Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Azibo

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Azibo   Azibo Icon_minitimeQua Out 22, 2008 11:52 pm

.
De centro da natureza a miradouro
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo_455

Núcleo de Santa Combinha da Paisagem Protegida do Azibo

Nasceu para ser um centro interpretativo da natureza mas nunca funcionou como tal. O núcleo de Santa Combinha da Paisagem Protegida do Azibo não passa agora de um miradouro com vista para a alfubeira do Azibo.

Inaugurado com pompa e circunstância por António Guterres, em 1998, o núcleo de Santa Combinha da Paisagem Protegida do Azibo, nunca foi usado para o fim a que estava destinado, o de centro interpretativo da natureza.

Quem decida aproveitar o fresco das manhãs para percorrer os trilhos do Azibo pode ficar decepcionado ao bater com o nariz na porta ao chegar ao núcleo de Santa Combinha, se for em busca de informação sobre a zona.

A maior parte do tempo o centro está fechado. Apesar de o horário afixado na porta referir que abre às 14 horas, isso nem sempre sucede, obrigando muitos forasteiros a deslocar-se à aldeia de Santa Combinha para pedir informações sobre os locais de interesse a visitar ou onde comer.

O espaço foi criado para funcionar como centro de interpretação ambiental, mas nestes 10 anos nunca funcionou como tal. \"Desde há três anos que decidimos dar-lhe algum uso, mudando a sua função\", assumiu, ao Jornal de Notícias, o responsável pela Paisagem Protegida do Azibo, Manuel Cardoso.

Para o equipamento não estar parado a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleirosa reduziu-o ao estatuto de miradouro e passou a emprestar o espaço a um artesão, que o mantém aberto, quando calha.

Tal como este centro, também outras estruturas nunca serviram para a missão que foram concebidas. \"O centro de recuperação de aves nunca foi usado, este Executivo autárquico procurou mudar isso e adaptou-o a novas funções, criando neste caso o núcleo de arqueologia, onde está uma exposição permanente dos achados do concelho\", explicou o o responsável pela Paisagem Protegida do Azibo.

Glória Lopes in JN, 2008-10-21
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: .Azibo   Azibo Icon_minitimeSex Nov 14, 2008 6:49 pm

.
«Câmara não está a cumprir»
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo_2518_st

Afinal quem avança com o campo de golfe do Azibo?

A dúvida está instalada. Em Setembro do ano passado, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, anunciou em Macedo que o Azibo tinha sido um dos locais seleccionados para a instalação de um dos campos de golfe públicos que o Governo pretende instalar por todo o país.

Esta semana, o vereador da oposição, Rui Vaz, colocou em questão o interesse da autarquia pelo projecto ao solicitar ao executivo cópias da correspondência trocada com aquele departamento governamental, sobre o processo. Em resposta, o executivo PSD garantiu que está confiante que o projecto irá avançar de acordo com o modelo proposto pelo Governo, e garantiu que, se tal não suceder, será a autarquia a avançar com a obra, recorrendo a fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Para o vereador do Partido Socialista Rui Vaz, um ano e pico é tempo demais para continuar com a situação de indefinição que neste momento existe acerca da instalação do campo de golfe público do Azibo. Na sua perspectiva, a autarquia não tem feito o trabalho que lhe compete, nomeadamente no que diz respeito à aquisição dos terrenos demarcados, destinados ao projecto. Por esta razão suspeita que a Câmara Municipal já tenha declinado o interesse pela implementação desta infra-estrutura desportiva nos moldes em que foi acordada com o Governo. E devido a alegados rumores de que a culpa pelo atraso está do lado da Câmara Municipal, para tirar as dúvidas, o vereador decidiu solicitar ao executivo camarário cópias da correspondência trocada entre a autarquia e a Secretaria de Estado da Juventude e Desportos, o Instituto do Desporto e a Federação Portuguesa de Golfe. O objectivo é avaliar a quem cabe a responsabilidade pelo atraso do projecto. É que, em Setembro do ano passado, Laurentino Dias garantiu em Macedo que o campo de golfe deveria estar pronto nos próximos dois anos e até esta data nem sequer há sinais de que a autarquia já tenha negociado os terrenos que se comprometeu a adquirir para o efeito. Esta é a razão pela qual Rui Vaz quer saber se a autarquia terá feito tudo o que havia a fazer para cumprir o que ficou estabelecido com aquele membro do Governo.

Segundo o gabinete de apoio ao presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, “há uma proposta da ini-ciativa da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, do Instituto do Desporto e da Federação Portuguesa de Golfe, datada de Maio do ano passado, para a instalação do campo de golfe do Azibo, à qual a Câmara Municipal continua a dar todo o seu apoio”. É nesse sentido que se enquadram as negociações já iniciadas e que da infra-estrutura desportiva.

A autarquia mostra-se disposta a cumprir com a parte que lhe compete, mas se o projecto não avançar de acordo com “o modelo” que consta da proposta, a Câmara Municipal está disposta a avançar sozinha com o projecto, recorrendo, por exemplo, a fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para obter o financiamento necessário para a sua implementação. Certo que, garante a mesma fonte, a autarquia continua empenhada, de uma forma ou de outra, em concretizar o objectivo da instalação do campo de golfe do Azibo.

João Branco, Semanário Transmontano, 2008-11-14
In DTM

Azibo 000200CE
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Azibo prepara Ecocampo de golfe   Azibo Icon_minitimeQua Dez 17, 2008 11:27 pm

.

Azibo prepara Ecocampo de golfe
Macedo de Cavaleiros


Autarquia macedense avança com candidatura ao QREN, em conjunto com um privado

A albufeira do Azibo vai ser dotada de um Ecocampo de Golfe, um um conceito inovador, que vai respeitar a ecologia da paisagem protegida.

Após uma reunião com a Federação Portuguesa de Golfe, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros decidiu avançar com uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégica Nacional. Neste sentido, a autarquia deverá avançar, já no próximo ano, com uma candidatura conjunta com um privado, para concretizar o empreendimento.

O município macedense está em contacto com um grupo privado para estabelecer uma parceria, no sentido de dar andamento a um investimento decisivo para impulsionar o turismo no concelho.

O campo de golfe vai ser destinado a uma camada de desportistas restrita. No entanto, a autarquia macedense desmistifica a ideia de que este é um desporto elitista, realçando que vai estabelecer um protocolo com a Secretaria de Estado do Desporto, para que as camadas jovens da região possam aprender a praticar esta modalidade.

Jornal Nordeste, 2008-12-17
In DT&M

Azibo 0002013D
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: AQzibo recebe nota máxima da DECO   Azibo Icon_minitimeQua Abr 08, 2009 10:58 am

.
Azibo recebe nota máxima da DECO
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo_praia

Um exemplo ao nível da qualidade da água, da limpeza e da informação prestada aos banhistas


Segundo uma nota da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, na análise feita das praias fluviais nacionais, as praias fluviais do Azibo obtiveram «nota máxima em todos os critérios de avaliação considerados pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO)».

Segundo o mesmo documento, «de acordo com os resultados publicados na revista Proteste de Abril de 2009, onde são avaliadas 30 praias nacionais, as praias fluviais do Azibo são consideradas um exemplo ao nível da qualidade da água, da limpeza e da informação prestada aos banhistas».

O documento revela ainda que, «além de terem obtido classificação de muito bom em todos os critérios, as praias fluviais do Azibo destacam-se ainda pelo facto de disporem de instalações sanitárias e duches, posto de primeiros socorros e acessos para pessoas com mobilidade reduzida».

João Branco, Semanário Transmontano, 2009-04-07
In DTM


Azibo 00020370
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Azibo - A jóia da coroa   Azibo Icon_minitimeQui maio 14, 2009 3:45 pm

.
Azibo - A jóia da coroa
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo_praia

Áreas protegidas precisam de aposta privada

Macedo de Cavaleiros é o concelho do distrito de Bragança que mais se preocupa com o ambiente.

A mensagem saiu das décimas jornadas sobre a Conservação da Natureza e a Educação Ambiental e sublinhada pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

A bandeira azul pelo sexto ano consecutivo e o facto de hastear, mais um ano, a bandeira verde Eco XXI fazem do concelho de Macedo de Cavaleiros um exemplo no que respeita às temáticas ambientais

A jóia da coroa é mesmo a Albufeira do Azibo e, segundo Duarte Figueiredo, responsável do ICNB para as áreas protegidas do norte, há razões para isso. “A estratégia da câmara está no bom caminho ao preservar os valores naturais e ao mesmo tempo utilizar e potenciar os recursos biológicos existentes” afirma.

Para este responsável falta ao Azibo, a Montesinho e ao Douro Internacional, a aposta dos privados.

“É importante que o promotor privado tenha percepção do mercado que aqui existe” considera Duarte Figueiredo.

No caso concreto do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, o vice-presidente da autarquia, lembra o que já foi feito pela Câmara Municipal. “Estamos a divulgar as várias actividades que aqui desenvolvemos, desde os percursos pedestres ao BTT, observação de aves e cursos de identificação de orquídeas e de cogumelos” afirma Duarte Moreno.

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo tem falta de alojamento.

Há muito que se fala na criação de um parque de campismo.

Um tema que continua na agenda da autarquia, mas Duarte Moreno refere que a questão é tão sensível quanto aquela área protegida. “É uma questão sensível porque o facto e estarmos numa paisagem protegida não nos deixa fazer tudo o que nos queremos” afirma, acrescentando que “temos intenção de fazer o parque de campismo mas não sabemos se este é o local ideal”.

As décimas jornadas sobre a Conservação da Natureza e Educação Ambiental, foram organizadas pelo Fundo para a Protecção de Animais Selvagens.

Rádio Brigantia, 2009-05-11
In DTM

Azibo 000203CD
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Azibo pisca o olho aos turistas com um campo de golfe   Azibo Icon_minitimeTer Jul 28, 2009 10:44 pm

.
Assinatura do protocolo
Macedo de Cavaleiros


Azibo pisca o olho aos turistas com um campo de golfe

A pensar no turismo vai ser construído um campo de golfe na zona da albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros. O protocolo foi assinado este sábado, entre a autarquia local e o Governo, que comparticipa 75 por cento do custo da obra.

O golfe gera três vezes mais riqueza para o país do que o futebol e é a pensar nos 300 mil golfistas que anualmente enchem o Algarve que Macedo de Cavaleiros avança para esta empreitada. Beraldino Pinto, presidente da câmara macendense, salienta que o projecto de execução estará pronto em breve. “Neste momento está a ser executado o projecto pela Federação Portuguesa de Golfe, a quem adjudicámos o projecto, e iremos ter a curto prazo o projecto de execução. Depois iremos estar dependentes da aprovação da candidatura que vamos submeter ao QREN e só a partir daí podemos avançar com prazos de conclusão.

É um projecto que para concretizar fisicamente no terreno vai demorar o seu tempo.” Quanto às preocupações ambientais, é o próprio secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, a garantir que estão devidamente salvaguardadas. “Os campos de golfe são infraestruturas que são, por natureza, objectos de estudos aturados e exaustivos. Ao contrário de qualquer outra infraestrutura desportiva nesta zona do Azibo, terá muito mais cuidado e atenção.”

Este será o segundo campo de golfe do país em parceria com uma autarquia, depois daquele que está a ser construído no complexo do Jamor, em Lisboa. Terá 18 buracos mas a sua constrição será dividida em duas fases, de nove cada uma.

Rádio Brigantia, 2009-07-28
In DTM

Azibo 0002010A
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Um pequeno paraíso escondido no interior transmontano   Azibo Icon_minitimeQui Ago 06, 2009 10:18 pm

.
Albufeira do Azibo
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo001

Um pequeno paraíso escondido no interior transmontano

A praia fluvial do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, foi a primeira a ser distinguida com a bandeira azul, classificada como «praia para todos» e «praia acessível». Actualmente conta com infra-estruturas de acesso a pessoas com deficiência e dispõe ainda de todos os equipamentos e serviços de apoio aos veraneantes.

A paisagem protegida da albufeira do Azibo, tornando-a ainda mais numa zona de rara beleza e de enorme riqueza paisagística.

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo está situada a 2 km da cidade de Macedo de Cavaleiros e a 30 km de Bragança. O melhor acesso a Macedo de Cavaleiros é pelos IP4 e IP2.

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo foi criada pelo Decreto Regulamentar n.º 13/99, de 3 de Agosto, constituindo uma área protegida de âmbito regional que tem como objectivos a conservação da natureza e a valorização do seu património natural e a promoção do repouso e do recreio ao ar livre em equilíbrio com os valores naturais salvaguardados.

A albufeira do Azibo ocupa uma área de 4897 hectares e está localizada, na sua quase totalidade, no concelho de Macedo de Cavaleiros, abrangendo as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas, Vale de Prados e Quintela de Lampaças do concelho de Bragança.

A época balnear na praia da albufeira do Azibo, bandeira azul hasteada pela Associação Bandeira Azul da Europa, durante seis anos de forma consecutiva, abriu no primeiro dia do mês de Julho, e a Quercus atribuiu-lhe o galardão Qualidade de Ouro.

A afluência cada vez maior às praias do Azibo tem constituído um desafio constante à capacidade da autarquia para melhorar a oferta balnear, desde a criação de locais de recreio e lazer, ao cuidado com a limpe-za e a uma constante vigilância, tudo tem sido planeado ao pormenor para que hoje o Nordeste transmontano possa oferecer um espaço de recreio e lazer de qualidade impar no interior norte de Portugal.

Os veraneantes reconhecem- -lhe qualidade e o facto de lhe ter sido atribuída, pelo sexto ano consecutivo, a bandeira azul, proeza e recorde inéditos em praias fluviais, traz cada vez mais banhistas e até mesmo turistas a Macedo de Cavaleiros, que nesta altura do ano pode gabar-se de ter um excelente cartão-de-visitas.

O galardão Qualidade de Ouro foi importante e de significativo valor, até porque, no interior, as únicas galardoadas com Qualidade de Ouro foram as praias de Aldeia do Mato, em Abrantes, e a do Azibo. Entre as preocupações da autarquia, que quer continuar a oferecer um espaço de rara beleza e de grande qualidade aos veraneantes, estão os aspectos como a reposição de areia e de alguns equipamentos relacionados com a segurança da praia.

Para além das praias fluviais, o Azibo dispõe de espaços de recreio e lazer, como o parque de natureza e o parque de merendas. De resto, são estes equipamentos que asseguram a afluência regular ao local. E, por isso, ganha força a possibilidade de o Azibo vir a ser, no curto prazo, uma alternativa de férias.


Paulo Reis in DN, 2009-08-05
In DTM

Azibo 000200BB
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Duas praias do Azibo com bandeira azul   Azibo Icon_minitimeSáb maio 08, 2010 3:35 pm

.
Caso único entre as praias fluviais
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo_bandeira

Duas praias do Azibo com bandeira azul

Este ano, a Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, foi galardoada com a Bandeira Azul nas duas praias fluviais de que dispõe.

Depois da Fraga da Pegada, agora também a praia da Ribeira é distinguida pela Associação Bandeira Azul com o símbolo de qualidade.

Pela primeira vez as duas praias fluviais da Albufeira do Azibo são reconhecidas com este galardão.

Desde 2004 que a Praia da Pegada hasteava a Bandeira Azul.

Segundo a Associação que atribuiu o estandarte, este é um caso único entre as praias fluviais europeias.

Está reconhecida como Praia Acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Tem parque infantil e possibilidade de aluguer de canoas, gaivotas e de ter lições de canoagem.

O local é muito concorrido sobretudo nos fins-de-semana de Julho e Agosto.

Mas este ano, esta não vai ser a única praia do Azibo a exibir a Bandeira Azul.

Pela primeira vez, o mesmo vai acontecer na Praia da Ribeira.

É considerada pela Associação uma das melhores praias fluviais de Portugal.

Apresenta um grande relvado multiusos e está adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.

Dispõe de campos de jogos, jardim infantil, bares, aluguer de gaivotas, bicicletas e veículos a pedal.

O local tem sido o cenário para programas de televisão.

Nela decorrem também campeonatos de voleibol de praia.

Brigantia, 2010-05-07
In DTM

Azibo Smilie34Azibo Smilie34Azibo Smilie34Azibo Smilie34Azibo Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Praia do Azibo com Bandeira Azul pelo sétimo ano consecutivo   Azibo Icon_minitimeSex Jun 04, 2010 10:44 am

.
Duas praias fluviais galardoadas
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo_st

Praia do Azibo com Bandeira Azul pelo sétimo ano consecutivo

A praia da Fraga da Pegada, na albufeira do Azibo, vai hastear, pelo sétimo ano consecutivo, a Bandeira Azul, galardão que vem confirmar, uma vez mais, a qualidade da mesma em termos ambientais e balneares.

De salientar ainda é o facto de a praia da Ribeira, aberta ao público há três anos, ir ostentar também, pela primeira vez este ano, igual símbolo de qualidade. Segundo uma nota do gabinete de comunicação da Câmara Municipal, Macedo de Cavaleiros passa assim a ser o único concelho do país com duas praias fluviais galardoadas. O galardão é atribuído pela Fundação Bandeira Azul da Europa, uma entidade não governamental sem fins lucrativos.

Segundo a mesma nota informativa, este reconhecimento traduz o cumprimento de uma série de critérios de qualidade da água e da areia, para além da adopção de métodos de segurança e conforto dos utilizadores, bem como de informação e sensibilização ambientais.

O galardão premeia também “o comportamento cívico dos banhistas, que muito têm contribuído para manter tão elevado padrão de qualidade”.

João Branco, Semanário Transmontano, 2010-06-03
In DTM

Azibo 10841
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Equipamentos turísticos à espera de parecer de ambientalistas    Azibo Icon_minitimeQui Jul 08, 2010 2:18 pm

.
ICNB atrasa eco-resorts no Azibo
Macedo de Cavaleiros



Azibo Azibo_jn

Equipamentos turísticos à espera de parecer de ambientalistas

A delonga na atribuição de pareceres por parte do ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade) está a atrasar a construção de dois eco-resorts na paisagem protegida do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.

A denúncia partiu de Beraldino Pinto, presidente da Câmara, que explicou que um dos projectos está em fase adiantada, com propostas muito consistentes. Todavia continuam a aguardar uma clarificação da abordagem à paisagem protegida do Azibo por parte do organismo público.

O autarca admite que o processo não tem corrido bem. “Há um entendimento por parte do ICNB que consideramos incorrecto sobre o que deve ser, ou devia, a albufeira do Azibo”, frisou. A demora na atribuição dos pareceres está a ser “um obstáculo” à concretização de projectos de vulto à valorização da componente ambiental. “Não se está a ter em conta que os utentes desse tipo de equipamento são pessoas que vêm pela qualidade do ambiente e da paisagem”, criticou o edil à margem da apresentação do Plano de Marketing Territorial de Macedo de Cavaleiros, na passada sexta-feira, 2.

Os dois eco-resorts são considerados fundamentais, uma vez que o concelho ainda tem falta de alojamento. “Não podemos entender que não haja a possibilidade de concretizar esses investimentos, são uma mais valia à componente ambiental”, referiu o autarca.

Aldeias de Cavaleiros e Geoparque no Monte de Morais são pontos fortes

Se o diferendo com o ICNB não for ultrapassado o município está disposto a procurar outro tipo de soluções, mas Beraldino Pinto não quis avançar quais.
Tal como os empreendimentos turísticos o prometido campo de golfe do Azibo continua a aguardar parecer favorável. “São processos demorados que não têm corrido por parte do ICNB, não tem havido uma atitude de entendimento do que é desenvolvimento sustentável”, lamentou Beraldino Pinto.

O diagnóstico realizado pela Sociedade Portuguesa de Inovação aponta como estratégia para Macedo de Cavaleiros um desenvolvimento que passa pelo turismo apoiado em três pilares fundamentais ou produtos âncora. A novidade são as Aldeias de Cavaleiros, relacionadas com o universo rural e com aproveitamento das marcas da ruralidade, como fontes, tanques, pelourinhos, ou outros.

“Alguém que vem de fora e que considera a experiência de ser pastor por um dia ou de apanhar azeitonas uma experiência relaxante”, resumiu João Medina, da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI). Outro produto forte é a albufeira do Azibo, a marca mais conhecida do concelho, onde é preciso trabalhar para reduzir a sazonalidade, alargando as actividades ao Inverno, com a observação das aves, aproximação ao rio Sabor e construção de uma ciclovia, com elementos diferenciadores à linha do Tua.

A criação de artefactos de merchandising próprios para promover ainda mais o Azibo “durante todo o ano”, é outro projecto apontado pelo responsável pelo Plano de Marketing. O terceiro produto está relacionado coma construção de um centro de ciência viva para dinamizar o turismo ambiental e biológico, ancorado no futuro Geoparque no monte de Morais, aproveitando as vantagens geológicas da zona.

A realização do Plano de Marketing Territorial envolveu a realização de um diagnóstico, cruzando investigação no terreno com informação recolhida por outras entidades para saber porque razão o concelho não é um dos destinos vendidos normalmente. “Concluiu-se que era preciso mais visibilidade externa”, explicou João Medina.

Posteriormente foi delineada uma estratégia que passa pela promoção fora da região, trabalhando as questões da imagem e da marca.

Glória Lopes, Jornal Nordeste, 2010-07-08
In DTM

Azibo 0002048F
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Azibo, a praia mais «azul» da Europa   Azibo Icon_minitimeQua Ago 11, 2010 5:07 pm

.
Um verdadeiro «oásis»
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo_bandeira

Azibo, a praia mais «azul» da Europa

A Albufeira do Azibo é um dos locais turísticos mais procurados no Nordeste Transmontano, pese embora, a nível nacional, ainda sejam poucos aqueles que conhecem este verdadeiro «oásis» nascido pela mão do homem num local que já foi uma espécie de «deserto».

Construída nos anos 70, a barragem foi pensada para suprir as carências de água do concelho macedense e para servir a agricultura, através da rega por gravidade para todo o vale de Macedo de Cavaleiros, Brinço, Cortiços e Chacim. Mas quando o empreendimento foi concluído, rapidamente as populações locais começaram a acorrer ao local, atraídas pelo enorme espelho de água.

Com a criação das praias fluviais, a construção dos acessos, de um cais de embarcação e de um parque de merendas, a Albufeira tornou-se num sítio verdadeiramente atractivo e que convida ao descanso.

Ao local já lhe chamaram até um “manual do ambiente por si só”, a que acresce ainda o facto de ter disponíveis, hoje em dia, duas praias com bandeira azul, uma delas galardoada consecutivamente desde 2003, sendo a praia que, até hoje, mais bandeiras azuis teve atribuídas em Portugal e na Europa. Factores que atraem ao local milhares de visitantes, todos os Verões, e que levam a câmara municipal a apostar no desenvolvimento turístico daquele local.

Em volta do grande lago foram depositadas toneladas de areia e construídos equipamentos públicos para fruição e lazer. Vários nadadores-salvadores asseguram a segurança das praias, promovendo as boas práticas e fornecendo conselhos e informações aos veraneantes.

Assinala-se que nas praias do Azibo nunca se registou nenhum incidente grave, motivo que, este ano, levou a que ali arrancasse, oficialmente, a nível nacional, a campanha “Verão de Campeão”, uma iniciativa da do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) e da Fundação Vodafone, que visa a sensibilização e o incremento da cultura de segurança nas praias.

Uma nova praia, do outro lado da margem poderá nascer, no próximo ano, de forma a possibilitar um melhor acesso a partir da cidade de Macedo de Cavaleiros e a garantir a qualidade de excelência do local.

O alojamento continua a ser uma lacuna que a autarquia pretende suprimir. Os visitantes podem ficar nas muitas unidades de turismo de habitação existentes no concelho bem como nas unidades de alojamento da cidade. Na cidade está ainda em construção um novo hotel, mas o presidente da câmara, Beraldino Pinto, confessa que ainda há “dificuldades em corresponder a toda a procura”.

O alargamento da oferta pode passar pela construção de um parque de campismo, uma infra-estrutura que poderá vir a ser construída por privados, desde que autorizada pelas entidades que gerem a Paisagem Protegida.

Este desenvolvimento terá que seguir os regulamentos que vierem a ser ditados pelo Plano de Ordenamento da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, um documento que se encontra actualmente em apreciação e discussão e que a autarquia espera que venha a compatibilizar as diferentes utilizações que têm sido dadas àquele espaço.

Carla Gonçalves, Sapo, 2010-08-11
In DTM

Azibo Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Final de voleibol de praia pode regressar ao Azibo    Azibo Icon_minitimeQua Ago 18, 2010 2:47 pm

.
Um sucesso no Azibo
Macedo de Cavaleiros


Azibo Voleipraia

Final de voleibol de praia pode regressar ao Azibo


O campeonato de voleibol de praia pode regressar no próximo ano à albufeira do Azibo.

Tanto da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, como da Federação Portuguesa de Voleibol há abertura para que a prova regresse àquele local.

Este ano, a final foi disputada na Praia da Ribeira.

Uma final suada com Roberto Reis e Fabrício Silva a vencerem a dupla que detinha o título de campeã nacional: José Pedrosa e Hugo Gaspar.

No feminino, Juliana Antunes e Ana Freches foram mais fortes que Rosa Couto e Tânia Oliveira.

Roberto Reis, que esteve à beira da desistência devido a uma lesão, diz que “foi uma final difícil, mas era um sonho estar aqui e consegui. Treinámos muito, tivemos algumas lesões. Na quinta-feira quase desisti porque estava com dores horríveis nas costas mas o meu parceiro deu-me muita força” refere.

A final do campeonato de voleibol de praia pode voltar ao Azibo, já no próximo ano. Pelo menos assim o deseja Beraldino Pinto. “Há perspectivas para continuar. Estamos a trabalhar o fomento da modalidade porque casa muito bem aqui com as praias do Azibo” afirma.

O autarca de Macedo de Cavaleiros afirma que haverá diálogo com a Federação Portuguesa de Vólei para que, pelo menos, uma das etapas do próximo ano volte a passar pela Praia da Ribeira, no Azibo.

Henrique Gomes, da federação, não fecha a porta a esta ideia, mas coloca a bola do outro lado do campo. “Tudo é possível, só depende da câmara municipal” refere.

Por agora, Câmara e Federação Portuguesa de Volei querem impulsionar a prática da modalidade no concelho.

Envolto na organização destes eventos está aquilo a que a Câmara de Macedo apelida de “estratégia” para o Turismo.

O autarca de Macedo de Cavaleiros, afirma que a fasquia colocada pelo município foi atingida.

Houve um acréscimo de espectadores e de turistas nesta final, por comparação com as edições anteriores. “Em termos dos acompanhantes das equipas e dos turistas há um interesse maior porque é uma final e há a garantia que são as melhores equipas definindo-se aqui os campeões nacionais” afirma Beraldino Pinto, salientando que “nota-se o acréscimo de adesão”.

Brigantia, 2010-08-16
In DTM

Azibo 000202DF
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Albufeira do Azibo vai ter Plano de Ordenamento actualizado    Azibo Icon_minitimeSáb Set 11, 2010 3:28 pm

.
Valorização dos recursos hídricos
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo_praia

Albufeira do Azibo vai ter Plano de Ordenamento actualizado

Macedo de Cavaleiros é um dos doze municípios da região Norte do país que vai receber parte do bolo de dois milhões de euros do Estado, para a comparticipação de projectos de requalificação dos recursos hídricos.

Uma medida que surge ao mesmo tempo que avança também a actualização do Plano de Ordenamento da Albufeira do Azibo.

Dulce Pássaro, ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, presidiu, na Alfândega do Porto, à assinatura dos protocolos de financiamento entre a Administração da Região Hidrográfica do Norte e os municípios.

Este apoio do Governo deverá permitir reabilitar 17 quilómetros de sistemas fluviais e costeiros repartidos pelos 12 municípios contemplados.


Nos doze concelhos, este investimento, segundo o governo, deve representar a criação de cerca de 400 postos de trabalho.

60% deste valor vem do Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos, e resulta do pagamento da taxa de recursos hídricos, sendo uma forma de devolver à comunidade esta taxa, mas com acções concretas de conservação e protecção dos ecossistemas aquáticos.


Esta semana foi dado a conhecer que se vai proceder à actualização do Plano de Ordenamento da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo “de forma a incluir as novas regras de protecção e valorização dos recursos hídricos”.

Segundo o texto da portaria, publicada em Diário da República e assinada pela Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda Julião, pretende-se “adequar as respectivas propostas e disposições à evolução das condições socioeconómicas”, bem como assegurar que este documento possa corresponder de modo mais eficaz à “protecção e valorização dos recursos hídricos associados à albufeira”.


A área de intervenção deste plano corresponde ao “plano de água e à zona terrestre de protecção da albufeira com uma largura máxima de mil metros medidos na horizontal a partir do nível de pleno armazenamento”.

Esta revisão deve contar com a participação das autarquias, dos organismos públicos ligados ao ambiente, turismo e agricultura. A análise deve demorar cerca de nove meses, a partir da data do início dos trabalhos.

Brigantia, 2010-09-10
In DTM

Azibo 00020694
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Praias fluviais do Azibo com Bandeira Azul   Azibo Icon_minitimeQua maio 11, 2011 4:27 pm

.
Albufeira do Azibo
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo_jn

Praias fluviais do Azibo com Bandeira Azul

As duas praias fluviais de Macedo de Cavaleiros, localizadas na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, foram, de novo, galardoadas com a Bandeira Azul da Europa. Das 3 praias galardoadas no interior Norte do país, duas localizam-se no concelho macedense.

A Praia da Ribeira ostentará o símbolo pelo segundo ano e a Praia da Fraga da Pegada afirma-se como a praia fluvial mais galardoada do país, averbando o galardão pelo oitavo ano consecutivo.

As praias macedenses são um local privilegiado para muitos que visitam a região transmontana nos meses de maior calor. Os seus areais, as extensas zonas ajardinadas e a qualidade da água, integradas numa área de natureza protegida, a que se acrescenta um conjunto de actividades e recursos, a todos acessível, como os diversos percursos pedestres, a prática de canoagem e BTT, os campos de voleibol e futebol de rua, as bancas de leitura, artesanato e produtos regionais, os bares e restaurantes de apoio, os bike-karts e outros, fazem deste um dos destinos mais requisitados do Nordeste Transmontano. Em 2010, no período da época balnear, que se estendeu de 15 de Junho a 15 de Setembro, foram mais de 175.000 as pessoas que ali acorreram.

A Albufeira do Azibo tem por isso um importante peso na economia do concelho. Associada a uma oferta turística com uma forte valorização do património histórico e cultural, as diversas áreas de comércio saem beneficiados.

Bandeira Azul premeia também comportamento dos banhistas

O galardão agora atribuído é promovido pela Associação da Bandeira Azul da Europa, uma entidade não governamental sem fins lucrativos, que vem reconhecer o cumprimento de uma série de critérios de qualidade da água e da areia, de segurança e conforto dos utilizadores, bem como de informação e sensibilização ambiental.

A Bandeira Azul premeia também o comportamento cívico dos banhistas que em muito tem contribuído para a manutenção deste elevado padrão de qualidade. É também o resultado de um intenso trabalho de preservação ambiental levado a cabo no concelho de Macedo de Cavaleiros, igualmente reconhecido sucessivamente com o galardão de Município Eco XXI.

, 2011-05-11
In DTM

Azibo 000203E6
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Campo de golfe do Azibo sem financiamento    Azibo Icon_minitimeSáb Jul 30, 2011 4:18 pm

.
Esta a decorrer o estudo prévio
Macedo de Cavaleiros


Campo de golfe do Azibo sem financiamento

Ainda não há financiamento para o campo de golfe previsto para a albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros que irá custar cerca de 3 milhões de euros. O presidente da câmara acredita que o projecto vai ser concretizado, mas admite que já não será durante o seu mandato. “Em termos da concretização financeira do projecto a indefinição continua.

Os programas de financiamento ao nível do Instituto de Desporto e dos quadros comunitários de apoio não estão consolidados, há que aguardar as reprogramações” refere Beraldino Pinto. Por outro lado, diz que “o desenvolvimento do projecto e ambição da concretização mantém-se totalmente. Acredito que já não será no meu mandato autárquico, mas acredito que é um projecto que Macedo vai concretizar”.

O projecto foi anunciado em 2007 pelo deputado socialista Mota Andrade e, um ano depois, o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, garantiu a concretização do campo de golfe no Azibo. Foram realizados vários estudos para conciliar o empreendimento com a paisagem protegida do Azibo e, três anos depois, continua a decorrer o estudo prévio do projecto.

Recorde-se que o campo de golfe do Azibo deverá ocupar cerca de 70 hectares e terá 18 buracos, uma dimensão que permite realizar torneios de âmbito nacional e internacional.

Brigantia, 2011-07-29
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Descida abrupta da cota do Azibo pode causar problemas ambientais    Azibo Icon_minitimeSáb Out 15, 2011 10:32 pm

.
«Inviabiliza utilização turística»
Macedo de Cavaleiros


Azibo Azibo_praia

Descida abrupta da cota do Azibo pode causar problemas ambientais

O presidente da Comissão Directiva da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo está preocupado com a eventual necessidade de abastecer Bragança a partir da barragem do Azibo.Manuel Cardoso apoia a construção da Barragem de Veiguinhas e o consequente abastecimento à capital do distrito a partir deste recurso.

“O presidente da câmara tem toda a razão em querer fazer a barragem de Veiguinhas o mais depressa possível. Estamos todos a consumir água num sistema de rede. A água que for consumida a mais, poderá vir a faltar nos outros sítios.

Por exemplo, o Azibo tem um determinado consumo de água. Se o regime agrícola estivesse a funcionar normalmente, o facto de Bragança vir consumir ao Azibo ia criar um problema gravíssimo.”Um consumo excessivo de água no Azibo pode causar impactos ambientais e sociais. “São desde logo a inviabilidade de muita da que é a utilização turística e os problemas ecológicos que derivam de um abaixamento grande da cota.

Este ano não estamos ainda numa situação de ruptura. O problema é se não chove no Inverno.”Uma descida abrupta da quota do Azibo, devido ao consumo excessivo, pode inclusive prejudicar o aproveitamento turístico que tem vindo a ser feito do espaço.“Imagine o que é, todo o uso que se faz da albufeira, ter de se fazer com uma mancha de água mais pequena. Toda a concentração de todos os factores de poluentes da água, se potenciam.”

A barragem do Azibo já abastece Macedo de Cavaleiros e parte de Mirandela. Na próxima semana, seis camiões-tanque podem vir encher diariamente para solucionar o abastecimento à cidade de Bragança.

Situação que poderá fazer com que a quota da albufeira desça acentuadamente, o que não agrada à comissão directiva que gere a Paisagem Protegida.

Brigantia, 2011-10-14
In DTM

Azibo Fishing1
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Azibo Empty
MensagemAssunto: Baixo nível de água da Albufeira do Azibo preocupa Câmara de Macedo   Azibo Icon_minitimeQui Ago 09, 2012 1:49 pm

.
Turismo a principal preocupação
Macedo de Cavaleiros


Baixo nível de água da Albufeira do Azibo preocupa Câmara de Macedo

A câmara de Macedo de Cavaleiros está preocupada com o baixo nível da água da Albufeira do Azibo.Um ano seco, com pouca chuva, levou a que o nível da água na Albufeira do Azibo baixasse, e muito.

Apesar disso, o vice-presidente da câmara de Macedo, acredita que se chover na altura certa,” a albufeira repõe os níveis rapidamente e mantem-se tudo na mesma”.

Duarte Moreno garante que o abastecimento público de água dos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mirandela não está em causa, mas é no turismo que reside a principal preocupação da autarquia, uma vez “que o nível de água, como é uma zona mais plana, afasta-se mais da areia que temos para os veraneantes”.

Espera-se agora que a chuva reponha os níveis de água neste reservatório natural que inclui as praias fluviais da Fraga da Pegada e da Ribeira

Brigantia, 2012-08-08
In DTM

Azibo Images?q=tbn:ANd9GcSrYERyGw3D_q8cSMVGTcGGJIeabQwsKAjqKvKi8ehNKCVlwGFCg9w2mA
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Azibo Empty
MensagemAssunto: Praia do Azibo distinguida há 10 anos com bandeira azul   Azibo Icon_minitimeSeg maio 13, 2013 12:15 pm

.
Congida em Freixo também
Distrito de Bragança


Azibo Azibo_bandeira

Praia do Azibo distinguida há 10 anos com bandeira azul

A Praia Fluvial da Fraga da Pegada, na Albufeira do Azibo, é distinguida pelo décimo ano consecutivo com a Bandeira Azul.

A associação responsável pela atribuição desta distinção anunciou esta terça-feira que vão ser hasteadas 277 bandeiras nas praias portuguesas, entre elas as praias da Fraga da Pegada e da Ribeira, em Macedo de Cavaleiros, e na zona balnear da Congida, em Freixo de Espada à Cinta.

A coordenadora nacional da Associação Bandeira Azul, Catarina Gonçalves, diz mesmo que é um mérito para a albufeira do Azibo conseguir distinguir-se pela qualidade durante 10 anos consecutivos.

Catarina Gonçalves garante que estas três praias transmontanas se distinguem pela qualidade da água e pela segurança que oferecem aos utilizadores.

Durante a época balnear, que tem início em Junho, as praias distinguidas com bandeira azul também vão organizar diversas actividades de Educação Ambiental.


Brigantia, 2013-05-03
In DTM

Azibo Images?q=tbn:ANd9GcR9P_sV8K_MvSav9Sypwbu7xZmC5nnDRioNITdg-gf99fERbXwXI7FPhQ
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Azibo Empty
MensagemAssunto: Re: Azibo   Azibo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Azibo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Monumentos
» Diversos 2011 - 2012
» Voleibol 2010 - 2011
» Macedo de Cavaleiros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: