Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Cadilhe denuncia quadros por alegados crimes no BPN

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Cadilhe denuncia quadros por alegados crimes no BPN Empty
MensagemAssunto: Cadilhe denuncia quadros por alegados crimes no BPN   Cadilhe denuncia quadros por alegados crimes no BPN Icon_minitimeQua Out 29, 2008 12:44 pm

.
Cadilhe denuncia quadros por alegados crimes no BPN

Cadilhe denuncia quadros por alegados crimes no BPN 278605

LICÍNIO LIMA

Banca.

Miguel Cadilhe mandou realizar auditorias à Sociedade Lusa de Negócios após ter assumido, em Junho, a presidência daquela 'holding' detentora do BPN. Os vários crimes financeiros detectados foram ontem denunciados ao Ministério Público com queixas contra três quadros superiores

Responsáveis do grupo reuniram com magistrados

A Sociedade Lusa de Negócios (SLN), a holding que detém o Banco Português de Negócios (BPN), e que é presidida pelo antigo ministro das Finanças Miguel Cadilhe, chamou ontem o Ministério Público (MP) à sede daquele banco e denunciou os vários crimes financeiros que alegadamente estão a ser praticados no seio do grupo. Ao que o DN apurou, pelo menos três quadros superiores foram desmascarados como estando por trás de alegadas situações criminosas.

O Ministério Público (MP) esteve representado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), dirigido pela procuradora-geral adjunta (PGA), Cândida Almeida, que já está a investigar o BPN no âmbito da "Operação Furacão", estando também presente uma equipa da Polícia Judiciária (PJ) que está destacada naquele organismo da Procuradoria-Geral da República (PGR). Hoje, a magistrada vai reunir--se com o procurador-geral da República, Manuel Pinto Monteiro, devendo este assunto ser abordado.

A reunião realizou-se no seguimento das auditorias externas a todo o grupo mandadas realizar em Junho por Miguel Cadilhe, antigo ministro das Finanças, logo após este ter tomado posse como presidente da holding SLN. Os relatórios finais elaborados pela empresa de consultoria Deloite dão conta de vários crimes financeiros praticados no seio do grupo, nomeadamente no BPN. Segundo uma fonte do DN, foram focadas na reunião várias situações concretas, identificando-se pessoas com elas relacionadas. Ao que o DN apurou, a SLN apresentou queixa contra três quadros que exerciam funções superiores.

Com as queixas já formalizadas, e de posse dos relatórios das auditorias, o DCIAP tem, assim, o trabalho facilitado e vai, agora, aprofundar as investigações já iniciadas quer no âmbito da "Operação Furacão" quer no âmbito de outras queixas que entretanto foram surgindo envolvendo o BPN.

Em Maio, quadros superiores do BPN, sob anonimato, já tinham denunciado ao Banco de Portugal, à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e ao Ministério Público várias situações alegadamente indiciárias da prática de vários crimes financeiros. Todas aquelas instâncias já se encontravam no terreno a investigar. Também o Instituto de Seguros de Portugal tem estado atento aos investimentos da Real Seguros, a seguradora do grupo SLN.

Entre os vários alegados ilícitos, segundo apurou o DN, há níveis elevados de crédito malparado não reconhecido, transferência de perdas do BPN para offshores e accionistas que adquiriram títulos da holding com financiamento do BPN, via offshores. Desde a saída da anterior administração liderada por José Oliveira Costa, em Fevereiro, que as autoridades de supervisão abriram processos de investigação relativos à utilização abusiva de offshores.

Ontem, ao fim da tarde, a SLN anunciou ter pedido à PGR que investigue um conjunto de factos apurados na sequência de auditorias externas feitas ao grupo.

Uma curta nota referia que a administração do grupo "esteve reunida com as autoridades", tendo estas recolhido os relatórios das auditorias externas bem como documentação relacionada com as mesmas.

In DN


Cadilhe denuncia quadros por alegados crimes no BPN 000202B6
Ir para o topo Ir para baixo
 
Cadilhe denuncia quadros por alegados crimes no BPN
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Linha do Douro
» BPP
» Portugal - Era FEEF/FMI
» Terrorismo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Economia :: Nacional-
Ir para: