Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Festival Internacional regressa a Macedo de Cavaleiros

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Festival Internacional regressa a Macedo de Cavaleiros Empty
MensagemAssunto: Festival Internacional regressa a Macedo de Cavaleiros   Festival Internacional regressa a Macedo de Cavaleiros Icon_minitimeSáb Set 21, 2013 2:50 pm

.
18.ª edição do
Macedo de Cavaleiros


Festival Internacional regressa a Macedo de Cavaleiros


«Grupos nacionais e internacionais deram espectáculo para as centenas de pessoas.

A cidade de Macedo de Cavaleiros acolheu a 18.ª edição do Festival Internacional de Música Tradicional. Vários grupos nacionais e internacionais deram espectáculo para as centenas de pessoas que estiveram presentes.
Para além das actuações em palco, as artérias da cidade encheram-se de gente para acompanhar a animação de rua, onde participaram mais de 12 grupos durante os dois dias de festival.

O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, considera que este festival é importante para preservar a cultura e fomentar o turismo na região. “É um encontro de culturas muito rico. Proporciona este espectáculo que todos os anos traz aqui muita gente. É também um momento de troca de experiências e um momento de estímulo acrescido para os nossos grupos”, enaltece o edil.

E os grupos macedenses agradecem esta troca de experiências. “Os nossos grupos têm tido uma presença assídua no estrangeiro, mas ao receberem aqui gente de outros países, com outros estilos musicais, penso que enriquecem e ganham uma energia redobrada para preservar a nossa cultura, as nossas tradições e as nossas músicas”, sublinha o autarca.

Pelo palco passaram ritmos da música tradicional portuguesa, galega e árabe, onde se juntaram os grupos macedenses que a população aplaudiu.
“Este festival ajuda a juntar os habitantes de Macedo e é mais um fim-de-semana festivo. Este é um espaço muito bonito, mas acaba por ser pequeno para tanta gente que adere ao festival”, afirma Luís Neto, que marcou presença no evento.

Para este macedense “é importante apostar nos grupos da terra, como ranchos, bombos e pauliteiros, dando-os a conhecer às pessoas”.

Mais de 20 artistas no Festival

No primeiro dia subiram ao palco António Gomes e Bruno Mazeda, dois jovens macedenses, seguiu-se Oscar Ibañez, professor e especialista em gaita galega, e o grupo “Convinha Tradicional”, um projecto que nasceu em 1994, e interpreta temas tradicionais portugueses, com recurso a diversos instrumentos e várias vozes.

No segundo e último dia, a Praça das Eiras recebeu o Grupo Cantarolar, que interpreta ritmos tradicionais, seguiu-se Léo e Jéssica, dois irmãos macedenses de 18 e 17 anos, respectivamente. Subiram ainda ao palco Dunya, que apresentou música tradicional árabe e que acrescentou uma interpretação da dança do ventre, e o grupo Realejo, que trouxe a música tradicional com raízes celtas.

A animação de rua foi garantida por vários grupos locais.

Destaque
Mais de 20 artistas nacionais e internacionais animaram Festival Internacional de Música Tradicional

Jornal Nordeste, 2013-09-17
In DTM

Festival Internacional regressa a Macedo de Cavaleiros Harp
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
Festival Internacional regressa a Macedo de Cavaleiros
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Macedo de Cavaleiros
» Sons Tradicionais em Macedo de Cavaleiros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Música-
Ir para: