Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Sons Tradicionais em Macedo de Cavaleiros

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sons Tradicionais em Macedo de Cavaleiros Empty
MensagemAssunto: Sons Tradicionais em Macedo de Cavaleiros   Sons Tradicionais em Macedo de Cavaleiros Icon_minitimeSex Set 05, 2008 5:18 pm

.
Sons tradicionais em Macedo
Macedo de Cavaleiros


Praça das Eiras acolhe o IX Festival Internacional de Música Tradicional

É já no próximo fim-de-semana que a Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros, se transforma num ponto de paragem obrigatório para todos os apreciadores de sons tradicionais, com mais uma edição do Festival Internacional de Música Tradicional.

Trata-se de um evento que reúne no palco artistas conhecidos não só da região, como do resto do País e, mesmo, do estrangeiro.

Além dos espectáculos musicais, que contam com nomes como Galandum Galundaina (Portugal), Chapa-Choly (Senegal), Umaya (Médio Oriente) e Bardos y Druidas (Espanha), as ruas de Macedo de Cavaleiros terão mais cor e movimento com os sons e danças de grupos oriundos de diversos países e localidades de Portugal.

Assim, já na próxima sexta-feira, os primeiros a subirem ao palco, às21:30 horas, serão os Galandum Galundaina (Portugal), seguidos de Chapa-Choly (Senegal). Durante o dia, a animação de rua será assegurada por Gaiteiros do Nordeste (Portugal), Percussões Africanas com Chapa-Choly, Amigos da Farra (Portugal), Gaiteiros do Nordeste (Portugal), Banda de Latos de Bagueixe, Grupo Mira Bornes e Bombos de Ala (Macedo de Cavaleiros).

Já no sábado, os espectáculos musicais estarão a cargo dos Umaya (Médio Oriente) e dos Bardos y Druidas (Espanha), enquanto que as ruas de Macedo de Cavaleiros contarão com a presença de Grupo Charro de Gaitas Y Tamboriles (Espanha), Gaiteiros do Nordeste, Amigos da Farra, Grupo Charro de Gaitas Y Tamboriles, Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, Grupo Mira Bornes, Fanfarra de Vale da Porca (Macedo de Cavaleiros), Pauliteiros de Salselas e Caretos de Podence (Macedo de Cavaleiros).

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2008-09-04
In Diário de Trás-os-Montes

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sons Tradicionais em Macedo de Cavaleiros Empty
MensagemAssunto: Re: Sons Tradicionais em Macedo de Cavaleiros   Sons Tradicionais em Macedo de Cavaleiros Icon_minitimeSáb Set 06, 2008 11:23 pm

.
Alojamentos esgotados
Macedo de Cavaleiros


Festival Internacional de Música Tradicional em Macedo

A percussão do Chapa-Choly, do Senegal, e a dança associada à música do Umaya, do Médio Oriente, são duas das principais apostas da 9.ª edição do Festival Internacional de Música Tradicional, a ter lugar hoje e amanhã, em Macedo de Cavaleiros.

A autarquia, entidade responsável pela organização do evento, quer imprimir mais energia e ritmo à iniciativa, que já entrou na agenda cultural da região. Este ano, redobrou-se o empenho para conseguir a deslocação de grupos que extrapolem a música, aliando vários discursos artísticos, em que a dança está fortemente ligada à música, não descurando outros aspectos que dão cor e vivacidade ao espectáculo, como as acrobacias circenses e o manuseamento do fogo.

Os senegaleses Chapa-Choly, um grupo constituído por vários músicos, bailarinos e acrobatas, foram beber a sua influência ao folclore africano, nomeadamente ao dum-dum, tama, djambé e a kora.

Do outro lado do Mundo, em termos geográficos e culturais, vêm os Umaya, que do Oriente e de África trazem uma vasta equipa constituída por músicos e bailarinos de vários países como a Síria, Marrocos, Sudão, Egipto e Espanha, uma autêntica Babel que muito tem contribuído para a divulgação da música árabe junto do público espanhol. O grupo foi fundado por Salah Sabbagd, um percussionista sírio de créditos firmados.

A música de inspiração celta está representada pelos espanhóis Bardos Y Druidas. Ao palco, sobem também os Galandum Galundaina, o grupo de música tradicional mais conhecido do distrito de Bragança, que usa réplicas de instrumentos antigos, como a gaita mirandesa, a flauta pastoril, sanfona, conchas de Santiago, entre outros.

Durante os dois dias do evento, é habitual criar-se uma relação estreita entre os vários músicos, que tem sido destacada como muito positiva pelos participantes.

Apesar de o festival contar com \"um orçamento modesto\", António Pinto, da autarquia, diz que têm conseguido trazer novas sonoridades, que marcam a diferença no panorama festivaleiro da região.

Muitas vezes, a organização arrisca nas escolhas que faz, porque alguns grupos não dispõem sequer de gravações do seu trabalho, pelo que se limitam à busca de informação. \"O facto é que têm sucedido surpresas pela positiva em cada ano, tentamos avançar com um risco comedido\", admitiu.

São muitos os que já desejam actuar em Macedo de Cavaleiros, o que torna cada vez mais difícil a selecção final, de modo a ir de encontro aos gostos dos que vão assistir, uma vez que o exotismo de algumas abordagens de outras latitudes pode não ser consensual aos gostos dos portugueses e, principalmente, dos transmontanos.

O público que procura o festival ainda é essencialmente da região, mas existe já uma franja \"interessante\" de especialistas que buscam novas sonoridades, que tem aumentado em cada ano. Por estes dias, não há alojamento disponível em Macedo de Cavaleiros.

Glória Lopes in JN, 2008-09-05
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
Sons Tradicionais em Macedo de Cavaleiros
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Macedo de Cavaleiros
» Festival Internacional regressa a Macedo de Cavaleiros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Música-
Ir para: