Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Animais

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Animais Empty
MensagemAssunto: Animais   Animais Icon_minitimeTer Out 13, 2009 4:54 pm

.
Lei desmonta a tenda

por Ferreira Fernandes
Hoje

Animais Ferreira_fernandes

Ontem saiu a portaria que proíbe os animais no circo. Já tardava! Nunca mais um chimpanzé em tendas com música, o enxovalho do tigre obrigado a atravessar um arco colorido, póneis ouvindo as palmas das crianças... Enfim, nunca mais esses horrores que nos envergonhavam! Mas ainda há causas justas, como acabar com a pressão psicológica sobre os simpáticos mamíferos pinípedes, aos quais, ora lhes chamamos otárias, ora leões marinhos... Repararam na insídia? Ora fêmea, ora macho, ora lorpa, ora rei dos animais. Para quando a portaria que ponha termo a este abuso?... A actual portaria (n.º 1226 de 2009) também legislou contra a detenção (leia-se prisão), na classe das aves, de todas as avestruzes. Reparo que os rouxinóis não estão abrangidos. Julgo saber porquê: está cientificamente provado que o rouxinol se torna fiel à sua companheira com a qual está fechado na mesma gaiola. Aí, o homem, engaiolando, teve um papel moralmente correcto e portanto não há que mexer. Mas, infelizmente, ainda há casos de rebaldaria entre os animais aprisionados. Por isso, a portaria não permite "a reprodução" dos animais que foram proibidos. Boa! Só nos podemos congratular com a extensão da campanha do uso da camisinha aos nosso irmãos quadrúpedes.

In DN

Animais Wave[i]
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Animais Empty
MensagemAssunto: Famosos assinam petição para esterilizar animais   Animais Icon_minitimeDom Nov 14, 2010 11:47 am

.
Famosos assinam petição para esterilizar animais

por HELDER ROBALO
Hoje

Animais Ng1375032

Objectivo é conseguir que cães e gatos abandonados sejam esterilizados antes de serem dados para adopção em vez de abatidos.

Francisco Balsemão, António Capucho, Edite Estrela, António Serzedelo, Joana Vasconcelos, Marçal Grilo e António Cluny são seis das 200 figuras públicas que subscreveram uma petição a solicitar a organização de uma campanha nacional de esterilização de cães e gatos. O documento será entregue ao ministro da Agricultura, António Mendonça, numa reunião a realizar amanhã à tarde.

Para Margarida Garrido, promotora da petição, "a esterilização é a alternativa ao abate anual de cerca de cem mil animais". O objectivo é que o Ministério da Agricultura, através da Direcção-Geral de Veterinária (DGV), faça uma campanha em detrimento da actual política de abates indiscriminados nos centros de recolha municipais. Até porque a medida "em nada contribuiu para a resolução do problema do abandono, que só se agrava todos os anos devido à sobrepopulação de animais".

Margarida Garrido recorda que "esta campanha surgiu há um ano, no seguimento de um abaixo-assinado em que se pedia aos partidos que incluíssem nos programas de candidatura às autarquias a questão da esterilização". A ideia era que, a nível municipal, se procedesse à esterilização dos cães e gatos abandonados antes de serem dados para adopção. "O problema é que praticamente só obtivemos resultados nas câmaras de Cascais e Oeiras", relembra.

No entender dos subscritores, "a DGV tem de liderar este processo, pois não se pode ficar à espera que sejam as autarquias a fazê-lo", acrescenta Margarida Garrido, explicando o porquê da entrega deste documento no ministério liderado por António Mendonça.

Embora felicite os promotores pela iniciativa, Rita Silva, da SOS Animal, não acredita que vá mudar alguma coisa. Isto porque, diz, o ministério, através da Direcção-Geral de Veterinária, "vai dizer que está tudo bem no terreno e que só é preciso limar algumas arestas".

Mais confiante mostra-se António Serzedelo, presidente da Opus Gay. "Isto tem a ver, também, com uma questão de saúde pública, de limpeza das ruas e da própria saúde dos animais", frisa, salientando que o abandono e abate é "uma violência contra os animais que mais não é do que uma extensão da violência da sociedade".

Frisando que o bom trato e a defesa dos direitos dos animais é também "um índice civilizacional de um país", António Serzedelo lamenta que seja necessário recorrer a "figuras públicas" para conseguir mudar esta lei. "Basta haver consciência pública", adverte.

António Serzedelo é um dos signatários da petição que amanhã é entregue no Ministério da Agricultura pelas 15.00. Ao seu lado estarão ainda Rosa Mota e Helena Freitas, directora do Museu Casa das Histórias Paula Rego.

Confiante no sucesso da iniciativa, Margarida Garrido recorda que "a experiência de outros países europeus permite concluir que só a esterilização dos animais errantes e negligenciados oferece uma solução sustentável". E lembra que até por questões económicas a iniciativa vem em boa altura. É que enquanto o abate custa em média 60 euros por animal, a esterilização ronda os 15 a 20 euros e permite a partilha de espaços entre municípios. "É uma medida de contenção orçamental."

In DN

Animais 000203BF
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Animais Empty
MensagemAssunto: Nasceram três tigres-brancos no Zoo   Animais Icon_minitimeQua Mar 02, 2011 5:16 pm

.
Nasceram três tigres-brancos no Zoo

por DN.pt
Hoje

Animais Ng1464684

O Jardim Zoológico de Lisboa festeja o nascimento de três tigres-brancos, um dos animais mais raros e admirados da Natureza. São duas fêmeas e um macho.

Estima-se que existam apenas entre 100 e 130 tigres-brancos no Planeta e todos eles se encontram sob cuidados humanos. Em Portugal, com o nascimento destas novas crias, podemos agora desfrutar de cinco tigres-brancos que vivem no Zoo.

Para celebrar o nascimento das três crias de, o Jardim Zoológico está a promover o passatempo infantil "Um tigre, dois tigres, três tigres. Diz lá outra vez e começa a história por 'Era uma vez...". Para participar neste passatempo, as crianças têm de escrever uma história original e criativa sobre os três novos tigre-branco do Zoo e enviar o texto para o email promocao@zoolisboa.pt até ao dia 27 de Março, com a indicação do nome completo.

Os três primeiros premiados ganham entradas para o Jardim Zoológico e podem ver o nome publicado no site.

In DN

Animais 000203C6
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Animais Empty
MensagemAssunto: Re: Animais   Animais Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Animais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mundo animal
» Eurogrupo para os animais
» Animais estragam culturas
» Chaves
» Autarquias e Autarcas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: