Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Incêndios 2010

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Tribunais libertam dois incendiários detidos pela PJ    Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitimeSex Ago 20, 2010 3:33 pm

.
Fogo destrói veículo
Alijó


Tribunais libertam dois incendiários detidos pela PJ

Um veículo de combate a fogos florestais dos Bombeiros de Sanfins do Douro, em Alijó, Vila Real, foi totalmente consumido pelas chamas, às 17h30 de ontem, devido a uma repentina mudança dos ventos, num incêndio que lavrava na localidade de Pópulo. Na viatura seguiam cinco bombeiros, mas nenhum ficou ferido.

Segundo o CM apurou os homens circulavam no meio da floresta para uma das frentes do incêndio – que deflagrou às 12h00 e obrigou a interromper a circulação do trânsito em sete quilómetros, durante cerca de quatro horas, no IP4 e EN15 –, quando foram surpreendidos pelas labaredas.

Os cinco bombeiros ainda tentaram retirar o carro, mas sem êxito. Apesar do dia de acalmia nas florestas, a PJ anunciou a detenção de mais dois incendiários, em Santarém e Vila Real, ambos com antecedentes pelo mesmo crime – mas que os tribunais decidiram soltar.

Em Santarém, a PJ de Lisboa deteve um ex-madeireiro, de 38 anos, casado e com uma filha menor, suspeito de ter ateado três incêndios em Alcanede, que destruíram 21 hectares na última sexta-feira. E um jornaleiro desemprego, 52 anos, foi detido pela PJ do Porto, por ter ateado um fogo em Ribeira de Pena que pôs em perigo várias habitações.


Isabel Jordão in CM, 2010-08-20
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Suspeito de atear fogos em Ribeira de Pena detido   Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitimeSex Ago 20, 2010 3:38 pm

.
Possui antecedentes criminais
Ribeira de Pena


Suspeito de atear fogos em Ribeira de Pena detido

A Polícia Judiciária anunciou hoje, terça-feira, a detenção do presumível autor de dois incêndios que consumiram dezenas de hectares de floresta em Ribeira de Pena.

A detenção foi efectuada pela Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real que, desde o início do ano, já deteve seis suspeitos de fogo posto.

Em comunicado emitido terça-feira, a Polícia Judiciária (PJ) refere que o homem de 35 anos é o alegado autor de dois fogos que deflagraram a 24 de Julho em florestas da zona de Ribeira de Pena, sendo ainda suspeito de outros fogos, que terão ocorrido em anos anteriores.

O detido possui antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime e, segundo a PJ, poderá sofrer de perturbação psicológica, será ainda alcoólico e vive em ambiente degradado.

O arguido, sem profissão, "utilizaria um isqueiro para lançar as chamas, por deslumbramento e prazer em ver o fogo alastrar".

Os incêndios em causa consumiram várias dezenas de hectares de povoamento de pinheiros, eucaliptos e castanheiros, tendo colocado em perigo área florestal ainda mais extensa.

No combate às chamas estiverem várias corporações de bombeiros, elementos dos serviços florestais e de forças policiais, populares da zona e meios aéreos.

O detido vai ser presente hoje a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

JN, 2010-08-20
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Fogos levam psicólogos do INEM ao terreno   Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitimeDom Ago 22, 2010 2:54 pm

.
Fogos levam psicólogos do INEM ao terreno

por RITA CARVALHO
Hoje

Incêndios 2010 - Página 3 Ng1333301

Equipa saiu quatro vezes em dois dias para evacuações e apoiar vítimas do fogo

O pânico e o stress gerados pelos violentos incêndios das últimas semanas já levaram os psicólogos do INEM a intervir no terreno quatro vezes. Os técnicos foram ajudar a evacuar populações e apoiar pessoas que perderam familiares ou colegas no fogo. As quatro intervenções ocorreram em apenas 48 horas. Os bombeiros lamentam que este apoio seja apenas pontual e não abranja as corporações.

No dia 10, a equipa móvel do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM foi accionada para Carrazeda de Ansiães, onde uma criança de 12 anos morreu encurralada pelo fogo num palheiro. Os técnicos acompanharam os familiares na recepção da notícia, prestando-lhes apoio psicológico. No mesmo dia, a equipa do Norte foi ainda chamada para Gondomar, onde uma bombeira da corporação de Lousada morreu quando a viatura em que seguia foi apanhada pelo fogo. Neste acidente houve ainda outros feridos e o facto de a morte ter ocorrido numa acção de combate e socorro justificou ainda mais a acção dos psicólogos.

No local, a equipa médica confirmou que os colegas de Josefa Santos estavam em situação de stress por terem presenciado a sua morte, disse ao DN fonte do INEM.

Por um motivo semelhante, no dia anterior, o CAPIC foi accionado para São Pedro do Sul. Quando fugia duma frente de fogo, a viatura dos bombeiros de Alcobaça despistou-se e um ocupante teve morte imediata. O médico de serviço do INEM considerou que o potencial trauma exigia o apoio de psicólogos e accionou a equipa.

Além destes episódios relacionados com a morte em combate, a equipa do INEM foi ainda accionada no dia 10 para ajudar a evacuar a vila do Gerês, quando o fogo ameaçou a segurança das pessoas.

O INEM explicou ao DN que esta equipa é accionada pelo médico de serviço nos centros de orientação d e doentes urgentes (CODU) que avaliam a necessidade da intervenção psicológica. E que as equipas só são chamadas quando há no terreno condições para conversar com as vítimas. Algo que não se verifica, por exemplo, numa situação de caos.

A Liga dos Bombeiros Portugueses lamenta que este apoio psicológico seja apenas pontual e que as corporações não tenham um serviço médico que preste este auxílio "essencial". Duarte Caldeira disse ao DN que há apenas alguns psicólogos da Protecção Civil, que não seguem os casos, e que as corporações têm de se valer dos seus meios, bem como os bombeiros. "Mas o mais comum é o mal ficar adormecido dentro de cada um."

In DN

Embarassed Rolling Eyes

Mas será, que não há coisas melhores e mais prementes em que gastar o dinheiro, do que com esta corja de pantomineiros?!?!?
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Apoios para alimentar o gado não chegam para dois meses   Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 12:34 pm

.
Apoios para alimentar o gado não chegam para dois meses

por PAULO JULIÃO, Viana do Castelo
Hoje

Incêndios 2010 - Página 3 Ng1334683

Governo dá ajuda de 40 euros por ovino e caprino ou cem por bovino nas freguesias afectadas pelos fogos. Para autarca do Soajo verba é escassa e pode nem ser usada por criadores

Os apoios financeiros anunciados pelo ministro da Agricultura aos criadores de gado de 150 freguesias afectadas pelos incêndios apenas permitirão a aquisição de feno para menos de dois meses, sendo certo que a regeneração natural dos pastos não acontecerá antes da Primavera. O Governo anunciou um apoio de 40 euros por ovino e caprino e cem por bovino, insuficiente face à escalada do preço do feno, que pode chegar aos cinco euros por fardo.

"Na nossa zona só faz sentido ir buscar a Espanha, para estar em condições. Cada fardo está a custar quatro euros, duplicou nos últimos dias, e na próxima semana poderá chegar aos cinco", explicou ontem ao DN Manuel Costa, presidente da Junta do Soajo, a mais afectada em termos de destruição de pastos no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

É que cada fardo, em termos médios, representa alimento para dois animais durante um dia, o que, face ao apoio agora anunciado, garante o autarca, "torna-se manifestamente insuficiente". "Além disso é perigoso, porque haverá com toda a certeza a tendência de muitos em ficar com o dinheiro e vamos voltar a ver animais a morrer à fome na serra. Era preferível ajudar em géneros", defendeu ainda o autarca, conhecedor da realidade local.

Precisamente de visita ao Soajo, o ministro António Serrano afirmou que o levantamento realizado concluiu que houve 150 freguesias onde as pastagens foram afectadas pelos incêndios.

Apenas no Soajo arderam mais 4000 hectares de terrenos baldios, de pasto, mas o Governo garante que as ajudas financeiras não se restringem ao Parque, já que abrangem todos os criadores afectados por fogos florestais nos meses de Julho e Agosto. Sem pasto ficaram mais de 800 bovinos, 570 ovinos, 180 caprinos e 200 cavalos garranos, apenas na freguesia de Soajo, uma das últimas grandes freguesias do PNPG que ainda se dedica em grandes dimensões à pastorícia. Mas, segundo os cálculos do autarca Manuel Costa, os valores agora propostos, aos preços do feno no mercado, não chegam a cobrir, em média, a alimentação de dois meses dos animais. "E depois, vão comer o quê? É um apoio muito pequeno", garante.

Os apoios para alimentação destinam--se a animais registados, mas António Serrano sublinhou que, além da linha de apoio de emergência, estão disponíveis outros apoios ao sector, quer para reposição de alfaias ou maquinaria afectadas pelas chamas quer para povoamento ou repovoamento florestal.

Também a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclama mais apoios para os agricultores e considera os valores anunciados insuficientes, pois só "dão para alimentar um animal durante um mês". A CNA saudou ainda "a rápida mudança de posição do ministro", que tinha afirmado antes que não era altura "para balanços".

"Esses valores devem ser adequados às reais necessidades, ou seja, devem prolongar-se enquanto não puder ser reposta a alimentação tradicional através de novos pastos", reclama a CNA, apelando à desburocratização do processo das candidaturas e dos pagamentos da ajuda.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Vários concelhos de 10 distritos sob risco máximo   Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 12:39 pm

.
Vários concelhos de 10 distritos sob risco máximo

por Lusa
Hoje

Incêndios 2010 - Página 3 Ng1334765

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje vários concelhos de 10 distritos de Portugal sob aviso de risco máximo de incêndio, com as regiões do norte interior e centro a serem as mais afectadas.

O aviso de risco máximo de incêndio está activo para Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo", e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

De acordo com a informação disponibilizada no "site" da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) foram registados, na quarta feira, 115 incêndios florestais, os quais foram combatidos por 1790 bombeiros, apoiados por 447 veículos e com recurso a 87 missões com meios aéreos.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais irá manter a "Fase Charlie", considerada a de maior risco de incêndios, até 30 de Setembro.

As previsões do IM para hoje são de céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do litoral, a norte do Cabo Raso, com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco para o final do dia, a norte do Cabo Mondego.

O vento será fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste a partir da tarde, e moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas são de 23 graus Celsius para o Porto, 26º para Ponta Delgada, 28º para o Funchal e 34º para Lisboa e Faro.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Incêndios já custaram mais de 358 milhões de euros   Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitimeDom Ago 29, 2010 3:20 pm

.
Incêndios já custaram mais de 358 milhões de euros

por AMADEU ARAÚJO, Viseu
Hoje

Incêndios 2010 - Página 3 Ng1335723

No ano passado, os custos com os fogos ficaram-se pelos 125 milhões de euros.

Os prejuízos com os fogos florestais já custaram este ano 358,247 milhões de euros. Uma cifra impressionante atingida com os custos do combate e despesas extraordinárias registadas pelos bombeiros, prejuízos da fileira florestal, custos dos seguros dos bombeiros e alimentação. Mas há valores que ainda não estão contabilizados, como a destruição de uma capela em Almeida ou as centenas de instalações agrícolas queimadas.

Avaliar os custos do combate aos fogos florestais, bombeiros e equipamentos, acrescidos dos prejuízos em património florestal, agrícola, habitações ou simples arrecadações, prejuízos na capacidade de recuperação dos terrenos, não é tarefa fácil. Só "o custo do dispositivo de combate, terrestre e aéreo, atingiu os 103 milhões de euros", anunciou no início do Verão o secretário de Estado Vasco Franco.

A Liga de Bombeiros Portugueses já tem uma estimativa para as despesas não previstas: "1,5 milhões de euros", diz o comandante José Campos. Contas que advêm da "logística com alimentação e combustíveis, equipamentos destruídos e outros prejuízos". Até ao momento arderam ou ficaram destruídos em acidentes a caminho dos fogos seis veículos de combate. O comandante estima que "cada carro custe à volta de cem mil euros, mas o Estado apenas repõe uma percentagem de acordo com a idade do veículo".

Só em S. Pedro do Sul uma semana de fogo custou mais de 30 mil euros em alimentação e combustíveis. As depauperadas corporações viram o Estado adiantar 26 mil euros. Mas há outros custos. Pneus, agulhetas e lanços de mangueira "são o material que mais se gasta", avisa o adjunto Luís Duarte, responsável pelo material nos Bombeiros de Viseu. Um pneu, "para um camião todo-o-terreno, pode chegar aos 700 euros, uma agulheta a 300 e um lanço de mangueira a 125 euros".

Por isso, alerta a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários "este levantamento está a ser feito e só no fim se saberá. Mas o valor será muito superior ao de 2005", ano em que as despesas extraordinárias atingiram os quatro milhões€, avisa Moreira da Silva.

Na floresta, as contas são mais fáceis. E maiores. O Ministério da Agricultura e muitas autarquias já começaram a distribuir apoios para a alimentação do gado que no Gerês ficou sem pastagens. Valores que não são tidos em conta neste levantamento. Mas os 14 921 ha de área florestal ardida até 15 de Agosto - valores do Governo, já que os da Agência Europeia EFFIS são quase o dobro - já têm custo: "2500 euros por hectare", estima a Associação Nacional de Empresas Florestais, que alerta que estes valores "são muito maiores".

Comparando com 2009, ano em que Paulo Mateus, director nacional da Autoridade Florestal, avaliou os prejuízos dos fogos, "em 125 milhões de euros, oriundos dos bens e serviços prestados pelos ecossistemas florestais. Este ano, com muito mais área ardida, o valor chegará aos 96 milhões, descontado o valor da área ardida, já contabilizado. Mas Manuel Rodrigues, dirigente da Federação Nacional dos Baldios, alerta que os fogos "deixam um prejuízo superior aos 129 milhões de euros estimados pelo Governo". Só os matos estão avaliados, pelos produtores de biomassa, em 30 euros a tonelada. Sabendo-se que cada hectare produz cinco toneladas destes desperdícios, que podem alimentar centrais eléctricas, fazer briquetes ou contraplacados, atingem-se mais oito milhões€. E que "queimados não têm qualquer valor", avisa Paulo Sério, produtor florestal em Mortágua.

Falta acrescentar os custos com o tratamento hospitalar dos bombeiros feridos, a quem as seguradoras atribuem 44 euros para tratamento diário. E as indemnizações pagas pelas seguradoras às famílias dos bombeiros mortos que ultrapassam os 82 mil euros individuais.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: 19 incêndios activos às 06:30   Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitimeSeg Ago 30, 2010 9:11 am

.
19 incêndios activos às 06:30

por Lusa
Hoje

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registava 19 incêndios às 06:30 de hoje, destacando seis fogos nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga e Porto pela sua dimensão ou meios envolvidos.

Desde a meia-noite, a ANPC assinalou a ocorrência de 52 incêndios.

Mais de 150 bombeiros e outros operacionais, apoiados por 37 veículos, continuavam, hoje de manhã, a combater o fogo em floresta que lavra desde sábado à tarde, na localidade de Senhora da Vista-Podame, concelho de Monção (Viana do Castelo).

Segundo a ANPC, este fogo tem duas frentes activas, uma delas sem acessos.

Ainda no distrito de Viana do Castelo, está activo um incêndio em mato em Pedreiras, concelho de Ponte da Barca, que mobiliza cinco bombeiros e um veículo.

No distrito de Vila Real, estão activos dois incêndios, nas localidades de Freixeda e Barrela, ambas no concelho de Vila Pouca de Aguiar, com um total de 81 bombeiros e 21 veículos.

O fogo em Freixeda começou no domingo à tarde, afecta uma zona de floresta e tinha quatro frentes activas cerca das 06:30, estando a ser combatido por 74 bombeiros, com o apoio de 19 veículos.

Ainda segundo o "site" da ANPC, 43 bombeiros, com o apoio de 12 veículos, estão a combater um incêndio em mato com duas frentes activas, que deflagrou hoje de madrugada, em Bezeguimbra, no concelho de Vila Verde (Braga).

Finalmente, às 04:15 de hoje, foi dado o alarme para um incêndio em mato em Casais, concelho de Paredes (Porto), que está a mobilizar 44 bombeiros, com o apoio de 13 veículos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: 14 fogos activos às 14.30h, quatro em Vila Real   Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitimeSeg Ago 30, 2010 3:09 pm

.
14 fogos activos às 14.30h, quatro em Vila Real

por Lusa
Hoje

Incêndios 2010 - Página 3 Ng1336159

A Autoridade Nacional de Protecção Civil registava 14 fogos activos às 14.30h, quatro dos quais no distrito de Vila Real, onde estavam concentrados os maiores meios de combate às chamas.

Em São Martinho da Anta, concelho de Sabrosa, 140 elementos combatiam um incêndio em floresta que começou no domingo e se reacendeu hoje de manhã, auxiliados por quatro aviões e 39 veículos.

Ainda no distrito de Vila Real, registava-se um incêndio em Freixeda, concelho de Vila Pouca de Aguiar, combatido por 77 elementos apoiados por 18 veículos e dois helicópteros, um outro em Rendufe, concelho de Valpaços, que mobilizava dez bombeiros com dois veículos, e ainda em Seara Velha, concelho de Chaves, combatido por 19 bombeiros com cinco viaturas.

No distrito de Coimbra, 68 elementos com o apoio de 19 veículos, um avião e um helicóptero combatiam as chamas na localidade de Chainça, concelho de Penela.

Na localidade de Serrela, concelho de Vieira do Minho, distrito de Braga, 44 elementos combatiam um incêndio com o auxílio de nove veículos e um helicóptero.

In DM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Subida da temperatura trouxe aumento de incêndios   Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 11:32 am

.
Ministro visitou área ardida
Trás-os-Montes


Subida da temperatura trouxe aumento de incêndios

Desde a meia-noite e até às 22 horas de ontem, segunda-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil registou 273 incêndios florestais, 13 dos quais activos àquela hora. Estas ocorrências mobilizaram 4564 operacionais e 1172 veículos.

Trás-os-Montes e Alto Minho foram as regiões mais afectadas, mantendo-se, para hoje, o alerta amarelo, com subida da temperatura nas previsões. Ainda ontem, a GNR deteve em Curalha, Chaves, um homem de 36 anos, coveiro de profissão, por alegada autoria de um incêndio florestal detectado no domingo.

O incêndio florestal em Lodares, Vila Real, deu continuidade às preocupações que vinham do fim-de-semana, quando as chamas assustaram S. Martinho de Anta, Sabrosa, e foi o que mais dores de cabeça provocou ontem à Protecção Civil e o que mais meios mobilizou ao longo do dia.

Ainda no distrito de Vila Real, o reacendimento de um incêndio em Vilela Seca, município de Chaves, chegou a assustar as populações. As chamas chegaram "à porta" de umas estufas de flores, que escaparam graças à intervenção dos proprietários, dos bombeiros e da GNR.

Por seu turno, o ministro da Agricultura, António Serrano, visitou ontem algumas das áreas ardidas no Centro do país, e anunciou um milhão de euros de investimento na reflorestação da serra da Estrela, processo que não irá começar antes de Março de 2011. Igual quantia será investida para reabilitar os solos queimados no município de S. Pedro do Sul.


JN, 2010-08-31
In DTM

Incêndios 2010 - Página 3 00020429
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: PJ deteve mais dois suspeitos de atearem fogos   Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitimeSex Set 24, 2010 12:21 pm

.
«Fortemente suspeito»
Ribeira de Pena


PJ deteve mais dois suspeitos de atearem fogos

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de dois suspeitos de atearem fogos em Ansião e Ribeira de Pena, elevando para 38 o número de incendiários detidos desde o início do ano.

A Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real deteve um pastor e agricultor de 16 anos que é "fortemente suspeito" de ter ateado, em julho e agosto, dois incêndios florestais na zona de Ribeira de Pena.

A polícia considera que o jovem poderá ainda ser autor de outros fogos que deflagraram na mesma zona, já este ano, utilizando a chama direta de isqueiro ou uma vela, sendo que as razões poderão estar relacionadas com a renovação de pastagens para gado caprino.


Lusa, 2010-09-23
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Incêndios 2010 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Incêndios 2010   Incêndios 2010 - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Incêndios 2010
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Natal 2010
» Santos - 2010
» Natal 2010
» Carnaval 2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: