Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Terrorismo

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Terrorismo   Terrorismo Icon_minitimeSex Jul 17, 2009 10:23 pm

.
CIA queria activar plano para matar terroristas

por HUGO COELHO
Hoje

Terrorismo Ng1167464

O director da secreta, Leon Panetta, só soube do projecto quando altos responsáveis pediram autorização para começar a treinar as equipas de assassinos no final de Junho. Plano que Dick Cheney manteve em segredo ia ser posto em prática

Responsáveis da CIA estavam prontos para começar a treinar espiões para assassinar cabecilhas terroristas, no estrangeiro, quando os seus planos foram denunciados, semanas atrás.

Fontes militares contaram ao Washington Post que Leon Panetta, director da agência secreta, só soube do projecto no final de Junho porque era necessária a sua autorização para se passar à "fase operacional".

O plano para matar os líderes da Al-Qaeda começou a ser traçado nos dias a seguir ao 11 de Setembro mas foi mantido em segredo, por ordem de Dick Cheney, ex- -vice-presidente de George W. Bush.

O Congresso só tomou conhecimento do projecto numa sessão à porta fechada, no final do mês passado, quando Panetta revelou os pormenores dos planos e anunciou a decisão de os abandonar.

Após a denúncia dos métodos de tortura utilizados contra suspeitos terroristas, a revelação do homem que Obama escolheu para apagar a má imagem da CIA fez disparar a tensão em Washington.

Os democratas acusam a CIA de tentar "enganar" o Congresso propositadamente e querem abrir um inquérito às decisões da Administração Bush. Os republicanos, na oposição, consideram que as críticas são infundadas e têm como objectivo desviar as atenções da presidente da Câmara dos Representantes.

Nancy Pelosi criticou a CIA por não revelar ao Congresso que utilizava simulação de afogamento e outros métodos de tortura para conseguir informação de terroristas. A secreta, por seu lado, diz que Pelosi sabia do que se passava mas aceitou manter o segredo.

A CIA recusou até agora dar informações sobre o projecto para matar os cabecilhas da Al-Qaeda. O porta-voz George Little disse apenas que o plano nunca esteve operacional e que nenhum terrorista foi abatido. Mas a imprensa tem vindo a montar o puzzle com as peças dadas por vários responsáveis ligados ao processo.

Fontes anónimas ouvidas pelo Washington Post descreveram um documento secreto em que o Presidente Bush deu à secreta ordem para matar Ussama ben Laden e outros membros de topo da Al- -Qaeda. A ordem não impunha qualquer limite geográfico - bem ao estilo da Guerra Fria (ver caixa), os espiões cruzar fronteiras internacionais e agir em território de outros estados soberanos - e não obrigava a CIA a informar o Congresso sobre as suas missões.

Outros responsáveis disseram que os assassinos foram escolhidos e até divididos por pequenas equipas. Mas, em 2004, o projecto foi posto de lado, por ser considerado demasiado arriscado e, provavelmente, ineficaz.

Recentemente, os planos voltaram para as secretárias dos responsáveis da secreta. Quando pediram a Panetta que autorizasse o início das operações aconselharam-no a informar o Congresso.

Fonte da CIA disse que o director anulou o programa por considerá-lo irrealista. E acrescentou: "Se o país alguma vez precisar que um programa vá em frente, mentes brilhantes hão-de arranjar uma alternativa melhor."

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Filho de Bin Laden provavelmente morto no Paquistão   Terrorismo Icon_minitimeQui Jul 23, 2009 9:45 pm

.
Filho de Bin Laden provavelmente morto no Paquistão

Hoje

Terrorismo Ng1169728

Sa'ad bin Laden, filho do líder da Al-Qaida, Usama bin Laden, foi provavelmente morto durante um ataque norte-americano com mísseis no Paquistão, indicou hoje a cadeia National Public Radio (NPR).

A mesma fonte, que citou um funcionário norte-americano das agências antiterroristas que não identificou, sustentou que o Governo norte-americano considera que há de 80 a 85 por cento de probabilidades de que Sa'ad tenha morrido.

Segundo os órgãos de comunicação norte-americanos, Usama bin Laden terá entre 14 e 18 filhos. Sa'ad, na casa dos trinta anos, terá morrido depois de um avião não tripulado Predator norte-americano ter disparado mísseis Hellfire sobre alegados redutos terroristas em território paquistanês.

As fontes citadas pela NPR indicam que é difícil concluir com segurança que Sa'ad morreu sem um exame genético dos restos mortais.

O Governo do Presidente Barack Obama, ao redesenhar a estratégia norte-americana na sua guerra contra os terroristas, fez da zona fronteiriça do Afeganistão e Paquistão um dos seus alvos principais na luta contra a Al-Qaida.

O ex director Nacional de Inteligência, Michael McConnell, disse à NPR que Sa'ad bin Laden, colaborador da Al-Qaida a partir do Irão, viajou para o Paquistão em finais do ano passado.

Em Janeiro de 2008, o Departamento do Tesouro norte-americano acrescentou os activos financeiros de Sa'ad bin Laden e de outros três alegados agentes da Al-Qaida à lista das suas sanções, indicando que Sa'ad colaborava nas operações do grupo terrorista a partir do Irão, onde foi detido em 2003.

O Tesouro indicou então que outro dos homens alvos das sanções norte-americanas, Muhammad Rab'a Al-Sayid al-Bahtiyti, era ajudante de Ayman al-Zawahiri, o médico egípcio que é o "número dois" da Al-Qaida.

Os outros dois homens foram identificados como Mustafa Hamid, um elemento de ligação entre a Al-Qaida e o Irão, e Ali Saleh Husain, que, segundo o Governo norte-americano, ajudou a transferir combatentes islâmicos do Afeganistão para o Irão depois da queda do regime talibã em 2001.

A fonte que falou a coberto do anonimato disse à NPR que, embora Sa'ad bin Laden seja um militante activo da Al-Qaida, não era uma figura destacada da rede terrorista

In DN

Terrorismo 0002011C
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Segundo atentado em 24 horas   Terrorismo Icon_minitimeQui Jul 30, 2009 4:44 pm

.
Segundo atentado em 24 horas

Terrorismo ED98A0AD4737F4BC2032EB7757B1D1

Dois agentes da Guarda Civil espanhola morreram nesta quinta-feira em Palmanova, na ilha turística de Maiorca.

De acordo com o jornal El País, a explosão ocorreu pouco antes das 14h nas proximidades de um quartel da Guarda Civil no município de Calvía, e causou ferimentos a várias pessoas.

A origem da explosão pode ser uma bomba colocada num carro de patrulha ou numa mochila que explodiu no momento em que o veículo passava.

A região foi fechada para evitar uma segunda explosão.

O local onde ocorreu a explosão fica apenas a 500 metros de uma praia numa região turística e a poucos quilómetros do Palácio de Marivent, onde a família real espanhola costuma passar o Verão.

A explosão em Maiorca é o segundo atentado em Espanha em 24 horas. Nesta quarta-feira, 60 pessoas ficaram feridas na explosão de um carro-bomba na cidade de Burgos.

In Msn Notícias

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Vários atentados em simultâneo provocam perto de 30 mortos   Terrorismo Icon_minitimeSex Jul 31, 2009 4:33 pm

.
Vários atentados em simultâneo provocam perto de 30 mortos

Hoje às 14:38

Terrorismo Ng1172633

Uma série de ataques à bomba simultâneos na região de Bagdad provocou, esta sexta-feira de manhã, a morte a pelo menos 27 pessoas que saiam de mesquitas xiitas depois da oração semanal, de acordo com fontes de segurança.

Segundo as mesmas fontes, citadas pela agência AFP, pelo menos 55 pessoas foram feridas nestes atentados simultâneos, que aconteceram junto a várias mesquitas no dia em que os militares britânicos abandonaram o país

In TSF

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Detido em França um dos operacionais da ETA   Terrorismo Icon_minitimeQua Ago 19, 2009 9:32 pm

.
Detido em França um dos operacionais da ETA

por Lusa
Hoje

Terrorismo Ng1180524

Um dos seis elementos da ETA mais procurados pelo ministério do Interior espanhol foi hoje detido, em França, juntamente com outros dois operacionais do grupo separatista basco.

Trata-se de Alberto Machain Beraza, cujo rosto consta do grupo de fotografias dos mais procurados divulgado pelo Ministério do Interior espanhol.

Segundo fontes da luta anti-terrorista, além de Machain Beraza, foram detidos Aitzol Etxaburu e Andoni Sarasola.

As detenções foram efectuadas em Le Corbier, na região de Sabóia, departamento de França, nos Alpes franceses, numa operação das forças de segurança e da polícia espanhola.

Machain Beraza era procurado pelas forças da segurança desde os atentados de Julho, em Burgos e Palma de Maliorca, sobretudo desde o passado dia 31, quando a sua fotografia foi divulgada pelo Ministério do Interior espnhol, juntamente com a de outros cinco presumíveis membros da organização Pátria Basca e Liberdade (Euskadi Ta Askatasuna, ETA).

Foi condenado em Outubro de 2003 a um ano de prisão por ter afixado, numa rua de Pamplona, um cartaz de apoio aos elementos da ETA Hodei Galarraga e Egoitz Gurruchaga, mortos quando transportavam explosivos num carro.

Alberto Machaín Beraza é um dos seis presumíveis membros da ETA que o Ministério do Interior considera como suspeitos de envolvimento na última ofensiva da organização, que perpetrou dois atentados em apenas 24 horas nas cidades de Burgos e Palma de Maiorca, o último dos quais custou a vida a dois guardas civis.

O Ministério do Interior distribuiu há cerca de duas semanas as fotografias de seis presumíveis membros da ETA que, segundo as autoridades, estariam relacionados com a última ofensiva em Burgos e nas Baleares.

Os três homens hoje detidos estavam na posse de pistolas, documentos falsos e documentação vária, segundo fontes da luta anti-terrorista.

As detenções de hoje resultam de uma investigação de vários meses realizada conjuntamente pelos serviços franceses e espanhóis.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Localizado oitavo esconderijo da ETA   Terrorismo Icon_minitimeSeg Ago 24, 2009 3:53 pm

.
Localizado oitavo esconderijo da ETA

por LUSA
Hoje

Terrorismo Ng1182705

As autoridades francesas descobriram hoje um novo esconderijo da ETA, o oitavo em menos de uma semana, com mais de 200 quilos de explosivos, confirmaram fontes do Governo espanhol.
O esconderijo estava localizado em Pardailhan, na zona de Hérault.

Foi o oitavo esconderijo descoberto desde a detenção na passada quarta-feira dos alegados membros da ETA, Alberto Machaín, Andoni Sarasola e Aitzol Etxaburu, considerados os responsáveis por fornecerem armas e explosivos aos comandos da organização terrorista.

In DN
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Terrorista presa por crime de 1977   Terrorismo Icon_minitimeSáb Ago 29, 2009 10:22 pm

.
Terrorista presa por crime de 1977

Hoje

Assassínio do promotor público federal, em 1977, pela Fracção do Exército Vermelho permanece impune.

As autoridades alemãs detiveram ontem, em Berlim, a ex-terrorista da Fracção do Exército Vermelho (RAF) Verena Becker, 57 anos, por "grave suspeita" de envolvimento no assassínio do promotor público federal Siegfried Buback, em 1977.

Em declarações ao tablóide Bild, Becker negava ontem ter sido ela que matou Buback. Os investigadores, porém, basearam a detenção em amostras de ADN e em material encontrado numa rusga ao seu apartamento em Berlim.

A ex-militante da RAF "deu um contributo essencial para a preparação e realização" do referido atentado, indica um comunicado do ministério público federal.

Siegfried Buback e dois acompanhantes, que seguiam de carro, foram abatidos a tiro, no centro de Karlsruhe, por um comando da RAF, em Abril de 1977, mas até hoje não foi possível apurar quem foi o autor dos disparos. O homicida disparou de uma motorizada e não foi identificado.

Três membros da RAF, Knut Folkerts, Christian Klar e Brigitte Mohnhaupt, entretanto todos em liberdade, foram condenados, alguns anos depois, a prisão perpétua por terem organizado o atentado. Em 1980, a ex-terrorista já tinha sido visada num inquérito-crime para apurar a autoria da morte de Buback, mas não chegou a ser deduzida acusação.

In DN

Terrorismo 14291
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Três condenados pela conspiração de 2006 para explodir aviões transatlânticos   Terrorismo Icon_minitimeSeg Set 07, 2009 4:56 pm

.
Três condenados pela conspiração de 2006 para explodir aviões transatlânticos

Hoje às 16:36

Terrorismo Ng1188632

Três britânicos muçulmanos foram, esta segunda-feira, condenados por um tribunal de Londres pela conspiração de 2006 para matar milhares de civis através da explosão de aviões transatlânticos em pleno voo com explosivos líquidos dissimulados em garrafas de refrigerante.

Abdullah Ahmed Ali, 28 anos, Tanvir Hussain, 28, e Assad Sarwar, 29, foram considerados culpados pelo tribunal de Woolwich (sudeste de Londres) de participação na conspiração, que levou as companhias aéreas a adoptarem rigorosas medidas de controlo dos líquidos transportados pelos passageiros.

Segundo a acusação, os três homens pretendiam provocar «uma série de explosões coordenadas a bordo de um determinado número de aviões transatlânticos», com bombas artesanais produzidas a bordo dos aparelhos a partir de explosivos líquidos.

Os ataques, a verificarem-se, seriam os maiores atentados terroristas desde o 11 de Setembro de 2001, sustentou a acusação.

Quatro outros acusados neste processo, que começou a ser julgado em Fevereiro, foram absolvidos pelo tribunal. O júri não conseguiu acordar num veredicto sobre um oitavo homem em julgamento.

Todos os acusados negaram as acusações, mantendo em tribunal que apenas pretendiam chamar a atenção para marcar uma posição política.

In TSF

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Raptar seguindo o livro de instruções da Al-Qaeda   Terrorismo Icon_minitimeDom Dez 13, 2009 10:04 pm

.
Raptar seguindo o livro de instruções da Al-Qaeda

por HUGO COELHO
Hoje

Terrorismo Ng1229630

Quando chegou à estrada no deserto, a polícia mauritana avistou o jipe parado, as portas abertas e os faróis ligados. Ninguém viu o que aconteceu ao todo-o-terreno que fechava o comboio humanitário a caminho do Senegal. Mas não foi difícil adivinhar o que aconteceu: islamitas chegaram armados e levaram três reféns espanhóis para o santuário da Al-Qaeda no Norte de África, o inóspito Sahel.

O ataque teve lugar a 29 de Novembro. Passaram duas semanas e Madrid continua à espera e a fazer figas por Albert Vilalta, Roque Pascual e Alicia Gámez. Os reféns que caem nas mãos da Al-Qaeda no Magrebe têm três destinos possíveis: se forem militares são mortos, se forem civis são entregues em troca de resgate ou presos, se forem mulheres podem ser forçadas a casar.

As instruções estão na Lei dos Prisioneiros Estrangeiros, uma espécie de manual clandestino sobre o rapto, seguido à risca pelos guerrilheiros. O livro, um monte de folhas escritas em árabe, foi encontrado em 2008 pela polícia num apartamento do bairro de Takrkzaina, em Nouakchott, a capital da Mauritânia.

A casa servia de refúgio a Jahen Olsaman, muçulmano que assassinou uma família francesa em férias de Natal na Mauritânia. Hoje, Olsaman está preso com outros 24 membros do movimento de Ussama ben Laden, mas a Al-Qaeda do Magrebe continua activa e é uma dor de cabeça para os serviços secretos ocidentais.

Tal como Madrid, também o Governo de Paris desespera por ouvir os termos para a libertação de um cidadão francês raptado. Pierre Camatte, trabalhador humanitário de 61 anos, foi levado do seu hotel na cidade de Ménaka, a 1500 quilómetros da capital do Mali, na noite de 25 de Novembro. E Londres suspeita que a Al-Qaeda no Magrebe matou o britânico Edwin Dyer, em Junho. Na mesma altura, foi assassinada uma americana que espalhava a religião cristão na Mauritânia.

O Le Monde escrevia esta semana que o Sahel é a "nova região perigosa do planeta". "Islamitas e traficantes prosperam e protegem-se uns aos outros".

Os raptos de estrangeiros, que ajudam a financiar a jihad, são, por enquanto, o símbolo dessa "ameaça global", como a descreveu um responsável do Governo de Bamako. Mas isso pode ser apenas o início. Um chefe da Guardia Civil contou ao El Pais: "Dos atentados e sequestros no Sahel podem passar a enviar células para a Europa para semear o terror. Isso é que nos preocupa". Em 2008, a ameaça da Al-Qaeda na Mauritânia já levara ao cancelamento do rali Lisboa-Dacar.

E a preocupação não vem a despropósito. A Al-Qaeda do Magrebe formou-se pela união de vários pequenos grupos terroristas do Norte de África entre os quais se contam os salafitas argelinos e o Grupo Islâmico de Combatentes Marroquinos, envolvido nos atentados de 11 de Março de 2004 em Madrid.

A maioria dos guerrilheiros vem do Magrebe. Mas Espanha e França estão a tornar-se viveiros de recrutamento e a luta antiterrorista nestes países passa por encontrar "olheiros" da Al-Qaeda. Em 2007, perto de Barcelona, a polícia prendeu Mbar el Jaafar, um professor de taekwondo marroquino que enviou mais de uma centena de espanhóis para se treinarem com armas pesadas, morteiros e explosivos no Sahel.

Um analista da secreta espanhola explicou ao El País que os recrutas "são imigrantes marroquinos e argelinos de primeira e segunda geração que deixaram tudo, família e trabalho em Espanha para unir-se à jihad em África". "Desaparecem subitamente e mais tarde descobrimos que viajaram para o Sahel".

In DN

Terrorismo 00020077
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Nigeriano falha tentativa de fazer explodir um avião norte-americano   Terrorismo Icon_minitimeSáb Dez 26, 2009 12:40 pm

.




Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Buscas em Londres após tentativa de atentado num avião   Terrorismo Icon_minitimeSáb Dez 26, 2009 3:39 pm

.
Buscas em Londres após tentativa de atentado num avião

por DN.pt, com AFP
Hoje

Terrorismo Ng1234996

Um homem tentou ontem detonar um engenho explosivo a bordo de um voo da Delta Airlines, que fazia a ligação entre Amesterdão, na Holanda, e Detroit, nos EUA.

A Presidência dos EUA considerou o acidente como "uma tentativa de atentado". O jovem nigeriano disse pertencer à Al-Qaeda e já estava referido nas listas de suspeitos de ligações ao terrorismo internacional. Estudava numa universidade de Londres, cidade onde desde esta manhã se realizam buscas relacionadas com a investigação.

O avião Northwest Airlines 253 transportava 278 passageiros entre a Europa e os EUA. O incidente ocorreu na altura da aterragem, às 12:00 horas locais, 17:00 em Lisboa. Um passageiro “causou problemas” tentando acender o que parecia ser petardos disse um porta-voz da Delta Airlines, proprietária da Northwest Airlines. “O passageiro foi imobilizado imediatamente. A Delta colabora com o inquérito das autoridades”, disse Susan Elliott.

O congressista Peter King, membro do Comité de Segurança Interna, revelou à Fox News que se tratou de um "dispositivo sofisticado". Abdul Farouk Abdulmutallab terá tentado detonar um produto explosivo que transportava sob a forma de pó, mas falhou e outros passageiros impediram de voltar a tentar ou que o incêndio que o nigeriano provocou acabasse por provocar uma explosão.

Um dos passageiros disse à WDIV, afiliada da cadeia televisiva CNN, que a explosão foi pequena e soou como o rebentamento de um balão, mas isso foi suficiente para instalar o pânico a bordo, no momento da aterragem. O suspeito ficou ferido e teve de ser assistido devido às queimaduras que sofreu, que não foram mais graves porque os outros passageiros se apressou a abafar as chamas.

“O Presidente foi informado acerca do incidente desta manhã, entre as 9:00 e as 9:30, hora do Havai [local onde Barack Obama se encontra de férias]”, adiantou Bill Burton, porta-voz adjunto da Casa Branca. “O Presidente convocou de imediato uma conferência telefónica segura com John Brenan, o seu conselheiro para a segurança interna e o contra-terrorismo, e com Denis McDonough, o secretário-geral do NSS”, o serviço nacional de segurança dependente da polícia federal, explicou Burton.

Obama “ordenou que sejam tomadas todas as medidas necessárias para reforçar a segurança das viagens aéreas. O Presidente acompanha de perto a situação e é regularmente informado”.

Explosivo e instruções adquiridos no Iémen

Um porta-voz do FBI (Federal Boreau of Investigation, polícia federal) de Detroit disse à AFP que foi aberto um inquérito. Citando um memorando federal, a CNN adiantou que o suspeito disse aos investigadores que foi no Iemén que adquiriu o explosivo e recebeu as indicações sobre como o usar.

Abdul Farouk Abdulmutallab, nigeriano de 23 anos, admitiu ter ligações à rede terrorista Al-Qaeda. O congressista Peter King, membro do Comité de Segurança Interna, disse à Fox News e à CNN que “o suspeito tem ligações ao terrorismo”, segundo os dados dos serviços de informação.

Judith Sluiter, porta-voz do coordenador anti-terrorismo da Holanda, disse que o nigeriano fez escala no aeroporto de Amesterdão-Schiphol, mas não especificou vindo de onde. King adiantou que o suspeito “entrou num avião na Nigéria e fez escala em Amesterdão, com destino a Detroit”.

Buscas em Londres

O inquérito desencadeado pelo FBI tem a colaboração de polícias de outros países. No Reino Unido, a Scotland Yard anunciou que está efectuar buscas em Londres. “Estamos em contacto com as autoridades americanas e estão em cursos rusgas em Londres”, disse à AFP um porta-voz do organismo policial.

A comunicação social britânica adiantou que Abdul Farouk Abdulmutallab estuda engenharia na University College London (UCL). Um porta-voz da universidade não quis confirmar ou desmentir esta informação à AFP, nem a polícia britânica revelou se o nigeriano já constava dos seus ficheiros como suspeito de ligações a grupos terroristas.

Mesmo sem confirmação oficial, continuam a surgir ligações deste caso a estudantes da UCL. A BBC revelou que agentes equipados com protecção usada pela polícia forense estão a revistar um apartamento situado perto da universidade. Esta é última morada conhecida de um jovem britânico que estuda engenharia mecânica há dois anos, na UCL.

In DN

Terrorismo Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Novo susto no avião que faz Amesterdão - Detroit   Terrorismo Icon_minitimeDom Dez 27, 2009 9:38 pm

Novo susto no avião que faz Amesterdão - Detroit

por DN.pt
Hoje

Terrorismo Ng1235279

Um homem nigeriano foi preso no aeroporto de Detroit, nos Estados Unidos, depois se ter fechado na casa de banho do avião do voo 253 da Delta Airlines que tinha saído de Amesterdão, exactamente o mesmo que foi alvo de tentativa de ataque terrorista no dia de Natal.

As autoridades norte-americanas detiveram hoje um passageiro que viajava num voo da Northwest Airlines que fazia a ligação entre Amesterdão e Detroit, a mesma rota em que um cidadão nigeriano tentou detonar explosivos, segundo o canal CNN.

Dois dias depois de uma tentativa de atentado a bordo de um voo para Detroit, um homem fechou-se na casa de banho do voo 253 da Delta Airlines antes do desembarque e tornou-se agressivo quando lhe pediram para sair.

A estação de televisão indicou que o piloto do aparelho pediu aos controladores aéreos para efectuar uma aterragem de emergência devido ao comportamento estranho de um dos passageiros.

Uma porta-voz da Delta Airlines, companhia que detém a Northwest, já confirmou entretanto o incidente.

"Um passageiro levantou a voz e como medida de precaução a tripulação pediu às forças de segurança para irem ao encontro do avião" no solo, afirmou Susan Elliott.

A edição online do Jornal de Noticias informa que as autoridades revelaram que o passageiro terá alegado ter "dores de estômago" que o impediam de sair da casa de banho.

No aeroporto de Detroit foram accionadas todas as medidas de segurança e o aparelho, que acabou por aterrar numa zona remota do aeroporto, foi rodeado pela polícia e bombeiros.

Neste momento, todas as bagagens do voo 253 estão a ser examinadas e o passageiro encontra-se agora sob custódia policial. A AFP avança que os restantes 256 passageiros foram retirados com segurança do avião.

Segundo um porta-voz da Casa Branca o presidente norte-americano Barack Obama - que se encontra de férias no Havai - já foi informado da nova situação do voo entre Amesterdão e Detroit provocada por um passageiro detido pela polícia.

Umar Farouk Abdul Mutallab era conhecido desde Novembro pelos serviços secretos norte-americanos que, no entanto, não teriam dados suficientes para o incluírem numa “lista negra”.

O jovem está hospitalizado em Michigan devido a queimaduras graves sofridas na detonação falhada a bordo do Airbus da Delta Airlines

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Homem comprou bilhete de avião no Gana   Terrorismo Icon_minitimeSeg Dez 28, 2009 10:11 pm

.
Homem comprou bilhete de avião no Gana

por Lusa
Hoje

Terrorismo Ng1235491

Um responsável da Aviação Civil nigeriana afirmou hoje que o homem que sexta-feira tentou fazer explodir um avião norte-americano da Northwest Airlines comprou a passagem aérea no Gana, oito dias antes de o avião partir da Nigéria.

Harold Demuren, chefe da Autoridade da Aviação Civil nigeriana, adiantou que o bilhete de Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, foi adquirido num balcão da companhia KLM, em Accra, Gana.

Demuren adiantou que Abdulmutallab comprou o bilhete de ida e volta entre Lagos, Nigéria e Detroit, Estados Unidos, com escala em Amesterdão, a 16 de Dezembro.

Demuren escusou-se a comentar as viagens efectuadas por Abdulmutallab nos dias que antecederam a viagem de 24 de Dezembro de Lagos para Detroit, alegando que o FBI e as autoridades nigerianas consideram a informação "melindrosa".

O Departamento de Justiça norte-americano anunciou sábado que as autoridades federais tinham nesse mesmo dia acusado formalmente Abdul Farouk Abdulmutallab de tentativa de destruição de um avião comercial.

As autoridades federais acusam o cidadão nigeriano de "tentar destruir o avião da Northwest Airlines durante a aterragem no aeroporto de Detroit no dia de Natal e de transportar explosivos a bordo do aparelho".

O voo da Northwest Airlines fazia a ligação Amesterdão-Detroit, com 278 passageiros a bordo.

De acordo com a cadeia de televisão norte-americana CNN, o piloto do aparelho pediu autorização à torre de controle para efectuar uma aterragem de urgência devido ao comportamento estranho de um dos passageiros.

"Um passageiro levantou a voz e como medida de precaução a tripulação pediu às forças de segurança para irem ao encontro do avião" no solo, afirmou Susan Elliott, porta-voz da Delta Airlines.

O aparelho acabou por aterrar numa zona remota do aeroporto de Detroit, onde foram accionadas todas as medidas de segurança, sem que qualquer dos passageiros tenham sofrido ferimentos.

Segundo a CNN, a situação começou quando o passageiro em questão foi chamado à atenção por um elemento da tripulação por ter passado muito tempo dentro da casa de banho, o que provocou uma reacção exagerada da pessoa em causa.

Abdulmutallab transportava explosivos colados ao corpo, entre os quais pentrita, um explosivo muito potente que pode ser activado com um detonador e fonte de calor, segundo um especialista consultado pela Agência France Presse (AFP).

Sob anonimato, este especialista em artefactos explosivos destacou que a pentrita, "muito instável e muito sensível ao calor", possui um "poder detonador muito forte".

A pentrita, associada a uma fonte de calor, explode a 175 graus, explicou, acrescentando que ainda falta determinar que tipo de líquido químico havia na seringa utilizada por Abdulmutallab.

Segundo uma testemunha das investigações, citado pela rede de televisão norte-americana ABC, o suspeito carregava consigo 80 gramas de pentrita cosida no interior de sua roupa.

A pentrita também foi a substância descoberta nos sapatos do britânico Richard Reid, acusado de tentar explodir um avião que ia de Paris para Miami em Dezembro de 200

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Al-Qaeda reivindicou atentado no avião Northwest Airlines   Terrorismo Icon_minitimeSeg Dez 28, 2009 10:41 pm

.
Al-Qaeda reivindicou atentado no avião Northwest Airlines

por DN.pt com AFP
Hoje

Terrorismo Ng1235707

O braço armado da Al-Qaeda na península arábica reivindicou a autoria do atentado fracassado do dia 25 de Dezembro num voo da Northwest Airlines entre Amesterdão e Detroit, numa nota publicada, hoje, num site islâmico, avançou o grupo de serviços secretos norte-americano SITE Intelligence.


O comunicado foi divulgado em conjunto com uma foto do nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, que tentou explodir o avião pouco antes da aterragem, sem sucesso.

A Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) refere-se ao jovem de 23 anos como "nosso irmão nigeriano", afirmando que o rapaz quebrou todas as barreiras de segurança nesta operação, destruindo o "grande mito" da segurança norte-americana.

Umar Farouk Abdulmutallab utilizou tecnologia de explosivos desenvolvida por membros da AQAP, segundo a nota, que lamenta uma "falha técnica" que impediu o sucesso da missão.

O Intelcenter, outro grupo norte-americano, também notificou as autoridades sobre o mesmo comunicado.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: EUA admitem grave falha de segurança no voo 253   Terrorismo Icon_minitimeTer Dez 29, 2009 6:23 pm

.
EUA admitem grave falha de segurança no voo 253

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Terrorismo Ng1235856

Voos para território americano com segurança reforçada após tentativa de atentado. Al-Qaeda na Península Arábica reivindica acção. Obama promete continuar luta ao terrorismo, rever listas de suspeitos e sistema de vigilância.

A secretária de Segurança Nacional americana admitiu ontem que houve uma grave falha nos procedimentos de segurança do voo 253 da Northwest Airlines, que foi alvo de uma tentativa de atentado terrorista no dia de Natal, quando ligava Amesterdão a Detroit.

Janet Napolitano fez estas declarações, à NBC, momentos antes de Barack Obama fazer uma declaração, a partir do Havai, onde está a passar férias em família, prometendo prosseguir luta ao terrorismo, rever listas de suspeitos, sistemas de detecção de explosivos.

O Chefe do Estado norte-americano, democrata, tinha sido criticado pelos republicanos, por manter o silêncio sobre a tentativa de atentado cometida pelo jovem nigeriano Umar Faruk Abdulmutallab .

A responsável pela segurança interna dos EUA garantira que os procedimentos de segurança iriam ser revistos e considerara inaceitável que o nigeriano tenha podido embarcar com tais substâncias a bordo, uma vez que estava na lista de suspeitos de radicalismo islâmico dos Estados Unidos. Napolitano disse, porém, que as informações existentes sobre ele não eram suficientes para impedi-lo de subir a bordo de um avião comercial.

Essas informações terão sido dadas pelo próprio pai do jovem, um banqueiro nigeriano, que há dois meses alertou a embaixada americana em Abuja, na Nigéria, para a radicalização do filho - que entretanto cortara contacto com a família, desistira do curso no Dubai, partira rumo ao Iémen. Aí recebeu, segundo ele, treino da Al-Qaeda. A tentativa de atentado foi agora reivindicada precisamente pela célula da Al-Qaeda na Península Arábica.

Umar Faruk entrou no avião com pentrite colada às pernas. Trata-se de um potente explosivo, o mesmo usado pelo bombista dos sapatos, Richard Reid, que tentou fazer explodir um voo Paris-Miami em Dezembro de 2001. Na sequência deste e de outras tentativas de atentado posteriores ao 11 de Setembro, várias medidas de segurança foram tomadas nos aeroportos. Mas pelos vistos ainda não são suficientes.

Os Estados Unidos e países europeus como o Reino Unido ponderam agora a hipótese de estender a utilização dos chamados scanners corporais a todos os seus aeroportos. Enquanto isso as medidas de segurança nos voos para território americano foram reforçadas. A britânica British Airways proibiu os passageiros de levar mais do que uma mala na bagagem de mão. A canadiana Air Canada informou que vai proibir os passageiros de se levantarem do lugar e de acederem às bagageiras uma hora antes da aterragem da aeronave. Media especializados em electrónica indicaram que nos voos internacionais com destino aos EUA está proibido o uso de aparelhos como computadores portáteis ou i-Pods. Os passageiros são aconselhados a ir mais cedo para o aeroporto, caso precisem de ser revistados

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: OSCOT com assembleia geral eleitoral dia 20 de Janeiro   Terrorismo Icon_minitimeSeg Jan 04, 2010 3:24 pm

.
OSCOT com assembleia geral eleitoral dia 20 de Janeiro

Hoje

Terrorismo Ng1237833

O general Loureiro dos Santos e Bacelar Gouveia chegaram a acordo e foi marcada assembleia geral eleitoral do OSCOT (Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo) para o dia 20 de Janeiro às 18:30, na Universidade Nova de Lisboa.
Bacelar Gouveia tinha havia renunciado à presidência do Conselho Directivo do OSCOT no passado dia 13 de Dezembro.

O presidente demissionário, eleito deputado do PSD nas eleições legislativas de 27 de Setembro, justificou a decisão com a intensa actividade partidária, numa carta de demissão entregue ao presidente da Assembleia Geral do OSCOT, general Loureiro dos Santos.

Bacelar Gouveia, que sucedeu ao general Garcia Leandro na presidência do conselho directivo da entidade, tinha sido eleito em Maio de 2009 para um mandato de três anos.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Espanha vai criar unidade europeia contra o terrorismo   Terrorismo Icon_minitimeSeg Jan 04, 2010 3:37 pm

.
Espanha vai criar unidade europeia contra o terrorismo

por DN.pt
Hoje

Terrorismo Ng1237827

Governo socialista liderado por José Luis Rodríguez Zapatero quer aproveitar o potencial criado para os serviços de informações com entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

A presidência espanhola da União Europeia planeia estabelecer uma unidade especial destinada à partilha de informações sobre terrorismo entre os Estados membros, noticiaram os media espanhóis.

Portugal, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Itália e Holanda estão entre os países que apoiam esta iniciativa, para a qual veio abrir espaço o novo Tratado de Lisboa.

Este veio reforçar também os poderes da Europol, agência europeia de polícia que já troca informações. As suas actividades cobrem áreas como o terrorismo, dados sobre armas químicas, biológicas, nucleares, cibercrime e extremismo islâmico.

Após o atentado falhado num avião que ligava Amesterdão a Detroit, em pleno dia de Natal, o primeiro-ministro britânico pediu uma reunião internacional para discutir o combate ao extremismo islâmico e às células terroristas no Iémen.

Noutro plano um somali tentou matar o cartunista dinamarquês que desenhou os controversos cartunes de Maomé. O jovem já tinha sido detido, no Quénia, por estar implicado num plano para atacar a secretária de Estado americana Hillary Clinton.

A nova unidade especial de contraterrorismo vai permitir a troca directa de informações entre dois ou mais países em estreita cooperação com o coordenador antiterrorista Gilles de Kerchove.

Espanha é um dos países europeus que mais sofre com o terrorismo, tanto o nacionalista, da ETA, como o islâmico, que a 11 de Março de 2004 matou 191 pessoas em Madrid.

In DN

Terrorismo 10806
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: José Manuel Anes sucede a Bacelar Gouveia   Terrorismo Icon_minitimeSeg Jan 04, 2010 10:26 pm

.
José Manuel Anes sucede a Bacelar Gouveia

por M.C.F.
Hoje

Terrorismo Ng1237936

José Manuel Anes vai ser o próximo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), sucedendo a Jorge Bacelar Gouveia (deputado do PSD).

As eleições vão realizar-se no próximo dia 20 e José Manuel Anes deverá ser o único candidato à liderança do OSCOT, face aos nomes que constam da sua lista.

O próprio José Manuel Anes disse ao DN que vai propor a recondução do general Loureiro dos Santos à frente da Assembleia Geral. Para presidir ao Conselho Consultivo, o nome escolhido é o do general Garcia Leandro (antecessor de Bacelar Gouveia).

Paulo Pereira de Almeida e António Rebelo de Sousa, actual presidente do Conselho Consultivo, vão ser os vice-presidentes de José Manuel Anes, adiantou o candidato.

Também conhecido por ser maçon (foi grão mestre da Grande Loja Legal de Portugal) e adepto histórico do Belenenses, cuja assembleia geral chegou a presidir, José Manuel Anes é fundador do OSCOT juntamente com Rui Pereira, actual ministro da Administração Interna. É especialista em assuntos de terrorismo.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Obama fica com a culpa do atentado de Natal   Terrorismo Icon_minitimeSex Jan 08, 2010 6:47 pm

.
Obama fica com a culpa do atentado de Natal

Hoje

Terrorismo Ng1239428

Presidente reconhece que serviços secretos falharam. Mas não demitirá ninguém.

"Eis os resultados: eu sou o Presidente, logo sou o responsável pelo que acontece neste país." Foi assim que Barack Obama assumiu, ao fim do dia de ontem em washington, e perante as câmaras de televisão a responsabilidade pelo atentado falhado do dia de Natal. O Presidente americano recusou demitir qualquer responsável dos serviços secretos pelas falhas que quase se concretizaram em mais uma tragédia nos céus de Detroit, sublinhando que não se trata de encontrar bodes expiatórios. Até porque, como sublinhou, "não se tratou de uma falha de pessoas mas do sistema". Mas isso não impede que Obama deixe tudo como está.

Mais agentes de segurança a bordo dos aviões, mais analistas nos serviços secretos para tratar a informação, melhor comunicação entre estes, mais cuidado na revista dos passageiros e atenção aturada à lista onde figuram os nomes de eventuais terroristas. Estas são algumas das reformas que Obama quer ver concretizadas de imediato para prevenir ataques contra cidadãos e interesses americanos.

Duas semanas após o atentado falhado contra o avião americano que ligava Amesterdão a Detroit, o Presidente dos EUA voltou assim a pronunciar-se sobre o ocorrido no dia de Natal. Fê-lo pela sexta vez e olhando o país nos olhos. O atentado falhado foi perpetrado por Umar Farouk Abdulmutallab, um nigeriano, de 23 anos. Este apanhou o voo para os EUA em Lagos, fez toda a viagem com explosivos presos às cuecas, que procurou accionar a 20 minutos de aterrar em Detroit. A actuação rápida de um passageiro impediu uma nova tragédia nos céus americanos.

Obama perdeu a sua característica fleuma ao ter conhecimento do ocorrido. E, como tal, não escamoteou as críticas aos serviços secretos americanos. Essencialmente por não terem sido capazes de cruzar as informações que tinham e tirar as adequadas conclusões. Foi, como sublinhou a revista Time, o primeiro Presidente americano a criticar publicamente, e duas vezes na mesma semana, os serviços secretos.

"O Governo dos Estados Unidos tinha informação suficiente para impedir esta conspiração mas a nossa comunidade de serviços secretos falhou em conseguir relacionar as coisas", afirmou Obama.

De facto, o pai do suspeito, um rico banqueiro nigeriano, tinha alertado o Departamento de Estado para a radicalização do filho. Mas essa informação não foi devidamente tratada, de tal modo que o nome de Abdulmutallab não constava das listas dos banidos de viajarem para os EUA. Mais: os serviços secretos tencionavam interrogá-lo à chegada a Detroit, revelam algumas fontes, enquanto outras negam esta hipótese afirmando não terem recebido informação que o justificasse.

Horas antes de o relatório ser tornado público, James Jones, conselheiro para a Segurança Nacional do Presidente Obama, afirmou ao jornal USA Today que os americanos iriam certamente "apanhar um choque" ao conhecerem o documento. Essencialmente pelos indícios que foram desperdiçados e que poderiam impedir a tragédia.

"Sabemos o que aconteceu, sabemos o que não aconteceu, e sabemos como solucionar a questão", disse Jones e adiantou: "Isso deveria ser encorajador. Não temos de reinventar nada para ter a certeza de que algo idêntico não voltará a acontecer."

A encerrar a sua comunicação ao país, Obama sublinhou que, a partir de agora cada chefe de dos serviços secretos será responsabilisado pelas acções do mesmo.

Tb DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Carro com explosivos não era para ser carro-bomba   Terrorismo Icon_minitimeDom Jan 10, 2010 10:48 pm

.
Seguia em direcção a Portugal
Castilha e Leon


Carro com explosivos não era para ser carro-bomba

A viatura com explosivos interceptada sábado num controlo em Espanha, próximo da fronteira com Portugal, não estava preparada para ser usada de forma imediata, como carro-bomba, disse o delegado do governo em Castela e Leão.

Miguel Alejo explicou aos jornalistas que a carrinha, conduzida por um alegado membro da organização separatista basca ETA, foi já transportada para Madrid, para ser analisada.

O veículo seguia em direcção a Portugal, quando foi interceptado pela Guarda Civil, numa localidade a cerca de 20 quilómetros da fronteira. Alejo descartou que a carrinha com explosivos viesse a ter como alvo qualquer destino nesta região espanhola, saudando o facto dos controlos da Guarda Civil na zona terem conseguido detectar a viatura.

Até ao momento, desconhece-se a identidade dos detidos ou qualquer informação sobre a quantidade e o tipo de explosivos que a carrinha transportava. O condutor e uma mulher que conduzia um segundo veículo, escaparam para Portugal, mas acabaram por ser detidos pela GNR, depois de uma perseguição policial em que as autoridades tiveram que fazer disparos para intimidar os fugitivos, disse este domingo fonte daquela força militarizada.

De acordo com a fonte, os dois elementos, interceptados, sábado, em Espanha junto à fronteira numa carrinha carregada de explosivos, vão ser entregues à Polícia Judiciária, que tomará conta deles até estar concluído o processo judicial que se segue.

Os suspeitos, um homem e uma mulher, entraram em Portugal na fronteira de Bemposta, e a fuga prolongou-se por várias dezenas de quilómetros até Torre de Moncorvo, no sul do distrito de Bragança. O homem conseguiu fugir do controlo policial em Espanha, roubando o carro patrulha dos agentes da Guarda Civil.

«Logicamente (os agentes), devem ter deixado as chaves na ignição» do carro, explicou Alejo, o que permitiu que o homem fugisse. Os agentes, que inicialmente pararam a carrinha, comprovaram que esta tinha explosivos, pelo que deram depois ordens para a evacuação de vários edifícios próximos, por se temer que pudesse ser um carro-bomba.

Uma equipa de desactivação de explosivos (TEDAX) foi enviada para o local onde descartou a possibilidade de que se tratava de uma carrinha armadilhada. Os explosivos e outro material encontrado na carrinha foram recolhidos, mas a polícia até agora preferiu não revelar mais pormenores para não afectar a investigação.

Um dos dados que se está a comprovar é se esta carrinha teria ou não qualquer vínculo com os dois elementos da ETA detidos no sábado em França. Alejo destacou o sucesso das operações de controlo de rotina que estão a levar-se a cabo em toda a comunidade de Castela e Leão.

Destacou ainda o que disse ser a extensa colaboração e «permanente contacto» que as autoridades policiais espanholas e portugueses mantém tanto no combate ao terrorismo como a outras formas de criminalidade.

Lusa, 2010-01-10
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Carro com explosivos não era para ser carro-bomba   Terrorismo Icon_minitimeSeg Jan 11, 2010 2:08 pm

.


.
Seguia em direcção a Portugal
Castilha e Leon


Carro com explosivos não era para ser carro-bomba

A viatura com explosivos interceptada sábado num controlo em Espanha, próximo da fronteira com Portugal, não estava preparada para ser usada de forma imediata, como carro-bomba, disse o delegado do governo em Castela e Leão.

Miguel Alejo explicou aos jornalistas que a carrinha, conduzida por um alegado membro da organização separatista basca ETA, foi já transportada para Madrid, para ser analisada.

O veículo seguia em direcção a Portugal, quando foi interceptado pela Guarda Civil, numa localidade a cerca de 20 quilómetros da fronteira. Alejo descartou que a carrinha com explosivos viesse a ter como alvo qualquer destino nesta região espanhola, saudando o facto dos controlos da Guarda Civil na zona terem conseguido detectar a viatura.

Até ao momento, desconhece-se a identidade dos detidos ou qualquer informação sobre a quantidade e o tipo de explosivos que a carrinha transportava. O condutor e uma mulher que conduzia um segundo veículo, escaparam para Portugal, mas acabaram por ser detidos pela GNR, depois de uma perseguição policial em que as autoridades tiveram que fazer disparos para intimidar os fugitivos, disse este domingo fonte daquela força militarizada.

De acordo com a fonte, os dois elementos, interceptados, sábado, em Espanha junto à fronteira numa carrinha carregada de explosivos, vão ser entregues à Polícia Judiciária, que tomará conta deles até estar concluído o processo judicial que se segue.

Os suspeitos, um homem e uma mulher, entraram em Portugal na fronteira de Bemposta, e a fuga prolongou-se por várias dezenas de quilómetros até Torre de Moncorvo, no sul do distrito de Bragança. O homem conseguiu fugir do controlo policial em Espanha, roubando o carro patrulha dos agentes da Guarda Civil.

«Logicamente (os agentes), devem ter deixado as chaves na ignição» do carro, explicou Alejo, o que permitiu que o homem fugisse. Os agentes, que inicialmente pararam a carrinha, comprovaram que esta tinha explosivos, pelo que deram depois ordens para a evacuação de vários edifícios próximos, por se temer que pudesse ser um carro-bomba.

Uma equipa de desactivação de explosivos (TEDAX) foi enviada para o local onde descartou a possibilidade de que se tratava de uma carrinha armadilhada. Os explosivos e outro material encontrado na carrinha foram recolhidos, mas a polícia até agora preferiu não revelar mais pormenores para não afectar a investigação.

Um dos dados que se está a comprovar é se esta carrinha teria ou não qualquer vínculo com os dois elementos da ETA detidos no sábado em França. Alejo destacou o sucesso das operações de controlo de rotina que estão a levar-se a cabo em toda a comunidade de Castela e Leão.

Destacou ainda o que disse ser a extensa colaboração e «permanente contacto» que as autoridades policiais espanholas e portugueses mantém tanto no combate ao terrorismo como a outras formas de criminalidade.

Lusa, 2010-01-10
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Espanhóis admitem nova base etarra em Portugal   Terrorismo Icon_minitimeSeg Jan 11, 2010 4:18 pm

-
Espanhóis admitem nova base etarra em Portugal

por Patrícia Viegas
Hoje

Terrorismo Ng1240862

Autoridades acreditam que os explosivos apreendidos se destinavam a cometer um atentado numa cidade da Andaluzia, durante os encontros de alto nível que vão ter lugar nesta comunidade no âmbito da presidência espanhola da UE.

A Guardia Civil está convencida de que os etarras detidos no sábado à noite em território português tinham ordens para criar ou abastecer esconderijos destinados a apoiar a realização de atentados em solo espanhol durante a presidência da União Europeia, noticiam esta segunda-feira vários media espanhóis, entre os quais o Diario Vasco on-line.

O jornal, que cita fontes espanholas e portuguesas, refere que as autoridades ibéricas estão convencidas de que o objectivo seria cometer um atentado com um carro armadilhado numa cidade da Andaluzia, como Sevilha, Granada ou Córdoba, onde vão decorrer reuniões importantes durante o semestre espanhol.

Sevilha, por exemplo, recebe a 14 e 16 deste mês a cimeira de ministros da Energia dos 27. Granada, de 7 e 8 de Março, vai ser o cenário da primeira cimeira entre a União Europeia e Marrocos. A organização terrorista basca faria assim uma nova demonstração de força na zona do Sul de Espanha.

A ideia de usar Portugal, especialmente o Algarve, como base para atentados foi promovida pelo ex-líder do aparelho militar da ETA, Garikoitz Aspiazu, "Txeroki", detido em 2009. Jurdan Martitegi, também agora detido, esteve no País em 2007, a estudar a criação de uma base de retaguarda em solo nacional.

Os etarras terão chegado mesmo a ter um esconderijo na cidade de Quarteira, no sotavento algarvio, mas não conseguiram levar a cabo o atentado que teriam planeado com os 115 quilos de explosivos que foram descobertos num automóvel Ford Focus em Ayamonte, junto à fronteira, em Junho de 2007.

No fim ou adiamento da estratégia pesaram também os documentos encontrados no âmbito da detenção de Javier López Peña, "Thierry", os quais desvendaram os planos de uma fuga prisional que tinha como destino Portugal e eram para pôr em prática no Verão de 2008.

O El País, por seu lado, cita fontes do Ministério do Interior espanhol que também admitem que os etarras estejam a tentar fixar em Portugal uma nova rampa de lançamento para atacar Espanha. Não mencionam, porém, objectivos, locais ou datas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Alegados etarras ficam em prisão preventiva   Terrorismo Icon_minitimeSeg Jan 11, 2010 10:44 pm

.
Alegados etarras ficam em prisão preventiva

por DN.pt
Hoje

Terrorismo Ng1240981

O Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) decidiu que os alegados membros da ETA detidos pela GNR ficarão em prisão preventiva, o que só foi possível porque o Ministério Público, além dos crimes de furto, falsificação de documentos e desobediência, imputou-lhes o crime de ligação a organização terrorista, previsto na Lei 53/2003.

À saída do TCIC, o advogado dos alegados membros da organização terrorista basca, Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron, disse que discorda da medica de coação imposta aos seus clientes.

José Galamba explicou que uma eventual extradição para Espanha é um outro processo e esse, caso haja um pedido por parte das autoridades espanhola, será analisado pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

O advogado disse não poder confirmar se o processo de extradição já foi iniciado, pois ainda não recebeu qualquer notificação.

Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron foram detidos no sábado à noite, pela GNR, depois de terem escapado a uma operação da Guardia Civil, em Zamora. Arrieta foi apanhado em Torre de Moncorvo após uma perseguição que envolveu tiros de aviso por parte dos militares da Guarda Nacional Republicana. Ortiz foi detida em Ponte do Pocinho, Vila Nova de Foz Côa.

Os alegados membros da ETA foram depois transportados pela Polícia Judiciária para a Unidade Nacional Contra-Terrorismo, em Lisboa.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Garzón não deu resposta à criação de equipas mistas   Terrorismo Icon_minitimeTer Jan 12, 2010 5:58 pm

.
Garzón não deu resposta à criação de equipas mistas

por Carlos Rodrigues Lima
Hoje

Terrorismo Ng1241289

Procuradoria-geral da República declara ao DN que existem pontos de contacto entre Portugal e Espanha para os casos de terrorismo e que o juiz Baltazar Garzón não deu seguimento à proposta de criação de equipas mistas.

A Procuradoria-geral da República (PGR) declarou, hoje ao DN, que entre Portugal e Espanha existem pontos de contacto para os casos de terrorismo. A PGR explicou ainda que as equipas mistas de investigação entre ambos os países só não foram criadas porque o juiz espanhol Baltazar Garzón deixou cair a iniciativa.

Na sequência de contactos havidos entre o Procurador-Geral da República Português e o Procurador-Geral Espanhol e os anteriores Ministros da Justiça de Espanha e de Portugal, ficou acordada a existência de pontos de contacto entre as duas Procuradorias, exactamente para casos de terrorismo, diz uma nota da PGR, acrescentando que Portugal indicou duas Magistradas do Departamento Central de Investigação e Acção Penal e Espanha indicou igualmente dois Magistrados, tendo na altura sido entendido por ambas as partes que isso seria o bastante

Numa segunda fase, continua a nota da PGR, o juiz Garzón propôs a criação de equipas mistas, não tendo dado seguimento à resposta que lhe foi enviada

Entre a Procuradoria-Geral Portuguesa e a Procuradoria-Geral Espanhola foram ainda estabelecidos pontos de contacto para os casos de incêndios que, começando num dos lados da fronteira se propaguem para o outro. Os Procuradores-Gerais indicaram Magistrados como pontos de contacto em vários locais do país, de acordo com informação da Procuradoria.

Hoje, na edição em papel, o DN noticiou que dois anos depois da assinatura de um memorando de entendimento, Portugal e Espanha ainda não criaram qualquer tipo de equipa mista para a investigação do terrorismo, sobretudo para casos ligados às actividades da ETA. O documento previa a constituição de uma equipa liderada por magistrados, auxiliados por elementos das forças policiais

In DN

Terrorismo Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo Empty
MensagemAssunto: ETA preparava atentado de grande envergadura   Terrorismo Icon_minitimeQua Jan 13, 2010 11:07 pm

.
ETA preparava atentado de grande envergadura

por MARIA DE LURDES VALE
Hoje

Terrorismo Ng1241584

Peritos sustentam que material apreendido denuncia que grupo preparava novas acções, a partir de Portugal ou de Espanha.

O material encontrado na carrinha de marca Iveco, conduzida pelo alegado membro da ETA, Garikoitz García, indica, segundo os peritos da luta antiterrorista, que o "comando" detido em Portugal no fim-de-semana pelos agentes da GNR se preparava para cometer um atentado de "grande envergadura", através de uma nova base que poderia ser instalada de um ou de outro lado da fronteira.

A pista é sustentada pela existência de três botijas de gás propano e butano, vazias, e com uma capacidade de 84 litros, sendo que uma delas está cortada na parte de cima, pronta a ser usada como "canhão". Conforme explicam os peritos, a ETA costuma utilizar este tipo de material para os atentados com carros-bombas. As botijas são cheias com explosivos (que também foram encontrados na carrinha), colocadas na mala de um carro e detonadas à distância.

Numa nota emitida pelo Ministério do Interior espanhol lê-se que foi identificado material que o grupo terrorista costuma usar para montar esconderijos ou "zulos", como três bidões metálicos, dois maiores e um mais pequeno, que funcionam como protecção ao equipamento que tem de ser enterrado. Destaca-se ainda a existência de dois recipientes de plástico com líquido, que está a ser analisado, e todo o material necessário para a elaboração de bombas-lapa, sistema que a ETA tem usado nos últimos atentados. Neste momento, a GNR e a Guardia Civil continuam a investigar a possibilidade deste grupo ter uma infra-estrutura em Portugal ou se a estariam a organizar na altura em que foram detidos. Mas tais acções têm decorrido discretamente, já que as forças de segurança acreditam poder haver do lado de Portugal ou de Espanha um novo espaço alugado por alguém da ETA que se tenha deslocado previamente àquela zona ou que por ali resida há algum tempo. Uma coisa é certa: a quantidade de material encontrado na carrinha demonstra que a ETA planeava uma campanha de atentados a partir desta nova base, quer fosse em Portugal quer em Espanha.

Zapatero enalteceu ontem a "eficácia" dos Corpos e Forças de Segurança do Estado contra a ameaça terrorista, que permitiu a detenção de quatro membros da ETA em Espanha e Portugal. As mais altas instituições do Estado homenagearam nove agentes da Polícia Nacional e da Guardia Civil que morreram em 2009.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Terrorismo Empty
MensagemAssunto: Re: Terrorismo   Terrorismo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Terrorismo
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» India
» UC desenvolve tecnologia de combate ao terrorismo
» Turquia
» Al-Qaeda
» EUA - era Obama

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: