Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Incêndios 2010

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Incêndios   Incêndios 2010 Icon_minitimeQua Dez 24, 2008 12:13 am

.
Em pleno coração da cidade
Peso da Régua


Incêndio no centro histórico destrói café e sedes de PS e CDS

Um incêndio no centro histórico de Peso da Régua, destruiu na madrugada de ontem um dos prédios considerados ex-líbris daquela cidade, deixando em ruínas uma casa de chá, instalada no rés-do-chão, e as sedes concelhias do CDS/PP (primeiro andar) do Partido Socialista (segundo andar).

Segundo Carlos Silva, comandante distrital de Vila Real da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o incêndio teve início cerca das 01.30 na casa de chá propagando-se de imediato a aos restantes dois andares.

\" Não houve hipótese de salvar o edifício. Aliás, perante o cenário encontrado à chegada dos bombeiros, a prioridade foi resguardar os edifícios contíguos dado que os mesmos também são construções antigas\", explicou. Segundo Carlos Silva, \" não houve vítimas, apenas um bombeiro teve de ser assistido devido a intoxicação pelo fumo e por precaução foi removida de uma habitação uma senhora acamada\".

O DN foi encontrar Jorge Almeida, presidente da Concelhia de Peso da Régua do PS, contemplado os destroços daquela que foi a sede do seu partido. De rosto consternado foi constatando que \" nada resta, mas o que mais entristece é a perda de documentos referentes à história do PS. Estava aqui tudo documentado, as nossas memórias de lutas e êxitos partidários... Tudo se foi. A parte material, mobiliário e computadores, é uma perda importante mas tudo se pode substituir\".

José Rebelo era o responsável pela concelhia do CDS/PP na Régua, e soube da destruição da mesma através do DN. De início mostrou-se incrédulo mas, depois de consultar outros militantes, lamentou o sucedido: \"O material substitui-se mas a história foi-se. É lamentável pois o prédio há muito necessitava de obras que nunca foram efectuadas. Mas vamos reerguer-nos noutro local.\"

Embora os Bombeiros da Régua - que foram os primeiros a chegar ao local sendo depois apoiados pelas corporações de Mesão Frio e Vila Real - não tenham indicado as causas do incêndio, o DN apurou que poderá ter sido causado por uma torradeira deixada ligada após o fecho da casa de chá.

José Cardoso in DN, 2008-12-23
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Incêndios de regresso   Incêndios 2010 Icon_minitimeQua Mar 18, 2009 3:40 pm

.
Alerta amarelo de incêndio dispara em 12 distritos

Incêndios 2010 1E9E3160135FF0751B90463F1EC234

Ao início da tarde de hoje registaram-se cinco fogos em zona de mato e florestas, três deles no Parque Nacional da Peneda Gerês. A protecção civil já reforçou os meios de prevenção de combate a incêndios devido às temperaturas elevadas e ventos moderados.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou hoje o alerta amarelo em 12 distritos do país, devendo estar activo até ao final da tarde de sexta-feira em Viana Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Santarém.

Segundo o Instituto de Meteorologia, as temperaturas altas para a época vão continuar até ao final da semana e acompanhadas por vento moderado a forte, em especial no Baixo Alentejo, Algarve e terras altas do Centro e do Sul.

Devido às previsões meteorológicas, o dispositivo operacional da protecção civil vai ser reforçado com três helicópteros, que vão ficar estacionados em Proença-a-Nova, Guarda e Vila Real, e que vão juntar-se aos dois de Emergência Socorro e Assistência (HESA) que se encontram em Santa Comba Dão e Loulé.

In Msn Notícias

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Incêndio no concelho de Amarante por circunscrever   Incêndios 2010 Icon_minitimeQua Mar 18, 2009 3:44 pm

.
Incêndio no concelho de Amarante por circunscrever

Incêndios 2010 B64ED33F9C221B6B218CBB121A60

Um incêndio no concelho de Amarante está ainda por circunscrever nos distrito do Porto, segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil na Internet.

Um incêndio está a lavrar numa zona de mato em Granja, na serra do Marão, distrito do Porto, desde as 02h30, encontrando-se não circunscrito. No local, um helicóptero bombardeiro pesado, 50 bombeiros sapadores florestais e 17 viaturas tentam circunscrever o incêndio.

Também no povoamento florestal do Lugar de Vilares, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, deflagrou um incêndio que, no entanto, foi circusncrito por volta das 08h25.

Dadas as temperaturas elevadas e a diminuição da humidade do ar, condições que fazem aumentar o risco de incêndio, a Autoridade Nacional de Protecção Civil tem accionado o alerta Amarelo, o segundo nível menos grave de uma escala de quatro.

O alerta diz respeito aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Santarém e vai manter-se até às 20h00 de sexta-feira.

In Msn Notícias

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: País em alerta até terça-feira   Incêndios 2010 Icon_minitimeSeg Mar 23, 2009 6:07 pm

.
País em alerta até terça-feira

Incêndios 2010 B64ED33F9C221B6B218CBB121A60

IncêndiosQuatro incêndios a lavrar no Norte do país continuavam por circunscrever às 21h30 de ontem, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

No distrito de Arouca lavrava o incêndio activo há mais tempo (desde as 23 horas de sábado), combatido por 65 bombeiros e 18 veículos. Na Mata de Albergaria, no coração do Gerês, ainda estava activo àquela hora o incêndio que teve início no domingo pela manhã. No local estavam 61 homens e 21 veículos de combate.

Montalegre e Vinheis eram os outros dois concelhos onde, ontem à noite, continuavam a existir fogos florestais activos. Em rescaldo estavam ainda dois outros fogos, nos concelhos de Arcos de Valdevez e Vimioso.

De referir ainda que na sequência das informações do Instituto de Meteorologia relativamente à continuação do tempo quente e seco, o Comando Nacional de Operações de Socorro da ANPC decidiu prolongar o Alerta Amarelo até ao próximo dia 24, terça-feira e abrangendo todo o território continental.

Face a esta situação meteorológica, a ANPC solicita aos cidadãos especial atenção aos seus comportamentos de risco no uso do fogo, que sejam evitadas queimadas e queimas de sobrantes neste período crítico. A ANPC recorda que o uso do fogo na fase em que agora nos encontramos é punido por lei.

Perante a situação meteorológica que agora enfrentamos, a GNR e a Polícia Judiciária intensificarão as suas acções de fiscalização e vigilância.

In Msn Notícias

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Gerês continua em chamas   Incêndios 2010 Icon_minitimeSeg Mar 23, 2009 6:09 pm

.
Gerês continua em chamas

Incêndios 2010 1E9E3160135FF0751B90463F1EC234

O Parque Natural da Peneda-Gerês está a ser consumido pelas chamas desde a manhã de domingo.

Cinquenta e sete bombeiros, apoiados por 17 veículos, combatem as chamas no Parque Natural Peneda-Gerês, de acordo com a RTP. As operações estão a ser asseguradas por uma equipa de sapadores florestais, outras cinco equipas do Grupo de Intervenção e Socorro da GNR, elementos do Grupo de Análise e Uso de Fogo, dez bombeiros espanhóis e um grupo do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Cerca das 8h00, o incêndio na Peneda-Gerês mantinha apenas uma frente activa.

"O incêndio de Terras do Bouro, em Braga, encontra-se com uma única frente não circunscrita. Esta frente é de difícil acesso aos meios terrestres. Após a abertura do centro de meios aéreos vamos deslocar um helicóptero bombardeiro para ajudar ao combate", salientou o comandante José Leite, do Comando Nacional de Operações de Socorro, à RTP.

O responsável adiantou ainda que os bombeiros conseguiram circunscrever um segundo incêndio que deflagrara ao início da madrugada em Portelinha, no concelho de Guimarães.

Em fase de rescaldo estão os incêndios em Fundo da Vila, no concelho de Cabeceiras de Basto, no lugar de Drave, em Arouca, e em Boticas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil registou ontem 303 incêndios. Os diferentes teatros de operações mobilizaram um total de 3.423 bombeiros, apoiados por 895 viaturas. Na véspera, o número de ocorrências ascendera a 175.

In Msn Notícias

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Já arderam 3.152 hectares   Incêndios 2010 Icon_minitimeQua Abr 08, 2009 12:08 pm

.
Já arderam 3.152 hectares
Distrito de Vila Real


Incêndios 2010 Incendio_chamas

Vila Real é o distrito do país com maior área ardida este ano

Segundo o segundo comandante do CDOS, Almor Salvador, entre 01 de Janeiro e 31 de Março, os bombeiros do distrito foram chamados a combater 842 incêndios, que queimaram uma área de 3.152 hectares.

Em igual período do ano passado, foram registadas 250 ignições e 404 hectares de área ardida.

Montalegre é o concelho do distrito mais afectado pelos fogos, concelho onde, este ano, já arderam 1.500 hectares.

Almor Salvador admitiu que este está a ser um ano muito complicado, explicando que a actuação dos bombeiros foi dificultada pelo \\\"tempo muito quente e ventos de Leste muito fortes\\\" que beneficiaram a propagação das chamas.

O responsável referiu que a fase critica se viveu entre 22 e 31 de Março, período durante o qual o distrito contou com o apoio de três meios aéreos e de bombeiros vindos do Porto, Coimbra, Leiria e Santarém.

Durante este período o CDOS contabilizou uma média de 30 incêndios por dia.

Também neste período estiveram em Vila Real os \\\"canarinhos\\\", equipa de profissionais dos bombeiros, que apenas foram desmobilizados segunda-feira.

Segundo o responsável, dia 22 de Março os bombeiros registaram 56 ignições e, no fim-de-semana de 28 e 29 de Março, foram contabilizados 67 incêndios.

Almor Salvador considerou que os meios existentes no distrito são suficientes para actuar em situações de normalidade.

No entanto, de acordo com o responsável, este período mais crítico não teve nada de normal e, foi por isso, necessário reforçar os meios com homens e viaturas provenientes de outros distritos.

Em Fevereiro, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, anunciou a criação de sete equipas de intervenção permanente, que estarão sempre em prontidão para acções de protecção e socorro.

No distrito, já tinham sido constituídas mais duas equipas no concelho de Montalegre.

No entanto, segundo Almor Salvador ainda nenhuma destas equipas se encontra a funcionar.

O responsável não quer falar em fogo posto mas confirmou que há situações atípicas, as quais diz que estão a ser investigadas pelas autoridades.


Lusa, 2009-04-08
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Portugal:risco de grandes incêndios é cada vez maior   Incêndios 2010 Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 12:46 pm

.
Portugal: risco de grandes incêndios é cada vez maior

Incêndios 2010 B64ED33F9C221B6B218CBB121A60

Anos catastróficos de 2003 e de 2005, em que o País esteve literalmente a arder, poderão repetir-se, alerta um consultor norte-americano que esteve duas semanas em Portugal para avaliar o actual sistema de combate a incêndios.

Segundo uma notícia hoje avançada pelo jornal “Público” que refere o parecer de um perito norte-americano em gestão florestal e de incêndios para o Governo dos EUA , o risco de se voltar a ter um ano atípico, em que ardem mais de 250 mil hectares, é cada vez maior, já que a probabilidade “ aumentou de um em oito anos para um em quatro”.

De acordo com o testemunho de Mark Beighley ao “Público”, “o que ardeu em 2003 e em 2005 já está pronto para voltar a arder, com a agravante que o que está no terreno propicia a evolução das chamas ainda mais rapidamente”.

O consultor norte-americano que esteve duas semanas em Portugal para avaliar como o país se preparou para os incêndios alega que o pior é que “o sistema de combate que entretanto se montou ainda não foi testado, um risco “que não deve ser subestimado”.

Na notícia hoje publicada, as razões ambientais – condições meteorológicas severas – explicam parte do problema, contudo Mark Beighley acredita que “ povo português é o problema”, uma vez que “97 por cento das ignições são causadas pelo homem, um número largamente superior ao que existe nos países vizinhos.”

Segundo o “Público”, Beighley elogia o esforço feito no reforço do sistema de combate, mas salienta que esta aposta só deveria existir como último recurso, quando todas as outras falham: “o segredo está na prevenção, pelo que o tratamento de combustíveis na floresta tem de ser alargado e deve haver um esforço, desde a escola, para educar sobre o uso do fogo nos espaços rurais - o que deverá levar uma geração".

In Msn Notícias

Incêndios 2010 000203DD
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Época crítica de incêndios com reforço de 90 equipas   Incêndios 2010 Icon_minitimeQua Jun 10, 2009 4:09 pm

.
Equipas de bombeiros profissionais
Distrito de Bragança


Incêndios 2010 Jorge_gomes_rosto_ap

Época crítica de incêndios com reforço de 90 equipas

Quase todo o distrito de Bragança vai ter em breve equipas de bombeiros profissionais que, até ao final do ano deverão ser alargadas a metade dos concelhos do continente, anunciou hoje o secretário de Estado da Protecção Civil.

José Miguel Medeiros oficializou hoje em Bragança com as autarquias e associações humanitárias os protocolos para a criação de Equipas de Intervenção Permanente (EIP) em nove dos doze concelhos do Distrito de Bragança.

O governador civil de Bragança, Jorge Gomes, acredita que estas equipas, compostas por cinco bombeiros cada, poderão estar operacionais até ao final do mês (Junho), permitindo que o Distrito passe a dispor de perto de meia centena de bombeiros em prontidão permanente e devidamente remunerados.

Lusa, 2009-06-10
In DTM

Incêndios 2010 00020121
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: MAI diz que aumento da área ardida se deve ao clima   Incêndios 2010 Icon_minitimeDom Jun 21, 2009 4:35 pm

.
MAI diz que aumento da área ardida se deve ao clima

por Lusa
Hoje

Incêndios 2010 Ng1160000

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, considerou hoje que o aumento significativo da área ardida nos primeiros cinco meses deste ano, face a igual período de 2008, deve-se às condições climatéricas que têm sido "piores".

"No ano passado as condições climatéricas foram muito boas e este ano as condições climatéricas têm sido piores", declarou.

O titular da pasta da Administração Interna reagia aos números avançados hoje pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), que revelam que a área ardida em Portugal quase quadruplicou entre 01 de Janeiro e 15 de Maio deste ano relativamente ao mesmo período de 2008.

"É claro que este ano as condições climatéricas não são idênticas aquelas que excepcionalmente vivemos o ano passado", sublinhou.

"No ano passado tivemos uma área ardida que foi muito baixa, que nos permitiu recuar ao ano de 1971 e tem havido sempre nos últimos anos uma diminuição significativa, mas este ano, sem fazer quantificações provisórias, quero-vos dizer que as coisas não estão a correr mal, muito longe disso", considerou.

De acordo com Rui Pereira, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de inauguração do Heliporto de Portalegre, os bombeiros e restantes entidades envolvidas no combate às chamas "têm dado boas provas", e têm "conseguido bons resultados".

Os dados da AFN, a que Agência Lusa teve acesso, referem que entre 01 de Janeiro e 15 de Maio deste ano arderam 16 227 hectares (ha), entre povoamentos (4 230 ha) e matos (11 997 ha), o que representa um crescimento de 292 por cento face a período homólogo do ano passado, quando arderam 4 140 hectares.

Segundo o relatório provisório da AFN, a área ardida nos cinco meses e meio deste ano é superior ao período homólogo de cada um dos últimos dez anos e faltam cerca de mil hectares para atingir a totalidade da área consumida pelos incêndios florestais em 2008, quando arderam ao longo do ano 17 244 ha.

Os números da AFN indicam, também, que as ocorrências quase duplicaram face ao mesmo período do ano passado. Entre 01 de Janeiro e 15 de Maio registaram-se 6 216 ocorrências (2 029 incêndios florestais e 4 187 fogachos), mais 2 831 que em 2008.

O relatório adianta que o número de ocorrências só foi superior em 2005, com 8 167.

Os dados mostram, igualmente, que Março foi o mês com o maior número de ocorrências (3 649) e área ardida (12 427), bem com em reacendimentos (153), correspondendo a área ardida a 76,6 por cento do total do ano.

De acordo com o documento, Vila Real é o distrito com maior área ardida, tendo sido consumidos 4 026 hectares, seguido de Braga (2 858 ha) e Bragança (2 498).

Por sua vez, o maior número de ocorrências verificou-se no Porto, distrito "fortemente influenciado pelo elevado registo de fogachos", diz o relatório, adiantando que das 1 110 ocorrências 87,2 por cento correspondem a fogachos (com áreas inferiores a um hectare).

O incêndio em Vinhais, distrito de Bragança, que consumiu 830 hectares em 22 de Março, foi o maior fogo deste ano e teve como causa a renovação de pastagem.

Segundo o relatório provisório, até 15 de Maio registaram-se 19 grandes incêndios (com uma área afectada igual ou superior a 100 hectares), correspondendo a 30 por cento da totalidade de hectares queimados.

O ministro da Administração Interna inaugurou hoje em Portalegre o Heliporto Comandante José Carlos Taquenho Bello Moraes.

Este Heliporto situa-se no Parque Industrial de Portalegre e destina-se a receber helicópteros do tipo "Kamov 32 Éceureil" e "Bell412" - Helicópteros com classe de performance 2 e 3, em operação visual diurna e nocturna.

De acordo com o município de Portalegre, o investimento global deste projecto rondou os 385 mil euros.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Vila Real é o distrito com maior área ardida   Incêndios 2010 Icon_minitimeSeg Jun 22, 2009 4:00 pm

.
Área ardida quase quadruplicou
Trás-os-Montes


Incêndios 2010 Incendio_chamas

Vila Real é o distrito com maior área ardida

A área ardida em Portugal quase quadruplicou entre 01 de Janeiro e 15 de Maio relativamente ao mesmo período do ano passado, tendo sido a maioria devastada em Março, revelam dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional.

Os dados, a que Agência Lusa teve acesso, referem que entre 01 de Janeiro e 15 de Maio deste ano arderam 16 227 hectares (ha), entre povoamentos (4 230 ha) e matos (11 997 ha), o que representa um crescimento de 292 por cento face a período homólogo do ano passado, quando arderam 4 140 hectares.

Segundo o relatório provisório da Autoridade Nacional Florestal (ANF), a área ardida nos cinco meses e meio deste ano é superior ao período homólogo de cada um dos últimos dez anos e faltam cerca de mil hectares para atingir a totalidade da área consumida pelos incêndios florestais em 2008, quando arderam ao longo do ano 17 244 ha.

Os números da ANF indicam, também, que as ocorrências quase duplicaram face ao mesmo período do ano passado. Entre 01 de Janeiro e 15 de Maio registaram-se 6 216 ocorrências (2 029 incêndios florestais e 4 187 fogachos), mais 2 831 que em 2008.

O relatório adianta que o número de ocorrências só foi superior em 2005, com 8 167.

Os dados mostram, igualmente, que Março foi o mês com o maior número de ocorrências (3 649) e área ardida (12 427), bem com em reacendimentos (153), correspondendo a área ardida a 76,6 por cento do total do ano.

De acordo com o documento, Vila Real é o distrito com maior área ardida, tendo sido consumidos 4 026 hectares, seguido de Braga (2 858 ha) e Bragança (2 498).

Por sua vez, o maior número de ocorrências verificou-se no Porto, distrito \\"fortemente influenciado pelo elevado registo de fogachos\\", diz o relatório, adiantando que das 1 110 ocorrências 87,2 por cento correspondem a fogachos (com áreas inferiores a um hectare).

O incêndio em Vinhais, distrito de Bragança, que consumiu 830 hectares em 22 de Março, foi o maior fogo deste ano e teve como causa a renovação de pastagem.

Segundo o relatório provisório, até 15 de Maio registaram-se 19 grandes incêndios (com uma área afectada igual ou superior a 100 hectares), correspondendo a 30 por cento da totalidade de hectares queimados.


Lusa, 2009-06-22
In DTM

Embarassed Twisted Evil Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Incendiário de 32 anos detido na Figueira da Foz   Incêndios 2010 Icon_minitimeTer Ago 04, 2009 2:59 pm

,
Incendiário de 32 anos detido na Figueira da Foz

Incêndios 2010 AA2BB7558B2B9741575F11F4333816

Um homem de 32 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) pela presumível autoria de dois incêndios florestais, ocorridos ontem nas imediações da Serra da Boa Viagem - Figueira da Foz.

Tais incêndios, que colocaram em perigo bens patrimoniais de elevado valor, nomeadamente floresta e habitações, só não tiveram proporções de maior amplitude e gravidade, pelo facto de terem sido combatidos de forma rápida e eficaz pelos Bombeiros, com envolvimento de meios aéreos.

Para além dos dois incêndios esclarecidos, admite-se a hipótese do indivíduo ser autor de outros que também eclodiram naquela zona, quer no corrente ano, quer em anos anteriores.

O detido, que já cumpriu pena de prisão por crime de incêndio, vai hoje ser presente ao Tribunal Judicial da Comarca da Figueira da Foz para aplicação das medidas de coacção tidas por convenientes.

In Msn Notícias

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Castelo de Vide com risco máximo   Incêndios 2010 Icon_minitimeTer Ago 04, 2009 3:21 pm

.
Castelo de Vide com risco máximo

Incêndios 2010 1E9E3160135FF0751B90463F1EC234

Nesta terça-feira, somente o concelho de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, apresenta um risco "máximo" de incêndio.

Os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro têm vários concelhos com risco "muito elevado", segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo".

In Msn Notícias

Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Área ardida na Europa em 2009 supera a de todo o ano passado   Incêndios 2010 Icon_minitimeSeg Ago 10, 2009 4:38 pm

.
Área ardida na Europa em 2009 supera a de todo o ano passado

Hoje às 14:29

Incêndios 2010 Ng1176514

O Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais revelou, esta segunda-feira, que a área ardida este ano na Europa já ultrapassa a de 2008, sendo Espanha e Itália os países mais atingidos.

Estimativas fornecidas em Bruxelas pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) mostram que já arderam 200 mil hectares na União Europeia (UE) em 2009 em comparação com um total de 180 mil em 2008.

Espanha e Itália foram «os países mais atingidos» até agora, durante 2009, dadas as condições climáticas extremas, propícias aos incêndios, registadas na segunda quinzena de Julho, mas também França e, «em menor medida», Grécia e Portugal sofreram danos significativos.

De acordo com o EFFIS, em Março registaram-se «vários episódios pouco habituais» de incêndios em Portugal e no Noroeste da Espanha, onde o clima seco e os fortes ventos contribuíram para que ardesse uma área estimada em cerca de 25 mil hectares.

Durante os próximos dias, o risco de incêndio manter-se-á «elevado» em muitas zonas mediterrânicas e poderá resultar localmente em condições extremas, mas sem atingir os níveis de alerta do fim de Julho, prevê o EFFIS

In TSF

Twisted Evil Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Quatro fogos activos no Norte e no Centro   Incêndios 2010 Icon_minitimeSeg Ago 17, 2009 5:07 pm

.
Quatro fogos activos no Norte e no Centro

por DN
Hoje

Incêndios 2010 Ng1179632

Três incêndios na região Norte e um na zona Centro, todos activos, são as ocorrências activas mais significativas registadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Em Teixeira, Miranda do Douro, 76 bombeiros combatem um incêndio em zona de mato, agora já com apoio de 20 veículos operacionais, um helicóptero de ataque inicial. A ANPC indica que foram accionados dois aviões bombardeiros pesadoas Canadair.

Um incêndio em zona de mato, na Quinta de Jales, Vila Pouca de Aguiar, mobiliza nesta altura 35 bombeiros, 13 membros do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR e três da Equipa de Sapadores Florestais, apoiados por 13 veículos operacionais, um helicóptero e dois aviões de ataque inicial.

Em Penalobo, Sabugal, são 41 bombeiros, quatro membros da GNR e oito sapadores florestais a bombater um incêndio de mato, com 12 veículos operacionais, dois helicópteros e dois aviões de ataque inicial.

No Lugar Portela do Monte, no concelho de Penafiel, está activo um incêndio florestal que está a ser combatido por 25 bombeiros e cinco membros do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, com o apoio de nove veículos operacionais e um helicóptero bombardeiro pesado, numa altura em que o fogo já está circunscrito.


Na localidade do Meco, no concelho de Montemor-o-Velho lavrou um incêndio em floresta, já em fase de rescaldo, que foi combatido por 58 bombeiros, apoiados por 16 veículos operacionais e um avião de ataque inicial. Os últimos dados indicam que já está circunscrito.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Quase 30 concelhos com risco máximo   Incêndios 2010 Icon_minitimeTer Ago 18, 2009 3:40 pm

.
Quase 30 concelhos com risco máximo

por Lusa
Hoje

Incêndios 2010 Ng1179941

Quase 30 concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco de incêndio máximo, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Em causa estão concelhos dos distritos de Faro, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

Estes distritos têm outros concelhos com risco muito elevado, tal como sucede com os distritos de Braga, Vila Real, Setúbal e Beja.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior Norte e Centro.

Os termómetros deverão chegar aos 38º Celsius em Évora, 24º no Porto, 33º em Lisboa e 29º em Faro.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Fogo que começou em Portugal continua descontrolado   Incêndios 2010 Icon_minitimeQua Ago 19, 2009 5:48 pm

.
Fogo que começou em Portugal continua descontrolado

por Lusa
Hoje

Incêndios 2010 Ng1180689

Cerca de uma centena de residentes da localidade espanhola de La Bouza começaram a ser retirados de casa devido à proximidade de um incêndio que deflagrou em Portugal, cruzou a fronteira e continua descontrolado.

O incêndio que deflagrou hoje em Escarigo (Guarda) e que entretanto atravessou a fronteira para Espanha está já a ameaçar casas da localidade de La Bouza, o que levou as autoridades a declarar o alerta para a região.

O incêndio está próximo das estradas de acesso a esta localidade, na região de Arribes de Duero.

Fontes da administração regional confirmaram que além dos meios terrestres já estão envolvidos no combate às chamas unidades aéreas de León, Zamora, Valladolid e Cáceres.

As autoridades estão já a estudar o envio para a zona de equipas a Unidade Militar de Urgências (UME) para apoiar os bombeiros e as equipas de combate às chamas no terreno.

Incêndios naquela zona nos últimos dias destruíram já 450 hectares.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Mata urbana por limpar arde três vezes em 15 dias   Incêndios 2010 Icon_minitimeSex Ago 21, 2009 3:53 pm

.
Mata urbana por limpar arde três vezes em 15 dias

por ROBERTO DORES,
Hoje

Incêndios 2010 Ng1181304

É considerada como uma espécie de "pulmão" para a cidade do Barreiro, mas nem esse estatuto foi suficiente para que a Autoridade Florestal Nacional (AFN) procedesse à limpeza dos 385 hectares da Mata da Machada, deixando-a mais exposta à época de fogos.

Seriam necessários quatro mil euros para uma intervenção básica, mas o organismo alegou falta de verbas e só na próxima semana, após três incêndios nos últimos 15 dias, promete colocar os serviços no terreno. Porém, a limpeza completa vai demorar, no mínimo, mais uma quinzena.

Desde Maio que a autarquia e os bombeiros reclamam por esta intervenção no mais importante espaço verde da região, gerido pela AFN, mas nem o aproximar da época de fogos e a ocorrência de temperaturas acima dos valores normais fez acelerar os procedimentos. Segundo o comandante António Manuel Reis, a limpeza "já devia estar feita há muito tempo, por se tratar de uma zona tão frágil e que é frequentada por muita gente. Com a manta morta que ali existe qualquer descuido é suficiente para provocar um grande incêndio e sem limpeza é muito mais complicado para os bombeiros entrarem na mata em caso de emergência".

Mas mesmo com o perigo agravado de incêndio, a Autoridade Florestal Nacional foi dizendo que não tinha dinheiro e que não podia avançar com medidas de prevenção esta época, segundo revelou ao DN o vereador do Ambiente, Bruno Vitorino, recordando como todos os anos a mata vinha sendo alvo de acções de limpeza antes do início do Verão pela extinta Direcção-Geral de Florestas.

Foi após várias reuniões inconclusivas com a tutela que a Câmara Municipal do Barreiro se dispôs a custear a acção, após receber um orçamento apresentado pela AFN na ordem dos quatro mil euros, que chegariam para pagar uma "limpeza básica" da mata, mas eficaz na redução do risco de incêndio, segundo os técnicos. Contudo, a iniciativa de cariz preventivo que reunia o consenso entre autarcas, bombeiros e utentes da Mata Nacional da Machada, acabaria por esbarrar com a burocracia dos serviços do Estado, que inviabilizou o modelo proposto pelo município.

"Não aceitaram, nem deram alternativa e o nosso receio de haver uma tragédia agravou-se", acrescentou Bruno Vitorino, garantindo que dos três incêndios ocorridos nos últimos 15 dias nos terrenos contíguos da mata, dois deles foram iniciados nas bermas das estradas, "justamente devido à falta de limpeza da manta morta", sublinha, alertando que a ignição foi o mato completamente seco situado junto à Estrada Municipal 10-3, próximo da freguesia de Palhais.

Segundo o autarca, terá sido após o terceiro incêndio, a par de um pedido de audiência ao secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, que a Autoridade Florestal Nacional tomou a decisão de avançar, com cunho de "urgência", para uma intervenção na mata, desconhecendo-se, para já, se a limpeza vai ser apenas básica ou mais profunda, como sucedeu no ano passado.

Antes do Verão de 2008, dois homens apoiados por várias máquinas deixaram os 385 hectares da mata num brinco após uma intervenção de três semanas, segundo reconhece a própria autarquia. Fonte do organismo garante apenas que os trabalhos serão iniciados na próxima segunda-feira por uma empresa privada, contemplando a limpeza de caminhos e aceiros [corta-fogos], bem como todas as zonas envolventes às estradas e os espaços mais frequentados da própria Mata Nacional da Machada.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Chamas voltam a assustar Belas um ano depois   Incêndios 2010 Icon_minitimeSáb Ago 22, 2009 10:35 pm

Chamas voltam a assustar Belas um ano depois.

por LUÍS GALRÃO, S, C
Hoje

Incêndios 2010 Ng1181866

Casas ameaçadas, moradores a ajudarem cerca de 500 bombeiros como podiam, um autotanque destruído pelas chamas. Este foi o cenário e as consequências do grande incêndio de Belas que deflagrou ontem.

A Autoridade de Protecção Civil contabilizou 861 incêndios em cinco dias. As altas temperaturas mantêm no máximo o risco de incêndio em todo o País

As chamas voltaram a Belas, em Sintra, um ano depois de outro grande incêndio na serra da Carregueira. Desta vez, o fogo lavrou durante seis horas e precisou de quase quinhentos bombeiros e 150 viaturas até ser extinto. O incêndio começou às 12.18 junto ao empreendimento Belas Clube de Campo, mas em pouco tempo chegou a Belas.

"Estava a trabalhar aqui perto e quando cheguei já estava tudo a arder", conta Frederico Villas-Boas, um dos proprietários da Quinta da Fonteireira à saída da vila. "A nossa sorte foi termos um auto-tanque próprio, porque os bombeiros demoraram muito a chegar", queixa-se. "É o terceiro grande incêndio que temos aqui na zona", conta o vizinho dos terrenos florestais do Belas Clube de Campo.

O fogo rodeou a quinta durante mais de duas horas e nem as constantes passagens dos dois aviões bombardeiros pesados Canadair e dois helicópteros Kamov permitiam baixar guarda. "Já perdemos metade dos 30 hectares da propriedade". No acesso à quinta, uma moradora rega as traseiras do quintal com uma pequena mangueira. "É tudo o que podemos fazer para prevenir", explica.

Ao longo da tarde, fumo, chamas e bombeiros foram donos da estrada nacional 117, entre Belas e o Clube de Campo, primeiro do lado direito e depois, devido ao vento, do lado da Tapada dos Grilos, um dos focos que concentrou a acção dos meios aéreos a meio da tarde.

Já passava das três quando a PSP começou a deixar passar os primeiros residentes, que eram obrigados a deixar o carro em Belas. Foi o caso de dois moradores, mãe e filho, que o DN acompanhou a pé até casa. "Chegámos depois da uma, mas não nos deixaram passar", conta a mãe, sem esconder o nervosismo. Os quase dois quilómetros foram feitos entre colunas de fumo e o constante sobrevoo dos Kamov. "Há 20 anos tivemos um incêndio muito pior", recorda. Desta vez, as chamas passaram perto, mas apenas do outro lado da estrada. "Tivemos sorte", suspira o filho.

Uns metros adiante, junto a um depósito de gás natural, os bombeiros de Belas não tiveram tanta sorte. "O fogo cresceu muito depressa e não foi possível sair com a viatura", explica um bombeiro. As chamas não atingiram ninguém, mas deixaram um auto-tanque de combate a incêndios florestais totalmente carbonizado.

Os distritos de Leiria e Porto também foram fustigados por incêndios ontem. A Protecção Civil contabilizou 861 incêndios em cinco dias. Desde 16 de Agosto, as chamas não têm parado de consumir mato e floresta. As altas temperaturas mantêm no máximo o risco de incêndio em todo o País, incluindo no Litoral.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Investigadores da UTAD identificam pinheiros que resistem bem aos incêndios   Incêndios 2010 Icon_minitimeDom Ago 23, 2009 3:59 pm

.
Projecto europeu «Fire Paradox»
Vila Real


Investigadores da UTAD identificam pinheiros que resistem bem aos incêndios

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro identificaram pinheiros que resistem bem aos incêndios, avança a Lusa.

O estudo, em que está envolvido o investigador Paulo Fernandes, do Grupo de Fogos da UTAD, está integrado no projecto europeu «Fire Paradox» e identifica diversas variedades de pinheiros que resistem bem aos incêndios.

Os resultados da investigação mostram que, entre os pinheiros que habitam a floresta mediterrânica, mais exposta aos incêndios, o pinheiro bravo (Pinus pinaster), o pinheiro manso (Pinus pinea) e o pinheiro de Alepo (Pinus halepensis), são os que melhor resistem ao fogo.

O estudo refere ainda que o pinheiro das Canárias possui a capacidade de rebentação, ou seja de renascer.

Segundo a fonte da universidade, esta adaptação ao fogo perpetua a sobrevivência daquela espécie, facto que é considerado de \"grande importância no apoio à decisão para uma gestão mais racional das florestas, antes ou depois dos incêndios\".

O \"Fire Paradox\" é um projecto integrado de investigação, desenvolvimento tecnológico e disseminação, co-coordenado pelo Departamento Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e financiado pela Comissão Europeia, que o financia em 12 ME.

Os parceiros do consórcio, designadamente 36 equipas provenientes de 16 países a nível mundial, propõem-se contribuir para a formulação de práticas e políticas que mitiguem a actual dimensão catastrófica dos incêndios florestais, actuando em quatro vertentes: o uso do fogo controlado na prevenção, a deflagração do incêndio, a sua propagação, e o uso do contra fogo no combate.

A área ardida em Portugal, desde 01 de Janeiro até dia 15 de Agosto, é de 23 722.

Em 2008 o total da área ardida foi de 17.244 mil hectares.

Lusa, 2009-08-22
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Atenas ameaçada pelas chamas   Incêndios 2010 Icon_minitimeDom Ago 23, 2009 4:30 pm

.
Atenas ameaçada pelas chamas

por LusaH
oje

Incêndios 2010 Ng1182223

Centenas de bombeiros estão hoje mobilizados contra os incêndios que alastram nas zonas florestais às portas de Atenas, ameaçando os arredores da capital grega, onde numerosos habitantes decidiram abndonar as suas casas.

Um mulher de 53 anos, Theofania Kassimati, disse que fugiu da sua residência na periferia de Atenas, explicando que, "ontem (sábado), a nossa casa foi poupada, mas o fogo voltou hoje".

"As pessoas que circulavam com alti-falantes disseram-nos para sairmos, então embalámos alguns haveres, o nosso pequeno cão e partimos", adiantou.

Hoje, cerca de 600 bombeiros estavam a tentar conter o fogo que se propaga desde sábado nos arredores residenciais de Agios Stefanos, Anthousa, Gerakas e Pallini, a menos de 30 quilómetros de Atenas.

Entretanto, esperava-se a chegada de aviões franceses de combate ao incêndios, para se juntarem aos aparelhos italianos já disponíveis para o efeito.

A Comissão Europeia especificou que, no quadro do mecanismo comunitário de protecção civil, a França propusera colocar à disposição da Grécia dois Canadair CL-215, a Itália dois Canadair CL-415 e Chipre um helicóptero anti-incêndio.

Na sequência dos conselhos dos responsáveis locais, numerosos habitantes fugiram, enquanto outros se mantiveram para proteger as suas casas.

Estes incêndios na Grécia são apresentados como os mais graves desde os verificados em Agosto de 2007, que fizeram 77 mortos e destruíram mais de 25.000 hectares, principalmente no Peloponeso e na Ilha de Eubée.

Doze aviões e sete helicópteros estavam hoje operacionais, mas as operações foram contrariadas pelos fortes ventos e pelo fumo denso.

As condições meteorológicas não permitem aos aparelhos operar como deve ser, deixando atrás de si numerosos sectores onde o fogo ainda alastra.

Cerca de 12.000 hectares de floresta foram devastados, segundo os responsáveis, e numerosas casas podem ter sido destruídas.

Os responsáveis da polícia declaram que todos os meios disponíveis foram mobilizados e, no hospital militar de Pemteli, os doentes foram hoje evacuados por precaução, tendo as autoridades anunciado que vários navios da guarda-costeira estavam prontos a participar em eventuais evacuações.

Dois hospitais de crianças, um campo de férias, uma clínica psiquiátrica e uma casa de repouso foram igualmente evacuadas.

O governador da região de Atenas, Leonidas Kouris, qualificou o incêndio de "desastre para o ambiente, sem dúvida o mais grave dos últimos anos".

Com temperaturas muitas vezes superiores a 40 graus centígrados e ventos sazonais forte, a Grécia é vulnerável aos incêndios de Verão, que já devastaram milhares de hectares de florestas e terrenos agrícolas.


In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Mancha de fumo já é visível do centro de Atenas   Incêndios 2010 Icon_minitimeSeg Ago 24, 2009 3:32 pm

.
Mancha de fumo já é visível do centro de Atenas

por Lusa
Hoje

Incêndios 2010 Ng1182589

Uma mancha de fumo é visível do centro da capital grega, disse hoje à Lusa o Encarregado de Negócios da embaixada de Portugal em Atenas, que referiu o "pânico, raiva e frustração" da população.
"Não vai ao ponto de haver cinzas a voar no centro de Atenas", adiantou Marcelo Mathias, mas, disse, "vê-se ao longe, olhando para a região norte da capital grega, uma mancha de fumo", que já se notava sábado e domingo.

"A cidade de Maratonas situa-se a 49 quilómetros do centro de Atenas. É a grande região de Atenas, onde estão concentrados 45 por cento dos 11 milhões de cidadãos da Grécia", disse.

Para ser mais perceptível, em Portugal, Marcelo Mathias afirmou que o que está a acontecer na Grécia seria como se Queluz e Sintra estivessem a arder.

O incêndio "é fonte de preocupação e de pânico para as pessoas que vêem as suas propriedades consumidas pelas chamas", afirmou, sublinhando haver "casas e carros ardidos".

"Há o pânico de ver uma vida, um património ser destruído tão depressa por chamas. E há sobretudo o Verão de 2007 que foi dramático", disse, recordando os incêndios que fizeram 64 mortos.

"Portanto, há uma raiva e frustração por parte da população", que desde sábado viu arder 13.000 a 14.000 hectares de floresta.

Por enquanto, disse o responsável, não há vítimas mortais a registar.

Combate às chamas continua às portas de Atenas


Os bombeiros gregos continuam hoje, pelo quarto dia consecutivo, a lutar contra um violento incêndio florestal às portas de Atenas, anunciou hoje a corporação de sapadores bombeiros.

As autoridades esperam conseguir hoje controlar o incêndio declarado sexta-feira a uma distância de 15 a 50 quilómetros do centro de Atenas, com um perímetro de 50 quilómetros.

"Esperamos que hoje a situação seja melhor", disse à agência espanhola EFE fonte da corporação de bombeiros, referindo a existência de sete focos de incêndio activos nos arredores do monte Pendelis que os operacionais se esforçam por apagar, lutando contra fortes rajadas de vento que atingem os 60 quilómetros por hora.

Doze aviões - três dos quais de França e Itália -, quatro helicópteros e cerca de 900 bombeiros e soldados lutam contra as chamas.

Os habitantes das localidades de Maratona, Antusa, Nea Makri, Dionisos, Pikermi e Rodópolis passaram a noite em alerta juntamente com os operacionais destacados para o local para evitar que ardessem casas.

"Esta noite salvámos da catástrofe as nossas casas, com a ajuda de Deus", afirmaram aliviados esta madrugada alguns moradores de Nea Makri.

"Que venha rapidamente a ajuda aérea", gritava por sua vez um residente da localidade de Palia Pendelis, olhando para as chamas que se reavivaram, ao amanhecer, no monte Pendelis.

As autoridades calculam que mais de 200 casas tenham ardido nos últimos quatro dias de incêndio fora de controlo.

Uma nova frente de incêndio que deflagrou domingo à noite no monte Kitharonas, ameaça também a estância balnear do Porto Germeno, a 60 quilómetros a oeste de Atenas, onde estão a actuar cinco helicópteros e uma centena de bombeiros.

Dos 67 incêndios florestais declarados nas últimas 24 horas, mantêm-se activos os fogos deflagrados perto da capital, bem como os da localidade de Karistos, na ilha de Eubea, pelo terceiro dia consecutivo, e os da ilha de Zante, pelo quarto dia.

In DN

Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Dados nacionais e europeus sobre incêndios não coincidem   Incêndios 2010 Icon_minitimeSeg Ago 24, 2009 11:49 pm

.
Dados nacionais e europeus sobre incêndios não coincidem

por Lusa

Incêndios 2010 Ng1182599

De Janeiro a 15 de Agosto houve 31 "grandes incêndios" em Portugal, segundo a Autoridade Florestal Nacional (AFN), enquanto o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais registou 54. Vários fogos detectados pelo sistema europeu não constam nos relatórios nacionais, mas também há incêndios que só a AFN contabiliza.

Segundo os dados divulgados pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS, na sigla em inglês), na sua página na Internet, que monitoriza os incêndios na Europa através de um sistema de satélite, houve 54 fogos com área ardida superior a 100 hectares de Janeiro a 15 de Agosto de 2009 em Portugal.

No entanto, o relatório provisório divulgado na semana passada pela AFN, entidade sob tutela do ministério da Agricultura, refere que "registaram-se 31 ocorrências enquadráveis" em "grandes incêndios" ["consideram-se grandes incêndios aqueles cuja área total afectada é igual ou superior a 100 hectares"] em Portugal, de 01 de Janeiro a 15 de Agosto de 2009, que resultaram numa área ardida total de 9208 hectares.

Os dados das duas entidades não coincidem, havendo vários incêndios detectados pelo sistema europeu que os relatórios referentes a este ano da AFN não mencionam. Mas também acontece o contrário: há grandes incêndios referidos pela AFN que não constam das listas do EFFIS.

No mês de Abril, por exemplo, a AFN não mencionou qualquer incêndio com área ardida superior a 100 hectares, mas segundo o registo europeu houve um fogo, no dia 24, que consumiu 275 hectares em Espinhosela, Trás-os-Montes. Por outro lado, a AFN referiu ocorrências de grandes incêndios nos dias 16, 17, 20, 26 e 28 de Julho, mas que não constam dos dados europeus.

Acontece também que o mesmo fogo apresenta áreas ardidas diferentes nos dois registos. Um exemplo: o fogo em Ansiães, no concelho de Amarante, a 18 de Março, queimou 408 hectares segundo a AFN e 619 segundo o sistema europeu. Uma outra ocorrência com dados diferentes respeita a um incêndio em Santana de Cambas, no concelho de Mértola, em que as autoridades nacionais registaram 567 hectares queimados pelo fogo e a UE contabilizou 451 hectares.

A agência Lusa solicitou dados adicionais ao ministério da Agricultura sobre datas de incêndios, métodos de cálculo de áreas ardidas e contabilização de fogos e áreas ardidas, além de um comentário sobre os dados do sistema europeu e as diferenças em relação aos que constam nos relatórios que a AFN divulga quinzenalmente.

Em resposta, fonte do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas destacou que os relatórios quinzenais da AFN são "provisórios", sublinhando que "nada tem a acrescentar" e que "tudo foi esclarecido aos deputados da Assembleia da República" sobre os incêndios nas suas deslocações à Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O EFFIS foi instituído pelo Centro Comum de Investigação (CCI) e pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia e fornece alertas diários de risco de incêndio, bem como avaliações de danos em apoio aos serviços de combate aos incêndios dos Estados-Membros da UE, aos serviços da Comissão Europeia e a outras organizações neste domínio.

O EFFIS divulga as informações de incêndios e área ardida quase em tempo real, nos países da Europa e do Norte de África, com base em informação captada em permanência por satélites.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Re: Incêndios 2010   Incêndios 2010 Icon_minitimeTer Ago 25, 2009 3:39 pm

.
Os bombeiros gregos vivem uma corrida contra o tempo para conter os incêndios que ameçam áreas a norte de Atenas.

Até agora os fogos consumiram 15 2000 qres de florestas e de mato, queimaram dezenas de casas e forçaram milhares a deixar as suas residências.



Incêndios 2010 3855600811_d48e00fd31_o

In DN

Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Catorze incêndios activos em seis distritos do Norte   Incêndios 2010 Icon_minitimeDom Ago 30, 2009 10:45 pm

.
Catorze incêndios activos em seis distritos do Norte

por Lusa
Hoje

Incêndios 2010 Ng1185210

Seis distritos do norte do país estavam hoje cerca das 17:00 a ser afectados por 14 incêndios florestais, a maioria no distrito do Porto, segundo informação disponível no site da Protecção Civil.

No Porto lavravam seis fogos, enquanto em Vila Real, Braga e Guarda dois incêndios em cada distrito. Bragança e Viseu registavam um incêndio em cada um. O combate a todos estes incêndios mobilizava 627 bombeiros, 165 veículos e 10 meios aéreos.

Dos 14 fogos, apenas dois se encontravam circunscritos àquela hora. Tratava-se do incêndio de Povoação, no concelho de Fafe, distrito de Braga, e do fogo em Eiriz, concelho de Baião, distrito do Porto.

Um incêndio em mato em Ribeira da Nave, concelho do Sabugal, distrito da Guarda concentrava na altura o maior número de meios num total de 129 bombeiros, 39 veículos e um meio aéreo.

Este incêndio é também o que lavra há mais tempo, estando activo desde as 0:50 de hoje.

Com menor número de meios destacados surge o incêndio de Ramires, concelho de Cinfães, distrito de Viseu, a ser combatido por 19 bombeiros, quatro veículos e um meio aéreo.

Desde o último domingo, 23 de Agosto, ocorreram em Portugal continental pelo menos 1.511 fogos florestais, aos quais acorreram 21.984 bombeiros apoiados por 5.541 viaturas, indicam dados oficiais disponíveis no site da Protecção Civil.

Na última semana, o pior dia foi sábado, quando se registaram 350 fogos florestais, combatidos por 5.212 homens e 1.344 viaturas.

Os fogos da última semana representam cerca de 1/6 dos 8.776 fogos florestais registados de 01 de Janeiro a 31 de Agosto do ano passado, segundo os dados divulgados na altura pelas autoridades.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Incêndio em Ribeira da Nave com uma frente activa   Incêndios 2010 Icon_minitimeSeg Ago 31, 2009 11:27 am

.
Incêndio em Ribeira da Nave com uma frente activa

Hoje às 11:32

Incêndios 2010 Ng1185524

O incêndio em Ribeira da Nave, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, só tem uma frente activa. As chamas estão a destruir uma zona de mato de difícil acesso e o vento está desfavorável, mas em breve os bombeiros esperam ter a situação controlada.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1349006

- Comadante Seara Pires faz ponto da situação sobre incêndio de Ribeira da Nave

Seara Pires, do comando operacional do distrito da Guarda, explicou à TSF que este incêndio de Ribeira da Nave só tem neste momento uma frente activa.


Os bombeiros apoiados por meios aéreos estão a tentar combater o fogo neste zona de difícil acesso, mas espera que dentro de pouco tempo a situação esteja controlada.

«A situação está a evoluir favoravelmente com a ajuda dos meios aéreos, quatro aviões pesados, dois portugueses e dois espanhóis, e um helicóptero», afirmou Seara Pires.

Também no concelho do Sabugal está um outro incêndio por circunscrever, em Casteleiro. No distrito de Viseu estão dois fogos por controlar, um em Cinfães, o outro em Nelas.

In TSF

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Incêndios 2010 Empty
MensagemAssunto: Re: Incêndios 2010   Incêndios 2010 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Incêndios 2010
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Natal 2010
» Santos - 2010
» Natal 2010
» Carnaval 2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: