vila Flôr em Novembro.   Vila Flor Icon_minitimeQua Nov 02, 2011 1:00 pm

.
De 11 a 13 de Novembro
Vila Flor


Vila Flor Som_musas_2011

Festival «Som das Musas» de Vila Flôr em Novembro.

Vila Flôr, em Trás-os-Montes, volta a receber mais uma edição do “Ciclo Som das Musas” com direcção artística do músico e compositor Pedro Caldeira Cabral.
A quinta edição, este ano em formato mais reduzido, não deixa de ter a qualidade habitual e convida Cuca Roseta (11 Nov), o grupo “La Batalla” (12 Nov) e a Orquestra de Jovens Musicos da Esproarte (13 Nov).

Com uma programação bastante distinta e diversificada, reune num só fim-de-semana, o fado, a musica clássica e ainda a musica medieval do conjunto “La Batalla”, celebrando os 750 anos do nascimento do Rei D.Dinis.
O Fado volta também a enquadrar o Ciclo, dando destaque à Candidatura do mesmo género musical a Património Cultural da Humanidade.

Como tal, a organização convidou uma das mais relevantes novas vozes da actualidade que é Cuca Roseta.

Para além de toda a oferta musical, pretende-se também que os visitantes possam conhecer esta maravilhosa vila do Distrito de Bragança e toda a sua riqueza cultural e natural, sugerindo-se vários locais e visitas dentro e à volta da vila.
Um festival de prestígio nacional que certamente merece a sua visita.


, 2011-11-02
in DTM

[img]http://www.trasosmontes.com/forum/images/smilies/cheer.gif[/img
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Vila Flor Empty
MensagemAssunto: A câmara até tem dinheiro para organizar o certame   Vila Flor Icon_minitimeTer Ago 14, 2012 4:51 pm

.
Terra Flor suspensa
Vila Flor


Vila Flor Artur_pimentel_2010

A câmara até tem dinheiro para organizar o certame

A habitual feira, TerraFlor dedicada aos «Produtos e Sabores» do concelho de Vila Flor, foi suspensa. A decisão é baseada na lei dos compromissos - a lei travão para a despesa pública, que a autarquia não pretende infringir.

A realizar-se este ano seria a décima edição da feira TerraFlor. Segundo o autarca local, a câmara até tem dinheiro para organizar o certame, mas tal não vai acontecer por causa da Lei dos Compromissos.“Gastar dinheiro em feiras, sobretudo em festas não é normal, normal é pararmos é isso que, aliás, o governo pede através da Lei dos Compromissos”, afirma.

Artur Pimentel confessa que tem dúvidas acerca da real movimentação de dinheiro que o certame possa gerar e da sua verdadeira importância para o concelho.“É uma dúvida que eu tenho se realmente a feira gera dinheiro, há é muita alegria, há muito fogo de artifício mas pouco mais”, confessa o autarca.

Este ano a feira não se realiza e para o próximo ano ainda não se sabe, mas a autarquia pretende fazer cumprir a lei enquanto estiver em vigor.

Brigantia, 2012-08-14
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vila Flor Empty
MensagemAssunto: Vieiro dedica Centro de Memórias e de Convívio a Graça Morais   Vila Flor Icon_minitimeSáb Nov 17, 2012 3:36 pm

.
Recuperação de escola
Vila Flor


Vila Flor Graca_morais_vieiro2012

Vieiro dedica Centro de Memórias e de Convívio a Graça Morais

O crucifixo, o quadro de lousa e o relógio são alguns dos elementos que permanecem na antiga escola primária do Vieiro, no concelho de Vila Flor, agora transformada num Centro de Memórias e de Convívio para a população.

As paredes foram decoradas com as fotografias daqueles que passaram pelos bancos daquela escola, entre eles a pintora transmontana Graça Morais, que fez questão de oferecer obras suas para embelezarem o espaço.

Na inauguração do Centro, anteontem, Graça Morais fez questão de estar presente e é com orgulho que está associada a este projecto. “ Pedi ao presidente da Câmara [de Vila Flor] para salvar esta escola e transformá-la numa escola de vida e num lugar de encontro para as pessoas. E aqui está a obra”, enaltece a artista, que faz questão de dizer em qualquer parte do mundo que é natural do Vieiro, uma aldeia no concelho de Vila Flor.

Foi em 1955, com sete anos, que Graça Morais empurrou pela primeira vez a porta da escola que hoje tem uma sala dedicada a si. “Esta terra é como se fosse uma grande família para mim e fico feliz pelo facto de a escola do Vieiro se transformar num local onde as pessoas podem viver com mais conforto e onde se pode fazer muita coisa útil para a comunidade”, enaltece Graça Morais.

A obra foi executada pela Câmara Municipal de Vila Flor, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Freixiel.
“Isto é o meu sonho. Andei aqui na escola e sempre sonhei que isto fosse recuperado, porque isto é o nosso centro de memórias”, realça o tesoureiro da Junta, José Ortelão.

Para crianças e idosos

A escola do Vieiro deixou de funcionar em 2006 e os três alunos que na altura frequentavam a escola foram para Freixiel. O edifício foi-se degradando e foram precisos cerca de 90 mil euros para que a escola voltasse a ganhar vida.

“Prendemos que este seja um espaço para todos. Desde que nascem até que morrem”, sublinha José Ortelão.
No exterior foi instalado um parque infantil, que é complementado no interior com um espaço de Internet, um espaço de convívio para a população e um salão de festas, onde também se prevê a realização de cursos.
“O Vieiro não tinha qualquer local para as pessoas se reunirem. Passavam o tempo sentadas no largo e surgiu a oportunidade.

Com a ajuda da Graça conseguimos fazer esta obra”, enaltece o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Fernando Barros.

Na aldeia do Vieiro vivem cerca de 160 pessoas, que podem agora usufruir deste espaço, que também pode trazer turistas. “Queremos que as pessoas venham ver a escola onde a Graça Morais estudou”, remata José Ortelão.

Jornal Nordeste, 2012-11-14
In DTM

Vila Flor Images?q=tbn:ANd9GcTMDko8HH7ihgnRGePchVpS-IsyJ3H6PnEQq5-KLaZ4Fesc5bnqGZe6
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Vila Flor Empty
MensagemAssunto: Pintora Graça Morais salva escola onde andou   Vila Flor Icon_minitimeTer Abr 09, 2013 10:49 pm

.
A câmara paga 90 mil euros
Vila Flor


Vila Flor Graca_morais_ep

Pintora Graça Morais salva escola onde andou

A câmara de Vila Flor gastou 90 mil euros a recuperar a escola do Vieiro. A pintora Graça Morais estudou lá em criança e fez força para que o estabelecimento não morresse. Para o bem do povo que é também o dela.

Graça Morais lembra-se bem dos tempos de menina em que se punha em bicos de pés para, da janela da escola, espreitar a sua casa, a uma centena de metros. \"Dava-me conforto, porque sabia que a minha mãe andava sempre por ali e podia vê-la\", recorda. Desembrulha este passado ao correr da satisfação do presente, por ter a velha escola a luzir de nova e disponível para o encontro de novos e velhos.

Fernando Barros, vice-presidente da Câmara de Vila Flor, diz que foram gastos \"cerca de 90 mil euros\" numa \"oportunidade\" de reabrir a escola e de dotar a aldeia (onde ainda vivem 160 pessoas) de um espaço onde se possam reunir os seus habitantes. Uma oportunidade intimamente ligada aos constantes pedidos que a pintora Graça Morais fez ao presidente da Câmara, Artur Pimentel, para que o projeto se tornasse realidade.

Felizes lembranças

É a mostrar a sala onde estudou dois anos e que agora passa a ter o seu nome que Graça Morais desfia as \"felizes lembranças\" que o espaço lhe traz, nomeadamente o \"conforto\" de poder ir buscar a merenda a casa durante o recreio. \"Gostava que fosse uma sensação que muitas crianças tivessem ainda hoje, mas com a sua concentração em centros escolares, longe das aldeias, isso já não é possível\", lamenta.

Apesar de já não ter alunos nem professores, a pintora pensa que aquele estabelecimento pode continuar a ser disponibilizado para o ensino \"através de cursos\".

\" Talvez as pessoas possam aprender, com a ajuda de técnicos competentes, algumas formas de utilizar menos herbicidas na agricultura, já que assim estão a matar-se aos bocadinhos\", exemplifica a pintora.

Eduardo Pinto, JN, 2013-04-08
In DTM

Vila Flor Images?q=tbn:ANd9GcTskkrhNKPOCdSODuxGSu3UVmNMhrP7jzK82_2emkCaEdbWu8U2dwmrDg
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vila Flor Empty
MensagemAssunto: Detido suspeito de homicídio de idosa há três anos em Freixiel   Vila Flor Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 5:22 pm

.
Detido é um homem de 24 anos
  Vila Flor


Detido suspeito de homicídio de idosa há três anos em Freixiel

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção do presumível autor do homicídio de uma idosa, ocorrido há três anos, na localidade de Freixiel, concelho de Vila Flor, no distrito de Bragança.

O detido é um homem de 24 anos, trabalhador agrícola, que as autoridades acreditam terá estrangulado a idosa de 88 anos, em junho de 2010, segundo informação divulgada pela PJ.

Depois de três anos de diligências, a PJ, através da diretoria do Norte, identificou e deteve o suspeito que foi presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório, desconhecendo-se ainda as medidas de coação aplicadas.

A PJ dá conta de que \"a investigação, desenvolvida desde a comunicação dos factos, apurou que o homicídio da idosa foi cometido por estrangulamento, não tendo ocorrido o furto ou roubo de quaisquer objetos\".

O cadáver foi encontrado a 02 de junho de 2010 numa divisão anexa à residência, e o crime terá sido cometido quando a vítima, uma professora reformada de 88 anos de idade, preparava a comida para os animais domésticos.

Lusa, 2013-06-13
In DTM

Vila Flor Images?q=tbn:ANd9GcRcFp5DZHD18Ygf3PckVtYRRFXBj7nJ_XS1Jl-fEbT6uAHfYm0tC4KYJQ
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vila Flor Empty
MensagemAssunto: Detido por sequestro e roubo   Vila Flor Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 2:04 pm

.
Pintor de automóveis de 46 anos
Vila Flor


Detido por sequestro e roubo

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um indivíduo suspeito de ter sequestrado e roubado uma mulher, em Vila Flor, no Distrito de Bragança.

Os crimes ocorreram, segundo um comunicado divulgado pela PJ, “a 22 de agosto, entre as 12:30 e as 14:00, quando o suspeito se introduziu no veículo de uma mulher sua conhecida e a obrigou a conduzir desde Vila Flor até próximo de Vila Real, local onde acabou por se apossar do veículo e de outros pertences da vítima”.

O suspeito, um pintor de automóveis de 46 anos, foi detido pela Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real da PJ em articulação com o Ministério Público.

De acordo com a fonte, o indivíduo está indiciado da presumível autoria de um crime de sequestro e roubo e vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas

, 2013-08-28
In DTM

Vila Flor Smile14
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vila Flor Empty
MensagemAssunto: Re: Vila Flor   Vila Flor Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vila Flor
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Drogas
» Solidariedade
» Bombeiros
» Estradas de Portugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: