Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Benfica só tem 2,2 milhões de adeptos em Portugal

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Benfica só tem 2,2 milhões de adeptos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Benfica só tem 2,2 milhões de adeptos em Portugal   Benfica só tem 2,2 milhões de adeptos em Portugal Icon_minitimeSex Fev 13, 2009 5:03 pm

.
Benfica só tem 2,2 milhões de adeptos em Portugal

Benfica só tem 2,2 milhões de adeptos em Portugal A8295234

A sondagem pertence a uma empresa de estudos de marketing alemã, que coloca o FC Porto em 2.º lugar (1,3 milhões) e o Sporting em 3.º (1,1).

Lusa
9:53 Sexta-feira, 13 de Fev de 2009

Com 2,9 milhões de adeptos na Europa, o Benfica ocupa a 32ª posição no «ranking» europeu

João Carlos Santos

O Benfica é o clube mais popular em Portugal, com 2,2 milhões de adeptos, segundo a avaliação da SPORT+MARKT (empresa de estudos de marketing alemã) dedicado à época de 2008/09, que reduz a menos de metade o número de simpatizantes contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo dados de um outro estudo da "Vox Populi", INE e Secretaria de Estado das Comunidades, divulgado em Março de 2006, o Benfica reunia mais de 4,75 milhões de adeptos só em Portugal, mais de 5,5 milhões na Europa e mais de 14 milhões no Mundo.

O estudo da empresa alemã, a que a Lusa teve acesso, calcula que apenas 4,7 milhões de portugueses entre os 15 e os 69 anos respondem ser "interessados" ou "muito interessados" em ver futebol através da televisão, ou seja, menos de metade da população portuguesa.

Considerando uma população de 7,65 milhões de portugueses, entre o mesmo intervalo de idades, o estudo da SPORT+MARKT sustenta assim que apenas 61,43%, cerca de 4,699 milhões de portugueses, revelaram ser "interessados" ou "muito interessados" em ver futebol através da televisão.

Entre os "interessados" e "muito interessados", a empresa realizou em Portugal 600 inquéritos por telefone, como amostra desta população, questionando sobre o clube favorito, sem dar sugestões.

De acordo este estudo, o Benfica detém 2,2 milhões de adeptos, mais 900 mil adeptos do que o FC Porto (1,3 milhões), 2.º classificado na popularidade nacional, e o dobro que o Sporting, 3.º clube português (1,1 milhões).

Na Europa, de acordo com a SPORT+MARKT, cujos resultados assentam em inquéritos a 9 600 mil adeptos da modalidade de 16 países, entre os 16 e 69 anos, os 'encarnados' detêm 700 mil apoiantes, tantos quantos preferem o Sporting, e mais 100 mil que o FC Porto.

Assim, com 2,9 milhões de adeptos na Europa, o Benfica ocupa a 32ª posição no ranking europeu, que é liderado pelos espanhóis Barcelona, com 44,2 milhões de adeptos, e Real Madrid, com 41 milhões.

O estudo aponta ainda o FC Porto como o 44.º clube mais popular na Europa, com um total de 1,9 milhões de adeptos no Velho Continente, e o Sporting, com menos 100 mil, na 47ª posição.

Confrontada com a disparidade no número de adeptos apresentado pelo estudo da "Vox Populi", INE e Secretaria de Estado das Comunidades e o da SPORT+MARKT, a gestora de relações públicas internacionais da empresa de marketing alemã sublinha "apenas responder pelo número de adeptos na Europa".

"Desconheço a quantidade de apoiantes de clubes portugueses na Ásia, América e até em África", diz Julia Kunkel, garantindo que apenas os "três grandes" constam da lista dos 100 clubes mais populares da Europa.

A relações públicas admite ser "muito difícil um clube português conseguir impor-se num ranking como este", justificando que "Portugal é um país pequeno, com apenas 4,7 milhões de adeptos interessados por futebol, o que acaba por ser um número baixo, comparativamente, por exemplo, com a Rússia, que tem 57,3 milhões".

Ainda de acordo com este estudo, o Manchester United, onde alinham Cristiano Ronaldo e Nani, é o clube estrangeiro mais popular em Portugal, com 1,1 milhões de adeptos, a larga distância de Barcelona (600 mil) e Real Madrid (500 mil), 2.º e 3.º classificados, respectivamente.

In Expresso

Benfica só tem 2,2 milhões de adeptos em Portugal 000200CE
Ir para o topo Ir para baixo
 
Benfica só tem 2,2 milhões de adeptos em Portugal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Madeira
» EURO 2012

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Desporto :: Diversos-
Ir para: