Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Alemanha

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Alemanha   Alemanha Icon_minitimeSex Mar 13, 2009 10:51 am

.
Cavaco Silva chocado com o acontecimento trágico na escola alemã

Alemanha B4D52DFBE93B63A18559D8325B7E


Na mensagem de condolências que enviou ao Presidente da República Federal da Alemanha, Cavaco Silva declarou que foi com “profundo choque e consternação” que tomou conhecimento do incidente na escola de Albertville.

O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao Presidente da República Federal da Alemanha, Horst Köhler ,a propósito das vítimas do incidente na escola de Albertville.

“Foi com profundo choque e consternação que tomei conhecimento do trágico incidente”, afirmou Cavaco Silva, que em seu nome, assim como do povo português, apresentou “os sentimentos do nosso profundo pesar”.

Um jovem de 17 anos entrou ao princípio da manhã na escola secundária Albertville, dirigiu-se às salas de aulas e matou a tiro nove alunos e três professores, pondo-se depois em fuga, matando ainda uma empregada de uma clínica das proximidades, e mais tarde, já em Wendlingen, a cerca de quarenta quilómetros da escola, dois transeuntes, durante um tiroteio com a polícia, que conseguiu cercá-lo.

Fontes policiais disseram, entretanto, que o homicida foi primeiro atingido por um tiro da polícia, e depois se suicidou, colocando o balanço final do massacre em 16 mortos.

Ficaram ainda feridas oito pessoas, algumas das quais com gravidade, entre as quais os dois polícias envolvidos no tiroteio em Wendligen.

In Msn Notícias

Embarassed Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Prevenir ou remediar   Alemanha Icon_minitimeSex Mar 13, 2009 5:23 pm

.
PREVENIR OU REMEDIAR

António Vitorino
Jurista

Periodicamente somos confrontados com a irrupção de acontecimentos violentos que nos chocam profundamente mas que infelizmente são muito significativos quanto à evolução das nossas sociedades.

Desta feita foi, mais uma vez, na Alemanha, onde um jovem de 17 anos provocou um morticínio de vários colegas da sua antiga escola, em Albertville, disparando indiscriminadamente numa sala de aula e provocando ao todo dezasseis mortos! Este tipo de ocorrências trágicas sucede com alguma frequência nos EUA, teve lugar um caso dramático há poucos meses na Finlândia e, nos últimos seis anos, verificou-se em três ocasiões em distintas regiões da Alemanha.

São vários os estudos levados a cabo em diversas universidades europeias sobre a crescente onda de violência, em especial nas camadas mais jovens da população. Por via de regra esses estudos identificam estes casos pontuais de violência extrema com um ambiente geral de agressividade e com a perda de valores partilhados de solidariedade e de convívio, em especial no ambiente escolar e no meio familiar.

Como é evidente, em cada caso registado identificam-se factores específicos de perturbação pessoal, embora sempre depois das tragédias ocorrerem… Com efeito, um dos traços mais preocupantes destas situações tem a ver com a tendência para que a indução pessoal à violência extrema seja um processo solitário. Os seus protagonistas muitas vezes nem são considerados propensos à violência em função dos seus comportamentos anteriores, antes sendo descritos como pessoas reservadas, isoladas, sem amigos, sendo esse seu distanciamento interpretado como sinal de "normalidade" ou até "pacatez".

Mas, na realidade, essas aparências apenas escondem um progressivo processo de alienação humana que acaba por explodir numa manifestação agressiva e num mar de sangue.

A circunstância de os alvos serem normalmente escolhidos pelos assassinos em meio escolar constitui um factor acrescido de preocupação quer sobre o impacto pretendido pelos seus autores quer sobre a capacidade de as escolas procederem à detecção precoce de potenciais agressores.

Sabe-se também que o "efeito de imitação" representa um incentivo à prática de actos tresloucados deste jaez, do mesmo modo que muitas das actividades ditas de entretenimento (designadamente uma vasta gama de videojogos) são tributárias de uma cultura de banalização da violência e de depreciação da vida humana que se vai progressivamente instalando.

Está bem de ver que cada caso é um caso e para cada agressor é possível determinar motivações próprias, as circunstâncias que propiciaram tal perturbação e até, em alguns deles, uma doentia obsessão exibicionista levada ao extremo do seu próprio suicídio (como sucedeu desta feita de novo).

Um traço comum a todos, contudo, diz respeito à facilidade com que os agressores acedem à posse de armas de fogo com as quais executam este tipo de massacres, mesmo quando se trata de menores, como foi o caso mais recente.

Nenhuma sociedade pode impedir totalmente esse acesso e é bem sabido que, tomando em consideração apenas os três países que citamos, há diferenças significativas dos respectivos regimes legais em matéria de compra, venda e utilização de armas de fogo, variando entre casos de assinalável permissividade (como em alguns estados federados nos EUA) até regimes bem mais estritos (Finlândia).

E se não se pode pedir à lei que resolva todo o problema, pelo menos é legítimo que a sociedade se interrogue sobre as condições em que o quadro legal e a acção das forças de segurança identifica este tipo de risco, com ele lida e quais as medidas que melhor garantem a sua prevenção.

Esta avaliação é particularmente oportuna também entre nós no momento que passa, quando se faz o balanço da aplicação da lei das armas adoptada há quase dois anos e quando, aqui e além, nos chegam relatos de cenas de tiroteio em certos bairros ditos problemáticos de Lisboa. É que mais vale prevenir que remediar! |

In DN


Alemanha Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Alemanha proíbe cultivo de milho transgénico   Alemanha Icon_minitimeTer Abr 14, 2009 9:46 pm

.
Alemanha proíbe cultivo de milho transgénico

Hoje

por Patrícia Viegas

Mon 810 é cultivado em Portugal. Espanha é dos maiores produtores em toda a União Europeia.

A Alemanha decidiu juntar-se ao grupo de países europeus que já proibiram o cultivo do milho transgénico por temer o impacto que este possa ter no meio ambiente e na vida humana. Na lista estavam já outros Estados membros como a França e a Grécia.

A ministra dos Assuntos Agro-pecuários e da Defesa do Consumidor, Ilse Aigner, anunciou hoje, em Berlim, a decisão de não autorizar mais o cultivo de sementes de milho Mon 810, comercializado pelo gigante agrícola norte-americano Monsanto.

Esta variedade de milho transgénico é cultivado em países como Portugal, embora no ano passado tenham sido cultivados apenas cinco mil hectares, disse, ao DN, Margarida Silva, da Plataforma Transgénicos Fora do Prato. A Espanha, refere o El Mundo, é o único país da União Europeia que cultiva transgénicos em larga escala, cerca de 80 mil hectares em 2008.

A decisão do Governo alemão foi tomada depois de estudar relatórios tanto da Monsanto como de diversos estudos críticos apresentados por diversos institutos, desde organizações estatais a ambientalistas.

“A Alemanha torna-se o sétimo país a proibir o cultivo deste milho. E nem só pelas razões conhecidas, mas também por falta de cumprimento da lei. A Alemanha percebeu que a Monsanto não estava a cumprir as suas obrigações de monitorização, para ver o impacto dos transgénicos no ecossistema e nos outros seres vivos. Esta falta de rigor também está a verificar-se em Portugal e, por isso, o Governo português devia tomar uma atitude semelhante à do alemão”, acrescenta Margarida Silva.

O milho transgénico Mon 810, que nos EUA é cultivado como YieldGard, foi alterado na sua estrutura genética para produzir uma proteína como insecticida e assim repelir alguns insectos.

Algumas organizações ambientalistas argumentam que o milho geneticamente modificado pode ter um grave impacto no meio ambiente, como regenerar a resistência dos insectos e afectar de forma negativa o organismo humano. Os detractores do milho transgénico argumentam que o alcance dos riscos sanitários não é totalmente conhecido.

Além dos EUA e da UE, o Mon 810 é cultivado no Japão, no Canadá, na África do Sul, na Argentina, etc... Em Portugal esse cultivo já esteve na origem de protestos como o dos activistas do Verde Eufémia, que a 17 de Agosto de 2007 invadiram uma plantação no Algarve.

In DN

Alemanha 0002038B
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Detenção evitou atentados com a dimensão do 11/09   Alemanha Icon_minitimeQui Abr 23, 2009 11:55 am

.
Detenção evitou atentados com a dimensão do 11/09

Ontem

A detenção na Alemanha de quatro elementos que planeavam alegadamente actos terroristas "evitou atentados de dimensão idêntica aos do 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos", disse hoje a acusação na abertura do julgamento, em Duesseldorf.

A audiência decorreu numa ala de alta segurança do tribunal da capital da Renânia do Norte-Westfália, sob forte aparato policial e rigoroso controlo de entradas.

Os arguidos "queriam exterminar inimigos do Islão e combater a sociedade ocidental", acrescentou o promotor Público Federal, ao ler o despacho de pronúncia.

Em comunicado de imprensa, os advogados de defesa, por seu turno, consideraram o processo "desleal", pondo em causa "a origem e a qualidade dos resultados" dos resultados da investigação.

Além disso, criticaram o envolvimento dos serviços secretos norte-americanos e a cooperação com a congénere alemã, afirmando que as informações assim obtidas sobre os arguidos são "ilegais".

O comunicado põe mesmo em causa a existência da organização terrorista a que os arguidos são acusados de pertencer, a Islamic Jihad Union (IJU), segundo as autoridades germânicas uma ramificação da Al-Qaida no Uzbequistão.

O Ministério Público Federal acusa Fritz Gelowicz e Daniel Schneider, dois alemães convertidos ao Islão, o germano-turco Attila Selek e o cidadão turco Adem Yilmaz de filiação em grupo terrorista, preparação de um atentado bombista e conluio para homicídio.

Os quatro indivíduos terão planeado atentados com explosivos de alta potência, a colocar em carros armadilhados, sustenta a acusação.

As bombas deveriam rebentar em várias cidades alemãs, principalmente junto a locais públicos frequentados sobretudo por cidadãos norte-americanos, como bares, discotecas e aeroportos.

Para o Ministério Público, a intenção dos arguidos era matar o maior número possível de pessoas, em atentados quase simultâneos, que deveriam coincidir com a votação no Parlamento, em Outubro de 2007, para prorrogar o mandato dos soldados alemães no Afeganistão, incluídos em missão da NATO.

Schneider é também acusado de tentativa de homicídio, por ter disparado sobre um polícia, que ficou ileso, quando tentou escapar à sua detenção, em Setembro de 2007, numa casa de férias da região de Sauerland (Oeste da Alemanha).

Na ocasião foram também detidos Yilmaz e Gelowicz, e Selek seria detido em Novembro, em Konya, na Turquia, e extraditado para a Alemanha um ano mais tarde.

Depois de terem frequentado campos de instrução para terroristas no Paquistão, os suspeitos regressaram à Alemanha para levar a cabo os atentados, refere ainda o Ministério Público.

Os preparativos começaram em Dezembro de 2006, altura em que Gelowicz, que é considerado o "cérebro" do grupo, comprou doze recipientes com 730 quilos de uma solução explosiva, que guardou numa garagem.

Os serviços secretos e a polícia seguiram praticamente desde o início as actividades dos suspeitos, que também se aperceberam repetidas vezes de que eram observados, mas mantiveram os intentos, o que as autoridades explicaram com o seu elevado grau de fanatismo.

Em espectacular acção, a polícia logrou trocar a substância explosiva guardada nos barris por outra inofensiva, sem que os suspeitos se tenham apercebido, para excluir qualquer risco para a população.

De acordo com observadores, o julgamento, para o qual foram convocadas mais de 200 testemunhas, será complexo e a culpa dos arguidos difícil de provar.

Se for o caso, no entanto, todos eles podem incorrer em penas de prisão de entre 10 anos e a pena máxima de 15 anos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Horst Koehler é reeleito presidente   Alemanha Icon_minitimeSáb maio 23, 2009 11:18 pm

.
Horst Köhler é reeleito presidente

Alemanha 22935E3E8CAD161688BA9262BD

Alemanha

Parlamento voltou a reeleger o presidente por mais cinco anos

O parlamento alemão foi hoje a votos. E reelegeu o presidente Horst Köhler por mais cinco anos.

Horst Köhler venceu, novamente, a candidata social-democrata Gesine Schwan.

O presidente reeleito é conhecido pelo seu papel à frente do Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelas suas lutas contra a pobreza, especialmente em África, a ecologia e desenvolvimento da economia alemã.


In Msn Notícias

Alemanha Germanflag
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Rapaz atingido por meteorito   Alemanha Icon_minitimeQua Jun 17, 2009 3:33 pm

.
Rapaz atingido por meteorito

Alemanha 55794EE3809F4E3F978C22A8951BC

Gerrit Blank, um rapaz de 14 anos, foi atingido na mão por um meteorito enquanto se deslocava para a escola, em Essen, Alemanha.

"Primeiro vi só uma grande bola de luz e, de repente, senti uma dor na mão. Um instante depois ouvi um enorme estrondo, como um trovão", conta o adolescente, citado pela imprensa internacional.

A rocha, que viajava a cerca de 48 quilómetros por hora, raspou primeiro a mão esquerda de Gerrit Blank, provocando um pequeno ferimento, e acabou a viagem no solo, onde deixou uma cratera do tamanho de um pé.
O meteorito, que tem o tamanho de um amendoim, está a agora ser analisado para que se perceba qual a sua origem.

A probabilidade de um meteorito acertar numa pessoa é de 1 para 100 milhões, e não há nenhum caso conhecido em que o choque tenha sido fatal. A maioria destas rochas desaparece totalmente com o desgaste que sofre ao atravessar a atmosfera terrestre.

In Msn Notícias

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: 10 feridos, três com gravidade, no ataque de aluno   Alemanha Icon_minitimeQui Set 17, 2009 3:18 pm

.
10 feridos, três com gravidade, no ataque de aluno

por LUSA
Hoje

Alemanha Ng1192669

No ataque de hoje de um jovem de 18 anos a um liceu de Ansbach (Baviera), ficaram feridos 10 alunos, três dos quais com gravidade, anunciou o ministro do interior bávaro, Joachim Herrmann.

Um dos feridos graves é o autor do atentado, aluno do 13.º ano do Liceu Carolinum, e outro uma aluna do oitavo ano atingida na cabeça por um "cocktail Molotov", que foi submetida entretanto a uma intervenção cirúrgica.

O alarme foi dado às 8:35 locais (7:35 de Lisboa), a polícia acorreu rapidamente à escola, disparou sobre o agressor e atingiu-o com cinco tiros de metralhadora, transportando-o em seguida para o Hospital de Nuremberga, sob prisão, adiantou Herrmann.

O ministro disse ainda que o jovem estava armado com "coktails Molotov" (garrafas de gasolina com rastilho), um machado e duas facas.

Pouco antes da chegada da polícia, tinha lançado dois "cocktails Molotov" para dentro de salas de aula do oitavo e do 11.º anos, provocando vários feridos, ameaçando também as forças da ordem, quando os primeiros efectivos de um comando especial entraram na escola

O ministro do interior revelou também que o agressor se chama Georg R., tem irmãos que frequentam a mesma escola e até agora não tinha cadastro policial.

Os outros dois feridos graves são duas alunas do 11.º ano. Uma delas sofreu um traumatismo craniano, quando Georg R. a atacou com o machado, e está em risco de vida.

Herrmann considerou "exemplar" o comportamento da polícia, agradecendo a "rapidez e profissionalismo" dos agentes envolvidos na operação.

"Aconteceu o pior que pode acontecer numa escola", referiu, por seu turno, na mesma conferência de imprensa em Ansbach, o ministro da Educação da Baviera, Ludwig Spaenle.

"Felizmente, no entanto, conseguimos evitar uma tragédia ainda pior, porque retirámos os ensinamentos do que aconteceu em Winnenden", lembrou o político, aludindo ao massacre ocorrido em Março numa escola secundária do sul da Alemanha, em que um jovem tresloucado matou 15 pessoas, antes de se suicidar.

A polícia, que montou um perímetro de segurança em torno da escola, tinha entretanto revistado as instalações, em busca de explosivos, mas nada foi encontrado.

Os cerca de 700 alunos, muitos em estado de choque, foram levados para um edifício público das proximidades, assistidos por psicólogos e entregues às suas famílias.

Uma das turmas conseguiu barricar-se dentro da sala de aulas, ao pressentir que algo de anormal se passava, e impedir a entrada de Georg R., contou uma aluna a repórteres da cadeia de televisão n-tv.

Os motivos do agressor não eram ainda conhecidos, e não estava em condições de ser interrogado devido à gravidade dos ferimentos, segundo um porta-voz da polícia.

O Liceu Carolinum, fundado em 1528, é o segundo mais antigo da Baviera, e apesar de fazer parte da rede pública é considerado um estabelecimento elitista, centrado no ensino de línguas e de música, e com bom ambiente escolar.

O incidente deixou de novo a Alemanha em sobressalto, depois das tragédias que se registaram nos últimos anos em duas escolas secundárias.

Em Abril de 2002, um jovem de 19 anos, Robert Steinhaeuser, matou a tiro 16 pessoas num liceu de Erfurt, no leste do país, suicidando-se em seguida.

Sete anos depois, em Março de 2009, um ex-aluno de uma escola secundária de Winnenden, no sul da Alemanha, matou 15 pessoas no seu antigo estabelecimento de ensino e, durante a fuga, suicidou-se quando já estava cercado pela polícia.

Os dois jovens eram atiradores desportivos e, após a tragédia de Winnenden, desencadeou-se um grande debate sobre a introdução de maiores restrições ao porte de armas.

O governo tomou algumas medidas, que foram consideradas insuficientes por uma associação de interesses dos familiares das vítimas.

In DN

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Alemanha sobe nível de alerta depois de ameaça da Al-Qaeda   Alemanha Icon_minitimeSáb Set 19, 2009 4:11 pm

.
Terrorismo

Hoje às 11:48

Alemanha Ng1193473

Alemanha sobe nível de alerta depois de ameaça da Al-Qaeda

Depois de um vídeo da Al-Qaeda, onde são feitas ameaças de atentados terroristas na Alemanha se as tropas do país não deixarem o Afeganistão, o governo de Merkel decidiu subir o nível de alerta na Alemanha.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1366598

- O correspondente na Alemanha, José Belchior, dá conta das medidas de segurança que foram implementadas na Alemanha devido à ameaça da Al-Qaeda

O ministério alemão do Interior fala de um agravamento da segurança, depois da publicação do vídeo da Al-Qaeda que ameaça com ataques terroristas caso a Alemanha não retire as suas tropas do Afeganistão.

Recentemente, simpatizantes da organização terrorista anunciaram para breve um 11 de Setembro na Alemanha.

Desde esta sexta-feira, está em vigor o estado de alerta reforçado com o agravamento considerável das medidas de seguranças nos aeroportos, estações de caminhos de ferro e locais públicos, que estão a ser patrulhados por polícias armados.

O objectivo é também passar uma sensação de segurança à população, a uma semana das eleições legislativas.

Nos últimos meses, os serviços secretos alemães observaram movimentos de pessoas suspeitas e, segundo as autoridades norte-americanas, a chefia da Al-Qaeda no Afeganistão deu ordens à sua filial do Magreb para que ataque a Alemanha.

No vídeo da Al-Qaeda são também feitos apelos à comunidade muçulmana para se afastar nas próximas semanas de locais públicos muito frequentados.

In TSF

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: CDU e SPD prometem manter traves mestras do estado social   Alemanha Icon_minitimeQua Set 23, 2009 10:08 am

.
CDU e SPD prometem manter traves mestras do estado social

por CARLA GUERRA
Hoje

Alemanha Ng1195096

Os dois principais partidos, que estão coligados desde 2005, querem aumentar para 1200 euros o salário mínimo após as legislativas de domingo

Nos últimos dias, no palco político alemão, muito se tem debatido sobre as possíveis coligações, tentando-se adivinhar os preferidos da chanceler Angela Merkel caso esta vença as legislativas do próximo domingo. Se os dois principais partidos alemães com ambições de chefiar o Governo - os conservadores (CDU-CSU) e sociais-democratas (SPD) - têm opiniões diferentes sobre o destino das centrais nucleares, por exemplo, o mesmo não se pode dizer das políticas sociais. Tanto a CDU-CSU como o SPD querem fixar um salário mínimo que rondará os 1200 euros brutos: aqui as duas forças políticas, que estão coligadas desde 2005, defendem o mesmo. O mesmo se passa com o apoio aos desempregados de longa duração, com os complementos salariais a quem trabalhe a tempo parcial com salários iguais ou inferiores a 400 euros ou com a garantia de 67% de subsídio de desemprego a mães solteiras desempregadas - mais 7% que o normal.

Já este ano, a "grande coligação" entre democratas-cristãos e sociais-democratas reduziu também os custos da saúde para os contribuintes em cerca de dez euros e aumentou o mesmo valor para o abono de família, sendo agora de 164 euros por mês por cada filho, para todos os pais, independentemente do salário.

O sistema social alemão tem sido mantido pelos principais partidos políticos alemães desde o pós-guerra: é uma herança que tem passado de um Governo para outro, seja de direita ou de esquerda: tanto conservadores como sociais-democratas o têm mantido, com manifesto apoio popular.

No palco económico, e apesar de ter sido atingida pela crise, a Alemanha viu crescer a sua economia no primeiro semestre de 2009 em 0,3% e espera-se que neste segundo semestre aumente 0,6%. Em 2010 prevê-se 0,9% de crescimento, embora o desemprego aumente de 8,1% para 10,3%.

Se pedirmos nas ruas de Berlim uma opinião sobre Angela Merkel, três em cada quatro pessoas afirmam que a chanceler fez um bom trabalho. Depois da exuberância de Schroeder, os alemães parecem apreciar o estilo mais discreto de Merkel, muitas vezes acusada de não ter carisma. O facto é que é uma pessoa muito determinada, embora alguns a julguem indecisa. Uma das suas característica é precisar de tempo para analisar um problema em busca de uma boa solução. Sempre foi assim, ao longo da vida - desde os seus tempos de estudante.

In DN

Alemanha Rolleye
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Eleições na Alemanha, uma questão de parceiros   Alemanha Icon_minitimeDom Set 27, 2009 2:46 pm

.
Eleições na Alemanha, uma questão de parceiros

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Alemanha Ng1196916

Mais de 62 milhões de eleitores alemães vão hoje às urnas para decidir a cor do Governo que se instalará em Berlim nos próximos quatro anos. As sondagens apontam para uma vitória da chanceler, a democrata-cristã Angela Merkel. A maior incógnita é saber quem será o seu parceiro de coligação - ou novamente os sociais-democratas liderados pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Frank Steinmeier, ou os liberais, que desde 1998 estão afastados do Executivo

Angela Merkel vai manter-se como líder da Alemanha, a confirmar-se no resultado das eleições de hoje a vitória que as sondagens há muito anunciam para os democratas-cristãos. A única incógnita que ainda pode existir é a de saber quem serão os seus parceiros de coligação: os liberais ou, novamente, os sociais-democratas.

O desejo da chanceler é que o seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), consiga uma maioria juntamente com os liberais do Partido Liberal Democrata (FDP), depois de há quatro anos ter sido obrigada a coligar-se com o Partido Social--Democrata (SPD). A reedição desta fórmula é o maior objectivo do rival de Merkel - o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, pois sabe que sociais-democratas e Verdes, seus ex-aliados, estão longe de uma maioria.

O espírito da grande coligação de bloco central povoou, aliás, toda a campanha eleitoral. Ao ponto de alguns politólogos alemães ousarem atribuir-lhe as culpas pelo número extraordinariamente elevado de eleitores indecisos a muito poucos dias da realização das legislativas. O eleitorado alemão, dizem, quase deixou de conseguir distinguir entre CDU e SPD, partidos que ao longo de quatro anos foram forjando compromissos e aprovando centenas de leis - entre as quais as que permitiram a ratificação final pelo país do Tratado de Lisboa.

O debate televisivo entre Merkel e Steinmeier - o único, aliás, que aceitaram fazer - foi de tal forma aborrecido que alguns jornais chamaram-lhe "dueto em vez de duelo". O chefe da diplomacia, vice-chanceler e candidato social-democrata ainda ensaiou algumas tentativas de distanciamento, frisando que o seu partido defende o salário mínimo, o encerramento das centrais nucleares e a retirada das forças militares alemãs do Afeganistão. A chanceler e candidata dos democratas-cristãos tentou depois disso desvendar alguns aspectos da vida privada em entrevistas, falando do segundo marido ou da juventude passada na ex-Alemanha de Leste. Isto foi lido como uma tentativa de transformar em trunfo uma elevada popularidade individual que sobreviveu até à crise financeira. O alvo seriam os milhões de eleitores ainda indecisos.

Os únicos episódios que agitaram a campanha foram protagonizados por actores externos ou por partidos que nem sequer têm a hipótese de ultrapassar a barreira dos cinco pontos percentuais, a qual permite a entrada na câmara baixa do Parlamento alemão, o Bundestag. O terrorista Bekkay Harrach,, alemão de origem marroquina, nascido em Bona, ameaçou que iria haver atentados terroristas na Alemanha, a seguir às eleições, caso as tropas não saiam do Afeganistão. O Partido Nacional-Democrata (NPD) enviou ordens de deportação falsas a políticos de origem estrangeira, tendo isso obrigado a polícia a fazer buscas nos seus escritórios. Mas esta não foi a única ousadia cometida pelos neonazis que, na fronteira com a Polónia, pôs cartazes a apelar ao fim do que diz ser uma invasão dos polacos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Novo Governo alemão promete baixar impostos   Alemanha Icon_minitimeDom Out 25, 2009 3:52 pm

.
Novo Governo alemão promete baixar impostos

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Alemanha Ng1208505

Merkel chegou a acordo com os liberais sobre programa do Executivo - que toma posse na quarta-feira.

Quase um mês depois das eleições legislativas alemãs, democratas- -cristãos e liberais chegaram ontem a acordo para formar Governo e apresentaram um programa onde a medida mais sonante é uma redução de impostos no valor de 24 mil milhões de euros, a contar já de Janeiro de 2010. Isto apesar do défice orçamental do país e da crise económica que este enfrenta - a mais grave em meio século.

O Executivo Angela Merkel II, que toma posse quarta-feira, vai "reduzir a carga fiscal sobre as famílias e reformar os impostos para as empresas e sobre as heranças", explicou a chanceler alemã, citada pelas agências internacionais. Numa conferência de imprensa conjunta, em Berlim, com o líder dos liberais, Guido Westerwelle, a chefe da coligação de centro-direita admitiu, porém, que as negociações "nem sempre foram fáceis". Os liberais queriam uma redução da carga fiscal em 35 mil milhões, mas o acordo ficou por menos.

A difícil tarefa de equilibrar o corte nos impostos com o défice orçamental ficará nas mãos de um homem de confiança da chanceler, Wolfgang Schäuble, que no anterior Executivo de Grande Coligação entre democratas-cristãos e sociais-democratas era responsável pela pasta do Interior. Aí ficou conhecido pela sua dureza, nomeadamente na rejeição de presos uigures de Guantánamo.

"Ele terá de assegurar que a despesa progride mais devagar do que o Produto Interno Bruto", disse Westerwelle, numa altura em que cada alemão deve já ao exterior cerca de 20 mil euros e em que o Governo espera baixar o défice dos actuais 5%. O regresso ao crescimento virá em 2010, segundo as previsões do Executivo. O acordo de coligação ontem firmado prevê, segundo a AFP, que Schaüble seja o único ministro com direito de veto.

O líder dos liberais do FDP será o vice-chanceler e o ministro dos Negócios Estrangeiros, recuperando uma pasta que tradicionalmente ficava para o seu partido. Westerwelle já confirmou que pretende pedir aos americanos que retirem as ogivas nucleares que ainda têm na Alemanha - um número que os especialistas situam entre as dez e as 20. O liberal conseguiu também que o novo Governo deixasse a porta aberta à entrada da Turquia à UE, depois de a chanceler Merkel, da CDU, ter várias vezes sublinhado que preferia "uma parceria privilegiada" para o país de maioria muçulmana. No que respeita ao Afeganistão, a coligação de centro-direita não fixa calendário para uma retirada dos 4200 soldados naquele país, deixando cair, assim, o plano apresentado antes das eleições pelo ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Frank-Walter Steinmeier. O programa do novo Governo prefere sublinhar, em vez disso, um maior empenho na formação das forças de segurança afegãs.

As decisões difíceis em termos militares ficarão nas mãos de Karl-Theodor zu Guttenberg, da CSU, a congénere bávara da CDU. Anglófono apresentado como conhecedor das questões transatlânticas, Guttenberg, de 37 anos, entrou para o Executivo Angela Merkel I no início deste ano para ocupar o cargo de ministro da Economia - pasta que passa agora para as mãos de Rainer Brüderle, de 64 anos, também ele vindo dos liberais.

Após quatro anos a governar coligada com os sociais-democratas numa Grande Coligação, Merkel conseguiu obter no escrutínio de 27 de Setembro uma maioria CDU/CSU-FDP. Apesar de ser a primeira chanceler feminina, eleita como a mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, tem no seu segundo Executivo menos duas mulheres. Num total de 15 ministros, há apenas quatro, quando antes havia seis.

Além dos impostos e da política externa e de defesa, há medidas importantes a assinalar no acordo de coligação nas áreas da saúde, da família e da energia. A revisão do sistema de financiamento da saúde vai ser feita por uma comissão especial até 2011, os pais que ficarem em casa com os filhos nos primeiros anos de vida receberão um bónus mensal e as centrais nucleares serão mantidas.

In DN

Alemanha Rolleye
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Pai condenado a pena perpétua por "crime de honra"   Alemanha Icon_minitimeTer Dez 29, 2009 9:47 pm

.
Pai condenado a pena perpétua por "crime de honra"

Hoje

Alemanha Ng1236072

Um turco de 50 anos foi condenado a prisão perpétua pela justiça alemã por ter preparado o homicídio e ajudado a matar a sua filha de 20 anos.

O tribunal da cidade de Kleve, no Oeste do país, condenou o irmão da vítima e um cúmplice russo a nove anos e meio e sete anos de prisão, respectivamente, por envolvimento no “crime de honra” que vitimou Gülsüm Semin em Março passado.

A jovem foi levada pelo pai e irmão para um local ermo, tendo sido primeiro estrangulada e depois agredida até à morte. Numa tentativa de disfarçar o seu crime, os dois homens levaram a carteira de Semin, simulando um roubo.

De acordo com declarações de um porta-voz judicial, que se recusou a divulgar a identidade dos três condenados, as relações de Semin com a família eram tensas desde há bastante tempo.

A família reprovava o facto da jovem ter abortado recentemente e de adoptar um estilo de vida ocidental.

Os "crimes de honra" são frequentes na comunidade turca, tendo a polícia alemã recenseado mais de 50 desde 1996.

In DN

Alemanha 00020268
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Professor morto em ataque de aluno em escola Ludwigshafen   Alemanha Icon_minitimeQui Fev 18, 2010 3:49 pm

.
Professor morto em ataque de aluno em escola Ludwigshafen

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1256899

Um professor de uma escola técnica de Ludwigshafen, no sul da Alemanha, foi hoje morto à facada por um aluno, que atacou vários docentes, informou a polícia local.

O incidente ocorreu cerca das 10:00 (09:00 em Lisboa) e o suspeito, de 23 anos, foi detido, acrescentou.

A escola secundária, frequentada por 3200 alunos, foi evacuada, disse um porta-voz da polícia da Renânia-Palatinado.

"Estão a ser feitas buscas à escola, mas não há indícios de que a situação de ameaça persista", acrescentou a fonte policial, em declarações à cadeia de televisão alemã n-tv.

In DN

Alemanha Smile14
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Compra de CD com fugas ao fisco está iminente   Alemanha Icon_minitimeTer Fev 23, 2010 10:26 pm

.
Compra de CD com fugas ao fisco está iminente

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1259103

A compra pelas autoridades alemãs a um informador anónimo de um CD com dados sobre fugas ao fisco de cerca de 1.500 contribuintes, com recurso a depósitos em bancos suiços, está iminente, noticia hoje a imprensa germânica.

O governo de Angela Merkel deu 'luz verde' patra a compra do CD, por 2,5 milhões de euros, mas a decisão final cabe aos Estados federados a que os dados reportam.

Assim, o CD deverá ser adquirido pelo fisco da Renânia do Norte-Westfália, o maior 'land' da Alemanha, até porque o informador se dirigiu ao fisco de Wuppertal, uma das cidades renanas.

Em 2008, após a compra de um CD idêntico com dados sobre fugas ao fisco através de um banco no Liechstenstein, coube ao Ministério Público de Bochum, na Renânia, investigar os casos e abrir os processos-crime, que apesar de não estarem todos concluídos já permitiram recuperar quase 200 milhões de euros para o erário público.

Desta vez, caberá ao Ministério Público de Dusseldorf, capital da Renânia-Westfália, analisar os dados contidos no novo CD e proceder criminalmente contra eventuais infratores.

Entretanto, mais de três mil contribuintes em falta, muitos dos quais com depósitos bancários na Suíça, mas também no Luxemburgo, optaram por se auto-denunciar perante o fisco germânico.

A auto-denúncia iliba-os de responsabilidade criminal e sobretudo permite evitar penas de prisão, embora tenham de pagar elevados juros de mora pelas quantias não declaradas ao fisco em devido tempo.

O elevado número de auto-denúncias gerou polémica nos meios políticos, e responsáveis de vários partidos do governo e da oposição e vários responsáveis advogaram a abolição da lei atual, alegando que esta é benévola para os prevaricadores.

O ministro das finanças, Wolfgang Schaeuble, disse estar disposto a debater o assunto, mas pronunciou-se a favor do atual quadro legislativo.

"As regras em vigor trazem mais receitas ao Estado e estendem a mão aos que querem regularizar a sua situação perante o fisco", disse um porta-voz do ministro.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Fisco, Dieter Ondraeck, defendeu a supressão do perdão fiscal.

"Se eu roubar um Ferrari e andar quatro semanas com ele também sou punido, mesmo que o devolva sem danos", invocou o dirigente sindical.

O presidente do Partido Social-Democrata (SPD) também se pronunciou a favor do agravamento das penas relativas à fuga ao fisco.

"Estes casos têm de deixar de ser apenas uma infração e passar a ser um delito", disse Sigmar Gabriel ao canal público de televisão ARD.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Condenado a prisão perpétua membro das SS de 88 anos   Alemanha Icon_minitimeTer Mar 23, 2010 5:32 pm

.
Condenado a prisão perpétua membro das SS de 88 anos

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1270524

Um tribunal alemão condenou hoje Heinrich Boere, de 88 anos, antigo membro das SS nazis a prisão perpétua pelo triplo assassínio de civis holandeses numa operação de "extermínio", durante a Segunda Guerra Mundial.

Como membro do comando de extermínio "Silbertanne" das SS, maioritariamente composto por voluntários, Boere participou, em 1944, no assassínio de três civis holandeses - Breda, Voorschoten e Wassenaar -, alegando que apenas cumpriu ordens.

Os juízes do tribunal da cidade alemã de Aachen aceitaram o pedido de pena proposta pela Procuradoria, enquanto a defesa requereu a absolvição, argumentando que Boemer já tinha sido processado no passado pelos mesmos crimes.

Boere, número seis da lista dos mais procurados do Centro Simon Wiesenthal - dedicado a documentar as vítimas do holocausto -, foi condenado a prisão perpétua pelos assassínios de 1944.

Boere afirmou que não tinha outra alternativa se não cumprir as ordens que recebia, para matar os seus conterrâneos.

"Como simples soldado, aprendi a executar ordens", afirmou Boere, em dezembro.

"Estava consciente de que se não cumprisse as ordens estaria a quebrar o meu juramento e seria executado", disse em tribunal.

A tarefa "não foi muito difícil. Foi só puxar o gatilho", afirmou em 2008, em declarações à revista alemã Focus. Dois anos antes, em declarações à revista alemã Der Spiegel, Boere explicou que estava a matar "terroristas". "Na altura, pensávamos que estávamos a fazer o que era certo", acrescentou então.

Heinrich Boere vive em liberdade há mais de 60 anos na Alemanha, onde reside, agora, numa casa de repouso.

Nascido na Holanda, Boere ingressou nas forças especiais SS em 1940, sete anos mais tarde foi para a Alemanha.

Perdeu a cidadania holandesa após ter sido condenado à morte em 1949, à revelia por um tribunal especial em Amesterdão. A condenação à morte foi comutada posteriormente para prisão perpétua.

Em 1980, a Alemanha recusou a extradição para a Holanda, justificando então que não sabia determinar se ele era apátrida ou um cidadão alemão.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Merkel fez escala de emergência no aeroporto de Figo Maduro   Alemanha Icon_minitimeSex Abr 16, 2010 4:07 pm

.
Merkel fez escala de emergência no aeroporto de Figo Maduro

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1281095

O primeiro ministro português José Sócrates foi hoje ao aeroporto de Figo Maduro receber a chanceler alemã Angela Merkel, que fez uma inesperada escala em Lisboa, devido às perturbações do tráfego aéreo causadas pela nuvem vulcânica proveniente da Islândia.

A chanceler alemã, que regressava dos Estados Unidos, aterrou em Figo Maduro cerca das 15:30 e José Sócrates passou no aeroporto onde teve um encontro de "mera cortesia" com Angela Merkel, segundo informou o gabinete do primeiro-ministro.

Inicialmente, estava previsto que a chefe do governo alemão chegasse às 15:30 (14:30 em Lisboa) à parte militar do aeroporto de Berlim-tegel, mas o espaço aéreo sobre Berlim está encerrado devido à nuvem de cinza proveniente da Islândia.

Em alternativa, Merkel chegará a Lisboa cerca das 15:30 (hora local), antes de prosseguir viagem para a Alemanha, onde o único dos 16 aeroportos internacionais da Alemanha que permanece aberto é o de Munique, que deverá também encerrar ao fim da tarde.

De acordo com o porta-voz do governo alemão, Merkel deverá pernoitar em Lisboa e retomar o regresso à Alemanha ao início da tarde sábado, devido às regras que estipulam os tempos de paragem obrigatórios para a tripulação do avião.

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Reabre amanhã centro de documentação sobre o nazismo   Alemanha Icon_minitimeQua maio 05, 2010 4:59 pm

.
Reabre amanhã centro de documentação sobre o nazismo

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1289099

Reabre na quinta feira, em Berlim, com novas instalações, o centro de documentação do regime nazi na antiga sede da polícia política de Hitler, a Gestapo, com uma exposição permanente que abrange uma área coberta de 800 metros quadrados.

A mostra está centrada no regime de terror nacional socialista, que subiu ao poder em 1933, e só seria derrubado em 1945, mercê da vitória dos aliados na II Guerra Mundial sobre a Alemanha nazi.

Os quatro grandes temas da exposição continuarão a ser a tomada do poder pelos nazis, as perseguições e o extermínio de milhões de pessoas, o fim da guerra e o pós-guerra.

A exposição, administrada pela Fundação Topografia do Terror, já existia, desde 1987, no mesmo local histórico, a Prinz-Albrecht-Strasse 8, onde a Gestapo, os altos comandos das SS, tropa de elite nazi, e a Reichssicherheitshauptamt (Agência Central de Segurança do III Reich) tinham a sede, formando uma autêntica central do aparelho repressor nazi, numa área de 4,5 hectares, equivalente a cinco campos de futebol.

As numerosas fotos e placas alusivas da exposição estavam, no entanto ao ar livre, em instalações provisórias, nas ruínas da cave do edifício bombardeado durante a ofensiva sobre Berlim das forças do exército soviético.

O novo centro de documentação estava planeado desde meados dos anos noventa, com base num projeto do arquiteto suíço Peter Zumthor, que idealizou um prédio assente em colunas de betão.

O exorbitante custo da obra, no entanto, levou o Senado de Berlim a mandar parar a construção, em 2000, depois de já terem sido gastos 10 milhões de euros, e a ordenar a destruição das colunas já erguidas, quatro anos depois.

Em 2005, realizou-se novo concurso, ganho pelos arquitetos alemães Úrsula Wilms e Heinz W. Hallmann, que se decidiram por um prédio retangular, discreto, mas funcional.

Na cerimónia inaugural falarão o presidente da Alemanha, Horst Koehler, o ministro da Cultura, Bernd Neumann, o presidente da Fundação Topografia do Terror, Andreas Nachama, e a presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, Charlotte Knoblauch, nomeadamente.

Os custos do projeto fracassado e do novo projeto, entretanto assumido pelo governo federal, e levaram-se a 38,5 milhões de euros, 22,2 milhões dos quais para o novo edifício e a área circundante, segundo o Ministério das Obras Públicas.

Mesmo nas anteriores instalações precárias, o memorial já era uma das grandes atrações turísticas de Berlim, e acolhia mais de meio milhão de visitantes por ano.

Devido aos estragos causados pela Guerra e, a partir de 1961, à construção do Muro de Berlim, que tornou a sua localização marginal, na parte ocidental da cidade, o histórico local esteve dezenas de anos caído no esquecimento.

Nos anos setenta, porém foi redescoberto, e após obras para colocar a descoberto o que restava da central da Gestapo, abriu ao público como centro de documentação, em 1987, por ocasião da passagem do 750.º Aniversário da elevação de Berlim a cidade.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Merkel abdica da redução de impostos após derrota   Alemanha Icon_minitimeSeg maio 10, 2010 5:43 pm

.
Merkel abdica da redução de impostos após derrota

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1291291

Angela Merkel anunciou hoje a suspensão "a prazo" dos planos do seu governo para diminuição de impostos, anunciando, simultaneamente, que será dada "toda prioridade" à consolidação orçamental, na sequência do desaire eleitoral dos democratas-cristãos na Renânia.

A chanceler alemã reconheceu que a coligação de centro-direita em Berlim não favoreceu, "antes pelo contrário", os democratas cristãos e liberais nas eleições da Renânia, o que levou à derrota desta aliança no domingo.

A chanceler considerou as perdas da CDU na Renânia, onde os conservadores somaram 34,6 por cento, apenas mais uma décima do que os sociais democratas, "uma derrota amarga", apelando, no entanto, a uma solução estável para se formar novo governo em Dusseldorf.

Os sociais democratas, que se sentiram vencedores das referidas eleições, apesar de terem ficado em segundo lugar e falhado a maioria absoluta com os Verdes, já rejeitaram participar numa grande coligação liderada pelo actual ministro democrata cristão Juergen Ruettgers.

A CDU, no entanto, decidiu confiar a Ruettgers as negociações com os outros partidos para tentar formar novo executivo, apesar de o governador da Renânia ter apresentado a sua demissão logo após o desaire eleitoral.

O SPD parte para as negociações com um importante trunfo - a possibilidade de, em última análise, poder formar uma coligação com os outros dois partidos à sua esquerda, os Verdes e os neocomunistas do Die Linke.

Esta alternativa, no entanto, não é bem acolhida por grande parte das bases do partido, que consideram o Die Linke, para o qual transitaram muitos dissidentes do SPD, uma força extremista.

O líder parlamentar social democrata, Frank-Walter Steinmeier, mostrou-se também aberto à possibilidade de um novo governo do SPD com os Liberais e os Verdes.

Por seu turno, os ambientalistas já disseram que não se negarão a negociar com nenhum partido, incluindo com a CDU, e até com os Liberais, com quem têm menos proximidade ideológica.

Qualquer que seja a solução encontrada, incluindo uma grande coligação CDU/SPD liderada por Ruettgers, o executivo de Angela Merkel ficará sem a maioria absoluta na segunda cãmara legislativa, o Bundesrat (Conselho Federal).

A decisão de Merkel de adiar a redução dos impostos prende-se também com o facto de os principais projectos da coligação de centro-direita passarem a ter de ser negociados com a oposição, sobretudo com os sociais democratas, que já anunciaram que querem ser um "bastião" no Bundesrat contra a descida de impostos, ou o prolongamento do prazo de funcionamento das centrais nucleares, por exemplo.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Avô de Hitler pode também ser seu pai   Alemanha Icon_minitimeDom maio 30, 2010 5:24 pm

.
Avô de Hitler pode também ser seu pai

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1299837

Historiador alemão garante haver um longo historial de incesto na família do ditador nazi.

O avô do ditador nazi Adolf Hitler poderá ter sido também o seu pai, de acordo com o historiador alemão Gerhard Roth.

A questão levantada pelo professor e historiador, em declarações ao jornal alemão Bild am Sonntag, como o próprio reconhece, é relativamente nova e deriva em grande parte do desconhecimento que ainda subsiste sobre o avô paterno do homem que desencadeou a Segunda Guerra Mundial.

"O seu avô biológico foi possivelmente também seu pai", disse ao Bild am Sonntag o historiador Gerhard Roth. "Sempre houve indícios de incesto na família de Hitler. Este teve uma relação traumática com as suas origens e sempre fez por a ocultar. Isso formou parte da sua psicose", considerou o historiador.

O biógrafo de Hitler, Ian Kershaw, diz que toda esta teoria é absurda e que não tem qualquer base histórica. "Essa suposição é completamente nova e bastante grotesca. Não conheço uma sequer fonte que a sustente", assegurou Ian Kershaw ao mesmo jornal. No entanto, o biógrafo do ditador adianta que "é conhecido que existe um mistério acerca do avô paterno de Hitler".

As muitas biografias escritas do ditador nazi coincidem pelo menos no pai de Hitler, apontando que este terá sido um funcionário de uma alfândega chamado Alois Hitler (1837-1903), que nasceu com o nome de Alois Schickelgruber

In DN

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Austeridade reaviva animosidade contra apoio à Grécia   Alemanha Icon_minitimeTer Jun 08, 2010 10:47 am

.
Austeridade reaviva animosidade contra apoio à Grécia

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1303079

O pacote de austeridade de 80 mil milhões de euros do Governo alemão gerou alguma incompreensão entre desempregados, mas também entre políticos e economistas, que acham que o país tem de poupar porque se comprometeu a ajudar a Grécia.

"O gregos aldrabaram nas contas, estão falidos, e agora nós é que temos de pagar a factura", disse à Lusa, em Berlim, Peter Plaschil, serralheiro desempregado, 45 anos.

"Não tenho dúvidas de que nunca mais vamos ver os milhões de euros que a Alemanha deu à Grécia", acrescentou Plaschil, que deixará de beneficiar dos descontos do Estado para a sua reforma, devido aos cortes orçamentais apresentados na segunda feira pelo Executivo de Angela Merkel.

A opinião de Plaschil não é necessariamente maioritária, mesmo entre as pessoas mais afectadas pelas medidas do Governo, mas as dúvidas quanto à eficácia e legitimidade dos apoios à Grécia ou a outros países do sul da Europa são comuns a muita gente.

"Não sei se seria pior não ajudar a Grécia, há quem diga que haveria consequências negativas para nós, por isso acho que a Merkel e o Governo não agiram só por generosidade", afirmou Gabi Zwiegner, auxiliar de enfermagem desempregada, 37 anos.

Mãe de dois filhos, Zwiegner também irá sentir os efeitos dos cortes orçamentais, porque os apoios à transição do subsídio de desemprego para o rendimento mínimo garantido vão ser suprimidos.

Mais contundente é a opinião de Klaus Stock, polidor da construção civil, desempregado, 24 anos, que não esconde as suas simpatias pela extrema direita.

"Acho que o NPD é que tem razão, o dinheiro é nosso, não temos nada que dar nada aos gregos, para eles continuarem a desbaratá-lo", afirmou o jovem alemão.

Em finais de Abril, o NPD, principal partido neofascista, promoveu uma manifestação diante do Consulado da Grécia em Dusseldorf contra as garantias bancárias de 22,4 mil milhões de euros dadas por Berlim para evitar a bancarrota helénica.

Mas não é apenas o NPD que está contra a ajuda à Grécia, ou contra a contribuição de 148 mil milhões de euros da Alemanha para o fundo de 750 mil milhões de euros, instituído em plena crise pela União Europeia e pelo FMI para tentar estabilizar a moeda única.

"O pacote de austeridade que o Governo apresentou é o tributo que estamos a pagar pela ajuda à Grécia", afirmou à televisão pública ARD Hans-Werner Sinn, director do Instituto de Pesquisa Económica de Munique (ifo).

Conhecido pelas suas posições eurocépticas, Sinn tem afirmado repetidamente que a melhor solução para a Zona Euro é deixar a Grécia ir à falência.

Mas Sinn não está só, um grupo de conhecidos eurocéticos, formado por vários economistas e pelo deputado democrata cristão Peter Gauweiler, apresentaram queixa no Tribunal Constitucional contra as ajudas de Berlim a Atenas.

O referido grupo também já tinha recorrido ao Supremo, sem êxito, para tentar evitar a substituição do marco alemão pelo euro, há 10 anos, e, mais recentemente, para impugnar o Tratado de Lisboa.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Dez mortos e15 feridos numa "Love Parade"   Alemanha Icon_minitimeSáb Jul 24, 2010 5:36 pm

.
Dez mortos e15 feridos numa "Love Parade"

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1322507

Dez pessoas morreram hoje à tarde quando uma multidão foi tomada de pânico num "Love Parade" em Duisburgo, no oeste da Alemanha, segundo a Polícia.

Uma dezena de outras pessoas tiveram de ser reanimadas e quinze outras ficaram feridas, segundo a Polícia, que afirmou que o acidente se deu num túnel.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Organizadores decidem acabar com a Love Parade   Alemanha Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 10:33 am

.
Organizadores decidem acabar com a Love Parade

por LUMENA RAPOSO
Hoje

Alemanha Ng1322869

De 19 mortos no acesso ao recinto, sete eram estrangeiros.

"Acabou-se a Love Parade", afirmou ontem Rainer Schaller, o organizador da manifestação pacifista que começou em 1989 na cidade de Berlim. E Schaller explica a decisão: "A Love Parade foi sempre uma festa de paz e de alegria, mas, a partir de agora, ficará marcada pelos trágicos acontecimentos de ontem. Assim, por respeito pelas vítimas, familiares e amigos, vamos acabar com o evento."

Schaller referia-se à tragédia da véspera em Duisburgo: 11 mulheres e oito homens, com idades entre os 20 e os 49 anos, morreram e outras 342 pessoas ficaram feridas, dez das quais foram reanimadas, ao tentar entrar ou sair do recinto onde decorria o mais célebre concerto europeu de música techno. Ao ar livre e gratuito. A tragédia chocou a Alemanha, cuja chanceler Angela Merkel se afirmou "horrorizada" com o ocorrido. E o Papa disse ontem orar pelas vítimas.

Sete dos 19 mortos são estrangeiros: uma australiana, uma italiana, um holandês, um bósnio, uma chinesa e duas espanholas, estudantes Erasmus. Os médicos revelaram que muitas vítimas morreram asfixiadas, outras esmagadas. "Nunca conseguirei esquecer o seu olhar esgazeado e vazio", diz à Spiegel Lena, estudante de 21 anos da cidade de Essen, ao lembrar-se da jovem que viu morta no "inferno" de Duisburgo. "Havia cinco ou seis pessoas umas em cima das outras; uns gritavam por ajuda, outros já nem falavam", adianta Lena, que conseguiu sair do túnel ajudada pelo namorado.

Uma investigação foi já iniciada e uma série de documentos foi apreendida pela polícia, a saber um alerta de peritos de segurança para o facto do espaço - 230 mil m2 numa antiga estação de comboios da cidade - , não plano, ser suficiente para meio milhão de pessoas, não mais. E ter apenas uma entrada através de um túnel com 30 m de largura. Apareceram 1,4 milhões, o que não surpreende se se tiver em conta que, em 1999, 1,5 milhões de pessoas participaram na Love Parade em Berlim.

Um porta-voz da Polícia, que tinha no local 1200 efectivos, acusou as autoridades de Duisburgoo de terem cedido à pressão dos organizadores e ignorado o alerta, de há um ano, para o facto do espaço ser "muito estreito, muito pequeno para acollher uma multidão".

"Não tenho palavras para manifestar o meu profundo pesar. Este acidente é tão horrível que nem se pode descrever", disse Adolf Sauer- land, presidente da câmara

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Terceiro bebé morre depois de contaminação por bactérias   Alemanha Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 5:07 pm

.
Terceiro bebé morre depois de contaminação por bactérias

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1334114

Um terceiro bebé morreu em Mainz, no oeste da Alemanha, depois de lhe ter sido administrada alimentação por via intravenosa contaminada com bactérias intestinais, informou hoje a clínica universitária daquela cidade.

De acordo com as informações disponibilizadas pelo director da clínica, Norbert Pfeiffer, o terceiro bebé, falecido na segunda feira, era "um pequeno prematuro" nascido com 24 semanas de gestação, que fazia parte de um conjunto de cinco recém-nascidos que se encontram ainda em estado crítico.

No sábado passado, dois bebés tinham já perdido a vida na sequência da ingestão de alimentação por via intravenosa contaminada com bactérias intestinais, situação que afectou um total de 11 crianças.

As autoridades já iniciaram uma investigação, o mesmo acontecendo com a clínica, que abriu um inquérito contra terceiros, por homicídio por negligência e lesões corporais graves.

Desconhece-se ainda a origem da contaminação.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Proibir acesso dos patrões ao Facebook dos funcionários   Alemanha Icon_minitimeSex Ago 27, 2010 3:32 pm

.
Proibir acesso dos patrões ao Facebook dos funcionários

por DN.pt
Hoje

Alemanha Ng1335174

O Governo alemão está preocupado com a privacidade dos trabalhadores e apresentou ontem um decreto-lei que regulamenta a colocação de câmaras de videovigilância no local de trabalho e proíbe que o patrão espie o que os funcionários (ou candidatos a um posto de trabalho) fazem no Facebook.

A medida ganha relevância numa altura em que é prática cada vez mais frequente, um pouco por todo o mundo, os empregadores consultarem a página do Facebook dos candidatos a um lugar na sua empresa para tentar assim descobrir os hábitos privados do futuro empregado.

Nos Estados Unidos, por exemplo, também houve já casos de funcionários despedidos por falarem mal do patrão na sua página pessoal da Internet.

Se a proposta for aprovada, a Alemanha será o primeiro país a proibir os empregadores de utilizar o Facebook para contratar pessoas ou espiar os seus funcionários, noticia a Euronews.

Além desta medida, a proposta visa ainda proibir o uso de câmaras de videovigilância para vigiar os trabalhadores. As empresas deixarão assim de poder filmar clandestinamente os funcionários, sendo proibida a colocação de câmaras em espaços como as casas de banho, salas de descanso ou vestiários.

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maiziere, afiançou à Euronews que a nova lei "protege mais os trabalhadores?, mantendo a protecção dos "direitos dos empregadores na luta contra infracções ou corrupção no trabalho?.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Alemanha Empty
MensagemAssunto: Homicida de Lörrach asfixiou filho com saco de plástico   Alemanha Icon_minitimeTer Set 21, 2010 4:51 pm

.
Homicida de Lörrach asfixiou filho com saco de plástico

por Lusa
Hoje

Alemanha Ng1344563

A homicida matou o ex-marido com dois tiros e asfixiou o filho de ambos, de cinco anos, com um saco de plástico, revelou hoje a polícia alemã, com base nos resultados das autópsias.

A homicida de Loerrach matou o ex-marido com dois tiros e asfixiou o filho de ambos, de cinco anos, com um saco de plástico, revelou hoje a polícia alemã, com base nos resultados das autópsias.

As investigações permitiram também concluir que Sabine R. foi atingida mortalmente por 17 tiros por agentes da polícia no Hospital de S. Isabel, depois de ter matado também um enfermeiro e ter ferido um polícia e mais duas pessoas no domingo.

A polícia adiantou que os corpos do ex-marido e do filho foram encontrados lado a lado, na cama no apartamento que servia também de escritório à advogada de 41 anos.

A criança vivia com o pai, desde a separação do casal, há alguns meses, e tinha ido passar o fim-de-semana com a mãe.

O drama terá começado, ainda segundo a polícia, quando o pai chegou para levar o petiz, o qual, porém, já teria sido morto pela mãe, que primeiro lhe bateu até ele ficar inconsciente, e depois o asfixiou, com um saco de plástico.

A homicida incendiou depois a casa, dirigindo-se então para o hospital, situado em frente, onde em 2004 tinha feito um aborto, abatendo a tiro um enfermeiro, de 56 anos.

De acordo com o ministério público de Loerrach, após interrogatórios a conhecidos do casal, a mulher, que era atiradora desportiva, e possuía quatro armas de fogo, andava muito nervosa, não tinha conseguido suportar a separação do marido e do filho, o que a terá levado a cometer o crime passional.

O incidente, que ocorreu no domingo ao fim da tarde, na vila com cerca de 50 mil habitantes, reacendeu na Alemanha o debate sobre eventuais medidas para limitar o porte de armas de fogo.

No maior país da União Europeia há cerca de 10 milhões de armas de fogo em casas particulares, e perto de um milhão de atiradores desportivos.

Depois da matança em Winnenden, há ano e meio, em que um jovem aluno matou 15 pessoas numa escola secundária e na fuga, antes de se suicidar, representantes das vítimas exigiram que as armas de fogo particulares só possam ser armazenadas em clubes desportivos.

Sob a pressão da opinião pública, chocada com o sucedido, o governo de Angela Merkel fez uma emenda à lei do porte de armas de fogo, para aumentar a fiscalização nos domicílios dos seus proprietários, e verificar se estas estão devidamente guardadas em armários fechados.

Vários políticos da oposição e grupos pacifistas voltaram hoje a exigir, no entanto, a proibição de manter armas de fogo em casas particulares.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Alemanha Empty
MensagemAssunto: Re: Alemanha   Alemanha Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alemanha
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» As 100 mais famosas receitas do mundo
» Casos de sucesso
» Verdades que doem
» Mundial de Futebol 2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Europa-
Ir para: