Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vinhais

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Vinhais cria «chegódromo»   Vinhais Icon_minitimeQua Nov 05, 2008 8:00 pm

.
Vinhais cria «chegódromo»
Vinhais


Vinhais 7243_jn

Autarquia cria praça para acolher lutas de touros em condições de segurança

À primeira vista parece uma Praça de Touros com bancadas revestidas a granito, mas também lhe podemos chamar «Tauródromo» ou «Chegódromo«, pois uma das suas funções será, precisamente, acolher as tradicionais Lutas de Touros de raça Mirandesa.

Uma delas já decorreu no passado sábado, enquadrada na III Rural Castanea, que decorreu em Vinhais no passado fim-de-semana.
O investimento ronda os 300 mil euros e enquadra-se na ampliação que está a ser efectuada no Mercado de Gado da vila, cuja primeira fase já está concluída.
Dentro de um ano, a empreitada deverá estar concluída, envolvendo toda a infra-estrutura destinada às feiras de gado.

No que toca à Praça de Touros, já é possível assistir a uma chega de touros em lugar cimeiro, sentado e, principalmente, seguro, pois as bancadas já estão operacionais.

Além das touradas e lutas, o espaço também pode acolher espectáculos musicais ou desportivos ao ar livre, pois está equipado com balneários, bilheteiras, bar, sanitários, sala de Imprensa, sala de reuniões e zona VIP.

Jornal Nordeste, 2008-11-05
In DTM

Vinhais Smilie34Vinhais Smilie34Vinhais Smilie34Vinhais Smilie34Vinhais Smilie34Vinhais Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Vinhais   Vinhais Icon_minitimeSeg Nov 24, 2008 4:24 pm

.
Beleza natural da Serra da Coroa
Vinhais


Vinhais Travanca_vinhais

Travanca é afamada pela produção de manteiga

Longe vão os tempos em que os habitantes de Travanca, no concelho de Vinhais, se deslocavam de burro para vender manteiga na feira de Bragança, que ainda é a imagem de marca da freguesia.

As pastagens da Serra da Coroa podem ser o segredo para Travanca ser a única localidade do concelho de Vinhais com capacidade para produzir manteiga. “Este produto está relacionado com a qualidade dos nossos pastos, que contribui para os animais produzirem leite gordo em quantidade”, revela o presidente da Junta de Freguesia de Travanca, Adelino dos Santos.

Apesar desta tradição correr o risco de se perder, Maria Gomes teima em dar continuidade a uma arte que aprendeu com uma tia, há mais de 20 anos (ver caixa).

“Há pessoas mais velhas que sabem fazer, mas da minha idade mais ninguém sabe e os mais novos muito menos”, lamenta esta habitante de 43 anos.
O elevado preço das rações também tem contribuído para a redução da quantidade de manteiga produzida em Travanca. “Como as rações estão caras, as crias são alimentadas, apenas, com o leite das mães e, por vezes, não é possível retirar leite aos animais para fazer manteiga”, salienta o autarca.

Mesmo assim, Maria Gomes mantém viva uma tradição que caracteriza a freguesia, apesar da confecção de manteiga ser um trabalho árduo. “Bater a nata é bastante difícil, principalmente se forem grandes quantidades”, revela.

Agricultura, pecuária, floresta e turismo são as principais fontes de rendimento de Travanca

A par da manteiga, esta freguesia, tipicamente rural, também guarda um vasto património histórico e arqueológico e uma imensidão de paisagens naturais que se estendem pela Serra da Coroa e Parque Natural de Montesinho, que fomentam o turismo. “Temos três casas de turismo rural com ocupação durante todo o ano. Vêm muitas pessoas do litoral e, até da vizinha Espanha, visitar a nossa freguesia”, acrescenta Adelino dos Santos.
No Inverno, a neve que cobre a Serra da Coroa e a aldeia é o principal atractivo. Já no Verão, as pessoas aproveitam para apreciar a beleza da natureza pelo percurso pedestre entre Rio de Fornos, Travanca e o Parque Biológico de Vinhais.

No que toca ao património, destaque para a Igreja Matriz, a Capela de Santa Maria Madalena, os fontanários antiquíssimos e os inúmeros achados arqueológicos, como é o caso dos “marcões”, das fragas e de um povoado romano.

A floresta, que se estende ao longo de toda a freguesia, também representa uma fonte de rendimento para Travanca. “A Junta está equipada com um kit para incêndios e com uma cisterna e a Serra da Coroa tem um posto de vigia. Além disso, também candidatamos um projecto para a limpeza de carvalhal e pinhal, que está a decorrer”, realçou o presidente da Junta.
Para melhorar a qualidade de vida aos cerca de 100 habitantes, Adelino dos Santos, afirma que, a curto prazo, vai avançar a construção da rede de saneamento básico

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2008-11-24
In DTM


Vinhais 000201F7
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Vinhais   Vinhais Icon_minitimeQua Nov 26, 2008 4:25 pm

.
Vinhais ganha ligação ao IP4
Vinhais


Vinhais 7384_jn

8,5 milhões de euros para beneficiar 30 quilómetros de estrada entre Rebordelo e a futura Auto-Estrada Transmontana

A estrada que liga o concelho de Vinhais ao IP4, na zona de Mirandela, vai sofrer obras de beneficiação. O concurso para a requalificação da EN (R) 315, entre Rebordelo e o nó do IP4, já foi lançado, estando o processo em fase de apreciação das proposta de execução.

A intervenção, que vai abranger uma extensão de 30 quilómetros, vai custar cerca de 8,5 milhões de euros e deverá avançar no início do próximo ano.
Os trabalhos consistem na reabilitação do traçado e pavimentação de toda a plataforma, incluindo terraplanagens, drenagem, equipamentos de sinalização e segurança e obras acessórias ao nível da via e da paisagem.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, esta obra é fundamental para a população, visto que representa a ligação do concelho à futura Auto-Estrada Transmontana.
Recorde-se que, actualmente, a viagem entre Rebordelo e Mirandela é um pesadelo para os automobilistas, que têm que redobrar a atenção devido ao mau estado do piso. Além disso, as depressões no pavimento também contribuem para o desgaste acentuado das viaturas.

Vinhais precisa de uma nova estrada até Bragança para “encarar o futuro com mais tranquilidade”

Perante esta situação, o autarca vinhaense pediu obras urgentes naquele troço ao secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, aquando da sua visita à vila para inaugurar o Parque Biológico, que decorreu durante a Primavera.
O governante assumiu o compromisso e, seis meses depois, foi lançado o concurso para a concretização da empreitada.
Na altura, Américo Pereira também pediu uma estrada nova até Bragança, que ainda não tem início à vista. Na óptica do edil, o actual traçado não tem aproveitamento sob o ponto de vista técnico, pelo que estão a ser realizados estudos para definir o melhor corredor para a nova via.
“Estamos convencidos que, com a melhoria do troço até Mirandela e com a nova estrada para Bragança, o concelho de Vinhais tem motivos suficientes para encarar o futuro com mais tranquilidade”, concluiu Américo Pereira.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2008-11-26
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: População de Rebordelo assustada   Vinhais Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 5:52 pm

.
População de Rebordelo assustada
Vinhais


«Já não se pode deixar a chave na porta quando se sai»

Assaltos a lojas, agressões e roubos junto a caixas Multibanco e a suspeita de que um homem, de 91 anos, foi roubado e agredido dentro da própria casa, deixaram com medo a população de Rebordelo, Vinhais.

Romão Pimentel está internado no serviço de cuidados intensivos do Hospital de Bragança e tudo aponta para que os seus múltiplos ferimentos estejam relacionados com um assalto de que terá sido vítima dentro da própria residência. Esta é, pelo menos, a convicção do irmão, Mário Pimentel. E dos vizinhos, que deixaram de o ver na rua mais de dois dias seguidos e acabaram por o encontrar gravemente ferido dentro de casa. Todos os pertences do idoso tinham sido remexidos.

\"Estava tudo muito revolto, várias coisas no chão, até a televisão estava no chão\", contou o irmão. Apesar de não haver sinal algum de arrombamento de portas ou janelas, a carteira onde o irmão guardava dinheiro e documentos ainda não foi encontrada. No local já estiveram elementos da GNR e da Polícia Judiciária.

Nas últimas semanas foram registados vários assaltos e tentativas em três cafés e num talho. Nos estabelecimentos onde os assaltantes entraram faltaram apenas pequenas quantias em dinheiro e tabaco.

A proprietária do café Globo Azul, Maria de Lurdes, vive em preocupação constante desde que o seu estabelecimento foi assaltado, porque não sabe quanto poderá acontecer outro episódio semelhante. \"Eu deixo pouco dinheiro aqui por isso só levaram uns trocos, mas levaram todos os volumes de tabaco que cá tinha e isso já é algum prejuízo\", contou.

Maria de Fátima cuida da casa de Mário Pimentel e explicou que a vizinhança está muito assustada, sobretudo os mais velhos que vivem sozinhos. \"Já não se pode deixar a chave nas porta pelo lado de fora quando se sai, mas por mais cuidado que se tenha há sempre más horas\", lamentou.

A população pede um reforço do efectivo da GNR no posto de Rebordelo, que tem poucos elementos e durante a noite, muitas vezes, fica apenas um agente de serviço. \"Era preciso que fizessem uma patrulha nocturna, anda por aqui muita gatunagem, isto é uma aldeia de muito movimento, porque por aqui passa a estrada de ligação Bragança-Chaves e Vinhais-Mirandela \", dizem os residentes.

O quartel da GNR de Vinhais tem 24 elementos, para este concelho que é o que tem mais área territorial no distrito de Bragança. Vinhais em 35 freguesias, que por sua vez são compostas por vários lugares. O povoamento é disperso e confina com os concelhos de Chaves, Valpaços, Mirandela e Bragança. Ali residem mais de oito mil habitantes.

Glória Lopes in JN, 2009-01-26
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Águas de Sandim testadas pela Carvalhelhos   Vinhais Icon_minitimeDom Fev 08, 2009 5:20 pm

.
Em fase de licenciamento
Vinhais


Vinhais Sandim_vhs

Águas de Sandim testadas pela Carvalhelhos


A empresa Águas de Carvalhelhos já está a testar o caudal das águas no rio de Sandim para avançar com a construção de uma unidade de exploração, tratamento e engarrafamento das águas do concelho de Vinhais. Este é um projecto de grande envergadura para a freguesia de Edral, mas também para todo o município.

“Já foi estabelecido um protocolo entre a Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e a empresa que vai explorar as águas de Sandim, para a instalação da fábrica. O documento salvaguarda, ainda, que 80 por cento da mão-de-obra terá de ser do concelho”, realça a presidente da Junta de Freguesia de Edral, Iria Fernandes Batanete.
O avanço desta unidade industrial vai impulsionar a economia do município e, ao mesmo tempo, contribuir para que os jovens não sejam obrigados a partir para o estrangeiro ou rumo ao litoral à procura de emprego. “As pessoas fogem um pouco devido à falta de emprego. Os nossos jovens não vivem da agricultura e, então, abandonam as aldeias”, lamenta a autarca.

Para que as Águas de Carvalhelhos concretizem o projecto, que já está em fase de licenciamento, a CMV já efectuou a instalação eléctrica até ao local onde vai ser explorada a água. “Já foi levada a luz até ao rio na voltagem necessária para a fábrica poder laborar. Estamos na fase de licenciamento e penso que o próximo passo será a construção da fábrica”, acrescenta Iria Batanete.
O protocolo frisa, ainda, que as garrafas vão ser rotuladas com a marca “Águas de Sandim-Vinhais”, o que vai contribuir para a promoção do concelho.
Recorde-se que estas águas são “famosas” pelas suas propriedades medicinais. Na década de 50/60, o rio de Sandim funcionava como uma espécie de termas. “Ainda existem as casas que, antigamente, eram alugadas a pessoas que vinham de várias partes do País, porque acreditavam que as águas eram muito boas para o aparelho digestivo”, realça a autarca.

Hoje ainda há pessoas da freguesia que se deslocam ao rio para ir buscar água para beber, mas também há quem escolha aquele local para contemplar a beleza da natureza, enquanto comem uma boa merenda.

Santuário de S. Tiago é o ponto de encontro da população da freguesia de Edral e atrai visitantes da vizinha Espanha

A par de Sandim, a freguesia é composta pelas localidades de Edral, Frades e pelas quintas de Amanso e Brito. É precisamente a fé no S. Tiago Menor de Ribas que une a população de toda a freguesia. Nas festas realizadas nos meses de Maio e Agosto, os fiéis acorrem ao Santuário para venerar o santo milagreiro.
“ Em Maio há a tradição de levar os animais para pedir a protecção do S. Tiago, através da sua bênção.

Antigamente havia mais animais, mas ainda aparecem lá algumas vacas e um ou outro rebanho. Também vêm muitos galegos das aldeias vizinhas. Em Agosto a festa é mais para os emigrantes”, sustenta Iria Batanete.
Para melhorar as condições do santuário e garantir a sua segurança dos visitantes, a Junta fez alguns investimentos naquele local de culto. “Rasgamos um caminho alternativo, construímos as casas de banho, pusemos pontos de água em todo o recinto e espaços relvados, onde as pessoas estendem mantas e comem as merendas”, enaltece a autarca.

Nesta zona de fé também se encontra a fonte do engaranho, onde, antigamente, todas as pessoas da freguesia e arredores davam banho aos filhos para que estes desenvolvessem.
O S. Tiago guarda, ainda, a lenda de João Leite, um fidalgo que vivia da caça e que foi salvo do diabo por este santo. “Aparecia-lhe uma dama que o chamava para ao pé do rio. Então ele um dia olhou-lhe para as pernas e viu que eram de cabra. Pediu ajuda ao S. Tiago e a mulher desapareceu numa nuvem de fumo. Então ele construiu-lhe uma capela, onde se encontra sepultado”, conta a presidente da Junta.
Dos muitos milagres atribuídos ao S. Tiago destaca-se, igualmente, uma romaria feita pela população de Edral num ano de seca. Quando a procissão estava a chegar à sede de freguesia, o céu ficou encoberto e começou a chover com intensidade.


Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-02-08
In DTM

Vinhais 0002009A
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Vinhais cativa turistas nórdicos   Vinhais Icon_minitimeQua Mar 18, 2009 11:27 pm

.
Vinhais cativa turistas nórdicos
Vinhais


Vinhais 8060_jn

Comitiva de noruegueses visitou a região para recolher experiências sobre desenvolvimento sustentável

O concelho de Vinhais recebeu, na passada sexta-feira, uma comitiva de políticos, técnicos e empresários da região de Telemark (Noruega).
A visita do grupo de noruegueses foi organizada pela associação Qualifica, da o edil de Vinhais, Américo Pereira, é vice-presidente.

Para o autarca, este primeiro contacto serviu para trocar experiências, mas, a longo prazo, o concelho de Vinhais poderá retirar benefícios deste intercâmbio. “Os países nórdicos vão ser os grandes clientes do turismo de natureza, não só devido à fauna e flora, mas também por causa do nosso clima”, sustenta o edil.

Em termos económicos, os noruegueses quiseram conhecer as políticas que estão a ser adoptadas para desenvolver o sector turístico, bem como o fabrico e comércio de produtos regionais, nomeadamente o fumeiro.

“Viemos a Vinhais para perceber qual é o sistema de desenvolvimento que está por detrás do turismo de natureza e das cozinhas regionais de fumeiro”, afirmou a presidente da região de Telemark, Gunn Marit.
Nesta região nórdica os produtos de excelência são os queijos e os enchidos de veado, pelo que os noruegueses querem aliar as suas tradições gastronómicas ao turismo de natureza.

Depois da visita a uma cozinha regional de fumeiro em Vinhais, de degustarem os enchidos e de terem visitado o Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho, as casas de turismo de aldeia de Casares, o Parque Biológico e a hospedaria de Rio de Fornos, os noruegueses ficaram com vontade de voltar.
“Ficou em aberto a possibilidade de fazermos intercâmbio com jovens e idosos das duas regiões”, concluiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso.


Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-03-18
In DTM

Vinhais 000201E5
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: 40 milhões para desencravar Vinhais   Vinhais Icon_minitimeQua Abr 01, 2009 3:46 pm

.
40 milhões para desencravar Vinhais
Vinhais


Governo contrata requalificação da ER315, entre Rebordelo e o IP4, e lança Estudo Prévio para a ligação entre Vinhais e Bragança

40 milhões de euros é o montante que o Governo prevê gastar na requalificação e construção das principais vias que servem o concelho de Vinhais.

O secretário de Estado Ajunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, presidiu, na passada quinta-feira, à cerimónia de contratação da requalificação da ER 315, que liga Rebordelo a Mirandela (IP4), e ao lançamento do Estudo Prévio para a ligação entre Vinhais e Bragança.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, estas ligações são fundamentais para desencravar o concelho, até porque não é possível desenvolver um município que não tenha vias que facilitem a circulação das pessoas e bens.
“Temos uma estratégia delineada para desenvolver o concelho, que assenta no turismo e na gastronomia, e tínhamos receio que Vinhais continuasse encravado. Actualmente são precisos 40 minutos para chegar a Bragança, por uma estrada cheia de curvas”, salientou o edil.

Com a nova ligação à capital de distrito, que vai aproveitar troços da actual EN 103, o tempo de percurso vai ser reduzido em 30 por cento. A via passará foras das localidades a velocidade base estimada de 60 quilómetros/hora.

Requalificação da estrada que liga Rebordelo a Mirandela vai aproximar Vinhais do IP4

De acordo com os dados avançados pelo Governo, a nova estrada, com uma extensão de 30 quilómetros, deverá custar 32 milhões de euros. O Estudo Prévio estará concluído no segundo trimestre de 2010.
Perante o anseio do edil vinhaense em ver esta estrada concluída ao mesmo tempo que a Auto-Estrada Transmontana, Paulo Campos afirma que a obra terá todas as condições para avançar em simultâneo com a via rápida.

Já a requalificação da ER 315, com uma extensão de 30,3 quilómetros, vai custar 8,5 milhões de euros. A empreitada contempla o alargamento da Ponte da Formigosa, sobre o rio Tuela, a drenagem e colocação de uma camada de desgaste final na via, a substituição e reforço da sinalização, bem como a reformulação de cruzamentos e entroncamentos, com destaque para o cruzamento da Bouça, para onde estão previstas duas rotundas.

Esta obra, adjudicada ao consórcio Lena/Anteros/FagVia/Medida XXI, deverá estar concluída em Abril do próximo ano.
Na óptica de Américo Pereira esta é uma via fundamental para aproximar Vinhais do litoral. “A nossa ligação com o País faz-se por Mirandela”, concluiu o edil.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-04-01
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Concelho transformado em ecomuseu   Vinhais Icon_minitimeDom Abr 19, 2009 5:04 pm

.
Atrair mais turistas
Vinhais


Concelho transformado em ecomuseu

O concelho de Vinhais foi transformado em Ecomuseu, com o objectivo de melhor aproveitar os seus recursos naturais e humanos, passando o território a ser visto como um museu vivo, para atrair mais turistas.

Trata-se de uma área com mais de 694 quilómetros quadrados e 35 freguesias, que a Câmara quer promover como um Ecomuseu, ou seja um espaço natural e um verdadeiro museu vivo. A autarquia investiu cerca de 250 mil euros para adquirir equipamento tecnológico que foi instalado no posto de turismo e criar o Museu de Arte Sacra, que deverá ser inaugurado em Maio.

O projecto do Ecomuseu, lançado há um ano e meio, foi apresentado ontem, tendo como objectivo divulgar os principais recursos e a identidade do concelho, nomeadamente a natureza, as tradições, actividades económicas, o património arquitectónico e histórico. A ideia é levar os visitantes às aldeias e sítios onde estão essas riquezas.

O Executivo municipal avançou com este projecto por existirem lacunas na área da divulgação turística. \"O Turismo é uma das nossas potencialidades, sobretudo a natureza e a gastronomia, a estratégia já está a ter resultados e o número de visitantes está em franco aumento\", afirmou Roberto Afonso, vice-presidente da Câmara.

O Museu de Arte Sacra já está concluído e contou com a colaboração da Ordem Terceira de São Francisco de Vinhais, que cedeu as instalações. Foi reunida uma colecção de ourivesaria de alfaias religiosas litúrgicas, pinturas a óleo e peças \"muito importantes\", destaca Roberto Afonso, que pertencem à Santa Casa da Misericórdia de Vinhais e a várias igrejas do concelho, que vão integrar a exposição temporária.

Glória Lopes in JN, 2009-04-19
In DTM

Vinhais 000203BA
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Moimenta, terra raiana   Vinhais Icon_minitimeSex Abr 24, 2009 4:27 pm

.
Lar de Idosos avança na Moimenta
Vinhais


Vinhais 8264_jn

Aldeia «entre Portugal e Espanha» prepara mais uma edição da Feira Franca

Quem passar, no próximo fim-de-semana, pela Feira Franca da Moimenta vai notar algumas diferenças nesta freguesia do concelho de Vinhais.

A principal resulta do Lar de Terceira Idade, um equipamento que começou a ser construído na passada 5ª feira, num terreno junto à escola primária.
“Trata-se de um sonho antigo de toda a população”, explica o presidente da Junta de Freguesia da Moimenta, Duarte Pires, que realça o apoio da Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e do Centro Distrital de Segurança Social na concretização do projecto.

Recorde-se que esta zona do concelho de Vinhais está completamente desguarnecida em termos de equipamentos destinados aos mais idosos, pelo que o Lar da Moimenta vai servir, não só a freguesia, como diversas aldeias vizinhas.

A empreitada representa um investimento de 500 mil euros, comparticipados pelo programa PARES e pela CMV, com o indispensável contributo da população. O equipamento deverá estar concluído no prazo de 12 meses, sendo que a gestão será da responsabilidade do Centro Social e Paroquial daquela localidade.
No que toca ao programa da Feira Franca da Moimenta, que decorre a 25 e 26 de Abril, mantém-se o modelo que transformou este certame num “encontro de gentes”, tal como refere Duarte Pires.

“Continuamos a apostar no concurso Bovinos de Raça Mirandesa, no concurso de Cão de Gado Transmontano e vamos ter, também, uma Noite de Fados e a habitual venda de artesanato e produtos da terra”, refere o autarca.

O passeio de BTT “Na Rota Do Contrabando Ibérico” e os percursos pedestres são outras das atracções, a par do encontro de jogos tradicionais inter-associações.
Mas, tal como em anos anteriores, é a tradicional Chega de Touros que atrai mais gente, em especial do outro lado da fronteira. É que, tal como recorda Duarte Pires, a Moimenta “está entre Portugal e Espanha” e vai ficar ainda mais próxima do país vizinho quando a CMV asfaltar um estradão de cerca de 3 quilómetros até à fronteira. “Temos a garantia do senhor presidente da Câmara de que estrada será alcatroada”, assegura o responsável.

Com esta ligação, a Moimenta ficará mais perto de Hermisende (Espanha) e da A52, que também pode ser alcançada através da estrada de La Mesquita, em apenas 20 minutos. “Por La Mesquita apanha-se a A52 em direcção a Ourense, enquanto por Hermisende é mais fácil seguir para Benavente ou Madrid”, explica o presidente da Junta.

Câmara de Vinhais garante que estradão até à fronteira será asfaltado

Quanto à capital de distrito, pela estrada da Rota da Terra Fria pode-se chegar a Bragança em 30-40 minutos, mas a partir do Zeive tudo se complica. “Quando saímos do concelho de Vinhais e entramos no de Bragança, encontramos a diferença”, lamenta Duarte Pires.
Com as obras do Lar de Idosos em curso, o novo regadio inaugurado em Julho passado, a continuidade na melhoria dos arruamentos na freguesia e pequenas intervenções por administração directa, a freguesia prepara-se para dar as boas vindas aos milhares de visitantes aguardados para este fim de semana.

Como nota final, o presidente da Junta espera que o sol brilhe na Feira Franca da Moimenta. “Se o tempo ajudar, a feira terá êxito”, garante o responsável.

João Campos, Jornal Nordeste, 2009-04-23
In DTM

Vinhais 0002005B
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: "Destinos com História»   Vinhais Icon_minitimeSeg Abr 27, 2009 3:28 pm

.
«Destinos com História»
Vinhais


Vinhais cria tecnologias interactivas e roteiro para servir melhor os turistas do concelho

Os turistas que pretendam conhecer pormenorizadamente o património do concelho de Vinhais, antes de o visitarem no terreno, podem fazê-lo através de tecnologias interactivas e o roteiro «Destinos com História», disponíveis no Posto de Turismo daquela localidade.

Estas ferramentas, apresentadas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, disponibilizam mais informações sobre o património arqueológico, religioso, natural, cultural e etnográfico, entre outros.

“Estes projectos permitem que os turistas, antes de partirem para o terreno ou de visitarem os espaços, os conheçam aqui, com uma descrição e fotografias que vão aparecendo na mesa interactiva”, explicou vice-presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso.

Assim, os turistas que passem pela região podem aproveitar as sugestões da autarquia e visitar 24 dos mais emblemáticos monumentos e locais de Vinhais. “É um folheto e dentro de dias também estará disponível um pequeno um guia do Ecomuseu, que integra oito circuitos que permitem dar resposta aos interesses de várias pessoas”, sublinhou o autrarca.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2009-04-27
In DTM

Vinhais 000201F7
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Vinhais funda clube dos amigos do Parque   Vinhais Icon_minitimeQui maio 21, 2009 3:50 pm

.
No primeiro aniversário
Vinhais


Vinhais funda clube dos amigos do Parque

No dia do primeiro aniversário, assinalado no passado sábado, o Parque Biológico de Vinhais (PBV) abriu as portas à comunidade através do lançamento de três novos projectos. A criação de um clube para os amigos do parque, a recepção de voluntários e a possibilidade das pessoas poderem apadrinhar os seus animais preferidos são as novidades.

Segundo a directora do PBV, Carla Alves, a necessidade de criar um clube surgiu após as solicitações de algumas pessoas que visitam o parque com regularidade. “É composto por pessoas que se identificam com as questões ligadas à natureza. O sócio irá pagar, apenas, uma taxa anual e terá um conjunto de vantagens na utilização do parque”, realçou a responsável.
O dia da fundação do clube foi marcado pela entrada de seis entidades do concelho como membros honorários, nomeadamente a Arbórea, o Agrupamento de Escolas Afonso III, o Agrupamento de Escuteiros 827 de Vinhais, a Santa Casa da Misericórdia, a Associação Humanitária dos Bombeiros e a Câmara Municipal de Vinhais.
Já o projecto de voluntariado nasceu da vontade manifestada por algumas pessoas em ajudar nas tarefas diárias, nomeadamente ao nível da manutenção e limpeza dos espaços verdes ou das cercas onde se encontram os animais. “Com este programa pretende-se promover o envolvimento da comunidade na vida desta infra-estrutura”, salienta Carla Alves.

Parcerias com o Parque Biológico de Gaia possibilitam intercâmbio de grupos de crianças e de turistas

Para os amigos dos animais foi criado um projecto de apadrinhamento, que dá oportunidade às pessoas de se tornarem madrinhas ou padrinhos dos seus animais preferidos. “Há muita gente que se afeiçoa às nossas espécies, sobretudo aos burrinhos”, conta a directora do Parque.
Durante o primeiro ano de abertura ao público, o PBV recebeu cerca de 15 mil visitantes, entre famílias, grupos escolares e turistas portugueses e estrangeiros. “Temos apostado no trabalho ao nível da Educação Ambiental e as escolas têm-nos procurado, porque querem espaços onde as crianças possam conviver directamente com a natureza”, enfatiza a responsável.
A criação de parcerias com o Parque Biológico de Gaia também tem trazido muitos grupos de crianças a Vinhais. “Dentro de alguns dias vão começar os campos de férias com crianças que vêm de lá para cá”, reforça Carla Alves.
Já no Parque de Campismo Rural, a taxa de ocupação, durante o ano passado, foi de 100 por cento, na altura do Verão, e na ordem dos 66 por cento, no Inverno.
A colecção de animais também tem vindo a aumentar. “Temos evoluído, sobretudo, nas espécies autóctones domésticas, como o cão de gado transmontano, a cabra preta, o faisão ou as galinhas”, concluiu Carla Alves.

Bungalows vão ser duplicados

A elevada taxa de ocupação do Parque de Campismo Rural levou a direcção do PBV a apostar num projecto de duplicação dos bungalows, que já tem a candidatura aprovada através do programa SUSTENTA.
Segundo Carla Alves, a este projecto junta-se um Centro de Interpretação de Raças Autóctones, que vai integrar um centro de degustação de carne destas espécies.

A dinamização do Parque passa, ainda, pela frota de bicicletas que já foi disponibilizada aos visitantes, bem como pelo lançamento de folhetos em várias línguas e pela realização de seminários e lançamento de publicações, como é o caso de um guia sobre cogumelos.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-05-21
In DTM

Vinhais 000203BD
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Primeiro campeonato de Chegas de Vinhais vai reunir 26 anim   Vinhais Icon_minitimeQua Jun 03, 2009 10:41 pm

.
De 21 de Junho a 16 de Agosto
Vinhais



Vinhais Chegas_vhs

Primeiro campeonato de Chegas de Vinhais vai reunir 26 animais

26 animais distribuídos por dois escalões vão mostrar a sua bravura no primeiro campeonato de Chegas de Touros Tradicional, que vai decorrer, de 21 de Junho a 16 de Agosto, na praça de touros de Vinhais.

O sorteio, que decorreu no passado dia 11, ditou os adversários em cada escalão, nomeadamente touros com mais de 5 anos e touros até 5 anos. O campeonato vai reunir criadores de todo o distrito de Bragança, que têm animais que já estão habituados a participar em lutas.

Esta iniciativa, organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais (PRORURIS), visa estimular os criadores que têm touros que se distinguem pela sua destreza, energia e bravura. Além disso, os prémios alcançados nestes eventos representam uma mais-valia para os proprietários aquando da sua comercialização.

Os concorrentes vão lutar por um dos oito prémios que vão ser distribuídos em cada escalão. A título de exemplo, o vencedor, na categoria touros com mais de 5 anos, vai receber 6 mil euros, ao passo que o primeiro classificado em touros até 5 anos ganha 4 mil euros. Ao todo, a organização vai distribuir 40 mil euros pelos 16 animais com as melhores prestações.

Vinhais cria condições para a preservação de uma tradição com um elevado número de admiradores

Os proprietários terão, ainda, direito a um subsídio de apoio para o transporte dos animais no valor de 75 euros, por animal e por luta.
Os requisitos de admissão dos touros prendem-se com o regulamento sanitário sobre exposições, concurso e ajuntamentos de gado, pelo que os criadores terão que apresentar toda a documentação referente à identificação e sanidade dos animais.

Além disso, o júri, composto por um técnico da PRORURIS, um médico veterinário e um técnico da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, vai estar atento a operações efectuadas aos cornos dos touros, como por exemplo o seu aguçamento, bem como ao efeito de substâncias que alterem o comportamento ou o rendimento físico dos concorrentes.´

Recorde-se que as chegas de touros são uma tradição muito enraizada no Nordeste Transmontano, que reúne um elevado número de espectadores. Com o chegódromo de Vinhais, esta modalidade ganha mais vida e melhores condições de segurança para o público que se concentra para assistir à bravura dos animais.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-06-03
In DTM

Vinhais 00020191
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Touros têm mais adeptos que o futebol   Vinhais Icon_minitimeQui Jun 25, 2009 3:11 pm

.
1000 pessoas no Chegódromo
Vinhais


Vinhais Chega_jn

Touros têm mais adeptos que o futebol


Mais de 400 pessoas assistiram, anteontem, ao arranque do Campeonato Distrital de Chegas de Touro Vinhais 2009.

A iniciativa, organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural (PRORURIS), contou com 10 chegas, num total de 20 touros, separados por dois grupos. De um lado os touros com menos de cinco anos, do outro os touros com mais de cinco primaveras.

O campeonato funciona como uma competição de futebol e consegue, mesmo, atrair mais adeptos do que o chamado desporto-rei. “Inicialmente são atribuídos pontos e passam os dois melhores de cada grupo às fases finais. Basicamente, é como a liga dos campeões de Futebol”, explicou o administrador da PRORURIS, Carlos Silva.

A diferença é que, em vez de golos, o vencedor de cada chega é o touro que não foge do duelo. “Vence aquele que fizer fugir o outro touro na arena. Aqueles que não quiserem lutar não são obrigados e aí dá-se o empate técnico”, afiançou os responsável.

Segundo Carlos Silva, estas chegas visam apurar a bravura e a destreza, a força de cada animal aliás. “Isto remonta à sua natureza, pois quando estão no seu habitat os machos lutam para verem quem é o vencedor e que irá cobrir a fêmea”, explicou o administrador da PRORURIS.

O recinto onde decorrem as chegas ainda não está concluído, mas já reúne as condições de segurança necessárias à realização das lutas. “A Câmara de Vinhais está a fazer um esforço para que no próximo campeonato de Chegas de Touros o recinto já esteja concluído”, salientou o responsável.
De referir que há prémios para os oito melhores touros, sendo que o primeiro é no valor de 6 mil euros.

Vanessa Martins, Jornal Nordeste, 2009-06-25
In DTM

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Multiusos de Ervedosa acolhe agricultores   Vinhais Icon_minitimeSex Jul 03, 2009 4:47 pm

.
Pavilhão multiusos
Vinhais


Vinhais Ervedosa_pavilhao

Multiusos de Ervedosa acolhe agricultores

Em ambiente de festa e ao som da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua, a freguesia de Ervedosa, no concelho de Vinhais, inaugurou, anteontem, o pavilhão multiusos, que poderá ser utilizado por pessoas dos 8 aos 80 anos.

O equipamento, que representa um investimento na ordem dos 350 mil euros, financiados pela CORANE e Câmara Municipal de Vinhais, vai acolher eventos desportivos, a feira anual de produtos da terra e festas. “Temos alguma tradição em prática desportiva.

Hoje (domingo) temos a prova de BTT. Além disso, o lar não tem um salão para os idosos fazerem ginástica e vão passar a vir para aqui”, acrescentou o presidente da Junta de Freguesia de Ervedosa, Franquelim Nascimento.
O pavilhão é constituído por uma área ampla, balneários e um espaço na cave destinado aos agricultores. “Quem não tem um local coberto para guardar as alfaias agrícolas poderá pô-las aqui, pagando, apenas, 1 euro de aluguer por ano”, realçou o autarca.

Em dia de festa, o presidente da Câmara Municipal de Vinhais anunciou a requalificação dos cerca de 4 quilómetros de estrada municipal que dão acesso à aldeia de Ervedosa, pela EN 206. “O concurso já foi lançado, pelo que as obras deverão começar antes do Inverno”, garantiu o edil.

O governador civil de Bragança, Jorge Gomes, aproveitou a ocasião para se despedir das gentes do concelho de Vinhais, depois de quatro anos de mandato.
Jorge Gomes afirmou que vai deixar o cargo a 17 de Julho, para iniciar a campanha como candidato à Câmara Municipal de Bragança.

Ervedosa também realizou a feira anual de produtos da terra, que contou com a participação de 45 expositores da freguesia. Nos diferentes espaços era possível encontrar fruta, doçaria ou artesanato.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-07-03
In DTM

Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Câmara de Vinhais investiu 290 mil euros numa zona de lazer   Vinhais Icon_minitimeDom Set 06, 2009 1:45 pm

.
«Charquinha» de Penhas Juntas
Vinhais


Vinhais 8938_jn

Câmara de Vinhais investiu 290 mil euros numa zona de lazer

A aldeia de Penhas Juntas, no concelho de Vinhais, é a primeira freguesia do Mundo Rural a inaugurar uma piscina descoberta de grandes dimensões. Trata-se de um espaço de lazer com uma piscina de 37 metros de comprimento, um bar e casas de banho de apoio, que, antigamente, era conhecido pela «charquinha» de Penhas Juntas.

“Era uma zona onde passava um riacho. A Junta foi começando a fazer o aproveitamento desta área por administração directa, construindo o início daquilo que viria a ser uma zona de lazer de excelência”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Américo Pereira.

Na óptica do edil, o investimento de 100 mil euros numa piscina de grandes dimensões, equipada com toda a maquinaria necessária para a renovação da água, faz todo o sentido, visto que se trata de uma freguesia com muita população e que também consegue atrair pessoas de aldeias vizinhas.

A inauguração da piscina coincidiu com o corte da fita nas obras de requalificação da igreja, que abrangeram o interior e o exterior do templo. Esta intervenção representa um investimento total na ordem dos 55 mil euros, dos quais 48 mil foram financiados pela CMV.
O desejo de percorrer os 2,5 quilómetros que ligam Penhas Juntas à aldeia anexa de Eiras Maiores por uma estrada alcatroada também foi concretizado.


Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-09-06
In DTM

Vinhais Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Guia do Ecomuseu de Vinhais ajuda turistas a visitarem o concelho   Vinhais Icon_minitimeSex Nov 20, 2009 5:07 pm

.
Museu na natureza
Vinhais


Vinhais 9387_jn

Guia do Ecomuseu de Vinhais ajuda turistas a visitarem o concelho

Património arqueológico e arquitectónico, festas e tradições, história e cultura. Estes são, apenas, alguns dos motivos que levam um sem-número de turistas a passarem, todos os meses, pelo concelho de Vinhais.

Para ajudar a conhecer ao pormenor a região, a Câmara Municipal local (CMV) e a CoraNE lançaram o Guia do Ecomuseu de Vinhais que, ao longo de mais de 100 páginas, são destacados alguns dos recursos naturais e turísticos do concelho.

“É um livro que tem todos os aspectos dos oito núcleos da região, por isso fala da arqueologia, história, cultura, lendas e tradições, actividades económicas, museus”, adiantou o vice-presidente da CMV, Roberto Afonso.

Assim, o Guia do Ecomuseu descreve, com o auxílio de mapas, alguns dos templos religiosos espalhados por freguesias e vila, bem como casas senhoriais e brasonadas, vestígios arqueológicos, actividades artesanais e profissões tradicionais, festas e romarias, minas, locais naturais e paisagens, entre muitos outros.

“O Ecomuseu pretende destacar alguns locais e sítios de interesse e foi criado com o objectivo de as pessoas verem estes elementos no seu ambiente natural”, acrescentou o autarca.

Recorde-se que o Guia do Ecomuseu de Vinhais está disponível para consulta e venda no Posto de Turismo daquela vila transmontana.


Jornal Nordeste, 2009-11-19
In DTM

Vinhais Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: A Feira do Fumeiro de Vinhais comemora 30 anos de existência   Vinhais Icon_minitimeQua Jan 27, 2010 11:35 am

.
De 11 a 14 de Fevereiro
Vinhais


Vinhais Feira_fumeiro_2010_vhs

A Feira do Fumeiro de Vinhais comemora 30 anos de existência.

Este ano o certame vai decorrer de 11 a 14 de Fevereiro.

Vão estar presentes 80 produtores de fumeiro, um número idêntico aos anos anteriores, se bem que este ano vai haver produtores de sete concelhos transmontanos, entre outras novidades.

“Haverá uma exposição temática sobre os 30 anos da feira bem como o lançamento de um livro sobre o que foram estas três décadas” adianta presidente da Câmara de Vinhais realçando que “toda agente que vem á feira vender já vem ao abrigo do novo regime de licenciamento”

Américo Pereira salienta que “esta já não é a Feira do Fumeiro de Vinhais mas antes a Feira do Fumeiro em Vinhais porque há sete concelhos dos distritos de Vila Real e Bragança que aqui estão representados”.

Para além dos produtores do fumeiro o certame vai ainda contar com cerca de setenta artesãos e cinquenta expositores de produtos gourmet, instalados em espaços próprios.

Nos últimos anos têm vindo a aparecer cada vez mais feiras relacionadas com o fumeiro, mas este fenómeno não preocupa o autarca de Vinhais.

“Era um desafio interessante que as autarquias se reunissem e estabelecessem um calendário de Inverno para que a região pudesse ter motivos de atracção de Novembro a Março” sugere Américo Pereira “mas não temos essa capacidade e o que acaba por acontecer é que as feiras se sobrepõem”. Ainda assim esclarece que “estamos a conversar com autarcas da raia para que no próximo ano possamos articular estes acontecimentos”.

Durante os quatros dias de feira, vai ser possível ainda participar nas jornadas gastronómicas nas tasquinhas do recinto ou restaurantes, assistir a colóquios, concursos, uma luta de touros, diversa animação no recinto da feira, com destaque para os espectáculos musicais com o projecto Amália Hoje, na sexta-feira, dia 12 e com as Tayti, dia 13 Sábado.

Brigantia, 2010-01-27
In DTM

Vinhais Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Feira do Fumeiro de Vinhais sopra 30 velas   Vinhais Icon_minitimeTer Fev 09, 2010 11:58 am

.
.
De 11 a 14 de Fevereiro
Vinhais


Vinhais Feira_fumeiro_2010_p

Feira do Fumeiro de Vinhais sopra 30 velas

A Feira do Fumeiro de Vinhais, que vai decorrer de 11 a 14 de Fevereiro, comemora 30 anos de existência com um programa arrojado, que alia a tradição à modernidade.
As grandes novidades são a exposição museológica e o livro fotográfico criados para assinalar as três décadas do certame, que tem vindo a afirmar-se no panorama regional e nacional.

“A feira já adquiriu estatuto e queremos, agora, que tenha uma longa vida com esta força que conseguiu durante todos estes anos. O que nós pretendemos é que este acontecimento deixe de ser uma feira do concelho e passe a ser um evento da região. É isso que se pretende e é para aí que estamos a caminhar”, realça o presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Américo Pereira.
Quem passar pelo certame vai poder comprar fumeiro com selo de qualidade e, ao mesmo tempo, conhecer o ciclo dos enchidos, desde a matança do porco à confecção dos produtos que são vendidos na feira. “Vamos disponibilizar algumas peças, desde o banco de matar os animais, aos tachos e funilas usadas para fazer as alheiras e os chouriços”, descreve Carla Alves, a coordenadora do certame.
Este ano, o cumprimento da legislação é, igualmente, uma das preocupações da organização da Feira, pelo que a CMV tem apoiado todos os produtores que vão estar presentes no evento, para que todas as normas sejam cumpridas.

“Amália Hoje” e “Tayti” são protagonistas nos espectáculos musicais que vão animar
a Feira do Fumeiro

“Entrou em vigor um novo diploma, que é o Regulamento para o Exercício da Actividade Industrial (REAI) e é ao abrigo desta legislação que os nossos produtores têm que estar certificados”, explica Carla Alves.
A responsável acrescenta, ainda, que a adaptação às novas regras não foi fácil e houve mesmo produtores que tiveram que fazer obras nas explorações, para poderem cumprir todas as normas de higiene e segurança alimentar. “Os produtores têm sido vistoriados, para que toda a gente esteja licenciada ao abrigo do REAI. Teve que haver ajustes, o abate é obrigatório no matadouro, o transporte dos animais também tem que obedecer a regras específicas e a rotulagem também é obrigatória”, explica Carla Alves.
Na Feira vão estar representados oito concelhos transmontanos, nomeadamente Vinhais, Bragança, Macedo, Mirandela, Valpaços, Alijó e Vimioso.
“O fumeiro que vem de fora é diferente, nomeadamente nos temperos, mas para poder entrar na feira tem que ser confeccionado com carne de porco bísaro”, realça a coordenadora do certame.
Quanto aos números, vão participar no certame 80 produtores de fumeiro, 10 tasquinhas, 70 artesãos e 50 expositores de produtos gourmet. O volume de negócios deverá oscilar entre os 800 mil e 1 milhão de euros.
“A feira cria movimento na vila, mas também na região. Há pessoas que vêm à feira de Vinhais e ficam alojadas em hotéis de Bragança”, enfatiza Américo Pereira.
A par do fumeiro, destaque também para a animação, com os concertos de “Amália Hoje” e das “Tayti”.
No sábado (dia 13), as iniciativas realizadas durante o evento vão ser transmitidas para todo o País, através do Programa das Festas da RTP.

Jornal Nordeste, 2010-02-08
In DTM

Vinhais Amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Produtores vão poder vender castanha durante todo o ano   Vinhais Icon_minitimeTer Fev 16, 2010 10:25 pm

.
Contrato de financiamento
Vinhais


Produtores vão poder vender castanha durante todo o ano

O concelho de Vinhais, um dos maiores produtores nacionais de castanha, vai poder comercializar este produto durante todo o ano graças a um investimento superior a 1,25 milhões de euros para criar condições de conservação.

O ministro da Agricultura, António Serrano, assinou hoje o contrato de financiamento que vai permitir à CACOVIN- Agroindustrial, a fábrica da castanha propriedade de produtores e da autarquia, adquirir câmaras de frio.

\"Esta é a fase que faltava\", segundo o presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereiro, para completar o trabalho de recolha, tratamento, calibragem e embalamento.


Lusa, 2010-02-16
In DTM

Vinhais Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Feira do Fumeiro de Vinhais continua a crescer   Vinhais Icon_minitimeTer Fev 16, 2010 10:44 pm

.
«Vem gente de todo o norte do país»
Vinhais


Feira do Fumeiro de Vinhais continua a crescer

A 30.ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais chegou ao fim com milhares de visitantes e com um sentimento de dever cumprido por parte dos produtores.

Isabel Pereira foi premiada no concurso de cozinhas tradicionais enquanto Irene Pires venceu no concurso de produtores. Ambas estavam satisfeitas pelo galardão que receberam.

“Vendi cerca de 200 quilos. Acabei tudo sábado ao meio dia”, conta Isabel Pereira, dizendo que o mais importante “são os bons porcos e a alimentação do animal”. Por isso venceu “cerca de sete mil euros”.Já Irene Pires participou pelo segundo ano mas “é a primeira vez” que vence um prémio. “Agora a minha vida vai ser esta”, promete.

Trinta anos depois de ter começado a mais antiga feira do fumeiro do distrito de Bragança, o presidente da câmara de Vinhais, Américo Pereira, considera que o certame ainda tem espaço para continuar a crescer.

“Vem gente de todo o norte do país. Tudo começou a partir da raça dos porcos bísaros. E a maior exploração desta raça nem é em Vinhais, é na Mealhada. E 90 por cento do leitão feito no concelho vai ser vendido lá na Mealhada. Tudo feito com um grande rigor”, garante Américo Pereira.

Quatro dias em que o fumeiro foi cabeça de cartaz em Vinhais, na trigésima edição da feira do fumeiro.


Brigantia, 2010-02-16
In DTM

Vinhais Smile21Vinhais Smile21Vinhais Smile21Vinhais Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Confraria do Fumeiro   Vinhais Icon_minitimeQui Fev 18, 2010 11:30 am

.
Confraria do Fumeiro
Vinhais


Vinhais 9849_jn

Confraria dos Vinhos Transmontanos escolheu vila transmontana para Capítulo de Inverno

Depois de esgotar a capacidade hoteleira do concelho e de toda a região, Vinhais prepara a Confraria do Fumeiro, que deverá ser apresentada na edição de 2011 do maior certame daquela vila transmontana.

A novidade foi adiantada pelo presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Américo Pereira, durante a cerimónia de entronização de 20 novos membros da Confraria dos Vinhos Transmontanos (CVTM), que decorreu no sábado passado.

“A criação de uma Confraria do Fumeiro de Vinhais é um passo muito importante e o reconhecimento deste certame, sendo que será a primeira do género em todo o País”, sublinhou o autarca.
Enquanto não é apresentada a nova colectividade, Vinhais associou-se à CVTM, que escolheu aquela vila transmontana para a realização do II Capítulo, onde entronizou 20 novos confrades.

“Como está a decorrer a Feira do Fumeiro, porque temos uma pequena região onde se produzem néctares de óptima qualidade e porque os vinhos complementam a castanha e o fumeiro, a Confraria decidiu organizar esta iniciativa em Vinhais”, sublinhou o autarca.
Segundo Américo Pereira, este evento só confirma o potencial da Feira do Fumeiro que, no Espaço Gourmet, acolhe cerca de dez expositores vitivinícolas.
Já segundo o grão-mestre da CVTM, Telmo Moreira, a escolha para a realização do Capitulo de Inverno da colectividade recaiu sobre Vinhais porque “o próprio autarca é nosso confrade e porque há muitas tradições vitivinícolas na região”.

Uma dezena de produtores vitivinícolas marcaram presença na Feira do Fumeiro

A CVTM foi criada em Agosto de 2009 e conta com cerca de 60 confrades que se assumem como verdadeiros apreciadores de néctares e produtos tradicionais.

“A nossa Confraria defende os vinhos, mas também os produtos da terra, fruto do lavor e trabalho do homem agricultor”, justificou o responsável.
Recorde-se que, a par da cerimónia de entronização de novos confrades, decorreu, também, um recital de música clássica com elementos da Orquestra Nacional do Porto, seguido de uma degustação de fumeiro tradicional de Vinhais.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2010-02-18
In DTM

Vinhais Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Iluminação pública Travanca   Vinhais Icon_minitimeTer Mar 16, 2010 1:06 pm

.
Iluminação pública Travanca
Vinhais


Vinhais Poste_vhs

Beneficiação das redes de baixa tensão

A EDP procedeu à remodelação das redes de baixa tensão e iluminação pública no lugar e freguesia de Travanca, Concelho de Vinhais.

A obra consistiu na substituição de vários apoios e dos condutores nus por condutores isolados numa extensão da ordem dos 1000 metros.

A rede ficou mais robusta o que trará um impacto positivo na qualidade de serviço a cerca de 75 clientes, relativamente à redução de quedas de tensão e, sobretudo à redução do número de avarias dado que se trata de um região assolada por forte acumulação de gelo.

Também as velhas luminárias foram substituídas por novas, modernas e eficientes, logo mais amigas do ambiente, que proporcionam um melhor nível de iluminação.

, 2010-03-16
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Vinhais à conquista de Oeiras   Vinhais Icon_minitimeQui Mar 25, 2010 10:25 am

.
Vinhais à conquista de Oeiras
Vinhais


Vinhais 10067_jn

Produtos regionais e artesanato vinhaenses marcaram presença no centro do País

Muitos foram os produtos do concelho de Vinhais que atraíram, dos dias 12 a 14 de Março, a atenção dos milhares de visitantes que passaram pela XI edição da Promoção Gastronómica e Mostra de Artesanato de Vinhais, que decorreu no Mercado Municipal de Oeiras.

Durante três dias, filhos da terra ou, simplesmente, curiosos foram os responsáveis pela venda de toneladas de fumeiro e de mais de 2.500 quilos de pão de Curopos, no concelho de Vinhais, entre outros produtos tradicionais, como compotas, vinhos, azeite, queijos, folares e artesanato.

A par da oferta gastronómica, os visitantes assistiram à actuação dos Gaiteiros de Zido (Vinhais).

Recorde-se que o evento, que contou com a presença de quatro fábricas de fumeiro e uma cozinha regional, foi organizado pela Câmara Municipal de Vinhais, através da empresa municipal Turimontesinho, em parceria com o município de Oeiras e a Casa do Concelho de Vinhais naquela cidade.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2010-03-25
In DTM

Vinhais 10806
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Tourada regressa à Moimenta   Vinhais Icon_minitimeDom Abr 25, 2010 9:20 am

.
Tourada regressa à Moimenta
Vinhais


Corrida de Touros Luso-Espanhola anima Feira Franca 2010

A Tourada está de regresso à aldeia da Moimenta (Vinhais), que no próximo fim-de-semana cumpre mais uma Feira Franca.

A Corrida de Touros está marcada para domingo, 25 de Abril, numa praça improvisada com capacidade para 2.000 lugares sentados, por onde passarão os cavaleiros portugueses João Paulo e Filipe Gonçalves, bem como o matador espanhol Emílio Larerna, que fará a sua apresentação em Portugal.

Eis alguns dos ingredientes desta corrida luso-espanhola, que contará com 5 pujantes touros duma ganadaria de Ciudad Rodrigo e, também, com o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca. Tudo isto ao som da Banda Filarmónica de Rebordelo, que assegura os toques da praxe e ainda animará o recinto da feira.
Com bilhetes a 15 e 20 euros, a organização garante 2 espectáculos numa só tarde: a tourada e uma tradicional Chega de Touros de Raça Mirandesa, que decorrerá após as lides tauromáquicas, com 4 animais em disputa, oriundos de Quintela e Mofreita.
A corrida é organizada pela empresa Bravo & Genial, Lda., que espera contar com adesão de portugueses e espanhóis para repetir o desafio no próximo anos.

Junta de Freguesia aposta na diversificação do programa da Feira

A Junta de Freguesia da Moimenta (JFM), por seu turno, apoia a iniciativa, numa clara aposta na diversificação do programa da Feira Franca, dado que a última tourada na aldeia decorreu há quase 10 anos. Outra das novidades é o Concurso de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana, que substitui o Concurso de Bovinos de Raça Mirandesa, que em Vinhais terá, este ano, a fase nacional. “Não podíamos fazer os dois, e que já que Vinhais vai ter o concurso nacional da raça mirandesa, optamos pelo da Churra Galega Bragançana, até porque os gado ovino e o pastoreio são das principais actividades da nossa freguesia”, explica o presidente da JFM, Duarte Pires. Tourada e concurso de ovinos são as principais mudanças no programa do certame, que contempla um conjunto de actividades que já constitui a imagem de marca da Feira Franca. É o caso do Concurso de Cães de Raça Podengo e do Cão de Gado Transmontano, da venda de artesanato, máquinas agrícolas e produtos da terra, do Passeio BTT na Rota do Contrabando, das arruadas com o Grupo de Gaiteiros da Moimenta e dos encontros gastronómicos nas típicas tasquinhas. Muito mais que uma Feira, a aldeia acolhe um encontro de dois povos, que convivem a fazem a festa a 24 e 25 de Abril.

João Campos, Jornal Nordeste, 2010-04-25
In DTM

Vinhais 00020578
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vinhais Empty
MensagemAssunto: Casa cheia no regresso da Corrida Portuguesa ao cartaz da Feira Franca   Vinhais Icon_minitimeDom maio 02, 2010 9:32 am

.
Tourada enche Moimenta
Vinhais


Vinhais 10253_jn

Casa cheia no regresso da Corrida Portuguesa ao cartaz da Feira Franca

A tourada regressou em força à aldeia da Moimenta, concelho de Vinhais. Numa praça com lotação esgotada, os cavaleiros João Paulo e Filipe Gonçalves lidaram 4 touros de uma ganadaria espanhola, deixando um quinto animal para o matador andaluz, Emílio Laserna.

A corrida estava marcada para as 15:30 e, ao início da tarde, não se adivinhava uma afluência capaz de encher os cerca de 2000 lugares da praça amovível que a organização trouxe à Moimenta.

Francisco Faia, responsável da empresa Bravo & Genial, Lda., fazia contas à vida, temendo que a venda de bilhetes não fosse suficiente para cobrir os custos da tourada, cerca de 30 mil euros. No entanto, à medida que a hora se aproximava, a corrida à bilheteira aumentou e os lugares ficaram quase todos preenchidos, até porque o preço do ingresso também incluía uma chega de touros de raça mirandesa.

“Temos custos muito grandes, porque trazer os cavalos, a praça e os touros a Trás-os-Montes acarreta muita mais despesa do que fazer uma tourada na zona de Santarém, por exemplo”, explicou Francisco Faia.
Na hora de avaliar a receita, espera-se que o evento se repita no próximo ano, dado que a adesão de portugueses e espanhóis correspondeu às expectativas.

O mesmo se pode dizer das restantes actividades organizadas pela Junta de Freguesia da Moimenta, que apostou na diversificação do programa da Feira Franca e teve um tarde de sol a seu favor. Exemplo disso foi o Concurso de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana, que a aldeia acolheu, pela primeira vez, em lugar da competição na Raça Bovina Mirandesa.

João Campos, Jornal Nordeste, 2010-05-02
In DTM

Vinhais Nunu
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vinhais Empty
MensagemAssunto: Re: Vinhais   Vinhais Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vinhais
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Autarquias e Autarcas
» Estradas de Portugal
» Parque Natural de Montesinho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: