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 Auto-estrada Transmontana

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MensagemAssunto: Auto-estrada Transmontana   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSáb Set 20, 2008 4:13 pm

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Primeiros tropeções
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana Ip4_sinal

Está difícil chegar a Bragança de auto-estrada


Uma das meninas dos olhos do primeiro-ministro José Sócrates, o programa de novas concessões rodoviárias, ainda mal começou, mas já está a sentir os primeiros tropeções.

A crise financeira internacional não perdoa e os bancos portugueses não têm capacidade para assegurar o financiamento de um programa de concessões que, só no campo das auto-estradas, representa mais de três mil milhões de euros de investimento nos próximos anos. Daí que os consórcios concorrentes às concessões de auto-estradas de Trás-os-Montes (Auto-estradas Transmontana e Douro Interior) tenham pedido à Estradas de Portugal o adiamento das datas para entrega das propostas finais. Mas, também porque existem problemas ao nível técnico, designadamente de traçados que parecem não ser os mais aconselháveis e os economicamente mais eficientes. Depois de vários dias de braço-de-ferro e de múltiplos contactos com construtoras e bancos, o Governo cedeu. Mesmo correndo o risco de este adiamento representar a quebra da promessa assumida por José Sócrates em Novembro do ano passado, de que as auto-estradas em causa estariam prontas em 2012. Esperemos que não seja caso para recuperar o adágio de que o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.

Nuno Silva in DE, 2008-09-20
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MensagemAssunto: Novas estradas, novas portagens   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQui Set 25, 2008 4:52 pm

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Consequência da crise?
Trás-os-Montes


Novas estradas podem vir a ter mais troços com portagem

Dos mais de 1.250 quilómetros de novas estradas que estão a concurso, integradas no pacote de 12 concessões que o Governo está a lançar, 427 quilómetros dos 628 que terão perfil de auto-estrada vão ter desde logo portagens. No entanto, nos cadernos de encargos das novas vias, a que o Negócios teve acesso, é deixada a porta aberta para a introdução de portagens em mais troços das novas vias.

É pelo menos este o caso das concessões Douro Interior, Auto-Estrada Transmontana e Auto-Estradas do Centro, que juntas poderão ver portajados mais 163 quilómetros.

, 2008-09-24
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MensagemAssunto: Consórcios   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeTer Out 07, 2008 11:15 am

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Auto-Estrada Transmontana
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana Ip4_sinal

Somague e Soares da Costa garantem financiamento para a auto-estrada Transmontana

Os consórcios liderados pela Somague e pela Soares da Costa apresentaram esta manhã propostas para a concessão da Auto-Estrada Transmontana. O projecto envolve perto de mil milhões de euros e os dois consórcios conseguiram fechar o financiamento com os bancos esta manhã, apurou o Negócios. A primeira obra que podia falhar por falta de dinheiro afinal avança.
O Ministério das Obras Públicas vai emitir um comunicado a confirmar o acordo.

Recorde-se que os concursos para as novas estradas estão a enfrentar problemas de financiamento, devido à crise generalizada que tem afectado o mercado financeiro.

A Transmontana, por ser a primeira, era um teste importante para o novo modelo de gestão e financiamento da Estradas de Portugal, até porque esta estrada dificilmente será rentável.

Aliás, os encargos que deverá representar para o erário público em toda a concessão, segundo os últimos cálculos apresentados pelo Governo, rondará os 460 e 583 milhões de euros, de acordo com as propostas apresentadas pelos dois concorrentes.

A Auto-Estrada Transmontana representa cerca de 130 quilómetros de auto-estrada, a maioria sem portagens, com excepção do troço entre o Túnel do Marão e Vila Real e do lanço Bragança Nascente e Bragança Poente, que serão pagos.

A concessão foi lançada no dia 24 de Novembro do ano passado e inclui a construção do IP4 entre Vila Real e Bragança, além da exploração de 47 quilómetros, que compreendem o actual IP4-Amarante/ Vila Real, variante de Bragança e a ponte de Quintanilha.

JNegocios, 2008-10-07
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MensagemAssunto: Assinatura do contrato em Novembro   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSeg Out 27, 2008 3:51 pm

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Assinatura do contrato em Novembro
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana Ip4_sinal

Consórcio da Soares da Costa vai construir a Auto-estrada Transmontana


O Governo anunciou hoje a adjudicação da Auto-Estrada Transmontana, que ligará Vila Real a Bragança, ao consórcio liderado pela Soares da Costa.
Em comunicado, o Ministério das Obras Públicas informa que «a proposta do consórcio vencedor resultará num esforço financeiro da Estradas de Portugal (EP), a valor actualizado a Janeiro de 2009, de 360 milhões de euros».
Este valor considera um subsídio ao investimento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) de 180 milhões de euros, a valor actualizado.

O consórcio vencido, liderado pela Somague, propôs um esforço financeiro da EP de 566 milhões de euros, considerando igualmente um subsídio ao investimento do QREN de 180 milhões de euros.

O ministério refere que o Estudo de Viabilidade da Concessão, elaborado antes do seu lançamento, previa um esforço financeiro da EP de 531 milhões de euros.

Os concorrentes têm agora dez dias úteis para se pronunciar sobre a proposta de adjudicação efectuada.

Findo este prazo, e após elaboração do Relatório Final pela Comissão, o Governo procederá à adjudicação definitiva da concessão.


Assinatura do contrato em Novembro

O ministério tutelado por Mário Lino salienta que a adjudicação foi \\"decidida 11 meses após a data de lançamento - 24 de Novembro de 2007 - , situação que é pela primeira vez verificada em concursos de Parcerias Público Privadas rodoviárias em Portugal.

Estes dois consórcios tinham pedido uma prorrogação do prazo de entrega das propostas finais devido às dificuldades de obtenção de financiamento provocadas pela crise internacional.

Segundo deputados socialistas de Trás-os-Montes, a assinatura do contrato de adjudicação será realizada em Vila Real em Novembro, numa cerimónia a presidir pelo primeiro-ministro José Sócrates.

MO, 2008-10-26
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MensagemAssunto: "Auto-estrada da Justiça"   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQui Out 30, 2008 5:03 pm

«Auto-estrada da Justiça»
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana Estradaip

Cada transmontano dará um prejuízo de vinte cêntimos por dia para ter auto-estrada

A Auto-Estrada Transmontana é a única das novas grandes concessões rodoviárias que dará prejuízo às Estradas de Portugal que tem, no entanto garantidos lucros para cobrir quase cinco vezes esse défice, segundo os estudos oficiais de viabilidade.

A Auto-Estrada Transmontana, que vai ligar Vila Real a Bragança, tem sido anunciada reiteradamente pelo primeiro-ministro, José Sócrates, como \"a auto-estrada da Justiça\".

Não terá custos para o utilizador (portagens), na maior parte da sua extensão, e fará com que finalmente o Distrito de Bragança deixe de ser o único do país sem um quilómetro de auto-estrada.

Esta via faz parte de um conjunto de quatro concessões adjudicadas pelo Governo às Estradas de Portugal (EP), em que se incluem o túnel do Marão, que ligará a Auto-Estrada Transmontana à A4 e ao Porto, e as concessões da Grande Lisboa e do Douro Litoral.

A Auto-Estrada Transmontana é das quatro a que apresenta nos estudos e projecções saldo negativo, com um prejuízo, nos 75 anos de concessão, superior a 1500 milhões de euros.

Divididos os prejuízos pelos 250 mil habitantes da região, o país terá de pagar, em média, por ano, a preços actuais, cerca de 80 euros para cada transmontano poder ter auto-estrada, ou pouco mais de 20 cêntimos por dia.

No entanto, além do contrato de concessão prever compensações à EP, conforme demonstram os dados oficiais, o conjunto destas quatro concessões, representa para a empresa lucros que cobrem quase cinco vezes os prejuízos da Auto-Estrada Transmontana, ou seja de cinco mil milhões de euros.

Este saldo positivo resulta, segundo contas do MOPTC, da diferença entre as receitas, nomeadamente de portagens, e os encargos com pagamentos de serviços e custos de exploração e manutenção.

Por se tratar de uma obra considerada importante para o desenvolvimento regional, a construção desta auto-estrada será também subsidiada em 180 milhões de euros pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Este financiamento assegura metade do investimento previsto para a construção, tendo em conta que a proposta vencedora do consórcio liderado pela Sociedade de Construções Soares da Costa é de 360 milhões de euros.

A este valor acrescem ainda outros custos associados ao projecto, antes, durante e depois da construção, que se traduzem num investimento global superior a 800 milhões de euros, a valores do consórcio vencedor.

Segundo o MOPTC, este valor é 25 por cento inferior ao avaliado no Estudo de Viabilidade da Concessão, que era de 1068 milhões de euros.

No momento, decorrem ainda os prazos do processo de adjudicação e a previsão do Governo é de que a Auto-Estrada Transmontana esteja concluída em 2011.

Lusa, 2008-10-30
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MensagemAssunto: Espanha garante auto-estrada Zamora-Quintanilha   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSeg Nov 10, 2008 10:49 pm

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«Está tudo em marcha até à fronteira»
Castilha e Leon


Auto-estrada Transmontana 7249_jn

Espanha garante auto-estrada Zamora-Quintanilha

A auto-estrada espanhola entre Zamora e Quintanilha (A11) vai custar 291 milhões de euros, segundo dados avançados pelo director da Área de Fomento da Delegação do Governo em Castela e Leão, Angel Escalado Iglesias.

O responsável interveio na noite do passado dia 25 de Outubro, em Alcañices (Espanha), na mesa redonda “Mentiras e realidades do nosso atraso: as vias de comunicação”, tendo revelado que, em breve, serão adjudicados os projectos de execução da A11, entre Muelas e Fonfría e de Fonfría a Alcañices.
Na passada quinta-feira, durante a inauguração de mais um troço da auto-estrada Zamora-Salamanca, o delegado do governo espanhol, Miguel Alejo, reforçou os dados avançados por Angel Escalado Iglesias. “A autovia entre Zamora e a fronteira portuguesa está a avançar de acordo com os prazos duma obra com estas características”, salientou o responsável, em declarações ao diário La Opinion – El Correo de Zamora.
Miguel Alejo recorda que, se o processo não está mais avançado, é porque não houve vontade política do executivo PP que antecedeu o governo de Zapatero. “No caso da autovia entre Zamora e a fronteira portuguesa, o que recebemos do governo anterior foi um seta pintada num mapa, dizendo que por ali se podia fazer uma autovia. Mas, logicamente, primeiro há que fazer os estudos necessários e abrir concursos. No entanto, tudo está em marcha até à fronteira lusa”, assegura o responsável.

Fundação Afonso Henriques acusada de “potenciar projectos hispano-lusos, mas sempre longe da raia”

O alcalde de Alcañices, Tomas Carrión, reagiu ao anúncio e reafirmou a importância de dotar a raia de ligações rápidas. “As estradas entre Aliste e Trás-os-Montes são imprescindíveis para o comércio e intercâmbio social e cultural”, salientou o autarca.
Na mesa redonda que decorreu em Alcañices, as acessibilidades conseguiram suscitar críticas de alguns intervenientes. A Fundação Rei Afonso Henriques, por exemplo, foi acusada de “potenciar projectos hispano-lusos, mas sempre longe da raia, cujo subdesenvolvimento só é utilizado, na maioria dos casos, para conseguir os fundos comunitários. Por isso, os participantes exigiram que os fundos do Interreg “privilegiem as populações e comarcas de fronteira e não as grandes cidades”.
O vereador da Câmara Municipal de Bragança, Nuno Cristóvão, esteve presente no debate e alinhou pelo mesmo diapasão. “As vias de comunicação são vias de progresso, mas na raia são mais as mentiras do que as realidades. Os fundos, muitas vezes, não chegam, privilegia-se o litoral, como o Porto, e menos o interior”, revelou o responsável, citado por aquele diário de Zamora.
Além da auto-estrada, Nuno Cristóvão alertou para a necessidade de melhorar as ligações entre Miranda do Douro e Bragança: “As ambulâncias continuam a entrar ou sair por Moveros e Três Marras para tomar a Nacional 122 no transporte de doentes. Não há um equilíbrio e continuamos a sofrer”, lamenta o autarca.

João Campos, Jornal Nordeste, 2008-11-10
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MensagemAssunto: Ferreira Leite defende auto-estrada de Trás-os-Montes   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeTer Abr 07, 2009 9:32 pm

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No jantar comício do PSD
Macedo de Cavaleiros


Ferreira Leite defende auto-estrada de Trás-os-Montes

No jantar comício do PSD que ocorreu no sábado passado, em Macedo de Cavaleiros, a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, manifestou a concordância do PSD relativamente à construção da auto-estrada de Trás-os-Montes por considerar que a mesma serve «a coesão nacional». Já em relação à auto-estrada entre o Porto e Lisboa, disse que o seu partido «é absolutamente contra».

A líder social-democrata acusou ainda José Sócrates de confundir o cargo de primeiro-ministro com o de secretário-geral do Partido Socialista quando colocou o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, “ a coordenar todo o processo de eleições que se vão aproximar neste país” . Segundo Ferreira Leite, com esta medida José Sócrates “esqueceu-se que era primeiro-ministro e actuou como secretário-geral do Partido Socialista”.

Quanto ao ministro Vieira da Silva a presidente do PSD acusou-o de ter perdido a noção sobre as prioridades do país. É que, na sua perspectiva o governante está agora mais preocupado com a campanha para as eleições que se avizinham do que com “o maior problema que o país enfrenta”, o desemprego. Mas porque estava num concelho do interior, Manuela Ferreira Leite não quis deixar de falar no sector mais importante da região: a agricultura. O ministro da pasta foi alvo de todas as críticas. “Tudo o que fez foi destruir e desconsiderar os agricultores, pôr o país contra eles”, acusou a líder do social-democrata, garantindo que “o PSD não aceita o tratamento dado por este Governo à agricultura”.

Concretizando, Ferreira Leite disse que, o PSD não esquece os benefícios retirados aos agricultores no que diz respeito à chamada electricidade verde ou os benefícios suprimidos em termos de medidas agro-ambientais. “O governo só está interessado em investimentos que dêem nas vistas que tenham efeitos mediáticos”, criticou Ferreira Leite.

Antes do jantar comício em Macedo de Cavaleiros, a líder do PSD esteve em Bragança onde visitou o Centro Social e Paroquial de Santo Condestável. Aí, em declarações à imprensa, falou da necessidade de um maior apoio às instituições de solidariedade por parte do Governo, dada a situação de “emergência social” que o país vive

João Branco, ST, 2009-04-05
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MensagemAssunto: Conclusão da obra é Julho de 2011   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeDom maio 24, 2009 10:44 am

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Conclusão da obra é Julho de 2011
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana Paulocampos

Governo fala sobre benefícios da AE Transmontana

O secretário de Estado das Obras Públicas vai no domingo a Alijó e a Sabrosa explicar os benefícios da Auto-Estrada (AE) Transmontana, que vai reduzir tempos de percurso, a sinistralidade e criar nove mil postos de trabalho.

Em Sabrosa, Paulo Campos vai ainda lançar a primeira pedra da obra de construção da variante entre a A24 e São Martinho de Anta, com 6,8 quilómetros de extensão, 12,4 milhões de euros de investimento e que deverá estar concluída em Dezembro de 2010.

O contrato de concessão da AE Transmontana foi assinado em Dezembro, um ano após o lançamento do concurso, ao grupo Auto-Estrada XXI, liderado pela Soares da Costa.

Com uma extensão de 186 quilómetros (130 de nova construção), esta via vai beneficiar os concelhos de Amarante, Vila Real, Sabrosa, Murça, Alijó, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança, abrangendo cerca de 250 mil pessoas.

O investimento total rondará os 800 milhões de euros e o prazo de conclusão da obra é Julho de 2011.

Há muitos anos reclamada, esta auto- estrada vai reduzir os tempos de percurso, ou seja, mais de 70 mil habitantes ficarão a menos de 60 minutos de Bragança, e 1,2 milhões de habitantes a menos de uma hora de Vila Real.

Com a AE Transmontana a taxa de sinistralidade desta região poderá ser reduzida em 65 por cento, o que poderá equivaler a uma diminuição média de 19 mortos por ano.

Por exemplo, nos últimos 11 anos, a sinistralidade registada no Itinerário Principal 4 (IP4), entre Amarante e Bragança, atingiu uma média de 22 mortos por ano.

Em Alijó, o secretário de Estado falará ainda da concessão Douro Interior, com 270 quilómetros de Murça a Celorico da Beira, beneficiando 330 mil habitantes.

É que, com estas duas vias, os habitantes deste concelho duriense ficarão a menos 14 minutos da cidade de Vila Real e a menos 50 minutos de Bragança.

Com a construção AE Transmontana, a concessão Douro Interior e o Túnel do Marão até 2012, a taxa de execução do Plano Rodoviário Nacional sobe para 93 por cento no distrito de Bragança e 81 por cento em Vila Real.

Lusa, 2009-05-24
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MensagemAssunto: 5 665 metros de Túnal   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQua maio 27, 2009 11:02 pm

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5665 metros de Túnel
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana Socrates_tmarao

Marão: maior túnel da Península já está a ser construído

Os trabalhos para a construção do maior túnel da Península Ibérica, que vai atravessar a Serra do Marão ao longo de 5665 metros, já começaram e vão gerar um movimento diário de 200 camiões no pico de obra, disse hoje o Administrador da Somague.

Francisco Silva, que falava à margem do fórum \"O Futuro é hoje\", que decorre entre hoje e quinta-feira, em Vila Real, referiu que o Túnel do Marão \"vai ser uma obra de referência para Portugal\".

O túnel vai ligar por auto-estrada Amarante a Vila Real, representa um investimento de cerca de 400 milhões de euros, e possui um prazo de execução de 44 meses.

Segundo o responsável, já se iniciaram as obras dos acessos ao túnel, de desmatação e dos trabalhos preparatórios de escavação a céu aberto nos lados poente (Amarante) e nascente (Vila Real).

A escavação do túnel propriamente dito começará ao longo do Verão, gerando um movimento diário de cerca de 200 camiões, cuja carga, pedra e terras, será aproveitada para outros locais onde é necessário fazer aterros.

\"Haverá um balanceamento dos movimentos de terras de forma a optimizar esses transportes e aproveitar o recurso como um todo e não criar vazadouro ou desaproveitamento\", salientou.

Francisco Silva referiu que a vai ser aplicado ao Marão o método de perfuração austríaco, recorrendo a escudos para perfurar, havendo ainda necessidade de, em algumas zonas, recorrer a detonações com explosivos.

Durante o pico de obra, estarão entre 800 a 900 pessoas a trabalhar na construção do Túnel do Marão, que vai servir de alternativa ao sinuoso Itinerário Principal 4 (IP4).

\"Trata-se de um projecto de engenharia feito por uma empresa nacional e que vai traduzir-se numa valência para a região em termos de segurança e de comodidade\", frisou.

Entre Vila Real e Bragança, será construída a Auto-Estrada (AE) Transmontana, adjudicada ao grupo Auto- Estrada XXI, liderado pela empresa Soares da Costa.

António Frada, administrador da grupo Soares da Costa, referiu que o consórcio já detém a exploração e manutenção do IP4 e que, no terreno. estão neste momento a ser feitas sondagens.

As obras, segundo disse, começarão no próximo mês.

Com resolução prevista para breve está o problema do traçado da AE Transmontana, junto à cidade de Vila Real, para o qual, de acordo com António Frada, está em fase final de estudo uma \"solução global da passagem da auto-estrada nesta zona\".

O traçado definido na Declaração de Impacte Ambiental para a futura auto- estrada, é contestado localmente por implicar a construção de um viaduto de 2.700 metros, junto aos povoados de Folhadela e Parada de Cunhos, e atravessar uma zona de Rede Natura.

\"A nossa ligação à região vai durar 30 anos e a nossa perspectiva não é apenas fazer uma obra. É inserirmo-nos nessa região e sermos um contributo para o seu desenvolvimento\", salientou.

Com uma extensão de 186 quilómetros (130 de nova construção), esta via vai beneficiar os concelhos de Amarante, Vila Real, Sabrosa, Murça, Alijó, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança, abrangendo cerca de 250 mil pessoas.

O investimento total rondará os 800 milhões de euros e o prazo de conclusão da obra é Julho de 2011.

Com a AE Transmontana a taxa de sinistralidade desta região poderá ser reduzida em 65%, o que poderá equivaler a uma diminuição média de 19 mortos por ano.

Por exemplo, nos últimos 11 anos, a sinistralidade registada no Itinerário Principal 4 (IP4), entre Amarante e Bragança, atingiu uma média de 22 mortos por ano.

Lusa, 2009-05-27
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MensagemAssunto: Ponte de Quintanilha abre ao trânsito na próxima semana   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 6:02 pm

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José Sócrates na inauguração
Bragança


Auto-estrada Transmontana Ponte_quintanilha_fim

Ponte de Quintanilha abre ao trânsito na próxima semana


A ponte internacional de Quintanilha vai abrir ao trânsito na próxima semana.Nos últimos dias os operários estiveram a retirar os blocos de cimento que impediam a passagem dos veículos e a colocar as últimas placas de sinalização.

Ao que a Brigantia apurou, segunda-feira realiza-se uma derradeira inspecção à sinalização, ficando a obra pronta para abrir ao trânsito a partir de terça-feira.O Governador Civil confirma que a ponte deve abrir ao trânsito antes mesmo de uma inauguração oficial.“O importante é satisfazer os cidadãos, pois há um ano e meio que estamos a lutar para que abra ao trânsito e por isso não vamos ficar à espera de uma inauguração” refere Jorge Gomes, acrescentando que ela “tem de ser e deve ser inaugurada quando houver calendário mas deve ser inaugurada o mais rápido possível”.

Pronta desde Setembro de 2007, a ponte internacional de Quintanilha é a obra que conclui o IP4. Ao longo do último ano e meio esteve à espera que fossem terminadas as obras dos acessos do lado espanhol.

A inauguração oficial deverá contar mesmo com a presença do Primeiro-ministro, José Sócrates, tal como a abertura do Posto Misto de Fronteira.

Rádio Brigantia, 2009-07-10
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MensagemAssunto: Re: Auto-estrada Transmontana   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 6:08 pm

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Aleluia! Aleluia! Aleeluia!

Já não era sem tempo!

E nada de risinhos à socapa, seus maliciosos, que desta vez, foi a Espanha quem não cumpriu!

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MensagemAssunto: Ladrões do cobre mantêm fechada ponte internacional de Quintanilha   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQua Jul 15, 2009 2:08 pm

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Roubo de fios adia nova ponte
Bragança


Ladrões do cobre mantêm fechada ponte internacional de Quintanilha

O roubo de fios de cobre do tabuleiro da ponte internacional de Quintanilha terá levado ao adiamento da sua abertura ao tráfego, prevista para o passado fim-de-semana.

Numa das últimas inspecções à rede eléctrica e à sinalização luminosa, os peritos detectaram que tinham desaparecido vários cabos eléctricos em cobre e que muitos outros tinham sido danificados.

Perante a situação, a empresa decidiu adiar a abertura da ponte e proceder à reparação de toda a cabelagem do tabuleiro.

Praticamente concluída desde Setembro de 2007, a inauguração da ponte internacional de Quintanilha teve de esperar cerca de ano e meio, por não estarem concluídas as obras dos acessos do lado espanhol.

Uma fonte da GNR de Bragança adiantou ao CM, que no posto \"ainda não foi apresentada nenhuma queixa\", mas adiantou que \"vai ser difícil saber quando ocorreu o roubo, já que, por estarem as obras paradas, o local é pouco frequentado\".

De resto, as autoridades suspeitam de que os autores deste roubo sejam os que realizaram, há dias, um outro de uma grande quantidade fios de cobre, na zona de Freixo de Espada-à-Cinta.

Quanto ao da ponte internacional de Quintanilha, desconhece-se, para já, o valor e a quantidade de cobre furtado.

Este contratempo junta-se a vários outros registados ao longo da construção desta obra de arte, que já deveria ter sido inaugurada em 2007. A sua construção, no lado espanhol, assim como os acessos, esteve interrompida por falência da construtora espanhola.

Orçada em 16,5 milhões de euros, a ponte vai ser inaugurada por José Sócrates no próximo dia 20.


AC in CM, 2009-07-14
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Twisted Evil
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MensagemAssunto: Ponte Internacional de Quintanilha hoje sexta-feira   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSex Jul 17, 2009 11:03 am

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Após dois anos de espera
Bragança


Auto-estrada Transmontana Ponte_quintanilha_fim

Ponte Internacional de Quintanilha hoje sexta-feira

A Ponte Internacional de Quintanilha, em Bragança, abre sexta-feira ao trânsito, informou hoje a Estradas de Portugal (EP), depois de quase dois anos de espera pelos acessos no lado espanhol.

De acordo com um comunicado enviado à Lusa pela EP, os acessos do lado espanhol estão completados e a ponte abre ao tráfego sexta-feira.

A inauguração oficial deverá ser feita na próxima semana pelo primeiro Ministro, José Sócrates.


Lusa, 2009-07-17
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MensagemAssunto: Ponte de Quintanilha espera acessos à A4   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeDom Jul 19, 2009 4:03 pm

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Aberta ao público
Bragança


Ponte de Quintanilha espera acessos à A4

Cerca de dois anos depois da conclusão da empreitada, já se circula na ponte Internacional de Quintanilha, que liga Bragança à região de Zamora, a obra resultou de um convénio entre Portugal e Espanha.

Pouco passava das 11.30 horas de ontem quando o primeiro carro de matrícula espanhola atravessou a ponte Internacional de Quintanilha, que liga Bragança (IP4) a San Martin del Pedroso (E82), logo após a retirada dos pinos que mantiveram a travessia quase fechada ao trânsito à volta de dois anos.

Pepe Garcia, que se deslocava de Madrid para Bragança, foi o primeiro a fazer a viagem pela nova ponte, elogiou a obra e garantiu que, assim, virá mais vezes degustar o bacalhau a este lado. \"A estrada antiga era muito difícil\", explicou.

Pepe Garcia viajou para Bragança para contratar um carpinteiro e está ciente de que a travessia \"vai unir mais os dois povos e facilitar as relações comerciais\".

Desde Setembro de 2007 que a ponte de Quintanilha estava construída, mas encerrada, por falta de acessos do lado espanhol, onde as obras se prolongaram por mais tempo do que o previsto devido a diversos percalços com as empresas que adjudicaram a empreitada.

A primeira abriu falência e teve de ser substituída. \"Este tempo de espera foi longo\", lamentou Rui Oliveira, o primeiro português a atravessar a ponte. Os que percorreram a travessia ficaram satisfeitos com os ganhos de tempo, menos cinco minutos, e com a maior comodidade, comparativamente à sinuosa EN 217, cuja velha ponte sobre o rio Maçãs não permitia que um camião e um carro se cruzassem.

São muitos os que consideram que sem a construção da A4, aquela via não se tornará uma alternativa para entrar em Espanha. \"Faço a viagem Porto-Madrid quinzenalmente, viajava pela A24, mas hoje vim experimentar, mas sem a auto-estrada não compensa, com a A4 será mais fácil e mais próximo por aqui, isto é uma das ligações à Europa\", justificou José Carlos Costa, empresário.

A ponte deverá ser oficialmente inaugurada na próxima semana pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e pelo seu homólogo espanhol, José Luís Zapatero.

A empreitada da ponte e acessos do lado português foram adjudicados por 13,7 milhões de euros, o investimento do lanço localizado em território nacional foi candidatado ao Fundo de Coesão e obteve uma comparticipação financeira de 82%.


Glória Lopes in JN, 2009-07-19
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MensagemAssunto: IP4 concluído quase 30 depois do início da construção   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSeg Jul 27, 2009 1:00 pm

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Ponte de Quintanilha
Bragança


Auto-estrada Transmontana Ponte_quintanilha_fim

IP4 concluído quase 30 depois do início da construção

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, inaugurou dia 24 de Julho oficialmente, em Bragança, a ponte internacional de Quintanilha, o último troço do IP4 que demorou quase trinta anos a chegar à fronteira.

O Itinerário Principal nº4, projectado para ligar Matosinhos, no Porto, à fronteira, em Bragança, foi das primeiras obras do Plano Rodoviário Nacional a ser iniciada, mas das últimas a ser concluída, lembrou hoje o presidente da Câmara de Bragança, o social-democrata Jorge Nunes, citado pela Lusa.

\"Bem-vindo ao término do IP4, passadas quase três décadas desde o seu início\", foi a recepção feita ao ministro Mário Lino, que inaugurou a ponte uma semana depois da sua abertura ao tráfego.

A ponte internacional de Quintanilha sobre o rio Maçãs está concluída há quase dois anos à espera dos acessos no lado espanhol, que só agora foram executados.

Esta ponte é uma \"porta de entrada de Portugal para a Europa\" e faz parte da rede transeuropeia de transportes considerada prioritária no âmbito da Comunidade Europeia\", frisou o ministro.

Talvez porque os \"espanhóis se sentissem um pouco incomodados pelo seu atraso\", foi a justificação dada pelo ministro Mário Lino para não haver festa entre os dois povos, no dia da inauguração oficial, nem a presença do seu homólogo ou de representantes do governo espanhol, salienta a agência Lusa, acrescentando que o ministro disse que \"o importante é que está feito\".

O autarca de Bragança espera fazer a festa conjunta quando a ponte ligar as duas auto-estradas previstas para cada um dos lados da fronteira.

A nova ponte custou 13,7 milhões de euros e foi executada pelo Governo português no âmbito de um convénio luso-espanhol, em que Espanha ficou apenas de construir os acessos no seu território. Foi considerada \"exemplar\" por ter sido executada dentro dos prazos previstos e sem acidentes de trabalho mortais.

Lusa, 2009-07-27
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MensagemAssunto: Ligações ao litoral terminadas em 2011   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSeg Jul 27, 2009 1:07 pm

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Acessibilidades a Trás-os-Montes
Trás-os-Montes


Ligações ao litoral terminadas em 2011

A promessa foi feita pelo ministro das Obras Públicas, numa visita às obras do túnel do Marão e da auto-estrada transmontana.

Mário Lino afirmou, ontem, que não tem razões para duvidar de que as obras estarão prontas dentro do prazo estipulado, assim como também acredita que estará a funcionar a concessão do Douro Interior, que incluiu o IC5 e o IP2. Segundo o ministro, trata-se de uma situação de cumprimento de prazos inédita no país.

\"Antes do Governo socialista, entre o lançamento de um concurso público e a assinatura do contracto de concessão, levava quatro a cinco anos, agora faz-se isso em 12 meses, neste caso, entre a concessão e o arranque das obras passaram seis meses\", frisou.

O ministro considera que as obras estão a decorrer \"a bom ritmo\", mas lembrou que é preciso que este rigor e rapidez se mantenham. Sobre os maus exemplos de obras que se atrasam e que aumentam o seu custo, Mário Lino disse que não tem memória de nenhum caso neste Governo, \"são do passado\", justificou, salientando que há uma grande vontade de ter uma atitude mais eficiente.

No distrito de Vila Real, as obras da A4 já estão em marcha e em breve vão começar mais duas frentes, ambas no distrito de Bragança, \"dentro de um mês\", prometeu.

Mário Lino procedeu, ainda, à uma inauguração discreta da ponte internacional de Quintanilha, que é o último troço do IP4, uma estrada de ligação entre Bragança e o Porto, cuja construção se iniciou há cerca de 30 anos.

A recta final do itinerário principal abre ao tráfego precisamente \"numa altura em que se arranca com a sua transformação em auto-estrada\", lembrou o autarca brigantino, Jorge Nunes.

A ponte está construída desde Outubro de 2007 e esteve encerrada até há uma semana, porque não havia acessos do lado espanhol. Aliás, o Governo de Espanha apenas lançou a obra depois de a travessia ter sido concluída. Mário Lino negou que tenha havido uma falta de articulação entre países. Apesar de assumir que \"houve atrasos da parte deles (espanhóis), mas muitas vezes nós somos masoquistas e só olhamos quando a Espanha se adianta e Portugal se atrasa\", referiu.

Os espanhóis inauguraram a parte deles há uma semana e fizeram uma cerimónia local sem as autoridades portuguesas, uma situação que Lino diz entender, explicando que Portugal não fez nenhuma cerimónia internacional para assinalar a obra, \"porque os espanhóis podem sentir-se incomodados, já temos isto pronto há muito tempo\", afirmou.


JN, 2009-07-27
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MensagemAssunto: Autocarros são apedrejados de noite no IP4   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQua Jul 29, 2009 7:35 pm

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«Situação é grave e lamentável»
Distrito de Bragança


Autocarros são apedrejados de noite no IP4

Vários veículos de transporte de passageiros foram atacados mas só tem resultado em vidros partidos.

Três autocarros foram apedrejados nas últimas semanas, no IP4, junto ao cruzamento de Vale de Nogueira, em Bragança. Só na passada segunda-feira na PSP foram apresentadas duas queixas.

As autoridades estão a investigar vários apedrejamentos de autocarros, que ocorreram nas últimas três semanas, no cruzamento de Vale de Nogueira, no IP4, envolvendo veículos de transporte de empresas da região e outras com sede em Lisboa. Os últimos incidentes ocorreram na segunda-feira, cerca das 22 horas, com dois autocarros da empresa Rede Expressos, mas poderá ter sido atacado também um terceiro de uma empresa de aluguer durante o fim-de-semana. Todos eles circulavam na direcção de Macedo de Cavaleiros para Bragança.

Os veículos foram apedrejados quando faziam os horários de carreira regular. O resultado foi vidros partidos, nomeadamente, o pára-brisas e vidros laterais.

Segundo o JN apurou, os ataques terão começado há cerca de três semanas, com o apedrejamento a um autocarro da empresa Santos/Rodonorte, que fazia o transporte Porto-Bragança, de noite, e que resultou só em danos materiais. No entanto, o director de tráfego da empresa com sede em Freixo de Espada-à-Cinta e Vila Real, Luís Catarino, explicou que o incidente poderia ter resultado num grave acidente.

\"O motorista assustou-se com o impacto da pedra, mas conseguiu travar num espaço de 20 a 30 metros, é experiente. Se não fosse, talvez as coisas não tivessem corrido bem\", referiu. Aquele responsável afirmou ainda que tem indicações de que entre o passado fim-de-semana e segunda-feira terão sido três os autocarros a ser alvo de ataques, mas a Polícia só recebeu duas queixas.

O director da Santos/Rodonorte adiantou que, na altura do apedrejamento, o motorista imobilizou a viatura e parou na berma do IP4, acompanhado de um agente da PSP que viajava para Bragança, «mas não conseguiram ver ninguém, já estava escuro», relatou. Trata-se de uma zona plana, com um desnível acentuado entre os terrenos baldios e a estrada, uns metros mais à frente.

Luís Catarino considera que a situação é grave e lamentável, «na medida em que se reveste de perigo para os autocarros, podem provocar um acidente. Isto já ocorreu em mais zonas do país, mas aqui não é habitual», frisou.

Glória Lopes in JN, 2009-07-28
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MensagemAssunto: Obras de construção da Auto-Estrada Transmontana e da Douro Interior vão avançar   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeDom Ago 16, 2009 11:33 pm

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Apesar do Tribunal de Contas
Trás-os-Montes


Obras de construção da Auto-Estrada Transmontana e da Douro Interior vão avançar

As obras de construção da Auto-Estrada Transmontana e da Douro Interior vão avançar, apesar do Tribunal de Contas ainda não ter autorizado esta despesa à Estradas de Portugal (EP).

A entidade presidida por Oliveira Martins confirmou ao Negócios ter concluído que os contratos das novas concessões rodoviárias estão sujeitos a visto prévio, sem o qual não podem ser feitos pagamentos.

Como explicou o TC, \"os contratos podem começar a produzir efeitos antes do visto, excepto os pagamentos a que derem causa\". A lei prevê apenas que caso produzam efeitos antes do visto devem ser remetidos ao tribunal no prazo 20 dias, dispondo o TC de 30 dias úteis para apreciar os processos, prazo que é suspenso no caso de devolução do processo a solicitar elementos ou diligências instrutórias, explicou a entidade.

João Espiney in JN, 2009-08-16
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MensagemAssunto: «Justiça com Trás-os-Montes»   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSeg Ago 24, 2009 1:58 pm

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«Justiça com Trás-os-Montes»
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana Tunel_marao_obra

Auto-estrada do Marão vai salvar vidas, diz José Sócrates

O primeiro-ministro, José Sócrates, destacou hoje a importância da auto-estrada do Marão, uma obra que diz que vai salvar vidas, está a dar emprego a 1 100 pessoas e oportunidade de negócio a 88 empresas.
José Sócrates subiu à serra do Marão para ver como está a correr a construção do maior túnel rodoviário da Península Ibérica, com 5 665 metros de extensão.

Esta obra de «justiça com Trás-os-Montes» ligará Amarante, Vila Real e Bragança a partir de 2012.

Esta é também uma infra-estrutura há muito reclamada pela população transmontana para servir de alternativa ao sinuoso Itinerário Principal 4 (IP4), onde, segundo o primeiro-ministro, na última década morreu uma média de 24 pessoas por ano.

É por isso que José Sócrates garante que a auto-estrada «vai salvar vidas».

«É principalmente um investimento na nossa segurança, mas é também um investimento para proporcionar melhor conforto e qualidade de vida àqueles que transitam nestas estradas», salientou.

Por fim, segundo o governante, esta é também uma aposta numa «maior justiça e coesão social».

«Este investimento está a dar emprego a muita gente. No momento em que estamos a falar 1 126 pessoas têm emprego por causa desta obra e 88 empresas têm oportunidade de negócio por causa dessa obra», sublinhou.

O túnel vai ligar por auto-estrada Amarante a Vila Real, representa um investimento de cerca de 400 milhões de euros, e possui um prazo de execução de 44 meses.

A entidade adjudicatária é o consórcio Auto-estradas do Marão, liderado pela Somague.

A escavação do túnel já começou, recorrendo ao método austríaco, ou seja, de perfuração, rebentamento e retirada de escombros.

Afonso Correia, o director técnico da obra, referiu que a obra está a avançar cerca de quatro metros por dia, atingindo, em pico de obra, os 20 metros diários nas quatro bocas do túnel.

Também em pico de obra, o responsável perspectiva uma movimentação de 40 camiões por dia nos dois lados da serra, o Nascente e Poente.

Esta obra implica a movimentação de seis milhões de metros cúbicos de terras.

A auto-estrada vai ter 29,8 quilómetros e vai ligar à Auto-Estrada Transmontana, em Vila Real, que fará por sua vez a ligação ao distrito de Bragança.

Lusa, 2009-08-23

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