Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 A Quinta do Ambrósio

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Quinta do Ambrósio Empty
MensagemAssunto: A Quinta do Ambrósio   A Quinta do Ambrósio Icon_minitimeDom Out 05, 2008 5:01 pm

.
No âmbito da Quinta do Ambrósio
Boticas


Presidente da Assembleia Municipal acusado de 4 crimes

O presidente da Assembleia Municipal de Boticas, Laureano Gonçalves, faz parte do grupo que, juntamente com o presidente da Câmara de Gondomar, Valetim Loureiro, foi formalmente acusado pelo Ministério Público, no âmbito do processo Quinta do Ambrósio.

De acordo com vários órgãos de comunicação nacionais, Laureano Gonçalves, advogado e ex-dirigente do Conselho de Arbitragem, está acusado de burla qualificada, instigação de administração danosa, branqueamento de capitais e fraude fiscal. Em causa está a sua participação no negócio de compra e venda de um terreno que, em pouco tempo, gerou lucros de cerca de 3 milhões de euros.

Na base da acusação está também a forma e a influência que o presidente da autarquia de Gondomar terá tido no processo de desafectação do terreno da área de Reserva Agrícola Nacional onde se integrava, bem como na aprovação da sua capacidade construtiva. O terreno foi vendido à Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2008-10-05
In DTM

A Quinta do Ambrósio 000202C0
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

A Quinta do Ambrósio Empty
MensagemAssunto: MP: Indícios suficientes para julgar Valentim Loureiro   A Quinta do Ambrósio Icon_minitimeSex Mar 05, 2010 5:28 pm

.
MP: Indícios suficientes para julgar Valentim Loureiro

por Lusa
Hoje

A Quinta do Ambrósio Ng1263453

O Ministério Público considerou hoje, no debate instrutório do processo da Quinta do Ambrósio, que subsistem indícios suficientes para levar a julgamento Valentim Loureiro e outros oito dos 11 arguidos.

O autarca do Gondomar está acusado pela prática dos crimes de burla qualificada, participação económica em negócio, instigação à administração danosa e prevaricação - imputações que, na perspetiva do procurador Gonçalo Silva, devem passar da acusação para o despacho de pronúncia.

Gonçalo Silva admitiu que o debate instrutório abalou os indícios recolhidos em inquérito relativos a dois arguidos com papel aparentemente menor nos alegados ilícitos.

No processo está em causa, de acordo com o Ministério Público, uma operação de compra e revenda de um terreno que, em pouco tempo, deixou de estar na Reserva Agrícola Nacional (RAN) para passar a ter capacidade construtiva, permitindo aos intervenientes um lucro de três milhões de euros.

Perante o juiz de instrução Pedro Miguel Vieira, o procurador desvalorizou algumas incongruências registadas em diversos depoimentos de Maria de Lurdes Silva, a filha da proprietária da quinta, que foi testemunha-chave no processo.

Maria de Lurdes Silva foi, de resto, o principal alvo dos mandatários de Valentim Loureiro, Tiago Rodrigues Bastos, e do coarguido Laureano Gonçalves, Gil Moreira dos Santos.

Depois de dizer hoje à Lusa que aquela testemunha "inventou" uma "história mirabolante", Tiago Rodrigues Bastos sublinhou, perante o juiz de instrução, que Maria de Lurdes Silva quis apressar a venda da quinta, quando conhecia um processo em curso para a retirar da RAN e, consequentemente, torná-la mais valiosa.

"Se calhar não dava para estar à espera para pagar dívidas fiscais", observou o advogado.

O debate instrutório, que prossegue hoje à tarde, foi marcado pela ausência de Valentim Loureiro, que chegou a ser internado com uma crise diabética.

"As suas condições de saúde ainda não permitem a sua presença" disse o seu advogado, que, numa alusão a rumores sobre a morte do seu cliente, registados esta semana, optou por parafrasear o escritor Mark Twain: "A notícia da sua morte foi bastante exagerada".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
A Quinta do Ambrósio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Enoturismo
» Macedo de Cavaleiros
» Casos de sucesso
» Douro vinhateiro
» Turismo do Douro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: