Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Na rota dos castelos do Nordeste

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Na rota dos castelos do Nordeste Empty
MensagemAssunto: Na rota dos castelos do Nordeste   Na rota dos castelos do Nordeste Icon_minitimeQui Jan 08, 2009 1:00 am

.
Ponte do Pocinho em vias de classificação
Torre de Moncorvo


Na rota dos castelos do Nordeste Ponte_pocinho

Município de Torre de Moncorvo quer garantir a ligação da ecopista do Sabor à linha do Douro

Os municípios de Torre de Moncorvo e de Vila Nova de Foz Côa vão pedir a classificação da ponte rodo-ferroviária do Pocinho como Património Nacional. Para tal, estão a elaborar uma proposta conjunta ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

Trata-se de uma ponte centenária, que se encontra fora de serviço há mais de 20 anos. “Já elaboramos dois documentos, um de ordem jurídica e outro de fundamentação histórica, que foram aprovados, por unanimidade, pela Câmara e Assembleia Municipal de Moncorvo”, realça o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira.

A proposta de classificação, que une os dois municípios, assenta no interesse histórico da infra-estrutura, bem como na importância em ligar a ecopista do Sabor à linha do Douro, pelo seu traçado original.

Além disso, mantém-se intacto o espaço-canal, permitindo que gerações futuras optem pela manutenção de ecopista ou pela reintrodução do transporte ferroviário. “Não faz sentido a ecopista morrer na margem do Douro”, defende Aires Ferreira.

Infra-estrutura inaugurada em 1909 poderá ser aproveitada para fins turísticos

A preservação do património também trará vantagens ao nível do turismo. “Os grupos de pessoas que visitem a região podem sair do comboio e entrar logo na ecopista”, realça o edil.

A ponte ainda se encontra em boas condições de conservação, mas para poder ser utilizada como travessia, quer rodoviária, quer ferroviária, necessita de obras de reabilitação.

A infra-estrutura representou um investimento importante para a região no início do século XX. Em 1886, foi aprovado um projecto para a construção do ramal da Estrada Real nº 9, entre Celorico da Beira e Miranda do Douro, mas, 13 anos depois, foi aberto o concurso público para a construção de duas pontes sobre o rio Douro: a do Pinhão e a do Pocinho. Esta, para além de ligar os dois troços da Estrada Real nº 9, também iria reunir condições para ser aproveitada para o caminho-de-ferro entre o Pocinho e Miranda do Douro. O processo foi-se arrastando e a ponte só foi inaugurada a 4 de Julho de 1909.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2009-01-07
In DTM

Na rota dos castelos do Nordeste Smilie34Na rota dos castelos do Nordeste Smilie34Na rota dos castelos do Nordeste Smilie34Na rota dos castelos do Nordeste Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Na rota dos castelos do Nordeste Empty
MensagemAssunto: Interpretação do Castelo de Ansiães   Na rota dos castelos do Nordeste Icon_minitimeQui Abr 22, 2010 4:10 pm

.
Carrazeda de Ansiães

Interpretação do Castelo de Ansiães

Faltava esta peça ao Castelo de Ansiães. Um centro interpretativo para ajudar a compreendê-lo, criado na zona histórica de Carrazeda. Foi inaugurado ontem. Pretende-se que seja o ponto de partida para uma visita ao património do concelho.

No novo imóvel, cujo moderno visual foi encaixado no velho casario para não agredir as vistas, está patente o resultado de anos de investigação nas ruínas da antiga vila amuralhada. Ali podem ser observadas diversas peças romanas e símbolos, entre outros materiais encontrados durante as escavações arqueológicas. E também a explicação sintética sobre todos eles.

\"É uma peça imprescindível para compreender o castelo\", frisa o arqueólogo Luís Pereira, que em 1994 iniciou a investigação na vila amuralhada. Mas não só. O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia, entende que o novo equipamento também é \"uma mais-valia para ajudar a despertar o interesse pelo património arqueológico do concelho\". Luís Pereira reputa o centro interpretativo como uma \"infra-estrutura fundamental para dinamizar o turismo cultural e patrimonial\". Ora, na sua opinião, o turista deveria dirigir-se ali em primeiro lugar, sendo depois orientado para os pontos de interesse. É essa a intenção do autarca. \"Dele partirão iniciativas, no sentido de os fazer chegar aos mais diversos locais do concelho onde haja património\", sublinha.

O Castelo de Ansiães data do terceiro milénio antes de Cristo, foi classificado monumento nacional em 1910 e é a principal jóia do património monumental e histórico de Carrazeda de Ansiães. A ruína da igreja de São João Baptista (fora da muralha) é uma das mais antigas do país. A de São Salvador (dentro de muros) é considerada pelos entendidos uma \"jóia\" no panorama românico português. O pórtico é mesmo um dos quatro existentes no país.

Entre 1994 a 2005 foram feitas intervenções durante o mês de Agosto em toda a área da vila amuralhada, que ocupa cerca de três hectares. Luís Pereira lembra que juntava equipas de estudantes de arqueologia, oriundos de universidades nacionais e estrangeiras, para escavarem voluntariamente. \"É dessa investigação que agora apresentamos os resultados\", frisa.

Porém, o arqueólogo entende que há muito mais para fazer. \"O ideal seria transformar todo o espaço da vila amuralhada numa imensa ruína com discurso\". Tem como fundamental continuar a levantar os derrubes, ou seja, o que resta das paredes das antigas casas, processos de restauro e conservação, bem como manter uma \"investigação permanente\". Isto sem dispensar a criação de uma sinalética própria para que quem vá livremente ao castelo possa \"entender o que foi o sítio, a sua importância e o que representa para toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro\".

Sobre o Castelo de Ansiães, que tem posto de recepção junto à igreja de São João Baptista, foram já publicadas algumas brochuras e há muita informação disponível na Internet, em www.castelodeansiaes.com.

JN, 2010-04-21
In DTM

Na rota dos castelos do Nordeste Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
Na rota dos castelos do Nordeste
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Autarquias e Autarcas
» Verdades que doem
» India
» Douro vinhateiro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: