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 Auto-estrada Transmontana

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MensagemAssunto: Auto-estrada Transmontana   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSáb Dez 06, 2008 10:12 pm

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A ponte está pronta
Bragança


Auto-estrada Transmontana Ponte_quintanilha

Deputado do PCP vai levar impasse na ponte internacional de Quintanilha ao Parlamento Europeu

O deputado do PCP no Parlamento Europeu Pedro Guerreiro anunciou hoje que vai questionar aquela instituição comunitária sobre a situação da ponte internacional de Quintanilha, que continua sem utilização apesar de pronta há mais de um ano.

O deputado europeu visitou hoje o distrito de Bragança e constatou a situação daquela infra-estrutura, aguardada na região há mais de duas décadas para concluir o propósito inicial do IP4 de ligar o Porto à fronteira, em Bragança.

A ponte está pronta, mas ainda não cumpre este propósito por falta de acesso no lado espanhol, que obriga os automobilistas a saírem do IP4, percorrerem as curvas da estrada nacional e atravessarem a velha ponte de Quintanilha, sem espaço nas faixas suficiente para a passagem simultânea de um pesado e um ligeiro.

Para o deputado do PCP, "não foi dada ainda uma explicação plausível" para a situação, pelo que vai apresentar um requerimento no Parlamento Europeu.

Pedro Guerreiro quer saber "qual a razão para que um investimento desta importância continue a marcar passo sem que seja colocado ao serviço da população".

A ponte teve financiamento da União Europeia para os 16,5 milhões de euros de investimento e foi construída pelo Governo português ao abrigo de um convénio luso-espanhol.

A empreitada foi considerada por diversas entidades "exemplar" por ser concluída dentro dos prazos e não ter registado nenhum acidente de trabalho mortal.

Desta visita a Bragança, o deputado comunista leva também outras questões para colocar ao Parlamento Europeu, sobretudo relacionadas com os problemas que enfrenta a pequena agricultura e a agricultura familiar, predominantes nesta região do interior.

Pedro Guerreiro considerou que existe "uma contradição entre o discurso e a retórica do Governo e as políticas concretas, que estão longe de inverter a tendência de desertificação e envelhecimento desta região".

O deputado do PCP entende que "as recentes medidas lançadas pelo Governo de apoio aos sectores automóvel e à banca demonstram que não há falta de meios".

"O que não existe é vontade política para dar resposta aos problemas do interior", afirmou.

O deputado disse ainda ter registado, num contacto com representantes da associação comercial de Macedo de Cavaleiros, as mesmas preocupações com a desertificação e falta de emprego.

Deste sector levou ainda outra preocupação "com a insegurança e o número crescente de assaltos a estabelecimentos comerciais", levando-o a "reclamar mais meios do Ministério da Administração Interna".

Lusa, 2008-12-06
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Última edição por Admin em Sex Ago 20, 2010 4:50 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Sócrates lança a "auto-estrada da justiça"   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQua Dez 10, 2008 4:19 pm

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Numa extensão de 186 quilómetros
Distrito de Bragança


Auto-estrada Transmontana Map_aet

Sócrates lança quarta-feira em Bragança a «auto-estrada da justiça»

O distrito de Bragança vai deixar de ser, dentro de três anos, o único em Portugal sem um quilómetro de auto-estrada com a construção de uma rodovia que promete também combater a sinistralidade que transformou, nos últimos anos, o IP4 na «estrada da morte».

O primeiro-ministro, José Sócrates, desloca-se quarta-feira a Bragança, pela segunda vez no espaço de quinze dias, para lançar a Auto-estrada Transmontana, que o próprio baptizou de \"auto-estrada da justiça\".

Um \"acto de justiça para com o interior\", refere um comunicado. De hoje, do gabinete do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, que estará também presente na cerimónia, que se realiza no castelo de Bragança.

A auto-estrada Transmontana, com uma extensão de 186 quilómetros, vai ligar Vila Real a Bragança, com portagens apenas nos troços junto às duas cidades.

A construção, com um valor estimado de 440 milhões de euros, é adjudicada ao consórcio liderado pela empresa Soares da Costa, um ano depois do anúncio do concurso, como faz questão de frisar o ministério de Mário Lino no comunicado hoje divulgado.

A conclusão da auto-estrada está prevista para 2011, na mesma altura em que deverão estar também prontas duas das estradas reclamadas há mais tempo na região, e adjudicadas a 25 de Novembro, o IP2 e o IC5.

Entre as concessões lançadas, a auto-estrada Transmontana será, segundo contas do Governo, a única a dar prejuízo à Estradas de Portugal ao longo do período de concessão.

Ainda assim, o ministério de Mário Lino entende que \"é um projecto economicamente viável com benefícios económicos e sociais estimados em 1138 milhões de euros, o que perfaz um saldo positivo de 554 milhões de euros\", tendo em conta o custo de construção.

O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) prevê que o empreendimento \"deverá gerar à volta de 9.000 empregos\", criando \"postos de trabalho associados às fases de construção, exploração e manutenção da via, bem como emprego indirecto, que se estima ser criado em resultado da melhoria das acessibilidades promovidas pela nova concessão\".

A auto-estrada vai encurtar o tempo de percurso entre o Porto e Bragança em 44 minutos e Bragança e Vila Real, em oito minutos, mas também contribuir para a redução da sinistralidade que já levou a que o IP4, que liga actualmente as três localidades, fosse classificado de \"estrada da morte\".

Segundo números do MOPTC, na década entre 1997 e 2007 perderam a vida, no IP4, 247 pessoas.

O MOPTC estima que a auto-estrada, que em grande parte do percurso corresponderá ao actual IP4, contribua para uma redução média de 19 mortes por ano e para a diminuição em 65 por cento da taxa de sinistralidade.

O MOPTC realça que Bragança, o único distrito do país sem um quilómetro de auto-estrada, terá com esta concessão a garantia de ligação com este perfil ao litoral (Porto) e a Espanha.

A garantia de ligação a Espanha será a ponte internacional de Quintanilha, que está concluída há mais de um ano, mas sem utilização por falta de acessos no lado espanhol.

Lusa, 2008-12-10
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MensagemAssunto: Dois troços com portagem   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSex Dez 12, 2008 5:20 pm

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Dois troços com portagem
Bragança


Auto-estrada Transmontana Jnunesface2

Presidente da Câmara de Bragança considera auto-estrada uma «janela de oportunidades»

O presidente da Câmara Municipal de Bragança considera que a construção da auto-estrada transmontana pode ser uma janela de oportunidades para a região.

O contrato de concessão da auto-estrada é assinado hoje pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Obras Públicas. Jorge Nunes disse, em declarações ao Rádio Clube, que já há 50 anos que Bragança esperava por melhorias nos acessos à cidade.

O autarca lamenta, no entanto, que a auto-estrada tenha dois troços em que se paga portagem. Mário Lino justifica o pagamento com o facto de haver alternativas ao novo acesso.

RC, 2008-12-11
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MensagemAssunto: 32 meses para a inauguração   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSex Dez 12, 2008 5:23 pm

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32 meses para a inauguração
Bragança


Auto-estrada Transmontana Socrates_2008_ae4

Auto-estrada 4 também é resposta à crise económica e social

Bragança vai deixar de ser o único distrito sem auto-estrada com a construção da A4, que ligará aquela cidade a Vila Real. A ausência da via tem sido apresentada com a explicação para o subdesenvolvimento do Nordeste.

José Sócrates saldou ontem uma dívida com mais de 65 anos, do país para com os transmontanos, ao adjudicar a concessão da auto-estrada transmontana (A4), que ele baptizou de estrada da \"justiça\", entre Vila Real e Bragança, \"a zona mais atrasada\", no que diz respeito à execução do Plano Rodoviário Nacional, acrescentou o ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

Trata-se de um investimento que tem \"um significado nacional\", disse o chefe do Governo, porque é uma \"resposta à crise\" através do investimento público, ao dinamizar a economia. Uma obra que será construída \"contra ventos e marés\", garantiu Sócrates.

Em tempos de poupança, o investimento inicial a realizar pelo adjudicatário será inferior ao anunciado no processo concursal, 440 milhões de euros, mas que no total representará 800 milhões de euros. \"Isto obriga à mobilização de recursos de vária ordem\", justificou Pedro Almeida, da Soares da Costa, a adjudicatária da obra, nomeadamente o recurso a empréstimos bancários nacionais e internacionais.

Prometido ficou ainda, pelo próprio Sócrates, que a via será construída rapidamente, \"porque temos pressa\", admitiu, \"a partir de Março já haverá obra física\".

Dentro de dois anos Bragança vai deixar de ser único distrito sem um quilómetro de auto-estrada, com a abertura ao tráfego dos primeiro três troços da futura A4, nomeadamente o troço de Bragança, o troço de Macedo de Cavaleiros e o troço Vila-Real - Sabrosa (ver infografia). O resto da concessão estará concluído oito meses depois.

Após uma \"análise robusta\", frisou Sócrates, concluiu-se que a A4 tem uma relação custo-benefício positivo, porque trará qualidade de vida e reduzirá a sinistralidade rodoviária, prevendo-se a redução de 19 mortes por ano no IP4. Nos últimos anos a sinistralidade no IP4 foi em média 22 mortos por ano, só em 2002 morreram 41. Quem mais tem lutado contra as mortes naquela via não foi convidado para a festa, queixou-se Luís Bastos, presidente da Associação de Utilizadores do IP4.

Com a construção da A4 prevê-se um benefício económico de 1138 milhões de euros, o que perfaz um saldo positivo de 554 milhões de euros, a criação de mais nove mil empregos, mais de três mil durante a construção da infra-estrutura.

Autarcas e empresários consideram que com a A4 os transmontanos terão as \"mesmas oportunidades\" do resto do país, \"depois é preciso rentabilizar os meios nos concelhos\", afirmou o autarca de Mirandela, José Silvano.

Os ganhos de tempo serão significativos. Mais de 70 mil habitantes vão ficar a menos de uma hora de Bragança e mais de 1,2 milhões ficarão a menos de uma hora de Vila Real. Argumentos usados por Sócrates para abonar a construção da via, que tornará Portugal num país \"mais democrático\".

De falta de democracia queixam-se os empresários de Vimioso, que aproveitaram para lembrar que há 13 anos esperam pela construção da entrada Outeiro-Vimioso, cujo projecto foi interrompido devido à suspeita de existência de uma colónia de ratos Cabrera na zona.

Glória Lopes in JN, 2008-12-11
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MensagemAssunto: Túnel do Marão vai reduzir sinistralidade entre 40 a 60%   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQui Jan 08, 2009 9:30 pm

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Deverá estar concluído em 2010
Trás-os-Montes


Túnel do Marão vai reduzir sinistralidade entre 40 a 60%

O Governo prevê que com a construção do Túnel do Marão e da Auto-Estrada Transmontana, vias alternativas ao IP4, a sinistralidade rodoviária seja reduzida entre 40 a 60 por cento.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), o IP4, no troço que liga Amarante a Bragança, é um dos itinerários com «sinistralidade mais elevada», tendo sido por isso um dos principais alvos de investimento rodoviário do Governo.

O primeiro lanço do Túnel do Marão, cujo início da construção está previsto para este ano, deverá estar concluído em 2010 e os restantes em 2012.

Também o primeiro lanço da Auto-Estrada Transmontana, que deverá começar a ser construída em Março, deverá estar concluído em Novembro de 2010 e os restantes em Julho de 2011.

De acordo com o MAI, outra concessão rodoviária lançada por este Governo e que «terá forte impacto na diminuição de acidentes» é a do Algarve Litoral, que engloba uma «profunda requalificação» da Estrada Nacional 125.

Dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária revelam que os acidentes nas estradas portuguesas provocaram no ano passado menos 82 mortos e 529 feridos graves do que em 2007.


A diminuição do número de vítimas mortais em acidentes rodoviários tem vindo a registar-se desde 2000.

Segundo o MAI, a reconversão do IP5 em auto-estrada (A25) contribuiu para a redução da sinistralidade rodoviária no país.

Entre 1998 e 2003, no IP5 morreram 149 pessoas e a partir de 2004, ano de abertura da A25, o número de vítimas mortais descreceu anualmente para menos de 50 por cento dos valores de 2003, tendo em 2008 perdido a vida nesta via três pessoas.

O número acumulado de vítimas mortais nos últimos quatro anos (2005-2008) no IP5/A25 foi 43 por cento inferior ao número total de mortos nos quatro anos anteriores (2001-2004), de acordo com o MAI.


Lusa, 2009-01-08
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MensagemAssunto: Manutenção do IP4   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSeg Jan 12, 2009 10:17 pm

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Manutenção do IP4
Trás-os-Montes


Comunicado de hoje da Associação de Utilizadores do IP4

Comunicado

Em circunstâncias que não estão publicamente explicadas parece que a manutenção do IP4 terá passado para a responsabilidade do consórcio vencedor do concurso para a concessão da Auto-Estrada Transmontana, designado de Auto-Estrada XXI.

Desde que tal terá sucedido, e no curto espaço de 15 dias, que se tem vindo a constatar uma notória insuficiência de meios de manutenção, principalmente de limpa-neves, que levaram a que, por mais que uma vez e em vários locais, os utilizadores do IP4 tivessem ficado retidos, por largar horas, em pleno IP4, debaixo de condições climatéricas muito adversas.
Esta insuficiência de meios contrasta gritantemente com os meios que, por exemplo, a concessionária da A24 dispõe, e contrasta ainda mais escandalosamente com a avalanche publicitária e de eventos que a concessionária Auto-Estrada XXI lançou em toda a região de Trás-os-Montes, com outdoors, anúncios radiofónicos e de página inteira na imprensa local e nacional, para anunciar um produto que não é vendável e que ainda nem sequer existe: uma auto-estrada. A auto-estrada por que todos tanto lutámos e que ainda sem existir já serve para esbanjamentos.
Ocorre muito naturalmente perguntar se o dinheiro aplicado nessas campanhas não seria com muito mais propriedade aplicado na manutenção do IP4, que pelos vistos a empresa assumiu fazer, e designadamente na prevenção de situações de risco elevado, como são os nevões.
A Associação de Utilizadores do IP4 enaltece os esforços e o trabalho desenvolvido pela Protecção Civil e, muito especialmente, por ser trabalho voluntário, pelos Bombeiros de toda a Região, mas não pode deixar de reivindicar que em Portugal, e em especial numa via com o triste historial do IP4, se não entregue a Protecção Civil e a Segurança a quem não é capaz de a promover.
A AUIP4 sugere mesmo que o dinheiro aplicado nestas campanhas inúteis seja canalizado para uma verdadeira campanha nacional do serviço público de televisão que possa esclarecer as populações, por exemplo, dos significados dos alertas amarelos, laranjas e vermelhos e de quais as condutas de prevenção, socorro e segurança a adoptar em cada um deles. E isso, infelizmente, não se vê.
Pela AUIP4, 9 de Janeiro de 2009
O Presidente da Direcção
Luís Bastos


, 2009-01-11
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MensagemAssunto: Buracos no IP4 preocupam automobilistas   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQua Fev 11, 2009 4:49 pm

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Luis Bastos fala em estado «deplorável»
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana Luis_bastos_sic

Buracos no IP4 preocupam automobilistas

O piso do IP4 está em más condições, sendo muitas as críticas e protestos dos automobilistas que têm de utilizam aquela via.

No troço entre o Rio Ovelha e o Alto Espinho são muitos os buracos que obrigam os condutores a autênticas manobras perigosas.

Uma situação que a Associação de Utilizadores do IP4 lamenta, estranhando a falta de reparação imediata da via. Luís Bastos refere que o estado «deplorável» é também visível no troco entre Vila Real e Murça.
O presidente da Associação de Utilizadores do IP4 diz não compreender o facto de existirem verbas para celebrações de concessões e não haver orçamento para evitar o perigo em estradas como o IP4.

Luís Bastos refere que já tentou entrar em contacto com a concessionaria do IP4 a fim de colocar estas e outras preocupações dos automobilistas, mas até ao momento sem resposta de quem de direito.

Espigueiro/UFM, 2009-02-11
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MensagemAssunto: Organizações de Vila Real reclamam reavaliação da A-4   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeDom Set 06, 2009 11:17 am

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«Prejuízo ambiental e paisagístico»
Distrito de Vila Real


Organizações de Vila Real reclamam reavaliação da A-4

Duas entidades reclamaram hoje a reavaliação do traçado da A-4 junto a Vila Real, voltando a alertar para o «prejuízo ambiental» no dia em que termina a fase de acompanhamento público do relatório de conformidade ambiental do projecto de execução.

A organização ambientalista Quercus e o Movimento Cívico de Cidadãos por Vila Real reiteram que o aproveitamento do actual IP-4 com melhorias é a melhor solução para evitar \"o grande prejuízo ambiental e paisagístico\" da solução em discussão para o novo troço da A-4, em Parada de Cunhos (Vila Real).

As duas organizações lembram que já apresentaram anteriormente uma queixa à Comissão Europeia por inobservância do Direito Comunitário, invocando as \"muitas alterações lesivas do ambiente.

Segundo alegam, o relatório de conformidade ambiental do projecto de execução (RECAPE) não refere onde vão ser colocados as centenas de milhares de metros cúbicos de movimentação de terras, nem grande parte da localização de estaleiros e de infra-estruturas de apoio à obra, não estando definidos os acessos principais no Vale do Corgo que integra a Rede Natura 2000, Sítio Marão-Alvão, nem de que forma serão acautelados os previsíveis impactos negativos sobre a fauna e a flora.

Dizem ainda que \"o custo do empreendimento é elevado, não só no que diz respeito à desqualificação ambiental, como do ponto de vista social\", apontando também impactes ao nível do Douro Vinhateiro.

\"As potencialidades de utilização da linha férrea Régua/Vila Real, numa zona de paisagem impar que proporcionava um enquadramento ambiental natural único da cidade capital do Douro Vinhateiro, será para sempre desbaratado\", referem em comunicado.

A Quercus e o Movimento Cívico de Cidadãos por Vila Real consideram que a \"solução mais favorável\" para este troço da auto-estrada \"é o aproveitamento do actual corredor do IP-4 sujeitando-o a melhorias e evitando assim a duplicação de estruturas, com todas as desvantagens ambientais e económicas daí decorrentes\".

As duas organizações esperam que \"o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, a Estradas de Portugal SA e a Câmara Municipal de Vila Real procedam a uma reavaliação ponderada das soluções em causa para que sejam efectivamente tidos em conta e minimizados os impactes ambientais e socio-económicos\".


Lusa, 2009-09-06
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MensagemAssunto: Túnel do Marão avança quatro metros por dia   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeTer Set 08, 2009 9:46 am

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Através de pequenos rebentamentos
Distrito de Vila Real


Auto-estrada Transmontana Marao_serra

Túnel do Marão avança quatro metros por dia

A construção do Túnel do Marão está a avançar quatro metros diários, em cada uma das quatro bocas, mas o objectivo é chegar aos cinco metros por dia. A via liga Amarante a Vila Real e vai estar pronta em 2012.

O processo de construção do Túnel do Marão adoptado pela empresa concessionária, a Auto-estradas do Marão, é o método austríaco, através de pequenos rebentamentos.

Afonso Correia, director técnico da obra, explica que, actualmente, \"por dia são executados apenas dois rebentamentos de 120 quilos, seguidos de retirada de escombros, pregagem e aplicação de betão projectado\". Por cada rebentamento avançam-se dois metros.

O Túnel do Marão é o maior do país, em termos rodoviários, com 5665 metros de extensão. Quando estiver concluído vai fazer a ligação entre a auto-estrada nº4 (A4), em Amarante, e a Auto-estrada Transmontana, que vai ligar Vila Real a Bragança e que também já está em construção. As novas rodovias vão substituir o IP4, palco de 24 mortes, em média anual, ao longo dos últimos anos.

No pico da obra deverão sair do Túnel do Marão 40 camiões carregados de entulho, que actualmente já está a ser levado para a zona da Campeã, perto de Vila Real, depois de esgotada a capacidade do vazadouro criado na vertente poente da serra.

Afonso Correia nota que o mais certo é as quatro bocas não virem a encontrar-se no centro da Serra do Marão, já que \"a frente nascente está a andar mais rápido\".

O director técnico da obra justifica com o entulho que está a sair do túnel: \"O material que sai da vertente de Vila Real é melhor que o da parte de Amarante\". Quer isto dizer que \"quanto melhor [mais duro] for o maciço melhor é o rendimento\", pois precisa de menos trabalhos de consolidação do canal.

O Túnel do Marão está a ser construído pelo consórcio Auto-Estradas do Marão, liderado pela Somague, que vai explorar, durante 30 anos, uma extensão de cerca de 30 quilómetros da nova auto-estrada, que vai ligar Amarante a Vila Real, beneficiando directamente 120.000 habitantes.

O investimento na obra é de 350 milhões de euros, mas no total dos 30 anos será de 456 milhões de euros.

O Túnel do Marão dá emprego a mais de 1100 pessoas, mobilizando 88 empresas. Durante o período da concessão vai ter 64 pessoas afectas aos trabalhos de manutenção.

Eduardo Pinto in JN, 2009-09-07
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MensagemAssunto: Queixa contra traçadoda A4 arquivada   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQua Out 28, 2009 5:08 pm

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Parada de Cunhos
Distrito de Vila Real


Queixa contra traçadoda A4 arquivada

A Comissão Europeia vai arquivar a queixa da Quercus contra o Governo por causa do traçado da auto-estrada A4, entre Parada de Cunhos, e a auto-estrada 4 (A4), em Vila Real. A associação ambientalista vai recorrer.

A queixa foi anunciada pela Quercus em Janeiro deste ano e justificada com o facto do referido troço atravessar o Sítio de Interesse Comunitário (SIC) Alvão-Marão, coincidente com o vale do rio Corgo, o que só por si era considerado motivo suficiente para travar a obra. A Quercus insiste que o viaduto previsto, com cerca de três quilómetros de extensão, em Parada de Cunhos, vai ter \"impactes ambientais muito negativos\", nomeadamente, na diversidade de habitats naturais existentes naquele vale. Para os evitar defendeu o aproveitamento do actual corredor do IP4.

Na missiva da Comissão Europeia (CE), que aquela associação recebeu no dia 16 deste mês, é explicado que foram interrogadas as autoridades portuguesas e que as respostas recebidas foram suficientes para não dar andamento à queixa. Uma delas é a de que a filosofia do projecto foi a de \"aproveitar o traçado do IP4 desde que possível\". E essa possibilidade só existe em \"82% do trajecto\". É que ficou demonstrado que a utilização do corredor do IP4 a norte de Vila Real \"não seria compatível com o perfil de auto-estrada, dado que a ocupação urbana presente inviabiliza a transformação necessária do percurso\". A CE admitiu ainda que a afectação do SIC Alvão-Marão \"é inevitável\", mas aceitou o argumento das autoridades portuguesas de que \"a travessia em viaduto minimiza o impacto\". Impacto negativo que seria maior naquele sítio caso se optasse por aproveitar o corredor do IP4 a norte de Vila Real, já que tal solução obrigaria à construção de um novo viaduto sobre o Corgo, nas proximidades do que já existe, \"anulando portanto a vantagem potencial deste traçado\".

A Comissão recorda que o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade \"não identificou incidências significativas sobre espécies e habitats prioritários\", que estiveram na base da classificação do sítio.

A par da intenção de arquivar a queixa da Quercus, a Comissão Europeia decidiu que vai \"monitorizar o desenvolvimento do projecto em causa\". Requereu o envio de todos os estudos incluídos no Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução e pode vir a tomar medidas no caso de haver falhas.

Eduardo Pinto in JN, 2009-10-27
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MensagemAssunto: Túnel do Marão: providência cautelar suspende obra   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSeg Nov 16, 2009 9:50 pm

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Túnel do Marão: providência cautelar suspende obra

por Lusa
Hoje

Auto-estrada Transmontana Ng1217995

A construção do Túnel do Marão, obra inserida na auto-estrada que vai ligar Amarante a Vila Real, está suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão, confirmou à Agência Lusa fonte oficial da Somague.

A fonte referiu que a providência cautelar provisória foi decretada pelo juiz do Tribunal Administrativo de Penafiel na semana passada, no entanto, sem que fosse ouvido consórcio Auto-Estradas do Marão, liderado pela Somague.

A empresa, cujo administrador não quis, nesta fase do processo, prestar quaisquer declarações, alega que a construção do túnel vai prejudicar a exploração da água da serra do Marão, comercializada desde 1992 sob várias marcas, sendo a mais conhecida a "Água do Marão".

Esta empresa queixa-se de que as obras do túnel estão a ser feitas a cerca de 600 metros das nascentes de água, prejudicando a sua qualidade.

O consórcio tem agora um prazo de dois a três dias para se justificar perante o juiz, que terá de, depois, cumprir um prazo de cinco dias úteis para se pronunciar definitivamente sobre esta situação.

Segundo a fonte, o consórcio vai apresentar ao juiz "os estudos e pontos de vista" relacionados com a empreitada.

Para a Somague, "esta providência cautelar não faz sentido" porque foi decretada com base em meras suspeições", já que, segundo acrescentou "não estão previstos impactos negativos".

E se, houver, acrescentou, serão "devidamente compensados nos termos da lei".

Até que a situação seja restabelecida, eventualmente os operários do consórcio irão dar apoio a outra frente de obra.

A suspensão provisória das obras afecta apenas a construção do túnel, decorrendo normalmente nas outras frentes de trabalho, quer em Vila Real quer em Amarante, nomeadamente na duplicação do antigo troço do Itinerário Principal (IP4).

A construção do Túnel, o maior da Península Ibérica, vai de alternativa ao IP4, aquela que é considerada uma das estradas mais perigosas do País e onde, este ano, já perderam a vida oito pessoas.

O túnel vai ter uma extensão de 5,6 quilómetros, sendo que a nova via possuirá uma extensão total de 29,8 quilómetros e passará a ligar Amarante a Vila Real a partir de 2012.

A empreitada dá emprego a mais de 1.100 pessoas e mobiliza 88 empresas.


PLI.

In DN

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MensagemAssunto: Providência cautelar parou obras do túnel do Marão   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeTer Nov 17, 2009 3:37 pm

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Por tempo indeterminado
Distrito de Vila Real


Auto-estrada Transmontana Tunel_marao_obra

Providência cautelar parou obras do túnel do Marão

A empresa Aguas do Marão entrepôs uma providência cautelar contra a construção do túnel do Marão, da futura A4 entre Amarante e Vila Real.
Segundo a empresa engarrafadora, a fonte de onde provém a Água do Marão está a ser contaminada com os resíduos da construção deste túnel com mais de seis quilómetros de extensão.

A empresa entregou a providência no final da semana passada mas, para já, não quer falar sobre o assunto.
Esta medida levou o tribunal de Penafiel a decidir pela suspensão das obras.

A CIR contactou a Somague, uma das empresas do consórcio que está a construir a obra, que remeteu para mais tarde um comentário, uma vez que esta manhã está marcada uma reunião entre as duas empresas responsáveis pela construção da A4 entre Amarante e Vila Real.

Entretanto o assessor de imprensa da Somague referiu que os trabalhadores afectos à empresa não vão deixar de trabalhar, uma vez que serão encaminhados para outros pontos da via.

Uma informação confirmada pelo Sindicato dos trabalhadores da construção civil do Norte.
Albano Ribeiro diz ter conhecimento da providência cautelar por parte das Aguas do Marão e que levou à paragem das obras no Túnel mas tem garantias da empresa que os trabalhadores vão continuar a laborar noutros pontos do percurso.

“Os túneis estão parados mas a Somague está já a dar formação aos trabalhadores para passar para outras frentes de obra. Antes de arrancar as obras, a Águas do Marão deviam ter pensado e tomado as medidas adequadas para evitar essa situação que mexe com mais de mil trabalhadores.”

O sindicalista refere que a grande incógnita agora é saber o que vão fazer as empresas sub-contratadas.

“Os sub-empreiteiros naturalmente estão descontentes. Pelo que me disseram, não vai haver manifestação nenhuma. Se houver, é dos empreiteiros e não dos trabalhadores, que querem é trabalhar.”

Albano Ribeiro espera que esta providência cautelar não atrase a conclusão da A4, mas reconhece que vai depois obrigar a uma pressão acrescida.
“Naturalmente que depois vai haver uma grande pressão para que a obra seja concluída conforme projectada.”

Depois da ameaça do Tribunal de Contas agora a providência cautelar da empresa Aguas do Marão levou mesmo à paragem das obras do Túnel do Marão da futura A4.
Uma interrupção por tempo indeterminado.


Brigantia, 2009-11-17
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MensagemAssunto: Governo garante que DIA está a ser cumprida   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeTer Nov 17, 2009 4:02 pm

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Túnel do Marão
Distrito de Vila Real


Governo garante que DIA está a ser cumprida

O Ministério das Obras Públicas garantiu hoje que a obra do Túnel do Marão, inserida na auto-estrada que vai ligar Amarante a Vila Real, está a cumprir a Declaração de Impacte Ambiental (DIA).
A construção do Túnel do Marão está suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão.

Contactada pela Agência Lusa, fonte do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, disse que o ministério não tinha que ser notificado da decisão do juiz do Tribunal Administrativo de Penafiel e que teve conhecimento da suspensão da obra através da concessionária Auto-Estradas do Marão.

No entanto, a fonte acrescentou que está a ser cumprida a DIA emitida em 2008, estando a ser devidamente monitorizadas as obras e o seu impacto nas águas do Marão.

A empresa, cujo administrador não quis, nesta fase do processo, prestar quaisquer declarações, alega que a construção do túnel vai prejudicar a exploração da água da serra do Marão, comercializada desde 1992 sob várias marcas, sendo a mais conhecida a Água do Marão.

As obras do túnel passarão a cerca de 600 metros das nascentes da Água do Marão.

As obras no Túnel do Marão, que será o maior da Península Ibérica, com cerca de 5,6 quilómetros, estão paradas, decorrendo normalmente nas outras frentes de trabalho, quer em Vila Real quer em Amarante, nomeadamente na duplicação do antigo troço do Itinerário Principal (IP4).

A providencia cautelar provisória incide apenas a área do túnel, a qual que poderá, segundo a empresa de águas, afectar a nascente.

À volta prosseguem trabalhos de limpeza e arranjos.

A concessionária, liderada pela Somague, tem agora um prazo de dois a três dias para se justificar perante o juiz, que terá que depois cumprir um prazo de cinco dias úteis para se pronunciar definitivamente sobre esta situação.


Lusa, 2009-11-17
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MensagemAssunto: Situação do Túnel do Marão preocupa empresários e autarcas   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeTer Nov 17, 2009 4:07 pm

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Auto-estrada é «fundamental»
Trás-os-Montes


Auto-estrada Transmontana Marao_serra

Situação do Túnel do Marão preocupa empresários e autarcas

Empresários e autarcas defenderam hoje que a construção do Túnel do Marão deve ser retomada o mais depressa possível por se tratar de uma via que vai ligar Trás-os-Montes ao Litoral de forma mais rápida e segura.

Manuel Coutinho, presidente da Associação Empresarial - Nervir, com sede em Vila Real, lamentou a suspensão das obras conhecida hoje e disse que espera que a situação seja resolvida o mais rapidamente possível.

Manuel Coutinho salientou os importantes aspectos económicos e de segurança subjacentes à auto-estrada, que servirá como alternativa ao perigoso Itinerário Principal 4 (IP4), tratando-se de uma via que, segundo frisou, «vai facilitar o acesso de Trás-os-Montes ao Litoral do país».

O responsável chamou ainda a atenção para os prejuízos que esta suspensão poderá trazer para as empresas que estão envolvidas na obra. A construção do Túnel do Marão dá emprego a mais de 1.100 pessoas e mobiliza 88 empresas.

O presidente da Entidade Regional Turismo do Douro, António Martinho, também afirmou à Agência Lusa que espera que o problema no Túnel do Marão se revolva porque, salientou, para além de ser importante para todo o território transmontano, esta auto-estrada é «fundamental» para o turismo no Douro.

É que, na sua opinião, esta auto-estrada liga de forma mais «rápida e segura» a região ao Porto, uma área metropolitana que fornece muitos turistas e é porta de entrada, através do aeroporto, de muitos visitantes estrangeiros para a região duriense.

O presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu, apenas disse que «obviamente» fica preocupado se o túnel não avançar, mas referiu tratar-se de uma questão judicial.

Por sua vez, o presidente da Junta de Ansiães, concelho de Amarante, referiu que, com as obras na Auto-Estrada Transmontanas, foram alugadas algumas casas e quartos a trabalhadores da empreitada, os quais também enchem os restaurantes locais.

A auto-estrada entre Amarante e Vila Real é reivindicada há muitos anos pela população transmontana para servir de alternativa ao perigoso Itinerário Principal 4 (IP4), onde, este ano, já perderam a vida oito pessoas. Inserido na auto-estrada do Marão, o túnel vai ter uma extensão de 5,6 quilómetros.

A nova via possuirá uma extensão total de 29,8 quilómetros e passará a ligar Amarante a Vila Real a partir de 2012.

O investimento na obra é de 350 milhões de euros, nas no total dos 30 anos de concessão será de 456 milhões.

Esta via vai juntar-se à Auto-estrada Transmontana, que ligará Vila Real a Bragança, transformando-se numa alternativa ao actual Itinerário Principal 4 (IP4) onde, na última década, em média, 24 pessoas perderam a vida por ano.

O primeiro-ministro visitou a obra no Túnel do Marão em Agosto afirmando na altura que esta estrada «vai salvar vidas» e que «já há muito tempo que deveria estar feita».

A construção do Túnel do Marão está suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão que alega que a obra vai prejudicar a exploração da água, comercializada desde 1992 sob várias marcas, sendo a mais conhecida a Água do Marão.

A Lusa tentou obter uma reacção do presidente da Câmara de Vila Real, mas tal não foi possível até ao momento.


Lusa, 2009-11-17
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MensagemAssunto: Concessionária recorreu hoje da providência cautelar   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSex Nov 20, 2009 4:44 pm

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Obra continua suspensa
Distrito de Vila Real


Auto-estrada Transmontana Marao

Concessionária recorreu hoje da providência cautelar

A concessionária da Auto-Estrada do Marão e o consórcio construtor recorreram hoje da providência cautelar que levou à paragem das obras do túnel do Marão e que estará a causar prejuízos diários de «muitos milhares de euros», disse fonte da Somague.

A obra do Túnel do Marão está suspensa por decisão do juiz do Tribunal Administrativo de Penafiel devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão que alega que a obra vai prejudicar a exploração da água.

Fonte da Somague, referiu que esta paragem, que se verifica desde o dia 10 de Novembro, está a causar prejuízos na ordem dos «muitos milhares de euros» por dia, embora não especificasse um valor.

Lusa, 2009-11-18
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MensagemAssunto: Mota-Engil pára obras na Douro Interior dentro de um mês   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeDom Nov 29, 2009 9:45 pm

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Concessões de auto-estrada
Trás-os-Montes


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Mota-Engil pára obras na Douro Interior dentro de um mês


Um mês é o prazo máximo que António Mota, «chairman» da Mota-Engil, estima poder continuar com as obras na concessão do Douro Interior, uma das três auto-estradas a que até agora o Tribunal de Contas (TC) recusou o visto prévio.

No programa “Negócios da semana”, da SIC Notícias, António Mota adiantou que o consórcio que ganhou a adjudicação desta concessão já investiu mais de 100 milhões de euros, e que a confirmar-se o “chumbo” do TC irá pedir uma indemnização ao Estado pelos gastos incorridos.

O presidente da Mota-Engil sublinhou que a recusa de visto prévio é um problema entre a Estradas de Portugal e o TC, mas lamentou que a decisão do tribunal tenha chegado um ano depois da assinatura do contrato e com as obras em curso.

“As obras vão continuar enquanto houver condições para continuar”, afirmou o responsável, explicando que a banca limitou o financiamento aos capitais próprios e condicionou-o à obtenção do visto do TC.

“Quando acabar aquele dinheiro a obra pára”, concluiu, considerando que há condições para “não mais de um mês” de obras.

Neste momento estão 950 pessoas a trabalhar neste empreendimento, a que se iriam juntar mais 1.500 no próximo ano.

O responsável sublinhou que o programa das novas concessões rodoviárias tinha capacidade para gerar 72 mil empregos nos próximos dois anos.

António Mota lembrou que o sector da construção já perdeu 70 mil empregos, acrescentando que “se estas obras pararem serão mais 70 mil”.

O TC recusou até agora o visto prévio aos contratos das concessões da Douro Interior, Auto-Estrada Transmontana e Baixo Alentejo.

A EP recorreu das decisões.

Jornal Negócios, 2009-11-27
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MensagemAssunto: Primeira queda de neve deste Inverno corta o IP4   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSeg Nov 30, 2009 12:00 pm

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IP4 foi cortada ao início da tarde.
Trás-os-Montes


Primeira queda de neve deste Inverno corta o IP4

A IP4 foi cortada ao início da tarde, entre o nó de Campeã e o nó de Pousada devido à primeira queda de neve deste Inverno.

Fonte do Comando da Protecção Civil de Vila Real explicou ao PÚBLICO que apesar da neve que caiu não ter sido exagerada, foi a suficiente para considerar perigosa a circulação no IP4.

A mesma fonte, adiantou também que a conjugação da neve com as obras que estão a ser realizadas naquela auto-estrada podem originar acidentes, caso, os automobilistas não tomassem as devidas medidas de segurança. A circulação passa agora a ser feita pela estrada nacional 15.

, 2009-11-30
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MensagemAssunto: Obras do túnel do Marão vão manter-se suspensas   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeTer Dez 15, 2009 5:18 pm

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Justificação não convence tribunal
Distrito de Vila Real


Auto-estrada Transmontana Marao_serra

Obras do túnel do Marão vão manter-se suspensas

Justificação apresentada pela concessionária não convence tribunal. Empresários estão preocupados.

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel decidiu manter a suspensão das obras no túnel do Marão, entre Amarante e Vila Real, paradas há um mês devido a uma providência cautelar interposta pela Águas do Marão, que alega que a obra vai prejudicar as nascentes de água. Os empresários locais estão preocupados.

De acordo com o jornal Repórter do Marão, as justificações apresentadas pela concessionária Auto-Estrada do Marão, liderada pela Somague, e pelo consórcio construtor, a Infratúnel não convenceram o juiz. As empresas garantem que foram cumpridos todos os procedimentos legislativos em vigor, nomeadamente os que dizem respeito ao ambiente.

\"Preocupado e apreensivo\", Manuel Coutinho, presidente da Associação Empresarial - Nervir, com sede em Vila Real, alerta que a decisão do tribunal está a atrasar a conclusão de uma via \"prioritária\" para o interior norte do País. E chama a atenção para os prejuízos que esta suspensão poderá trazer para as empresas que estão envolvidas na obra e para os trabalhadores, que poderão vir a perder os seus postos de emprego, se a situação se prolongar por mais tempo.

A Nervir defendia a construção da auto-estrada por um traçado mais a Sul, pelo Douro, resolvendo assim dois problemas: o do IP4 e o das acessibilidades das populações durienses, já que a promessa de construir o IC26 \"nunca mais se concretiza\".

A construção do túnel do Marão, o maior da Península Ibérica, dá emprego a mais de 1100 pessoas e mobiliza 88 empresas. O túnel vai ter uma extensão de 5,6 quilómetros, sendo que a nova via possuirá uma extensão total de 29,8 quilómetros e passará a ligar Amarante a Vila Real a partir de 2012. O investimento é de 350 milhões de euros, mas no total dos 30 anos de concessão irá elevar-se a 456 milhões.


, 2009-12-14
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MensagemAssunto: Utilizadores do IP4 mantêm movimento   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSex Jan 08, 2010 5:09 pm

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Por mais um ano
Distrito de Vila Real


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Utilizadores do IP4 mantêm movimento

A Associação de Utilizadores do IP4 - Movimento Cívico Marão Seguro (AUIP4)- tinha prevista a sua extinção no final de 2009, depois de nove anos de reivindicações por uma via mais segura e pela construção de uma auto-estrada como alternativa ao IP4, mas, segundo o seu presidente, Luís Bastos, decidiu prolongar o actual mandato por mais um ano.

Pois os entraves em torno do Túnel do Marão e da Auto-estrada Transmontana assim aconselham.

Luís Bastos lamenta que \"quando se pensava que a construção da A4 tinha chegado a um ponto sem retrocesso, agora parece que todos os problemas económicos do país estão projectados na sua construção\". \"A nossa voz, vai continuar a defender os interesses da região\", garante Luís Bastos assumindo que o fim da AUIP4 \"só vai acontecer depois de assegurada a continuidade da tão prometida auto-estrada .

Vários problemas têm surgido com a construção da auto-estrada que ligará Vila Real a Bragança. Adjudicada à Soares da Costa, a Auto--Estrada Transmontana terá uma extensão de 186 km, exigindo um investimento total de 500 milhões de euros.

Quanto ao projecto do Túnel do Marão, troço de 30 km da A4, que vai ligar Amarante a Vila Real, Luís Bastos lamenta a paragem. As obras estão suspensas desde 10 de Novembro, devido a uma providencia cautelar, que será julgada dentro de dois meses, pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, e que foi interposta pela empresa das Águas do Marão.

DN, 2010-01-07
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MensagemAssunto: Obras no viaduto da A4, em Vila Real, arrancam em breve   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSex Jan 29, 2010 11:42 pm

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«Desilusão» de ambientalistas
Vila Real


Obras no viaduto da A4, em Vila Real, arrancam em breve

A construção do viaduto e sobre o rio Corgo, em Vila Real, começa nas próximas semanas, perante a «desilusão» de ambientalistas e alguns moradores, enquanto outros espreitam as oportunidades de negócio, geradas pelos 500 operários que ali vão trabalhar.

Com 2.796 metros de cumprimento, o viaduto vai ligar Parada de Cunhos a Folhadela, a Sul da cidade de Vila Real, e insere-se na Auto-Estrada Transmontana.

Fonte da concessionária, liderada pela Soares da Costa, disse hoje à agência Lusa que os estaleiros de apoio à obra já estão a ser preparados e que os trabalhos deverão arrancar nas próximas semanas.
Em pico de obra, na Primavera de 2011, estarão a trabalhar no viaduto 550 pessoas.

Com o início da obra ficam para trás mais de três anos de luta de moradores e ambientalistas, que apresentaram uma queixa à União Europeia, denunciando que o viaduto atravessa Rede Natura 2000.

A queixa não tem efeitos suspensivos, mas, se for levada em conta, a União Europeia poderá obrigar o Estado português a alterar o traçado, impor medidas de compensação ou cortar no financiamento comunitário.

Rui Cortes, morador e especialista da área do ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), disse à agência Lusa que se sente \"desiludido\" com o arranque da obra e afirmou que o projecto de execução \"não cumpre\" a Declaração de Impacto Ambiental (DIA), que impunha um desvio para sul da estrutura. \"Verifica-se de facto um desvio de Parada de Cunhos mas depois aproxima-se de Folhadela. Os aspectos ambientais e sociais não foram salvaguardados\".

A associação ambientalista Quercus argumenta que o viaduto representa um investimento de 100 milhões de euros, ou seja, um terço do custo total da Auto-estrada Transmontana, que vai ligar Vila Real a Quintanilha e, por isso, defendia a duplicação do Itinerário Principal 4 (IP4), alegando ser a solução \"mais barata\" e \"com menor impacto ambiental\".

O IP4 será aproveitado na maioria da sua extensão para a construção da Auto-estrada Transmontana entre Vila Real e Bragança.

Mas em Folhadela também há quem esteja a favor da obra, como o proprietário de um restaurante, Paulo Magalhães, que enumera alguns benefícios, tais como a oportunidade de emprego, o maior movimento nos restaurantes, comércios, pensões ou arrendamento de quartos para os operários.

A passagem do Rio Corgo consiste numa ponte de tirantes com 1.170 metros de extensão, com um vão principal sobre o rio com cerca de 300 metros e uma altura de 80 metros, a que se soma a altura do mastro onde se fixam os tirantes de cerca de 60 metros de altura. Adjacentes nos seus extremos estarão dois viadutos, um a poente com 850 metros e outro a nascente com cerca de 800 metros, perfazendo o conjunto cerca de 2,8 quilómetros.

O viaduto terá um total de 41 pilares, dos quais seis com mais de 100 metros de altura e dois centrais com 130 ao tabuleiro e 63 acima do tabuleiro.

Lusa, 2010-01-29
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MensagemAssunto: Mudanças no IP4 por causade acidentes geram protestos   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSeg Fev 22, 2010 11:47 am

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«Por onde passam os tractores?»
Distrito de Bragança


Mudanças no IP4 por causade acidentes geram protestos

Os agricultores da aldeia de Bragada, no concelho de Bragança, não estão satisfeitos com a solução encontrada para o cruzamento de Vale de Nogueira no IP4. O Governo Civil de Bragança, decidiu, juntamente com a Estradas de Portugal, Auto-Estradas XXI e GNR, proceder a alterações nesse cruzamento por causa da sinistralidade grave registada recentemente naquele local.

Os agricultores dizem que vão sair prejudicados porque ali o itinerário sobrepõe-se à EN15, e os tractores não vão poder fazer a travessia do cruzamento para aceder a terrenos agrícolas, ficando sem alternativa. \"Eu vou a Bragança com o tractor a levar cereal e a Rossas a buscar gasóleo\", refere José António Podence, que costuma atravessar aquele cruzamento. \"Vou pela estrada nacional, mas atravesso ali o IP4\" explica. \"Com esta solução, já não posso fazer isso, porque pela via rápida não posso ir\", salienta.

\"Por onde passam os tractores?\", questiona Moreira e Silva, outro habitante de Bragada, criticando a solução encontrada. \"Vamos pelo ar?\", ironiza. O presidente da Junta de Freguesia de Quintela de Lampaças, Vítor Costa, avança que vai pedir uma alternativa. \"Temos de pedir à concessionária ou ao Governo Civil uma alternativa à EN15 e a melhor solução seria uma passagem inferior ou superior\" entende o autarca. O DN procurou ouvir, sem sucesso, o governador civil de Bragança.

DN, 2010-02-22
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MensagemAssunto: Viaduto caiu sobre o IP4 e causou quatro feridos.   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQua Mar 10, 2010 10:53 pm

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Viaduto caiu sobre o IP4 e causou quatro feridos.

por DANIEL LAM
Hoje

Auto-estrada Transmontana Ng1265466

Um viaduto em construção na zona de Amarante caiu sobre o IP4, pouco antes das 20.25, causando ferimentos ligeiros em quatro operários que ali trabalhavam. Escombros estão a ser removidos para verificar se ninguém ficou soterrado.

Maquinaria pesada está a remover os escombros de um viaduto em construção que caiu sobre o IP4, na zona de Amarante, para verificar se atingiu algum veículo que ali circulasse, revelou ao DN fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro do Porto.

A chamada de alerta foi recebida às 20.25, tendo sido mobilizados para o local 24 bombeiros e sete viaturas da corporação de Amarante, além de um veículo do INEM, referiu a mesma fonte.

Segundo explicou, os operários estavam a encher de betão o tabuleiro daquele viaduto ainda em construção, quando a estrutura cedeu e caiu sobre o IP4. Quatro operários que trabalhavam naquela obra sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para o Hospital de Amarante.

Desconhece-se ainda se alguém passava por baixo do viaduto, disse a mesma fonte, considerando que, pelas informações recolhidas no local, parece que naquele momento ninguém circulava neste troço do IP4, junto à saída Oeste para Amarante.

Só depois de serem removidos todos os escombros será possível confirmar se alguém ali passava por baixo ou não, concluiu a mesma fonte.

In DN

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MensagemAssunto: Viaduto caiu sobre o IP4 e fez um morto   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeQui Mar 11, 2010 10:13 am

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Viaduto caiu sobre o IP4 e fez um morto

por DANIEL LAM e Lusa
Hoje

Auto-estrada Transmontana Ng1265466

Um homem, de 23 anos, foi encontrado morto dentro do automóvel que ficou sob os escombros do viaduto que caiu cerca das 20:25 de ontem no IP4, revelou fonte da Protecção Civil. O incidente causou ainda ferimentos ligeiros em oito operários que ali trabalhavam. Todos já tiveram alta hospitalar.

"Dentro do automóvel foi encontrado um indivíduo do sexo masculino. O homem era o condutor e único ocupante do veículo (um BMW)", indicou a mesma fonte, revelando que a vítima foi transportada para o Hospital Padre Américo, em Penafiel.

As operações de resgate do cadáver duraram cerca de três horas com a vítima a ser retirada do automóvel cerca das 05:00 de hoje.

De acordo com a mesma fonte, prosseguem agora as operações de remoção dos escombros - muitas toneladas de cimento e ferro - recorrendo às quatro retroescavadoras presentes no local, prevendo-se que o trânsito seja restabelecido durante a tarde de hoje.

A chamada de alerta foi recebida às 20.25, tendo sido mobilizados para o local 24 bombeiros e sete viaturas da corporação de Amarante, além de um veículo do INEM, referiu ao DN fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro do Porto.

Segundo explicou, os operários estavam a encher de betão o tabuleiro daquele viaduto ainda em construção, quando a estrutura cedeu e caiu sobre o IP4. Oito dos operários que trabalhavam naquela obra sofreram ferimentos ligeiros. Seis foram transportados ao Hospital de Amarante e dois para o Hospital de Penafiel.

Equipas de socorro e operários da obra estiveram a regar com água o cimento, com receio de que secasse, o que dificultaria as operações de remoção dos destroços.

Nas operações de busca participou uma equipa cinotécnica, composta pelos binómios homem/cão.

o momento em que o viaduto caiu, viaturas que circulavam no IP4 tiveram de efectuar travagens bruscas para não chocar contra os escombros, tendo algumas delas acabado por se despistar.

O local onde ocorreu a derrocada, no início do troço entre Amarante e Vila Real do IP4, está a ser alargado para se transformar em auto-estrada. O viaduto em construção que desabou inclui-se nessa transformação.

Segundo a GNR, na sequência do acidente, a A4 está cortada no sentido Porto-Amarante e o IP4 entre Vila Real e Amarante, estando o trânsito a ser desviado, nomeadamente no nó de Padornelo (IP4), para a Estrada Nacional 210.

Oito feridos ligeiros já tiveram alta hospitalar

Os oito homens feridos ligeiramente na sequência da queda do viaduto no IP4 tiveram alta hospitalar durante a madrugada, disse hoje à Lusa fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Segundo a mesma fonte, tanto os seis feridos que deram entrada em Amarante como os dois que foram transportados para Penafiel já tiveram alta.

Os oito trabalhadores, com idades compreendidas entre os 23 e os 50 anos, sofreram ferimentos ligeiros com a queda do viaduto.

In DN

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MensagemAssunto: Patrão de construção morre debaixo de viaduto   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSex Mar 12, 2010 5:57 pm

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Patrão de construção morre debaixo de viaduto

por ALFREDO TEIXEIRA
Hoje

Auto-estrada Transmontana Ng1266021

Família de Francisco Pereira está em estado de choque com a morte do empresário, colhido por viaduto que ruiu no IP4

Em pleno centro de Matosinhos, António Correia saía da Igreja do Senhor de Matosinhos quando foi interpelado pelo DN. "O único Francisco Pereira que conheço mora mesmo aqui na frente do santuário mas não pode ser ele a pessoa que morreu em Amarante esmagado pelo viaduto", afirmou. Mas Francisco Augusto Gomes Pereira, de 43 anos, foi mesmo a única vítima mortal do trágico acidente, que fez ainda oito feridos, todos trabalhadores da empresa de construção.

António Correia fez questão de nos levar a casa do homem que cresceu a brincar na rua. À porta da habitação antiga mas recuperada surge o cunhado da vítima. Os olhos avermelhado de José Vilas- -Boas confirmam a tragédia. "Soubemos da notícia às cinco da manhã, nem queríamos acreditar." A mulher e a filha estão recolhidas dentro de casa em estado de choque. Três vezes por semana Francisco Pereira deslocava-se a Murça, onde tinha uma empresa de distribuição de materiais de construção civil. Com um armazém também na Maia, o empresário fazia regularmente a viagem a Trás- -os-Montes ao volante do seu BMW preto. Quarta-feira à noite, o seu regresso a casa foi travado pela derrocada do viaduto em construção na empreitada de construção da A4, entre Amarante e Vila Real.

Eram 20.30. Na obra estavam 20 trabalhadores a proceder à betonagem da estrutura metálica quando o viaduto ruiu. Dez trabalhadores, com idades entre os 23 e os 50 anos, foram arrastados, mas só oito ficaram feridos, tendo sido assistidos no local pelo INEM e pelos Bombeiros de Amarante e mais tarde transportados para o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

Foi aberto um inquérito e a obra está parada assim como a betonagem em todos os viadutos da A4. O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, esteve no local. Em declarações à TSF, Rogério Alves, advogado, disse que os eventuais responsáveis apontados nos inquéritos podem ser condenados até cinco anos de cadeia se forem acusados de crime por negligência.

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MensagemAssunto: Tribunal levanta suspensão das obras   Auto-estrada Transmontana Icon_minitimeSeg Mar 15, 2010 4:24 pm

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Túnel do Marão
Distrito de Vila Real


Tribunal levanta suspensão das obras

O Tribunal Central Administrativo do Porto levantou hoje a suspensão das obras no túnel do Marão, paradas desde 10 de maio devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão, disse à Lusa fonte da concessionária AutoEstrada do Marão.

Segundo a fonte, depois de analisadas as condições da decisão do tribunal, poderão ser retomados os trabalhos de escavação do maior túnel rodoviário da Península Ibérica.

A empresa Águas do Marão, propriedade de António Pereira, interpôs uma providência cautelar, que foi aceite pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel e parou as obras no túnel a 10 de novembro.

Lusa, 2010-03-14
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