Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vila Real

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Eficiência energética: «O problema coloca-se ao nível das PME»   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 9:35 am

.
Docente e investigador
Vila Real


Vila Real - Página 5 Salvador_malheiro2


Eficiência energética: «O problema coloca-se ao nível das PME»

O papel das empresas na redução da intensidade energética é fulcral para o cumprimento das metas de eficiência energética, defende Salvador Malheiro, especialista no tema.

O docete e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro defende a proposta da Comissão Europeia de obrigar as empresas energéticas a reduzir em 1,5 por cento o seu volume anual de vendas de gás e electricidade face ao ano anterior, sublinahndo que «os esforços pedidos não devem ser restringidos apenas aos consumidores».
Concorda com a proposta da CE de obrigar as empresas energéticas a reduzir em 1,5 por cento o seu volume anual de vendas de gás e electricidade face ao ano anterior?

Apesar de se tratar de uma proposta impopular, concordo plenamente com a sua implementação. Em caso contrário dificilmente a meta do corte de 20% do consumo energético na UE em 2020 será atingida. Os esforços pedidos não devem ser restringidos apenas aos consumidores, os produtores e os \"vendedores\" também têm que colaborar neste processo. Esta proposta não conduz necessariamente a uma diminuição do volume de vendas das empresas energéticas, deverá ser encarada como uma oportunidade de diversificação de serviços, pois esta medida constitui um apelo à complementaridade das receitas através de actividades paralelas à venda de electricidade e gás, tais como a venda de soluções anti-energéticas conducentes ao incremento da eficiência energética dos seus clientes.

Em Portugal, quais deveriam ser as prioridades do Governo para se conseguir atingir as metas europeias?

Para além da preocupação da implementação desta medida, o governo tem que se preocupar sobretudo com a redução da intensidade energética, do consumo específico de energia e da intensidade carbónica. Uma redução do consumo energético associada a uma diminuição da riqueza gerada (ou do volume de produção), de nada vale. A informação e a formação tem que chegar às empresas (nomeadamente às PME). As empresas têm um papel muito mais importante que o governo central. É necessário uma divulgação massiva do SGCIE junto da Economia real, sob pena de uma “bela” lei não ter qualquer consequência prática. As grandes empresas já estão atentas às questões da eficiência energética e perceberam que a redução dos custos energéticos é um imperativo para serem competitivas no mercado global actual. O problema coloca-se ao nível das PMEs, onde, na maioria dos casos, o problema da eficiência energética está longe de ser uma prioridade e a lei vigente encontra obstáculos à sua aplicação. Tem que se passar para a economia real a ideia de que \"Não há, com certeza, nenhum kwh produzido mais barato que o kwh evitado\"

Considera que as metas deveriam tornar-se obrigatórias, com sanções para os países incumpridores?

Sim, inequivocamente!

Diana Catarino, Ambiente Online , 2011-07-07
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: 86.º aniversário de elevação a cidade    Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQua Jul 13, 2011 3:49 pm

.
86.º aniversário de elevação a cidade
Vila Real


Passos Coelho recebe medalha de ouro

A Câmara de Vila Real vai atribuir, no dia 20, a medalha de ouro ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no âmbito do 86.º aniversário de elevação a cidade, anunciou esta segunda-feira a autarquia.

Passos Coelho estabeleceu-se em Vila Real após ter passado a infância em Angola, tendo ocupado desde 2005 o cargo de presidente da Assembleia Municipal do concelho transmontano até ser indigitado para o cargo de primeiro-ministro.

Por proposta de Manuel Martins, presidente da autarquia e antigo professor do líder do Governo, a Câmara decidiu atribuir-lhe a medalha de ouro da cidade, bem como a distinção de cidadão honorário de Vila Real.

As medalhas são entregues a cidadãos, entidades e instituições que, pelo seu desempenho, se destacaram em diversas áreas e contribuíram, de forma notável, para a elevação e projecção do nome de Vila Real, dentro e além-fronteiras.


CM, 2011-07-12
In DTM

Vila Real - Página 5 000202D1
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Passos Coelho emocionado ao receber medalha de ouro   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeSex Jul 22, 2011 10:09 pm

.
Título de cidadão honorário
Vila Real


Vila Real - Página 5 Passos_vrl

Passos Coelho emocionado ao receber medalha de ouro

O primeiro-ministro recebeu a medalha de ouro da cidade de Vila Real, uma distinção que, disse, poderá parecer «adiantada», porque o «que está para vir» é que mostrará se estará à altura desse reconhecimento.

Foi um Passos Coelho emocionado e de voz embargada que discursou após a entrega da medalha que lhe confere o título de cidadão honorário da cidade transmontana. Emocionado principalmente devido à presença dos pais na plateia do auditório do teatro municipal.

«O facto de ver os meus pais a assistir à cerimónia pesou mais. Tenho muito orgulho naquilo que aprendi com eles e sobretudo que eles tenham vivido o suficiente para poder estar comigo nesta altura», afirmou aos jornalistas à saída.

Lusa, 2011-07-21
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Oito bandas concorrem na 8ª edição do Rock Nordeste   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQua Jul 27, 2011 11:32 am

.
Incubadora de novos grupos
Vila Real


Oito bandas concorrem na 8ª edição do Rock Nordeste

Oito bandas concorrem na 8ª edição do Rock Nordeste - Festival de Música Moderna que decorre hoje e quinta-feira, em Vila Real, e que se assume como uma incubadora de novos grupos, segundo a organização.

Pela primeira vez organizada pela Associação Douro Alliance -- Eixo Urbano do Douro, a edição deste ano \"ganhou dimensão\" e tem como palco o Complexo de Codessais.

Nesta edição concorrem os grupos City Spark, Spinning, Old Gun, Dynamite Trust, Joah Ann Lee, Qing of Qong, The Control e Stone Slaves. O júri é constituído por Miguel Pedro (Mão Morta), João Carvalho (diretor do Festival Paredes de Coura), Vítor Figueiredo (copywriter da SIC), Nuno Calado (radialista da Antena 3), Jorge Romão (GNR), Rui Manuel Santos (radialista) e Nuno Lopes (ator e dj).

Lusa, 2011-07-27
In DTM

Vila Real - Página 5 Character21
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Naturwaterpark abre na quinta-feira   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeTer Ago 09, 2011 4:59 pm

.
Dá emprego a 80 pessoas
Vila Real


Naturwaterpark abre na quinta-feira

O «Naturwaterpark», um investimento de cinco milhões de euros que dá emprego a 80 pessoas, abre na quinta-feira, em Vila Real, com parque aquático, campismo e um festival de música protagonizado por Tony Carreira e pelos suecos Europe.

As piscinas abrem ao público na quinta-feira e, no dia a seguir, tem início o «Douro Summer Fest», cujos concertos decorrem até domingo e depois de 20 a 21 de agosto.

Os suecos Europe, conhecidos por músicas como «Final Countdown» e «Carrie», e a britânica Samantha Fox, que deu voz nos anos 80 a «Touch Me», dão o arranque ao festival e podem ser vistos por um bilhete único de 25 euros.

Lusa, 2011-08-09
In DTM

Vila Real - Página 5 Sobstory
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Piscinas e escorregas do «Naturwaterpark» foram inauguradas   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 4:47 pm

.
Milhares de pessoas


Vila Real - Página 5 Naturwaterpark_foto


Piscinas e escorregas do «Naturwaterpark» foram inauguradas

Milhares de pessoas já entraram «Naturwaterpark», em Vila Real, e mergulharam nas várias piscinas do parque aquático, inserido num projeto de cerca de cinco milhões de euros e que dá emprego a 80 pessoas. Com um escorrega “gigante” complementado com pistas “mais suaves”, a responsável referiu que as diversões são adequadas para crianças e adultos. As piscinas estão abertas das 10:00 às 19:00 e o bilhete diário custa 15 euros.

Conjuntamente com as piscinas, abriu também o parque de campismo com categoria quatro estrelas, que inclui seis bungalows. Com um investimento de cinco milhões de euros, comparticipados pelo Programa Operacional do Norte (ON.2 – o Novo Norte), o “primeiro parque ecológico do país” foi construído na zona de Andrães, mesmo às portas da cidade de Vila Real. Em plena época de crise, o “Naturwaterpark” vai criar, nesta primeira fase, 80 postos de trabalho.

Depois, para Setembro, está prevista a abertura da quinta pedagógica, com uma grande diversidade de animais, e ainda um parque aventura.

A parte ecológica foi consolidada com o recurso à produção de energias renováveis, como a fotovoltaica para aquecimento da água, e a reciclagem das águas para rega e autoclismos dos sanitários.

Durante a construção, foram ainda utilizados materiais biodegradáveis.

, 2011-08-17
In DTM



Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: 3º Passeio BTT da Banda de Música de Sanguinhedo   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeDom Set 11, 2011 11:05 am

.
Homem e a natureza
Vila Real


Vila Real - Página 5 Sanguinhedo_bici


3º Passeio BTT da Banda de Música de Sanguinhedo

Depois do enorme sucesso que foi a realização do 1º Passeio BTT da Banda de Música de Sanguinhedo, realizado em Setembro de 2010e do 2º Passeio BTT realizado em Abril deste ano, a Direcção da Filarmónica vai promover o seu 3º Passeio BTT a realizar no dia 25 de Setembro de 2011.

É um passeio diferente, que cativa pela simplicidade e impressiona pela beleza natural, mas também pelo rigor dos trilhos e single-tracks onde se respira natureza viva. a Banda de Música de Sanguinhedo procura neste evento uma harmonia entre o Homem e a natureza, e uma partilha permanente de sentimentos, aliada aos trilhos que serpenteiam os montes da nossa região.

Para esta 3ª edição do Passeio BTT, continuamos a contar com os apoios da Câmara Municipal de Vila Real, do Instituto Português da juventude, da Fundação Inatel e da Junta de Freguesia de S. Tomé do Castelo.
A organização promete variedade nos pisos, certeza na segurança e qualidade na alimentação. O famoso Porco no Espeto, está de regresso, tal como um acidentado técnico com beleza paisagística.

Para os participantes haverá seguro de acidentes pessoais, dorsal, reforço sólido e líquido, rifa, lembrança, apoio logístico, chuveiros, ponto de água para lavagem das bicicletas e no final um almoço de porco no espeto. Para mais

informações sobre o 3º Passeio BTT, nomeadamente: Inscrições, Programa, Regulamento e Dados Técnicos, favor consultar o site online do Evento:
http://bmsanguinhedo.com.sapo.pt/BTT3.html

, 2011-09-09
In DTM

Vila Real - Página 5 000203FD
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Distrito tem novo Comandante na GNR   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeDom Set 11, 2011 11:16 am

.
João Conceição de Oliveira
Distrito de Vila Real


Distrito tem novo Comandante na GNR

O Comando Territorial de Vila Real, que abrange todo o distrito, tem novo Comandante. A tomada de posse foi realizada na passada quinta-feira, dia 1 de Setembro, com o Tenente-coronel de Infantaria João Manuel da Conceição de Oliveira, nomeado por Despacho de 28 de Julho de 2011, por escolha do Tenente-General Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, nos termos consignados na Lei Orgânica da GNR, a iniciar funções.

“A cerimónia militar incluiu formatura geral, posse de comando e apresentação de cumprimentos pelas delegações de oficiais, sargentos, guardas e civis, no salão nobre do comando da Unidade”, informou a Guarda Nacional Republicana.

O novo Comandante, com 46 anos de idade, iniciou o seu percurso militar com a frequência do curso de oficiais milicianos em 1985 no então Centro de Instrução de Operações especiais (CIOE) em Lamego, local onde permaneceu como Aspirante e Alferes até 1986, desempenhando funções como comandante de pelotão.

No ano de 1987, esteve colocado no Regimento de infantaria de Abrantes, tendo em Outubro ingressado na ex Guarda Fiscal, onde frequentou e concluiu o 2º curso de Oficiais, tendo então sido colocado a desempenhar funções na cidade do Porto e posteriormente em V. N. de Gaia, enquanto Oficial subalterno.

Promovido a Capitão em 1994, desempenhou funções durante um ano como Instrutor na Escola da Guarda, em Queluz, sendo colocado em Amarante, no ano de 1995 e no ano seguinte em Penafiel, como Comandante dos respectivos Destacamentos Territoriais e como Ajunto do Comando Territorial de Penafiel, local onde se manteve até 2003.

Foi promovido ao Posto de Major em 2000 e ao actual Posto de Tenente Coronel em 2006, tendo ainda durante esse período estado colocado no Conselho Consultivo para a Formação das Forças e Serviços de Segurança (CCFFSS) do Ministério da Administração Interna até 2005, altura em foi colocado na sede da então Brigada Territorial nº 4, com sede no Porto, como Chefe da Secção de Justiça, até Dezembro de 2008.

Desde Janeiro de 2009 e até esta data esteve colocado como 2º Comandante do Comando Territorial de Vila Real, tendo ainda nesse período exercido funções, em acumulação, como Assessor Militar da GNR, no DIAP/Porto.


, 2011-09-09
In DTM

Vila Real - Página 5 000204E0
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Identificado suspeito de roubo de ouro em Vila Real   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeDom Set 18, 2011 4:00 pm

.
Recuperados objectos roubados
Trás-os-Montes


Identificado suspeito de roubo de ouro em Vila Real

A GNR identificou um homem de 24 anos suspeito do furto de ouro do interior de uma residência e recuperou vários objectos, como fios, pulseiras ou anéis, anunciou esta quarta-feira aquela força policial.

A investigação foi desencadeada ao final da tarde de terça-feira em Bragança e Vila Real e envolveu militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC).
O furto no interior de uma residência ocorreu a 10 de Setembro.

No decorrer da operação, a GNR apreendeu vários objectos em ouro, designadamente três fios, três pulseiras, uma libra, três anéis, dois pares de brincos e um porta molduras.

O indivíduo identificado foi constituído arguido com Termo de Identidade e Residência.

João Saramago in CM, 2011-09-15
n DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Projeto Readi    Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQua Set 28, 2011 11:08 pm

.
Projeto Readi
Vila Real


UERN apresenta em Vila Real ferramenta de autodiagnóstico em eficiência energética para empresas

Dar a conhecer uma ferramenta de autodiagnóstico que permite avaliar a eficácia energética nas micro e pequenas empresas é o principal objetivo do seminário “Energia e Sustentabilidade no Setor Agroindustrial”.

A iniciativa, organizada pela União das Associações Empresariais da Região Norte (UERN), realiza-se no âmbito do Projeto Readi na próxima quinta-feira, dia 29 de setembro 2011, no NERVIR, em Vila Real.
Através de uma experiência piloto, António Rocha, coordenador geral da UERN, vai dar a conhecer as principais vantagens desta nova ferramenta, nomeadamente no aumento da produtividade do tecido empresarial.

O seminário servirá, ainda, para divulgar soluções integradas de eficiência energética e de micro e mini-geração, além de oportunidades existentes no mercado de negócio e inovação a este nível. Manuel Cordeiro, especialista em energia e docente da Universidade de Vila Real (UTAD), Américo Pires, da Agência de Energia (AMVDM) e Luís Ferreira, especialista em Estratégia e Internacionalização são os oradores convidados.

Promovido pela UERN e a Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC), o Projeto Readi corporiza a estratégia definida no âmbito da iniciativa Smart Energy. Tendo como base a utilização racional de energia, este projeto pretende dinamizar o tecido económico das regiões norte e centro de Portugal, através de um conjunto de iniciativas destinadas a promover e difundir práticas e conhecimentos tendentes a um novo modelo de desenvolvimento sustentado nas empresas. O Projeto Readi enquadra-se portanto no domínio da Energia, Ambiente e Responsabilidade Social do Sistema de Incentivos às Acções Colectivas (SIAC) do Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC/COMPETE).

O seminário “Energia e Sustentabilidade no Setor Agroindustrial” integra-se um ciclo de sessões que vão decorrer na região norte e centro de Portugal, com o objetivo de estimular o debate e aprendizagem sobre os desafios da eficiência energética, legislação comunitária, utilização de energias renováveis e adoção de novas práticas ambientais.

A União das Associações Empresariais da Região Norte (UERN) constitui uma plataforma de cooperação associativa criada em 1991, com o objetivo de assumir o papel de Conselho aglutinador das diferentes formas associativas empresariais regionais, no espaço da Região Norte.

Vimos por este meio convidar o Vosso Órgão de Comunicação Social a estar presente no seminário “Energia e Sustentabilidade no Setor Agroindustrial”, a realizar-se na quinta-feira, 29 de setembro 2011, às 15h, no NERVIR, em Vila Real.


PROGRAMA

15:00 - Sessão de Abertura
Luís Tão | Presidente do NERVIR AE / Vice-Presidente da UERN
15:10 - Energia e Sustentabilidade na Agro-Industria
Manuel Cordeiro | UTAD - Universidade de Vila Real/Especialista em Energia
15:30 - Ferramenta de Autodiagnóstico de Eficiência Energética
António Rocha | Coordenador Geral da UERN
15:50 – A Biomassa no aquecimento sustentável
Américo Pires – AMVDM - Agência de Energia
16:10 - Mercados de Oportunidades de Negócio e Inovação
Luís Ferreira | Especialista em Estratégia e Internacionalização
16:30 - Debate
17:00 - Encerramento
Luís Tão | Presidente do NERVIR AE / Vice-Presidente da UERN

, 2011-09-28
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Núcleo Cidade de Vila Real considerado como «exemplo» a nível nacional   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQui Set 29, 2011 1:11 pm

.
Corpo Nacional de Escutas
Vila Real


Vila Real - Página 5 Escutas_vrl2

Núcleo Cidade de Vila Real considerado como «exemplo» a nível nacional

No último fim de semana, 31 membros do grupo de associados fundadores do Núcleo Cidade de Vila Real da Fraternidade de Nuno Álvares Pereira (FNA) fizeram as suas promessas, dando assim o passo final do processo de criação do núcleo que reúne ex escuteiros dos três agrupamentos da capital de distrito.

As cerimónias de investidura, que decorreram nos dias 24 e 25, nas três igrejas da cidade, contaram com a colaboração activa do Corpo Nacional de Escutas, através da participação nas atividades não só do seu atual Chefe Regional, José Pires, como de elementos dos vários agrupamentos, bem como dos Núcleos da FNA de Mateus e Valpaços, juntando assim dezenas de pessoas.

Jorge Caria, Presidente da FNA, e outros membros da direcção nacional, também participaram nas cerimónias. “Quando nos apresentaram a ideia ficamos surpreendidos, mas muito agradados”, afirmou o dirigente nacional classificando agora a característica agregadora do novo núcleo como um “exemplo a seguir”.

Contando já com mais de três dezenas de associados, a FNA de Vila Real, que se encontra agora a preparar o seu primeiro plano de actividades, mantém as portas abertas para receber todos aqueles que um dia foram escuteiros e que ainda mantêm vivo o desejo de “partilhar com o mundo, de forma clara e com o orgulho de ostentar os símbolos do escutismo, o desejo maior do fundador Baden-Powell de construir um mundo melhor”.

Criada em 1955, a Fraternidade tem hoje mais de 1200 associados distribuídos por 120 núcleos, que desenvolvem várias actividades, não só de apoio ao CNE mas, sobretudo, de proximidade e solidariedade com as comunidades onde estão inseridos.

A próxima acção nacional da FNA está marcada para o dia 22 de Outubro, com a realização de mais uma edição das Jornadas Nacionais de Reflexão, que contarão com quatro painéis de debate: “A mística e a vida escutista; Cidadania e serviço voluntário; Ambiente, natureza e ecologia; Animação da Fé”.

, 2011-09-29
In DTM

Vila Real - Página 5 0002035A
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: 186 detidos por posse de arma em três anos   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeSáb Out 15, 2011 9:58 pm

.
«Uma questão cultural»
Distrito de Vila Real


186 detidos por posse de arma em três anos

O Comando Territorial da GNR de Vila Real deteve, entre 2009 e 2011, 186 pessoas por posse ilegal de armas e apreendeu um total de 621 armas de fogo e brancas, principalmente na zona do Alto Tâmega.

O combate às armas ilegais é uma das preocupações da GNR, representando este tipo de crime a maior atividade desta força policial no território do Alto Tâmega, onde a posse de armas parece ser um pouco uma questão cultural.

A detenção do padre Fernando Guerra em outubro de 2009, em Boticas, chamou a atenção para a posse de armas nesta região.


Lusa, 2011-10-13
in DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Idoso vive no meio de ruínas, na mais absoluta miséria   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeSeg Out 17, 2011 10:42 pm

.
Lugar da Eira Velha, em Samardã
Vila Real


Idoso vive no meio de ruínas, na mais absoluta miséria

José Clemente tem 71 anos. Vive na mais absoluta miséria, no Lugar da Eira Velha, em Samardã, Vila Real. A casa onde mora está em ruínas. Não tem água nem electricidade e as silvas, que já entram na habitação, são a sua única companhia.

«O vento levou-lhe o telhado, o soalho apodreceu e ficou a miséria», conta Albina Teixeira, irmã de José Clemente, que garante já ter pedido ajuda a diversas instituições. Mas sem resultados práticos. \"Qualquer dia a casa cai-lhe em cima e ainda acontece uma desgraça. Não sei mais o que fazer\", lamenta.

José Clemente não reage. Só murmura e gesticula, revelando sinais de deficiência na fala e não deixando dúvidas sobre as fragilidades cognitivas. \"Ele come na casa de uma cunhada e recebe o dinheiro da reforma. Não sabemos o que faz com ele e nós não temos posses para reparar a casa ou levá-lo para algum centro de dia\", acrescenta Albina.

Diversas instituições já foram alertadas para o problema, mas até agora nenhuma conseguiu encontrar uma solução.

Entre as diversas entidades contactadas contam-se a Junta de Freguesia de Vilarinho de Samardã e a Câmara Municipal de Vila Real, que estudam alternativas para o idoso.

Uma das iniciativas autárquicas foi promover a construção de uma casa de banho, para, pelo menos, minorar as carências do munícipe.

O presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho de Samardã, Júlio Azevedo, adiantou ao Correio da Manhã que o idoso se recusa a sair de casa e que a situação deve ser analisada a outro nível. \"É urgente que o senhor José seja retirado daquele local para que possa ser tratado. Nem que seja à força\", refere o autarca.

Júlio Azevedo salienta ainda que a família de José Clemente deveria estar mais atenta e prestar mais apoio ao idoso, para evitar uma maior degradação do estado de saúde do homem.


Almeida Cardoso in CM, 2011-10-17
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Tribunal reavalia alegada difamação e iliba jornalista   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeSeg Nov 07, 2011 4:10 pm

.
Desde 2003
Vila Real


Tribunal reavalia alegada difamação e iliba jornalista

O tribunal de Vila Real absolveu hoje um jornalista que tinha condenado por difamar um procurador, depois de ser obrigado pela Relação do Porto a fundamentar melhor a sentença.

Em causa está a notícia intitulada \"Ministério e matrimónio públicos\", que o jornalista Augusto Freitas de Sousa publicou no extinto semanário O Independente em 30 de dezembro de 2003.

No primeiro julgamento do caso, que terminou em 20 de abril, o tribunal condenou o jornalista a uma pena de multa de 1600 euros por difamação ao procurador adjunto Pereira Monteiro e ainda ao pagamento de uma indemnização de 3000 euros ao ofendido.

Lusa, 2011-11-07
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Julgamento de alegado violador foi adiado    Vila Real - Página 5 Icon_minitimeTer Nov 08, 2011 3:35 pm

.
Devido à greve da Guarda Prisional
Distrito de Vila Real


Julgamento de alegado violador foi adiado

O julgamento do homem suspeito de ter violado três mulheres e uma menina de 13 anos em elevadores, em Chaves, foi adiado de hoje para o dia 14 de novembro, devido à greve dos guardas prisionais.

Os guardas prisionais iniciaram, no sábado, um segundo período de greve que se prolonga até quarta-feira, para exigirem alterações ao estatuto profissional.

Devido à paralisação dos guardas, o transporte do recluso do Estabelecimento Prisional de Vila Real até ao tribunal de Chaves não foi assegurado, tendo o julgamento sido adiado para 14 de novembro, às 09:30 horas.

Lusa, 2011-11-08
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Vila Real vai privilegiar projectos financiados em 2012   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQui Dez 15, 2011 12:01 pm

.Cenário de crise e de contenção
Vila Real


Vila Real - Página 5 Manuel_martins_mdb

Vila Real vai privilegiar projectos financiados em 2012

A Câmara de Vila Real anunciou hoje que vai privilegiar, em 2012, projetos com financiamento comunitário como os centros escolares, a reabilitação de edifícios para habitação social no centro, a implantação de hortas comunitárias e a ecovia urbana.

Feito num cenário de crise e de contenção, o orçamento da autarquia liderada pelo social-democrata Manuel Martins é de 45 milhões de euros para 2012, menos 4,2 por cento que em 2011.

O autarca explicou que a prioridade para o próximo ano vai ser a conclusão de projetos financiados pelos fundos comunitários, naquela que poderá ser «uma oportunidade única» para estas obras, que representam cerca de 19 milhões de euros, serem executadas.

Lusa, 2011-12-14
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Multa de 2.800 euros para homem que fotografava crianças   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 4:52 pm

.
Crimes de fotografia ilícita
Vila Real


Multa de 2.800 euros para homem que fotografava crianças

O Tribunal da Relação do Porto confirmou a condenação a multa de 2.800 euros de um homem que, escondido atrás de arbustos, fotografava crianças em biquíni e fato de banho num rio em Vila Real.

Na primeira instância, o arguido tinha sido condenado por seis crimes de devassa da vida privada, mas a Relação acabou por o condenar por crimes de fotografia ilícita.

No entanto, tanto num tribunal como no outro, a pena foi a mesma: 400 dias de multa à taxa diária de sete euros, o que perfaz 2.800 euros.


Lusa, 2012-01-18
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Duas jovens identificadas por tentativa de burla em ourivesaria   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeTer Jan 24, 2012 3:14 pm

.
Ouro de imitação
Vila Real


Duas jovens identificadas por tentativa de burla em ourivesaria

A PSP de Vila Real identificou duas mulheres suspeitas de tentativa de burla, através da venda de artigos de imitação de ouro, por 1300 euros, numa ourivesaria da cidade.

Tentaram vender artigos de ouro de imitação

As duas mulheres, com cerca de 30 anos, deslocaram-se a uma ourivesaria da cidade de Vila Real com o intuito de procederem à venda de alguns artigos, presumivelmente, em ouro.

Após ter sido efectuada a transacção e detectada a imitação, foi denunciado o caso à polícia, que encetou de imediato diligências com vista à recuperação do dinheiro envolvido, aproximadamente 1300 euros.

A investigação foi efectuada por agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) de Vila Real, que conseguiram localizar uma das suspeitas e recuperar o valor transaccionado na cidade do Peso da Régua.


Lusa, 2012-01-24
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Desertificação preocupa Igreja em Trás-os-Montes   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQua Mar 21, 2012 5:08 pm

.
«O interior do país está a morrer»
Distrito de Vila Real


Vila Real - Página 5 Bispo_vilareal_ecle

Desertificação preocupa Igreja em Trás-os-Montes

O bispo de Vila Real considerou hoje que a desertificação que se verifica em Trás-os-Montes é «alarmante», comentando a visita que o presidente da República Portuguesa vai realizar a algumas localidades daquela região do país.

D. Amândio Tomás disse à Agência ECCLESIA que a passagem de Aníbal Cavaco Silva pelos distritos de Vila Real e Bragança, entre hoje e amanhã, é uma “forma do presidente conhecer o terreno e ver a realidade transmontana”.

Para o prelado, a Diocese de Vila Real tem as “mesmas dificuldades do Interior”, visto que está “demasiado depauperada com o envelhecimento e com a falta de emprego.

O último censo realizado em Portugal “mostrou, claramente que o Interior do país está a morrer”, lamenta D. Amândio Tomás, antes de referir que as populações “se deslocam para as cidades” porque “quem precisa de trabalho vai para o Litoral”.

Francisco Cepeda, presidente da recém-criada Comissão Diocesana Justiça e Paz de Bragança-Miranda, refere, por sua vez, que “há muitos anos que as terras de Trás-os-Montes, sobretudo do Nordeste transmontano, são completamente desprezadas e abandonadas, independentemente do partido que esteja no poder”.

A Comissão Justiça e Paz daquela diocese transmontana pretende ser “uma voz ativa do povo”, afirmou.

Para alterar este panorama desolador, Francisco Cepeda tem receio “que seja tarde para estancar” este fluxo migratório porque “inverter é impossível”, mas aponta hipóteses: “Arranjar algo (postos de trabalho) que fixasse as pessoas e apostar na industrialização, via produtos agrícolas”

A Igreja – “apesar dos poucos recursos” – tem dado o seu apoio às populações para que as aldeias que ficam no meio das serranias não morram e transmite “uma palavra de ânimo”, salienta D. Amândio Tomás.

Por outro lado, segundo as palavras do bispo de Vila Real, a comunidade católica está a “tentar dinamizar a juventude com algumas iniciativas”.

O prelado socorre-se da História de Portugal para demonstrar que o caminho atual não é o mais correto: “Os nossos reis tentaram sempre povoar o Interior”.

Com a agricultura “a morrer a olhos vistos”, D. Amândio Tomás sublinha que o setor vinícola está nas “mãos de grandes proprietários” e os pequenos agricultores desta área “morrem porque não têm competitividade”.

Agência Ecclesia, 2012-03-21
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Manuel Martins receberá Medalha de Ouro da Cidade   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQui maio 03, 2012 4:42 pm

.
Ainda em funções
Vila Real


Vila Real - Página 5 Manelmartins

Manuel Martins receberá Medalha de Ouro da Cidade

Foi aprovada na última Assembleia Municipal, pela maioria, a entrega da Medalha de Ouro ao actual presidente da Câmara Municipal de Vila Real.
Os dezanove anos que leva à frente da Câmara Municipal de Vila Real vão valer a Manuel do Nascimento Martins a Medalha de Ouro da cidade. A decisão de entregar este galardão ao autarca foi tomada na última assembleia municipal, a 30 de Abril.

A pessoa, a personalidade que nele encerra e o muito que fez, e continua a fazer pelo concelho vila-realense foram o mote para que a moção, entregue pelo PSD, tivesse sido aprovada, com a maioria, na Assembleia Municipal.

No entanto algumas foram as vozes da oposição que se mostraram contra esta decisão, os deputados José João de Bianchi (PS) e Carlos Santos (BE), foram os maus audíveis, pois acham “prematura” a entrega deste distinção, visto Manuel Martins encontrar-se ainda em funções.

NVR, 2012-05-03
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: MCoutinho Motors aposta na BMW em Vila Real   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQua maio 09, 2012 10:43 am

.
Novas instalações BMW
Vila Real


MCoutinho Motors aposta na BMW em Vila Real

Os clientes e apreciadores da marca BMW do distrito de Vila Real têm agora ao seu dispor novas instalações no nordeste transmontano, após a abertura de uma nova concessão da MCoutinho Motors, no passado dia 16 de abril.

Localizadas na Avenida da Europa, as novas instalações BMW dispõem de todas as comodidades para um serviço de vendas e após-venda (BMW Service e Mini Service) de excelência, característica distintiva da marca e do Grupo MCoutinho.

O atual investimento em Vila Real é um passo decisivo do Grupo MCoutinho na expansão da marca alemã nesta capital de distrito, “um desejo há muito ambicionado”, conforme referiu na cerimónia de inauguração o presidente do conselho de administração, Sr. Manuel Moreira Coutinho, que assumiu o compromisso de respeitar os valores da marca, agora em Vila Real.

O evento contou com a presença de vários membros da BMW Portugal, reuniu ainda várias individualidades, entidades institucionais e representantes da sociedade de Vila Real.

Refira-se que a marca BMW faz parte do portefólio de marcas comercializadas pelo Grupo MCoutinho desde Julho de 2009, com a abertura de uma concessão no distrito de Bragança.

Assim, numa época de contração económica o Grupo MCoutinho continua a destacar-se pelo seu dinamismo comercial tendo um grande orgulho em representar marcas como a BMW, onde a aposta é a sem dúvida, a excelência.

, 2012-05-09
In DTM

Vila Real - Página 5 Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Diocese quer retomar diálogo entre fé e cultura   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQui maio 17, 2012 4:13 pm

.
Formação de leigos
Distrito de Vila Real


Diocese quer retomar diálogo entre fé e cultura

O Centro Católico de Cultura, criado na década de 90 do século passado na Diocese de Vila Real, pretende retomar no ano de 2012/13 o diálogo da Igreja com personalidades do mundo artístico e do pensamento.

Em entrevista ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), o diretor da instituição, padre Manuel Coutinho, explicou que as atividades foram retomadas em outubro de 2011 com um curso de três anos para formação de leigos.

O sacerdote de 51 anos considera que “há muito trabalho a fazer, nomeadamente em Portugal”, no domínio da Pastoral da Cultura”.

“Temos uma Igreja – e eu falo também pela Diocese de Vila Real – algo tradicionalista, onde se olha muito às práticas religiosas daqueles que mantêm a sua religião mas temos pouco de diálogo com a cultura que nos rodeia”, refere.

O sacerdote manifesta uma particular preocupação pela relação com as pessoas que “não são católicas praticantes ou que se declaram ateias e agnósticas”.

“Devemos discernir como podemos ir ao encontro delas através do património cultural, artístico, musical e literário da Igreja, não com objetivos apologéticos ou com a intenção de as tornarmos católicas, mas para que aos poucos a luz de Cristo as vá ajudando, ainda que não se deem imediatamente conta disso”, refere o padre Manuel Coutinho.


Agência Ecclesia , 2012-05-17
In DTM

Vila Real - Página 5 Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: A cultura é cara? Experimenta a ignorância.    Vila Real - Página 5 Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 10:18 am

.
A cultura é cara? Experimenta a ignorância.
Vila Real


\"Gestão Cultural em tempo de crise\"

Este seminário foi organizado pelos mestrandos de Ciências da Cultura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O seminário foi presidido pelo Professor Fernando Moreira e teve como principais convidados o programador cultural da Gulbenkian, Professor Dr.António Pinto Ribeiro e o diretor executivo do teatro de Vila Real, Dr.Vítor Nogueira.

Tânia Mota, 2012-05-28
In DTM

Vila Real - Página 5 Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: UNIT4 patrocina congresso em Portugal    Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQua Jun 13, 2012 10:07 pm

.
Maior evento anual europeu
Vila Real


Vila Real - Página 5 Foto_arnal_008

UNIT4 patrocina congresso em Portugal

UNIT4 apoia e participa na 18ª Edição do Congresso da EUNIS que este ano irá decorrer na Universidade de Trás-os-Montes, em Vila Real. Este é o maior evento anual europeu em torno do debate e da apresentação de soluções tecnológicas específicas para este sector.

A UNIT4, um grupo empresarial dedicado ao desenvolvimento de soluções empresariais de software de gestão que está cotado na bolsa de Amesterdão e que atua à escala mundial, na esteira da sua forte aposta no sector da educação superior com soluções especificamente desenvolvidas para este setor patrocina e participa no 18º Congresso da EUNIS - European University Information Systems (Associação que reúne mais de 150 Universidades Europeias) que este ano irá ter lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, de 20 a 22 de Junho, subordinada ao tema “A 360° perspective on IT/IS in Higher Education”.

A conferência anual da EUNIS reúne anualmente cerca de 200 participantes entre decisores de topo universitários, responsáveis pelos seus sistemas de TI e investigadores na área dos Sistemas de Informação em torno do debate e da troca de experiências e partilha de conhecimento sobre a importância das tecnologias de informação e dos sistemas de informação nas Universidades da Europa.

“O ensino superior é um sector complexo e que depende fortemente das tecnologias e dos sistemas de informação que ligam as áreas do ensino, da pesquisa e da gestão universitária. A UNIT4 é um líder de mercado neste segmento com provas dadas em inúmeras Universidades em todo o mundo, incluindo Portugal, e por isso consideramos fundamental apoiar este importante evento”, refere João Capitolino, CEO da UNIT4 Portugal.

, 2012-06-12
In DTM

Vila Real - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcS7KHXnhlMVnI2HK_C72yyhohYiEgqBc_bFl_rkGMgmvKU54qEkmRGiLw
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Festa de Santo António promete animar vila-realenses   Vila Real - Página 5 Icon_minitimeQua Jun 13, 2012 10:12 pm

.
Concurso Pecuário do Maronês
Vila Real


Festa de Santo António promete animar vila-realenses

Dando seguimento à tradição, o Município convida todos os vila-realenses a um passeio pela Feira de Santo António. Hoje, dia 12 de Junho, no Largo da Estação, está prometido verdadeiro ambiente de festa, com muita animação de rua, a cargo do grupo «Filandorra – Teatro do Nordeste», a partir das 21.30h, seguido de um concerto pela banda «Vinil».

No âmbito das festas de Santo António, o momento alto do mundo rural em Vila Real é o Concurso Pecuário do Maronês que, no próximo dia 13 de Junho, completará a sua 20ª edição, trazendo à cidade criadores e comerciantes da região, para apreciar uma das raças autóctones mais emblemáticas do país.

Este concurso pecuário marca a história e tradição de um conjunto de criadores de bovinos, que ao longo dos tempos preservou este património genético único e que serve hoje de instrumento de apuramento da raça Maronesa.


, 2012-06-13
In DTM

Vila Real - Página 5 Images?q=tbn:ANd9GcQEY0E_E5nXVhOCkgkc_7fzer2WK9qRse6ENBJplhHpBkEZEPQC0eil
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vila Real - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Vila Real   Vila Real - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vila Real
Ir para o topo 
Página 5 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Chaves
» Vila Pouca de Aguiar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: