Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Grécia

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Atentado anarquista em Atenas   Grécia - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 01, 2011 2:20 pm

.
Atentado anarquista em Atenas

por LUÍS NAVES
Ontem

Grécia - Página 2 Ng1415908

Violência da esquerda radical provoca estragos e ameaça tornar-se problema na Europa devastada pela crise.

A polícia grega pensa que o atentado de ontem no centro de Atenas foi da autoria do mesmo grupo anarquista radical que reivindicou em Novembro o envio de encomendas explosivas a várias embaixadas. Doze pessoas suspeitas de serem membros desta organização, Conspiração das Células de Fogo, enfrentam um tribunal a partir de dia 17. Em ataques mais recentes, contra as embaixadas da Suíça e do Chile em Roma, ficaram feridas duas pessoas. E na Grécia, em Novembro, a detonação atingiu uma empregada de distribuição de correio.

A forte explosão de ontem em Atenas ocorreu de manhã, à hora de ponta, mas foi precedida de um aviso telefónico que deu tempo à polícia para evacuar os edifícios em torno do veículo armadilhado (uma motorizada).

A operação foi eficaz e ninguém ficou ferido, mas foram atingidos dois edifícios que servem de tribunais administrativos e os estragos eram importantes, com muitos vidros partidos e uma dezena de carros destruídos. A moto que explodiu tinha sido roubada. O Governo grego, que enfrenta uma difícil crise financeira e social (ver texto ao lado), condenou de imediato o incidente, que visa "aterrorizar a democracia e os cidadãos".

Também de manhã cedo, mas na capital da Argentina, um engenho explosivo de pequena dimensão (alguns relatos mencionavam um cocktail molotov) fez alguns estragos em frente à embaixada da Grécia, também sem fazer vítimas. As autoridades em Buenos Aires não adiantaram se havia relação entre os dois atentados, mas a polícia grega afirma que há ligações entre vários grupos extremistas europeus, que se estarão a mobilizar na sequência do apelo feito pelos anarquistas gregos para uma "rebelião" europeia.

Em Novembro, a Conspiração das Células de Fogo divulgou uma carta através de um site da Internet onde se escreve o seguinte: "A nossa voz deve transformar-se em vento e ir ao encontro da rebelião, de Buenos Aires até Atenas e Salónica, do Chile e do México, até França e Bélgica." As cartas armadilhadas que explodiram em Roma foram reivindicadas por um grupo chamado Federação Anarquista Informal, Célula Revolucionária Lambros Fountas, baptizada com o nome de um membro grego da Luta Revolucionária, morto em Março durante um confronto com a polícia.

A vaga de atentados anarquistas iniciada em Novembro não é inédita na Grécia, mas coincide com forte contestação da população em relação às medidas de austeridade. A violência da extrema-esquerda radical tem um historial de décadas, mas tornou-se mais forte no final de 2008, quando a morte de um adolescente fez estalar uma onda de protestos de rua, criando alta instabilidade social durante semanas.

Em 2010 regressaram as manifestações violentas, mas desta vez ligadas às medidas de austeridade decididas pelo Governo, no âmbito da crise financeira.

O grupo Conspiração das Células de Fogo começou a ser conhecido a partir de 2008, com vários atentados incendiários contra agências bancárias. Segundo afirma a polícia, até agora nenhum dos ataques da organização fez vítimas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Centenas de imigrantes em greve de fome há um mês   Grécia - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 01, 2011 11:09 pm

.
Centenas de imigrantes em greve de fome há um mês

por Lusa
Hoje

Os serviços médicos gregos hospitalizaram hoje em Atenas e Salônica 54 imigrantes que há 36 dias entraram em greve de fome para exigir uma autorização de trabalho e de residência na Grécia.

Segundo a agência Efe, os hospitalizados fazem parte de um grupo de cerca de 300 imigrantes, na sua maioria oriundos do Magrebe, que iniciaram uma greve de fome há mais de um mês para exigir que lhes seja concedido o direito de residência e trabalho na Grécia. De acordo com organizações da sociedade civil que acompanham o caso, muitos destes imigrantes não têm conseguido renovar as respectivas autorizações apesar de residirem e trabalharem na Grécia há vários anos. Os serviços sanitários decidiram hospitalizar os 54 imigrantes perante o perigo de os seus órgãos vitais poderem ser afectados de forma permanente, informaram fontes médicas.

Entre os hospitalizados, 14 apresentavam sintomas de falha renal e os restantes problemas de saúde diversos, depois de, durante um mês, terem apenas ingerido água com açúcar. Desde domingo, 36 dos imigrantes que estão em greve de fome negam-se, inclusive, a beber água, tendo 18 sido hospitalizados.

Artistas, actores e académicos gregos juntaram-se hoje numa conferência de imprensa em Atenas para transmitir o seu apoio aos imigrantes. "O tempo está a acabar e o governo ainda não se apercebeu [disso]", criticou Nadia Vartzeli, uma médica que integra o comité de solidariedade. O governo de Atenas parece, contudo, não querer ceder. Hoje, o ministro do Interior grego, Yanis Ragusis, insistiu que "não se concederão autorizações de residência permanentes" a imigrantes ilegais. O território grego é a porta de entrada da maior parte dos fluxos migratórios clandestinos que se dirigem à União Europeia, referem dados de Bruxelas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Grécia prepara novas medidas de austeridade   Grécia - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 03, 2011 5:11 pm

.
Grécia prepara novas medidas de austeridade

por dn.pt
Hoje

O país foi o primeiro a recorrer ao fundo de resgate europeu

A Grécia prepara novas medidas de austeridade, depois de ter vindo a público que o défice do ano passado é de 10,6% do PIB, revelam hoje os jornais Kathimerini e Eleftheros Typos.

O ministro das Finanças grego, Georges Papaconstantinou, admitira na quarta-feira que o défice para 2010 seria muito provavelmente superior aos 9,4% do PIB, inicialmente previstos, mas não precisou em quanto.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Manifestantes saem à rua na Grécia   Grécia - Página 2 Icon_minitimeDom maio 01, 2011 4:28 pm

.
Manifestantes saem à rua na Grécia

por Lusa
Hoje

Grécia - Página 2 Ng1516334

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em diversas cidades da Grécia para protestar contra um novo endurecimento das medidas de austeridade, enquanto o primeiro-ministro George Papandreou apelava ao 'apoio de todos' no atual esforço.

As manifestações, sobretudo concentradas em Atenas e Salónica (norte), decorreram em clima de divisão com protestos paralelos organizados respetivamente pela Frente sindical comunista Pame e as grandes centrais do setor privado (GSEE) e público (ADEDY), mas com uma participação que segundo fontes policiais não ultrapassou as 15 mil pessoas.

O Pame garantiu no entanto uma maior concentração de manifestantes em Atenas, mobilizados por palavras de ordem que denunciavam "Nenhuns sacrifícios para a plutocracia" e propunham "Uma força popular para mudar o poder".

Em protesto contra a intervenção militar na Líbia, os manifestantes do Pame lançaram, tinta vermelha contra o gradeamento da embaixada de França, antes de terminarem o desfile frente à embaixada dos Estados Unidos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Autoridades investigam notícia de abandono do euro   Grécia - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 09, 2011 2:55 pm

.
Autoridades investigam notícia de abandono do euro

por Lusa
Hoje

O Ministério Público de Atenas ordenou hoje a abertura de um inquérito urgente sobre o artigo publicado na sexta-feira pela edição 'online' da revista alemã Der Spiegel, admitindo a possibilidade da Grécia abandonar o euro, segundo fonte judicial.

A investigação, conduzida pela procuradora Héléni Raikou, deverá determinar se a edição 'online' do Der Spiegel é culpada de "difusão de notícias falsas", precisou a mesma fonte.

A justiça grega pediu a colaboração judicial das autoridades alemãs para ouvir os responsáveis do 'site' e os autores do artigo.

A justiça grega é conhecida por determinar, frequentemente, a abertura de inquéritos preliminares sobre assuntos que perturbam a opinião pública, mas a maioria é posteriormente arquivada.

O artigo do Spiegel Online deixou os mercados em pânico, ao afirmar que a Grécia queria deixar a zona euro, uma hipóteses desmentida por Atenas e pelos principais protagonistas europeus.

o 'site' noticiava ainda que os responsáveis do euro se iriam reunir secretamente no Luxemburgo para encontrar uma saída para a crise da dívida grega.

Desde o início desta crise, no inverno de 2010, os meios de comunicação social alemães têm sido acusados pela opinião pública grega, na melhor das hipóteses, de reciclar lugares comuns e preconceitos anti-Grécia, e na pior, de se prestarem a manipulações especulativas contra o país.

In DN

Grécia - Página 2 Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Grécia "fecha a loja" se não receber ajuda em Junho   Grécia - Página 2 Icon_minitimeTer maio 24, 2011 2:50 pm

.
Grécia "fecha a loja" se não receber ajuda em Junho

Hoje

O ministro das Finanças grego, Yorgos Papaconstantínu, reafirmou hoje que o país declarará a bancarrota se não receber uma quinta tranche de ajuda externa no valor de 12 mil milhões de euros até 26 de Junho.

"A verdade é muito difícil e se não recebermos o dinheiro até 26 de Junho, seremos obrigados a fechar a loja e a declarar a impossibilidade de pagar as nossas obrigações", disse Papaconstantínu numa entrevista exclusiva ao canal privado Skai, de Atenas, citada pela agência espanhola EFE.

Na segunda-feira, o Governo grego decidiu aplicar de forma urgente novos cortes salariais na função pública e nas pensões, aumentar os impostos e privatizar portos e empresas estatais, medidas que visam responder às condições para continuar a receber o empréstimo trianual concedido em maio de 2010, pela Zona Euro e o FMI, num valor total de 120 mil milhões de euros.

No domingo, o primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, já tinha advertido que a Grécia entrará em colapso se não receber a nova tranche da ajuda externa em Junho.

Papandreou vai reunir-se hoje com a oposição para tentar chegar a um acordo que permita aprovar as novas medidas de austeridade, no valor de seis mil milhões de euros, mas a tarefa poderá ser difícil, tendo em conta as divergências com o partido Nova Democracia, segundo o embaixador de Portugal em Atenas.

"Vai ser bastante difícil [chegar a um acordo]. Tem havido divergências muito profundas entre o Governo socialista e a Nova Democracia, o principal partido da oposição na Grécia", afirmou aos jornalistas, em Atenas, Alfredo Duarte Costa.

In DN

Embarassed Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: FMI pode não libertar verbas para a Grécia   Grécia - Página 2 Icon_minitimeQui maio 26, 2011 11:17 pm

.
FMI pode não libertar verbas para a Grécia

por Lusa
Ontem

O presidente do euro-grupo, Jean-Claude Juncker, disse hoje que o Fundo Monetário Internacional pode não libertar a ajuda de 12 mil milhões de euros à Grécia, em Junho, dificultando a situação financeira do país helénico.

"Há regras específicas no FMI e uma dessas regras diz que o FMI só pode tomar medidas quando a garantia de refinanciamento é dado ao longo de 12 meses", disse Juncker numa conferência de imprensa, citado pela Bloomberg. "Não penso que seja um dado adquirido que a troika conclua que isso está garantido", acrescentou.

Uma equipa de peritos da União Europeia, do FMI e da Comissão Europeia vai completar, na próxima semana, a avaliação do pacote de medidas durante a próxima semana, e dessa avaliação depende a libertação de mais 12 mil milhões de euros, dos quais cerca de 3,3 mil milhões virão do FMI. A porta-voz do Fundo Monetário Internacional, Caroline Atkinson, disse hoje que precisa de "garantias financeiras" antes de entregar verbas aos países em dificuldades financeiras como a Grécia.

"Temos de ter garantias financeiras em todos os programas", acrescentou a porta-voz, sublinhando que as verbas servem para suprir dificuldades de financiamento desses países. "É assim que garantimos a segurança do dinheiro dos nossos membros", concluiu a responsável.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ministro: Grécia vai receber quinta parte do empréstimo   Grécia - Página 2 Icon_minitimeDom maio 29, 2011 10:36 pm

.
Ministro: Grécia vai receber quinta parte do empréstimo

por Lusa
Hoje

O ministro das Finanças grego, Yorgos Papaconstantinu, manifestou-se hoje seguro de que a Grécia vai receber a quinta tranche do empréstimo da ajuda externa para se salvar da bancarrota.

"Temos todas os motivos para acreditar que as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com a União Europeia (UE) terminarão com resultados positivos para a Grécia", disse na noite de sábado Papaconstantinu, entrevistado pelo canal de televisão privado ateniense Mega.

O ministro disse também que a Grécia "cumpriu as metas" para reduzir o défice num ano.

Os media gregos publicaram hoje as declarações de Papaconstantinu, que dão especial relevo ao desmentido sobre a notícia do semanário alemão Der Spiegel de que o FMI e a UE tinham chegado à conclusão de que "a Grécia falhou" em todas as suas metas fiscais.

"A informação é falsa (...) e as negociações continuam", sublinhou.

Segundo o ministro, "não é possível dizer que a Grécia não cumpriu as suas metas, quando conseguiu reduzir o seu défice em cinco pontos percentuais num ano, a maior redução da zona euro".

O Governo do primeiro-ministro grego, George Papandreou, que assumiu o poder em Outubro de 2009, teve que enfrentar um défice revisto no final desse ano que ascendia a mais do dobro do que supostamente havia herdado, ao situar-se em 15,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Depois de um severo programa de austeridade e um pedido de resgate, previsto para três anos, no montante de 110 mil milhões de euros, a Grécia conseguiu reduzir o défice em percentagem do PIB, para 10,5 por cento em 2010.

O país já recebeu aproximadamente metade da ajuda em forma de empréstimos (53 mil milhões de euros), podendo estar mais próximo do que nunca da bancarrota caso não consiga obter a quinta parte do empréstimo da ajuda externa, no montante de 12 mil milhões de euros, segundo os media.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Confrontos na terceira greve geral do ano em Atenas   Grécia - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 15, 2011 10:51 pm

.
Confrontos na terceira greve geral do ano em Atenas

por Lusa e DN.pt
Hoje

Grécia - Página 2 Ng1553441

A polícia grega foi forçada a utilizar gás lacrimogéneo na tentativa de bloquear o acesso ao Parlamento de Atenas de alguns dos mais de 20 mil manifestantes que esta tarde tentaram evitar a votação de novas medidas de austeridade.


Também o funcionamento dos serviços públicos e dos transportes marítimos e urbanos estão hoje a ser fortemente perturbados devido à terceira greve geral deste ano, convocada pelas principais centrais sindicais do país. Além da circulação de comboios e barcos, a greve também está a paralisar a imprensa, a banca, os infantários e as empresas estatais em vias de privatização.

Os hospitais públicos apenas atenderão hoje casos urgentes e o comércio em Atenas estará fechado durante três horas ao meio-dia. As excepções hoje são as companhias aéreas e os aeroportos, que vão funcionar normalmente.

Os gregos protestam contra a adopção de um pacote adicional de medidas de austeridade, que vai começar hoje a ser analisado no parlamento e do qual depende a continuação da ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para evitar a bancarrota do país.

Centenas de manifestantes, pertencentes ao movimento de protesto popular dos 'indignados', reuniram-se hoje na praça Syntagma à frente do parlamento. Acampados na praça há três semanas, os indignados gregos prevêem formar uma cadeia humana e cercar o parlamento. A polícia colocou uma barreira de dezenas de veículos estacionados na rua, à frente da entrada do parlamento, para permitir o acesso aos deputados e impedir a multidão de se aproximar.

Várias artérias em torno do parlamento estão fechadas à circulação e aos peões devido à violência dos confrontos entre policia e manifestantes.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Merkel e Sarkozy debatem crise grega na sexta-feira   Grécia - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 16, 2011 3:41 pm

.
Merkel e Sarkozy debatem crise grega na sexta-feira

por Lusa
Hoje

Grécia - Página 2 Ng1554044

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, reúnem-se na sexta-feira em Berlim para debater o impasse sobre a ajuda financeira suplementar à Grécia, para evitar a bancarrota deste país da zona euro.

O encontro foi inicialmente agendado para preparar a cimeira europeia de Junho, tradicionalmente dedicada a temas económicos de rotina, mas o agravamento da crise em Atenas, onde a agitação social subiu de tom esta semana, em vésperas da aprovação de novo pacote de austeridade, dominará por completo a conversa entre Merkel e Sarkozy, disseram fontes diplomáticas.

A Europa comunitária espera que a chanceler e o chefe de Estado francês mostrem o caminho para ajudar a Grécia, depois de os ministros das Finanças da zona euro não terem conseguido chegar a acordo, numa reunião que decorreu no princípio desta semana, em Bruxelas.

A grande maioria dos países da moeda única está de acordo em exigir a participação dos credores privados, como bancos e seguradoras, na solução financeira para a Grécia.

Boa parte dos Estados do euro, incluindo a França, rejeitaram a proposta alemã para prolongar a maturidade dos títulos da dívida grega por mais sete anos, receando que esta medida seja interpretada como um incumprimento da Grécia por parte dos mercados financeiros.

De acordo com vários economistas, se os mercados decretarem a bancarrota grega, poderá surgir uma situação mais complicada do que a actual, semelhante à que resultou da falência do banco norte-americano Lehmann Brothers, em finais de 2008, génese da maior crise económica e financeira internacional das últimas oito décadas

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Evangelos Venizelos para a pasta das finanças   Grécia - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 17, 2011 11:00 pm

.
Evangelos Venizelos para a pasta das finanças

por Lusa
Hoje

Grécia - Página 2 Ng1554972

O primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, nomeou hoje Evangelos Venizelos para ministro das Finanças em substituição de Georges Papaconstantinu, que passa para a pasta do Ambiente, anunciou um porta-voz do governo.

Venizelos, de 54 anos, que também foi nomeado vice-presidente, cargo que ocupará ao lado do actual vice-presidente Theodoros Pangalos, que manteve funções, terá a tarefa de resolver a crise financeira e social da Grécia e negociar com os credores do país. Até agora, Venizelos era ministro da Defesa. A saída de funções de Papaconstantinou era esperada porque apesar de apreciado no estrangeiro, o ministro era criticado pelos eleitos do partido socialista no poder por ter imposto à pressão a austeridade para obter uma ajuda financeira da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros do governo é Stravos Lambrinidis, de 49 anos, que foi chefe do grupo parlamentar socialista grego no Parlamento europeu e é próximo de Papandreou. Um outro próximo de Papandreou, Panos Beglitis, até agora secretário de Estado da Defesa, foi nomeado ministro da Defesa.

Confrontado com as pressões contraditórias dos credores do país e da população, e com a recusa do principal partido da oposição de direita de formar um governo de unidade nacional, o primeiro-ministro tinha anunciado quarta-feira que iria fazer uma remodelação governamental e posteriormente pedir uma moção de confiança no Parlamento.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Governo grego obtém confiança do parlamento   Grécia - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 21, 2011 10:40 pm

.
Governo grego obtém confiança do parlamento

por Dn.pt/Lusa
Hoje

Grécia - Página 2 Ng1558930

A AFP avança que o o governo socialista grego conseguiu, na terça-feira à noite, 155 votos favoráveis à moção de confiança.Toda a oposição votou contra.

O Executivo precisava de pelos menos 151 votos favoráveis dos 300 deputados. Conseguiu os 155 votos dos socialistas.

O primeiro-ministro George Papandreou tinha apresentado uma moção de confiança, face ao aumento da contestação às medidas de austeridade que vêm sendo adoptadas.

Com esta aprovação, o primeiro-ministro grego George Papandreu terá mais facilidade em aprovar o novo pacote de medidas de austeridade exigido pelos parceiros europeus para que seja desbloqueada mais uma tranche do plano de resgate financeiro do país.

Enquanto isso, cerca de 200 mil pessoas concentraram-se frente ao parlamento. Este novo protesto foi convocado pelo movimento dos "indignados" gregos, que desde 25 de maio promove um acampamento na praça central de Syntagma, em oposição às medidas de austeridade ditadas ao país pela União Europeia (UE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

In DN

Grécia - Página 2 00020670
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Greve geral dias 28 e 29 contra o plano de austeridade   Grécia - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 23, 2011 4:56 pm

.
Greve geral dias 28 e 29 contra o plano de austeridade

por Lusa
Hoje

As principais centrais sindicais gregas convocaram hoje uma greve geral para os dias 28 e 29 de Junho, aquando da votação no Parlamento do plano de austeridade exigido pela Zona Euro.

"Em vista do voto do plano orçamental de médio prazo (...) acordado entre o Governo e os seus usurários credores, decidimos uma greve geral de 48 horas para os dias 28 e 29 de Junho", indicou num comunicado a GSEE, a principal confederação sindical grega. A ADEDY, a central sindical dos funcionários, também anunciou que vai aderir a este protesto. Uma nova greve geral, a quarta deste ano contra a austeridade, desta vez por 48 horas, tem vindo a ser anunciada desde há vários dias pelos sindicatos, mas as datas exactas foram definidas após a publicação na quarta-feira pelo Ministério das Finanças do calendário do debate e votação no Parlamento.

Os "indignados" gregos que acampam à frente do Parlamento desde 25 de maio e estiveram, no início de Junho, no início de grandes protestos de cidadãos contra o novo plano de austeridade e as privatizações, também apelaram a novas manifestações nas mesmas datas que os sindicatos. A votação do controverso plano de austeridade de 2012-2015 é, segundo o Governo e os credores do país, a condição para o pagamento até início de Julho da quinta parcela, de 12 bilhões de euros, vital para a Grécia.

Esta é a quinta parcela do empréstimo de 110 mil milhões de euros concedido ao país pela Zona Euro e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em maio último. A luz verde para o pagamento desta parcela deve ser dada numa reunião no Luxemburgo, a 03 de Julho, pelos países da Zona Euro.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Londres fica fora do segundo resgate à Grécia   Grécia - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 24, 2011 2:13 pm

.
Londres fica fora do segundo resgate à Grécia

por DN.pt
Hoje

O Reino Unido conseguiu manter-se fora do segundo resgate financeiro da União Europeia (UE) à Grécia. Londres apenas irá participar indirectamente, através das suas contribuições para o Fundo Monetário Internacional (FMI), parceiro da UE no apoio à Grécia.

O acordo dos líderes europeus para garantir um novo empréstimo gigantesco à Grécia, e evitar a falência do país, está em destaque nos jornais britânicos, como o The Guardian, mas sob o ponto de vista nacional, ou seja, destacando o facto de o primeiro-ministro, David Cameron, ter convencido os seus parceiros europeus de que para o novo pacote de resgate deverão contribuir apenas os países com o euro como moeda.

Em troca dos 120 mil milhões de euros, a Grécia, cuja falência poderia causar nova crise financeira mundial, segundo avisos do FMI, terá de implementar um plano de cortes de despesa e aumento da colheita de impostos de 28 mil milhões de euros e um programa de privatização de 50 mil milhões. Planos que terão de ser finalizados pelo governo grego nos próximos dias e, de preferência, num pacto político com a oposição.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Eurogrupo crê na aprovação de novas medidas austéras   Grécia - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 24, 2011 10:26 pm

.
Eurogrupo crê na aprovação de novas medidas austéras

por Lusa
Hoje

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, declarou hoje ter confiança que o parlamento grego aprove o novo pacote de medidas de austeridade para aceder a nova ajuda internacional de modo a evitar a falência do país.

Juncker apelou a que os ajustes de austeridade no país sejam aplicados o quanto antes. "É evidente que há que confirmar que o texto que o parlamento aprove tenha uma aplicação imediata na realidade grega", comentou o responsável em conferência de imprensa decorrida em Bruxelas.

"Uma coisa é aprovar uma lei e outra coisa é aplicá-la", advertiu todavia o também primeiro-ministro do Luxemburgo. O novo plano de ajuda financeira prometido à Grécia em troca de mais um pacote de austeridade terá um montante "similar" ao do primeiro empréstimo, que atingia os 110 mil milhões de euros, disse hoje o primeiro-ministro grego, Georges Papandreou.

"Estamos a falar de montantes muito, muito significativos" para este programa de ajuda que será financiado pela zona euro, o Fundo Monetário Internacional e os credores privados", declarou o governante grego em Bruxelas.

In DN

Grécia - Página 2 Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Grécia volta à estaca zero. Saiba porquê   Grécia - Página 2 Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 10:32 pm

.
Grécia volta à estaca zero. Saiba porquê

por Nuno Aguiar
Hoje

A agência de rating Standard&Poor's avisou hoje que a reestruturação de dívida grega que está a ser planeada será considerada um default (incumprimento). O modelo de reestruturação aceite pela banca francesa previa o rollover (reinvestimento) de 70% da dívida grega amortizada.

A posição da S&P poderá fazer regressar as negociações com a banca à estaca zero, prometendo agravar ainda mais a crise da zona euro.

Mais um atraso - É mais um revés para a zona euro. Começam a ser exasperantes os avanços e recuos na crise da dívida, neste caso motivados pelas agências de rating.

In DN

Twisted Evil

Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Grécia impede Frota de Liberdade de seguir para Gaza   Grécia - Página 2 Icon_minitimeTer Jul 05, 2011 5:01 pm

.
Grécia impede Frota de Liberdade de seguir para Gaza

por DN.pt
Hoje

A Frota da Liberdade pretende furar o bloqueio israelita e levar ajuda humanitária para Gaza. Mas, depois de ter atrasado a emissão de licenças, a Grécia proibiu todos os barcos saírem dos portos onde estão atracados. Uma das embarcações tentou furar a ordem, mas foi travada pela guarda costeira grega.

O incidente registou-se ontem com o barco canadiano Tahrir, que estava no porto de Agios Nikolaos, em Creta. A tripulação arrancou a caminho de águas internacionais, às seis horas locais, mas foram apanhados pelos barcos mais rápidos da guarda costeira. Na semana passada, o capitão do barco norte-americano The Audacity of Hope foi detido quando tentava fugir de Atenas, lembra o The Guardian.

A proibição, por parte do governo grego, foi decretada na sexta-feira, sem dar quaisquer explicações. Os críticos acusaram as autoridades de cederem o controlo das águas territoriais à pressão israelita e norte-americana. Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, agradeceu aos gregos por terem travado a "provocação anti-israelita". Casos que se seguem às sabotagens que visaram alguns dos navios do grupo.

In DN

Grécia - Página 2 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Hillary declara apoio dos EUA "ao povo e governo grego"   Grécia - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 17, 2011 10:22 pm

.
Hillary declara apoio dos EUA "ao povo e governo grego"

Hoje

Grécia - Página 2 Ng1581766

A chefe da diplomacia norte-americana, Hillary Clinton, manifestou hoje o apoio dos Estados Unidos "ao povo e ao governo da Grécia" e saudou os planos de recuperação económica e as medidas de austeridade contestadas pela população.

"Apoiamos o povo e o governo gregos", declarou Hillary Clinton aos jornalistas em Atenas, afirmando que os Estados Unidos "apoiam a determinação do governo [do primeiro-ministro] Papandreou em fazer reformas necessárias para dar solidez" à economia do país.

Reconheceu que as reformas e as medidas de austeridade que contempla são um "remédio amargo" difícil de engolir mas afirmou que os Estados Unidos confiam inteiramente que irão resultar.

A crise financeira da Grécia deverá dominar a visita de Hillary Clinton, numa altura em que se discute um novo pacote financeiro de 115 mil milhões de euros para recuperar a economia grega.

O governo grego aprovou novas medidas de austeridade depois de não ter conseguido cumprir as metas de redução do défice estabelecidas para este ano.

Cortes no investimento e aumentos de impostos têm provocado com frequência greves e manifestações que descambam em violência na capital, Atenas.

Na quinta-feira, os líderes dos 17 países da zona Euro vão reunir-se para tentar chegar a acordo sobre um segundo pacote de ajuda financeira externa.

APN

Lusa/fim e re

In DN

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Taxistas gregos prolongam greve até sábado   Grécia - Página 2 Icon_minitimeQua Ago 03, 2011 5:10 pm

.
Taxistas gregos prolongam greve até sábado

por Lusa
Hoje

Os proprietários das empresas de táxis gregas aprovaram hoje a continuação de uma paralisação até sábado, apesar das crescentes preocupações sobre o impacto da decisão na indústria do turismo.

Após seis horas de conversações em Atenas, as associações sindicais dos taxistas referiram que as principais reivindicações, relacionadas com o fim da atribuição de novas licenças, não foram atendidas pelo governo do PASOK (Partido Socialista Pan-Helénico).

A greve foi desencadeada a 18 de Julho, com os protestos a bloquearem autoestradas, portos e aeroportos nas principais cidades da Grécia.

Os credores internacionais do país (UE e FMI) pretendem a liberalização de dezenas de profissões através da anulação das licenças para exercer a actividade, para além de uma revisão do código laboral e de cortes draconianos na administração pública.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Grécia deverá receber em Setembro nova tranche   Grécia - Página 2 Icon_minitimeQui Ago 25, 2011 10:24 pm

.
Grécia deverá receber em Setembro nova tranche

por Dinheiro Vivo | Lusa
Hoje

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse hoje que a Grécia deverá receber no final de Setembro a próxima tranche do empréstimo de resgate financiado pela instituição económica multilateral.

"A comissão executiva do FMI poderá estar em posição de considerar a aprovação do próximo pagamento por volta do final de Setembro", disse em conferência de imprensa o porta-voz do fundo, David Hawley.

Em Maio de 2010, o FMI, a União Europeia e o Banco Central Europeu atribuíram à Grécia um empréstimo de resgate de 110 mil milhões de euros, quando o país estava à beira da bancarrota, que ameaçava a zona euro.

In DN

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Primeiro-ministro exclui eleições antecipadas   Grécia - Página 2 Icon_minitimeDom Set 04, 2011 2:46 pm

.
Primeiro-ministro exclui eleições antecipadas

por Lusa
Hoje

O primeiro-ministro grego Yorgos Papandréu excluiu hoje eleições antecipadas na Grécia e afirmou que será em 2013, quando os cidadãos julgarem o governo, que o país terá superado a actual crise económica.

No seu discurso perante os membros do PASOK, Yorgos Papandréu sublinhou "que é a nossa acção que o país deve sair das inspecções e da dependência" financeira e que o seu partido é que deve levantar a Grécia da prostração.

"Não santificamos o Estado nem demonizamos os mercados", disse o chefe do Governo, acrescentando: "Estamos orgulhosos da nossa pátria e seguros das nossas forças".

Falando da delicada situação financeira actual, o dirigente socialista fez uma auto-critica e reconheceu que também o seu partido tem uma parte de responsabilidade pelos erros cometidos no passado, ainda que não seja o actor principal.

"Hoje fazemos o que devemos para encontrar uma saída segura da crise. Somos os responsáveis de assumir as reformas da sociedade e estamos dispostos a enfrentar com mentalidades e práticas" adversas, sublinhou.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Funcionários públicos estão a bloquear edifícios ministeriais   Grécia - Página 2 Icon_minitimeQui Set 29, 2011 3:32 pm

.
Funcionários públicos estão a bloquear edifícios ministeriais

por lusa
Hoje

Grécia - Página 2 Ng1657117

Funcionários públicos gregos, que se opõem a novas medidas de austeridade, estão a bloquear edifícios ministeriais em Atenas em protesto contra um endurecimento das medidas do governo, indicaram fontes sindicais.

"Organizações sindicais estão a ocupar a maioria dos ministérios e dos serviços", indicou a Confederação dos Sindicatos de Funcionários Públicos (ADEDY), precisando que cerca de uma dezena de edifícios estão bloqueados.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Grécia ameaça parar com greve geral   Grécia - Página 2 Icon_minitimeQua Out 05, 2011 11:24 am

.
Grécia ameaça parar com greve geral

por Dinheiro Vivo
Hoje

Grécia - Página 2 Ng1662402

O maior sindicato grego, Adedy, convocou uma greve geral para hoje que deve encerrar escolas, aeroportos, transportes públicos e hospitais, no que poderá ser a maior paragem do país este ano.

O sindicato protesta contra as novas medidas de austeridade anunciadas recentemente pelo governo helénico: novo imposto sobre os imóveis, cortes nas pensões, e cortes nos salários dos funcionários públicos que vão ser colocados na prateleira a receber 60% do salário durante o espaço de um ano, e após este período serão despedidos ou reformados compulsivamente, de acordo com a Bloomberg.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Requisição civil em véspera de greve geral   Grécia - Página 2 Icon_minitimeTer Out 18, 2011 5:22 pm

.
Requisição civil em véspera de greve geral

por Lusa
Hoje

Grécia - Página 2 Ng1677997

O governo grego adoptou hoje medidas de emergência para mobilizar equipas de limpeza em greve e remover o lixo que se acumula há 17 dias nas ruas de Atenas e Salónica, devido à contestação social contra as novas medidas de austeridade.

O primeiro-ministro socialista George Papandreou emitiu a ordem de requisição civil, normalmente utilizada em situações de emergência nacional, enquanto o país se confronta com uma nova vaga de protestos que culminam na quarta e quinta-feira com uma greve geral de 48 horas.

O Executivo do partido socialista grego (PASOK) prepara-se para aprovar na quinta-feira no Parlamento um novo pacote de medidas de austeridade, que implica o fim dos contratos colectivos, novo aumento de impostos, para além de um projecto lei que prevê o desemprego parcial de 30 mil trabalhadores do sector público até ao final do ano e uma grelha única de salários na função pública.

As principais centrais sindicais já convocaram uma concentração para quinta-feira frente ao Parlamento, que coincide com a discussão e eventual aprovação do novo pacote de austeridade, elaborado em conjunto com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional.

Em paralelo, prosseguiam hoje diversas greves sectoriais, com destaque para a paralisação de todos os meios de comunicação social.

Cerca de 2.000 jornalistas manifestaram-se esta manhã no centro de Atenas contra o aumento do desemprego que está a atingir o sector dos media e o congelamento dos contratos colectivos previsto no novo pacote de austeridade.

"Após dois anos de contínua austeridade, o desemprego no setor dos media atinge actualmente 25 por cento e o projecto de lei de quinta-feira será o golpe de misericórdia", referiu à agência noticiosa AFP Dimitris Trimis, presidente do Esyea, o sindicato dos jornalistas da imprensa diária.

Trabalhadores dos impostos, pessoal municipal, portuário, magistrados e numeroso pessoal médico também prosseguiram hoje os seus protestos iniciados na segunda-feira, que deverão prolongar-se até quinta-feira após o apelo das principais centrais sindicais.

Na quarta-feira, com a adesão à greve dos controladores aéreos, vão ser anulados todos os voos das companhias gregas Aegean Airlines e Olympic Air, enquanto estão previstos importantes atrasos nos serviços das companhias internacionais.

A Grécia confronta-se há várias semanas com diversos conflitos laborais e manifestações, quando os últimos números oficiais referiam que a taxa de desemprego já atingiu 16,5 por cento, contra 12 por cento no início do ano, afectando mais de 820 mil pessoas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Confrontos entre jovens e polícias em Atenas   Grécia - Página 2 Icon_minitimeQua Out 19, 2011 4:07 pm

.
Confrontos entre jovens e polícias em Atenas

por Lusa
Hoje

Grécia - Página 2 Ng1678692

Cerca de 200 jovens começaram a atirar "cocktails molotov" e pedras contra uma barreira instalada pela polícia, para impedir o acesso ao parlamento, que respondeu com gás lacrimogéneo, afirmou a agência noticiosa francesa AFP.

Alguns grupos também partiram com barras de ferro uma cabine policial instalada diante de um dos edifícios do Ministério dos Negócios Estrangeiros, antes de serem repelidos por uma carga das forças antimotim.

Noutro local, cerca de 300 dos milhares de proprietários de táxis que se manifestavam contra a liberalização da profissão "bombardearam" um cordão policial com pedras e lixo, provocando o disparo de granadas de gás lacrimogéneo.

O resto da manifestação prosseguia com calma.

De acordo com a polícia, cerca de 70.000 pessoas convergiram hoje para a praça central de Atenas, protestando contra a aprovação, prevista para quinta-feira, de um novo pacote de medidas de austeridade. Ao todo, estarão nas ruas cerca de 125.000 gregos, em Atenas, Salónica, Heraklion e Patras, o número mais alto registado pelas autoridades desde o início da crise da dívida em 2010.

Os dois principais sindicatos do país - o GSEE, do sector privado, e o Adedy, da função pública - lançaram apelos para manifestações em Atenas e Salónica, grande cidade do norte do país.

Cerca de 3.000 polícias foram destacados para o patrulhamento das ruas da capital e um total de 5.000 podem ser mobilizados para o dia de hoje.

A maioria das profissões anunciou a intenção de participar na greve, incluindo funcionários municipais, inspectores do fisco, médicos, professores, motoristas de táxi e padeiros.

Os controladores aéreos anunciaram uma paralisação de 12 horas para hoje, o que obrigou ao cancelamento e adiamento de numerosos voos.

Transportes, escolas, museus e todo o setor público estão hoje encerrados, assim como muitos estabelecimentos comerciais e bancos.

O acesso a vários edifícios públicos foi bloqueado por funcionários em protesto pelas novas medidas anunciadas, que incluem a passagem ao regime de mobilidade de 30.000 funcionários até ao fim do ano e uma grelha salarial única.

In DN

Grécia - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Grécia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Grécia   Grécia - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Grécia
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» EUA - era Obama
» Crise financeira zona euro(2010)
» Crise financeira Zona Euro (2)
» Irlanda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Europa-
Ir para: