Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Drogas

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Drogas   Drogas Icon_minitimeTer Out 07, 2008 9:46 am

.
José Caldeira denúncia
Vila Real


Metadona para tratamentos traficada em Vila Real

A metadona é utilizada pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência nos programas de desintoxicação, mas em Vila Real alguns dos doentes em tratamento preferem vendê-la nas ruas a 15 euros cada 60 mg. Uma situação que não é novidade, mas que João Goulão garante estar controlada

Consumo é combinado com heroína e cocaína

A metadona está a ser traficada em grande escala na cidade de Vila Real. O alerta foi dado pelo deputado da CDU, José Caldeira, na última reunião da assembleia municipal. A substância traficada é entregue pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) a algumas das pessoas que estão em tratamento.

Quem desconhece o caso é o presidente do IDT, João Goulão. No entanto, o responsável revela que estas situações são frequentes, desvalorizando o sucedido. \"Temos notícia de que em alguns pontos a metadona é traficada, mas não em larga escala\", explica. Também o enfermeiro Armindo Guerra, director do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Vila Real, que abrange os anteriores CAT (Centro de Atendimento a Toxicodependentes) não só de Vila Real mas de Chaves e Alijó, afirmou não ter conhecimento da situação.

Mas foi sem qualquer dificuldade que o DN descobriu dezenas de frascos contendo metadona na posse de alguém que a vende em todo o concelho e com maior incidência na cidade de Vila Real, junto da zona do \"Pioledo\", local onde durante o dia se juntam consumidores e traficantes. A sua origem foi também fácil de determinar, dado que junto aos frascos estavam os invólucros em que foram transportados, com um carimbo em que se lê: \"Ministério da Saúde, Delegação Regional do Norte, Instituto da Droga e Toxicodependência - CRI Vila Real\".

Então como chega a metadona fornecida pelo CRI de Vila Real às ruas? Ao fim-de-semana e feriados, o CAT está fechado por isso \"é-nos fornecida a metadona para esses dias\". A resposta é dada ao DN por um dos inscritos há vários anos no ex-CAT de Vila Real e que pode levantar semanalmente sete frascos para \"tratamento\", porque tem emprego.

\"São esses frascos que muitos como eu introduzem no mercado onde o preço oscila entre os 6 e os 15 euros cada 60 mg\", conta. \"A metadona tem muita procura, pois dá uma pedrada maior e diferente e é consumida juntamente com a heroína e a cocaína, dado que o preço é idêntico\", acrescenta. O vendedor de metadona sublinha que nesta venda \"é tudo lucro, pois não pagamos nada por ela e podemos arrecadar todo o dinheiro\". Este admite ainda não estar só no negócio.

O director do CRI de Vila Real lamenta a situação mas frisa que a responsabilidade do centro se limita aos tratamentos que dispensa aos doentes. \"A partir daí o que eles fazem lá fora é com eles, nós não temos aquela visão patriarcal de lidar com todas as situações\", esclarece. \"Agimos de boa-fé, temos regras e tentamos que elas sejam cumpridas\", conclui o enfermeiro.

Por sua vez, João Goulão reforça que estas são \"situações muito pontuais e de pequena escala\". Até porque \"só levam metadona para casa os doentes estabilizados e com quem temos uma relação de confiança, o que reduz as hipóteses de tráfico\", defende o responsável do IDT.

O CRI, que integra actualmente os antigos CAT de Vila Real, Chaves e Régua, tem cerca de três mil pessoas de ambos os sexos em tratamento de desintoxicação, 30 dos quais a frequentar o tratamento à base de metadona.

José Cardoso, Ana Ferreira in DN, 2008-10-06
IUn DTM

Embarassed Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Cocaína em avião da TAP   Drogas Icon_minitimeQua Out 08, 2008 2:25 pm

.
Detidos oito empregados que tentaram enviar cocaína em avião da TAP

Drogas BBC31AF4E52D477435B658866CE32

Os indivíduos tentavam transportar 16,529 quilos de cocaína de alta pureza para Portugal.

Oito funcionários de empresas de serviços de segurança no Aeroporto Internacional de Maiquetía, Caracas, foram detidos depois de terem tentado enviar, segunda-feira, 16,529 quilos de cocaína de alta pureza para Portugal, num avião da TAP.

De acordo com a TSF, o Ministério Público venezuelano precisou que os detidos tentaram enviar a cocaína no voo TP-130 da TAP e aguardam para ser apresentados a um tribunal de controlo do Estado de Vargas (20 quilómetros a Norte de Caracas).

Fonte aeroportuária explicou à Agência Lusa que a cocaína estava numa mala que foi detectada depois de passar os controlos de segurança da TAP, pouco antes de ser introduzida no avião.

Cinco dos detidos são empregados de uma empresa que presta serviços de segurança no Aeroporto Internacional de Maiquetía. Os outros três são responsáveis por transportar as malas para os aviões, depois de inspeccionadas por funcionários da Guarda Nacional.

In Msn Notícias

Drogas 000200D4
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Novo decreto para controlo do tráfico de estupefacientes   Drogas Icon_minitimeTer Out 13, 2009 12:48 pm

.
Novo decreto para controlo do tráfico de estupefacientes

Drogas 5A5EDCBA6A16FA297176149249BD4B

O novo decreto regulamentar, publicado ontem em Diário da República, estabelece as regras relativas ao controlo do mercado lícito de estupefacientes e substâncias psicotrópicas e aos precursores e outros produtos químicos susceptíveis de utilização no fabrico de droga, definidas nos regulamentos comunitários.

Trata-se da terceira alteração ao Decreto Regulamentar n.º 61/94, de 12 de Outubro, que procedeu à regulamentação do Decreto-Lei n.º 15/93, de 22 de Janeiro, relativo ao controlo do tráfico ilícito de estupefacientes, de substâncias psicotrópicas e dos precursores e outros produtos químicos essenciais ao fabrico de droga.

O presente diploma dá, assim, cumprimento às obrigações do Estado Português face à legislação comunitária e à Convenção das Nações Unidas contra o Tráfico Ilícito de Estupefacientes e de Substâncias Psicotrópicas, de 1988.

Os regulamentos comunitários obrigam os Estados-membros a adoptar o regime sancionatório aplicável às infracções estabelecidas em cada um deles e as medidas necessárias para garantir um controlo eficaz do mercado das substâncias passíveis de ser utilizadas como precursores de droga.

As medidas complementares introduzidas no presente diploma visam o aprofundamento do conhecimento e controlo do mercado nacional dos eventuais precursores de droga, concretizando os requisitos exigidos para a concessão das licenças de actividade e alargando a obrigação de registo a todos os operadores que intervenham no fabrico, produção, transformação e armazenagem das substâncias em causa.

O regime sancionatório revisto, que se pretende eficaz, proporcional e dissuasivo, reflecte também uma actualização e sistematização das infracções, bem como a actualização dos montantes das coimas aplicáveis, de escudos para euros.

In Msn Notícias

Drogas Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Portugal confirmado como zona de trânsito da cocaína   Drogas Icon_minitimeSeg Dez 21, 2009 5:31 pm

.
Portugal confirmado como zona de trânsito da cocaína

por Lusa
Hoje

Drogas Ng1233284

As mortes por consumo de drogas em Portugal aumentaram em 2008, ano em que se confirmou a tendência de o país funcionar como zona de trânsito do narcotráfico internacional, particularmente no caso da cocaína, revela um relatório do Instituto da Droga e Toxicodependência.

O Relatório Anual sobre a Situação do País em matéria de Drogas e Toxicodependências 2008 será apresentado hoje à Comissão Parlamentar de Saúde na Assembleia da República (AR) pelo presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), João Goulão.

O estudo indica a cannabis como a substância ilícita com as mais elevadas taxas de prevalência de consumo em Portugal, seguida da cocaína e do ecstasy.

Quanto à heroína, "apesar de o consumo nos últimos anos ter vindo a perder visibilidade", continua a ser "a principal droga envolvida nos consumos problemáticos e a ter um consumo relevante entre a população reclusa nacional".

A comparação entre os estudos nacionais de 2001 e 2007 aponta igualmente para um aumento moderado do consumo (apenas em alguns indicadores) a nível da população portuguesa (15-64 anos) e para uma diminuição a nível das populações escolares e da população reclusa.

Em 2008, aumentou também o número de pessoas que recorreram às estruturas de tratamento" da toxicodependência, provavelmente "devido a uma maior e melhor articulação com as respostas no terreno", menciona uma síntese do relatório.

"A heroína continua a ser a substância mais referida como droga principal dos utentes em tratamento", apesar de "nos últimos anos" haver também "uma maior visibilidade" da cocaína, cannabis e álcool.

Por outro lado, "foi reforçada uma vez mais a tendência de diminuição das práticas de consumo endovenoso e da partilha de material de consumo entre os utentes que recorreram ao tratamento da toxicodependência, práticas estas intimamente associadas à transmissão de doenças infecciosas".

Dentro do grupo de pessoas que procuraram tratamento em 2008, manteve-se a mesma taxa de prevalência de doenças infecciosas dos últimos anos, verificando-se uma tendência para a diminuição dos infectados com VIH e hepatite C.

Em 2008 registaram-se 16 mortes causadas por dependência de drogas (de acordo com o critério da Lista Sucinta Europeia), e 20 casos de mortes relacionadas com o consumo de drogas (de acordo com o critério do OEDT).

Segundo o relatório, apesar de os números continuarem baixos, verifica-se desde 2006 um aumento do número destas mortes, contrariamente à tendência de decréscimo constatada nos anos anteriores.

Quanto aos resultados toxicológicos (substâncias ilícitas) positivos encontrados nos exames post-morten efectuados no Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) em 2008 foram registados 338 casos, o valor mais elevado desde 2000.

No âmbito das contra-ordenações por consumo de drogas, o número de processos abertos em 2008 desceu ligeiramente em relação a 2007, ano em que se registou o valor mais elevado de sempre.

Quanto aos indicadores indirectos relativos aos mercados, em 2008 foi uma vez mais confirmada a tendência detectada nos últimos anos do predomínio da cannabis, a substância que registou o maior número de apreensões, de presumíveis infractores e de condenados na posse de drogas, representando as quantidades apreendidas de haxixe o valor mais elevado da última década.

"Confirma-se igualmente uma maior visibilidade da cocaína nestes contextos - pelo quarto ano consecutivo o número de apreensões de cocaína foi superior ao de heroína, registando este ano o valor mais elevado desde 2000 e, uma vez mais, o número de presumíveis infractores e o de condenados na posse de cocaína foram superiores aos que detinham heroína", conclui o estudo.

O relatório refere ainda que em 2008 voltou a ficar realçada a vulnerabilidade da posição geográfica de Portugal no contexto do tráfico transcontinental.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Cimento, cal, açúcar e gesso na droga   Drogas Icon_minitimeSeg Jan 25, 2010 10:54 pm

.
Cimento, cal, açúcar e gesso na droga

por PAULA CARMO
Hoje

Drogas Ng1246610

Suspeita de droga adulterada, que terá provocado quatro mortes, assusta comunidade de toxicodependentes.

"Há muitos jovens. A grande maioria são estudantes. São predominantemente do sexo masculino. Depois, há também os de uma faixa etária até aos 50 anos. Há pais a comprar droga para os filhos. É um drama enorme." A descrição é de Ana Simões, responsável do projecto de apoio aos toxicopendentes da Cáritas Dioce- sana de Coimbra.

Todos os dias se depara com esta realidade. Para ela é outra a cidade dos estudantes. Graças ao projecto "In realidades", no Centro Comunitário S. José (situado no Bairro do Ingote, um dos mais problemáticos da cidade), Ana conhece toda a população dependente de Coimbra, que agora anda assustada depois das mortes recentes que foram relacionadas a droga adulterada. Trata-os pelo nome. Todos a conhecem por "Ani". Naquele centro, co-financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência, trocam-se seringas, dão-se caricas, toalhetes, folhas de estanho, ácido cítrico.

Carlos Ramalheira, director regional do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), refuta os números alarmistas avançados, que dão conta de nove mortes. Há quatro mortes a ser investigadas (ver texto ao lado). As equipas de rua "têm a convicção de que há uma cadeia de venda e revenda longa e complexa, na qual, para subir o lucro da droga, se junta cimento, gesso, cal, açúcar amarelo", relata ao DN.

É esta a causa comum nas mortes de vários jovens em Coimbra? Ainda ninguém sabe e os rumores adensam-se enquanto a Polícia Judiciária e a Medicina Legal unem esforços para dar a resposta aos magistrados do Ministério Público que tutelam o inquérito.

Por mês, só as equipas da Cáritas Diocesana fornecem perto de 14 500 seringas. Com a chegada de nova remessa ilegal, oriunda de outra zona do País, as autoridades estão atentas.

Fora das paredes jurídicas e da investigação, no submundo da noite, há quem, com a droga, faça o compromisso de viver mais um dia, sempre no limite da sobrevivência. O preço a pagar pelo vício, molda-lhes o corpo. "As 24 horas do dia são poucas para arranjar droga", explica ao DN, um rosto cheio de vida, mas cuja identidade omitimos a seu pedido. Ele, chamemos-lhe João, de 37 anos, está desde Agosto num programa de substituição. E fala, já abertamente, do seu passado recente. "Sofia", não. Encontrámo-la à meia-noite: dos seus 27 anos, oito são para a droga. Confessa que, com o medo que paira por causa das mortes suspeitas, "em vez de injectar" agora fuma. Sofia é uma entre centenas de pessoas referenciadas pelas equipas de rua da Cáritas.

Tanto no centro da Cáritas como no Terreiro da Erva, na baixa da cidade, há balneário. Dão-se refeições ligeiras na Baixa. Todo este projecto funciona das 09.00 até às 23.00. Mas, noite dentro, Ana Simões e Ivo Matias, seu colega de equipa, ainda circulam numa carrinha, à procura de quem precisa de ajuda. A viagem queda- -se por momentos junto a um abandonado edifício fabril da Baixa. Lá dentro, sem tecto, dormem seis pessoas. Há seringas pelo chão e muito silêncio...

À noite, os códigos deste circuito ilegal trazem à tona o sofrimento de tantos. Os medos redobram com as notícias trágicas. Coimbra já quase adormece, mas ainda há quem peça a Ani mais seringas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Polícia de mãos atadas para agir contra droga 'miau-miau'   Drogas Icon_minitimeSex Mar 19, 2010 4:58 pm

.
Polícia de mãos atadas para agir contra droga 'miau-miau'

por ELISABETE SILVA
Hoje

Drogas Ng1268855

Mefedrona não é uma substância ilegal. Só o Infarmed poderá agir nestes casos

A legalidade da droga "miau- -miau" deixa as autoridades policiais de mãos atadas para combater a expansão da mefedrona que já matou dois jovens na Grã-Bretanha. Como uma das formas de venda da substância é em comprimidos, só a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) pode dar uma ajuda, se lançar um aviso sobre os riscos da substância, o que, ainda assim, pode valer apenas uma contra-ordenação.

A facilidade com que se pode ter acesso à mefedrona é assustadora, o que faz com que as autoridades portuguesas estejam atentas. Basta uma pesquisa na Internet para encontrar vários sites que a disponibilizam. Desde que esteja indicada como fertilizante, não há problemas em adquiri-la, bastando ao consumidor seguir os passos de uma qualquer encomenda via Internet.

Em Portugal não há registos da utilização da droga, nem de qualquer apreensão, mas o DN sabe que, mesmo que venha a acontecer, o facto de a utilização desta substância como fertilizante ser permitida impede que algo possa ser feito a nível legal.

É esta a dificuldade com que se está já a deparar a Grã-Bretanha, onde dois adolescentes morreram depois de consumir a droga misturada com álcool. A tragédia abriu a discussão e as autoridades já pedem para que a "miau-miau" seja considerada ilegal. O Governo britânico aguarda pelos conselhos de especialistas no combate à toxicodependência para que o assunto seja analisado.

A Grã-Bretanha deverá seguir o exemplo de Israel, Dinamarca, Suécia, Noruega e Alemanha, que consideraram a mefedrona ilegal. Cada país pode fazê-lo individualmente, de acordo com a legislação interna. Para que a ilegalidade seja decretada em toda a União Europeia, é necessário que se conclua que a substância tem um elevado risco para a saúde pública, depois de uma avaliação liderada pela OEDT (centro de monitorização de drogas) e Europol. A medida terá ainda de ser aprovada pelo Conselho Europeu.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: "Este miúdo parece traficante?"   Drogas Icon_minitimeSeg Abr 12, 2010 4:58 pm

.
"Este miúdo parece traficante?"

por ISALTINA PADRÃO
Hoje

Drogas Ng1278895

O actor Tiago Fernandes, de 19 anos, foi detido por suspeitas de vender droga. Está em prisão preventiva.

"Este miúdo que está a ver aqui [na foto] é aquele a quem os jornalistas chamam líder [de tráfico de droga]. Acha que ele tem cara de líder?" A questão é colocada ao DN, de forma indignada, pela mãe e pelo tio de Tiago Fernandes, o jovem actor de 19 anos que na sexta--feira de manhã foi detido pela PSP na Quinta do Lavrado, Olaias, Lisboa, por suspeitas de tráfico de droga.

Mas esta não foi a primeira vez que Tiago Fernandes teve problemas com a polícia. Do seu currículo constam já detenções por condução ilegal de mota - pelo menos duas em menos de uma semana quando tinha 16 anos. Em Março de 2008, foi apanhado numa operação no bairro das Olaias. O actor estava a passar a noite em casa de um amigo que estava envolvido no tráfico, mas terá sido libertado pouco depois por "nada ter que ver com qualquer ilícito".

Desta vez também terá sido o tráfico de droga que o levou à cadeia. O jovem encontra-se em prisão preventiva no estabelecimento prisional junto da PJ da Gomes Freire, desde o final do dia de sábado, após ter sido presente ao juiz no Campus da Justiça.

Fonte da PSP Lisboa confirmou apenas a detenção de Tiago Fernandes, no sábado de manhã. Da operação ocorrida nas Olaias, não muito longe da casa onde o jovem vive com os pais e o irmão mais novo, resultou a detenção de mais quatro ou seis indivíduos. "Ao que parece, o Tiago está preso porque uma rapariga, uma tal de Carla, que tem antecedentes criminais, ao que dizem por tráfico de droga, assinou um papel em como o meu filho era patrão dela. Que lhe passava droga para ela vender", frisou Paula Fernandes.

Pelas nove e tal de sexta-feira, Paula recebeu uma mensagem de uma amiga do filho a pedir para ir entregar o BI deste na esquadra, e foi. No sábado, passou o dia no tribunal e ontem visitou o filho na prisão com os irmãos e o pai.

"É verdade que o Tiago sempre foi perseguido pela polícia, não sei se têm motivos ou não. Se o tivessem apanhado por andar a conduzir motas [uma paixão do jovem] ou carros sem documentos [Tiago nem carta tem], não me surpreendia. Mas por droga?!", desabafa a mãe, adiantando que lhe bateu uma "tristeza no coração" ao ver a comunicação social chamar traficante de droga ao seu filho que, diz: "Nem um cigarro fuma ao pé de mim."

Um sentimento comum aos restantes familiares e amigos. O tio, António da Silva, cuja profissão - fisioterapeuta - é o sonho de Tiago, que pretende continuar a estudar e também a ser actor, é taxativo: "O meu sobrinho é demasiado imaturo para a idade. Para se ser traficante, e sobretudo líder, tem de se ter uma cabeça que ele não tem." Há ainda quem questione o que levaria um traficante a morar no Bairro Horizonte, nas Olaias (a antiga Curraleira).

A mãe contou ao DN que Tiago recebeu "valores significativos" quando trabalhou como actor, mas não quis adiantar montantes. Acredita que tenha o seu "pé-de-meia" e as suas despesas - no caso dele, sobretudo com motas.

A estreia de Tiago Fernandes na televisão aconteceu num episódio de Médico de Família (SIC, 2000). Com nove anos, era "a coqueluche" da série Super Pai (TVI, 2000). "Era um pirralho muito bem-disposto, com imensa energia", recorda o actor Rodrigo Saraiva, que contracenava com ele. Depois, fez alguns anúncios publicitários e estreou-se no cinema, como figurante em A Falha, de João Mário Grilo, e Peixe-Lua, de José Álvaro Morais.

A partir daí, entrou em várias novelas, como Anjo Selvagem (TVI, 2001), O Último Beijo (TVI, 2002), A Minha Sogra É Uma Bruxa (RTP, 2002), Tudo por Amor (RTP, 2002-2002) ou Queridas Feras (TVI, 2004). Em Outubro desse ano, Tiago foi mordido por um pitbull, o que o obrigou a estar internado e a fazer fisioterapia, afastando-o das câmaras.

Entrou em alguns episódios de Floribella (SIC, 2006), mas quando o País o conhecia como Zé Tó em Doce Fugitiva (TVI, 2006), o actor começou a ser notícia não pelo seu trabalho mas pelas trapalhadas em que se envolvia.

1. Tiago Fernandes quando bem novo já ia no segundo trabalho como actor na sério 'Super Pai'. 2. O avô José Lourenço da Silva com uma foto actual do neto, de quem só diz bem 3. O tio António da Silva é fisioterapeuta e Tiago quer seguir-lhe as pisadas. Diz que Tiago não tem cabeça para ser líder de um gangue

In DN

Embarassed Rolling Eyes Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Actor disse que consumia a droga   Drogas Icon_minitimeTer Abr 13, 2010 6:07 pm

.
Actor disse que consumia a droga

por SÓNIA SIMÕES
Hoje

Drogas Ng1279369

Tiago garantiu ao juiz que heroína e cocaína apreendidas eram para ele. Outros detidos confirmaram tráfico.

Quando o juiz Carlos Alexandre lhe perguntou, na manhã de sá-bado, porque trazia heroína e cocaína com ele, o actor Tiago Fernandes respondeu que era para consumo próprio. De nada lhe valeu. As provas reunidas pela PSP dão conta dos seus movimentos enquanto líder de um grupo de traficantes de droga. E, em liberdade, o actor poderia voltar a cair nas malhas do crime. Por isso, ficou em prisão preventiva.

Segundo fonte ligada ao processo, Tiago, 19 anos, foi pouco convincente nas explicações dos dados recolhidos por elementos da Esquadra de Investigação criminal da PSP, ao longo dos últimos sete meses. Foram feitas várias vigilâncias - fundamentadas em fotografias já anexas ao processo - que mostram Tiago a vender droga a toxicodependentes do bairro onde vive na Quinta do Lavrado, Olaias, em Lisboa.

"Viram-no a vender e a transportar droga de carro para outros locais", disse uma fonte operacional. Da investigação policial, foi possível verificar a ligação de Tiago a seis outros elementos. "Apesar de ser o mais novo, era ele o líder", refere a fonte.

Tiago explicou ao juiz que o que a PSP o via entregar a vários toxicodependente era "apenas mortalhas e cigarros". Quanto às pequenas quantidades de heroína e cocaína que foram encontradas em sua posse na manhã de sexta-feira, seriam "para consumo próprio". Não é o que dizem os seus "clientes" e algumas das pessoas a quem revendia droga, argumentou fonte policial.

Do grupo de sete detidos, pelo menos quatro garantiram que ele lhes fornecia droga para vender. Entre eles está um casal, ele de 37 anos e ela de 36, já cadastrados. Os dois tinham sido detidos por tráfico de droga e proibidos de regressar ao bairro, na Quinta do Lavrado, mas violaram as medidas de coacção. Só dois dos sete detidos saíram em liberdade, porque nas vigilâncias nunca aparecem e serão apenas consumidores.

Em declarações ao DN, a família de Tiago nega que ele liderasse qualquer grupo criminoso. Paula Fernandes diz que o filho tinha um pé-de-meia dos trabalhos que fez. Ao juiz, Tiago disse que não trabalhava há um ano - desde uma participação na série televisiva Liberdade 21, da RTP1. As autoridades dizem que ele chegava a lucrar 400 euros por dia na venda de droga.

"É uma pessoa muito querida e com grande influência no bairro, o que lhe permitia organizar o grupo e ter clientes", refere a fonte policial. No meio profissional também deixou boas recordações. É o que diz Alexandre Hachmeisteir, produtor ligado às novelas da TVI Queridas Feras e Doce Fugitiva, os maiores papéis de Tiago Fernandes na televisão. Lembra-se sobretudo dele na primeira. "Era muito querido, excelente profissional, sempre foi muito acarinhado pela produção. Não tenho rigorosamente nada a apontar", comenta o profissional, temporaria- mente afastado da ficção nacional. Desconhecia até ontem que o jovem tinha sido detido.

Em Queridas Feras, então com 14 anos, Tiago Fernandes interpretava Duarte, filho da personagem de Fernanda Serrano, e foi pela primeira notícia de jornal por algo que nada tinha que ver com a carreira de actor. Foi mordido por um cão de raça pitbull, o que o obrigou a ser operado e a ficar internado várias semanas. Numa entrevista ao 24horas revelava que Fernanda Serrano, entre outros elementos do elenco, lhe tinha telefonado para saber como estava. Alexandre Hachmeister recorda que o acidente de Tiago não trouxe danos colaterais à produção.

O produtor recorda-se que sempre falou com a mãe do jovem nas questões relacionadas com as novelas, mas já tem menos memória da participação de Tiago em Doce Fugitiva , uma vez que ele era um dos muitos órfãos da trama. A carreira da Tiago Fernandes abrandou depois do fim das gravações desta novela, em Julho de 2007. Participou em dois episódios de Olhos nos Olhos e em outro da série Liberdade 21. Foi um de 600 actores que fizeram participações especiais.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Autoridades já apanharam 110 novas drogas na Europa   Drogas Icon_minitimeSáb Abr 24, 2010 3:46 pm

Autoridades já apanharam 110 novas drogas na Europa

por LUÍS MANETA
Hoje

Drogas Ng1284244

Só em 2009 apareceram 24 novas substâncias psicoactivas. Drogas estão a mudar.

Durante o ano passado foram detectadas 24 novas drogas na Europa. De acordo com o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), trata-se do número mais elevado desde a criação, em 1997, do sistema de alerta rápido através do qual as autoridades policiais dos diversos países monitorizam as novas tendências relativamente ao consumo de substâncias psicoactivas.

O número recorde de novas drogas detectadas em 2009 corresponde a mais do dobro do ano anterior, quando foram identificados pela primeira vez 13 produtos estupefacientes. "Todos os novos compostos são sintéticos, incluindo duas substâncias com propriedades medicinais", revela fonte do OEDT.

Desde o seu início, o sistema permitiu notificar mais de 110 novas drogas, muitas delas "aparentadas das anfetaminas", diz o presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), João Goulão, explicando tratar-se de produtos em que são introduzidas algumas "variantes moleculares para iludir o sistema de proibição". Ou seja, novas substâncias criadas em laboratório para "tentar escapar" à alçada da lei.

Notificadas pela primeira vez à Europol em países como a Alemanha, Finlândia e Dinamarca, estas drogas rapidamente chegam a consumidores nos mais variados países europeus, Portugal incluído. "Vivemos num mundo globalizado em que as drogas circulam com grande intensidade", refere o presidente do IDT, sublinhando que as "maiores preocupações" por parte das autoridades portuguesas continuam a incidir nos consumos de heroína e cocaína.

Ao DN, Ana Gallego, do sistema de alerta rápido e avaliação dos riscos das novas formas de consumo de substâncias psicoactivas, diz que entre os consumidores destes produtos, muitas vezes apresentados como "legais" e sem efeitos secundários para a saúde, se incluem jovens apostados em "experimentar novas experiências" e consumidores sujeitos a análises de rotina para despiste de droga, incluindo a população prisional. "Estas drogas são tão novas que não estão integradas nos protocolos de análise e podem passar facilmente nesse controlo", explica esta responsável.

Também as formas de comercialização mudam com frequência, sendo cada vez mais usual o recurso a lojas virtuais na Internet. Uma das drogas que estão actualmente a ser estudadas pelos peritos do OEDT e pela Europol é a mefedrona, também conhecida como "k-cat", que se suspeita já ter provocado a morte a, pelo menos, dois adolescentes britânicos.

Trata-se de uma substância "vendida como fertilizante de plantas e que depois é utilizada para outros fins", diz João Goulão, acrescentando terem sido encontrados os mais diversos tipos de situações onde se procura dissimular a existência de droga. Um exemplo: derivados da cannabis vendidos "como incenso".

Monitorizada desde 2008, a spice, já considerada como uma das drogas da "moda", começou por escapar ao controlo da polícia pois era vendida através da Internet como se fosse um simples purificador de ar. Mas, entre as diversas ervas aromáticas, inofensivas, encontram-se escondidos "cana- binóides sintéticos". Uma "moca" que "atrofia demasiado", descreve uma consumidora num fórum online sobre drogas.

Uma realidade nova e em constante mudança para as polícias, profissionais e consumidores.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Autarca detido por comprar arma de fogo a alegado traficante   Drogas Icon_minitimeTer Abr 27, 2010 2:10 pm

.
Donões
Montalegre


Autarca detido por comprar arma de fogo a alegado traficante

Na madrugada de quinta para sexta-feira da semana passada, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Chaves levou a cabo uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes, cuja investigação teve início em Janeiro de 2010.

Durante a operação, o NIC deteve, na Aldeia Nova, em Montalegre, um indivíduo de 36 anos de idade, indiciado de um crime de tráfico de estupefacientes, um crime de tráfico de armas e um crime de posse de arma proibida.

A este detido foram-lhe apreendidas 25 doses de cocaína; 20 gramas de um produto ainda não identificado; 200 gramas de bicarbonato de sódio (utilizado para adulterar a cocaína, aumentando as quantidades e consequentemente os lucros); 435 euros em notas e uma pistola de calibre 6,35mm.

No decorrer da operação, foi ainda detido o presidente da Junta de Freguesia de Donões, Montalegre, a quem foi apreendida uma arma de fogo (caçadeira de calibre 12), que tinha sido comprada ao suposto “traficante”, que vai aguardar julgamento em liberdade, embora sujeito a apresentações periódicas no posto da GNR.

O presidente de Junta foi interrogado, constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.


Paulo Reis, Semanario Transmontano, 2010-04-27
In DTM

Embarassed Rolling Eyes





"
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Militar da GNR que traficava cocaína detido pela PJ   Drogas Icon_minitimeDom maio 02, 2010 2:59 pm

.
Militar da GNR que traficava cocaína detido pela PJ

por SÓNIA SIMÕES
Hoje

Drogas Ng1287457

Sargento foi apanhado com 100 gramas de droga e está preso.

Um militar da GNR de Loulé foi sexta-feira detido por tráfico de droga após uma investigação da Polícia Judiciária. No momento da detenção foram-lhe apreendidas cerca de 100 gramas de cocaína. Segundo fonte policial, o suspeito poderá ter ligações a uma rede mais vasta que se dedica ao tráfico de droga a partir do Algarve.

O 1.º sargento Cascalheira, de cerca de 40 anos, estava profissionalmente bem colocado para a sua alegada actividade paralela. Actualmente trabalhava como adjunto do comando, na GNR de Loulé, e tinha a seu cargo o serviço de comunicações. Sabia tudo o que se passava na zona do Algarve.

Cascalheira desempenhava estas funções há pouco mais de um ano. Chegou a ser responsável pelo serviço de transmissões mas, segundo fonte próxima, o seu casamento com uma cidadã brasileira e as suas ligações à noite levantaram suspeitas. Por isso foi mudado de serviço.

Uma informação não confirmada pelo porta-voz da GNR, Major Sequeira, que se limitou a confirmar a detenção ao DN sem detalhes. "A investigação é da Polícia Judiciária. Mas internamente o militar em causa nunca levantou qualquer suspeita", garantiu.

Fonte da PJ confirmou ao DN que a investigação decorria há já alguns meses e que apenas lhe foram apreendidos 100 gramas de cocaína. No entanto, possíveis ligações a uma rede mais ampla e organizada poderão ter ditado a medida de coacção aplicada ontem por um juiz de instrução de Loulé. O sargento Cascalheira foi colocado em prisão preventiva no presídio militar de Tomar.

De acordo com o porta-voz da GNR, paralelamente ao processo-crime ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. A consequência mais grave poderá ser a expulsão da instituição.

No ano passado, o Conselho de Ética e Disciplina da GNR propôs ao Ministério da Administração Interna a expulsão de 35 militares que cometeram crimes e desrespeitaram a farda - tanto pela via da aposentação compulsiva como pela pena disciplinar de separação de serviço.

Entre os militares afastados, como o DN noticiou, estavam o Cabo Costa, conhecido como o "serial killer" de Santa Comba Dão, e militares envolvidos no processo de corrupção da extinta BT.

In DN

Rolling Eyes Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: PSP perseguiu traficantes na auto-estrada A12   Drogas Icon_minitimeDom Jul 11, 2010 4:18 pm

.
PSP perseguiu traficantes na auto-estrada A12

por VALENTINA MARCELINO
Hoje

Drogas Ng1316995

PSP deteve três suspeitos de tráfico de droga. Só o 'cabecilha' ficou em preventiva

Quando saíram do Algarve, os três suspeitos estariam longe de pensar que o seu dia ia ter um fim diferente do planeado. Estavam divididos em dois automóveis, o da frente com um par de "batedores" ou seguranças, o de trás conduzido pelo "cabecilha" do grupo.

A PSP seguia-lhes os passos há sete meses e estava à espera deles junto à portagem do Pinhal Novo. A operação era prioritária para a hierarquia, e o próprio comandante da Divisão de Investigação Criminal de Lisboa, Carlos Resende da Silva, fez questão em estar presente, como operacional, numa das viaturas. Acabou por ser ele a capturar o traficante quando este tentou fugir, apeado, em plena auto-estrada A12.

O primeiro carro passou a portagem sem notar a presença policial, mas o ocupante da segunda viatura apercebeu-se e tentou escapar. Foi perseguido, a alta velocidade, despistou-se, embateu contra um rail e tentou fugir a pé. A polícia, que entretanto tinha vedado a circulação na auto-estrada, acabou por o apanhar.

Os outros dois suspeitos, que se ocupariam da protecção do primeiro e do produto, foram também detidos, junto à residência do primeiro, na zona oriental de Lisboa, onde estavam outros investigadores da PSP à espera.

Foram apreendidos quase 11 quilogramas de haxixe, munições de calibre 12, utilizadas em caçadeiras, e de calibre .32, para revólveres. Apesar de também haver a suspeita de posse de armas, estas não foram localizadas pela polícia.

Os três homens têm idades entre os 25 e os 34 anos e foram ontem presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. Apenas um, o principal suspeito, ficou em prisão preventiva. Os outros dois ficaram sujeitos à medida de coacção de apresentações semanais. A operação foi realizada sob a tutela da Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento do DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) de Lisboa.

A PSP deteve sexta-feira um homem, de 43 anos, que tinha assaltado várias pessoas nas imediações do festival Delta-Tejo, que decorreu entre 2 e 4 de Julho, no Alto da Ajuda, em Lisboa. O detido, já com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime, abordava as vítimas e, com ameaça de arma de fogo, roubava-as. Telemóveis e dinheiro eram os bens que mais procurava. Nesse mesmo dia foi presente a juiz de instrução criminal, do Tribunal de Lisboa, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção mais grave: prisão preventiva.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: PJ apanha três toneladas de haxixe em alto mar   Drogas Icon_minitimeQui Jul 15, 2010 12:18 pm

.
PJ apanha três toneladas de haxixe em alto mar

por JOANA CAPUCHO
Hoje

Drogas Ng1318762

Polícias anunciaram ontem várias apreensões. As três toneladas de haxixe estavam acondicionadas em cem fardos em alto mar

Haxixe, cocaína e cannabis. O dia de ontem foi fértil em anúncios de apreensões de droga pelas polícias. No Sul do País, a Polícia Judiciária deteve dois homens e apreendeu três toneladas de haxixe num barco em alto mar. No Norte, um homem, de 38 anos, foi detido no concelho de Amares, Braga, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A GNR apreendeu 70 pés de cannabis e 350 sementes da mesma planta na residência do suspeito. Em Lisboa a PSP apreendeu 179,71 gramas de cocaína, suficiente para cerca de 1792 doses e deteve dois suspeitos.

No caso dos cem fardos de haxixe, a PJ, que actuou em cooperação com os Serviços de Vigilância Aduaneira de Espanha e a secção Greco/Cadiz da Comísaria General de Policia Judicial. Os detidos, de 37 e 44 anos, foram presentes a primeiro interrogatório judicial.

Quanto às plantas de cannabis, a detenção ocorreu anteontem ao final da tarde, cerca das 18.00, na sequência de uma investigação, da qual resultou uma busca domiciliária à casa do suspeito. "As 70 plantas encontravam-se num terreno anexo à residência do arguido e não eram visíveis da via pública", disse ao DN fonte da PJ de Braga.

Já a PSP deteve ontem em São Domingos de Rana, Oeiras, dois homens, de 24 e 26 anos, por tráfico de estupefacientes. Tinham haxixe suficiente para 4723 doses e cocaína para 1792 doses.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Pilotos e comissários de bordo julgados por tráfico de cocaína   Drogas Icon_minitimeQua Set 29, 2010 12:09 pm

.
Pilotos e comissários de bordo julgados por tráfico de cocaína

por LICÍNIO LIMA
Hoje

Drogas Ng1347675

Os sete arguidos são quase todos da Linha de Cascais, oriundos de meios abastados.

Dois pilotos de avião comercial, dois comissários de bordo e mais três amigos conhecedores do meio, quase todos residente na Linha de Cascais e com infâncias aparentemente felizes, proporcionadas por famílias aparentemente normais e aparentemente abastadas. Mas a "ambição" e a "ganância", aparentemente, lançaram- -nos na construção de uma ponte aérea entre Brasil e Portugal em que esvoaçava o negócio da cocaína. Para equilibrar as contas e pagar as dívidas. A Polícia Judiciária (PJ) descobriu-os e apanhou-os. Agora, em julgamento, que começou ontem no Campus da Justiça de Lisboa, apesar de amigos, incriminam-se mais uns aos outros do que se defendem, em nome da verdade. Aparentemente.

São sete os arguidos, cinco dos quais em prisão preventiva. Apenas um, piloto aviador, tem mais de 40. Os outros estão entre os 20 e os 30 anos. Todos têm uma postura educada e aparência cuidada.

Miguel, 33 anos, comissário de bordo, confessou: "Foi a ganância que me levou a meter nisto." Os factos ocorreram em Fevereiro de 2009. Um dia foi contactado por Jorge, o mais veterano, que o desafiou a ir ao Brasil para trazer uns quatro quilos de cocaína. Beneficiando do seu estatuto profissional, poderia mais facilmente passar na alfândega do aeroporto. Receberia 15 mil euros. Era casado, tinha um filha, pagava 500 euros de renda de casa e tinha três créditos pendentes. O que iria auferir acabava de vez com as dívidas ao banco. Aceitou.

Partiu para o Brasil com Tatiana, 33 anos, piloto de aviões, que arranjara a mala com fundo falso e, alegadamente, terá vendido, dois Mercedes, um dela e o outro do pai, angariando 52 500 euros no total para comprar droga naquele país. Os dois encontraram-se em Florianópolis com Patrícia, 31 anos, comissária de bordo, e com Ricardo D'Almeida, 27 anos, sócio de um empresa de importações e exportações, que o seu pai, empresário, ajudara a criar. Ricardo é pai de um bebé de dois anos e fazia a ponte com os traficantes no Brasil. À época era toxicodependente.

Em Portugal, a ponte com o tráfico era feita por Vasco, 31 anos, casado e com um filha, toxicodependente, vivendo de uma mesada de mil euros doada pela mãe. Nunca teve um emprego. Ganhava uns trocos com o tráfico e com comissões de venda de carros, como foi o caso dos dois Mercedes de Tatiana. O seu contacto para penetração no tráfico era José Henriques, 31 anos, empresário.

Nuno e Tatiana regressaram a Lisboa a 24 de Fevereiro com 4,5 quilos de cocaína, mas tinham a PJ à espera. Aliás, todo o grupo já estava a ser investigado há muito tempo. Ricardo Vasco e José Henriques, indiferentes ao que se passara com os amigos, continuaram com os esquemas de tráfico. A 21 de Junho foram apanhados. Nesse dia Ricardo e Vasco foram buscar um mala com droga ao aeroporto, entregue por um desconhecido, para depois levarem o produto a José Henriques. A PJ estava a vigiá--los. O julgamento prossegue hoje.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Detidos seis suspeitos de rede de tráfico de droga   Drogas Icon_minitimeDom Dez 19, 2010 5:28 pm

.
Rede de tráfico de estupefacientes
Chaves


Detidos seis suspeitos de rede de tráfico de droga

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC), da GNR de Vila Real, anunciou hoje a detenção de seis homens, na zona do Alto Tâmega, suspeitos de fazerem parte de uma rede de tráfico de estupefacientes.
A detenção aconteceu na sequência de uma operação que deu cumprimento a 12 mandados de busca no âmbito de um processo de inquérito que investiga uma rede de tráfico de droga.

As buscas decorreram nos concelhos de Chaves e Vila Pouca de Aguiar, em seis residências e quatro automóveis, tendo terminado na detenção dos seis homens, naturais de Chaves e com idades compreendidas entre os 34 e 48 anos.

Na sequência das buscas foram apreendidas 32 doses de heroína, 249 doses de cocaína, três veículos ligeiros de passageiros, uma pistola de calibre 9mm, cinco telemóveis, 1570 euros, 36 comprimidos de um produto não identificado, dois frascos de amoníaco, uma balança de precisão e vários recortes de plástico para empacotar droga.

A investigação desta rede de tráfico de droga decorria há cerca de um ano, delegada pelo Tribunal Judicial de Chaves.

Segundo fonte da GNR, os seis detidos vão ser hoje presentes ao Tribunal Judicial de Chaves.

Para além destas seis detenções, na quinta-feira, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Chaves deteve dois homens, na localidade de Cabril, concelho de Montalegre, suspeitos pelo crime de posse ilegal de armas de fogo, anunciou à Lusa fonte da GNR de Chaves.

Os elementos do NIC realizaram duas buscas domiciliárias a casa dos suspeitos tendo apreendido um revólver de calibre 22mm, uma espingarda caçadeira de calibre 12mm e 98 munições.

Os dois detidos, de 31 e 67 anos, foram constituídos arguidos, interrogados pelos militares do NIC e sujeitos a termo de identidade e residência.

Lusa, 2010-12-19
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Mais de 100 polícias pediram ajuda para deixar o álcool   Drogas Icon_minitimeSáb Dez 25, 2010 11:51 am

.
Mais de 100 polícias pediram ajuda para deixar o álcool

por RUTE COELHO
Ontem

Drogas Ng1411990

Só no Gabinete de Psicologia do SPP caíram cem pedidos de auxílio de agentes. A Direcção Nacional teve 12 pedidos e na ASPP estão a ser acompanhados três casos. Nos jovens deslocados o isolamento é a causa.

No Gabinete de Psicologia da ASPP/PSP, a maior associação sindical da polícia, está a ser acompanhado há já um ano um agente de 52 anos, natural da Guarda, por ter um problema crónico com o álcool. Fruto do meio sociocultural em que cresceu, habituou-se a beber aos 15 anos, continuou a beber no serviço militar e pela vida fora. Já teve vários problemas de saúde derivados do álcool. Saiu de casa, deixou a família, voltou. Um crescendo de degradação ao ponto de ter sido alvo de vários processos disciplinares abertos pela PSP. Continua ao serviço da polícia, mas a instituição colocou-o numa função em que está afastado do público. Nos últimos quatro anos recorreu ao apoio de vários psicólogos até chegar a Ana Rita Robalo, psicóloga de serviço no gabinete da ASPP/PSP.

Este caso não é único. Este ano, entre os três gabinetes de psicologia (ASPP, SPP e Direcção Nacional) contactados pelo DN contam-se pelo menos 115 pedidos de ajuda de agentes, chefes e oficiais por causa do álcool. O consumo excessivo "aumentou muito desde Outubro". É, pelo menos, esta a experiência de Sandra Coelho, coordenadora do Gabinete de Psicologia do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). "Este ano tivemos cerca de cem pedidos de ajuda, uns por parte dos próprios agentes, chefes ou oficiais, outros feitos pelos seus familiares", referiu a psicóloga ao DN.

Neste momento, o Gabinete de Psicologia do SPP tem "20 famílias em atendimento". Os agentes e os seus familiares seguem um programa de apoio psicológico para ajudar a ultrapassar o recurso ao álcool como escape para os problemas pessoais ou da profissão. "Não são casos de alcoolismo. São profissionais que têm a consciência de que, fora dos seus turnos laborais, estão a consumir álcool em excesso."

Já a Divisão de Psicologia da Direcção Nacional da PSP recebeu este ano "12 solicitações de elementos policiais quanto a quadros de comportamentos abusivos (álcool)". Encontram-se em acompanhamento psicoterapêutico oito elementos, adiantou ao DN o comissário Paulo Flor, porta-voz da Direcção Nacional da PSP. O menor número de casos por comparação com os que chegaram ao Gabinete do SPP tem explicação para Sandra Coelho: "No gabinete da Direcção Nacional os agentes têm de ir fardados às consultas e torna-se mais intimidador."

O perfil etário dos profissionais da PSP que procuram ajuda por causa do abuso do álcool é transversal. "Temos pacientes dos 20 aos 60 anos", refere a psicóloga Sandra Coelho. "Há cerca de três anos eram sobretudo os agentes ou chefes na meia-idade, com 40 e tal anos, que nos procuravam. Agora temos vindo a registar uma procura por parte de polícias de todas as idades, embora com maior incidência nos jovens."

Segundo a psicóloga do SPP, "são os agentes jovens deslocados para Lisboa do interior norte do País os que mais procuram ajuda". O isolamento a que ficam sujeitos aliado ao afastamento das mulheres e filhos são factores que contribuem para "desgosto, choro, tristeza, depressão e refúgio no álcool".

O Gabinete de Psicologia da ASPP/PSP acompanha apenas três casos. Para além do agente de 52 anos já referido, os outros dois são agentes com 33 anos "que também estão a ser orientados por uma instituição para se desabituarem do consumo, e que abusaram do álcool por problemas pessoais, nada relacionados com a profissão", adiantou Paulo Rodrigues, presidente da ASPP. Prevenir é mesmo o melhor remédio.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Drogas Empty
MensagemAssunto: Presidente do IDT rejeita a legalização da cannabis   Drogas Icon_minitimeSáb Jan 01, 2011 4:53 pm

.
Presidente do IDT rejeita a legalização da cannabis

Ontem

O presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) rejeitou esta sexta-feira a legalização da cannabis, defendida numa petição que o movimento Marcha Global da Marijuana (MGM) quer apresentar no Parlamento em 22 de Abril do próximo ano.

"Não estou nessa, francamente", comentou João Goulão, lembrando o "movimento exactamente inverso" relativamente ao consumo do tabaco.

Em declarações à Lusa, o presidente do IDT disse ser "adequado" o quadro legal actual, que descriminaliza o consumo de todo o tipo de drogas, penalizando-o apenas em sede contraordenacional.

"Existem dependências grandes de drogas ditas leves e consumos ligeiros de drogas ditas duras", sublinhou, considerando, por isso, que "faz cada vez menos sentido a distinção entre drogas leves e duras". Conforme afirmou, 10 por cento dos toxicodependentes que pedem ajuda às estruturas do IDT, fazem-no devido ao consumo de cannabis.

No texto da petição que pretende apresentar ao Parlamento, o movimento MGM sugere que a venda seja interdita a menores de 18 anos e que a venda seja permitia apenas "em locais devidamente regulamentados e fiscalizados, sendo os produtos aí comercializados sujeitos a controlo de qualidade" e a impostos similares ao do tabaco

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Dois homens presos em Vila Flor por posse de droga    Drogas Icon_minitimeSáb Jan 08, 2011 4:05 pm

.
Durante uma busca domiciliária
Vila Flor


Dois homens presos em Vila Flor por posse de droga

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento da GNR de Mirandela deteve ontem, em Vila Flor, dois homens por posse de droga.

Durante uma busca domiciliária, no âmbito de investigações sobre tráfico de droga, foram apreendidas trinta e seis gramas e meio de pólen de haxixe, pouco mais de catorze gramas de haxixe, uma pistola de calibre de 6.35 mm, 11 munições do mesmo calibre e 11.800 euros em dinheiro.

Os dois detidos têm idades de 53 e 54 anos. Um deles foi libertado e é presente, hoje, no Tribunal de Vila Flor. O outro ficou detido nas instalações da GNR a aguardar a sua apresentação no Tribunal.

Brigantia, 2011-01-08
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Drogas Empty
MensagemAssunto: CAT de Vila Real tem 200 novos casos por ano   Drogas Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 3:56 pm

.
O flagelo da droga
Vila Real


CAT de Vila Real tem 200 novos casos por ano

O centro de respostas integradas de Vila Real do Instituto da Droga e da Toxicodependência, o antigo CAT, recebe 200 novos casos, por ano, de dependência de álcool e droga.

Devido ao acompanhamento que presta o antigo CAT a cerca de 1500 utentes de 23 concelhos do interior norte, o espaço até recebeu certificação de qualidade no atendimento.
Os casos anuais mostram que estes flagelos continuam bem presentes nas famílias portuguesas.

IOL, 2011-01-09
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Suspeitos de tráfico em prisão preventiva   Drogas Icon_minitimeTer Mar 15, 2011 12:55 pm

.
Apanhados numa operação stop
Bragança


Suspeitos de tráfico em prisão preventiva

O Tribunal aplicou a medida de coação mais grave aos dois suspeitos de tráfico e posse de droga detidos sexta-feira em Bragança, que vão aguardar julgamento em prisão preventiva, informou esta segunda-feira o comando distrital da PSP, escreve a Lusa.

Os dois homens, de 24 e 41 anos, foram interceptados pela PSP de Bragança durante uma operação stop de rotina na avenida das Cantarias, quando regressavam do Porto, onde terão ido comprar droga.

As autoridades já tinham suspeitas da alegada ligação dos detidos ao tráfico de droga na cidade de Bragança, onde residem e de onde são naturais.

Nas revistas pessoais e na busca à viatura, a polícia encontrou, na altura da detenção, 18 gramas de cocaína, o equivalente a 223 doses, que foram apreendidas, assim como 40 euros em dinheiro, um telemóvel e o automóvel em que se deslocavam.

Os detidos foram ouvidos pelo tribunal de turno de Vinhais, no fim-de-semana, que lhes decretou a prisão preventiva, a mais grave das medidas de coação.

De acordo com dados do comando distrital de Bragança da PSP, este ano, em apenas dois meses e meio, já foram detidas cinco pessoas por posse e suspeita de tráfico de estupefacientes, enquanto em todo o ano de 2010 foram realizadas 12 detenções.

A polícia contabiliza este ano 550 doses de diferentes estupefacientes apreendidos e em 2010 conseguiu retirar do mercado do tráfico 3.150 doses das diversas drogas.

As autoridades de Bragança têm ainda identificados 27 indivíduos relacionados com o consumo


Lusa, 2011-03-15
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: 10 anos após a descriminalização do consumo de droga   Drogas Icon_minitimeSeg Abr 25, 2011 11:12 am

.
10 anos após a descriminalização do consumo de droga

por Rute Coelho
Hoje

Drogas Ng1510623

Dez anos após a descriminalização do consumo de drogas em Portugal, o presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), João Goulão, faz um balanço "muito positivo" da lei em vigor desde 1 de Julho de 2001.

O modelo português é mesmo apontado internacionalmente como um caso de sucesso. "Hoje temos 40 mil toxicodependentes em tratamento, em todo o País. É um número recorde de pessoas em tratamento e simboliza uma enorme evolução. Quando comecei nesta área, há 20 anos, o estigma social era tão forte que as pessoas nem davam o seu nome completo aos técnicos", afirma João Goulão.

Dos doentes em tratamento, cerca de 10% são utilizadores de 'cannabis', vulgarmente conhecida por "erva". "Antes da descriminalização do consumo não tínhamos consumidores de 'cannabis' em tratamento. Agora, quando confrontados pelos técnicos das comissões, acabam por perceber que fumar 'cannabis' tem consequências para a saúde e aceitam o tratamento."

Em 10 anos, disse João Goulão ao DN, verificou-se também uma "descida do consumo de substâncias ilícitas nos jovens com idades entre os 15 e os 19 anos". O álcool não entra nessa contabilidade, precisou, apenas os estupefacientes como 'cannabis', cocaína, heroína, LSD ou outros.

Finalmente, "na última década o principal grupo de infectados com o vírus VIH/sida deixou de ser o dos toxicodependentes para passar a ser o dos heterossexuais e dos homossexuais". O modelo português de descriminalização do consumo e dissuassão da toxicodependência "tem vindo a ser estudado por outros países". Recentemente, os ministros da Justiça e da Saúde da Noruega estiveram no IDT para recolherem elementos que possam utilizar.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: Introduzia mais de cinco quilos de droga por semana na cidade   Drogas Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 11:09 am

.
Homem foragido detido pela PSP
Distrito de Vila Real


Introduzia mais de cinco quilos de droga por semana na cidade

Foragido às autoridades desde 2009, quando foi apanhado por tráfico, um homem de 26 anos, descrito como violento e perigoso, foi ontem detido pela Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Vila Real, em colaboração com GNR de Mesão Frio e da Régua.

O suspeito, apelidado de «Sócio», foi abordado quando estava no café Cláudio, em Caldas de Moledo, Régua, o qual danificou ao tentar agredir os agentes. Presente ao juiz, ficou em prisão preventiva.

Também o irmão mais novo de «Sócio», de 24 anos, foi detido pelas autoridades. Os dois são suspeitos de ser os cabecilhas de uma rede que introduzia em Vila Real mais de cinco quilos de haxixe por semana. Na mesma noite, foram ainda interceptados mais dois homens pelo mesmo crime e ligados ao grupo de «Sócio».

«Sócio» era procurado pela PSP desde 2009, altura em que fugiu do posto da GNR de Tarouca, em Viseu. Ana Paula, dona do café, ficou em choque com a detenção. \"Ele «Sócio» é meu cliente há quatro anos. É trabalhador rural e sempre foi educado\", disse.

Nelson Rodrigues in CM, 2011-07-03
In DTM

Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: GNR recuperou 600 quilos de cobre num pinhal   Drogas Icon_minitimeQui Set 29, 2011 4:14 pm

.
GNR recuperou 600 quilos de cobre num pinhal

por Lusa
Hoje

A Guarda Nacional Republicana (GNR) recuperou mais de 600 quilos de cobre escondidos num pinhal, em Alcanede, Santarém, disse quarta-feira fonte da corporação à Agência Lusa.

A GNR "recuperou várias bobines e rolos de fio de cobre escondidos num pinhal em Alcanede", afirmou a fonte da Guarda explicando que "desconhece-se a origem, ou os proprietários do material".

Uma patrulha "recolheu os mais de 600 quilos de cobre, ao início da noite de hoje", cerca das 20:00 horas, mas "sem que tivessem sido identificados quaisquer suspeitos", acrescentou.

"Os guardas estão a investigar a descoberta do cobre e a recolher indícios" que levem à origem do material e a quem o escondeu, que foi encontrado pelos guardas, apesar de dissimulado na vegetação, concluiu a mesma fonte.

Os custos referentes a furtos de cobre registados pela EDP, nos últimos três anos e meio, ascendem a mais de 24,4 milhões de euros com tendência de forte crescimento, disse anteriormente fonte da empresa à Agência Lusa.

"Desde 2008 que se regista uma tendência de forte crescimento, quer na quantidade de furtos quer na dimensão dos danos provocados", referiu a fonte próxima da administração da EDP.

A empresa registou este ano, até 15 de julho, 2.457 ocorrências de furto de cobre, num custo superior a 7,97 milhões de euros, contra 2.889 furtos no valor de 9,08 milhões de euros em 2010.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Drogas Empty
MensagemAssunto: PSP Porto: 33 detidos e droga apreendida   Drogas Icon_minitimeDom Out 02, 2011 4:06 pm

.
PSP Porto: 33 detidos e droga apreendida

Hoje

A PSP do Porto anunciou hoje a detenção de 33 pessoas, a apreensão de droga e o encerramento de um estabelecimento de diversão noturna no âmbito de uma acção de prevenção criminal que decorreu no Grande Porto.

Em comunicado, a PSP/Porto refere que a acção de "fiscalização em estabelecimentos de diversão noturna e de fiscalização rodoviária" decorreu entre as 23:00 de sexta-feira e as 08:00 de hoje, nas cidades do Porto, Maia, Vila do Conde e Póvoa do Varzim.

No âmbito desta acção, acrescenta, foram detidos "33 indivíduos, sete por tráfico de estupefacientes, 22 por condução sob o efeito de álcool e quatro por permanência ilegal em território nacional.

A polícia apreendeu heroína e cocaína em quantidades suficientes para 366 e 72 doses individuais, respetivamente, bem como duas máquinas de jogos de fortuna ou azar.

Desta ação policial, que contou com a colaboração da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia - corpo de intervenção e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), resultou "o encerramento de um estabelecimento por falta de condições de higiene do espaço para o exercício da atividade" e o levantamento de "33 autos de notícia por contraordenação relativos a infrações relacionadas com a legislação que regula o funcionamento de estabelecimentos".

Foram ainda identificados 782 condutores, dos quais 434 foram submetidos ao teste de álcool no sangue e registadas 100 infrações à legislação rodoviária.

Os condutores detidos por excesso de álcool no sangue "foram notificados para comparecerem junto da autoridade judiciária", enquanto os restantes "irão ser presentes junto do respetivo tribunal".

In DN

Arrow Arrow Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Drogas Empty
MensagemAssunto: Um detido e mais de mil doses de haxixe apreendidas   Drogas Icon_minitimeQui Out 27, 2011 1:30 pm

.
Suspeito já estava referenciado
Bragança


Um detido e mais de mil doses de haxixe apreendidas

A PSP de Bragança deteve, esta terça-feira, um jovem de 19 anos suspeito de tráfico de estupefacientes e apreendeu mais de mil doses de haxixe, além de diverso material relacionado como crime.

De acordo com informação divulgada pelo Comando Distrital de Bragança da PSP, na operação foram ainda apreendidas uma viatura utilizada pelo suspeito para transportar droga, uma mota com matrícula falsa, dois computadores, um talão de depósito no valor de 1510 euros, 110 euros e um moinho para moer haxixe.

O detido é natural e residente na cidade de Bragança e já estava referenciado pela polícia como estando ligado ao tráfico e consumo de estupefacientes.

A detenção foi feita por uma equipa da Esquadra de Investigação Criminal que, na sequência de uma investigação criminal, procedeu à vigilância do suspeito e o interceptou no parque de estacionamento da zona desportiva da cidade.

Na revista feita no local ao suspeito foram-lhe encontradas mais de 170 gramas de haxixe prontas a serem comercializadas.

Posteriormente foi feita uma busca à residência onde foram encontradas mais 861 doses individuais de droga e o restante material apreendido.


JN, 2011-10-26
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Drogas Empty
MensagemAssunto: Re: Drogas   Drogas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Drogas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: