Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Natal 2010

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Natal 2010   Natal 2010 Icon_minitimeSeg Dez 06, 2010 11:59 am

.
A todos os membros, leitores, participantes, suas famílias e amigos, deseja o Colmeia um Feliz Natal!




Natal 2010 00020470Natal 2010 0002046F


Última edição por Admin em Qua Fev 23, 2011 5:53 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Incentivos às compras de Natal no comércio tradicional de Bragança    Natal 2010 Icon_minitimeSeg Dez 06, 2010 12:15 pm

.
Estacionamento gratuito
Bragança


Incentivos às compras de Natal no comércio tradicional de Bragança

Estacionamento gratuito na primeira hora nos parques subterrâneos da cidade de Bragança e lojas abertas aos Domingos e feriados, são algumas das medidas que estarão em vigor já a partir do dia 15 de Dezembro.

A pedido da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB) a autarquia vai facilitar a vida aos comerciantes na época de Natal.

“Pedimos mais tempo para que as pessoas possam fazer compras no comércio tradicional. Especificamente pedimos para que se pudesse trabalhar ao domingo, que o horário fosse alargado até às 22 horas entre o dia 15 e 23 de Dezembro” explica o presidente da ACISB, acrescentando que “para facilitar que as pessoas venham à baixa da cidade, pedimos a isenção de pagamento nos parques de estacionamento”.

António José Carvalho lamenta que os comerciantes não façam mais para promover a sua própria actividade.

O presidente da ACISB diz mesmo que os empresários do comércio estão a dar “tiros nos pés”.

“Há um esforço que tem de acontecer por parte do comércio tradicional. Nós distribuídos 300 inquéritos a pedir ideias. Obtivemos 28 respostas, sendo que 21 são negativas” afirma. “O comércio tradicional não está predisposto a colaborar no seu próprio negocio e penso que com isso está a dar um tiro nos pés” salienta.

Devido à crise, a animação na cidade de Bragança vai, este ano, sofrer um corte no investimento de cerca de 50%.

“Muitas cidades e vilas do país cortaram completamente neste tipo de animação, mas nós ainda temos alguma comparticipação da parte da secretaria de estado do comércio” refere.

Em Bragança, também a iluminação de Natal vai sofrer um corte de 30 por cento este ano.

A autarquia até estava disposta a investir os mesmos 55 mil euros gastos em 2009, mas as propostas recebidas pelas empresas especializadas ficaram todas abaixo desse valor.

Assim, este ano, a iluminação de Natal na cidade vai custar cerca de 35 mil euros.

Brigantia, 2010-12-05
In DTM

Natal 2010 00020469
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Campanha de solidariedade vai beneficiar associação de deficientes   Natal 2010 Icon_minitimeSex Dez 10, 2010 9:58 am

.
Gráfica Sinal de Esperança
Chaves


Natal 2010 6783_st

Campanha de solidariedade vai beneficiar associação de deficientes

A gráfica flaviense Sinal de Esperança vai voltar a pôr em marcha uma campanha de Natal para angariação de fundos. Este ano, o destinatário das receitas é a Associação de Defi-cientes Flor do Tâmega.

Se um destes dias se cruzar na rua com uma boneca gigante, não pense que é a conhecida Popota que anda à solta. É a Sininha, a mascote da campanha de solida-riedade natalícia que, à semelhança do que fez o ano passado, a Gráfica Sinal de Esperança, vai pôr em marcha, produzindo a preço de custo um conjunto de produtos de papelaria, que estarão à venda já a partir desta semana.

As receitas arrecadadas com a venda do material reverterão a favor da Associação de Deficientes Flor do Tâmega, que diariamente apoia 20 pessoas com necessidades especiais. A verba será utilizada para a compra de uma nova viatura.

O preço dos produtos é para todas as carteiras. Os mais baratos, crachás e postais natalícios, custam um euro. O mais caro, um livro e um lápis, custa 2,5 euros.

Ao contrário do ano passado, este não haverá um ponto fixo de venda. Com o apoio da Associação A Voz da Juventude serão desenvolvidas várias acções de venda, que terão lugar na rua, nas escolas, à saída da missa…O objectivo é abranger o maior número de pessoas. E, se possível, superar os valores conseguidos com a campanha do ano passado, que rondaram os 3 mil euros.

“Vamos ajudar os que mais precisam, enquanto temos essa possibilidade. Um dia podemos ser nós a precisar”, disse, na segunda-feira passada, o sócio da gráfica Manuel Ferreira, na apresentação da campanha, na sede da Associação Flor do Tâmega. O responsável da associação, Carlos Santos, agradeceu a iniciativa e aproveitou a presença da vereadora da Câmara na cerimónia para relembrar a necessidade de “novas e melhores instalações”. “Chaves é o concelho no distrito onde existe um maior número de deficientes”, lembrou, revelando que existem 52 pessoas à espera de um lugar na associação. A autarca, Maria de Lurdes Campos, garantiu que o projecto está em marcha e que estão a se desbloqueados alguns problemas, no sentido de proximamente conseguir financiamento para a obra.

“A Câmara abraçou este projecto e acreditamos que vai ser uma realidade nos próximos dois anos”, afirmou Lurdes Campos.


, 2010-12-09
In DTM

Natal 2010 000200B1
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Artesão de Bragança expõe em Lisboa   Natal 2010 Icon_minitimeSáb Dez 11, 2010 4:53 pm

.
Exposições de presépios
Bragança


Natal 2010 Presepio_pedra

Artesão de Bragança expõe em Lisboa

José Mendes Afonso, artista de Bragança, integra a centena de artesãos e escultores portugueses, com obras incluidas numa das maiores exposições de presépios realizadas em Portugal, que decorre em a «A Arte da Terra» em Lisboa, até 10 de Janeiro, e que, na primeira semana, foi visitada por mais de 8.000 pessoas.

Novas abordagens artisticas, lado a lado com visões mais tradicionais do presépio, integram a 10ª exposição sobre o tema do nascimento de Jesus, levada a cabo pela “A Arte da Terra”, um espaço dedicado á cultura portuguesa, instalado na Rua Augusto Rosa, nº 40, ao lado da Sé de Lisboa.

Mais de uma centena de artistas portugueses (escultores, artesãos, pintores) de diferentes gerações e correntes artisticas, de Norte a Sul de Portugal, integra a Exposição “As familias são... sagradas”, patente ao publico até 10 de Janeiro de 2011, numa abordagem que reflecte a riqueza artistica portuguesa, quer ao nivel estético, quer ao nivel da utilização de materiais.

Mais de meio milhar de peças unicas, integram esta grande exposição em “A Arte da Terra”, que inclui ainda a presença de Importantes obras dos espólios do Museu Municipal de Estremoz.

As presenças em exposições realizadas pela “A Arte da Terra” de peças de Museus, insere-se num projecto de parcerias culturais que a

“A Arte da Terra” tem vindo a desenvolver com Museus Nacionais, parceria que trouxe a este espaço lisboeta, importantes obras da Casa Museu José Régio de Portalegre, Museu da Olaria de Barcelos, Fabrica Bordallo Pinheiro das Caldas da Rainha, Museu Bordallo Pinheiro de Lisboa, entre outros.


, 2010-12-10
In DTM

Natal 2010 0002046A
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Fábrica produz frutas cristalizadas sem açúcar   Natal 2010 Icon_minitimeSeg Dez 13, 2010 3:59 pm

.
Fruta cristalizada em Tabuaço
Douro


Fábrica produz frutas cristalizadas sem açúcar

Em Tabuaço, na região do Douro, a maior produtora de frutos para o tradicional bolo-rei juntou-se à Universidade do Minho e Alto Douro (UTAD) para desenvolver fruta cristalizada sem açúcar, a pensar nos diabéticos e em quem pretende manter a linha sem dispensar os doces.

Neste momento, a unidade produz mais de cem toneladas do bolo natalício para o mercado interno e externo. Com este projeto financiado pela Agência de Inovação, espera-se que o volume de vendas e exportações suba significativamente.

"O nosso objetivo é fazer fruta confitada removendo a sacarose e incorporando fibras dietéticas, obtendo, assim, um produto para uma dieta saudável", explica Pilar Santos, diretora de produção da fábrica, em entrevista à RTP.

Prevê-se que a generalização da venda de bolo-rei com frutas cristalizadas sem açúcar aconteça dentro de dois anos, mas em setembro foram já produzidas algumas amostras do inovador produto, que fizeram sucesso entre os clientes.

, 2010-12-13
In DTM

Natal 2010 00020465
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Emigrantes esgotam voos SATA de Toronto para Portugal   Natal 2010 Icon_minitimeSeg Dez 13, 2010 4:06 pm

.
Férias de Natal
Emigração


Emigrantes esgotam voos SATA de Toronto para Portugal

A crise económica não está a afetar as viagens dos emigrantes portugueses residentes no Canadá rumo a Portugal nesta quadra das festas, de acordo com informações prestadas à Lusa por responsáveis da SATA e de agências de viagens.

«Os nossos voos de Toronto para Portugal estão todos cheios», indicou à Lusa uma responsável nos escritórios em Toronto da subsidiária da companhia aérea açoriana SATA no Canadá, a SATA Express.

Neste período, a SATA está a efetuar três voos por semana com partida em Toronto com destino às cidades do Porto, Lisboa e Ponta Delgada, a que juntará dois voos adicionais na semana no Natal, levando a bordo milhares de emigrantes portugueses.

Lusa, 2010-12-13
In DTM

Natal 2010 00020763
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: "Canta o que quiseres que nós seguimos-te"   Natal 2010 Icon_minitimeQua Dez 15, 2010 5:22 pm

.
"Canta o que quiseres que nós seguimos-te"

por DN.pt
Hoje

Natal 2010 Ng1404212

Neste divertido vídeo, o cantor Robbie Williams é convidado a interpretar um tema de Natal durante um programa televisivo. Um coro promete acompanhá-lo, mas não vai ser fácil para Robbie.

"Canta o que quiseres que nós seguimos-te", dizem os elementos do coro, mas quando Robbie Williams começa a cantar percebe-se que, afinal, a "coisa" não vai ser fácil. Veja aqui este momento televisivo hilariante.


In DN

Natal 2010 0002075E


Última edição por Romy em Qua Dez 15, 2010 5:48 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Cavaco Silva deseja as boas festas em vídeo   Natal 2010 Icon_minitimeQua Dez 15, 2010 5:45 pm

.
Cavaco Silva deseja as boas festas em vídeo

por Lusa
Hoje

Natal 2010 Ng1404263

(COM VÍDEO) O chefe de Estado utilizou hoje o 'site' da Presidência da República para desejar um Feliz Natal e Bom Ano Novo aos portugueses, sublinhando que este é um tempo privilegiado para a partilha.

"Desejamos a todos os Portugueses um Feliz Natal e um Bom Ano Novo. O Natal é a festa da Família, a festa que passamos com as pessoas que nos são mais próximas e mais queridas", diz Cavaco Silva no vídeo colocado hoje na página da Presidência da República.

Acompanhado pela mulher, Maria Cavaco Silva, o Presidente da República sublinha que este "é um tempo para pararmos um pouco e pensarmos nos mais importantes fundamentos da nossa vida": "a família e os amigos, a solidariedade para com os que têm muito pouco", refere.

"É um tempo privilegiado para a partilha", frisa, deixando "uma palavra de coragem e de esperança" a todos os que estão doentes, desempregados ou que sofrem de solidão.

Cavaco Silva termina a mensagem desejando "um Natal pleno de tranquilidade e de paz" aos portugueses "onde quer que se encontrem, perto ou longe da sua pátria".

Veja a mensagem do Presidente da República:

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1735428

In DN

Natal 2010 00020765
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Beyblade e Gormiti são os brinquedos mais populares   Natal 2010 Icon_minitimeQui Dez 16, 2010 1:32 pm

.
Beyblade e Gormiti são os brinquedos mais populares

por Lusa
Hoje

Natal 2010 Ng1405153

Em vésperas de Natal, os peões Beyblade, os monstros Gormiti, os bonecos Littlest Petshop, junto com os artigos marca Toy Story e Hello Kitty, estão no Top 5 de vendas da maior loja de brinquedos em Portugal.


"Além destes, os jogos para consolas continuam também a integrar a lista dos mais vendidos, assim como os brinquedos aos quais é associada tecnologia", afirmou à Lusa o responsável do Toys R Us Portugal, Paulo Sousa Marques.

O Natal é o período mais importante de vendas da Toys R Us, segundo aquele responsável: "Este período representa 50%, ou mais, do total das vendas. Em alguns sábados antes do Natal, especialmente no último sábado, vendemos tanto ou mais do que num mês inteiro. E é assim há 17 anos, desde que a loja abriu em Portugal".

As vendas da Toys R Us começam a aumentar na última semana de Novembro, quando muitos portugueses já receberam o subsídio de Natal, mas o grande pico é mesma na última hora, o fim-de-semana antes do Natal.

In DN

Natal 2010 0002046D
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Câmara distribuiu durante o ano cabazes alimentares por mais de 770 famílias carenciadas    Natal 2010 Icon_minitimeDom Dez 19, 2010 5:36 pm

.
«Não tinha leite para a bebé»
Vila Real


Câmara distribuiu durante o ano cabazes alimentares por mais de 770 famílias carenciadas

Angustiada, ligou para a Câmara Amiga, associação criada pela autarquia de Vila Real, e em poucas horas conseguiu alimentar a pequena Ana Isabel. Sandra é apenas uma das mais de 770 famílias que durante todo o ano, e em especial no Natal, a Câmara apoia. A pobreza tem aumentado, principalmente no centro da cidade.

"Esperava que o meu companheiro recebesse naquele dia, mas o patrão não pagou. Fiquei desesperada, mas em poucas horas recebi o leite em casa", conta a jovem, emocionada.

O Natal de Sandra e da sua família será este ano muito mais triste. A viver em Vila Real há mais de dois anos, a família está sem rendimentos. O companheiro de Sandra ainda não conseguiu arranjar um emprego estável e a jovem aguarda por uma vaga para colocar a filha na creche, de forma a poder também procurar trabalho. "O Natal vai ser muito triste. Vamos passar com a ajuda da Câmara e dos meus pais. O que vale é que ela ainda é bebé e não entende", explica Sandra.

Desde Janeiro, a Câmara de Vila Real já recebeu 129 novos pedidos de ajuda. Há também cada vez mais pessoas a pedir habitação social, devido aos despejos. "O casal perde o emprego e depois é uma bola de neve. Ficam sem dinheiro para a alimentação, para pagar a roupa, as contas, e deixam de pagar os empréstimos", conta Maria Dolores Monteiro, vereadora da Educação da Câmara de Vila Real.

Este é o caso de Paula Sá. A cargo com três filhos, de 18 meses e 8 e 9 anos, viu a sua empresa falir e o marido, que também perdeu o trabalho, não ter direito ao subsídio de desemprego. Sentia vergonha de pedir ajuda, mas o desespero falou mais alto. "Tinha vergonha, pois nunca tivemos dificuldades financeiras. Mas tínhamos de ir buscar ajuda a algum lado, não tínhamos como sobreviver. Com a altura do Natal sentimo-nos ainda pior. Não temos dinheiro para pagar a prestação da casa, quanto mais para prendas."

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE CHEGA ÀS ALDEIAS

A Câmara de Vila Real dispõe também de uma unidade móvel de saúde, que várias vezes por mês se desloca às aldeias mais isoladas para prestar todos os cuidados de saúde

à população. Exames à diabetes e à tensão arterial são algumas das valências. Em breve, a unidade vai também dispor de um serviço de ginecologia e começar a realizar electrocardiogramas. "Tentamos dar melhores cuidados de saúde à população", refere a vereadora da educação.

ASSOCIAÇÃO RECEBE TONELADAS DE COMIDA

Na última recolha, realizada há algumas semanas, a Câmara Amiga angariou 16,5 toneladas de alimentos. A associação ficou muito satisfeita com os resultados e com o facto de poder ajudar muitas famílias neste Natal.

"Foi um sucesso, os armazéns estavam a ficar vazios, mas conseguimos muita comida. É muito bom, porque em especial nesta altura do Natal as pessoas pedem muita ajuda", conta Ana Vilaverde, chefe da divisão de Acção Social e Saúde da Câmara Municipal de Vila Real.

No início do mês, a associação iniciou uma nova iniciativa, "o apadrinhamento". Uma família decidiu ajudar um casal mais carenciado, doando todos os meses carne e peixe, produtos que por se estragarem facilmente não estão incluídos nos cabazes. "Os padrinhos doam esses alimentos uma vez por mês, quando as famílias precisam", rematou Ana Vilaverde.

MAIORIA DOS PEDIDOS CHEGA DO CENTRO DA CIDADE

A maioria dos pedidos à Câmara Amiga chega do centro da cidade. Só na maior freguesia de Vila Real, Nossa Senhora da Conceição, 195 famílias estão a cargo das técnicas da instituição. "Nas aldeias, as casas são mais baratas, e as pessoas têm sempre uma pequena horta onde arranjam alguns alimentos. Já na cidade, as pessoas não têm como subsistir sem o dinheiro", explicou Ana Vilaverde. Nas aldeias, os casos sinalizados pela Câmara estão mais relacionados com idosos que vivem sozinhos. Para combater estes casos, a autarquia dispõe de um cartão de idoso que proporciona aos mais carenciados descontos na água, nos transportes e na compra de medicamentos. Para além disso, os idosos recebem ainda assistência em casa.

DISCURSO DIRECTO

"PROCURAM ALIMENTOS": M.ª Dolores Monteiro, Vereadora Educação Vila Real

Correio da Manhã – Quando e porquê foi inaugurada a Câmara Amiga?

M.ª Dolores Monteiro – A associação surgiu em 2006, mas só em 2007 tivemos todas as valências activas. Surgiu para apoiar mais rapidamente as famílias carenciadas.

– O que é que as famílias têm de fazer para receber apoio?

–Têm de se sujeitar a um relatório social para perceber quais as suas verdadeiras necessidades. Os mais carenciados procuram roupa, alimentos e mobiliário.

– Há vergonha em pedir ajuda?

– Há muitas pessoas que não querem que se leve os cabazes a casa pois temem que os vizinhos vejam.


Ana Fonseca in CM, 2010-12-19
In DTM

Natal 2010 0002046E
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Operação Natal leva 2200 militares da GNR às estradas   Natal 2010 Icon_minitimeSeg Dez 20, 2010 4:32 pm

.
Operação Natal leva 2200 militares da GNR às estradas

por LUÍS FONTES
Hoje

A operação Natal da GNR começa quinta-feira e fica na estrada até domingo. Este ano é mais curta por coincidir com um fim-de-semana, mas terá os mesmos meios de 2009. Estações de rádio vão receber informações de trânsito da polícia.

A quadra natalícia traz sempre viagens e excessos. Muitos portugueses saem dos centros urbanos para as suas terras de origem, com o trânsito nas principais vias a aumentar muito e consequentemente cresce o risco de acidentes. A operação Natal/Ano Novo da GNR começa na quinta- -feira, com cerca de 2200 militares mobilizados para tornar as estradas portuguesas mais seguras. Álcool e excesso de velocidade estão na mira da polícia.

"A principal preocupação será a de proporcionar a fluidez nas estradas, garantindo um permanente apoio a todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança de forma a reduzir a sinistralidade rodoviária", explica ao DN o coronel Pedro Costa Lima, porta-voz da GNR.

A operação será dividida em dois períodos: de 23 a 26 deste mês (operação Natal) e de dia 30 a 2 de Janeiro (operação Ano Novo). Para que a sinistralidade reduza, a GNR vai apostar este ano na comunicação com os condutores através das estações de rádio.

"Vamos disponibilizar informação através do nosso Centro de Comando e Controlo de Comunicações instalado no Comando-Geral da GNR para sensibilizar e orientar os condutores", adianta o coronel da GNR. Neste panorama, recomenda-se aos condutores que sintonizem estações de âmbito nacional que emitam informação de trânsito e ouçam com atenção os conselhos da GNR. "Essa informação irá proporcionar um melhor planeamento da viagem e também as soluções alternativas caso existam problemas de tráfego", refere o responsável da GNR.

Em caso de acidente, a indicação de itinerários alternativos estará também presente nos portais da Brisa colocados ao longo das auto-estradas. "Trabalhamos em estreita colaboração com a Brisa e, sempre que se justifique, será colocada informação útil aos condutores nesses portais", garante.

A operação Natal deste ano irá durar quatro dias e será mais curta que as dos anos anteriores. "Deve-se ao facto de o Natal coincidir com um dia de fim- -de-semana. Pela experiência que temos, tal deverá condensar as viagens nesta quadra", explica o porta-voz da corporação.

Segundo o responsável da GNR, "será dada especial atenção aos comportamentos de risco por parte dos condutores". O abuso do álcool estará na mira dos militares. O excesso de velocidade que se pratica nas estradas portuguesas também continua a preocupar os militares. "A mensagem que queremos passar é a de que exista menos pressa em chegar e mais paciência quando se está ao volante. É decisivo que os condutores planifiquem bem a viagem e evitem sempre viajar em horas de ponta para que cheguem em segurança aos seus destinos", conta Costa Lima.

No ano passado, do Natal à passagem de ano, foram detidos pela GNR e PSP 1018 condutores, a maioria por abuso de bebidas alcoólicas. Foram fiscalizados 99 786 condutores e multados 22 059. Na operação Natal de 2009, a GNR registou quatro mortos e 318 feridos em 1122 acidentes. Na operação Ano Novo também do ano passado registaram-se nos 1512 acidentes que ocorreram, 424 feridos e oito pessoas morreram nos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu. A GNR vai reforçar o patrulhamento a partir da meia-noite de quinta-feira à meia-noite de domingo nas principais estradas.

In DN

Natal 2010 00020767
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: "É preciso vocação para ser um Pai Natal"   Natal 2010 Icon_minitimeSeg Dez 20, 2010 4:38 pm

.
"É preciso vocação para ser um Pai Natal"

por RITA CARVALHO
Hoje

Natal 2010 Ng1408673

Chegam a ganhar 400 euros por dia de trabalho. Enchem de crianças os centros comerciais e animam as festas das empresas. Severino Moreira, bancário reformado, é dos mais procurados.

Perfuma a barba com água de colónia de bebé e dá os últimos retoques nas sobrancelhas e no cabelo grisalho. O Pai Natal está prestes a entrar em cena e Severino Moreira sabe que os pormenores são essenciais para encarnar a personagem que continua a encantar miúdos e adultos nesta época natalícia. Este bancário reformado, avô de dois netos, é um dos mais procurados entre as dezenas e dezenas de pais natais do País, que podem ganhar de 50 a 400 euros por dia de trabalho.

Severino não tem mãos a medir. Ocupa o trono do Centro Colombo, em Lisboa, no mês de Dezembro, distribui presentes no bairro e anima a consoada da família. Uma paixão com mais de dez anos que trouxe novo alento à vida do reformado, que em criança também acreditava que os presentes chegavam num trenó da Lapónia.

Para encarnar a personagem, começa a preparar-se em Junho, deixando crescer a barba e pensando no novo adereço para juntar à já elaborada indumentária, feita à medida numa modista e paga por si. "Sou pior que uma noiva. Levo uma hora a arranjar- -me", diz, pondo laca no cabelo.

Os olhos azuis, a face rosada, a voz meiga e a barba verdadeira fazem dele um dos pais natais mais genuínos de Lisboa. Os 61 anos e a sensibilidade para interagir com as crianças são outros atributos preciosos, explica a agência Extra-A, que anualmente trabalha com cerca de 25 pais natais, entre eles Severino Moreira.

Por isso, é para estar nos centros comerciais que são recrutados os senhores mais velhos, já com ar de avô, e de preferência um pouco de barriga. O recrutamento começa pelos jornais, passa de boca em boca e mantém-se se a personagem for bem encarnada.

Da boca dos mais novos, Severino já ouviu todo o tipo de pedidos: desde o último grito da moda dos brinquedos ao irmão que já vem com nome, até um para que o pai não bata na mãe. "As crianças sentem-se à vontade, confiam e desabafam", relata, sublinhando que para ser Pai Natal não basta vestir o fato. "É preciso vocação e saber amaciar os corações. Quantas vezes não ando de lagriminha no olho", confessa.

Quando lhe pedem telemóveis ou dinheiro, entristece-se e dá a volta ao assunto. "Respondo que só tenho prendas para dar com amor", diz, frisando o espírito natalício. Em tempo de crise, também já lhe pediram flores. Foi uma menina que, citando a mãe, explicou que quando não se tem dinheiro pode-se sempre dar uma flor. As centenas de histórias, tristes e alegres, estão reunidas em livro.

No trono do Centro Colombo, recebe por época, e há dez anos, milhares de crianças que vêm conversar e tirar fotografias com o senhor de barbas e fato encarnado. "Lamentam não me ter visto em casa mesmo tendo deixado leite e bolachas ou dizem que não lhes dei o que pediram. Muitas querem só sentar-se aqui porque represento o sonho do Natal."

A sua credibilidade passa pela indumentária e a postura. Severino retoca a barba com spray branco, capricha em adereços como o bastão ou o saco dos correios e o seu oh oh oh soa mesmo a Pai Natal. O sorriso ajuda à expressão e a experiência no teatro credibiliza os gestos. "Isto da alegria é algo muito sério. E para podermos dá-la temos de a ter primeiro e de saber estimular a personagem", explica.

Mas nem todos os pais natais são homens de barba feita. Se o propósito for promover uma marca ou produto na rua, o papel pode ser representado por um jovem estudante mascarado com fato barato e barba de algodão, a troco de 50 a 75 euros

In DN

Natal 2010 00020769
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Natal chega a Vila Real e prendas alegram meninas   Natal 2010 Icon_minitimeTer Dez 21, 2010 3:00 pm

.
37 meninas institucionalizadas
Vila Real


Natal chega a Vila Real e prendas alegram meninas

Trinta e sete meninas, entre os 12 meses e os 18 anos, a viverem no Lar-Escola Florinhas da Neve, em Vila Real, após terem sido retiradas das famílias no âmbito de processos de protecção, viveram ontem um dia diferente, com uma festa de Natal organizada pela redacção do CM Norte.

O momento alto acabou mesmo por ser a entrega das prendas, com a alegria dos mais pequenos a contagiar todos os que ali se encontravam.

A instituição, de cariz religioso, acolhe crianças em situação de risco, acabando em muitos casos as jovens por só abandonar o lar quando iniciam a sua vida activa.

Neste momento, está a decorrer uma venda de Natal de artigos de artesanato feitos pelas meninas, de forma que ajude a custear as despesas da instituição. O lar aceita todo o tipo de donativos.


CM, 2010-12-21
In DTM

Natal 2010 0002076B
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Quatro fracções do primeiro prémio da Lotaria de Natal vendidas em Bragança   Natal 2010 Icon_minitimeTer Dez 21, 2010 3:07 pm

.
Vendidas na Agência Orlando
Bragança


Quatro fracções do primeiro prémio da Lotaria de Natal vendidas em Bragança

Quatro fracções da Lotaria do Natal vendidas em Bragança.
A Agência Orlando vendeu quatro fracções do primeiro prémio da Lotaria de Natal, cada uma delas no valor de 180 mil euros. Os vencedores são dois brigantinos. Um ganhou 540 mil euros, pois ficou com três fracções, enquanto que o outro ganhou 180 mil euros.

“Um cliente levou três porque é um número certo da casa e costuma jogar sempre com esses números. O outro cliente levou uma”, desvendou Orlando Lopes. “É muito dinheiro! São 108 mil contos na moeda antiga”, continuou.

Este é o primeiro prémio “grande” da Lotaria atribuído pela Agência Orlando que no Totoloto, por exemplo, já entregou dois primeiros prémios.
O Jornal NORDESTE tentou identificar os felizes contemplados, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.

Da parte da Agência Orlando não existe autorização para revelar o nome dos premiados, por ordens da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tutela este tipo de jogos.
Por outro lado, nos contactos efectuados ao final da tarde de ontem junto de várias fontes, a notícia da taluda ainda não era conhecida, pelo que o nome dos apostadores ainda permanecia sob anonimato.

Uma coisa é certa, a sorte bateu à porta a estes dois cidadãos de Bragança, que vão ter um Natal diferente de todos os outros.

Jornal Nordeste, 2010-12-21
In DTM

Natal 2010 0002076C
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Tolerância de ponto no dia 24 e na tarde do dia 31   Natal 2010 Icon_minitimeTer Dez 21, 2010 3:44 pm

.
Tolerância de ponto no dia 24 e na tarde do dia 31

por Lusa
Hoje

O primeiro-ministro assinou hoje o despacho de tolerância de ponto na sexta-feira (dia 24) e tarde do dia 31 de Dezembro para os trabalhadores que exercem funções públicas na administração central e nos institutos públicos.

Na fundamentação do despacho de tolerância de ponto, José Sócrates refere que neste período natalício "é tradicional a deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência, tendo em vista a realização de reuniões familiares". O primeiro-ministro invoca ainda "a prática que tem sido seguida ao longo dos anos" e "a tradição existente no sentido da concessão de tolerância de ponto nos serviços públicos não essenciais na época do Natal".

Da aplicação do despacho do primeiro-ministro exceptuam-se do gozo de tolerância de ponto "serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente".

Nestes casos, "os dirigentes máximos dos serviços e organismos" deverão dar a esses trabalhadores que se encontrarem em funções no dia 24 ou na tarde do dia 31 deste mês "a equivalente dispensa do dever de assiduidade em dia ou dias a fixar oportunamente".

In DN

Natal 2010 00020765
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Redes sociais são alternativa para desejar boas festas   Natal 2010 Icon_minitimeSáb Dez 25, 2010 12:20 pm

.
Redes sociais são alternativa para desejar boas festas

por Lusa
Ontem

Os tradicionais postais de Natal, telefonemas ou SMS contam actualmente com a concorrência das redes sociais e das mensagens electrónicas, que conquistam cada vez mais adeptos, sobretudo, entre a população mais jovem, que destaca a poupança que a internet possibilita.

Vários portugueses ouvidos hoje pela agência Lusa nas ruas de Lisboa, na véspera do Natal, admitiram que recorrem cada vez mais às redes sociais, como o Facebook ou o HI5, para desejarem as boas festas aos que lhes são mais queridos. Cada vez mais os postais electrónicos ganham fãs e a carteira agradece.

Porém, quase todos os entrevistados destacaram que continuam a telefonar ou a enviar SMS para a família e para os amigos mais chegados, aproveitando a internet para comunicar com a restante rede de contactos. E a maioria disse que nestes dias marcados pela quadra natalícia o valor gasto em chamadas e em mensagens ultrapassa largamente a média anual.

Nas redes sociais, proliferam os postais natalícios virtuais, mais ou menos imaginativos, mas que são uma forma "simples", "rápida" e "barata" de comunicar, conforme destacaram à Lusa vários entrevistados. E até em termos profissionais longe vão os tempos em que as empresas não prescindiam do envio de cartões natalícias pela via postal para os seus clientes, colaboradores ou rede de contactos, sendo cada vez mais comum o envio de postais electrónicos. Ou não estivessem os cortes de custos na ordem do dia.

In DN

Natal 2010 0002072D


Última edição por Fantômas em Dom Dez 26, 2010 10:37 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Sócrates diz que este é o "único caminho"   Natal 2010 Icon_minitimeDom Dez 26, 2010 10:35 am

.
Sócrates diz que este é o "único caminho"

por HUGO FILIPE COELHO
Hoje

Natal 2010 Ng1412879

Primeiro-ministro vê sinais "animadores" e pede confiança no Governo. Num recado para fora, avisou que resposta à crise "não é só tarefa para quem governa", mas é "tarefa de um país".

A mensagem de Natal emitida ontem foi gravada ao final da tarde de dia 23, após a troca de cumprimentos com Cavaco Silva. José Sócrates apareceu a apontar aos portugueses os "sinais animadores de recuperação económica", mas a reconhecer também que "a crise deixou as suas marcas, que ainda aí estão". Com o fantasma do FMI a pairar, o primeiro-ministro avisou que "os portugueses sabem que não sou de desistir nem sou de me deixar vencer pelas dificuldades". "Pelo contrário. É nestes momentos que mais sinto a energia interior e o sentido de dever para apelar à mobilização dos portugueses."

Num tom sóbrio, começou por afirmar que o ano de 2010 foi "dos mais difíceis e exigentes da nossa história recente". A uma semana da subida de impostos - com o Orçamento -, deu a cara pelo plano de austeridade do Governo. "Tenho plena consciência do esforço que está a ser pedido a todos os portugueses. Mas quero que saibam que este é o único caminho que protege o País e que defende o interesse nacional."

Apesar da determinação, e na semana em que ouviu o Presidente da República sentenciar que uma eventual entrada do FMI significaria que "de alguma forma" o Governo falhou, Sócrates empenhou-se em pôr a crise no contexto europeu e a relativizar a responsabilidade do seu Governo.

Na crise, a que chamou "a pior dos últimos 80 anos", e na desconfiança dos mercados, pôs as culpas da mudança dos planos dos governos ao longo do ano - os PEC. Depois acrescentou: "Esta situação, sem precedentes na União Europeia, levou à injustificada subida dos juros e afectou todas as economias europeias."

A isto juntou um recado. "Esta não é uma tarefa apenas para quem governa. Tem de ser também uma tarefa do País", afirmou, notando de seguida o esforço de concertação com patrões e sindicatos sobre as medidas de resposta à crise. A declaração surge dias depois de o Governo e os parceiros sociais terem renegociado o acordo para o aumento do salário mínimo para 500 euros - por uma subida que será concretizada de forma escalonada ao longo do próximo ano - e quando ainda vão a discussão as 50 medidas do Executivo para estimular a Competitividade e Emprego.

O pacote, que prevê a redução dos custos do despedimento para as empresas, colheu elogios em Bruxelas no mesmo Conselho Europeu em que José Sócrates admitiu tomar medidas adicionais se as circunstâncias o impuserem.

O guião do discurso, adaptado às circunstâncias, manteve o tom das suas mensagens de Natal. No ano passado, o primeiro-ministro, acabado de ser reeleito, avisava que a crise económica "persistia", mas havia "sinais claros de que o País" estava "a retomar lentamente o caminho da recuperação". Em vésperas da apresentação do Orçamento para 2010, o primeiro-ministro fazia a defesa do investimento público - dos projectos como o TGV e o aeroporto - como motor do crescimento e elogiava muitos dos apoios sociais que meses depois se veria obrigado a eliminar.

Se esses temas saíram do guião do discurso deste ano, Sócrates não perdeu de vista as suas áreas mais caras na hora de fazer balanços governamentais. "Nestes anos, o País mudou, mudou muito e em muitas áreas. Na energia, com a aposta nas renováveis, nas tecnologias de informação, na investigação científica [...]. Mas há uma área em especial de que quero falar-vos hoje, que é a educação [ver texto ao lado], porque ela é bem o exemplo de que as reformas feitas com sentido e determinação produzem bons resultados."

Cumprindo a tradição, o primeiro-ministro deixou ainda uma "palavra especial" aos militares, forças de segurança portuguesas e concidadãos que se "encontram no estrangeiro".

In DN



Natal 2010 0002075C
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Curto-circuito em presépio causa incêndio em igreja de S. Martinho do Peso   Natal 2010 Icon_minitimeSeg Dez 27, 2010 12:50 pm

.
Na noite de Natal
Mogadouro


Natal 2010 Incendio_igreja_3

Curto-circuito em presépio causa incêndio em igreja de S. Martinho do Peso

Um incêndio destruiu parcialmente a igreja da aldeia de S. Martinho do Peso, em Mogadouro.

No dia de Natal à noite, cerca das 22H, os sinos tocaram a rebate e a população juntou-se para combater as chamas.

O presidente da comissão fabriqueira explica que “uns rapazes íam para o café, viram o fumo e deram o alerta. Foram bater-me à porta, tocaram os sinos a rebate e as pessoas apareceram”.

“Primeiro abri a porta principal mas não conseguimos entrar porque o fumo era muito e depois demos a volta por trás pela porta da sacristia e lá conseguimos combater o incêndio com baldes de água” acrescenta. “Ainda chamámos os bombeiros mas quando chegaram já tínhamos a situação dominada”.

José Carlos Felgueiras suspeita que a origem das chamas terá estado num curto-circuito nas luzes do presépio.

“Puseram lá uma luzinhas para tornar o presépio mais bonito e com certeza houve algum curto-circuito que incendiou as cortiças que enfeitavam o presépio” afirma. “Junto ao presépio estava um altar, de maneira que quando demos conta estava a igreja cheia de fumo e o altar já estava a arder porque o presépio já tinha sido consumido pelas chamas”.

Os prejuízos ainda não estão contabilizados, mas certo é que algumas imagens ficaram complemente danificadas.

“Duas imagens arderam na totalidade e um dos altares está bastante danificado. As paredes da igreja e o forro está tudo negro, cheio de fumo. Vai ser preciso lavar tudo” descreve José Carlos Felgueiras. “Nós não podemos fazer contas aos prejuízos porque não temos aqui pessoas que saibam o trabalho que dá, mas estou convencido que vai para uns euros largos” estima o responsável.

A igreja tinha sido restaurada há oito anos.

Agora terá de ser sujeita a novos trabalhos de recuperação.

Foto: Miguel Cabral

Brigantia, 2010-12-27
In DTM

Natal 2010 0002075C
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: 15 mil já viram boas-festas presidenciais com Rui Unas   Natal 2010 Icon_minitimeTer Dez 28, 2010 2:35 pm

.
15 mil já viram boas-festas presidenciais com Rui Unas

Hoje

(COM VÍDEO) Já é um êxito, em apenas dois dias, a "mensagem de Natal do Presidente da República", na versão Última Ceia, o programa de Rui Unas no canal de cabo da SIC Radical.


Ao princípio da madrugada de hoje, o vídeo disponibilizado no YouTube tinha sido visto por 15 415 pessoas. A partir da "videomensagem" disponibilizada a 15 de Dezembro, em que Cavaco Silva e a sua mulher, Maria, desejam "a todos um feliz Natal", o humorista irrompe pelo ecrã para cantar um rap, onde começa logo a advertir "Aníbal e Maria": "Vocês têm de se soltar, estão muito presos." As frases do casal são repetidas para criar o ritmo da melodia de Unas, que vai comentando - com ironia e perguntas - por cima do discurso de Cavaco e Maria.

No final, é o humorista que acaba por ficar "muito preso" a imitar a pose dos dois, enquanto o Presidente repete os votos de "muito boas-festas para todos, um feliz Natal". "É isso Maria, é isso Aníbal", repete Rui Unas, ao som dos guizos das renas do Pai Natal. O vídeo oficial, que está disponível no site da Presidência, não contabiliza o número de visualizações. Talvez Unas vença nesta competição...

In DN

Natal 2010 00020762
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Natal 2010 Empty
MensagemAssunto: Re: Natal 2010   Natal 2010 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Natal 2010
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Natal 2010
» NATAl, NATAL 2011
» Natal 2013
» Natal 2012
» Natal 2008

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: