Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Alijó

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: Alijó   Alijó Icon_minitimeDom maio 30, 2010 4:38 pm

.
Reuniu cerca de 500 médicos
Alijó


Alijó recebeu XXVI Encontro Transmontano do Clínico Geral

Subordinado ao tema «Envelhecer com Saúde», decorreu entre os dias 20 e 22 de Maio, o XXVI Encontro Transmontano do Clínico Geral no Teatro Auditório Municipal de Alijó. A organização deste encontro foi repartida entre uma comissão científica composta por clínicos do Centro de Saúde de Alijó e o Centro de Saúde n.º 1 de Vila Real e reuniu cerca de 500 médicos nesta vila.

Estes encontros caracterizam-se por juntar médicos de clínica geral de várias zonas do país, num encontro onde são discutidos os mais recentes estudos e avanços científicos no diagnóstico e tratamento de doenças que afectam a população. Tratando-se de um encontro transmontano e reconhecendo que este território sofre de um envelhecimento populacional, a organização decidiu que o programa científico se debruçasse sobre o envelhecimento saudável desta franja populacional. Deste modo os oradores convidados orientaram as suas intervenções para problemas de saúde que afectam geralmente os idosos.

Também os laboratórios e farmacêuticas se fizeram representar neste encontro, apresentando resultados de investigações naquela área e na mais recente oferta de fármacos para o tratamento de doenças, assim como para a melhor forma de envelhecer com saúde e qualidade de vida.

Durante os três dias do encontro também houve espaço para a confraternização e para o reencontro de velhas amizades, bem como para relembrar outras vivências, sempre em prol da melhor saúde para as populações locais, servidas pelos Centros de Saúde e pelo seu corpo clínico e administrativo.


, 2010-05-30
In DTM

Alijó 00020142
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: Vereação do PSD de Alijó apresenta novo site   Alijó Icon_minitimeSex Out 01, 2010 3:50 pm

.
Novas tecnologias na política
Alijó


Alijó Vpsd1

Vereação do PSD de Alijó apresenta novo site

Deste modo, a Vereação do PSD na Câmara de Alijó continua a apostar nas novas tecnologias, depois do Blogue “Alijó com Rumo” que em Dezembro completa cinco anos de existência e a presença, mais recente, na rede social Facebook.
O novo website assume-se como um espaço aberto a todos os cidadãos e disponível a qualquer hora, permitindo maior interacção e uma renovação da imagem.
Este importante meio de comunicação, para os Vereadores Miguel Rodrigues, Goreti Cachide e Álvaro Heleno, apresenta-se como uma forma eficaz de dar a conhecer o trabalho da Vereação do PSD na Câmara de Alijó, e onde os munícipes podem contribuir com as suas ideias e propostas.
A Vereação do PSD convida, assim todos os cidadãos a visitarem a sua nova página, de forma a recolherem informação e deixarem as suas ideias, sugestões, críticas e opiniões.

P. Vilela, 2010-09-30
In DTM

Alijó Computador
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: GNR mandou rebocar carros e não os entregou   Alijó Icon_minitimeSeg Out 11, 2010 3:34 pm

.
«Abuso de poder»
Alijó


GNR mandou rebocar carros e não os entregou

Um habitante de Alijó acusa a GNR local de "abuso de poder" por lhe ter mandado rebocar dois carros estacionados legalmente à porta de casa, no passado mês de Junho. Avançou com o caso para tribunal. Quase quatro meses depois, ainda não os recuperou.

António Monteiro, 61 anos, contou, ao JN, que na noite de 17 de Junho deste ano deixou aparcados em local permitido, junto ao passeio da sua moradia, na Avenida 25 de Abril, sentido Alijó-Favaios, dois automóveis ligeiros de passageiros: um Volkswagen Polo e um Fiat Punto. O primeiro é propriedade do genro e o segundo pertence ao filho. Ambos lhes tinham sido emprestados há vários meses, no sentido que deles fruísse como bem entendesse.

Quando na manhã seguinte saiu de casa, cerca das 9 horas, não encontrou as duas viaturas. Cuidou que os tivessem roubado ou até que os tivessem apreendido como "penhora por eventual multa". Por isso foi logo falar com o seu advogado, que nesse mesmo dia apresentou uma queixa no Ministério Público de Alijó, pedindo a abertura de inquérito e respectiva investigação para apurar a identidade dos responsáveis pela situação.

Só que, entretanto, por investigação pessoal, António Monteiro conseguiu saber que afinal fora a GNR a mandar rebocar os dois carros. Na posse destes dados, o advogado enviou nova missiva ao Ministério Público, dando conta de que afinal os veículos não tinham sido roubados mas removidos por ordem da GNR. A justificação era a passagem de "um veículo especial, de dimensões extraordinariamente desajustadas à circulação rodoviária", que "transportava uma cuba para uma adega da Real Companhia Velha, na Granja, Alijó".

Na nova comunicação ao Ministério Público, o queixoso sublinhou que o militar, ou militares, da GNR que ordenou a remoção dos carros o fez com "manifesto abuso de poder, previsto e punível pelo artigo 382º do Código Penal". Daí que tenha pedido ao Ministério Público para ser indemnizado. "Alguém vai ter de pagar os prejuízos que estou a ter. Não sei quem, mas terá de ser alguém. Lá terá de ser o Estado, não é?"

Considera "inédita e rocambolesca" a situação em que agora está envolvido, pondo mesmo em causa o Ministério Público, acusando-o de estar "conivente com a GNR", tal a demora em resolver o caso. "É inadmissível, no século em que nos encontramos, acontecer uma coisa destas", reiterou.

Eduardo Pinto in JN, 2010-10-11
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: Vereadores do PSD dão nota negativa ao saneamento financeiro da autarquia   Alijó Icon_minitimeQui Fev 24, 2011 4:59 pm

.
«Endividamento descontrolado»
Alijó


Vereadores do PSD dão nota negativa ao saneamento financeiro da autarquia

Os dados, mais recentes, resultantes da execução do Plano de Saneamento Financeiro (PSF) do Município de Alijó foram analisados na última reunião de Câmara. A oposição camarária deu nota negativa à execução do PSF, que classificou de «fracasso».

Em 2009, a poucos meses das eleições autárquicas, entraram nos cofres da Câmara de Alijó cerca de 10 milhões de euros, na sequência de um empréstimo bancário que tinha como objectivo o saneamento financeiro da Autarquia, ou seja, o pagamento de dívidas para redução do endividamento de curto-prazo

No ano de 2009, os Vereadores do PSD alertaram que o Plano aprovado pela Câmara estava destinado ao fracasso, e que ao invés de melhorar a situação financeira da Autarquia iria piorá-la.

Os dados agora revelados vêm, infelizmente, dar razão às reservas desde sempre levantadas pelos Vereadores da oposição, pois fica demonstrado que o montante global da dívida do Município de Alijó continua a aumentar a uma velocidade alarmante e que as contas da Câmara não estão saneadas, aliás, longe disso.
Veja-se que, ao nível das dívidas de curto-prazo, em 2010, a previsão do PSF era de cerca de 290 mil euros, quando a situação real aponta para quase 9 milhões de euros de novas dívidas, ou seja, um desvio de cerca de 3000% a mais do que estava previsto!

Também ao nível dos principais indicadores económico-financeiros, a diferença entre a previsão do PSF e o balanço real é significativa. Como exemplo, aponta-se o prazo médio de pagamentos que, segundo previsão do PSF para 2010, deveria situar-se em 30 dias, mas na realidade, foi de 319 dias (quase um ano).

Estes dados revelam que o endividamento do Município de Alijó continua descontrolado e a ultrapassagem dos limites de endividamento definidos pela lei continua a crescer, situando-se em muitos milhões de euros, com consequências graves, por exemplo, ao nível da redução das verbas a transferir do Orçamento de Estado, como aconteceu no ano de 2010.

A agravar a situação, o período de carência do empréstimo contraído em 2009 termina em 2012, ano em que a Câmara Municipal terá de começar a pagar uma pesada factura de juros bancários e amortizações, com dinheiro que o Município não tem.

Na declaração de voto, na última reunião do Executivo, os Vereadores do PSD questionaram mais uma vez a actual maioria camarária socialista sobre como tenciona pagar os muitos milhões de euros de novas dívidas, uma vez que não existe qualquer possibilidade de novo saneamento financeiro nos próximos anos.

P. Vilela, 2011-02-24
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Alijó Empty
MensagemAssunto: Vereadores do PSD propõem medidas de redução   Alijó Icon_minitimeQui Mar 10, 2011 3:37 pm

.
Aumento das tarifas de água
Alijó


Vereadores do PSD propõem medidas de redução

As propostas apresentadas visam reduzir as tarifas para certas situações, atenuando o forte impacto nos orçamentos familiares dos recentes aumentos nos preços destes serviços, bem como introduzir nos tarifários maior justiça social.

Foi assim proposta uma redução nas tarifas para famílias mais carenciadas, com menores rendimentos e famílias numerosas, cujo agregado inclua três ou mais filhos.

As propostas apresentadas foram aceites pelo Executivo Camarário, tendo sido incluídas nos novos tarifários.

Os Vereadores Miguel Rodrigues, Goreti Cachide e Álvaro Heleno, recomendaram ainda à Câmara Municipal um maior cuidado com a fiscalização dos contadores, eliminação das perdas de água em certos pontos da rede e pronta reparação de avarias, aumentando assim a eficiência dos serviços.

P. Vilela, 2011-03-10
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: «Homem justo, leal e correto»   Alijó Icon_minitimeSáb Out 15, 2011 4:58 pm

.
«Homem justo, leal e correto»
Alijó


Alijó Camilo_botelho


Camilo Botelho Homenageado no dia 5 de Outubro

O Município de Alijó recordou Camilo Botelho, um homem que ajudou o Concelho a consolidar a via democrática de forma exemplar e será sempre recordado como o homem frontal, leal, possuidor de uma verticalidade política ímpar.

À semelhança de outros anos, as comemorações foram simples, mas sentidas. Mais uma vez foi relembrado pelos presentes, o homem que tratou os seus colegas e adversários políticos de igual modo, com a mesma retidão, foi recordado no dia 5 tendo sido colocado junto ao monumento em sua homenagem algumas coroas de flores.

A cerimónia contou com a presença de familiares e amigos, bem como com algumas personalidades que de perto viveram e trabalharam com Camilo Botelho. Entre elas esteve o antigo vereador da Câmara Municipal de Porto, Orlando Gaspar, que recordou o perfil de um homem que sempre colocou os interesses dos seus conterrâneos à frente das suas vontades.

Também Artur Cascarejo, Presidente da Câmara Municipal de Alijó, relembrou algumas características que tornaram Camilo Botelho tão especial para os seus amigos e conterrâneos. “Era um homem justo, leal e correto. Não procurava a ofensa e a mentira para atingir os fins políticos. Fazia-o sempre com frontalidade, procurando consensos e as melhores opções para as populações que representou.

Dr. Camilo Botelho presidiu à Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Alijó logo a seguir ao 25 de Abril de 1974. Nestas funções centrou a sua preocupação no problema habitacional do Concelho, no saneamento básico e no reequipamento escolar
Tomou posse como Governador Civil de Vila Real em 23 de Setembro de 1976, cargo que ocupou durante três anos e meio.

Foi deputado na Assembleia Municipal de Alijó pelo Partido Socialista. Em reconhecimento do comportamento exemplar manifestado em todos os momentos em que exerceu funções públicas, foi agraciado pela Câmara Municipal de Alijó, em Abril de 1984, com a Medalha de Prata de Mérito Municipal.


, 2011-10-13
In DTM


Alijó Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: Filandorra apresentou «A Boda dos Pequenos Burgueses» no Palco de Alijó   Alijó Icon_minitimeSáb Out 15, 2011 5:04 pm

.
55ª produção desta companhia
Alijó


Alijó Filandorra55

Filandorra apresentou «A Boda dos Pequenos Burgueses» no Palco de Alijó

Subiu ao Palco do Teatro Auditório Municipal de Alijó, no dia 08 de outubro, a peça de Bertold Brecht, “A Boda dos Pequenos Burgueses”, encenada pelo Filandorra – Teatro do Nordeste, naquela que é a 55ª produção desta companhia.

Numa comédia de faz de conta, uma família reunida para celebrar um casamento. Este é o cenário com o qual o público se depara ao longo de toda a peça. Uma noiva que recrimina o noivo por ter insistido em construir a própria mobília de sua casa e ter gasto cinco meses nesta tarefa, ao ponto de se tornar muito evidente o estado de gravidez da esposa.

Numa sociedade “a fingir”, este é um problema para alguns dos convidados, com a situação a piorar através de confissões e atitudes de alguns convidados, que tendem a destruir o recente matrimónio. Essa destruição é dada através da ilusão da mobília a desfazer-se durante a festa de casamento. No final, tudo se arranja, e os noivos, depois de quase terem expulsado os convidados de sua casa, reconciliam-se.

Esta peça foi apresentada no Palco de Alijó graças ao Protocolo de Cooperação nos domínios da formação e animação teatral existente entre o Filandorra – Teatro do Nordeste e o Município de Alijó.

, 2011-10-13
In DTM

Alijó 12060
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Alijó Empty
MensagemAssunto: «Professor julgado por pedofilia continua a dar aulas»   Alijó Icon_minitimeTer Out 25, 2011 10:09 am

.
Professor de Educação Musical
Alijó


«Professor julgado por pedofilia continua a dar aulas»

Um professor de Música vai ser julgado em Alijó por alegados abusos sexuais sobre cinco alunas suas, com idades entre os 9 e os 10 anos. Os factos terão ocorrido numa escola primária, no ano lectivo de 2008/09. O suspeito continua dar aulas na região de Trás-os-Montes.

O docente, de 50 anos, professor de Educação Musical, natural de Paredes mas a residir em Mirandela, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de Alijó de cinco crimes de abuso sexual de criança e um de maus-tratos.

Segundo a acusação, a que o JN teve acesso, o professor, contratado em 2008 pela Câmara de Alijó, no âmbito de actividades de enriquecimento curricular, e colocado na Escola EB1 de Pegarinhos, terá abusado de cinco alunas da mesma turma.

JN, 2011-10-25
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Alijó Empty
MensagemAssunto: Banda de Filarmónica de São Mamede de Ribatua tem novas instalações   Alijó Icon_minitimeQua Nov 02, 2011 1:14 pm

.
«Apreciada e elogiada»
Alijó


Alijó Riba_tua

Banda de Filarmónica de São Mamede de Ribatua tem novas instalações

A Bicentenária Banda de Música de São Mamede de Ribatua marcou mais um episódio na sua longa história. No dia 29 de Outubro trocou de sede, deixando o antigo edifício onde se encontravam a sala de ensaios e as salas de aulas, com manifestas deficiências estruturais, pela desativada escola primária daquela localidade.

E que uso mais digno se poderia dar à escola que este ano foi desativada? O local onde até agora se ensinavam as primeiras letras vai continuar ao serviço do ensino, mas das primeiras notas musicais.

O edifício é composto por diversas salas de aulas, onde se processa o ensino e treino musical de vários naipes e escalões da Banda, bem como por uma sala de ensaios gerais que constitui a secção mais apreciada e elogiada por músicos e maestro.

É que novo espaço possui características de uma pequena sala de espetáculo, onde a acústica esta assegurada pela sua arquitetura.
Presentes nesta sessão de entrega estiveram presentes os antigos presidentes de direção anteriores, a atual direção, o Presidente da Junta de Freguesia de São Mamede de Ribatua e o Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alijó.

Todos foram unânimes em afirmar que as novas condições favorecerão o trabalho da banda, ficando o apelo para que acarinhem o espaço.
Também ficou no ar uma ideia que poderá ser um desafio para a direção da banda e para os próprios músicos que a compõem. Trata-se da possível criação da Academia de Música da Banda de São Mamede.

Desejada por uns, sonhada por outros, este objetivo tem agora mais e melhores condições para se concretizar. Resta-nos esperar que a união de todos e um esforço conjunto em tempos de austeridade possam apresentar frutos.

, 2011-11-02
In DTM

Alijó Character21
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: Favaios estuda sustentabilidade do Turismo Rural   Alijó Icon_minitimeTer Nov 08, 2011 3:26 pm

.
Aldeia vinhateira de Favaios
Alijó


Favaios estuda sustentabilidade do Turismo Rural

Teve lugar em Favaios, no passado dia 05 de Novembro, a sessão de apresentação «A experiência global em turismo rural e desenvolvimento sustentável de comunidades locais».

Este programa, desenvolvido em parceria entre as Universidades de Aveiro e de Vila Real, visa analisar ao longo de um ano, as potencialidades turísticas da Aldeia Vinhateira de Favaios e da rede das aldeias onde se insere.

O ponto de partida será a identificação das potencialidades dos recursos existentes no território, tendo em vista a melhoria das condições das estadias na rede, permitindo que os turistas possam permanecer durante um maior período nas aldeias vinhateiras, ao mesmo tempo que procura melhorar a vida dos habitantes locais, bem como dinamizar as ofertas aos visitantes.

Para que o estudo possa contribuir para o bem estar das populações locais, os técnicos que vão estar no terreno a realizar estudos e a fazer levantamentos de informações, contam com a ajuda das forças vivas de Favaios que estiveram presentes nesta apresentação, nomeadamente a Junta de Freguesia de Favaios, a Adega Cooperativa e a nível cultural, da OFITEFA a oficina de teatro de Favaios. Os habitantes daquela localidade que estiveram presentes também se disponibilizaram para ajudarem os técnicos das duas Universidades.

Estas duas instituições contam já com o apoio da Fundação de Ciência e Tecnologia e da CCDR-C e esperam criar mais parcerias com outras entidades.
O plano de trabalho apresentado prevê que os primeiros resultados possam ser apresentados em meados de 2012, esperando que possam mostrar os caminhos para o desenvolvimento turístico da aldeia vinhateira de Favaios.


, 2011-11-08
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: Câmara de Alijó está entre as seis mais endividadas do país   Alijó Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 6:12 pm

.
Dificuldades financeiras
Alijó


Câmara de Alijó está entre as seis mais endividadas do país

O Município de Alijó, no distrito de Vila Real, é uma das seis câmaras mais endividadas do país, cujo endividamento totalizam 383,4 milhões de euros. Portimão (PS), Setúbal (CDU), Seixal (CDU), Barreiro (CDU), Alijó (PS) e Vila Nova de Poiares (PSD) são os seis dos 308 municípios portugueses com maior passivo.

Só a dívida a fornecedores, superior a 90 dias, ultrapassa os 177 milhões de euros, com empresas municipais incluídas, o que se traduz em 490 mil euros por dia, informou o Correio da Manhã.

Já anteriormente o NVR tinha noticiado as dificuldades financeira da autarquia alijoense que, juntamente com a câmara de Murça e Mondim de Basto, são as mais endividadas do distrito.

NVR, 2012-02-13
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Alijó Empty
MensagemAssunto: Deputados do PSD preocupados com situação financeira da adega   Alijó Icon_minitimeQui Abr 26, 2012 11:05 am

.
Pedro Pimentel e Luís Ramos
Alijó


Deputados do PSD preocupados com situação financeira da adega

Os deputados do PSD eleitos por Vila Real querem sensibilizar os responsáveis do Ministério da Agricultura e da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para que seja encontrada uma solução para os problemas financeiros da Adega de Alijó.

Pedro Pimentel e Luís Ramos comprometeram-se ainda a levar este assunto à Comissão Parlamentar de Agricultura de 08 de maio, dia em que decorrem audições parlamentares sobre a Região Demarcada do Douro (RDD).

As audições parlamentares foram pedidas pelo PCP e vão levar ao Parlamento o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, e o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), Artur Cascarejo.


Lusa, 2012-04-25
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Alijó Empty
MensagemAssunto: Autarcas de Alijó apoiam Direção da Adega Cooperativa   Alijó Icon_minitimeQui Abr 26, 2012 11:09 am

.
Marcharam em Alijó
Alijó


Alijó Alijo_manif

Autarcas de Alijó apoiam Direção da Adega Cooperativa

Os autarcas com assento na Câmara Municipal de Alijó juntaram-se aos cerca de 300 viticultores, que no dia 22 de abril marcharam em Alijó pela defesa da sua Adega Cooperativa e para chamar a atenção da situação dos pequenos e médios viticultores durienses.

Com uma grave crise que se prolonga há cerca de dez anos, os pequenos e médios viticultores durienses têm desesperado para conseguir vender as suas uvas a quem pague alguma coisa por elas. Desde 2000 que os preços pagos aos produtores têm descido vertiginosamente, colocando as produções e as vidas dos agricultores em risco.

A Adega Cooperativa de Alijó, refúgio para muitos viticultores durante décadas, tem conhecido muitas dificuldades para superar as suas dívidas. A anterior direção, que no domingo foi substituída, queixa-se que a Caixa Geral de Depósitos não quis renegociar a dívida, inviabilizando a possível retoma económica daquela instituição de viticultores. Cabe à nova direção tentar convencer a instituição bancária a conceder mais tempo para o pagamento das dívidas, que rondam os 7 milhões de euros. Diga-se que cerca de 2 milhões de euros dessa dívida é aos pequenos e médios agricultores que, em alguns casos, não recebem nenhum dividendo há quatro ou mais vindimas.

Para tentar ultrapassar este problema, a CIM Douro encomendou um estudo, que já foi entregue ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, que aponta para um caminho que poderá ajudar o Douro a reviver dias mais felizes e a tirar da asfixia económica as suas gentes.
Artur Cascarejo, Presidente da Câmara de Alijó e também da CIM Douro, esteve presente no plenário que antecedeu a marcha, deixando uma mensagem de solidariedade e de trabalho na defesa dos pequenos e médios agricultores e na defesa das cooperativas durienses, apelando à união de todos para ultrapassar esta grave crise. Disse ainda que espera desenvolvimentos positivos até ao dia 08 de maio, data em que irá estar presente na Assembleia da República para uma audiência parlamentar sobre este assunto.

Para a história fica a marcha que desceu a Avenida 25 de Abril em Alijó e que contornou a rotunda do Homem do Douro, numa simbólico abraço a todos os durienses que lutaram para fazer desta região um Património de toda a Humanidade.

, 2012-04-26
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: Alijó aplica plano para poupança de água devido à seca severa   Alijó Icon_minitimeSáb Out 13, 2012 3:25 pm

.
Racionalização dos consumos
Alijó


Alijó Agua-torneira

Alijó aplica plano para poupança de água devido à seca severa

A Câmara de Alijó está a implementar um plano de contingência devido à seca, cortando nos gastos de água nas regas de jardins e fontes e apelando à população para uma racionalização dos consumos.

As chuvas que caíram no Douro neste início de Outono não chegaram para repor os níveis normais de água na albufeira de Vila Chã, localizada no concelho de Alijó, distrito de Vila Real.

Precisamente por causa da falta de precipitação que se registou nos últimos meses, a autarquia alertou nesta quinta-feira para um cenário de “seca severa”.

Nesse sentido, o município, liderado pelo socialista Artur Cascarejo, está a colocar em prática um plano de contingência que tem como objectivo precaver situações que, no limite, podem levar a eventuais falhas no abastecimento de água.

A autarquia está a cortar nos consumos, nomeadamente na redução da quase totalidade das regas de jardins, fontes e demais serviços municipais.

Está também a ser feito um apelo à população, através da distribuição, pelos CTT, de desdobráveis com conselhos de poupança, e ainda através das juntas de freguesias e dos padres, que na hora da missa irão alertar também para o uso mais sensato deste bem.

O objectivo é “sensibilizar, aconselhar e alertar a população para a importância da redução do consumo de água”.

Estas medidas e alertas visam, de acordo com a autarquia, “garantir a normal continuidade do abastecimento de água às populações, procurando estimular a redução do consumo, de modo a não se atingir um ponto de ruptura no sistema que impedisse o normal abastecimento de água”.

Lusa, 2012-10-12
In DTM

Alijó Images?q=tbn:ANd9GcSjJIrDFiBf2O9sLN68JU6rbVDakt8SbxoS4cUA0ybfdoyNbtEPFvUepA
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Alijó Empty
MensagemAssunto: Douro vai receber 90 obras de artistas de 60 países   Alijó Icon_minitimeSáb Ago 31, 2013 5:10 pm

.
390 obras de arte gráfica
Alijó


Douro vai receber 90 obras de artistas de 60 países


O Núcleo de Gravura de Alijó realiza a Global Print 2013, entre 31 de agosto e 30 de outubro, que vai espalhar 390 obras de arte gráfica, de artistas de 60 países, por quatro concelhos durienses.

Nuno Canelas, responsável pela organização, disse hoje à agência Lusa que a Global Print se apresenta como um evento intermédio à Bienal Internacional de Gravura do Douro, que se repete em 2014.

A iniciativa arranca a 31 de agosto e prolonga-se até 30 de outubro.

Por Alijó, Peso da Régua, Lamego e Tarouca vão espalhar-se 390 obras, de 390 artistas de 60 países.

Nuno Canelas referiu que a abertura da mostra ocorre no Mosteiro de Salzedas, em Tarouca, onde se vão por a dialogar as obras de arte antiga com as de gravura contemporânea.

“As gravuras foram colocadas de propósito para estabelecer um choque e diálogo pela harmonia e pelo contraste com as peças existentes no mosteiro”, salientou o responsável.

Haverá ainda exposições no Museu de Lamego, Teatro Ribeiro da Conceição e Museu do Douro.

Nuno Canelas salientou ainda as dificuldades em realizar o evento nesta época de crise, em que o “apoio financeiro é quase inexistente”.

“Consegue-se fazer isto através do esforço e dedicação das pessoas que quiseram arrancar com este projeto”, frisou.

Nuno Canelas destacou ainda o apoio dos municípios envolvidos e algumas instituições.

Para o responsável, a Global Print e a Bienal de Gravura são uma “resposta à crise económica, que teima em acabar com tudo o que simplesmente mexe ou resiste”.

A Bienal de Gravura do Douro, que se realiza desde 2001, tem como objetivo principal "promover, através das artes plásticas, a região duriense", classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Durante as suas edições, foram realizadas exposições de homenagem a artistas mundialmente reconhecidos como Antoni Tàpies, Paula Rego, Vieira da Silva, Octave Landuyt, Nadir Afonso, Gil Teixeira Lopes ou David de Almeida.

A organização diz que se trata do maior evento cultural e artístico de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, que tem conseguido vencer os “desafios da interioridade, da crise económica, da crise cultural, da própria crise da gravura e tem sabido manter vivos os pressupostos da arte e a autonomia da gravura no contexto da arte contemporânea”.

, 2013-08-29
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: Produtores do Douro juntam-se para fazer vinho do Porto em acção solidária   Alijó Icon_minitimeSáb Set 28, 2013 5:08 pm

.
Projecto «O-port-unidade»
Alijó


Alijó Uvas_brancas

Produtores do Douro juntam-se para fazer vinho do Porto em acção solidária

Vinte e um produtores de vinho do Douro juntam-se no domingo, em Alijó, para pisar o vinho do Porto «O-port-unidade» que será vendido para angariar receitas para a associação Bagos d Ouro, anunciou nesta quinta-feira a organização.

O projecto “O-port-unidade” é organizado pela World of Port, uma escola de formação sobre vinho do Porto, e conta com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP). Esta iniciativa partiu de Axel Probst, que lidera esta escola, localizada na Alemanha.

O vinho do Porto “O-port-unidade” será pisado nos lagares redondos de Vale Mendiz, concelho de Alijó, por um representante de cada uma das casas convidadas. Depois, as garrafas deste produto serão vendidas e leiloadas e as receitas do projecto serão doadas à Associação Bagos d Ouro, uma organização de solidariedade que apoia crianças e jovens desfavorecidos do vale do Douro.

A organização refere que o nome “O-port-unidade” exprime a unidade dos produtores de vinho do Porto na manufactura de um Porto “muito especial”, assim como "a oportunidade de fazer algo, no plano criativo e solidário, na Região Demarcada do Douro".

A Bagos d Ouro intervém junto das crianças e jovens, acompanhando o seu percurso escolar e apostando na criação de oportunidades para o desenvolvimento de projectos de vida de sucesso. Esta organização escolheu o Douro para a actuar porque a região está entre as 30 mais pobres das 254 regiões da Europa.

O índice médio de poder de compra no Douro é 32% inferior à média nacional e, em Trás-os-Montes e Alto Douro, encontram-se as maiores taxas de consumo de álcool do país (65%).

Lusa, 2013-09-23
In DTM

Alijó Images?q=tbn:ANd9GcSZ6Q7c6qk37vib0bAQ1mLwR_wop5yoGp7Smp-o9qjSfkMsRkwM
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: XII Grande Concurso Pecuário dos Reis em Vila Verde   Alijó Icon_minitimeTer Jan 28, 2014 3:29 pm

.
Freguesia de Vila Verde
Alijó


XII Grande Concurso Pecuário dos Reis em Vila Verde


A freguesia de Vila Verde, concelho de Alijó, celebrou a habitual festa dos Reis, no passado dia 6 de Janeiro. Integrado nas festividades, teve lugar de destaque o XII Grande Concurso Pecuário. Este evento foi, mais uma vez, promovido pelo Centro Social, Recreativo e Cultural de Vila Verde e organizado pela…

…AGRIREAL Consultadoria, Produção e Comercialização Lda., em parceria com o Centro de Gestão Agrária do Cima Corgo (CGACC). As questões técnicas e burocráticas estiveram a cargo dos técnicos: Eng.º Nelson Viana, Eng.ª Maria João Antunes, Engª Neida Ferreira e ainda do Médico Veterinário Municipal - Dr. João Manuel Gonçalves - na qualidade de Autoridade Sanitária Veterinária. O júri de classificação foi composto pelo Pecuário Sr. Jorge Jales Barreira. O Concurso decorreu conforme estipulado no regulamento, tendo tido a presença de muitos participantes, o que, engrandeceu o certame, enchendo de orgulho não só os criadores, pelo raro brilho que ofereceram às festividades, mas, também, quem teve o privilégio de assistir a tão empolgante festa.

A Câmara Municipal de Alijó mostrou mais uma vez total interesse, disponibilidade e simpatia por este evento, tendo estado presente o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Jorge Vilela da Rocha Magalhães. Igualmente, esteve presente o Senhor Presidente do Centro Social, Cultural e Recreativo de Vila Verde, Sr. Domingos Aurélio Henriques, grande impulsionador e dinamizador do Concurso Pecuário. O Concurso terminou com a extasiante distribuição dos prémios, não só aos vencedores das várias secções, mas também aos restantes participantes, os quais foram galardoados pela Comissão de Festas, que não deixou ninguém voltar para casa sem um merecido prémio de presença.

, 2014-01-20
In DTM

Alijó Images?q=tbn:ANd9GcTRRfB8jjP9l-JX9ZvtS8TLXwi6aKOiTX14kNPffig2izN43IYMcA
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alijó Empty
MensagemAssunto: Associação retoma actividade regular Alijó   Alijó Icon_minitimeSáb Mar 15, 2014 6:29 pm

.
Associação retoma actividade regular
Alijó


Alijó Carmen_Lucia

Centro Recreativo e Cultural de Castedo elegeu novos órgãos sociais

No acto eleitoral de 25 de Janeiro concorreu apenas uma lista, liderada por Carmen Rodrigues, que foi eleita por unanimidade.

Com uma equipa renovada e maioritariamente feminina, algo inédito na associação, a nova Direcção inicia o mandato com alguma “folga” financeira, já que transita da anterior gerência um saldo positivo de 11.500€.

Carmen Rodrigues, de 28 anos, enfrenta o desafio de liderar a Instituição, que pretende que de imediato retome o funcionamento regular, depois de um período de menor actividade. Assegura, ainda, que deseja "concretizar várias iniciativas de âmbito cultural na aldeia", começando, desde já, pela "organização da Festa Anual", que se realiza no último fim de semana de Julho.

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: João Vilela
1º Secretário: André Pinto
2º Secretário: Eva Lopes

DIRECÇÃO
Presidente: Carmen Lúcia Rodrigues
Vice-Presidentes: Isabel Pereira, Olindina Rodrigues, Ermelinda Jesus e Alexandra Ribeiro
Tesoureiro: Acácia Rodrigues
Secretário: Alípio Gouveia

CONSELHO FISCAL
Presidente: Paulo Teixeira
Relator: Sónia Borges
Vogal: António Vasques

Paulo V., 2014-02-06
In DTM

Alijó Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Alijó Empty
MensagemAssunto: Re: Alijó   Alijó Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alijó
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Internet
» Sinistralidade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: