Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Wikileaks

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: EUA negam maus tratos ao militar suspeito   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 18, 2010 4:42 pm

EUA negam maus tratos ao militar suspeito

por Lusa
Ontem

O Ministério da Defesa dos Estados Unidos negou hoje relatos de maus-tratos ao militar suspeito de ter passado informação classificada ao portal WikiLeaks na prisão.

Jeff Paterson, director do projeto Coragem para Resistir, sediado no Estado da Califórnia, disse hoje que as visitas informaram que Bradley Manning passa 23 horas por dia numa cela com seis metros quadrados, o que considerou uma forma de punição prévia à condenação. O militar está detido na prisão dos Marines, perto de Washington, onde espera pelo julgamento em tribunal marcial.

O porta-voz do Ministério, coronel Dave Lapan, contrapôs que Manning tem o mesmo tratamento de todos os outros detidos no que designou por "custódia máxima".

Lapan acrescentou que Manning está numa célula individual padrão, pode fazer exercício e tem acesso ao recreio, à imprensa e a visitas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Material radioactivo americano guardado sem protecção   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 20, 2010 4:46 pm

.
Material radioactivo americano guardado sem protecção

Hoje

Um responsável governamental iemenita advertiu no início de 2010 os Estados Unidos de que matérias radioactivas do país estão armazenadas praticamente sem proteção.

Aquelas matérias radioactivas -- entre as quais desperdícios hospitalares, ou dejectos provenientes de investigações universitárias e agrícolas -, foram armazenadas em salas da Comissão para a Energia Atómica do Iémen, de acordo com , uma nota diplomática norte-americana revelada pelo WikiLeaks e hoje publicada pelo The Guardian.

O único guarda armado das instalações foi suprimido e o sistema de vídeo-vigilância do edifício, avariado há seis meses, nunca foi reparado, sublinhou o telegrama da embaixada norte-americana no Iémen, datado de 9 de Janeiro.

Alguns dias depois da advertência do responsável iemenita, os materiais radioativos foram transferidos para salas mais seguras, indicou a mesma fonte.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Joe Biden confirma intenção de processar Assange   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 20, 2010 4:51 pm

.
Joe Biden confirma intenção de processar Assange

por Lusa
oje

Wikileaks - Página 2 Ng1409037

O ministério da Justiça norte-americano explora as vias legais para processar Julian Assange, afirmou domingo o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, que considera o fundador de Wikileaks como "um terrorista".

"Estamos a analisar. O ministério da Justiça está a estudar a mesma questão", declarou Joe Biden, segundo a transcrição de uma entrevista à cadeia de televisão NBC. "Se conspirou com um militar dos Estados Unidos para conseguir obter estes documentos secretos isso é fundamentalmente diferente da possibilidade de ter sido um jornalista a fornecê-los", considerou o vice-presidente.

A lei norte-americana contra a espionagem, que data de 1917, não está talhada para este tipo de casos porque é necessário provar que o site WikiLeaks, na origem da divulgação de milhares de notas diplomáticas norte-americanas, não é um meio de comunicação social tradicional.

Os procuradores do ministério norte-americano trabalham noutra base jurídica. As autoridades norte-americanas procuram reunir provas de que o fundador do WikiLeaks "conspirou", segundo as palavras do vice-presidente, incentivando ou mesmo ajudando o militar norte-americano Bradley Manning, suspeito de ter transmitido milhares de documentos ao site de Internet.

In DN

Wikileaks - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Assange vendeu a sua biografia por 1,2 milhões de euros   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 26, 2010 4:41 pm

.
Assange vendeu a sua biografia por 1,2 milhões de euros

Hoje

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, anunciou este domingo, num jornal britânico, que assinou um contrato de cerca de um milhão de libras (1,2 milhões de euros, 1,5 milhões de dólares) pela sua autobiografia.

Em entrevista ao Sunday Times, Julian Assange explicou que esta soma o ajudará a defender-se contra as acusações de agressões sexuais apresentadas por duas mulheres na Suécia.

"Não quero escrever este livro mas devo fazê-lo", afirmou. "Já gastei 200.000 libras em despesas de justiça e devo defender-me e manter o WikiLeaks a salvo", acrescentou.

O australiano sublinhou que receberá 800.000 dólares (600.000 euros) de Alfred A. Knopf, o seu editor norte-americano, e 325.000 libras (380.000 euros, 500.000 dólares) do britânico Canongate.

Para além disso, outros contratos devem render-lhe 1,1 milhões de libras.

O australiano, que beneficia actualmente de um regime de liberdade condicional na Grã-Bretanha, é alvo de um pedido de extradição para a Suécia por "agressões sexuais". Por seu lado, Washington pondera processá-lo por espionagem após a divulgação no WikiLeaks de milhares de telegramas diplomáticos norte-americanos

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ministro da Justiça acusado de prejudicar governo Obama   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeSeg Jan 03, 2011 3:45 pm

.
Ministro da Justiça acusado de prejudicar governo Obama

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1417499

Um congressista republicano acusou, no domingo, o secretário da Justiça norte-americano, Eric Holder, de prejudicar a actuação do governo Obama contra Julian Assange, fundador do portal WikiLeaks, que tem divulgado mensagens diplomáticas norte-americanas comprometedoras.

"O mundo ri ao ver a fera de papel em que nos tornámos", declarou o congressista Darrell Issa à cadeia televisiva Fox News, citada pela agência AFP. Segundo Darrell Issa, o governante norte-americano "prejudicou a administração" Obama no caso WikiLeaks.

"Quando se prejudica a administração, pára-se ou sai-se", apontou o congressista, sugerindo a demissão de Eric Holder. Darrell Issa reclamou uma lei que tenha em conta as actividades do WikiLeaks, "para que os diplomatas possam fazer o seu trabalho com confiança".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Twitter intimado judicialmente a dar dados de Assange   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 08, 2011 11:53 pm

.
Twitter intimado judicialmente a dar dados de Assange

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1421961

O Twitter foi intimado judicialmente por um tribunal norte-americano a fornecer informações sobre a conta do fundador da Wikileaks e de outras três pessoas, anunciou hoje a organização, que suspeita que outras empresas receberam pedidos semelhantes.

Num comunicado, a Wikileaks afirma que investigadores norte-americanos visitaram a sede da Twitter Inc., em São Francisco, para pedir mensagens pessoais, contactos e outras informações pessoais de Julian Assange. Além de Assange, o pedido abrange outras três pessoas. A nota divulgada pelo Wikileaks não revela as identidades destas, mas a deputada islandesa Birgitta Jonsdottir, antiga colaboradora da organização, afirmou na sexta-feira na sua conta no Twitter que recebeu uma intimação.

"O Governo norte-americano quer conhecer todos os meus 'twitt' desde 1 de Novembro de 2009. Terão consciência de que eu sou membro do Parlamento islandês?", escreveu a deputada. Segundo a agência norte-americana Associated Press, uma das outras duas pessoas é Bradley Manning, o militar norte-americano suspeito de ter fornecido documentos secretos à Wikileaks. Numa cópia da intimação, datada de 14 de Dezembro e divulgada no 'site' Salon.com, lê-se que a informação pedida é "relevante para uma investigação criminal em curso" e ordena-se ao Twitter que não revele a existência da ordem judicial a nenhum dos visados.

A Wikileaks afirmou no comunicado ter "razões para crer que o Facebook e o Google, entre outros, receberam intimações judiciais semelhantes". "O Wikileaks opõe-se a esta intimação judicial", lê-se no comunicado, que acrescenta que o documento legal "confirma, pela primeira vez", a "existência de um inquérito secreto por espionagem de um grande júri norte-americano". O Wikileaks, um 'site' especializado na divulgação de documetos confidenciais, começou a 29 de novembro de 2010 a divulgar 250 mil telegramas diplomáticos norte-americanos, o que suscitou duras críticas das autoridades norte-americanas e a promessa de ações legais contra o seu fundador. Julian Assange está no Reino Unido, onde aguarda uma decisão sobre a sua possível extradição para a Suécia, onde é visado num processo de crimes sexuais.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: CD com contas "offshore" entregues a Julian Assange   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeSeg Jan 17, 2011 4:31 pm

.
CD com contas "offshore" entregues a Julian Assange

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1429706

A informação foi dada ao fundador da Wikileaks pelo banqueiro suíço Rudolf Elmer. O conteúdo será divulgado após ser analisado, eventualmente dentro de duas semanas ou mais tarde.

Dois CD com detalhes sobre as contas bancárias de cerca de dois mil clientes e companhias usadas para alegada evasão fiscal foram hoje entregues por um ex-bancário suíço ao fundador do Wikileaks, Julian Assange.

Rudolf Elmer recorreu ao portal responsável pela publicação de vários documentos secretos por considerar que o sistema das contas 'offshore' "prejudica a sociedade", explicou numa conferência de imprensa em Londres.

O antigo bancário recusou revelar nomes, embora, numa entrevista ao The Observer, tenha referido possuir detalhes sobre cerca de dois mil clientes, que descreve como indivíduos e empresas com "muito dinheiro". Entre estes estarão, de acordo com o semanário, "aproximadamente 40" do Reino Unido, Estados Unidos e Ásia.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Zapatero rejeita submissão do Governo aos EUA   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 26, 2011 5:04 pm

.
Zapatero rejeita submissão do Governo aos EUA

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1436560

O primeiro-ministro espanhol rejeitou hoje qualquer submissão do Governo a pressões dos Estados Unidos em casos como os voos da CIA ou a morte do jornalista José Couso no Iraque, como sugerem alguns documentos revelados pela Wikileaks.

José Luis Rodríguez Zapatero respondia a duas questões do deputado da Esquerda Unida (IU) Gaspar LLamazares, que acusou hoje o executivo de se ter vergado a pressões sobre casos "que afectam a responsabilidade dos Estados Unidos em Espanha".

LLamazares, que falava na sessão de controlo ao Governo no Congresso, referiu-se em especial ao caso do jornalista espanhol José Couso, morto por um bombardeamento dos Estados Unidos em Bagdad e cujo processo tem estado nos últimos meses a entrar e a sair do sistema judicial espanhol.

"No relacionamento com os Estados Unidos tem havido elementos de grande transcendência. Face aos interesses dos EUA, o Governo tem sido sempre respeitador com o que dizia, mas sempre respeitando mais a lei e o ordenamento jurídico do nosso território", afirmou Zapatero.

"Nunca houve submissão, nem vulneração, nem intromissão na justiça. No caso do espanhol José Couso a posição do Governo foi de apoio inequívoco às investigações, colaborou permanentemente com a justiça", disse, recordando que o processo penal continua aberto.

Zapatero rejeitou ainda que o contido nos documentos diplomáticos norte-americanos revelados pela Wikileaks seja "informação", tratando-se apenas "da opinião de um parte, que escreve os seus argumentos para dar conta aos seus superiores do seu desemprego e eficácia de trabalho".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Julian Assange vestiu-se de mulher para fugir à CIA   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeSeg Jan 31, 2011 3:16 pm

.
Julian Assange vestiu-se de mulher para fugir à CIA

por Dn.pt
Hoje

http://www.dn.pt/storage/DN/2011/big/ng1441010.tif

Segundo excertos da biografia do fundador do site WikiLeaks hoje, segunda-feira, revelados, este vestiu-se de mulher enquanto esteve fugido das autoridades.

O "Guardian" revela algumas passagens do livro "WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy," escrito pelos jornalistas do jornal David Leigh and Luke Harding, que revelam ainda que Assange só conheceu o pai ao 27 anos.

Foi em Novembro de 2010 que o site WikiLeaks começou a revelar 250 mil documentos diplomáticos norte-americanos. Foi nessa época que Julian Assange, segundo o livro, se convenceu de que estava a ser perseguido por agente da CIA, ainda que não houvesse sinais óbvios de que isso estivesse de facto a acontecer.

"Não imaginam como era ridículo. Ele andou vestido de mulher mais de duas horas", afirmou James Ball, colaborador do WikiLeaks, aos autores do livro, citado pela AFP.

O livro revela ainda detalhes acerca da sua vida familiar. "O pai de Julian Asssange esteve ausente durante a maior parte do tempo", diz. Os pais apaixonaram-se em 1070, em Sydney, durante uma manifestação contra a guerra do Vietname. Quando a relação treminou deixou de haver contacto entre pai e filho. "Mais tarde conheceram-se e Assange percebeu que herdara o intelecto lógico e desapaixonado do pai", diz o livro.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Adiada a conclusão do processo de extradição de Assange   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 08, 2011 11:32 pm

.
Adiada a conclusão do processo de extradição de Assange

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1448088

O fim do julgamento do processo de extradição de Julian Assange, que estava previsto para hoje, terça-feira, foi adiado para sexta-feira porque as audições de testemunhas demoraram mais tempo do que o esperado.

"À saída da audiência do segundo dia do julgamento, o fundador do portal Wikileaks comentou aquele que "foi um longo dia". "O que vimos foi abuso de processo atrás de abuso de processo, hora após hora", queixou-se o australiano, acusado de um acto de coerção, dois actos de agressão sexual e um de violação no mandado de detenção europeu emitido pela justiça sueca. O fundador do Wikileaks deixou uma crítica à ausência da procuradora sueca Marianne Ny, a quem o advogado de Assange, Mark Stephens, desafiou a vir a Londres na sexta-feira e submeter-se ao contra-interrogatório da defesa.

As ações da magistrada sueca foram colocadas novamente em causa hoje por testemunhas da defesa, nomeadamente Sven-Erik Alhem, um antigo procurador sueco, que defendeu uma audição a Assange antes de ser emitida a ordem de detenção. Todavia, a acusação, feita pelo ministério público britânico em representação da justiça sueca, argumentou que foram feitas várias tentativas para ouvir Assange e que não tiveram sucesso. A outra testemunha ouvida hoje foi Björn Hurtig, o advogado sueco que defende Assange no país onde foram feitas as alegações e que reivindicou ter visto cópias de mensagens escritas das duas mulheres que podem por em causa a credibilidade das acusações que fizeram.

"Há informação nas mensagens escritas que não era boa para as queixosas", nomeadamente o desejo de vingança, de ganhar dinheiro à conta de Assange através da imprensa e de difamá-lo, contou, citado pelo Daily Telegraph. Todavia, lamentou o causídico sueco, não foi autorizado a fazer cópias destes documentos para mostrar ao cliente. O juiz Howard Riddle marcou uma audiência final para sexta, quando deverão ser ouvidas as conclusões da defesa e acusação. Todavia, a decisão sobre o pedido de extradição poderá só ser tomada e tornada pública na próxima semana.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Livro acusa Assange de ser paranóico   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 10, 2011 1:54 pm

.
Livro acusa Assange de ser paranóico

por DN.pt
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1449432

Antigo colega de Julian Assange lançou um livro onde o fundador do Wikileaks deixa de ser "imaginativo, energético e brilhante" para passar a ser "paranóico, cego de poder e megalómano".

Daniel Domscheit-Berg é um antigo editor do Wikileaks e sublinha que quando saiu do seu posto, o site deixou de ter um software que permitia aos utilizadores enviar documentos de forma anónima. O que quer dizer que agora o site não pode garantir que não se descubra a identidade das pessoas que colaboram para o Wikileaks.

O Wikileaks já fez saber que o ex-editor "danificou" a infraestrutura e "roubou material" do site.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Assange denuncia por difamação jornalistas do The Guardian   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 11, 2011 4:34 pm

.
Assange denuncia por difamação jornalistas do The Guardian

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1499271

O fundador do «site» Wikileaks, Julian Assange, indicou hoje à televisão australiana que denunciou por difamação os jornalistas David Leigh e Luke Harding, do jornal britânico The Guardian.

Numa entrevista a partir do Reino Unido ao programa "7:30 report" da cadeia ABC da televisão australiana, Assange afirmou que as declarações, que ambos lhe atribuíram no livro que editaram recentemente, "são completamente falsas". No livro "Wikileaks e Assange", Leigh e Harding, respetivamente editor de investigação e correspondente em Moscovo, atribuem ao informático australiano o comentário de que se os informadores mencionados nos documentos sobre a guerra do Iraque forem assassinados isso não deverá ser uma surpresa.

O entrevistado insistiu que tudo é falso e adiantou que há muito veneno "na cúpula do negócio da imprensa e muitos apunhalamentos". "Infelizmente parece que estamos no lado dos que os recebem por parte destes indivíduos", adiantou Assange sem mencionar nomes. "Existem políticos de direita nos Estados Unidos, como Sarah Palin, que pedem a nossa morte, sequestro, rendição, etc", afirmou Assange. Assange, que enfrenta um processo de extradição pedido pela Suécia por suspeitos de delitos sexuais, assegurou que o Wikileaks divulgou cerca de sete mil telegramas das embaixadas norte-americanas e que aumentou a publicação destes desde o ano passado.

Nomeado para personalidade do ano pela revista norte-americana Time, Assange assegurou que o Wikileaks realiza "um bom trabalho" e que os processos que enfrenta representam um "preço pequeno" que deve pagar por "algo que é profundamente significativo".


In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: "Terramoto" que demonstra "falta de cuidado"   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 16, 2011 10:45 pm

.
"Terramoto" que demonstra "falta de cuidado"

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1504011

O tenente-general Garcia Leandro, antigo governador de Macau, disse à Agência Lusa que o Wikileaks "é um terramoto" que demonstra "falta de cuidado" no relacionamento entre países e a necessidade de se alterar este panorama.

"O Wikileaks é, de facto, um terramoto, pois trabalha ou explora fragilidades dos sistemas de arquivo e de comunicações do país mais avançado tecnologicamente do mundo", salientou Garcia Leandro em declarações à Lusa em Macau à margem de uma visita ao território a convite do executivo local.

Para o ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (2007-2009) e ex-director do Instituto de Altos Estudos Militares, o "site" criado pelo australiano Julian Assange especializado na publicação de informações confidenciais, designadamente telegramas das embaixadas norte-americanas, revela uma "enorme irresponsabilidade" por parte de diplomatas.

"Acho que há documentos que apareceram publicados que são de uma enorme irresponsabilidade", considerou ao realçar que com isto "ficou demonstrada alguma falta de cuidado no modo como os países e os seus representantes se tratam entre si".

Garcia Leandro realçou que o Wikileaks demonstrou ainda "que não há grande segurança nas comunicações e que, de repente, o que eram considerados segredos de estado é tudo posto em causa".

"É um facto novo, enorme, e tem de se mudar algo não só no relacionamento entre os países e os seus representantes como na segurança das comunicações", concluiu.

Para Garcia Leandro, a "hecatombe" que é o Wikileaks revela que "tem de haver segurança na tecnologia e na forma como se escreve".

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Governo não terá violado lei no caso dos voos da CIA   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 26, 2011 4:08 pm

.
Governo não terá violado lei no caso dos voos da CIA

por Lusa
Ontem

A embaixada norte-americana em Lisboa considerou, em 2007, que "não há indicação de que alguém do governo português tenha violado a lei" no caso dos alegados voos ilegais da CIA em Portugal, revelou hoje a WikiLeaks.

Num telegrama com data de 07 de Fevereiro de 2007, hoje divulgado pela WikiLeaks, a diplomacia dos Estados Unidos em Lisboa considera que, "a menos que a informação dada aos magistrados em privado seja significativamente mais substancial do que as acusações dadas publicamente, é difícil acreditar que esta fase preliminar vá gerar acusações criminais".

Isto porque - reporta o telegrama com referência 07LISBON345 - "não há qualquer indicação de que alguém do governo português tenha violado a lei portuguesa". Em 2007, a socialista Ana Gomes reportou ao Ministério Público "indícios relevantes" de conivência do Estado português com "ilegalidades e graves violações dos direitos humanos" no transporte ilegal de prisioneiros.

Também o jornalista Rui Costa Pinto apresentou uma participação à Procuradoria-Geral da República sobre o mesmo assunto, depois de ter recolhido informação para uma reportagem na ilha Terceira, nos Açores, onde está situada a Base norte-americana das Lajes. No mesmo telegrama, a embaixada dos Estados Unidos da América considera que "nem [Ana] Gomes nem [Rui] Costa Pinto apresentaram provas em público que possam contradizer as declarações dos oficiais do Governo português", que sempre negou qualquer infração, acrescentando que "as suas alegações foram vagas".

No entanto, "o assunto vai continuar nas primeiras páginas dos jornais num futuro próximo", acrescenta.

In DN

Wikileaks - Página 2 Doh
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: EUA preocupados após encontro de Sócrates com Chávez   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeQua Set 07, 2011 10:32 pm

.
EUA preocupados após encontro de Sócrates com Chávez

por Lusa
Hoje

A embaixada norte-americana em Lisboa manifestou, em 2006, ao Governo português "fortes preocupações" relativamente a um encontro entre o então primeiro-ministro José Sócrates e o Presidente venezuelano Hugo Chávez, segundo um telegrama diplomático divulgado pelo portal WikiLeaks.

Num documento datado de 28 de julho de 2006, a representação diplomática norte-americana relata que o então embaixador dos EUA na capital portuguesa, Alfred Hoffman, se reuniu com o chefe da diplomacia portuguesa, pasta na altura assumida por Luís Amado, para expressar as "fortes preocupações" de Washington em relação ao "crescente reforço militar" de Caracas. A conversa ocorreu depois de um encontro entre Sócrates e o chefe de Estado venezuelano, que decorreu a 23 de julho no aeroporto de Lisboa, durante uma escala de reabastecimento do avião do líder venezuelano, de acordo com o mesmo telegrama.

O embaixador norte-americano indicou então que a imagem transmitida do encontro terá sido "infeliz", uma vez que Chávez estava a realizar um périplo que incluía países como a Bielorússia, Irão e a Rússia. No mesmo documento, a representação norte-americana frisa que o Governo português "acredita que cativar Chávez é mais eficaz que isolar [o líder venezuelano], e que ouvir uma mensagem de senso comum de países como Portugal irá desviar a atenção dos disparates populistas que ouve de líderes como o Presidente bielorusso [Alexander] Lukachenko e do Presidente iraniano [Mahmud] Ahmadinejad".

A embaixada norte-americana sublinha ainda no documento que Portugal trata com particular cuidado o relacionamento com o líder venezuelano, uma vez que 600 mil cidadãos portugueses vivem na Venezuela, "a maior comunidade portuguesa fora da Europa". O telegrama diplomático acrescenta que José Sócrates terá transmitido algumas destas mensagens durante o encontro, bem como terá sublinhado o forte relacionamento de Portugal com os Estados Unidos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Assange deve ser extraditado para a Suécia   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 02, 2011 11:19 pm

.
Assange deve ser extraditado para a Suécia

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1694174

O fundador da Wikileaks deverá ser extraditado para a Suécia para ser interrogado devido a alegados crimes sexuais, depois de ter perdido o recurso no Reino Unido.

O tribunal superior britânico recusou hoje o recurso do fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, contra um pedido de extradição das autoridades suecas por alegações de violação.

Dois juízes tornaram hoje pública a decisão, três meses e meio depois das audiências no mesmo tribunal, perante o qual Assange refutou novamente as acusações de coerção sexual e violação por parte de duas mulheres suecas.

A sentença confirma a deliberação do tribunal de Belmarsh, em primeira instância, de dar provimento em Fevereiro ao mandado de detenção europeu emitido pela justiça sueca.

O australiano de 40 anos tem agora 14 dias para pedir um recurso ao Supremo Tribunal britânico, mas só se este considerar que a questão é de "importância pública".

No eventualidade de ser rejeitado pelo tribunal de última instância, a lei determina que a extradição para a Suécia seja efectuada no espaço de dez dias.

Julian Assange pode ainda pedir que o caso seja analisado pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

O fundador do WikiLeaks tornou-se numa figura pública depois de o portal ter publicado no ano passado milhares de documentos secretos, nomeadamente telegramas diplomáticos norte-americanos.

O australiano encontra-se sob medidas de coacção que implicam o uso de uma pulseira electrónica e que permaneça numa residência no oeste de Inglaterra, a cerca de 200 quilómetros de Londres.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Assange mais perto de ser extraditado para a Suécia   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeQua maio 30, 2012 5:37 pm

.
Assange mais perto de ser extraditado para a Suécia

por DN.pt
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1959614

Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu hoje que o fundador da WikiLeaks, o australiano Julian Assange, deverá ser extraditado para a Suécia, onde é acusado por violação e abusos sexuais, apesar de garantir que é inocente

Chega assim ao fim uma novela de 18 meses no Reino Unido, tendo agora o ex-pirata informático a hipótese de recorrer para a justiça europeia como último recurso.

Cinco dos sete juízes daquela que é a a mais alta jurisdição britânica rejeitaram o último recurso apresentado por Assange. este foi interpelado em Londres, em dezembro de 2010, tendo-se batido desde então contra a sua extradição.

Dinah Rose, advogada de Assange, que segundo o 'site' 'Guardian' não esteve hoje em tribunal, conseguiu mais 15 dias para avaliar a sentença e ver se poderá ou não pedir a reabertura do caso.

Assange é acusado por duas mulheres na Suécia de violação e agressão sexual, factos que sempre contestou, alegando que as relações foram consensuais.

Os apoiantes alegam que o processo é uma conspiração arquitetada por Washington, em represália pela publicação pelo WikiLeaks de dezenas de milhares de documentos militares secretos sobre o Iraque e o Afeganistão e de telegramas diplomáticos norte-americanos.

O ministro australiano dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Bob Carr, disse, no entanto, que o seu Governo não tem nenhuma prova de que os Estados Unidos pretendam a extradição do fundador do WikiLeaks , Julian Assange.

"Não temos informação de que os Estados Unidos tenham qualquer intenção de extraditar Assange", disse Bob Carr em declarações citadas pela agência local AAP

In DN

Wikileaks - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQq7AhjLskXOuFIFVuw_rOuXoDCKjveyMBXNE08wLopOwOSibbA3LUs6A
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ex-juiz espanhol Garzón vai liderar defesa de Assange   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 25, 2012 2:33 pm

.
Ex-juiz espanhol Garzón vai liderar defesa de Assange

por Lusa
Hoje

O ex-juiz espanhol Baltasar Garzón vai liderar a equipa de defesa que representa o portal WikiLeaks e o seu fundador, Julian Assange, foi ontem anunciado. Assange encontra-se atualmente na embaixada do Equador em Londres, procurando asilo político naquele país da América Latina, depois de ter perdido a batalha legal para evitar a extradição.

Garzón, mais conhecido por ter emitido um mandado de prisão internacional contra o antigo ditador chileno Augusto Pinochet, reuniu-se recentemente com o fundador do portal WikiLeaks na embaixada para discutir uma nova estratégia de defesa, segundo indica uma declaração conjunta.

Segundo o mesmo comunicado, citado pela agência noticiosa AFP, o objetivo é "defender tanto o WikiLeaks como Julian Assange do atual processo de abuso e expor as ações arbitrárias extrajudiciais do sistema financeiro internacional" contra o ex-pirata informático e o seu portal eletrónico.

Baltasar Garzón vai também tentar "demonstrar como os processos dos serviços secretos norte-americanos contra Julian Assange e o WikiLeaks comprometeram e contaminaram outros processos legais, incluindo o processo de extradição contra Assange". O ex-magistrado já tinha manifestado a sua preocupação no tocante à alegada falta de garantias e de transparência envolvendo as ações contra Assange.

Assange é alvo de um mandado de detenção europeu para responder às acusações de duas mulheres na Suécia de violação e agressão sexual em 2010, as quais sempre contestou alegando que as relações foram consentidas. A extradição do australiano foi aprovada pelo tribunal de primeira instância e pelo Tribunal Superior. O Supremo Tribunal, a última instância judicial britânica, rejeitou um recurso de Assange.

O fundador do WikiLeaks receia que se for extraditado para a Suécia possa depois ser extraditado para os Estados Unidos para ser julgado por espionagem, pela publicação de 250 mil documentos diplomáticos norte-americanos pelo seu portal.

Em fevereiro, Baltazar Garzón foi proibido pelo Tribunal Supremo de Madrid de exercer magistratura durante 11 anos por ordenar escutas ilegais num processo de corrupção, uma deliberação que confirmou o anterior veredito. O antigo magistrado espanhol foi acusado de ordenar escutas ilegais numa prisão a conversas entre arguidos no âmbito de um megaprocesso de corrupção, conhecido como "caso Gurtel", e advogados.

In DN

Wikileaks - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQFXiPrdib1zZ8bV-tS1MB63xSuOSyeK9b8EmMEWnKXd-QekhhrhNIrtA
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Mãe de Assange teme torturas se filho for extraditado   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 29, 2012 2:52 pm

.
Mãe de Assange teme torturas se filho for extraditado

por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira
Hoje

Christine Assange, mãe do fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, afirmou, este sábado, temer a pena de morte ou possíveis torturas, caso o filho seja extraditado para os Estados Unidos.

A australiana chegou, no sábado, a Quito, onde tem agendado para segunda-feira um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador, Ricardo Patiño, para tratar do pedido de asilo efetuado pelo filho ao país sulamericano.

Julian Assange "poderá enfrentar pena de morte ou muitíssimos anos na prisão com torturas, como estão a fazer atualmente com Bradley Manning", afirmou em declarações citadas pela edição eletrónica do jornal "El Ciudadano".

Manning, um soldado norte-americano de 24 anos, é acusado de ter transmitido ao Wikileaks, entre novembro de 2009 e maio de 2010, documentos militares norte-americanos sobre as guerras no Iraque e Afeganistão.

O jovem está preso há mais de dois anos, arriscando uma pena de prisão perpétua se for declarado culpado de ajudar o inimigo, a mais grave das 22 acusações que pendem contra si.

Segundo a mãe do fundador do portal WikiLeaks, Manning tem sido alvo de torturas na prisão. "Se o fazem a um cidadão americano, terão mais escrúpulos em fazê-lo a um estrangeiro?", questionou.

Christine Assange agradeceu ainda ao Equador por tratar bem do filho. "Estou grata pelas instalações que o Equador ofereceu ao meu filho em Londres", disse, sem adiantar detalhes sob o pedido de asilo de Julian Assange.

"Isso será uma decisão do governo do Equador. Certamente que o presidente [Rafael Correa] e os seus colaboradores tomarão a melhor decisão", aditou.

O Equador está a ainda a avaliar o pedido de asilo formulado pelo fundador do WikiLeaks, que permanece há mais de um mês na sua embaixada em Londres, onde se refugiou para evitar a extradição para a Suécia.

Assange é alvo de um mandado de detenção europeu para responder a acusações de duas mulheres na Suécia de violação e agressão sexual em 2010, as quais sempre contestou alegando que as relações foram consentidas.

O fundador do WikiLeaks receia que se for extraditado para a Suécia possa depois ser extraditado para os Estados Unidos para ser julgado por espionagem pela

In DN

Wikileaks - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQNh85LjS8efxcvHqnZEsQ4ppC9lALHDhlB95pO_BByCjhb7uFJVnvQcQ
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Assange compara embaixada onde vive a "nave espacial"   Wikileaks - Página 2 Icon_minitimeDom Set 30, 2012 3:00 pm

.
Assange compara embaixada onde vive a "nave espacial"

por Graciosa Silva
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng2143479

Julian Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres e decidiu mostrar as suas condições de vida e trabalho aos jornalistas.

"É como viver numa nave espacial", diz Assange, falando sobre o pequeno quarto da embaixada onde passa os seus dias. "Há espaço para pouco mais do que um colchão no chão, uma estante raquítica e uma pequena mesa redonda com cadeiras em pele".

O jornalista dispõe ainda de uma passadeira de corrida e corre entre cinco a oito quilómetros por dia. Para além disso vê um personal trainer quase todos os dias, mantendo um regime rígido de exercício.

Assange instalou ainda uma luz UVB para que pudesse parecer que tinha sol no quarto: "Coloquei-a para ficar com melhor aparência, não tão pálido", contou aos jornais.

"Tenho saudades de muitas coisas, de ir às compras ou de jantar com os meus amigos. Tenho saudades do horizonte, de por os dedos dos pés no mar, de ir à pesca, de subir uma montanha", disse ainda o cibercrime-ativista australiano.

Assange tem estado refugiado na Embaixada do Equador em Londres desde junho, para evitar a sua extradição para a Suécia, onde é acusado por duas mulheres de abuso sexual e violação. O jornalista diz que as acusações são politicamente motivadas.

In DN

Wikileaks - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcR5M6Quc7mX9lJimpc-qKkZ4oDF3mkzoywTkJGDTbpV0sEwQRSd2AKlGA
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Wikileaks - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Wikileaks   Wikileaks - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Wikileaks
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Equador
» Iraque
» Parlamento Europeu (PE)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: