Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Bombeiros

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Bombeiros do distrito de Bragança em dificuldades   Bombeiros - Página 3 Icon_minitimeSáb Set 07, 2013 10:27 pm

.
Dívida ronda 500 mil euros
Distrito de Bragança


Bombeiros do distrito de Bragança em dificuldades

Unidade Local de Saúde do Nordeste promete pagar parte da dívida nas próximas semanas.

Há corporações de bombeiros no distrito de Bragança com dificuldades em pagar os salários aos trabalhadores por causa de uma dívida da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste relativa ao transporte de doentes.

Em causa estão cerca de 500 mil euros de dívida, sendo que o último pagamento feito às associações humanitárias é referente a Dezembro. “A ULS deixou atrasar o pagamento aos bombeiros. Neste momento, devem-nos seis meses e só na semana passada é que pagaram o último mês do ano de 2012”, afirma o presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Bragança.

O responsável diz mesmo que os soldados da paz estão a atravessar dificuldades. “ Este atraso faz com que as associações tenham dificuldade em pagar aos funcionários e fornecedores”, garante o presidente da Federação.

Diamantino Lopes teme pelos postos de trabalho. “Espero que não haja esse risco, porque os funcionários fazem falta e não podemos despedir pessoal, porque temos de cumprir uma função social”, lembra o representante das corporações de bombeiros do distrito.

Mais atrasos

O responsável salienta que a dívida da ULS aos bombeiros tem aumentado nos últimos dois anos. “Esta situação de deixar atrasar de forma significativa os pagamentos agravou-se ao longo destes dois últimos anos e meio.

Antes os atrasos eram de 90 dias, mas agora a situação agravou-se”, refere Diamantino Lopes.
Contactada pelo Jornal NORDESTE, o conselho de administração da ULS do Nordeste adianta, em comunicado, que nas próximas semanas será feita uma transferência, entre os 200 e os 300 mil euros, que já está autorizada pela tutela.

Além disso, esclarece que os 206 mil euros pagos na semana passada já incluíam a facturação de Janeiro. Actualmente, o valor em dívida fixa-se nos 489 mil euros.

Destaque
Dívida da ULS do Nordeste aos bombeiros do distrito de Bragança ronda os 500 mil euros

Jornal Nordeste, 2013-09-04
In DTM

Bombeiros - Página 3 Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Emigração levou 180 bombeiros este ano em Vila Real   Bombeiros - Página 3 Icon_minitimeSáb Set 07, 2013 10:34 pm

.
Devido à crise económica
Distrito de Vila Real


Bombeiros - Página 3 Bombeiros

Emigração levou 180 bombeiros este ano em Vila Real


Cerca de 180 bombeiros saíram das corporações do distrito de Vila Real este ano para procurarem melhores condições de vida no estrangeiro, disse à agência Lusa o presidente da Federação Distrital de Bombeiros.

A crise económica e a falta de oportunidades de trabalho em Portugal estão a levar muitos bombeiros voluntários a deixarem os quartéis e procurarem novas oportunidades de vida no exterior.

Só no distrito de Vila Real, das 27 corporações existentes saíram 179 voluntários este ano.

Fernando Queiroga referiu que os números relativos aos bombeiros que emigraram "são preocupantes".

Tanto mais que, segundo o responsável, as saídas não foram compensadas com novas entradas.

"E, mesmo que haja entrada de novos, não podem ir para o combate. Têm que ter a formação e, neste momento, há corporações que estão um pouco debilitadas".

Fernando Queiroga disse que os casos de emigração, 90 por cento ocorreram porque os voluntários ficarem sem emprego, aconteceram um pouco por todo o distrito de Vila Real.

Por isso mesmo, acrescentou, "foi a muito custo" que, neste verão, se conseguiram constituir as equipas de primeira intervenção.

"Em junho ainda se pensava que algumas corporações nem iriam conseguir. Mas pronto, a muito custo lá se conseguiu fazer as equipas todas", salientou.

Estas saídas representam, para o responsável, um grande prejuízo para as corporações, até porque se trata, na maior parte dos casos, de "bombeiros com muita formação e há muito no ativo".

Este mês de agosto está a ser muito complicado a nível de incêndios em Vila Real.

Segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), só entre os dias 15 e 26 de agosto, foram registadas 356 ignições no distrito. Muitos destes fogos prolongaram-se por vários dias, queimando uma vasta área de mato e floresta e rondando aldeias, onde se contabilizam alguns palheiros, anexos e até animais queimados.

Fernando Queiroga fala num "ano atípico", tanto a nível dos mortos verificados em combate, dos feridos, bem como dos danos registados em viaturas.

"Os bombeiros só são falados nestes três meses, a partir daí toda a gente esquece os bombeiros e fica a assobiar para o ar", frisou.

O responsável referiu que tem que "se enfrentar o problema de frente", que é, na sua opinião, "organizando a floresta, limpando e investindo na floresta".

"Não é um junho, julho ou agosto que se termina com os incêndios. É durante o resto do ano. Quando alguém vier com essa vontade, os incêndios serão menos e arderá menos quantidade", sublinhou.

Lusa, 2013-09-02
In DTM

Bombeiros - Página 3 Help2
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Voluntários de Bragança são o garante do trabalho no distrito   Bombeiros - Página 3 Icon_minitimeSáb Set 07, 2013 10:39 pm

.
Trabalho é essencialmente voluntário
Distrito de Bragança


Voluntários de Bragança são o garante do trabalho no distrito

O voluntariado é a base do trabalho dos bombeiros do Distrito de Bragança, onde o número daqueles que prestam serviço nas corporações sem qualquer remuneração é, em média, seis vezes superior aos assalariados.

Os dados foram avançados à Lusa pelo presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Bragança, Diamantino Lopes, que garantiu que o trabalho é essencialmente voluntário entre as 15 corporações de bombeiros desta região.

De acordo com as contas do presidente da federação, muito do socorro e outros serviços prestados às populações é feito à custa do voluntariado, numa região onde o número daqueles que nada recebem pelo apoio rondará os 1.200 e os assalariados pouco mais de 200.

"A proporção é, em média, de 15 (assalariados) para 80 voluntários", afiançou, explicando que o quadro de pessoal remunerado das corporações de Bragança se resume a motoristas/socorristas, operadores de central e um funcionário administrativo.

Em quase todas as corporações existem também outros grupos profissionais, como as chamadas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), mas que são pagos de forma repartida, através de protocolos estabelecidos com outras entidades do setor.

Diamantino Lopes garantiu que "mesmo os assalariados fazem muito trabalho voluntário" e participam em ações para além das funções a que estão obrigados.

A crise que o país atravessa e os cortes nos serviços de saúde, como o transporte de doentes, têm-se refletido, sobretudo nas corporações mais pequenas com a dispensa de pessoal a contrato e a não substituição de bombeiros aposentados.

O presidente da federação apontou o caso da corporação de Alfândega da Fé, que perdeu, nos últimos dois anos, dois funcionários dispensados no fim dos contratos e um reformado que não foi substituído.

Na maior corporação da região, a da capital de Distrito, Bragança, as dificuldades ainda não afetaram o quadro de pessoal.

O comandante José Fernandes garantiu à Lusa que "Bragança tem mantido o pessoal", com 34 pessoas no quadro de efetivos.

Lusa, 2013-09-05
In DTM

Bombeiros - Página 3 Outtahere
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Bombeiros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Cruz Branca celebra 117º aniversário   Bombeiros - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 27, 2014 5:01 pm

.
A 12 de Janeiro
Vila Real


Cruz Branca celebra 117º aniversário

Os Bombeiros Salvação Pública e Cruz Branca de Vila Real celebram em 2014 o seu 117º aniversário. As comemorações arrancaram no dia 6 Janeiro com o desfile pelas principais ruas da cidade.

No próximo dia 12 de Janeiro, a celebração começa às 9h00, com o hastear da bandeira da Associação, seguida de romagem aos cemitérios de S. Dinis e Santa Iria.

Às 10h00, terá lugar a recepção às entidades convidadas e homenagem aos Bombeiros e Associados falecidos. Será feita também uma homenagem ao Monumento do Bombeiro, no Largo do Pioledo.

As comemorações continuam às 11h00, com a celebração de uma Missa Solene na Capela Nova e, às 12h00, com a Bênção de uma Viatura (VTTF).

De seguida, às 12h30, terá lugar a apresentação de cumprimentos à Câmara Municipal de Vila Real, seguido de um almoço convívio às 13H00.

, 2014-01-08
In DTM

Bombeiros - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcRG1Mix8DMCpVtZdip2FOkTWguXSGW3j3hDmMs3bUayx3-YSXkVxA
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bombeiros - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Bombeiros   Bombeiros - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bombeiros
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Meteorologia 2
» Macedo de Cavaleiros
» Autarquias e autarcas 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: