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 Auto-estrada Transmontana

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RMaria

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MensagemAssunto: Obra conta com atraso global de 20 meses   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSáb Jun 30, 2012 5:40 pm

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Túnel do Marão
Distrito de Vila Real


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Tunel_marao_ep_jn

Obra conta com atraso global de 20 meses

A construção da Autoestrada do Marão, que inclui um túnel rodoviário de 5.6 quilómetros e vai ligar Vila Real a Amarante, está parada há um ano e conta já um atraso global de 20 meses.

A 27 de junho de 2011 e pela terceira vez desde o início da empreitada no verão de 2009, as obras nesta autoestrada foram suspensas. Primeiro por causa de duas providências cautelares e depois alegadamente devido a falta de financiamento, o facto é que o Túnel do Marão conta já com 20 meses de atraso.

A primeira previsão para a conclusão da obra apontava para o início de 2012.

Em fevereiro de 2011, aquando de uma visita do então primeiro-ministro, José Sócrates, à obra, o presidente do Conselho de Administração da Autoestrada do Marão, Francisco Silva, previa fazer a ligação entre as duas frentes dentro de um ano, concluindo assim a parte de escavação.

Na altura, este responsável referiu ainda que o prazo de conclusão da obra apontava para novembro de 2012.

Esta autoestrada, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, tinha um custo inicial estimado de 350 milhões de euros, em pico de obra chegou a dar emprego a 1.400 trabalhadores e a envolver cerca de 90 pequenas empresas.

Ao longo deste ano, a concessionária Autoestrada do Marão nunca se pronunciou publicamente sobre a suspensão dos trabalhos, que tinha um prazo inicial de 90 dias, depois foi prolongado por mais 60 dias.

Por sua vez, o Governo, através do secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, tem reafirmado o empenho em encontrar soluções para a obra.

Por diversas vezes, autarcas e empresários mostram-se preocupados e reivindicaram o reinício dos trabalhos.

Uma das vozes mais interventivas tem sido a do dirigente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro, que, no início deste mês, chegou a ir até à porta do Ministério da Economia, em Lisboa, para reclamar o recomeço da empreitada.

«Já há trabalhadores e famílias que estão a recorrer ao banco alimentar ou que não têm dinheiro para comer», sublinhou na altura o responsável.

Albano Ribeiro considerou que esta suspensão está ainda a contribuir para o agravar da situação complicada que o setor da construção atravessa neste momento.

A Autoestrada do Marão vai juntar-se à Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, que permitirá reduzir a sinistralidade em 23 por cento.

Agência Financeira, 2012-06-20
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MensagemAssunto: Embaixador espanhol acredita na continuidade da A4    Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeDom Jul 01, 2012 10:04 am

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Em visita a Bragança
Bragança


Embaixador espanhol acredita na continuidade da A4

A Auto-Estrada Transmontana vai ter continuação do lado espanhol. Esta é a convicção do embaixador de Portugal em Espanha. Álvaro Moura esteve hoje em Bragança para conhecer as necessidades das regiões de fronteira e garante que já está a sensibilizar as autoridades espanholas para darem continuidade à A4.

“Foi um dos pontos que o presidente da camara e os empresários locais me falaram e por isso vou sensibilizado”, admite Álvaro Moura. “Há uns 60 quilómetros entre Bragança e Alcañices eu ainda não está avançar e dentro de pouco tempo teremos a auto-estrada entre Vila Real e Bragança concluída.

Eu já falei ao Governo no assunto para ter em conta a situação”, acrescenta.Álvaro Moura disse, ainda, que o governo espanhol já está a elaborar projectos para a construção da A11, entre Zamora e Léon.

Para o presidente da Câmara de Bragança, as acessibilidades são uma prioridade. Jorge Nunes pede ao governo espanhol que dê continuidade às vias rápidas de fronteira.“A continuação da A4 é uma ligação importante e estratégica para o Norte de Portugal na ligação ao centro da Europa bem como a ligação a Leon”, afirma, salienta que 2sse ligação está estrangulada entre Bragança e Puebla de Sanábria”.

Além disso, “a continuação do IC5 em direcção a Alcañices é igualmente importante do ponto de vista da coesão do território”.

O autarca de Bragança defende que a crise não deve servir de desculpa para adiar estas obras, que considera fundamentais para fortalecer a cooperação entre os dois países.


Brigantia, 2012-06-23
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MensagemAssunto: PS quer «inundar» ministro da Economia com «e-mails»   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSeg Jul 02, 2012 2:49 pm

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Túnel do Marão
Distrito de Vila Real


PS quer «inundar» ministro da Economia com «e-mails»

O PS quer «inundar» o correio eletrónico do ministro da Economia com mensagens a exigir o reinício da construção do Túnel do Marão, numa ação de protesto contra a suspensão das obras que dura há um ano.

Os deputados do PS eleitos pelos distritos do Porto e Vila Real subiram no dia 21 de maio à serra do Marão, até perto de uma das bocas do túnel, para anunciar uma ação de protesto para assinalar o \"escândalo\" de um ano de paralisação nas obras da Autoestrada do Marão.

Os trabalhos em toda a autoestrada foram suspensos a 27 de junho de 2011, por ordem da concessionária Autoestrada do Marão e alegadamente por razões financeiras.

Devido à morte, na segunda-feira, do militante número 10 do PS, Júlio Montalvão Machado, os socialistas suspenderam por dois dias todas as iniciativas político-partidárias no distrito de Vila Real.

Hoje, em comunicado, o PS anunciou que vai arrancar \"com uma campanha de protesto, que visa inundar o correio eletrónico do ministro da Economia com mensagens a exigir o reinício das obras do Túnel do Marão\".

Na carta a enviar a Álvaro Santos Pereira, os socialistas classificam a paragem das obras como uma \"situação gravíssima\" que o Governo, \"de uma vez por todas, tem que ser capaz de resolver\".

\"Na fase de construção, a obra assegurava cerca de 1.300 empregos e garantia trabalho para quase uma centena de pequenas e médias empresas. Uma vez construída, ficará ao serviço da economia, da segurança rodoviária e da qualidade de vida a que as populações do interior também têm direito\", refere o documento.

Os socialistas salientam ainda que a obra já \"foi executada em cerca 70 por cento e paga em quase metade\".

\"Senhor Ministro da Economia: é preciso superar este impasse. A passividade e inoperância do Governo quanto a este assunto não podem continuar\", pode ler-se ainda na carta.

O secretário do Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, garantiu na semana passada à agência Lusa que a \"obra é mesmo para avançar\" e referiu que o Governo vai reservar 200 milhões de euros de fundos comunitários para concluir a autoestrada.

Não há é prazo previsto ou anunciado.

A Autoestrada do Marão vai juntar-se à Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, que permitirá reduzir a sinistralidade em 23 por cento.

Lusa, 2012-06-29
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MensagemAssunto: Autoestrada Transmontana com mais dois troços abertos   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 10:27 am

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Conclusão final adiada para 2013
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Ip4_sinal

Autoestrada Transmontana com mais dois troços abertos

Dois novos troços da Autoestrada Transmontana abrem hoje ao trânsito, disponibilizando aos automobilistas mais 20 quilómetros da nova via, cuja conclusão está oficialmente adiada para 2013, segundo informação disponibilizada pelas Estradas de Portugal (EP).

De acordo com a empresa, a partir das 12:00 de hoje entraram ao serviço os troços entre o Nó de Justes e Nó do Pópulo, no distrito de Vila Real, e entre o Nó de Mirandela Norte e o Nó do Romeu, no distrito de Bragança.

Trata-se, esclarece a EP, do alargamento das vias existentes do IP4, numa extensão total de 20 quilómetros, que envolveu um investimento de 35 milhões de euros.

Lusa, 2012-07-16
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MensagemAssunto: Conclusão da Auto-Estrada Transmontana adiada para 2013    Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeQua Jul 18, 2012 11:41 am

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Troços não são portajados
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana - Página 4 No_autotransmontana_jn

Conclusão da Auto-Estrada Transmontana adiada para 2013

A Auto-Estrada Transmontana conta com mais 20 quilómetros da nova via, após a abertura dos troços entre o Nó de Justes e Nó do Pópulo, no distrito de Vila Real, e entre o Nó de Mirandela Norte e o Nó do Romeu, no distrito de Bragança.

A conclusão da obra, contudo, está oficialmente adiada para 2013, segundo informação disponibilizada pelas Estradas de Portugal (EP).
A abertura dos novos troços ocorre a dois meses de expirar o prazo inicial previsto para a conclusão da Auto-Estrada Transmontana, que ligará Vila Real a Bragança e que deveria estar pronta em Setembro, em toda a extensão de 133 quilómetros.

Os últimos 25 quilómetros só serão concluídos “durante o primeiro trimestre de 2013”, segundo informou hoje a EP, o que adia em meio ano a conclusão total da obra, de acordo com as datas apontadas no contrato de concessão ao consórcio Auto-Estradas XXI, liderado pela Soares da Costa e adjudicado em 2008.

Esta parceria público privada, com um custo de construção de 510 milhões, corresponde em 80 por cento à duplicação do IP4 e, embora seja denominada Auto-estrada Transmontana, equivalerá à continuação da A4 que já liga o Porto a Amarante e que inclui uma segunda concessão, a Auto-estrada do Marão, entre Amarante e Vila Real.

Esta obra adjudicada ao consórcio liderado pela Somague, de que faz parte o túnel do Marão, está suspensa há um ano por dificuldades de financiamento.

“Não houve ainda alterações ao contrato
e os troços que vão abrindo ao tráfego não são portajados”, esclarece concessionária

Mais para o interior, a Transmontana tem sido afectada também pelas dificuldades nacionais de financiamento que ditaram a falência de um subempreiteiro e o abrandamento dos trabalhos nalgumas frentes.
O contrato de concessão da Auto-estrada Transmontana prevê portagens apenas em dois pequenos troços, as variantes de Bragança e Vila Real, que ficam com o actual IP4 como alternativa.

A concessionária já esclareceu que não houve ainda alterações ao contrato e os troços que vão abrindo ao tráfego não são portajados.

Jornal Nordeste, 2012-07-18
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MensagemAssunto: Governo poupa 81 milhões de euros com renegociação   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeQui Ago 09, 2012 3:25 pm

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Autoestrada transmontana
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana - Página 4 3909_LH

Governo poupa 81 milhões de euros com renegociação

O presidente da Estradas de Portugal (EP) anunciou na quarta-feira à noite ter concluído a renegociação da subconcessão da autoestrada transmontana, conseguindo uma poupança para o Estado de 81 milhões de euros.

Em entrevista à SIC Notícias, António Ramalho afirmou ter fechado \"esta noite\" o acordo com o consórcio liderado pela Soares da Costa, sublinhando que se trata de \"uma autoestrada com um peso significativo\", que faz a ligação entre o Porto e Bragança.

“Acabámos de negociar também a redução da Transmontana. A Transmontana é uma autoestrada significativa, que faz uma ligação global, que estrategicamente é a ligação entre o Porto e Bragança”, referiu António Ramalho.

“A Transmontana corresponde à parte pós-túnel do Marão, mas conseguimos uma redução significativa neste trabalho conjunto de cerca de 81 milhões”, acrescentou.

Esta é a segunda renegociação de Parcerias Público Privadas (PPP) rodoviárias, depois de uma poupança conseguida com um novo acordo para a subconcessão do Pinhal Interior, que permitiu uma poupança de 485 milhões de euros.

A EP foi mandatada pelo Governo para renegociar sete subconcessões rodoviárias (duas das quais estão concluídas), a fim de atingir uma poupança nominal superior a dois mil milhões de euros nos próximos 30 anos, o prazo dos acordos assinados com as concessionárias.

Em causa estão as subconcessões Transmontana, Douro Interior, Baixo Alentejo, Litoral Oeste, Algarve Litoral e Pinhal Interior, sendo que a revisão dos acordos implica a construção de menos troços, mas sobretudo uma redução dos encargos do Estado.

Na semana passada, a Estradas de Portugal adiantou estar a dar continuidade aos \"esforços de redução dos encargos com outras parcerias contratadas, de modo a assegurar a sua sustentabilidade financeira a prazo, nos termos dos objetivos delineados pelo Governo português\".

Na entrevista desta noite, o presidente da empresa escusou-se a adiantar o ponto de situação das outras renegociações, justificando ser preciso “muito silêncio” para ser um bom negociador, mas admitiu que alguns acordos poderão ser conseguidos só no próximo ano.

Lusa, 2012-08-09
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MensagemAssunto: Obra do Túnel do Marão pode ir parar às mãos dos bancos   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeQui Ago 09, 2012 3:32 pm

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Leva um atraso de 20 meses
Distrito de Vila Real


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Tuneldomaraonot1rc

Obra do Túnel do Marão pode ir parar às mãos dos bancos

A obra está parada desde Junho do ano passado e já leva um atraso de 20 meses.

A concessionária liderada pela Somague entrou em incumprimento em Novembro e segundo o “Jornal de Negócios”, a empreitada pode agora cair nas mãos dos bancos financiadores. Uma hipótese que tem apoio do Governo.

Habituados ao isolamento provocado pela serra, os transmontanos mostram uma paciência expectante com os rumores de que será retomada a obra para ligar ao Litoral a última região do País sem auto-estrada.

A interrupção da empreitada deixou centenas de trabalhadores no desemprego, obrigou outros a emigrar e retirou o \"ganha pão\" a pequenas empresas locais, que investiram o que não tinham para prestar serviços aos \"donos\" da obra.

A obra está parada desde Junho do ano passado e já leva um atraso de 20 meses.

De acordo com o jornal, agora que todas as hipóteses de acordo se esgotaram, a concessionária avançou agora com uma acção para rescisão do contrato por incumprimento do Estado. A solução que está em cima da mesa é que os bancos financiadores assumam o capital da concessionária do túnel.

Este projecto é aguardado há anos pelos transmontanos, que continua sem ligação por auto-estrada ao litoral.

É hoje provavelmente o mais inóspito e sombrio dos miradouros que espreitam os vales da serra e só o sarcasmo supremo da toponímia o podia situar na... Boavista.

É naquele lugar da freguesia da Campeã (já mencionámos as ironias?) que se dá o melhor contacto do olho humano com a esmagadora confrontação de uma obra abandonada há precisamente 408 dias.

Dessa saliência, pisada a gravilha e sem protecção, avista-se a 20 metros um grande «M» cravado a cimento na terra, a dar cobertura às duas vias da entrada nascente.

Foto: Ricardo Castelo/JNegocios

JNegocios, 2012-08-09
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MensagemAssunto: Novo troço da A4, com uma extensão de 10 quilómetros, entre o Nó de Palheiros e Lamas de Orelhão   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSeg Ago 13, 2012 3:56 pm

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Autoestrada Transmontana
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Aurtoestrada

Novo troço da A4, com uma extensão de 10 quilómetros, entre o Nó de Palheiros e Lamas de Orelhão

Entra hoje ao serviço um novo troço da A4, com uma extensão de 10 quilómetros, entre o Nó de Palheiros e Lamas de Orelhão, que integra a Subconcessão Autoestrada Transmontana.

A Subconcessão Autoestrada Transmontana compreende a conceção e construção da autoestrada da A4, ligando os distritos de Vila Real e Bragança, mais precisamente entre Parada de Cunhos e Quintanilha, numa extensão de cerca de 133 quilómetros.

Da nova A4 já se encontram disponíveis à circulação os lanços Bragança Poente / Bragança Nascente; Vila Real Nascente / Nó de Pópulo; Lamas de Orelhão / Nó de Romeu e Nó e a ligação ao IP2 em Macedo de Cavaleiros perfazendo uma extensão total de 60 quilómetros de vias com características de autoestrada.

Ainda para este ano, no terceiro trimestre, está prevista a conclusão dos lanços Pópulo / Nó de Palheiros, Romeu / Amendoeira e Bragança Nascente / Quintanilha e no quatro trimestre o lanço Vale de Nogueira / Bragança Poente, pondo assim em serviço um total de 108 quilómetros.

Durante o primeiro trimestre de 2013 serão concluídos os restantes 25 quilómetros que compõem a totalidade dos 133 quilómetros de extensão da A4 integrada na subconcessão Autoestrada Transmontana


, 2012-08-13
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MensagemAssunto: Renegociação da autoestrada transmontana não altera prazos   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 4:08 pm

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Obras na autoestrada transmontana
Trás-os-Montes


Renegociação da autoestrada transmontana não altera prazos

A renegociação da subconcessão da autoestrada transmontana, que liga Porto e Bragança, não vai afetar a calendarização daquela obra, que «prossegue a bom ritmo», de acordo com a Estradas de Portugal.

\"A construção e exploração da autoestrada A4 entre Vila Real (Parada de Cunhos) e Quintanilha prossegue a bom ritmo, estando cerca de 60 quilómetros já concluídos e os restantes 73 quilómetros em fase adiantada de conclusão\", indica a Estradas de Portugal (EP) em comunicado.

O presidente da EP anunciou ter concluído a renegociação da subconcessão da autoestrada transmontana, conseguindo uma poupança para o Estado de 81 milhões de euros.

Segundo o comunicado, a subconcessão é constituída por dois grandes eixos viários: por um lado o IP4 entre Amarante e Bragança, dos quais só se manteria o troço entre Amarante e Vila Real e a Variante de Bragança, e pela A4, entre Vila Real e a fronteira espanhola em Quintanilha, construída de raiz pela concessionária, aproveitando o IP4 fora dos dois troços anteriores.

Fonte da EP disse à Lusa que a poupança dos 81 milhões de euros será conseguida, essencialmente, pela transferência da manutenção e conservação das estradas nacionais que servem a autoestrada transmontana da subconcessionária Autoestradas XXI para a Estradas de Portugal.

No comunicado, a empresa específica que a Autoestradas XXI \"ficará apenas com a responsabilidade pela construção e completamento da A4, regressando os dois troços do IP4 supracitados, subconcessionados desde 2008, para a posse da EP\".


A AE indica ainda que irá celebrar um memorando de entendimento com a Autoestradas XXI sobre os termos da renegociação.

Com a redução de 81 milhões de euros, a EP \"estima reduzir o seu endividamento total no montante superior a 100 milhões de euros, em 2033\".

A Estradas de Portugal refere ainda no comunicado que vai prosseguir \"os esforços de redução dos encargos com outras parcerias contratadas, de modo a assegurar a sua sustentabilidade financeira a prazo, nos termos dos objetivos delineados pelo Governo Português\".


JN, 2012-08-17
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MensagemAssunto: Passagens agrícolas na autoestrada são contestadas   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeQua Set 19, 2012 3:01 pm

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Freguesias queixam-se
Bragança


Passagens agrícolas na autoestrada são contestadas

As passagens agrícolas para acesso a terrenos divididos pela Autoestrada Transmontana estão a ser contestadas em várias freguesias do concelho de Bragança, que se queixam das distâncias e de falta de condições.

A população de Quintela de Lampaças manifestou nesta segunda-feira o seu descontentamento num protesto simbólico junto à obra de um novo viaduto, que alegam não ter espaço para as máquinas agrícolas e que vai obrigar a um percurso de quase dois quilómetros para aceder a propriedades agrícolas.

A Câmara de Bragança tem acompanhado este processo e já fez chegar também as preocupações à concessionária, depois de, em julho, os representantes de oito freguesias, ao longo da nova autoestrada, terem protestado contra os novos acessos.

As freguesias em questão foram as de Quintela de Lampaças, Quintanilha, Rio Frio, Gimonde, Rebordãos, Sortes, Santa Comba de Roças e Salsas.

As queixas incidem, sobretudo, sobre as inclinações com que vão ficar os acessos aos terrenos agrícolas, com declives acentuados, que põem em risco a segurança no manuseamento de tratores e outras máquinas agrícolas, nomeadamente, em condições climatéricas adversas, como a neve e o gelo no inverno.

A Autoestradas XXI confirmou à agência Lusa que tem «recebido alguns pedidos de esclarecimento por parte das autarquias, que tem tentado resolver diretamente com as mesmas».

TVI24, 2012-09-18
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MensagemAssunto: Frentes de obra paradas na Auto-estrada Transmontana    Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSáb Out 27, 2012 8:22 pm

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Passo de caracol
Distrito de Bragança


Frentes de obra paradas na Auto-estrada Transmontana

Há frentes de obra paradas na Auto-estrada transmontana.Nas últimas semanas tem sido notório o abrandamento nos trabalhos, nomeadamente no troço entre Bragança e Macedo de Cavaleiros.

A situação está a preocupar o deputado socialista, Mota Andrade, esperando que a obra não venha a ser suspensa. “Noto um significativo abrandamento entre Bragança e Macedo, que é preocupante, pois de resto as coisas estão em bom ritmo e grande parte até já está em funcionamento”, refere Mota Andrade.

“Entre Bragança e Macedo nota-se que se está a andar a passo de caracol e espero que não haja aqui um sobressalto até pela dificuldade que hoje existe em transitar entre as duas cidades”, acrescenta o deputado.Já o presidente da câmara de Bragança mostra-se confiante na conclusão da empreitada dentro dos prazos anunciados.

Tendo em conta que parte da via já está concluída, Jorge Nunes considera normal o redimensionamento de meios.“O facto de a maior parte da extensão da auto-estrada já estar aberta leva ao redimensionamento de meios. Não podemos querer ver tantas máquinas e pessoal a trabalhar como se via há uns meses atrás”, afirma o autarca.

“Devemos confiar na determinação do Governo que não suspendeu esta obra e a sua finalização é mais do que provável nos prazos que foram anunciados”, acrescenta.Contactado pela Brigantia, o responsável da concessionária Auto-estradas XXI diz que o abrandamento nos trabalhos se deve à alteração das condições climatéricas e ao gozo de férias de alguns trabalhadores.

“As condições atmosféricas não são tão favoráveis à execução de um conjunto de trabalhos”, explica Rodrigues de Castro. Além disso, “alguns sub-empreiteiros concederam agora férias ao pessoal para aproveitar melhor a época de Verão nos trabalhos”.

O responsável admite que há trabalhos parados nomeadamente “as terraplanagens e as frentes de betuminioso pois as condições atmosféricas não permitem a sua execução” e garante que este abrandamento nas obras “não está relacionado com falta de financiamento.

Houve um pequeno atraso mas já está tudo resolvido”.Ainda esta semana poderá abrir ao trânsito o troço da Auto-estrada Transmontana entre Bragança e Quintanilha.A vistoria já foi feita e a concessionária aguarda apenas a autorização da Estradas de Portugal para a abertura oficial.

Brigantia, 2012-10-25
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MensagemAssunto: PS do Norte denunciou incompetência do Governo para retomar obras paradas nas autoestradas    Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeQua Out 31, 2012 5:38 pm

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Um «país parado»
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Logo_ps_cor

PS do Norte denunciou incompetência do Governo para retomar obras paradas nas autoestradas

Os presidentes das federações do PS do Norte denunciaram hoje, em Vila Real, «a incompetência» do Governo em lidar com os problemas, considerando que as obras paradas nas autoestradas do Marão e Trasmontana são a «imagem do país».

Os presidentes das federações socialistas do Porto, Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real foram hoje visitar o Túnel do Marão, inserido na Autoestrada do Marão e cujas obras foram suspensas a 27 de junho de 2011.

«Viemos aqui denunciar esta incompetência política do Governo e, ao mesmo tempo, (...) exigir de novo ao Governo que procure mostrar capacidade para reatar os trabalhos que foram parados», afirmou José Luís Carneiro, presidente da distrital do Porto do PS.

A Autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real ao longo de 30 quilómetros, está executada a 70 por cento e paga em cerca de metade do seu valor total.

As obras pararam alegadamente devido a problemas financeiros invocados pela concessionária responsável pela construção, que resultaram do corte de financiamento por parte do sindicato bancário que financia o projeto.

Já este mês, o PS diz ter sido alertado para o facto de alguns troços da Autoestrada Transmontana (distrito de Vila Real) estarem alegadamente parados. Esta via vai ligar Vila Real a Bragança. Do lado do distrito de Bragança verifica-se um abrandamento dos trabalhos.

«Esta obra (Túnel do Marão) é a demonstração clara da impreparação e da incompetência deste Governo, que tomou responsabilidades há um ano e meio. É uma obra que mostra e exibe aquilo que foi feito ao paí», afirmou José Luís Carneiro.

Também para o presidente do PS de Vila Real, Rui Santos, este «é o símbolo» de um «país parado» e que «se está a degradar».

Os socialistas criticaram ainda a atuação do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

\"Se o senhor ministro não tem capacidade para fazer andar o país, a economia do país e também estas infraestruturas, que dê lugar a quem possa fazê-lo de forma empenhada e capaz\", acrescentou Rui Santos.

O socialista referiu que praticamente todos os meses os deputados do PS na Assembleia da República questionam o ministério da Economia e o primeiro-ministro relativamente às autoestradas paradas, mas a resposta tem sido o \"silêncio\".

O presidente do PS de Bragança, Jorge Gomes, considerou que o Governo deveria ter a dignidade de, pelo menos, dizer porque é que as obras não andam.

\"Pressentimos que o que está em causa é o abrandamento da obra, é o arrastar da obra pelo tempo que seja, a ver se nos esquecemos. Mas não vai acontecer isso, vamos continuar a exigir, a trabalhar, porque já fomos muito massacrados pela falta de uma estrada com condições para chegar ao litoral\", salientou.

As autoestradas do Marão e Transmontana representam um investimento de 850 milhões de euros.

A agência Lusa tentou obter, mais uma vez, um esclarecimento por parte da Concessionária da Autoestrada Transmontana, a Autoestradas XXI, o que não foi possível.

Lusa, 2012-10-30
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MensagemAssunto: Situação regularizada na Autoestrada Transmontana   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSáb Nov 03, 2012 6:08 pm

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Depois de abrandamento das obras
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Autoestradax

Situação regularizada na Autoestrada Transmontana

O diretor geral da Autoestradas XXI, Rodrigues de Castro, explicou hoje que, em outubro, se verificou efetivamente um abrandamento do ritmo dos trabalhos na Autoestrada Transmontana devido às condições atmosféricas, férias e um pequeno atraso de pagamentos.

No entanto, acrescentou que, neste momento, a \"situação está perfeitamente regularizada\" nesta autoestrada que vai ligar Bragança a Vila Real.

No início do mês, os deputados do PS eleitos pelo distrito de Vila Real alertaram para uma alegada paragem em alguns troços desta via. De acordo com os socialistas, os \"trabalhadores terão abandonado a obra e as máquinas foram retiradas\".

Rodrigues de Castro, diretor geral da concessionária Autoestradas XXI, afirmou à agência Lusa que, \"efetivamente, houve um abrandamento do ritmo dos trabalhos\" neste mês de outubro.

Para este abrandamento contribuiu, segundo o responsável, um conjunto de fatores.

Rodrigues de Castro referiu que alguns subempreiteiros concederam obras aos trabalhadores, que estiveram a trabalhar durante todo o verão.

Houve ainda, de acordo com o diretor geral, \"um pequeno atraso de pagamento\" às empresas devido às dificuldades de financiamento, o que se repercutiu em alguns dessas empresas que optaram por parar. Depois, as condições climatéricas também condicionaram os trabalhos.

Há também agora menos frentes de trabalho devido à entrada em serviço de alguns troços.

\"Neste momento estamos a tentar aproveitar o melhor possível as condições atmosféricas e esperamos que o verão de São Martinho nos proporcione duas a três semanas de bom tempo, para podermos trabalhar sobretudo na parte de pavimentação\", salientou.

Estão a ser feitas, segundo explicou, betonagens no viaduto do Corgo e em algumas passagens superiores que ainda estão em construção. Também, na zona de maior atraso na obra, entre Macedo de Cavaleiros e Bragança Poente, vai ser feita a aplicação de massas betuminosas para a execução da pavimentação.

O objetivo é tentar anular os desvios provisórios que ainda existem para a Estrada Nacional 15 (EN15).

Rodrigues de Castro prevê que ainda este ano, se as condições o permitirem, possam abrir os troços que ligam Bragança Nascente a Quintanilha, bem como o Pópulo (Alijó) a Murça

Os restantes sublanços deverão ficar concluídos no primeiro semestre de 2013.

A Autoestrada Transmontana vai ligar à Autoestrada do Marão (Amarante/Vila Real), cuja obra está parada desde junho de 2011.

A ligação por autoestrada entre Amarante e Bragança representa um investimento global superior a 850 milhões de euros.

Lusa, 2012-11-02
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MensagemAssunto: Pórtico do IP4 cai sobre dois automóveis sem provocar feridos   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSex Nov 09, 2012 11:50 pm

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«Devido ao mau tempo»
Distrito de Vila Real


Pórtico do IP4 cai sobre dois automóveis sem provocar feridos

Um pórtico de sinalização luminosa caiu, esta quarta-feira à noite, sobre duas viaturas que circulavam no IP4, na zona da serra do Marão, mas sem provocar feridos, disse fonte dos bombeiros de Amarante.

Segundo a fonte, a estrutura terá caído às 20.17 horas, ao quilómetro 73, em Ansiães, Amarante, \"provavelmente devido ao mau tempo\", sobretudo o vento forte e a chuva que hoje à noite se fazem sentir na Serra do Marão.

O pórtico caiu sobre dois automóveis, um que circulava no sentido Vila Real Amarante e outro na via inversa.

A queda da estrutura obrigou a GNR a fechar o trânsito nos dois sentidos para permitir as operações de desimpedimento da via.

Segundo os bombeiros , já se circula no sentido Amarante Vila Real e no sentido inverso os trabalhos de remoção estão quase concluídos.

Os bombeiros de Amarante deslocaram para o local duas ambulâncias, um veículo de desencarceramento e oito elementos.

JN, 2012-11-08
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MensagemAssunto: PCP criticou falta de resposta para Túnel do Marão e passividade à volta da UTAD   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 1:02 pm

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Autoestrada Transmontana
Distrito de Vila Real


PCP criticou falta de resposta para Túnel do Marão e passividade à volta da UTAD

O PCP acusou hoje o Governo de continuar sem dar resposta «a questões centrais» para o distrito de Vila Real como a conclusão do Túnel do Marão e lamentou a passividade à volta dos problemas da universidade.

O deputado Agostinho Lopes juntou-se hoje à direção regional do PCP de Vila Real para fazer uma análise às implicações que o Orçamento de Estado (OE) terá no distrito em 2013, e onde, segundo salientou, não encontrou \"qualquer referência ao Túnel do Marão\".

O parlamentar lamentou, em conferência de imprensa, que o Governo não tenha encontrado até agora uma solução para a conclusão da construção da Autoestrada Transmontana, que inclui a construção de um túnel rodoviário com 5.6 quilómetros.

A construção desta infraestrutura, que vai ligar Amarante a Vila Real, está parada desde 27 de junho de 2011.

\"Não se sabe absolutamente nada sobre o recomeço desta obra\", salientou.

Agostinho Lopes lembrou que existiam duas hipóteses sobre a mesa, nomeadamente \"uma renegociação com a concessionária\" ou \"o resgate da obra por parte do Estado\".

\"O que se sabe é que todo o dia que passa o Estado está a perder dinheiro\", frisou.

O parlamentar criticou a \"pouca informação disponível\" no OE para o distrito, destacando os 30 mil euros atribuídos para a conservação e remodelação de edifícios na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), uma verba que disse ser insuficiente para o funcionamento da academia, que vai sofrer um grande corte orçamental no próximo ano.

Lamentou ainda a \"passividade\" de autarcas e partidos políticos perante os problemas desta instituição que considerou que pode correr o risco de se transformar num polo da Universidade do Porto.

\"Acho estranho. Este assunto não diz nada aos transmontanos?\", questionou.

Agostinho Lopes referiu ainda outras questões que continuam à espera de uma decisão do Governo, como a concretização da Unidade Local de Saúde reivindicada pelo Alto Tâmega, o futuro da fundação do Museu do Douro, cuja extinção foi proposta recentemente ou o saneamento financeiro da Casa do Douro, cujo problema se arrasta há anos.

O deputado lançou ainda duras críticas ao fim da isenção fiscal de serviços agrícolas e alertou para os custos acrescidos à população por causa da extinção dos tribunais de Boticas, Mesão Frio, Mondim de Basto, Murça e Sabrosa e da perda de valência em Chaves e Régua.

Para Agostinho Lopes, o OE assegura ainda o \"prolongamento e aprofundamento da recessão\", ou seja, garante que \"vão continuar a agonia e falência de milhares de micro, pequenas e médias empresas e o acréscimo de milhares de desempregados\".

O distrito de Vila Real contabiliza cerca de 14 mil desempregados e viu encerrar, nos últimos quatro anos, à volta de seis mil empresas.

Lusa, 2012-11-20
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MensagemAssunto: Querem saber quando vai o Governo retomar o Túnel do Marão   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSeg Nov 26, 2012 12:58 pm

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Deputados do PSD por Bragança
Distrito de Bragança


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Deputados_psd_bgc_2012

Querem saber quando vai o Governo retomar o Túnel do Marão

Os dois deputados do PSD eleitos por Bragança querem que o Governo esclareça as razões que têm impedido a obra da Autoestrada do Marão e se há um prazo para o recomeço dos trabalhos.

A obra, que inclui o Túnel do Marão, está parada há um ano e meio e, embora vá ligar Amarante a Vila Real, é dela que depende a ligação completa em autoestrada entre o litoral norte, no Porto, e a fronteira com Espanha, em Bragança.

Numa pergunta por escrito dirigida ao Ministério da Economia e divulgada hoje, os dois sociais-democratas leitos por Bragança na Assembleia da República, Adão Silva e Maria José Moreno, referem que \"os cidadãos pretendem obter respostas concretas do Governo\" sobre o que está acontecer com esta empreitada.

Os deputados perguntam ao ministério de Álvaro santos Pereira \"que razões, em concreto, têm impedido a continuação dos trabalhos\" e se \"é verdade que o Governo disponibilizou 200 milhões de euros do QREN para comparticipar a obra\".

Os parlamentares querem ainda saber que passos têm sido dados pelo atual Governo para o recomeço dos trabalhos e qual é o prazo previsto para que a obra recomece.

Os dois eleitos lembram que \"em junho de 2011, logo após a tomada de posse do atual Governo, a obra parou, criando-se uma situação de impasse e de pré-litígio entre a concessionária e o Governo.

Os subscritores da iniciativa parlamentar ressalvam saber que \"o Governo tem vindo a fazer o seu trabalho\" e que \"antes de a obra poder recomeçar têm de ser ultrapassados os pontos de diferendo, eventualmente pela via judicial\", com a concessionária deste parceria público privada, que parou a obra por alegadas dificuldades financeiras.

Sublinham, porém que \"decorreram cerca de 18 meses e a obra continua parada, situação que urge ultrapassar\".

Contactada recentemente pela Lusa sobre este assunto, a assessoria de imprensa do Ministério da Economia referiu apenas que há verbas inscritas no QREN para a obra, não especificando qual a verba nem de que forma ela será aplicada.

A empreitada da Autoestrada do Marão foi lançada em simultâneo com a da Autoestrada Transmontana para dar continuidade à autoestrada que liga o Porto à Amarante, a A4, sendo este o nome que os automobilistas irão encontrar nas placas das novas vias.

A Autoestrada Transmontana, que liga Vila Real a Bragança, está praticamente concluída, embora com atrasos de meio ano em relação aos prazos iniciais.

Sem a Autoestrada do Marão, quem viajar entre o Porto e Bragança terá de fazer o percurso entre Amarante e Vila Real pela atual IP4, que estava já previsto ficar como alternativa às portagens no túnel do Marão.

Lusa, 2012-11-22
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MensagemAssunto: Túnel do Marão é monitorizado diariamente após a paragem da obra - Infratúnel    Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSeg Nov 26, 2012 1:04 pm

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Obra parada há 17 meses
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Tunel_marao_socas

Túnel do Marão é monitorizado diariamente após a paragem da obra - Infratúnel

O Túnel do Marão, cuja escavação está parada há 17 meses, é alvo de uma monitorização diária e não apresenta nenhum risco até ao momento, disse hoje um responsável pelo consórcio construtor, a Infratúnel.

A escavação do Túnel do Marão já parou por três vezes. Nas duas primeiras vezes devido a providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão e, na terceira vez, foi devido a problemas financeiros.

Esta terceira paragem afetou toda a Autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD promoveu hoje um seminário sobre a geologia, geotecnia e engenharia das autoestradas que estão a ser construídas na região, a do Marão e a Transmontana.

Carlos Matos, da Infratúnel, disse aos jornalistas que estão a ser feitas monitorizações duas vezes por dia ao túnel, que vai ter um cumprimento de 5,6 quilómetros, através das quais se medem as deformações que a infraestrutura possa ter, salientando que \"os valores são todos normais\".

\"Não apresenta nenhum risco\", salientou.

Devido à paragem dos trabalhos tem-se especulado muito sobre as condições de segurança do túnel, falando-se em risco de desmoronamentos.

A equipa que faz a monitorização é pluriadisciplinar, com o projetista, geólogo topógrafo e engenheiro em obra, envolvendo entre 10 a 15 pessoas.

\"Todos os dias se faz a análise, se vê a evolução das marcas e se faz uma análise se é ou não necessário fazer algum tipo de intervenção. Até à data não foi necessário\", referiu.

Vítor Santos, da empresa CÊGÊ, que faz o acompanhamento geológico e geotécnico do Túnel do Marão, referiu que foi feita uma contenção provisória do túnel, não sabendo responder à pergunta sobre quanto tempo pode aguentar a estrutura assim.

Até porque, segundo acrescentou, não há conhecimento de uma obra do género que tenha estado parada assim tanto tempo.

Ainda em relação ao túnel, o professor Carlos Coke, do departamento de Geologia da UTAD, referiu que do ponto de vista geológico \"há problemas importantes que têm que ter um acompanhamento estreito, dado que se fizeram trabalhos de escavação que afetaram a estabilidade geral do local\".

\"Isso obriga a que haja uma monitorização de toda a zona escavada\", sublinhou.

Em termos científicos, o professor referiu que a escavação, em alguns sítios a 400 ou 500 metros de profundidade, constitui uma oportunidade de ter acesso a rochas num estado reduzido de alteração.

A UTAD recolheu amostras a cada passo da escavação, um trabalho que está agora também parado.

\"O segmento mais aliciante é o que falta. Espero que esta interrupção termine e que a curto prazo a gente consiga terminar a amostragem e realizar os estudos. São trabalhos que estão incompletos\", frisou.

Relativamente à Autoestrada Transmontana, que vai ligar Vila Real a Bragança, o grande desafio desta infraestrutura foi construir a autoestrada sobre o Itinerário Principal 4 (IP4).

\"É muito mais fácil construir de raiz do que construir uma obra em que temos que fazer desvios e em que podemos intervir só numa parte da obra de cada vez. Manter o IP4 a funcionar e fazer a obra ao mesmo tempo foi provavelmente o maior desafio em termos construtivos\", salientou.

Lusa, 2012-11-23
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MensagemAssunto: Abriu mais um troço da A4-Autoestrada Transmontana, entre o nó de Bragança-Nascente e Quintanilha   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSeg Dez 24, 2012 11:08 pm

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Estará concluída em julho
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Aurtoestrada

Abriu mais um troço da A4-Autoestrada Transmontana, entre o nó de Bragança-Nascente e Quintanilha


Abriu mais um troço da A4-Autoestrada Transmontana, entre o nó de Bragança-Nascente e Quintanilha, reforçando assim a ligação à fronteira com Espanha.

A autoestrada só estará concluída na totalidade em julho do próximo ano, devido a atrasos de vária ordem, uma vez que a conclusão estava prevista para setembro deste ano.

O novo troço, trata-se de um extensão de 14 quilómetros de via, que implicou a criação de um nó de ligação em Rio Frio e vários restabelecimentos que garantem e melhoram a ligação à rede viária local, bem como a construção de um viaduto e de duas pontes, uma sobre o rio Sabor e outra sobre a Ribeira do Porto, informou a Estradas de Portugal.

Este lanço do antigo IP4 foi alvo de trabalhos de duplicação possuindo agora características de autoestrada.

A Autoestradas XXI, concessionária da obra, prevê a abertura de mais um troço, entre o Pópulo e Murça, no início do próximo ano. Da A4 já se encontram abertos ao tráfego os lanços Vila Real Nascente/Nó de Pópulo, Nó de Murça, Nó de ligação ao IP2 em Macedo de Cavaleiros e Bragança Poente/Bragança Nascente, numa extensão de 85 quilómetros.


JN, 2012-12-18
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MensagemAssunto: Governo mantém empenho em concluir Túnel do Marão   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeQui Jan 17, 2013 6:43 pm

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Atraso global de 26 meses
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Alvaro_santos

Governo mantém empenho em concluir Túnel do Marão

O Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, reiterou o empenho em concluir com sucesso o Túnel do Marão, uma obra interrompida desde Junho de 2011 e que já possui um atraso global de 26 meses.

Álvaro Santos Pereira afirmou, recentemente, na Assembleia da República (AR), que o Governo está empenhado em concluir a Autoestrada do Marão, obra que inclui um túnel com 5,6 quilómetros, o maior da Península Ibérica.

“Não só reservamos fundos comunitários, como temos feito tudo o que está ao nosso alcance para conseguir ultrapassar os problemas que existem neste momento”, afirmou o ministro.

Recentemente o Ministério da Economia informou que as obras da nova A4, onde se inclui o Túnel do Marão, serão financiadas no âmbito da reprogramação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), em cerca de 200 milhões de euros, não se sabendo, contudo, quando e como o dinheiro será aplicado.

Entretanto, várias empresas que ainda estavam na zona das obras do túnel começaram a retirar o material e a abandonar o estaleiro. As firmas aguardam novo financiamento para poderem retomar os trabalhos mas sabe-se, ainda, que o impasse entre o Governo e o consórcio liderado pela Somague se mantém.


NVR, 2013-01-16
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MensagemAssunto: Mota Andrade acusa deputados do PSD de quererem enganar os transmontanos   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSáb Mar 02, 2013 6:07 pm

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Obras no Túnel do Marão
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Mota-Andrade-1

Mota Andrade acusa deputados do PSD de quererem enganar os transmontanos

«É no mínimo ridículo». Esta é a expressão usada pelo deputado do PS eleito por Bragança para classificar a atitude dos deputados do PSD, que entregaram uma recomendação ao Governo para retomar as obras no Túnel do Marão.

De recordar que o anúncio desta medida foi feito pelo líder da bancada do PSD na Assembleia da República, Luís Montenegro, em Macedo de Cavaleiros. Mota Andrade acusa os sociais-democratas de quererem enganar o povo transmontano.

“Isto é no mínimo ridículo e é enganar mais uma vez os transmontanos. Eu acho até inadmissível que se permitam a esta falta de decoro, que tem existido em relação ao nosso distrito e é no mínimo caricato, que alguém venha fazer isso ao nosso distrito, quando este governo já desgoverna há dois anos e a obra parou com este Governo”, denuncia o deputado socialista.

Mota Andrade diz mesmo que ter parado as obras no Túnel do Marão foi um atentado à economia transmontana.“Foi um grande atentado que fizeram à economia transmontana, porque eu lembro que o túnel devia estar praticamente pronto se os prazos fossem cumpridos. Isto é inadmissível.

É inacreditável quando em ano de eleições alguém se permite vir à nossa terra dizer isto. Isto é deitar areia para os olhos dos transmontanos. Apetecia-me citar a frase que José Viegas disse em relação ao fisco, porque isto é de facto uma vergonha”, afirma Mota Andrade.

O deputado lembra, ainda, que para além do investimento que mais de 200 milhões de euros que já foi feito no Túnel, a obra tem custos diários para os contribuintes.“É uma obra que não pode continuar assim abandonada, porque tem custos enormes.

O equipamento está lá. Todos os dias está a ser facturada a manutenção do equipamento”, lembra o deputado.
As obras no Túnel do Marão estão paradas há mais de dois anos.

Brigantia, 2013-02-28
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MensagemAssunto: Tabuleiro do Viaduto do Corgo, em Vila Real, fica concluído hoje   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSáb Mar 16, 2013 6:24 pm

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Autoestrada transmontana
Vila Real


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Viaduto_corgo

Tabuleiro do Viaduto do Corgo, em Vila Real, fica concluído hoje

A última betonagem que vai unir todo o tabuleiro do Viaduto do Corgo, que possui uma extensão de 2.796 metros e está localizado em Vila Real, é feita hoje, anunciou a concessionária Autoestradas XXI.

O diretor geral da Autoestradas XXI, Rodrigues de Castro, disse à agência Lusa que se trata da «betonagem da aduela do fecho central», que vai ligar uma parte à outra do tabuleiro.

Faltam apenas dois metros para «que se unam as pontes» e assim se concluam os 2.796 metros de comprimento da estrutura.

Lusa, 2013-03-15
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MensagemAssunto: José Seguro foi ao Túnel do Marão criticar acção do Governo    Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 9:27 pm

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Obra que está parada há 21 meses
Distrito de Vila Real


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Seguro_marao

José Seguro foi ao Túnel do Marão criticar acção do Governo

O secretário-geral do PS foi ontem à boca nascente do Túnel do Marão, em Vila Real, criticar a morosidade do Governo em retomar as obras, suspensas há quase dois anos.

António José Seguro frisou que não é só o PS que está contra a actual situação.«São todos os portugueses. Os que aqui vivem, os que aqui passam e todos aqueles que contribuem para o orçamento do Estado», defende o líder socialista.

António José Seguro referiu ainda que a paragem das obras do túnel é o reflexo do país noutras áreas.“Reflecte bem a imagem do País que o Governo está a deixar vãos portugueses.

Não aproveita as coisas boas que estavam a ser feitas, não cria riqueza, pelo contrário, quando esta obra voltar novamente a ser feita naturalmente que isso vai significar mais dinheiro dos contribuintes, mais dinheiro dos portugueses. Portanto, isto não tem sentido absolutamente nenhum”, salienta o responsável.

Declarações do líder do PS, ontem, no Túnel do Marão, uma obra que está parada há 21 meses e que faz parte da Autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real, com ligação à Auto-Estrada Transmontana.


Brigantia, 2013-03-19
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MensagemAssunto: Paragem do Túnel do Marão vai agravar custo da obra em 60%   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeDom Abr 07, 2013 4:47 pm

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«É uma vergonha nacional»
Vila Real


Auto-estrada Transmontana - Página 4 Tunel_marao_2013

Paragem do Túnel do Marão vai agravar custo da obra em 60%

O Sindicato da Construção de Portugal alertou hoje para um agravamento de 60% do custo final da Autoestrada do Marão devido à paragem dos trabalhos.

A construção da Autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real e que incluiu um túnel com 5,6 quilómetros, foi suspensa a 27 de Junho de 2011.

O presidente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro, tem sido uma das vozes que mais tem reivindicado o reinício dos trabalhos.

Hoje, em comunicado, o dirigente alertou para o facto desta paragem, nas suas contas, representar um \"agravamento de 60% do custo final\" da obra, justificando este acréscimo com a desmontagem de estaleiros e a retirada de máquinas do local.

Esta autoestrada, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, tinha um custo inicial estimado de 350 milhões de euros, e, em pico de obra chegou a dar emprego a 1.400 trabalhadores e a envolver cerca de 90 pequenas empresas.

\"É uma vergonha nacional, que levou ao encerramento de empresas, à destruição de postos de trabalho directos. Muitos trabalhadores tiveram que emigrar, outros tiveram que recorrer ao banco alimentar e não há dinheiro que pague esta situação\", sublinhou.

O dirigente ironizou com a ideia de o Governo lançar um peditório para angariar verbas para o reinício da obra.

\"Caso se verificasse que a resolução do problema passasse por um peditório, o sindicato era o primeiro a colaborar para evitar os problemas económicos, financeiros, sociais e laborais\", frisou ainda.

Só que, para esta organização, o problema não é o dinheiro até porque, segundo disse, o \"Estado, por cada mês que passa está a libertar, dois milhões de euros para a obra, o que dava para matar a fome a muitos portugueses fragilizados económica e financeiramente\".

Devido a esta paragem de quase dois anos, o sindicato acusou o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, de \"falta de capacidade negocial\" e exige mesmo que o governante \"dê a cara\" e explique todo este processo.

Na segunda-feira, um jornal nacional anunciou que o Governo já teria tomado a decisão de fazer o resgate da obra. No entanto, contactada pela Lusa, fonte do ministério da Economia referiu apenas que este é um dos cenários possíveis.

Para o Sindicato da Construção, o resgate da empreitada seria uma \"iniciativa importante e aplaudida\" se ela representasse a \"reabertura imediata dos túneis\".

A 27 de Junho de 2011 e pela terceira vez desde o início da empreitada no verão de 2009, as obras nesta autoestrada foram suspensas.

Primeiro por causa de duas providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão e depois alegadamente devido a falta de financiamento.

O consórcio financiador (composto por seis bancos internacionais) terá suspendido o financiamento do projecto, não permitindo que a concessionária dispusesse dos fundos necessários para fazer face aos pagamentos devidos ao empreiteiro nos termos do contrato de empreitada.

Lusa, 2013-04-03
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MensagemAssunto: Governo está a tentar «minorar» indemnização à concessionária do Túnel do Marão   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeQui Abr 11, 2013 10:46 pm

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«Compasso de espera»
Distrito de Vila Real


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Governo está a tentar «minorar» indemnização à concessionária do Túnel do Marão

O secretário de Estado adjunto da Economia justificou hoje o «compasso de espera» na retoma do Túnel do Marão com a tentativa do Governo de «minorar» a indemnização a pagar à concessionária para se apropriar da empreitada.

Almeida Henriques afirmou hoje, em Bragança, que a demora no reinício das obras paradas há quase dois anos \"é mais um compasso de espera que resulta de criar as condições para que o país não gaste tanto dinheiro para concretizar um objetivo\" que é o de concluir a autoestrada do Marão, que ligará Amarante e Vila Real e que inclui o túnel do Marão.

O governante explicou que \"só agora é que a própria empresa (a Somague) abandonou o estaleiro e que se pode finalmente avançar para uma lógica do Estado se poder apropriar da infraestrutura que está feita e minorar o valor da indemnização\".

\"Quem está a nível nacional a gerir estas questões - como o meu colega das Obras Públicas - tem que salvaguardar o interesse nacional no sentido de minorar o mais possível a indemnização\", declarou.

Almeida Henriques deslocou-se a Bragança para apresentar o programa \"Valorizar\" de incentivos financeiros a microempresas do Interior.

Questionado pelos jornalistas, o secretário de Estado fez o ponto da situação da obra mais mediática de Trás-os-Montes, que foi suspensa a 27 de junho de 2011, quando já estava executada a 70 por cento.

Embora a pasta pertença no Ministério da Economia ao colega dos Transportes e das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, o governante garantiu que \"agora a expectativa (do Governo) é que a partir do momento em que a empresa abandonou o estaleiro, se possa agora avançar rapidamente\".

A obra estava a ser construída no âmbito de uma Parceria Público Privada (PPP).

Segundo o secretário de Estado, o Governo pretende apropriar-se da empreitada e concluir o que falta fazer, mas para o efeito terá de ressarcir a antiga concessionária pelo investimento privado já executado.

Almeida Henriques reiterou também \"a certeza de que há 200 milhões de euros que foram alocados na última reprogramação do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) para que efetivamente esta obra seja concluída\".

A verba, segundo acrescentou garantirá também, caso seja necessário, a conclusão da Autoestrada Transmontana, outra PPP rodoviária em execução em Trás-os-Montes, entre Vila Real e Bragança, concessionada à Soares da Costa.

A Autoestrada Transmontana leva um atraso de quase um ano, mais evidente no troço entre Macedo de Cavaleiros e Bragança, devido a dificuldades financeiras, porém dos 130 quilómetros falta concluir cerca de 40 entre Macedo de Cavaleiros e Bragança e o viaduto do Corgo, em Vila Real.

Os trabalhos na concessão do Marão foram suspensos quando faltava pouco mais de meio ano para a data prevista da conclusão, por dificuldades financeiras do consórcio.

Embora denominadas autoestradas Transmontana e do Marão, as duas empreitadas equivalem à continuação da A4, que já liga o Porto a Amarante, e que, com as duas novas vias, passará a ligar em autoestrada o litoral à fronteira com Espanha, em Bragança.

Lusa, 2013-04-09
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MensagemAssunto: Estado teria de pagar 216ME por obra realizada se tivesse resgatado Túnel do Marão no final de 2011   Auto-estrada Transmontana - Página 4 Icon_minitimeSeg maio 13, 2013 12:23 pm

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Estado teria de pagar 216ME por obra realizada se tivesse resgatado Túnel do Marão no final de 2011

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse hoje que o Estado teria de pagar 216 milhões de euros por obra realizada no Túnel do Marão e mais lucros cessantes, caso o Túnel do Marão tivesse sido resgatado em dezembro de 2011.

\"O Estado teria que ter pago à concessionária 216 milhões de euros por obra realizada e mais lucros cessantes\", disse Sérgio Monteiro, na comissão parlamentar de inquérito das Parcerias Público-Privadas (PPP).

O responsável explicou que \"havia lucros\" que o Governo estimava em 21,6 milhões de euros.

Sérgio Monteiro afirmou que em dezembro de 2011 \"não havia fundamento\" para o Estado evocar o incumprimento da concessionária ou para realizar a rescisão unilateral do contrato, resgatando a concessão do Túnel do Marão.

Segundo o responsável, os pagamentos que foram realizados no final de 2011 pela Direção Geral de Finanças \"não tiveram qualquer intervenção da secretaria de Estado [das Obras Públicas]\".

A secretaria de Estado [das Obras Públicas] não teve qualquer intervenção na Direção Geral do Tesouro\", frisou Sérgio Monteiro, sublinhando que o Governo \"está no justo tempo para defender o interesse patrimonial do Estado\"

Lusa, 2013-05-06
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