Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Tribunal de Contas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Tribunal de Contas Empty
MensagemAssunto: Tribunal de Contas   Tribunal de Contas Icon_minitimeSex Mar 06, 2009 6:16 pm

.
Tribunal de Contas arrasa gestão da obra de alargamento do aeroporto Sá Carneiro

Hoje às 00:19

Tribunal de Contas Ng1125553

As obras de alargamento do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, demoraram mais quatro anos do que o previsto, o que se traduziu em mais 99 milhões de euros de despesas para além do orçamento, denuncia um relatório do Tribunal de Contas.

Segundo o relatório do Tribunal de Contas, a obra era para estar concluída no prazo de dois anos e meio, mas foram precisos mais 48 meses para dar como pronta a primeira fase da expansão do aeroporto. Como consequência, uma obra que era para custar 308 milhões de euros passou para 407 milhões.

Quanto ao modelo de contratação utilizado, o Tribunal de Contas revela que o dono da obra não colocou a concurso 11 por cento do seu valor, o que significa que 34 milhões de euros foram adjudicados de forma directa. A ANA - Aeroportos de Portugal justificou este procedimento, junto do Tribunal de Contas, com a urgência na realização das obras.

A derrapagem foi maior nas despesas relativas a aquisições de bens e serviços dos trabalhos preparatórios, assessoria, gestor do empreendimento, e fiscalização, sendo que só nestas áreas registou-se um aumento de custos na ordem dos 16 milhões de euros, o que representa um desvio de 164 por cento.

Além disso, a meio da execução da obra, a ANA - Aeroportos de Portugal constatou que o grupo de trabalho de coordenação das tarefas não correspondia às expectativas e decidiu criar outra estrutura de gestão.

O Tribunal de Contas sublinha ainda que o aeroporto Francisco Sá Carneiro teve dúvidas ao nível de planeamento o que levou aos atrasos de vários anos.

Além do aeroporto do Porto, o organismo presidido por Guilherme d'Oliveira Martins quis saber como correram as obras dos túneis do Rossio e do Terreiro do Paço, em Lisboa, da ponte Europa, em Coimbra, e da Casa da Música, no Porto.

Um forte investimento, um elevado nível de complexidade e «derrapagens significativas», tanto nos custos como nos prazos de execução, são falhas apontadas pelo Tribunal de Contas às cinco obras.

In TSF

Embarassed Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Tribunal de Contas Empty
MensagemAssunto: Tribunal de Contas detecta apoios financeiros pagos indevidamente pelo Estado   Tribunal de Contas Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 11:13 am

.
Tribunal de Contas detecta apoios financeiros pagos indevidamente pelo Estado

A edição de hoje do "Correio da Manhã" avança que 87% dos que receberam dinheiro em 2009 sem direito a ele não o devolveram e que a lista de irregulares é liderado pelo Rendimento Social de Inserção e desemprego.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
Tribunal de Contas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alta Velocidade (TGV)
» Estradas de Portugal
» Auto-estrada do Douro Interior

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: