Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 EGIPTO

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Manifestantes começaram a chegar ao centro do Cairo   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSáb Jan 26, 2013 5:16 pm

.
Manifestantes começaram a chegar ao centro do Cairo

por Lusa, publicado por Graciosa Silva
Ontem

EGIPTO - Página 4 Ng2345434
A contestação centra-se na lentidão das reformas por parte do Governo eleito. Fotografia © Mohamed Abd El Ghany/Reuters

Manifestantes começaram a chegar hoje de manhã ao centro do Cairo, no Egito, no dia em que a oposição egípcia marcou uma jornada de contestação ao Presidente Mohamed Morsi e à Irmandade Muçulmana, com epicentro na emblemática Praça Tahrir.

Alguns manifestantes passaram a noite na Praça, epicentro da revolução popular de 2011 que culminou com o derrube do Presidente Hosni Mubarak.

Na noite de quinta-feira, manifestantes e polícia envolveram-se em confrontos.

Os manifestantes exigiam a demissão do Presidente islamita, Mohamed Morsi, e tentaram desmontar uma barreira construída com blocos de betão, que bloqueava a entrada numa rua que dá para a Praça Tahrir.

As barreiras foram erguidas em 2012 para proteger vários edifícios governamentais e dos serviços de segurança na área.

O ministro do Interior indicou, citado pela agência France Presse, que cinco polícias ficaram feridos nos confrontos e apelou aos manifestantes para que evitem mais conflitos com as forças da ordem.

Mohamed Morsi, que pertence à irmandade Muçulmana, discursou na quinta-feira, para marcar o aniversário do profeta muçulmano Maomé, tendo apelado aos egípcios para assinalaram os dois anos da revolução egípcia de uma "forma pacífica e civilizada".

Dezasseis partidos da oposição marcaram para hoje concentrações para quatro locais distintos da capital egípcia que deverão depois convergir na Praça Tahrir.

A contestação centra-se na lentidão das reformas por parte do Governo eleito e de Morsi, apoiado pela Irmandade Muçulmana, nomeadamente no que diz respeito ao combate à corrupção, justiça social e combate à pobreza.

A Constituição aprovada em referendo em dezembro de 2012 é outro tema que divide a sociedade egípcia, polarizada no apoio aos islamitas e na contestação aos poderes eleitos.

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcQ6Qst412hjBI2LJA3tVWL2y25yClmIQldSY9WVZ2WEx-TTwSk64x_4uw
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Polícia dispara gás lacrimogéneo contra manifestantes   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSáb Jan 26, 2013 5:24 pm

.
Polícia dispara gás lacrimogéneo contra manifestantes

por Lusa, texto publicado por Sofia Fonseca
Ontem

EGIPTO - Página 4 Ng2346277
Fotografia © REUTERS/Asmaa Waguih

A polícia egípcia disparou gás lacrimogéneo contra manifestantes no Cairo, Alexandria e na zona do Suez, onde foi incendiada uma sede do partido da Irmandade Muçulmana, num segundo aniversário da revolução marcado por protestos contra o Presidente Mohammed Morsi.

Segundo os serviços de emergência egípcios, cerca das 16:00 (hora de Lisboa) registavam-se 110 feridos nos confrontos com a polícia por todo o país.

No Cairo, manifestantes que se opõem aos poderes eleitos juntaram-se junto ao edifício da televisão estatal, onde está também instalado o Ministério da Informação, e a polícia disparou granadas de gás lacrimogéneo para os dispersar.

Na cidade de Ismailia, no Suez, viam-se chamas negras a sair das janelas da sede do Partido da Liberdade e Justiça, segundo uma correspondente da agência France Presse que viu manifestantes que apedrejavam o edifício a serem perseguidos por habitantes locais.

Junto da sede do partido ouviram-se também tiros de origem desconhecida.

Em Alexandria, a polícia usou gás lacrimogéneo contra manifestantes que queimavam pneus e no Suez, interveio para dispersar manifestantes que apedrejavam a sede do governo local.

"Há muito fumo por causa dos pneus queimados mas veem-se pessoas no chão que não conseguem respirar por causa do gás lacrimogéneo, disse á France Presse um habitante de Alexandria.

Na emblemática praça Tahrir, na capital egípcia, concentraram-se milhares de pessoas para reclamar "uma nova revolução", uma reivindicação que ilustra o descontentamento com a falta de reformas profundas no país desde a queda do regime de Hosni Mubarak.

Polícia e manifestantes enfrentaram-se em algumas ruas adjacentes à praça que é o símbolo da revolução de janeiro 2011 e que tem sido palco das principais manifestações populares desde então.

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcRMD7e1BblqRiT6NHQAHb_ZJgX7v-DdGBIGG2L_RcTZSPdiYINfcljf
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: 22 mortos e mais de 200 feridos em Port Said   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSáb Jan 26, 2013 5:42 pm

.
22 mortos e mais de 200 feridos em Port Said

por Lusa e AFP, editado por Ana Meireles e RSF
Hoje

EGIPTO - Página 4 Ng2347281
Anúncio da sentença de morte para 21 pessoas provocou confrontos violentos Fotografia © REUTERS/Asmaa Waguih(ATUALIZADA)


Vinte e duas pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas hoje em confrontos em Port Said, nordeste do Egito, segundo novo balanço do Ministério da Saúde.

Os confrontos foram provocados pelo anúncio da sentença de morte para 21 envolvidos no massacre num estádio de futebol e começaram quando familiares dos condenados, adeptos radicais do clube local Al Masry, tentaram invadir a prisão onde estes se encontram detidos.

Testemunhas dão conta que desconhecidos abriram fogo e atiraram "cocktail molotov" contra a polícia, que ripostou com gás lacrimogéneo. A violência alastrou às ruas próximas da cadeia, o que levou ao encerramento do comércio local.

O massacre no estádio de futebol ocorreu em fevereiro do ano passado e culminou com a morte de 74 pessoas.

O exército egípcio enviou tropas para a cidade para restabelecer a calma e proteger as instalações públicas, disse o general Ahmed Wasfi à agência de notícias oficial Mena.

Esta é a segunda cidade para onde são destacadas unidades das Forças Armadas do Egito, depois da chegada, hoje de manhã, de tropas à localidade de Suez.

Este novo foco de violência acontece um dia depois de nove pessoas terem morrido e 584 terem ficado feridas, segundo o último balanço do Ministério da Saúde, nos distúrbios registados um pouco por todo o país quando se assinalava o segundo aniversário da revolução popular que afastou Hosni Mubarak do poder.

Oito pessoas morreram na cidade de Suez e outra na localidade próxima de Ismailiya, enquanto o maior número de feridos se registou na província do Cairo (172), seguida de Alexandria (102), Suez (89) e Ismailiya (77).

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcTOHpVUEJqZk_2cNLzLips__pv2r_XGp0QrIBm-3Zub8ex1rMfr
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Explosão de balão provoca 19 mortos no Egito   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeTer Fev 26, 2013 5:26 pm

.
Explosão de balão provoca 19 mortos no Egito

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato
Hoje

EGIPTO - Página 4 Ng2404088

Um balão de ar quente explodiu quando sobrevoava a cidade de Luxor, no Egito, causando a morte de 19 pessoas, incluindo turistas franceses, britânicos, japoneses e de Hong Kong, indicou um responsável de segurança.

"Dezanove pessoas morreram", disse a fonte à AFP, acrescentando que turistas franceses, ingleses, japoneses e da antiga colónia britânica estão entre as vítimas do incidente.

O balão transportava 21 pessoas e estava a 300 metros sobre Qurna, na margem ocidental de Luxor, quando se incendiou e explodiu, disse o mesmo responsável.

Os dois sobreviventes, incluindo o piloto do balão, foram transportados para o hospital, acrescentou.

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcSWiRkXADhnJp0L78i1iZbar5ASGKf3spa2nu1Z1b-IXuesDAngUmQu
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Irmandade Muçulmana fala em mais de 100 mortos   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSáb Jul 27, 2013 10:13 pm

.
Irmandade Muçulmana fala em mais de 100 mortos

por Lusa
Hoje

EGIPTO - Página 4 Ng2680132
Irmandade Muçulmana fala em mais de 100 mortos
Fotografia © Reuters

Mais de cem pessoas morreram e mil outras ficaram feridas nos confrontos entre a polícia e partidários do Presidente egípcio deposto, Mohamed Morsi, num subúrbio no Cairo, de acordo com um balanço da Irmandade Muçulmana, citado pela Efe.

De acordo com a agência Efe, a Irmandade Muçulmana, que cita fontes do hospital de campanha instalado na praça Rabea al Adauiy, indicou que os confrontos tiveram lugar perto da ponte 06 de outubro, no centro da capital.

Também esta manhã, em declarações à agência noticiosa AFP, Murad Mohammed Ali, da Irmandade Muçulmana, acusou a polícia egípcia de ter aberto fogo real contra manifestantes islamitas apoiantes do Presidente deposto Mohamed Morsi, matando 23 pessoas e ferindo mais de 600.

In DN

EGIPTO - Página 4 Islam
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Apoiantes de Morsi apelam a "marcha de um milhão"   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSeg Jul 29, 2013 4:40 pm

.
Apoiantes de Morsi apelam a "marcha de um milhão"

por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira
Hoje

EGIPTO - Página 4 Ng2682965
Apoiantes de Morsi no Cairo Fotografia © REUTERS/Khaled Abdullah
Apoiantes de Morsi no Cairo

Os apoiantes do Presidente egípcio deposto Mohamed Morsi apelaram a uma "marcha de um milhão de pessoas" na terça-feira para reclamar o regresso daquele ao poder.

"Apelamos a uma marcha de um milhão de pessoas sob o lema 'os mártires do golpe de Estado'", refere em comunicado uma coligação de grupos islamitas apoiantes de Morsi, deposto a 03 de julho pelo Exército depois de grandes manifestações para reclamar a sua saída do poder.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Irmandade Muçulmana quer regresso de Morsi ao poder   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 04, 2013 2:19 pm

.
Irmandade Muçulmana quer regresso de Morsi ao poder

por Lusa, publicado por Ana Meireles
Hoje

A Irmandade Muçulmana garantiu hoje que vai continuar a insistir no regresso ao poder do Presidente egípcio deposto Mohamed Morsi, depois de conversações com o subsecretário de Estado norte-americano, William Burns.

A visita de Burns ao Egito, que se segue a uma deslocação ao país da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e do ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle, surge quando a comunidade internacional está a pressionar os apoiantes de Morsi e o Governo interino a chegarem a acordo.

Em comunicado divulgado hoje, a Irmandade Muçulmana salienta estar comprometida com a "legitimidade, que determina o regresso do Presidente, com a Constituição e com o Conselho Shura", referindo-se à câmara alta do parlamento.

A nota do Partido da Justiça e da Liberdade refere que uma delegação de representantes da coligação dos grupos islamitas que defendem o regresso de Morsi ao poder reuniu-se com Burns no sábado.

"Damos as boas-vindas a quaisquer soluções políticas propostas com base na legitimidade constitucional e rejeição do golpe", acrescenta o comunicado.

Os apoiantes de Morsi insistem que não aceitarão qualquer resolução para a crise que o Egito atravessa se esta não incluir o seu regresso ao poder.

Morsi está detido pelo Exército num local secreto desde 03 de julho.

In DN

EGIPTO - Página 4 Islam
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Mais de 100 mortos nos confrontos de hoje   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 18, 2013 4:28 pm

.
Mais de 100 mortos nos confrontos de hoje

por Lusa, publicado por Ana Meireles
16 agosto 2013

EGIPTO - Página 4 Ng2713258
Apoiantes de Morsi transportam um manifestante que foi atingido a tiro Fotografia © REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

A Irmandade Muçulmana anunciou que mais de cem pessoas morreram hoje nos confrontos entre partidários e opositores do deposto Presidente Mohamed Morsi, no Cairo, números bastante acima dos avançados pelo Ministério da Saúde, que adianta 17 em todo o país.

A Irmandade Muçulmana responsabiliza as forças do Ministério do Interior e do Exército pelos mortos.

Anteriormente, os islamitas tinham anunciado que mais de setenta pessoas tinham morrido nos confrontos no bairro Ramsés, no centro da capital.

O Ministério da Saúde, por outro lado, confirmou para já a morte de 17 pessoas e 82 feridos em todo o país.

Na cidade de Alexandria, a televisão estatal adiantou que pelo menos 16 pessoas morreram e 140 ficaram feridas nos confrontos

A agência de notícias estatal Mena, por seu lado, deu conta de três mortos e de 35 feridos na província do Suez, com base em fontes médicas.

Entretanto, pelo menos 262 pessoas foram detidas hoje por alegadamente estarem implicadas nos atos de violência registados no Egito, indicaram fontes das autoridades policiais egípcias, que acrescentaram que entre os presos há um afegão e um sírio.

De acordo com a agência Mena, os detidos estão a ser investigados pelas autoridades, tendo a polícia apreendido 16 armas de fogo e sete granadas de produção caseira.

O Egito foi hoje palco de violentos confrontos em várias partes do território durante as manifestações convocadas pelos islamitas depois da oração do meio-dia.

A Irmandade Muçulmana, à qual pertencia Mohamed Morsi antes de se tornar chefe de Estado, organizou os protestos de hoje em resposta à carga policial de quarta-feira que desmantelou os seus acampamentos.

Nos protestos de hoje voltaram a exigir que o Presidente deposto volte a estar à frente dos destinos do país.

Segundo o Governo, os confrontos de quarta-feira causaram a morte a quase 600 pessoas e provocaram ferimentos noutras quatro mil.

Mohamed Morsi foi deposto na sequência de um golpe de estado militar a 03 de julho, depois de vários protestos, nos dias anteriores, a pedir eleições presidenciais antecipadas.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Polícia cerca mesquita no Cairo   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 18, 2013 4:38 pm

.
Polícia cerca mesquita no Cairo


por Lusa, publicado por Ana Meireles
Ontem

EGIPTO - Página 4 Ng2713872
Polícia cerca mesquita no Cairo
Fotografia © REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

A polícia egípcia cercou na noite de sexta-feira uma mesquita no Cairo, onde se encontravam vários islamitas, ouvindo-se disparos, anunciaram responsáveis da área da segurança.

Este incidente ocorre no final de um dia em que as forças da ordem dispersaram, de forma violenta, manifestações de apoio ao Presidente derrubado Mohamed Morsi, em vários locais do Egito.

Os apoiantes de Morsi, que foi destituído pelas forças armadas, acusam a polícia de disparar sobre a mesquita al-Fath, onde foi instalada durante o dia uma morgue provisória com pelo menos vinte cadáveres.

As forças da ordem, por sua vez, acusam os islamitas de terem disparado quando se aproximaram deste local de culto.

A violência fez na sexta-feira, em todo o Egito, dezenas de mortos, com a Irmandade Muçulmana, próxima de Morsi a anunciar mais de uma centena.

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcRp0F3CmwYZp2qOU1VdZmrIKrrKUjrwESjOQm5T2fBbSB89xoNfcw
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Cadeia Al Quds filmou o homem do tanque do Egito   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 18, 2013 4:49 pm

.
Cadeia Al Quds filmou o homem do tanque do Egito

por H.T.
Ontem

EGIPTO - Página 4 Ng2714063

Sediada em Gaza, nos territórios palestinianos, a cadeia de televisão Al Quds divulgou um vídeo no qual se vê um manifestante pró-Morsi a colocar-se diante de um tanque para travar o seu avanço. Acaba por ser abatido a tiro.



Num momento a fazer lembrar o homem do tanque de Tiananmen, o jovem que em 1989 se colocou diante de uma coluna de tanques durante os protestos estudantis pela democracia em Pequim e os obrigou a desviarem-se do seu caminho, um homem avançou ontem para um tanque no Egito.

O indivíduo demarcou-se do grupo que protestava contra as forças de segurança e avançou em direção ao tanque. Parou. Levantou as mãos, mas rapidamente caiu, abatido com um tiro pelas costas.

Segundo o locutor, cujas palavras foram traduzidas pelo diário espanhol El Mundo, o incidente terá tido lugar em Ismailya.

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcS61rRbjcS9qzgmsUkysGk3IZgwex27sw2M-URlccemW2J2FOZUyg
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Polícia retira manifestantes da mesquita de Al Fateh   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 18, 2013 4:57 pm

.
Polícia retira manifestantes da mesquita de Al Fateh


por Lusa e AFP
Ontem

EGIPTO - Página 4 Ng2714342
Polícia retira manifestantes da mesquita de Al Fateh
Fotografia © Reuters

As forças de segurança do Egito retiraram hoje todos os manifestantes da Irmandade Muçulmana que se encontravam barricados no interior da mesquita de Al Fateh no Cairo desde sexta-feira.


De acordo com a Agência France Press os apoiantes islamitas de Mohamed Morsi foram "arrastados" para o exterior da mesquita.

A presidência do Egito considerou hoje que o país está "em guerra contra o terrorismo" e acusou os manifestantes islâmicos de serem parte do que classificou "forças extremistas".

Em conferência de imprensa, o assessor presidencial para Assuntos Políticos, Mustafa Higazi, disse que o povo egípcio saiu às ruas para se levantar contra o "fascismo teocrático" da Irmandade Muçulmana, acrescentando que foram os líderes da organização que impediram uma solução negociada para a crise.

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcTx4ABYcfDu1w1yDc8s7SkkxI9YA2beEmJ-_h3edPmEpmKigeD_
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Irmão do líder da Al-Qaeda al-Zawahiri preso no Cairo   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 18, 2013 5:03 pm

.
Irmão do líder da Al-Qaeda al-Zawahiri preso no Cairo


por Lusa
Ontem

Um irmão do líder da Al-Qaeda, foi preso hoje durante distúrbios no Cairo, disse à EFE uma fonte das forças de segurança do Egito.


A fonte disse que Mohamed al Zawahiri, um dos irmãos do líder da Al-Qaeda, Ayman al Zawahiri, já esteve preso anteriormente, mas não forneceu mais pormenores sobre a detenção registada hoje.

Ligado aos ataques contra objetivos norte-americanos, entre os quais o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque, Ayman al Zawahiri é apontado como o atual líder da organização radical Al-Qaeda, fundada por Bin Laden.

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcSyV_IeBRXyM1wLfV4ZzRX9sGUvIOpfXWyaj2bchJC7mWsKLTGUag

Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Islamitas apelam a novas manifestações no Egito   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 18, 2013 5:09 pm

.
Islamitas apelam a novas manifestações no Egito

por Lusa
Hoje

EGIPTO - Página 4 Ng2715498
Islamitas apelam a novas manifestações no Egito
Fotografia © Reuters

Os islamitas egípcios apelaram a novos protestos hoje depois da evacuação de uma mesquita no Cairo, onde estavam barricados vários manifestantes, ao fim de quatro dias de confrontos que causaram mais de 750 mortos, informou a agência AFP.

No total, 385 pessoas que estavam no interior da mesquita Al-Fath, que foi evacuada no sábado pelas forças de ordem egípcias, foram detidas, anunciou o Ministério do Interior.

Os apoiantes do Presidente islamita deposto Mohamed Morsi apelaram a novas manifestações hoje da parte da tarde para denunciar o que consideram ter sido um golpe de Estado, segundo a AFP.

O estado de emergência e o recolher obrigatório noturno continuam em vigor no Egito, que se transformou num campo de batalha desde a dispersão à força dos acampamentos no Cairo de apoio a Morsi, o primeiro Presidente democraticamente eleito no país.

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcTXTIMixJP46JHiqIkfK_qu3GiQAF1V1535DIfhxzELlU2_pwra
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: No Egito só uma certeza: quem se lixa é o cristão   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSeg Ago 19, 2013 2:54 pm

.
No Egito só uma certeza: quem se lixa é o cristão

por LEONÍDIO PAULO FERREIRA
Hoje

EGIPTO - Página 4 Leonidio_paulo_ferreira

Igrejas queimadas, lojas atacadas, casas cercadas por multidões, uma menina morta a tiro no Cairo quando ia para a catequese. A vida nestes dias é de terror para os coptas, a comunidade cristã árabe a que pertence um em cada dez egípcios.

Acusados de apoiar a repressão militar contra os Irmãos Muçulmanos, os coptas têm sido alvo da vingança dos partidários do ex-presidente Morsi, derrubado em julho. Uma ira cheia de fanatismo religioso que se acentuou na semana passada, quando os generais mandaram dispersar os manifestantes que exigiam a libertação de Morsi, causando mais de 600 mortes.

A liderança dos Irmãos Muçulmanos condena as agressões, mas a rapidez dos ataques às igrejas desde Alexandria a Assuão deixa no ar suspeitas de ação coordenada. E abundam os apelos à retaliação contra os coptas, que apesar de serem oito milhões se sentem abandonados.

É certo que o papa Tawadros III surgiu ao lado do general Sissi a apoiar o derrube de Morsi, o primeiro presidente eleito da história do Egito. Mas também o imã da Universidade de Al--Azhar pôs o seu selo nesse golpe que visou travar a apropriação total do mais populoso dos países árabes pela poderosa confraria fundada há um século.

Não é de hoje a perseguição aos coptas. Nem mesmo a proteção da ditadura militar evitou que no Ano Novo de 2011 um atentado tenha feito dezenas de mortos numa igreja de Alexandria. Faltavam poucas semanas para Mubarak ceder à Primavera Árabe. Já depois disso, os mesmos militares que são agora acusados de apoiar dispersaram a tiro um protesto contra a demolição de uma igreja em Maspero, matando mais de 20 coptas.

Não se percebe para onde vai o Egito. Há quem saúde na rua os soldados por terem metido os islamitas na ordem, há quem considere - como o Nobel Baradei - que os generais passaram a linha vermelha e há quem prometa cobrar todo o sangue derramado. De fora, os sauditas aplaudem Sissi, os turcos condenam o massacre, americanos e europeus não sabem como reagir depois de terem evitado chamar golpe ao golpe de julho.

Mas é certo o destino dos coptas, cuja liturgia inclui palavras que vêm dos tempos dos faraós e que foram cristianizados por São Marcos, 600 anos antes da vinda do islão. Vão continuar a emigrar em massa. E cada vez menos darão figuras de topo ao Egito, como um tal de Butros Ghali.

É a repetição do êxodo dos cristãos iraquianos, hoje meros 500 mil. O pós-Saddam tem sido violento, com massacres até em missas, como o de 2010 na Igreja de Nossa Senhora do Socorro, "Sayiada an Nayá" em árabe. E imita-se também a fuga que já começou dos cristãos sírios, presos entre apoiar um cruel Bashar que os protege e uma rebelião onde a Al-Qaeda brilha.

Em tempos, foi o cristão sírio Michael Aflak a idealizar o panarabismo. Essa unidade, sem fronteiras ou religiões, nunca passou de quimera. E um destes dias, o que unirá o mundo árabe será o vazio de cristãos.

In DN

EGIPTO - Página 4 Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: 36 islamitas mortos em tentativa de fuga de prisão   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSeg Ago 19, 2013 3:05 pm

.
36 islamitas mortos em tentativa de fuga de prisão

por Lusa
Hoje

EGIPTO - Página 4 Ng2716737
Uma mulher egípcia num protesto frente à embaixada do país em Tóquio Fotografia © REUTERS/Toru Hanai

Trinta e seis prisioneiros islamitas morreram durante uma tentativa de fuga de uma prisão no Egito, informou a polícia no domingo, elevando para quase 800 mortos em cinco dias.

Segundo a AFP, há informações contraditórias sobre a forma como ocorreram as mortes, mas o Ministério do Interior egípcio indicou que os prisioneiros fizeram um guarda refém e morreram asfixiados com gás lacrimogéneo.

"Trinta e seis prisioneiros morreram de asfixia, depois de ter sido usado gás lacrimogéneo para impedir a sua fuga", indicou o ministério.

Estas 36 mortes foram as mais recentes reportadas nos últimos cinco dias de escalada de violência no Egito, desde a dispersão à força dos acampamentos no Cairo de apoio ao Presidente islamita deposto Mohamed Morsi, o primeiro democraticamente eleito no país.

Segundo uma contagem da AFP, mais de 1.000 pessoas foram mortas desde que as manifestações em massa emergiram no fim de junho. A contagem inclui um filho do guia supremo da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badie, que morreu na sexta-feira.

O estado de emergência e o recolher obrigatório noturno continuam em vigor no Egito.

O derramamento de sangue no Egito já foi condenado pela comunidade internacional, com os diplomatas europeus a agendarem reuniões de emergência para hoje para discutir a situação e ações futuras da União Europeia.

Segundo a agência EFE, realiza-se hoje uma reunião em Bruxelas para analisar a situação e estudar a eventual convocatória de um encontro extraordinário dos ministros europeus dos Negócios Estrangeiros.

In DN

EGIPTO - Página 4 Islam
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Pelo menos 25 polícias mortos em ataque no Sinai   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSeg Ago 19, 2013 3:38 pm

.
Pelo menos 25 polícias mortos em ataque no Sinai


por Lusa
Hoje

Pelo menos 25 polícias foram mortos num ataque perpetrado por militantes que dispararam rockets contra dois miniautocarros da polícia na Península do Sinai.

O ataque, que ocorreu perto da cidade de Rafah, onde está instalado o posto de passagem para a Faixa de Gaza, no norte do Sinai, foi descrito como o mais mortífero contra as forças da ordem no Egito em anos recentes. E surge após a morte, domingo, de 37 prisioneiros islamitas.

O Egito está envolto numa onda de violência desde quarta-feira passada, quando a polícia dispersou pela força dois acampamentos, no Cairo, de manifestantes que exigem o regresso ao poder de Mohamed Morsi, deposto a 03 de julho pelo exército.

Nas últimas semanas, a Península do Sinai tornou-se uma fonte de instabilidade e palco de ataques contra forças de segurança e gasodutos, bem como de atos de contrabando e sequestro.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Egito fecha fronteira com Faixa de Gaza   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSeg Ago 19, 2013 3:46 pm

.
Egito fecha fronteira com Faixa de Gaza

por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador
Hoje

EGIPTO - Página 4 Ng2717264
Um rapaz palestiniano dorme no meio das malas na fronteira de Rafah, fechada pelo Egito Fotografia © Reuters/Ibaheem Abu Mustafa

O Egito fechou hoje o posto de fronteira de Rafah para a Faixa de Gaza, após a morte de pelo menos 24 polícias na Península do Sinai num atentado contra as forças de segurança egípcias, anunciou à AFP um funcionário de fronteira.

Na semana passada, as autoridades egípcias anunciaram o fecho da fronteira por tempo indeterminado, mas havia sido parcialmente reaberta no sábado, de acordo com o Ministério do Interior na Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas.

Os 24 polícias foram mortos num ataque perpetrado por militantes que dispararam rockets contra dois miniautocarros da polícia na Península do Sinai.

O ataque é descrito como o mais mortífero contra as forças da ordem no Egito, ocorrido nos anos recentes.

Outros dois polícias ficaram feridos no ataque, que ocorreu perto da cidade de Rafah, onde está instalado o posto de passagem para a Faixa de Gaza, no norte do Sinai.

O Governo egípcio declarou que os atentados na região são realizados por "terroristas" e, segundo a AFP, já são 73 os agentes das forças de segurança mortos só no norte da Península do Sinai desde a destituição do Presidente Mohamed Morsi.

O Egito está envolto numa onda de violência desde quarta-feira passada, quando a polícia dispersou pela força dois acampamentos, no Cairo, de manifestantes que exigem o regresso ao poder de Mohamed Morsi, deposto a 03 de julho pelo exército.

Pelo menos 800 pessoas já morreram no país desde o início dos confrontos, na quarta-feira.

Nas últimas semanas, a Península do Sinai tornou-se uma fonte de instabilidade e palco de ataques contra forças de segurança e gasodutos, bem como de atos de contrabando e sequestro.

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcTFu0YN1WOnvrwPXrd2YwXjOWzsXZE7WkHLKMVL9kc61Svw6J1l
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Chefes da diplomacia da UE discutem Egito na quarta-feira   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSeg Ago 19, 2013 3:50 pm

.
Chefes da diplomacia da UE discutem Egito na quarta-feira

por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador
Hoje

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) vão reunir-se na quarta-feira em Bruxelas para analisar a situação no Egito e adotar uma posição comum, anunciou um porta-voz do serviço diplomático.


A decisão foi anunciada após uma reunião de embaixadores da UE para questões de segurança, em plena crise entre os militares egípcios e os apoiantes do Presidente islamita Mohamed Morsi, afastado do poder pelo exército a 03 de julho.

Os ministros vão analisar as opções possíveis em resposta ao agravamento da crise nos últimos dias, com centenas de mortos, e tendo como objetivo evitar uma guerra civil.

Os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciaram no domingo que caso continue a violência no Egito a UE pode "rever as suas relações" com este país.

Na semana passada, o presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, mantiveram conversações por telefone e pediram "uma mensagem europeia forte" em resposta à crise no Egito.

Uma das possibilidades é a suspensão da ajuda financeira.

Em novembro passado, a UE aprovou um programa de ajuda financeira de 5 mil milhões de euros ao Egito para o período 2012-2014.

A Dinamarca já anunciou na semana passada a suspensão da sua ajuda bilateral, equivalente a 4 milhões de euros, e apelou aos parceiros europeus para fazerem o mesmo.

A última reunião de chefes da diplomacia de países da UE remonta a 22 de julho e não estava previsto novo encontro antes de 06 de setembro.

In DN

EGIPTO - Página 4 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Mubarak pode ser libertado esta semana, diz advogado   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSeg Ago 19, 2013 3:56 pm

.
Mubarak pode ser libertado esta semana, diz advogado

por Susana Salvador, com agências
Hoje

EGIPTO - Página 4 Ng2717308
Mubarak pode ser libertado esta semana, diz advogado
Fotografia © Arquivo Reuters

O advogado do ex-ditador egípcio, deposto em fevereiro de 2011, diz que este poderá ser libertado ainda esta semana, depois de Hosni Mubarak ter sido deixado em liberdade condicional enquanto aguarda julgamento por um caso de corrupção. Apenas outro processo mantém-no atrás das grades.

"Tudo o que falta é um simples procedimento administrativo que não deve durar mais de 48 horas. Ele deve ser libertado até ao final da semana", afirmou o advogado Fareed El Deeb.

Mubarak, de 85 anos, aguarda a repetição do julgamento em que é acusado de cumplicidade na morte de manifestantes durante os protestos da revolta de 2011. O julgamento está marcado para 25 de agosto.

In DN

EGIPTO - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcSn94AwHvK2xowgRvCNvbkvSoPG6IBXCMA8pIz8BflT6FVR9fFS_Q
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Morsi vai ser julgado por incitar ao homicídio   EGIPTO - Página 4 Icon_minitimeSeg Set 02, 2013 4:09 pm

.
Morsi vai ser julgado por incitar ao homicídio

por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral
Hoje

EGIPTO - Página 4 Ng2738690
Mohamed Morsi, antigo presidente egípcio Fotografia © Amr Abdallah Dalsh - Reuters

O antigo presidente egípcio Mohamed Morsi, destituído e preso pelo exército a 03 de julho, vai ser julgado com mais 14 outros responsáveis por incitamento ao homicídio, anunciou ontem a televisão oficial.

A televisão não avança uma data para o início do julgamento do antigo presidente islamita neste processo em que deverá responder pela morte de pelo menos sete manifestantes em dezembro de 2012, na sequência de grandes manifestações contra um decreto constitucional que tinha publicado.

Entre os outros 14 acusados figuram ainda Essam al-Ariane, numero dois do partido da Liberdade e da Justiça (PLJ), braço político dos Irmãos Muçulmanos, e Mohamed Beltagi, antigo parlamentar, e um dos últimos líderes da confraria de Morsi presos pelas autoridades na quinta-feira.

Depois da destituição de Mohamed Morsi, mais de um milhar de pessoas, na maioria seus simpatizantes, foram mortos e mais de 2.000 Irmãos muçulmanos foram presos.

Os mais altos dirigentes dos Irmãos Muçulmanos, nomeadamente o seu guia supremo, Mohamed Badie, devem também responder pela morte de vários manifestantes anti-Morsi, ocorrida durante as manifestações de 30 de junho último.

In DN

EGIPTO - Página 4 Islam
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





EGIPTO - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: EGIPTO   EGIPTO - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
EGIPTO
Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos semelhantes
-
» Cinema

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: