Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Bombeiros

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Santa Marta de Penaguião -Bombeiros   Bombeiros Icon_minitimeSáb Set 27, 2008 4:10 pm

.
Lançada primeira pedra do quartel
St.ª Marta de Penaguião


Bombeiros 2364_st

Quartel vai substituir garagem onde bombeiros estão há 27 anos

Os Bombeiros de Santa Marta de Penaguião vão ter casa nova. A primeira pedra do edifício, que irá nascer junto às piscinas municipais, foi colocada pelo ministro da Administração Interna. Há 27 anos que a corporação está instalada numa garagem da Câmara local.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, colocou na quinta-feira da semana passada a primeira pedra do quartel de Santa Marta de Penaguião. Os bombeiros estão instalados há 27, a data de nascimento desta corporação, numa garagem da Câmara Municipal, que não tem condições para o albergue dos soldados da paz. No seu interior, muito reduzido, apenas há espaço para um pequeno escritório, uma camarata, e pouco mais. Até as viaturas têm de ficar ao relento. Dadas as condições, há muito que os bombeiros de Santa Marta desejavam um quartel construído de raiz.

Se os prazos forem cumpridos, verão a pretensão cumprida dentro de 12 meses, o prazo de conclusão da obra. Na cerimónia que marcou o seu arranque, o comandante da corporação, Alfredo Borges, não escondia a felicidade de ver o projecto a avançar. “Vai ser muito importante para a corporação, que, finalmente, vai ter um sítio digno para ficar”, disse, visivelmente satisfeito. O comandante espera também que as novas instalações possam servir de “incentivo” aos jovens do concelho para se tornarem voluntários nesta força da paz.

O novo quartel vai nascer junto às piscinas municipais e está orçado em 172 mil euros.

Sónia Domingues, Semanário Transmontano, 2008-09-26
In DTM

Bombeiros Smilie34Bombeiros Smilie34Bombeiros Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiros   Bombeiros Icon_minitimeSeg Out 27, 2008 5:52 pm

.
Bombeiros querem estabilidade

Bombeiros 243645

PEDRO SOUSA TAVARES

Voluntários. Liga pede financiamento directo do Orçamento do Estado

Bombeiros querem estabilidade

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, reeleito no sábado na sequência do 40.º Congresso desta entidade, elegeu a "estabilidade financeira" dos bombeiros voluntários como a maior prioridade para os próximos anos.

Em declarações ao DN, Duarte Caldeira defendeu a substituição do actual modelo de financiamento do sector - transferências, através da Autoridade Nacional da Protecção Civil, de verbas resultantes de receitas indirectas com seguros, disponibilizadas pelos Ministérios da Administração Interna e da Saúde - por um montante global, inscrito no Orçamento de Estado, que permita fazer face não só às despesas relacionadas com a protecção civil, apoio e transporte de doentes, mas também "às valências noutras áreas, nomeadamente culturais", asseguradas pelo sector. O dirigente da LBP mostrou "satisfação" com o anúncio do reforço de 3% nos apoios aos bombeiros, mas lamentou que o pagamento, em 2009, se venha a fazer ainda ao abrigo de um "regime transitório".

No congresso, Duarte Caldeira tinha avisado que os bombeiros voluntários não aceitariam um papel "subalterno" na protecção civil, e apelou ao apoio do Presidente da República. Cavaco Silva veio entretanto reconhecer "um papel inigualável na sociedade" aos voluntários, palavras que "agradaram" à LBP.

In DN

scratch
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiosr ecebem viatura do INEM   Bombeiros Icon_minitimeQui Out 30, 2008 3:58 pm

.
Bombeiros
Vinhais


Bombeiros 7195_jn

Corporação vai apresentar uma candidatura ao QREN para remodelar o quartel

O 74º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Vinhais (BVV), assinalado no passado sábado, ficou marcado pela chegada de uma viatura do INEM, apetrechada com os meios necessários para o socorro pré-hospitalar.

Num concelho disperso e com uma população envelhecida, o presidente da Associação Humanitária dos BVV, Humberto Martins, realça a importância desta nova ambulância para dar resposta às chamadas de emergência com meios adequados.

“Ainda ontem [sexta-feira] tivemos duas saídas de emergência no espaço de meia hora e com os meios que temos é complicado. Mesmo assim, temos conseguido dar resposta às solicitações”, realçou o responsável.
Já o vogal do conselho directivo do INEM, João Pedro Lopes, salienta que a substituição das ambulâncias mais antigas e com mais quilómetros enquadra-se no projecto de renovação do parque de ambulância dos postos de emergência médica.

Recorde-se que estes veículos de socorro pré-hospitalar são conduzidos por bombeiros com formação em Transporte de Ambulância de Socorro, o que lhes permite prestar cuidados em Suporte Básico de Vida. Este carro também está apetrechado com os meios necessários para o médico da VMER efectuar o seu trabalho sempre que seja necessário acompanhar um utente até ao hospital.

Com esta viatura, a frota de ambulâncias da corporação vinhaense fica reforçada. Mesmo assim, Humberto Martins afirma que a direcção dos BVV vai adquirir mais uma ambulância até ao final do ano. “ Precisamos de, pelo menos, mais um carro para cobrir o concelho”, acrescentou o responsável.

À margem das cerimónias, o presidente da Associação Humanitária dos BVV revelou, ainda, que o quartel precisa de obras urgentes, para melhorar as condições dos cerca de 60 soldados da paz que trabalham em permanência.

Obras para remodelar o quartel dependem da aprovação da candidatura feita ao QREN

“Apesar do edifício não ser muito antigo, tivemos que improvisar a central telefónica, a sala de formação e o dormitório feminino”, salienta Humberto Martins.
A corporação vai, agora, apresentar uma candidatura ao QREN para remodelar o edifício. “O investimento inicial rondava os 10 milhões de euros, mas o QREN só prevê comparticipação para projectos até 400 mil euros. Por isso, vamos fazer uma intervenção faseada”, acrescentou o responsável.

Com um corpo de bombeiros suficiente para dar resposta às ocorrências, os BVV têm as portas abertas para a integração de novos voluntários.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2008-10-30
In DTM

Bombeiros 000200A6
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Simulacro multi-vítimas testou capacidades   Bombeiros Icon_minitimeTer Nov 18, 2008 12:18 am

.
Supervisores norte-americanos
Vila Real


Simulacro multi-vítimas testou capacidades

Um incêndio envolvendo dois veículos automóveis e uma operação de salvamento de vários jovens serviram para testar as capacidades de resposta dos diferentes agentes no terreno, em Vila Real.

O corpo de bombeiros local, médicos e enfermeiros estiveram envolvidos nas operações que se realizaram no âmbito do II Meeting “Acção Humanitária: Organização de células de resposta em situações de crise”, organizado pelo Grupo de Trauma e Emergência e pela CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário.

Os simulacros decorreram junto ao Teatro de Vila Real, tendo a operação de salvamento de jovens «perdidos» na floresta por detrás daquele equipamento cultural sido aquela que mais meios envolveu. Durante cerca de duas horas, as diversas entidades que estiveram no terreno tiveram de se organizar para dar apoio aos feridos, tendo para isso montado no local um hospital de campanha.

A supervisionar as operações estiveram os dois especialistas norte-americanos, Gregg Lord e Paul Maniscaldo, ambos conselheiros seniores do Governo dos EUA em questões de segurança interna. O primeiro esteve, aliás, envolvido na implantação de mecanismos de emergência médica em cenários de crise, como foi o caso do 11 de Setembro, enquanto que Paul Maniscaldo organizou a resposta a desastres naturais e tecnológicos, distúrbios civis, actos de terrorismo e foi distinguido mais de 100 vezes por feitos profissionais, durante a sua carreira em Nova Iorque.

Para além dos simulacros, o meeting que decorreu no passado fim-de-semana serviu para discutir temas como “Resolução de cenário multi-vítimas”, “As novas ameaças do século XXI”, “Apoio logístico em missões humanitárias”, “Intervenção dos agentes da Protecção Civil em cenários de catástrofe”, “Perspectivas de formação na área do pré-hospitalar”, “Intervenção psicológica em crise” e “Organização de células de intervenção”.

, 2008-11-17
In DTM

Bombeiros Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Comandante Cruz Branca critica concessionária IP4   Bombeiros Icon_minitimeQui Jan 22, 2009 2:29 pm

.
«Colocação de Sal na via»
Distrito de Vila Real


Comandante Cruz Branca critica concessionária IP4

Álvaro Ribeiro lamenta que a Concessionaria da Auto-estrada Transmontana ainda não tenha contactado os bombeiros.

Álvaro Ribeiro comandante dos Bombeiros da Cruz Branca refere que a sua corporação esteve operacional no dia de ontem para qualquer eventualidade.

Lamenta no entanto que a concessionária da Auto-estrada Transmontana, que está já responsável do IP4, não tenha mantido contacto com os bombeiros.
Os bombeiros da Região estão já habituados a lidar com a adversidade das condições climatéricas, daí que Álvaro Ribeiro lamente que as autoridades, e nomeadamente a responsável pelo IP4, não rentabilizem da melhor forma esta mais-valia.

Para o comandante dos bombeiros da Cruz Branca de Vila Real a concessionaria da Auto-estrada Transmontana, em todas as vezes que nevou este Inverno, falhou na preparação dos limpa neve e na colocação de Sal na via.


Espigueiro/UFM, 2009-01-22
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiros de Izeda inauguram quartel   Bombeiros Icon_minitimeSex Fev 06, 2009 5:54 pm

.
Bombeiros de Izeda inauguram quartel
Bragança


Bombeiros 7800_jn

Pouca adesão da população numa festa de 25º aniversário cheia de emoção

Os Bombeiros Voluntários de Izeda (BVI) comemoram 25 anos de existência com a inauguração do quartel. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros com a bênção das instalações a cargo do bispo de Bragança - Miranda, D. António Montes Moreira.

Após o hastear da bandeira e recepção às autoridades oficiais e convidados, decorreu uma missa, presidida pelo prelado, em honra dos bombeiros que ainda se encontram no activo e dos que já faleceram.
Seguiu-se a condecoração e imposição de medalhas aos soldados da paz, pelos anos de dedicação aos outros sem nada pedirem em troca, que contrastou com a fraca adesão dos izedenses, talvez por causa do frio que se fazia sentir.

Apesar de ser dia de festa, o 2º Comandante dos BVI, João Lima, lembrou que ainda falta fazer muita coisa, após as obras realizadas em 2001, que contaram com um apoio de 110 mil euros da Câmara Municipal de Bragança e de 150 mil euros suportados pelo Ministério da Administração Interna. Uma oficina para a manutenção das viaturas e fardamento para todos os operacionais são, agora, as principais carências da corporação.
João Lima lembrou, também, a sentida ausência do presidente da direcção dos BVI, Carlos Toucas, por razões de doença.

O edil bragançano, Jorge Nunes, prefere salientar a operacionalidade registada pela corporação, considerando-a sólida e segura na forma como socorre o próximo. O autarca afirmou que dificuldades existem sempre, mas lembrou que a autarquia já investiu 2,2 milhões de euros em Izeda, “o que num país assimétrico como o nosso é algo difícil de se conseguir”.

De salientar que os BVI, lançaram um livro para assinalar os 25 anos de existência, que fizeram questão de oferecer a todos os presentes.
Depois de todas as formalidades, seguiu-se um almoço de confraternização, onde reinou a alegria e as emoções fortes.

Vanessa Martins, Jornal Nordeste, 2009-02-06
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Acidente em Espanha com bombeiros portugueses   Bombeiros Icon_minitimeDom Jun 14, 2009 10:30 pm

.
Acidente em Espanha com bombeiros portugueses

http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Jornal+da+Noite/2009/6/edicao-de-14-06-2009-1-parte-.htm

Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Equipa de Intervenção Permanente entrou em actividade   Bombeiros Icon_minitimeTer Jul 14, 2009 10:37 pm

.
Resposta mais eficaz e rápida
Murça


Bombeiros Murca_bombeiros

Equipa de Intervenção Permanente entrou em actividade


O combate aos incêndios florestais no concelho de Murça, conta desde o passado dia 1 de Julho com uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), constituindo um reforço permanente de cinco elementos no dispositivo disponível no concelho.

Esta equipa surgiu através um protocolo de cooperação assinado entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Câmara Municipal de Murça e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Murça, e tem como missão a protecção e socorro no âmbito das responsabilidades que dizem respeito à autarquia e à Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Os vencimentos destes profissionais são assegurados, equitativamente, pela Câmara Municipal de Murça e pelo Governo, sendo que o presente protocolo terá uma duração de três anos.

Segundo João Teixeira, presidente da Câmara de Murça a constituição desta equipa vai permitir profissionalizar os bombeiros, com uma resposta mais eficaz e rápida a quem precisa de socorro.

De salientar que a equipa que será coordenada por Joaquim Teixeira, comandante da corporação dos Bombeiros Voluntários de Murça foi apresentada esta tarde, junto aos Paços do Concelho ao executivo camarário e aos presidentes de juntas de freguesia do concelho.


, 2009-07-14
In DTM

Bombeiros 0002011B
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Dia Distrital do Bombeiro   Bombeiros Icon_minitimeTer Jun 08, 2010 1:19 pm

.
Dia Distrital do Bombeiro
Mesão Frio


Bombeiros Diabombeiro_mesao

Bombeiros do Distrito de Vila Real em Mesão Frio

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio (AHBVMF) recebeu, no passado fim-de-semana, 5 e 6 de Junho, as comemorações do Dia Distrital do Bombeiro do Distrito de Vila Real. Vinte e três das vinte e sete corporações de Bombeiros Voluntários do Distrito de Vila Real marcaram presença, presenteando os inúmeros espectadores com um espectáculo humano que deixará memória em Mesão Frio.

As comemorações iniciaram-se com uma exposição de viaturas antigas dos Bombeiros de todo o distrito, a qual despertou a atenção de todos os que pela Avenida Conselheiro José Maria Alpoim passavam. Um Graham Brother de 1929, propriedade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Murça e um Cadillac, também de 1929, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca de Vila Real, destacaram-se pela antiguidade. À noite, no dia 5, o grupo “As Delícias DOuro” brindaram os presentes com um baile, que animou a noite quente da principal Avenida de Mesão Frio.

No dia 6, logo cedo, a azáfama tomou conta das ruas de Mesão Frio. Turistas, visitantes, bombeiros e familiares cedo começaram a dar uma animação diferente às ruas da Vila Porta do Douro. Pelas 11 horas, o Governador Civil de Vila Real e demais entidades receberam Guarda de Honra por parte da corporação de bombeiros anfitriã. Seguiram-se os discursos do Presidente da Assembleia Geral da AHBVMF, Nuno Machado, do Comandante da AHBVMF, Paulo Silva, do Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros Voluntários de Vila Real (FDBVR), Alfredo Almeida, do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Araújo, do Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, e do Governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves.

Houve ainda espaço para a agraciação, pela Federação Distrital de Bombeiros de Vila Real, com a Medalha de Mérito – Grau Ouro, aos Chefes da AHBVMF José Pires de Lima e António Joaquim Alves, e Eurico Santos Cardoso, natural de Peso da Régua, bombeiro voluntário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Peso da Régua no passado, e que tem sido um importante benemérito da corporação da Régua, tendo oferecido recentemente uma ambulância e uma embarcação a esta Associação Humanitária. No final da sessão solene trocaram-se lembranças, tendo o Comandante da AHBVMF oferecido uma lembrança ao Presidente da FDBVR como forma de agradecimento da preciosa colaboração da Federação com a Corporação de Mesão Frio.

Depois do almoço, na Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, seguiu-se um imponente desfile de bombeiros que galvanizou e emocionou quem assistiu, e que perdurará na história de Mesão Frio. Durante cerca de quinze minutos, os homens e mulheres da Paz do Distrito de Vila Real marcharam com vigor, nas principais ruas de Mesão Frio, recebendo fortes salvas de palmas ao longo do percurso, forma que a população usou para agradecer e homenagear o importante trabalho desenvolvido ao longo do ano de forma voluntária por estes homens e mulheres.

Seguiu-se um lanche nas instalações da AHBVMF que foi constituído por géneros oferecidos pelas lojas comerciais de Mesão Frio e por gente anónima que quis, de alguma forma, contribuir para a comemoração do Dia Distrital dos Bombeiros do Distrito de Vila Real.

HF, 2010-06-08
In DTM

Bombeiros Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiros mais valorizados que juízes e advogados   Bombeiros Icon_minitimeSeg Jun 21, 2010 10:09 am

.
Bombeiros mais valorizados que juízes e advogados

por HELDER ROBALO
Hoje

Bombeiros Ng1308352

Estudo mostra também que os portugueses preferem os carteiros aos médicos.

Os bombeiros, professores e carteiros são as profissões em que os portugueses mais confiam, ficando no extremo oposto dos políticos, advogados e banqueiros. Também mal posicionados no Índice de Confiança Nacional surgem os juízes, recolhendo a confiança de 50% dos inquiridos e registando a maior descida do ano.

Os dados resultam do inquérito a 18 800 pessoas feito em 15 países europeus, EUA, Brasil, Colômbia e Índia pela GfK Custom Research - empresa de estudos de mercado - e onde foram avaliadas 20 funções. Tal como em Portugal, os bombeiros - pelo terceiro ano consecutivo - e professores são as profissões com maior confiança, 94 e 84% respectivamente.

Para Duarte Caldeira, presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros (LPB), "os resultados não surpreendem". "Há de forma geral, no conjunto da população, uma confiança muito regular na profissão ou função de bombeiro". Para o presidente da LPB, há três razões para este índice de confiança, começando pelo facto de o bombeiro estar associado à protecção da vida e bens da população.

"Depois, é sabido que estamos num tempo de crise de valores e quando isso sucede as pessoas tendem a identificar-se com as profissões de referência desses valores", explica. Para estes resultados, admite Duarte Caldeira, contribui ainda "o desprestígio de outras profissões".

Também Mário Nogueira não se mostra surpreendido com a classificação dos professores. "Só o é para os ministros e primeiros--ministros que tentam denegrir a nossa imagem", salienta o secretário-geral da Fenprof. Que explica que "os portugueses conhecem os professores das escolas, têm uma grande confiança até porque há um contacto muito grande".

Menos surpreendente para Mário Nogueira e Duarte Caldeira são os maus resultados obtidos pelos políticos e advogados. "Lamento, mas compreendo, uma vez que os seus agentes parecem cuidar pouco da idoneidade da sua função", comenta o presidente da LPB sobre os 17% de confiança depositados nos políticos. Já Mário Nogueira salienta que "as pessoas desconfiam porque há promessas que não são cumpridas". E relembra que, embora as pessoas continuem a votar, "a verdade é que são cada vez menos os que votam".

Quanto aos advogados, Mário Nogueira acredita que a falta de confiança que os portugueses têm nestes profissionais é também fruto da profissão. "Há a ideia de que os advogados um dia defendem uma causa e, se for preciso, dias depois estão a defender outra contrária", diz o dirigente da Fenprof.

Entre os resultados de 2010, destaque para a queda de 15 pontos percentuais dos juízes, ocupando agora o 15.º posto. As Forças Armadas surgem no 5.º posto (87%), o clero em oitavo (74%) e os jornalistas na 12.ª posição (66%).

In DN

Bombeiros 00020367
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Associação alerta para falta de bombeiros em Portugal   Bombeiros Icon_minitimeTer Jul 13, 2010 12:35 pm

.
Associação alerta para falta de bombeiros em Portugal

Hoje

Bombeiros Ng1317788

Fernando Curto, da ANBP, considera que prestação de socorro pode ser afectada. Ontem registaram-se vários fogos

A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) alertou ontem para a "falta de efectivos", que pode condicionar a prestação do socorro e o combate a incêndios. O presidente da ANBP reuniu-se com o presidente do PSD, a quem mostrou preocupação pela "falta de efectivos".

Fernando Curto lembrou que em Portugal "há um bombeiro para cada mil habitantes, o que demonstra a deficiência no socorro e na intervenção das populações".

Durante o dia de ontem houve registo de incêndios nos distritos de Évora, Guarda e Viseu. A situação mais grave viveu-se em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, onde um incêndio "consumiu uma área de pasto, sobreiros e pinheiros", adiantou o comandante dos bombeiros.

No local estiveram 42 bombeiros e 12 viaturas que foram apoiadas por um helicóptero pesado. Ao início da noite o fogo estava em fase de rescaldo.

Também na Guarda houve registo de incêndios em Fornos de Algodres e no Sabugal. Em Viseu, houve registo de incêndios nos concelhos de Armamar, Viseu e Castro Daire.

Uma zona onde os bombeiros têm ameaçado suspender o socorro devido às dívidas à corporação que levaram o fornecedor de combustíveis a cortar o crédito. No entanto, "os bombeiros saíram sem problema depois de a autarquia ter assegurado o fornecimento de combustível", adiantou o comando da Protecção Civil de Viseu.

In DN

http://ecodanoticia.net/phpBB3/images/smilies/notsure.gif[img]
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Izeda vai formar bombeiros    Bombeiros Icon_minitimeQua Jul 14, 2010 12:54 pm

.
Izeda vai formar bombeiros
Bragança


Bombeiros 10540_jn

Unidade Local de Formação vai leccionar os primeiros cursos em Outubro

A Unidade Local de Formação (ULF) dos Bombeiros Voluntários de Izeda vai receber os primeiros bombeiros em Outubro. O comandante da corporação, João Lima, garante que aquela infra-estrutura está pronta, mas devido à época de fogos florestais os cursos só podem ter início depois do Verão.

Trata-se de um investimento na ordem dos 30 mil euros, sem apoios de qualquer entidade. “A única promessa de ajuda que temos é a colocação do asfalto da parte da Câmara Municipal de Bragança”, garante o responsável.
Segundo João Lima, os cursos da ULF já contam com inscrições de 212 soldados da paz de todo o distrito de Bragança.

Recorde-se que esta infra-estrutura surge no âmbito da aquisição de competências de membros daquela corporação para ministrar formação. “O meu adjunto tirou o curso de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais e temos outro formador em Incêndios Florestais. Como tínhamos as pessoas habilitadas e não tínhamos as infra-estruturas necessárias decidimos investir na criação do pólo, que conseguimos concluir sem nenhum apoio”, conta João Lima.

O responsável afirma, ainda, que espera, agora, receber uma comparticipação da Escola Nacional de Bombeiros quando iniciar a formação.

Para ampliar as valências desta Unidade, o comandante dos Bombeiros de Izeda lembra que era necessário construir uma piscina para o curso de Mergulho e uma torre para o curso de Grande Ângulo.

Estes equipamentos custam cerca de 75 mil euros e a corporação não tem recursos financeiros para custear as obras. “Se tivéssemos dinheiro construíamos a Escola Nacional de Bombeiros do distrito de Bragança em Izeda!”, garante João Lima.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2010-07-14
In DTM

Bombeiros 00020429
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiros da Régua já têm barco para trabal   Bombeiros Icon_minitimeQui Jul 15, 2010 10:09 pm

.
Barco novo
Peso da Régua


Bombeiros da Régua já têm barco para trabalhar

Embarcação estava avariada há meio ano, mas após publicação de notícia, ISN resolveu logo o caso, enviando um barco novo.

«Tenho uma equipa de seis mergulhadores altamente treinada e apetrechada para actuar em qualquer emergência no rio Douro, mas há cerca de meio ano que não tenho barco para os transportar.»

Este foi o desabafo do comandante dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua, António Fonseca, no DN face à avaria nos motores da embarcação da corporação.

Segundo António Fonseca, durante dois anos alertou as autoridades. Mas no dia 28 de Junho, data da publicação no DN, o Instituto de Socorros a Náufragos informou que no dia seguinte seguiria para a Régua um barco para substituição do avariado. O barco já se encontra nos bombeiros.

António Fonseca não deixou de estranhar que " uma simples notícia no DN tenha resolvido "o que através de várias instituições não se conseguia". A notícia tinha já sensibilizado uma comerciante e um leitor do DN online, do Canadá, dispostos a oferecer fundos para um novo barco.

DN, 2010-07-15
In DTM

Bombeiros Super
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiros têm campo para simular incêndios   Bombeiros Icon_minitimeSex Jul 16, 2010 1:18 pm

.
Técnicas de combate a fogos
Bragança


Bombeiros têm campo para simular incêndios

Os bombeiros do distrito de Bragança vão dispor, a partir de Outubro, de um campo de treino para aperfeiçoarem as técnicas de combate a incêndios com condições para simular situações reais, noticia a Lusa.

A promotora é a associação humanitária dos bombeiros voluntários de Izeda, que decidiu construir a expensas próprias na vila do concelho de Bragança o primeiro equipamento do género da região transmontana.

De acordo com o comandante da corporação, João Lima, o novo espaço está pronto e conta já com mais de 200 inscrições de bombeiros de todo o Distrito.

Por os meses de Verão coincidirem com a época crítica de incêndios que mobiliza todo o dispositivo disponível, os responsáveis decidiram iniciar a formação depois deste período, já que os bombeiros não têm disponibilidade durante estes meses.

O projecto de Izeda resulta de uma parceria com a Escola Nacional de Bombeiros que permitiu a criação da Unidade Local de Formação (ULF).

O investimento, que ronda os 30 mil euros, foi reunido pelos voluntários locais que disponibilizaram também mão-de-obra para criar as infra-estruturas necessárias numa área com 15 mil metros quadrados.

O «campo de treino» dispõe de contentores onde os bombeiros podem treinar situações de incêndios urbanos e industriais e 20 hectares de mato para formação em incêndios florestais.

Os equipamentos permitem, segundo o comandante, a simulação de situações reais para já apenas relativamente a fogos, mas a intenção é alargar a formação a outras áreas como o mergulho.

Para construir um tanque necessário a esta área da formação seria necessário apoio financeiro que os bombeiros ainda não têm, adiantou.

Para a formação, que começará a ser ministrada em Outubro, a corporação de Izeda contará com a comparticipação da Escola Nacional de Bombeiros.


TVI24, 2010-07-16
In DTM

Bombeiros 00020429
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiros 'financiam' Estado na despesa de fogos   Bombeiros Icon_minitimeDom Ago 01, 2010 4:38 pm

.
Bombeiros 'financiam' Estado na despesa de fogos

por AMADEU ARAÚJO, Viseu
Hoje

Bombeiros Ng1325405

Um dia de combate pode significar milhares de euros, adiantados pelas corporações.

Um único dia de combate às chamas pode significar milhares de euros em combustíveis e refeições que os bombeiros pagam primeiro para serem reembolsados depois, o que os leva a alertar que estão a financiar o Estado.

O secretário de Estado da Protecção Civil anunciou que o dispositivo deste ano custa 103 milhões. Números que não englobam "combustíveis, refeições e reparação de material", garante o presidente da Direcção dos Bombeiros da Guarda. Despesas "extraordinárias e que as corporações suportam directamente para serem reembolsadas mais tarde", adianta Álvaro Guerreiro. Quando "o número de fogos aumenta estas despesas crescem".

Foi o caso do concelho de Arouca, em Aveiro, onde na última semana os fogos não deram tréguas. Com "a necessidade de receber reforços, os custos logísticos ficam com a corporação", diz o comandante de Arouca. De "segunda a quinta-feira tivemos 50 homens por dia, que almoçaram e jantaram", revela Felismino Amaral, que salienta que cada refeição "custou 5,5 euros". Só de refeições foram 2200 euros num único fogo a que "acrescem os custos com combustíveis", diz o comandante. Sem precisar valores de combustíveis, o graduado adianta que "os carros dos bombeiros consomem muito porque não é só para circular, mas para ter as bombas em funcionamento".

Despesas que muitas corporações, sobretudo as mais pequenas, "não têm capacidade económica para fazer frente", diz Álvaro Amaro. Há ainda "a reparação dos veículos, pequenas avarias, pneus que rebentam", diz o dirigente que lembra que as corporações de bombeiros "são chamadas a financiar o Estado e muitas das vezes acabam por ser reembolsadas vários meses depois". O responsável lembra que "as associações de bombeiros assumem despesas de milhares de euros sem que o Estado, a quem compete pagar essas despesas, atribua qualquer verba para reduzir o esforço".

São os comandantes distritais que fazem esse levantamento e que o submetem à aprovação da Protecção Civil. Mas, lembra o comandante dos Bombeiros de Poiares e responsável pela Protecção Civil no seio da Associação de Municípios, essas despesas "são pagas tarde e a más horas". Jaime Soares adianta que "em muitos casos as facturas são devolvidas e nunca acabam por ser pagas todas as despesas".

De acordo com o Tribunal de Contas, que auditou os mapas financeiros da Protecção Civil relativos a 2007, naquele ano foram gastos 3,7 milhões de euros€ em combustíveis, "a grande maioria no 3.º trimestre, o pico da actividade que corresponde aos fogos florestais", e 1,5 milhões de euros€€ de despesas relativas às "despesas extraordinárias".

A Protecção Civil não prestou esclarecimentos. Apenas afirmou que a responsabilidade pelo "apoio logístico em alimentação é do corpo de bombeiros local, apoiado pela câmara municipal e que depois é ressarcido".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Governador civil visitou quartéis em obras no distrito de Vila Real    Bombeiros Icon_minitimeSex Nov 05, 2010 4:26 pm

.
Em curso onze intervenções
Distrito de Vila Real


Bombeiros 6643_st

Governador civil visitou quartéis em obras no distrito de Vila Real

O governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, visitou, durante a semana passada, as obras que estão a decorrer em vários quartéis de bombeiros do distrito. De acordo com o governador civil, neste momento, estão em curso onze intervenções, num total de mais de 5 milhões de euros.

Em Chaves, o governador civil visitou as obras do novo quartel dos Bombeiros "de Cima"
Em Chaves, onde visitou a construção, de raiz, do novo quartel dos Bombeiros de Salvação Pública, junto à Munível, Alexandre Chaves disse, ao Semanário TRANSMONTANO, que a visita é uma forma de incentivo às direcções dos bombeiros. “Estamos a ver o decurso das obras, mas queremos também saber das necessidades dos bombeiros, bem como incentivá-los para que as obras cumpram os prazos previstos”, explicou o governador civil. Não é o caso do quartel flaviense. Deveria ter ficado pronto ainda este ano, mas, ao que tudo indica, só ficará concluído em Agosto do próximo ano. De acordo com o vice-presidente dos Bombeiros, Alcino Rodrigues o atraso teve a ver com as intempéries registadas e com alguns problemas relacionados com as empresas subcontratadas pela empresa a quem a obra foi adjudicada, a Sincof.

Alexandre Chaves referiu ainda que as obras em curso vão dar “dignidade” aos quartéis, “para que os bombeiros possam responder com mais funcionalidade e mais prontidão, dando, desta forma, mais segurança às pessoas”.

Depois da visita ao quartel em obras em Chaves, Alexandre Chaves, acompanhado do coordenador do Centro Distrital de Protecção Civil de Vila Real, Carlos Silva, seguiu para Carrazedo Montenegro, onde visitou a remodelação em curso no quartel de Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Quartel dos bombeiros “de cima” continua por vender

O actual quartel dos Bombeiros de Salvação Pública (de cima) ainda não foi vendido. O concurso de venda lançado pela direcção dos bombeiros só contou com uma proposta, que acabou por ser rejeitada, por ficar abaixo do valor base de venda, 650 mil euros.

De acordo com o vice-presidente da direcção, Alcino Rodrigues, às 15h00 de sexta-feira da semana passada, hora limite para a entrega de propostas (carta fechada), só a empresa de construção civil Sincof apresentou uma oferta. No entanto, a direcção não aceitou os 450 mil euros propostos pela firma.

Alcino Rodrigues admite agora relançar o concurso. “É o que vamos fazer, caso não apareça alguém que nos dê o justo valor”, revelou.

O dinheiro arrecadado com a venda do edifício servirá, sobretudo, para a direcção dos Bombeiros pagar a sua comparticipação (30 por cento) no novo quartel, em construção junto à Munível, na zona industrial do Alto da Cocanha.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2010-11-05
In DTM

Bombeiros 00020429
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Chaves vai ter uma escola de formação de bombeiros   Bombeiros Icon_minitimeSeg Dez 27, 2010 12:42 pm

.
Na sede dos Bombeiros Flavienses
Chaves


Bombeiros 6887_st

Chaves vai ter uma escola de formação de bombeiros

A Escola Nacional de Bombeiros vai abrir uma delegação em Chaves, na sede dos Bombeiros Flavienses. É a primeira unidade formativa no distrito de Vila Real e vai evitar deslocações dos bombeiros a outros distritos. As obras de readaptação no edifício dos Flavienses, para a criação de salas teórico-práticas, deverão ser iniciadas em Janeiro.

Se os prazos estipulados forem cumpridos, no próximo mês de Março estará concluída a primeira Unidade Local de Formação do distrito de Vila Real. A escola, que funcionará como um pólo da Escola Nacional de Bombeiros, ficará sedeada nas instalações dos Bombeiros Flavienses, no campo da Fonte. O protocolo para a criação da unidade foi assinado na passada terça-feira, no Governo Civil de Vila Real, e prevê uma redistribuição de custos. As obras de readaptação do edifício dos Bombeiros Flavienses, para a cria-ção de salas teórico-práticas, serão custeadas pela própria asso-ciação e pela Câmara Municipal de Chaves, que assumirá ainda o projecto. Os trabalhos, que deverão iniciar em Janeiro, estão orçadas em 37.500 euros.

A despesa com o equipamento das salas será suportada pelo Governo Civil de Vila Real, que, segundo o protocolo, irá contribuir com 30 mil euros, e ainda pela Federação Distrital de Bombeiros de Vila Real, que irá participar com uma verba de 5 mil euros.

De acordo com o presidente dos Bombeiros Flavienses, GastãoBianchi, a Junta de Freguesia de Faiões e a Autoridade Nacional de Florestas já cederam também um terreno baldio, com mais de 3 hectares, que será utilizado paras os exercícios práticos, no que diz respeito ao combate a incêndios florestais. As aulas práticas sobre incêndios urbanos terão lugar na própria unidade, que ficará equipada para simulações de situações reais de fogo.

O plano de formação será definido pela Escola Nacional de Bombeiros, que certificará as acções.

Com a abertura da escola, muitos dos bombeiros do distrito poderão progredir na carreira mais facilmente, uma vez que até agora muitos não subiam de escalão por não terem disponibilidade para se deslocar a outros distritos para efectuarem as formações. “Penso que ficou toda a gente a ganhar, a cidade, o distrito, os bombeiros…”, concluiu Gastão Bianchi.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2010-12-27
In DTM

Bombeiros 00020429
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Festividades dos 120 anos    Bombeiros Icon_minitimeQua Jan 05, 2011 3:32 pm

.
Festividades dos 120 anos
Vila Real


Bombeiros Bombeiros_cruzverde

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real - Cruz Verde comemora 120 anos

O Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde acolheu, no passado dia 28 de Dezembro de 2010, amigos, familiares e bombeiros para assistirem à tomada de posse de Luís Miguel Fonseca (Comandante) e de António José Pinto (2º Comandante), à apresentação da Comissão de Angariação de Fundos e à apresentação do site oficial da Cruz Verde. Esta data marcou o início da comemoração dos 120 anos desta Associação.

Em sessão solene, foi apresentado o site oficial – www.bvcruzverde.com – que está a ser desenvolvido por elementos da Corporação. Trata-se de um espaço dinâmico que pretende ser um suporte a toda a comunidade, não só no que concerne ao passado desta Associação, mas também em assuntos de emergência, saúde e segurança da comunidade. Este é um espaço que a A.H.B. de Vila Real - Cruz Verde pretende que cresça todos os dias e que esteja disponível para que todos o procurem quando necessitarem dos seus serviços e de informação.

Num segundo momento, o Presidente da Comissão de Angariação de Fundos para a ampliação e remodelação do Quartel, o Sr. Dr. Aires Querubim fez a apresentação dos objectivos desta Comissão. Num discurso pautado pela solidariedade e união que sempre deverão existir entre a comunidade e os bombeiros, o ex - Governador Civil de Vila Real apelou a todos, de forma dinamizadora e não mendiga, para apoiarem esta Corporação que, ao longo dos 120 anos, tanto tem feito pelo concelho e distrito de Vila Real.

A cerimónia prosseguiu com a apresentação e tomada de posse do Comandante Luís Miguel Fonseca. Numa intervenção bastante emotiva, o 1º Comandante agradeceu a todos que, de alguma forma, o ajudaram ao longo dos 14 anos ao serviço desta
Corporação e nele nunca deixaram de acreditar. O Comandante empossado fez ainda questão de realçar o sentido de união, entreajuda e lealdade que deverão existir sempre entre todos os Bombeiros da Cruz Verde. A este discurso seguiu-se a tomada de posse de António José Pinto, actual 2º Comandante. Bombeiro há mais de 18 anos, possui quatro em equipas de Comando e pertencia até ao momento ao Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros. Além da presença das autoridades Distritais e Municipais, esta acção ficou ainda marcada pela presença do 2º Comandante Nacional da ANPC, José Codeço.

Depois de diversos meses de reflexão, da qual resultaram a aprovação dos estatutos em Agosto de 2009, a elaboração do Regulamento Interno e os objectivos traçados no Projecto “Cruz Verde”, a Direcção da Associação decidiu apostar numa equipa jovem que tem, ao longo do tempo, demonstrado maturidade, perspicácia e formação, qualidades indispensáveis na condução do desafio que agora se inicia. Trata-se de uma equipa dinâmica com perspectiva de continuidade, estabilidade e responsabilidade.

Pela primeira vez na longa história da Associação existe um quadro de Comando totalmente formado e oriundo do Corpo Activo. Este é, por isso, um motivo de orgulho para toda a Corporação, concluindo-se assim que no Quadro Activo dos Bombeiros da Cruz Verde existem homens com formação e capacidade de liderança, capazes de assumir os altos cargos de comando.
Durante a cerimónia, o Presidente da Direcção, Eng. Carlos Trindade Moreira, fez questão de referir, que toda a “Casa” está envolvida e empenhada em dar o apoio necessário ao novo Comando para que este possa exercer as suas funções da melhor forma possível.
O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Dr. Manuel Martins, também presente na referida Sessão Solene, reiterou a criação do projecto de mobilidade/acessibilidade inerente ao Quartel da Cruz Verde, afirmando que o referido projecto será brevemente apresentado. Disponibilizou-se, ainda, em nome pessoal, para integrar a Comissão de Angariação de Fundos para a ampliação e remodelação do Quartel.

A última explanação da cerimónia ficou a cargo do Dr. Alexandre Chaves, Governador Civil de Vila Real, que fez questão de enaltecer a acção preponderante que os
Bombeiros Voluntários da Cruz Verde têm desenvolvido ao longo do tempo, assegurando mesmo que se trata da Corporação que mais contributos tem dado a este distrito transmontano.

Esta célebre data ficou ainda marcada pela distribuição da 6ª edição do Boletim Informativo “O Voluntário”, publicação a cargo desta Instituição.
A comemoração culminou com um jantar gentilmente oferecido pelo “Benemérito” desta Associação, Dr. Alberto Carvalho no Hotel Miracorgo, onde se reuniram amigos, familiares e bombeiros da Corporação.
1º de Janeiro: Apresentação dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde à sua cidade.
As comemorações dos 120 anos prosseguiram no dia 1 de Janeiro de 2011, dia emblemático e que comemora a primeira apresentação dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde à cidade de Vila Real. Esta é a data em que, desde sempre, se comemoram os aniversários da Associação.

Este ano a celebração da missa foi presidida por Sua Reverência o Bispo Coadjutor D. Amândio Tomaz, acompanhado pelo Pároco de S. Pedro, Sr. Padre Arnaldo. Mais uma vez, o Coro de S. Pedro associou-se ao aniversário da A.H.B.V. de Vila Real - Cruz Verde contribuindo para tornar esta cerimónia ainda mais aprazível. D. Amândio Tomaz, na sua homilia, realçou a importância dos “soldados da paz” na vida de toda a comunidade, apelando, ainda, à contribuição generosa dos vila-realenses para a ajuda nas obras de ampliação e remodelação do Quartel. Esta cerimónia teve também a participação do Corpo de Bombeiros e Órgãos Sociais da Associação.

Logo de seguida, procedeu-se ao baptismo de uma nova ambulância que recebeu o nome da Sr.ª D. Maria Pureza Alves Carvalho, (esposa do Presidente do Conselho Fiscal desta Associação, Dr. Alberto Carvalho) apadrinhada pela sua filha Daniell Alves Carvalho Mota e pelo seu neto Fernando Manuel de Carvalho Mota.
A Corporação desfilou pelas ruas da cidade: dirigiu-se ao cemitério de S. Dinis, onde foi prestada homenagem aos bombeiros e directores já falecidos, passou ainda pela
Câmara Municipal, Governo Civil onde apresentou os tradicionais cumprimentos, terminando com a romagem ao Cemitério de Stª Iria.

Já durante a tarde, bombeiros, familiares, associados e Órgãos Sociais puderam conviver e cantar os parabéns à Associação pelo seu 120º aniversário. Este foi um momento muito simples, mas pleno de significado pela oportunidade que proporcionou às várias gerações de toda a família dos Bombeiros da Cruz Verde de se reunirem.
O programa encerrou com o tradicional desfile da noite pelas ruas da cidade, acompanhado por familiares do Corpo de Bombeiros, directores, associados e muitos amigos da Cruz Verde.

Por último, a Fanfarra da Cruz Verde, presenteou todos com uma magnífica actuação, traduzindo desta forma todo o empenho, apresentação, brilho e qualidade que demonstra sempre que representa a Associação nas diversas actuações em todos os locais onde se desloca.
Este dia só se tornou realidade devido ao apoio dos amigos e benfeitores da A.H. dos Bombeiros Voluntários de Vila Real - Cruz Verde. Foi uma data repleta de simbologia e emoções, sem foguetes nem excessos nos festejos, como foi vontade de todos.

A Direcção, em particular, referiu que a rigorosa administração financeira é apanágio da Associação e que, por isso, estão a ser realizadas contenções financeiras em vários domínios e um esforço acrescido na gestão e planeamento para assim se continuarem a honrar todos os compromissos e se manter a operacionalidade do Corpo de Bombeiros em prol da comunidade. Este é um tempo de poupança e que toda a ajuda é pouca para levar por diante a obra de ampliação e remodelação do quartel e outros objectivos contemplados no Projecto “Cruz Verde”.

As festividades dos 120 anos continuarão durante todo o ano de 2011.

, 2011-01-05
In DTM

Bombeiros 00020429
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Liga pede nulidade de despacho de transporte de doentes   Bombeiros Icon_minitimeDom Jan 09, 2011 4:57 pm

.
Liga pede nulidade de despacho de transporte de doentes

por Lusa

Bombeiros Ng1422078

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) pediu este sábado que seja declarado nulo um despacho do secretário de Estado da Saúde sobre transporte de doentes não urgentes e admitiu avançar com uma petição e um congresso extraordinário.

"Solicitar a nulidade imediata do despacho, face à sua natureza socialmente injusta para com os cidadãos portugueses e desleal para com o parceiro bombeiros", é o decisão referida no comunicado final da reunião que juntou, em Pombal, durante quase quatro horas, o conselho executivo da LBP e os presidentes das 18 federações distritais de bombeiros.O despacho, publicado em Dezembro, define as condições em que os cidadãos têm acesso ao transporte pago pelo Ministério da Saúde (MS), estabelecendo duas condições cumulativas: a prescrição clínica e que o utente tenha insuficiência económica.

Na sexta-feira, uma circular informativa da Administração Central do Sistema de Saúde esclarece que razões de "natureza técnica" impedem a verificação da condição de insuficiência económica, pelo que "o direito ao transporte é garantido" desde que clinicamente justificado. Para o presidente da LBP, Duarte Caldeira, "nenhuma circular de qualquer administração intermédia pode suspender os efeitos de qualquer medida constante de um despacho de um secretário de Estado".

Na reunião, foi ainda deliberado que a tutela divulgue as "eventuais anomalias detetadas na auditoria" sobre o transporte de doentes que "tem vindo a ser citada pelo secretário de Estado". "Exigimos que seja divulgada à Liga quais são os infratores, quais são as anomalias, de modo a que, conjuntamente, as resolvamos, não lançando a suspeição" pela totalidade dos bombeiros", acrescentou Duarte Caldeira.

In DN

Bombeiros Doh
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiros vão receber correntes de neve   Bombeiros Icon_minitimeQui Jan 13, 2011 11:22 am

.
«Segurança na protecção e socorro»
Trás-os-Montes


Bombeiros vão receber correntes de neve

Depois de Bragança, Vila Real, Guarda e Castelo Branco, hoje foi a vez de a PSP, a GNR, o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do distrito de Viseu receberem correntes, no âmbito da iniciativa “Com neve, redobrada segurança rodoviária, segurança na protecção e socorro”, que envolve o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e o Governo Civil de Lisboa.

O governador civil de Viseu, Miguel Ginestal, anunciou que, depois desta primeira fase destinada às forças e serviços de segurança, uma segunda permitirá a entrega do equipamento aos bombeiros.

“As necessidades foram identificadas, transmitidas à Autoridade Nacional da Protecção Civil, que já as fez chegar ao governador civil de Lisboa. Estamos a trabalhar para, no mais curto espaço de tempo possível, podermos ter esses equipamentos também nos corpos de bombeiros”, afirmou aos jornalistas, fazendo votos para tal aconteça ainda no primeiro trimestre deste ano.

Miguel Ginestal considerou que, no distrito de Viseu, “nos últimos anos os episódios de queda de neve abundante têm vindo a ganhar uma regularidade e uma cadência que exige que as forças de segurança e a proteção civil estejam devidamente equipadas”.

No distrito serão distribuídos sete equipamentos por cada uma das 33 corporações.

O presidente do ACP, Carlos Barbosa, reiterou ser fundamental o uso de correntes também pelos restantes condutores, apesar de não ser legalmente obrigatório.

“As forças de segurança deviam interditar as pessoas que não estão devidamente equipadas a transitar em determinadas estradas quando há estas intempéries, porque não só estão a prejudicar a sua segurança, como a dos outros”, frisou, considerando “fundamental que as correntes sejam muito brevemente obrigatórias em determinadas regiões do país” onde há nevões todos os anos.

Miguel Ginestal anunciou, também, que foi autonomizada uma verba do FEDER destinada ao combate ao risco de isolamento devido à neve, durante uma reunião com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e a responsável dos fundos comunitários do Programa Operacional do Centro.

“Havia uma verba já pré-estabelecida para o centro de neve da Guarda e foi possível ontem (segunda-feira) na reunião, depois de uma proposta que eu fiz, reforçar em 50 por cento essa verba, juntando a esses 200 mil euros mais 100 mil euros”, explicou.

Essa verba destina-se “a candidaturas para a aquisição de pequenos kits (lâminas e espalhadores de sal), com custo orçado em 20 mil euros”, frisou Miguel Ginestal, manifestando vontade em que seja feita uma parceria entre corpos de bombeiros, câmaras municipais e governo civil.

As candidaturas poderão ainda abrir a 01 de fevereiro e “decorrerão no prazo máximo de 60 dias”, acrescentou.


Lusa, 2011-01-12
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiros reivindicam novas regras para transporte de doentes   Bombeiros Icon_minitimeSeg Fev 07, 2011 12:44 pm

.
Transporte de doentes,
Vila Real


Bombeiros reivindicam novas regras para transporte de doentes

As federações de bombeiros do Norte juntaram-se hoje, em Vila Real, para reivindicar uma nova regulamentação para o transporte de doentes, considerando que a atual situação «é anómala» e está a «prejudicar» as associações e os utentes.

«Queremos que sejam reatadas imediatamente as negociações entre o Ministério da Saúde e a Liga dos Bombeiros Portugueses», afirmou aos jornalistas José Miranda, presidente da Federação dos Bombeiros do Porto.

o responsável falava em Vila Real, onde hoje se uniram oito federações de bombeiros, que trabalham com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e representam 146 associações.

Lusa, 2011-02-06
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiros elegeram nova direcção    Bombeiros Icon_minitimeSáb Fev 26, 2011 5:39 pm

.
Só votaram 78 sócios
Macedo de Cavaleiros


Bombeiros elegeram nova direcção

José Carlos Dias, actual número dois Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, foi eleito, no passado sábado, presidente da corporação. Dos 374 sócios inscritos, só votaram 78 (58, a favor, 19 brancos e um nulo). A inexpressiva votação deve-se ao facto de ter concorrido uma única lista.

Recorda-se que nas eleições de Março de 2008 registou-se uma afluência nunca antes vista (558 sócios). Tudo porque concorreram duas listas. De resto, o facto mais relevante do escrutínio de 2008 foi a receita financeira que entrou nos cofres da corporação pela via das quotas (cerca de 20 mil euros) que muitos sócios (ou alguém por eles) tiveram de pagar para votar. Isto quer dizer que nas eleições deste ano a indiferença dos sócios, para além do sabor amargo que gerou por não ter produzido receita, deixou bem visível o clima de instabilidade que se vive na corporação. É que, frescos na memória dos bombeiros parecem continuar a estar ainda os episódios que, em 2009, deram origem à decisão que determinou que Macedo de Cavaleiros passasse a ser o único concelho do distrito de Bragança a rejeitar a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente. Outro ponto de discórdia diz respeito às condições que os bombeiros continuam a exigir para fazer a mudança do antigo para o novo quartel.

O Semanário TRANSMONTANO tentou saber quais as medidas que o presidente eleito iria tomar para tentar ultrapassar aquelas divergências, mas José Carlos Dias mandou dizer que só daria “entrevistas” depois de tomar posse. Outra questão, também relacionada com o clima que se vive no interior da corporação, que o TRANSMONTANO pretendia ver respondida, diz respeito às acusações dirigidas ao sistema, expressas na carta aberta que o candidato às eleições de 2008 dirigiu aos elementos do corpo de bombeiros, dias antes das eleições. Na dita missiva, para explicar os motivos da sua decisão de não se recandidatar, Tozé Vaz refere que “chegou a ser ponderada” a apresentação de uma lista “que se pretendia unificadora e construtiva”, mas que tal se revelou “inviável” porque “os obstáculos à conciliação de vontades e interesses ficam a dever-se à partidarização do processo eleitoral”. Na sua perspectiva, “há quem persista em ver na direcção desta digna associação uma oportunidade de contaminação política da sociedade macedense, postura que assumidamente” reprova e com a qual se recusa a pactuar. Identificando os responsáveis por tal situação, Tozé Vaz reiterou que o seu “único interesse” era avançar com uma “lista apartidária, baseada em convicções concretas e não em ideolo-gias abstractas e anseios fúteis”. Com essa candidatura pretendia “dar uma resposta apaziguadora e positiva perante o clima de instabilidade que se vive” na instituição. Por entender que não encontrou condições para levar por diante as suas intenções, considera que a sua candidatura apenas geraria polémicas, “polémicas essas pouco dignas do estatuto da associação” de que os bombeiros “enquanto pessoas dedicadas a uma missão de paz e integridade” são “o rosto mais visível”. Tozé Vaz retira-se “deste combate” porque além de estar consciente de que não dispõe dos mesmos recursos que os seus adversários, entende que ao alinhar na estratégia pouco democrática por que os mesmos se pautam, partiria em desvantagem. Recusa, por isso, “alimentar uma luta idêntica à de há três anos”, a qual além de acarretar “implicações nocivas, inclusivamente para a boa imagem da instituição, nada traria de novo ao seu rumo e aos seus destinos”.


João Branco, ST, 2011-02-25
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Um «marco» para o distrito    Bombeiros Icon_minitimeQua Mar 02, 2011 12:31 pm

.
Um «marco» para o distrito
Distrito de Vila Real


Bombeiros Alexandre_chaves

Vila Real investe 8 M€ em 11 quartéis de bombeiros

O governador civil de Vila Real considerou hoje que 2011 vai ser um «marco» para o distrito, com um investimento de oito milhões de euros na ampliação e construção de novos quartéis.

Alexandre Chaves assinalou hoje o Dia da Protecção Civil com a distribuição de equipamentos de proteção individual vocacionados para o combate a fogos florestais pelas 27 corporações de bombeiros do distrito.

Durante a cerimónia, o responsável salientou que este ano «vai ser um marco» para a proteção civil distrital, porque «vão estar em obra 11 quartéis», entre novas construções e ampliações, o que representa um investimento de oito milhões de euros, comparticipados em 75 por cento pelo QREN.

Lusa, 2011-03-02
In DTM

Bombeiros Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: 140 mil euros por receber    Bombeiros Icon_minitimeSex Mar 18, 2011 4:38 pm

.
140 mil euros por receber

Bombeiros Bombeiros_mdl

Bombeiros de Mirandela com quebra de 50% nas receitas do transporte de doentes

Desde Janeiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Mirandela sofreu um corte de cerca de 50 por cento nas receitas de prestação de serviços de saúde, precisamente desde a entrada em vigor do despacho do secretário de Estado da Saúde alterando a forma de comparticipação de transporte aos doentes, indicando que apenas com justificação médica teria direito.

Uma situação que está a causar dificuldades financeiras à corporação que vem juntar-se à dívida do Centro Hospitalar do Nordeste que já ascende a cerca de 140 mil euros.

Desde o início deste ano, um despacho do secretário de Estado da Saúde alterou a forma de comparticipação de transporte aos doentes, indicando que apenas com justificação médica será possível o serviço ser pago pelo Estado.

Com estas novas regras, os bombeiros de Mirandela estão a ter menos serviços de saúde para realizar e dos poucos que fazem estão a ter mais dificuldade em receber porque as credenciais para justificar o transporte são recusadas e os particulares têm de se responsabilizar pelo pagamento.

O problema é que o serviço é feito pelos bombeiros, mas o pagamento, muitas vezes, não é um dado adquirido.“Neste momento estamos a facturar muito mais a particulares, o que não acontecia até Janeiro porque havia as credenciais.

Agora quando somos chamados pelo hospital para fazer uma transporte ao domicílio temos de lhe dizer que tem de pagar. O utente diz que paga, mas isso pode não acontecer e há situações em que não pagam” refere o presidente da direcção dos bombeiros de Mirandela.“Nós não temos capacidade para suportar estas despesas e isto asfixia a vida da colectividade” acrescenta.

Marcelo Lago está preocupado porque a maior fatia da receita da associação é precisamente da prestação de serviços de saúde e actualmente houve um decréscimo de cerca de 50 por cento nessa facturação.

“Ás vezes nós facturávamos 20 mil euros ao Centro Hospitalar, mas no mês de Janeiro facturámos oito mil, mas a despesa continua a mesma, à excepção do combustível porque a manutenção das viaturas e os vencimentos têm de ser pagos” refere o responsável. Diga-se que a despesa fixa dos bombeiros de Mirandela, durante o ano de 2010 foi superior a 600 mil euros.

A situação complica-se ainda mais quando se sabe que o Centro Hospitalar do Nordeste já não paga àquela associação desde o Verão do ano passado e a dívida já vai em cerca de 140 mil euros.

“O Centro Hospitalar do Nordeste é o que paga pior e desde Julho que não pagam e o valor da divida já ronda os 140 mil euros” revela Marcelo Lago. Um momento difícil para a associação dos bombeiros de Mirandela com as novas regras no transporte de doentes.

Recorde-se que as situações preferenciais no transporte de doentes são agora as doenças do foro oncológico, doenças neuromusculares de origem genética, doentes com sequelas motoras de doenças neurológicas e neurovasculares, iminência de parto e apoio à mãe e recém-nascido, grandes acamados e doentes com problemas no sistema imunitário.

Há ainda situações de excepção para residentes a menos de 20 quilómetros, como doentes de hemodiálise ou submetidos a transplante.

Brigantia, 2011-03-18
In DTM

Bombeiros 00020429
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Bombeiros de Bragança são os únicos do distrito a receber desfribilhador    Bombeiros Icon_minitimeTer Abr 05, 2011 5:19 pm

.
Disponível na ambulância do INEM
Bragança


Bombeiros de Bragança são os únicos do distrito a receber desfribilhador

A corporação de bombeiros de Bragança recebeu ontem um dos 100 desfibrilhadores que o INEM entregou.

É a única no distrito a ter este dispositivo automático externo.
O equipamento vai estar disponível na ambulância do INEM, mas só dentro de uma semana.

“Esse dispositivo é para equipar a ambulância do INEM e para ser operado por bombeiros de Bragança que já tiveram formação. A partir da próxima semana deverá estar operacional”, explica o comandante.

José Fernandes, o comandante dos bombeiros de Bragança, fala ainda das mais-valias deste equipamento e das circunstâncias em que ele vai ser utilizado.

“Cada socorrista avaliará a situação e se entender que o deve utilizar, pois, fá-lo-á. É um meio muito importante para salvar vidas”, garante.

É mais um meio ao serviço das equipas de socorro que, neste caso, pode salvar vidas em caso de paragem cardíaca.


Brigantia, 2011-04-05
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Bombeiros Empty
MensagemAssunto: Re: Bombeiros   Bombeiros Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bombeiros
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Macedo de Cavaleiros
» Meteorologia 2
» Autarquias e autarcas 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: