Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Meteorologia 2

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Meteorologia 2   Meteorologia 2 Icon_minitimeQua Jun 16, 2010 12:23 pm

.
Sete mortos em inundações no sudeste da França

por Lusa
Hoje

Meteorologia 2 Ng1306113

Sete pessoas morreram e oito estão dadas como desaparecidas na região de Var, sudeste da França, em consequência das chuvas torrenciais que caíram em diversos municípios, incluindo Draguignan, segundo fontes autárquicas.

"Três pessoas morreram em Draguignan, uma em Muy, uma em Luc, outra em Arcs e mais uma em Roquebrune-sur-Argens", disse fonte da prefeitura de Draguignan.

Os habitantes de Draguignan foram surpreendidos pela rapidez com que as águas subiram e inundaram várias zonas, deixando diversos locais isolados.

Na região de Var, cerca de 100 mil lares estão sem electricidade e o aeroporto de Hyères-Toulon ficou inundado e foi encerrado na terça-feira.

In DN

Meteorologia 2 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Temperaturas de 40º até amanhã   Meteorologia 2 Icon_minitimeSeg Jul 05, 2010 4:01 pm

.
Temperaturas de 40º até amanhã

por LUÍS MANETA e PATRÍCIA JESUS
Hoje

Meteorologia 2 Ng1314307

Em Lisboa, os termómetros ultrapassaram os 38ºC, e no Alentejo chegaram aos 40º. Calor veio para ficar.

O termómetro electrónico marca 38 graus e o calor é insuportável. No Parque das Nações, em Lisboa, quase ninguém se arrisca a ficar ao sol. Apenas Marleen e Yvonne, duas jovens holandesas, querem aproveitar o tempo que "não é assim em casa". E aproveitam um espelho de água para refrescar os pés, já que apesar de terem biquíni a praia está longe. Já Pedro e Vera, de Gaia, viram-se "aflitos para encontrar uma sombra" e planeiam ficar "até o calor passar". Mas não vai passar tão cedo.

Ontem, durante a tarde, os termómetros chegaram aos 40 graus em Santarém, Setúbal e Beja (as capitais de distrito mais quentes do País, segundo o Instituto de Meteorologia), ficaram perto dos 39 em Évora e dos 38 em Lisboa. E hoje e amanhã o cenário repete-se, com o Instituto a pôr Braga, Santarém, Lisboa e Setúbal em alerta laranja e o resto do País em alerta amarelo, com excepção de Viana do Castelo. Só a partir de partir de quarta-feira as temperaturas descem.

Sem dinheiro para ir à praia Jorge Nogueira fez ontem o mesmo que algumas crianças: mergulhou nos canais que salpicam o Parque das Nações. Mais à frente Sara, de oito anos, e o irmão mais novo, também descobriram ali a piscina que lhes falta em casa.

No Alentejo, com os termómetros a rondarem os 40 graus, há quem encare a sesta como a "terapia" ideal para fugir ao calor. "Não há nada como uma boa sestinha", diz Jorge Caraça, 72 anos, enquanto aproveita uma das sombras à entrada do Jardim Público de Évora para pôr a conversa em dia. São 12.20. E a temperatura já está próxima dos 35º. "Quando chegar a casa vou tratar do almoço com a mulher e depois dormimos um bocadinho até lá para as quatro ou cinco horas. É a melhor forma de fugir ao calor".

Nos cafés e esplanadas junto à Praça 1º de Maio, o movimento é pouco ao início da tarde. E os poucos que "arriscam" sentar-se numa cadeira à sombra são turistas. Ainda assim, o consumo de águas, refrigerantes e gelados "disparou" durante o fim-de-semana. "A Feira de São João [que ontem terminou] também deu uma ajuda [às vendas] mas já se sabe que quando chega o calor as pessoas procuram refrescar-se como podem", diz o empregado de um café. "Hoje estamos a vender muito mais água".

Residentes em Queluz, João Luís e Ermelinda refugiam-se à sombra enquanto "ganham coragem" para procurar um restaurante. "Uff… isto está uma brasa. Só se aguenta dentro de água", diz Ermelinda, pouco habituada aos rigores do Verão alentejano. "Viemos dar um passeio de fim-de-semana, mas está muito quente e é um calor muito seco".

In DN

Meteorologia 2 SFun_hot

Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Temperaturas perto dos 40º vão manter-se hoje e amanhã   Meteorologia 2 Icon_minitimeTer Jul 06, 2010 9:13 am

.
Temperaturas perto dos 40º vão manter-se hoje e amanhã

por RITA CARVALHO
Hoje

Meteorologia 2 Ng1314658

Hospitais das zonas mais quentes, Braga e Santarém, registaram afluências na urgência acima do normal. Na maioria, casos de idosos desidratados e jovens com queimaduras.

Os termómetros vão manter-se hoje perto dos 40 graus em vários distritos do interior do País e o calor só começará a diminuir a partir de quinta-feira. Apesar de o território ainda não estar em onda de calor, as temperaturas estão muito acima da média para esta altura do ano, explicou o Instituto de Meteorologia. Por exemplo, ontem, em Coruche, Amareleja e Alcácer do Sal, atingiram-se os 42 graus.

O calor levou os serviços de urgência de alguns hospitais a registarem uma afluência acima do normal. No Hospital distrital de Santarém, foram registados casos de queimaduras devido à exposição exagerada ao sol no domingo e ontem. Na maioria entre jovens.

"Registámos ainda meia dúzia de casos de idosos desidratados. Não ingeriram os líquidos suficientes e chegaram com a pele seca, vómitos ou náuseas e menos consciência", afirmou ao DN o director clínico do hospital. José Marouço explicou ainda que alguns idosos foram internados para receber soro, embora nenhuma situação tenha sido grave.

"Na maioria dos casos, as situações poderiam ser evitadas se estes idosos tomassem as precauções recomendadas pelas autoridades de saúde", sublinhou o clínico. Em Braga, outro distrito onde as temperaturas rondaram os 40 graus no domingo e durante o dia de ontem, a afluência às urgências também registou um pequeno acréscimo. A maioria dos casos foram pessoas mais velhas com problemas respiratórios e a precisar de cuidados de saúde.

Em Lisboa, no Hospital de Santa Maria, as urgências registaram por agora, uma afluência normal nos últimos dois dias.

O calor provocou também vários incêndios que obrigaram à mobilização de centenas de bombeiros. Uma das situações mais complicadas registou-se durante a tarde em Miranda do Corvo, onde estiveram mais de 120 homens a combater as chamas.

Em Évora e Santa Maria da Feira, o fogo também causou preocupações às autoridades, embora ao início da noite tudo estivesse controlado (ver texto secundário).

As temperaturas elevadas estão também a prejudicar a qualidade do ar. Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, em Faro, Lisboa, Porto e Setúbal o índice de qualidade será hoje fraco, devido à presença de partículas poluentes na atmosfera.

Entretanto, um relatório do Centro Nacional de Dados do Clima revelou ontem que os cinco primeiros meses deste ano foram os mais quentes desde 1880, quando começaram a ser registadas sistematicamente as temperaturas.

Entre Janeiro e Maio, as temperaturas combinadas da terra e dos oceanos estiveram 0,68 graus Celsius acima da média do século XX.

In DN

Meteorologia 2 0002044C
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Alerta vermelho para Lisboa e Alentejo   Meteorologia 2 Icon_minitimeQua Jul 07, 2010 12:25 pm

.
Alerta vermelho para Lisboa e Alentejo

por LUÍS MANETA, Évora
Hoje

Meteorologia 2 Ng1315243

Autoridades alentejanas reforçam vigilância a idosos. Amareleja muda horários de funcionários que trabalham na rua.

O calor levou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) a colocar ontem os distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja em alerta vermelho, ou seja, máximo. Isto devido aos "efeitos nefastos na saúde" que as temperaturas elevados dos últimos dias podem provocar. O alerta mantém-se, pelo menos, até amanhã. A DGS aconselha a população a "aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem açúcar, evitando as bebidas alcoólicas".

O aumento dos riscos para a população levou as autoridades de saúde do Alentejo a reforçar o alerta junto dos profissionais de saúde e lares de terceira idade. "Em dias como os que temos vivido, há um risco acrescido quando não se tem em atenção a perda de líquidos", diz ao DN o presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Rui Sousa Santos, chamando a atenção para o facto de "por questões culturais os alentejanos beberem pouca água".

Desta forma, o risco de desidratação é mais elevado quando a temperatura máxima atinge valores da ordem dos 40 graus e a mínima não baixa dos 20 graus durante vários dias.

Segundo o responsável, será dada "uma atenção especial a doentes internados e às crianças e idosos em lares". É entre os grupos mais vulneráveis, lembra, que estão os idosos, muitos avessos à utilização de aparelhos de climatização e "mais expostos ao risco de desidratação por não terem uma noção de sede idêntica à de uma pessoa com menos idade".

Por outro lado, vários municípios e juntas de freguesia do Alentejo, como a de Amareleja, a "terra mais quente de Portugal", mudam o horário dos funcionários que trabalham na rua, para "escaparem" ao calor, durante o Verão, com temperaturas de 40 graus.

Assim, entre 1 deste mês e final de Setembro, os funcionários da junta da Amareleja passam a trabalhar entre as 06.00 e as 13.00.

In DN

Meteorologia 2 0002044C
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Tornados e tsunamis assustaram populações a sul do País   Meteorologia 2 Icon_minitimeQui Jul 08, 2010 4:23 pm

.
Tornados e tsunamis assustaram populações a sul do País

por ELISABETE SILVA, com MIGUEL FERREIRA e LUÍS MANETA
Hoje

Meteorologia 2 Ng1315629

Madrugada com vários fenómenos meteorológicos que estão a ser estudados.

O Instituto de Meteorologia (IM) está a investigar uma série de relatos de tornados e tsunamis a sul do País. Nenhum dos acontecimentos está ainda confirmado pelo organismo, mas a instabilidade atmosférica que está a verificar-se foi considerada normal pela meteorologista Ilda Simões.

Um fenómeno com características semelhantes às de um tornado foi registado ontem de manhã perto de Ferreira do Alentejo, tendo as rajadas de vento forte provocado a queda de árvores e arrancado diversos telhados de habitações e instalações agrícolas.

Ao DN, Ilda Simões disse que a situação teve origem em correntes de ar descendente provocadas pela formação de nuvens convectivas numa vasta região do Sul de Portugal e Norte de África.

"É fenómeno meteorológico com rajadas de vento semelhantes às de um tornado, com a diferença de se tratar de correntes descendentes". Uma situação propiciada pelas altas temperaturas , como a existência de ar "muito seco" a baixa altitude, e que resultou na queda de dezenas de árvores, muitas delas arrancadas pela raiz.

Entre as 10.00 e as 11.00, a circulação automóvel esteve interrompida ou condicionada em diversas estradas. O vento provocou a queda de um cabo de alta tensão que provocou um incêndio rural, próximo da localidade de Odivelas.

Já entre Lagos e Algeciras, o susto veio do mar, provocado por "um tsunami meteorológico". As oscilações de maré chegaram aos 40 cm, mas o fenómeno passou despercebido à maioria das pessoas. "O barco estava praticamente sem água. O incrível é que eram 09.30 da manhã e a maré deveria estar a subir até às 12.40" recordou, nervoso, José Venâncio, que esperava por passageiros para descer o rio, em Silves. "A maré inverteu. Em vez de continuar a correr para Silves, começou a descer para Portimão até o barco ficar a seco", corroborou Mário Pinto, que estava a bordo. A situação prolongou-se por dez minutos, até que a água começou a regressar: "vinha com uma velocidade de marés vivas e não com a esperada".

O investigador Óscar Ferreira, da Universidade do Algarve, explicou este "tsunami meteorológico": "Foi uma variação da pressão, em Sagres, associada à passagem de uma frente que terá estado na origem deste conjunto de ondas."

Poeiras arrastadas para Portugal

Ontem de manhã uma poeira cobria os carros sobretudo no Sul do País e no horizonte era possível observar uma linha amarela. Este fenómeno foi explicado num comunicado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Lisboa. "Está-se sob a ocorrência de um fenómeno ou evento natural de poluição atmosférica. Neste caso, trata-se do transporte de longa distância de ar proveniente de regiões áridas, como os desertos do Norte de África, com partículas e poeiras em suspensão". A poeira deverá manter-se por mais quatro dias.

In DN

Meteorologia 2 000203E0
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Temperaturas vão descer   Meteorologia 2 Icon_minitimeSex Jul 09, 2010 4:29 pm

.
Temperaturas vão descer

por A.M.
Hoje

Meteorologia 2 Ng1316150

Calor vai abrandar este fim-de-semana. Ontem, apesar das altas temperaturas, só se registaram dois incêndios

O calor que tem atingido Portugal vai abrandar este fim-de-semana, com a previsão da descida das temperaturas, originada pela mudança dos ventos, o que trará maior frescura e, também, possibilidade de chuva. Ontem, apesar das altas temperaturas, apenas dois incêndios preocuparam os bombeiros. No terreno, a PJ deteve um suspeito de fogo posto.

Para hoje e amanhã, o Instituto de Meteorologia prevê "uma pequena descida da temperatura, máxima e mínima". Para domingo, prevê-se "céu pouco nublado", podendo no "Norte e Centro, ocorrer aguaceiros", adiantou o meteorologista José Duarte.

Ontem, não obstante as altas temperaturas, só ocorreram dois fogos, o mais grave em Mirandela, em que intervieram dois aviões bombardeiros pesados. O fogo começou às 15.30 e lavrou em duas frentes activas, que consumiram mato e eucalipto. Ao final da tarde combatiam o incêndio meia centena de bombeiros, apoiados pelos Canadair, estando o fogo controlado. De manhã, um outro fogo, em Arcos de Valdevez, obrigou à intervenção de um helicóptero Kamov.

No terreno, a PJ anunciou a detenção de um homem por "presumível autoria de vários focos de incêndio em floresta intencionalmente ateados, no mês de Junho, na zona de Santa Maria da Feira". O homem, de 50 anos, "terá agido por razões fúteis, em quadro de alcoolismo e de conflitualidade". Desde o inicio de Julho houve 798 incêndios, e o pior dia foi terça-feira, com 186 fogos.

Para hoje todo o interior Norte e Centro está com risco elevado de incêndio, sendo que os concelhos de Mogadouro, Castelo Branco e a grande maioria dos do distrito de Santarém estão com risco muito elevado.

In DN

Meteorologia 2 00020442
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Calor e humidade aumentam baratas gigantes em Lisboa   Meteorologia 2 Icon_minitimeSáb Jul 10, 2010 10:32 pm

.
Calor e humidade aumentam baratas gigantes em Lisboa

por ANA BELA FERREIRA
Hoje

Meteorologia 2 Ng1316561

Espécie que vive nos esgotos tem invadido casas em várias zonas de Lisboa. Especialista acredita que número vai diminuir naturalmente.

Nos últimos dias os habitantes de Lisboa foram surpreendidos com uma invasão de baratas. A cidade parece estar a viver uma praga destes insectos, pelo menos atendendo ao número de pessoas que já se queixaram. "Nos últimos dias temos recebido muitas chamadas e hoje [ontem] também já recebemos muitas queixas de pessoas que dizem ter visto baratas em casa", confirmaram ao DN, os serviços de higiene urbana da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Este surto pode estar ligado às altas temperaturas e à humidade dos últimos dias. O especialista da Universidade de Coimbra, João Paulo Sousa, acredita que o número de baratas vai diminuir naturalmente.

Rute Lagoas vive num sétimo andar de um prédio em Campo de Ourique e na quinta-feira à noite viu um insecto no tecto. "Era enorme, tinha uns sete centímetros e voava. Tive de chamar o meu marido para a matar", conta ao DN. Esta foi a primeira vez que teve uma barata dentro de casa. Depois de ligar para a CML ficou a saber que esta espécie é conhecida por barata americana e que vive nos esgotos, saindo quando está muito calor. Rute não vai para já fazer nenhuma desbaratização, mas confessa que já comprou todos os insecticidas que havia no supermercado.

Já no prédio de Sónia Branco, no Parque das Nações, os moradores decidiram contratar uma empresa para matar os insectos. "Na garagem do prédio apareceram muitas baratas e por isso chamamos os 'extreminadores implacáveis' para as matar. Aquilo era um cenário dantesco", conta Sónia, que adianta ter um medo irracional de baratas.

O facto de poderem transmitir bactérias, fungos ou vermes, tornam estes animais perigosos para a saúde. A boa notícia é que a praga pode desaparecer naturalmente.

"É possível que depois desta explosão, acabem por baixar para o seu número normal. Quando as temperaturas e a humidade estabilizarem para valores mais baixos", explica o professor do departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), João Paulo Sousa.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Frio já matou pelo menos 362 pessoas no Peru   Meteorologia 2 Icon_minitimeQua Jul 14, 2010 2:50 pm

.
Frio já matou pelo menos 362 pessoas no Peru

por Lusa
Hoje

Meteorologia 2 Ng1318309

Pelo menos 362 pessoas morreram desde o início do ano de doenças relacionadas com o frio nas regiões andinas do Sul do Peru, informou hoje o Ministério da Saúde.

De acordo com um relatório da tutela, 182 crianças perderam a vida devido ao frio e ao isolamento das suas casas, distantes de centros de saúde, enquanto as outras 180 vítimas mortais eram pessoas com mais de 60 anos.

O Ministério esclarece num relatório que "as principais causas de morte são as infecções respiratórias agudas".

A maioria das vítimas vivia em municípios do Sul e do Sudeste do Peru, tendo-se registado um pico de frio (22 graus Celsius negativos) em Masocruz, a 4200 metros de altitude na região de Puno, que faz fronteira com a Bolívia.

O ano passado, entre Janeiro e meados de Agosto, o Ministério da Saúde registou 514 mortes por doenças respiratórias relacionadas com as baixas temperaturas nas regiões andinas.

Esta mortalidade em áreas pobres e remotas dos Andes tem levado o Governo peruano a ser acusado de não combater de forma estrutural o problema, apesar de distribuir roupas, remédios e alimentos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Temperaturas altas: Braga e Lisboa com aviso laranja   Meteorologia 2 Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 2:30 pm

.
Temperaturas altas: Braga e Lisboa com aviso laranja

por Lusa
Hoje

Meteorologia 2 Ng1322961

A persistência de temperaturas elevadas levou o Instituto de Meteorologia (IM) a colocar os distritos de Braga e Lisboa sob aviso laranja, enquanto que o resto do continente e Madeira estão com aviso amarelo.

Segundo as previsões do IM, o distrito de Lisboa irá atingir as temperaturas mais altas do país, cerca de 41 graus Celsius de máxima, seguido de Évora e Beja, ambos com 40º.

No norte, Braga deverá atingir os 38º, enquanto que na região centro do país os distritos de Coimbra, Castelo Branco e Portalegre deverão chegar aos 37º.

O distrito de Leiria deverá atingir 36º, Porto e Vila Real 35º e, no sul, irão ser registadas as temperaturas mais baixas, com Sines e Faro a chegarem aos 31º e Sagres aos 29º.

Ponta Delgada não deverá ultrapassar os 25º e o Funchal irá chegar aos 28º, situação que levou o IM a activar o aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, que significa situações de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

O aviso laranja representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

As elevadas temperaturas que estão a fazer-se sentir por todo o país desde sábado passado devem-se, de acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, à existência de "uma massa de ar quente" que se encontra localizada sobre o continente, associada a uma corrente de leste, que "impede a entrada de ar marítimo".

"Nos próximos dias, a generalidade do país deverá manter estas temperaturas", adiantou o meteorologista em declarações à Lusa.

As temperaturas elevadas estão também na origem da decisão da Direcção Geral da Saúde (DGS) de activar o aviso amarelo em quase todo o país, com excepção para Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Aveiro e Faro.

O aviso amarelo da DGS destina-se a alertar para a possibilidade das temperaturas elevadas poderem gerar riscos para a saúde.

Para hoje, o IM prevê céu geralmente limpo e continuação de tempo quente. O vento soprará fraco (inferior a 20 Km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (25 a 40 Km/h) nas terras altas das regiões norte e centro, e rodando para noroeste moderado (15 a 25 Km/h) no litoral, a norte do Cabo da Roca, durante a tarde.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental a norte do Cabo da Roca as ondas serão de noroeste com 1,5 a dois metros e com a temperatura da água do mar a rondar os 15º, enquanto que a sul desse ponto as ondas de noroeste terão igualmente 1,5 a dois metros de altura e uma temperatura entre 18º e 19º.

Na costa sul, as ondas de sueste não deverão ultrapassar um metro e a temperatura da água será de 20º a 21º.

In DN

Meteorologia 2 0002044C
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Há 90 anos que não fazia tanto calor em Moscovo   Meteorologia 2 Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 3:02 pm

.
Há 90 anos que não fazia tanto calor em Moscovo

por AFP
Hoje

Meteorologia 2 Ng1323068

A capital da Rússia registou hoje um recorde histórico de temperatura, com os termómetros a registar 37,2 graus Celsius. O recorde anterior datava de Julho de 1920.

Há 90 anos que não se registava uma temperatura tão alta na capital russa, Moscovo, onde se têm verificado, nos últimos dias, temperaturas muito elevadas para a região.

"A principal estação meteorológica [da capital] registou 37,2 graus às 16:00h", anunciaram os serviços meteorológicos, citados pela agência Interfax. Trata-se de um recorde absoluto desde que a Rússia começou a registar as temperaturas, há 160 anos - o recorde anterior, de 36,8 graus Celsius, datava de Julho de 1920.

Os serviços meteorológicos russos indicaram um aumento das temperaturas para os próximos dias, com máximas próximas dos 40 graus previstas para quinta-feira, altura em que as temperaturas deverão voltar a descer.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Braga em alerta vermelho e três distritos em laranja   Meteorologia 2 Icon_minitimeTer Jul 27, 2010 2:20 pm

.
Braga em alerta vermelho e três distritos em laranja

por DN.pt/Lusa
Hoje

Meteorologia 2 Ng1323499

O Instituto de Meteorologia (IM) prolongou até amanhã o alerta emitido para hoje relativamente à persistência de temperaturas elevadas. De acordo com o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o distrito de Braga continuará sobre alerta vermelho, Setúbal, Leiria e Porto em aviso laranja e o resto de Portugal Continental, exceptuando o Algarve, em alerta amarelo.

"Como a temperatura irá manter-se elevada em Braga durante as próximas 48 horas, decidimos lançar o alerta máximo", explicou ontem à Lusa a meteorologista Margarida Gonçalves, adiantando que está previsto que aquele distrito atinja os 39º tanto hoje como amanhã.

Nos distritos em aviso laranja, esperam-se 40º amanhã em Setúbal, a mesma temperatura prevista para hoje, 35º para o Porto (menos 3º que hoje) e 37º para Leiria (menos 3º que hoje).

Amanhã, Lisboa chegará aos 38º, Vila Real aos 37, Bragança, Viseu e Coimbra aos 36, Guarda aos 34, Castelo Branco aos 39, Portalegre aos 38, Faro aos 29, Sagres aos 30 e Sines aos 34º. Com 41º, Évora e Beja serão as capitais de distrito mais quentes.

Ontem, em declarações à Lusa, a meteorologista Margarida Gonçalves explicou que as elevadas temperaturas que estão sentir-se em Portugal se devem a "um massa de ar muito quente e seca" que se encontra sobre o território português, aliada a "uma corrente de leste".

"Até quinta-feira, prevemos a continuação de tempo quente. A partir desse dia haverá, no litoral oeste, uma ligeira descida da temperatura máxima", adiantou.

In DN

Meteorologia 2 0002044C
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Quatro distritos sob alerta vermelho devido ao calor   Meteorologia 2 Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 9:50 am

.
Quatro distritos sob alerta vermelho devido ao calor

por Lusa
Hoje

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) colocou hoje quatro distritos do centro e sul do país sob alerta vermelho, o mais alto de três, devido ao calor que continua a afectar Portugal Continental.

Santarém, Portalegre, Évora e Beja são os distritos para os quais a DGS recomenda a adopção de cuidados redobrados, uma vez que as elevadas temperaturas "podem trazer grave problemas para a saúde", segundo o site da instituição.

A persistência de temperaturas elevadas, situação que o permanece desde a semana passada, levou igualmente o Instituto de Meteorologia (IM) a colocar os distritos de Braga, Guarda e Leiria sob aviso laranja, o segundo mais elevado de uma escala de três, que representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O resto de Portugal continental está sob alerta amarelo, o que significa situações de risco para a realização de determinadas actividades, dependentes das condições meteorológicas.

Para o dia de hoje, o IM prevê que Castelo Branco, Beja e Évora sejam os distritos a registar as temperaturas mais elevadas, cerca de 39 graus Celsius, seguidos de Portalegre, com 38º.

Viseu, Vila Real e Braga deverão alcançar os 36º, Coimbra deverá chegar aos 35º e Bragança aos 34º.

Os distritos de Guarda, Leiria e Lisboa irão registar 33º, Viana do Castelo 30º, Porto 31º e Faro 30º.

Sagres e Sines serão as cidades com as temperaturas mais baixas de Portugal Continental, cerca de 27º, enquanto Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores, deverá registar 25º, e o Funchal, no arquipélago da Madeira, terá 26º de temperatura máxima.

Segundo as previsões do IM, o dia de hoje apresentará tempo quente com céu limpo, à semelhança do que tem sucedido nos últimos dias.

O vento soprará fraco (inferior a 15 Km/h) do quadrante norte, temporariamente moderado (15 a 25 Km/h) de noroeste no litoral oeste durante a tarde e fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, no Algarve.

O IM prevê igualmente neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste a norte do Cabo da Roca.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com um a 1,5 metro e com a temperatura da água do mar a oscilar entre os 18º e os 19º.

Na costa sul, as ondas de sueste terão um metro, passando depois a ondas de sudoeste, e com a temperatura da água a chegar aos 24º.

In DN

Meteorologia 2 00020478
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Quatro ondas de calor desde Maio   Meteorologia 2 Icon_minitimeSeg Ago 16, 2010 10:44 am

.
Quatro ondas de calor desde Maio

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Meteorologia 2 Ng1330808

Organização Meteorológica Mundial diz que 17 países registaram este ano as temperaturas mais altas de sempre

Portugal já foi afectado este ano por quatro ondas de calor, só desde Maio. Ou seja, períodos de pelo menos seis dias com temperaturas cinco graus superiores à média. Extremos que contribuíram para tornar o mês passado no Julho mais quente desde 1931. E os primeiros 12 dias de Agosto registaram também uma máxima cinco graus acima da média. Mas não é só Portugal que vive um Verão quente, a tendência é mundial: segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), as temperaturas bateram recordes em 17 países.

As ondas de calor registadas em Portugal afectaram regiões diferentes: a primeira ocorreu em Maio e afectou muitos locais do litoral e parte do Alentejo. Julho ficou marcado por dois períodos muito quentes: uma onda de calor no início do mês no Ribatejo e Alentejo, e outra no fim que afectou a região de Lisboa, Setúbal e Alentejo e Minho.

No início de Agosto, outro período excepcionalmente quente foi registado em estações dispersas por todo o País, incluindo novamente o litoral alentejano, onde estes fenómenos são menos comuns devido ao efeito moderador causado pela proximidade do mar.

Este ano fica assim muito próximo de 2006, que se distinguiu pela "ocorrência de cinco ondas de calor" entre Maio e Setembro, lembra o Instituto de Meteorologia (IM). No Verão passado foram três. Já em 2007, pelo contrário, não houve nenhuma, o que não acontecia há dez anos, e 2008 apenas uma, mas em Abril.

O IM salienta que as ondas de calor acabam por ter mais impacto no Verão, em que as temperaturas médias já são altas - é também quando provocam maiores subidas na mortalidade. O meteorologista Costa Neves lembra que estes fenómenos são "a catástrofe natural que mais mortalidade provoca em Portugal".

Fenómenos extremos que são cada vez mais frequentes desde os anos 90 do século passado, diz o IM. E segundo a OMM, o mundo vive uma "sequência sem precedentes de eventos meteorológicos extremos": 17 países registaram as temperaturas mais altas de sempre, relata o jornal britânico Guardian. Bielorrússia, Ucrânia, Rússia viveram uma onde de calor que durou mais de três semanas; Iraque, Arábia Saudita, Níger, Sudão atingiram temperaturas superiores a 47 graus; 53,5 no Paquistão, agora afectado pelas maiores cheias do século. Chipre, Finlândia, Qatar, Chade, Koweit, Burma, ilha da Ascensão, ilhas Salomão e Colômbia também bateram recordes.

Eventos que levam a OMM, que geralmente não se aventura na interpretação dos dados, a considerar que estes eventos superam "em intensidade, duração e extensão geográfica" os maiores registados na história. Por isso, questiona se estas catástrofes estão de alguma forma a cumprir a previsão do Painel para Alterações Climáticas das Nações Unidas, que antecipou que com o aquecimento global vão aumentar as catástrofes provocadas pelo clima.

In DN

Meteorologia 2 000203E0
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Lisboa em alerta laranja, amarelo para mais 13 distritos   Meteorologia 2 Icon_minitimeSeg Ago 30, 2010 9:07 am

.
Lisboa em alerta laranja, amarelo para mais 13 distritos

Hoje

Meteorologia 2 Ng1336030

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso laranja o distrito de Lisboa, devido à previsão de temperaturas elevadas, e em aviso amarelo 13 distritos e a Região Autónoma da Madeira.

Nos distritos de Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja a previsão do IM é de temperaturas altas, que podem atingir os 40 graus Celsius em Évora e os 39º em Beja.

Em Lisboa, a temperatura máxima deve atingir também os 39º, alertando o IM que o aviso laranja enquadra uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado".

Para a cidade do Porto a previsão é de uma máxima de 35º, sendo de 32º para Faro, 26º para Ponta Delgada e 28º para o Funchal.

José Duarte, do IM, explicou à Lusa que as temperaturas altas previstas para hoje, "sobretudo no litoral", se devem a "vento com uma componente de leste".

Para os próximos dias, alertou o meteorologista, a situação vai alterar-se, prevendo-se uma aumento de nebulosidade e a ocorrência de trovoadas e aguaceiros na terça feira, em especial nas regiões do norte e centro.

Na quarta feira, a previsão é de uma "descida de temperatura máxima acentuada", com aguaceiros e trovadas, sobretudo nas regiões norte e centro.

Após estes dias de instabilidade meteorológica, provocada por um vento de oeste e uma "depressão localizada sobre o território do continente", o tempo deve continuar quente, embora sem que "as temperaturas, na próxima semana, atinjam valores tão altos como no dia de hoje", explicitou José Duarte.

As temperaturas elevadas levam também a Direcção-Geral da Saúde (DGS) a colocar em alerta amarelo os distritos de Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja.

Os alertas da DGS têm em conta o número de dias consecutivos em que se registam temperaturas altas numa dada região, relacionando-os com os efeitos na saúde das populações.

Segundo a DGS, a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos e pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos e antidepressivos.

Para prevenir estes danos, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar. Indica ainda que se devem evitar bebidas alcoólicas, procurar ambientes frescos nos momentos de maior calor do dia e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

Quanto ao risco de exposição aos raios ultravioleta, este é muito elevado, o quarto nível mais grave numa escala de cinco, em Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

É aconselhável a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda sol, protector solar e evitar a exposição de crianças ao Sol, explicita o IM.

A exposição à radiação ultravioleta do Sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário.

In DN

Meteorologia 2 0002044C
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Furacão 'Earl' segue rumo aos EUA   Meteorologia 2 Icon_minitimeQua Set 01, 2010 1:29 pm

.
Furacão 'Earl' segue rumo aos EUA

Hoje

O que começou como uma simples tempestade, no sábado, transformou-se num perigoso furacão que sopra ventos superiores a 200 quilómetros.

Na madrugada de ontem, o Earl, que já alcançou a "categoria 4" (num máximo de 5), avançava a caminho dos Estados Unidos, deixando a sua marca em várias ilhas das Caraíbas, passando ao largo de Porto Rico.

Segundo a CNN, o ciclone poderá aproximar-se da costa dos Estados Unidos amanhã ou na sexta-feira de manhã. Para já, registam-se fortes precipitações, e as autoridades da República Dominicana ordenaram evacuações preventivas das áreas mais baixas e litorais no Leste e Norte do país, onde já estão em alerta vermelho.

Apesar de não haver registo de vítimas, o Earl já deixou, pelo menos, 200 mil pessoas sem energia eléctrica e várias estradas cortadas.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Earl pode tornar-se mais forte, já que se desloca (até ontem) pelas águas quentes do Caribe com trajectória noroeste e amanhã poderá causar estragos na Jórgia e nas Carolinas.

In DN

Meteorologia 2 00020442
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Chuva transquilizou inferno de chamas   Meteorologia 2 Icon_minitimeSex Set 03, 2010 4:32 pm

.
Enxurrada arrasou culturas
Distrito de Vila Real


Chuva transquilizou inferno de chamas

De um momento para o outro, o inferno de chamas, que rodeava Ribeira de Pena e Boticas desde segunda-feira, foi-se, com os aguaceiros que caíram na região de Trás-os-Montes. Mas a chuva foi, em alguns casos, de enxurrada, e até arrasou culturas em Chaves...

Um inferno, o fim do mundo, uma coisa que nunca ninguém viu…Era assim que, ontem, a população de Covas do Barroso, Boticas, recordava o incêndio que no dia anterior queimou pinhais e pastagens, destruiu vacarias e matou seis vitelos.

Só a chuva que caiu (e provocou uma enxurrada em Chaves, ver página ao lado), ao meio da tarde de ontem, pôs fim ao incêndio que desde segunda-feira concentrou as atenções dos meios da protecção civil e transformou num pesadelo a vida das populações de algumas aldeias de Ribeira de Pena e de Boticas. Pelas contas do governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, terão ardido, pelo menos, seis mil hectares de pinheiro bravo.

“Milagre? Milagre era se viesse ontem. Agora faz falta, até para a agricultura, mas ontem é que fazia falta”, insurgia-se, ontem, o morador de Covas do Barroso, Napoleão Fernandes, referindo-se à chuva que, finalmente, acabara com o incêndio.

Agora as suas pernas já não lhe permitem fazer o que quer. Quando era novo e havia incêndios chegava-se tanto às chamas que até ficava com os braços empolados. Impotente, ontem, passou a tarde a ligar para os jornalistas. “Peguei na lista telefónica, era para os que apareciam. Só não dei com o da TVI. Disse-lhes :“quando foi por causa do padre viestes cá todos, agora para mostrar esta desgraça ao mundo não vem cá nenhum?”, lembra Napoleão, com um pau numa mão e enxada na outra.

A mulher, Maria Luísa, também não ganhou para o susto. “Era um cordão de lume daqui, um cordão de lume além... estávamos rodeados. Dizem que o fim do mundo é com fogo, pois ontem foi o que pensei: estamos no fim do mundo”. O dono de um café passou a noite quase em claro. “Acho que ninguém dormiu! Nunca fui ao inferno, não sei como é, mas era o que isto pareceria ontem”.

Brasília Fernandes, de 50 anos, está no fundo das escadas a partir fruta podre para a fazenda. O marido Francisco Costa e o irmão “estão a comer qualquer coisa”.

“Ontem não comeram nada. E eu pouco, comi uma malga de leite e vomitei-o. Não se me engole nada!”, diz. Brasília e Francisco foram o casal a quem o fogo mais prejuízo causou. “Era tanto fumo, que uma pessoa não sabia onde punha os pés. O meu irmão, coitado, trazia um pulverizador, regava um bocadinho o chão, o fumo levantava e lá conseguiu tirar os dois tractores, mas aos vitelos já não lhe pudemos valer”.

Além dos seis vitelos mortos, dois geradores, dois reboques, uma carrinha, uma caixa cheia de milho, Francisco ainda ficou sem mais de 2000 e tal fardos de feno. “Ele faz-se forte, mas ontem quando se encostou para descansar um bocadinho, só dizia: o que vai ser da minha vida”, recordava a mulher, de lágrimas nos olhos.

Em comunicado, ontem, a Câmara de Boticas anunciou que iria proceder ao levantamento “exaustivo” dos prejuízos para os comunicar ao Governo, “por forma a que os agricultores possam vir a ser indemnizados”. “Caso contrário, a sua sobrevivência poderá estar em risco”.


Margarida Luzio in JN, 2010-09-02
In DTM

Meteorologia 2 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Chuva e granizo provocam inundações em Mogadouro   Meteorologia 2 Icon_minitimeSex Set 03, 2010 4:37 pm

.
«Durou cerca de uma hora e meia»
Mogadouro


Chuva e granizo provocam inundações em Mogadouro

Trovoada, chuva intensa e granizo provocaram hoje, ao final da tarde, várias inundações em habitações, comércio e estabelecimentos públicos na vila trasmontana de Mogadouro, no distrito de Bragança.

Segundo o comandante dos bombeiros de Mogadouro, citado pela Lusa, os pedidos de auxílio rondaram as duas dezenas, na sua maioria para retirar a água que entrou nas garagens e nos estabelecimentos comerciais, por causa de problemas de drenagem.

A chuva forte “durou cerca de uma hora e meia, situação que gerou algum caos nas partes baixas da vila. De momento continuamos a tentar responder a todas as solicitações. No entanto, alguns dos problemas devem levar algum tempo a resolver”, acrescentou o comandante. No terreno estão cerca de duas dezenas de bombeiros, apoiados por cinco viaturas e motobombas.

Lusa, 2010-09-02
In DTM

Rolling Eyes Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Enxurrada inundou casas e destruiu caminhos na Pastoria   Meteorologia 2 Icon_minitimeSex Set 03, 2010 4:41 pm

.
Chuva torrencial
Chaves


Meteorologia 2 6395_st

Enxurrada inundou casas e destruiu caminhos na Pastoria

Quarta-feira à tarde casas e ruas da aldeia Pastoria, em Chaves, foram inundadas por uma enxurrada de terras e pedras, na sequência de uma intensa chuva que se abateu sobre a localidade.

Ao que foi possível apurar, a chuva torrencial terá começado a cair cerca das 16h00 e só terá terminado mais de meia-hora depois. Ao final da tarde, auxiliados por dez bombeiros de Chaves, a população, munida de pás e enxadas, limpava as habitações. Em algumas casas, a água subiu mais de 70 centímetros. Maria José Valtelhas terá sido uma das moradoras mais afectadas. Ficou com a casa completamente inundada e com os electrodomésticos estragados. Além disso, a água invadiu também um anexo onde guardava as batatas e demais produtos da terra.

“Eu nunca vi uma coisa assim, parecia o fim do mundo. Tive um prejuízo incalculável”, dizia. A Manuela Mourão, que durante o fim-de-semana tinha visto a sua vinha arder, a água levou o pouco que restava. “É muito duro ver como tudo ia pela água abaixo. A fúria da água e das cinzas era tanta que arrancou a totalidade das cepas. “Era um autêntico inferno”, dizia Manuela Mourão.

A enxurrada de terras e pedras foi desencadeada pelo incêndio que nos últimos dias consumiu a floresta e vegetação da serra onde a aldeia está “encostada”. Sem sustentação, e com a força das águas, as terras deslizaram e só pararam na aldeia. Adivinhado que, com as chuvas, este cenário poderia vir a acontecer, o presidente da Junta de Freguesia, Miguel Antunes, já tinha no local máquinas para abrir valas, que desviassem a água. No entanto, a trovoada chegou antes do trabalho estar concluído e com muita mais intensidade que o já alguma vez esperado.

Paulo Reis, Semanário Transmontano, 2010-09-03
In DTM

Meteorologia 2 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Enxurrada destrói centro de aldeia    Meteorologia 2 Icon_minitimeSex Set 03, 2010 4:45 pm

.
Aldeia de Vale Frades
Vimioso


Meteorologia 2 Enxurrada_vimioso_3

Enxurrada destrói centro de aldeia

Várias casas ficaram inundadas na aldeia de Vale Frades, concelho de Vimioso, com a trovoada que ontem se abateu naquela zona.

Ao final da tarde de quarta-feira, durante uma hora e meia choveu torrencialmente e a força da água arrancou os paralelos no centro da localidade.

Ilda Pires, uma das habitantes, conta que “durou hora e meia sem cessar um bocadinho, entrou para as casas, a água dava-me pelo joelho”. “Derrubou muros das cortinhas. Foi uma coisa muito violenta. Só tinha visto isto na televisão na Madeira” acrescenta.

Em casa de Adelaide Ribeiro a água chegou ao meio metro de altura, atingindo diversas divisões.

Hoje passou o dia a tirar lama de dentro da habitação. “Está tudo cheio de lama, se não fossem os bombeiros eu não conseguia tirar aquela lama toda porque é uma grande extensão” refere, acrescentando que “tinha uns livros na garagem que andavam aqui a boiar”. “Agora vai ser uma grande maçada para pôr tudo no sítio” salienta. “A força da água devia ser muito grande porque tinha um balde com roupa suja na casa de banho e estava no chão” afirma.

Manuel Morais também ainda apanhou um susto por causa das vacas que tinha na loja. “Cheguei aqui e vi os animais cheios de água, pensei que se afogavam. Conseguimos tirar alguma água e não foi preciso tirá-los daqui” conta.

O centro da aldeia ficou danificado pois a força da água levantou os paralelos e arrastou a areia. “Nunca se tinha visto tanta água. Começou a vir toda por aqui abaixo e arrancou os paralelos” conta o presidente da junta, acrescentando que “uma pessoa tentou passar por aqui, mas se a cartinha não tinha tracção entrava-lhe a água pelas portas”.

José Fernandes estima que o chão só deverá ficar calcetado na próxima semana. “Já está aqui o pessoal da câmara para resolver o problema, ficou tudo esburacado, ainda leva uns três ou quatro dias”.

Registaram-se também alguns prejuízos em terrenos e culturas.

Os bombeiros de Vimioso estiveram a ajudar a população nos trabalhos de limpeza.


Brigantia, 2010-09-03
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Agosto quente foi o mais seco dos últimos 23 anos    Meteorologia 2 Icon_minitimeQua Set 08, 2010 11:39 am

.
Agosto quente foi o mais seco dos últimos 23 anos

Hoje

Meteorologia 2 Ng1339354

Máximas e mínimas foram superiores ao normal para Agosto. As temperaturas altas voltam no final da semana.

Foi o Agosto mais seco dos últimos 23 anos e um dos mais quentes desde que há registos. Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), os valores da temperatura do ar - máxima, média e mínima - foram bastante superiores ao normal em todo o Continente.

Logo no início do mês, de 3 a 11, ocorreu uma onda de calor que afectou parte do País. Amareleja e Portel, no Alentejo, registaram mesmo nove dias com máximas de 40 graus ou superiores. E o valor médio da temperatura máxima do ar foi 31,8 graus - o segundo mais alto desde 1931, apenas ultrapassado em 2003.

O número de noites tropicais - dias em que a temperatura não desce abaixo dos 20 graus - "também foi bastante elevado, destacando-se Faro, com 27, e Castro Marim, com 23 dias", escreve o IM no seu relatório mensal.

Além do calor, o mês de Agosto foi também o mais seco dos últimos 23 anos. A conjugação dos factores resultou num "risco meteorológico de incêndio elevado", sobretudo nas regiões norte e centro. Um índice medido pelo Instituto e tido em conta pela Protecção Civil. Neste caso, andou muito próximo do de 2005 e foi superior a todos os outros anos desta última década.

Por causa dos incêndios florestais, durante o mês passado, foram libertadas 1 127 006 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. No período de Janeiro a Julho tinham sido libertadas 209 684 toneladas de Co2 devido aos fogos.

Apesar da chuva de ontem, e de hoje haver novamente possibilidade de aguaceiros, segundo o IM, a temperatura vai voltar a subir. "Estamos a aproximar-nos do equinócio que marca o início do Outono e por isso já não são de esperar dias tão quentes como os que tivemos durante Julho e Agosto, mas para os próximos dias espera-se céu pouco nublado ou limpo em quase todo o Continente e a subida das temperaturas", explica fonte do IM.

Assim, a partir de hoje haverá uma "subida gradual das temperaturas", que devem atingir os 30 graus no fim-de-semana. A chuva talvez volte no meio da próxima semana, mas o Instituto salienta que as previsões a mais de três dias são menos fiáveis e sujeitas a revisão.

In DN

Meteorologia 2 0002044C
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Segundo Verão mais quente desde 1931   Meteorologia 2 Icon_minitimeSáb Set 18, 2010 3:41 pm

.
Segundo Verão mais quente desde 1931

Hoje

Meteorologia 2 Ng1343174

Nesta estação houve três ondas de calor. Alentejo teve temperaturas acima dos 35º C durante mais de 50 dias seguidos

Este Verão foi o segundo mais quente dos últimos 79 anos, com uma temperatura média de 23 graus Celsius, mais 1,7 do que o normal, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

A existência de um anticiclone que se estendeu "em crista" para o Norte da Península Ibérica e de uma depressão "de origem térmica", centrada no território e que originou uma corrente de leste, são os motivos apontados pelo IM para justificar as elevadas temperaturas e os reduzidos níveis de humidade registados.

"Deste modo, o Verão de 2010 foi o segundo mais quente desde 1931, registando uma temperatura média do ar de 23º C, o que representa uma anomalia de mais 1,7º C relativamente à normal de 1971-2000", explica o IM em comunicado.

No mesmo período, os valores das máximas e mínimas do ar "foram superiores aos respectivos valores médios de 1971-2000", com mais 2,5º graus e mais 1º C, respectivamente.

O Verão de 2010, que oficialmente ainda não terminou, foi ainda marcado por três ondas de calor, duas em Julho e uma no início de Agosto, que afectaram diferentes partes do território continental.

Mas em todo o território foram registadas máximas superiores a 35º, em particular no Alentejo, com algumas zonas a contabilizar mais de 50 dias nestas condições. Registou-se ainda um número anormalmente alto de noites tropicais (com temperatuas acima dos 20 graus).

"Em termos de precipitação, o Verão de 2010 classifica-se como seco a normal, em praticamente todo o território", acrescenta o comunicado.

À semelhança do que sucedeu no território continental, também nos arquipélagos da Madeira e dos Açores as temperaturas registadas foram superiores aos valores considerados normais.

In DN

Meteorologia 2 0002044C
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Primeiras chuvas fortes de Outono chegam hoje   Meteorologia 2 Icon_minitimeDom Out 03, 2010 4:21 pm

.
Primeiras chuvas fortes de Outono chegam hoje

por AMADEU ARAÚJO, em Viseu
Hoje

Meteorologia 2 Ng1349131

As previsões apontam para chuvas e vento forte ao longo do dia, a começar no Norte e a estenderem-se a todo o País.

O "verdadeiro Outono, com humidade e chuva em quantidades concentradas mas elevadas, começa hoje", avisa o geofísico Mário Marques. O especialista, e responsável pelo site meteoibeira, adianta que este domingo "será tempestuoso e com alguma severidade".

As previsões apontam para "chuvas e vento forte, com risco moderado a elevado para pequenas inundações-relâmpago ao nível local". O mau tempo, com "ocorrência de trovoadas, irá afectar sobretudo as regiões do Minho e Douro Litoral, progredindo às restantes regiões ao longo do dia".

Forte precipitação que será acompanhada de "vento forte no litoral Oeste e terras altas do Norte e Centro". A semana terá "dois dias estáveis, incluindo no feriado da República e depois haverá condições para um novo agravamento". Melhorias "apenas a partir do dia 8 quando "chegar a bonança e uma melhoria das condições meteorológicas", conclui o especialista.

O agravamento das condições meteorológicas levou ontem o Instituto de Meteorologia a colocar 12 distritos, a norte do Tejo, em alerta. Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão no nível laranja, o segundo mais grave. As previsões do IM confirmam precipitação e ventos fortes. Mau tempo que deve abrandar a parti de amanhã, dia em que se prevê "aguaceiros, mais frequentes até ao final da manhã e pequena descida da temperatura mínima", revela Bruno Café do IM. Para terça-feira as previsões já apontam para chuva fraca e subida da temperatura.

Chuva que pode atenuar o problema da falta de água nas barragens, quando em alguns concelhos as reservas disponíveis dão apenas para uma semana. "Se não chover podemos ficar numa situação dramática. No concelho há apenas reservas de água para uma semana", avisa o presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva. José Morgado lembra que "além da qualidade da água, que há muito está deteriorada devido ao abaixamento das reservas, há um problema de disponibilidade de água. Não há e teremos que rastrear o consumo e esperar que chova porque se isso não acontecer poderemos ficar numa má situação", conclui o autarca.

No Algarve, onde a Albufeira do Arade está a 38,5% da sua capacidade e nalguns concelhos durienses, como Moimenta da Beira, o panorama é semelhante. As albufeiras do Arade, no Algarve, e do Lima, no Minho, estão abaixo dos 40%, mas no último dia do mês de Setembro e comparativamente ao último dia do mês anterior "verificou-se uma descida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas", afirma o relatório da monitorização feita pelo Instituto da Água.

In DN

Meteorologia 2 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Chuva intensa e vento muito forte para sexta e sábado   Meteorologia 2 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 4:16 pm

.
Chuva intensa e vento muito forte para sexta e sábado

por Lusa
Hoje

O final do dia de sexta feira e a madrugada de sábado vão registar chuva persistente e forte em todo o território, informou a Protecção Civil, que com base nestas previsões, decretou o alerta amarelo.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) acrescentou que a chuva será acompanhada por vento forte e agitação no mar, tanto no Litoral Oeste como na Costa Sul.

O alerta amarelo do Dispositivo Integrado de Operações de Socorro, o segundo nível menos grave de uma escala de quatro, foi decretado para os todos os distritos entre as 00:00 horas de sexta feira até às 20:00 sábado.

A autoridade recomenda, nomeadamente, desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de objectos que possam ser arrastados, assim como limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento.

No comunicado também se recomendam "cuidados redobrados" nas actividades relacionadas com o mar, mesmo passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima.

In DN


Meteorologia 2 Chuva
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: 640 pedidos de ajuda aos bombeiros   Meteorologia 2 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 11:52 am

.
640 pedidos de ajuda aos bombeiros

por ANA BELA FERREIRA
Hoje

Meteorologia 2 Ng1351370

Vinte e um turistas ficaram presos na Torre de Belém e as caves do Banco de Portugal foram inundadas.

Vinte e um turistas foram ontem surpreendidos com a subida repentina da maré enquanto estavam de visita à Torre Belém, em Lisboa. Um passeio que não vão esquecer tão depressa, afinal, não é todos os dias que é preciso recorrer a uma escada dos bombeiros para sair do mais emblemático monumento da capital. Este foi um dos 648 pedidos de ajuda registadas em todo o País devido ao mau tempo. Até às 12.00 de hoje mantém-se o alerta laranja do Instituto de Meteorologia - o segundo mais grave numa escala de quatro -, em todo o Continente, menos no Algarve.

O período mais crítico do mau tempo passou por Lisboa ontem à tarde, provocando a inundação das caves do Banco de Portugal e obrigou a Câmara Municipal de Lisboa a adiar a inauguração de uma exposição na Estufa da Tapada das Necessidades. Ao final da tarde, o Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa ainda mantinha duas bombas de extracção de água nas instalações do Banco de Portugal. No entanto, garantiram ao DN que não havia danos a registar.

Ao longo do dia, os bombeiros e a Protecção Civil registaram 648 ocorrências, das quais 408 foram inundações e 173 quedas de árvores, anunciou a Autoridade Nacional de Protecção Civil. A maioria dos casos acorreu depois das 14.00, ou seja, quando a chuva começou a cair com mais intensidade, tal como explica a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto de Meteorologia (IM).

Os distritos que registaram mais pedidos foram Lisboa (com 239), Setúbal (160) e Coimbra (82). Neste último, houve cabos eléctricos caídos e danos em alguns carros provocados pela queda de árvores. O Alentejo também foi afectado e em Portalegre também houve árvores que não resistiram ao temporal, enquanto em Évora as inundações foram o principal problema. Apesar da quantidade de pedidos, a Protecção Civil garante que todas as situações estavam a ser resolvidas e que não se registaram danos pessoais.

O pior parece já ter passado, e amanhã a chuva começa a dar tréguas, segundo a previsão do IM. "O fim-de-semana vai ser marcado por situações de alternância entre períodos em que chove com mais intensidade e outros em que se registam melhorias", esclarece a técnica do Instituto de Meteorologia. Ângela Lourenço acrescenta ainda que essa alternância se deve às linhas de instabilidade presentes na depressão que está a afectar o território nacional.

No entanto, a meteorologista lembra que é natural que os dias de chuva se comecem a sobrepor aos de sol. "O Outono é caracterizado por períodos de transição entre dias mais parecidos com o Verão e os dias mais parecidos com o Inverno", refere. Por isso, não é de estranhar que este mês traga muita chuva na bagagem. "Além de estarmos a caminhar para o Inverno, a nossa latitude também faz com que as situações de chuva forte aconteçam mais neste mês", diz.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Aviso amarelo em quase todo o território do continente   Meteorologia 2 Icon_minitimeDom Out 10, 2010 10:53 am

.
Aviso amarelo em quase todo o território do continente

por Lusa
Hoje

Meteorologia 2 Ng1351772

O Instituto de Meteorologia colocou hoje quase todos os distritos em aviso amarelo, à excepção de Vila Real e Bragança (verde), prevendo aguaceiros, que poderão ser localmente fortes, e períodos de céu muito nublado.

Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento fraco a moderado (10 a 25 quilómetros por hora) do quadrante Oeste, estão previstos para hoje.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental esperam-se ondas de Oeste com 4,5 a 5,5 metros, diminuindo para três a quatro metros.

A temperatura da água do mar deverá rondar os 17/19 graus na costa Sul, com ondas de Sudoeste de um metro e meio a dois metros.

As temperaturas máximas previstas são de 21 graus para o Porto e Lisboa e 23 para Faro.

In DN


Meteorologia 2 Chuva
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meteorologia 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meteorologia 2   Meteorologia 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meteorologia 2
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Meteorologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: