Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Meteorologia 2

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Neve transformou-se em gelo    Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeQui Fev 17, 2011 5:10 pm

.
Neve transformou-se em gelo
Distrito de Bragança


Meteorologia 2 - Página 3 Neve_noite

O piso está bastante escorregadio

É o segundo dia consecutivo com neve na região transmontana, mas hoje a situação afigura-se mais complicada porque a neve que ontem caiu durante a noite transformou-se em gelo.

Sair de casa com o carro pode ser hoje uma tarefa complicada já que o piso está bastante escorregadio.

Na cidade de Bragança o serviço municipal de Protecção Civil está no terreno desde as seis da manhã a proceder á limpeza das principais artérias e a espalhar sal nas ruas.

“Hoje temos condições diferente com a acumulação de gelo devido à neve que caiu durante a noite mas aquilo que se prevê é que a temperatura suba o que nos leva a crer que ao longo da manhã a situação terá tendência a normalizar e as condições de circulação melhorem” refere vice-presidente da câmara de Bragança.

Rui Caseiro acrescenta que por isso hoje decidiu-se manter a actividade lectiva. “Não nos parece necessário proceder ao encerramento de escolas se bem que ao início da manhã poderá haver algum condicionamento no acesso dos estudantes às escolas” refere.

“Na área rural temos condicionamento mais fortes sobretudo nos pontos mais altos. Os transportes escolares para a área rural não saíram mas nós vamos intervir nas vias municipais logo que possível” acrescenta.

No terreno estão 36 pessoas, um camião limpa-neves, dois tractores equipados com espalhadores de sal, quatro viaturas todo-o-terreno e três viaturas de apoio.

Em relação às principais estradas do distrito, a única que está cortada é a EN316 que liga Macedo de Cavaleiros a Vinhais através do Zoio.

As restantes vias, inclusive o IP4, estão transitáveis embora se aconselhe alguma precaução.

Brigantia, 2011-02-17
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Seis regiões com níveis de radiação ultravioleta muito altos   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeSex Abr 29, 2011 5:21 pm

.
Utilização de guarda-sol
Bragança


Seis regiões com níveis de radiação ultravioleta muito altos

Bragança, Coimbra, Faro, Penhas Douradas, Sines e Viana do Castelo apresentam esta quarta-feira um nível de radiação ultravioleta muito alto, de acordo com o Instituto de Meteorologia.

Com valores altos estão as regiões de Évora, Funchal, Lisboa, Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, avisa ainda o Instituto de Meteorologia (IM).

De acordo com o IM deve-se ter maiores cuidados entre as 12 e as 14 horas.

No caso do índice alto, o IM aconselha a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protector solar enquanto no muito alto além destes cuidados alerta também para a utilização de guarda-sol e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.

, 2011-04-28
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Previsão de aguaceiros fortes e trovoadas para hoje   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeDom maio 29, 2011 12:17 pm

.
Previsão de aguaceiros fortes e trovoadas para hoje

Hoje

Meteorologia 2 - Página 3 Ng1539969

Todos os distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso amarelo do Instituto de Meteorologia (IM), como consequência das previsões de aguaceiros fortes e trovoadas.

Segundo a página da Internet do Instituto, o dia de hoje terá períodos de céu muito nublado, aguaceiros que poderão ser fortes e de granizo, mais prováveis nas regiões Norte e Centro e a partir da tarde.

As previsões apontam ainda para condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e uma pequena descida da temperatura máxima.

O alerta amarelo, o segundo na escala do IM, aponta para situações de risco para algumas actividades, no caso concreto devido à previsão de aguaceiros fortes.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores não têm qualquer tipo de aviso meteorológico que aponte para situações de risco.

Também a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta para as possíveis condições meteorológicas adversas, com aguaceiros fortes e trovoadas, emitindo alertas para os distritos de Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

In DN

Meteorologia 2 - Página 3 Chuva
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Uma região com nível extremo   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeQua Jun 15, 2011 2:27 pm

.
Radiação Ultravioleta
Bragança


Uma região com nível extremo

Uma região do país apresenta hoje um nível de radiação ultravioleta (UV) extremo e 10 contam com níveis muito altos, de acordo com dados do Instituto de Meteorologia (IM).

A região do Funchal apresenta um nível extremo de radiação ultravioleta, atingindo o índice 11.

De acordo com o IM, a incidência de radiação será maior entre as 12:00 e as 17:00.

O IM considera que o nível extremo representa perigo e pede às pessoas para evitarem o mais possível a exposição ao sol e aproveitarem para ficar em casa.

Ao mesmo tempo, 10 regiões apresentam níveis de radiação ultravioleta muito alto, entre os índices 8 e 10, casos de Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delga, as últimas três nos Açores.

No caso de índice muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protetor solar e guarda-sol bem como evitar a exposição das crianças ao Sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao 11.

O IM prevê para hoje, na região norte de Portugal continental, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no litoral com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco e neblina ou nevoeiro matinal.

Nas regiões centro e sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no litoral a norte do Cabo Espichel até ao final da manhã e neblina ou nevoeiro matinal.

No arquipélago da Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte até ao final da manhã.

Para os Açores, o IM prevê, no grupo ocidental, períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros fracos durante a madrugada e início da manhã.

No grupo central prevê períodos de céu muito nublado, com abertas, condições favoráveis à formação de neblinas durante a madrugada e início da manhã.

Para o grupo oriental está previsto céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, e condições favoráveis à formação de neblinas ou nevoeiros durante a madrugada e início da manhã, especialmente na ilha de Santa Maria.

O IM prevê para Lisboa uma temperatura máxima de 26 graus Celsius, para Faro de 32 e para o Porto de 23.

Lusa, 2011-06-15
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Temperaturas vão subir até seis graus a partir de domingo   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 16, 2011 10:39 am

.
Temperaturas vão subir até seis graus a partir de domingo

por Lusa
Hoje

Meteorologia 2 - Página 3 Ng1554001

As temperaturas vão subir até seis graus a partir de domingo no interior do país, mantendo-se altas no sotavento algarvio, disse à agência Lusa fonte do Instituto de meteorologia (IM).

A partir de domingo e durante três dias as temperaturas deverão sofrer uma subida de quatro a seis graus, adiantou o meteorologista Ricardo Tavares.

"A partir de dia 19 vamos ter uma subida acentuada das temperaturas essencialmente no interior do país. No Algarve já está alta e vai manter-se nos próximos dias", adiantou.

O meteorologista explicou ainda que a acontecer uma onda de calor deverá ocorrer apenas no sotavento algarvio.

"Em princípio não deverá chegar a onda de calor mas, ainda é muito cedo para fazer uma previsão exata", disse o meteorologista, acrescentando que até domingo as temperaturas deverão manter-se amenas, com exceção do Algarve.

De acordo com Ricardo Tavares uma onda de calor "ocorre quando a temperatura máxima é igual ou superior a 5 graus relativamente ao valor médio, que varia de região para região," durante "seis ou mais dias".

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso amarelo o distrito de Faro devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, vai vigorar entre as 06:00 e as 20:59 de hoje, de acordo com informação disponível no site do IM.

O IM prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro, céu geralmente muito nublado, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, em especial no Minho e Douro Litoral, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

No Centro e Sul prevê-se céu pouco nublado, vento em geral fraco e neblina matinal.

Quanto às temperaturas, o IM prevê para hoje 22 graus no Porto, 25 em Lisboa e 34 em Faro.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Temperatura pode chegar a 40 graus no fim-de-semana   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeQua Jun 22, 2011 11:00 pm

.
Temperatura pode chegar a 40 graus no fim-de-semana

por Lusa
Hoje

Meteorologia 2 - Página 3 Ng1559488

O Instituto de Meteorologia (IM) anunciou hoje que as temperaturas vão subir nos próximos dias, especialmente no fim-de-semana, em que os termómetros podem chegar aos 40 graus nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo e interior Sul.

Segundo o IM, durante os próximos dias o estado do tempo em Portugal Continental e na Madeira será "influenciado por uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores". Para quinta e sexta-feira, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo e vento fraco. As temperaturas vão subir, prevendo-se uma subida mais acentuada para sexta-feira. No fim-de-semana estará tempo quente, com céu geralmente limpo e uma subida da temperatura, que nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo e interior Sul poderá atingir valores próximos de 40 graus.

Segundo o IM, no fim-de-semana a temperatura mínima pode variar entre 18 e 24 graus, em particular na região Sul. Para a Madeira, o IM prevê céu pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte. O vento soprará fraco a moderado do quadrante norte, com a temperatura máxima a variar entre 25 e 27 graus. O estado do tempo no arquipélago dos Açores será condicionado pelo anticiclone localizado a nordeste da ilha, à excepção do sábado e domingo em que se prevê a passagem de uma superfície frontal fria. Nos grupos Ocidental e Central, o céu apresenta-se com boas abertas, excepto no sábado, em que se prevê a ocorrência de períodos de chuva.

No grupo Oriental o céu deverá apresentar-se geralmente pouco nublado, apresentando-se no domingo temporariamente encoberto com a ocorrência de períodos de chuva. Para todas as ilhas prevê-se que a temperatura máxima seja da ordem dos 22/23 graus.

In DN

Meteorologia 2 - Página 3 000203E1
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Mar levou areia e deixou pedras no Portinho da Arrábida   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeDom Nov 13, 2011 5:37 pm

.
Mar levou areia e deixou pedras no Portinho da Arrábida

por Lusa
Hoje

A reposição de areia na praia do Portinho é uma prioridade da direcção do Clube da Arrábida, entidade que não se conforma com o amontoado de pedras naquela que é considerada uma das praias mais bonitas do país.

"O que se passa aqui na praia do Portinho é um problema de desassoreamento, em que a areia tem diminuído brutalmente. É uma praia que está considerada como uma das sete maravilhas nacionais, mas que, hoje em dia, é só pedras", disse à Lusa o diretor do clube, João Cerqueira. "Queremos perceber as causas deste fenómeno, as soluções que existem e a quem compete implementar essas soluções", acrescentou, durante uma visita à praia do Portinho da Arrábida. Segundo João Cerqueira, parte da areia da praia levada pelo mar tem sido depositada a poucos metros da linha de costa, designadamente nas imediações de um afloramento rochoso conhecido por 'Pedra da Anicha', onde havia uma profundidade de cinco metros, mas que atualmente é de, apenas, cerca de dois metros.

Para tentar perceber as razões do desassoreamento progressivo da praia do Portinho ao longo dos últimos cinco ou seis anos, o Clube da Arrábida decidiu organizar um colóquio - "Desassoreamento da Arrábida - causas e soluções" -, com a colaboração do Parque Natural da Arrábida e da Câmara de Setúbal. Na iniciativa, que terá lugar a partir das 09:15 da próxima quarta-feira, na Casa da Baía, em Setúbal, participam especialistas da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

Estão previstas intervenções sobre o "valor biológico do Portinho da Arrábida", o "enquadramento geológico e sedimentos das praias da Arrábida", bem como a apresentação de estudos sobre a erosão e proteção costeira e sobre a movimentação de areias no portinho da Arrábida. "Esperamos que este colóquio, para além de nos permitir identificar as razões do desassoreamento da praia, nos permita também perceber como travar e inverter este processo", disse João Cerqueira, adiantando que há dois tipos de soluções conhecidas.

"Uma delas passa pela construção de pontões em determinados sítios, que criem correntes marítimas que tragam a areia de volta daqui a muitas dezenas de anos. Outra solução, mais rápida, seria pura e simplesmente repor a areia, com uma draga aqui em frente", acrescentou João Cerqueira, reconhecendo, no entanto, que qualquer destas soluções tem custos elevados.

In DN

Meteorologia 2 - Página 3 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Doze distritos sob alerta laranja devido a vento forte   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeDom Nov 13, 2011 5:43 pm

-
Doze distritos sob alerta laranja devido a vento forte

por Lusa
Hoje

Meteorologia 2 - Página 3 Ng1708686

Doze distritos do norte e centro de Portugal Continental estão este fim-de-semana sob aviso laranja devido às previsões de vento forte, informa o Instituto de Meteorologia, que prevê rajadas de 110 quilómetros por hora nas terras altas.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Portalegre são os distritos que se encontram sob aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) devido às previsões de vento forte.

Outros cinco ditritos - Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro - estão sob alerta amarelo (terceiro mais grave), devido às previsões de chuva forte.

Todos os distritos do litoral têm também alertas devido à chuva e à agitação marítima.

A meteorologista Margarida Gonçalves, do Instituto de Meteorologia, explicou ontem à Lusa que Portugal Continental está "sob influência de uma região depressionária a oeste do território", o que deverá manifestar-se em chuva intensa, vento forte e ondulação entre o final de sábado e a manhã de segunda-feira.

"Já se faz sentir a intensificação do vento e a partir das 00:00 prevê-se chuva forte, com trovoadas, e vento", com rajadas de 70 km/h no litoral e 110 km/h nas terras altas.

Na segunda-feira a situação poderá intensificar-se, prevendo-se que o período mais severo seja entre as 00:00 e as 12:00 de terça-feira. Prevê-se uma melhoria a partir da tarde de dia 14.

Margarida Gonçalves diz que se prevê ainda um aumento da agitação marítima na costa ocidental, com aviso a partir de hoje. "As ondas estão a subir gradualmente" e deverão atingir quatro a cinco metros. Na costa sul, preveem-se ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros.

In DN

Meteorologia 2 - Página 3 Chuva
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Neve já corta estradas na Serra da Estrela   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeDom Jan 15, 2012 11:36 pm

.
Neve já corta estradas na Serra da Estrela

por AMADEU ARAÚJO
Hoje

Meteorologia 2 - Página 3 Ng1779771

Os acesos ao maciço central da Serra da Estrela estão cortados devido à neve. 50 passageiros de um autocarro que ser resgatados pelos bombeiros e transportadas para o Sabugueiro.

A neve começou a cair na serra da Estrela ao início da noite e obrigou "ao encerramento dos acessos ao maciço central", informou o Comando da Protecção Civil, na Guarda.

Na Torre 50 passageiros de um autocarro que avariou foram evacuadas para a aldeia do Sabugueiro para poderem seguir viagem, apurou o DN junto do comandante dos Bombeiros de Loriga.

A Protecção Civil da Guarda, que coordena as operações na Estrela, tem em curso várias operações para auxiliar condutores "que ficaram presos na neve" e não registava qualquer ocorrência com vítimas.

No Montemuro a neve começou a cair à mesma hora e obrigou ao condicionamento da circulação na A 24 mas sem que o trânsito fosse cortado.

In DN

Meteorologia 2 - Página 3 Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Sete concelhos em risco 'muito elevado' de incêndio   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeSeg Mar 19, 2012 12:05 pm

.
Sete concelhos em risco 'muito elevado' de incêndio

por Lusa
Hoje

Meteorologia 2 - Página 3 Ng1867013

Sete concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, o segundo mais grave de uma escala de cinco, informou o Instituto de Meteorologia (IM).

Os concelhos em causa são Sardoal e Mação, no distrito de Santarém, Vila do Rei (Castelo Branco), Portel (Évora), Barrancos (Beja) e Monchique e Portimão (Faro).

O risco de incêndio, determinado pelo IM, engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O seu cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Desde as 00:00 de hoje, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) não registou qualquer incêndio.

Durante o fim-de-semana foram contabilizados um total de 61 ocorrências, 35 no sábado e 26 no domingo, combatidas por 453 operacionais, apoiados por 132 veículos.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: 57% do território português em seca extrema   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitimeDom Abr 22, 2012 3:01 pm

.
«Desagravamento da sua severidade»
Trás-os-Montes


Meteorologia 2 - Página 3 Chuva

57% do território português em seca extrema

Instituto de Meteorologia já classificou a seca deste ano como pior do que a de 2005.

Portugal continental mantém-se com 57 por cento de seca extrema e 42 por cento severa, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), que já classificou a seca deste ano como pior do que a de 2005.

De acordo com o relatório quinzenal do IM, «em 15 de abril mantinha-se a situação de seca meteorológica em todo o território continental nas duas classes mais graves: 42% em seca severa e 57% em seca extrema».

O IM admite que o cenário «mais provável» é que se mantenha a situação de seca meteorológica no final do mês, «mas com um desagravamento da sua severidade, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela».

Numa comparação à situação de seca entre janeiro e 15 de abril de 2011-12 e 2004-05, o Instituto de Meteorologia afirma que verificou-se este ano «uma situação mais gravosa do que em 2005, em termos de percentagem».

Contudo, ressalva que «as regiões do Sul em 2005 apresentavam uma situação mais grave do que em 2012, com toda a região em seca extrema», o que não se verifica agora.

O índice utilizado para medir a dimensão da seca tem nove níveis, que variam entre chuva extrema e seca extrema. Antes da seca extrema há a severa, a moderada e fraca.

O IM refere que nos últimos 10 anos a situação de seca mais grave que ocorreu foi no período de novembro 2004 a fevereiro de 2006.


TVI24, 2012-04-20
In DTM

Meteorologia 2 - Página 3 Chuva
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meteorologia 2 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Meteorologia 2   Meteorologia 2 - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meteorologia 2
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Meteorologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: