Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Eurocidade Chaves/Verin

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Eurocidade Chaves/Verin Empty
MensagemAssunto: Eurocidade Chaves/Verin   Eurocidade Chaves/Verin Icon_minitimeQua Jan 21, 2009 11:25 pm

.
Eurocidade Chaves/Verin
Chaves


Deputados alertados para a eurocidade

O grupo de missão da eurocidade Chaves/Verin reuniu, esta segunda-feira, com deputados dos dois lados. O objectivo foi sensibilizar os parlamentares sobre as barreiras legais que existem para pôr em prática o ambicioso projecto.

Apesar do apoio manifestado e formalizado pelos Governos dos dois países, em Dezembro de 2007, o plano de acção para que Chaves e Verín funcione em pleno como uma eurocidade tem ainda pela frente muitos obstáculos: legais, fiscais e administrativos. \"Por exemplo, nós temos uma Escola de Artes e Ofícios com paralelismo pedagógico e os alunos de Verín não têm. Podiam frequentar a nossa, mas, para isso, seria necessário que ambos os ministérios acertassem parâmetros que permitam a certificação desses mesmos alunos\", exemplifica o presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Batista, lembrando também as dificuldades ainda por vencer no que diz respeito à circulação de ambulâncias de um lado para o outro.

De resto, foi para tentar vencer os obstáculos colocados à concretização da eurocidade Chaves/Verín, que, ontem, o grupo de missão encarregue de desenvolver o plano de acção do projecto reuniu, nas duas cidades, com deputados de ambos os lados da fronteira. \"No fundo, o que se lhes pediu foi que nos respectivos órgãos onde estão, possam ajudar a superar estas barreiras\", explicou o autarca flaviense, revelando que todos eles se comprometerem a ajudar nesse sentido. \"Nós, por seu lado, comprometemo-nos enviar-lhes informação sobre o andamento do projecto\", explicou.

Considerada como cooperação de segunda geração, a eurocidade Chaves/Verín tem no seu plano de acção mais de meia centena de propostas: uma rede pública de transportes que assegure a ligação entre as duas cidades; o acesso livre aos serviços de saúde de um lado e de outro da fronteira; a partilha equipamentos sociais, culturais e empresariais, a criação de meios de comunicação social comuns, através da Internet; o mesmo tarifário em termos de comunicações (fim do roaming) e até o lançamento de um cartão de identidade próprio. O objectivo é transformar as cidades de Chaves e Verín num território onde as populações dos dois lados da fronteira gozem dos mesmos direitos.

\"Queremos que Chaves e Verín sejam apenas o bairro Sul e o bairro Norte de um só território\", tem dito o alcaide de Verín, Juan Manuel Ximenéz. Por partir da base, para o presidente da Câmara de Chaves, este projecto contribui mais para a eurocidadania preconizado por qualquer tratado instituído pelas cúpulas. O grupo de missão da eurocidade é presidido pelo conselheiro Xunta de Galicia Xosé Luis Méndez Romeu. A vice-presidente é Ana Teresa Lehmann, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-01-20
In DTM

Eurocidade Chaves/Verin 00020321
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Eurocidade Chaves/Verin Empty
MensagemAssunto: Eurocidade com 1,3 milhões do Interreg   Eurocidade Chaves/Verin Icon_minitimeSex Mar 06, 2009 5:00 pm

.
Verba destina-se a vários projectos
Chaves


Eurocidade Chaves/Verin 2912_st

Eurocidade com 1,3 milhões do Interreg

Algumas das acções previstas no plano de acção da eurocidade Chaves/Verín já têm financiamento comunitário garantido. Em causa está mais de um milhão e trezentos mil euros, no âmbito de uma candidatura ao programa Interreg. De fora do pacote financeiro aprovado, ficou a criação de uma escola ligada ao turismo termal.

A eurocidade Chaves/Verín viu aprovada a candidatura a fundos comunitários que lhe vai permitir concretizar alguns dos projectos previstos no plano de acção desta união entre as duas cidades transfronteiriças. O anúncio foi feito na sexta-feira da semana passada, em Verín, pelo presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Batista, e pelo alcaide da cidade vizinha. Em causa estão cerca de 1,3 milhões de euros, correspondentes a 75 por cento do total do investimento. A verba vai destinar-se, por exemplo, à reaqualificação do edifício onde funcionavam os serviços aduaneiros (em Feces), que irá servir de sede ao projecto eurocidade. Será igualmente neste local que irá ser criada uma oficina juvenil e um espaço destinado a experiências transfronteiriças. Além disso, a verba irá financiar também a criação de uma unidade de desenvolvimento de produtos turísticos das duas cidades, a elaboração de estudos para a implementação de uma rede comum de transportes e ainda servirá para a criação do cartão de eurocidadão, uma espécie de bilhete de identidade para residentes nas duas cidades. Incluída na mesma candidatura está ainda a elaboração de um estudo para definir as bases de plano conjunto de ordenamento do território.

De fora do pacote financeiro aprovado, ficou a criação de uma escola ligada ao turismo termal, que também constava da candidatura. Segundo, o presidente da Câmara de Chaves, o projecto em causa vai integrar uma nova candidatura à segunda convocatória do Interreg.

Apesar do apoio e simpatia que tem merecido por parte dos Governos dos dois países, o funcionamento pleno da eurocidade Chaves/Verín, ou seja, a transformação das duas localidades num território onde as populações dos dois lados da fronteira gozem dos mesmos direitos, continua a esbarrar, sobretudo, com questões administrativas e legais, que diferem de um país para o outro. Para já, tem sido no plano cultural onde tem havido maior intercâmbio entre as duas cidades. Aliás, já existe uma agenda cultural comum. Na Bi-blioteca Municipal de Chaves, depois da alteração do regulamento de acesso, na última Assembleia Municipal, os cidadãos de Verín gozam dos mesmos direitos que os flavienses. Em Verín, para que os flavienses tenham acesso à biblioteca nas mesmas condições que os locais, também já estão em marcha alterações necessárias.

Em termos desportivos, também começa a haver avanços. No dia 10 do próximo mês de Abril, está prevista a Primeira Corrida da Eurocidade, com partida em Verín e chegada em Chaves. E o torneio inter-freguesias, que se realiza em Chaves entre Abril e Junho, também vai contar com a participação de equipas do lado de lá.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-03-06
In DTM


Eurocidade Chaves/Verin Smilie34Eurocidade Chaves/Verin Smilie34Eurocidade Chaves/Verin Smilie34Eurocidade Chaves/Verin Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Eurocidade Chaves/Verin Empty
MensagemAssunto: Sede da Eurocidade pronta em Dezembro   Eurocidade Chaves/Verin Icon_minitimeSeg Jul 19, 2010 12:45 pm

.
Chaves e Verín estão em sintonia
Chaves


Eurocidade Chaves/Verin 6193_st

Sede da Eurocidade pronta em Dezembro

A Eurocidade Chaves/Verín não está parada. A garantia é dos autarcas das duas cidades, que, na passada segunda-feira, anunciaram que as obras da sede que acolherá este projecto transfronteiriço deverão arrancar dentro de 15 dias e apresentaram o portal na Internet que irá divulgar as actividades levadas a cabo em conjunto.

“Estamos a dar passos pequenos, mas firmes”. É assim que o alcaide de Verín, Juan Jiménes, resume o andamento da eurocidade Chaves/Verin, um projecto transfronteiriço que visa o desenvolvimento das duas localidades, através da partilha de serviços e recursos.

O balanço foi feito na passada segunda-feira, numa conferência de imprensa, na Câmara de Chaves, oande o alcaide galego e o presidente da Câmara de Chaves, João Batista, apresentaram o portal criado na Internet para divulgar a eurocidade (www.euro cidadechavesverin.eu).

Além disso, os autarcas aproveitaram para revelar que já foram apresentadas quatro candidaturas a fundos comunitários para levar a cabo alguns dos projectos que fazem parte do plano de acção da eurocidade. Em causa está, por exemplo, a criação de uma ciclovía entre as duas localidades, ao longo das margens do rio Tâmega. Outro projecto comum diz respeito à criação de um centro de formação turístico-termal e de investigação da água. “Queremos ser um destino termal de excelência”, frisou o presidente da Câmara de Chaves.

Outra novidade revelada no encontro prende-se com a sede do projecto. De acordo com o alcaide de Verín, as obras de recuperação do antigo edifício da alfândega (em Feces) deverão arrancar dentro de 15 dias. A obra, também comparticipada por fundos europeus, está orçada em cerca de 400 mil euros e deverá ficar pronta em Dezembro.

Além dos serviços administrativos da eurocidade, irá albergar serviços relacionados com a juventude. “É um edifício bonito e deve ser a sede mais bem situada, com dois nós de entrada em autro-estrada a menos de dois quilómetros”, observou o alcaide de Verín. “Para melhor, só se auto--estrada passasse por cima e tivesse um elevador”, brincou o autarca flaviense.

Quanto à partilha de serviços na área da saúde, nomeadamente a possibilidade de os flavienses poderem aceder ao Hospital de Verín, Batista garantiu que estão a trabalhar nesse sentido. No entanto, por solucionar estão ainda as barreiras jurídicas que desde o início se têm colocado ao projecto e que derivam das diferentes legislações da cada país.

«Tem que ser mais fácil e temos que os ir ultrapassando os obstáculos, mas, por vezes, são questões que nos ultrapassam (autarcas)», lembrou Juan Jiménes, lembrando que só dessa forma, ultrapassando essas barreiras, «os cidadãos tomarão consciência do que é a cidadania europeia».

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2010-07-19
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Eurocidade Chaves/Verin Empty
MensagemAssunto: Viagem Medieval em Terras de Fronteira   Eurocidade Chaves/Verin Icon_minitimeTer Set 04, 2012 12:16 pm

.
Século XIII em Chaves
Chaves


Viagem Medieval em Terras de Fronteira

No próximo fim-de-semana vai realizar-se por terras da Eurocidade Chaves-Verín mais uma Viagem Medieval.
A sétima edição deste evento vai remontar ao ano de 1253 e recriar episódios do casamento de D. Afonso III com Dona Beatriz.

Durante os dois dias vão ter lugar as mais variadas actividades socioculturais, que transportarão os visitantes até à época medieval, animada pelos bobos, histriões, bufões, saltimbancos, malabaristas, misturados no bulício da multidão com contadores de histórias, vendedores de sonhos e ilusões, bem como falcoeiros, numa azáfama constante entre os mercadores, almocreves, mendigos, larápios, romeiros e frades.

Tudo isto, no meio de uma gritaria de pregões, dança, música e incitamentos próprios da algazarra de uma feira de antanho.

Jornal Nordeste, 2012-09-04
In DTM

Eurocidade Chaves/Verin Images?q=tbn:ANd9GcQx-shCXRoAYgxX_5I7RCrxbHb2hKPz1GnMbD6_cR8p7QDeKhOPkj1iUw
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Eurocidade Chaves/Verin Empty
MensagemAssunto: Re: Eurocidade Chaves/Verin   Eurocidade Chaves/Verin Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Eurocidade Chaves/Verin
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Chaves
» UTAD 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: