Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Sinistralidade

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Sinistralidade   Sinistralidade Icon_minitimeDom Nov 30, 2008 4:25 pm

.
Choque em cadeia na CREL faz dois mortos e seis feridos

Sinistralidade 656210

DANIEL LAM

Sinistralidade. As estradas portuguesas ficaram ontem marcadas pela ocorrência de pelo menos cinco acidentes graves, que envolveram 13 viaturas e causaram a morte a cinco pessoas e ferimentos noutras 19. Consequências da falta de cuidado quando se conduz com chuva e vento, diz fonte da GNR

Acidente na área de Loures envolveu sete automóveis

As estradas portuguesas serviram ontem de palco a vários acidentes graves nas áreas de Loures, Leiria, Évora e Fafe. A situação mais complicada ocorreu na Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL/A9), junto a Loures, onde uma colisão em cadeia envolvendo sete viaturas, causou a morte a duas pessoas e ferimentos ligeiros noutras seis.

Segundo informações recolhidas pelo DN junto de fonte da Brigada de Trânsito (BT) da GNR, o acidente ocorreu pelas 14.30, no sentido Sul- -Norte, ao quilómetro 16,8 da CREL, à saída do túnel de Montemor, pouco antes do acesso para a auto-estrada do Oeste (A8) e Loures.

Na sequência do acidente, que poderá estar relacionado com o facto do piso estar escorregadio devido à chuva, o trânsito teve de ser interrompido na CREL, formando extensas filas de carros parados, que chegaram a prolongar-se pelo interior do túnel de Montemor.

Pelas 16.55, a circulação foi completamente cortada nas três vias da CREL, enquanto vários reboques faziam complicadas manobras para retirar da estrada as viaturas acidentadas.

Uma carrinha station wagon preta, que foi envolvida neste choque em cadeia, saltou pelo ar e ficou com as rodas do lado esquerdo em cima do separador central de betão, o que espelha bem a violência do acidente.

Entretanto, vários elementos procediam à limpeza da via, varrendo vidros estilhaçados e pedaços de outros materiais das viaturas sinistradas. Todas estas operações foram executadas sob chuva intensa, vento forte e até granizo, envolvendo mais de uma dezena de elementos da BT da GNR, da Brisa, de corporações de bombeiros locais e de empresas de reboques.

Os seis feridos foram transportados ao Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, enquanto o trânsito na CREL ficou normalizado às 17.50.

Em Reguengos de Monsaraz, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas numa colisão frontal entre dois veículos, pelas 10.55, na EN256, revelou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora.

Os feridos, três em estado grave e um ligeiro, foram transportados para o Hospital de Évora. O trânsito esteve condicionado até às 14.00.

Em Porto de Mós, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas quando a viatura em que seguiam se despistou, cerca das 13.50, em Tremoceira, na estrada que liga esta localidade a Cruz da Légua, relatou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria.

Na região Norte, um homem de 45 anos morreu, cerca das 00.45, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro na Via Circular de Fafe. De acordo com fonte dos bombeiros de Fafe, o acidente ter-se-á devido a uma conjugação de excesso de velocidade e piso molhado.

Segundo o adjunto António Leite Freitas, "o acidente deu-se numa zona que tem uma curva a subir". O indivíduo, casado, "saiu da faixa de rodagem e foi embater num poste no separador central".

"O condutor devia seguir com excesso de velocidade, porque, ao embater no poste com o lado direito do carro, este dobrou todo", adianta a mesma fonte. Os bombeiros acreditam ainda que o condutor, que residia na freguesia de Ribeiros, seguia sem cinto de segurança. "Poderia ter escapado se levasse cinto", adianta o adjunto dos bombeiros de Fafe.

Além dos Bombeiros de Fafe, estiveram no local a Viatura Médica de Emergência e Reabilitação e pessoal do INEM. "Ainda tentamos reanimá--lo no local, mas não aguentou", disse explicando que "o choque foi muito violento". Com H.R. e LUSA

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Acidentes e assuntos de viação   Sinistralidade Icon_minitimeSeg Jan 05, 2009 10:26 pm

.
Menos mortos no IP4 em 2008
Trás-os-Montes


Desde que abriu ao tráfego há 13 anos o IP4

2008 foi o ano em que morreram menos pessoas no IP4 desde que a via-rápida que liga o Nordeste Transmontano ao Porto abriu ao tráfego, há 13 anos, ano em que a estrada ainda fez uma vítima mortal.

Desde que abriu ao tráfego há 13 anos o IP4, entre Amarante e Bragança, já fez cerca de 250 vítimas mortais e mais de 380 feridos graves. Só em 2004, o ano mais sangrento, foram registadas 33 mortes.

Em 2008, ano de menor mortandade, há a lamentar a perda de cinco vidas, duas delas faleceram em acidentes nos dias 29 e 31 de Dezembro, uma em Amarante e outra em Mirandela. Somente em 1993 houve menos mortos do que em 2008, com uma vítima, mas à época a via ainda não estava totalmente concluída, e só viria a ser inaugurada em 2005.

Em 2007 haviam morrido sete pessoas, ano em que também já se verificou uma tendência para a redução. O decréscimo do número de acidentes com vítimas mortais e com feridos graves tem vindo a diminuir desde 2005, após terem sido realizadas várias obras de melhoramento, ao nível da instalação de separadores centrais ou pilaretes nos pontos negros. Melhoramentos que \"contribuíram para dissuasão de ultrapassagens e para a diminuição das colisões frontais, anteriormente muito frequentes\", referiu Luís Bastos, presidente da Associação de Utilizadores do IP4. No entanto, este responsável salienta ainda outras razões para a diminuição da sinistralidade, nomeadamente a maior consciencialização dos condutores para os perigos da via, moderando a velocidade, fruto das campanhas de sensibilização realizadas e a abertura ao trânsito de duas auto-estradas em Trás-os-Montes (A7 e A24) \"que retiraram algum tráfego ao IP4\", explicou.

O ideal seria não haver vítimas, uma evolução que o dirigente associativo espera. Obras vão arrancar este ano e o traçado entre Vila Real e Bragança vai apresentar a duplicação do IP4.

A fase de obras é motivo de preocupação para Luís Bastos, que recomenda a tomada de medidas de precaução para evitar acidentes de trânsito. \"Apesar de tanto no IP5 como no IP4, nos anos em que foram realizadas obras, a sinistralidade ter tido uma tendência a baixar, porque a velocidade é mais reduzida, deve-se acautelar-se a possibilidade\", acrescentou.


Glória Lopes in JN, 2009-01-05
In DTM

Sinistralidade Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Dois veículos ligeiros colidiram no IP4   Sinistralidade Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 1:21 am

.
Dois veículos ligeiros colidiram
Trás-os-Montes


Um morto e quatro feridos em acidente no IP-4, trânsito cortado

Uma pessoa morreu hoje e quatro ficaram feridas num acidente rodoviário em Ajustes, Vila Real, que obrigou ao corte da circulação nos dois sentidos do IP-4, disse fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Dois veículos ligeiros colidiram ao quilómetro 107, cerca das 10:50, e ainda estão a decorrer os trabalhos necessários à remoção dos automóveis acidentados, afirmou a mesma fonte, acrescentando que os feridos já foram assistidos.

O trânsito foi cortado nos dois sentidos no local do acidente, onde estão 13 veículos e 34 bombeiros, além da GNR.

Não há ainda uma previsão sobre a reabertura da circulação, segundo a mesma fonte.

No centro e norte do país, há apenas a registar situações pontuais de quedas de árvores, devido ao mau tempo, mas \"nada de grave\", referiu.

Lusa, 2009-01-25
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Registados 312 acidentes de viação só ontem   Sinistralidade Icon_minitimeQui Mar 05, 2009 3:39 pm

.
Registados 312 acidentes de viação só ontem

Sinistralidade 640CAFBD2E9E0FA10C9D8394A552C

Nesta quarta-feira, a Guarda Nacional Republicana registou 312 acidentes de viação, tendo sido detidos 37 condutores por excesso de álcool, falta de carta de condução e outros motivos, indica o site da GNR.

Apesar do número de acidentes, não se registaram mortes.

Dos acidentes de viação resultaram também 74 feridos, dois dos quais em estado grave, refere a mesma fonte.

Na quarta-feira, a GNR fiscalizou 7.304 condutores, elaborando 1.155 autos de contra-ordenação, dos quais 318 correspondem a infracções graves e 89 a infracções muito graves.

Foram detectados 121 excessos de velocidade e 40 condutores ou passageiros sem cinto de segurança.

Por falta de seguro obrigatório foram levantados 43 autos, 52 por incumprimento da inspecção periódica obrigatória e 55 por utilização ilegal do telemóvel.

O controlo do álcool na estrada abrangeu 1.089 condutores: 15 apresentaram excesso, dos quais 13 foram detidos por ultrapassarem 1,20 gramas de álcool por litro de sangue.

Foram ainda detidos 11 condutores por conduzirem sem carta e 13 por outros motivos.

In Msn Notícias

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: 3 000 pessoas aderiram aos sms de alerta de radares   Sinistralidade Icon_minitimeDom maio 31, 2009 2:53 pm

.
3000 pessoas aderiram aos sms de alerta de radares

por VALENTINA MARCELINO
Hoje

Sinistralidade Ng1154247

A Autoridade de Segurança Rodoviária pediu ao MP e às polícias para tomarem medidas em relação à empresa que promove o serviço por suspeita de ilegalidade, mas o director da Radar 4554 garante que a lei não é infringida.

O serviço consiste em informar, através de mensagens no telemóvel, a localização de radares de controlo de velocidade e operações stop de controlo de álcool. Numa semana, segundo o director da empresa, Paulo Almeida, "já aderiram mais de 3000 pessoas". As dúvidas sobre a legalidade do sistema levaram o Ministério da Administração Interna (MAI) a pedir ao Ministério Público (MP) e às Forças de Segurança, que "definissem medidas que considerem necessárias".

Para já, ninguém avança com inquéritos-crime. A PSP e a GNR confirmaram ao DN que estão "atentas" ao caso. Até agora, nenhuma destas forças de segurança detectou actividade que configure a prática de um crime. Buscas à sede da empresa ou apreensão de material não se colocam até porque, como explicou o director da Radar 4554, "a central de recepção e envio das mensagens está fora do País" .

Para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) as possíveis ilegalidades resumem-se a infracções ao Código da Estrada (ver caixa). Neste caso, serão os condutores penalizados: se estiverem a utilizar o telemóvel para ler ou enviar mensagens escritas ou por utilizar equipamento que detecta "a presença" de " instrumentos" para detecção das infracções". Esta última contra-ordenação poderia aplicar-se também à empresa, contudo, o seu director, Paulo Almeida, garantiu ao DN que "não é utilizado qualquer equipamento ilícito para localizar os radares e enviar a sua localização para os subscritores dos polícias".

De acordo com este responsável, "a informação é dada pelos próprios assinantes do serviço, os quais, quando vão na estrada e se apercebem da presença de radares ou operações stop, enviam uma mensagem para a central, a qual, por sua vez, após confirmar que a fonte é fidedigna, a reencaminha para os assinantes da zona em causa".

Da parte das polícias existe a preocupação de que este tipo de serviço possa ser utilizado por organizações criminosas para "escaparem aos controlos, por exemplo, de armas ou material roubado, que muitas vezes são detectados em operações stop. Estas não servem apenas para fazer fiscalização de álcool, muitas vezes fazem parte de operações montadas para despistagem de criminalidade grave", explicou fonte oficial.

Paulo Almeida não acredita que "os grandes criminosos precisem deste sistema para saber onde estão as operações stop da polícia". Acrescenta que o objectivo da prestação do seu serviço "é apenas contribuir para a prevenção rodoviária, informando as pessoas onde estão os radares para que abrandem a velocidade" e frisa que "nem sequer se dá a localização exacta dos radares, precisamente para evitar que as pessoas apenas diminuam a velocidade quando passam por eles". Este princípio é, no entanto, contraditório, com algumas das mensagens recebidas, como se pode ver na fotografia desta página.

Paulo Almeida salienta que este serviço existe "noutros países e conta com a colaboração da polícia, que compreende o seu carácter de prevenção de sinistralidade". Além da alegada "bondade" do serviço, o negócio é inegável. Cada alerta recebido custa 72 cêntimos. O investimento de 70 mil euros deverá ser recuperado num ano.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: IUC:Finanças enviam alertas por email   Sinistralidade Icon_minitimeSex Jun 05, 2009 5:27 pm

.
Imposto Único de Circulação: Finanças enviam alertas por email

Sinistralidade 12E13648B8C89C552C77F79DC60CC

A Direcção Geral de Impostos alerta cerca de 720 mil contribuintes sobre mês de pagamento do IUC.

Em comunicado, o Ministério das Finanças e da Administração Pública informa que a DGCI está a enviar, desde o mês passado, mensagens electrónicas a contribuintes obrigados a efectuar o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC).

Em Maio, foram enviadas 220 mil mensagens aos contribuintes que tinham veículos com data de matrícula naquele mês, alertando para a obrigação de pagamento do IUC.

Está agora a decorrer o envio de cerca de 500 mil mensagens aos contribuintes que devem efectuar o pagamento do IUC durante o corrente mês de Junho.

O envio destas mensagens de correio electrónico destina-se a ajudar os contribuintes no cumprimento voluntário das suas obrigações fiscais, evitando assim que incorram em custos adicionais derivados do incumprimento do prazo legal, nomeadamente juros e coimas.

Embora a lei que regula o IUC não obrigue a Administração Fiscal a enviar este tipo de informação, a DGCI está a iniciar a prestação deste serviço aos contribuintes, no âmbito do Plano para a Qualidade no Serviço ao Contribuinte, recentemente aprovado pelo Ministério das Finanças e da Administração Pública.

Uma das estratégicas do Plano para a Qualidade é a aposta numa política activa de interacção e comunicação com os contribuintes, informando-os dos seus direitos e das suas obrigações, tornando mais fácil e menos oneroso o exercício da cidadania e aumentando a competitividade do sistema fiscal. A DGCI pretende investir cada vez mais na ajuda ao cumprimento voluntário dos cidadãos e das empresas, evitando os custos associados ao incumprimento.

Com a reforma da tributação automóvel, foi alterada de forma significativa a tributação dos veículos, passando o pagamento do imposto a ser efectuado no mês da respectiva matrícula.

A liquidação do IUC pode ser efectuada pelo próprio sujeito passivo no Portal das Finanças em www.portaldasfinancas.gov.pt ou em qualquer serviço de finanças. As pessoas colectivas estão obrigadas a liquidar através da Internet.

A partir de agora, a DGCI vai enviar, no início de cada mês, um e-mail informativo aos contribuintes proprietários de veículos com data de matrícula desse mês para que estes efectuem a liquidação e pagamento do IUC dentro do prazo previsto na lei e não incorram em custos adicionais por pagamento fora do prazo.

A DGCI só enviará mensagens electrónicas informativas aos contribuintes que tenham aderido ao serviço de envio de e-mails.

Para exercer a sua vertente pedagógica a DGCI utilizará como canal privilegiado de comunicação com os contribuintes as mensagens electrónicas (e-mail ou SMS).

Os contribuintes podem aderir ao envio deste tipo de informação de apoio, devendo para tal indicar no Portal das Finanças o seu endereço electrónico e o seu número de telemóvel, na opção Dados Pessoais, Dados Portal das Finanças.

Ao longo deste ano a DGCI vai expandir este procedimento de alerta a outras obrigações fiscais.

In Msn Notícias

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Professora eleva para cinco mortes no IP4 este ano   Sinistralidade Icon_minitimeSex Jun 26, 2009 3:36 pm

.
«Reforço de campanhas»
Bragança


Sinistralidade Luis_bastos_sic

Professora eleva para cinco mortes no IP4 este ano

Uma condutora morreu, ontem, num troço do IP4 onde, no início do ano, o passageiro de um autocarro perdeu a vida. Professora de Miranda do Douro poderá ter adormecido, segundo o condutor do camião contra o qual embateu.

Ainda 2009 vai a meio e o IP4 já fez mais vítimas mortais do que em todo o ano passado. A última vítima foi uma mulher que morreu ontem, num acidente em Bragança. A Associação de Utilizadores do IP4 reclama o reforço de sensibilização para a sinistralidade na via, que está outra vez em curva ascendente.

A vítima de ontem era uma professora de 40 anos, residente em Miranda do Douro, e circulava na direcção Quintanilha -Bragança, cerca das 15 horas. Segundo as autoridades, colidiu frontalmente com um camião de matrícula espanhola, ao quilómetro 221, a poucos metros do local onde, em Janeiro, um despiste de um autocarro fez um morto.

O veículo em que seguia a professora saiu da faixa de rodagem e embateu de frente no pesado que circulava no sentido contrário. Devido ao impacto, o camião foi contra o rail, tendo ficado com o depósito de combustível e um pneu rebentados. O motorista do camião, Miguel Rios, não ficou ferido, e adianta como causa provável do acidente \"que a condutora pode ter adormecido\". O segundo comandante dos Bombeiros de Bragança, Carlos Martins, disse que a colisão foi \"muito violenta\", o que obrigou a utilizar meios de desencarceramento para retirar a vítima. O trânsito esteve cortado mais de meia hora.

Luís Bastos, da Associação de Utilizadores do IP4, disse, ao JN, que o troço entre Bragança e Quintanilha, nomeadamente, aquele local, nunca estiveram referenciados \"como pontos negros ou zonas de acumulação de sinistralidade\".

Luís Bastos considera necessário voltar a reforçar as campanhas de sensibilização, uma vez que o número de acidentes está a aumentar, \"o que pode estar relacionado com a desatenção dos condutores e a prática de velocidades excessivas\". Aquele responsável não excluiu a influência de uma possível redução das acções de fiscalização relacionadas com as alterações internas na BT, e a falta de manutenção da via, após a transferência da concessão para a empresa que vai construir a A4.

Glória Lopes in JN, 2009-06-26
In DTM

Sinistralidade 00020171
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Seis pessoas morreram num acidente de autocarro em Espanha   Sinistralidade Icon_minitimeSáb Ago 01, 2009 5:34 pm

.
Seis pessoas morreram num acidente de autocarro em Espanha

Sinistralidade BD76FCC3BE4928344C1DD2721E75

Pelo menos seis pessoas morreram na noite desta quinta-feira e 39 ficaram feridas, cinco delas gravemente, num acidente com um autocarro que transportava turistas holandeses na localidade catalã de San Pol del Mar, no nordeste da Espanha.

O acidente ocorreu às 22h13 de quinta-feira, hora de Lisboa, quando o autocarro se despistou numa curva e acabou por capotar, explicou fonte dos bombeiros.

As causas do acidente são até agora desconhecidas, mas a hipótese de excesso de velocidade foi descartada. Segundo a agência Efe, o teste do nível de álcool no sangue realizado ao motorista, que está internado depois de ter passado por uma cirurgia, indicou ausência de álcool no sangue.

Fontes da empresa proprietária do autocarro disseram à Efe que o veículo, com apenas dois anos, "seguia todas as medidas de segurança regulamentares".

In Msn Notícias

Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Dois mortos e dois feridos graves em acidente no IP4 às portas de Bragança   Sinistralidade Icon_minitimeDom Ago 16, 2009 11:10 pm

.
Acidente trágico
Distrito de Bragança


Sinistralidade Acidenteip4_clio3

Dois mortos e dois feridos graves em acidente no IP4 às portas de Bragança


Mais um violento acidente no IP4. Ontem à noite, um despiste seguido de atropelamento provocou dois mortos e dois feridos graves.

José Fernandes, o comandante dos Bombeiros de Bragança, explica o que aconteceu.“Há o despiste de uma viatura onde vinham quatro ocupantes. Um deles foi projectado e colhido por outra viatura que seguia atrás. A GNR está a apurar as causas do acidente. Todas as vítimas tinham na casa dos 30 anos.

O acidente aconteceu ao quilómetro 197 do IP4, na recta de Sortes, por volta das 22h30. Um Renault Clio que seguia no sentido Vila Real-Bragança, entrou em despiste, capotando em seguida. Uma das ocupantes foi cuspida e acabou atropelada por um Citroën Xsara que seguia no mesmo sentido, sofrendo morte imediata.

Neste segundo automóvel seguia um casal de emigrantes, originário de Alfândega da Fé, que regressava a França. A outra vítima mortal viajava ao lado do condutor.Segundo o comandante dos Bombeiros de Bragança, este é um dos acidentes mais violentos que aconteceram no IP 4 nos últimos anos.“Já assisti a alguns acidentes e este é um dos mais graves. É numa recta, há dois mortos e as causas ainda não estão apuradas. E depois, porque houve um atropelamento, coisa que não costuma acontecer.
As vítimas resultam normalmente de embates frontais ou despistes. Aqui uma das vítimas foi colhida e não sabemos se a morte resulta de atropelamento ou do acidente”, concluiu José Fernandes.

Os dois feridos ligeiros são uma outra mulher, grávida, com diversas escoriações e uma ferida na cabeça, e o condutor do veículo que se despistou, o mesmo indivíduo que há seis meses foi esfaqueado numa avenida de Bragança. Os bombeiros de Bragança fizeram deslocar ao local quatro ambulâncias e uma viatura de desencarceramento.
O trânsito esteve condicionado durante mais de duas horas, para remoção dos corpos e limpeza da via.

Com este acidente são já seis os mortos no IP4 só este

Brigantia, 2009-08-16
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Morreu ferido grave do acidente em Baião   Sinistralidade Icon_minitimeTer Set 01, 2009 2:20 pm

.
Morreu ferido grave do acidente em Baião

Hoje

Sinistralidade Ng1185959

O número de vítimas do acidente em que um automóvel foi colhido por um comboio em Baião, subiu para cinco. Um rapaz de 16 anos, que tinha sido transportado para o hospital de São João, acabou por não resistir aos graves ferimentos.

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um comboio ocorrida cerca das 6:00, numa passagem de nível sem guarda na Linha do Douro, em Baião, provocou quatro mortos e três feridos graves. O autarca local diz que o acidente deve ter como causa uma distracção do condutor, num local de elevada perigosidade. No caminho para o hospital de Penafiel, uma ambulância com dois feridos sofreu um acidente.

Dois dos três feridos graves do acidente entre um veículo ligeiro e um comboio na zona de Baião que deram entrada no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão "estáveis" apesar da gravidade dos ferimentos.

O terceiro ferido grave, um rapaz de 16 anos politraumatizado, foi transportado para o Hospital de S. João, no Porto.

A colisão deu-se no lugar de Ponte Quebrada, freguesia de Santa Leocádia, concelho de Baião.

Doentes clinicamente estáveis

Em declarações à Lusa, o director do Serviço de Urgência do Hospital de Penafiel, Paulo Santos, disse que um dos feridos, um jovem de 15 anos, apresenta "traumatismo craniano" mas encontra-se "clinicamente estável".

O segundo ferido que ali deu entrada, uma mulher de 60 anos politraumatizada, encontra-se em "estado grave mas estável".

"Neste momento, ambos estão a fazer exames auxiliares de diagnóstico, encontrando-se sob vigilância clínica", acrescentou, citado pela Lusa.

Distracção fatal

Segundo o presidente da câmara de Baião, em declarações à SIC Notícias, o acidente deve ter ocorrido devido a uma distracção do condutor, mas avisa que a passagem de nível onde se deu o acidente "é perigosa e já devia estar fechada há muito".

Ambulância acidentada e bombeiros feridos

A ambulância que transportava para o Hospital de Penafiel dois dos três feridos graves sofreu um acidente que provocou ferimentos nos três bombeiros que seguiam a bordo.

Fonte da corporação adiantou à Lusa que o acidente ocorreu na portagem (A4) de Guilhufe, Penafiel, no caminho para o Hospital, mas "não agravou a situação dos dois feridos graves que transportava".

"Foi uma colisão lateral na zona da portagem e os três bombeiros ficaram feridos, dois deles ainda estão em observação e um já teve alta", disse à Lusa o 2/o comandante do Bombeiros de Baião, Orlando Rodrigues, que está a coordenar as operações.

De acordo com Orlando Rodrigues, "suspeita-se que um dos bombeiros tenha sofrido uma lesão cervical". O socorro aos bombeiros e aos feridos transportados na ambulância sinistrada foi prestado pela Cruz Vermelha.

O acidente com a ambulância ocorreu a menos de 500 metros do Hospital de Penafiel.

Sobe para cinco o número de mortes do acidente em Baião

O número de vítimas do acidente em que o um automóvel foi colhido por comboio, em Baião, subiu para cinco. Um rapaz de 16 anos, que tinha sido transportado para o hospital de S. João, acabou por não resistir aos graves ferimentos sofridos.

As outras vítimas mortais são o presidente da Junta de Freguesia de Santa Leocádia, Manuel Guedes, de 55 anos, Sérgio Joaquim Vieira Pereira (55 anos), condutor e proprietário do veículo, Manuel Joaquim Monteiro Lucas (67 anos) e Filomena Rosa Rodrigues Carvalho Pereira (63 anos).

No hospital de São João no Porto permanece internado um adolescente de 15 anos, primo do outro jovem que faleceu, e no Hospital Padre Américo, em Penafiel, está uma mulher de 60 anos.

As sete vítimas circulavam num veículo particular de cinco lugares que foi colhido pelo comboio. O acidente ocorreu cerca das 06.00, numa passagem de nível sem guarda na Linha do Douro no lugar de Ponte Quebrada, freguesia de Santa Leocádia, concelho de Baião.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Adolescente conduziu seis amigas para morte brutal   Sinistralidade Icon_minitimeQui Set 17, 2009 12:31 pm

.
Adolescente conduziu seis amigas para morte brutal

por Alfredo Teixeira e Roberto Bessa Moreira
Hoje

Sinistralidade Ng1192572

Choque frontal matou sete jovens estudantes de curso profissional. Seguiam todas em veículo comercial apenas de dois lugares. Condutora levou viatura sem conhecimentos dos pais.

A jovem condutora da carrinha que ontem se despistou na variante de Cavalum, em Penafiel, causando a sua morte e de seis colegas, saiu de casa sem que os pais soubessem que tinha levado a comercial de dois lugares. O habitual é que Tânia Rodrigues da Silva, de 18 anos, se deslocasse de autocarro para o centro de formação que frequentava. Ontem levou a Renault Kangoo e transportava as outras seis amigas, com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, na hora de almoço. Uma sentou-se ao seu lado e as restantes entraram para a zona de transporte de mercadorias. No despiste morreram todas.

Era para ser um dia de festa. Os alunos do curso profissional de Contabilidade do Centro de Formação do Sector Terciário do Porto, mas ministrado em Penafiel, tinham o último dia de aulas do segundo ano e já regressariam às instalações do Inforfiel, como discentes do último ano que daria equivalência ao 12.º ano.

As aulas estenderam-se até às 13.00, hora a que Andreia, Carla, Célia, Cláudia, Fernanda e as duas Tânias se juntaram para um almoço que prometia ser longo, pois à tarde não havia aulas. Entraram todas para a Renault Kangoo, um veículo ligeiro de mercadorias só com dois lugares, com cinco delas a sentarem-se na parte de trás da carrinha.

Rumaram em direcção à variante de Cavalum, uma via externa ao núcleo urbano penafidelense, e ainda não tinham percorrido cinco quilómetros quando aconteceu o acidente. "A carrinha deve ter-se despistado e capotado na curva, indo depois bater na viatura que seguia em sentido contrário. Depois, voltou a capotar", explicou o comandante dos Bombeiros de Penafiel, António Rodrigues.
Almiro Mateus, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais (APADIMP) de Penafiel, instituição na qual trabalhavam as três mulheres que seguiam na Mercedes Vito envolvida no acidente, corrobora a versão. "A condutora referiu que lhe apareceu um carro pela frente. Nem teve tempo de travar", revelou.

Brígida Gaspar, administrativa, Joana Sousa e Sofia Charrua, ambas terapeutas, vinham do McDonald's, restaurante no qual os utentes da APADIMP almoçam todas as quartas-feiras. As três foram transportadas para o Hospital Padre Américo, onde foram assistidas apenas a ferimentos ligeiros.

Já as ocupantes da Renault Kangoo morreram logo no local. "Ainda se tentou a reanimação, mas de nada valeu. A própria chapa cortou as raparigas", declara o comandante dos Bombeiros.

Foi o presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, vila do concelho de Penafiel de onde era oriunda uma grande parte das vítimas, quem se deslocou ao café O Ferreiro, na Avenida dos Jogueiros, para dar a notícia aos pais da condutora. O estabelecimento fica no rés-do-chão da moradia onde a família habita. O pai de Tânia é ferreiro e conta com a ajuda do irmão, de 17 anos, na oficina anexa. A mãe dirige o café. Incrédulos pelo sucedido foram para o Hospital de Penafiel para reconhecerem o corpo da filha. Com o impacto, as jovens ficaram irreconhecíveis.

Tânia, com carta de condução há meses, estava no 12.º ano na secundária de Rio de Moinhos mas frequentava o curso de formação profissional. "Era uma rapariga alegre e muito amiga dos pais", conta Elisa Brás, vizinha da família, que não compreende como a jovem levou a carrinha da mãe em vez do Opel Corsa habitual. "Ia até à paragem e depois seguia de autocarro", explica.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Motorista com prognóstico reservado no hospital de São João   Sinistralidade Icon_minitimeDom Out 18, 2009 2:51 pm

.
Motorista com prognóstico reservado no hospital de São João

Hoje às 10:44

Sinistralidade Ng1205564

Um dos feridos mais graves do acidente com um autocarro que capotou a noite passada na Arrifana, foi transferido para o Hospital de São João, no Porto. Esta vítima é o condutor do autocarro, que sofreu um traumatismo crâneo-encefálico. O motorista encontra-se ligado ao ventilador, com prognóstico resevado.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1394346

- Ornelo Nazaré, chefe da equipa de emergência do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, faz balanço do estado dos feridos mais graves que deram entrada neste unidade hospitalar

- Campos Lemos, responsável pela equipa de ortopedia das Urgências do Hospital de Gaia, explica boletim clínico da única mulher internada em estado grave neste local

O homem, de 54 anos, que conduzia o autocarro que capotou na Estrada Nacional 223, junto ao nó de ligação do IC2, está nos cuidados intensivos e apresenta um prognóstico reservado, mas não foi submetido a qualquer intervenção cirúrgica, apurou a TSF junto do Hospital de São João.

O motorista foi inicialmente hospitalizado em Santa Maria da Feira, tendo depois sido transferido de helicóptero, para os cuidados intensivos daquela unidade hospitalar no Porto.

Neste acidente morreu uma pessoa e há sete feridos graves. No hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, deram entrada 29 feridos, entre eles quatro em estado mais grave, três dos quais se encontram na ortopedia e outro na unidade de cuidados intermédios, explicou à TSF Ornelo Nazaré, chefe da equipa de urgência.

«Dois doentes estão estáveis, o que está na unidade de cuidados intermédios também está bem e outro está na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes e inspira alguns cuidados, pelo que está ventilado», afirmou o médico.

No Hospital em Gaia está internada uma mulher em estado grave, em situação estável, depois de já ter sido operada, adiantou à TSF, Campos Lemos, responsável pela equipa de ortopedia das urgências.

Neste hospital foi assistida uma mulher grávida com uma fractura na bacia, que já teve alta depois dos médicos concluirem que não houve qualquer problema com o feto.

O autocarro transportava 36 pessoas do Orfeão de Águeda que ia fazer uma actuação próximo de Santa Maria da Feira.

Sinistralidade Ng1205563

In TSF

Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Chamas destroem armazéns chineses em Samora Correia   Sinistralidade Icon_minitimeTer Out 27, 2009 10:11 pm

.
Chamas destroem armazéns chineses em Samora Correia

por Lusa
Hoje

Sinistralidade Ng1209555

Um incêndio de grandes proporções está desde as 15:48 de hoje a consumir um armazém de artigos chineses na zona industrial de Samora Correia, concelho de Benavente, não tendo provocado feridos.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) de Santarém adiantou à agência Lusa que o fogo "está circunscrito" ao pavilhão do armazém de artigos chineses, não existindo ao final da tarde perigo de poder atingir outro imóvel da zona.

No local estão 53 bombeiros, de 11 corporações, apoiados por 18 veículos. As causas do incêndio são ainda desconhecidas.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Cinco pessoas morreram num dia em acidentes brutais   Sinistralidade Icon_minitimeTer Dez 08, 2009 1:33 pm

.
Cinco pessoas morreram num dia em acidentes brutais

por ALFREDO TEIXEIRA, C
Hoje

Sinistralidade Ng1227575

Duas irmãs morreram esmagadas sob um camião. Em Famalicão, mãe e filho, de 17 meses, perderam a vida. Rapaz, de 17 anos, não sobreviveu a despiste em Vila Verde

O estado em que ficou a viatura em que seguiam as duas irmãs mostra a violência do embate contra o pesado de mercadorias. Emília Odete Marques Teles, de 45 anos, e Paula Alexandra Teles, de 34 anos, tiveram morte imediata e foi necessário aos bombeiros recorrerem a material de desencarceramento para retirarem os dois corpos que se encontravam numa amálgama de chapa e ferro sob os rodados do camião.

O acidente ocorreu ontem de manhã, sendo mais um dos sinistros trágicos em estradas da região e que vitimaram cinco pessoas, em apenas dois dias. As duas irmãs seguiam na designada Rodovia de Covas (EN105), freguesia de Urgezes (Guimarães), tendo o alerta de acidente sido dado às 07.17. A viatura onde seguiam as vítimas ter-se-á despistado, indo embater frontalmente num pesado de mercadorias que seguia em sentido contrário.

"Quando chegámos ao local pouco havia a fazer, as duas vítimas estavam já mortas", afirmou ao DN, fonte dos bombeiros. No local, estiveram oito bombeiros, três ambulâncias e uma VMER - Viatura Médica de Emergência e Reanimação, tendo os corpos sido removidos directamente para a morgue do Centro Hospitalar do Alto Ave (unidade de Guimarães).

Emília e Paula viviam na freguesia vimaranense de Santiago de Candoso. Uma delas era viúva e deixa um filho menor de 13 anos. Apesar da intensidade do embate, o condutor do pesado não sofreu quaisquer ferimentos nem precisou de tratamento hospitalar. A PSP cortou o trânsito nos dois sentidos para as operações de socorro e posterior limpeza da via, situação que durou até às 10.30.

Trágico foi igualmente o acidente ocorrido às 21.40 de anteontem, em Oliveira de Santa Maria, concelho de Famalicão. O pequeno Martim, de 17 meses, esteve durante todo o dia de domingo indisposto e constipado, de acordo com os vizinhos, já noite a mãe, Elizabete Silva, de 33 anos, resolveu ir com ele ao Hospital de Riba d'Ave para ser observado por um médico. Em casa, em Ronfe (Guimarães), ficou o pai e a outra filha, de nove anos. Na deslocação, em Oliveira de Santa Maria, um carro que seguia em sentido contrário despistou-se e embateu frontalmente com o de Elizabete. Quando os bombeiros chegaram ao local a mulher estava em paragem cardiorrespiratória e acabou por falecer. A criança ainda foi levada para o Hospital de S. João, no Porto, mas não resistiu aos ferimentos.

Pouco depois deste acidente, um outro, em Moure, concelho de Vila Verde, vitimaria um jovem, de 17 anos. O sinistro aconteceu na EN201 com uma viatura onde seguiam três jovens. O carro despistou-se e foi embater num muro que ruiu, ficando o ligeiro sobre um monte de pedras. Pedro Murça, residente em Oleiros (Vila Verde), era o único que viajava sem cinto de segurança e teve morte imediata. Os restantes foram transportados em estado grave para o hospital.

No Sul do País, em Olhão, uma pessoa ficou ferida com gravidade na sequência de um despiste devido ao rebentamento de um pneu na Estrada Nacional 398, que liga à Via do Infante.

In DN

Sinistralidade Smile14
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Mais de 16 acidentes por hora em dois dias   Sinistralidade Icon_minitimeSáb Dez 26, 2009 1:27 pm

.
Mais de 16 acidentes por hora em dois dias.

por SÓNIA SIMÕES
Hoje

Sinistralidade Ng1234932

Um homem morreu atropelado no Barreiro. Foi a primeira vítima mortal no Dia de Natal. Nos dias anteriores aumentaram acidentes e feridos, mas há menos mortes que em 2008.

Um homem de 78 anos morreu ontem de madrugada atropelado quando atravessava a pé o IC21, no Barreiro. Foi a segunda vítima mortal registada pela GNR durante a Operação Natal, que começou quarta-feira e termina amanhã.

Os bombeiros do Barreiro receberam o alerta a través da Central de Orientação dos Doentes Urgentes, em Lisboa. Eram 03.21, segundo o comandante dos bombeiros Voluntários do Barreiro, José Figueiredo, quando duas viaturas partiram para o local.

Na via rápida, vedada e proibida à passagem de peões, os bombeiros encontraram um idoso já sem vida. A vítima, segundo fonte do Hospital do Barreiro, teve morte imediata. O homem, de 78 anos, trazia consigo o bilhete de identidade. Na mão uma pulseira verde do Serviço de Urgências do Hospital do Barreiro. Ao que tudo indica teria vindo do Hospital. Desconhece-se, para já, como chegou ao IC21.

Os ocupantes do carro que o atropelou chamaram os primeiros socorros e nunca abandonaram o local. Numa viatura mais atrás, que também parou no local, seguia uma médica do Hospital do Barreiro que acabou por confirmar a morte do idoso.

Esta é já a segunda vítima mortal da Operação Natal levada a cabo pela GNR e que passa por reforçar os meios de patrulhamento nas estradas, desde quarta-feira e até domingo. O reforço, de modo a prevenir acidentes, será repetido no mesmo período do Ano Novo.

Os dados provisórios da GNR, que contabilizam os acidentes rodoviários desde a 00.00 de quarta-feira e as 24.00 de quinta-feira, apontam para um aumento dos acidentes e dos feridos em relação a igual período do ano passado, mas um decréscimos em relação ao número de vítimas mortais.

Segundo os dados estatísticos da GNR, em 48 horas registaram-se 791 acidentes - o que significa mais de 16 acidentes por hora de Norte a Sul do País. No mesmo período do ano passado, registaram-se menos 183 acidentes.

Apesar do aumento do número dos acidentes, também devido ao gelo e à chuva, os sinistros ocorridos este ano foram menos violentos.

Enquanto nos primeiros dois dias da Operação Natal do ano passado, a GNR contava já com três mortos, este ano houve apenas uma vítima mortal nas primeiras 48 horas de Operação. O caso ocorreu ao início da manhã de anteontem na estrada entre Estremoz e Évora, na sequência de uma colisão entre duas viaturas. Houve ainda um ferido grave.

Também os dados da GNR apontam para um aumento de feridos quando comparados com os primeiros dois dias da Operação Natal do ano passado. Nos dias 23 e 24 de Dezembro, a GNR registou 19 feridos graves em acidentes, mais oito que em igual período do ano anterior. Os números apontam também para 193 feridos ligeiros, mais 60 que no ano anterior.

Durante o dia de ontem, o terceiro da Operação Natal, a GNR registou ainda dois feridos graves, num acidente que envolveu um tractor, na Guarda, e num outro ocorrido em Évora. Balanço final só à meia-noite.

In DN

Sinistralidade Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: ACA-M considera que aumento da sinistralidade rodoviária se deveu à extinção da BT da GNR   Sinistralidade Icon_minitimeSeg Jan 04, 2010 1:36 pm

.
ACA-M considera que aumento da sinistralidade rodoviária se deveu à extinção da BT da GNR

Sinistralidade Gnrtop

O presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) atribuiu hoje o aumento do da sinistralidade rodoviária no período de Ano Novo à "extinção" da Brigada de Trânsito da GNR, que "tornou claro as deficiências da fiscalização".


A GNR registou, nos cinco dias da Operação Ano Novo, oito mortos, 28 feridos graves e 396 feridos ligeiros, num total de 1259 acidentes.

Relativamente ao período homólogo de 2009, a GNR contabilizou mais 116 acidentes, mais um morto, mais 20 feridos graves e mais 46 feridos ligeiros.
Para o presidente da ACA-M, Manuel João Ramos, estes dados só "trazem um culpado: a extinção da Brigada de Trânsito", uma vez que "o mau tempo não faz aumentar o número de acidentes".

No âmbito da regulamentação da Lei Orgânica da GNR, a 1 de Janeiro de 2009 entrou em funcionamento a Unidade Nacional de Trânsito e a BT foi extinta, tendo cerca de dois mil militares sido colocados nos destacamentos de trânsito dos 18 comandos territoriais de Portugal Continental.

O responsável sublinhou que "o nível de desmotivação, desagrado e revolta dos ex-militares da Brigada de Trânsito da GNR" é muito grande.

"A sua carreira profissional e toda a sua identidade e conhecimento social foram desfeitas por diploma ministerial e isto é gravíssimo", comentou.

Manuel João Ramos sublinhou que aquela reestruturação "tornou claro as deficiências da fiscalização".

"Esta revolução foi muito negativa e eu não encontro outra explicação para estes dados. O mau tempo não é certamente a explicação, já que os acidentes diminuem" com as más condições atmosféricas.

O presidente da ACA-M considera que "o Governo devia dar a mão à palmatória e reinstalar a Brigada de Trânsito".

De acordo com os dados disponibilizados pela GNR, as oito mortes aconteceram nos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu.

A Operação Ano Novo decorreu entre as 00h00 de 30 de Dezembro de 2009 e as 24h00 de 3 de Janeiro de 2010 com 1200 patrulhas dispersas pelas estradas portuguesas, o que se traduziu na presença de cerca de 2600 militares.

Em 2009, o balanço final da Operação Ano Novo registou 1143 acidentes, dos quais resultaram sete vítimas mortais, oito feridos graves e 350 feridos ligeiros.

Estes números referem-se apenas à sinistralidade registada pela GNR.

Lusa/Sicnoticias

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: "Operação Ano Novo" registou oito mortos nas estradas, mais que no ano passado   Sinistralidade Icon_minitimeSeg Jan 04, 2010 1:57 pm

.
"Operação Ano Novo" registou oito mortos nas estradas, mais que no ano passado




Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Irmão e irmã morrem em acidente brutal   Sinistralidade Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 4:23 pm

.
No cruzamento de Bragada
Bragança


Irmão e irmã morrem em acidente brutal

Em Bragança, na sexta-feira, outros dois irmãos de 80 e 69 anos morreram no IP4.

Em menos de 48 horas, o IP4 fez três mortes no cruzamento de Bragada e Vale de Nogueira, entre Bragança e Macedo de Cavaleiros. Pelas 22.00 de sexta-feira, um Renault Mégane colidiu com um Toyota Yaris. Um circulava no sentido Mirandela-Bragança e outro efectuava a travessia do IP4 saindo de Bragada em direcção a Vale de Nogueira, explicou António Pires da Unidade de Trânsito da GNR de Bragança.

No Renault seguiam cinco pessoas, entre eles dois irmãos que perderam a vida. Cândida Morais, de 80 anos, e Eduardo Morais, de 69, tinham ido ao velório de um cunhado que na quinta-feira morreu num acidente de viação precisamente no mesmo cruzamento.

O presidente da Associação de Utilizadores do IP4 defende uma investigação ao local, \"há muito identificado como sendo um nó que merecia obras de desnivelamento\". Luís Bastos admite que com o arranque das obras para a construção da auto-estrada transmontana essa intervenção já não se justifica, mas defende uma maior iluminação do local.


JN, 2010-02-07
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Camião 'engolido' por buraco   Sinistralidade Icon_minitimeSex Abr 09, 2010 9:30 pm

.
Camião 'engolido' por buraco

Hoje

Sinistralidade Ng1277632

Foi por muito pouco que três homens escaparam ontem a uma tragédia no centro de Setúbal.

Três minutos antes de o terreno abater no Largo de Quebedo, tendo literalmente 'engolido' um camião de carga, os trabalhadores estavam no interior do buraco a prepararem o terreno para implantar contentores do lixo subterrâneos.

Segundo o motorista Belarmino Jorge, da empresa JLS (a que pertence o veículo), "o terreno não aguentou o peso do camião carregado de areia." Entre os vizinhos, o estrondo fez lembrar um tremor de terra.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Camião faz marcha-atrás e esmaga trabalhador na A2   Sinistralidade Icon_minitimeSáb Abr 17, 2010 4:25 pm

.
Camião faz marcha-atrás e esmaga trabalhador na A2

por ROBERTO DORES,
Hoje

Sinistralidade Ng1281372

Colegas tentaram alertar José da Silva Barrosa, que foi colhido pelo pesado, cujo motorista não se apercebeu da sua presença

Um descuido fatal custou ontem de manhã a vida a José da Silva Barrosa, de 55 anos, durante as obras na auto-estrada do Sul (A2). O motorista, residente em Vila Nova de Famalicão, colocou-se atrás de um camião em manobras e acabou por ficar debaixo do rodado do pesado, lançando o estado de choque entre os colegas que assistiram à tragédia. A construtora Gabriel Couto interrompeu a empreitada, que só deverá ser retomada segunda-feira.

Nem os colegas conseguem entender o que levou José Barrosa a colocar-se atrás de um camião, em plena estrada em obras, quando o veículo se preparava para iniciar uma descarga de tuvenan - uma matéria destinada a asfaltar estradas - nas obras da A2, sentido sul/norte, junto ao nó de Palmela. A vítima, que conduzia um dos cilindros destinados a alisar a futura via, não terá reparado que o camionista tinha iniciado a marcha-atrás na sua direcção sem se aperceber de que estava alguém no caminho.

E nem os gritos desesperados dos trabalhadores que se encontravam no local serviram de alerta. "Quem estava cá em baixo não assistiu, mas os que estavam em cima do viaduto viram tudo e tentaram avisar", garantem os colegas, lamentando que entre máquinas a trabalhar e o ruído dos automóveis a passar nenhum dos dois tivesse dado conta que o "perigo espreitava".

Fonte da empresa, que está a realizar o alargamento do sublanço entre Coina e Palmela, garante ter sido "um acidente infeliz", sustentando que não belisca em nada "o rigor no cumprimento de normas de segurança". Já ontem à tarde, os responsáveis da Gabriel Couto reuniram-se com a Brisa, a dona da obra, para explicarem os contornos da tragédia, não sendo para já revelado se vai ser aberto algum inquérito, tendo a Brigada de Trânsito de Coina tomado conta da ocorrência.

Os três colegas, todos eles operadores de máquinas - que se mantinham junto ao estaleiro durante a hora de almoço, apesar de a empresa construtora ter interrompido as obras logo após a tragédia, que ocorreu pelas 10.45 -, mostravam-se ainda perturbados com o episódio. "Nem comemos e só queremos regressar a casa para descansar. Temos pouca vontade de regressar aqui", diziam, admitindo que "era impossível" o motorista do camião aperceber-se da presença de José Barrosa.

"Só daria para ver se ele estivesse no raio de visão do retrovisor, mas ele colocou-se mesmo ao meio da traseira do camião e aí não há hipótese", lamenta outro colega, tendo sido esta versão confirmada ao DN pelos Bombeiros Voluntários de Palmela, que estiveram no local, assim como a GNR que tomou conta da ocorrência. O corpo de José Barrosa foi transportando para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, onde será autopsiado.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Peregrinos morrem a caminho de Fátima   Sinistralidade Icon_minitimeDom maio 02, 2010 2:34 pm

.
Peregrinos morrem a caminho de Fátima

por CÉLIA DOMINGUES
Hoje

Sinistralidade Ng1287438

Jovem de 22 anos, recém-casada e grávida, e homem de 57 foram as vítimas mortais.

Sandra Nunes, de 22 anos, recém-casada e grávida, e Leonel Silva, de 57, os dois peregrinos mortos por atropelamento na madrugada de ontem, perto da Sertã, integravam um grupo de 16 elementos que caminhava há hora e meia em direcção a Fátima. O condutor do carro era jovem não tendo acusado álcool, num acidente ainda sem explicação.

Leonel Silva já estava na estrada desde as 23.00, a partir de Pombas, pequena localidade próxima da Sertã, com mais quatro pessoas. Os restantes elementos tinham partido das aldeias de Mougueiras e Senhora dos Remédio. À hora marcada, já depois da meia noite, partiram da Sertã com previsão de chegar a Fátima no domingo.

Na EN 238, atravessada que foi Cernache do Bonjardim, perto da aldeia de Porto de Luz, a tragédia acontece. O carro vinha de uma recta com uma ligeira lomba e é depois de uma curva à direita, que os peregrinos, a circular numa estrada sem bermas, se apercebem.

Eram 02.40 e o grupo tinha retomado a marcha havia cinco minutos após paragem para café. Alzira Simão, uma das peregrinas, conta que aconteceu tudo muito rápido e que quando viu a viatura depressa percebeu que vinha descontrolada. "Seguíamos na beira da estrada atrás uns dos outros", recorda. Alzira era uma das primeiras da fila, com o marido e a filha, de 17 anos. "Quando vimos o carro na curva, houve uma rapariga da frente que lhe fez sinal para abrandar, porque vinham mais pessoas atrás. Ele apitou e parece que até ganhou mais velocidade." Os primeiros peregrinos ainda tiveram de fugir para a valeta, mas Sandra Nunes e Leonel Silva acabaram por ser atingidos, assim como Fernando Martins, de 40 anos, que foi operado ao pé, no Hospital Amato Lusitano, Castelo Branco.

O pai, mãe, irmão, marido e primos de Sandra Nunes, também peregrinos, viram tudo. "A rapariga estava desfeita da cintura para baixo, sofreu muito", lembra a chorar Alzira Simão. Viveram-se momentos de choque. A filha, Susana, de 17 anos, viu o carro passar próximo de si e apanhar pessoas que seguiam atrás. "O barulho que o carro fez a bater nas pessoas, nunca mais vou esquecer e depois as pessoas a gritarem... Era o pânico."

O condutor, um rapaz ainda jovem, foi identificado e fez os testes de álcool e psicotrópicos, mas nada acusou. Não conseguiu explicar como se deu o despiste.

Os elementos do grupo já há muito que se conheciam. A peregrinação era organizada todos os anos pelo pai da falecida, Manuel Nunes. "É uma família muito simples e ele é muito querido pelo povo", contam na aldeia. Sandra Nunes completaria 23 anos em Novembro. Trabalhava num estabelecimento de tecidos, estava casada com Rui Manuel desde 22 de Agosto e, confirmam os familiares, estaria grávida. Já Leonel Silva, a viver em Pombas, deixa quatro filhos, dois menores (de 5 e 13 anos). Era motorista.

Os funerais decorrem hoje.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Despiste brutal na A24 atinge dois irmãos   Sinistralidade Icon_minitimeSeg maio 03, 2010 12:42 pm

.
Despiste brutal na A24 atinge dois irmãos

por JOSÉ ANTÓNIO CARDOSO
Hoje

Sinistralidade Ng1287882

Foram projectados 40 metros. Um morreu e o outro ficou em estado crítico.

Ricardo Teixeira, 38 anos, treina-dor de futebol numa equipa amadora da Régua, foi a vítima mor- tal de um brutal acidente ocorri- do ontem pelas 08.00 na A24, em Peso da Régua. O irmão Leandro, 28 anos, está entre a vida e a morte no Hospital de Santo António, no Porto.

O veículo em que viajavam desde Lamego despistou-se à saída da Ponte Miguel Torga, embatendo violentamente nos rails de protecção do viaduto subjacente à ponte, tendo os duas vítimas, que iam no bando traseiro, sido projectadas pelo vidro, precipitando--se para uma vinha 40 metros abaixo.

Ricardo, que além de treina-dor, era delegado de propagan- da médica, teve morte imediata, enquanto Leandro, operário da construção civil, foi retirado com vida pelos Bombeiros Voluntários da Régua, transportado para o Hospital de Sto. António em helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e já foi sujeito a intervenção cirúrgica.

O condutor da viatura, um homem de 46 anos, e o passageiro do banco dianteiro sofreram ligeiras escoriações, pois viajavam com o cinto de segurança, o que não acontecia com os dois irmãos.

Segundo o DN apurou, os acidentados estiveram num jantar de confraternização promovido pelo Fontelas FC, colectividade do concelho de Peso da Régua, que disputou o Distrital da 1.ª Divisão, lugar que lhe permitia subir de divisão. Ricardo Teixeira era o treina- dor e Leandro jogador. Após o jantar, passaram a noite numa discoteca em Lamego, dirigindo-se na altura do acidente para as suas casas na Régua.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários da Régua, com seis viaturas e 18 homens, a VMER (viatura médica emergência médica) de Vila Real e o helicóptero do INEM. Segundo o comandante dos bombeiros, António Fonseca, o excesso de velocidade terá sido a causa do acidente, mas as investigações estão a cargo da brigada especializada da GNR.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Atropelado por autocarro quando apanhava o boné   Sinistralidade Icon_minitimeQui Jun 03, 2010 11:48 am

.
Atropelado por autocarro quando apanhava o boné

por LUÍS GALRÃO
Hoje

Sinistralidade Ng1301148

Cabo-verdiano teve morte imediata, junto a estação ferroviária e a escola. Pais questionam falta de segurança para peões.

Um cabo-verdiano de cerca de 30 anos morreu ontem junto à estação ferroviária de Agualva-Cacém, em Sintra, após ter sido atropelado por um autocarro da Lisboa Transportes, propriedade da Vimeca. O acidente ocorreu perto das 08.00 no recinto do terminal de autocarros que serve a Baixa da cidade e a Linha de Sintra. Segundo os Bombeiros de Agualva-Cacém, a vítima já foi encontrada em paragem cardíaca e não respondeu às tentativas de reanimação.

"O meu colega devia estar de olho no semáforo, que está aberto muito pouco tempo, nos táxis, e nos passageiros que batem à porta para tentar entrar junto ao semáforo", explica um motorista que não testemunhou o acidente. "Segundo percebi, o rapaz apareceu do outro lado e perguntou qualquer coisa ao meu colega. Mas, entretanto, baixou-se por qualquer motivo e o meu colega deixou de o ver e avançou", conta.

Outro motorista acrescenta que o jovem ter-se-á abaixado para apanhar o boné que fugiu com o vento e acabou apanhado pelas pesadas rodas do autocarro. O largo da estação alberga também a praça de Táxis, onde também se ouvem críticas ao semáforo. "Está aberto poucos segundos e quase só deixa passar um táxi e um autocarro", lamenta um taxista. Fonte da Vimeca adiantou ao DN que a empresa só irá pronunciar-se após a conclusão de um inquérito interno.

O acidente foi, entretanto, criticado pela Comissão de Utentes da Linha de Sintra, que pede melhores condições para 25 mil utentes que frequentam diariamente aquele terminal. "A zona é muito pequena face ao elevado número de utentes, levando a que estes tenham de sair dos passeios porque há enormes filas de passageiros que esperam pelas camionetas, correndo, por isso, riscos que urge eliminar", avança Rui Ramos.

O caso foi também aproveitado pela Associação de Pais da Escola Secundária Ferreira Dias, situada nas proximidades, para reclamar melhores condições para os peões. Os pais lamentam que nem a Câmara nem a Refer tenham ainda cumprido a promessa de colocação de uma passadeira junto à passagem inferior da Avenida dos Bons Amigos.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Criança de três anos morreu após queda de quarto andar    Sinistralidade Icon_minitimeQua Jul 07, 2010 12:38 pm

.
Criança de três anos morreu após queda de quarto andar

Hoje

Sinistralidade Ng1315357

Uma criança de três anos morreu hoje em Fátima, na sequência de uma queda de um quarto andar do prédio da Avenida Beato Nuno, informou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Fátima.

O alerta foi dado às 08:44, por um popular que encontrou a menina caída na via pública.

Os bombeiros de Fátima enviaram para o local uma ambulância com três socorristas que fizeram manobras de reanimação com suporte básico de vida e solicitaram apoio à VMER do Hospital de Santo André, em Leiria, tendo uma médica confirmado o óbito no local.

Segundo o comandante António Gaspar, a criança caiu de uma janela que estava aberta, tendo os familiares -- pai, mãe e dois irmãos menores - sido transportados para o Hospital de Santo André, onde estão a receber apoio psicológico.

De acordo com o comandante dos bombeiros, também elementos dos serviços sociais da Câmara Municipal de Ourém estão no hospital para acompanhar a família.

O caso está sob investigação da GNR de Fátima.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Rio de Mouro: fogo em vivenda mata criança de 12 anos   Sinistralidade Icon_minitimeQua Jul 07, 2010 12:44 pm

.
Rio de Mouro: fogo em vivenda mata criança de 12 anos

por Lusa
Hoje

Uma criança de 12 anos morreu carbonizada hoje de madrugada num incêndio que deflagrou numa vivenda na vila de Varge Mondar, na freguesia de Rio de Mouro, concelho de Sintra, informou fonte da Protecção Civil de Sintra.

A fonte disse à Lusa que o primeiro alerta do incêndio foi recebido próximo das 02:00, tendo sido enviados para o local elementos dos Bombeiros de Algueirão Mem Martins e de São Pedro de Sintra.

No combate ao sinistro, foi dado o alerta de que havia um desaparecido, tendo os bombeiros recuperado um cadáver carbonizado já perto das 03:00.

O comandante dos bombeiros de Algueirão Mem Martins, Joaquim Leonardo, disse à Lusa que à chegada ao local do incêndio, os bombeiros depararam-se com um incêndio no sótão com vários populares a alertarem para a existência de uma criança na habitação.

"O sótão estava já em colapso, houve uma carga térmica brutal", adiantou.

No local estiveram sete veículos, 20 bombeiros e o rescaldo terminou às 05:15.

De momento, desconhecem-se ainda as causas do incêndio, que deixou inabitável a vivenda.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sinistralidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sinistralidade   Sinistralidade Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sinistralidade
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Sinistralidade 2
» Trabalho - Sinistralidade
» Auto-estrada Transmontana

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: