Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 As estações do ano

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

As estações do ano Empty
MensagemAssunto: As estações do ano   As estações do ano Icon_minitimeDom Mar 21, 2010 4:07 pm

.
Primavera: verdade ou mentira?

por FILIPA AMBRÓSIO DE SOUSA e JOEL BALSINHA
Hoje

As estações do ano Ng1269618

A Primavera começou ontem e nem tudo o que se diz sobre ela é verdadeiro.

Para já, para infelicidade de muitos, o bom tempo não chega sempre com o mês de Março. E é certo que há mais chuva em Abril do que noutros meses do ano e que o culto do corpo faz disparar a corrida aos ginásios. Na estação do acasalamento de muitas espécies, as paixões também aumentam - devido à produção de hormonas - e as alergias vão-se intensificando por causa do polén das flores.


BOM TEMPO

Falso. Com a chegada da Primavera, a temperatura sobe, mas nem sempre vem o bom tempo. Apesar de os meteorologistas preverem que depois deste Inverno rigoroso cheguem uns meses de sol e calor, não é linear que isso aconteça já nesta estação, que até se prevê chuvosa. Desde logo, para esta primeira semana, o Instituto de Meteorologia aponta pouco sol, aguaceiros e temperaturas apenas moderadas. A acompanhar um céu nublado. Apesar das alterações climáticas, que têm ditado no mundo o aparecimento das estações mais cedo do que o habitual, este ano nada é previsível. As temperaturas vão manter-se amenas - entre os 10 e os 17 graus - até à próxima sexta-feira. Com as manhãs frias e a chuva a dar sempre o ar da sua graça. Desengane-se quem associa o regresso do sol e início da época balnear a esta estação, que termina a 21 de Junho.

ALTERAÇÕES HORMONAIS AUMENTAM A LIBIDO

Verdadeiro. A Primavera é apontada pelos biólogos como o período do ano que dá início aos rituais de acasalamento de aves e de outras classes de animais, devido à subida da temperatura. "A Primavera corresponde à reprodução das espécies, animais e vegetais, no meio marinho e terrestre", diz o biólogo Pedro Ré, presidente do departamento de biologia animal da Universidade de Lisboa, explicando que quando "há mais alimento vegetal há mais organismos a reproduzirem-se em Portugal e na Europa". E não há dúvidas de que o mesmo acontece na espécie humana. O clima leva à descoberta de novos amores, garantem os especialistas. O sexólogo Júlio Machado Vaz diz que nesta estação "as alterações hormonais aumentam a libido entre os homens e as mulheres". Ou seja, quando a temperatura aumenta, "o ser humano produz uma hormona que faz com que o desejo sexual aumente e o nosso organismo sofra algumas alterações", disse o especialista ao DN.

ABRIL, ÁGUAS MIL

Verdadeiro. Os registos mostram que o ditado se confirma sobretudo para as zonas costeiras a norte de Lisboa, garante o meteorologista Manuel Costa Alves. Mas este ano não se prevêem para já grandes chuvas para o próximo mês, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM). "Não há grande pluviosidade prevista para Abril", diz o coordenador das relações externas do IM, Direitinho Tavares. Mas isso não significa que a Primavera que ontem começou venha a ser menos chuvosa do que o habitual. As previsões dos sites de meteorologia internacionais mostram que a estação será chuvosa.

DISPARAM AS INSCRIÇÕES EM GINÁSIOS

Verdadeiro. Apesar de os ginásios tentarem angariar clientes durante todo o ano, é na Primavera que as inscrições mais crescem. "Há mais procura nesta altura, porque aumentam as pessoas que querem preparar o corpo para os meses da praia", garante José Luís Costa, presidente da Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal. Por isso, nesta altura são sempre lançadas campanhas de angariações de fidelização de clientes, explica. No País há seis mil pessoas inscritas nos 1400 ginásios privados.

FLORISTAS AUMENTAM AS VENDAS

Verdadeiro. A Primavera é a estação das flores e os floristas garantem que as vendas sobem nesta altura do ano. "As pessoas acabam por fazer a renovação de interiores das suas casas, varandas e jardins", explica David Gramaço, relações públicas da Monceau Fleurs, em Lisboa. Em Portugal, nos últimos cinco anos tem aumentado o número de pessoas que compram flores e plantas para a casa. Mas, na Primavera, a procura aumenta, sobretudo de flores como as margaridas, rosas, tulipas ou geribérias. "Escolhem flores com mais cor", acrescenta Juliana Araújo, da mesma loja.

ALERGIAS SURGEM COM A NOVA ESTAÇÃO

Verdadeiro. A Primavera é um período crítico para quem sofre de alergias. O aumento dos níveis do polén no ar está na origem da maioria dos problemas, que se prolongam normalmente até ao mês de Julho. "Quando o tempo começa a aquecer, dá-se a polinização. O que pode provocar rinite e asma", afirma Libério Ribeiro, presidente da secção de imunoalergologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria. "Em Portugal é frequente alergias ao pólen da oliveira, mas também há alérgicos ao pólen das gramíneas", explica. As mudanças bruscas de temperatura e precipitação que caracterizam a Primavera também fazem aumentar a "proliferação do pólen" no ar, o que provoca um aumento dos casos de asma nas pessoas que sofrem deste problema. O especialista não arrisca avançar se as fortes chuvas no Inverno vão tornar esta Primavera particularmente difícil para quem tem alergias. "Ainda é muito cedo para antecipar esses dados, mas podemos prevenir." As vacinas e outros tratamentos podem ajudar a combater os problemas alérgicos.

In DN


As estações do ano 0002053F
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

As estações do ano Empty
MensagemAssunto: Corrida às praias no adeus ao Inverno rigoroso   As estações do ano Icon_minitimeDom Abr 11, 2010 5:07 pm

.
Corrida às praias no adeus ao Inverno rigoroso

Hoje

As estações do ano Ng1278458

"Até que enfim!" Expressão comum a quem ontem aproveitou aquele que dizem ser o primeiro dia de praia de 2010. Alguns dizem com sotaque brasileiro: "Pintou o sol, caí na praia."

Nas praias da Linha de Cascais foram muitos os que tiraram o fato de banho da gaveta para dar o primeiro mergulho. "Que saudades", diziam ao DN Ruben e Miguel, ambos com 13 anos. No pontão do Tamariz não se cansavam de fazer mortais ou bombas para o mar: "Só é pena que as aulas vão começar e agora só dá para vir ao fim- -de-semana."

Maria, de 37 anos, foi com o marido e os três filhos aproveitar o sol e a água: "Está óptima. Já cheira a Verão, amanhã [hoje] também venho." Perto estava um grupo de amigos brasileiros. Bruno, 20 anos, está há um ano em Portugal e sentia falta do calor. "Já só perguntava quando é que o frio vai embora", brincou. "O Verão chegou", completou Aline. Então e a água? "Bom... para isso é melhor esperar pelo Verão."

Sem grandes razões para sorrir está Armando Neves. Gerente do restaurante Praia do Tamariz, confirmou que o negócio baixou 65% relativamente ao mesmo período de 2009: "Não há turistas como antes. Vai ser um Verão difícil."

In DN

As estações do ano 000203E1
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
As estações do ano
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O Prato
» Arqueologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: