Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Chile

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Chile   Chile Icon_minitimeSex Set 11, 2009 2:39 pm

.
Para que não esqueça

Chile, 11 de Setembro 1973

O golpe de 11 de Setembro e a carnificina que se lhe seguiu foi acto criminoso que, julgo, recebeu a reprovação geral, mesmo nos USA, cujo governo e a CIA estiveram por detrás da intentona.

Não tive a vivência daqueles acontecimentos, mas lembro-me das cenas pungentes de “Missing” do Costa-Gravas que julgo reflectirem bem a atmosfera no Chile, naquela época, com milhares de pessoas dentro do estádio. Um horror.

O Presidente Allende tinha sido democraticamente eleito. É certo que com apenas 36% dos votos e a escassos milhares de votos do segundo candidato. As forças que o apoiavam eram igualmente muito minoritárias no Congresso. Mas aqueles que estavam contra deveriam ter deixado funcionar as instituições. E a maioria deve ter deixado, pois o golpe foi feito por uma clique, fundamentalmente militares, aproveitando a enorme tensão e clivagem social existentes, as manifestações de apoiantes e opositores, greves selvagens e a deterioração económica com uma inflação de 1.000% ao ano.

É uma situação que lembra, em alguns aspectos, a situação social e económica da Alemanha nos anos que precederam a subida ao poder de Hitler.

E lembra porque, também no Chile, as forças que preconizavam reformas profundas da economia e da sociedade não souberam construir consensos sobre as reformas a fazer de forma a construir uma ampla base social de apoio a elas. Em vez de consensos deixaram-se enredar em lutas quer com os adversários políticos, quer dentro da coligação presidencial e permitiram que o país resvalasse a anarquia e a desordem. Ora, no Chile como na Alemanha, a anarquia e a desordem, quando endémicas, só servem, normalmente, a extrema-direita.

Não souberam começar pelas reformas mais urgentes e consensuais, relativamente às quais haveria uma base de apoio mais dilatada. Espartilhado entre as forças mais radicais da coligação, que não abdicavam das reformas mais profundas, e o resto do país que estava a ser mobilizado contra essas reformas, o Presidente Allende não conseguiu arranjar espaço de manobra para promover um consenso nacional que lhe era vital, em face de ser minoritário no Congresso.

Um dos factores que se apontam para o caos económico no Chile em 1973, foi o papel das multinacionais quer a nível da procura externa, quer no apoio às forças hostis ao governo de Allende. Todavia, quando se pretendem nacionalizar empresas estrangeiras, que normalmente produzem para mercados no exterior, é da mais elementar prudência avaliar previamente os efeitos dessas nacionalizações.

Não o fazer é suicidário. É claro que depois podemos lamentarmo-nos do comportamento das multinacionais, mas é a lógica de funcionamento delas. Por exemplo, em Portugal, a seguir ao 11 de Março, o governo apenas nacionalizou capitais portugueses. Teve o cuidado de não mexer no capital estrangeiro provavelmente para evitar situações como a do Chile. É evidente que, na sua maioria, as nacionalizações acabaram por se revelar perniciosas para o funcionamento da nossa economia, mas isso é um assunto que não vem para aqui.

Há interpretações sobre os acontecimentos de 1973 no Chile que conferem à política externa americana um papel absoluto no que se passou. Todavia, por muita “movimentação norte americana para desestabilizar o governo” que houvesse, nada teria acontecido se não fosse o radicalismo estéril e estúpido de parte das forças que apoiavam Allende que não perceberam, ou não quiseram perceber, que com o reduzido apoio eleitoral que tinham dificilmente poderiam levar a cabo reformas que alterariam completamente a estrutura económica e social do Chile.

A menos que o fizessem à força … simplesmente a força estava do outro lado. Os Bolcheviques, com 24% do eleitorado, tomaram o poder e dissolveram a Assembleia Constituinte, mas tinham nas mãos a maioria do exército, revoltado contra uma guerra mal conduzida. No Chile, não. No Chile houve várias tentativas de golpe de Estado durante Allende que falharam. Isto deveria ter sido um aviso para os grupos mais radicais que o apoiavam. Mas essa gente não tem, nem nunca teve ou terá, qualquer discernimento político.

Depois da ascensão de Hitler ao poder, a III Internacional fez mea culpa e reconheceu os erros enormes do KPD que facilitaram a ascensão dos nazis. E isto aconteceu no tempo de Estaline. A esquerda actual, ainda hoje, passados 30 anos, tem dificuldade em fazer uma análise similar. Será que a esquerda actual precisa de um Dimitrov? Ou será que, nesta matéria, ainda tem muito que calcorrear, até atingir a capacidade de auto-crítica de Estaline?

Eu penso que se a situação fosse gerida de outra maneira pela coligação de Allende não teria havido base social que possibilitasse o golpe de Estado. Isto é, dificilmente os americanos teriam encontrado gente para organizar o golpe com o êxito que ele teve.

É um facto que os autores do golpe de 11 de Setembro cometeram horrores e os seus patrocinadores (CIA e governo dos USA) foram cúmplices dessa barbaridade. Quem viveu essa época quer fosse favorável ao governo de Unidade Popular, quer fosse apenas uma pessoa de bem, ficou certamente horrorizada pelo que leu ou assistiu durante esses dias fatídicos.

É compreensível que essas pessoas, que conseguem discorrer com objectividade e frieza sobre factos não vividos, não tenham o distanciamento suficiente para analisarem a história chilena de 1970-74 com frieza. Quando se fala em erros cometidos pelo governo de Unidade Popular essas pessoas olham para os membros desse governo e não vêem políticos. Vêem vítimas torturadas e assassinadas e sentem como um insulto o acusá-las de algo. E reagem com muita acrimónia, mesmo se depois acabam por concluir que houve um comportamento suicidário da parte do governo e de grupos radicais, como o MIR.

Uma coisa que sempre me chocou foi o relato de muitos que escaparam com vida contarem as denúncias de que foram alvo: vizinhos, colegas, etc.. Li, em diversas ocasiões, vários relatos desses. Havia um ódio enorme no Chile daquela época. A sociedade chilena tinha agravado, nas semanas que antecederam o golpe, a profunda clivagem em que já vivia, para limites insuportáveis, com os radicais de esquerda a pretenderem armar operários e camponeses (julgo que foram distribuídas muitas armas), os radicais de direita a pedirem a intervenção do exército e o governo convencido que com umas mudanças de comando (uma delas colocara Pinochet num lugar de confiança) tinha resolvido a situação e que o exército seria “apolítico”.

In Semiramis

Sad

Chile 1109+no+chileChile Allende%2011%20Setembro

Chile Golpe_chile_allendeChile Allendefoto

Chile 11-de-setembro-2a-fotoChile Pinochet


Chile Chile+11+9+la+monedaChile Moneda

Chile Bolivia+11+de+setembro2008


Chile 1973chile_tanques
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Ter trabalhado para a ditadura não é um "pecado"   Chile Icon_minitimeSex Jan 08, 2010 9:52 pm

.
Ter trabalhado para a ditadura não é um "pecado"

Hoje

Chile Ng1239636

O candidato da direita e favorito à vitória na segunda volta das presidenciais chilenas, Sebastián Piñera, disse ontem que não é um "pecado" ter trabalhado para a ditadura, abrindo assim a porta à presença de ex-colaboradores do regime no seu Governo.

"Na realidade, o facto de ter trabalhado para o Governo, incluindo o militar, não é um pecado nem um crime. O que é um pecado é ter cometido crimes, por exemplo, violações dos direitos humanos", disse Piñera numa entrevista à televisão pública TVN.

Piñera disse que era "pouco provável" a presença de ex-colaboradores de Augusto Pinochet no seu eventual Governo, ao contrário do seu director de campanha, Rodrigo Hinzpeter, que tinha sido mais peremptório. "Não haverá um governo com pessoas que participaram ou ocuparam funções de primeiro plano na ditadura, nem provavelmente de segundo ou terceiro plano", disse.

O candidato milionário, de 60 anos, venceu a primeira volta com 44% dos votos. A segunda volta disputa-se a 17 de Janeiro, contra o candidato de centro-esquerda, o ex-presidente Eduardo Frei.

Piñera obteve ontem o apoio do escritor peruano Mario Vargas Llosa (candidato liberal às presidenciais do Peru em 1990), que saudou o trabalho "magnífico" do centro-esquerda no Chile, mas disse que após 20 anos no poder, este perdeu "dinamismo e energia".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Frei recupera face a Piñera e dá esperança à esquerda   Chile Icon_minitimeSáb Jan 16, 2010 5:35 pm

.
Frei recupera face a Piñera e dá esperança à esquerda

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1243114

Na primeira volta, ex-presidente ficou a 14% do milionário. Agora, há empate técnico

"Ninguém vote nulo ou em branco, porque essa é a negação da democracia", lançou Eduardo Frei no encerramento da sua campanha para as presidenciais chilenas. Cada voto conta numa altura em que as sondagens revelam que se conseguiu aproximar do milionário Sebastián Piñera, podendo assim impedir aquilo que há um mês parecia certo: o regresso da direita ao poder no Chile, 20 anos após o fim da ditadura de Augusto Pinochet.

A segunda volta das presidenciais, que irá escolher o sucessor da popular Michelle Bachelet, decide-se amanhã. Numa verdadeira guerra entre sondagens, há as que dão uma vantagem de 5% de Piñera em relação a Frei, as que falam de apenas 1,8% (logo um empate técnico) e até as que dão a vitória do candidato da Concertação (no poder) por 2%. Para ajudar à confusão, Frei contou nos últimos dias com dois apoios importantes, que foram contudo expressos de formas muito diferentes.

Marco Enriquez Ominami, que abandonou o Partido Socialista (membro da Concertação) para se candidatar como independente e conseguiu 20% dos votos na primeira volta, indicou que votará em Frei - depois de conseguir que o Governo apressasse no Parlamento a aprovação de várias leis que considera essenciais. Mas o seu voto foi dado sem muita convicção: "Declaro formalmente a minha decisão de apoiar o candidato deste povo, o de 29% dos chilenos que votaram em Dezembro."

Por seu lado, Bachelet - que deixa o poder com mais de 80% de aprovação - foi mais contundente: "Voto em Frei porque é uma pessoa honesta que, quando decidiu dedicar-se à vida pública, se afastou dos negócios... nesse momento e não depois de ser eleito", numa alusão ao milionário Piñera.

Esta declaração desencadeou imediatamente um coro de críticas por parte da direita, com o candidato a lembrar que "um presidente ou uma presidente nunca, nem sequer a dois ou três dias da eleição, pode esquecer-se de que é presidente de todos os chilenos".

No fecho da campanha, Piñera voltou a focar-se na ideia de mudança e a afastar-se da direita ligada a Pinochet, prometendo "um Governo que trabalhará de forma honesta e sem descanso" para melhorar as vidas dos chilenos. "Este domingo vamos fazer ouvidos de mercador aos que vivem do terror", disse, face a uma Concertação que está no poder há 20 anos e ainda usa o medo da ditadura. O tema esteve sempre presente na campanha, tratando-se das primeiras presidenciais após a morte de Pinochet, em 2006. Os 44% de Piñera na primeira volta abriram as portas para o regresso da direita ao poder, desta vez de forma democrática.

Independentemente de quem sair vencedor do escrutínio, para o qual estão convocados 8,28 milhões de eleitores, os chilenos sabem que não haverá grandes alterações na área económica. Piñera já indicou mesmo que não deixará de apostar na área social, ao contrário do que os seus opositores afirmam. Apesar da crise mundial, a economia do Chile é uma das mais sólidas da América Latina e deverá subir 3,5% em 2010.

Uma eventual vitória de Piñera irá contudo desencadear uma crise profunda na Concertação, com alguns analistas a preverem até o fim da coligação. Resta ainda saber que futuro terá Ominami, que rejuvenesceu a cena política e estará já a apostar nas eleições de 2014.

IN DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Chile elege direita pela primeira vez depois de Pinochet   Chile Icon_minitimeSeg Jan 18, 2010 4:48 pm

.
Chile elege direita pela primeira vez depois de Pinochet

por Lusa
Hoje

Chile Ng1243808

A coligação de direita, cujo representante, Sebastián Piñera, venceu hoje as eleições presidenciais no Chile, apelou a "todos os chilenos para que se unam ao Governo que será investido a 11 de Março, para "juntos construírem o futuro".

Tanto o Governo como os principias dirigentes que governaram o Chile desde 1990 já reconheceram e felicitaram Piñera, incluindo o seu opositor nas presidenciais, Eduardo Frei.

"Respeitamos quem não votou Sebastián Pinera e precisamos deles e os que votaram Frei vão fazer parte do nosso governo de unidade nacional", disse Rodrigo Hinzpeter, chefe da candidatura de Piñera.

"Estamos muito contentes, muito orgulhosos e satisfeitos com o trabalho que desenvolvemos", acrescentou, agradecendo a quem votou no candidato de direita por lhe estar a dar oportunidade de "mudar o Chile para melhor, para os mais pobres e a classe média, tornando-o um país melhor, mais próspero e mais feliz".

Rodrigo Hinzpeter disse ainda esperar que tanto os que votaram Piñera como os que votaram Frei dêem as mãos, uma vez que a campanha eleitoral está ultrapassada e são todos "irmãos chilenos".

O responsável pela candidatura de Piñera sublinhou a forma como decorreram as eleições e felicitou o Governo da Presidente Michelle Bachelet por ter desenvolvido um "processo exemplar", concluindo estar orgulhoso de viver num país "com uma democracia muito boa" o qual reconhece "de imediato o triunfo (do adversário) e volta a unir esforços".

Presidente multimilionário ou o "Berlusconi Chileno"

Piñera, um dos homens mais ricos do Chile, proprietário nomeadamente de uma televisão privada, prometeu consolidar a "economia social de mercado".

Para os analistas, este "Berlusconi chileno" - como lhe chamam os adversários -, conseguiu impor-se como rosto da renovação face à coligação no poder e de uma direita moderna, limpa das manchas da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), que votou «não» no referendo de 1988 sobre a manutenção de Pinochet no poder mas que não rejeita incluir no seu governo antigos membros do regime militar.

Eduardo Frei, que presidiu ao Chile entre 1994 e 2000, goza do forte apoio de Michelle Bachelet, que num último esforço, muito criticado pela direita, apelou esta semana ao voto em Frei, que definiu como uma "pessoa honesta", que sempre separou os negócios da política e tem "inteligência, experiência e coragem" para exercer bem a presidência.

In DN

Chile Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Tragédia no Chile pode ser muito superior à do Haiti   Chile Icon_minitimeSáb Fev 27, 2010 4:28 pm

.
Tragédia no Chile pode ser muito superior à do Haiti

Hoje

Chile Ng1260783

O sismo de 8,8 que abalou o Chile pode ter feito mais mortes e causado mais detruição que o do Haiti, há mês e meio, em que morreram 300 mil pessoas.O sismo foi 500 a mil vez mais forte que o do Haiti. Já há 122 vítimas mortais confirmadas

Um sismo registado ao largo do Chile - e que o Instituto Geológico dos EUA estima ser de 8,8 na escala de Richter - causou pelo menos 122 mortos, segundo os primeiros balanços das autoridades do país. Entre as vítimas não há, para já, registo de portugueses. A presidente chilena, Michelle Bachelet, já declarou o estado de catástrofe.

O sismo registou-se de madrugada, com epicentro no pacífico, a 30 km da cidade de Concépcion, a segunda maior do país a seguir à capital, Santiago. Como tudo aconteceu de noite, pensa-se que milhares de pesoas estarão soterradas. A destruição entre Concépcion e Santiago é completa.

O sismo que, segundo o observatório norte-americano teve uma dimensão com "potencial para gerar um tsunami destrutivo que pode atingir a costa mais próxima do epicentro em minutos e as zonas de litoral mais afastadas em horas", foi seguido de uma réplica de 6,2 graus na escala de Richter.

Em Talcahuano, uma localidade chilena, registou-se uma onda com 2,34 metros de altura. Embora não seja ainda possível verificar a amplitude dos estragos, as agências internacionais descrevem um cenário de ampla destruição com muitos danos materiais.

O fenómeno, com maior intensidade junto à costa do Chile, foi sentido também em países próximos, tendo sido dado o alerta de tsunami nesse país, no Peru e no Equador tendo o Japão reativado o alerta também.

Segundo o observatório US Geological Survey, dos Estados Unidos, o terramoto ocorreu às 03:34 locais (06:34 em Lisboa), com epicentro a 317 quilómetros a sudoeste da capital do Chile, Santiago, a 59,4 quilómetros de profundidade.












In DN

Chile 00020209
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: "O edifício dançava como gelatina"   Chile Icon_minitimeDom Fev 28, 2010 10:06 am

.
"O edifício dançava como gelatina"

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1261170

Um sismo de 8,8 graus na escala de Richter causou a morte a pelo menos 300 pessoas e desencadeou um tsunami em todo o Pacífico. Não há registo de vítimas portuguesas. A qualidade da construção e a preparação podem ter evitado uma tragédia maior no país, habituado a grandes sismos.

O gestor português Bruno Serrano vive há ano e meio no Chile e já está habituado a sentir tremores de terra. Mas nenhum parecido com aquele que o acordou e a milhões de chilenos ontem às 03.34 (06.34 em Lisboa). "Sentimos como o edifício dançava como gelatina e se abriam gretas nas paredes e no tecto", disse ao DN. O abalo de 8,8 graus na escala de Richter causou a morte a pelo menos 300 pessoas e desencadeou um tsunami no Pacífico.

Bruno tem 24 anos e reside com a mulher, chilena, no 7.º andar de um prédio em Santiago do Chile. O gestor, de Sintra, é um dos cerca de mil portugueses que vivem no país, segundo a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, a maioria dos quais na capital. Este organismo não tinha conhecimento de vítimas portuguesas.

O abalo, com epicentro a 325 km de Santiago e mais próximo da segunda região mais populosa, Concepción, durou perto de minuto e meio. Há relatos de casas a abanar, de móveis e paredes a cair e de edifícios desmoronados, bem como de danos em pontes e estradas. A Presidente Michelle Bachelet decretou o estado de catástrofe nas regiões mais afectadas, apelando mais tarde à calma.

O medo das réplicas - 15 horas depois já tinham sido registadas mais de 50 superiores a 5,0 graus - fez com que a maioria não voltasse a dormir. Bruno, que tinha ido para uma praça, longe dos edifícios altos, voltou a casa com a mulher duas horas após o sismo. "Tentámos descansar, mas as réplicas eram frequentes e por isso ficámos alerta para o caso de aumentarem de intensidade. Às 07.00 chegámos a saltar da cama, alarmados por uma muito forte, que parecia séria."

A falta de electricidade em algumas regiões - atingiu milhão e meio de lares - também não ajudou a acalmar a população. Numa prisão de Chillán, o desmoronamento de um muro permitiu a fuga de 269 detidos, dos quais 60 foram recapturados. Quatro morreram. O aeroporto de Santiago teve de ser encerrado e pode não abrir antes de amanhã.

Nas zonas costeiras, soaram imediatamente sinais de alarme face à iminência de um tsunami - que se deslocou pelo Pacífico à velocidade de 200 metros por segundo. Os alertas espalharam-se desde a Nova Zelândia ao Japão, passando pelo Havai. No arquipélago chileno de Juan Fernández, a onda de três metros entrou até 20 metros em terra, matando pelo menos cinco pessoas e deixando outras dez desaparecidas. Esperava-se que, quando chegasse ao Japão (cerca das 04.00 desta madrugada), a onda tivesse apenas 30 centímetros.

Às 12.45 (15.45 em Lisboa) também a Argentina foi abalada por um sismo de magnitude 6,1, que atingiu o Norte do país e fez pelo menos dois mortos: um rapaz de oito anos e um homem 70.

O presidente chileno eleito, Sebastián Piñera (toma posse a 11 de Março), enviou as condolências às famílias das vítimas, deixando o alerta: "O número de mortos pode aumentar." As autoridades não estavam ontem em condições de divulgar o número de feridos, indicando existirem 500 mil afectados. Piñera anunciou ainda que vai destinar 2% do Orçamento do Estado para a reconstrução.

Apesar de ter sido mais forte que o sismo que arrasou o Haiti em Janeiro, o abalo terá causado menos danos e menos mortos, pois o país está memelhor preparado: tem sofrido dos maiores sismos de sempre."Acho que as consequências deste terramoto não foram tão catastróficas porque os edifícios aqui estão bem preparados para tremer sem quebrar. Os pilares das construções são umas quatro vezes mais grossos do que o que estou habituado a ver em Portugal", disse Bruno, que estudou Gestão na Universidade Nova de Lisboa. "Melhor nem imaginar o que se passaria em Lisboa ou qualquer cidade portuguesa com um sismo de 8,8 graus." O sismo que atingiu Portugal a 1 de Novembro de 1755 terá sido de 9,0 graus.

De todo o mundo chegam palavras de solidariedade - a União Europeia vai disponibilizar três milhões de euros. Cavaco Silva enviou uma mensagem a Bachelet dizendo-se "profundamente consternado com os trágicos efeitos do sismo".

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: 300 mortos e dois milhões de afectados   Chile Icon_minitimeDom Fev 28, 2010 2:46 pm

.
300 mortos e dois milhões de afectados

Hoje

Chile Ng1261216

As últimas informações ainda só revelam parcialmente a dimensão da tragédia


Pelo menos 300 pessoas morreram em consequência do forte sismo de magnitude 8,8 que atingiu no sábado o centro e sul do Chile, de acordo com um balanço atualizado fornecido pelo Gabinete Nacional de Urgências (Onemi).

A maioria das vítimas (90 por cento) morreu durante o sono, já que o sismo foi registado às 03:34 locais (06:34 em Lisboa), disse a diretora do Onemi, Carmen Fernandez, quase 24 horas após o tremor de terra.
Num balanço anterior, divulgado duas horas antes, referia-se a existência de 214 mortos, 15 desaparecidos e dois milhões de pessoas afetadas pelo sismo, um dos mais violentos do último século.

A região costeira da cidade de Concepcion, a cerca de 500 quilómetros a sul da capital chilena, foi a mais atingida pelo sismo, sendo difícil ter uma ideia exata da situação devido ao corte nas comunicações.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción   Chile Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 3:52 pm

.
Decretado recolher obrigatório na cidade de Concepción

por DN.pt, com Lusa e AFP
Hoje

Chile Ng1261454

Foi decretado recolher obrigatório na cidade chilena mais afectada pelo sismo de magnitude 8,8 que assolou o país no sábado e fez mais de 700 vítimas mortais. Em Concepción há 48 pessoas presas nos escombros de um edifício que equipas de socorro tentam resgatar.

Concepción, situada mais de 400 quilómetros a sul de Santiago, foi uma das regiões mais afectadas pelo violento sismo que assolou o Chile no passado sábado e provocou pelo menos 711 mortos, de acordo com o mais recente balanço divulgado pelas autoridades.

Na noite de domingo, foi imposto em Concepción o regime de recolher obrigatório. A área metropolitana de Concepción é a segunda mais populosa do Chile, com cerca de 900 mil habitantes, e foi a mais afectada pelo sismo do passado sábado. Ontem, um grande supermercado da cidade foi alvo de pilhagens e a polícia teve de intervir com gás lacrimogéneo.

"Estado de excepção" para as regiões mais afectadas


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou ainda "o estado de excepção" nas duas regiões mais afectadas pelo sismo - Maule e Biobio -, que significa a suspensão das liberdades constitucionais e continuará em vigor durante trinta dias com o objectivo de "garantir a ordem pública e acelerar a distribuição de ajuda".


O presidente-eleito do Chile, Sebastián Piñera, declarou que, devido ao sismo, a situação do país está "complicada" no que diz respeito à ordem pública, o que justifica a intervenção do exército para apoiar as operações em curso.

"Com uma catástrofe desta amplitude, sem água nem electricidade, a população está legitimamente angustiada, e perde o sentido da ordem pública", disse à imprensa o presidente-eleito, que será investido no próximo dia 11 de Março, sucedendo à presidente Michelle Bachelet.

"Por este motivo, é preciso recorrer a todos os recursos, e as nossas forças armadas estão preparadas para contribuir em tempo de crise e catástrofe", acrescentou Piñera.

48 pessoas vivas presas nos escombros de um edifício

Quarenta e oito pessoas ainda estão presas nos escombros de um edifício de 14 andares que ruiu sábado em Concepción, disse um bombeiro à France Presse.

"Haverá cerca de 48 pessoas presumivelmente vivas", declarou Ignacio Carrizo, chefe de uma das equipas de socorro.

Na altura do sismo, com uma magnitude de 8,8 na escala de Richter, estavam mais de 100 pessoas no edifício e até agora foram retirados oito mortos do local, segundo a mesma fonte.

Alguns moradores conseguiram sair pelos seus próprios meios e outros foram ajudados pelos bombeiros.

No local, estão equipas especializadas com cães a trabalhar sob o olhar e o encorajamento de dezenas de curiosos.

"Vamos continuar a trabalhar intensamente até conseguirmos salvar as pessoas", afirmou um outro bombeiro, Francisco Contreras.

Americanos estimam 15 a 30 milhões em danos

Os danos causados no Chile pelo forte sismo que abalou o país no sábado podem ascender a um montante entre 15 e 30 mil milhões de dólares, segundo os cálculos da sociedade norte-americana EQECAT, especializada em riscos devido a catástrofes.

A firma considera que o custo pode ser equivalente a 10 a 15 por cento do produto interno bruto (PIB) chileno.

Mais de metade dos prejuízos registados está concentrada na região da capital, Santiago, uma zona muito urbanizada.

Apesar de o sismo com uma magnitude de 8,8 ter provocado mais de 700 mortos, o facto de o Chile ter adoptado e concretizado normas de construção antissísmica "diminuiu o potencial de destruição", nota a EQECAT.

Sismo foi 700 a 800 vezes mais forte que o do Haiti

O sismo registado sábado na costa chilena teve a mesma magnitude do quinto mais forte jamais registado e superou o de Lisboa, em 1755, numa lista liderada precisamente pelo Chile, onde convergem duas placas tectónicas.

Com uma magnitude de 8.8 na escala de Richter, o sismo de sábado provocou pelo menos 711 mortos e também é o quinto mais forte desde 1900.

O sismo que atingiu o Chile foi ainda 700 a 800 vezes mais forte que o do Haiti, em Janeiro, de 7,0 graus. E tem uma dimesões histórica: é dos maiores de sempre. "Por cada grau de magnitude, a energia libertada multiplica-se por 30", explicou ao DN Luís Matias, professor do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa. A energia libertada terá sido de cem milhões de toneladas. A bomba nuclear que dizimou Hiroxima tinha apenas seis.





In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Governo pede ajuda internacional após catástrofe   Chile Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 4:06 pm

.
Governo pede ajuda internacional após catástrofe

por Lusa
Hoje

Chile Ng1261688

O balanço do sismo de sábado no Chile subiu hoje para 711 mortos, segundo uma nova estimativa do gabinete nacional de emergência, divulgada no dia em que o governo chileno pediu oficialmente ajuda internacional.

"O número atualizado é de 711 mortos", disse à imprensa a diretora daquele gabinete, Cármen Fernandez.

A presidente chilena, Michelle Bachelet, anunciou domingo um balanço de 708 mortos, mas advertiu que ele ia certamente aumentar dado o "número crescente de desaparecidos".

Ao todo, cerca de dois milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo, o que corresponde a um em cada oito chilenos.

A diretora do gabinete aconselhou prudência às pessoas que voltaram hoje ao trabalho, alertando para o risco de queda de vidros ou mobiliário e de fugas de gás nos edifícios danificados.

O governo chileno pediu entretanto hoje oficialmente ajuda internacional para o país para fazer face aos danos provocados pelo sismo de 8,8 graus na escala aberta de Richter.

A porta-voz do Gabinete de coordenação de assuntos humanitários da ONU (OCHA), Elisabeth Byrs, disse à imprensa que "o governo (chileno) pediu ajuda internacional" e "forneceu uma lista com as prioridades".

Byrs acrescentou que a ONU está agora "pronta para agir" e vai começar a enviar a ajuda rapidamente. "Estamos preparados para dar assistência. Pode ser muito rápido, porque os peritos estão de prevenção".

O governo chileno definiu como prioridades da ajuda pontes temporárias, hospitais de campanha, telefones satélite, geradores eléctricos, equipas de avaliação de danos, sistemas de purificação de água, cozinhas de campanha e centros de diálise, segundo a porta-voz.

Dois dias depois do sismo, duas regiões do país foram colocadas em "estado de excepção", Maule e Bio Bio. A capital desta, Concepción, uma cidade com meio milhão de habitantes a cerca de 400 quilómetros a sul da capital, está sob recolher obrigatório para evitar novas pilhagens.

Responsáveis da ONU e da Cruz Vermelha indicaram que a magnitude da destruição provocada pelo sismo se mantém imprecisa, sublinhando que as réplicas são um risco permanente e que há várias "áreas silenciosas" que continuam sem contacto com o mundo exterior.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Tanques voltam às ruas agora para manter ordem   Chile Icon_minitimeTer Mar 02, 2010 11:56 am

.
Tanques voltam às ruas agora para manter ordem

por LUMENA RAPOSO
Hoje

Chile Ng1261936

Três dias após o violento sismo que atingiu o Centro e Sul do país - e a nove dias da tomada de posse do novo Chefe do Estado, Sebastián Piñera -, o número de vítimas continua a aumentar, ultrapassando já a fasquia das 700. No terreno, pela primeira vez em 37 anos, os militares patrulham as artérias das cidades para impedir mais pilhagens.

Trinta e sete anos após o golpe que derrubou o presidente socialista Salvador Allende, os militares regressam às ruas do Chile. Desta vez, não se trata de um golpe de Estado mas de impedir os saques e manter a ordem pública. Principalmente em Concepción, a segunda cidade do país e uma das mais afectadas pelo sismo de magnitude 8,8 na escala de Richter que abalou o Chile na madrugada de sábado.

Um total de dez mil militares - acompanhados por polícias - procurou fazer cumprir, na noite de domingo para ontem, o recolher obrigatório que a Presidente Michelle Bachelet decretara horas antes. Em Concepción, ainda mergulhada na escuridão porque privada de electricidade, uma pessoa foi mortalmente alvejada em situações não esclarecidas e outras 160 foram interpeladas pelas forças de segurança e passaram a noite detidas.

Patricio Rosendo, vice-ministro do Interior, afirmou que tinha havido "tiros e que os efectivos da polícia tomaram conta da zona". E adiantou: "Houve um morto, mas não se verificaram pilhagens em áreas comerciais nem em residências privadas." Porém, para Rosendo não existe qualquer ligação entre os tiros que foram ouvidos e a pessoa que foi encontrada morta. Uma posição reforçada pelo prefeito da região, Jaime Toha. Na opinião deste responsável, a pessoa foi morta em circunstâncias relevando de um "incidente". Os media chilenos avançam, por seu turno, que as primeiras indicações do inquérito sugerem que a vítima foi morta em Chiguayante, um grande bairro de Concepción, durante um confronto entre duas pessoas num momento de pilhagem.

E enquanto os militares e a polícia fazem cumprir o recolher obrigatório - o primeiro desde a ditadura militar de Augusto Pinochet (1973--1990) - que, por isso mesmo, Bachelet teve alguma relutância em decretar, continua a fazer-se o balanço das vítimas mortais de um dos mais violentos sismos que atingiram o Chile. "Os números actualizados são de 723 mortos", disse ontem a directora do Gabinete Nacional de Urgências (Onemi), Carmen Fernandez.

As regiões de Bío Bío e Maule, no Sul do país, são as mais afectadas e onde se registou, para já, o maior número de mortos: 541. Um número que deverá aumentar, tendo em conta que cidades costeiras como Talcahuano, Penco e Dichato foram praticamente erradicadas do mapa por vagas de seis metros de altura.

Foi tendo em conta essas circunstâncias que o Chile, onde dois milhões de pessoas precisam de assistência e que conta com prejuízos de 30 mil milhões de dólares, pediu ajuda internacional.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Mais de 300 pessoas detidas em 48 horas   Chile Icon_minitimeSex Mar 05, 2010 10:13 pm

.
Mais de 300 pessoas detidas em 48 horas

por DN.pt
Hoje

Chile Ng1263549

Número de pilhagens e incidentes violentos diminuiu desde a entrada em vigor do recolher obrigatório.

Quase 330 pessoas foram presas nas últimas 48 horas pelas forças de seguranças chilenas acusadas de pilhagens e violação do recolher obrigatório.

As detenções foram efectuadas nas regiões da capital, Santiago do Chile, de Maule e de Biobio, anunciou o vice-ministro do Interior, Patricio Rosende, indicando que a maioria das 327 prisões efectuadas se deveu ao desrespeito pelo recolher obrigatório.

O ministro indicou ainda que mais de 250 mil pessoas nas regiões mais atingidas pelo sismo de sábado passado, Maule e Biobio, estão a receber refeições quentes todos os dias.

Prosseguem as manifestações “pacíficas” em diferentes cidades reivindicando o rápido restabelecimento da luz eléctrica e de outros serviços básicos. Disse Rosende, que sublinhou terem diminuído os casos de pilhagens e outros incidentes violentos desde que as forças armadas patrulham as ruas.

Até agora, estão identificadas 279 das 802 vítimas mortais. Destes mortos,.só em Maule foram contabilizados 316, permanecendo desaparecidos 271 pessoas

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Piñera toma posse com o desafio da reconstrução   Chile Icon_minitimeQui Mar 11, 2010 11:04 am

.
Piñera toma posse com o desafio da reconstrução

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1265640

Sismo obriga a cerimónia simples para marcar fim de 20 anos de poder da Concertação

O fim de 20 anos de Governo da Concertação ia ser celebrado no Chile com uma grande festa. Mas os festejos da direita tiveram de ficar para segundo plano depois do sismo e tsunami de 27 de Fevereiro, que matou mais de 500 pessoas. Hoje, após tomar posse numa cerimónia simples no Congresso, Sebastián Piñera partirá para Constitución, uma das cidades mais afectadas pela tragédia. A reconstrução será a prioridade do seu mandato de quatro anos.

"Tínhamos previstas várias festas, recepções e jantares, mas depois do sismo, a situação no país mudou por completo. Não estamos em tempo de festejos. Não podemos festejar quando há compatriotas que estão a sofrer", disse Ena von Baer, a porta-voz de Piñera. "A reconstrução nacional vai marcar fortemente a mudança de poder, para dar um sinal ao país de que vamos conseguir dar a volta."

Os planos que Piñera tinha para o Chile mudaram assim que se apercebeu da tragédia, que afectou particularmente as regiões de Bio Bio e Maule. Em vez de herdar da Presidente Michelle Bachelet um país recém-saído da recessão que acaba de se tornar no 31.º membro da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico, herda um Chile que terá pela frente três a quatro anos de reconstrução. Isto com um custo de 4,8 mil milhões de dólares - cerca de 20% do PIB do país.

A recuperação da Economia deverá demorar um pouco mais que o esperado, mas contará com o apoio do cobre. O preço da principal exportação do Chile está a subir e este minério deverá render aos cofres do Estado cinco mil milhões de dólares só este ano. A previsão antes do sismo era de que o país teria um crescimento económico a rondar os 4,5%. Um número que deverá ser revisto em baixa.

Mas o facto de Piñera se tornar num "presidente da reconstrução" não é propriamente negativo, pelo menos nos primeiros tempos do seu Governo. A Concertação, que pela primeira vez desde o fim do regime de Augusto Pinochet (1973-1990) estará na oposição, deverá manter para já uma união em torno de Piñera, a bem do país. E o novo presidente poderá assim conseguir alguns consensos que, antes, teria mais dificuldade. Resta saber até quando.

"O novo Governo assume o poder num momento de expectativas altamente positivas e com maior unidade que antes da catástrofe de 27 de Fevereiro", revelou um responsável da empresa de sondagens Admiark GfK. Segundo um dos seus estudos, 59% dos chilenos acreditam que o "Chile ficará bem" com Piñera.

O sismo teve também o poder de, para já, calar aqueles que criticam o facto de o milionário não se ter desvinculado de todos os seus negócios. O empresário que começou a sua carreira com a introdução dos cartões de crédito no Chile (ainda durante o regime de Pinochet), antes de investir nos media, limitou-se a vender a sua participação na companhia aérea chilena LAN. Um negócio que lhe valeu 875 milhões de dólares e que deverá representar uma subida na lista dos mais ricos da Forbes.

No ano passado, a sua fortuna estimada em 1,2 mil milhões de dólares garantiu-lhe o 701.º lugar no ranking dos mais ricos. Piñera, que há quatro anos perdera as eleições para Bachelet, promete usar a sua experiência empresarial no Governo. Os seus colaboradores dizem que actua sempre como se não tivesse um minuto a perder e que isso é o que o Chile precisa.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Chile: três novos sismos e alerta de tsunami   Chile Icon_minitimeQui Mar 11, 2010 5:32 pm

.
Chile: três novos sismos e alerta de tsunami

por Dn.pt
Hoje

Chile Ng1265772

O Chile voltou a sofrer três sismos. No dia de 27 de Fevereiro, um terramoto de 8,8, seguido de um maremoto, matou mais de 500 pessoas. Hoje registou-se novos abalos, de 6,9, 6,7 e 6,0 na escala de Richter, não muito longe do epicentro do abalo do mês passado.

De acordo com o US Geological Survey, instituto geológico dos EUA, o sismo de 7,2 ocorreu a 32km de profundidade, às 11:39, hora local, 14:39 em Lisboa, a 150 quilómetros da capital, Santiago do Chile, e a 140km da cidade costeira de Valparaiso. A distância do epicentro para a capital do Chile é semelhante à distância em relação à cidade que a 27 de Fevereiro foi destruída: Constitución, no sul do país (ver mapa).

O segundo abalo teve epicentro a 143km de Santiago e a 129 de Valparaiso, a 28km de profundidade. O terceiro foi a 140km da capital e a 130 de Valparaiso.

De imediato, um alerta de maremoto foi lançado pelo Gabinete Nacional de Emergências, do Chile, adianta a AFP.

O Parlamento chileno, localizado em Valparaiso, foi evacuado apenas meia hora depois da cerimónia de investidura do novo Presidente do país, Sebastian Piñera.

Entretanto, de acordo com o USGS, já se registaram mais duas réplicas, de magnitude 4,9 e 5,4.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: 14 milhões de chilenos sem electricidade   Chile Icon_minitimeSeg Mar 15, 2010 10:31 pm

.
14 milhões de chilenos sem electricidade

por DN.pt
Hoje

Chile Ng1267482

Mais de metade do país ficou às escuras durante a noite. Uma falha na rede eléctrica afectou um área de 2000 km de norte a sul do país. Sismo de 27 de Fevereiro pode estar na origem do apagão.

Às 21 horas locais (madrugada em Lisboa), a emissão de um concerto de solidariedade pelas vitimas dos sismo de 27 de Fevereiro foi cortada. As televisões de milhões de chilenos desligaram-se. Uma falha nas linhas eléctricas provocou um corte de luz, mas as causas do sucedido não são totalmente claras.
?O mais provável é que tenha havido uma falha nas linhas, no seguimento do tremor de terra?, explicou à imprensa o ministro da Presidência chileno, Christian Larroulet. Por seu turno, o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, apontou para uma possível falha num transformador da região de Temuco, a 500 km ao sul da capital.
De acordo com o Gabinete Nacional de Emergência , citado pelo site do principal diário chileno El Mercurio, a avaria afectou o país desde a região de Atacama, a 1.000 km a norte de Santiago, até à zona de Chile, cerca de 1.000 km a sul da capital.
Em Santiago do Chile, 6 milhões de pessoas ficaram sem luz e vinte comboios do metro ficaram imobilizados. De acordo com declarações do director do metropolitano a uma televisão chilena, ?as pessoas tiveram medo, mas a evacuação[das estações] no momento da falha foi feita calmamente?.
Três horas depois do corte de energia, 72% das zonas afectadas já tinham electricidade.
.O sismo de 27 de Fevereiro teve uma magnitude de 8,8 na escala de Richter, fez 497 vitimas mortais e centenas de desaparecidos. Já foram registadas mais de 270 réplicas.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Fortes réplicas obrigam chilenos a dormir na rua   Chile Icon_minitimeQua Mar 17, 2010 5:42 pm

.
Fortes réplicas obrigam chilenos a dormir na rua

por Lusa
Hoje

Chile Ng1268163

As fortes réplicas registadas na terça feira na cidade chilena de Concepción, uma das mais afectadas pelo sismo de 27 de Fevereiro, obrigaram muitos dos seus milhares de habitantes a dormir esta noite na rua.

Centenas de tendas foram montadas nas grandes avenidas da cidade, nas quais adultos e crianças esperam dormir com mais segurança do que no interior dos edifícios.

Um sismo de magnitude 6,7 na escala aberta de Richter assustou pelas 02:22 TMG de terça feira a população de Concepción e localidades vizinhas, onde algumas pessoas fugiram para locais elevados, com receio de um tsunami, hipótese afastada pelo Centro Nacional de Emergência (Onemi) e pela Marinha.

O sismo, cujo epicentro se localizou no mar, a 75 quilómetros de Concepción e a 18 de profundidade, apenas provocou cortes no abastecimento de energia e a suspensão dos serviços telefónicos.

Quando a tranquilidade começava a regressar, um novo sismo de magnitude 5,5 sacudiu a mesma zona, localizando-se o epicentro na mesma área do anterior tremor de terra, mas a uma profundidade de 35 quilómetros.

As pessoas que vivem em vivendas passaram a dormir na sala de estar ou no jardim, enquanto outras optaram pelos automóveis.

O sismo de 27 de Fevereiro, de magnitude 8,8 e seguido de um tsunami, provocou cerca de meio milhar de mortos, dois milhões de afectados e elevados prejuízos nas estruturas rodoviária e imobiliária. Desde então já foram registadas mais de 300 réplicas, muitas das quais com magnitudes superiores a 5.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Sismos sentidos perto de onde estão 33 mineiros presos   Chile Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 11:55 am

.
Sismos sentidos perto de onde estão 33 mineiros presos

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1334693

Abalos não afectaram a mina. Trabalhadores já perderam dez quilos desde 5 de Agosto

As autoridades chilenas registaram ontem dois pequenos sismos (de intensidade 4,1 e 5,1 graus na escala de Richter), que foram sentidos junto à mina de São José. Os abalos não desencadearam qualquer alerta no local, onde continua a preparação para o início da perfuração do túnel vertical que permitirá a libertação dos 33 mineiros presos há 21 dias.

Os mineiros, que já terão perdido dez quilos, alimentam-se agora com latas de uma preparação com sabor a chocolate e framboesa. As latas têm 40 centilitros, tendo os médicos pedido para serem bebidas lentamente, 10 centilitros a cada seis horas, segundo o jornal La Tercera. Alimentos sólidos só dentro de três ou quatro dias.

Entretanto, está a ser preparada uma dieta específica para cada um dos mineiros, de acordo com as respostas que deram ao questionário médico. Estes devem consumir 1500 calorias diárias durante os cerca de quatro meses que se calcula que ainda devem permanecer na mina, a quase 700 metros da superfície.

Toda a alimentação, assim como medicamentos, água ou cartas das famílias, é enviada através da sonda "paloma" (pombo). Os mineiros não estão contudo parados à espera do que lhes chega da superfície, trabalhando por turnos.

Foi-lhes pedido que desenhem um mapa do local onde estão, assinalando a área de descanso, de trabalho e para detritos. Além disso, devem enviar amostras da água que estão a consumir, e que escorre das paredes, para garantir que é potável ou pode ser tratada com cloro. Na mina a temperatura situa-se entre os 32 e os 36 graus. Está ainda a ser construído um canal por onde deverá depois ser injectado oxigénio, para melhorar a qualidade do ar no interior.

"Senhor Presidente, precisamos que sejam fortes, que nos socorram o mais rapidamente possível e que não nos abandonem", disse o líder do grupo de mineiros, Luis Urzula, numa conversa telefónica com Sebastián Piñera, na terça- -feira à noite. O Presidente chileno respondeu dizendo que está a de-senvolver todos os esforços necessários para os tirar de lá. "Vamos bater a todas as portas, procurar por todo o tipo de tecnologia e equipamento, todos os peritos, para vos tirar daí com vida", disse Piñera, não explicando que tal operação poderá levar quatro meses. Além disso, o Presidente também tranquilizou os mineiros explicando-lhes que está a cuidar das famílias à superfície.

In DN

Embarassed Rolling Eyes


Última edição por Admin em Qui Jan 12, 2012 3:00 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Mineiros soterrados enviam vídeo para a superfície    Chile Icon_minitimeSex Ago 27, 2010 2:07 pm

.
Mineiros soterrados enviam vídeo para a superfície

por Lusa
Hoje

Chile Ng1335135

Os 33 mineiros bloqueados há três semanas dentro de uma mina chilena enviaram para a superfície um vídeo que os mostra a 700 metros abaixo da superfície, descontraídos, mas a pedirem que os libertem "depressa, por favor".

A televisão chilena divulgou, na quinta feira à noite, as primeiras imagens do grupo de mineiros, cuja gigantesca operação de resgate deverá demorar três a quatro meses.

O vídeo, com uma duração total de 45 minutos, foi mostrado primeiro aos familiares dos mineiros que estão acampados em redor da mina de S. José, no norte do Chile, segundo a AFP.

Nos extractos divulgados pela cadeia pública chilena TVN viam-se cerca de vinte mineiros, que fizeram uma 'visita guiada' ao espaço onde estão confinados desde o desmoronamento de 5 de Agosto.

"Temos tudo bem organizado", explica um homem, que não se identifica, mostrando uma farmácia de bolso equipada com álcool, medicamentos, desodorizantes e dentífricos enviados pelas equipas de socorro.

"Daqui retiramos água para lavar os dentes, o rosto", acrescentou o homem, apontando um bidão, e depois um "pequeno copo para lavar os dentes. Faz-se uma toillet básica".

"Aqui é onde nos divertimos, onde fazemos uma reunião todos os dias, onde planificamos", disse ainda o mineiro.

Quatro peritos da NASA, a agência espacial norte-americana, são esperados o domingo ou na segunda feira, no Chile, para transmitir aos socorristas os seus conhecimentos de sobrevivência em espaços fechados.

Até lá, vai ter início a escavação de um túnel com 66 centímetros de largura em direcção aos mineiros soterrados.

Após 21 dias debaixo da terra, os mineiros estão num estado de saúde "razoável", apesar da perda de peso e da desidratação, estimou na terça feira o ministro da Saúde chileno, Jaime Manalich, após um exame médico efectuado à distância.

VEJA O VÍDEO:



In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Após a euforia, objectivo é evitar depressão no "inferno"   Chile Icon_minitimeSex Ago 27, 2010 3:53 pm

.
Após a euforia, objectivo é evitar depressão no "inferno"

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1335051

Os 33 mineiros já sabem que o resgate levará meses e estão a ser preparados para isso

A sonda Paloma não leva apenas comida, água ou cartas aos 33 mineiros presos há 22 dias a quase 700 metros de profundidade. Nas últimas descidas ao fundo da mina de São José, no Chile, foram enviados também antidepressivos, jogos e roupa lavada. Tudo para evitar a depressão ou a quebra psicológica que podem vir a sofrer depois de terem sido informados que o resgate do "inferno", como apelidaram, levará meses.

"Seria ingénuo acreditar que vão ser capazes de manter este ânimo incrível que nos mostram há tanto tempo", disse o ministro da Saúde, Jaime Manalich. Isto apesar de, por enquanto, não parecer haver qualquer alteração. Os mineiros já sabem que não conseguirão sair da mina antes do Dia Nacional, a 18 de Setembro (quando se assinala o Bicentenário), mas que deverão passar o Natal com as famílias. Pormenores serão dados a seu tempo.

Os médicos e os psicólogos no local contam com a ajuda preciosa da agência espacial norte-americana e de membros da tripulação de submarinos chilenos. Estes podem dar importantes informações sobre como se sobreviver em condições extremas, confinados a um espaço pequeno. A NASA deverá ainda disponibilizar alimentação igual à que oferece aos seus astronautas no espaço.

Uma dessas dicas é a importância de estabelecer uma rotina diária, indicando momentos precisos para trabalhar - ajudar a construir latrinas ou manter limpo o local -, comer, descansar ou simplesmente divertirem-se. Segundo o ministro, está a ser programada uma agenda de entretenimento que inclua canções, jogos de movimento ou simplesmente jogar cartas. "Queremos que gravem músicas, façam vídeos, criem peças de teatro para a família", afirmou.

Um segundo buraco de 12 centímetros já foi entretanto furado para melhorar a comunicação, tendo sido enviada uma câmara de alta resolução que permitirá, por exemplo, filmar os olhos dos mineiros - que se queixam por causa do pó. Um outro está a ser escavado para permitir a injecção de mais oxigénio.

À superfície, a vida começa a voltar ao normal, com muitas famílias a optarem por abandonar as tendas do acampamento Esperança e regressar a casa. Foram contudo estabelecidos turnos para garantir que haverá sempre familiares no local.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Chile estuda alternativas para adiantar resgate    Chile Icon_minitimeDom Ago 29, 2010 11:18 am

.
Chile estuda alternativas para adiantar resgate

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1335733

Túnel por onde os mineiros deverão sair começa a ser escavado ainda hoje. Governo nega notícias de que estará concluído em 60 dias.

O resgate dos 33 mineiros presos a cerca de 700 metros de profundidade no Chile vai levar três a quatro meses. Este foi o prazo indicado oficialmente desde que eles foram encontrados com vida. Contudo, segundo o jornal La Tercera, o Governo chileno foi informado de que a operação pode levar apenas dois meses. O ministro das Minas, Laurence Golborne, negou este dado, mas responsáveis admitem que estão a estudar alternativas para antecipar o resgate.

Segundo uma fonte do comité técnico que supervisiona os trabalhos de salvamento, os engenheiros teriam 60 dias, a contar do início da perfuração do túnel vertical de saída, para o concluir. Isso implicava começar a retirar os mineiros do interior da mina em fins de Outubro, revela o La Tercera, já que a máquina Strata 950 deve entrar hoje em funcionamento.

"A informação técnica é clara: o prazo estabelecido em detalhe com os técnicos é de três ou quatro meses", afirmou Golborne à rádio Cooperativa. "Até ao momento não há uma alternativa, como diz a informação da imprensa, que permita retirá-los em 30 dias", acrescentou o ministro. Os trabalhadores estão presos há 24 dias (o acidente foi a 5 de Agosto).

O responsável das perfurações de resgate, André Sougarret, indicou contudo que estão a ser avaliadas alternativas para reduzir o prazo do resgate. Uma delas passa por pedir aos mineiros que subam até perto do local onde ocorreu o desabamento, encurtando para metade o tamanho do túnel vertical que seria preciso perfurar e, portanto, o tempo necessário para os retirar.

Está ainda a ser pensada a construção de uma segunda via de saída, recorrendo a outra máquina. Seria uma escavadora modelo Schramm T-130, com capacidade para construir um túnel com 75 centímetros de diâmetro, ao ritmo de 20 metros por dia. O seu transporte para a mina de São José levaria três dias.

Por enquanto, os técnicos estão satisfeitos por terem conseguido criar um terceiro furo para uma nova sonda paloma. Este termina directamente na oficina que tem sido o centro de operações dos mineiros, que ontem receberam imagens vídeo dos seus familiares, em resposta àquele que fizeram na véspera. Uma das principais preocupações dos que estão à superfície é a saúde psíquica dos mineiros, sendo que pelo menos cinco apresentaram sinais de depressão - insónias, falta de apetite e vontade de isolamento.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Chile procura antecipar resgate de mineiros    Chile Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 12:19 pm

.
Chile procura antecipar resgate de mineiros

por ABEL COELHO DE MORAIS
Hoje

Chile Ng1336344

Escavadora abre um poço de 75 centímetros de diâmetro e avança 20 metros por dia.

Começou ontem a ser perfurado o poço que permitirá trazer de volta à superfície os 33 mineiros chilenos retidos desde 5 de Agosto, a mais de 700 metros de profundidade na mina de São José. Embora se estime em, pelo menos, 90 dias o tempo necessário para a realização dos trabalhos, o Governo chileno procura alternativas para acelerar o resgate, querendo concluir a operação até meados de Outubro. O Presidente Sebastián Piñera pediu mesmo a conclusão das operações a tempo dos mineiros celebrarem em liberdade o bicentenário da independência do Chile, a 18 de Setembro. Este prazo é considerado inexequível pelos técnicos, citados ontem no diário La Tercera.

Uma opção mais realista poderá ser a expansão de um dos três poços feito até ao interior da mina, por onde está a ser feito o envio de alimentos e equipamentos, referiu o responsável pelas operações, André Sougarret. Cada um destes poços tem um diâmetro de 12 centímetros, que seria ampliado até aos 30 centímetros. Seria então avaliada a possibilidade da expansão deste diâmetro para permitir a passagem de um adulto.

A máquina que começou ontem a trabalhar permite escavar um poço de 75 centímetros de diâmetro, e pode avançar até 20 metros por dia. Este poço irá ser perfurado em linha recta em direcção ao ponto onde se encontram os mineiros. Para permitir a passagem de um homem de constituição média basta uma conduta de 66 centímetros de diâmetro.

Os trabalhos em curso reservam papel importante aos mineiros retidos em São José. Estes terão de remover muito da terra e rochas que se desmoronaram a 5 de Agosto, e outras que irão cair com a perfuração do poço de resgate.

Estes detritos não podem ficar acumulados, o que, a partir de certo ponto, inviabilizaria a perfuração e o resgate, explicou Sougarret às agências.

O ambiente no fundo da mina de São José melhorou bastante com o envio regular de alimentos, água, vitaminas e oxigénio.

Domingo, cada mineiro teve oportunidade de comunicar directamente com um familiar. Apenas durante um minuto, mas foi importante, porque "permitiu a todos perceberem que eles [os mineiros] estão bem" e também "reforçou o ânimo" dos 33 homens.

Um deles, Esteban Rojas, casado há 25 anos pelo regime civil com Jessica Yáñez , expressou, no telefonema, o desejo de casar pela Igreja. Uma intenção que já manifestara numa carta. Jessica ficou de tal modo emocionada que não queria largar o telefone. "Tiveram de tirar-mo à força", contou depois entre lágrimas e sorrisos.

Noutros casos, ouvir a voz dos mineiros foi "um enorme alívio" para as famílias, como referiu a mulher de um deles. Ou "uma profunda emoção", disse à AFP o pai de Carlos Barrios, de 27 anos.

Os mineiros vão proceder a uma mudança do local onde se encontram devido à forte humidade, que está a provocar problemas cutâneos e outro tipo de infecções. A mudança deve suceder nos próximos dias.

Além deste problema, o ministro do Interior, Jaime Manalich, admitiu a existência de cinco casos de depressão entre os mineiros e alguma ansiedade entre os consumidores habituais de álcool e tabaco. Que não estão autorizados no fundo da mina.

Em termos de saúde, "detectaram-se ainda infecções urinárias e dermatológicas, além de um quadro depressivo inicial de certa importância", disse o ministro.

Além do apoio psicológico normal em acidentes desta natureza, as autoridades estão a recorrer à ajuda de entidades com experiência em longos períodos de isolamento em espaços confinados. Chegou ontem a Santiago uma equipa da NASA para fornecer assistência na matéria.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Sismo abala mina no dia em que sonda começa a escavar   Chile Icon_minitimeQua Set 01, 2010 1:02 pm

.
Sismo abala mina no dia em que sonda começa a escavar

por S.S.
Hoje

Chile Ng1336826

Mineiros dividiram-se em três grupos para trabalhar por turnos e evitar problemas de convivência. Já chegaram peritos da NASA.

A terra voltou a tremer na região da Mina de São José, com os sismógrafos a registarem um abalo de 4,7 graus de magnitude na escala de Richter. Nada que tivesse interrompido os trabalhos de salvamento dos 33 mineiros presos a quase 700 metros desde 5 de Agosto. A escavadora Strata 950 começou a perfurar já era madrugada em Portugal (noite de segunda-feira no Chile). Na semana passada, outros dois sismos de fraca intensidade atingiram a zona.

No interior da mina, os trabalhadores estão agora divididos em três grupos. Assim, podem trabalhar por turnos, garantindo que há sempre alguns acordados - na segunda fase de perfuração terão de ser eles a retirar os escombros - mas também que não se criam problemas de convivência. Segundo a irmã de um dos mineiros, cada grupo tem um líder: Mario Sepúlveda (o "jornalista" que mostrou o espaço em que vivem no vídeo de 45 minutos divulgado no fim-de-semana), Mario Gómez (o mais velho e também apontado como o líder espiritual) e Luis Urzúa (que estava a liderar o turno quando se deu o acidente).

À superfície, as autoridades chilenas contam já com a ajuda dos especialistas da agência espacial norte-americana. A NASA enviou dois médicos (incluindo o subchefe do departamento médico James Duncan), um engenheiro e um psicólogo para ajudar.

No Congresso, um dos donos da mina de São José pediu desculpas pelo acidente. "A dor que causou esta situação indesejada e imprevista para nós, merece um pedido de desculpas pela angústia que se viveu nestes dias. Foi uma situação terrível e esperamos que tenha um final feliz dentro de pouco tempo", afirmou Alejandro Bohn. Recorde-se que a mina foi reaberta após um acidente em 2008, sem que fossem tomadas as medidas de segurança exigidas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Peritos da NASA vão ajudar a simular dia e noite na mina   Chile Icon_minitimeQui Set 02, 2010 11:24 am

.
Peritos da NASA vão ajudar a simular dia e noite na mina

Hoje

Chile Ng1337216

Agência espacial não quer que se fale de prazos aos 33 mineiros que, ao 27.º dia de clausura, receberam a primeira refeição quente.

Os quatro peritos da agência espacial norte-americana chegaram ontem à mina de São José onde, até sábado, vão ajudar os chilenos a melhorar as condições de vida dos 33 mineiros presos a quase 700 metros de profundidade. Uma das apostas será na utilização da iluminação artificial para simular adequadamente o dia e a noite, um aspecto muito importante do ponto de vista psicológico.

A equipa do Centro Espacial Johnson da NASA é formada pelo subchefe médico James Michael Duncan; pelo psicólogo e perito em distúrbios de comportamento Albert Holland; pelo chefe do departamento de Medicina Espacial, James Davis Polk; e pelo engenheiro Clint Cragg. À chegada a Santiago do Chile, depois de uma reunião com o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, explicou que os mineiros não devem saber datas precisas para a libertação.

"Não podemos criar-lhes falsas expectativas. Temos de ter em conta que os mineiros vivem deste trabalho, ou seja, sabem muito bem quanto tempo vai demorar a perfuração", explicou. "O recomendável é não dar datas", acrescentou. Os mineiros - que já bateram o recorde de sobrevivência sob a terra (pertencia a três mineiros chineses que estiveram presos 25 dias e os chilenos hoje entram no seu 28.º dia) - sabem que o resgate vai levar três a quatro meses.

A vida no interior da mina começa a melhorar. Os mineiros tiveram ontem direito à primeira refeição quente, tendo para escolha entre arroz com frango ou hambúr- guer. Até então tinham comido sandes de fiambre e abacate ou marmelada e iogurte com cereais. No último vídeo, vê-se que têm T--shirts novas. Estão mais sorridentes e alguns surgem barbeados. Ao fundo, ouve-se música ambiente, como a canção Ojala que llueva café (Espero que chova café), do dominicano Juan Luis Guerra.

In DN

Chile Amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Mineiros chilenos já receberam comida quente e peritos da NASA chegaram ao local   Chile Icon_minitimeQui Set 02, 2010 11:30 am

.

Mineiros chilenos já receberam comida quente e peritos da NASA chegaram ao local



Chile 14578

Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Falhas geológicas atrasam resgate de mineiros    Chile Icon_minitimeSáb Set 04, 2010 4:28 pm

.
Falhas geológicas atrasam resgate de mineiros

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1338055

Escavações avançaram só 45 metros desde segunda-feira. Grupo está a 700 metros.

Em condições perfeitas, a Strata 950 tem capacidade para perfurar 20 metros de solo por dia. Mas as falhas geológicas detectadas na Mina de São José, no Chile, obrigaram ontem a interromper os trabalhos durante dez horas, para permitir o reforço do túnel vertical. Desde que começou a escavação, na segunda-feira, os peritos avançaram só 45 metros. Os 33 mineiros estão presos há quase um mês a 700 metros de profundidade.

O engenheiro que está a coordenar os trabalhos, Andrés Sougarret, lembrou que estas interrupções periódicas eram "previsíveis", especialmente até atingir os primeiros cem metros de profundidade. O objectivo é cimentar as paredes do túnel - de momento com 33 centímetros de diâmetro - de forma a "evitar que a água se infiltre pelas fissuras".

As autoridades chilenas aprovaram entretanto a utilização de uma terceira escavadora, pertencente à Empresa Nacional de Petróleo. Além da Strata 950 chegou ontem ao local uma Schramm T-130 , que nos próximos dias deverá começar a alargar uma das sondas que permite o contacto com os mineiros (o plano B). A terceira escavadora não supõe uma redução do prazo para o resgate - previsto para Dezembro. Amanhã, cumpre-se um mês desde o acidente que encurralou os 33 mineiros (32 chilenos e um boliviano).

"Este é o mês do bicentenário, o mês em que celebramos as festas da independência, mas o país está triste, o destino atingiu-nos forte", disse a irmã de um dos trabalhadores. O país assinala a 18 de Setembro os 200 anos da independência de Espanha. "Primeiro foi o terramoto, o tsunami [em Fevereiro] depois as chuvas e a neve a sul, e agora os nossos amigos enterrados nesta mina. O Chile não está para festas", indicou um habitante local.

O cardeal chileno Francisco Javier Errázuriz, arcebispo de Santiago, visitou a Mina de São José, celebrando uma missa a céu aberto com as famílias dos mineiros. Consigo levava uma prenda: 33 rosários benzidos pelo Papa Bento XVI, que foram descidos na sonda "paloma" e entregues aos trabalhadores. O arcebispo deu graças pelo "presente divino" que foi encontrar com vida os mineiros 17 dias após o acidente de 5 de Agosto.

O psicólogo Alberto Iturra Benavides, que está a acompanhar os trabalhos, disse ontem numa entrevista ao El País que o pior, mentalmente, ainda está para vir. "Neste momento vivemos uma espécie de lua-de-mel. Todos estão felizes. Em Outubro chegará a etapa mais difícil", afirmou.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Chile Empty
MensagemAssunto: Depressão é agora a grande ameaça para mineiros chilenos   Chile Icon_minitimeDom Set 05, 2010 2:30 pm

.
Depressão é agora a grande ameaça para mineiros chilenos

por CATARINA CRISTÃO,
Hoje

Chile Ng1338343

O maior desafio que os mineiros presos em San José enfrentam é manterem-se psicologicamente saudáveis, dizem médicos portugueses, que acreditam na sobrevivência dos 33 desde que se mantenham as condições de envio de alimentos e água. A comunicação com o exterior, as mensagens da família e as rotinas são fundamentais para evitar a ansiedade e o descontrolo.

Conseguirão todos os 33 mineiros sobreviver debaixo de terra durante os dois meses agora calculados para o seu resgate? Esta é a grande dúvida que paira sobre a história que tem comovido a comunidade internacional nas últimas duas semanas. As famílias das vítimas e as equipas de socorro mostram-se preocupadas, mas os médicos portugueses são peremptórios: a sobrevivência é possível desde que se conservem as condições actuais e nenhum venha a sofrer de alguma doença grave. O grande desafio das equipas no terreno, dizem, é evitar que aqueles homens entrem em depressão ou em estados de ansiedade extrema, assim como assegurar o bem-estar físico (ver texto ao lado) dos 32 chilenos e do boliviano que estão isolados desde 5 de Agosto, a 700 metros de profundidade, nas minas de San José, no Chile.

"Os mineiros podem chegar à superfície mais magros, mais deprimidos, mas é da natureza do ser humano lutar pela sobrevivência desde que tenha as condições básicas: alimentação e água", acredita Nelson Pereira, ex-director dos Serviços Médicos do INEM.

João Varandas Fernandes, ex- -director da Urgência e Trauma do Hospital de São José, em Lisboa, e director-clínico do Hospital de Cascais, também não tem "dúvidas de que os 33 chegarão à superfície", mas adverte que "podem trazer problemas psicológicos insanáveis, com a necessidade de acompanhamento durante anos".

Os grandes factores que podem potenciar problemas psíquicos aos mineiros são o isolamento, a falta de luz natural - que desregula o relógio biológico -, o espaço reduzido e a longa espera que têm pela frente. Como resultado, poderão até surgir actos de violência. "Em situações de extremo risco, funcionamos, em termos mentais, 'quase' por instinto. Por isso podem surgir comportamentos de competição, de disputa por mantimentos ou pela posição de líder", diz o psicoterapeuta Nuno Cristiano de Sousa. A psicóloga do INEM Joana Faria concorda: "Surgirão períodos de descontrolo emocional, mas acredito que serão ultrapassados. O importante é evitar o contágio emocional para não espoletar uma crise de grupo."

Segundo a psicóloga, embora estejam presos num meio familiar e isso possa assegurar um sentimento de controlo, "é fundamental que se definam estratégias" para aumentar a capacidade de resistência psíquica. "Em primeiro, deve-se passar informação de forma simples e clara sobre os progressos que estão a ser feitos para os socorrer", indica Joana Faria, acrescentando: "No entanto, as notícias têm de ser geridas com muito cuidado e com segurança para não criar falsas expectativas ou desequilíbrios emocionais. Por isso, devem passar primeiro pelo crivo de um psicólogo."

É fundamental que os mineiros mantenham a comunicação com a família e os amigos. Poderem escolher os objectos que lhes são enviados para o interior da mina "também lhes dá a ideia de algum controlo", diz. Por fim, há que criar rotinas, definir tarefas e repar- tir o dia em momentos: "Deve haver tempos certos para comer, para a higiene, para as actividades lúdicas, para dormir e acordar", conclui a psicóloga do INEM.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Chile Empty
MensagemAssunto: Re: Chile   Chile Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Chile
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» As 100 mais famosas receitas do mundo
» Mundial de Futebol 2010
» Sismo do Chile abre falha de 500 km
» EURO 2012

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: