Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Terrorismo

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Chefe das secretas: "não há bases da ETA em Portugal"   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 14, 2010 2:11 pm

.
Chefe das secretas: "não há bases da ETA em Portugal"

por CARLOS RODRIGUES LIMA
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1242106

Secretário-geral dos serviços secretos declarou ao DN que há "forte cooperação" entre as forças de segurança no caso e garantiu que "não há bases da ETA em Portugal".

Júlio Pereira, secretário-geral dos Serviços de Informação da República, o órgão que coordena a actividade dos serviços secretos portugueses, declarou ao DN que "há uma forte cooperação entre as forças policiais e os serviços de informação" para acompanhar a hipótese de uma eventual existência de uma base da ETA em Portugal". O "chefe" dos serviços secretos portugueses garantiu, porém, ser "especulativa" a ideia de que, de facto, existe ou uma base ou uma plataforma de apoio aos etarras.

"Sabemos que nos últimos anos houve uma série de episódios relacionados com elementos da ETA em Portugal. E estamos a acompanhar de perto todas as situações", acrescentou o secretário-geral, dizendo ao DN que a análise do SIS (Serviço de Informações e Segurança) no último Relatório de Segurança Interna mantém-se inalterada. No documento, o SIS garantia não ter sido detectada "qualquer actividade da ETA, nem qualquer estrutura permanente de apoio logístico em território nacional".

Tal não quer dizer que a organização separatista basca pretenda instalar em Portugal uma espécie de base, seja ela permanente ou apenas de recuo. Ainda ontem, o jornal El País afirmava que os etarras detidos em Torre de Moncorvo teriam uma casa alugada em Portugal. Fonte da Unidade Nacional Contra-Terrorismo da PJ não confirmou ao DN esta informação.

Seja como for, inspectores da PJ ligados à investigação do terrorismo e fontes dos serviços secretos admitem, como hipótese, que, face à repressão de que a ETA tem sido alvo em França, a organização procure deslocalizar algumas bases para Portugal. Mas, operacionalmente, segundo as mesmas fontes tal poderia ser um erro: "As zonas de fronteira são localidades pequenas, onde toda a gente se conhece. Qualquer movimento fora do normal poderia levantar suspeitas e isso é um risco para os etarras", explicou uma das fontes contactadas. O "desvio" para as grandes cidades - onde os operacionais poderiam passar despercebidos - é outra das hipóteses em cima da mesa. Mas, também, era uma situação que comportava alguns riscos, sobretudo com o transporte de explosivos. "Nos últimos casos que tiveram uma ligação a Portugal, há um elemento em comum: os operacionais foram detectados em trânsito. Ou seja, quanto mais andarem, mais riscos há de serem, acidentalmente, apanhados", precisou outra fonte contactada pelo DN. O mesmo interlocutor recordou que recentemente foi descoberto uma célula do IRA (Exército Republicano Irlandês) no Algarve, cuja actividade era o financiamento deste grupo através do contrabando.

In DN

Terrorismo - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Espanha afirma: Operação travou base da ETA em Portugal   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSeg Jan 18, 2010 2:21 pm

.
Espanha afirma: Operação travou base da ETA em Portugal

por Lusa
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1243869

A operação que permitiu deter dois alegados membros da ETA e confiscar uma carrinha com explosivos permitiu travar a tentativa da ETA de se instalar em Portugal, afirmou hoje o secretário de Estado espanhol da Segurança.

Em declarações a jornalistas portugueses, Antonio Camacho insistiu que a eventual instalação da ETA e a zona onde essa base poderia ser montada "ainda está a ser investigada".

Questionado pela Lusa sobre se a operação permitiu travar a instalação dessa base, no início, ou apenas a interrompeu (havendo já uma primeira base), Camacho afirmou que as informações apontam ao primeiro cenário.

"O que as autoridades de segurança nos transmitem é que foi uma tentativa e que essa tentativa foi travada pelas detenções", afirmou.

Questionado sobre se essa base poderia estar a ser procurada algures nos arredores de Coimbra, Camacho afirmou que "ainda não se avançou nesse ponto da investigação".

"Mas fruto do bom trabalho das autoridades portugueses e espanholas ocorreram essas duas detenções e isso impediu que se estabelecesse uma operação na zona", afirmou.

"Temos de felicitar a operação e a acção das autoridades portuguesas por esse êxito", disse.

Questionado sobre acções futuras, Camacho insistiu que a colaboração vai continuar.

"Estamos a trabalhar com Portugal há muitos anos, vamos continuar a trabalhar. Sempre se pode tomar mais medidas que garantam mais a segurança dos cidadãos portugueses e espanhóis", disse.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: OSCOT: José Manuel Anes deverá ser hoje eleito presidente   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 20, 2010 9:24 pm

.
OSCOT: José Manuel Anes deverá ser hoje eleito presidente

por DN.pt com Lusa
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1244797

José Manuel Anes deverá ser eleito hoje presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT). No programa eleitoral da lista única que apresenta, Anes anuncia que pretende candidatar o OSCOT “ao seu reconhecimento como Instituição de Utilidade Pública”.

José Manuel Anes lidera a única lista candidata às eleições para os corpos sociais do OSCOT, depois de o social-democrata Jorge Bacelar Gouveia ter pedido demissão do cargo alegando trabalho partidário e de deputado na Assembleia da República.

O primeiro objectivo do programa eleitoral apresentado por José Manuel Anes é preparar “a candidatura do OSCOT tendente ao seu reconhecimento como Instituição de Utilidade Pública”. O candidato anuncia também a intenção de remodelar o site da instituição e criar outras ferramentas electrónicas para aumentar a “notoriedade” do OSCOT e promover “uma intensa e oportuna participação pública”.

Outras das medidas apresentadas no programa são o “aprofundamento das relações com as Universidades Portuguesas” e a organização de vários debates e seminários com temas como o crime organizado, o acesso às armas, o terrorismo e a protecção civil.

"Somos uma organização da sociedade civil, estamos aqui para ajudar. Também queremos ajudar nessas áreas que não estávamos muito habituados a explorar", afirmou Anes em entrevista recente à Lusa, sublinhando que o OSCOT quer dar um "contributo" não só na área da criminalidade, mas também na protecção civil, que é igualmente um "problema de segurança".

Anes anunciou ainda que o OSCOT vai organizar, em Março, um primeiro colóquio sobre criminalidade organizada na CPLP e, em Setembro, uma outra iniciativa sobre protecção civil e que pretende lançar um “prémio monetário anual para trabalhos sobre as matérias em observação do OSCOT”.

O tratamento estatístico de dados sobre criminalidade é também outra das actividades que a lista liderada por José Manuel Anes quer apostar nos próximos três anos. "Vamos pedir dados à PSP, GNR, Polícia Judiciária e Ministério da Administração Interna para fornecer estatísticas para que o OSCOT possa fazer uma avaliação", afirmou o candidato.

A nível financeiro, o objectivo desta lista é reorganizar a contabilidade e a cobrança de quotas e obter “novas receitas”. O programa eleitoral de José Manuel Anes também pretende reformar os estatutos do Observatório e criar a figura de um presidente honorário, bem como quatro categorias diferentes de sócios: fundadores, efectivos, institucionais e correspondentes, cujas quotas terão montantes fixados distintos.

José Manuel Anes é fundador do OSCOT juntamente com Rui Pereira, actual ministro da Administração Interna e é especialista em assuntos de segurança e terrorismo.

In DN

Terrorismo - Página 2 Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: 5 décadas da acção armada em Portugal   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 22, 2010 10:39 pm

.
5 décadas da acção armada em Portugal

por JOÃO CÉU E SILVAHoje

Terrorismo - Página 2 Ng1245636

O terrorismo é a ameaça global deste início de milénio e o nosso país já foi fértil em explosões que mataram pessoas, destruíram instalações, navios e aviões e mudaram o curso da história. Após os últimos fenómenos deste género, com o fim das FP-25, a ETA mostra que a 'exportação' de actos terroristas pode ter como base o território do seu vizinho ibérico.

Na madrugada do dia de hoje, em 1961, Salazar recebia a primeira notícia terrível desse ano que iria desestabilizar o regime férreo sob o qual mantinha a governação de Portugal. A notícia era inesperada e inaugurava uma nova fase na história do protesto político: um navio tinha sido desviado por um "pirata" de nome Henrique Galvão. Foi um acontecimento mundial!

Dessa madrugada até 2010, Portugal foi cenário de uma intensa actividade de acções armadas e terroristas como em poucos países no mundo. Um rol de actividades explosivas que a história oficial tem branqueado e esquecido, apesar da dimensão e do papel nas mudanças políticas que provocou nas últimas cinco décadas. O papel dos "revolucionários" foi grande até ao 25 de Abril, enquanto o dos "contra-revolucionários" e extremistas de esquerda, mortífero após a queda do regime. Uns e outros agitaram Portugal com explosões e actos subversivos, em muito devido à segunda notícia que abalou a ditadura nesse mesmo ano: o início da Guerra do Ultramar a 4 de Fevereiro. E, antes que 1961 acabasse, os protestos espectaculares contra Salazar tiveram outro episódio também muito pouco habitual: o desvio do Super Constellation da TAP, a 11 de Novembro, que sobrevoou Lisboa e deixou um rasto de milhares de panfletos.

Quando no 11.º dia deste ano foram presos dois membros da ETA em território nacional, os portugueses voltaram a ouvir falar de acções armadas e de terrorismo - uma palavra que ganhou outro entendimento nos últimos anos - devido ao conteúdo explosivo da carrinha do comando dos nacionalistas bascos. Uma presença estranha para um país que desde o fim dos anos 80 quase deixara de ter notícias sobre atentados em Portugal e não crê que as ameaças públicas de Ben Laden de querer recuperar para o islão a parte portuguesa do Al-Andalus sejam mais que uma loucura.

Onze dias após a detenção de Garikoitz Garcia Arrieta e Iratxe Yánez Ortiz no Norte de Portugal, o silêncio sobre o tema é como nos tempos do antigamente: total. José Sócrates já assumiu que o terrorismo é um "fenómeno dos nossos dias", a que se deve dar "especial atenção", mas não acredita que Portugal esteja sob uma ameaça "especial". Para o ministro do Interior espanhol, Pérez Rubalcaba, há hipótese de a ETA estar a instalar uma base no nosso país e o material apreendido dava para vários atentados. Os serviços secretos portugueses acompanham a situação enquanto a Unidade Nacional contra o Terrorismo não revela o que já apurou.

Esta nova detenção de elementos da ETA vem mostrar que as acções armadas made in Portugal podem ressurgir, até porque, como disse ao DN um dos mais altos responsáveis da repressão a este fenómeno, "a ETA só não instala uma base na Lua". Os meios para acompanhamento deste caso "são suficientes", assegura, mas estamos perante fenómenos extremistas globais e de cariz político ou religioso impossíveis de prever.

Antes que a ETA e a Al-Qaeda voltem a surpreender Portugal, vale a pena recordar os principais actos que alteraram a nossa história nas páginas que se seguem.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Cinco detidos numa operação contra a ETA   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 26, 2010 5:53 pm

.
Cinco detidos numa operação contra a ETA

por S.S.
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1247131

O primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, felicitou-se pela detenção deste "grupo muito perigoso".

Os cinco são suspeitos de participar em vários atentados, incluindo a explosão de um veículo com cem quilos de explosivos que dez dez feridos em Setembro de 2008 frente a uma esquadra de polícia em Ondarroa, e foram detidos na noite de ontem no País Basco.

Zapatero indicou que as forças de segurança não vão baixar os braços "enquanto a organização terrorista não tenha renunciado às suas acções criminosas". Este grupo é ainda suspeito de vários atentados contra a construção da linha de alta velocidade no País Basco.

As autoridades realizaram buscas em oito locais.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Heathrow e Manchester já têm scanners a funcionar   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 02, 2010 9:53 pm

.
Heathrow e Manchester já têm scanners a funcionar

por Patrícia Viegas
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1250139

As novas medidas de controlo entraram em vigor segunda-feira.

Heathrow e Manchester foram os primeiros aeroportos britânicos a implementar o uso de scanners corporais nos controlos de segurança a que são submetidos os passageiros.

A medida, que entrou em funcionamento na segunda-feira, prevê que os passageiros possam recusar-se a passar nos scanners. Mas quem o decidir fazer não embarca e fica em terra.

Numa tentativa de sossegar a opinião pública, o ministro dos Transportes britânico, Andrew Adonis, explicou que as imagens obtidas através dos scanners serão imediatamente apagadas e não farão parte de qualquer base de dados.

"Actualmente as pessoas já aceitam submeter-se aos detectores de metais e o scanner corporal pertence à mesma categoria", especificou, citado pela AFP, aquele responsável do Governo trabalhista liderado por Gordon Brown.

A instalação de scanners nos aeroportos faz parte do reforço de segurança considerado necessário após o atentado falhado de 25 de Dezembro num avião que ligava Amesterdão a Detroit. Face à ameaça terrorista que enfrenta, até com o aproximar das legislativas, previstas para Maio, o Reino Unido decidiu avançar com a medida sem esperar por uma posição comum da UE.

In DN

Terrorismo - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: GNR continua a destruir explosivos da ETA   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 06, 2010 5:22 pm

.
GNR continua a destruir explosivos da ETA

Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1251880

A GNR procedeu hoje de manhã a duas explosões controladas para destruir parte da quantidade de explosivos prontos a detonar, que foram encontrados na casa que alegadamente serviria de esconderijo da ETA em Casal Avarela, concelho de Óbidos.

A primeira explosão ocorreu cerca das 10:40 e, pelo barulho e impacto provocados, terá sido a maior de todas desde que foi iniciada na sexta feira a operação de destruição de meia tonelada de explosivos prontos a detonar que foram encontrados na garagem anexa à habitação que terá servido de esconderijo para dois alegados elementos da organização separatista basca.

Um segundo rebentamento, semelhante ao primeiro, ocorreu pelas 11:20 e estão previstas outras duas até ao final da manhã, segundo informações recolhidas no local.

Os rebentamentos decorrem numa pedreira a cerca de meio quilómetro da habitação e estão rodeados de fortes medidas de segurança.

Na casa continuam investigadores da Polícia Judiciária na recolha de provas para investigação, mantendo-se um perímetro de segurança ligeiramente mais reduzido que na sexta-feira.

Nos arredores da habitação, apenas estão jornalistas e repórteres de imagem a acompanhar as operações, passando de quando em vez alguns curiosos e vizinhos que recusam falar por receio.

A agência espanhola EFE, citando fontes da luta antiterrorista em Espanha, informou hoje que dois espanhóis que desobedeceram e escaparam à GNR depois de abandonarem a casa em Óbidos são suspeitos de pertencerem à ETA, organização que usa práticas terroristas para defender a independência do País Basco.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Tonelada e meia de explosivos no esconderijo da ETA   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 06, 2010 10:19 pm

.
Tonelada e meia de explosivos no esconderijo da ETA

por DN.pt, com AFP e Lusa
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1251950

O material explosivo encontrado pela GNR (Guarda Nacional Republicana) numa casa em Óbidos, que terá sido usada como esconderijo da ETA, ascende a tonelada e meia, anuncia o Ministério do Interior espanhol, num comunicado citado pela AFP. Andoni Zengotitabengoa e Oier Gómez Mielgo, alegados membros da organização terrorista basca, eram os inquilinos desta moradia.

De acordo com fontes da luta antiterrorista, citadas pelo 'El País', na casa de Casal Avarela, em Óbidos, as autoridades portuguesas encontraram 1330 quilos de nitrato de amónio, distribuídos por doze bidons, 75kg de nitrato de potássio, em três sacos, 40 litros de ácido sulfúrico e quantidades variadas de pentrita, pó de alumínio e nitrometano.

Tonelada e meia de explosivos é uma quantidade muito superior ao valor inicialmente avançado pelo comandante do Centro de Inactivação de Explosivos da GNR, Hélder Barros, que falara em meia tonelada. Já esta tarde, fontes da Guarda Nacional Republicana tinham corrigido esse valor, estimando que a quantidade de explosivos ultrapassava os 700 quilos. Os 1500kg é a quantia avançada pelas autoridades espanholas, citando os números fornecidos pelas congéneres portuguesas.

Além dos explosivos, a GNR apreendeu quatro detonadores e outro material para produzir bombas,, matrículas portuguesas, computadores portáteis e mapas de Portugal, Espanha, das cidades de Cádiz e Madrid e do Norte de Portugal. Nos dois primeiros mapas citados havia inscrições que ainda estão ser analisadas. Também havia na casa três telemóveis com inscrições 'Madrid', 'Portugal' e 'Cádiz' e uma caixa denominada 'Mundo', que, segundo disse o Ministério do Interior espanhol ao 'El País', se trata de um tipo de tarifário telefónico.

Inquilinos com ordens de captura

Os inquilinos da moradia já identificados são Andoni Zengotitabengoa Fernández e Oier Gómez Mielgo (admite-se que a célula era formada por um terceiro elemento). Ambos são alvos de mandados de captura por parte da justiça espanhola e são nesta altura também visados pelas autoridades portuguesas.

Andoni Zengotitabengoa Fernández tem 30 anos e foi condenado a 13 anos e três meses de prisão por danos e coacções de carácter terrorista, atentado contra agentes da autoridade e posse de substâncias inflamáveis e incendiárias, adianta o 'El País'. O suspeito foi identificado através das imagens captadas pelas câmaras de vigilância de um supermercado situado perto da moradia, visionadas depois de a GNR ter encontrado um recibo de compras desse estabelecimento comercial.

Já Oier Gómez Mielgo foi 'traído' por uma fotografia de um cartão que deixou para trás, na casa. O suspeito, de 26 anos, é procurado em Espanha por crimes de terrorismo e participação na 'kale norroka', luta de rua promovida pela ETA (Euskadi Ta Askatasuna, em português Pátria Basca e Liberdade).

Os explosivos encontrados foram entretanto detonados, de forma controlada, numa pedreira próxima da casa. A descoberta destes explosivos nesta casa de Óbidos é o maior golpe no grupo terrorista basco desde o Verão de 2009, quando foram encontrados 500 quilos de material em 15 esconderijos em França.

Ao longo de todo o ano passado, foram desarticulados 22 esconderijos da ETA, dos quais 18 em França, o que permitiu confiscar cerca de uma tonelada de explosivos no total.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Explosivos da ETA davam para sete atentados   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 5:30 pm

.
Explosivos da ETA davam para sete atentados

por SÓNIA SIMÕES
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1252148

Material encontrado dava para sete ataques terroristas como o ocorrido no aeroporto de Barajas em 2006

O material explosivo encontrado pela GNR numa vivenda nos arredores de Óbidos, subarrendada por alegados etarras, seria suficiente para mais de sete atentados semelhantes ao que, em Dezembro de 2006, destruiu parte do aeroporto madrileno de Barajas - onde duas pessoas morreram e 68 sofreram ferimentos.

Fonte do Ministério do Interior espanhol disse ao diário espanhol El País que na garagem de uma casa em Alvarela, Óbidos, estavam 1330 quilos (e não meia tonelada) de nitrato de amónio distribuídos por doze bidões, 75 quilos de nitrato de potássio em três sacos, 40 litros de ácido sulfúrico outras quantidades de pentrita, pó de alumínio e nitrometano. Trata-se de explosivos de elevada potência já apreendidos em carrinhas suspeitas de serem usadas pela ETA.

No atentado ao aeroporto de Barajas, a 30 de Dezembro de 2006, foram usados 200 quilos de explosivos, segundo anunciaram as autoridades. Naquele dia, elementos da ETA deixaram um carro armadilhado no parque de estacionamento do terminal 4. A explosão provocou o desabamento das estruturas em betão, dificultando as buscas. No final da investigação, o juiz espanhol Santiago Pedraz responsabilizou o chefe de comandos da ETA, Mikel Aspiazu, e quatro outros elementos.

As autoridades suspeitam de que o explosivo agora apreendido se destinasse a atentados em aeroportos e oleodutos em território espanhol. Na casa cercada pela GNR foram também encontrados mapas de Portugal e de Espanha com marcações - que estão agora a ser analisadas pelas autoridades.

A informação de que aeroportos e oleodutos seriam os próximos alvos da ETA já era, segundo a imprensa espanhola, do conhecimento da polícia regional do País Basco, que no início do ano apertou o cerco, dando início a uma verdadeira operação antiterrorista. Ao que tudo indica, vários suspeitos de integrarem o grupo terrorista ETA, detidos nos últimos dias em Espanha, receberam ordens do ex-chefe militar da ETA Aitzol Iriondo para realizar estes atentados. A carga de explosivos detectada em Portugal é ainda sete vezes superior à usada em Julho passado num atentado ao edifício da Guardia Civil, em Burgos. A explosão de um carro armadilhado com 200 quilos de explosivos provocou 65 feridos ligeiros, entre militares e família, incluindo 13 menores.

Apesar do cerco policial, em 2008 dez elementos acusados de pertencerem à ETA conseguiram fugir antes de serem julgados. No ano passado, cinco outros elementos também desapareceram. Entre eles está Oroitz Gurrutxaga, um dos terroristas mais procurados pelo Ministério do Interior espanhol, suspeito do atentado à Guardia Civil de Burgos e do assassínio de dois guardas civis em Palma de Maiorca, também num ataque com um carro armadilhado.

No grupo de procurados incluem-se os dois homens que terão passado pela zona do Oeste português, Andoni Fernández e Oier Mielgo.

1. A GNR procedeu ontem ao rebentamento dos explosivos numa pedreira próxima de Óbidos

2. A vivenda subarrendada aos etarras onde a GNR encontrou material suspeito

3. Os moradores puderam voltar às suas casas, que tinham sido evacuadas sexta-feira por segurança

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrorismo   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 5:36 pm

.
Vizinhos de membros da ETA preferem manter-se longe da polícia e jornalistas


http://dn.sapo.pt/galerias/videos/?content_id=1488580&seccao=Portugal

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: PJ quer GNR e PSP fora da investigação à ETA   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 09, 2010 12:55 pm

.
PJ quer GNR e PSP fora da investigação à ETA

por LICÍNIO LIMA
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1253005

Espanhóis dizem que foi eliminada uma base logística fundamental dos etarras

O caso ETA está a criar tensões entre a Polícia Judiciária (PJ), que tem a competência para investigar crimes de terrorismo, e a GNR, que foi quem, na quinta-feira, descobriu a casa de Óbidos com mais de meia tonelada de explosivos.

O DN sabe que os inspectores da PJ estão pouco receptivos à presença de elementos da GNR ou da PSP nas equipas que irão investigar a existência de células em Portugal juntamente com os espanhóis. Mas tal só ficará decidido na próxima semana, quando o secretário-geral do sistema de segurança interna, Mário Mendes, se deslocar a Madrid para acertar a formação de tais equipas com o seu homólogo espanhol. No entanto, e afastado da polémica portuguesa, o director-geral da Polícia e Guarda Civil espanholas garantiu ontem que a operação em Óbidos permitiu "eliminar uma base logística fundamental para a organização terrorista ETA em Portugal".

A tensão entre as forças portuguesas tornou-se agora mais visível com a descoberta da casa em Óbidos. O DN soube que a PJ de Leiria foi informada por populares de uma moradia suspeita, por ter as luzes ligadas e as portas abertas há vários dias. Mas o mesmo alerta foi dado à GNR, que avançou para o terreno e começou a investigar, considerando poder haver ligação com os dois detonadores e as várias pás e picaretas que tinha encontrado três dias antes no interior de uma viatura abandonada na região e que, alegadamente, era conduzida por dois indivíduos de nacionalidade espanhola, que fugiram a uma operação Stop. Inspectores ouvidos pelo DN consideram que a GNR extravasou as suas competências, e prejudicou a investigação, ao esconder esta informação durante vários dias.

Tendo sido a GNR a descobrir a casa com uma tonelada e meia de explosivos (número avançado pelos espanhóis), coube-lhe também apresentar o facto à comunicação social. Mas, como o crime de terrorismo não é da sua competência, o comandante-geral daquela força, general Nélson Santos, teve de se deslocar à PJ (à sede da Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo) para, ao lado do director nacional, e com a bandeira da PJ, falar aos jornalistas. "O general começou a falar, apresentou--se e apresentou Almeida Rodrigues, parecendo estar em sua casa, como se fosse o responsá- vel pela investigação", comentaram ao DN os inspectores, confirmando o mal-estar na instituição.

Segundo a lei, os crimes de terrorismo são da exclusiva competência da PJ. Por isso, a apreensão dos dois detonadores deveria ter sido logo comunicada, referem as fontes do DN. Embora os contactos da polícia espanhola estejam a ser feitos com a Judiciária, há quem tema que Mário Mendes queria nas equipas mistas a PSP e a GNR. "Se calhar até vão meter gente da ASAE por acharem que os explosivos não estariam certificados", ironizaram.

Do lado de Espanha, a descoberta da casa de Óbidos continua a ser classificada como uma das mais importantes acções contra a ETA. A operação em Portugal "representou eliminar uma base fundamental para a organização terrorista", disse ontem o director-geral da Polícia e Guarda Civil espanholas, Francisco Javier Velázquez López.

Para alguns observadores, os continuados elogios, por parte dos espanhóis, visam comprometer ainda mais as nossas autoridades. "Eles querem um empenho político no combate à ETA", argumentam as fontes do DN. "Por isso, viraram para cá os holofotes", sublinharam, defendendo que o anúncio da apreensão de uma tonelada e meia de explosivos, depois de o Governo português ter referido 800 quilos, é um modo de exercer aquela pressão.

Ontem, o delegado do Governo de Andaluzia, Juan José Lopes Garzón, admitiu que a ETA estaria a preparar um atentado em Cádiz durante as comemorações do bicentenário da Constituição de 1812. O político disse não ter dados objectivos que comprovem a sua afirmação, mas lembrou quem em Óbidos foram encontrados mapas daquela cidade.

In DN

Terrorismo - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Autoridades avaliam risco da ETA na visita do Papa   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 10, 2010 5:02 pm

.
Autoridades avaliam risco da ETA na visita do Papa

por PAULA CARMO
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1253439

Forças policiais estão a seguir de perto a situação, gabinete coordenador classificou evento como de segurança máxima

As autoridades estão preocupadas com a segurança do Papa e estão a analisar todos os riscos da existência de uma base da ETA em Portugal, admitiram ontem as forças policiais. Segundo apurou o DN, o Gabinete Coordenador de Segurança classificou, desde o início, a visita de Sua Santidade como um evento de segurança máxima, o que se mantém. No entanto, a mesma fonte lembrou que todos os dias, o SIS analisa os riscos em causa, e se a situação com a ETA se agravasse e houvesse suspeitas de algo grave como um atentado, a visita poderia, no limite, ser cancelada.

No entanto, tudo está a ser preparado para receber o Papa que, sabe o DN, vai ter como segurança de proximidade a Guarda Suíça do Vaticano.

De resto, será a PSP e a GNR a proteger o Papa e o peregrinos, durante a visita de Bento XVI a Portugal, de 11 a 14 de Maio. O DN sabe que todas as forças especiais da Unidade de Intervenção da GNR vão estar destacadas para o evento, assim como elementos da segurança pessoal da PSP, das operações especiais e das minas e armadilhas.

Na conferência de imprensa de ontem, a GNR assumiu que a maior preocupação da visita do Chefe do Estado do Vaticano está centrada na figura de Bento XVI. Entre os representantes das 19 entidades, a GNR assume papel preponderante: "A nossa maior preocupação é a segurança de Sua Santidade e também dos peregrinos." Questionado sobre as repercussões de uma eventual existência de uma base da ETA em Portugal, o relações públicas do Comando Territorial de Santarém, Joaquim Nunes, assumiu: "É evidente que é um assunto que está a ser analisado", acrescentando: "Há ou vai haver relatórios de informações e a Guarda vai estar atenta também a esse facto."

Contudo, fonte eclesiástica reiterou ao DN que "a Igreja Católica é claramente pelo diálogo e pela paz, não tendo a ETA qualquer conotação à figura do Papa".

Ainda assim, a mesma fonte sustenta que a questão da segurança é vista como prioritária, por se tratar de um chefe de Estado. Certo é que, até em Roma, Bento XVI tem vigilância mais apertada, sobretudo, após o incidente antes da Missa do Galo, à entrada da Basílica de S. Pedro. Se em Itália o controlo dos participantes nas celebrações teve este ajustamento de segurança, em Portugal será segurança máxima em torno do Papa.

Entretanto, ontem à tarde, decorreu o encontro do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa. E deste resultou a criação de um sítio na Internet, no qual os peregrinos poderão aceder a informações detalhadas sobre o programa da visita do Papa a Portugal, que tem como lema genérico "Contigo caminhamos na esperança."

Hoje, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, há nova reunião para analisar as rotas do Papa em Portugal.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ameaçou ocupantes de aeronave e suicidou-se   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 12, 2010 10:38 pm

.
Ameaçou ocupantes de aeronave e suicidou-se

por Isaltina Padrão
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1254602

Um homem morreu e três ficaram feridos sem gravidade num incidente, cujos contornos estão ainda por explicar, no aeródromo de Tires. A vítima mortal suicidou-se, já com a aeronave no solo, com um tiro na cabeça. Antes teria ameaçado os restantes três ocupantes que saltaram de pára-quedas. A Polícia Judiciária está a investigar o acidente.

Ao DN, fonte do INEM, disse que quando as duas equipas médicas (uma do Hospital de Cascais e outra do helicóptero sediado no Aeródromo de Tires) chegaram ao local, encontraram um dos homens já cadáver e os "restantes estavam bem e não precisaram de tratamento". O DN apurou no local que o piloto está bem.

A aeronave despenhou-se quase ao chegar ao solo. O "nariz" da avioneta e o trem de aterragem ficaram danificados.

A mesma fonte do INEM adiantou que os quatro indivíduos eram civis e terão entre 28 e 30 anos. Seriam estrangeiros.

Ao que o DN apurou, a aeronave partiu de Évora. O avião que hoje se despenhou junto ao Aeródromo de Tires era um PAC 750 XL de origem australiana e matrícula alemã, informou à agência Lusa o diretor do Aeródromo Municipal da Évora, Lima Bastos.

A chamada de alerta para o Instituto Nacional de Emergência Médica e o Centro Distrital de Operações de Socorro (DCOS) de Lisboa foi às 17.01.

De acordo com o CDOS, foram para o local os Bombeiros Voluntários da Perede, o INEM, a Protecção Civil e a PSP, segundo a qual a aeronave despenhou-se no aeródromo e não afectou nenhuma zona residencial.

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=embed&hl=pt-PT&geocode=&q=cascais+aerodrome&sll=38.728041,-9.35576&sspn=0.01597,0.027595&ie=UTF8&hq=aerodrome&hnear=Cascais&t=h&ll=38.732661,-9.354&spn=0.046868,0.072098&z=13

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Explosivos transportados como fertilizantes   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 13, 2010 5:25 pm

.
Explosivos transportados como fertilizantes

por JOANA CAPUCHO
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1254931

"Não me parece que seja necessário à ETA utilizar a via marítima para fazer entrar explosivos em Portugal, pois isso seria correr riscos desnecessários."

As declarações do almirante Nuno Vieira Matias, ex-chefe do Estado-Maior da Armada surgem após Garcia Leandro, ex-chefe do Estado-Maior do Exército, ter afirmado ao DN que os explosivos encontrados em Óbidos poderiam ter entrado por via marítima.

À margem do Seminário "A Segurança e a Economia do Mar", que decorreu em Aveiro na quinta-feira, Vieira Matias, presidente da Academia da Marinha, afirmou que se os etarras "transportarem os explosivos num transporte normal, este vem pela estrada com bidões de nitrato de amónio ou de outras coisas e entra como se fosse um fertilizante para a terra".

O almirante, que exerceu o cargo de professor de explosivos na Escola Naval, manteve-se firme na convicção de que os explosivos da ETA encontrados em Óbidos não entraram no País através do mar.

"Na via marítima entra a fronteira de Espanha e a fronteira de Shengen; a via terrestre está aberta a circulação a todos os países que aderiram a Shengen", explicou ao DN. Nuno Vieira Matias brincou mesmo dizendo: "Eu se fosse terrorista não trazia os explosivos por via marítima."

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Etarra armado detido num controlo de estrada   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 14, 2010 6:02 pm

.
Etarra armado detido num controlo de estrada

Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1255295

Um homem armado que usava documentos falsos, suspeito de pertencer à organização terrorista basca, foi detido pela Guardia Civil espanhola num controlo de estrada na província basca de Guipúzcoa.

Segundo as autoridades espanholas, trata-se de Ibai Beobide, que estava desaparecido desde Dezembro de 2008. Nesse mês terá sido protagonista de um atentado da ETA contra a sede do jornal El Mundo, no País Basco, assim como outros órgãos de comunicação. Além da arma, o alegado etarra (que se deslocava de bicicleta) levava consigo três mil euros em dinheiro. As autoridades suspeitam que estaria de regresso a França, onde a organização terrorista tem bases, segundo a agência Vasco Press.

Por seu lado, a Europa Press indicou que na sua mochila havia mapas do País Basco e de Navarra, assim como uma pen com dados informáticos, que estará já a ser analisada.

O alegado etarra teve de receber tratamento hospitalar em San Sebastián, por causa de ferimentos auto-infligidos, segundo as autoridades. Beobide apresentava uma ferida no rosto, tendo sido necessário fazer uma sutura.

Esta é a 16.ª detenção de elementos ligados à ETA desde o início do ano, contando com os dois presos em Portugal.

In DN

Terrorismo - Página 2 000203DA
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Falta de controlo nos aeródromos permite terrorismo   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 16, 2010 12:59 pm

.
Falta de controlo nos aeródromos permite terrorismo

por DANIEL LAM
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1256103

"É preciso pôr autoridades a fiscalizar", diz o director do Observatório de Segurança. Ministério e INAC não se entendem.

"Com toda a facilidade se consegue executar um atentado terrorista, utilizando uma aeronave que descola de um aeródromo onde não há qualquer controlo nem fiscalização de passageiros nem bagagens." O alerta é lançado pelo director do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, José Manuel Anes, frisando ao DN que "as nossas autoridades têm de resolver este problema com a máxima urgência".

Tal como na sexta-feira um homem fretou uma avioneta no Aeródromo de Évora e embarcou com um saco de viagem contendo uma carabina e um revólver - ameaçou os tripulantes e obrigou dois deles a saltar em pleno voo e suicidou-se com um tiro na cabeça ao aterrar no Aeródromo de Tires, em Cascais - também poderia levar um engenho explosivo e lançá-lo durante o voo sobre o Palácio de Belém ou qualquer outro alvo, admite o mesmo responsável.

"Este homem poderia facilmente ter executado um atentado", frisa José Manuel Anes. "Poderia ter um plano contra algum objectivo em Lisboa", referiu.

"É um problema muito grave que temos e já existe desde sempre", salientou, esclarecendo que "tem que ver com a Administração Interna". Na sua opinião, "tem de se reflectir sobre o assunto e tomar medidas o mais rápido possível. É indispensável o controlo dos aeroportos, mesmo os secundários e até alguns em zonas rurais, onde pode aterrar e descolar qualquer aeronave para práticas ilícitas".

José Manuel Anes recorda que "já desde há muitos anos as autoridades policiais queixam-se de aeródromos e pequenas pistas rurais - onde nem sequer existem hangares - que se suspeita serem utilizados para tráfico de droga e outros ilícitos".

"O Aeródromo de Évora e outros têm de passar a ter controlo de pessoas e bens. É preciso saber o trajecto, o destino e qual o objectivo do voo", concluiu.

O DN contactou o Ministério da Administração Interna para se pronunciar sobre esta falta de controlo e fiscalização de passageiros e bagagens nos aeródromos, que pode facilitar a execução de algum atentado com origem na aeronave em voo. O ministério responde que essas perguntas "devem ser dirigidas ao INAC - Instituto Nacional de Aviação Civil, autoridade à qual compete assegurar a regulação de segurança do sector da aviação civil, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 145/2007, de 27 de Abril".

Sobre esta matéria, fonte oficial do INAC frisou ao DN que a este instituto "compete assegurar o bom ordenamento de todas as actividades da aviação civil, através da regulação, regulamentação, certificação, licenciamento e fiscalização das condições em que as mesmas se desenvolvem".

"Só tem que ver com as condições de segurança de aeródromos e pistas em termos operacionais de aviação civil. As forças policiais de segurança - como a PSP, GNR e SEF - é que têm de fiscalizar pessoas e bens, como sucede no aeroporto de Lisboa e noutros", esclareceu a mesma fonte.

In DN

Terrorismo - Página 2 Notsure
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Espanha decide extradição de etarras   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 18, 2010 6:10 pm

.
Espanha decide extradição de etarras

por Lusa
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1256960

O Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) decidiu delegar nas autoridades espanholas competências que permitem o julgamento em Espanha de dois alegados etarras detidos em Janeiro em Portugal, disse o advogado que os defende, acrescentando que vai recorrer desta decisão.

O Ministério Público, em nome do Estado Português, propôs, no final de Janeiro, a delegação de competências nas autoridades espanholas para a continuação do processo criminal a correr em Portugal contra dois suspeitos da ETA detidos em Torre de Moncorvo.

O juiz do TCIC, Carlos Alexandre, decidiu a 12 de Fevereiro aplicar a delegação de competências, o que faz com que Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron possam ser julgados em Espanha, disse esta tarde o advogado José Galamba. Contudo, acrescentou, esta decisão é passível de recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, que terá de ser apresentado até 04 de março.

No entanto, a execução desta decisão do juiz do TCIC está também dependente da decisão que vier a ser tomada pelas autoridades judiciais portuguesas em relação a um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades espanholas e que tem como objectivo a entrega a Espanha dos dois alegados terroristas.

José Galamba anunciou este recurso contra a decisão do TCIC antes do início das alegações orais sobre este mandado de detenção europeu, que estão a decorrer no Tribunal da Relação, na presença dos dois detidos, a pedido dos juízes encarregados de analisar os casos.

Segundo o advogado, os juízes poderão ter pedido a presença dos detidos por eventualmente quererem questioná-los sobre a casa que as autoridades portuguesas detetaram na zona de Óbidos no início deste mês e onde encontraram centenas de quilos de explosivos armazenados.

Segundo o Governo espanhol, esta casa era uma fábrica de bombas da ETA e os suspeitos de a terem ocupado trabalhariam com este dois detidos em Torre de Moncorvo.

A decisão do Tribunal da Relação sobre o mandado de detenção europeu deverá ser conhecida na próxima quinta feira, disse fonte do tribunal.

O juiz espanhol da Audiência Nacional, Fernando Grande-Marlaska, emitiu um mandado de detenção europeu contra os dois alegados membros da ETA detidos em Portugal, para que os dois alegados terroristas sejam entregues à Justiça espanhola.

Garikoitz García Arrieta está indiciado em Portugal pelos crimes de roubo de viatura e terrorismo, enquanto Iratxe Yáñez Ortiz de Barron é suspeita dos delitos de falsificação de documentos e adesão e apoio a actividade terrorista.

A ETA é uma organização considerada terrorista que defende a independência do País Basco.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Espanha paga milhões à Al-Qaeda para salvar catalães   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 22, 2010 5:37 pm

.
Espanha paga milhões à Al-Qaeda para salvar catalães

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1258603

Acordo é de três milhões e meio de euros para libertar espanhóis presos no Mali

Cinco milhões de dólares - três milhões e meio de euros. É esta a quantia que, segundo o El Mundo, o Governo espanhol acordou pagar aos salafitas da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico pela libertação dos três funcionários catalães da organização não governamental Barcelona Acción Solidaria. Alicia Gámez, Róque Pascual e Albert Vilalta foram sequestrados na Mauritânia, a 29 de Novembro de 2009, tendo sido posteriormente transferidos para a zona de Kidal, no Norte do Mali.

A negociação terá sido feita através do cônsul do Mali na Arábia Saudita, Yyad Ag Ghali, encarregue de encaminhar o dinheiro do resgate até ao terrorista argelino que os serviços secretos espanhóis pensam estar na origem do rapto, Mokhtar Bel Moktar. Não é a primeira vez que Yyad Ag serve de intermediário com a Al-Qaeda no Magrebe Islâmico, pois, em 2003, já negociara com o terrorista Abu Haidara a libertação de uns reféns alemães. Não é também a primeira vez que o Governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero "compra" a libertação de reféns espanhóis: no ano passado pagou 2,7 milhões de euros para resgatar a tripulação do atuneiro basco Alakrana, que havia sido sequestrado pelos piratas somalis.

No caso dos cooperantes catalães, os terroristas nascidos do Grupo Salafista para a Prédica e o Combate, argelino, começaram por exigir dez milhões de dólares e a libertação de alguns apoiantes que estavam detidos na Mauritânia e no Mali. Mais tarde desceram a exigência para sete milhões e, por fim, acordaram com as autoridades espanholas os tais cinco milhões de dólares - três milhões e meio de euros. Para a resolução do caso, terão contribuído também os serviços de informações franceses e marroquinos. Assim se explica a garantia dada na passada quarta-feira por um alto funcionário do Ministério do Interior: "A libertação dos cooperantes pode acontecer a qualquer momento."

In DN

Rolling Eyes Idea
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Tribunal da Relação decide entregar etarras a Espanha   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 25, 2010 10:52 pm

.
Tribunal da Relação decide entregar etarras a Espanha

por Lusa
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1260027

Os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa decidiram hoje aceitar o mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades espanholas contra os dois alegados membros da ETA detidos em Portugal em Janeiro passado.

Na decisão hoje divulgada, na sequência de um recurso da defesa, os juízes da Relação ordenam o "oportuno cumprimento" da decisão de enviar para Espanha os alegados etarras Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron, presos preventivamente em Portugal.

Contudo, a entrega às autoridades espanholas dos dois suspeitos está dependente de um eventual recurso da defesa para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), tendo 15 dias para o fazer, e de outro recurso também da defesa relacionado com a decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) sobre a delegação de competências para os dois arguidos serem julgados em Espanha.

O TCIC decidiu delegar nas autoridades espanholas competências que permitem o julgamento em Espanha de dois alegados etarras detidos em Janeiro em Portugal.

O Ministério Público, em nome do Estado Português, tinha proposto, no final de Janeiro, a delegação de competências nas autoridades espanholas para a continuação do processo criminal a correr em Portugal contra dois suspeitos da ETA detidos em Torre de Moncorvo.

Quinta feira passada, o advogado José Galamba, que defende os dois detidos, afirmou publicamente que ia recorrer para a Relação de Lisboa da decisão do juiz Carlos Alexandre, do TCIC, tendo até 04 de Março para o fazer.

Assim, a decisão de hoje da Relação não terá efeitos práticos nos próximos tempos, mantendo-se os dois arguidos presos preventivamente em Portugal.

O mandado de detenção europeu visa a entrega a Espanha dos dois alegados membros da ETA, organização considerada pelas autoridades espanholas como terrorista e que defende a independência do País Basco.

O juiz espanhol da Audiência Nacional, Fernando Grande-Marlaska, emitiu um mandado de detenção europeu contra os dois alegados membros da ETA detidos em Torre de Moncorvo, para que sejam entregues à Justiça espanhola.

Garikoitz García Arrieta está indiciado em Portugal pelos crimes de roubo de viatura e terrorismo, enquanto Iratxe Yáñez Ortiz de Barron é suspeita dos delitos de falsificação de documentos e adesão e apoio a actividade terrorista.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Portugal quer mandar para Espanha tudo o que seja ETA   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 26, 2010 11:57 am

.
Portugal quer mandar para Espanha tudo o que seja ETA

por SÓNIA SIMÕES e PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1260283

Juiz Carlos Alexandre aceitou enviar quatro processos que correm em Portugal

Nos processos de inquérito abertos aos dois alegados etarras, detidos em Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, foram apensos pelo menos outros três, ocorridos nos últimos anos, e que revelam sinais da ETA em Portugal. Todos estes casos serão investigados e julgados em Espanha, caso a decisão do juiz Carlos Alexandre vença o recurso a ser preparado pelo advogado dos dois espanhóis.

A decisão do juiz Carlos Alexandre foi a resposta ao pedido de delegação de competências feito pelas autoridades espanholas. O pedido surgiu paralelamente ao mandado de detenção europeu emitido logo após a detenção de Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron, em Janeiro.

Ontem, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu dar provimento ao mandado de detenção europeu e entregar, assim que "oportunamente", os dois suspeitos às autoridades espanholas.

Oportunamente porque, neste momento, a decisão ainda não é definitiva. O advogado dos dois espanhóis, José Galamba, tem 20 dias para recorrer da decisão para o Supremo Tribunal de Justiça. E a manter-se a decisão, ela só será efectivada daqui a cerca de dois meses. Segundo fonte judicial, o Ministério Público (MP) terá justificado a decisão de entregar os dois alegados etarras porque "Espanha é um país democrático", que não violará os seus direitos humanos - um dos pressupostos para incumprir um mandado. E porque os crimes de que são suspeitos em Espanha são "diferente dos que terão cometido em Portugal".

O advogado José Galamba, por seu turno, não encontra diferença. Os seus clientes estão em prisão preventiva por suspeita de terrorismo - o mesmo que em Espanha.

A figura do mandado de detenção europeu foi introduzida em 2004 na União Europeia. Com os restantes países continua a existir a extradição - em que um cidadão só pode ser extraditado se o crime pelo qual é procurado também configurar crime no país em que se encontra. Tem de haver um reconhecimento do crime parte a parte. Já o mandado de detenção europeu prevê o reconhecimento de mais de 30 crimes, entre os quais terrorismo, e o julgamento de qualquer cidadão europeu em qualquer Estado membro.

In DN

Terrorismo - Página 2 Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: O etarra que queria ser taxista   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 28, 2010 11:49 am

.
O etarra que queria ser taxista

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1261141

Associação de Táxis de Belfast Ocidental propõe circuito político de hora e meia, na capital da Irlanda do Norte, por 50 euros. Com visitas ao cemitério de Milltown, palco de massacres cometidos por unionistas britânicos. Membro da ETA agora em Belfast pretendia ser um dos condutores.

A coisa que Iñaki de Juana Chaos mais queria era que os espanhóis esquecessem a sua existência. Mas desde que deixou a prisão, há quase dois anos, os media e as vítimas do terrorismo etarra seguem tudo o que faz, à espera de um passo em falso que o mande de volta para trás das grades - de onde só saiu graças às suas greves de fome e a uma incompatibilidade entre códigos penais. A viver actualmente com a mulher na Irlanda do Norte, em Belfast, o ex-líder do comando da ETA em Madrid nos anos 80 luta agora contra o pedido de extradição feito pelo juiz espanhol Eloy Velasco, por enaltecimento do terrorismo, numa carta em que classificou como grande homem e amigo o ex-líder terrorista Domingo Iturbe Abásolo "Txomin".

Naquela província autónoma britânica, onde outrora estavam em guerra grupos republicanos e unionistas, tentou recentemente arranjar trabalho como taxista. Sem sucesso. Mais uma vez as vítimas estavam atentas.

"Temos trabalhado muito com as associações de vítimas do terrorismo espanholas, que alertaram para a presença deste indivíduo aqui na Irlanda do Norte. Ele tem sido ajudado por terroristas, tem casa paga pelo Sinn Féin, tem um subsídio, de 300 euros, do Governo, mesmo sem trabalhar. Ao tentar o emprego de taxista, omitiu o seu passado criminoso, alegando querer integrar-se. Nós achamos que este é só um argumento para contrariar a extradição e, por isso, alertámos. Não queremos que a Irlanda do Norte seja um porto seguro para todos os terroristas", declarou ao DN William Frazer, da FAIR, a maior associação de vítimas do terrorismo do IRA. O facto de ter omitido que estivera preso em Espanha pela morte de 25 pessoas e de ainda não terem passado pelo menos três anos desde que foi libertado da cadeia levou o tribunal a negar a Juana Chaos a licença para conduzir um dos Black Taxi, táxis pretos, da Associação de Táxis de Belfast Ocidental. Os argumentos da defesa, de que ele escondeu o passado porque quer muito começar de novo, que não pode regressar a território espanhol por temer a tortura nas suas prisões, foram rejeitados.

"Não estou a ver como é que ele, sem falar inglês, iria conduzir em Belfast. O facto de esta associação estar disposta a empregá-lo faz-nos temer que continue envolvida com republicanos", acrescentou Frazer, que perdeu o pai, dois tios e vários amigos em atentados do IRA - o Exército Republicano Irlandês que lutava pela reunificação da ilha da Irlanda. "Nos anos em que houve violência, os chamados troubles, havia áreas residenciais onde ninguém podia entrar. Foram criadas pelos terroristas, para que as pessoas tivessem medo, para que ninguém falasse com a polícia. E um dos resultados disso é que os motoristas de transportes normais não podiam entrar nessas áreas. Foi então que criaram essas empresas de Black Taxi, que davam uma parte dos rendimentos ao IRA, mas também chegaram a estar envolvidas em ataques." Em 1991, estavam ainda muito longe os acordos de paz de Sexta-Feira Santa (de 1998), o taxista Noel Thompson recolheu no aeroporto um soldado londrino e levou-o até à casa da noiva numa rua do Leste de Belfast. Ao deixá-lo ali, chegou o grupo de terroristas republicanos que ele avisara com antecedência e deu-lhe cinco tiros, perante o olhar de espanto e pânico da namorada.

Hoje em dia, sublinha o líder da FAIR, muitos dos condutores destes táxis são ex-membros do IRA.

Na Associação de Táxis de Belfast Ocidental, 15, pelo menos, são. A empresa oferece uma rota política de hora e meia, por 50 euros, com visitas ao cemitério de Milltown, palco de massacres unionistas, pelos murais mais truculentos da localidade, conta Eduardo Suárez, numa reportagem publicada no fim-de-semana passado no suplemento 'Crónica', do El Mundo. "Nos anos de chumbo o dinheiro ia para o IRA. Não está claro o que aconteceu com a chegada da paz. A versão oficial é que se dedica a actividades de beneficiência. A oficiosa é que é uma das vias de financiamento ilegais do Sinn Féin", escreveu, referindo-se à ala política do IRA, partido actualmente no poder. Gerry Adams, o seu líder, é o vice-presidente do Governo da Irlanda do Norte, partilhado com os unionistas - os que defendiam a permanência do território no Reino Unido.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Detido nº1 da ETA   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 28, 2010 3:04 pm

.
Detido nº1 da ETA

Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1261220

Ibon Gogeascoechea, foi detido hoje de manhã na Baixa-Normandia, no noroeste de França

O "chefe militar" e número um da organização armada basca ETA, Ibon Gogeascoechea, foi detido hoje de manhã na Baixa-Normandia, no noroeste de França, anunciou o ministério espanhol do Interior em comunicado.
Segundo a tutela, Ibon Gogeascoechea Arronategui, de 54 anos, era atualmente "o mais alto responsável" do movimento grupo independentista, pelo que se trata de uma operação "muito significativa", depois das detenções do antigo chefe Garikoitz Aspiazu, em novembro de 2008, e dos seus sucessores, Aitzol Iriondo e Jurdan Martitegui (em dezembro de 2008 e abril de 2009, respetivamente).
Dois outros homens foram detidos hoje na aldeia de Cahan, em Orne.
Um deles, Beinat Aguinalde Ugartemendia, de 26 anos, é o presumível autor dos assassinatos de Isaías Carrasco, socialista baleado alguns dias antes das legislativas de 2008, e Ignacio Uria Mendizabal, empresário também morto a tiro nesse ano.
O outro, Gregório Jimenez Morales, de 55 anos, fazia parte de uma unidade responsável por "transportar material" para a realização de atentados, inclusive contra o antigo chefe do Governo espanhol, José Maria Aznar, em 2001.
No âmbito das detenções, a polícia francesa e a Guarda Civil espanhola, que atuaram em conjunto, apreenderam um veículo, três armas, documentos e material informático.
Segundo a edição on-line do diário El Mundo, os três homens foram intercetados numa casa de uma zona rural onde Aguinagalde e Jiménez estavam alojados.
Ibon Gogeascoechea terá convocado um encontro com ambos para lhes ordenar que cruzassem a fronteira com a missão de cometer um atentado em Espanha.
O jornal avança que a operação continua ainda em aberto.
A ETA, considerada como uma organização terrorista pela União Europeia e pelos Estados Unidos, terá sido responsável pela morte de 828 pessoas em mais de 40 anos de ações destinadas a obter a independência do País Basco.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: ETA perde líder militar que tentou matar o Rei   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 5:53 pm

.
ETA perde líder militar que tentou matar o Rei

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1261480

Arronategui, preso em França, quis assassinar Juan Carlos, em Bilbau, em 1997.

Ibon Gogeascoechea Arronategui, líder do aparelho militar da ETA que tentou matar o Rei Juan Carlos em Outubro de 1997, celebrava uma cerimónia de despedida com outros dois etarras quando foi detido ontem de madrugada numa zona rural da região francesa da Baixa Normandia, segundo indicou o ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, citado pelos media espanhóis.

Isso significa que os outros dois homens detidos com ele, Beinat Aguinalde Ugartemendia e Gregorio Jimenez Morales, estavam a receber ordens sobre atentados terroristas que em seguida iriam cometer em território espanhol.

Arronategui era o actual líder do aparelho militar da ETA e a sua detenção constitui um dos mais duros golpes na cúpula da organização terrorista basca desde que, a 21 de Maio de 2008, foi preso Francisco López Peña, "Thierry", também em França. Trata-se do quinto líder do aparelho militar a cair em menos de dois anos.

Os três homens foram apanhados num albergue rural da pequena aldeia de Cahan, depois de a polícia francesa ter seguido a pista de uma viatura que apareceu queimada perto desse local, indicou fonte judiciária à AFP.

Na sua posse tinham duas pistolas, documentos falsos, uma pequena quantidade de explosivos, material informático diverso, dinheiro e algemas. Este é um elemento muito pouco habitual nas apreensões feitas aos etarras, sublinhou o ministro.

Arronategui, de 44 anos, encontrava-se a monte desde o dia 13 de Outubro de 1997, quando ele, o irmão e o primo mataram um agente da polícia basca que os apanhou a colocar explosivos em três canteiros do jardim do Museu Guggenheim em Bilbao. O alvo do grupo era o monarca espanhol, que iria estar ali dentro de cinco dias, para a ir à cerimónia de inauguração. O primo, Kepa, foi preso, mas ele e o irmão, Eneko, escaparam.

Oriundo da zona rural basca de Busturia, perto de Gernica, Ibon é descrito na terra natal como gente do campo, calada, tranquila, segundo o El Mundo. A família tem uma longa tradição de militância na esquerda independentista: a mãe e o pai, Lourdes e Gotzon, deram cobertura aos terroristas durante a passada década de 70. O mesmo se aplica ao tio.

Os dois outros etarras agora detidos em França também têm acusações muito graves contra si. Beinat, de 26 anos, é suspeito de ter morto o ex-socialista Isaias Carrasco, em Março de 2008, a poucos dias das legislativas. E o empresário Ignacio Uria Mendizabal. Gregorio, de 55 anos, terá feito parte do comando que, em 2001, tentou assassinar com um míssil o então primeiro-ministro de Espanha, José María Aznar.

In DN

Terrorismo - Página 2 000204AD
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Governo não descarta hipótese de força da ETA em Portugal   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 12, 2010 10:17 pm

.
Governo não descarta hipótese de força da ETA em Portugal

por Lusa
Hoje

[img]http://dn.sapo.pt/storage/ng1266216.jpg[/img
]

O ministro da Administração Interna defendeu hoje que as autoridades policiais portuguesas não podem descartar a hipótese de a ETA ter uma força em território nacional, porque em matéria de segurança interna trabalha-se com todos os cenários possíveis.

Rui Pereira falava aos jornalistas, na Assembleia da República, sobre a detenção na quinta feira à noite, no aeroporto de Lisboa, do alegado etarra Andoni Fernandez.

Interrogado sobre a possível existência de uma força da ETA em território português, o ministro da Administração Interna respondeu que, em matéria de segurança interna, há a exigência de se estar sempre "atento a todos os sinais".

"Na ação das polícias, em estreita articulação com as autoridades judiciárias competentes, nunca se descarta qualquer hipótese. Trabalhamos sempre com todos os cenários possíveis para continuarmos atentos aos sinais e a investigar actividades que se desenrolem em território português", disse.

Perante a insistência da Imprensa espanhola na questão da eventual existência de uma força da ETA em Portugal, Rui Pereira alegou que nesta matéria "nunca se pode falar em certezas absolutas sobre presenças ou ausências de elementos com ligações a actividades terroristas".

"Só podemos garantir que todos os serviços e forças de segurança têm instruções muito precisas para perseguirem qualquer actividade terrorista em território nacional", declarou.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Chefe das 'secretas' reconhece apoios à ETA em Portugal   Terrorismo - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 13, 2010 4:48 pm

.
Chefe das 'secretas' reconhece apoios à ETA em Portugal

por VALENTINA MARCELINO
Hoje

Terrorismo - Página 2 Ng1266389

Os investigadores da Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da PJ apresentaram no tribunal provas suficientemente fortes e graves para deixar em prisão preventiva o suspeito etarra

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) confirma que a organização terrorista basca ETA "tem necessariamente qualquer tipo de apoio em Portugal". Júlio Pereira coordena a actividade dos dois serviços "secretos" portugueses, o SIS (Serviço de Informações e Segurança) e o SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa) e admite que a descoberta do arsenal de explosivos em Óbidos e a detenção, no aeroporto, de um dos dois alegados etarras que tinham escapado às autoridades nessa altura, justificam uma mudança de actuação. "Marcam uma nova realidade no nosso país e temos de nos adaptar a ela", declarou a DN.

Júlio Pereira não avança sobre que tipo de apoios se trata, mas algumas fontes policiais adiantam que não se está à espera de encontrar grandes bases logísticas, mas simplesmente algum apartamento ou quarto que tenha servido de casa de recuo para os dois elementos da "célula de Óbidos", Andoni Zengotitabengoa Fernandez e Oier Gomez Mielgo.

As autoridades acreditam que os dois bascos têm estado sempre em território nacional e no mesmo sítio, pois a sua deslocação podia ser um risco. Todas as forças de segurança têm os seus operacionais no terreno devidamente alertados para os perfis dos suspeitos. Foi essa informação, aliás, que permitiu ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detectar e travar Andoni no aeroporto da Portela (ver caixa em cima).

Nesta altura todas as forças policiais e de informações estão convictas que o segundo alegado etarra ainda possa estar em Portugal e a sua localização foi uma das informações que a PJ pediu a Andoni, o qual não terá estado disposto a colaborar.

No início do ano, dias depois da detenção em Torre de Moncorvo do casal de alegados etarras, actualmente em prisão preventiva, o dirigente do SIRP refutara, também num comentário para o DN, a possibilidade de existir qualquer tipo de base da organização separatista basca em solo português. "Não podemos ir além dos factos concretos e nessa altura não havia factos concretos como há agora" para fundamentar essa realidade, justificou.

Para a PJ também a detenção de Andoni Fernandez, que ontem ficou também em prisão preventiva depois de interrogado no Tribunal Central de Investigação Criminal, pode representar uma 'nova realidade'. Os investigadores da Unidade Nacional de Contra-Terrorismo acreditam que Andoni pode ser julgado pelos tribunais portugueses porque, ao contrário do que aconteceu com os outros dois de Moncorvo, a investigação neste caso reuniu elementos de prova suficientemente graves para sustentar um processo de suspeita de terrorismo em território nacional.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira também 'adaptou' o seu discurso aos novos factos e não exclui a hipótese de a ETA ter uma força em Portugal. "Na acção das polícias, em estreita articulação com as autoridades judiciárias competentes, nunca se descarta qualquer hipótese. Trabalhamos sempre com todos os cenários possíveis para continuarmos atentos aos sinais e a investigar actividades que se desenrolem em território português", disse.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Terrorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrorismo   Terrorismo - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Terrorismo
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» India
» UC desenvolve tecnologia de combate ao terrorismo
» Turquia
» Al-Qaeda
» EUA - era Obama

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: